TREINO DE FORÇA EM CORREDORES DE FUNDO PARA A MELHORA NA ECONOMIA DE CORRIDA. STRENGTH TRAINNING IN RUNNERS FUND TO BETTER IN THE RUNNING ECONOMY.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TREINO DE FORÇA EM CORREDORES DE FUNDO PARA A MELHORA NA ECONOMIA DE CORRIDA. STRENGTH TRAINNING IN RUNNERS FUND TO BETTER IN THE RUNNING ECONOMY."

Transcrição

1 TREINO DE FORÇA EM CORREDORES DE FUNDO PARA A MELHORA NA ECONOMIA DE CORRIDA. STRENGTH TRAINNING IN RUNNERS FUND TO BETTER IN THE RUNNING ECONOMY. LEONARDO EMMANUEL DE MEDEIROS LIMA (1) ORIENTADOR: Dr. FRANCISCO NAVARRO (1,2) 1 Programa de Pós-graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho Fisiologia do Exercício: Prescrição do Exercício. 2 Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício. rhcorrida@gmail.com Rua Carlos Weber, 1564, ap. 11. Vl. Leopoldina São Paulo SP São Paulo, Turma 01093, Entrega no dia 18/12/2010

2 RESUMO Entre muitos determinantes de um bom resultado nas corridas de fundo o consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo) é um destes aspectos. É a capacidade que os atletas têm de metabolizar energia de forma aeróbia num nível tão próximo quanto possível daquele valor (limiar anaeróbio) têm sido considerável. No entanto, uma releitura científica no campo do treinamento desportivo é a aplicabilidade de força na preparação do atleta em corrida de fundo têm mostrado que esta capacidade física passa a ser essencial na melhora de desempenho. Melhores tempos em provas e novos recordes sendo quebrados têm levado muitos treinadores a inserir dentro do campo da periodização o trabalho de força em seus atletas. O artigo mostra com conclusões teóricas e práticas que se o treinamento de força for aplicado de maneira lógica e racional nos corredores de fundo, os resultados serão positivos na melhora da economia de corrida e conseqüentemente na melhora do desempenho. Palavras-chave: Economia de Corrida, Força, Periodização e Treinamento Desportivo. ABSTRACT Among many key aspects of a good result in the racing fund the maximum oxygen consumption (VO2max) and the ability for athletes to have energy to metabolize aerobically at a level as close as possible to that value (anaerobic threshold) have been considered the most. However, a new cientific read in the field of sports training and strength workability of the athletes preparation has proved that physical fitness has become essential in improving performance. Best time to evidence and new records being broken has led many coaches to be inserted within the field of periodization of the work force to their athletes. The article demonstrates with theoretical and practical conclusions that if the strength training is applied in a logical and rational in distance runners, the results will be positive in improving running economy and thus in the improvement of the minutes per kilometer (min/km) driven. Keywords: Running Economy, Strength, Periodization and Sports Training.

3 INTRODUÇÃO Um dos aspectos determinantes de um bom resultado nas corridas de fundo é o consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo). Isto é a capacidade que os atletas têm de metabolizar energia de forma aeróbia num nível tão próximo quanto possível daquele valor (limiar anaeróbio). Porém, a economia de corrida passa a ser revista como tão importante em corridas de resistência que Vancini e Lira (2005) chegam a afirmar que para dois atletas com níveis de VO2 máx. semelhantes, a economia de corrida passa a ser o melhor predito de desempenho e de sucesso esportivo, sendo considerada mais importante que o VO2 máx. O presente artigo apresenta a justificação de treinos de força para a melhora da economia de corrida de fundo, como fator fundamental na elaboração do treinamento para estes atletas, e enfatiza a importância de periodizar esta capacidade física para uma construção segura e eficiente no desempenho destes atletas. 1. METODOLOGIA O presente estudo é constituído de uma revisão bibliográfica não sistemática. A pesquisa foi baseada nas referências bibliográficas publicadas ao longo dos anos sobre o tema treinamento desportivo, força e economia de corrida. Para melhor compreensão do assunto foram introduzidos conceitos preliminares.

4 2. INFLUÊNCIA DA FORÇA NA CORRIDA 2.1. Força Força é definida como a capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da contração muscular (PLATONOV, 2004). A corrida de fundo, com todas as suas variáveis individuais e ambientais, exige respostas diversificadas da musculatura de forma a manter as exigências funcionais do exercício. De acordo com Platonov (2004), a força é uma capacidade motora condicional que se manifesta de maneira diferente em função da necessidade de ações presentes no gesto motor. Para as corridas de longa distância a capacidade de força está sempre interligada com outras capacidades motoras. A força é a condição fundamental que determina o nível de velocidade de deslocamento cíclico nas modalidades de resistência, e elemento primordial para o desempenho nas corridas de fundo. Sendo assim, o treinamento especial desta capacidade é fundamental na preparação esportiva do atleta. Um atleta de longas distâncias deverá assegurar o desenvolvimento dentro das suas possibilidades genéticas dos sistemas cardiovascular, respiratório e também muscular no processo de periodização. Porém, para que ocorram as adaptações positivas ao atleta, o treinamento deverá previamente construir uma base para os treinamentos especiais de força.

5 A variação dos meios e métodos de treinamento e a distribuição coerente e lógica das cargas de treino, conforme o planejamento e o avanço das etapas da preparação irão promover a elevação da capacidade metabólica e neuromuscular de maneira positiva e principalmente eficiente. Bompa (2001) sugere que esta elaboração sistemática de treinamento de força deverá ser composta por 4 fases: adaptação anatômica, hipertrofia, força máxima e a fase da conversão para potência/resistência Resistência de Força (RF) Entende-se por Resistência de Força (RF) a capacidade de manter um nível constante de força durante um tempo de uma atividade ou gesto desportivo (MANSO, 1999) e que esta pode ainda ser aeróbia e anaeróbia. Em corridas de longa distância se utiliza a resistência de força aeróbia onde os músculos resistem à fadiga com uma provisão suficiente de oxigênio (BARBANTI, 1997). A RF corresponde à capacidade muscular do atleta de resistir ao cansaço provocado por um número elevado de contrações (BARBANTI, 1997), fundamental para o desempenho em provas de média e longa distância. Alguns autores citam o termo força hipertrófica como componente da variável de resistência de força. Porém, é importante lembrar que hipertrofia muscular não é capacidade motora, mas sim uma resposta adaptativa morfológica.

