E as leguminosas que são tão saborosas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E as leguminosas que são tão saborosas"

Transcrição

1 E as leguminosas que são tão saborosas

2 Sumário v Introdução v Feijão Receita: Bolinhos de feijão e atum v Grão-de-bico Receita: Pastéis de bacalhau com grão-de-bico v Soja Receita: Bolonhesa de soja v Lentilhas Receita: Arroz de lentilhas e cogumelos v Ervilhas Receita: Creme de ervilhas e hortelã v Favas Receita: Ensopado de favas com alho-francês v Recomendações

3 Introdução As variadas leguminosas disponíveis no nosso país constituem um alimento nutricionalmente importante, muito económico, de fácil armazenamento, longa duração e extremamente versáteis no que respeita a aplicações culinárias. Ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, feijão, favas e a soja são, na sua grande maioria, variedades bastantes comuns no mercado, na forma seca, em conserva, frescas ou congeladas. As leguminosas em geral podem contribuir bastante para economizar tempo e dinheiro, não apenas pelo seu baixo custo mas também por apresentarem um elevado rendimento depois de demolhadas, por duplicarem ou triplicarem a quantidade da refeição inicial e a enriquecer de forma saudável.

4 Introdução Em simultâneo, são bastante fáceis e rápidas de usar: na forma pré-cozida, fresca ou congelada, basta juntá-las aquando da confeção do prato e mesmo secas, basta demolhá-las durante uma noite e cozê-las. As leguminosas auxiliam ainda mais na poupança ao adaptarem-se facilmente a inúmeros pratos principais, entradas e sobremesas de qualquer gastronomia, adquirindo facilmente os sabores sem anularem a sua presença, podendo, por isso, ser usadas em purés, saladas, estufados, no arroz, em sopas, em caldeiradas e de formas mais originais como, por exemplo, em croquetes.

5 Feijão O feijão é originário do continente americano e foi trazido para a Europa na época dos Descobrimentos. Em Portugal tornou-se um componente comum na alimentação, estando presente em alguns dos pratos característicos portugueses como a feijoada. Existe uma enorme variedade de tipos de feijão. Os mais conhecidos e utilizados em Portugal são o feijão manteiga, o feijão vermelho, o feijão preto, o feijão-frade e o feijão branco. Apesar desta grande variedade, nutricionalmente os tipos de feijão não diferem muito entre si. Características nutricionais do feijão: v alta quantidade de proteína vegetal; v apreciável teor em hidratos de carbono, fibras, ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco; v reduzido teor de gordura; v elevado teor em ácido fólico (ou vitamina B9) à essencial para o correto desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso durante a gravidez. A grande diferença passa pela cor, pela forma/tamanho do grão e pela textura. A escolha do tipo de feijão vai depender da preferência pessoal.

6 Receita: Bolinhos de Feijão e Atum 20 doses v Ingredientes: 250g de feijão-vermelho cozido; 1 cebola; 2 dentes de alho; 1 ovo; 2 latas de atum (escorrer bem, se for em óleo ou em azeite); 1 cenoura; temperos a gosto (pimenta, orégãos, ). v Modo de preparação: Bater todos os ingredientes num liquidificador, à exceção do atum. Adicionar o atum à mistura e envolver bem todos os ingredientes. Levar a mistura ao frigorífico durante 5 minutos. Fazer bolinhas com a massa do tamanho que desejar, pôr num tabuleiro coberto com papel vegetal e levar ao forno (pré-aquecido) durante 25 minutos a ºC.

7 Grão-de-bico O grão-de-bico tem origem no Médio Oriente. Atualmente os maiores produtores desta leguminosa são a Índia e o Paquistão. No entanto, na Europa, Portugal e Espanha são os países com maior produção de grão-de-bico. Esta leguminosa também é bastante conhecida na gastronomia portuguesa, onde temos o exemplo do bacalhau com grão. Características nutricionais do grão-de-bico: v contém quantidade apreciável de proteína; v excelente fonte de fibra à importante em situações de obstipação, sendo um bom alimento para regular o intestino; v contém minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo como o ferro, cálcio e magnésio; v contém triptofano na sua constituição à o triptofano transforma-se em serotonina, a qual é um neurotransmissor relacionado com sensações de bem-estar e satisfação.

8 Receita: Pastéis de Bacalhau com Grão-de-bico 20 doses v Ingredientes: 250g de grão-de-bico cozido; 50g de cebola; 2 dentes de alho; 1 ovo; 300g de bacalhau desfiado; 15g de farelo de aveia; 50g de cenoura raspada; 2 colheres de sopa de coentros picados. v Modo de preparação: No liquidificador ou com a varinha, bater o grão, a cenoura, a cebola, o alho e o farelo de aveia até obter uma pasta. Bater o bacalhau desfiado no liquidificador, no processador de alimento ou com a varinha até desfazer totalmente o bacalhau. Misturar as duas pastas a do grão e a do bacalhau com as mãos. De seguida, juntar o ovo previamente batido e misturar bem; juntar os coentros picados no final. Com a ajuda de 2 colheres, formar os pastéis de bacalhau e levá-los ao congelador durante 15 minutos para ficarem firmes. Levar os pastéis ao forno pré-aquecido a 200º por 25 minutos, num tabuleiro coberto por papel vegetal.

9 Soja A soja é uma leguminosa originária da China e muito utilizada em países asiáticos. Apesar de não ser a leguminosa mais relacionada com a gastronomia portuguesa, a sua inclusão na alimentação está a aumentar. A soja pode ser encontrada em várias formas sendo as mais comuns o óleo de soja, o tofu, a bebida de soja, a soja texturizada e a soja em grão. Interessa-nos especialmente a soja em grão por ser a forma mais natural. Características nutricionais da soja: v excelente fonte de proteína vegetal e fibra; v fonte de ferro, magnésio e vitaminas do complexo B; v possui substâncias antioxidantes, as quais podem ajudar na prevenção de certas doenças crónicas.

