Maria das Graças Rua. Quadro Lógico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Maria das Graças Rua. Quadro Lógico"

Transcrição

1 Quadro Lógico

2 Elaboração de Projetos Plano Nível Institucional / Estratégico PES Planejamento Estratégico Situacional Plano Marco Lógico Nível Intermediário ZOPP Planejamento de Projetos Orientado para Objetivos Nível Operacional MAPP Marco Lógico Atividades Atividades

3 Elaboração de Projetos Métodos, técnicas e conceitos de planejamento e projetos: ZOPP ZielOrientierte ProjektPlanung (Planejamento de Projetos Orientado para Objetivos) GTZ/ Alemanha; RBM Results Based Management (Gestão de Projetos com Base em Resultados) CIDA/Canadá; PES Planejamento Estratégico Situacional Fundação Altadir/Chile. MAPP Método Altadir de Planificación Popular Quadro Lógico (QL) - Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional/United States Agency for International Development (USAID). Também conhecido como Matriz de Planejamento de Projeto (MPP) ou Marco Lógico. PMI Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projeto) - Estados Unidos

4 Quadro Lógico Banco Mundial

5 Elaboração de Projetos Quadro Lógico por Resultado O que é? É um instrumento utilizado para facilitar o processo de conceituação, desenho, execução e avaliação de projetos. Pode ser usado em todo o ciclo do projeto e deve ser elaborado de forma participativa. Possui uma lógica vertical que clarifica a razão pela qual o projeto foi concebido e como será executado. A lógica horizontal explica como os resultados do projeto serão expressos de forma clara, realista e verificável.

6 Origem: Logical framework ou estrutura lógica desenvolvida pelo Departamento de Defesa norteamericano, no final dos anos 60. O QUADRO LÓGICO é utilizado pela maioria dos organismos multilaterais e bilaterais de Cooperação Internacional. Motivou a concepção: da Matriz de Planejamento no Método ZOPP; do Marco Lógico do BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento; da Matriz do Marco Lógico do BIRD-Banco Mundial.

7 O QL não é um plano completo de um projeto. fornece respostas basicamente às seguintes perguntas: Por que o projeto deve ser realizado? Qual é o seu propósito e quais as mudanças a serem alcançadas? Como se pretende produzir melhorias? Quais as condições externas que influenciam o alcance dos resultados e dos seus efeitos? Como é possível identificar o alcance das melhorias e mudanças?

8 Elaboração de Projetos Características do Quadro Lógico por Resultados Apresenta a estrutura lógica de um projeto; tem foco nos resultados e não nas atividades; facilita o monitoramento de alcance dos resultados e do uso prudente dos recursos; facilita a elaboração de relatórios e documentos baseados nos resultados alcançados e nas lições aprendidas.

9 Elaboração de Projetos Quadro Lógico por Resultado Como elaborar? Identificar o impacto pretendido e transcrevê-lo para a primeira linha do Quadro; Transcrever os resultados finais desejados (efeitos do projeto), um após o outro; Transcrever os resultados intermediários ou produtos; Estabelecer, para cada resultado, metas, indicadores e linha de base. Fonte de verificação dos indicadores planejados e as suposições importantes são igualmente expressas de forma clara.

10 QUADRO LÓGICO ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO Matriz de Projeto

11 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO NA ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROJETO COMPONENTES BENEFÍCIÁRIOS DO PROJETO ABRANGÊNCIA DOS RESULTADOS LIMITES DA AVALIAÇÃO/ ACOMPANHAMENTO OBJETIVO SUPERIOR SOCIEDADE IMPACTO AVALIAÇÃO (Efetividade) OBJETIVO DO PROJETO POPULAÇÃO ALVO EFEITO AVALIAÇÃO (Eficácia) PRODUTOS ORGANIZAÇÃO ATIVIDADES/ INSUMOS ESFORÇO ACOMPANHAMENTO (Eficiência)

12 QUADRO LÓGICO POR RESULTADOS Estrutura e Organização

13 QUADRO LÓGICO POR RESULTADOS Estrutura e Organização

14 Elaboração de Projetos Quadro Lógico por Resultados O Quadro Lógico por Resultados possui uma lógica horizontal: Impacto Efeitos Produtos Indicadores Indicadores Indicadores E uma lógica vertical: Linha de base Linha de base Fonte de verificação Fonte de verificação Impacto Efeitos Produtos Suposições importantes Suposições importantes Suposições importantes

15

16 QUADRO LÓGICO INDICADORES Os indicadores são sinalizadores de uma situação ou estado qualquer. Podem ser traduzidos em número, percentual, descrição de processos ou fatos.

