Lição3 Adobe Photoshop CS5. Princípios Básicos de Camadas. Utilize o painel Layers e copie uma camada a partir de um arquivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição3 Adobe Photoshop CS5. Princípios Básicos de Camadas. Utilize o painel Layers e copie uma camada a partir de um arquivo"

Transcrição

1 Lição3 Adobe Photoshop CS5 Princípios Básicos de Camadas CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O Adobe Photoshop permite isolar diferentes partes de uma imagem em camadas. Cada camada pode ser editada como um trabalho independente, dando enorme flexibilidade à composição e à revisão de uma imagem. Utilize o painel Layers e copie uma camada a partir de um arquivo O painel Layers lista todas as camadas em uma imagem, exibindo os nomes das camadas e as miniaturas do conteúdo de cada uma. Você pode utilizar o painel Layers para ocultar, visualizar, reposicionar, excluir, renomear e mesclar camadas. 1- Abra o arquivo Lição3_Start.psd da lição Se o painel layers não estiver visível na área de trabalho, escolha Window > layers (Janela > Camadas). O painel Layers (Camadas) lista cinco camadas para o arquivo start da lição 3. Observe que o ícone olho indica que a camada está visível na janela de imagem. Se clicar no olho referente à camada pineapple (Abacaxi), o abacaxi não será mais exibido. O ícone cadeado na camada background (plano de fundo) indica que a camada está protegida.

2 3- Abra o arquivo Beach.psd no Photoshop que está dentro da pasta da lição No Painel Layer, dê um clique duplo no nome Layer 1, digite Beach(praia) e, então pressione Enter. 5- Clique no Botão Arrange Documents (Organizar Documentos) na barra do aplicativo e selecione um dos layouts 2 Up. O photoshop exibe os dois arquivos de imagem. Selecione a imagem Beach.psd para que seja o arquivo ativo.

3 6- Selecione a ferramenta de Move (Mover) e utilize para arrastar a imagem Beach.psd até a janela da imagem Lição3_Start.psd A camada Beach agora aparece na janela da imagem do arquivo Lição3_Start.psd e no painel Layers, entre as camadas Background e Pineapple. O Photoshop sempre adiciona novas camadas diretamente acima da camada selecionada, então a camada beach só estará entre a camada Background e Pineapple, se você selecionou a camada Background anteriormente. 7- Feche o arquivo Beach.psd sem salvar as modificações. Adicione uma borda a uma camada Agora iremos aplicar uma borda branca em torno da camada Beach para criar a impressão de que ela é uma fotografia.

4 1- Clique no ícone de olho ao lado da camada Pineapple para ocultar a imagem do abacaxi. 2- Selecione a camada Beach. Com isso a camada é destacada, indicando que está ativa, e as modificações que você faz na janela da imagem afetam a camada ativa. 3- Para deixar algumas áreas nessa camada mais óbvias, oculte todas as camadas exceto a camada Beach. O fundo branco e os outros objetos na imagem desapareceram, ficando apenas a imagem da praia contra o fundo xadrez. O xadrez indica as áreas transparente da camada ativa. 4- Escolha Layer (Camada) > Layer Style (Estilo de Camada) > Stroke (Traçado).

5 A caixa de diálogo Layer Style se abre. Agora você pode selecionará as opções para o quadro branco em torno da imagem da praia. 5- Especifique as seguintes configurações: Size: 5px, Position: Inside, Blend Mode: Normal, Opacity: 100% e Color:Branco, conforme a figura abaixo. 6- Clique em OK. Uma borda branca aparece em torno da foto da praia. Reorganize as camadas A ordem em que as camadas de uma imagem são organizadas é chamada de ordem de empilhamento. A ordem de empilhamento

6 determina como a imagem é visualizada, você pode alterar a ordem para que partes da imagem apareçam acima ou abaixo de outras camadas. Vamos reorganizar as camadas para que a imagem da praia fique por cima de outra imagem que está oculta no arquivo. 1- Torne todas as camadas visíveis. A imagem da praia está quase inteiramente bloqueada pelas imagens das outras camadas. 2- No painel Layers, arraste a camada Beach um pouco para cima para que ela permaneça posicionada entre as camadas Pineapple e Flower (Flor), depois de posicioná-las corretamente, você verá uma linha grossa entre as camadas no painel, com isso solte o botão do mouse, conforme a figura abaixo.