10 Receita: Bolonhesa de Soja 4 doses v Ingredientes: 400g de soja texturizada (deixar a soja de molho no dobro de água durante minutos e escorrer bem); 1 tomate médio picado; 200g de molho de tomate; 1 cebola pequena picada e 2 dentes de alho picados; 1 cenoura raspada ou em cubos; temperos a gosto (pimenta, orégãos, manjericão, ) v Modo de preparação: Refogar a cebola e o alho em azeite (uma colher de sobremesa rasa). Juntar os temperos, o tomate picado e a cenoura e refogar até o tomate ficar mais desfeito. Adicionar a soja e mexer bem. Juntar o molho de tomate e deixar cozinhar durante 6 a 7 minutos a temperatura média. Existem diversas opções de servir, entre as quais sugerimos acompanhar com massa, servir como recheio de curgete ou beringela ou como recheio de lasanha.

11 Lentilhas As lentilhas são originárias do Médio Oriente e atualmente cultivam-se sobretudo na Turquia, Índia, Canadá, China e Síria. Existem vários tipos de lentilhas, que se diferenciam pela cor: lentilhas verdes, louras, vermelhas ou castanhas, negras e lentilhas laranja. As lentilhas são suculentas e o seu sabor pode ser realçado através do uso ervas aromáticas como o louro, salsa, alecrim e salva. Características nutricionais das lentilhas: v são as leguminosas mais fáceis de digerir; v contêm 22 a 25% de proteína; v são ricas em vitamina A, B1, B2 e sais minerais, particularmente em cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo e zinco.

12 Receita: Arroz de lentilhas e cogumelos v Ingredientes: 1 lata de lentilhas; 1 lata de cogumelos laminados; 1 cebola 1 chávena de arroz; 3 chávenas de água; 2 cenouras; temperos a gosto (pimenta, orégãos, ); azeite q.b. v Modo de preparação: Num tacho com um fio de azeite, refogar a cebola picada. Juntar os cogumelos laminados e deixar por 2 minutos. Adicionar o arroz, mexer e acrescentar a água. Quando ferver, juntar as leguminosas e adicionar um pouco de sal. Baixar o lume e deixar cozer durante minutos. Cerca de 10 minutos antes do fim, juntar a cenoura cortada em pedaços pequenos.

13 Ervilhas É muito antigo o seu uso nas zonas rurais da Índia e daí foram introduzidas na China. Até o século XVI a ervilha era usada como grão seco e, a partir desse momento, começou a ser usado o grão fresco. Desde então, a sua difusão e uso alcança níveis mundiais. Encontramos ervilhas em qualquer época do ano e são leguminosas muito versáteis, podendo ser consumidas cozidas, estufadas e em sopas. Características nutricionais das ervilhas: v alto teor em proteína vegetal e fibra; v contém um valor muito reduzido de gordura; v grande riqueza a nível mineral, nomeadamente em magnésio, zinco, cálcio, vitaminas B1, B2, B6, A e C (quando consumidas frescas).

14 Receita: Creme de ervilhas com hortelã 4 doses v Ingredientes: 250g ervilhas (podem ser congeladas); 1 cebola; 2 batatas; 3 folhas de hortelã; 1 fio de azeite; v Modo de preparação: Cortar as batatas e a cebola aos cubos para cozerem mais rapidamente. Colocar água numa panela alta, juntar as batatas, a cebola, as ervilhas e a hortelã e deixar cozer. Temperar com o sal. Depois de cozidos, escorrer e reservar a água. Colocar as batatas, a cebola e as ervilhas cozidas num liquidificador e triturar ou utilizar uma varinha. Adicionar aos poucos a água do cozido até formar um creme aveludado. Servir quente.

15 Favas As favas são originárias do Perú e são as leguminosas mais cultivadas no mundo. Características nutricionais das favas: v ricas em fibras, ferro, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio.

16 Receita: Ensopado de favas com alho-francês v Ingredientes: 250g de favas lavadas; 2 dentes de alho amassados; 1 batata-doce (ou batata normal), 1 alho-francês e 1 cenoura todos cortados às rodelas; 2 colheres de sopa de azeite; 1 colher de sopa de orégãos; sal q.b. v Modo de preparação: Cozinhar as favas numa panela com 1 litro de água durante 40 minutos ou até ficarem macias e reservar. Noutra panela, aquecer o azeite e dourar o alho. Juntar o alho-francês, a cenoura e a batata-doce e deixar refogar, sem parar de mexer, durante 4 minutos. Adicionar as favas com a água de cozedura e os orégãos. Pode adicionar um pouco mais de água se considerar necessário. Misturar bem a preparação. Tapar a panela, deixar cozinhar em lume brando e ir mexendo de vez em quando, durante 20 minutos ou até que os legumes estejam macios. Retirar do lume e servir.

17 Recomendações A Roda dos Alimentos Portuguesa recomenda uma a duas porções diárias de leguminosas, as quais se traduzem em: v Uma colher de sopa de leguminosas secas cruas (25g) à ex: grão-de-bico, feijão, lentilhas; v Três colheres de sopa de leguminosas frescas cruas (80g) à ex: ervilhas, favas; v Três colheres de sopa de leguminosas secas/frescas cozinhadas (80g). Importante ter em consideração que as leguminosas em conserva normalmente apresentam altos níveis de sódio. Deste modo, é aconselhado que escorra o líquido da lata e passe as leguminosas por água corrente antes de as usar. Para além do maior teor em sódio, as leguminosas em conserva têm menor teor em vitaminas e minerais, sendo um aspeto a ter também em consideração.