6 Para Harre e Leopold (1987), o conceito de Resistência de Força define um pressuposto condicional da prestação determinado pela associação entre a força (máxima ou rápida) e a resistência. A primeira distinção que surge diz respeito à separação entre a Resistência Absoluta e a Resistência Relativa da Força. A primeira diz respeito ao valor médio absoluto do desenvolvimento repetido da força realizada, enquanto a segunda pode definir-se como a capacidade do atleta se opor à fadiga, referindo-se à diferença entre o máximo rendimento possível de força (sem diminuição devida à fadiga) e o valor médio de força desenvolvido durante o esforço. Também Siff & Verkhoshansky (2000) sugerem que a RF proporciona um nível alto de capacidade de trabalho especial, que é sobretudo típico dos desportos cíclicos nos quais se executam ações de grande potência. Dando claramente a entender que se referem a provas de velocidade resistente ou de meio-fundo curto, ou seja os 400m e 800m. Contudo esta combinação entre a força e a resistência parece não ser tarefa fácil, especialmente quando refere-se ao treino destas duas capacidades conjugadas, conhecido por Treino Concorrente (DOCHERTY & SPORER, 2000; LEVERITT, ABERNETHY, BARRY, & LOGAN, 1999; TANAKA & SWENSEN, 1998). Quando esta combinação refere-se ao tipo de treino que habitualmente é realizado por corredores de fundo é maioritariamente composta por trabalho relacionado com

7 a capacidade resistência. Não obstante, os benefícios do treino de força nestes corredores têm sido estudados e parecem não comprometer, e inclusive contribuem para a melhoria do rendimento nas corridas de meio-fundo e fundo (JUNG, 2003) Força Explosiva (FE) A FE é a capacidade muscular de vencer uma resistência na maior velocidade de contração possível (LETZELTER apud BARBANTI, 1997). Em provas de longa distância não se manifesta como fator determinante de desempenho, todavia seu treinamento está relacionado à melhoria da economia de corrida, sendo um parâmetro fundamental de desempenho aeróbia (HÄKKINEN, KRAEMER, 2004). De acordo com Antoniazzi et al (1999) uma melhora na economia de corrida permite ao atleta aumentar a eficiência biomecânica e reduzir o consumo de oxigênio para realizar os movimentos por mais tempo e em maiores distâncias a uma dada velocidade, podendo gerar elevação no desempenho atlético. A EC é tão importante em corridas de resistência que Vancini e Lira (2005) chegam a afirmar que para dois atletas com níveis de VO2 máx. semelhantes, a EC passa a ser o melhor predito de desempenho e de sucesso esportivo, sendo considerada mais importante que o VO2 máx.

8 2.4. Força Pliométrica (FPL) O termo pliometria já gera, segundo Verkhoshanski (1998), uma desvirtuação da proposta original, pois se refere somente à fase excêntrica ou de amortecimento, quando na verdade o método deveria ser centrado na transição rápida entre as fases de amortecimento e impulsão. A essência do método não está em saltar ou amortecer e sim em aproveitar de forma eficiente a energia cinética do contramovimento para impulsionar o movimento seguinte. Os exercícios pliométricos envolvem um tipo de treinamento que utiliza exercícios de saltos a fim de produzir uma sobrecarga de ação muscular do tipo isométrica, com grande tensão muscular, envolvendo o reflexo de estiramento nos músculos (BARBANTI, 1998). Os mesmos podem ser também definidos como aqueles que ativam o ciclo excêntrico-concêntrico, aumentando assim a potência elástica e mecânica (MOURA, MOURA, 2001) Força Máxima (FM) A Força Máxima, segundo Platonov (2004), é a maior força possível que o desportista é capaz de exercer em uma ação voluntária máxima (AVM). Sua inserção na periodização de atletas de resistência é fundamentada em dois postulados. Primeiro, o treinamento de FM é útil para reduzir a possibilidade de lesões ao longo do macrociclo. Segundo, ele também é útil para formar a base necessária ao

9 treinamento de Força Explosiva, ou seja, antes de executar um grande volume de trabalho para o desenvolvimento de FE o atleta deve atingir um nível considerável de FM. Caso contrário há um aumento da possibilidade de traumatismos e uma diminuição da eficácia do treinamento. 3. ESTUDOS SOBRE TREINO DA FORÇA COM CORREDORES DE FUNDO Verkhoshansky (1999), num estudo com meio-fundistas da seleção nacional russa, verificou que a aplicação de um programa específico concebido para o desenvolvimento da capacidade de manifestar força explosiva e capacidade reativa em condições de esgotamento levou os atletas do grupo experimental a melhorar suas referidas capacidades, o que por sua vez levou-os também a obter melhores resultados competitivos do que o grupo de controle, não obstante o menor volume de corrida realizado em treino. O estudo sugere que os atletas possam ter melhorado o rendimento à custa de um incremento de origem neuromuscular. Outros estudos também verificaram a melhoria da performance em corridas de fundo graças à aplicação de um programa de treino pliométrico e na relação de influenciar na função neuromuscular com uma melhor economia de corrida (SPURRS, MURPHY & WATSFORD, 2003; TURNER, OWINGS & SCHWANE, 2003). Outros, ainda, utilizaram programas de treino de força com cargas elevadas, tendo verificado que sem alteração do VO2 máx. se conseguiu uma melhoria do rendimento graças a um incremento da economia de corrida (JOHNSTON, QUINN, KERTZER, & VROMAN, 1997; MILLET, JAOUEN, BORRANI & CANDAU, 2002).

10 4. A ECONOMIA DE CORRIDA De acordo com Antoniazzi et al. (1999) uma melhora na Economia de Corrida permite ao atleta aumentar a eficiência biomecânica e reduzir o consumo de oxigênio para realizar os movimentos por mais tempo e em maiores distâncias a uma dada velocidade, podendo gerar elevação no desempenho atlético. A EC é habitualmente definida pela exigência energética que uma determinada velocidade de corrida submáxima apresenta (SAUNDERS, PYNE, TELFORD & HAWLEY, 2004). Quanto menor for o VO2 de um atleta a determinada velocidade, mais eficiente este será e conseqüentemente melhores as suas possibilidades de rendimento em eventos de resistência. A determinação da EC tem sido realizada em laboratório e mais recentemente também em testes de terreno (LUCIA et al., 2006; NUMMELA et al., 2006; PAAVOLAINEN, HAKKINEN, HAMALAINEN, NUMMELA & RUSKO, 1999). Um dos principais parâmetros onde uma intervenção neuromuscular pode ajudar corredores de fundo é a economia de movimento. Durante a corrida, até 60% da energia mecânica da passada anterior pode ser recuperada para a próxima passada, sendo necessário despender apenas os 40% restantes através de reações metabólicas (VERKHOSHANSKI, 1998; 1999). Deste modo, quanto mais energia se aproveitar das passadas precedentes, menor será o desgaste durante a corrida e, conseqüentemente, maior a desempenho.

11 Segundo Foster y Lucia (2007), a metodologia utilizada para a referida determinação consiste em realizar corridas progressivas com patamares de duração de 4 a 10 minutos (sendo estes suficientes para atingir um estado de equilíbrio fisiológico) e com uma intensidade inferior ao limiar ventilatório. A expressão da economia de corrida pode ser apresentada de diversas formas, sendo a mais habitual a interpolação ou extrapolação do VO2 consumido à velocidade de 4,47m/s, a qual corresponde a 3,44min/km (FOSTER & LUCIA, 2007). Em eventos de fundo, embora o consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) e a capacidade de manter uma elevada percentagem de VO2 máx. por um longo período de tempo sejam também aspectos determinantes (FOSTER y LUCIA, 2007), a EC parece ser um melhor preditor da performance (SAUNDERS et al., 2004). O treino de força com corredores, desde que bem conjugado com treino de resistência, pode favorecer a melhoria da EC e conseqüentemente da performance dos atletas. Estas melhorias podem ocorrer inclusive sem alteração dos parâmetros habitualmente associados ao treino de resistência nomeadamente o VO2 máx. Ainda que alguns estudos se tenham debruçado sobre os aspectos acima referidos (JUNG, 2003; NUMMELA et al., 2006; PAAVOLAINEN, HAKKINEN, HAMALAINEN, NUMMELA & RUSKO, 1999; SPURRS et al., 2003; TURNER et al., 2003), nestes trabalhos tem-se dado particular importância aos efeitos do treino pliométrico ou do treino de pesos mais clássico, pelo que julgamos pertinente conhecer outras formas