17 QUADRO LÓGICO Metas: detalhamento dos objetivos e resultados O que Quanto Quando Junto com os indicadores, são a base para o monitoramento e a avaliação Indicadores: são sinalizadores de uma situação, um resultado ou objetivo.

18 QUADRO LÓGICO INDICADORES

19 QUADRO LÓGICO MEIOS DE VERIFICAÇÃO Fontes dos dados para alimentar dos indicadores Exemplos: relatórios, entrevistas, estudos específicos. Bases de dados institucionais. Registros administrativos. Documentos oficiais. Dados provenientes de pesquisa primária. Devem ser compatíveis com a natureza dos indicadores. Pode haver a necessidade de modificação de indicadores, se sua alimentação se mostrar não factível ou de custo elevado.

20 QUADRO LÓGICO LÓGICA DE CONSTRUÇÃO

21 QUADRO LÓGICO LÓGICA VERTICAL

22 QUADRO LÓGICO LÓGICA HORIZONTAL

23 Elaboração de Projetos Gestão por resultados (GPR) - Results Based Management (RBM) Cadeia de resultados IMPACTO (IMPACT) EFEITO (OUTCOME) conseqüências obtidas X anos após o alcance do efeito do projeto resultado final do projeto PRODUTOS (OUTPUTS) ATIVIDADES (INPUTS) resultados intermediários ou os meios necessários para o alcance do efeito estabelecidas para cada produto, juntamente com os insumos

24 Elaboração de Projetos Cadeia de resultados Objetivo superior (Goal)/Impacto: aumento do número de passageiros Objetivos do projeto (Purpose): recuperação da confiança na empresa Resultado final / Efeito (Outcome): índice de acidentes reduzido Resultados de processos/produtos (Outputs): ônibus trafegam na velocidade permitida; veículos em bom estado; ruas em boas condições de tráfego.

25 Elaboração de Projetos Diagrama da Cadeia de Resultados do Projeto Atividades Produtos Efeitos Impacto Atividade Atividade Produto 1.1 Atividade Produto 2.1 R1 Atividade Produto 2.2 Atividade Produto 3.1 R2 Impacto Atividade Atividade Produto 3.2 R3 Atividade Produto 3.3

26 Elaboração de Projetos Estrutura do Quadro Lógico Lógica da Intervenção Indicadores Objetivamente Comprováveis Fontes de Comprovação Suposições Importantes Objetivo Superior Objetivo do Projeto Resultados Atividades Principais

27 Primeira coluna: Lógica da Intervenção

28 Segunda coluna: Indicadores Objetivamente Comprováveis

29 Terceira Coluna: Fontes de Comprovação

30 Quarta coluna: Suposições Importantes

31 Quadro Lógico para Programas

32 Conceitos OBJETIVO SUPERIOR Correponde ao OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO ou OBJETIVO GERAL. É o objetivo maior ligado a programas de desenvolvimento a que o projeto se propõe a contribuir. Está associado ao IMPACTO do projeto, em termos de abrangência dos resultados. OBJETIVOS IMEDIATOS É o objetivo que o projeto se propõe a alcançar no seu horizonte. Deve ter formulação concisa e estar relacionado ao OBJETIVO SUPERIOR. Em termos de abrangência de resultados corresponde ao EFEITO do projeto. Também denominado de OBJETIVO ESPECÍFICO. PRODUTOS Situação desejada que se busca alcançar no final do horizonte do projeto.os produtos deverão levar ao alcance dos objetivos imediatos do projeto. Também denominado de METAS. Sua redação deve obrigatoriamente conter: quantidade, objeto e prazo. Se necessário, incluir também população-alvo e local.

