UMA EMPRESA EM TRANSFORMAÇÃO ON LINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA EMPRESA EM TRANSFORMAÇÃO ON LINE"

Transcrição

1 UMA EMPRESA EM TRANSFORMAÇÃO ON LINE Empresa: ADA On Line Ltda. Paracatu/MG Autoria: Márcio Andrade Borges Introdução Na cidade de Paracatu, Noroeste de Minas, a empresária Elizabeth Mitie Fukuda, nascida em Nova Esperança, no Paraná, enfrentou, em, 1997, um desafio: montar uma empresa de provedor de Internet e de prestação de serviços de informática a ADA On Line. Ela chegou em Paracatu em agosto de 1984, já com uma forte bagagem na área da informação e da informática. Assim que surgiu a onda de Internet, acreditou que esse era um forte nicho, mesmo em uma cidade de pequeno porte. A empresa foi responsável por disseminar a tecnologia da informática em Paracatu e por instalar o primeiro provedor de Internet no Noroeste de Minas e na região geo-econômica de Brasília. Entendemos que as empresas devem se preocupar com o desenvolvimento do município. Elizabeth Fukuda A vida simples em Nova Esperança, Paraná, deu lugar à empresária empreendedora, em Paracatu. De descendência japonesa, vem de uma família de quatro filhos; ela é terceira na constelação familiar. Aprendeu a trabalhar, ainda criança, ajudando seus pais. Desde nova, já se interessava pelas Ciências Exatas. É formada em Engenharia Química e tem três pós-graduações: Gestão Empresarial pela UFU Universidade Federal de Uberlândia, MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas e Gerência em Sistemas de Informações da Faculdade de Tecnologia de Unaí.

2 250 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E Do projeto à ação, da ação ao sucesso Em 1992, Mitie criou, com o amigo Sérgio Zago, a ADA Informática que, até hoje, oferece cursos e treinamentos. Cada um dispunha de um computador PC AT 286. Sem experiência na área, a empresária partiu para os livros técnicos. Segundo a empresária, não faltaram noites mal dormidas, nem dias de muitos sacrifícios para o trabalho seguir em frente. Pouco depois, Sérgio mudou de cidade e a empresária assumiu sozinha a empresa. O processo era realmente de expansão e a demanda por cursos começou a acontecer, mas a empresa não tinha know-how. Por essa razão, buscou o que havia de melhor no Brasil. Foram os livros de Laércio Vasconcelos, segundo a empresária, um dos maiores engenheiros eletrônicos do país, que a ajudaram e lhe deram coragem para dar continuidade ao negócio. O nível de conhecimento técnico das pessoas de Paracatu melhorou consideravelmente e possibilitou a arrancada da ADA Informática no campo de oferta de cursos de informática, incentivada pelo gerente da agência do Banco do Brasil, Luís Carlos Felipe e por Orlando César D Angelo, na época engenheiro da Mineração Morro Agudo, empresa do Grupo Votorantim Metais. Esses cursos trouxeram resultados em curto prazo. Para comprovar esse fato, basta citar a história de Adaílton Silva, o Didi do Cartório que, depois de capacitado pelo curso, desenvolveu um sistema informatizado em dbase. Foi o primeiro cartório informatizado do Noroeste de Minas. Com a implantação da Internet no Brasil, em 1995, começaram os seus estudos em busca de novos saberes nesse segmento. A viabilidade de uma rede de comunicação via computador fascinou a empresária. Nessa época, a Internet só existia nas Universidades e nas grandes capitais. Ela teve notícia da instalação de dois provedores de Internet em Brasília, que fica a 220 Km de Paracatu. Ligou para as duas organizações e, ao falar com a empresa NUTECNET, foi atendida pelo próprio proprietário, que a convidou para fazer um treinamento. Viajou logo para Brasília e, no final do curso, fez uma parceria com ele. Dessa forma, pôde oferecer o acesso à Internet, através da NUTECNET de Brasília, às pessoas de Paracatu. No entanto, era dispendioso, pois mobilizava a ligação interurbana. Valia a pena para quem necessitava desse serviço e para quem gostava da inovação. Nesse período, a empresa conseguiu quarenta usuários, mas o

