Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda"

Transcrição

1 Direito Administrativo Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

2 Síntese do estudo AGENTES PÚBLICOS Classificação Considera-se agente público toda pessoa física que exerça, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública. Agentes Políticos Agentes Administrativos (servidores públicos) Particulares em colaboração Militares

3 Agentes públicos Cargo público (vínculo estatutário). Cargo vitalício: maior garantia de permanência de seu ocupante (processo judicial) Cargo efetivo: permanente (demite por PAD ou processo judicial); Cargo em comissão: transitório, relação de confiança com a autoridade nomeante. Emprego (vínculo CLT) É o vínculo estabelecido entre a pessoa natural e a Administração Pública Indireta (empresas públicas e sociedades de economia mista). Função não é cargo nem emprego. São as funções de confiança e as exercidas pelos agentes públicos contratados por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. Importante: as funções de confiança são privativas de detentores de cargo efetivo.

4 Agentes públicos Agentes Políticos Estão nos mais altos escalões do Poder Público, são responsáveis pela elaboração das diretrizes governamentais e pelas funções de direção, orientação e supervisão geral da administração pública. Características: competências constitucionais; cargos por meio de eleição, nomeação ou designação; não são hierarquizados. Exceção: Auxiliares imediatos dos chefes do Executivo são hierarquizados, pois se subordinam ao chefe deste poder e são eles: Ministros de Estado e Secretários estaduais e municipais. Os membros do poder judiciário e do ministério público também são considerados agentes políticos para parte da doutrina. (CESPE segue essa tendência).

5 Agentes políticos

6 Agentes Administrativos Servidores Públicos (sentido AMPLO) ou Agentes Administrativos Pessoas que exercem atividade pública Natureza profissional, permanente e remunerada, Existe hierarquia funcional O regime jurídico é estabelecido pelo ente ao qual pertencem. Vínculo de natureza permanente. Subdivisão Servidores públicos (sentido ESTRITO - estatutários) Empregados públicos e Servidores temporários

7 Agentes públicos SERVIDORES PÚBLICOS (ESTRITO): São efetivos e comissionados, vinculados ao seu cargo através de um estatuto. Servem a Administração Direta e na administração indireta (nas autarquias e fundações públicas). Ocupantes de cargo efetivo - realização de concurso público. Para ocupantes de cargo em comissão não são contratados por concurso público (livre a nomeação e a exoneração). EMPREGADOS PÚBLICOS: São os ocupantes de Emprego Público, eles são vinculados ao seu emprego através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). (SEM e EP) Art. 37 inc. II da CF: A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. TEMPORÁRIOS: São contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. Função pública temporária e remunerada, vinculados à administração pública através de um contrato de direito público e não de natureza trabalhista. Processo seletivo simplificado e não o concursos público.

8 Agentes públicos. PARTICULARES EM COLABORAÇÃO COM O PODER PÚBLICO AGENTES HONORÍFICOS: cidadãos transitoriamente requisitados ou designados; geralmente sem remuneração (mesários, jurados, dentre outros). AGENTES DELEGADOS: particulares que recebem a incumbência de prestar certas atividades do Estado através da descentralização por delegação. Autorizadas à prestação de serviços públicos Concessionárias de serviços públicos Permissionárias de serviços públicos AGENTES GESTORES DE NEGÓCIOS: assumem a função pública em razão de situação excepcional. Ex. guerra, calamidade pública.