7 Altere a opacidade de uma camada CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ É possível reduzir a opacidade de qualquer camada para que outras camadas apareçam através dela. Vamos alterar a opacidade da camada Postage (Selo) para que a flor e outras imagens fiquem visíveis. 1- Selecione a camada Postage e clique na seta ao lado da caixa Opacity (Opacidade) para exibir o controle deslizante Opacity. Arraste o controle deslizante até 25%. Você também pode digitar o valor na caixa Opacity. A camada Postage torna-se semitransparente para que você possa ver outras camadas abaixo dela. Observe que a alteração na opacidade só afeta a camada Postage, as camadas Abacaxi, Praia, Flor e HAWAII permanecem opacas. 2- Escolha Arquivo > Salvar e salve seu trabalho. Duplique uma camada e altere o modo de mesclagem Podemos aplicar diferentes modos de mesclagem a uma camada, que afetam a maneira como os pixels coloridos em uma camada mesclamse aos pixels nas camadas abaixo. Primeiro você utilizará os modos de mesclagem para aumentar a intensidade da imagem na camada Abacaxi para que ela fique mais vibrante. Depois, vai alterar o modo de mesclagem na camada Postage (Selo). (Atualmente, o modo de mesclagem das duas camadas é Normal).

8 1- Clique nos ícones de olho ao lado das camadas HAWAII, Flower e Beach para ocultá-las. 2- Clique com o botão direito do mouse ou com a tecla Control pressionada na camada Abacaxi e escolha Duplicate Layer (Duplicar camada) no menu contextual. (Cuide para clicar no nome da camada, não na sua miniatura, senão verá o menu contextual errado.) Clique em OK na caixa de diálogo Duplicate Layer. Uma camada chamada Pineapple copy aparece acima da camada Pineapple no painel Layers. 3- Com a camada Pineapple copy selecionada, escolha Overlay (Sobrepor) no menu Blending Modes no painel Layers. O modo de mesclagem Overlay mescla a camada Pineapple copy com a camada Pineapple abaixo dela para criar um abacaxi vibrante, mais colorido, com sombras mais profundas e áreas claras mais brilhantes. 4- Selecione a camada Postage e escolha Multiply (Multiplicação) no menu Blending Modes. O modo de mesclagem Multiply multiplica as cores nas camadas subjacentes pelas cores na camada superior. Neste caso, o carimbo postal torna-se um pouco mais forte.

9 5- Escolha Arquivo > Salvar para salvar seu trabalho. Redimensione e gire as camadas Você pode redimensionar e transformar as camadas. 1- Clique no ícone olho na camada Beach para torná-la visível. 2- Selecione a camada Beach no painel Layers e, então, escolha Edit > Free Transform (Transformação Livre). A caixa delimitadora Transform aparece em torno da imagem da praia. Ela tem alças nos quatro cantos e nos quatro lados. Primeiro, vamos redimensionar e inclinar a camada. 3- Pressione Shift enquanto arrasta uma alça de canto para dentro para reduzir a foto da praia em mais ou menos 50%. (Observe as porcentagens Width e Height na barra de opções.) 4- Com a caixa delimitadora ainda ativa, posicione o cursor fora de uma das alças de canto até que ela torne-se uma seta dupla curva. Arraste no sentido horário para girar a imagem da praia em aproximadamente 15 graus. Você também pode inserir 15 na caixa Set Rotation na barra de opções.

10 5- Tecle Enter para confirmar as alterações. 6- Deixe a camada Flower (flor) visível. Selecione a ferramenta Move e arraste a foto da praia para que seu canto para que permaneça perfeitamente oculto sob a flor, como na figura. 7- Escolha File > Save para salvar seu trabalho. Utilize um filtro para criar arte Vamos criar uma nova camada sem nenhuma arte. Você utilizará essa camada para adicionar nuvens ao céu usando um filtro do Photoshop. 1- No painel Layers, selecione a camada Background para ativá-la e, então, clique no botão New Layer na parte inferior do painel Layers.

