Gotinha a Gotinha vamos poupar aguinha!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gotinha a Gotinha vamos poupar aguinha!"

Transcrição

1 Gotinha a Gotinha vamos poupar aguinha! No âmbito do projeto do circulo mágico, no dia 22 de Abril pelas 10. horas, o cantinho da pequenada na valência de jardim de infância, saiu à rua para realizar uma manifestação 'Rara sensibilizar para a importância }J, u ouparaguq;... "- 'Realizamos cartazes e folhetos m dicas para pouparmos água que fomos distribuindo pelos serviços que visitamos. Visitamos a farmácia, escola primária, junta de freguesia, padaria. iiii--~;;...-- Lá vamos nos a cantar, para a todos lembrar de a água poupar! Associação Cantinho da Pequenada Escalão A

2 Projeto Circulo Mágico 6ª Fase Divulgação / Redacção da Notícia Nome do estabelecimento: Espaço A Criança Conselho Português para os Refugiados (CPR) Escalão do Projeto: Escalão A Água é Vida! Nº de alunos, professores e auxiliares: 40 crianças, 2 educadoras de infância e 2 auxiliares de acção educativa. Acções realizadas: A nossa campanha de sensibilização realizou-se no dia 28 de Abril e teve como tema Para o planeta Salvar, a água temos de poupar! Colocámos em cada criança um crachá representando uma gota de água de forma a identificar o projeto que estamos a desenvolver. Iniciámos a nossa manifestação percorrendo várias ruas da localidade circundante do nosso estabelecimento de ensino sensibilizando desta forma a população para a importância e o uso eficaz da água. Referimos quais os benefícios da água, e ainda quais as consequências futuras para o uso indevido desta. Foi entregue a cada estabelecimento ou pessoa um folheto (anexo) com frases alusivas à água. Nestes referia-se algumas medidas para poupar água e alguns poemas realizados com as crianças com a palavra água.

3 No decorrer da campanha as próprias crianças iam mencionando nos respetivos estabelecimentos / pessoas algumas medidas para se poupar água, bem como os efeitos negativos que a má utilização e preservação desta provoca na nossa saúde e na nossa vida diária e futura. Desta forma teremos de adequar estilos e hábitos de vida no nosso quotidiano, uma vez que a água está em perigo no nosso planeta. É necessário fomentar a importância da água como elemento essencial para a sobrevivência dos seres vivos para que desta forma, as crianças tenham noção da importância do uso eficiente da água. Em conversas de sala, foi ainda abordada a temática da poluição. Desta forma, procuramos ainda fazer chegar às famílias estas informações incentivando as boas práticas no quotidiano. Ao longo do desenvolvimento do projeto, fomos realizando várias atividades semanais com o intuito de abordar o tema da água e respetivas características e propriedades desta. Realizámos experiências, lemos histórias, fizemos trabalho de pesquisa e realizámos visitas de estudo. Através destas as crianças adquiriram novas noções, conhecimentos e vocabulário por forma a enriquecer-se.

4 FRASES DOS FLYERS DISTRIBUÍDOS A água é um elemento essencial para a sobrevivência dos seres vivos. Necessidade de adequar estilos de vida no nosso quotidiano, uma vez que a água está em perigo no nosso planeta. É urgente combater o desperdício e garantir a prevenção da água. A água é um recurso esgotável e imprescindível para a continuação da vida na terra. A água é nossa amiga, com ela posso contar para tomar banho e a minha sede matar! Vamos todos protegê-la e a natureza preservar! A água é saudável para nos alimentar. Pode-se beber ao almoço e também ao jantar! Poupe a água: Uma gota poupada hoje é mais uma gota que podes utilizar amanhã. Tomo banho com água quente, rego as plantas com água fria e lavo os dentinhos sem gastar água em demasia!

5 Campanha de sensibilização do Jardim de Infância de Pintéus 6ª fase Divulgação/Redação da notícia a) Jardim de Infância de Pinteus b) Escalão A- Água é vida-de mãos dadas pelo rio c) Grupo heterogéneo de 19 crianças, 1 educadora e 2 assistentes A campanha de sensibilização começou por visitas ao rio da aldeia, onde as crianças tiveram oportunidade de observar o rio, ouvir a água, ver os animais que lá vivem e a poluição feita por mão humana. Destes passeios surgiram diálogos que foram registados em mapas conceptuais e as crianças foram implicadas na tarefa de alertar a comunidade para a importância da água como fonte de vida. Em grupo foi decidido que as mensagens que pretendíamos transmitir iam ser feitas em gotas de água gigantes. Começamos por escolher os materiais, e fizemos uma reutilização dos sacos de papel castanho em que vem o pão para a escola. Abrimos os sacos e as crianças pintaram de azul, através de várias técnicas, pintura com pincel, trinchas, esponjas e rolo. Foram feitas várias pesquisas e foram selecionadas frases que foram escritas no computador. Inicialmente as gotas eram para ser transportadas pelas crianças tipo cartazes em manifestação, devido à idade esta hipótese foi substituída por uma mais original, que foi pendurar as gotas nos estendais da roupa que estão na ponte de Pintéus. As crianças vieram vestidas de azul e trouxeram molas para pendurar as gotas. Foi elaborado um convite que foi enviado para as famílias via caderneta e foram feitos dois cartazes para colocar nos cafés para a comunidade, com o seguinte texto:

6 CONVITE Vamos fazer uma campanha de sensibilização com o tema água é vida para alertar sobre a importância da ÁGUA. Data: 29 de Abril Hora: 11h00 Local: Ponte de Pinteus Apareçam! Como uma imagem vale mais do que mil palavras aqui vão três fotos.

