1º Será concedida ajuda de custo para cursos de Pós-graduação lato sensu apenas para docentes que atuem exclusivamente nos Colégios da Univille.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º Será concedida ajuda de custo para cursos de Pós-graduação lato sensu apenas para docentes que atuem exclusivamente nos Colégios da Univille."

Transcrição

1 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 48/06 /Cons. Adm. RESOLUÇÃO Nº 24/06 / Ad Referendum do Cons. Univ. Institui modalidades de pagamento de ajuda de custo para qualificação docente, para cursos ministrados por outras instituições no Brasil ou no exterior. O Presidente do Conselho de Administração da Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ e o Conselho Universitário da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, no uso de suas atribuições estatutárias e, tendo em vista o deliberado em sessão realizada no dia 30 de novembro de 2006, RESOLVE: Art. 1º Instituir as modalidades de pagamento de ajuda de custo para qualificação docente, para cursos ministrados por outras instituições no Brasil ou no exterior. Art. 2º Terá direito de solicitar ajuda de custo o docente contratado pela FURJ, desde que: I tenha completado, no mínimo, sessenta meses de contrato de atividade docente; II tenha carga horária de, pelo menos, dezesseis horas semanais na universidade, no período letivo em que está requerendo o benefício, sendo pelo menos 8 horas semanais em atividade docente. 1º Será concedida ajuda de custo para cursos de Pós-graduação lato sensu apenas para docentes que atuem exclusivamente nos Colégios da Univille. 2º Será concedida ajuda de custo para cursos de Pós-graduação stricto sensu apenas para docentes que atuem no Ensino Superior da Univille.

2 3º Será concedida ajuda de custo para cursos de Mestrado apenas em áreas definidas como prioritárias para qualificação docente no momento da solicitação. 4º O docente terá direito, simultaneamente, a apenas uma modalidade de benefício e para um único curso. 5º O afastamento do professor colaborador ficará sujeito ao disposto na convenção coletiva do trabalho vigente no ato do protocolo de pedido de ajuda de custo na Assessoria de Qualificação Docente. Art. 3º Serão aceitas solicitações de ajuda de custo apenas para cursos de Mestrado e Doutorado no país, reconhecidos pela Capes. Art. 4º Ficam instituídas duas modalidades de afastamento das atividades na Instituição para fins de qualificação docente: I - afastamento parcial; II - afastamento integral. 1º Entende-se por afastamento parcial aquele em que o professor reduz sua carga horária na Instituição durante o período do curso de pós-graduação em que se inscreveu. 2º Entende-se por afastamento integral aquele em que o docente afasta-se da Instituição para dedicar-se integralmente ao curso de pós-graduação para o qual foi selecionado. Art. 5º O professor poderá fazer curso de pós-graduação sem afastar-se de suas atividades acadêmicas. Art. 6º A ajuda de custo para docentes matriculados em cursos de Pós-Graduação, inclusive em Programas de Pós-Doutorado, em outras instituições no Brasil, compreende: I a docentes com afastamento integral, para dedicação exclusiva ao Programa de Pós-graduação: a) auxílio financeiro, de acordo com o disposto nos Artigos 8 e 9º desta resolução. b) remuneração mensal equivalente a 10% da remuneração média mensal dos últimos doze meses, referente às horas concursadas e efetivamente trabalhadas no período, atualizada; c) uma passagem aérea de ida e volta para distância superior a 900 km. II Para docentes sem afastamento ou com afastamento parcial haverá auxílio financeiro, de acordo com o disposto nos Artigos 8 e 9º desta resolução.