9 Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Regime jurídico dos servidores públicos é o conjunto de princípios e regras referentes a direitos, deveres e demais normas que regem a sua vida funcional. A lei que reúne estas regas é denominada de Estatuto e o regime jurídico passa a ser chamado de regime jurídico Estatutário. Art. 39, caput> A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas

10 Acessibilidade: brasileiros e aos estrangeiros, na forma da lei. A regra é que seja feito concurso público de provas ou de provas e títulos. Exceções ao concurso público:. Cargo em comissão. Servidores temporários (processo seletivo simplificado). >Exceção: calamidade pública ou emergência ou contratação de professor visitante. Cargos vitalícios do quinto constitucional (tribunais, TC, STF, STJ). Contratação por processo seletivo público: > Agentes comunitários de Saúde > Agentes de combate a endemias

11 Estabilidade * 3 anos de efetivo exercício para os ocupantes de cargo de provimento com concurso público; * Avaliação especial de desempenho (antecedida pelas Avaliações Periódicas) Estágio Probatório A aptidão e a capacidade do servidor para o desempenho do cargo serão avaliados observandose os seguintes fatores : assiduidade; disciplina; capacidade de iniciativa; sigla : A DI CA PRO RES produtividade; responsabilidade. O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

12 Consequências da Estabilidade Só perde o cargo: a) Em virtude de sentença transitada em julgado; b) Mediante processo administrativo (PAD) que lhe seja assegurada a ampla defesa; c) Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de Lei complementar, assegurada a ampla defesa. d) Cortes em razão do limite de despesas com pessoal. Ver art. 169, da CF: Art (...) providências: I - redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança; II - exoneração dos servidores não estáveis. (...) 4º Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal.

13 PROVIMENTO É preenchimento de cargo vago. O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder. Poderá ser originário ou derivado. Formas de provimento: Nomeação Promoção Readaptação - Reversão Reintegração - Recondução.

14 Validade do CONCURSO PÚBLICO: 2 anos, prorrogável uma vez por igual período. Início do prazo homologação do concurso. Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira Direito à nomeação: STF e STJ direito líquido e certo à nomeação se aprovado dentro do número de vagas. Súmula 686 STF: Exame psicotécnico em concurso público somente pode ser exigido por lei.

15 REMOÇÃO Lei 8112/90 Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração; II - a pedido, a critério da Administração; III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados

16 REDISTRIBUIÇÃO Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: I - interesse da administração; II - equivalência de vencimentos; III - manutenção da essência das atribuições do cargo; IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.

17 1 o A redistribuição ocorrerá ex officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou entidade. 2 o A redistribuição de cargos efetivos vagos se dará mediante ato conjunto entre o órgão central do SIPEC e os órgãos e entidades da Administração Pública Federal envolvidos. 3 o Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável que não for redistribuído será colocado em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e o O servidor que não for redistribuído ou colocado em disponibilidade poderá ser mantido sob responsabilidade do órgão central do SIPEC, e ter exercício provisório, em outro órgão ou entidade, até seu adequado aproveitamento.

18 SUBSTITUIÇÃO Art. 38. Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial terão substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, previamente designados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade. 1 o O substituto assumirá automática e cumulativamente, sem prejuízo do cargo que ocupa, o exercício do cargo ou função de direção ou chefia e os de Natureza Especial, nos afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares do titular e na vacância do cargo, hipóteses em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o respectivo período. 2 o O substituto fará jus à retribuição pelo exercício do cargo ou função de direção ou chefia ou de cargo de Natureza Especial, nos casos dos afastamentos ou impedimentos legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na proporção dos dias de efetiva substituição, que excederem o referido período.

19 VACÂNCIA O artigo 33 da Lei trata da vacância, que é a destituição do cargo, emprego ou função, decorre das seguintes situações: I exoneração; II demissão; III promoção; IV readaptação; V aposentadoria; VI posse em outro cargo inacumulável; VII falecimento.

20 Atenção: STJ posiciona-se pela legitimidade da vacância em caso de posse em cargo de outro ente federativo A Corte parece fixar o entendimento de que vacância e recondução servem para a nomeação e posse em cargo de outro ente federativo. Decisão STJ: Recondução no serviço público federal independe de regime jurídico do novo cargo. Servidor federal estável, submetido a estágio probatório em novo cargo público, tem o direito de ser reconduzido ao cargo ocupado anteriormente, independentemente da esfera administrativa a que pertença o novo cargo.