7

8

9 Estas fotos foram escolhidas para a notícia do jornal da associação de pais O Saloio com a seguinte mensagem: O jardim de Infância de Pinteus fez uma campanha de sensibilização para as famílias e população, com o tema Água é vida, para alertar sobre a importância da água. Fizemos um convite e no dia 29 de abril pelas 11 horas, os adultos pararam para ouvir e ver o rio e com as crianças lerem frases sobre esta temática, com o objetivo de promover mudanças de atitude que podem salvar o planeta. Para não se esquecerem que a água é o nosso maior tesouro, levaram para casa uma pequena gota feita pelas crianças. d) Foram desenvolvidas várias atividades de expressão plástica, já relatadas na discrição da campanha, e também atividades de expressão musical, pois as crianças cantaram uma música alusiva à água. e) A comunidade aderiu à campanha e depois de ouvirem as explicações dadas pela criança mais velha, ouviram uma canção e as crianças convidaram os crescidos a lerem as mensagens das gotas que estavam divididas em três fases: - Carácter informativo Divulgar e veicular informação - Constatar erros ambientais através da mão humana (poluição do rio) - Conselhos de como poupar água - Compromisso de todos para não poluir e limpar o rio para que tenha mais seres vivos. No final e todos de mãos dadas pelo rio, aprenderam o slogan Rio Amigo nós estamos contigo. A campanha terminou com a oferta de uma gota onde estava escrito Água é vida dada a todos os presentes. As mensagens ficaram expostas na ponte durante todo o dia.

10 CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO A) NOME DA IPSS: O SALTARICO B) NOME DO PROJETO: O CLUBE DOS INSPETORES DA ÁGUA C) NÚMERO DE ALUNOS: 98 NÚMERO DE FORMADORES: 4 NÚMERO DE AUXILIARES: 6 D) ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: HISTÓRIAS, CANÇÕES, VISITA AO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL DA PEDRA DO SAL, CARTAZES, COROAS E COLARES COM A GOTA DA ÁGUA. E) NOTÍCIA: NO DIA 22 DE ABRIL DE 2015, AS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR DO SALTARICO UNIRAM-SE PARA SENSIBIILZAR A COMUNIDADE DE SANTO ANTONIO DOS CAVALEIROS, SOBRE A IMPORTÂNCIA DE POUPAR ÁGUA. SAÍRAM DO SALTARICO ÀS 14 HORAS E DIRIGIRAM-SE À ESCOLA JI/EB1 CIDADE NOVA, A CANTAR ALTO PELAS RUAS VAMOS POUPAR ÁGUA. QUANDO CHEGARAM À ESCOLA, VISITARAM UMA SALA DO 1º ANO E CANTARAM ASSIM: ONDE QUER QUE VAMOS TODOS NOS PERGUNTAM QUEM É QUE SOMOS E D ONDE É QUE VIMOS? SOMOS AS CRIANÇAS DO SALTARICO E POUPAR ÁGUA É O NOSSO LEMA. NÃO A DESPERDICES POIS SEM ÁGUA NÃO VIVES! DE SEGUIDA INFORMAMOS AOS MENINOS DA ESCOLA QUE ERAMOS OS INSPETORES DA ÁGUA DO SALTARICO E PERGUNTAMOS AOS MENINOS DA ESCOLA CIDADE NOVA SE TAMBÉM QUERIAM FAZER PARTE DO CLUBE DOS INSPETORES DA ÁGUA E DIVULGAR NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE QUE DEVEMOS POUPAR ÁGUA. A TURMA CONCORDOU EM FAZER PARTE DO CLUBE E CADA CRIANÇA DO SALTARICO ESCOLHEU UM ALUNO E OFERECERAM UM COLAR EM FORMA DE GOTA DE ÁGUA COMO SÍMBOLO DE PASSAGEM DE TESTEMUNHO E GRITARAM: SOMOS DO CLUBE DOS INSPETORES DA ÁGUA. AS CRIANÇAS ESTAVAM MUITO FELIZES POR DIVULGAR O PROGRAMA O CÍRCULO MÁGICO PROMOVIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES.

11

12 Água. Um Bem Essencial! No âmbito do Projeto Círculo Mágico, a Sala de Estudo e Atividades, da Associação Cantinho da Pequenada, no dia 22 de abril de 2015 saiu para a rua alertando a população para a importância da Água, e para pequenos hábitos de consumo e da sua poupança que podem fazer diferença para o nosso Planeta! Assim cantarolando, fizemo-nos ouvir: Água para as Plantas, Água para Beber, Água para o Mundo, Água para Viver! Que Nunca Falte Água, Para Todos Essencial, Não há Nada na Terra Parecido ou Igual! Ao longo da nossa manifestação fomos entregando calendário e copos para lápis com pequenas mensagens de como poupar água. A manifestação contou com a participação de 16 crianças, com ajuda de 1 Animadora Sociocultural, 1 Auxiliar de Ação Educativa e com a nossa mascote SUPER GOTINHAS. Foi através do SUPER GOTINHAS que conseguimos aprender bem esta lição! Associação Cantinho da Pequenada Frielas Escalão EB1

13 Água é vida No âmbito do projeto Circulo Mágico, promovido pelo Setor de Educação e Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Loures, os alunos do 1º ciclo da EB1 Nº4 de Camarate, com a orientação/ajuda dos professores, realizaram diversas atividades sobre a temática Água é vida. No dia 10 de abril as turmas tiveram oportunidade de visitar o Centro de Interpretação Ambiental de Cascais. Os alunos puderam observar uma enorme variedade de espécies animais e flora. No final da visita, todos tiveram oportunidade de visitar o espaço envolvente. No dia 22 de abril, toda a escola se deslocou pelas ruas do Bairro de Santo António para distribuir panfletos elaborados pelos alunos, à comunidade, que apelavam à importância da preservação da água, bem com a mudanças de hábitos e atitudes face ao consumo da água. Os alunos exibiram cartazes com sugestões de formas a evitar o consumo excessivo desse bem tão precioso A ÁGUA. Para além das atividades mencionadas, outras atividades foram desenvolvidas em âmbito de sala de aula (visionamento de filmes, power point, debates e experiências). Entende-se que o tema abordado por este Projeto é de extrema importância e estamos certos de que as dinâmicas desenvolvidas terão um impacto positivo.