11 Uma nova camada, chamada Layer 1, aparece entre as camadas Background e Abacaxi. A camada não tem nenhum conteúdo, portanto, ela não tem nenhum efeito sobre a imagem. 2- Dê um clique duplo no nome Layer 1, digite Clouds (Nuvem) e pressione Enter para renomear a camada. 3- No painel Tools, clique na amostra Foreground Color, selecione uma cor azul para o céu e clique em OK. Selecionamos uma cor com os seguintes valores: R 48, G 138 e B 174. A cor de fundo permanece branca. 4- Com a camada Clouds ainda ativa, escolha Filter (Filtro) > Render (Acabamento) > Clouds (Nuvens). As nuvens aparecem visíveis atrás da imagem. 5- Escolha Arquivo > Salvar para salvar seu arquivo. Arraste para adicionar uma nova camada Para adicionar uma camada a uma imagem, arraste um arquivo de imagem a partir da área de trabalho, do Bridge ou da área de trabalho do Windows. Você adicionará outra flor ao cartão postal agora. 1- No Photoshop, selecione a camada Pineapple copy no painel Layers, para torná-la a camada ativa. 2- Na área de trabalho do Windows, vá até a pasta Lição 3.

12 3- Selecione o arquivo Flower2.psd e arraste-o da área de trabalho do Windows ou do Mini Bridge para a sua imagem. A camada Flower2 aparece no painel Layers, imediatamente acima da camada Pineapple copy. O Photoshop coloca a imagem como um Smart Object, que é uma camada que pode ser editada sem efetuar mudanças definitivas. 4- Posicione a camada Flower2 no canto inferior esquerdo do cartão postal, de modo que quase metade da flor fique visível. 5- Clique no botão Confirmar no canto direito superior da tela na barra de opções ou tecle Enter. Adicione um texto Agora vamos adicionar texto utilizando a ferramenta Horizontal Type, que posiciona o texto em uma camada própria. Depois, vamos editar esse texto e aplicar um efeito especial.

13 1- Deixe a camada HAWAII visível. Vamos adicionar uma camada de texto abaixo dessa camada e aplicar efeitos especiais às duas camadas. 2- Escolha Select (Selecionar) > Deselect Layers (Cancelar Seleção de Camadas) para que nenhuma camada seja selecionada. 3- Clique na amostra Foreground Color no painel Tools e selecione um verde forte. Clique em OK para fechá-lo. 4- No painel Tools, selecione a ferramenta Horizontal Type (Ferramenta Texto Horizontal). Escolha Window (janela) > Character (Caractere) para abrir o painel Character e faça o seguinte nesse painel: Selecione uma fonte serifada (utilizamos Birch Std). Selecione um estilo de fonte (utilizamos Normal). Selecione um tamanho grande de fonte (utilizamos 36 pontos). Selecione Crisp no menu Anti-aliasing. Selecione um valor grande de espaçamento. (utilizamos 250). Clique no botão All Caps (Todas em maiúsculas). Clique no botão Faux Bold (Negrito Falso). 5- Clique um pouco abaixo do H na palavra HAWAII e digite Island Paradise. Então, clique no botão Confirma na barra de opções. O painel Layers agora inclui uma camada chamada Island Paradise com um ícone de miniatura T, indicando que ela é uma camada de texto. Essa camada está na parte superior da pilha de camadas.

14 O texto aparece onde você clicou, que provavelmente não é exatamente o lugar que você quer que ele esteja posicionado. 6- Selecione a ferramenta Move e arraste o texto Island Paradise para que fique centralizado logo abaixo de HAWAII. Aplique um degradê a uma camada Você pode aplicar um degradê de cores em toda ou em parte de uma camada. Neste exemplo, vamos aplicar um degradê ao texto HAWAII para deixá-lo mais colorido. Primeiro, selecione o texto e então aplique o degradê. 1- Selecione a camada HAWAII no painel Layers para torná-la ativa. 2- Clique com o botão direito do mouse ou com a tecla Control pressionada na miniatura na camada HAWAII e escolha Select Pixels (Selecionar Pixels). Tudo na camada HAWAII (as letras em branco) é selecionado.