3 1º Será concedido afastamento integral apenas a docentes que tenham contrato de docência unicamente com a FURJ e que assegurem que se dedicarão exclusivamente ao Programa de Pós-graduação durante o período de afastamento, cancelando-se imediatamente a ajuda de custo no caso de descumprimento dessa exigência. 2º Terão direito também ao disposto nas alíneas b e c do inciso I os docentes da UNIVILLE que receberem ajuda de custo de outro órgão de fomento, que não o PQD, desde que o órgão financiador permita o acúmulo de benefícios. Art. 7º A ajuda de custo para docentes matriculados em cursos de Pós-Graduação, inclusive em Programas de Pós-Doutorado, no exterior, compreende: I - ajuda na forma estabelecida no convênio; II - remuneração mensal equivalente a 10% da remuneração média mensal dos últimos doze meses referente às horas concursadas e efetivamente trabalhadas no período, atualizada, caso o convênio não preveja outra forma de remuneração; III - uma passagem aérea de ida e volta. Parágrafo único. Não será concedida ajuda de custo para curso de Pós-Graduação, inclusive Pós-Doutorado no exterior, sem convênio específico para esta finalidade, aprovado pelos Conselhos Universitário e de Administração. Art 8º O valor da ajuda de custo a ser concedido pela FURJ para curso de especialização deverá obedecer aos seguintes percentuais: I 50% do valor da mensalidade para docentes com três anos ou mais de contrato de trabalho contínuo com a FURJ; II 30% para docentes com menos de três e, no mínimo dois anos de contrato de trabalho contínuo da FURJ. Art 9º Os valores de ajuda de custo a serem concedidos pela FURJ para Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado no Brasil serão definidos tomando-se como base a tabela de valores de bolsas do CNPq. 1º A ajuda de custo para mestrado será calculada da seguinte forma: I - docentes com afastamento integral receberão o equivalente a 81,88% do valor previsto na tabela do CNPq; II - docentes com afastamento parcial ou sem afastamento receberão ajuda de custo conforme quadro:

4 IES Pública Valor % (CNPq) IES Privada Valor % CNPq Até 350 Km 46,79 Até 350 Km 69,01 + de 350 Km 61,41 + de 350 Km 81,88 2º A ajuda de custo para doutorado será calculada da seguinte forma: I - docentes com afastamento integral receberão o equivalente a 82,09% do valor previsto na tabela CNPq; II - docentes com afastamento parcial ou sem afastamento receberão ajuda de custo conforme quadro: IES Pública Valor % (CNPq) IES Privada Valor % CNPq Até 350 Km 52,49 Até 350 Km 68,67 + de 350 Km 68,67 + de 350 Km 82,09 3º A ajuda de custo para Pós-doutorado será equivalente a 75% do valor previsto na tabela do CNPq. Art 10. O pedido de ajuda de custo para o pessoal docente será apresentado à Assessoria de Qualificação Docente, vinculada à PRPPG e apreciado pela Comissão de Qualificação Docente que emitirá parecer, levando em conta os seguintes critérios: I - II - III - IV - V - prioridade da Área de Conhecimento para o nível demandado; carga horária do professor requerente; recomendação do(s) Colegiado(s) do(s) Departamento(s) ou da Direção do Colégio, evidenciando a importância do curso escolhido pelo docente para suas atividades presentes e futuras no(s) Departamento(s) ou no Colégio Univille e para a Instituição; comprovação de matrícula e/ou carta de aceite, no curso/programa de Pósgraduação; reconhecido pela CAPES; possibilidade de dedicação ao Ensino, à Pesquisa e/ou à Extensão na Instituição posterior à qualificação, com base na carga horária do docente na Instituição e no envolvimento em atividades de pesquisa e extensão no momento do pleito. 1º Os Departamentos, assim como o Colégio Univille, deverão aprovar em seus colegiados os critérios de recomendação de que trata o inciso III deste artigo, considerando o projeto pedagógico, as diretrizes curriculares de cursos de graduação, as recomendações para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos e os respectivos padrões de qualidade do MEC.

5 2º O parecer da Comissão de Qualificação Docente será analisado pelos Pró- Reitores de Ensino e de Pesquisa e Pós-graduação, que emitirão parecer para posterior análise da viabilidade financeira pelo Pró-Reitor de Administração. 3º Da decisão dos Pró-Reitores, cabe recurso ao CEPE em até 72 horas após a divulgação do resultado. Art. 11. A Comissão de Qualificação Docente será constituída pelos seguintes membros: I representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que será o presidente; II representante da Pró-Reitoria de Ensino; III representante da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários; IV representante da Área de Ciências Humanas, Letras e Artes; V representante da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas; VI representante da Área de Ciências Biológicas e da Saúde; VII - representante de Área de Ciências Sociais Aplicadas. Parágrafo único. Os representantes das Áreas de Conhecimento serão designados pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, dentre os nomes sugeridos pelos Chefes de Departamento e Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação stricto sensu. Art. 12. A ajuda não poderá ser concedida por prazos superiores aos seguintes: I - 18 meses no caso de especialização; II vinte e quatro meses, no caso de Mestrado; III trinta e seis meses, no caso de Doutorado; IV doze meses, no caso de Pós-Doutorado. 1º Os pedidos de ajuda adicional serão apreciados pela Comissão de Qualificação Docente, que emitirá parecer para análise e homologação dos Pró-Reitores de Ensino, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Administração. 2º Não será concedida ajuda adicional para cursos de Especialização, Mestrado e Pós-doutorado. 3 º Para curso de Doutorado, poderá ser concedida ajuda adicional de até 12 meses. Art. 13. Para parcerias tipo MINTER e DINTER, para convênios específicos, ou mediante justificativa fundamentada da parte interessada, poderão ser fixados, em cada caso, pela PRPPG, ouvida a Comissão de Qualificação Docente, critérios específicos de