14 Panfleto Distribuído à população e aos encarregados de educação no decorrer da campanha de sensibilização na comunidade.

15 O Flash Mob que salvou água No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, as crianças do 1º Ciclo (Escalão B) do Centro de Apoio ao Estudo da Associação Nª Sr.ª dos Anjos realizaram um Flash Mob como campanha de sensibilização para a poupança da água, um projeto intitulado de Declaração Universal do Direito da Água, que decorreu no Parque da cidade de Loures, no âmbito do Círculo Mágico. Com o objetivo de desenvolver a consciencialização dos problemas ambientais e a valorização da água como fonte de vida, os doze alunos e as três técnicas do CAE transmitiram a mensagem de sensibilização ambiental à comunidade de forma criativa ao surpreenderem com uma atuação, que começou com duas alunas e uma animadora sociocultural a correr no Parque. Ao pararem para descansar, uma das alunas sentiu sede e quando foi para beber água reparou que a garrafa estava vazia, acabando assim por simular um desmaio. De seguida, começaram a pedir ajuda, o que chamou a atenção de quem por ali passava, e nesse momento pequenos grupos de alunos aproximaram-se das pessoas, questionando-as sobre os maus hábitos da poupança de água, como por exemplo: porque é que deixou a torneira aberta enquanto escovava os dentes?, porque é que não tomou um duche rápido?, e a maioria das pessoas respondeu com algum medo que não tinham estes hábitos de poupança em casa. Depois disto, os pequenos grupos de alunos levaram as pessoas para junto da menina que tinha fingido desmaiar, entregaram-lhes um marcador de livro que continha dicas para hábitos de poupança de água, como quando tiver pouca roupa lave-a à mão, utilize as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga completa, lave o carro com menos frequência e explicaram o propósito do Flash Mob. Para os alunos do 1º Ciclo foi uma experiência divertida que serviu para aprender que se deve poupar água, porque a água é importante para a vida na terra e através desta campanha de sensibilização tiveram, também, a oportunidade de perceber que são poucas as pessoas que têm hábitos de poupança de água no dia-a-dia, principalmente devido à falta de informação sobre os comportamentos a adotar para um consumo correto. Técnica: Inês Rodrigues Alunos: Francisco Fernandes e Carolina Nunes

16 Mais gotas de água, por favor. No passado dia 30 de abril, as crianças do 2º Ciclo (Escalão C) do Centro de Apoio ao Estudo (CAE) da Associação Nª Sr.ª dos Anjos realizaram um Flash Mob como campanha de sensibilização para a poupança da água, um projeto intitulado de Declaração Universal do Direito da Água que decorreu no Largo da Igreja de Camarate, no âmbito do Círculo Mágico. Os treze alunos do CAE surpreenderam os habitantes de Camarate com a ajuda das Técnicas, ao declamarem o poema intitulado de a Gota d água, através do qual é descrito o ciclo da água. A atividade desenvolveu-se com as crianças a chegarem ao Largo da Igreja e a começarem a movimentar-se para os seus lugares e, de repente, iniciaram a declamação dos versos do poema, sempre com uma pequena representação corporal, uma vez que cada aluno tinha uma imagem sobre o ciclo da água e o respetivo verso que lhe correspondia. No final houve um momento de partilha com os alunos, no sentido de mostrarem a sua satisfação e o quanto foi agradável a realização da atividade, pelo facto de ser através da surpresa que se consegue chegar ao público e desenvolver a consciencialização dos problemas ambientais e a valorização da água como fonte de vida.

17 Para despertar a curiosidade dos leitores deixamos alguns versos do poema Gota d água: O que fazia a gota d água A balançar pelo ar, numa nuvem bem sentada, bem contente a passear? Esta nuvem muito gorda bem escura está a ficar. Já vou indo, dona nuvem. A voar, a voar... E, a pular ao lado dela, muitas gotas vão também. Que será que há lá na terra? Que surpresas ela tem? Tantas gotas, tantas gotas já cercavam a gotinha... E a terra ficou fofa no lugar onde escorriam. As raízes de uma planta lhes pediram de beber, e umas gotas - pois são tantas - as raízes vão absorver. Técnica: Isabel Lourenço Alunos: Rodrigo Nunes e Afonso Ventura

18 UDI S. João da talha Nuclisol Jean Piaget Participantes: Grupo de 20 crianças da sala de 3,4 Anos Equipa Responsável Educadora Patrícia Rodrigues e Ana Muacho, Auxiliantes Susana Lopes e sara Cruz, Estagiária da EPAD Raquel O que fizemos para aprender mais coisas sobre a importância da água? Ouvimos a história da gotinha de água. A seguir fizemos com a Patrícia e com a Susana a história da Gotinha de água e fizemos o desenho da história que a Patrícia depois pôs na parede da nossa sala. No computador da escola estivemos a ver o ciclo da água e aprendemos que a água está no mar e sobe para as nuvens com a ajuda do sol. As nuvens depois ficam muito cheias e pesadas e começa a chover. A chuvinha cai na terra, nos rios e nos mares e com a ajuda do sol volta a subir e é sempre assim