33 Conceitos ATIVIDADES Esforço a ser desenvolvido por meio de ações que levem à obtenção dos PRODUTOS especificados. Podem ser expressas por produto ou para o conjunto de produtos. Devem ser especificadas, quantificadas, orçadas e cronogramadas dentro do horizonte do projeto. INSUMOS São os recursos necessários para a execução das atividades do projeto. A partir do detalhameto das ATIVIDADES é que se procede à especificação e quantificação dos INSUMOS do projeto. PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO Corresponde ao conjunto de produtos, atividades e insumos do projeto e está relacionado à ESTRATÉGIA DE AÇÃO do projeto. (A combinação dos meios a serem mobilizados para a consecução dos objetivos, produtos e a execução das atividades do projeto)

34 Conceitos Correlatos INDICADORES MEIOS DE VERIFICAÇÃO PRESSUPOSTOS FATORES DE RISCO PRE-REQUISITOS São expressões qualitativas ou quantitativas indicadoras dos objetivos, produtos e atividades do projeto. Especificam como a informação desejada referente aos indicadores poderá ser obtida. Fatores do contexto, fora do controle do projeto, que são condições para o alcance de seus objetivos e produtos e para a execução das atividades. Não devem ser confundidos com pré-requisitos. São fatores exógenos ao projeto, cuja ocorrência pode comprometer o alcance dos objetivos, produtos e a execução das atividades do projeto. São pré-condições inerentes ao projeto sem os quais a organização responsável pela execução não teria condição de executá-lo, tais como capacidade de gerenciamento e pessoal com qualificação mínima necessária.

35 Conceitos Correlatos MONITORAMENTO AVALIAÇÃO EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE Focaliza a implementação do projeto a partir do seu Plano de Ação. Focaliza atividades e resultados. É ferramenta imprescindível para a gestão do projeto. Destina-se a aferir o alcance dos resultados, objetivos imediatos e objetivos de desenvolvimento do projeto. Está relacionada aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade do projeto. Significa executar as atividades programadas, buscando a melhor relação custo-benefício. Refere-se a processos e está relacionada ao plano de ação do projeto. É a escolha adequada das atividades para o alcance dos produtos e a adequada explicitação dos produtos que garantam o alcance dos objetivos do projeto. Está relacionada aos objetivos imediatos do projeto. Significa fazer o que tem que ser feito. Engloba os conceitos de eficiência e de eficácia e está relacionada aos objetivos finais do projeto. Pode se expressar em termos de aumento dos ganhos adicionais ou de redução das externalidades negativas do projeto

36 Exercício - Quadro Lógico - QL Lógica da Intervenção Indicadores Objetivamente Comprováveis Fontes de Comprovação Suposições Importantes Objetivo Superior - Objetivo do Projeto - Resultados. Atividades Principais

37 Exercício - Quadro Lógico por Resultados - QLR RESULTADOS LINHA DE BASE INDICADORES METAS FONTE DE VERIFICAÇÃO SUPOSIÇÔES IMPORTANTES IMPACTO EFEITOS - PRODUTOS SUB-PRODUTOS

38 Exercício - Quadro Lógico por Resultados - QLR ATIVIDADES

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos O que é um projeto? Elaboração de Projetos O que é um projeto? Empreendimento planejado que consiste em um conjunto de ações interrelacionadas e coordenadas, para alcance

Leia mais

Quadro Lógico como instrumento de planejamento e avaliação

Quadro Lógico como instrumento de planejamento e avaliação Quadro Lógico como instrumento de planejamento e avaliação Prof. Marcos Vinicius Pó Profa. Gabriela Lotta Avaliação, Monitoramento e Controle de Políticas Públicas 1 Quadro Lógico: origens Nos anos 1960

Leia mais

Universidade Federal do ABC Curso: Políticas Públicas Disciplina: Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas Profa.

Universidade Federal do ABC Curso: Políticas Públicas Disciplina: Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas Profa. Universidade Federal do ABC Curso: Políticas Públicas Disciplina: Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas Profa. Maria Luiza Levi Aula 10 Método do Modelo Lógico Texto-base Marco ou Quadro Lógico

Leia mais

Projetos Mecatrônica. Prof. Gerson. O que é um projeto? Prof. Gerson

Projetos Mecatrônica. Prof. Gerson. O que é um projeto? Prof. Gerson Projetos Mecatrônica 1 O que é um projeto? 2 1 Elaboração de Projetos O que é um projeto? Empreendimento planejado que consiste em um conjunto de ações interrelacionadas e coordenadas, para alcance de

Leia mais

Curso em Monitoria e Avaliação para Sistemas de Proteção Social 27 de fevereiro a 03 de março de 2017 Maputo

Curso em Monitoria e Avaliação para Sistemas de Proteção Social 27 de fevereiro a 03 de março de 2017 Maputo Curso em Monitoria e Avaliação para Sistemas de Proteção Social 27 de fevereiro a 03 de março de 2017 Maputo 1 Grade do Curso 2 Grade do Curso 3 Grade do Curso 4 Curso em Monitoria e Avaliação para Sistemas