3 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 251 incômodo do interurbano era muito grande. Algumas pessoas se empolgavam e, no final do mês, pagavam uma verdadeira fortuna na conta telefônica. Em 1996, Paracatu ganhou do então ministro da Ciência e Tecnologia, o paracatuense José Israel Vargas, um site na Internet. Seu representante na festa de aniversário da cidade e lançamento do site, Ivan de Moura Campos, disse que Paracatu merecia ter um provedor de acesso à Internet. Esse foi o pontapé inicial que fez a empresária buscar informações para conseguir se inserir nesse ramo. Mitie visualizou, nesse negócio, uma excelente oportunidade e criou a ADA On Line. A convicção do crescimento desse nicho e o desejo de enfrentar o desafio de investir em algo novo, totalmente desconhecido, fizeram-na apostar no setor. O medo inicial era de não conseguir absorver as novidades tecnológicas que ela queria implantar na região de Paracatu. A primeira meta foi alcançar a viabilidade financeira. Ela precisava conquistar cento e cinqüenta clientes em seis meses e atingiu esse número em três meses. Quando a empresária decidiu montar um provedor em Paracatu, várias pessoas falavam que esse empreendimento seria economicamente inviável em uma cidade tão pequena. Seu marido, Márcio Fukuda, foi um importante incentivador nessa fase complicada. Ele acreditava no negócio, embora os dois não tivessem know how. Como era uma atividade nova, havia poucos profissionais com conhecimento para implantar tal tecnologia. Foram feitas visitas a alguns provedores de Brasília, como a PERSOCOM e a TBA, para saberem como funcionava, na prática, esse serviço. Por meio de exaustivas pesquisas, encontraram uma empresa de Goiânia que foi a responsável por configurar os servidores de Internet da ADA On Line que, em fevereiro de 1997, passou a funcionar, de fato, como provedor de Internet. O desafio era aprender a operar os servidores. Tudo era novidade. O primeiro funcionário contratado foi fazer um curso em Goiânia, exatamente com o engenheiro que configurou os servidores, por determinação da empresa. Essa pessoa trabalhou na empresa durante o primeiro ano do provedor e, como se transformou em um excelente técnico em informática, saiu para enfrentar outros desafios. Hoje, já é graduado e é Analista de Suporte da INFRAERO.

4 252 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E A comunidade prestigiou a empresa que, com três meses, já tinha clientes suficientes para pagar os custos. O primeiro cliente, Danilo Mota, engenheiro, é ainda cliente e grande incentivador; apoiou a ADA On Line em todas as etapas. Não satisfeita em ser apenas técnica, a empresária passou a investir em ações de responsabilidade social. Assim, começou a organizar concursos de redações, como uma forma de despertar o interesse das pessoas por algum tema de interesse da cidade, como O Potencial Turístico de Paracatu. Participou, também, de feiras de ciências, gincanas e de outras atividades esportivas e sociais, apoiando equipes de alunos. Para a abertura da empresa, foi necessário fazer um financiamento no Banco do Brasil. Em fevereiro de 1997, data de início das atividades do provedor ADA On Line, a empresa atendia apenas Paracatu. Em julho desse mesmo ano, implantou o provedor em Unaí-MG. A expansão continuou com a abertura da ADA On Line, no final de 1997, em Formosa-GO, sob a administração do primo Celso Kaihara. Tudo ia muito bem e, assim, foi natural e tranqüilo chegar a Cristalina- GO, em 1998, buscando dois sócios, o Edílson Ratzlaff e o primo Celso Kaihara. Esta foi a estratégia: formar um grupo de provedores para diluir custos com consultoria e difundir o nome ADA On Line. Como nem tudo são flores, surgiu um problema em 1998, quando já se falava na privatização das Teles. A empresa usava o serviço da TELEBRASÍLIA, mas, geograficamente, Paracatu estava na região da TELEMAR. Ela pressentia que uma grande mudança estaria por acontecer e, de fato, ela veio. Ficou num beco sem saída: não havia meios para fazer nenhuma ampliação. Simplesmente, não existiam linhas telefônicas, muito menos havia possibilidade de ampliar o link da Internet. O serviço ficou ruim, pois o sistema estava congestionado; não havia o que fazer. A mudança de link da TELEBRASÍLIA para TELEMAR só aconteceu em outubro de Esse momento foi importante, pois, mesmo com o serviço de baixa qualidade, a comunidade paracatuense apoiou a empresa. Assim que o acesso passou a ser feito pela TELEMAR, o sistema tornou-se totalmente digital. Com o novo servidor, dispunham de tecnologia de ponta. Para essa mudança, foi necessário mais um financiamento, agora na Caixa Econômica Federal.

