Escola da Cidadania UM PROJETO DE FORMAÇÃO PARA UM CIDADANIA ATIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola da Cidadania UM PROJETO DE FORMAÇÃO PARA UM CIDADANIA ATIVA"

Transcrição

1 Escola da Cidadania UM PROJETO DE FORMAÇÃO PARA UM CIDADANIA ATIVA

2 Escola da Cidadania - origem Objetivo: formar rede para alfabetizar negros a partir da Constituição Federal. Myles Horton Paulo Freire Concepção Metodológica: Diálogo e experiência compartilhada entre educador e educando.

3 Escola da Cidadania - origem Surgiu nos anos 50 e 60, no sul dos EUA (Ilha Johns, na Carolina do Sul) no contexto das lutas anti-racista: negros não votavam por serem analfabetos, em sua maioria. Referência do perfil de professor: identidade cultural com o alfabetizado, postura não superior e qualificação instrucional (professores negros e da comunidade). Estrutura organizativa: de auto-gestão e rede (muitas escolas foram se espalhando pelos EUA, com a mesma denominação, sem uma hierarquia de comando). Deste projeto nasceu a rede de lutas civis que teve como principal líder Martin Luther King.

4 Objetivos atuais: fortalecer e ampliar o exercício de uma cidadania ativa e de uma cultura democrática participativa. Respaldo: conquistas expressas na Constituição Federal de 1988, em especial, os artigos 14 e 204.

5 Lei de Responsabilidade Social Experiência de Maringá Em 27 de março de 2006 a lei foi aprovada na câmara municipal e instituída em 16 de maio do mesmo ano pelo poder executivo (Lei Municipal N.7144). Debate: envolveu Conselhos Municipais, Governo Municipal, Ministério Público, Sociedade Civil, Empresários, Vereadores Municipais.

6 Lei de Responsabilidade Social Experiência de Maringá LEI EXPRESSA A CONJUNÇÃO DE INTERESSES E VISÕES Visão do empresariado: empresas devem se relacionar de modo mais direto com os consumidores e a comunidade a partir do desenvolvimento de projetos sociais, melhorias nas condições de vida e diminuição dos riscos de conflitos sociais.

7 Lei de Responsabilidade Social em Maringá Visão das ONGs, movimentos sociais e algumas instituições de ensino superior: desenvolvimento de mecanismos que subsidiem o controle social sobre a definição, execução e monitoramento das ações públicas. Entre as proposições a Lei estabeleceu a criação da Escola da Cidadania

8 OBJETIVO ESCOLA DA CIDADANIA PELA LEI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE MARINGÁ Objetivo: oferecer formação política e técnica aos conselheiros e gestores públicos, membros de organizações da sociedade civil, sindicatos, movimentos sociais e outros interessados em atuar de forma responsável nos mecanismos de controle social junto ao poder público.

9 LRS: Art. 9º O município de Maringá promoverá, anualmente no orçamento Municipal, previsão de recursos financeiros para a realização de cursos e palestras de formação para os conselheiros que compõem os diversos conselhos municipais. Parágrafo único. Os cursos e palestras devem observar as diretrizes e prioridades sugeridas pela Política de Responsabilidade Social, formuladas pelo Fórum de Responsabilidade Social.

10 Fases de implantação Escola da Cidadania Elaboração do Regimento Interno e da Carta de Princípios Definição do Plano de Trabalho Eleição do Comitê Gestor da Escola (paritário) Formação dos Professores da Escola Início dos cursos Produção de materiais pedagógicos

11 Escola da Cidadania de Maringá Regimento interno Capítulo I: FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º. A Escola da Cidadania é uma Unidade da Administração Pública de Maringá, de caráter de Estado e não de Governo, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Sua finalidade é constituir-se como instância de formação política e técnica, fornecendo subsídios para a população exercer o controle social sobre as políticas públicas do município de Maringá.