19 Com a ajuda das amigas crescidas fizemos o ciclo da água: recortámos, pintámos, colámos e até trouxemos areia e pedrinhas da rua! Os pais gostaram do nosso trabalho. Somos um grupo muito curioso Fizemos experiências sobre a água: - Aprendemos que a água pode ser liquida, sólida e gasosa; - Limpámos uma água que estava suja (filtração7decantação) - Vimos que as plantas bebem água Também aprendemos que a água é muito importante para a nossa vida para beber, tomar banho, lavar a loiça, fazer o comer, regar as plantas, lavar os carros

20 Aprendemos que é muito importante poupar a água pois ela pode acabar no nosso planeta e por isso não podemos deixar as torneiras abertas nem a pingar. Só devemos regar os jardins quando não estiver calor e o pai e a mãe só podem lavar o carro com o balde e a esponja e até devemos regar as plantas gota a gota Devemos tomar um duche rápido para poupar água! No fim de aprendermos estas coisas muito importantes fizemos trabalhos onde escrevemos e desenhamos o que devíamos fazer para poupar água. Fizemos também um panfleto com os nossos conselhos para poupar água. Com as amigas crescidas da sala e da camara Municipal de Loures fomos visitar o Centro de Interpretação ambiental Pedra do Sal onde fizemos experiências e ouvimos uma história e gostamos de ir no autocarro. Assistimos a um espectáculo musical chamado A Floresta de Água que nos ensinou que as gotinhas de água ajudam a floresta a crescer. Também fizemos um espectáculo de apresentação aos pais onde cantamos e dançámos a canção Gota a Gota, Litro a Litro. Os nossos pais vieram todos ver o nosso trabalho e deram os parabéns pelo trabalho realizado. Quando acabámos de cantar distribuímos os panfletos e a Patrícia e a Ana Muacho mandaram os panfletos para o facebook da escola. Texto Colectivo 3,4 anos

21 H2O Jardim de Infância de Frielas participa no Programa O Círculo Mágico Promovido pela Câmara Municipal de Loures o programa de educação ambiental escolar "O Círculo Mágico" que este ano trata o elemento Água, foi desenvolvido no Jardim de Infância de Frielas com o nome H2O. O símbolo químico foi explicado através de imagens e de ímans, e os meninos descobriram-no escrito em objetos (ex. garrafa e bebedouro de hamster). Assim que o tempo aqueceu, colocámos a Tina de Água no pátio para permitir a exploração de Volumes, noções de Flutuação / Afundamento. Fizemos outras experiências com este Elemento, nomeadamente a Filtração, a Sedimentação, a Dissolução de sal, a Solidificação, a Evaporação e a Condensação. Realizámos uma Ação de Sensibilização saindo pela freguesia para alertar a comunidade sobre a importância de poupar e preservar a Água. As crianças criaram desenhos e frases com mensagens, que foram plastificados em forma de gotas (incolores pois então!), umas pequenas para oferecer aos populares, outras grandes para afixar nos locais PÚBLICOS: EB1, JUNTA DE FREGUESIA, SEDE, PADARIA, FARMÁCIA MESMO A PROPÓSITO, NESSA MANHÃ ESTAVAM A LAVAR AS RUAS DA VILA DE FRIELAS!

22

Olá Professor, seja bem vindo!

Olá Professor, seja bem vindo! Olá Professor, seja bem vindo! O trabalho Aula Zuggi de Zuggi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Atribuição: Zuggi www.zuggi.com.br http://bit.ly/16si4pb

Leia mais

Plano de ação para o tema: Resíduos

Plano de ação para o tema: Resíduos Plano de ação para o tema: Resíduos Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Concretização Avaliação- instrumentos e Indicadores (de monitorização e avaliação

Leia mais

Conselhos Úteis de Poupança. Vamos poupar

Conselhos Úteis de Poupança. Vamos poupar Conselhos Úteis de Poupança Vamos poupar Vamos poupar água Sabias que a Terra está 70% coberta de água e 97% dessa água está nos mares e oceanos e é salgada? Os outros 3% de água doce existem nos lagos,

Leia mais

VAMOS CONSTRUIR UMA CIDADE

VAMOS CONSTRUIR UMA CIDADE VAMOS CONSTRUIR UMA CIDADE Versão adaptada de Eugénio Sena para Wir Bauen Eine Stadt de Paul Hindemith 1. MARCHA (Entrada) Uma cidade nossa amiga Não queremos a cidade antiga. Nós vamos pensar tudo de

Leia mais

RELATÓRIO DA ATIVIDADE POR UMA MOBILIDADE MAIS SUSTENTÁVEL

RELATÓRIO DA ATIVIDADE POR UMA MOBILIDADE MAIS SUSTENTÁVEL RELATÓRIO DA ATIVIDADE POR UMA MOBILIDADE MAIS SUSTENTÁVEL 1. Dia da atividade 19 de Abril 2. Objetivos / Acções 2.1 Promoção de uma mobilidade mais sustentável, apelando aos alunos que, nesse dia, caso

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2 EDIÇÃO N.º: 7 AUTORES: SALA 2 30 DE ABRIL DE 2010 Centro de Bem Estar Social Creche, Jardim de Infância e CATL JORNAL DAS NOVIDADES Notícia de Última Hora Chegamos ao final do mês e a nova edição do JORNAL

Leia mais

VAMOS CUIDAR DA ÁGUA!

