UMA EMPRESA EM TRANSFORMAÇÃO ON LINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA EMPRESA EM TRANSFORMAÇÃO ON LINE"

Transcrição

1 UMA EMPRESA EM TRANSFORMAÇÃO ON LINE Empresa: ADA On Line Ltda. Paracatu/MG Autoria: Márcio Andrade Borges Introdução Na cidade de Paracatu, Noroeste de Minas, a empresária Elizabeth Mitie Fukuda, nascida em Nova Esperança, no Paraná, enfrentou, em, 1997, um desafio: montar uma empresa de provedor de Internet e de prestação de serviços de informática a ADA On Line. Ela chegou em Paracatu em agosto de 1984, já com uma forte bagagem na área da informação e da informática. Assim que surgiu a onda de Internet, acreditou que esse era um forte nicho, mesmo em uma cidade de pequeno porte. A empresa foi responsável por disseminar a tecnologia da informática em Paracatu e por instalar o primeiro provedor de Internet no Noroeste de Minas e na região geo-econômica de Brasília. Entendemos que as empresas devem se preocupar com o desenvolvimento do município. Elizabeth Fukuda A vida simples em Nova Esperança, Paraná, deu lugar à empresária empreendedora, em Paracatu. De descendência japonesa, vem de uma família de quatro filhos; ela é terceira na constelação familiar. Aprendeu a trabalhar, ainda criança, ajudando seus pais. Desde nova, já se interessava pelas Ciências Exatas. É formada em Engenharia Química e tem três pós-graduações: Gestão Empresarial pela UFU Universidade Federal de Uberlândia, MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas e Gerência em Sistemas de Informações da Faculdade de Tecnologia de Unaí.

2 250 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E Do projeto à ação, da ação ao sucesso Em 1992, Mitie criou, com o amigo Sérgio Zago, a ADA Informática que, até hoje, oferece cursos e treinamentos. Cada um dispunha de um computador PC AT 286. Sem experiência na área, a empresária partiu para os livros técnicos. Segundo a empresária, não faltaram noites mal dormidas, nem dias de muitos sacrifícios para o trabalho seguir em frente. Pouco depois, Sérgio mudou de cidade e a empresária assumiu sozinha a empresa. O processo era realmente de expansão e a demanda por cursos começou a acontecer, mas a empresa não tinha know-how. Por essa razão, buscou o que havia de melhor no Brasil. Foram os livros de Laércio Vasconcelos, segundo a empresária, um dos maiores engenheiros eletrônicos do país, que a ajudaram e lhe deram coragem para dar continuidade ao negócio. O nível de conhecimento técnico das pessoas de Paracatu melhorou consideravelmente e possibilitou a arrancada da ADA Informática no campo de oferta de cursos de informática, incentivada pelo gerente da agência do Banco do Brasil, Luís Carlos Felipe e por Orlando César D Angelo, na época engenheiro da Mineração Morro Agudo, empresa do Grupo Votorantim Metais. Esses cursos trouxeram resultados em curto prazo. Para comprovar esse fato, basta citar a história de Adaílton Silva, o Didi do Cartório que, depois de capacitado pelo curso, desenvolveu um sistema informatizado em dbase. Foi o primeiro cartório informatizado do Noroeste de Minas. Com a implantação da Internet no Brasil, em 1995, começaram os seus estudos em busca de novos saberes nesse segmento. A viabilidade de uma rede de comunicação via computador fascinou a empresária. Nessa época, a Internet só existia nas Universidades e nas grandes capitais. Ela teve notícia da instalação de dois provedores de Internet em Brasília, que fica a 220 Km de Paracatu. Ligou para as duas organizações e, ao falar com a empresa NUTECNET, foi atendida pelo próprio proprietário, que a convidou para fazer um treinamento. Viajou logo para Brasília e, no final do curso, fez uma parceria com ele. Dessa forma, pôde oferecer o acesso à Internet, através da NUTECNET de Brasília, às pessoas de Paracatu. No entanto, era dispendioso, pois mobilizava a ligação interurbana. Valia a pena para quem necessitava desse serviço e para quem gostava da inovação. Nesse período, a empresa conseguiu quarenta usuários, mas o

3 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 251 incômodo do interurbano era muito grande. Algumas pessoas se empolgavam e, no final do mês, pagavam uma verdadeira fortuna na conta telefônica. Em 1996, Paracatu ganhou do então ministro da Ciência e Tecnologia, o paracatuense José Israel Vargas, um site na Internet. Seu representante na festa de aniversário da cidade e lançamento do site, Ivan de Moura Campos, disse que Paracatu merecia ter um provedor de acesso à Internet. Esse foi o pontapé inicial que fez a empresária buscar informações para conseguir se inserir nesse ramo. Mitie visualizou, nesse negócio, uma excelente oportunidade e criou a ADA On Line. A convicção do crescimento desse nicho e o desejo de enfrentar o desafio de investir em algo novo, totalmente desconhecido, fizeram-na apostar no setor. O medo inicial era de não conseguir absorver as novidades tecnológicas que ela queria implantar na região de Paracatu. A primeira meta foi alcançar a viabilidade financeira. Ela precisava conquistar cento e cinqüenta clientes em seis meses e atingiu esse número em três meses. Quando a empresária decidiu montar um provedor em Paracatu, várias pessoas falavam que esse empreendimento seria economicamente inviável em uma cidade tão pequena. Seu marido, Márcio Fukuda, foi um importante incentivador nessa fase complicada. Ele acreditava no negócio, embora os dois não tivessem know how. Como era uma atividade nova, havia poucos profissionais com conhecimento para implantar tal tecnologia. Foram feitas visitas a alguns provedores de Brasília, como a PERSOCOM e a TBA, para saberem como funcionava, na prática, esse serviço. Por meio de exaustivas pesquisas, encontraram uma empresa de Goiânia que foi a responsável por configurar os servidores de Internet da ADA On Line que, em fevereiro de 1997, passou a funcionar, de fato, como provedor de Internet. O desafio era aprender a operar os servidores. Tudo era novidade. O primeiro funcionário contratado foi fazer um curso em Goiânia, exatamente com o engenheiro que configurou os servidores, por determinação da empresa. Essa pessoa trabalhou na empresa durante o primeiro ano do provedor e, como se transformou em um excelente técnico em informática, saiu para enfrentar outros desafios. Hoje, já é graduado e é Analista de Suporte da INFRAERO.