12 Escola da Cidadania de Maringá Regimento Interno Capítulo IV: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art. 4º. A estrutura organizacional da Escola da Cidadania será formada por um Comitê Gestor, uma equipe administrativa e educadores. Parágrafo único. Os serviços prestados pelos Educadores não implicarão em voluntários e serão considerados como de interesse público e de relevante valor social.

13 Composição do Comitê Gestor Regimento Interno 1º. O Comitê Gestor da Escola da Cidadania será formado por 10 (dez) membros, assim distribuídos: I 05 (cinco) membros de Conselhos Municipais, com 05 (cinco) suplentes; II 03 (três) membros da administração pública, com 03 (três) suplentes; III 02 (dois) representantes da Escola da Cidadania, com 02 (dois) suplentes. 2º. Os membros titulares do Comitê Gestor elegerão um Coordenador Geral e um Vice Coordenador.

14 Carta de Princípios Políticos e Metodológicos Os cidadãos e as cidadãs: como sujeitos. Respeito às diversidades, aos diferentes tipos de saberes, de culturas e de experiências trazidas pelos participantes; Democratização das informações e saberes A ação educativa deve estar em sintonia com as diferentes realidades sócio-territoriais da cidade;

15 Carta de Princípios Políticos e Metodológicos Postura ética (fala, postura corporal, atitudes) que atente para a relação com o outro ; Experiência deve contribuir para o debate público e democrático da cultura política vigente; Formação em serviço, ou seja, vinculada à ação concreta das lideranças na sua prática de conselheiros.

16 Escola da Cidadania: perfil dos educadores Em Maringá o grupo de educadores da Escola da Cidadania constituiu-se de forma plural, ou seja, pessoas de diferentes áreas de formação e atuação. A construção de um espaço plural começa pelo próprio diálogo entre os educadores, respeitando-se os saberes, experiências e visões de mundo de cada um.

17 Escola da Cidadania: Princípios formação dos educadores Independência pedagógica; Negocia permanentemente com os governos, a partir das demandas dos educandos Decisões coletivas (corpo docente e comitê gestor) Defesa de políticas públicas, sem identidade partidária; Programações: a partir da experiência concreta.

18 Escola da Cidadania: atividades Programa de formação permanente; Oficinas temáticas; Material de apoio; Troca de experiências em gestão participativa

19 Escola da Cidadania: Plano de aula Carga horária e público; Número de educadores necessários; Conteúdo e Metodologia; Recursos Pedagógicos; Etapas da atividade; Avaliação contínua.

20

21

22 Escola da Cidadania: atividades desenvolvidas OFICINAS têm como objetivo resgatar, por meio de atividades dinâmicas, alguns conceitos como participação, comunidade, cultura etc. Esse resgate visa incentivar e despertar nos educandos a importância do papel de liderança social. O enfoque principal se dá na construção da cidadania, levando em conta a realidade de cada indivíduo e garantindo uma aproximação do conceito com a vida cotidiana.

23 Escola da Cidadania: experiências de oficinas Lar Escola da Criança grupo Agente Jovem; Colégio Est. Alfredo M. Maluf líderes de sala e grêmio estudantil; Penitenciária Estadual de Maringá grupo de alunos do CEBJA; Instituição Moliv- grupo de apoio e recuperação de dependentes químicos; Comunidade N. Srª de Sião grupo conjunto Requião; Agente Jovem Colégio Est. Independência (Sarandi) líderes de sala e grêmio estudantil.

24 1º ENCONTRO: CIDADANIA E EDUCAÇÃO PARTICIPAÇÃO CULTURA CULTURA E SUBJETIVIDADE: RELAÇÕES DE CUMPLICIDADE CIDADÃO: PREOCUPAR-SE COM AS COISAS PÚBLICAS.