6 descontos, carga horária mínima e tempo de serviço, para docentes empregados da FURJ, prevalecendo estes critérios sobre aqueles fixados no artigo 2º desta Resolução. Art. 14. Para docentes de cursos novos, empregados pela FURJ, que atuem na área específica do curso, poderão ser fixados, em cada caso, pela PRPPG, ouvida a Comissão de Qualificação Docente, critérios específicos de ajuda de custo, carga horária mínima e tempo de serviço, prevalecendo estes critérios sobre aqueles fixados no artigo 2º desta Resolução. Parágrafo único. Entende-se por cursos novos aqueles que ainda não tenham formado a primeira turma. Art. 15. São obrigações do docente contemplado com ajuda de custo para qualificação: I - concluir o curso no prazo estabelecido pelo programa de pós-graduação, conforme contrato assinado pelo docente com a FURJ, independentemente do período de vigência da ajuda de custo recebida; II - apresentar à Assessoria de Qualificação Docente o atestado de freqüência, periodicamente, por período letivo, durante a vigência da ajuda de custo; III - entregar à Assessoria de Qualificação Docente o relatório de desempenho, semestralmente, relativo às atividades desenvolvidas no período; IV - apresentar à Assessoria de Qualificação Docente comprovante de envio de artigo para publicação em periódico científico indexado em base de dados nacional ou internacional, conforme prazos descritos a seguir: a) até 18 meses após ingresso no programa para docentes com afastamento integral para mestrado ou doutorado; b) até 22 meses após ingresso no programa para docentes sem afastamento integral para curso de mestrado; c) até 32 meses após ingresso no programa para docentes sem afastamento integral para curso de doutorado. V - manter atualizado, junto à Assessoria de Qualificação Docente, o telefone, endereço eletrônico e endereço para correspondência; VI - prestar quaisquer informações solicitadas pela Assessoria de Qualificação Docente acerca do trabalho desenvolvido no curso/programa; VII - entregar à Assessoria de Qualificação Docente a ata da banca examinadora ou certificação equivalente, no prazo de 30 dias após a apresentação ou defesa, bem como o correspondente diploma ou certificado até 30 dias após sua emissão; VIII - oferecer, anualmente, durante a vigência do benefício, pelo menos uma atividade pedagógica referente ao estudo da dissertação ou tese; IX - permanecer à disposição da Instituição, após terminado o curso, por período de tempo igual, em meses, ao período em que recebeu o auxílio.

7 1º O não cumprimento do disposto no(s) inciso(s) I e/ou VII obrigará o beneficiário a restituir à Instituição o valor recebido como ajuda de custo, atualizado conforme valor da ajuda de custo vigente na data da restituição, nos prazos e formas estabelecidos em Resolução específica do Conselho de Administração. 2º O não cumprimento do disposto nos incisos II a VI implicará a suspensão do auxílio até regularização da pendência. Art. 16. É vedada a concessão de auxílio financeiro, para determinado nível de qualificação, aos docentes que já possuem titulação em nível equivalente ou superior. Art. 17. O auxílio será encerrado 10 dias após a data da defesa ou na data em que se completar o prazo máximo disposto nesta Resolução. Art. 18. O auxílio será suspenso imediatamente se houver trancamento de matrícula. Art. 19 Os auxílios recebidos indevidamente pelo docente, deverão ser devolvidos à FURJ, sendo reintegrados ao Programa. Art. 20. Compete à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação baixar as normas complementares a esta Resolução. DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS Art. 21. Para efeito do inciso I do artigo 2º desta resolução será aceito, até 30 de novembro de 2009, contrato de atividade docente de, no mínimo, trinta e seis meses para docentes do campus de São Bento do Sul. Parágrafo único. Quando o docente tiver carga horária em mais de um campus, para efeitos do caput do artigo, prevalece o campus onde tiver a maior carga horária. Art. 22. Para efeito do inciso II do artigo 2º desta resolução será aceita, até 30 de novembro de 2009, carga horária mínima de doze horas semanais na Universidade para docentes do campus de São Bento do Sul, desde que comprovem, pelo menos, 8 horas semanais em atividade docente na Instituição.