4 252 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E A comunidade prestigiou a empresa que, com três meses, já tinha clientes suficientes para pagar os custos. O primeiro cliente, Danilo Mota, engenheiro, é ainda cliente e grande incentivador; apoiou a ADA On Line em todas as etapas. Não satisfeita em ser apenas técnica, a empresária passou a investir em ações de responsabilidade social. Assim, começou a organizar concursos de redações, como uma forma de despertar o interesse das pessoas por algum tema de interesse da cidade, como O Potencial Turístico de Paracatu. Participou, também, de feiras de ciências, gincanas e de outras atividades esportivas e sociais, apoiando equipes de alunos. Para a abertura da empresa, foi necessário fazer um financiamento no Banco do Brasil. Em fevereiro de 1997, data de início das atividades do provedor ADA On Line, a empresa atendia apenas Paracatu. Em julho desse mesmo ano, implantou o provedor em Unaí-MG. A expansão continuou com a abertura da ADA On Line, no final de 1997, em Formosa-GO, sob a administração do primo Celso Kaihara. Tudo ia muito bem e, assim, foi natural e tranqüilo chegar a Cristalina- GO, em 1998, buscando dois sócios, o Edílson Ratzlaff e o primo Celso Kaihara. Esta foi a estratégia: formar um grupo de provedores para diluir custos com consultoria e difundir o nome ADA On Line. Como nem tudo são flores, surgiu um problema em 1998, quando já se falava na privatização das Teles. A empresa usava o serviço da TELEBRASÍLIA, mas, geograficamente, Paracatu estava na região da TELEMAR. Ela pressentia que uma grande mudança estaria por acontecer e, de fato, ela veio. Ficou num beco sem saída: não havia meios para fazer nenhuma ampliação. Simplesmente, não existiam linhas telefônicas, muito menos havia possibilidade de ampliar o link da Internet. O serviço ficou ruim, pois o sistema estava congestionado; não havia o que fazer. A mudança de link da TELEBRASÍLIA para TELEMAR só aconteceu em outubro de Esse momento foi importante, pois, mesmo com o serviço de baixa qualidade, a comunidade paracatuense apoiou a empresa. Assim que o acesso passou a ser feito pela TELEMAR, o sistema tornou-se totalmente digital. Com o novo servidor, dispunham de tecnologia de ponta. Para essa mudança, foi necessário mais um financiamento, agora na Caixa Econômica Federal.

5 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 253 A estratégia foi tornar o provedor afiliado do UOL, que oferecia, nessa época, um conteúdo exclusivo de qualidade. Era a oportunidade de ter uma conta válida em todo o território nacional. Dessa forma, a Ada On line viu seu mercado se ampliar. Tinha mídia nacional, como Rede Globo, Revista Veja, Folha de São Paulo e muitas outras de grande veiculação em todo o país. Durante dois anos, houve um bom resultado financeiro. Essa parceria foi feita com o intuito de oferecer mais benefícios aos clientes. A empresa, no entanto, viu-se obrigada a enfrentar mais uma situação crítica, que se deu no dia 15 de janeiro de O UOL rompeu com todos os afiliados do país, porque resolveu, ele mesmo, administrar sua carteira de clientes. De um dia para o outro, a ADA On Line se viu sem clientes. Os empresários tiveram que se reestruturar totalmente, focando outro produto, que é o acesso banda larga via Rádio. O acesso discado estava perdendo a demanda. Como a Internet requer, a cada dia, mais banda, segundo a empresária, o acesso discado não sobreviverá, pois, além disso, há outro fator de ameaça, que é a entrada dos provedores gratuitos. O rompimento com o UOL obrigou a empresa a sair de Cristalina e de Unaí, para concentrar esforços em Paracatu. Depois que se desvincularam do UOL, em 2003, os empreendedores resolveram investir na gestão de empresa, para promoverem o crescimento da organização de forma sustentável, uma vez que já tinham o domínio da parte técnica. Passaram a mostrar que a ADA On Line era genuinamente paracatuense, pagava impostos e participava ativamente da comunidade. A sensibilização alavancou o crescimento da empresa. Responsável por disseminar a tecnologia da informática em Paracatu que, até a sua chegada, não tinha nenhuma outra empresa de informática e acesso à Internet, é precursora também como provedor de Internet do Noroeste de Minas e da região geo-econômica de Brasília. A dúvida inicial era se conseguiria operar os servidores de Internet, pois, nessa área, tudo era novidade para todo mundo. Existiam, no país, poucos especialistas no setor. Em 2004, a ADA On Line ofereceu serviços de acesso à Internet nas modalidades de discado e através de ondas de rádio, confecção e hospedagem de sites e assistência técnica em microcomputadores.

6 254 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E A força da participação social Sem dúvida, um dos trabalhos relevantes da ADA On Line é a participação social. O Portal Noroeste Notícias trouxe uma reportagem, na edição de 02/11/2004, na qual se lê, em um fragmento: ADA On Line é agraciada com o Prêmio Excelência Empresarial A provedora de Internet de Paracatu é proclamada vencedora na categoria Empresa Cidadã. O SEBRAE Minas e a GERDAU entregaram o Prêmio Excelência Empresarial às empresas que mais se destacaram no investimento em tecnologia, na qualidade e modernização de seus processos produtivos e em ações positivas a favor da sociedade. A provedora de Internet ADA On Line, empresa paracatuense, foi campeã na categoria Empresa Cidadã, por ter trabalhado em projetos sociais e culturais que contribuíram com a melhoria da qualidade de vida da população de Paracatu. (...). Nesse ano, a disputa foi ainda mais acirrada entre, aproximadamente, empresas. O Projeto Reintegrar, que aposta na reinserção social e profissional do presidiário, surgiu depois que a esposa de um detento procurou Mitie: Uma esposa de presidiário me procurou para vender trabalhos de artesanato dos detentos. Mostrou-me um porta-jóias feito de palitos de picolé. Pensei imediatamente em fazer algo maior, mas não sabia como. Coincidiu que começamos a receber muitas ligações pedindo trabalhos de digitação. Nós não fazemos esse serviço. Liguei, então, uma coisa com a outra e comecei a pesquisar profundamente sobre o sistema carcerário no Brasil. Constatei que esse sistema funciona como uma escola para a criminalidade. Assim, resolvi colocar na cadeia, sob muitas resistências, uma escola de digitação. Mitie elaborou, então, um Projeto bem definido e buscou recursos para viabilizá-lo. Conseguiu a participação da Rio Paracatu Mineração (RPM), empresa de mineração que destina uma verba para causas sociais, em projetos selecionados pela própria comunidade. Isso é feito através de um seminário chamado Seminário de Parcerias. No final de 2002, o Projeto Reintegrar ganhou a verba da RPM e de outras empresas, como Grupo Votorantim Metais. No início de 2003, reformaram uma sala do presídio para os detentos aprenderem informática. A ADA On Line cuidou de toda a reforma e montou a rede de computa-