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Eficiência, Eficácia e Efetividade Professor Rafael Ravazolo Conhecimento Específico EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE Segundo Chiavenato, o desempenho de cada organização deve

Leia mais

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE. Apresentação com material de apoio do evento Orientação Técnica sobre a recuperação paralela realizado nos dias

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE. Apresentação com material de apoio do evento Orientação Técnica sobre a recuperação paralela realizado nos dias MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS Apresentação com material de apoio do evento Orientação Técnica sobre a recuperação paralela realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2008. AVALIAÇÃO Os objetivos

Leia mais

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Curso: Elaboração de Projetos 12 de novembro de 2015 Prof: Marcos Assis Mauro Silveira O

Leia mais

Curso Monitoramento e Avaliação. Profª Graça Rua

Curso Monitoramento e Avaliação. Profª Graça Rua Curso Monitoramento e Avaliação Profª Graça Rua 08 a 12 de setembro de 2014 10/09/2014 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS Profa. Dra. Maria das Graças Rua Monitoramento

Leia mais

POLÍTICA DE MONITORAMENTO DE PROJETOS

POLÍTICA DE MONITORAMENTO DE PROJETOS POLÍTICA DE MONITORAMENTO DE PROJETOS P-36 /2018 Área Responsável: PMO OBJETIVO: Descrever a política do FUNBIO para o Monitoramento de Projetos do Funbio. ÂMBITO ORGANIZACIONAL: Esta política se aplica

Leia mais

FGV/EESP CLEAR ForMA

FGV/EESP CLEAR ForMA FGV/EESP CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de políticas

Leia mais

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2 Estudo de Caso 2 - Processo Decisório - BSC Clássico versus BSC do setor público TEMA 2: PROCESSO DECISÓRIO 1. Conceitos de decisão e de processo decisório A apresentação do conceito de decisão e de processo

Leia mais

CURSO BÁSICO [156 HORAS]

CURSO BÁSICO [156 HORAS] FGV/CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso Básico de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de programas

Leia mais

PLANO PLURIANUAL

PLANO PLURIANUAL PLANO PLURIANUAL 2004-2007 INTRODUÇÃO O processo de elaboração do Plano Plurianual 2004-2007 inaugura uma nova fase no planejamento governamental. A construção e a gestão do plano a partir de um amplo

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Conteúdo: Planejamento Estratégico. Processo Administrativo Planejamento; Organização; Direção;

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 10. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 10. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 10 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua CRITÉRIOS PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Eficácia Economicidade Eficiência capacidade de produzir os resultados esperados capacidade de reduzir

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final Prazo para envio de candidaturas: 05 de Julho 1. Unidade

Leia mais

Ministério das Cidades

Ministério das Cidades Oficina 3 Ministério das Cidades Plano de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais Relatório 3ª Oficina: Público Alvo: Equipe técnica do projeto, lideranças da Ribeira já identificadas pelo mapeamento realizado

Leia mais

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO Unidade II SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL Profa. Regiane F. Leite Avaliação. O termo avaliação nos leva a diferentes modalidades de estudo. A pesquisa de avaliação sempre emprega uma metodologia

Leia mais

O Modelo Lógico do Programa Brasil Alfabetizado (PBA)

O Modelo Lógico do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) Diretoria de Políticas da Educação de Jovens e Adultos (DPEJA) / SECAD / MEC O Modelo Lógico do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) Belo Horizonte, 26 de junho de 2009. Sumário Contextualização Modelo lógico

Leia mais

2.3 Eficiência do Estado

2.3 Eficiência do Estado Por que Eficiência do Estado? A ineficiência do Estado gera dois efeitos principais sobre a competitividade: extrai recursos das empresas superiores ao necessário, reduzindo a sua eficiência, e provê,

Leia mais

Gestão de Projetos Sociais PMD Pro1 Sessão 10.