15 Agora que selecionou a área a preencher, aplique um degradê. 3- No painel Tools, selecione a ferramenta Gradient (Degradê). 4- Clique na amostra Foreground Color no painel Tools, selecione um laranja de cor aberta e clique em OK. A cor de fundo deve permanecer branca. 5- Na barra de opções, certifique-se de que Linear Gradient (Degradê Linear) está selecionada. 6- Na barra de opções, clique na seta ao lado da caixa Gradient Editor para abrir o seletor de degradê. Selecione a amostra Foreground To Background (a primeira) e então clique em qualquer lugar fora do seletor para fechá-lo. 7- Com a seleção ainda ativa, arraste a ferramenta Gradient da parte inferior para a parte superior das letras. Se quiser ter certeza de que está arrastando reto para cima, pressione a tecla Shift ao arrastar. O degradê cobre todo o texto, iniciando com laranja na parte inferior e mesclando-se gradualmente com branco na parte superior. 8- Escolha Select > Deselect para remover a seleção do texto HAWAII ou CTRL +D. 9- Salve o trabalho realizado. Aplique um estilo de camada Podemos melhorar uma camada adicionando Shadow (Sombra), Stroke (Traçado), Satin (Acetinado) ou outro efeito especial a partir de um conjunto de estilos de camada automáticos e editáveis. Esses estilos são fáceis de aplicar e de vincular diretamente à camada que você escolher. Como ocorrem com as camadas, os estilos de camada podem ser ocultados clicando no ícone olho no painel Layers. Eles não são

16 destrutivos, portanto, você pode editá-los ou removê-los a qualquer momento. Uma cópia de um estilo de camada pode ser aplicada a uma camada diferente arrastando-se o efeito para a camada de destino. Anteriormente, utilizamos um estilo de camada para adicionar um traço à foto da praia. Agora, podemos adicionar sombras projetadas ao texto para fazer que ele se destaque. 1- Selecione a camada Island Paradise e escolha Layer (Camada) > Layer Style (Estilo de camada) > Drop Shadow (Sombra Projetada). 2- Na caixa de diálogo Layer Style, cuide para que a opção Preview (Visualizar) esteja selecionada e, se necessário, mova a caixa de diálogo para que você veja o texto Island Paradise na janela da imagem. 3- Na área Structure (Estrutura), selecione Use Global Light (ytilizar Luz Global) e especifique as seguintes configurações: Blend Mode: Multiply Opacity: 75% Angle: 78 degrees Distance: 5 px Spread: 30% Size: 10 px O Photoshop adiciona uma sombra ao texto Island Paradise na imagem. 4- Clique em OK para aceitar as configurações e feche a caixa de diálogo Layer Style.

17 O Photoshop adiciona o estilo de camada à camada Island Paradise. Ele primeiro lista os efeitos e depois os estilos de camada aplicados à camada. Um ícone de olho aparece ao lado da categoria do efeito e de cada efeito. Para desativar um efeito, clique no ícone de olho. Clique na coluna Visibility (Visibilidade) novamente para restaurar o efeito. Para ocultar todos os estilos de camada, clique no ícone de olho ao lado de Effects (Efeitos). Para recolher a lista de efeitos, clique na seta ao lado da camada. 5- Verifique se os ícones de olho aparecem para os dois itens adicionados à camada Island Paradise. 6- Pressione a tecla Alt do Windows e arraste a linha Effects até a camada HAWAII. O estilo de camada Drop Shadow é aplicado à camada HAWAII. Agora vamos adicionar um traço verde em torno da palavra HAWAII. 7- Selecione a camada HAWAII no painel Layers (Camadas), clique no botão Add A Layer Style ( ) na parte inferior do painel e escolha Stroke (traçado) no menu pop-up.

18 8- Na área Structure da caixa de diálogo Layer Styles, especifique as seguintes configurações e então clique em OK: Size:4px Position: Outside Blend Mode: Normal Opacity: 100% Color: verde (Selecione um sombreado que combine com o que foi utilizado para o texto Island Paradise ). 9. Clique em OK para aplicar o traço. Agora você adicionará uma sombra projetada e um brilho acetinado à flor. 10. Selecione a camada Flower e escolha Layer (Camada) > Layer Style (Estilo de Camada) > Drop Shadow (Sombra Projetada). Altere as seguintes configurações na área Structure: Opacity: 60%, Distance: 13 px, Spread: 9%. Cuide para que Use Global Light esteja selecionado e que Blend Mode seja Multiply. Não clique em OK.