7 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 255 dores. O Projeto contou com a participação da Igreja Católica, Igreja Presbiteriana, Catedral da Bênção, Sara a Nossa Terra e outras. É um laboratório com cinco computadores. Os detentos de bom comportamento têm duas horas de aula por semana. Há cem detentos na cadeia. Três instrutores voluntários já atenderam vinte deles nesse período. O Projeto Reintegrar foi incentivado pela juíza de Paracatu, Fabiana da Cunha Pasqua, que conhecia o que era APAC (Associação de Proteção ao Condenado). Mitie abraçou a idéia. Dra. Fabiana foi transferida para outra cidade, e Dr. João Ary Gomes, também Juiz de Paracatu, adotou o Projeto e a APAC se transformou em realidade. Ocorreram viagens para conhecer a APAC de Itaúna referência nacional. As principais lideranças de Paracatu participaram dessa missão: o Judiciário, representantes da Prefeitura, entre outras forças vivas da comunidade. A ADA On Line organizou também uma outra missão na APAC de Patrocínio. O preso que vive na APAC tem 15% de possibilidade de voltar à criminalidade, enquanto o índice normal é de 85%. Segundo Mitie, a Prefeitura e a Igreja Católica doaram um terreno, a RPM doou R$50.000,00, o empresário Sílvio Lepesqueur doou os tijolos e o nosso objetivo é construirmos a sede da APAC. A idéia é fazer com que os detentos tenham sempre atividades, aprendendo ofícios e que sejam multiplicadores dessas atividades. Na APAC, a gestão é dos próprios detentos. Para o detento que participa da APAC, a cada três dias trabalhados, é abatido um dia na pena, e ele tem a oportunidade de sair da cadeia com uma profissão. Em 1997, a ADA On Line tinha apenas um funcionário e, progressivamente, esse número foi crescendo até atingir doze funcionários e dois estagiários em A ADA Informática tem, aproximadamente, mais dez funcionários. Responsável por disseminar a tecnologia da informática em Paracatu, ela treina, anualmente, centenas de pessoas e foi o primeiro provedor de Internet do Noroeste de Minas e da Região Geo-econômica de Brasília, ou seja, no entorno de Brasília. Um fato que demonstra o alcance da inserção na comunidade foi a promoção do Arraiá da Paz, uma festa do tipo junina, que aconteceu em 2003 e 2004, criação da ADA On Line. O primeiro Arraiá da Paz teve como meta a busca de recursos para que os deficientes físicos pudessem fazer aulas de Educação Física no SESI. Além disso, a empresa sensibilizou outras empresas sobre a im-

8 256 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E portância da contratação de pessoas com necessidades especiais. Ofereceu à Associação dos Deficientes Físicos, gratuitamente, o acesso à Internet. Mitie se valeu até do seu cargo como presidente da Associação Comercial e Industrial de Paracatu para influenciar o maior número possível de empresários. Assim, participou do Seminário de Parcerias da RPM (Rio Paracatu Mineração) novamente, defendendo o projeto de compra de cadeiras de rodas especiais para basquete. Conseguiu o recurso e, hoje, eles praticam esse esporte. Conseguiu, assim, com que entidades como Asilo São Vicente de Paulo, Associação dos Deficientes Físicos de Paracatu, APAE, APAC, Instituição Luterana, Colônia Japonesa, entre outras, conseguissem renda. Foi uma ação que trouxe benefícios palpáveis. Isso demonstra o prestígio da empresa como engajada nas demandas da comunidade. Com relação ao Programa Primeiro Emprego, Mitie cedeu a empresa para que diversos jovens fizessem estágio e, como resultado, foi contratado um deles. A empresária fala, com propriedade, mostrando que, por trás de uma empresa de sucesso, sempre há um empreendedor: Eu me vejo como uma pessoa que busca desafios, correndo riscos calculados. Tenho muita persistência, e uma grande rede de contatos, pois sou ligada a diversas entidades como: Associação Comercial e Industrial de Paracatu (ACIPA), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Paracatu (ADESP), CREA, APAC, entre outras. Busco e dou oportunidades às pessoas. Sou muito exigente quanto à qualidade e eficiência. Procuro delegar e, por isso, cobro muito o comprometimento das pessoas. Estabelecemos metas, e fazemos planejamento, com plano de ações. A ADA On Line é parceira da ADESP (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Paracatu). Eu assumi o cargo de vice-presidente da Agência. Entendemos que as empresas devem se preocupar com o desenvolvimento do município. Nós temos uma particularidade: nossa cidade é caracterizada pelos contrastes na distribuição de renda, de forma que temos grandes bolsões de pobreza. Temos duas grandes empresas de mineração, que geram muitos empregos, mas que têm um tempo de vida útil na cidade. Temos que nos preocupar em gerar novas fontes de renda para que, no momento em que as mineradoras encerrarem as suas atividades, o impacto não seja muito significativo na economia da cidade. São inúmeras as ações gratuitas praticadas pela empresa em prol da comunidade, como o projeto de inclusão digital (aulas de Internet) para centenas de estudantes de escolas públicas; os concursos de redação que incentivam a lei-

9 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 257 tura e pesquisa, os concursos de canto e shows artísticos que dão incentivo à cultura; palestras técnicas, como as de Laércio Vasconcelos, Renato de Moura e Samuel Ribas, que incentivam o desenvolvimento tecnológico; palestras educativas (Campanha Contra a Dengue) que incentivam a cultura e desenvolvimento social; apoio aos portadores de necessidades especiais, atuando na inclusão social. Além disso, a empresa desenvolve e hospeda, gratuitamente, sites de esportistas e cantores em ascensão profissional, como Hugo Hoyama, Daniely Zangrando, Karen Ito. Atua, também, no incentivo ao esporte, à cultura e promove palestras e eventos voltados para jovens em busca do primeiro emprego. Oferece à Polícia Militar, PROERD, APAC, APAE, PM, ADESP, entre outras, a hospedagem gratuita de seus sites. Para investir no seu crescimento, a empresa não poupou esforços na busca de referências e parcerias. Em termos de responsabilidade social e empresarial, espelhou-se nas duas empresas de mineração: a Rio Paracatu Mineração (RPM) e a Votorantim Metais. A RPM tem atestado de conformidade com a SA 8000, cuja missão é aprimorar as condições de trabalho de forma global. A SA 8000 é uma norma internacional, baseada nos princípios das Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em termos de gestão de negócios, o SEBRAE Minas teve uma participação decisiva, pois iniciou a empresária nesse importante setor que, muitas vezes, é desconhecido por muitas empresas. Mitie afirma que o EMPRETEC foi um curso que abriu sua forma de perceber o universo do empreendedor. O sonho da empresária era fazer o MBA da FGV. Ela buscou informações até levar uma empresa conveniada com a FGV a ministrar cursos em Paracatu. O sucesso da empresa não veio por acaso. Seguindo um vigoroso padrão de planejamento estratégico, a empresa implementou uma reunião semanal geral com todos os funcionários e uma reunião diária, por departamentos, de forma que todos estão sempre ouvindo sugestões e acatando idéias dos colaboradores. Tem, também, um caderno de sugestões e recebe, via , a demanda dos clientes. Internamente, faz remuneração, em dinheiro, por alguma idéia que, colocada em prática, traz algum benefício significativo para a empresa. Isso tem incentivado as pessoas a fazerem sugestões. Com relação à qualidade,