25 CIDADANIA: DIMENSÃO PÚBLICA DA MINHA SUBJETIVIDADE

26

27 NADA É IMPOSSÍVEL DE MUDAR DESCONFIAI DO MAIS TRIVIAL, NA APARÊNCIA SINGELO. E EXAMINAI, SOBRETUDO, O QUE PARECE HABITUAL. SUPLICAMOS EXPRESSAMENTE: NÃO ACEITEIS O QUE É DE HÁBITO COMO COISA NATURAL, POIS EM TEMPO DE DESORDEM SANGRENTA, DE CONFUSÃO ORGANIZADA, DE ARBITRARIEDADE CONSCIENTE, DE HUMANIDADE DESUMANIZADA, NADA DEVE PARECER NATURAL NADA DEEVE PARECER IMPOSSÍVEL DE MUDAR. Bertold Brecht

28

29

30 Escola da Cidadania: atividades desenvolvidas CURSOS têm como objetivo proporcionar uma formação política através da discussão de temas de interesse da comunidade, como, por exemplo, Estado, políticas públicas, o papel dos conselhos. Esta proposta visa auxiliar a participação e autonomia dos indivíduos, de modo que estes possam contribuir de maneira efetiva com a construção de uma realidade com menos desigualdade social. As reflexões, portanto, objetivam fornecer subsídios que contribuam para um controle mais amplo dos indivíduos em relação as políticas efetuadas em Maringá.

31 Escola da Cidadania: atividades desenvolvidas Curso de formação para o Conselho Municipal de Assistência Social Formação de Educadores da Escola da Cidadania 2ª turma Curso de Formação Básica para os conselheiros de direitos Curso para o Conselho da Alimentação Escolar Capacitação para Estagiários dos Telecentros Municipais Seminário Controle Social sobre Políticas Públicas

32

33 CIDADANIA: EU SÓ EXISTO PORQUE O OUTRO ME PÕE DE PÉ - TER COISAS PÚBLICAS - CIDADANIA NÃO É INDIVÍDUO. EU SÓ EXISTO SE O OUTRO TIVER A MESMA EXISTÊNCIA QUE EU. NÃO APRENDEMOS CONOSCO MESMO, MAS NO EMBATE COM O OUTRO. APRENDIZAGEM: PRODUTO DE UMA RELAÇÃO - OBRIGA A REPENSAR.

34

35

36

37 I Fórum Regional de Educação Popular e Políticas Públicas Foi realizado de 29/02/2007 à 01/02/2007, realizou-se na Universidade Estadual de Maringá/PR, com o objetivo de reunir lideranças sociais, acadêmicos, conselheiros e representantes de Ongs para debates e palestras como temas como: desafios da educação para a cidadania e protagonismo social.

38

39 Divulgação do Fórum:

40 fotos

41 Oficinas

42

43 Mesas temáticas

44

45

46 ENTREVISTA NA RADIO LOCAL (23/11/2006) Em entrevista à CBN Maringá foi ressaltado a importância de educar a população para participar de forma efetiva dos governos, fazendo o controle social: o sistema democrático brasileiro ainda é adolescente; ou seja, as pessoas ainda não sabem exercitar o poder que possuem sobre as administrações públicas(...) sabe reclamar dos serviços prestados, mas precisa aprender a participar, cobrar e transformar. (Rudá Ricci)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM UniSALESIANO - Lins - Curso de Direito MODELOS: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM UniSALESIANO - Lins - Curso de Direito MODELOS: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM UniSALESIANO - Lins - Curso de Direito MODELOS: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS UniSALESIANO LINS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS Nos sítios www.uff.br e no www.puro.uff.br existem muitas informações sobre o funcionamento da universidade e do curso de Serviço Social.

Leia mais

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES:

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: a) Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo

Leia mais

Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)?

Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Reflexão e ação 1 Com um grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos (as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho. Qual a origem dessa exclusão

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO?