8 Art. 23. Esta Resolução entra em vigor nesta data, não prejudicando o direito adquirido daqueles que já gozam de algum tipo de benefício de que trata a presente. Art. 24. Revogam-se a Resolução Nº 13/04 do Conselho de Administração, a Resolução Nº 32/04 do Conselho Universitário e quaisquer outras disposições contrárias. Joinville, 30 de novembro de FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DE JOINVILLE CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PAULO IVO KOEHNTOPP REITOR

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. RESOLUÇÃO Nº 08/08 Conselho de Administração. RESOLUÇÃO Nº 08/08 Conselho Universitário

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. RESOLUÇÃO Nº 08/08 Conselho de Administração. RESOLUÇÃO Nº 08/08 Conselho Universitário CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/08 Conselho de Administração. RESOLUÇÃO Nº 08/08 Conselho Universitário Fixa critérios à concessão de desconto para docentes, em mensalidades

Leia mais

1º Incluem-se na categoria de Cursos os de Especialização, Mestrado e Doutorado.

1º Incluem-se na categoria de Cursos os de Especialização, Mestrado e Doutorado. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 16/10/Conselho de Administração RESOLUÇÃO Nº27/10/Conselho Universitário Alteração e unificação das Resoluções 08/08 e 25/09 do Conselho de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ RESOLUÇÃO N 004/2015 CONSUNI Regulamenta a Lei n 15.569, de 07 de abril de 2014, que disciplina os afastamentos para realização de Pós Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) e Pós-Doutorado pelos

Leia mais

Art. 1º. Fica aprovado o regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Paraná.

Art. 1º. Fica aprovado o regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Paraná. RESOLUÇÃO Nº 006/2018 CEPE/UNESPAR Aprova Regulamento dos Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu da UNESPAR. Considerando a Resolução nº 01, de 08.06.2007, do Conselho Nacional de Educação - CNE, que estabelece

Leia mais

EDITAL Nº 01 / PROBEP

EDITAL Nº 01 / PROBEP EDITAL Nº 01 /2005 - PROBEP O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com vistas à chamada para a seleção de bolsistas para o Programa de Bolsas de Estudos de Pós-Graduação Stricto-Sensu

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 142, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre normas para a qualificação stricto sensu dos docentes da UFMT e revoga a Resolução Consepe n.º 69, de 23 de julho de 2007. O CONSELHO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 09/CS, DE 11 DE MARÇO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 09/CS, DE 11 DE MARÇO DE 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 09/CS, DE 11 DE MARÇO DE 2013. Regulamenta a concessão de afastamento de professores para participar

Leia mais

Art.2º Esta Resolução entra em vigor na data da sua assinatura.

Art.2º Esta Resolução entra em vigor na data da sua assinatura. RESOLUÇÃO Nº 13, DE 07 DE JULHO DE 2011. Aprova o PROGRAMA BOLSA - AUXÍLIO À PÓS- GRADUAÇÃO AOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP, que tem por finalidade prestar

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 222 de 19/12/ CAS

RESOLUÇÃO N o 222 de 19/12/ CAS RESOLUÇÃO N o 222 de 19/12/2016 - CAS Estabelece as normas para a concessão de bolsas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR DIRETRIZES PARA SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO DE DOCENTES DA FACULDADE UNB GAMA - FGA PARA LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO, PÓS- GRADUAÇÃO, PÓS-DOUTORADO E VISITA TÉCNICA OU ESTÁGIO DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Estatuto do Pessoal Técnico Administrativo, conforme cópia anexa a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Estatuto do Pessoal Técnico Administrativo, conforme cópia anexa a esta Resolução. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 36/07/Administração RESOLUÇÃO Nº 36/07/Universitário Aprova o Estatuto do Pessoal Técnico Administrativo. O Conselho e Administração da Fundação

Leia mais

stricto sensu e lato sensu.

stricto sensu e lato sensu. DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 016/2008 Institui Auxílio/Bolsas de Estudo destinadas a docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade de Taubaté e da Escola Dr. Alfredo José Balbi, matriculados

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3038/16-CONSUN, 14 de Setembro de 2016.