10 258 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E há uma pessoa que, por telefone (pós-venda), avalia o índice de satisfação do cliente. No dia seguinte à visita do técnico para o serviço de suporte técnico, a funcionária liga, verifica se o trabalho foi realizado e, se atendeu à expectativa do cliente. Com relação à análise de mercado, ela é feita de acordo com os resultados financeiros e com base nas dificuldades de venda do serviço. As reuniões setoriais detectam isso. Atualmente, trabalha controlando bem os custos para manter a empresa viável. Faz parte desse Planejamento Estratégico, por exemplo: pagamento de fornecedores em datas pré-estabelecidas, redução do número de contas bancárias, adiantamentos dos colaboradores com data pré-definida, organização dos contratos com clientes, otimização dos custos com cobrança, implementação da análise de desempenho, controle estatístico de processo, organização do patrimônio, reorganização do layout da empresa, controle de combustível, DRE Demonstrativo de Resultado do Exercício, Análise de Potencialidades e Fragilidades, na área de Recursos Humanos, criação do organograma, implementação do PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, utilização do ponto eletrônico, análise de função, avaliação 360 graus, e pagamento de colaboradores através de agência bancária. Mostrando percepção aguçada, a empresa é focada no mercado e não apenas no produto acesso à Internet. Com certeza, é uma empresa de soluções em Tecnologia da Informação; portanto, o horizonte é muito grande. Em um mercado de concorrência globalizada, concorre com os grandes, mas há um nicho de mercado que só uma empresa pequena e local pode atender. Futuramente, pensa que a Internet ainda mudará muito, mas a empresa tem a vantagem de se adaptar fácil e rapidamente ao novo mercado que se anuncia. No relato da empresária, é possível reconhecer o espírito empreendedor: A ADA On Line sempre foi competitiva pelo fato de ter parcerias com diversos setores e com diversos meios de comunicação, como as emissoras de Rádio e TV e os veículos impressos da cidade. O SEBRAE Minas foi quem me iniciou na importância do estudo da gestão de um negócio, pois, como foi visto em minha história, até o término da graduação, sempre fui voltada apenas para o estudo técnico; nunca havia me preocupado com estudos na área administrativa. Foi com o EMPRETEC que aprendi muito e, a partir dele, procurei sempre participar dos cursos

11 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 259 na área de Gestão. O meu sonho era fazer o MBA da FGV e para tanto, fui buscar informações e consegui trazer uma empresa conveniada com a FGV e que está, até hoje, ministrando cursos em Paracatu. Isso também representa uma grande vitória. A cooperação na competitividade Os serviços que a empresa presta à comunidade não são vistos como uma estratégia de Marketing da empresa, mas, sim, como fruto do espírito cooperativo de sua empresária, que reconhece que tais ações sociais trouxeram visibilidade ao seu negócio. Percebendo que sozinha seria difícil enfrentar gigantes como UOL (São Paulo), UAI (Belo Horizonte) e TELEMAR (Rio de Janeiro), dentre outros, partiu para o associativismo. Através de um Planejamento Estratégico, procurou se associar a outras empresas do mesmo setor para que pudessem trocar informações e experiências. Com essa visão, surgiu a ADA Telecomunicações, na qual a ADA On Line e mais oito empresas provedoras de acesso à Internet, ADA Unaí On Line de Unaí-MG, ADA On Line de Formosa-GO, Cristalnet de Cristalina-GO, Meganet de Ituiutaba-MG, TDNET de Viçosa-MG, NETVIP Internet de Monte Carmelo-MG, Via Real de Conselheiro Lafaiete e Ponce & Daher Consultoria Ltda., de Uberlândia-MG, juntaram-se para terem mais condições de enfrentar o mercado. A sede da ADA Telecomunicações é em Paracatu; Mitie é a administradora da empresa. A clientela No início da empresa, quando só existia o acesso discado como opção de Internet, a clientela era a classe A. Depois, à medida que o preço do computador foi caindo e se tornou mais acessível, essa clientela aumentou, abrangendo as classes B e C. Parcerias Hospital São Lucas: todos os funcionários e todos os clientes podem fazer consultas particulares pagando 50% do valor normal e usufruir dos outros serviços do Hospital no valor de convênio;

12 260 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E Cine Teatro Santo Antônio: funcionários e clientes pagam meio ingresso; Laboratórios de análises clínicas: os funcionários e clientes pagam de acordo com tabela de convênio (muitas vezes 50%); Lojas de presentes e roupas: 5 a 10% de descontos; Rádios (FM e AM), os Jornais impressos, as Revistas e a TV local: uma forte divulgação de todas as nossas ações. Conclusão A experiência comprova a viabilidade do provedor de Internet no Noroeste de Minas, ao mesmo tempo que demonstra a importância do empreendedorismo em condições adversas, como a competitividade com grandes grupos econômicos. Uma vez implantado o projeto, ficou clara a necessidade de ajustes por meio de monitoramentos sistemáticos. Para cada problema surgido, uma solução era encontrada. A ADA On Line construiu mais do que um conceito na cidade de Paracatu, pois viabilizou o crescimento de um negócio até então considerado inviável por muitos. Para o proprietário do cartório de Paracatu, Adailton Silva (o Didi do Cartório), todos da cidade, que estavam iniciando seus conhecimentos em informática, me procuravam para construir macros, uma vez que me tornei um expert nesse assunto por pura necessidade. Didi foi um dos primeiros alunos da ADA Informática. As perspectivas futuras são otimistas, já que pretende-se fortalecer a cultura da cooperação. O crescimento que ocorreu de 1997 para 2004 é visível. A empresa era vinculada ao provedor UOL e, hoje, atua de forma independente. Tinha um funcionário e hoje tem doze, só no Provedor. De ações puramente tecnológicas, evoluiu para um modelo de gestão organizado. A partir de pequenas ações de responsabilidade social, progrediu para projetos significativos, como o Projeto Reintegrar. Promoveu a ampliação do acesso discado para o acesso banda larga. Assim, segundo a empresária, demonstra-se que uma gestão voltada para a comunidade, sem perder de vista os processos internos de controle administrativo e a prontidão em mudar de rumo, quando a realidade apresenta seus obstáculos, pode dar certo em ambientes aparentemente inóspitos.