Gestão de Projetos Sociais PMD Pro1 Sessão 10. Gestão de Projetos Sociais PMD Pro1 Sessão 10 Revisando Vídeo Aliança Empreendedora A relevância do PMD para o projeto Uma Mensagem para a Liberdade https://vimeo.com/128498236 INTRODUÇÃO Seção 1 : Projetos

Leia mais

Desenhar Projetos de Intervenção Social

Desenhar Projetos de Intervenção Social Desenhar Projetos de Intervenção Social Maria do Rosário Pinheiro mrpinheiro@fpce.uc.pt Maria Filomena do Rosário Gaspar Pinheiro ninigaspar@fpce.uc.pt mrpinheiro@fpce.uc.pt Faculdade de Psicologia e de

Leia mais

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL LEI Nº. 1.282/2013 Ementa: Institui o Plano Plurianual do Município de Ouricuri para o período de 2014 a 2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE OURICURI/PE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que A

Leia mais

ISO 9001: Abordagem de processo

ISO 9001: Abordagem de processo ISO 9001:2008 0.2. Abordagem de processo Apesar dos requisitos da ISO 9001 propriamente ditos só começarem no item 4 da norma, o item 0.2 Abordagem de processo, é uma exigência básica para a aplicação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 010 CONSTRUÇAO DO MARCO ZERO E INDICADORES DE IMPACTO E RESULTADOS DO PCT

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 010 CONSTRUÇAO DO MARCO ZERO E INDICADORES DE IMPACTO E RESULTADOS DO PCT INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 010 CONSTRUÇAO DO MARCO ZERO E INDICADORES DE IMPACTO E RESULTADOS DO PCT 1 OBJETO DA CONSULTORIA Prestação de Serviços

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Orçamento por Resultados em Cabo Verde

Orçamento por Resultados em Cabo Verde Orçamento por Resultados em Cabo Verde o estado da arte Informação à Assembleia Nacional Novembro de 2015 1 Sistema Nacional de Planeamento da República de Cabo Verde Valores, Diagnósticos e Objectivos

Leia mais

Definição / Abordagem de Processos

Definição / Abordagem de Processos Definição / Abordagem de Processos Ao longo da história dos processos produtivos e administrativos, as organizações têm crescido em tamanho, complexidade e requisitos. Para assegurar a qualidade, a eficácia

Leia mais

- Gestão Estratégica - Discussão

- Gestão Estratégica - Discussão Programa de Consolidação em Aprendizagem - Gestão Estratégica - Discussão GESTÃO ESTRATÉGICA 1. BSC clássico X BSC no setor público Adequação (ou não) das perspectivas atuais contempladas no Mapa Estratégico

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria;

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria; Página 1 de 9 AUDITORIAS DA QUALIDADE ETAPA 1. Objetivo geral: Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Desempenho esperado: Estabelecer programa anual de auditorias; Elaborar agenda

Leia mais

Caderno de apoio: elaboração e gestão de projetos

Caderno de apoio: elaboração e gestão de projetos Caderno de apoio: elaboração e gestão de projetos Outubro de 2015 Consultor responsável: Adriana Ielo Deróbio. 2. Elaboração e Gestão de Projetos 2.1 O tema e sua importância Projeto é um esforço temporário

Leia mais

Políticas, planos e programas de Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina

Políticas, planos e programas de Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina Parte A Políticas, planos e programas de Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina Estado (governo) Garantia dos direitos sociais Política Pública Garantia dos direitos sociais Qual é o processo

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

5. Contribuições do PMBOK para o MQL

5. Contribuições do PMBOK para o MQL 68 5. Contribuições do PMBOK para o MQL Em termos conceituais e de abrangência funcional o LFA e o PMBOK se complementam, o PMBOK se foca na dimensão de operacionalização do projeto, enquanto o LFA está

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

VERSÃO PARA IMPRESSÃO PROJETO INTEGRADOR III METODOLOGIA DO QUADRO LÓGICO

VERSÃO PARA IMPRESSÃO PROJETO INTEGRADOR III METODOLOGIA DO QUADRO LÓGICO VERSÃO PARA IMPRESSÃO PROJETO INTEGRADOR III METODOLOGIA DO QUADRO LÓGICO 2 Este material é destinado exclusivamente aos alunos e professores do Centro Universitário IESB, contém informações e conteúdos

Leia mais

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Princípios da Gestão Ambiental 1 Prioridade corporativa 9 - Pesquisa 2 Gestão Integrada

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06. Prof.: Franklin M. Correia

PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06. Prof.: Franklin M. Correia 1 PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06 Prof.: Franklin M. Correia NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Atividades de Gerenciamento Planejamento de Projetos Programação de Projeto O QUE TEMOS PARA HOJE!!