21 EXONERAÇÃO: Ocorrerá em caso de cargo efetivo ou cargo em comissão. a) De cargo efetivo A pedido do servidor; De ofício (estágio probatório OU tomou posse e não entrou em exercício) Insuficiência na avaliação periódica de desempenho (Art. 41, 1º O servidor público estável só perderá o cargo: III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa) não é DEMISSÃO. Por excesso de despesas; Por extinção/reintegração no cargo se o servidor não for estável ( 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.) b) De cargo em comissão e dispensa de função de confiança

22 Demissão: é decorrente de punição, sanção aplicada quando o PAD resultar em falta grave SISTEMA REMUNERATÓRIO: Constituição da República, no art. 37, incs. X a XV, e nos incisos do artigo 39, com as expressivas alterações introduzidas pela Emenda Constitucional 19/98. A CF prevê hoje DUAS formas de retribuição pecuniária para agentes públicos: remuneração ou vencimento e o subsídio. Haverá também o salário para empregados públicos (CLT). Medauar (2005), define que vencimentos ou remuneração designam o conjunto formado pelo vencimento - (Alinhada à definição inscrita no artigo 40 da Lei n /90.) - (referência) do cargo ou função, mais outras importâncias percebidas, denominadas vantagens pecuniárias. EC 19/98, por meio do artigo 39, parágrafo 4º, mais um tipo de estipêndio (para os agentes políticos e para certas categorias de servidores públicos), adimplido em parcela única, insuscetível de qualquer acréscimo ou aditamento, à exceção das verbas admitidas pelo parágrafo 3º do mesmo artigo de lei (décimo terceiro salário, adicional noturno, remuneração por serviço extraordinário, adicional de férias).

23 Art. 39, 8º, CF, prevê a edição de lei regrando a extensão do subsídio aos demais servidores públicos. Segundo o artigo 39, parágrafo 4º (e outros dispositivos da CF) devem receber subsídio: I. os membros de Poder, os parlamentares, magistrados, chefes de executivo; II. os detentores de mandato eletivo; III. os Ministros do Estado; IV. os Secretários Estaduais; V. os Secretários Municipais; VI. os Ministros do Tribunal de Contas da União e os Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais e dos Municípios (artigo 73, parágrafo 3º, e artigo 75); VII. os integrantes do Ministério Público (artigo 128, parágrafo 5º, inciso I, c); VIII. os membros da Advocacia-Geral da União, os Procuradores do Estado e do Distrito Federal e os membros da Defensoria Pública (artigo 135); IX. os servidores policiais (artigo 144, parágrafo 9º).

24 A retribuição pecuniária pelo trabalho à Administração Pública, dado o seu imediato caráter alimentar, incorre nas seguintes premissas: o a proibição de desconto, salvo por imposição legal, mandado judicial ou consentimento do servidor (artigo 45 da Lei 8.112/90); o existência de limite para descontos, que não pode exceder um percentual (O artigo 46 da Lei n /90 fixa até a décima parte os descontos mensais para reposições e indenizações ao erário.;) o preferência de pagamento das diferenças ou parcelas fixadas por sentença judiciária (artigo 100 da Constituição Federal)

25 Teto das remunerações e subsídios Com o advento da Emenda Constitucional 41/03 considera o valor da maior remuneração atribuída aos Ministros de Estado vencimento, verba de representação e adicional por tempo de serviço. Di Pietro (2006), apresenta a seguinte sistematização: o teto atinge a todo o sistema remuneratório, independendo do regime jurídico a que se submete o servidor, à exceção das empresas públicas, sociedades de economia mista e subsidiárias, que somente seria alcançado pela norma limitadora se recebessem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, para pagamento das despesas de pessoal ou de custeio geral, como se infere do parágrafo 9º, do artigo 39, da Constituição Federal; o teto atinge os proventos de aposentadoria e de pensão devidos aos dependentes do servidor falecido; o servidor que estiver em regime de acumulação, sujeita-se a um teto único que abrange a soma da dupla remuneração (artigo 37, XVI, da Constituição Federal); na aplicação do teto estão excluídas as parcelas de cunho indenizatório, conforme o disposto no parágrafo 11, do artigo 37, incluído pela Emenda 47/05, com efeitos retroativos à data da vigência da Emenda Constitucional 41/03