18 Ficha Técnica Título: Guia de Bolso: E as leguminosas que são tão saborosas Conceção: Nutricionista: Mª Antónia Campos (0011N), estagiárias de Nutrição: Daniela Silva e Sofia Mendes Propriedade: Associação do Porto de Paralisia Cerebral Redação: Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral do Porto Data de publicação: Abril de 2016

19 Bibliografia v Direção Geral de Saúde v FAO (Food and Agriculture Organization) v Global Pulse Confederation iyp2016.org v v Imagens retiradas do Google

Ementa de primavera /verão

Ementa de primavera /verão 1 Ementa de primavera /verão Sopa: Creme de ervilhas com hortelã Prato principal: Salmão no forno com arroz de cenoura Bebida: Sumo de laranja natural Sobremesa: Delícia de morango Creme de Ervilhas com

Leia mais

Fichas Técnicas das Ementas de Peixe

Fichas Técnicas das Ementas de Peixe F.T.P.1 Arroz de atum com cenoura e milho Atum 100g Estufar o atum, previamente escorrido, com tomate, cebola, louro, orégãos, cenoura, milho e azeite. Picar o alho e a cebola e estufar em azeite. Adicionar

Leia mais

Alimentos frescos para dias quentes

Alimentos frescos para dias quentes Alimentos frescos para dias quentes SUMÁRIO ENTRADAS: Salada Caprese Bruschettas de tomate PRATOS PRINCIPAIS: Cuscuz com legumes e atum Massa de polvo e grão Salada de atum e feijão frade SOBREMESAS: Gelado

Leia mais

Fichas Técnicas das Ementas de Peixe

Fichas Técnicas das Ementas de Peixe F.T.P.1 Arroz de atum com cenoura e milho Atum 100g Estufar o atum, previamente escorrido, com tomate, cebola, louro, orégãos, cenoura, milho e azeite. Picar o alho e a cebola e estufar em azeite. Adicionar

Leia mais

Grãos cozidos. Ingredientes 1 copo grande (200 gramas) de grãos de soja escolhidos, sem lavar 6 copos grandes (dos de requeijão) de água fervente

Grãos cozidos. Ingredientes 1 copo grande (200 gramas) de grãos de soja escolhidos, sem lavar 6 copos grandes (dos de requeijão) de água fervente Grãos cozidos 1 copo grande (200 gramas) de grãos de soja escolhidos, sem lavar 6 copos grandes (dos de requeijão) de água fervente Lavar a soja em 3 copos de água fervente, escorrer, e se necessário,

Leia mais

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey Benefícios da Quinoa ORIGINÁRIA DA AMÉRICA DO SUL, ESTE CEREAL DOS INCAS, É APONTADO COMO O MELHOR ALIMENTO DE ORIGEM VEGETAL PARA CONSUMO HUMANO DEVIDO À SUA RIQUEZA NUTRICIONAL. SE PRETENDE TER UMA ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Sopa Creme de cenoura e espinafres

Sopa Creme de cenoura e espinafres Sopa Creme de cenoura e espinafres 45 minutos 200 g courgette ( courgette média) 50 g de batata ( batata média) 50 g de cenoura (2 cenouras médias) 00 g de cebola ( cebola média) 00 gramas espinafres 5,8

Leia mais

Fichas Técnicas das Ementas de Peixe

Fichas Técnicas das Ementas de Peixe F.T.P.1 Arroz de atum Atum 100g Estufar o atum, previamente escorrido, com tomate, cebola, louro, orégãos e azeite. Picar o alho e a cebola e estufar em azeite. Adicionar água ao preparado. Após fervura

Leia mais

SOPA OUTONO/INVERNO. Sopa de feijão com couve portuguesa. Uma sopa bem quentinha sabe mesmo bem no Inverno, sejam cremes, caldos ou sopas.

SOPA OUTONO/INVERNO. Sopa de feijão com couve portuguesa. Uma sopa bem quentinha sabe mesmo bem no Inverno, sejam cremes, caldos ou sopas. SOPA OUTONO/INVERNO Sopa de feijão com couve portuguesa Uma sopa bem quentinha sabe mesmo bem no Inverno, sejam cremes, caldos ou sopas. Uma sopa é um prato económico, cheio de nutrientes, reconfortante,

Leia mais

Receitas. Sustentáveis. Receitas. Sustentáveis

Receitas. Sustentáveis. Receitas. Sustentáveis Receitas Receitas Sustentáveis Sustentáveis Bolonhesa de lentilhas 70 g esparguete 1 dente de alho 40 g cenoura 140 g espinafres 50 g tomate maduro 40 g lentilhas secas Orégãos q.b. Manjericão q.b. 5 g

Leia mais

Arroz de Vitela com Legumes

Arroz de Vitela com Legumes Arroz de Vitela com Legumes Carne de vitela para cozer 1 cebola 3 cravinhos 1 folha de louro 3 dentes de alho 2 chávenas de arroz 1 cenoura cortada em cubos 7 cogumelos frescos laminados Tomate maduro

Leia mais

PARCERIAS: AGRADECIMENTOS

PARCERIAS: AGRADECIMENTOS PARCERIAS: AGRADECIMENTOS Agradecemos aos pais e familiares das crianças do Jardimde-Infância de Reguengos de Monsaraz pela participação nesta iniciativa assim como ao Agrupamento de Escolas de Reguengos

Leia mais

Fichas Técnicas das Ementas de Carne

Fichas Técnicas das Ementas de Carne F.T.P.1 Almôndegas estufadas Almôndegas 1 Levar a cebola e o alho. Num tacho colocar o tomate, a cebola picada, salsa, azeite, orégãos e sal e levar a estufar. Triturar tudo. Adicionar as almôndegas ao

Leia mais

E - B O O K R E C E I TA S P R ÁT I C A S E S A U D ÁV E I S D I A M U N D I A L D A A L I M E N TA Ç Ã O D E O U T U B R O