12 alternativas de combinação do treino de força conjugado com o trabalho habitual que os corredores de fundo realizam. Estamos a referirmo-nos nomeadamente ao treino de rampas, muito utilizado e pouco estudado, e ainda aos exercícios com cargas baixas movidas à máxima velocidade, incluindo saltos e que se chamam balísticos (KAWAMORI & HAFF, 2004; STONE et al., 2003). A combinação destes exercícios com o gesto da especialidade desportiva, neste caso a corrida a uma velocidade média ou elevada, tem sido proposta por diversos autores (COMETTI, 2001; DONATI, 1996; MIGUEL & REIS, 2004). CONSIDERAÇÕES FINAIS Segundo as pesquisas e argumentos citados, a interconexão de força e resistência de longa duração dentro de um contexto de elaboração de treinamento coerente irá promover uma melhora na economia de corrida. Os meios e métodos de treinamento de força para a melhora da economia de corrida, e conseqüentemente sua aplicação e adaptações, como as citadas por Bompa (2001), dentro do universo da periodização requerem mais estudos científicos e práticos dos mesmos. Portanto, para o trabalho de força com atleta de longa distância devemos considerar o nível do atleta na modalidade, experiência do atleta na variável da capacidade de força em treinos anteriores e planejamento lógico dentro da estruturação de treino.

13 Sendo assim, as adaptações na interação e integração da capacidade de força em conjunto com a capacidade aeróbia permitirão o alcance de um elevado nível de resistência à fadiga de longa duração, melhora na economia de corrida e prevenção de lesões.

14 REFERÊNCIAS BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, BARBANTI, V. J. Treinamento esportivo: as capacidades motoras dos esportistas. São Paulo: Manole, p. BERG, K. (2003). Endurance training and performance in runners: Research limitations and unanswered questions. Sports Med, 33(1), BILLAT, V.; LEPRETRE, P. M.; HEUGAS, A. M.; LAURENCE, M. H.; SALIM, D. & KORALSZTEIN, J. P. (2003). Training and bioenergetic characteristics in elite male and female kenyan runners. Med Sci Sports Exerc, 35(2), ; discussion BILLAT, V. L.; DEMARLE, A.; SLAWINSKI, J.; PAIVA, M. & KORALSTEIN, J. P. (2001). Physical and training characteristics of top-class marathon runners. Med Sci Sports Exerc, 33(12), BOMPA, T. O.; HAFF, G. G. Periodization: Theory and Methodology of Training. 2 ed. Human Kinetics, p. BOMPA, T. O. A Periodização no Treinamento Esportivo. Tradução Dayse Batista. São Paulo: Manole, p. BOSCO, C. (2000). La fuerza muscular - aspectos metodologicos. Barcelona: Inde. COMETTI, G. (2001). Los metodos modernos de musculación. Barcelona: Paidotribo.

15 COSTA, A. (1996). Caracterização da corrida de 400 metros planos - identificação de algumas variáveis condicionantes do rendimento. FCDEF/UP, Porto. DOCHERTY, D. & SPORER, B. (2000). A proposed model for examining the interference phenomenon between concurrent aerobic and strength training. Sports Med, 30(6), DONATI, A. (1996). The association between the development of strength and speed. New studdies in Athletics, 11(2-3), FOSTER, C. & LUCIA, A. (2007). Running economy - the forgotten factor in elite performance. Sports Medicine, 37(4-5), HARRE, D. & LEOPOLD, W. (1987). La resistenza alla forza definizione della capacità di resistenza alla forza e principi fondamentali del suo allenamento (parte prima). Sds- Riv. Cult. Sportiva, VI (9), HENNESSY, L. & KILTY, J. (2001). Relationship of the stretch-shortening cycle to sprint performance in trained female athletes. J Strength Cond Res, 15(3), JOHNSTON, R., QUINN, T., KERTZER, R. & VROMAN, N. (1997). Strength training in female distance runners: Impact on running economy. Journal of strength and conditioning research, 11(4), JUNG, A. (2003). The impact of resistance training on distance running performance. Sports Medicine, 33(7), KAWAMORI, N. & HAFF, G. G. (2004). The optimal training load for the development of muscular power. J Strength Cond Res, 18(3),

16 EVERITT, M., ABERNETHY, P. J., BARRY, B. K. & LOGAN, P. A. (1999). Concurrent strength and endurance training. A review. Sports Med, 28(6), LUCIA, A., ESTEVE-LANAO, J. OLIVAN, J. GOMEZ-GALLEGO, F., SAN JUAN, A., SANTIAGO, C., et al. (2006). Physiological characteristics of the best eritrean runners - exceptional running economy. Applied Physiology Nutrition and Metabolism-physiologie Applique Nutrition et Metabolisme, 31(5), MANOU, V., KELLIS, S. & ARSENIOUS, P. (2000). Relationship between 100m sprinting performance and jumping ability. Paper presented at the 5th Annual Congress of ECSS, Jyväskylä. MCLAUGHLIN, J. E., KING, G. A., HOWLEY, E. T., BASSET, D. R., Jr., & AINSWORTH, B. E. (2001). Validation of the cosmed k4 b2 portable metabolic system. Int J Sports Med, 22(4), MANSO, J. M: La Fuerza. Ed.Gymnos, Madri, MERO, A., KOMI, P. V., RUSKO, H. & HIRVONEN, J. (1987). Neuromuscular and anaerobic performance of sprinters at maximal and supramaximal speed. Int J Sports Med, 8 Suppl 1, MIGUEL, P. & REIS, V. (2004). Speed strength endurance and 400m performance. New studdies in Athletics, 19(4), MIKKELSSON, L. O. (1996). How to train to become a top distance runner. New studdies in Athletics, 11(4),

17 MILLET, G. P., JAOUEN, B., BORRANI, F. & CANDAU, R. (2002). Effects of concurrent endurance and strength training on running economy and vo2 kinetics. Medicine And Science In Sports And Exercise, 34(8), NAVARRO, F. (1999). Metodologia del entrenamiento para el desarrollo de la resistencia. Madrid: COES/UAM. NOAKES, T. D. (2001). Lore of running (4th ed.). Champaign: Human Kinetics. NUMMELA, A., PAAVOLAINEN, L., SHARWOOD, K., LAMBERT, M., NOAKES, T. & RUSKO, H. (2006). Neuromuscular factors determining 5 km running performance and running economy in well-trained athletes. EUROPEAN JOURNAL OF APPLIED PHYSIOLOGY, 97(1), 1-8. NUMMELA, A., RUSKO, H. & MERO, A. (1994). Emg activities and ground reaction forces during fatigued and nonfatigued sprinting. Med Sci Sports Exerc, 26(5), NUMMELA, A. T., PAAVOLAINEN, L. M., SHARWOOD, K. A., LAMBERT, M. I., NOAKES, T. D. & RUSKO, H. K. (2006). Neuromuscular factors determining 5 km running performance and running economy in well-trained athletes. Eur J Appl Physiol, 97(1), 1-8. PAAVOLAINEN, L., HAKKINEN, K., HAMALAINEN, I., NUMMELA, A. & RUSKO, H. (1999). Explosive-strength training improves 5-km running time by improving running economy and muscle power. J Appl Physiol, 86(5),