VAMOS CUIDAR DA ÁGUA! VAMOS CUIDAR DA ÁGUA! OLÁ! TUDO BEM? Prepare-se! Nas próximas páginas você vai aprender ainda mais sobre a água e entender porque economizar cada gotinha dela é tão importante. Veja a seguir algumas dicas

Leia mais

Anexo III Lista dos trabalhos do 1º Ciclo do Ensino Básico Categoria Poluição

Anexo III Lista dos trabalhos do 1º Ciclo do Ensino Básico Categoria Poluição Anexo III Lista dos trabalhos do 1º Ciclo do Ensino Básico Categoria Poluição Nome da Escola Título Ano escolar Palavras chave da narrativa 1 Alerta para as questões da saúde e Docinha e 3º ano/8 consequências

Leia mais

NÃO QUEBRES O CICLO. ENTRA NO CICLO DA POUPANÇA. Poupar é muito importante. E não é só poupar dinheiro, também podes

NÃO QUEBRES O CICLO. ENTRA NO CICLO DA POUPANÇA. Poupar é muito importante. E não é só poupar dinheiro, também podes NÃO QUEBRES O CICLO. Poupar é muito importante. E não é só poupar dinheiro, também podes poupar água, energia e muitas outras coisas. Com o Ciclo da Poupança, vais aprender que poupar, além de ser bom

Leia mais

Dinâmica e Animação de Grupo

Dinâmica e Animação de Grupo Dinâmica e Animação de Grupo Desenvolvimento de Competências Turma G3D Leandro Diogo da Silva Neves 4848 Índice 1. Introdução... 3 2. Planeamento de desenvolvimento individual... 4 2.1 Competências...

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano Água Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável

Leia mais

Relatório de atividades Socioambientais

Relatório de atividades Socioambientais Relatório de atividades Socioambientais Ação 1: Apresentação da programação da Feira do Empreendedor 2014 às instituições da comunidade do entorno do SESI. Realização: Amazônia Socioambiental Equipe Técnica

Leia mais

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil!

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Implemente esses 3 passos para obter resultados fantásticos no Inglês! The Meridian, 4 Copthall House, Station Square, Coventry, Este material pode ser redistribuído,

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cascais Plano Anual de Atividades 2014/2015 ANEXO 1 DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO

Agrupamento de Escolas de Cascais Plano Anual de Atividades 2014/2015 ANEXO 1 DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO ANEO 1 DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO 0 1º Período A CAF (Componente de Apoio à Família 2 primeiras semanas de setembro e interrupção do Natal) será acionada de acordo com resposta dos Encarregados

Leia mais

História Para as Crianças. A menina que caçoou

História Para as Crianças. A menina que caçoou História Para as Crianças A menina que caçoou Bom dia crianças, feliz sábado! Uma vez, do outro lado do mundo, em um lugar chamado Austrália vivia uma menina. Ela não era tão alta como algumas meninas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa EB1/JI Vasco Martins Rebolo

Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa EB1/JI Vasco Martins Rebolo Era uma vez a família Rebolo, muito simpática e feliz que vivia na Amadora. Essa família era constituída por quatro pessoas, os pais Miguel e Natália e os seus dois filhos Diana e Nuno. Estávamos nas férias

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação DEPARTAMENTO: Pré-Escolar PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - PROPOSTA DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO - 2010 / 2011 Coordenador(a):

Leia mais

Prova bimestral. Língua portuguesa. A água. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia um trecho do texto A água, de Millôr Fernandes.

Prova bimestral. Língua portuguesa. A água. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia um trecho do texto A água, de Millôr Fernandes. Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2011 Prova bimestral 4 o Bimestre 3 o ano Língua portuguesa Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia um trecho do texto A água,

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

Reciclagem Monte seu jogo e chame a turma para brincar. Corrida da. ANO 7 - Nº7 Caça-palavras Vamos colorir 7 erros e muito mais!

Reciclagem Monte seu jogo e chame a turma para brincar. Corrida da. ANO 7 - Nº7 Caça-palavras Vamos colorir 7 erros e muito mais! ANO 7 - Nº7 Caça-palavras Vamos colorir 7 erros e muito mais! Atividades infantis para resolver e colorir. Uma publicação da Corrida da Reciclagem Monte seu jogo e chame a turma para brincar Vamos colorir?

Leia mais

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e 1 Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e o seu bolso também. Poupar energia significa diminuir

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Objectivos gerais: - Proporcionar o diálogo e o respeito pelas pessoas mais velhas. - Desenvolver o espírito

Leia mais

LeYa Leituras Projeto de Leitura

LeYa Leituras Projeto de Leitura LeYa Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: O ciclo da água Autoras: Cristina Quental e Mariana Magalhães Currículo das autoras: Cristina Quental é educadora infantil e alterna o trabalho na escola

Leia mais

Shué também cantou na Festa de Natal da Escola O Gotinhas...fim 42 43

Shué também cantou na Festa de Natal da Escola O Gotinhas...fim 42 43 O Gotinhas 43 Era uma vez um País feito de nuvens. Ficava no cimo de uma enorme montanha impossível de expugnar. Lá viviam muitos meninos. Cada um tinha a sua própria nuvem. Uma enorme cegonha do espaço

Leia mais

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar A Crise da Água ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar ÁGUA A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não. Quando se pensa que

Leia mais

A minha missão é... Proteger o meu planeta!