13 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 261 Pontos para discussão 1. A ADA On Line foi implantada em uma região que não possuia, aparentemente, condições de receber um provedor de Internet naquela época. No entanto, foi um negócio que deu certo. Na sua opinião, o que fez a ADA On Line ter sucesso? 2. Quais são os cuidados que o empresário deve ter, ao abrir um negócio? 3. No período de transição TELEBRASÍLIA/TELEMAR a ADA On Line estava oferecendo um serviço de baixa qualidade. Não seria preferível a empresa fechar as portas e abrir anos mais tarde? O que você pensa sobre isso? 4. Identifique a Cadeia Produtiva da ADA On Line e aponte os fatores críticos de sucesso que agregaram valor aos seus serviços. 5. Sendo o mercado tão dinâmico e concorrido, quais seriam as possibilidades de expansão por meio da divulgação dos serviços, na captação de novos clientes?

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 Even e Junior Achievement de Minas Gerais UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO Resultados Conquistados... 3 Resultados do Projeto... 4 Programa Finanças Pessoais... 5 Conceitos

Leia mais

Cliocar Acessórios: A construção de um negócio. A história de um empresário que saiu da estaca zero e construiu uma loja virtual de sucesso.

Cliocar Acessórios: A construção de um negócio. A história de um empresário que saiu da estaca zero e construiu uma loja virtual de sucesso. Cliocar Acessórios: A construção de um negócio A história de um empresário que saiu da estaca zero e construiu uma loja virtual de sucesso. 2 Conteúdo Resumo executivo... 2 Conhecendo o mercado... 2 Loja

Leia mais

A JORNADA EM BUSCA DE QUALIDADE

A JORNADA EM BUSCA DE QUALIDADE A JORNADA EM BUSCA DE QUALIDADE Empresa: AIX Sistemas Belo Horizonte/MG Autoria: Lílian da Silva Botelho e Sabrina Campos Albuquerque Introdução No ano de 1991, em meio à disseminação da informática, nos

Leia mais

Inicio (http://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/) / Capa (http://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/) / Um novo empresário

Inicio (http://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/) / Capa (http://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/) / Um novo empresário 1 de 5 09/07/2015 17:27 /euestudante/) (http://www2.correioweb.com.br /assinantecb /faleconosco_new.php?servico=9) Inicio /euestudante/) / Capa /euestudante/) / Um novo empresário Espaço do Empreendedor

Leia mais

O que é o Ação Integrada?

O que é o Ação Integrada? O que é o Ação Integrada? Resultado de uma articulação entre a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MT), o Ministério Público do Trabalho (MPT/MT), a Fundação Uniselva da Universidade

Leia mais

NASCER BEM 2/44. Foto: Stock.Schng

NASCER BEM 2/44. Foto: Stock.Schng 2/44 Foto: Stock.Schng NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 1: * Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano de Negócio. 3/44 Foto: Stock.Schng

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE MARCOS SOUSA ESPECIALISTA EM VENDAS, MOTIVAÇÃO, COMPORTAMENTO E COMUNICAÇÃO

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE MARCOS SOUSA ESPECIALISTA EM VENDAS, MOTIVAÇÃO, COMPORTAMENTO E COMUNICAÇÃO APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE MARCOS SOUSA ESPECIALISTA EM VENDAS, MOTIVAÇÃO, COMPORTAMENTO E COMUNICAÇÃO Quem é Marcos Sousa Graduado em Engenharia Eletrônica e MBA em Administração de Marketing

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

Veículo: Site Catho Data: 18/09/2009

Veículo: Site Catho Data: 18/09/2009 Veículo: Site Catho Data: 18/09/2009 Seção: Estilo&Gestão RH Pág.: www.catho.com.br Assunto: Entrevista Marly Vidal Marly Macedo ajuda a Sabin a ser uma das melhores empresas para trabalhar Tatiana Aude

Leia mais

coleção Conversas #22 - maio 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #22 - maio 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #22 - maio 2015 - assistente social. agora? Sou E Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOFTWARE E INTERNET ASSESPRO REGIONAL PARANÁ

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOFTWARE E INTERNET ASSESPRO REGIONAL PARANÁ APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOFTWARE E INTERNET ASSESPRO REGIONAL PARANÁ LUÍS MÁRIO LUCHETTA DIRETOR PRESIDENTE GESTÃO 2005/2008 HISTÓRICO

Leia mais

No ano de 2010, tomei uma decisão. Ir para uma cidade menor, longe da agitada metrópole.

No ano de 2010, tomei uma decisão. Ir para uma cidade menor, longe da agitada metrópole. Faça parte da família IMOVELLOGIA. Olá, Inicialmente quero me apresentar para que possa oferecer a você, profissional do setor de imóveis, uma inovação tecnológica fundamental nos dias de hoje. Sou administrador

Leia mais

CONSELHEIROS EFETIVOS (2016-218)

CONSELHEIROS EFETIVOS (2016-218) Chapa: TRABALHANDO SEMPRE CONSELHEIROS EFETIVOS (2016-218) ANA CLÁUDIA ARRUDA LAPROVÍTERA SEBRAE É doutora em Desenvolvimento Urbano MDU/UFPE e mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais-

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações Universidade Estácio de Sá Informática e Telecomunicações A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

A MODA É DEIXAR A SUA LOJA MAIS ATRATIVA! Programação maio junho 2015

A MODA É DEIXAR A SUA LOJA MAIS ATRATIVA! Programação maio junho 2015 A MODA É DEIXAR A SUA LOJA MAIS ATRATIVA! Programação maio junho 2015 Marketing Oficina Na Medida: como criar uma página empresarial no facebook 19/05 (terça), das 09h30 às 12h30 Valor: R$ 70,00 Oficina

Leia mais

Roteiro para orientar o investimento social privado na comunidade 1

Roteiro para orientar o investimento social privado na comunidade 1 Roteiro para orientar o investimento social privado na comunidade 1 O IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público, que tem como

Leia mais

TÍTULO: O CRM NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO

TÍTULO: O CRM NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO TÍTULO: O CRM NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA AUTOR(ES):

Leia mais

PÚBLICO ALVO: Todos os profissionais da área de agenciamento de viagens.