RESOLUÇÃO Nº 3038/16-CONSUN, 14 de Setembro de 2016. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 3038/16-CONSUN, 14 de Setembro de 2016. EMENTA: Estabelece os procedimentos e vantagens para o afastamento de servidores efetivos das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 58/2017 Dispõe sobre o reconhecimento e o registro de diplomas de pós-graduação stricto sensu outorgados por instituições estrangeiras, para que tenham validade nacional. O DA UNIVERSIDADE

Leia mais

CAPÍTULO I DAS CATEGORIAS E REGIMES DE TRABALHO

CAPÍTULO I DAS CATEGORIAS E REGIMES DE TRABALHO Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará UECE Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva - SODC RESOLUÇÃO Nº. 679-CONSU, de 29 de

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Campus I Joinville 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CENTÍFICA JÚNIOR DA UNIVILLE

DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CENTÍFICA JÚNIOR DA UNIVILLE UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 03/06 Define o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior PIBIC Júnior e outras atividades de

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 14/2012

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 14/2012 RESOLUÇÃO N 14/2012 Estabelece normas e prazos de afastamento para capacitação de docentes da UNIVASF em programas de pós-graduação ou pós-doutorado. O DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO,

Leia mais

stricto sensu e lato sensu.

stricto sensu e lato sensu. DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 011/2009 Institui Auxílio/Bolsas de Estudo destinadas a docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade de Taubaté e da Escola Dr. Alfredo José Balbi, matriculados

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO Campus I Joinville 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO, RENOVAÇÃO, CANCELAMENTO E EXTENSÃO DE BOLSAS/TAXAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO, RENOVAÇÃO, CANCELAMENTO E EXTENSÃO DE BOLSAS/TAXAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU REGULAMENTO PARA CONCESSÃO, RENOVAÇÃO, CANCELAMENTO E EXTENSÃO DE BOLSAS/TAXAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (Em conformidade com a Portaria CAPES n. 181, de 18 de dezembro de 2012 e

Leia mais

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 07/2018 PPGEA

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 07/2018 PPGEA RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 07/2018 PPGEA Estabelece procedimentos para concessão de bolsas de Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Engenharia Ambiental -. O Colegiado do (PPGEA) da,, no uso de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 100/2015- CONSU/UEAP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 100/2015- CONSU/UEAP RESOLUÇÃO Nº 100/2015- CONSU/UEAP Dispõe sobre o programa de capacitação dos servidores docentes em programas de pósgraduação stricto sensu e de estágio de pósdoutoramento da Universidade do Estado do

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN Campus I Joinville 2017 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 15/98 EMENTA: Revoga a Resolução Nº 71/89 deste Conselho e estabelece normas sobre afastamento para Pós-Graduação no Brasil e no Exterior dos servidores da UFRPE. O Presidente do Conselho

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 280/2006 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 24/2015-CONSUNI)

RESOLUÇÃO Nº 280/2006 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 24/2015-CONSUNI) RESOLUÇÃO Nº 280/2006 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 24/2015-CONSUNI) Dispõe sobre o Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação PROMOP, da UDESC. O Presidente do Conselho Universitário - CONSUNI,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 014, de 23 de dezembro de (Modificada pela Res. 004/2011 e 005/2012)

RESOLUÇÃO N o 014, de 23 de dezembro de (Modificada pela Res. 004/2011 e 005/2012) RESOLUÇÃO N o 014, de 23 de dezembro de 2009. (Modificada pela Res. 004/2011 e 005/2012) Regulamenta o Programa de Incentivo à Formação dos Servidores (PROSER) da UFSJ. O PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR

Leia mais

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001.

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. *) **) ***) ****) RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 177/2016-CEPE, DE 6 DE OUTUBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 177/2016-CEPE, DE 6 DE OUTUBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 177/2016-CEPE, DE 6 DE OUTUBRO DE 2016. Aprova o Regulamento da Mobilidade discente na pós-graduação stricto sensu da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Estadual

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Aprovar as Normas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social Instrução Normativa 2011 Disciplina a concessão de Bolsas de Estudos para os alunos de mestrado e doutorado do da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo conforme cotas atribuídas pela Coordenação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS- ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS/ - AUTORIZAÇÃO DE AFASTAMENTO PARA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU A Diretora-Geral do Câmpus Goiânia Oeste/IFG,

Leia mais

AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA

AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA APROVADA ALTERAÇÃO na 34ª reunião do Conselho Superior realizada em 31/03/2017. AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA Norma 018 Dispõe sobre os afastamentos dos docentes para qualificação

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM),

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES (DIPAD) DO IF SUDESTE MG Câmpus Juiz de Fora. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES (DIPAD) DO IF SUDESTE MG Câmpus Juiz de Fora. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES (DIPAD) DO IF SUDESTE MG Câmpus Juiz de Fora CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art. 1º. Este documento orienta o Planejamento das Atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 045, DE 02 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2019

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2019 EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2019 1. A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado) da Universidade de Marília - UNIMAR,

Leia mais

PORTARIA UNESP Nº 812, de 22 de dezembro de 2009.