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO? TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO Prof. Marcus Vinícius Veras Machado O QUE É ORÇAMENTO? Orçamento Pessoal Orçamento empresarial (Mão-de-Obra,

Leia mais

Art. 2º O Conselho Estadual de Cultura tem por competências: II - acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Estadual de Cultura;

Art. 2º O Conselho Estadual de Cultura tem por competências: II - acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Estadual de Cultura; DECRETO Nº 24.720 DE 3 DE NOVEMBRO DE 2008 Dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho Estadual de Cultura - CONSEC, de que trata a Lei nº 8.319, de 12 de dezembro de 2005, e dá outras providências.

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ PROJETO DE LEI Nº. 34/2006 INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE NO MUNICÍPIO DE JURANDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O VEREADOR JOSÉ MOLINA NETTO PROPÔS, A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA,, APROVOU E EU,

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente

Leia mais

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo LEI Nº 16.271, DE 17 DE SETEMBRO DE 2015 (Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo META 1. Ampliar o investimento

Leia mais

COLEGIADOS ESCOLARES. Nas Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino e a Gestão Democrática

COLEGIADOS ESCOLARES. Nas Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino e a Gestão Democrática COLEGIADOS ESCOLARES Nas Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino e a Gestão Democrática Objetivos: Esclarecer questões atinentes ao funcionamento dos Colegiados Escolares: seus objetivos, limites,

Leia mais

Prefeitura Municipal de São João del-rei

Prefeitura Municipal de São João del-rei Mensagem n 045/2013 Do: Gabinete do Prefeito Ao: Exmº Sr. Vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzatto Presidente da Câmara Municipal de São João del-rei Senhor Presidente, Com os nossos respeitosos cumprimentos,

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 574, DE 21 DE JULHO DE 2016.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 574, DE 21 DE JULHO DE 2016. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 574, DE 21 DE JULHO DE 2016. Cria o Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Norte (CEJUV/RN) e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR 2.006 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) possui o compromisso com a construção da escola pública gratuita,

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

RESOLUÇÃO N 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010

RESOLUÇÃO N 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010 RESOLUÇÃO N 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sessão de 16 de dezembro de 2010, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 19 do

Leia mais

Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza FUNCET GECOPA Gerência Executiva da Copa.

Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza FUNCET GECOPA Gerência Executiva da Copa. Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza FUNCET GECOPA Gerência Executiva da Copa O Processo Participativo na Construção do Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 O Processo Participativo

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Estado do Rio de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Gabinete do Vereador Thimoteo Cavalcanti Projeto de Resolução N.º004/2015 O Projeto de Resolução cria a Escola Legislativa da Câmara Municipal

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Atividade Final: Elaboração de Pré-Projeto Aluno: Maurício Francheschis Negri 1 Identificação do Projeto Rede Mobilizadores Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Um dia na escola do meu filho:

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3º 1. Ementa (sumário, resumo) Planejamento Participativo

Leia mais

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO Marly Cutrim de Menezes RESUMO O estudo refere-se ao O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo

Leia mais

Regimento Interno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura

Regimento Interno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura Regimento Interno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura Capítulo I Da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) Artigo 1º A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) é um colegiado autônomo,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ PROJETO DE LEI Nº. 22/2006 INSTITUI A CÂMARA MIRIM NO MUNICÍPIO DE JURANDA E ESTABELECE NORMAS PARA SEU FUNCIONAMENTO. O VEREADOR JOSÉ MOLINA NETTO PROPÔS, A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA,, APROVOU E EU,

Leia mais

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC FINALIDADES DA UNCME Promover a união e estimular a cooperação entre

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância De 24 e 26 de agosto de 2016 APRESENTAÇÃO Nos dias 24 e 26 de agosto de 2016, a rede municipal

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 663 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº166/2018, de 16 de maio de 2018-Convoca a IV Conferência Municipal de Cultura de, aprova seu regulamento e dá outras

Leia mais

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA Área Temática: Educação Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 RESUMO: O Projeto de Extensão