18 PAAVOLAINEN, L., HAKKINEN, K., HAMALAINEN, I., NUMMELA, A. & RUSKO, H. (1999). Explosive-strength training improves 5-km running time by improving running economy and muscle power. Journal Of Applied Physiology, 86(5), PLATONOV, V. N. Tratado Geral de Treinamento Desportivo. São Paulo: Phorte Editora, p. RAHMANI, A., LOcATELLI, E. & LACOUR, J. R. (2004). Differences in morphology and force/velocity relationship between senegalese and italian sprinters. Eur J Appl Physiol, 91(4), SAUNDERS, P., PYNE, D., TELFORD, R. & HAWLEY, J. (2004). Factors affecting running economy in trained distance runners. SPORTS MEDICINE, 34(7), SAUNDERS, P., PYNE, D., TELFORD, R., PELTOLA, E., CUNNINGHAM, R. & HALEY, J. (2004). Nine weeks of plyometric training improves running economy in highly trained distance runners. MEDICINE AND SCIENCE IN SPORTS AND EXERCISE, 36(5), S254-S254. SAUNDERS, P., TELFORD, R., PYNE, D., PELTOLA, E., CUNNINGHAM, R., GORE, C. et al. (2006). Short-term plyometric training improves running economy in highly trained middle and long distance runners. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, 20(4), SAUNDER, P. U., PYNE, D. B., TELFORD, R. D. & HAWLEY, J. A. (2004). Factors affecting running economy in trained distance runners. Sports Medicine, 34(7), SIFF, M. & VERKHOSHANSKY, Y. (2000). Superentrenamiento. Barcelona: Paidotribo.

19 SPURRS, R. W., MURPHY, A. J. & WATSFORD, M. L. (2003). The effect of plyometric training on distance running performance. Eur J Appl Physiol, 89(1), 1-7. STONE, M. H., O'BRYANT, H. S., MCCOY, L., COGLIANESE, R., LEHMKUHL, M. & SCHILLING, B. (2003). Power and maximum strength relationships during performance of dynamic and static weighted jumps. J Strength Cond Res, 17(1), TANAKA, H. & SWENSEN, T. (1998). Impact of resistance training on endurance performance. A new form of cross-training? Sports Med, 25(3), THOMAS, J. & NELSON, J. (1996). Research methods in physical activity (3th ed.). Champaign: Human Kinetics. TURNER, A., OWINGS, M. & SCHWANE, J. (2003). Improvement in running economy after 6 weeks of plyometric training. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, 17(1), VANCINI, R. L., LIRA, C. A. B. Participação genética sobre o Desempenho atlético. Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE), VERKHOSHANSKI, Y. (1999). Tudo sobre el método pliométrico, medios y metodos para la mejora de la fuerza explosiva.barcelona: Paidotribo. VERKHOSHANSKI, Y. Força: treinamento de potência muscular método de choque. Londrina: Centro de Informações Desportivas, VERKHOSHANSKI, Y. Treinamento desportivo. Porto Alegre: Artmed, 1999.

20 VITTORI, C. (1996). The european school in sprint trainning - the experience in italy. New studdies in Athletics, 11(2-3), ZINTL, F. (1991). Entrenamiento de la resistencia.barcelona: Martinez Roca.

A ECONOMIA DE CORRIDA E O TREINO DE FORÇA EM CORREDORES DE MEIO FUNDO E FUNDO. Artigo publicado na Revista Mundo da Corrida (Atletismo - PORTUGAL)

A ECONOMIA DE CORRIDA E O TREINO DE FORÇA EM CORREDORES DE MEIO FUNDO E FUNDO. Artigo publicado na Revista Mundo da Corrida (Atletismo - PORTUGAL) A ECONOMIA DE CORRIDA E O TREINO DE FORÇA EM CORREDORES DE MEIO FUNDO E FUNDO Artigo publicado na Revista Mundo da Corrida (Atletismo - PORTUGAL) - Miguel, P.P. (2008) A Economia de Corrida e o Treino

Leia mais

Paulo Jorge Paixão Miguel

Paulo Jorge Paixão Miguel Paulo Jorge Paixão Miguel Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Portugal) ppaixmiguel@esdrm.pt Comunicação apresentada no: II Simpósio TREINO E AVALIAÇÃO DA FORÇA E POTÊNCIA MUSCULAR MAIA 14 a 16 de

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas

Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas Musculação: Definições Básicas Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas Termos frequentes na descrição de

Leia mais

A PLANIFICAÇÃO DO TREINO DA FORÇA NOS DESPORTOS COLECTIVOS por Sebastião Mota

A PLANIFICAÇÃO DO TREINO DA FORÇA NOS DESPORTOS COLECTIVOS por Sebastião Mota A PLANIFICAÇÃO DO TREINO DA FORÇA NOS DESPORTOS COLECTIVOS por Sebastião Mota INTRODUÇÃO Este documento foi elaborado segundo uma adaptação da obra de Gilles Cometti, que nos propõe uma matriz inovadora

Leia mais

TREINAMENTO DE FORÇA PARA CORREDORES DE

TREINAMENTO DE FORÇA PARA CORREDORES DE R EVISTA T REINAMENTO DESPORTIVO 79 TREINAMENTO DE FORÇA PARA CORREDORES DE 5.000m E 10.000m UM ESTUDO DE CASO Cleber da Silva Guilherme Escola de Educação Física e Esporte da USP Fernanda de Aragão e

Leia mais

MÉTODOS DE TREINAMENTO INTERVALADOS 2 COMPONENTES DO MÉTODO DE TREINO INTERVALADO

MÉTODOS DE TREINAMENTO INTERVALADOS 2 COMPONENTES DO MÉTODO DE TREINO INTERVALADO MÉTODOS DE TREINAMENTO INTERVALADOS 1 INTRODUÇÃO O método de treino por intervalos caracteriza-se por exercícios onde o organismo é submetido a períodos curtos, regulares e repetidos de trabalho com períodos

Leia mais

TREINAMENTO PLIOMÉTRICO PARA CORREDORES

TREINAMENTO PLIOMÉTRICO PARA CORREDORES Fernanda Érica Lopes da Silva Villarinhos TREINAMENTO PLIOMÉTRICO PARA CORREDORES Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG 2011 Fernanda Érica Lopes da Silva

Leia mais

Paulo Jorge Paixão Miguel. Juan José González Badillo. Março de 2003. Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Portugal)

Paulo Jorge Paixão Miguel. Juan José González Badillo. Março de 2003. Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Portugal) Paulo Jorge Paixão Miguel Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Portugal) Juan José González Badillo Centro Olímpico de Estudios Superiores (España) Março de 2003 (Corrigido em Setembro de 2004) (Publicado

Leia mais

Período de Preparação Período de Competição Período de Transição

Período de Preparação Período de Competição Período de Transição PERIODIZAÇÃO Desde que a chamada "Ciência do Esporte" passou a sistematizar e metodizar o Treinamento Desportivo, a periodização passou a ser a única forma de se organizar todo o trabalho realizado durante

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO FISIOLÓGICA DA CARGA DE TRABALHO EM ESPORTES AQUÁTICOS: EFICÁCIA PARA A VITÓRIA ESPORTIVA *