PORTARIA UNESP Nº 812, de 22 de dezembro de 2009. 1 PORTARIA UNESP Nº 812, de 22 de dezembro de 2009. Regulamenta a concessão da Bolsa Complemento Educacional ao Corpo Técnico e Administrativo da UNESP. O VICE-REITOR NO EXERCÍCIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

INSTRUÇÕES DA SEÇÃO TÉCNICA ACADÊMICA/IBB

INSTRUÇÕES DA SEÇÃO TÉCNICA ACADÊMICA/IBB INSTRUÇÕES DA SEÇÃO TÉCNICA ACADÊMICA/IBB Republicado: sábado, 9 de abril de 2016 - Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 126 (66) 77 Resolução Unesp-12, de 29-2-2016 Dispõe sobre programa

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS- DOUTORADO

PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS- DOUTORADO EDITAL Nº 22/2015 IFNMG-CAMPUS PIRAPORA, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015. PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS- DOUTORADO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. Aprova o Regulamento de pós-doutorado da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),

Leia mais

Resolução n o 003, de 06 de fevereiro de 2002

Resolução n o 003, de 06 de fevereiro de 2002 Resolução n o 003, de 06 de fevereiro de 2002 Fixa normas e condições de afastamento de docentes da carreira do magistério superior da FUNREI para cursos de pós-graduação em instituição nacional ou estrangeira.

Leia mais

EDITAL Nº 03/2018 PRPGPE

EDITAL Nº 03/2018 PRPGPE EDITAL Nº 03/2018 PRPGPE A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PRPGPE) do Centro Universitário Franciscano, torna público que, no período de 16 de fevereiro a 02 de março de 2018, estarão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 068/2002 Disciplina os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no âmbito da Universidade Federal do Amazonas. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS e PRESIDENTE DO, no uso de suas atribuições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS PARA QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU e PÓS-DOUTORADO.

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA

REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA Art. 1º. O presente regulamento estabelece as regras para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação do Centro Universitário de União da Vitória

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Leia mais

Resolução Nº 02/2016

Resolução Nº 02/2016 Resolução Nº 02/2016 Normas para a concessão e manutenção de bolsas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação. Definição dos critérios para a concessão e manutenção de bolsas

Leia mais

I. PÚBLICO-ALVO Acadêmicos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Nanociências Doutorado.

I. PÚBLICO-ALVO Acadêmicos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Nanociências Doutorado. EDITAL Nº 09/2018 PRPGPE A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PRPGPE) do Centro Universitário Franciscano, torna público que no dia 07 de março de 2018, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

Resolução N.º 2/2011-CD

Resolução N.º 2/2011-CD Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FUERN Conselho Diretor - CD Rua Almino Afonso, 478 -

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - (PGCS), vinculado à Escola de Humanidades (EH) da Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN Campus I Joinville 2018 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

RESOLUÇÃO ColPPGCS No 02/ 2016

RESOLUÇÃO ColPPGCS No 02/ 2016 RESOLUÇÃO ColPPGCS No 02/ 2016 O Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, nível Mestrado, no uso de suas atribuições, com amparo nos Parágrafos III e VIII Art. 10º do

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2017

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2017 EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2017 1. A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado) da Universidade de Marília - UNIMAR,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 009/2007-CEPE-CAD/UNICENTRO

RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 009/2007-CEPE-CAD/UNICENTRO RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 009/2007-CEPE-CAD/UNICENTRO ESTA RESOLUÇÃO ESTÁ ALTERADA PELAS RESOLUÇÕES CONJUNTAS Nº 12/2007- CEPE-CAD, Nº 6/2013-CEPE-CAD, E Nº 2/2015-CEPE-CAD/UNICENTRO. Dispõe sobre a atribuição

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU

RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU Fixa normas para revalidação de títulos de Pós-graduação Stricto sensu de origem estrangeira. CONSIDERANDO o contido no Artigo