19 11. Com a caixa de diálogo Layer Style ainda aberta, selecione Satin (acetinado) à esquerda. Veja se Invert (Inverter) está selecionado e então aplique as seguintes configurações: Color (ao lado de Blend Mode): rosa (escolha uma cor semelhante à cor da flor) Opacity: 20% Distance: 22 px 12. Clique em OK para aplicar os dois estilos de camada. Adicione uma borda O cartão postal Hawaii está quase pronto, os elementos estão quase todos organizados corretamente na composição. Para finalizar, vamos posicionar o carimbo postal e adicionar uma borda branca ao cartão postal. 1. Selecione a camada Postage e então utilize a ferramenta Move para arrastá-la para a metade direita da imagem, como mostra a figura.

20 2. Selecione a camada Island Paradise no painel Layers e clique no botão Create a New Layer na parte inferior do painel. 3. Escolha Select (Selecionar) > All (Tudo). 4. Escolha Select > Modify (Modificar) > Border (Borda). Na caixa de diálogo Border Selection (Seleção de Borda), digite 10 pixels para Width (largura) e clique em OK. Uma borda de 10 pixels é selecionada em torno da imagem. Agora, você vai preenchê-la com branco. 5. Escolha branco para Foreground Color e então selecione Edit (Editar) > Fill (Preencher). 6. Na caixa de diálogo Fill, selecione Foreground Color (Cor do Primeiro Plano) e clique em OK. 7. Escolha Select > Deselect (Cancelar seleção de camadas). 8. Dê um clique duplo em Layer1 no painel Layers e renomeie a camada para Borda.

21 Achate e salve arquivos Depois de editar todas as camadas da sua imagem, você pode mesclar ou achatar as camadas para reduzir o tamanho do arquivo. O achatamento junta todas as camadas em uma só camada de fundo. As camadas não podem ser editadas depois de achatadas, portanto, você só deve achatar uma imagem quando estiver seguro de que está satisfeito com todas as suas decisões de design. Em vez de achatar seus arquivos PSD originais, uma boa ideia é salvar uma cópia do arquivo com suas camadas intactas, para caso você precise editar uma camada mais tarde. Para verificar o que o achatamento faz, observe os dois números para tamanho de arquivo na barra de status na parte inferior da janela da imagem. O primeiro número refere-se ao tamanho do arquivo se você achatasse a imagem. O segundo número representa o tamanho do arquivo sem o achatamento. Se achatado, esse arquivo de lição teria aproximadamente 2,29 MB, mas seu tamanho atual é muito maior, cerca de 30 MB. Portanto, o achatamento vale a pena neste caso. 1. Selecione qualquer ferramenta Move, para ter certeza de que não está usando uma ferramenta de Texto.

22 2. Escolha File > Save (se estiver disponível) para salvar todas as suas alterações no arquivo. 3. Escolha Image > Duplicate. 4. Na caixa de diálogo Duplicate Image, nomeie o arquivo para Licao03_Achatado.psd ou o nome que desejar e clique em OK. 5. Deixe o arquivo Licao03_Achatado.psd aberto, mas feche o original. 6. Escolha Flatten Image (Achatar Imagem) no menu do painel Layers. Apenas uma camada, chamada Background, permanece no painel Layers. 7. Escolha File > Save. Mesmo escolhendo Save em vez de Save As, a caixa de diálogo Save As aparece. 8. Confira se a localização é a pasta da Lição 3 e, então, clique em Save (Salvar) para aceitar as configurações padrão e salvar o arquivo achatado. Você salvou duas versões do arquivo: uma cópia achatada da camada e o arquivo original, no qual todas as camadas permanecem intactas.

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Textos com o Photoshop

Textos com o Photoshop Textos com o Photoshop Texto 1 Efeito Glow 1 Criar nova imagem em formato RGB 2 Aplicar cor ao fundo 3 Selecionar a ferramenta "Horizontal Type Mask Tool" e escrever o seu texto (usar no mínimo fonte tamanho

Leia mais

Trabalhar com Layers em Photoshop

Trabalhar com Layers em Photoshop Painel Layers / Camadas Trabalhar com Layers em Photoshop Existem cinco tipos de layers / camadas, que podem estar listados neste painel: - de imagem, contendo pixéis - de texto, com texto editável - de

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Quatro para três (4:3): vou virar freguês!