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETOR GERAL DO CAMPUS UMIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

PLANO DE AÇÃO PARA CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETOR GERAL DO CAMPUS UMIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PLANO DE AÇÃO PARA CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETOR GERAL DO CAMPUS UMIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Anderson Ibsen Lopes de Souza UMIRIM-CE Fevereiro de 2018 SUMÁRIO

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO A SER SOCIALIZADA

UMA EXPERIÊNCIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO A SER SOCIALIZADA UMA EXPERIÊNCIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO A SER SOCIALIZADA Mudar a cultura de relação entre o executivo e a população, que historicamente sabemos ser de clientelismo, fisiologismo, de troca de favores,

Leia mais

REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO

REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO Art.1 º A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Campo Limpo Paulista terá como tema: Quem Muda a Cidade Somos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2019

PLANO DE TRABALHO 2019 ASSOCIAÇÃO PONTO DE CULTURA QUILOMBO DO SOPAPO CNPJ: 29.892.552/0001-33 Av. Capivari, nº 602, Bairro Cristal, Porto Alegre RS - CEP 90810-070 Site: www.quilombodosopapo.redelivre.org.br E-mail: quilombodosopapo@gmail.com

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR Profª. Carla Verônica AULA 03 SUPERVISÃO E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Identificar os princípios da gestão participativa; Analisar a dialética do ambiente escolar; Perceber

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO O Processo 2007: Debates e elaborações acerca de um Sistema Nacional de Participação Social; 2011 a 2013: cerca de 45 debates com organizações da sociedade

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO OBS.: Alterações propostas por MG e PR e assumidas pelo Grupo de Trabalho do Eixo I foram marcadas em AMARELO, novas propostas formuladas e incluídas na plenária do dia 24/04/2013 foram marcadas em AZUL

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS PROJETO DE LEI Nº 35, DE 15 DE JUNHO DE 2009. Institui o Parlamento Jovem de Canoas. Art. 1º Fica instituído o Parlamento Jovem de Canoas, cuja instalação, organização e funcionamento obedecerão ao disposto

Leia mais

GUIA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM

GUIA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM GUIA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM Julho/2018 1 APRESENTAÇÃO O Projeto Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem) tem como principal propósito fortalecer o engajamento e a participação dos estudantes no

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 1986. Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender

Leia mais

DECRETO Nº , DE 5 DE MARÇO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 5 DE MARÇO DE 2013. DECRETO Nº 18.224, DE 5 DE MARÇO DE 2013. Regulamenta o inc. III do art. 4º da Lei Complementar nº 671, de 28 de janeiro de 2011, que dispõe sobre as competências dos Centros Administrativos Regionais

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL Os coordenadores das câmaras especializadas de Engenharia de Segurança do

MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL Os coordenadores das câmaras especializadas de Engenharia de Segurança do MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL Os coordenadores das câmaras especializadas de Engenharia de Segurança do trabalho, dos CREAs, em conjunto com lideranças da ANEST e SOBES,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS Autor(a): Luanna Maria Beserra Filgueiras (1); Maria das Graças Soares (1); Jorismildo da Silva Dantas (2); Jorge Miguel Lima Oliveira

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM SERGIPE

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM SERGIPE REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM SERGIPE Introdução A articulação para reativação do FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. 1/5 LEI Nº 4588 de 03 de setembro de 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. MARCOS JOSÉ DA SILVA, Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que

Leia mais

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL Laranja inclusão Verde - supressão EIXO V Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade

Leia mais

LEI 1575/2017. A Câmara Municipal de Pinhalão, Estado do Paraná, aprovou e eu, Sergio Inácio Rodrigues, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

LEI 1575/2017. A Câmara Municipal de Pinhalão, Estado do Paraná, aprovou e eu, Sergio Inácio Rodrigues, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei: LEI 1575/2017 Súmula: Cria o Novo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos do Município de Pinhalão e o fundo do idoso, e dá outras providências. A Câmara Municipal de Pinhalão,, aprovou e eu, Sergio