PÚBLICO ALVO: Todos os profissionais da área de agenciamento de viagens. 6. Gestão Empresarial 6.1 Inovando para crescer: turismo nos novos tempos INSTRUTOR(A): Carlos Silvério Todos os profissionais da área de agenciamento de viagens. Proporcionar uma reflexão sobre o panorama

Leia mais

Gestão do Conhecimento e Governo Como sensibilizar os órgãos governamentais para implementarem a GC

Gestão do Conhecimento e Governo Como sensibilizar os órgãos governamentais para implementarem a GC Gestão do Conhecimento e Governo Como sensibilizar os órgãos governamentais para implementarem a GC Elisabeth Gomes elisabeth.gomes@sbgc.org.br Diretora de relações com o governo - SBGC 2º Fórum de Gestão

Leia mais

INSTITUTO MARCA BRASIL. www.marcabrasil.org.br

INSTITUTO MARCA BRASIL. www.marcabrasil.org.br INSTITUTO MARCA BRASIL www.marcabrasil.org.br PROJETO INVESTIMENTOS EM HOSPITALIDADE MERCADO IMOBILIÁRIO TURÍSTICO DESCRITIVO Apoio aos empreendedores nacionais na apresentação de projetos para investidores

Leia mais

Relatório Gestão do Projeto 2013

Relatório Gestão do Projeto 2013 Relatório Gestão do Projeto 2013 Fundação Aperam Acesita e Junior Achievement Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO SUMÁRIO Resultados 2013... 6 Resultados dos Programas... 7 Programa Vamos Falar de Ética...

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A.

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. PLANO DE NEGÓCIOS Data: Janeiro 2.013 Dr. Marido - Operacional S U M Á R

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1 BUSINESS GAME UGB Eduardo de Oliveira Ormond Especialista em Gestão Empresarial Flávio Pires Especialista em Gerencia Avançada de Projetos Luís Cláudio Duarte Especialista em Estratégias de Gestão Marcelo

Leia mais

DISCURSO DE POSSE. Sinto-me extremamente honrado ao assumir a Presidência da ACISB/CDL nesta cerimônia, agradeço a Deus por este momento.

DISCURSO DE POSSE. Sinto-me extremamente honrado ao assumir a Presidência da ACISB/CDL nesta cerimônia, agradeço a Deus por este momento. DISCURSO DE POSSE Boa Noite a todos! Cumprimento o ex-diretor presidente Sebastião Calais, o Prefeito Leris Braga, o vice-prefeito Alcemir Moreira, o presidente da Câmara de Vereadores Juarez Camilo, o

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Estamos presentes em 20 estados

Estamos presentes em 20 estados http://goo.gl/7kuwo O IDEBRASIL é voltado para compartilhar conhecimento de gestão com o empreendedor do pequeno e micro negócio, de forma prática, objetiva e simplificada. A filosofia de capacitação é

Leia mais

O lançamento aconteceu em 8 de março de 2004, Dia Internacional da Mulher.

O lançamento aconteceu em 8 de março de 2004, Dia Internacional da Mulher. Sinopse As últimas décadas marcaram o avanço do papel da mulher na economia. Cada vez mais mulheres são responsáveis pela administração de seus lares e é crescente sua participação no mercado de trabalho,

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS

Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS PRÁTICA 1) TÍTULO Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: O Hotsite da Carta de Serviços ao Cidadão do MDS foi um projeto realizado pela Ouvidoria

Leia mais

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM É COM GRANDE PRAZER QUE GOSTARÍAMOS DE OFICIALIZAR A PARTICIPAÇÃO DE PAUL HARMON NO 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BPM!! No ano passado discutimos Gestão

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

PESM PROJETO EU SOU DE MINAS PROPOSTA DE PARCERIA

PESM PROJETO EU SOU DE MINAS PROPOSTA DE PARCERIA PESM PROJETO EU SOU DE MINAS PROPOSTA DE PARCERIA Prestação de Serviço de Configuração de Portal de Cidade VISÃO GERAL PESM Projeto Eu Sou de Minas tem a satisfação de enviar esta proposta de serviços

Leia mais

OBSERVATÓRIO ESCOLAR 2008

OBSERVATÓRIO ESCOLAR 2008 OBSERVATÓRIO ESCOLAR 2008 ANUALMENTE A ETEC PASSA POR UMA REFLEXÃO A RESPEITO DE SEU TRABALHO, REGISTRADA EM UM INDICADOR DENOMINADO OBSERVATÓRIO ESCOLAR. ESTE É REPRESENTADO POR SETE ASPECTOS CONTIDOS

Leia mais

FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Justificativa: As transformações ocorridas nos últimos anos têm obrigado as organizações a se modificarem constantemente e de forma

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

METODOLOGIA SEBRAE BAHIA PARA PÓLOS DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

METODOLOGIA SEBRAE BAHIA PARA PÓLOS DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL Trabalho apresentado no III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil. METODOLOGIA

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Objetivo: Nosso negócio:

Objetivo: Nosso negócio: Informações sobre o Programa Nome do Programa Bob s Melhor Idade Início do Programa: 20 de Abril de 2003 Setor responsável: Responsabilidade Social Contato: Vinitius Fernandes Cargo: Coordenador de Responsabilidade

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

A Comunicação no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) 1

A Comunicação no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) 1 A Comunicação no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) 1 Narjara Bárbara Xavier Silva 2 Patrícia Morais da Silva 3 Resumo O presente trabalho é resultado do Projeto de Extensão da Universidade Federal da

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Instrutora: Keila Coimbra Senac Varejo 1/44. Foto: Stock.Schng

EMPREENDEDORISMO. Instrutora: Keila Coimbra Senac Varejo 1/44. Foto: Stock.Schng EMPREENDEDORISMO Instrutora: Keila Coimbra Senac Varejo Foto: Stock.Schng 1/44 CONCEITO Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de

Leia mais

O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO Josiane Corrêa 1 Resumo O mundo dos negócios apresenta-se intensamente competitivo e acirrado. Em diversos setores da economia, observa-se a forte

Leia mais

Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade

Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade Existe a compreensão evidente por parte das lideranças empresariais, agentes de mercado e outros formadores de opinião do setor privado