QUANTIFICAÇÃO FISIOLÓGICA DA CARGA DE TRABALHO EM ESPORTES AQUÁTICOS: EFICÁCIA PARA A VITÓRIA ESPORTIVA * QUANTIFICAÇÃO FISIOLÓGICA DA CARGA DE TRABALHO EM ESPORTES AQUÁTICOS: EFICÁCIA PARA A VITÓRIA ESPORTIVA * Estélio H. M. Dantas * INTRODUÇÃO Graças à democratização e à abertura que ocorreu na Rússia com

Leia mais

EXERCÍCIOS RESISTIDOS. Parte I

EXERCÍCIOS RESISTIDOS. Parte I EXERCÍCIOS RESISTIDOS Parte I DESEMPENHO MUSCULAR Capacidade do músculo realizar trabalho. Elementos fundamentais: Força Potência muscular Resistência à fadiga FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO MUSCULAR

Leia mais

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore Manual do corredor n Este manual tem como objetivo orientar o corredor iniciante que pretende praticar corridas em busca de bem estar e condicionamento físico. n São dicas aprendidas em livros e observações

Leia mais

Força e Resistência Muscular

Força e Resistência Muscular Força e Resistência Muscular Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos do Treinamento com Pesos Aumento da massa muscular Força Potência Velocidade Resistência Muscular Localizada Equilibro Coordenação

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

Fundamentação Fisiológica da Matriz de Treino

Fundamentação Fisiológica da Matriz de Treino Fundamentação Fisiológica da Matriz de Treino A História Durante anos entendia-se a preparação física numa base de quantidade e depois qualidade. Conseguimos perceber isso através da análise da pirâmide

Leia mais

António Graça Quantificação do Limiar anaeróbio Controlo Através da Lactatémia

António Graça Quantificação do Limiar anaeróbio Controlo Através da Lactatémia António Graça Quantificação do Limiar anaeróbio Controlo Através da Lactatémia 1. Introdução Organizar e colocar em prática o planeamento do treino requer a sua confirmação através de meios de avaliação.

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

TRIPLO SALTO VELOCIDADE FORÇA OUTRAS VELOCIDADE EXECUÇAO (MOV. ACÍCLICO) FORÇA RESISTÊNCIA HIPERTROFIA CAPACIDADE DE ACELERAÇÃO EQUILÍBRIO

TRIPLO SALTO VELOCIDADE FORÇA OUTRAS VELOCIDADE EXECUÇAO (MOV. ACÍCLICO) FORÇA RESISTÊNCIA HIPERTROFIA CAPACIDADE DE ACELERAÇÃO EQUILÍBRIO TRIPLO SALTO O TRIPLO SALTO É UMA DISCIPLINA TÉCNICA MUITO COMPLEXA QUE OBRIGA A UM GRANDE APERFEIÇOAMENTO EM VÁRIAS VERTENTES, VISTO O SEU DESENVOLVIMENTO DEPENDER DE UMA COMBINAÇÃO DE VÁRIAS HABILIDADES

Leia mais

PERIODIZAÇÃO APLICADA AO TREINAMENTO FUNCIONAL

PERIODIZAÇÃO APLICADA AO TREINAMENTO FUNCIONAL PERIODIZAÇÃO APLICADA AO TREINAMENTO FUNCIONAL MÉTODO CONTÍNUO O exercício é executado sem pausa. A intensidade do exercício é, normalmente, submáxima O volume é de moderado para alto VARIAÇÕES METODOLÓGICAS

Leia mais

Desenvolvimento da criança e o Desporto

Desenvolvimento da criança e o Desporto Desenvolvimento da criança e o Desporto Desenvolvimento da criança e o Desporto DESPORTO ENSINO TREINO CRIANÇAS E JOVENS I - O QUÊ? II - QUANDO? III - COMO? Desenvolvimento da criança e o Desporto I Capacidades

Leia mais

Treino em Circuito. O que é?

Treino em Circuito. O que é? Circuitando O que é? O trabalho em circuito foi idealizado por R.E.Morgan e G.T. Adamson em 1953, na Universidade de Leeds, na Inglaterra, como ofrma de manter os seus atletas em trabalho físico num espaço

Leia mais

A PLIOMETRIA por Sebastião Mota

A PLIOMETRIA por Sebastião Mota por Sebastião Mota O termo pliometria refere-se a exercícios específicos que envolvam o Ciclo Alongamento- Encurtamento (CAE), isto é, um rápido alongamento da musculatura seguido de uma rápida acção concêntrica.

Leia mais

POLIMENTO: O PERÍODO COMPETITIVO DA NATAÇÃO *

POLIMENTO: O PERÍODO COMPETITIVO DA NATAÇÃO * POLIMENTO: O PERÍODO COMPETITIVO DA NATAÇÃO * Moacyr da Rocha Freitas RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o Polimento, fundamentado na Teoria do Treinamento Desportivo. Através

Leia mais

Treinamento Concorrente

Treinamento Concorrente Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional Especialização em Treinamento de Força e Musculação Treinamento Concorrente Aluno: Marcelo Vidigal Coscarelli

Leia mais

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Unidade II Controle e Prescrição do Treinamento Prof. Esp. Jorge Duarte Prescrição de Atividades Físicas Condições de saúde; Estado geral do aluno (cliente);

Leia mais

PLANEAMENTO DO TREINO: DA FORMAÇÃO AO ALTO RENDIMENTO

PLANEAMENTO DO TREINO: DA FORMAÇÃO AO ALTO RENDIMENTO PLANEAMENTO DO TREINO: DA FORMAÇÃO AO ALTO RENDIMENTO António Vasconcelos Raposo Treinador de Mérito de Natação Pura Desportiva Formador da Solidariedade Olímpica Internacional Formador FINA Formador da

Leia mais

CEF Periodização e Sistemas de Treino

CEF Periodização e Sistemas de Treino CEF Periodização e Sistemas de Treino João Pedro Ramos, CPT, PES National Academy of Sports Medicine Certified Personal Trainer Performance Enhancement Specialist Periodização TF Sistemas de TF 1 PLANO

Leia mais

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS PEDRO MAIA FITNESS & CYCLING BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS PLANEAMENTO OS PRINCÍPIOS DE TREINO Quando treinamos, temos como principal objetivo melhorar alguns dos aspetos das nossas

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

CIRCUITO TREINO * O fator especificador do circuito será a qualidade física visada e o desporto considerado.

CIRCUITO TREINO * O fator especificador do circuito será a qualidade física visada e o desporto considerado. CIRCUITO TREINO * O CT é um método polivalente adequado a realizar tanto a preparação cardiopulmonar como a neuromuscular. É, por isto, largamente empregado no treinamento desportivo pela economia de tempo

Leia mais

Velocidade no Futebol - Capacidade é complexa e precisa ser analisada de forma global

Velocidade no Futebol - Capacidade é complexa e precisa ser analisada de forma global Velocidade no Futebol - Capacidade é complexa e precisa ser analisada de forma global Marcio Faria CORREA Quando falamos em velocidade, uma capacidade neuro-motora tão importante para a maioria dos esportes,

Leia mais

Exercícios além da academia

Exercícios além da academia Exercícios além da academia Pilates É uma modalidade de atividade física realizada em aparelhos, bolas e no solo, que proporciona fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e correção da postura.