Quatro para três (4:3): vou virar freguês! Uma breve introdução ao Photoshop. Embora várias ferramentas de manipulação de imagens sejam mais baratas e um pouco mais fáceis de utilizar, o Photoshop é a ferramenta mais importante de manipulação de

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Lição 5 Adobe Photoshop CS5. Trabalhe com máscaras e canais

Lição 5 Adobe Photoshop CS5. Trabalhe com máscaras e canais Lição 5 Adobe Photoshop CS5 Trabalhe com máscaras e canais CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O Photoshop mascara e protege partes isoladas de uma imagem da mesma maneira que a fita adesiva protege o painel

Leia mais

Prática 2 Características do Flash

Prática 2 Características do Flash Prática 2 Características do Flash 1. Objetivos Se familiarizar com os Painéis, Frames e Timelines. Desenvolver uma animação simples. 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Nenhuma informação do TUTORIAL DO PHOTO- SHOP CS 8.0 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador: Roberto Oliveira

Leia mais

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho Lição1 Adobe Photoshop CS5 Área de Trabalho CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Ajuste a cor no Camera Raw Clique no menu Arquivo, procure a pasta Lição1 e abra o arquivo 02Start.jpg. Note que a figura

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Introdução ao Fireworks CS4

Introdução ao Fireworks CS4 Introdução ao Fireworks CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Fireworks CS4 Design para Web Processor Alfamídia Criação de Sites: Layout e Projetos - Processor Alfamídia Crie, Anime e Publique

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

CRIAR UMA ANIMAÇÃO BÁSICA NO FLASH MX

CRIAR UMA ANIMAÇÃO BÁSICA NO FLASH MX CRIAR UMA ANIMAÇÃO BÁSICA NO FLASH MX Introdução Este tutorial vai-te ajudar a compreender os princípios básicos do Flash MX - tal como layers, tweens, cores, texto, linhas e formas. No final deste tutorial

Leia mais

Introdução ao Fireworks CS4

Introdução ao Fireworks CS4 Introdução ao Fireworks CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Fireworks CS4 Design para Web Processor Alfamídia Criação de Sites: Layout e Projetos - Processor Alfamídia Crie, Anime e Publique

Leia mais

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels.

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels. Desenhando no Flash Os arquivos criados no Flash guardam e apresentam as informações gráficas vetorialmente. Isto significa que as imagens são entendidas como formas e preenchimentos e o que é armazenado

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Prática 1 - Microsoft Excel

Prática 1 - Microsoft Excel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 1 - Microsoft Excel Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Altere o modo de mesclagem do círculo com o efeito para Multiply na paleta Transparency, em seguida, reduza a opacidade para cerca de 15%.

Altere o modo de mesclagem do círculo com o efeito para Multiply na paleta Transparency, em seguida, reduza a opacidade para cerca de 15%. CRIANDO UM RELÓGIO O principal ingrediente que nós vamos adicionar a este projeto, além de um monte de círculos para construir a forma geral, é uma gama de preenchimentos de gradiente. Estes gradientes

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Photoshop CS6 Avançado

Photoshop CS6 Avançado Photoshop CS6 Avançado Sumário INICIANDO O PHOTOSHOP... 2 MONTAGEM E REDIMENSIONAMENTO ENTRE DUAS IMAGENS... 3 FERRAMENTA TRANSFORMAÇÃO LIVRE... 5 AJUSTANDO NÍVEIS DE LUMINOSIDADE E CORES... 6 AJUSTANDO

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 Introduzindo Dados Com o Microsoft Excel é fácil introduzir informações numa planilha e mudar, excluir ou acrescentar dados. Você vai aprender a: - Abrir e salvar um arquivo

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Tutorial do programa

Tutorial do programa 1 Tutorial do programa I. Guia Rápido 1. Clique no produto. 2. Clique na pasta de imagens. 3. Clique em preenchimento auto. 4. Verificar pedido. 5. Finalizar pedido. 6. Fazer pagamento / Entrega. 7. Fazer

Leia mais

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011 Conteúdo 1. OBJETIVO DO FIREWORKS... 2 1.1 - Diferença entre imagem Vetorial e Bitmap... 2 1.2 - Formato de Arquivos... 3 2. AMBIENTE DO FIREWORKS... 3 2.1 - INICIANDO UM PROJETO... 4 3. DESENHANDO NO

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

Prática 3 Princípios da Animação

Prática 3 Princípios da Animação Prática 3 Princípios da Animação As animações em um site são bem discutidas quanto ao seu uso, pois, qualquer coisa que se movimenta na visão periférica ocupa lugar na consciência. Isso faz com que o usuário