5 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 253 A estratégia foi tornar o provedor afiliado do UOL, que oferecia, nessa época, um conteúdo exclusivo de qualidade. Era a oportunidade de ter uma conta válida em todo o território nacional. Dessa forma, a Ada On line viu seu mercado se ampliar. Tinha mídia nacional, como Rede Globo, Revista Veja, Folha de São Paulo e muitas outras de grande veiculação em todo o país. Durante dois anos, houve um bom resultado financeiro. Essa parceria foi feita com o intuito de oferecer mais benefícios aos clientes. A empresa, no entanto, viu-se obrigada a enfrentar mais uma situação crítica, que se deu no dia 15 de janeiro de O UOL rompeu com todos os afiliados do país, porque resolveu, ele mesmo, administrar sua carteira de clientes. De um dia para o outro, a ADA On Line se viu sem clientes. Os empresários tiveram que se reestruturar totalmente, focando outro produto, que é o acesso banda larga via Rádio. O acesso discado estava perdendo a demanda. Como a Internet requer, a cada dia, mais banda, segundo a empresária, o acesso discado não sobreviverá, pois, além disso, há outro fator de ameaça, que é a entrada dos provedores gratuitos. O rompimento com o UOL obrigou a empresa a sair de Cristalina e de Unaí, para concentrar esforços em Paracatu. Depois que se desvincularam do UOL, em 2003, os empreendedores resolveram investir na gestão de empresa, para promoverem o crescimento da organização de forma sustentável, uma vez que já tinham o domínio da parte técnica. Passaram a mostrar que a ADA On Line era genuinamente paracatuense, pagava impostos e participava ativamente da comunidade. A sensibilização alavancou o crescimento da empresa. Responsável por disseminar a tecnologia da informática em Paracatu que, até a sua chegada, não tinha nenhuma outra empresa de informática e acesso à Internet, é precursora também como provedor de Internet do Noroeste de Minas e da região geo-econômica de Brasília. A dúvida inicial era se conseguiria operar os servidores de Internet, pois, nessa área, tudo era novidade para todo mundo. Existiam, no país, poucos especialistas no setor. Em 2004, a ADA On Line ofereceu serviços de acesso à Internet nas modalidades de discado e através de ondas de rádio, confecção e hospedagem de sites e assistência técnica em microcomputadores.

6 254 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E A força da participação social Sem dúvida, um dos trabalhos relevantes da ADA On Line é a participação social. O Portal Noroeste Notícias trouxe uma reportagem, na edição de 02/11/2004, na qual se lê, em um fragmento: ADA On Line é agraciada com o Prêmio Excelência Empresarial A provedora de Internet de Paracatu é proclamada vencedora na categoria Empresa Cidadã. O SEBRAE Minas e a GERDAU entregaram o Prêmio Excelência Empresarial às empresas que mais se destacaram no investimento em tecnologia, na qualidade e modernização de seus processos produtivos e em ações positivas a favor da sociedade. A provedora de Internet ADA On Line, empresa paracatuense, foi campeã na categoria Empresa Cidadã, por ter trabalhado em projetos sociais e culturais que contribuíram com a melhoria da qualidade de vida da população de Paracatu. (...). Nesse ano, a disputa foi ainda mais acirrada entre, aproximadamente, empresas. O Projeto Reintegrar, que aposta na reinserção social e profissional do presidiário, surgiu depois que a esposa de um detento procurou Mitie: Uma esposa de presidiário me procurou para vender trabalhos de artesanato dos detentos. Mostrou-me um porta-jóias feito de palitos de picolé. Pensei imediatamente em fazer algo maior, mas não sabia como. Coincidiu que começamos a receber muitas ligações pedindo trabalhos de digitação. Nós não fazemos esse serviço. Liguei, então, uma coisa com a outra e comecei a pesquisar profundamente sobre o sistema carcerário no Brasil. Constatei que esse sistema funciona como uma escola para a criminalidade. Assim, resolvi colocar na cadeia, sob muitas resistências, uma escola de digitação. Mitie elaborou, então, um Projeto bem definido e buscou recursos para viabilizá-lo. Conseguiu a participação da Rio Paracatu Mineração (RPM), empresa de mineração que destina uma verba para causas sociais, em projetos selecionados pela própria comunidade. Isso é feito através de um seminário chamado Seminário de Parcerias. No final de 2002, o Projeto Reintegrar ganhou a verba da RPM e de outras empresas, como Grupo Votorantim Metais. No início de 2003, reformaram uma sala do presídio para os detentos aprenderem informática. A ADA On Line cuidou de toda a reforma e montou a rede de computa-