26 Teto no âmbito federal: é o mesmo para todos os servidores, correspondendo ao subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Teto no âmbito estadual: é diferenciado para os servidores de cada um dos três Poderes do Estado, sendo representado pelos subsídios dos Deputados, do Governador e dos Desembargadores, incluindo-se no teto destes últimos algumas categorias do Executivo (membros do Ministério Público, Procuradores e Defensores Públicos); Artigo 37, p8 (EC47/05): para fins do teto previsto no incisoxi do caput, os Estados e o Distrito Federal fixem, por emenda à CF e Lei Orgânica, como limite único, o subsídio dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justiça, limitado a 90,25% do subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, não se aplicando o disposto nesse parágrafo aos subsídios dos Deputados Estaduais, Distritais e Vereadores. Teto no âmbito municipal: é igual para todos os servidores: subsídio de Prefeito

27 Irredutibilidade de remuneração e de subsídio Art. 37 (CF) XV - o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, 4º, 150, II, 153, III, e 153, 2º, I Devemos observar a ressalva dos incisos XI e XIV do próprio artigo 37, e nos artigos 39, parágrafo 4º, 150, II, 153, III e 153, parágrafo 2º, I. Portanto, a norma constitucional da irredutibilidade é limitada, a exemplo do que decidiu o Superior Tribunal de Justiça (RMS n ES, 6. Turma, Rel. Min. Fernando Gonçalves, julgamento em 15/08/ 2000), ao decidir que só os vencimentos são irredutíveis, as gratificações, salvo aquelas de caráter individual, podem, para efeito de aplicação do denominado redutor salarial, sofrer limitações quantitativas. Neste caso, aquela Corte de Justiça determinou que a gratificação de produtividade deve ser alcançada pelo mencionado redutor salarial, se a remuneração, no total, ultrapassar o limite legal estabelecido.

28 Férias e décimo terceiro salário Como não é mais constitucionalmente possível a contagem de tempo fictício, a questão que se alinha para debate é o entendimento dos direitos decorrentes da não fruição de férias. Neste sentido, o Supremo Tribunal Federal, ao interpretar o artigo 78, parágrafo 3º do Estatuto Federal, reconheceu o direito indenizatório à servidora que se aposentara com férias não gozadas (RE n DF, 1. Turma, Rel. Min. Sepúlveda Pertence, julgamento em 19/10/2004). O décimo terceiro salário, com base na retribuição pecuniária integral, é concedido aos servidores, inclusive aos aposentados, por força do artigo 39, parágrafo 3º, da Constituição Federal. Licenças Licenças são os afastamentos do servidor permitidos em lei. A Constituição Federal, por exemplo, em seus artigos 39, parágrafo 3º e 7º, incisos XVIII e XIX, concede aos servidores a licença maternidade, de 120 dias, e paternidade, disciplinadas pelos estatutos, ambas remuneradas. O direito ao gozo de férias anuais de trinta dias e ao acréscimo de um terço sobre a remuneração (Adicional de férias na linguagem empregada do Estatuto Federal), atribuído aos trabalhadores do setor privado pelo artigo 7º, inciso XVII, da Carta Federal, foi estendido aos servidores ocupantes de cargo público pelo artigo 39, parágrafo 3º, da Constituição Federal.