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM PERMANENTE DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPE RECIFE, 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 5 Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 1 CONTROLE SOCIAL: O controle social é entendido como a participação do cidadão na gestão

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas Construindo o Plano Decenal da Assistência Social Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas EIXOS TEMÁTICOS Dinâmica de Trabalho nas Oficinas - Relação entre

Leia mais

LEI MUNICIPAL N.º 768/05 Novo Tiradentes(RS), 27 de Outubro de 2.005

LEI MUNICIPAL N.º 768/05 Novo Tiradentes(RS), 27 de Outubro de 2.005 LEI MUNICIPAL N.º 768/05 Novo Tiradentes(RS), 27 de Outubro de 2.005 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE NOVO TIRADENTES/RS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. GILBERTO MORI, PREFEITO

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO PÚBLICO DE PLANALTO-RS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ANTONIO CARLOS DAMIN, Prefeito Municipal

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS FÓRUM PERMANENTE DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DO FORPAE DEZEMBRO/2014 MACEIÓ/AL

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS FÓRUM PERMANENTE DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DO FORPAE DEZEMBRO/2014 MACEIÓ/AL INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS FÓRUM PERMANENTE DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DO FORPAE DEZEMBRO/2014 MACEIÓ/AL ÍNDICE TÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E FINS TÍTULO II DOS MEMBROS TÍTULO III DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

DEPUTADO ESTADUAL FRENTES PARLAMENTARES E FÓRUNS SUPRAPARTIDÁRIOS O QUE SÃO? O QUE OS DIFERENCIA? QUAL É SUA IMPORTÂNCIA?

DEPUTADO ESTADUAL FRENTES PARLAMENTARES E FÓRUNS SUPRAPARTIDÁRIOS O QUE SÃO? O QUE OS DIFERENCIA? QUAL É SUA IMPORTÂNCIA? DEPUTADO ESTADUAL FRENTES PARLAMENTARES E FÓRUNS SUPRAPARTIDÁRIOS O QUE SÃO? O QUE OS DIFERENCIA? QUAL É SUA IMPORTÂNCIA? FRENTES PARLAMENTARES As frentes parlamentares têm como objetivo organizar a ação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ

REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ Coordenação Geral Ministério Público do Trabalho Ministério do Trabalho Alcopar Fundação Isis Bruder Maringá, 09 de abril de 2009 FÓRUM DE

Leia mais

MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I

MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS Art. 1º A Política de Assistência Estudantil é definida

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA LEI Nº. 714/2006 INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE NO MUNICÍPIO DE JURANDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITA MUNICIPAL, SANCIONO

Leia mais

ELEIÇÃO CONSELHO DE ESCOLA 2019

ELEIÇÃO CONSELHO DE ESCOLA 2019 ELEIÇÃO CONSELHO DE ESCOLA 2019 Contextualização A gestão democrática está consignada na Constituição Federal de 1988, na LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, no Plano Nacional da

Leia mais

Projeto: Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores do MS COLETIVO MS Ministério da Saúde Secretaria Executiva

Projeto: Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores do MS COLETIVO MS Ministério da Saúde Secretaria Executiva Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores do MS 2011 2014 Ministério da Saúde Secretaria Executiva O Coletivo MS é um grupo de trabalhadores do Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria Executiva,

Leia mais

MODELO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0X/20XX

MODELO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0X/20XX MODELO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0X/20XX CRIA A ESCOLA DO LEGISLATIVO DE XXXXXXX, NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE XXXXXXX, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art.1º. Fica criada, no âmbito da Câmara Municipal de