7 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 255 dores. O Projeto contou com a participação da Igreja Católica, Igreja Presbiteriana, Catedral da Bênção, Sara a Nossa Terra e outras. É um laboratório com cinco computadores. Os detentos de bom comportamento têm duas horas de aula por semana. Há cem detentos na cadeia. Três instrutores voluntários já atenderam vinte deles nesse período. O Projeto Reintegrar foi incentivado pela juíza de Paracatu, Fabiana da Cunha Pasqua, que conhecia o que era APAC (Associação de Proteção ao Condenado). Mitie abraçou a idéia. Dra. Fabiana foi transferida para outra cidade, e Dr. João Ary Gomes, também Juiz de Paracatu, adotou o Projeto e a APAC se transformou em realidade. Ocorreram viagens para conhecer a APAC de Itaúna referência nacional. As principais lideranças de Paracatu participaram dessa missão: o Judiciário, representantes da Prefeitura, entre outras forças vivas da comunidade. A ADA On Line organizou também uma outra missão na APAC de Patrocínio. O preso que vive na APAC tem 15% de possibilidade de voltar à criminalidade, enquanto o índice normal é de 85%. Segundo Mitie, a Prefeitura e a Igreja Católica doaram um terreno, a RPM doou R$50.000,00, o empresário Sílvio Lepesqueur doou os tijolos e o nosso objetivo é construirmos a sede da APAC. A idéia é fazer com que os detentos tenham sempre atividades, aprendendo ofícios e que sejam multiplicadores dessas atividades. Na APAC, a gestão é dos próprios detentos. Para o detento que participa da APAC, a cada três dias trabalhados, é abatido um dia na pena, e ele tem a oportunidade de sair da cadeia com uma profissão. Em 1997, a ADA On Line tinha apenas um funcionário e, progressivamente, esse número foi crescendo até atingir doze funcionários e dois estagiários em A ADA Informática tem, aproximadamente, mais dez funcionários. Responsável por disseminar a tecnologia da informática em Paracatu, ela treina, anualmente, centenas de pessoas e foi o primeiro provedor de Internet do Noroeste de Minas e da Região Geo-econômica de Brasília, ou seja, no entorno de Brasília. Um fato que demonstra o alcance da inserção na comunidade foi a promoção do Arraiá da Paz, uma festa do tipo junina, que aconteceu em 2003 e 2004, criação da ADA On Line. O primeiro Arraiá da Paz teve como meta a busca de recursos para que os deficientes físicos pudessem fazer aulas de Educação Física no SESI. Além disso, a empresa sensibilizou outras empresas sobre a im-

8 256 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E portância da contratação de pessoas com necessidades especiais. Ofereceu à Associação dos Deficientes Físicos, gratuitamente, o acesso à Internet. Mitie se valeu até do seu cargo como presidente da Associação Comercial e Industrial de Paracatu para influenciar o maior número possível de empresários. Assim, participou do Seminário de Parcerias da RPM (Rio Paracatu Mineração) novamente, defendendo o projeto de compra de cadeiras de rodas especiais para basquete. Conseguiu o recurso e, hoje, eles praticam esse esporte. Conseguiu, assim, com que entidades como Asilo São Vicente de Paulo, Associação dos Deficientes Físicos de Paracatu, APAE, APAC, Instituição Luterana, Colônia Japonesa, entre outras, conseguissem renda. Foi uma ação que trouxe benefícios palpáveis. Isso demonstra o prestígio da empresa como engajada nas demandas da comunidade. Com relação ao Programa Primeiro Emprego, Mitie cedeu a empresa para que diversos jovens fizessem estágio e, como resultado, foi contratado um deles. A empresária fala, com propriedade, mostrando que, por trás de uma empresa de sucesso, sempre há um empreendedor: Eu me vejo como uma pessoa que busca desafios, correndo riscos calculados. Tenho muita persistência, e uma grande rede de contatos, pois sou ligada a diversas entidades como: Associação Comercial e Industrial de Paracatu (ACIPA), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Paracatu (ADESP), CREA, APAC, entre outras. Busco e dou oportunidades às pessoas. Sou muito exigente quanto à qualidade e eficiência. Procuro delegar e, por isso, cobro muito o comprometimento das pessoas. Estabelecemos metas, e fazemos planejamento, com plano de ações. A ADA On Line é parceira da ADESP (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Paracatu). Eu assumi o cargo de vice-presidente da Agência. Entendemos que as empresas devem se preocupar com o desenvolvimento do município. Nós temos uma particularidade: nossa cidade é caracterizada pelos contrastes na distribuição de renda, de forma que temos grandes bolsões de pobreza. Temos duas grandes empresas de mineração, que geram muitos empregos, mas que têm um tempo de vida útil na cidade. Temos que nos preocupar em gerar novas fontes de renda para que, no momento em que as mineradoras encerrarem as suas atividades, o impacto não seja muito significativo na economia da cidade. São inúmeras as ações gratuitas praticadas pela empresa em prol da comunidade, como o projeto de inclusão digital (aulas de Internet) para centenas de estudantes de escolas públicas; os concursos de redação que incentivam a lei-