29 Direito de greve JAS e Gasparini, respeitados doutrinadores, disciplinam que o direito de greve do servidor público é exercitável, ressalvadas, como ensina Celso Antônio Bandeira de Mello, apenas as necessidades inadiáveis da comunidade não podem sofrer solução de continuidade, conforme se infere do disposto no parágrafo 1º do artigo 9º. da Constituição Federal. STJ: servidor público tem o direito subjetivo e constitucional de declarar greve (STJ, RMS, Rel. Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, DJ p ). Haverá desconto dos dias não trabalhados (STJ). É fato que o referido dispositivo legal alude a necessidade de regulamentação do referido direito à lei específica, de cunho federal, observe-se, válida para todos os entes federados.

30 Sindicalização O direito à sindicalização é assegurado pelo artigo 37, inciso VI e VII, da Carta Federal, com a redação da Emenda Constitucional 19/ 98, norma de eficácia plena e imediata. RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR Servidor público, no exercício de suas funções, sujeita-se à responsabilidade civil, penal e administrativa. O artigo 121 da Lei 8.112/90, prescreve: servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. Art. 125: as sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se entre si. STF: Administração pode aplicar a pena de demissão em processo disciplinar, ainda que em curso a ação penal a que responde pelo mesmo fato.

31 RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR Responsabilidade civil Art. 186 do Código Civil Brasileiro determina um princípio basilar de que todo aquele que causa dano a outrem é obrigado a repará-lo. O ilícito civil se configura na presença de dano, de ação ou omissão jurídica, da culpa ou dolo, o nexo de causalidade entre a ação ou omissão e o dano. A responsabilidade civil do servidor não é objetiva, é necessário comprovar que o servidor agiu com culpa civil, ou seja, por meio de comportamento doloso ou culposo, apurado em processo administrativo, informado pelo direito ao contraditório e ampla defesa, conforme o artigo 5º, inciso LV, da Constituição Federal. As leis estatutárias estabelecem os critérios para ressarcimento dos prejuízos apurados, por meio do desconto da remuneração do servidor faltante, circunscrevendo limites mensais para estes descontos. Servidor celetista desconto só é possível se com ele o servidor concordar (salvo em caso de dolo). STF veda a auto-executoriedade administrativa impositiva do desconto. Danos causados a terceiros (art. 37, p. 6º, da CF) o Estado responde objetivamente.

32 RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR Responsabilidade penal Neste campo a responsabilidade decorre da conduta tipificada pelo Código Penal como ilícito penal, de competência do Poder Judiciário. Para fins criminais o conceito de servidor público é ampliado para alcançar a noção de agente público, conforme o artigo 327 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.983, de 13/07/2000. Os crimes praticados contra a Administração Pública estão previstos nos artigos 312 a 326 do Código Penal, cuja tipificação suscita comportamento culposo ou doloso, daí descartando-se a responsabilidade objetiva. De acordo com o artigo 229, da Lei 8.112/90 é assegurado o auxílio-reclusão à família do servidor ativo, nos seguintes valores: dois terços da remuneração, quando afastado por motivo de prisão em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a prisão; metade da remuneração, durante o afastamento, em virtude da condenação, por sentença definitiva, a pena que não determine a perda do cargo.

33 RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR Responsabilidade administrativa É a responsabilidade atribuída em razão da prática de ilícito administrativo, que pode configurar-se por conduta comissiva ou omissiva, prevista pela lei estatutária. A Lei 8.112/90 enumera os deveres do servidor no artigo 116 e as proibições no artigo 117, seguidas das penalidades inscritas no artigo 127. Este último artigo enumera as penas passíveis de aplicação: advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão e destituição de função comissionada. Medidas Preventivas que podem ser adotadas pela Administração Pública: afastamento preventivo do servidor por prorrogáveis 60 dias o seqüestro e perdimento de bens

34 Direito Administrativo Exercícios de fixação. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Administrativo Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Revisão aula anterior Organização Administrativa brasileira Administração indireta Terceiro