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

Case NTech Lançamento MPE Brasil 2009 Faculdade Maurício de Nassau

Case NTech Lançamento MPE Brasil 2009 Faculdade Maurício de Nassau Case NTech Lançamento MPE Brasil 2009 Faculdade Maurício de Nassau 09 Jul 2009 NTech Tecnologia de Informação Ltda Palestrante Jean Paul Torres Neumann Diretor Executivo NTech Tecnologia de Informação

Leia mais

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RESULTADOS PESQUISA COM COMITÊS Definição e significado do PGQP para os comitês: Definições voltadas para ao Programa Significado do PGQP Qualificação das organizações

Leia mais

EVOLUÇÃO DO HOME OFFICE NA

EVOLUÇÃO DO HOME OFFICE NA EVOLUÇÃO DO HOME OFFICE NA Palestra Teletrabalho Modelo de Trabalho Home Office Modernização da área de Vendas EVOLUÇÃO DO HOME OFFICE NA 1º Movimento 1999/2000 2º Movimento 2001/2002 3º Movimento 2005-2007

Leia mais

MINIWEB EDUCAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UM PORTAL EDUCACIONAL E CURSOS A DISTÂNCIA.

MINIWEB EDUCAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UM PORTAL EDUCACIONAL E CURSOS A DISTÂNCIA. 1 MINIWEB EDUCAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UM PORTAL EDUCACIONAL E CURSOS A DISTÂNCIA. Profa. Arlete Embacher MiniWeb Educação S/C Ltda webmaster@miniweb.com.br Resumo Este relato descreve como surgiu

Leia mais

Projeto Amplitude. Plano de Ação 2015. Conteúdo

Projeto Amplitude. Plano de Ação 2015. Conteúdo Projeto Amplitude Plano de Ação 2015 P r o j e t o A m p l i t u d e R u a C a p i t ã o C a v a l c a n t i, 1 4 7 V i l a M a r i a n a S ã o P a u l o 11 4304-9906 w w w. p r o j e t o a m p l i t u

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso

12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso Novo Negócio 12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso Vinícius Gonçalves Equipe Novo Negócio Espero sinceramente que você leia este PDF até o final, pois aqui tem informações muito importantes e que

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social O Projeto Social Luminando O LUMINANDO O Luminando surgiu como uma ferramenta de combate à exclusão social de crianças e adolescentes de comunidades

Leia mais

Caderno de Apresentação Franquia

Caderno de Apresentação Franquia Caderno de Apresentação Franquia A Empresa A Genial Books iniciou suas actividades em dez/95 depois de um dos sócios conhecer o "Livro Personalizado", numa viagem de férias aos Estados Unidos. Vislumbrando

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO.

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Workshop para empreendedores e empresários do Paranoá DF. SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Dias 06 e 13 de Dezembro Hotel Bela Vista Paranoá Das 08:00 às 18:00 horas Finanças: Aprenda a controlar

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 2014 Quem somos: A Focus Educação Corporativa nasceu da necessidade identificada no interior do estado de Minas Gerais, que carece de Consultorias especializadas em pequenas e médias

Leia mais

Segurança e Manutenção das Atividades da APAE/DF em benefício dos Programas de Autogestão da Pessoa com Deficiência

Segurança e Manutenção das Atividades da APAE/DF em benefício dos Programas de Autogestão da Pessoa com Deficiência Segurança e Manutenção das Atividades da APAE/DF em benefício dos Programas de Autogestão da Pessoa com Deficiência Proposta de Parceria BRASÍLIA, JUNHO DE 2011. Nome do Projeto Segurança e Manutenção

Leia mais

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia ANEXO XIII XXXIII REUNIÓN ESPECIALIZADA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DEL MERCOSUR Asunción, Paraguay 1, 2 y 3 de junio de 2005 Gran Hotel del Paraguay Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia Anexo XIII Projeto:

Leia mais

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E A FIDELIZAÇÃO DE SEUS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS Vitor Roberto Krüger Gestão da Comunicação Empresarial e Relações

Leia mais

AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS

AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS Relatório de Atividades 2014 Sumário 1.0 Introdução - Pág 3 2.0 Quem Somos, Estatísticas, Valores - Pág 4 3.0 Projetos 2014 - Pág 5 a 15 3.1 Novo site - Pág 5 a 12

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

Cultura do não Foco do RH no Departamento Pessoal Não alinhamento das estratégias de Gestão de Pessoas com as estratégias do MTur Pouco envolvimento

Cultura do não Foco do RH no Departamento Pessoal Não alinhamento das estratégias de Gestão de Pessoas com as estratégias do MTur Pouco envolvimento Cultura do não Foco do RH no Departamento Pessoal Não alinhamento das estratégias de Gestão de Pessoas com as estratégias do MTur Pouco envolvimento da alta direção nos eventos Desinteresse dos servidores

Leia mais

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade O caminho para o sucesso Promovendo o desenvolvimento para além da universidade Visão geral Há mais de 40 anos, a Unigranrio investe em ensino diferenciado no Brasil para cumprir com seu principal objetivo

Leia mais

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO OBJETIVO Incrementar a economia digital do Estado de Alagoas e seus benefícios para a economia local, através de ações para qualificação, aumento de competitividade e integração das empresas e organizações

Leia mais

Curso ISO 9001:2008 Qualidade em Serviços

Curso ISO 9001:2008 Qualidade em Serviços Curso ISO 9001:2008 Qualidade em Serviços Guia Fundamental para Gestão de Qualidade em Serviços Objetivo Capacitar os participantes a interpretarem os requisitos da Norma ISO 9001:2008, relacionados aos

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR Cada um de nós, na vida profissional, divide com a Essilor a sua responsabilidade e a sua reputação. Portanto, devemos conhecer e respeitar os princípios que se aplicam a todos.