9 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 257 tura e pesquisa, os concursos de canto e shows artísticos que dão incentivo à cultura; palestras técnicas, como as de Laércio Vasconcelos, Renato de Moura e Samuel Ribas, que incentivam o desenvolvimento tecnológico; palestras educativas (Campanha Contra a Dengue) que incentivam a cultura e desenvolvimento social; apoio aos portadores de necessidades especiais, atuando na inclusão social. Além disso, a empresa desenvolve e hospeda, gratuitamente, sites de esportistas e cantores em ascensão profissional, como Hugo Hoyama, Daniely Zangrando, Karen Ito. Atua, também, no incentivo ao esporte, à cultura e promove palestras e eventos voltados para jovens em busca do primeiro emprego. Oferece à Polícia Militar, PROERD, APAC, APAE, PM, ADESP, entre outras, a hospedagem gratuita de seus sites. Para investir no seu crescimento, a empresa não poupou esforços na busca de referências e parcerias. Em termos de responsabilidade social e empresarial, espelhou-se nas duas empresas de mineração: a Rio Paracatu Mineração (RPM) e a Votorantim Metais. A RPM tem atestado de conformidade com a SA 8000, cuja missão é aprimorar as condições de trabalho de forma global. A SA 8000 é uma norma internacional, baseada nos princípios das Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em termos de gestão de negócios, o SEBRAE Minas teve uma participação decisiva, pois iniciou a empresária nesse importante setor que, muitas vezes, é desconhecido por muitas empresas. Mitie afirma que o EMPRETEC foi um curso que abriu sua forma de perceber o universo do empreendedor. O sonho da empresária era fazer o MBA da FGV. Ela buscou informações até levar uma empresa conveniada com a FGV a ministrar cursos em Paracatu. O sucesso da empresa não veio por acaso. Seguindo um vigoroso padrão de planejamento estratégico, a empresa implementou uma reunião semanal geral com todos os funcionários e uma reunião diária, por departamentos, de forma que todos estão sempre ouvindo sugestões e acatando idéias dos colaboradores. Tem, também, um caderno de sugestões e recebe, via , a demanda dos clientes. Internamente, faz remuneração, em dinheiro, por alguma idéia que, colocada em prática, traz algum benefício significativo para a empresa. Isso tem incentivado as pessoas a fazerem sugestões. Com relação à qualidade,

10 258 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E há uma pessoa que, por telefone (pós-venda), avalia o índice de satisfação do cliente. No dia seguinte à visita do técnico para o serviço de suporte técnico, a funcionária liga, verifica se o trabalho foi realizado e, se atendeu à expectativa do cliente. Com relação à análise de mercado, ela é feita de acordo com os resultados financeiros e com base nas dificuldades de venda do serviço. As reuniões setoriais detectam isso. Atualmente, trabalha controlando bem os custos para manter a empresa viável. Faz parte desse Planejamento Estratégico, por exemplo: pagamento de fornecedores em datas pré-estabelecidas, redução do número de contas bancárias, adiantamentos dos colaboradores com data pré-definida, organização dos contratos com clientes, otimização dos custos com cobrança, implementação da análise de desempenho, controle estatístico de processo, organização do patrimônio, reorganização do layout da empresa, controle de combustível, DRE Demonstrativo de Resultado do Exercício, Análise de Potencialidades e Fragilidades, na área de Recursos Humanos, criação do organograma, implementação do PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, utilização do ponto eletrônico, análise de função, avaliação 360 graus, e pagamento de colaboradores através de agência bancária. Mostrando percepção aguçada, a empresa é focada no mercado e não apenas no produto acesso à Internet. Com certeza, é uma empresa de soluções em Tecnologia da Informação; portanto, o horizonte é muito grande. Em um mercado de concorrência globalizada, concorre com os grandes, mas há um nicho de mercado que só uma empresa pequena e local pode atender. Futuramente, pensa que a Internet ainda mudará muito, mas a empresa tem a vantagem de se adaptar fácil e rapidamente ao novo mercado que se anuncia. No relato da empresária, é possível reconhecer o espírito empreendedor: A ADA On Line sempre foi competitiva pelo fato de ter parcerias com diversos setores e com diversos meios de comunicação, como as emissoras de Rádio e TV e os veículos impressos da cidade. O SEBRAE Minas foi quem me iniciou na importância do estudo da gestão de um negócio, pois, como foi visto em minha história, até o término da graduação, sempre fui voltada apenas para o estudo técnico; nunca havia me preocupado com estudos na área administrativa. Foi com o EMPRETEC que aprendi muito e, a partir dele, procurei sempre participar dos cursos