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

Dados contadores de história. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Dados contadores de história. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Dados contadores de história Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik,

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Instrutor Alexandre - CorelDraw

Instrutor Alexandre - CorelDraw Quem não leu o meu primeiro tutorial, corra para ler, pois tem muitas dicas interessantes lá! Quem já leu, preparem-se para mais dicas!! Abra o COREL e coloque a folha na horizontal (paisagem). Feito assim

Leia mais

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada Photoshop Ponto de fuga Faça edição de imagens em perspectiva Efeito artístico Utilize filtros e efeitos para transformar fotos em desenho Composição avançada Recurso do Photoshop permite combinação de

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

1 Crie uma pasta (dentro do seu diretório) com o seu nome. 2. Se tiver dúvida pergunte o seu professor

1 Crie uma pasta (dentro do seu diretório) com o seu nome. 2. Se tiver dúvida pergunte o seu professor i.exe FrontPage Criação de Home Page s PPaaggi innaa 1 Sobre FrontPage Parte 1 Front Page é uma ferramenta para criação e gerenciamento de web s.o aluno não necessita de nenhum conhecimento de programação

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1 EXCEL BÁSICO Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041 www.melissalima.com.br Página 1 Índice Introdução ao Excel... 3 Conceitos Básicos do Excel... 6

Leia mais

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurando as Opções Padrão do KNotes.......................

Leia mais

Trabalhando com Imagens no Word XP

Trabalhando com Imagens no Word XP Table of Contents Trabalhando com imagens...1 A barra de desenho...2 Tela de desenho...2 Caixa de Texto...3 Linha...4 Seta...4 Retângulo (e quadrado)...5 Elipse (e círculo)...5 AutoFormas...6 Modificação

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

A guia Desenvolvedor

A guia Desenvolvedor A guia Desenvolvedor Primeiramente a aba Desenvolvedor deve estar ativada. Para ativá-la clique no botão do Office no canto superior esquerdo para abrir a seguinte janela: A seguir clique em Opções do

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

Introdução ao Adobe Flash CS4

Introdução ao Adobe Flash CS4 Principais Arquivos do Flash http://tv.adobe.com/show/learn-flash-professional-cs4/ Introdução ao Adobe Flash CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Flash CS4 Design para Web Processor Alfamídia

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE ÍNDICE VÍDEO 1 Trabalhando com o BrOffice.org Impress VÍDEO 2 Conhecendo o BrOffice.org Impress VÍDEO 3 Criando uma nova apresentação VÍDEO 4 Estrutura de tópicos VÍDEO 5 Layout VÍDEO 6 Trabalhando com

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Microsoft Excel 2010

Microsoft Excel 2010 Microsoft Excel 2010 Feito por Gustavo Stor com base na apostila desenvolvida por Marcos Paulo Furlan para o capacitação promovido pelo PET. 1 2 O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado.

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Como aplicar batom multicolorido.

Como aplicar batom multicolorido. Como aplicar batom multicolorido. 01. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer, para este tutorial iremos usar a imagem abaixo. 02. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Matiz /saturação e defina os

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação de Setúbal. Formação Contínua 1999/2000. Filomena Izidro

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação de Setúbal. Formação Contínua 1999/2000. Filomena Izidro Instituto Politécnico de Setúbal Formação Contínua 1999/2000 Filomena Izidro Setúbal 2000 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PAINT SHOP PRO 5 O PSP 5 é um programa que permite o tratamento de imagens. Nome do

Leia mais

PhotoStudio 6 Manual

PhotoStudio 6 Manual Copyright 2008 ArcSoft, Inc. Todos os direitos reservados. Conteúdo Introdução 02 Paleta de ferramentas 02 Paleta de navegação 07 Como trabalhar com camadas 08 Como trabalhar com cores 10 Comandos de menu

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

(Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice)

(Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice) (Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice) Tutorial Sodipoi Autor: Alexandre da silva costa Anakinpendragon (anakinpendragon@yahoo.com.br) Esse tutorial vem para

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS Nelson Luiz Cesário FCAV/UNESP Câmpus de Jaboticabal O que é o Impress? O Impress é o aplicativo de criação e edição de apresentações da família LibreOffice. Você pode

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

ATENÇÃO. Leitura Indispensável

ATENÇÃO. Leitura Indispensável ATENÇÃO Leitura Indispensável O Guia Rápido do Asure ID 2009 foi criado com base na versão Exchange, ou seja, a versão mais completa da linha Asure ID 2009, portanto, os usuários de outras versões ao utilizarem

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15 1 Sumário 1. Criando um projeto novo... 4 2. Interface:... 4 3. Abas... 5 3.1. Explorer... 5 3.2. Project Media... 6 3.3. Video Fx... 6 3.4. Transitions... 6 3.5. Customizar... 6 4. Timeline... 6 4.1.