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Proposta de Parceria Comercial e Plano de Marketing

Proposta de Parceria Comercial e Plano de Marketing Oficial Categoria 2 Proposta de Consultoria: Facebook Marketing Proposta de Parceria Comercial e Plano de Marketing Nas próximas páginas: Quem é a Dynamo O Que é Possível Com o Facebook Como Podemos Ajudar

Leia mais

CONHEÇA OS NOSSOS PROJETOS

CONHEÇA OS NOSSOS PROJETOS CONHEÇA OS NOSSOS PROJETOS APRESENTAÇÃO Em Dezembro de 2004 por iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná o CPCE Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial nasceu como uma organização

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Incubadora

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Incubadora Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Incubadora 7. INCUBADORA 7.1 INCUBEM: desenvolvendo empresas de sucesso A Incubadora de Empresas do Sudoeste Baiano INCUBEM é uma instituição que tem por

Leia mais

Com a sua atuação pró-ativa a SUCESU trouxe diversos benefícios em prol do setor que representa no Brasil, podendo destacar:

Com a sua atuação pró-ativa a SUCESU trouxe diversos benefícios em prol do setor que representa no Brasil, podendo destacar: Introdução É grande a parcela da população das nações mais desenvolvidas do mundo que está se organizando em sociedades e associações civis que defendem interesses comuns. Essas pessoas já perceberam que

Leia mais

Nas Ruas de BH. BIENAL ANTP de MARKETING 2.006 Categoria: Marketing Institucional. Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - BHTRANS

Nas Ruas de BH. BIENAL ANTP de MARKETING 2.006 Categoria: Marketing Institucional. Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - BHTRANS BIENAL ANTP de MARKETING 2.006 Categoria: Marketing Institucional Nas Ruas de BH Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - BHTRANS Responsável pela Experiência: Rodrigo César Magalhães Silva

Leia mais

Sumário. Introdução... Diagnóstico... Objetivo: 100% de Aprovação... A Conquista...

Sumário. Introdução... Diagnóstico... Objetivo: 100% de Aprovação... A Conquista... Créditos Gilson Ribeiro Gomes Economista Jonatas Costa Monte Alto Administrador de Empresas Felipe Augusto da Silva Mendes - Psicólogo Bruna Albuquerque Graduanda em Administração de Empresas Sumário Introdução...

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS PROFESSOR: Itair Pereira da Silva DISCENTES: Maria das Graças João Vieira Rafael Vitor ORGANOGRAMA PRESIDENTE GERENTE

Leia mais

1.1.1.2. clima organizacional: Para Luz (2003, p. 13) é a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus

1.1.1.2. clima organizacional: Para Luz (2003, p. 13) é a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus AULAS 11, 12 e 13 1. implantação do Mkt interno: implantar o marketing interno em uma empresa é fazer um ajuste na cultura, baseado no uso adequado da sistema de comunicação, alinhado à estratégia da empresa

Leia mais

Experiência: Sistema PIER e Gestão por Resultados (Painel de Indicadores Estratégicos)

Experiência: Sistema PIER e Gestão por Resultados (Painel de Indicadores Estratégicos) Experiência: Sistema PIER e Gestão por Resultados (Painel de Indicadores Estratégicos) SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados Ministério da Fazenda Responsável: Adinilson Martins da Silva Técnico

Leia mais

A importância da Liderança no sucesso da implementação Lean

A importância da Liderança no sucesso da implementação Lean A importância da Liderança no sucesso da implementação Lean Paulo Cesar Brito Lauria Muitas empresas têm se lançado na jornada de implementar a filosofia lean nas últimas décadas. No entanto, parece que

Leia mais

Com bom planejamento, empresário começa negócio sem dinheiro próprio.

Com bom planejamento, empresário começa negócio sem dinheiro próprio. Com bom planejamento, empresário começa negócio sem dinheiro próprio. Plano de negócios estruturado ajuda na hora de conseguir financiamento. Veja dicas de especialistas e saiba itens que precisam constar

Leia mais

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal Discurso 04/12/2003 Dr. Alfredo Setubal Presidente do Conselho de Administração do IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Boa Noite! Esta cerimônia de final de ano é a minha última à

Leia mais

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade.

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade. MISSÃO Oferecer serviços imobiliários de qualidade, gerando valor para os clientes, colaboradores, sociedade e acionistas. VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários

Leia mais

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Prá colher, temos que plantar, compadre, temos que pensar no futuro. José Dionízio Leite É TICA L IDERANÇA L IBERDADE O RGANIZAÇÃO S OLIDARIEDADE

Leia mais

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Adilson Sérgio Nicoletti Blumenau, SC - setembro de 2001 Conteúdo Apresentação

Leia mais

6 de novembro de 2006 - Blumenau - SC

6 de novembro de 2006 - Blumenau - SC 6 6 de novembro de 2006 - Blumenau - SC Promoção Apoio Apresentação Com a criação do Dia Municipal do Empreendedor, e também encaminhado no âmbito estadual e nacional, a ACIB Jovem consolida um esforço

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico O Dia D e a culturalização de um posicionamento estratégico 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE Centro Universitário Franciscano uma universidade para suas aspirações Santa Maria é um polo educacional

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

SAC: Fale com quem resolve

SAC: Fale com quem resolve SAC: Fale com quem resolve A Febraban e a sociedade DECRETO 6523/08: UM NOVO CENÁRIO PARA OS SACs NOS BANCOS O setor bancário está cada vez mais consciente de seu papel na sociedade e deseja assumi-lo

Leia mais

PROGRAMA SEBRAE SP SUCESU-SP. SP DE COMPETITIVIDADE DA MPE s s DE SOFTWARE E SERVIÇOS DA CIDADE DE SÃO PAULO

PROGRAMA SEBRAE SP SUCESU-SP. SP DE COMPETITIVIDADE DA MPE s s DE SOFTWARE E SERVIÇOS DA CIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA SEBRAE SP SUCESU-SP SP DE COMPETITIVIDADE DA MPE s s DE SOFTWARE E SERVIÇOS DA CIDADE DE SÃO PAULO Visão Geral Programa SUCESU SP Objetivo: Representar e defender os interesses dos usuários de

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Graduação Tecnológica em Marketing Porto alegre, 2011 1 1. Objetivos do Curso O projeto do curso, através de sua estrutura curricular, está organizado em módulos, com certificações

Leia mais

VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA

VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA 4 E ÚLTIMO MÓDULO: Como Ganhar dinheiro com Mala Direta APRESENTAÇÃO PESSOAL Edileuza

Leia mais

Informativo EDIÇÃO 12 ANO IV. Julho/ Agosto/ Setembro 2015. PACER comemora 12 anos de história DESTAQUES DESTA EDIÇÃO TRANSPORTE DE CARGAS:

Informativo EDIÇÃO 12 ANO IV. Julho/ Agosto/ Setembro 2015. PACER comemora 12 anos de história DESTAQUES DESTA EDIÇÃO TRANSPORTE DE CARGAS: EDIÇÃO 12 ANO IV (11) 3648-4700 / (21) 3161-8600 www.pacer.com.br Informativo Julho/ Agosto/ Setembro 2015 PACER comemora 12 anos de história DESTAQUES DESTA EDIÇÃO TRANSPORTE DE CARGAS: 10 ANOS PACER:

Leia mais