Leia mais

O direito de pessoas jovens e adultas à educação. A EJA nos Planos de Educação

O direito de pessoas jovens e adultas à educação. A EJA nos Planos de Educação O direito de pessoas jovens e adultas à educação A EJA nos Planos de Educação A partir de 1988, o Estado brasileiro reconheceu juridicamente o direito humano à educação de pessoas jovens e adultas (EJA),

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA BASE DE PESQUISA ESTUDOS DO HABITAT - GRUPO DE ESTUDOS EM HABITAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO GEHAU

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA BASE DE PESQUISA ESTUDOS DO HABITAT - GRUPO DE ESTUDOS EM HABITAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO GEHAU UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA BASE DE PESQUISA ESTUDOS DO HABITAT - GRUPO DE ESTUDOS EM HABITAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO GEHAU OBSERVATÓRIO

Leia mais

Câmara Municipal de Caçapava CIDADE SIMPATIA - ESTADO DE SÃO PAULO

Câmara Municipal de Caçapava CIDADE SIMPATIA - ESTADO DE SÃO PAULO LEI Nº 5399, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2015 Projeto de Lei nº 64/2015 Autor: Prefeito Municipal Henrique Lourivaldo Rinco de Oliveira Dispõe sobre as competências, composição e regulamentação do Conselho da

Leia mais

CADERNO DE ESCUTAR RABISCAR O AR

CADERNO DE ESCUTAR RABISCAR O AR CADERNO DE ESCUTAR RABISCAR O AR Caderno feito com muito carinho para a oficina de Astrologia: A Poética dos Signos e os Quatro Elementos. Terceiro encontro em 24/out/2015. Textos em itálico e ilustrações

Leia mais

EDITAL PARA ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO DO FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS

EDITAL PARA ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO DO FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS ANEXO EDITAL PARA ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO DO FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS O Fórum Permanente Municipal de Educação de São Luís FME/SL com sede nesta cidade, através de sua Coordenação, devidamente

Leia mais

Revisão das Normas Regimentais Básicas das Escolas Estaduais

Revisão das Normas Regimentais Básicas das Escolas Estaduais Revisão das Normas Regimentais Básicas das Escolas Estaduais A construção coletiva na revisão da Proposta Pedagógica e do Regimento da Escola na perspectiva de uma educação de qualidade Objetivos da videoconferência:

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo

Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo DIADEMA Cidade industrial: 1.500 fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População:

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Assunto: Nota explicativa sobre preenchimento do Quadro Resumo do Projeto Político Pedagógico Prezado Diretor, Com o objetivo de esclarecer a finalidade de cada campo do Quadro Resumo do Projeto Político

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valente-BA. A Prefeitura Municipal de Valente, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR.

Prefeitura Municipal de Valente-BA. A Prefeitura Municipal de Valente, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. ANO. 2013 DIÁRIO DO MUNICÍPIO DE VALENTE - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Valente, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. LEI N.º 598, DE. Valente - Bahia Gestor: Ismael

Leia mais

Fernanda Cardoso Almeida Endereço para acessar este CV:

Fernanda Cardoso Almeida Endereço para acessar este CV: Fernanda Cardoso Almeida para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/5977636955500364 Última atualização do currículo em 06/10/2017 Resumo informado pelo autor Mestranda do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE COMISSÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA RELATÓRIO 2016

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE COMISSÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA RELATÓRIO 2016 CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE COMISSÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA RELATÓRIO 2016 Origem do Dia Nacional da Consciência Negra Origem do Dia nacional da Consciência Negra Um dos idealizadores

Leia mais

RESOLUÇÃO CNAS Nº 6, DE 13 DE ABRIL DE 2016.