E - B O O K R E C E I TA S P R ÁT I C A S E S A U D ÁV E I S D I A M U N D I A L D A A L I M E N TA Ç Ã O D E O U T U B R O E - B O O K R E C E I TA S P R ÁT I C A S E S A U D ÁV E I S D I A M U N D I A L D A A L I M E N TA Ç Ã O 2 0 1 8 1 6 D E O U T U B R O Se tens pouco tempo mas não abdicas de ter uma boa alimentação, este

Leia mais

Município de Estarreja Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço

Município de Estarreja Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Sopa Sopa de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Prato Esparguete com carne de vaca picada 1,3 Estufado de cogumelos e legumes com massa cotovelinhos 1,3 Salada Salada de alface

Leia mais

Fichas Técnicas das Ementas de Carne

Fichas Técnicas das Ementas de Carne F.T.P.1 Almôndegas estufadas Almôndegas 1 Levar a cebola e o alho. Num tacho colocar o tomate, a cebola picada, salsa, azeite, orégãos e sal e levar a estufar. Triturar tudo. Adicionar as almôndegas ao

Leia mais

Receitas Afrodisíacas para desfrutar a 2

Receitas Afrodisíacas para desfrutar a 2 Receitas Afrodisíacas para desfrutar a 2 A utilização de alimentos com características afrodisíacas remonta aos tempos da antiguidade e tem vindo a ser suportada por várias culturas ao longo da história.

Leia mais

PROPOSTAS DE ECO-EMENTAS

PROPOSTAS DE ECO-EMENTAS Eco-escolas PROPOSTAS DE ECO-EMENTAS Alunos do 3º ciclo Fevereiro 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR CARLOS PINTO FERREIRA Receitas saudáveis: Primavera/Verão Entrada SALADA DE 3 COUVES 2 chávenas de couve

Leia mais

BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO. Ingredientes. Ingredientes Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q.

BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO. Ingredientes. Ingredientes Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q. BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q.b Desfazer a farinha no leite e tempere. Envolver os legumes cortados e fritar pequenas

Leia mais

WORKSHOP COZINHA RÁPIDA E SAUDÁVEL

WORKSHOP COZINHA RÁPIDA E SAUDÁVEL PAPAS DE AVEIA COM MAÇÃ E CANELA Tempo de preparação: 10 min Dose: 1 40 gr de flocos de aveia; 200 ml de leite magro ou de uma bebida vegetal à sua escolha; Casca de 1/2 limão; 1 maçã desidratada; Canela

Leia mais

o segredo do chef está na Massa

o segredo do chef está na Massa o segredo do chef está na Massa De Chef para Chef este é o nosso compromisso: ajudá-lo a encontrar a receita de sucesso para o seu negócio! Como tornar os seus pratos de massa infalíveis: Preparar a cozedura:

Leia mais

FICHAS TÉCNICAS - PRATOS DE CARNE E OVO

FICHAS TÉCNICAS - PRATOS DE CARNE E OVO CARNE: HAMBURGUER DE AVES GRELHADO COM ARROZ BRANCO E SALADA DE ALFACE E COUVE ROXA Temperar o hamburguer com um pouco de sal. De seguida, colocar azeite numa chapa e quando esta estiver bem quente grelhar

Leia mais

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos)

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos) Semana 1 com pão com bolacha Sopa de feijão-verde Massa à lavrador (c/vitela, tronchuda e feijão vermelho) Sopa de feijão branco e Tintureira/cação de cebolada (tomate e pimento) e batata cozida Pão (1/2)

Leia mais

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página1 13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página2 OS PODERES DA LINHAÇA: A linhaça é um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida. Utilizada no Oriente desde a antiguidade

Leia mais

Bolinho de presunto e queijo

Bolinho de presunto e queijo Receitas deliciosas Bolinho de presunto e queijo - 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado - 1/2 xícara (chá) de presunto moído - 2 colheres (sopa) de manteiga derretida - 4 colheres (sopa) de farinha

Leia mais

Fichas Técnicas das Ementas de Carne

Fichas Técnicas das Ementas de Carne FT 2 Almôndegas estufadas Almôndegas sa Orégãos Farinha de trigo 1 picada, a polpa de tomate e deixe estufar durante 2º Coloque as almondegas num tabuleiro polvilhe com farinha de trigo e leve-as a cozinhar

Leia mais

RECEITAS 6º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 6º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 6º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 1. Macarrão a Putanesca 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto; 3kg de molho

Leia mais

RECEITAS 1º CICLO DE 2018 AGRUPAMENTO 2

RECEITAS 1º CICLO DE 2018 AGRUPAMENTO 2 RECEITAS 1º CICLO DE 2018 AGRUPAMENTO 2 1. Macarrão a Putanesca Ingredientes 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto;

Leia mais

1- Ementas. Ementa 1 Primavera Verão

1- Ementas. Ementa 1 Primavera Verão Índice Contents 1- Ementas... 2 Ementa 1 Primavera Verão... 2 2- Fichas técnicas para 4 pessoas... 3 2.1 Duo de Cherovia e Pau Roxo... 3 2.2 Medalhão de Pescada com Crosta de Pão fresco e ervas em cama

Leia mais

RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 1. Macarrão a Putanesca Ingredientes 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto;

Leia mais

RECEITAS 1º CICLO DE 2018 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 1º CICLO DE 2018 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 1º CICLO DE 2018 AGRUPAMENTO 3 1. Macarrão a Putanesca Ingredientes 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto;

Leia mais

Fichas Técnicas das Ementas de Peixe

Fichas Técnicas das Ementas de Peixe F.T.P.2 F.T.P. 4 Peixe-prata no forno Peixe-prata Ervas aromáticas (sa, Orégãos,, Arroz de peixe (pescada e ameijoa) malandrinho Ameijoa Arroz Coentros F.T.P. 6 Carapau no forno Carapau Pimento 140gr 20gr

Leia mais

RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2

RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 1. Feijoada Vegetariana per capita (g) 100 alunos 200 alunos 300 alunos feijão preto 15 1500 3000 4500 alho 3 300 600 900 cebola 14 1400 2800 4200 tomate 1,3 130

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Agrupamento de Escolas André Soares Bibliotecas Escolares do Agrupamento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde PES Semana da Alimentação Alimentação e Saúde Investe em ti Alimentação saudável, o

Leia mais

RECEITAS 2º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 2º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 2º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 1. Galinhada 1kg de arroz polido tipo 1; 2kg de peito de frango (pouch); 3 cebolas; 6 dentes de alho amassados; Meio maço de Salsinha; 1 copo de óleo; Sal a gosto;

Leia mais

Workshop Cozinhar com menos sal é possível?