Leia mais

Modelo Geral do SIG 18/11/2014. Componentes, condicionantes, níveis de influência e abrangência do SIG

Modelo Geral do SIG 18/11/2014. Componentes, condicionantes, níveis de influência e abrangência do SIG Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014. Todos direitos reservados. Componentes, condicionantes, níveis de influência e abrangência do SIG Modelo Geral do SIG Planejamentos Fator Humano SIG Estrutura

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA PROGRAMA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA PREFEITURA DE CAÇAPAVA DO SUL-RS JULHO DE 2013 Pág. 1 : 5 SRCRETARIA DE MUNICÍPIO DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE

Leia mais

O Planejamento e Gestão de Projetos como fator de sucesso na implantação de Tecnologias Educacionais

O Planejamento e Gestão de Projetos como fator de sucesso na implantação de Tecnologias Educacionais O Planejamento e Gestão de Projetos como fator de sucesso na implantação de Tecnologias Educacionais Objetivo Estimular o trabalho com métodos de planejamento e gestão de projetos na implantação de tecnologias

Leia mais

ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS EBC PO

ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS EBC PO MANUAL DE ORGANIZAÇÃO COD. 100 ASSUNTO: ELABORAÇÃO, FORMALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EBC. APROVAÇÃO: Deliberação CONSAD nº 50, de 23/06/2015. ATUALIZAÇÃO OS SECEX nº 13, de 11/05/2017. VIGÊNCIA:

Leia mais

SPC NO SETOR DOS ALIMENTOS PARA ANIMAIS: INTERAÇÃO COM OS PLANOS DE CONTROLO OFICIAL

SPC NO SETOR DOS ALIMENTOS PARA ANIMAIS: INTERAÇÃO COM OS PLANOS DE CONTROLO OFICIAL PC NO SETOR DOS ALIMENTOS PARA ANIMAIS: INTERAÇÃO COM OS PLANOS DE CONTROLO OFICIAL José Manuel Nunes da Costa DGAV / DSNA DAA A IMPORTÂNCIA DA NORMALIZAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL IACA, SANTARÉM, 27 JUNHO

Leia mais

Tipos de indicadores. Prof. Gilberto Porto

Tipos de indicadores. Prof. Gilberto Porto Tipos de indicadores 6E S DO DESEMPENHO O MPOG desenvolveu o Guia Referencia de Medição do Desempenho 6Es para apoiar as organizações públicas na identificação, priorização e detalhamento de seus indicadores

Leia mais

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. A Ação Corretiva Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

Prof. Léo Ferreira Lei nº /12 - Apontada EPPGG

Prof. Léo Ferreira Lei nº /12 - Apontada EPPGG LEI Nº 12.593, DE 18 DE JANEIRO DE 2012. Institui o Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015. CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Art. 1 o Esta Lei institui o

Leia mais

(esforço). Competência entendida segundo três eixos:

(esforço). Competência entendida segundo três eixos: em Gestão de Projetos Prof. Roberto Paixão Introdução Competência = com (conjunto) + petere (esforço). Competência entendida segundo três eixos: Características da pessoa; Formação educacional; Experiência

Leia mais

TIMBRE DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE

TIMBRE DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE ANEXO II PLANO DE TRABALHO DADOS CADASTRAIS Órgão / Entidade Proponente NOME DA ENTIDADE: CNPJ: Endereço: Rua, Bairro, Cidade, UF e Cep Telefone: Conta corrente: Agência: Banco: Nome do responsável: Nome

Leia mais

O sistema de informação do SUS: a relevância dos indicadores em saúde para atenção primária à saúde. Cristiane Moura Fé Zenira Martins Silva

O sistema de informação do SUS: a relevância dos indicadores em saúde para atenção primária à saúde. Cristiane Moura Fé Zenira Martins Silva O sistema de informação do SUS: a relevância dos indicadores em saúde para atenção primária à saúde Cristiane Moura Fé Zenira INFORMAÇÕES/COTIDIANO Existem várias situações nas quais utilizamos informações

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS ELABORAÇÃO DE PROJETOS 1 CONCEITO Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos

Leia mais

Data de Publicação 23/02/2017. Prazo de Validade 23/02/2018. Política de Controles Internos e Risco Operacional

Data de Publicação 23/02/2017. Prazo de Validade 23/02/2018. Política de Controles Internos e Risco Operacional Política de Controles Internos e Risco Operacional Sumário 1. Objetivo... 3 2. Controle Internos... 3 3. Risco Operacional... 4 4. Estrutura de controles internos... 5 5. Papéis e Responsabilidades...