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Remoção, Redistribuição e Substitução Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL)

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello NOMEAÇÃO 30 dias 15 dias 3 anos - RAPID Concurso Nomeação Posse Exercício Estágio Probatório

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 3 Prof. Thamiris Felizardo -Jornada Jornada de trabalho diferenciada para servidores

Leia mais

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Agentes Públicos Disposições Constitucionais RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele 1 Conceito Todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração. 2 Espécies de agente

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Administração Pública Servidores Públicos Parte 1 Profª. Fabiana Coutinho - Agentes Públicos Agentes politicos; Servidores estatais e Particulares em colaboração com o Estado. -

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Provimento e Vacância (art. 1º. ao 39) Direitos e Vantagens (art. 40 ao 115)

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital ESCRIVÃO INVESTIGADOR Constituição Federal: artigos 37, 39, 41 Dos princípios da Administração

Leia mais

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013 Estatuto do Servidor Público Estadual Detran PB -2013 Agentes Públicos Cargos -são os lugares criados por lei nos órgãos para serem providos por agentes, que exercerão as suas funções na forma legal. Conjunto

Leia mais

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública.

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública. Abono de Permanência O abono de permanência é um benefício pecuniário concedido ao servidor que opte por permanecer em atividade após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntária, no

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Lei 8.429/92, Art. 2 - Reputa-se agente público, para os efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação,

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (Continuação)

AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Agentes Públicos (Parte II) / Aula 10 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Na aula anterior

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Provimento: Nomeação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990

SUMÁRIO LEI 8.112/1990 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 15 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 21 2.1. Conceito... 21 2.2. Classificação dos cargos públicos... 22 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação Noções de organização

Leia mais

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI:

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: AGENTES PÚBLICOS 2.ª PARTE TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: A REMUNERAÇÃO E OS SUBSÍDIOS DOS OCUPANTES DE CARGOS, FUNÇÕES E EMPREGOS PÚBLICOS

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 19 2.1. Conceito... 19 2.2. Classificação dos cargos públicos... 20 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies)

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) 1 ESTATUTO OBS I = segundo o STF não há direito adquirido

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais Lei nº 8.112/90 Disposições Preliminares do Cargo Público e Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição Professor Cristiano de Souza

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE NOTA DO ORGANIZADOR... 11 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL)... 13 Capítulo II - Dos Direitos Sociais... 13 Capítulo III - Dos Estados Federados... 13 Capítulo IV - Dos Municípios...

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 12 Data: 11/06/2018 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41

Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41 Direito Constitucional Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41 Princípios Art. 37, caput: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

PROF. RICARDO MACHADO CONSTITUIÇÃO DE MINAS GERAIS

PROF. RICARDO MACHADO CONSTITUIÇÃO DE MINAS GERAIS PROF. RICARDO MACHADO CONSTITUIÇÃO DE MINAS GERAIS Servidores Públicos Subseção I Disposições Gerais Art. 20 A atividade administrativa permanente é exercida: I na administração direta de qualquer dos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Acumulação de proventos de aposentadoria + remuneração de cargo É vedada a percepção simultânea

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 112/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Sumário Sumário... 1 Observações Iniciais... 1 Da Remoção... 2 Da Substituição... 2 Da Promoção... 2 Do Acesso... 3 Da Transferência... 3 Da Readmissão... 3 Da Reintegração...

Leia mais

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV.