Workshop Cozinhar com menos sal é possível? Workshop Cozinhar com menos sal é possível? Solange Burri 27.05.2014 Escola Secundária José Estevão Receitas Sopa Creme de Cenoura e Curgete 1 l água; 3 Batatas médias; 4 Cenouras; 1 Curgete; 1 Maçã; Azeite;

Leia mais

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS . ESTADO DE SANTA CATARINA ESTADO DE SANTA CATARINA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS Florianópolis, 2013 SED/DIAE/GEALI. 1 ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO Conteúdo 1.INTRODUÇÃO...

Leia mais

RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2

RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 1. Feijoada Vegetariana per capita (g) 100 alunos 200 alunos 300 alunos feijão preto 15 1500 3000 4500 alho 3 300 600 900 cebola 14 1400 2800 4200 tomate 1,3 130

Leia mais

Arroz de Pato com Couve Lombardo e Cenoura

Arroz de Pato com Couve Lombardo e Cenoura Arroz de Pato com Couve Lombardo e Cenoura Receita Ingredientes 1 pato pequeno 100 g de bacon 1 chouriço 2 cebolas 3 cravinhos 350 g de arroz agulha 1/2 couve lombardo 2 cenouras 50 ml de azeite 850 ml

Leia mais

Fichas Técnicas das Ementas de Carne

Fichas Técnicas das Ementas de Carne FT 1 Hambúrguer de vaca no forno Hambúrguer de vaca (2 unidades de ) 1-Leve ao lume o azeite, o alho, a cebola, o tomate em cubos e concentrado e deixe estufar durante 5 minutos. Triturar tudo. 2-Dispor

Leia mais

A turma 8ºF da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas apresenta a Eco-Ementa

A turma 8ºF da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas apresenta a Eco-Ementa A turma 8ºF da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas apresenta a Eco-Ementa Esta ementa teve em consideração as recomendações calóricas e nutricionais de nutricionistas, que consideram que um jovem

Leia mais

TURMERIC PASTE: Pasta de raiz de Curcuma fresca, inteira e selvagem

TURMERIC PASTE: Pasta de raiz de Curcuma fresca, inteira e selvagem TURMERIC PASTE: Pasta de raiz de Curcuma fresca, inteira e selvagem Razões pelas quais a Curcuma fresca é mais benéfica do que a Curcuma em pó: Assegura que os óleos naturais e os componentes da raiz de

Leia mais

RECEITAS 9º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 9º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 9º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 1. Macarrão a Putanesca Ingredientes 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto;

Leia mais

Existem feijões de várias cores?

Existem feijões de várias cores? 1 ? Existem feijões de várias cores? R.: Sim. COM O APOIO DE: 1 ? Qual é a zona do país que produz mais feijão? R.: Zona Centro. COM O APOIO DE: 1 ? O feijão é rico em fibra. Este nutriente ajuda a um

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL Semana de 12 e 16 de fevereiro de Almoço

ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL Semana de 12 e 16 de fevereiro de Almoço Semana de 12 e 16 de fevereiro de 2018 - Almoço Segunda - Carnaval Creme de legumes (Batata, cenoura, alho francês, curgete couve-flor, cebola, alho) Líp. (kcal) Rissóis de peixe com arroz de legumes 1,3,4,6,7,12

Leia mais

3 sopas da nutri. Rápida, proteica e nutritiva

3 sopas da nutri. Rápida, proteica e nutritiva 3 sopas da nutri Rápida, proteica e nutritiva Oi, pessoal! As sopas e caldos são consumidos desde a antiguidade e têm como principal característica a apresentação pastosa ou líquida. Geralmente, são consumidas

Leia mais

ANABELA ALMEIDA. Cozinhar Sem Gastar. Receitas Rápidas e Económicas

ANABELA ALMEIDA. Cozinhar Sem Gastar. Receitas Rápidas e Económicas ANABELA ALMEIDA Cozinhar Sem Gastar Receitas Rápidas e Económicas Sopas Açorda de tomate Caldo de coentros com bacalhau Caldo de grão Consomê de miúdos Gaspacho à algarvia Gaspacho com ovo Sopa de alface

Leia mais

RECEITAS 1º CICLO DE 2016 AGRUPAMENTO 2

RECEITAS 1º CICLO DE 2016 AGRUPAMENTO 2 RECEITAS 1º CICLO DE 2016 AGRUPAMENTO 2 1. Arroz Carreteiro 4 litros de água; 5 tomates; 3 kg de carne bovina em conservas (cubos); 2,5 kg Arroz polido tipo 1; 3 cebolas; 2 dentes de alho; 7colheres de

Leia mais

RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 8º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 1. Macarrão a Putanesca Ingredientes 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto;

Leia mais

RECEITAS 2º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 1

RECEITAS 2º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 1 RECEITAS 2º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 1 1. Galinhada 1kg de arroz polido tipo 1; 2kg de peito de frango (pouch); 3 cebolas; 6 dentes de alho amassados; Meio maço de Salsinha; 1 copo de óleo; Sal a gosto;

Leia mais

Receitas com Frutos Secos

Receitas com Frutos Secos Receitas Receitas com Frutos Secos Bolo de Nozes Bolinhos de Fruta Seca Broas de Amendoim Compota de Tomate com Nozes Frutas de Inverno com Creme Pão de Passas e Nozes Salada de Acelgas com Iogurte e Nozes