Leia mais

MÉTODO ADAPTATIVO. Nos métodos adaptativos, no entanto, juntamente com o exercício, associa-se um outro fator: a diminuição de oxigênio.

MÉTODO ADAPTATIVO. Nos métodos adaptativos, no entanto, juntamente com o exercício, associa-se um outro fator: a diminuição de oxigênio. MÉTODO ADAPTATIVO Em todos os métodos anteriores buscava-se a adaptação do organismo (supercompensação) através de uma estimulação por meio do stress físico. Nos métodos adaptativos, no entanto, juntamente

Leia mais

Disciplina: Controle Motor e Fisiologia do Movimento. Flávia Porto RELEMBRANDO...

Disciplina: Controle Motor e Fisiologia do Movimento. Flávia Porto RELEMBRANDO... Disciplina: Controle Motor e Fisiologia do Movimento Flávia Porto RELEMBRANDO... A mais importante característica do treinamento é sua divisão em fases e sua contínua adequação e periodização dos estímulos.

Leia mais

CURSO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO

CURSO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO 1 CURSO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO João Coutinho - 2011 2 PARTE I RESUMO DE CONCEITOS E ESTUDOS * Este material é um resumo dos artigos publicados : Nelio Alfano Moura & Tania Fernandes de Paula Moura ; New

Leia mais

ANÁLISE DOS TEMPOS E IDADES DO RANKING DA PROVA DOS 100 METROS MASCULINO

ANÁLISE DOS TEMPOS E IDADES DO RANKING DA PROVA DOS 100 METROS MASCULINO Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 259 ANÁLISE DOS TEMPOS E IDADES DO RANKING DA PROVA DOS 100 METROS MASCULINO Rogers Figueiredo Claro 1, Aguinaldo

Leia mais

ORIGENS DA PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO FÍSICO ORIGENS DA PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO FÍSICO ORIGENS DA PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO FÍSICO 25/08/2008

ORIGENS DA PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO FÍSICO ORIGENS DA PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO FÍSICO ORIGENS DA PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO FÍSICO 25/08/2008 ORIGENS DA PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO FÍSICO Anos 30: PIHKALA (Finlândia) Variações no trabalho - recuperação: dias, semanas, meses e anos de treinamento; Diminuição progressiva do volume de treinamento,

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

Os Benefícios do Taekwon-do na Infância e na Adolescência

Os Benefícios do Taekwon-do na Infância e na Adolescência Liga Desportiva de Taekwon-do do Estado de Minas Gerais - LDTEMG Mestre Ronaldo Avelino Xavier Os Benefícios do Taekwon-do na Infância e na Adolescência Belo Horizonte, 06 de Fevereiro de 2013. Mestre

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ESPECIFICIDADE NO TREINAMENTO DO FUTEBOL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ESPECIFICIDADE NO TREINAMENTO DO FUTEBOL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ESPECIFICIDADE NO TREINAMENTO DO FUTEBOL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): RODRIGO

Leia mais

ANÁLISE DAS CARGAS E MÉTODOS DE TREINAMENTO UTILIZADOS NA PREPARAÇÃO FÍSICA DO FUTSAL FEMININO AMAZONENSE

ANÁLISE DAS CARGAS E MÉTODOS DE TREINAMENTO UTILIZADOS NA PREPARAÇÃO FÍSICA DO FUTSAL FEMININO AMAZONENSE ANÁLISE DAS CARGAS E MÉTODOS DE TREINAMENTO UTILIZADOS NA PREPARAÇÃO FÍSICA DO FUTSAL FEMININO AMAZONENSE INTRODUÇÃO AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA RONÉLIA DE OLIVEIRA MELO VIANA UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Corrida com Barreiras

Corrida com Barreiras 1 Corrida com Barreiras Mário Paiva (*) e Sara Fernandes (**) Esta corrida de velocidade associa a aptidão de percorrer determinada distância o mais rápido possível à capacidade de transpor obstáculos

Leia mais

MÉTODOS DE TREINAMENTO FRACIONADO

MÉTODOS DE TREINAMENTO FRACIONADO MÉTODOS DE TREINAMENTO FRACIONADO 1 INTRODUÇÃO O Treinamento Fracionado (TF) ocupa também um lugar relevante na metodologia do treinamento da resistência nas diferentes disciplinas esportivas. Começou

Leia mais

Crescimento e Desenvolvimento de Atletas Jovens nas Distâncias de Fundo e Meio Fundo: Fases Sensíveis

Crescimento e Desenvolvimento de Atletas Jovens nas Distâncias de Fundo e Meio Fundo: Fases Sensíveis Curso Internacional de Meio Fundo e Fundo Asunción, PAR, 6 e 7/06/2015 Crescimento e Desenvolvimento de Atletas Jovens nas Distâncias de Fundo e Meio Fundo: Fases Sensíveis Prof. Dr. Ricardo D Angelo Aspectos

Leia mais

Mentor do Projecto -> Coach-Helper.Com

Mentor do Projecto -> Coach-Helper.Com - Licenciado em Educação Física; - Treinador Nível II em Futebol; - Treinador à 25 anos, passando por todos os escalões; - Treinou a Selecção Distrital de Leiria; - Passou pelo Marinhense, Marítimo, União

Leia mais

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS Tendo em conta o que foi descrito no artigo anterior, vamos então pôr em prática os conceitos necessários para tornar reais as adaptações benéficas ao treino e sobretudo

Leia mais

UNIVERSIDADE GAMA FILHO ALINE MEYRE DOMINGOS ALLAN JOSÉ SILVA DA COSTA DÓRIS ALVES DE LIRA BENÍCIO JOÃO MARQUES DANTAS

UNIVERSIDADE GAMA FILHO ALINE MEYRE DOMINGOS ALLAN JOSÉ SILVA DA COSTA DÓRIS ALVES DE LIRA BENÍCIO JOÃO MARQUES DANTAS UNIVERSIDADE GAMA FILHO ALINE MEYRE DOMINGOS ALLAN JOSÉ SILVA DA COSTA DÓRIS ALVES DE LIRA BENÍCIO JOÃO MARQUES DANTAS PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO PARA CORREDORES DE RUA ESPECIALISTAS EM PROVAS DE DEZ

Leia mais

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES A ACTIVIDADE FÍSICA F NA PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES Epidemiologia do Envelhecimento O envelhecimento da população é um fenómeno de amplitude mundial, a OMS (Organização Mundial de

Leia mais

Variáveis Manipuláveis do Treino de Força

Variáveis Manipuláveis do Treino de Força Variáveis Manipuláveis do Treino de Força Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas VARIÁVEIS MANIPULÁVEIS

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Colunista da Revista W Run e colaborador das Revistas The Finisher e Revista O2

Colunista da Revista W Run e colaborador das Revistas The Finisher e Revista O2 CURRÍCULO HELENO FORTES RIBEIRO CREF:004375-GMG Diretor Técnico e Idealizador da HF Treinamento Esportivo Pós-Graduado em Treinamento Esportivo (lato sensu) UGF 2006 Graduado em Educação Física (Bacharel

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS E FATORES FISIOLÓGICOS DO TREINAMENTO DO VOLEIBOL DE ALTO N ~ L

CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS E FATORES FISIOLÓGICOS DO TREINAMENTO DO VOLEIBOL DE ALTO N ~ L CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS E FATORES FISIOLÓGICOS DO TREINAMENTO DO VOLEIBOL DE ALTO N ~ L JOSÉ ALBERTO PINT~* LEONARDO RAPOSO ROCHA GOMES. 1 ' SUMO uma anáiise das características espedficas do voleiboi,

Leia mais

Promoção para a Saúde

Promoção para a Saúde COLÉGIO RAINHA SANTA ISABEL ANO LETIVO 2013/2014 PROJETO Promoção para a Saúde - Estilos de Vida Saudável Organização: Departamento de Educação Física INTRODUÇÃO As Orientações da União Europeia para a

Leia mais

EXERCÍCIOS RESISTIDOS : Uma visão dentro da Escola

EXERCÍCIOS RESISTIDOS : Uma visão dentro da Escola EXERCÍCIOS RESISTIDOS : Uma visão dentro da Escola Professora Mestre em Ciências Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo CONTEÚDO Conceitos básicos. Princípios biológicos do treinamento.