Leia mais

Formas de operação e seleção de projetos de infraestrutura

Formas de operação e seleção de projetos de infraestrutura Formas de operação e seleção de projetos de infraestrutura ESZT010-13 Políticas de Infraestrutura Projetos de infraestrutura Incertezas e riscos consideráveis, exigindo uma estrutura administrativa complexa

Leia mais

Propriedades e Tipos de Indicadores de Políticas Públicas. Propriedade de Indicadores 5/12/2013. Prof. Júlio Andrade

Propriedades e Tipos de Indicadores de Políticas Públicas. Propriedade de Indicadores 5/12/2013. Prof. Júlio Andrade 5/12/2013 Propriedades e Tipos de Indicadores de Políticas Públicas Prof. Júlio Andrade Fonte: Slides elaborados com base de Jannuzzi, 2012 e 2008 Propriedade de Indicadores 1 5/12/2013 2 5/12/2013 Tipologia

Leia mais

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar Módulo 5 11 2 2 5 5 APPCC 3 3 4 4 10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar 1. Escopo 2.Responsabilidade da direção 3.Requisitos de documentação 4.Gestão de recursos 5.Realização do produto 6.Medição,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor Renê G. Ruggeri 20/09/2011

Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor Renê G. Ruggeri 20/09/2011 Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor Renê G. Ruggeri 20/09/2011 Conteúdo Agenda Cronograma 10 min 10 min 10 min 10 min 10 min Terceiro Setor GP no TS Metodologias Sucesso Perguntas Objetivo: construir

Leia mais

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto;

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto; SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

31º CONGRESSO DO COSEMS SP A P A R E C I D A L I N H A R E S P I M E N T A A S S E S S O R A D O C O S E M S S P

31º CONGRESSO DO COSEMS SP A P A R E C I D A L I N H A R E S P I M E N T A A S S E S S O R A D O C O S E M S S P 31º CONGRESSO DO COSEMS SP INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DO SUS A P A R E C I D A L I N H A R E S P I M E N T A A S S E S S O R A D O C O S E M S S P DE REPENTE, GESTOR MUNICIPAL... Como planejar a gestão

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof.: Heloisa Campos COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS A experiência SEBRAE GEOR Gestão Estratégica Orientada para Resultados Objetivos Majorar a capacidade do Sistema SEBRAE e seus parceiros produzirem e medirem

Leia mais

Uma Análise do Processo de Monitoramento e Controle do Plano de Ação Institucional da Universidade Federal de Pernambuco

Uma Análise do Processo de Monitoramento e Controle do Plano de Ação Institucional da Universidade Federal de Pernambuco U N I V E R S I D ADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA Uma Análise do Processo de Monitoramento e Controle do Plano de Ação Institucional da Universidade

Leia mais

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Guia PMBOK Project Management Body of Knowledge Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Project Management Institute O Project Management Institute é uma entidade

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional Base: Setembro/2015

Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional Base: Setembro/2015 Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional Base: Setembro/2015 ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DEFINIÇÃO O BMB entende que uma gestão apropriada do risco operacional é importante,

Leia mais

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES Programa Gestão Estratégica de Pessoas Projeto Corporativo BNDES CONTEXTO Desafios novos e crescentes Produtividade 1950 1960 Infraestrutura Econômica - Siderurgia Indústrias de Base - Bens de Consumo

Leia mais

Projetos de engenharia

Projetos de engenharia Projetos de engenharia Prof. Gisele Siqueira eng.giselesiqueira@gmail.com Aula 1 PMBOK Project Management Body of Knowledge O guia de conhecimento e de melhores práticas em gerenciamento de projetos. A

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

REUNIÃO ANUAL DE REFLEXÃO MONITORIA VIRADA PARA RESULTADOS

REUNIÃO ANUAL DE REFLEXÃO MONITORIA VIRADA PARA RESULTADOS REUNIÃO ANUAL DE REFLEXÃO MONITORIA VIRADA PARA RESULTADOS Tópicos Chuva de ideias; Contextualização; Conceptualização (monitoria e avaliação); Monitoria virada para resultados vs monitoria tradicional

Leia mais

Capacitação em Eventos

Capacitação em Eventos Diretrizes para implementação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS Capacitação em Eventos V Encontro Nacional da RENAST Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de

Leia mais

Avaliação de Projetos. Erika Fernandes Prof. Dra.: Cláudia Lago AACC IV

Avaliação de Projetos. Erika Fernandes Prof. Dra.: Cláudia Lago AACC IV Avaliação de Projetos Erika Fernandes Prof. Dra.: Cláudia Lago AACC IV UM POUCO DE CONTEXTO HISTÓRICO -Histórico, político, social e econômico do Brasil, desde os anos 80; - Desigualdades sociais cada