Leia mais

O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 28, inciso

O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 28, inciso RESOLUÇÃO CONSUN N 026/2009 Ementa: Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós Graduação lato sensu ofertados pela Universidade de Pernambuco. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E LINGUÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E LINGUÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E LINGUÍSTICA Resolução n. 002/2014 Estabelece normas, critérios e condições para concessão, manutenção, renovação,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CEPE

RESOLUÇÃO Nº CEPE RESOLUÇÃO Nº 18-16-CEPE ALTERA REGULAMENTO DOS CURSOS LATO SENSU DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 23-07-CEPE, COM ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELAS RESOLUÇOES Nº 58-12, 36-13 E

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 010/2015

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 010/2015 DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 010/2015 Altera a Deliberação CONSUNI Nº 052/2009, que Institui Auxílio/Bolsas de Estudo destinadas a docentes e servidores técnicoadministrativos da Universidade de Taubaté e da

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO Edital nº 04/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS (FAPESB) O Diretor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e o Coordenador do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 04/2017, DO CONSELHO DIRETOR Estabelece o Programa de Apoio à Qualificação (QUALI-UFU) mediante o custeio de ações de qualificação para os servidores efetivos, docentes e técnico-administrativos

Leia mais

Considerando a Orientação Normativa MPOG Nº 10, de 03/12/2014; (Redação dada pela Resolução nº 02/2015/CDP de 25/05/2015)

Considerando a Orientação Normativa MPOG Nº 10, de 03/12/2014; (Redação dada pela Resolução nº 02/2015/CDP de 25/05/2015) RESOLUÇÃO N o 019/2012/CDP Florianópolis, 03 de maio de 2012. A PRESIDENTE DO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Regimento Geral do IF-SC e pelo

Leia mais

MANUAL PICDT DA UFRRJ (lato sensu e stricto sensu)

MANUAL PICDT DA UFRRJ (lato sensu e stricto sensu) MANUAL PICDT DA UFRRJ (lato sensu e stricto sensu) 1. O QUE É O PICDT? O Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica (PICDT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, visa a promover

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4/2018/CONSU. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

RESOLUÇÃO Nº 4/2018/CONSU. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 4/2018/CONSU Cria e normatiza o Programa de Apoio à Permanência Estudantil da UFS no âmbito

Leia mais

Art. 1º - Estabelecer as normas para implementação de Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 1º - Estabelecer as normas para implementação de Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Av. Ville Roy, 5315 Bairro São Pedro 69.301-001 - Boa Vista/RR Fone (095)621-3108 Fax (095)621-3101 Resolução

Leia mais

PORTARIA DIR-275/08, DE 13 DE MAIO DE 2008.

PORTARIA DIR-275/08, DE 13 DE MAIO DE 2008. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PORTARIA DIR-275/08, DE 13 DE MAIO DE 2008. O DIRETOR GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 091/2018-PGB

RESOLUÇÃO Nº 091/2018-PGB RESOLUÇÃO Nº 091/2018-PGB Aprova normas para inscrição, seleção e renovação de bolsa para o Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES. Considerando decisão do Conselho Acadêmico, reunido em 01/11/2018.

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO. RESOLUÇÃO Nº 040, de 15 de Junho de 2011.

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO. RESOLUÇÃO Nº 040, de 15 de Junho de 2011. CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 040, de 15 de Junho de 2011. Regulamenta a concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado O CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 29/2011/CONSU

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 29/2011/CONSU Aprova a criação do Programa de Bolsas de Pós-Graduação para Docentes e Técnicos Administrativos da UFS Desenvolvendo Teses ou Dissertações THESIS. O da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 261. Pôr em vigência, a partir da presente data, as NORMAS PARA

RESOLUÇÃO Nº 261. Pôr em vigência, a partir da presente data, as NORMAS PARA RESOLUÇÃO Nº 261 PÕE EM VIGÊNCIA AS NORMAS PARA AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA DOUTORADO SANDUÍCHE E ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO O Reitor da Universidade Católica de Pelotas, no uso de suas atribuições, considerando

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. Fixa normas para o Programa de Iniciação Científica, no Instituto Superior de Educação

Leia mais

I Composição da Comissão de Seleção de Bolsas

I Composição da Comissão de Seleção de Bolsas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR MINUTA DE RESOLUÇÃORESOLUÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 42/CPG/2018, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 42/CPG/2018, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2018. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (48) 3721-6313