Leia mais

EBI RIBEIRA GRANDE Semana de 20 e 24 de novembro de 2017 Almoço

EBI RIBEIRA GRANDE Semana de 20 e 24 de novembro de 2017 Almoço Semana de 20 e 24 de novembro de 2017 Segunda Dia Nacional do Pijama (kcal) Cenoura com lentilhas 615 232 5 0 24 5 0.3 1.7 Salada de atum com massa penne, cenoura, pimentos, ervilha, feijão-verde, milho,

Leia mais

Município de Valongo Ovolactovegetariana Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Ovolactovegetariana Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Sopa Sopa de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Bolonhesa de soja 1,3,6 Arroz com feijão encarnado, cogumelos, brócolos e abóbora Salada Salada de alface Sopa Sopa

Leia mais

Contemporary Cuisine. Azeite de Salsa

Contemporary Cuisine. Azeite de Salsa Azeite de Salsa 1 kg Salsa em molho 0,100 l Caldo de aves 0,250 l Azeite Bringir salsa até a folha se desfazer uma vez esmagada entre dois dedos. Mergulhar em água com gelo e triturar finamente com um

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura

Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura Desafio Eco-ementas 2016/2017 ABAE Eco-Escolas Alimentação Saudável e Sustentável 1 Ementa Entrada Creme de alho francês Salada de alface com beterraba Prato

Leia mais

Livro de Receitas. Aproveitamento de sobras de alimentos

Livro de Receitas. Aproveitamento de sobras de alimentos Livro de Receitas Aproveitamento de sobras de alimentos + Receita enviada por: Nelma Costa Oliveira Receita enviada por: Susana Correia ----------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL Semana de 19 e 23 de março de Almoço

ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL Semana de 19 e 23 de março de Almoço Segunda Dia do Pai Semana de 19 e 23 de março de 2018 - Almoço Líp. (kcal) A Gertal deseja a todos os alunos, professores, funcionários e Cenoura com lentilhas (Batata, cenoura, lentilhas, cebola, alho)

Leia mais

C.M.BARREIRO. Semana de 4 a 8 de março de 2019 Almoço

C.M.BARREIRO. Semana de 4 a 8 de março de 2019 Almoço Semana de 4 a 8 de março de 2019 Sopa Creme de abóbora 96 2,0 15,7 2,9 Escalopes de vitela estufados c/ massa fusilli e esparregado 1,3,7 306 7,0 36,9 23 Vitela cozida com massa fisilli 1,3 257 6,3 28,6

Leia mais

RECEITAS 2º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2

RECEITAS 2º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 RECEITAS 2º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 1. Galinhada 1kg de arroz polido tipo 1; 2kg de peito de frango (pouch); 3 cebolas; 6 dentes de alho amassados; Meio maço de Salsinha; 1 copo de óleo; Sal a gosto;

Leia mais

Receitas DE NATAL. Enjoy the journey

Receitas DE NATAL. Enjoy the journey Receitas DE NATAL A época natalícia é uma altura de amor, união familiar, gratidão, partilha, mas também um momento de consumo alimentar mais tradicional! Este ano, para quebrar o cliché do perú assado

Leia mais

PLANO ALIMENTAR SAUDÁVEL SEMANAL

PLANO ALIMENTAR SAUDÁVEL SEMANAL Para um estilo de vida saudável devem exercitar-se todos os dias e comerem de forma equilibrada. A adoção deste estilo de vida implica a criação de rotinas para toda a família e tudo pode tornar-se mais

Leia mais

RECEITAS 3º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2

RECEITAS 3º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 RECEITAS 3º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 1. Macarrão a Putanesca 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto; 3kg de molho

Leia mais

Alimentação Saudável e Sustentável

Alimentação Saudável e Sustentável Alimentação Saudável e Sustentável ABAE Eco-Escolas Desafio Eco-Ementas 2017/2018 Realizado por: Catarina Ricardo Felícia Silva Inês César Joana Ferreira Como estudantes do ensino superior, decidimos participar

Leia mais

DIA MUNDIAL DO PÃO. 4 RECEITAS DO Chef Fábio Bernardino...

DIA MUNDIAL DO PÃO. 4 RECEITAS DO Chef Fábio Bernardino... DIA MUNDIAL DO PÃO 4 RECEITAS DO Chef Fábio Bernardino... WWW.NUTRIMENTO.PT FICHA TÉCNICA AUTORES: Sofia Mendes de Sousa Fábio Bernardino Maria João Gregório Pedro Graça EDIÇÃO GRÁFICA/DESIGN Sofia Mendes

Leia mais

Receitas. com margarina. Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno

Receitas. com margarina. Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno Receitas com margarina Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno SUGESTÕES DE RECEITAS PARA UTILIZAÇÃO DE MARGARINA SUMÁRIO RECEITAS DOCES... 2 1. * BICHO DE PÉ *...2 2. * BRIGADEIRO *...3 3.

Leia mais

EBI RIBEIRA GRANDE Semana de 19 e 23 de março de 2018 Almoço

EBI RIBEIRA GRANDE Semana de 19 e 23 de março de 2018 Almoço Segunda Dia do Pai Semana de 19 e 23 de março de 2018 A Gertal deseja a todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação uma Feliz Páscoa! Líp. (kcal) Sopa Cenoura com lentilhas 615

Leia mais

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef!

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Todos podemos ser bons cozinheiros, basta querer aprender! Que tal pedires a um adulto para te ajudar a experimentar algumas receitas? Mas atenção!