A minha missão é... Proteger o meu planeta! A minha missão é... Proteger o meu planeta! Energia A energia que utilizas todos os dias não nasce nos eletrodomésticos lá de casa nem nos postes de iluminação da rua. É transformada a partir do petróleo,

Leia mais

Ação 1 Foral andante o que eu escrevo, o que tu lês

Ação 1 Foral andante o que eu escrevo, o que tu lês Ação 1 Foral andante o que eu escrevo, o que tu lês Criar ambientes de partilha; Proporcionar momentos de incentivo à leitura e ao relevo das ilustrações; Facilitar e promover a criatividade e imaginação;

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Caparica EB1/JI Costa Caparica Agenda 21 da Criança - 2015

Agrupamento de Escolas da Caparica EB1/JI Costa Caparica Agenda 21 da Criança - 2015 - Bom dia, chamo-me João Pinto e tenho 10 anos. - Bom dia, eu sou o Stefanny Silva e tenho 10 anos. Somos alunos do 4.º ano da escola EB1/JI da Costa da Caparica e, com, a nossa professora Conceição Gamboa,

Leia mais

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA?

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? Projeto Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? 1 Projeto Pedagógico Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro tem como tema o meio ambiente em que mostra o homem e a destruição da natureza,

Leia mais

Acumular roupas para lavar na máquina. Assim aproveitamos melhor a água e economizamos energia elétrica também.

Acumular roupas para lavar na máquina. Assim aproveitamos melhor a água e economizamos energia elétrica também. Guilherme - 1º ano B No dia a dia ensinamos nosso filho com nosso exemplo, como os da foto; utilizando a caneca para escovar os dentes e utilizar cascas de ovos para adubar as plantas. Este final de semana

Leia mais

BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES

BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES 1.º PERÍODO PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES. Reconhecimento da importância das artes plásticas;. Desenvolvimento progressivo das possibilidades

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg.

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg. CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013 Unidade 1 Vamos à escola PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2012/2013 Unidade 2 Uma árvore de Natal muito familiar Mês: Outubro/Novembro/Dezembro Objetivos

Leia mais

PROJETO SENTINDO A ÁGUA

PROJETO SENTINDO A ÁGUA PROJETO SENTINDO A ÁGUA Adriana Maria de Souza Geraldo Fernanda Daniela F. Rodrigues Juliana Aparecida Ribeiro Resumo O presente projeto foi desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil, com

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 III A JOGOS DIVERTIDOS Fizemos dois campeonatos com a Turma da Fazenda, o primeiro com o seguinte trajeto: as crianças precisavam pegar água em um ponto e levar até o outro,

Leia mais

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil Richard Uchôa C. Vasconcelos CEO LEO Brasil O tema hoje é engajamento, vamos falar de dez maneiras de engajar o público em treinamentos a distância. Como vocês podem ver, toda a minha apresentação está

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. GRUPO III A GRUPO III B GRUPO III C GRUPO III D ATIVIDADES DE SALA

Leia mais

1. Introdução. 2. Apresentação

1. Introdução. 2. Apresentação NOME: Thaís Rocha Arrighi TÍTULO: Chiquita economizando água Hábitos inadequados e hábitos adequados ORIENTADORA: Arlete Aparecida Marchioni Juste ESCOLA: Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues

Leia mais

SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE. NOME: Vale 10,0

SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE. NOME: Vale 10,0 SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE NOME: Vale 10,0 1ª QUESTÃO VALE 0,2 Leia a charge de Maurício de Souza abaixo com atenção: Marque com um x a resposta

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

Restaurante Top 5. 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais

Restaurante Top 5. 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais Restaurante Top 5 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais Mensagem do Restaurante Olá, Sabemos que é momento de comemorar. E se não fosse uma data ou momento especial,

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

REVISÃO PARA AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE CIÊNCIAS

REVISÃO PARA AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE CIÊNCIAS REVISÃO PARA AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE CIÊNCIAS 1) A partir das informações dadas, enumere as informações, em ordem sequencial, de acordo com as etapas do método científico: ( ) Conclusões ( ) Possíveis respostas

Leia mais

Projeto de Educação Ambiental

Projeto de Educação Ambiental Apresenta Projeto de Educação Ambiental A água é o recurso natural mais abundante do planeta. Porém, apenas 0,007% da água de rios e lagos é disponível para consumo, dos quais grande parte está poluída.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF - 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Hoje vamos falar de... ENERGIA

Hoje vamos falar de... ENERGIA Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA NAS PILHAS. OS BARCOS À VELA SÃO

Leia mais

Perguntas frequentes. 20152016 Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção Geral da Saúde

Perguntas frequentes. 20152016 Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção Geral da Saúde Perguntas frequentes 20152016 Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção Geral da Saúde lista de perguntas Projeto SOBE Trabalhar no projeto Saúde Oral, Bibliotecas Escolares (SOBE)

Leia mais

Planificação Anual da Sala dos 5anos

Planificação Anual da Sala dos 5anos Nome do Aluno: Janine Colaço Reis Planificação Anual da Sala dos 5anos Calendarizaçã o (mês) Áreas de conteúdo/ Conteúdos Curriculares Competências Situações de aprendizagem/ Estratégias Recursos Humanos/

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Expressar curiosidade e desejo de saber; Reconhecer aspetos do mundo exterior mais próximo; Perceber a utilidade de usar os materiais do seu quotidiano;

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Olga, imigrante de leste, é empregada nessa casa. Está vestida com um uniforme de doméstica. Tem um ar atrapalhado e está nervosa.