Leia mais

Métodos de treino da resistência

Métodos de treino da resistência Métodos de treino da resistência Índice 1. Introdução... 2 2. Noções básicas sobre exercício e sistemas energéticos... 2 2.1. Capacidade e potência dos sistemas energéticos... 3 3. Métodos de Treino da

Leia mais

RODOLFO ANDRÉ DELLAGRANA RELAÇÃO DE ÍNDICES FISIOLÓGICOS E NEUROMUSCULARES COM O DESEMPENHO DE CORRIDA EM ADOLESCENTES FUNDISTAS

RODOLFO ANDRÉ DELLAGRANA RELAÇÃO DE ÍNDICES FISIOLÓGICOS E NEUROMUSCULARES COM O DESEMPENHO DE CORRIDA EM ADOLESCENTES FUNDISTAS RODOLFO ANDRÉ DELLAGRANA RELAÇÃO DE ÍNDICES FISIOLÓGICOS E NEUROMUSCULARES COM O DESEMPENHO DE CORRIDA EM ADOLESCENTES FUNDISTAS CURITIBA 2011 RODOLFO ANDRÉ DELLAGRANA RELAÇÃO DE ÍNDICES FISIOLÓGICOS E

Leia mais

Orientações para montagem

Orientações para montagem Orientações para montagem das aulas de condicionamento CONCEITO CORAÇÃO RELAXAMENTO ESTRUTURA Finalidade do treinamento disponibilização de mais energia química aos músculos em velocidades maiores reposição

Leia mais

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO PROF.ª ESP. MARIA HELENA CARVALHO

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO PROF.ª ESP. MARIA HELENA CARVALHO PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO PROF.ª ESP. MARIA HELENA CARVALHO Periodização Periodização é o planejamento geral e detalhado da utilização do tempo disponível para treinamento de acordo com objetivos intermediários

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Navarro, F. In Planificacion del entrenamiento a largo plazo

Navarro, F. In Planificacion del entrenamiento a largo plazo Um programa de treino bem organizado e planificado, durante um período de tempo prolongado, aumenta a eficácia da preparação para as competições futuras mais importantes, uma vez que: introduz uma utilização

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS

JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS 1. Objetivo: Considerando os limites estabelecidos pela CONAMA 382 como referências para as fontes existentes, este documento

Leia mais

Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h)

Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h) Ementário: Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h) Ementa: Organização Celular. Funcionamento. Homeostasia. Diferenciação celular. Fisiologia

Leia mais

Um Alerta, uma Reflexão, um Desafio

Um Alerta, uma Reflexão, um Desafio Um Alerta, uma Reflexão, um Desafio CLINIC PLANETA BASKET SEBASTIÃO MOTA 10 DE SETEMBRO 2015 Decididamente, a musculação é uma parte muito séria do trabalho, tornando as atletas mais fortes, mais rápidas,

Leia mais

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM A FIBROMIALGIA consiste numa síndrome - conjunto de sinais e sintomas - com manifestações de

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA ARBITRAGEM FPF Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

PREPARAÇÃO FÍSICA ARBITRAGEM FPF Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte PREPARAÇÃO FÍSICA ARBITRAGEM FPF Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Antonio Carlos Fedato Filho Guilherme Augusto de Melo Rodrigues O Futebol está em uma constante evolução. Quando falamos

Leia mais

AUMENTO DRAMÁTICO DO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NO ESPORTE DE ALTO NÍVEL

AUMENTO DRAMÁTICO DO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NO ESPORTE DE ALTO NÍVEL AUMENTO DRAMÁTICO DO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NO ESPORTE DE ALTO NÍVEL NECESSIDADE DO MELHOR CONHECIMENTO EM ÁREAS COMO: CRESCIMENTO NORMAL, DESENVOLVIMENTO, EFEITOS DO EXERCÍCIO EM CRIANÇAS

Leia mais

FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOSÉ OTAVIO FRANCO DORNELLES CREF2/RS 3700

FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOSÉ OTAVIO FRANCO DORNELLES CREF2/RS 3700 FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOSÉ OTAVIO FRANCO DORNELLES CREF2/RS 3700 QUALIDADES FÍSICAS DO ESPORTE ORIENTAÇÃO POTÊNCIA Santa Maria 2004 1 JOSÉ OTAVIO FRANCO DORNELLES

Leia mais

Fundamentos Teórico-Práticos do Aquecimento no Futsal

Fundamentos Teórico-Práticos do Aquecimento no Futsal futsalcoach.com la web para el técnico de fútbol sala C Copyright 2005, F U T S A L C O A C H, Spain Todos los derechos reservados Autor: Prof. João Carlos Romano Preparador Físico de la Selección Brasileña

Leia mais

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Quais os três principais fatores para promover o crescimento muscular?... 5 Qual o Número de repetições ideal?... 6 Qual a melhor forma

Leia mais

TREINAMENTO DE FORÇA APLICADO À CATEGORIA DE BASE DO SUB-13 AO SUB-20 Profº - Douglas Saretti Cref nº 056144-G/SP

TREINAMENTO DE FORÇA APLICADO À CATEGORIA DE BASE DO SUB-13 AO SUB-20 Profº - Douglas Saretti Cref nº 056144-G/SP TREINAMENTO DE FORÇA APLICADO À CATEGORIA DE BASE DO SUB-13 AO SUB-20 Profº - Douglas Saretti Cref nº 056144-G/SP RESUMO: Abordar o assunto treinamento de força no futebol, requer muito estudo e um olhar

Leia mais

TÍTULO: MAGNITUDES DE FORÇA PRODUZIDA POR SURFISTAS AMADORES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

TÍTULO: MAGNITUDES DE FORÇA PRODUZIDA POR SURFISTAS AMADORES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA TÍTULO: MAGNITUDES DE FORÇA PRODUZIDA POR SURFISTAS AMADORES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS AUTOR(ES):

Leia mais

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE UM ESTUDO QUANTO À APLICABILLIDADE DO PROGRAMA PARA COLETORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI ALESSANDRA ABREU LOUBACK, RAFAEL GRIFFO

Leia mais

Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)

Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) (CBCa) Palestra: Programação anual dos treinamentos na Canoagem Slalom. Os Ciclos de Treinamento Na Água Trabalho Intensidade Fisiológico Periodização de: Aeróbia Capacidade Continua Aeróbia Capacidade

Leia mais

TREINAMENTO DE FORÇA NO JUDÔ. Sérgio Ricardo de Souza Oliveira, Guilherme Artioli, Hélio Serassuelo Júnior, Antonio Carlos Simões

TREINAMENTO DE FORÇA NO JUDÔ. Sérgio Ricardo de Souza Oliveira, Guilherme Artioli, Hélio Serassuelo Júnior, Antonio Carlos Simões TREINAMENTO DE FORÇA NO JUDÔ Sérgio Ricardo de Souza Oliveira, Guilherme Artioli, Hélio Serassuelo Júnior, Antonio Carlos Simões Nas competições atuais, o alto nível do judô é resultado do desenvolvimento

Leia mais

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente 1 Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente O Corinthia Hotel Lisbon está implementado num edifício com mais de 30 anos em que a

Leia mais

XVII CLINIC Análise de Indicadores de Força Explosiva de Potência e de Resistência de Força Explosiva em Judocas Juniores vs.