Leia mais

Menos Sal, Mais Saúde

Menos Sal, Mais Saúde img. sxc.hu Informação facultada por: Serviço de Dietética e Nutrição designed by: CHAlg - GCOM 2014 Menos Sal, Mais Saúde Maio - Mês do Coração 13 de Maio Ervas Aromáticas e Especiarias Especiarias As

Leia mais

EBS TOMÁS DE BORBA Semana de 20 e 24 de novembro de 2017 Almoço

EBS TOMÁS DE BORBA Semana de 20 e 24 de novembro de 2017 Almoço Semana de 20 e 24 de novembro de 2017 Almoço Segunda Dia Nacional do Pijama Líp. AG Sat. (kcal) Cenoura com lentilhas 615 232 5 0 24 5 0.3 1.7 Salada de atum com massa cotovelo, cenoura, pimentos, ervilha,

Leia mais

e-book Receitas para a criança com Paralisia Cerebral

e-book Receitas para a criança com Paralisia Cerebral e-book Receitas para a criança com Paralisia Cerebral FICHA TÉCNICA Título: Direcção Editorial : Concepção: Corpo Redactorial: Produção Gráfica: Fotografia: Propriedade: e-book Receitas para a criança

Leia mais

MASSADA DE MARISCO RECEITA PARA 10 PESSOAS

MASSADA DE MARISCO RECEITA PARA 10 PESSOAS tempo de MARISCO tempo de MARISCO MASSADA DE MARISCO MASSADA DE PEIXE ARROZ DE MARISCO CREME FRIO DE MARISCO CESTO DE CAMARÃO COM ESPINAFRES QUICHE DE MARISCO MIL FOLHAS DE AMÊIJOA COM CAMARÃO AÇORDA DE

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Sopa Sopa de alho-francês 1,3,5,6,7,8,12 207 49 2,1 0,4 6,6 0,9 0,9 0,3 Bolonhesa de cavala 1,3,4,5,6 1038 246 7,7 0,4 26,7 1,1 17,0 0,4 ada ada de cenoura raspada 12

Leia mais

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef!

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Todos podemos ser bons cozinheiros, basta querer aprender! Que tal pedires a um adulto para te ajudar a experimentar algumas receitas? Mas atenção!

Leia mais

Massa branca. Massa verde. Receitas. Ingredientes. 300 g de farinha de trigo 1 ovo 3 a 4 gemas

Massa branca. Massa verde. Receitas. Ingredientes. 300 g de farinha de trigo 1 ovo 3 a 4 gemas Receitas Massa branca 300 g de farinha de trigo 1 ovo 3 a 4 gemas 1 Abrir a farinha sobre uma bancada Acrescentar os demais ingredientes Empastar até ficar homogênea Deixar descansar a massa em geladeira

Leia mais

Cardápios do Brasil. Episódio 1 GRAZIELA MILANESE

Cardápios do Brasil. Episódio 1 GRAZIELA MILANESE Cardápios do Brasil Episódio 1 GRAZIELA MILANESE CARDÁPIOS DO BRASIL - EPISÓDIO 1-2- Tintura de Urucum 4 a 6 porções 500 ml de óleo ou, se preferir, azeite de oliva 50 g de urucum em semente Em uma panela,

Leia mais

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,12 Douradinhos no forno com arroz de cenoura e salada de Sobremesa alface 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 Fruta da época Feijoada

Leia mais

CARNE DE PORCO À ALENTEJANA

CARNE DE PORCO À ALENTEJANA CARNE DE PORCO À ALENTEJANA - 750g de carne de porco - 500g de amêijoas - 1 cebola média - 1 copo pequeno de vinho branco (100ml) - 3 colheres de azeite - Pimenta q.b. - Pimentão doce q.b. Preparação 15

Leia mais

EBS CALHETA Semana de 20 e 24 de novembro de 2017 Almoço

EBS CALHETA Semana de 20 e 24 de novembro de 2017 Almoço Semana de 20 e 24 de novembro de 2017 Almoço Segunda Dia Nacional do Pijama (kcal) Cenoura com lentilhas 615 232 5 0 24 5 0.3 1.7 Salada de atum com massa cotovelo, cenoura, pimentos, ervilha, feijão-verde,

Leia mais

RECEITAS 7º CICLO DE 2016 AGRUPAMENTO 2

RECEITAS 7º CICLO DE 2016 AGRUPAMENTO 2 RECEITAS 7º CICLO DE 2016 AGRUPAMENTO 2 1. Escondidinho de Carne bovina 5 cebolas grandes picadas; 3 tomates picados; 5 colheres de sopa de óleo; 5 dentes de alho amassados; Salsinha a gosto; 6kg de carne

Leia mais

RECEITAS 1º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2

RECEITAS 1º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 RECEITAS 1º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 2 1. Galinhada 1kg de arroz polido tipo 1; 2kg de peito de frango (pouch); 3 cebolas; 6 dentes de alho amassados; Meio maço de Salsinha; 1 copo de óleo; Sal a gosto;

Leia mais

RECEITAS DO CHEF BIJÚ

RECEITAS DO CHEF BIJÚ CREME DE TRUTA FRESCA - 4 trutas inteiras - 1 cebola - 2 dentes de alho - 1 folha de louro - Salsinha - Sal a gosto - Pouco azeite e pouca pimenta - Manteiga a gosto - Creme de leite - 1 copo de vinho

Leia mais

RECEITAS 3º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 3º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 3º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 1. Macarrão a Putanesca 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto; 3kg de molho

Leia mais

ESCOLAS C. M. FARO Semana de 3 a 4 de janeiro de 2019

ESCOLAS C. M. FARO Semana de 3 a 4 de janeiro de 2019 Semana de 3 a 4 de janeiro de 2019 Sopa Sopa juliana 137 32 1,1 0,1 4,0 1,5 1,0 0,1 Hambúrguer de aves estufado com massa farfalle 1,6,12 824 196 8,2 3,6 19,5 1,9 13,9 0,7 Hambúrguer de soja estufado com

Leia mais

RECEITAS 4º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 4º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 4º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 1. Macarrão a Putanesca 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto; 3kg de molho