Olga, imigrante de leste, é empregada nessa casa. Está vestida com um uniforme de doméstica. Tem um ar atrapalhado e está nervosa. A Criada Russa Sandra Pinheiro Interior. Noite. Uma sala de uma casa de família elegantemente decorada. Um sofá ao centro, virado para a boca de cena. Por detrás do sofá umas escadas que conduzem ao andar

Leia mais

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA ÁGUA Economizar água é uma necessidade urgente em todo o mundo. Se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, em poucos anos, teremos grandes problemas de abastecimento, sem contar com os 768 milhões

Leia mais

2011/2012. CÂMARA MUNICIPAL ALENQUER-Divisão de Ambiente

2011/2012. CÂMARA MUNICIPAL ALENQUER-Divisão de Ambiente PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2011/2012 CÂMARA MUNICIPAL ALENQUER-Divisão de Ambiente 2011/2012 Índice: Introdução Ações de Sensibilização: Ateliers: Datas Comemorativas: Visitas de Estudo: Concursos: Projetos:

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

GUIÃO DO PROFESSOR BRINCAR CIÊNCIA. As profissões. Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor

GUIÃO DO PROFESSOR BRINCAR CIÊNCIA. As profissões. Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor GUIÃO DO PROFESSOR BRINCAR CIÊNCIA Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor As profissões Introdução Preparação da visita A Casa Inacabada é um dos espaços que faz parte da exposição

Leia mais

1 - Actual Sintra, 29-10-2010, Figuras públicas apoiam promoção de alimentação saudável. 2 - Time Out, 20-10-2010, Feiras

1 - Actual Sintra, 29-10-2010, Figuras públicas apoiam promoção de alimentação saudável. 2 - Time Out, 20-10-2010, Feiras Revista de Imprensa 08-11-2010 Agenda 21 1 - Actual Sintra, 29-10-2010, Figuras públicas apoiam promoção de alimentação saudável 2 - Time Out, 20-10-2010, Feiras 3 - Planeta Azul.pt, 19-10-2010, Começa

Leia mais

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)?

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Resultado da Enquete Resposta aberta 8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Reduzir o tempo do banho. Reaproveitar mais a água que utilizo em casa, evitar desperdícios,

Leia mais

O PIBID-UESB E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO

O PIBID-UESB E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO O PIBID-UESB E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO Elane Porto Campos-UESB Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista do subprojeto de Pedagogia PIBID/UESB-CAPES

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO IV A GRUPO IV B GRUPO IV C GRUPO IV

Leia mais

Área de Formação Pessoal e Social

Área de Formação Pessoal e Social Área de Formação Pessoal e Social Identidade/ Auto-estima Independência/ Autonomia Convivência democrática/ Cidadania Brincar com o outro (s); Ouvir os outros; Saber identificar-se a si e o outro; Esperar

Leia mais

Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação...

Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação... PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Mudanças de estado

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

Guia de Boas Práticas. Ambientais

Guia de Boas Práticas. Ambientais índice 1Nota Introdutória 3 2 3 4 Práticas 2.1. Em Casa 6 2.2. No Trabalho 7 2.3. No Dia-a-Dia 8 Curiosidades 3.1. Sabia que 10 3.2. Degradação de Materiais 11 Reflexão Ambiental 12 nota introdutória

Leia mais

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança Ficha Técnica Título Turminhas de Al-bai-zir Preço Grátis Redação Vários Edição Prof.ª Sandra Prof.ª Sílvia Fotografia Vários Periodicidade Trimestral Tiragem 300 exemplares Design Prof.ª Sandra Prof.ª

Leia mais

Viagem de estudo extraordinária

Viagem de estudo extraordinária Viagem de estudo extraordinária Caravela em cristal No dia 11 de outubro fomos a uma viagem de estudo a Alcobaça. -Primeiro fui à fábrica de cristal chamada Atlantis. Eu aprendi que as matérias-primas

Leia mais

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIXO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL. Vera Lúcia Alves.

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIXO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL. Vera Lúcia Alves. SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL Vera Lúcia Alves. RIO VERDE GO 2010 Identificação: EMEF José do Prado Guimarães. Localização: Rio

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades Objetivos Atividades Responsáveis Datas Recursos Avaliaçõe s Promover o convívio entre os elementos da comunidade educativa Proporcionar momentos de alegria e partilha Recepção

Leia mais

Histórias em Sequência

Histórias em Sequência Histórias em Sequência Objetivo Geral Através das histórias em sequência fazer com que os alunos trabalhem com a oralidade, escrita, causalidade e vivências pessoais. Objetivos Específicos Trabalho envolvendo

Leia mais

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM?

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? As Áreas de Conteúdo são áreas em que se manifesta o desenvolvimento humano ao longo da vida e são comuns a todos os graus de ensino. Na educação pré-escolar

Leia mais

Plano Anual de atividades 2014/2015 1º Periodo

Plano Anual de atividades 2014/2015 1º Periodo Plano Anual de atividades 2014/2015 1º Periodo Designação Objectivos Grupo alvo Calendarização Responsáveis pela actividade Recursos a afectar J F M A M J J A S O N D Humanos Materiais Logísticos Exercício

Leia mais

Ana. e o e o. Jardim de Flores

Ana. e o e o. Jardim de Flores Ana e o e o Jardim de Flores Era uma vez um grande rei que morava em um lindo castelo rodeado de pequenos vilarejos. O rei amava muito o seu povo, e o povo também o amava. Ele visitava frequentemente os

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2014/15 NO ÂMBITO DOS OBJETIVOS DA GLOBAL COMPACT

RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2014/15 NO ÂMBITO DOS OBJETIVOS DA GLOBAL COMPACT RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2014/15 NO ÂMBITO DOS OBJETIVOS DA GLOBAL COMPACT Objetivos gerais: Promover os valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, direito do trabalho,