XVII CLINIC Análise de Indicadores de Força Explosiva de Potência e de Resistência de Força Explosiva em Judocas Juniores vs. XVII CLINIC Análise de Indicadores de Força Explosiva de Potência e de Resistência de Força Explosiva em Judocas Juniores vs. Judocas Seniores Coimbra, 6 de Outubro de 2012 Luís Monteiro INTRODUÇÃO OBJETIVOS

Leia mais

Métodos da Taxa de Produção de Força ou Máximos Métodos da Hipertrofia Muscular ou Sub-máximos Métodos Mistos. Métodos Reactivos

Métodos da Taxa de Produção de Força ou Máximos Métodos da Hipertrofia Muscular ou Sub-máximos Métodos Mistos. Métodos Reactivos Classificação dos s de treino da Força Classificação dos s de Treino da Força Diversidade Terminológica Classificações com base na carga, modalidade desportiva, etc. T. Força = hipertrofia muscular Classificação

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Grau de hipertrofia muscular em resposta a três métodos de treinamento de força muscular

Grau de hipertrofia muscular em resposta a três métodos de treinamento de força muscular Object 1 Grau de hipertrofia muscular em resposta a três métodos de treinamento de força muscular Curso de Educação Física. Centro Universitário Toledo de Araçatuba - UNITOLEDO. (Brasil) Prof. Mário Henrique

Leia mais

Check-up Performance

Check-up Performance A Saúde pelo Esporte é nosso lema maior. É o nosso ponto de partida e também nosso norteador. Dr. Felix Abuquerque Drummond Parceria REMOSUL O INSTITUTO O Instituto de Medicina do Esporte - IME é um centro

Leia mais

VANTAGENS DAS CORREIAS TRAPEZOIDAIS DENTADAS SOBRE AS CLÁSSICAS LISAS

VANTAGENS DAS CORREIAS TRAPEZOIDAIS DENTADAS SOBRE AS CLÁSSICAS LISAS VANTAGENS DAS CORREIAS TRAPEZOIDAIS DENTADAS SOBRE AS CLÁSSICAS LISAS 1. Introdução... 1 2. Estudo... 3 2.1 Condições do estudo... 3 2.2 Consumo de energia... 3 2.3 Estudo de degradação da tensão com o

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

Cerca de 30% do consumo elétrico no Comércio e Serviços

Cerca de 30% do consumo elétrico no Comércio e Serviços Os motores elétricos apresentam um papel fundamental nas empresas, o que se reflete igualmente num peso elevado nos custos energéticos associados ao seu funcionamento. Cerca de 70% do consumo elétrico

Leia mais

Periodização do Treinamento. Vitor Leandro da Silva Profeta Mestrando em Ciências do Esporte

Periodização do Treinamento. Vitor Leandro da Silva Profeta Mestrando em Ciências do Esporte Periodização do Treinamento Esportivo aplicada ao TaeKwon-Do Vitor Leandro da Silva Profeta Mestrando em Ciências do Esporte Exercício Homeostase Síndrome da Adaptação Geral Estresse Resistência Exaustão

Leia mais

Brazilian Journal of Sports and Exercise Research, 2010, 1(2): 84-88

Brazilian Journal of Sports and Exercise Research, 2010, 1(2): 84-88 TESTE DE CINCO MINUTOS (T5) PREDIZ A VELOCIDADE PICO DE CORRIDA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS FIVE MINUTES TEST (T5) PREDICTS THE PEAK RUNNING VELOCITY IN UNIVERSITARY STUDENTS Hugo Alexandre de Paula Santana

Leia mais

MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA DO PARANÁ

MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA DO PARANÁ ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 43 A 50 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte RECEBIDO EM: 00-00-0000 ACEITO EM: 00-00-0000 ARTIGO ORIGINAL MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE EM

Leia mais

Efeitos da Inactividade e Readaptação Física do Desportista após uma lesão

Efeitos da Inactividade e Readaptação Física do Desportista após uma lesão Efeitos da Inactividade e Readaptação Física do Desportista após uma lesão por Mestre Francisco Batista Escola Superior de Educação de Almeida Garrett - Lic. Educação Física 1 Introdução Como sabemos uma

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Por que devemos avaliar a força muscular?

Por que devemos avaliar a força muscular? Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Docência Docência Personal Trainer Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular;

Leia mais

COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA.

COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA. COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA. Prof. Dr. Edson Marques Oliveira, Doutor em Serviço Social pela Unesp-Franca-SP, mestre em Serviço Social pela PUC-SP e bacharel em Serviço

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 2012 FORMAÇÃO DE TREINADORES FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO PENTATLO MODERNO

PLANO DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 2012 FORMAÇÃO DE TREINADORES FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO PENTATLO MODERNO 1 PLANO DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 2012 FORMAÇÃO DE TREINADORES FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO PENTATLO MODERNO 2 1. Introdução O processo de adaptação e ajustamento ao PNFT entra em 2012 na sua fase terminal

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Deficiência de Desempenho Muscular Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Desempenho Muscular Refere-se à capacidade do músculo de produzir trabalho (força X distância). (KISNER & COLBI, 2009) Fatores que afetam

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

TUTORIAL CERTIFICAÇÕES SCIENCE SYSTEMS

TUTORIAL CERTIFICAÇÕES SCIENCE SYSTEMS TUTORIAL CERTIFICAÇÕES SCIENCE SYSTEMS A Science Systems INOVA o mundo das certificações e cursos de extensão, oferecendo CURSOS DE EXTENSÃO que SE INTEGRAM e dão a oportunidade de concluir uma ou mais

Leia mais

Desenvolvimento das capacidades motoras

Desenvolvimento das capacidades motoras Desenvolvimento das capacidades motoras Capacidades motoras Todos nós possuímos capacidades motoras ou físicas e é através delas que conseguimos executar ações motoras, desde as mais básicas às mais complexas

Leia mais

Sociedade União 1º.Dezembro. Das teorias generalistas. à ESPECIFICIDADE do treino em Futebol. Programação e. Periodização do.

Sociedade União 1º.Dezembro. Das teorias generalistas. à ESPECIFICIDADE do treino em Futebol. Programação e. Periodização do. Sociedade União 1º.Dezembro Das teorias generalistas à ESPECIFICIDADE do treino em Futebol Programação e Periodização do Treino em Futebol 1 Programação e Periodização do Treino em Futebol Ter a convicção

Leia mais