RESOLUÇÃO CNAS Nº 6, DE 13 DE ABRIL DE 2016. RESOLUÇÃO CNAS Nº 6, DE 13 DE ABRIL DE 2016. Estabelece parâmetros para a Supervisão Técnica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social SUAS, em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente

Leia mais

INDEPAC MISSÃO VISÃO

INDEPAC MISSÃO VISÃO O INDEPAC é especializado em serviços de Consultoria e Assessoria Educacional, nas dimensões: administrativa, jurídica e pedagógica, além de oferecer cursos de formação em serviço, voltados para o aprimoramento

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA COLINAS Rua São Francisco, s/n, Centro - Nova Colinas - MA CNPJ: 01.608.768/0001-05 Lei n 193/2017. EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE SANÇÃO E PROMULGAÇÃO LEGAL Pelo presente EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRÍCULO 20171 Petrópolis 2017 Estágios Supervisionados Os estágios realizados

Leia mais

RESOLUÇÃO CRESS 20ª REGIÃO Nº 185/2017 DE 23 DE SETEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO CRESS 20ª REGIÃO Nº 185/2017 DE 23 DE SETEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO CRESS 20ª REGIÃO Nº 185/2017 DE 23 DE SETEMBRO DE 2017. Regulamenta a Criação dos Núcleos de Assistentes Sociais (NUCRESS), como espaços de apoio que integram a estrutura organizacional do CRESS,

Leia mais

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 1. No processo de institucionalização das políticas públicas, os Conselhos de Saúde, como instâncias internas à estrutura do SUS, representam espaços participativos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO Conselho Municipal dos Direitos Da Mulher CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS.

REGIMENTO INTERNO Conselho Municipal dos Direitos Da Mulher CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS. REGIMENTO INTERNO Conselho Municipal dos Direitos Da Mulher CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS. Art. 1 - O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher CMDM de Rio do Sul, criado através

Leia mais

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de CARTA DE SÃO CARLOS Os participantes do VIII Seminário Estadual do Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos, reunidos na Universidade Federal de São Carlos, no dia 03 de setembro de 2016 para refletir

Leia mais

Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente E.E.Vereador Pedro Tofano

Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente E.E.Vereador Pedro Tofano Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente E.E.Vereador Pedro Tofano EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR A Direção da E.E.VEREADOR PEDRO TÓFANO, em Presidente

Leia mais

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO CONSTRUINDO DIÁLOGOS EIXOS PARTICIPAÇÃO TRANSPARÊNCIA INCLUSÃO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES LEGISLAÇÃO Lei Municipal nº O4791/08 que Institui o Sistema Municipal de Educação Ambiental. Decreto 37526 de 08/08/2013

Leia mais

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º São objetivos da 6ª Conferência Municipal das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades e gestores

Leia mais

utilização racional dos recursos públicos e privados em busca III. incentivar o melhoramento da qualidade de vida dos

utilização racional dos recursos públicos e privados em busca III. incentivar o melhoramento da qualidade de vida dos LEI N.º 477 DE 11 DE JUNHO DE 2014. CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE IRAMAIA, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA IV SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Tema: ENSINO POR PROJETOS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS

Leia mais

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL Autora: FERNANDA FERNANDES LEITE Orientadora: Dra. Gladis Franck da Cunha Co-orientador: Dr. Francisco Catelli

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO LEI Nº 5.289 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 Institui o Sistema de Ensino do Município de Cuiabá, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, faz saber que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTOS E.E. Prof. Adelino Chuba Guímaro Rua Aracajú, nº 35-40, Jardim Real Presidente Epitácio, São Paulo

Leia mais

Rádio Escola: Influência que a mídia rádio pode ter na aprendizagem 1

Rádio Escola: Influência que a mídia rádio pode ter na aprendizagem 1 Rádio Escola: Influência que a mídia rádio pode ter na aprendizagem 1 Rosane Terezinha Pendeza Callegaro² Tânia Heloisa Fitz³ Raquel Scremin 4 Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi Santa Maria,

Leia mais

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BARBALHA-CE

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BARBALHA-CE SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BARBALHA-CE Ofício Nº 0012204/2010 Da: Presidente do Sindicato dos Servidores dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha-Ceará Professora Teresa Maria

Leia mais