Leia mais

plano anual de educação ambiental

plano anual de educação ambiental plano anual de educação ambiental 2009/2010 complexo de educação ambiental da quinta da gruta PROGRAMA FAMÍLIAS Grelha Resumo por Sector Sector Rios/Espaços Verdes Animais Dias comemorativos Férias Datas

Leia mais

Dia da Conservação do Solo - 15 de Abril

Dia da Conservação do Solo - 15 de Abril Dia da Conservação do Solo - 15 de Abril Tema: Comemoração do Dia da Conservação do Solo Destinatários: Crianças dos 6 aos 10 anos - 1º ciclo Objectivo: Pretende-se que no final das actividades as crianças

Leia mais

6 Estimular a Criatividade

6 Estimular a Criatividade OZARFAXINARS N.2 DEZEMBRO 2005 121 6 Estimular a Criatividade Como aspecto menos valorizado pela Escola, a criatividade pode estimular novas formas de o jovem se relacionar com o mundo, desenvolvendo atitudes

Leia mais

Eventos. Eixo I Emprego, Formação e Qualificação. Acção: Bom Porto

Eventos. Eixo I Emprego, Formação e Qualificação. Acção: Bom Porto Eventos Eixo I Emprego, Formação e Qualificação Acção: Bom Porto - Gabinete de Empregabilidade e Empreendedorismo: Uma das acções do projecto consiste na criação de um Gabinete de atendimento na área da

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE 12:43 Page 1 INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE Jardins é Page 2 LIXO UM PROBLEMA DE TODOS Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso de todos. Uma pessoa é capaz

Leia mais

Qualidade da Água. A disponibilidade da Água

Qualidade da Água. A disponibilidade da Água Qualidade da Água A disponibilidade da Água A água pode ter as mais variadas origens e características mas a sua disponibilidade para consumo humano revela-se cada vez mais diminuta. % H2O Doce Vs Salgada

Leia mais

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto?

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto? RÓTULOS Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem. O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações

Leia mais

Unidade 01- Estamos apenas começando Deus criou, eu cuidarei

Unidade 01- Estamos apenas começando Deus criou, eu cuidarei Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 01- Estamos apenas começando Deus criou, eu cuidarei O velho testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras.

Leia mais

Jordânia. Você sabia que... Alguns fatos sobre o meu país. Leia a minha história e descubra... Por que é que todos precisamos de água potável para

Jordânia. Você sabia que... Alguns fatos sobre o meu país. Leia a minha história e descubra... Por que é que todos precisamos de água potável para Jordânia Você sabia que... A água potável e segura é necessária para que se possa assegurar e proteger a vida e a saúde de toda a gente, num modo justo e igualitário. Alguns fatos sobre o meu país No Reino

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL SOCIALIZAÇÃO Desenvolver atitudes procedimentos e conceitos Interiorizar valores espirituais morais e críticos Desenvolver

Leia mais

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Apresentaremos 4 lições, que mostram algum personagem Bíblico, onde as ações praticadas ao longo de sua trajetória abençoaram a vida de muitas

Leia mais

Departamento de Gestão e Economia Controlo da Qualidade. XáàtÄtzxÅ t dâ Çàt. Implementação do Sistema HACCP

Departamento de Gestão e Economia Controlo da Qualidade. XáàtÄtzxÅ t dâ Çàt. Implementação do Sistema HACCP Departamento de Gestão e Economia Controlo da Qualidade XáàtÄtzxÅ t dâ Çàt Implementação do Sistema HACCP O HACCP HACCP - (Hazard Analysis, Critical Control Points) em português Análise dos Perigos e Pontos

Leia mais

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09 Sumário Zeca. O amigo da água. 04 A importância da água. 05 Por que preservar 06 Como a água chega à sua casa 07 Dicas para preservar a água 09 Diga não ao desperdício 10 Água de beber em casa 11 Olá!

Leia mais

doam alimentos e realizam festa de Páscoa para crianças

doam alimentos e realizam festa de Páscoa para crianças 064 Os palhaços Nariz e Orelha brincam com as crianças. Calouros e veteranos da FAAP doam alimentos e realizam festa de Páscoa para crianças Por Gabriel Sanches, auxiliar de Comunicação da FAAP. Alunos

Leia mais

Água. Material de Apoio - Água

Água. Material de Apoio - Água Água Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental Este material foi utilizado pelos educadores participantes

Leia mais

Você sabia que... Alguns fatos sobre o meu país

Você sabia que... Alguns fatos sobre o meu país Brasil Você sabia que... A pobreza e a desigualdade causam a fome e a malnutrição. Os alimentos e outros bens e serviços básicos que afetam a segurança dos alimentos, a saúde e a nutrição água potável,

Leia mais

Projeto Viva a Alameda

Projeto Viva a Alameda Projeto Viva a Alameda Janeiro 2012 I. Enquadramento a. Política de Cidades o instrumento PRU b. Sessões Temáticas II. A PRU de Oliveira do Bairro a. Visão b. Prioridades Estratégicas c. Área de Intervenção

Leia mais

A água. Alexandra Daniela

A água. Alexandra Daniela A água Novembro de 2007 Alexandra Daniela Luciana 12 1 Essa água poluída pode matar peixes e outros animais que a bebem e provocar doenças nas pessoas. Também faz com que as reservas de água potável (que

Leia mais

Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Ponte de Lima PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO

Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Ponte de Lima PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2014 MISSÃO 2014 Renovar a imagem da associação Melhorar a qualidade dos serviços prestados Restabelecer as ações de carácter cultural, desportivo e recreativo Promover

Leia mais