11 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 259 na área de Gestão. O meu sonho era fazer o MBA da FGV e para tanto, fui buscar informações e consegui trazer uma empresa conveniada com a FGV e que está, até hoje, ministrando cursos em Paracatu. Isso também representa uma grande vitória. A cooperação na competitividade Os serviços que a empresa presta à comunidade não são vistos como uma estratégia de Marketing da empresa, mas, sim, como fruto do espírito cooperativo de sua empresária, que reconhece que tais ações sociais trouxeram visibilidade ao seu negócio. Percebendo que sozinha seria difícil enfrentar gigantes como UOL (São Paulo), UAI (Belo Horizonte) e TELEMAR (Rio de Janeiro), dentre outros, partiu para o associativismo. Através de um Planejamento Estratégico, procurou se associar a outras empresas do mesmo setor para que pudessem trocar informações e experiências. Com essa visão, surgiu a ADA Telecomunicações, na qual a ADA On Line e mais oito empresas provedoras de acesso à Internet, ADA Unaí On Line de Unaí-MG, ADA On Line de Formosa-GO, Cristalnet de Cristalina-GO, Meganet de Ituiutaba-MG, TDNET de Viçosa-MG, NETVIP Internet de Monte Carmelo-MG, Via Real de Conselheiro Lafaiete e Ponce & Daher Consultoria Ltda., de Uberlândia-MG, juntaram-se para terem mais condições de enfrentar o mercado. A sede da ADA Telecomunicações é em Paracatu; Mitie é a administradora da empresa. A clientela No início da empresa, quando só existia o acesso discado como opção de Internet, a clientela era a classe A. Depois, à medida que o preço do computador foi caindo e se tornou mais acessível, essa clientela aumentou, abrangendo as classes B e C. Parcerias Hospital São Lucas: todos os funcionários e todos os clientes podem fazer consultas particulares pagando 50% do valor normal e usufruir dos outros serviços do Hospital no valor de convênio;

12 260 U M A E M P R E S A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O O N L I N E Cine Teatro Santo Antônio: funcionários e clientes pagam meio ingresso; Laboratórios de análises clínicas: os funcionários e clientes pagam de acordo com tabela de convênio (muitas vezes 50%); Lojas de presentes e roupas: 5 a 10% de descontos; Rádios (FM e AM), os Jornais impressos, as Revistas e a TV local: uma forte divulgação de todas as nossas ações. Conclusão A experiência comprova a viabilidade do provedor de Internet no Noroeste de Minas, ao mesmo tempo que demonstra a importância do empreendedorismo em condições adversas, como a competitividade com grandes grupos econômicos. Uma vez implantado o projeto, ficou clara a necessidade de ajustes por meio de monitoramentos sistemáticos. Para cada problema surgido, uma solução era encontrada. A ADA On Line construiu mais do que um conceito na cidade de Paracatu, pois viabilizou o crescimento de um negócio até então considerado inviável por muitos. Para o proprietário do cartório de Paracatu, Adailton Silva (o Didi do Cartório), todos da cidade, que estavam iniciando seus conhecimentos em informática, me procuravam para construir macros, uma vez que me tornei um expert nesse assunto por pura necessidade. Didi foi um dos primeiros alunos da ADA Informática. As perspectivas futuras são otimistas, já que pretende-se fortalecer a cultura da cooperação. O crescimento que ocorreu de 1997 para 2004 é visível. A empresa era vinculada ao provedor UOL e, hoje, atua de forma independente. Tinha um funcionário e hoje tem doze, só no Provedor. De ações puramente tecnológicas, evoluiu para um modelo de gestão organizado. A partir de pequenas ações de responsabilidade social, progrediu para projetos significativos, como o Projeto Reintegrar. Promoveu a ampliação do acesso discado para o acesso banda larga. Assim, segundo a empresária, demonstra-se que uma gestão voltada para a comunidade, sem perder de vista os processos internos de controle administrativo e a prontidão em mudar de rumo, quando a realidade apresenta seus obstáculos, pode dar certo em ambientes aparentemente inóspitos.