Leia mais

Comissão de Bolsas: instruções gerais

Comissão de Bolsas: instruções gerais Comissão de Bolsas: instruções gerais A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos (PPGEE) cuida da distribuição, manutenção e redistribuição das bolsas CAPES e CNPq dentro

Leia mais

Capítulo I. Das Disposições Preliminares

Capítulo I. Das Disposições Preliminares SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO RCBC - REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS PARA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DO IFMT Regulamenta

Leia mais

EDITAL Nº 04/2016 CONSELHO DO CAMPUS URUGUAIANA

EDITAL Nº 04/2016 CONSELHO DO CAMPUS URUGUAIANA EDITAL Nº 04/2016 CONSELHO DO CAMPUS URUGUAIANA AFASTAMENTO PARCIAL PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS URUGUAIANA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA 2016/II

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA

Leia mais

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP.

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo em vista o deliberado

Leia mais

EDITAL N 028/2019 PROCESSO PARA O PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL

EDITAL N 028/2019 PROCESSO PARA O PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL EDITAL N 028/2019 PROCESSO PARA O PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL O Centro Universitário Senac, por sua Reitoria, torna pública a abertura do edital do Programa de Bolsa na modalidade Bolsa Social para ingressantes

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO N.3/2016

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO N.3/2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO N.3/2016 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PELO PNPD/CAPES, PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

Leia mais

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas,

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Diário Oficial Poder Executivo Seção I dia 26.08.2011 pag. 36 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-34, de 25-8-2011 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM Edital nº 02 de 2012 Convocação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. RESOLUÇÃO CPG/ENF N o 001/2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. RESOLUÇÃO CPG/ENF N o 001/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM RESOLUÇÃO CPG/ENF N o 001/2015 Estabelece a estrutura curricular do Programa de PósGraduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 63-CONSUP/IFAM, 24 de novembro de 2017.

RESOLUÇÃO Nº 63-CONSUP/IFAM, 24 de novembro de 2017. RESOLUÇÃO Nº 63-CONSUP/IFAM, 24 de novembro de 2017. O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, neste ato como Presidente do Conselho Superior, órgão de caráter consultivo

Leia mais

PORTARIA N o 388 de 01/08/2016

PORTARIA N o 388 de 01/08/2016 PORTARIA N o 388 de 01/08/2016 Aprova a Tabela de Descontos para alunos matriculados em cursos e programas da Universidade Positivo (UP). O Reitor da Universidade Positivo, no uso de suas atribuições estatutárias,

Leia mais

EDITAL Nº 008 / ARII/REITORIA

EDITAL Nº 008 / ARII/REITORIA EDITAL Nº 008 / 2014 - ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA A BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - PROMISAES 2014/2, PARA O PROGRAMA ESTUDANTES- CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Aprova criação da Comissão de Bolsas e critérios de concessão e manutenção de bolsas O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI PORTUGAL EDITAL MEC/CAPES Nº 017/2013 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS FURG/PROGRAD 02/2013

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI PORTUGAL EDITAL MEC/CAPES Nº 017/2013 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS FURG/PROGRAD 02/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e-mail:prograd@furg.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 001/2017 SEMED (Prazo: 30 dias) Processo Seletivo para a concessão de licença para qualificação profissional

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO 2017 1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO CAPÍTULO DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa Institucional de Iniciação Científica

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016)

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de 2014. (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) Disciplina o processo de afastamento de técnico-administrativo do quadro da UFSJ para curso de pós-graduação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E TAXAS/AUXÍLIOS PARA PAGAMENTO DE MENSALIDADES ESCOLARES - PROSUP PROSUP EDITAL Nº002/2016

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS - PPSIG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS - PPSIG Resolução Nº 05/2014 EMENTA: Aprova a regulamentação da concessão e renovação de bolsa de estudo no âmbito do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. O COLEGIADO DO CURSO, no uso de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSU

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSU RESOLUÇÃO N.º 471/2007 Publicada no D.O.E. de 16-08-2007, pág. 14 Aprova a Instrução Normativa para concessão de Bolsa de Estudo a Docentes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO Nº 001/2013 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Regulamenta

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA RESOLUÇÃO Nº 01/PPGSC/2017 Regulamenta o Estágio de Docência e os direitos e deveres dos bolsistas CAPES/DS no Programa de Pós- Graduação em Saúde Coletiva da UFSC. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 10/09 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 10/09 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 10/09 CONSUNI APROVA A POLÍTICA DE PESQUISA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL UNERJ. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário de Jaraguá do Sul UNERJ,

Leia mais