Leia mais

Ementa Outono/Inverno

Ementa Outono/Inverno Outono/Inverno (quantidade para 4 pessoas) Sopa: Sopa de feijão 500 g feijão catarino 2 cebolas 2 batatas 2 cenouras 1 couve lombarda pequena Massa q.b. Sal q.b. 1- Numa panela com água, temperar com sal

Leia mais

Município de Viseu Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Massa espiral com atum cenoura e milho 1,4 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 de couve branca e feijão branco 1,3,5,6,7,8,12

Leia mais

Frango do Campo Assado à Alentejana

Frango do Campo Assado à Alentejana receitas Frango do Campo Assado à Alentejana Ingredientes para 6 pessoas: 1 frango do campo inteiro 300g de tiras de entremeada cortadas em cubinhos 700g de batatinhas para assar descascadas 7 dentes de

Leia mais

RECEITAS 1º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 1º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 1º CICLO DE 2017 AGRUPAMENTO 3 1. Galinhada 1kg de arroz polido tipo 1; 2kg de peito de frango (pouch); 3 cebolas; 6 dentes de alho amassados; Meio maço de Salsinha; 1 copo de óleo; Sal a gosto;

Leia mais

ESCOLAS C. M. FARO Semana de 17 a 21 de setembro de 2018 Semana de 29 de outubro a 2 de novembro de 2018 Semana de 10 a 14 de dezembro de 2018

ESCOLAS C. M. FARO Semana de 17 a 21 de setembro de 2018 Semana de 29 de outubro a 2 de novembro de 2018 Semana de 10 a 14 de dezembro de 2018 Semana de 17 a 21 de setembro de 2018 Semana de 29 de outubro a 2 de novembro de 2018 Semana de 10 a 14 de dezembro de 2018 Sopa Creme cenoura 204 49 1,9 0,3 6,7 0,8 0,9 0,1 Almôndegas de aves estufadas

Leia mais

PLANO ALIMENTAR SAUDÁVEL SEMANAL

PLANO ALIMENTAR SAUDÁVEL SEMANAL Para um estilo de vida saudável deve exercitar-se todos os dias e comer de forma equilibrada. A adoção deste estilo de vida implica a criação de rotinas para toda a família e tudo pode tornar-se mais simples

Leia mais

Fichas Técnicas das Ementas de Sopa

Fichas Técnicas das Ementas de Sopa Fichas Técnicas das Ementas de Sopa Nº Nome Ingredientes Capitação Método culinário: F.T.S.1 Macedónia de legumes s Feijão-verde F.T.S.2 Primavera Repolho F.T.S.3 Sopa de Legumes Repolho F.T.S.4 Camponesa

Leia mais

Molho especial para macarrão

Molho especial para macarrão Molho especial para macarrão Receita para ½ kg de macarrão 1 cebola bem picada 1 dente de alho bem amassado ou picado 3 colheres de azeite doce 100g de extrato de tomate 1 folha de louro 250g de carne

Leia mais

Receitas com CREME DE PAPAIA VITAMINA DE BANANA E MEL SANDUÍCHE DELÍCIA COMPOTA CREMOSA DE MAÇÃ, ABÓBORA E COCO

Receitas com CREME DE PAPAIA VITAMINA DE BANANA E MEL SANDUÍCHE DELÍCIA COMPOTA CREMOSA DE MAÇÃ, ABÓBORA E COCO Receitas com COMPOTA CREMOSA DE MAÇÃ, ABÓBORA E COCO CREME DE PAPAIA VITAMINA DE BANANA E MEL SANDUÍCHE DELÍCIA Vida ativa em qualquer idade. A Nestlé Health Science preparou um delicioso menu feito especialmente

Leia mais

EBI RIBEIRA GRANDE Semana de 14 e 15 de setembro de 2017 Almoço

EBI RIBEIRA GRANDE Semana de 14 e 15 de setembro de 2017 Almoço Semana de 14 e 15 de setembro de 2017 (kcal) Sopa Cenoura com lentilhas 615 232 5 0 24 5 0.3 1.7 Hamburguers estufadas com esparguete 1,3,6,7,10,12 670 327 16 4 11 35 0.5 0.8 Massada de feijão-encarnado

Leia mais

Plano de Ementas Fichas Técnicas

Plano de Ementas Fichas Técnicas Plano de Ementas Fichas Técnicas Escola Alemã Tipo: Sobremesa Prato: IOGURTE DE AROMAS (7) Carbono Fibra Sal (kcal) Iogurte De Aromas (7) 125,0 371,3 88,8 5,1 2,0 12,6 0,0 0,2 Tipo de Confeção: Cru Total:

Leia mais

Lista de compras por refeição

Lista de compras por refeição Lista de compras por refeição SEGUNDA-FEIRA Almoço: Tarte de legumes 300g de massa folhada congelada 1 cebola 1 beringela grande 2 tomates maduros Sal Pimenta 1 dente de alho 0,5dl de azeite 1 latinha

Leia mais

PARA REFEIÇÕES NATALÍCIAS FELIZES...

PARA REFEIÇÕES NATALÍCIAS FELIZES... PARA REFEIÇÕES NATALÍCIAS FELIZES... EMENTA DE NATAL: RECEITAS Por Jéssica Lourenço Barreira (CP 1758NE) EMENTA DE NATAL Opções de entrada: Creme de ervilhas e hortelã Cogumelos recheados com legumes Opções

Leia mais

EBS TOMÁS DE BORBA Semana de 16 e 20 de outubro de 2017 Almoço

EBS TOMÁS DE BORBA Semana de 16 e 20 de outubro de 2017 Almoço Semana de 16 e 20 de outubro de 2017 Segunda Dia Mundial da Alimentação Líp. AG Sat. (kcal) Sopa Cenoura com lentilhas 615 232 5 0 24 5 0.3 1.7 Salada de atum com massa tricolor, cenoura ripada, pimentos,

Leia mais