13 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 261 Pontos para discussão 1. A ADA On Line foi implantada em uma região que não possuia, aparentemente, condições de receber um provedor de Internet naquela época. No entanto, foi um negócio que deu certo. Na sua opinião, o que fez a ADA On Line ter sucesso? 2. Quais são os cuidados que o empresário deve ter, ao abrir um negócio? 3. No período de transição TELEBRASÍLIA/TELEMAR a ADA On Line estava oferecendo um serviço de baixa qualidade. Não seria preferível a empresa fechar as portas e abrir anos mais tarde? O que você pensa sobre isso? 4. Identifique a Cadeia Produtiva da ADA On Line e aponte os fatores críticos de sucesso que agregaram valor aos seus serviços. 5. Sendo o mercado tão dinâmico e concorrido, quais seriam as possibilidades de expansão por meio da divulgação dos serviços, na captação de novos clientes?

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

No ano de 2010, tomei uma decisão. Ir para uma cidade menor, longe da agitada metrópole.

No ano de 2010, tomei uma decisão. Ir para uma cidade menor, longe da agitada metrópole. Faça parte da família IMOVELLOGIA. Olá, Inicialmente quero me apresentar para que possa oferecer a você, profissional do setor de imóveis, uma inovação tecnológica fundamental nos dias de hoje. Sou administrador

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO A ATUAÇÃO DO IBCPF NESSE CONTEXTO

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO A ATUAÇÃO DO IBCPF NESSE CONTEXTO PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO A ATUAÇÃO DO IBCPF NESSE CONTEXTO Gisele C. Andrade, CFP Rio de Janeiro, Dezembro de 2014 Licença do FPSB para promover a certificação CFP no Brasil

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo!

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Usar o Youtube profissionalmente é o upgrade que o seu negócio precisa para alavancar e obter muito mais vendas, contatos e visitas!

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

METRÔ RIO NA RMS JUNHO E JULHO 2010 MOBILIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E MONITORAMENTO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS TELEFONE, E-MAIL, RÁDIO E MÍDIAS SOCIAIS

METRÔ RIO NA RMS JUNHO E JULHO 2010 MOBILIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E MONITORAMENTO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS TELEFONE, E-MAIL, RÁDIO E MÍDIAS SOCIAIS METRÔ RIO NA RMS JUNHO E JULHO 2010 MOBILIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E MONITORAMENTO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS TELEFONE, E-MAIL, RÁDIO E MÍDIAS SOCIAIS NÚMEROS GERAIS: 1962 contatos por telefone com lideranças

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A.

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. PLANO DE NEGÓCIOS Data: Janeiro 2.013 Dr. Marido - Operacional S U M Á R

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil Planejamento estratégico pode ser o grande diferencial para a empresado ramo da construção civil, imobiliário e arquitetura que deseja obter mais sucesso

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

um anjo que é Entenda como pensam esses investidores e atraia-os para sua startup especial investidores

um anjo que é Entenda como pensam esses investidores e atraia-os para sua startup especial investidores O Investidor que é um anjo Entenda como pensam esses e atraia-os para sua startup Texto Maria Beatriz Vaccari arte ivan volpe No mundo digital, há diversas formas de dar vida a uma ideia e ganhar dinheiro

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E A FIDELIZAÇÃO DE SEUS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS Vitor Roberto Krüger Gestão da Comunicação Empresarial e Relações

Leia mais

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Palestra online é uma das maneiras mais simples, rápida e eficiente de vender serviço 01 - Recebem elogios mas não

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RESULTADOS PESQUISA COM COMITÊS Definição e significado do PGQP para os comitês: Definições voltadas para ao Programa Significado do PGQP Qualificação das organizações

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB Transcrição do vídeo Projeto Participar Duração: 10 minutos e 43 segundos Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