Leia mais

Elaboração de Projetos para Captação de Recursos

Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Marlene Carvalho Para realizar sua missão e atender às necessidades da comunidade, as organizações necessitam de recursos, de origem nacional ou internacional,

Leia mais

Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA - SGP OFICINA DE DISSEMINAÇÃO DA SISTEMÁTICA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE GESTÃO Universidade Estadual

Leia mais

PROINTER Projeto Integrador aula 7 Prof. Me. Érico Pagotto

PROINTER Projeto Integrador aula 7 Prof. Me. Érico Pagotto PROINTER Projeto Integrador aula 7 Prof. Me. Érico Pagotto Gerenciamento de Riscos em Projetos Conceitos, ferramentas e técnicas para gerenciamento de ricos em projetos Utilização dos métodos propostos

Leia mais

O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)

O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese) O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese) Identificar os elementos de um projeto de pesquisa; esclarecer como elaborar um projeto de pesquisa. INTRODUÇÃO Agora que você já conhece as etapas de uma pesquisa,

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

Capitulo 4: Definindo as Metas do Projeto

Capitulo 4: Definindo as Metas do Projeto Capitulo 4: Definindo as Metas do Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 2019

TERMO DE REFERÊNCIA 2019 TERMO DE REFERÊNCIA 2019 Projeto: GCF Valorizando as florestas de Mato Grosso Atividade: 3.1 Levantamento socioprodutivo e Ambiental em terras indígenas Código gerencial: 61987 1 CONTEXTO Mato Grosso é

Leia mais

Gerência de Projetos Introdução

Gerência de Projetos Introdução Gerência de Projetos Introdução sergio.angelim@cesar.org.br O que é um projeto? É um meio utilizado para organizar e implementar um planejamento estratégico e que é: Executado por pessoas; Limitado por

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 329, DE 11 DE OUTUBRO DE 2006

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 329, DE 11 DE OUTUBRO DE 2006 1/5 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 329, DE 11 DE OUTUBRO DE 2006 Institui e regulamenta a Política de Monitoramento e Avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O MINISTRO DE

Leia mais

ZOPP [*] MARCELO RENÊ CARNEIRO br

ZOPP [*] MARCELO RENÊ CARNEIRO br ZOPP [*] MARCELO RENÊ CARNEIRO marcelorene@terra.com br Recife, 28 de março de 2007 Tópicos a serem abordados 1-Significado da sigla ZOPP 2-Objetivos do ZOPP 3-Técnicas utilizadas pelo ZOPP 4-Características

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM Ementas Certificate in Marketing Management CMM Agosto 2012 Fundamentos de Marketing Análise do Ambiente de Marketing Elementos externos Consumidor Concorrência e seus produtos Mercado Ambiente geral Elementos

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

AüISO 9001:2015. Uma norma para um contexto mais complexo e dinâmico LUIZ NASCIMENTO

AüISO 9001:2015. Uma norma para um contexto mais complexo e dinâmico LUIZ NASCIMENTO AüISO 9001:2015 Uma norma para um contexto mais complexo e dinâmico LUIZ NASCIMENTO Adotar um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica! 2 A estratégia precisa permear a organização Alta

Leia mais

ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UM REQUISITO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UM REQUISITO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UM REQUISITO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Suzana Salvador

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável

Leia mais

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Professor Antônio Ruas 4 créditos 60 horas

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

19 de Setembro de 2013 Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej

19 de Setembro de 2013 Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej 19 de Setembro de 2013 Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej A AUDITORIA INTERNA E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO DE RISCOS OPERACIONAIS Assizio Oliveira LR Assessoria e Consultoria Definição de Auditoria Interna

Leia mais

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Instrumento Organizacional Tipo: Política Institucional Fase: Vigente Título: Número e Versão: GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Área Emitente: Aprovador: Vigência da 1ª versão: Vigência desta versão:

Leia mais

Auditoria Operacional e Contábil Prof. André Corrêa

Auditoria Operacional e Contábil Prof. André Corrêa Diretoria de Educação Continuada MBA - GESTÃO FINANCEIRA Auditoria Operacional e Contábil Prof. André Corrêa PRINCIPAIS OBJETIVOS DESTA AULA: 1. Estudar as normas de auditoria, sendo elas: profissionais,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão Unidade 3 Gerenciamento de Escopo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de escopo e gerenciamento de escopo Coleta de Requisitos Declaração de Escopo Restrições

Leia mais