Leia mais

Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite. Excel. Profª Leticia Lopes Leite

Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite. Excel. Profª Leticia Lopes Leite Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite Excel Profª Leticia Lopes Leite 1 Indice 1 Indice 2 2 Introdução 4 2.1 Área de Trabalho 4 2.2 Barra de Ferramentas 5 2.2.1 Ferramenta Pincel 5 2.2.2 Classificar

Leia mais

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS Utilizando Camadas As camadas representam uma forma efetiva para organização do trabalho. Podemos imaginar as camadas como películas sobrepostas onde podemos desenhar.

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

OBJECTIVO Alterar o fundo de uma foto

OBJECTIVO Alterar o fundo de uma foto ICHA OBJECTIVO Alterar o fundo de uma foto O objectivo principal deste exercício consiste em alterar o fundo de uma foto. No final deste exercício o utilizador deverá estar apto a realizar as seguintes

Leia mais

TUTORIAIS ESCALDANTES

TUTORIAIS ESCALDANTES Como o Clone Stamp copia pixels de uma área para a outra sem qualquer modificação, é preciso escolher áreas de origem e destino que possuam aproximadamente a mesma cor e luminosidade, para não haver discrepância.

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Criando Gif no GIMP com várias fotos sobrepostas e lado a lado

Criando Gif no GIMP com várias fotos sobrepostas e lado a lado Criando Gif no GIMP com várias fotos sobrepostas e lado a lado As fotos devem estar redimensionadas do mesmo tamanho (vamos trabalhar com as dimensões 200 x 150 pixels). Para isso antes de iniciar os trabalhos

Leia mais

Guia do Calc. Capítulo 11 Compartilhando e Revisando Documentos

Guia do Calc. Capítulo 11 Compartilhando e Revisando Documentos Guia do Calc Capítulo 11 Compartilhando e Revisando Documentos Direitos Autorais Este documento é protegido por Copyright 2010 por seus contribuidores listados abaixo. Você pode distribuir e/ou modificar

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR 1- Acesse o site: http://www.fotor.com/pt/ 2- Na primeira página você já escolhe se deseja fazer uma colagem de imagem ou editar uma imagem apenas. Vamos começar por editar

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

INDÍCE. Esta apostila foi baixada do site Geek Brasil http://www.geekbrasil.com.br

INDÍCE. Esta apostila foi baixada do site Geek Brasil http://www.geekbrasil.com.br INDÍCE Visão Geral: Introdução ao Fireworks...2 Ferramentas de desenho...3 Pintar o traço e o preenchimento...3 Botões JavaScript...5 Criar um botão...5 Duplicar o botão...12 Rollovers sofisticados...14

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Apostila de Excel 97

Apostila de Excel 97 Apostila de Excel 97 Apostila de Excel 97 LEPI - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática Indice do Excel I. Introdução ao Excel A Importância do Excel como Ferramenta de Trabalho Área de Trabalho

Leia mais

1.4.5 Ligar outros serviços de armazenamento

1.4.5 Ligar outros serviços de armazenamento Configurar o Word FIGURA 1.26 Serviços ligados 1.4.5 Ligar outros serviços de armazenamento O Microsoft Office 2013 apenas tem disponíveis ligações a serviços de armazenamento proprietários da Microsoft.

Leia mais

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Criando e configurando arquivos para impressão gráfica no Adobe Photoshop Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Etapa 1 Crie um novo documento em Arquivo>Novo e configure-o com as especificações mostradas

Leia mais

Indesign CS e Photoshop

Indesign CS e Photoshop Universidade Presbiteriana Mackenzie Guia de laboratório para uso nas disciplinas Planejamento Gráfico I e II Indesign CS e Photoshop Idealizado por: Prof Ms. André Nóbrega Dias Ferreira. Este é um guia

Leia mais