WWW.MEUOCULOSDEMADEIRA.COM.BR

WWW.MEUOCULOSDEMADEIRA.COM.BR SIGNATURE STORE WWW.MEUOCULOSDEMADEIRA.COM.BR Sucesso é quando criamos algo de que podemos ter orgulho. Richard Branson - Fundador do grupo Virgin 2 A História da MOM Há muitos anos venho trabalhando com

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

PESSOAL PONTO APRESENTAÇÃO

PESSOAL PONTO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PONTO PESSOAL A PONTO PESSOAL É A PRIMEIRA AGÊNCIA E REVISTA DIGITAL DE MARKETING PESSOAL DO BRASIL QUE TRABALHA ESTRATÉGIAS PARA DIFERENCIAR PESSOAS NO MEIO PROFISSIONAL. 2010-2015 MARKETING

Leia mais

Estamos presentes em 20 estados

Estamos presentes em 20 estados http://goo.gl/7kuwo O IDEBRASIL é voltado para compartilhar conhecimento de gestão com o empreendedor do pequeno e micro negócio, de forma prática, objetiva e simplificada. A filosofia de capacitação é

Leia mais

4UNIVERSIDADE DO CORRETOR

4UNIVERSIDADE DO CORRETOR 1 Conteúdo exclusivo 2 Cases e exemplos do mercado imobiliário 3 Ferramentas para melhorar os resultados 4 Técnicas e Atitudes em vendas para o CORRETOR DE IMÓVEIS VENDER MAIS! ESTUDE DE QUALQUER LUGAR

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade.

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade. MISSÃO Oferecer serviços imobiliários de qualidade, gerando valor para os clientes, colaboradores, sociedade e acionistas. VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários

Leia mais

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Prá colher, temos que plantar, compadre, temos que pensar no futuro. José Dionízio Leite É TICA L IDERANÇA L IBERDADE O RGANIZAÇÃO S OLIDARIEDADE

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É? NE- CACT O Núcleo de Empreendedorismo da UNISC existe para estimular atitudes empreendedoras e promover ações de incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de empreendimentos de sucesso, principalmente,

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

Programa. Erro Zero Atraso Zero

Programa. Erro Zero Atraso Zero Programa Erro Zero Atraso Zero Introdução O caso de sucesso da Fatto Soluções Contábeis em parceria com o Nibo A Fatto iniciou suas atividades em 2012 e, desde o início, tinha como objetivo oferecer um

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Como Criar seu produto digital

Como Criar seu produto digital Como Criar seu produto digital Aprenda em alguns passos Indice 5 1- Público Alvo 2- Conhecer á necessidade 5 do 5 Primeiro capítulo Público Alvo Você que está montando seu negócio online e ainda não tem

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Empowering People O Poder das Pessoas

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Empowering People O Poder das Pessoas APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Empowering People O Poder das Pessoas O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver os seus sonhos... Paulo Coelho 2 QUEM SOMOS As atuais

Leia mais

O Guia Definitivo para utilizar o

O Guia Definitivo para utilizar o O Guia Definitivo para utilizar o O Guia Definitivo para utilizar o www.slideshare.com O Guia Definitivo para utilizar o Ferramentas de mídias sociais, como o, mudaram o cenário e nos permite alcançar

Leia mais

QUEM SOMOS. http://www.corvoswebdesign.com.br contatos@corvoswebdesign.com.br

QUEM SOMOS. http://www.corvoswebdesign.com.br contatos@corvoswebdesign.com.br QUEM SOMOS A Corvos Webdesign teve seu início entre final de 2006 e início do ano de 2007 usando inicialmente o nome de LMS Webdesign e foi através de seu sócio-fundador, Márcio Sousa, que conseguiu trazer

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa...

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Sobre o estudo perfil Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Amostra: Total: 1.035 respondentes Consumidores: 805 Profissionais: 230 objetivo

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

PASSO A PASSO: CRIAÇÃO DE PERSONAS

PASSO A PASSO: CRIAÇÃO DE PERSONAS PASSO A PASSO: CRIAÇÃO DE PERSONAS INTRODUÇÃO 1) INTRODUÇAO 2) PERGUNTAS O que é uma persona? Uma persona é a representação hipotética de um cliente ideal, com dados pertinentes sobre sua personalidade,

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

Carta aos Amigos e Amigas da ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES

Carta aos Amigos e Amigas da ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES Carta aos Amigos e Amigas da ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES Estimados Amigos e Amigas, Estamos escrevendo de forma coletiva a todos vocês que atuam nas universidades, na educação, saúde publica, operadores

Leia mais