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. seção i Das Disposições gerais 1 Art. 37, caput 2 Considerações gerais 2 Reforma Administrativa e Emenda Constitucional

Leia mais

Sobre a recondução, começaremos destacando o art 41 2º da CRFB:

Sobre a recondução, começaremos destacando o art 41 2º da CRFB: Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 4 Monitora : Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos fazer mais algumas considerações sobre a recondução, vamos estudar

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Direito Administrativo - Tatiana Marcello - 10 aulas -

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 13/07/2016 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou ERRATA TRE/MG RETIFICAÇÃO Em relação às Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais, os artigos que não constavam na apostila gratuita foram adicionados à mesma, contemplando, assim, todo o conteúdo

Leia mais

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo

Leia mais

REGIME JURíDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA UNIÃO

REGIME JURíDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA UNIÃO ão Interpretada) STJ00096356 REGIME JURíDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA UNIÃO LEI NQ 8.112/1990 ALUMNUS 2012 Miranda, Henrique Savonitti Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União. - Lei n 8.112/1990.

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I CF, art. 37, I Podem ocupar cargo, emprego e função pública Norma constitucional de eficácia contida I - Brasileiro Deve preencher os requisitos estabelecidos na lei Requisitos

Leia mais

Carreiras. administrativas DIREITO ADMINISTRATIVO

Carreiras. administrativas DIREITO ADMINISTRATIVO Carreiras administrativas DIREITO ADMINISTRATIVO Índice 1. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990... 98 TÍTULO I... 98 TÍTULO II - DO PROVIMENTO, VACÂNCIA, REMOÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO E SUBSTITUIÇÃO...98

Leia mais

Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO ADMINISTRATIVO Ano/Turma: 2º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17

Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO ADMINISTRATIVO Ano/Turma: 2º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO ADMINISTRATIVO Ano/Turma: 2º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 TEXTO 03 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello AGENTES PÚBLICOS Prof.ª Tatiana Marcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER Redução de gastos de pessoal no ente, quando ultrapassado o limite (depois da redução de pelo menos 20% da despesa

Leia mais

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4.

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4. Legislação Federal ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº 9.883 de 1999 e Decreto nº 4.376 de 2002 Parte 3 Prof. Karina Jaques Art. 22. Cabe à ABIN implementar

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

Professor Leonardo Torres. LEI 8112/90. Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres

Professor Leonardo Torres. LEI 8112/90. Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres Professor Leonardo Torres. www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 Advogado, especialista em Direito Público, professor de Direito Administrativo dos principais cursos

Leia mais

Direito administrativo

Direito administrativo DIREITO ADMINISTRATIVO Direito administrativo 1. AGENTES PÚBLICOS 1.1. Disposições Gerais Art. 84, 2º, da Lei 8.112/90: licença para acompanhar cônjuge e provimento originário STF A licença para o acompanhamento

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR

Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR AULA 90 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2 pág. 1 AGENTES PÚBLICOS Conceito: A expressão agente público é a mais ampla para designar de forma genérica e indistinta os sujeitos que exercem funções públicas, que servem ao Poder Público como instrumentos

Leia mais

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 13 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Art. 118. Ressalvados

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos

Leia mais

Direito Administrativo AULA 01

Direito Administrativo AULA 01 Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir:

DIREITO CONSTITUCIONAL. 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir: DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir: De acordo com a CF/88 são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem

Leia mais

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade:

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade: CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS Capítulo 4 CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS 4.1. VITALÍCIOS Garantem maior permanência a seus ocupantes. Trata-se de verdadeira prerrogativa para os titulares dos cargos dessa natureza,

Leia mais

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição O Servidor Público na Reforma Administrativa Petrônio Braz 2ª edição Sumário Capítulo 1 Servidores e Empregados Públicos Disposições gerais... 17 Regime jurídico... 18 Agente público... 26 Agente político...

Leia mais

mhtml:file://c:\users\janaina\appdata\local\microsoft\windows\temporary Interne...

mhtml:file://c:\users\janaina\appdata\local\microsoft\windows\temporary Interne... Página 1 de 5 Home Page Legislação do TRT 3ª Reg., na íntegra DOC.: Ato Regulamentar nº 17, 06.12.2007 ORIGEM: TRT3/GP/DG PUBLICAÇÃO: DJMG 15.12.2007 ASSUNTO: SERVIDOR - REMOÇÃO - JUSTIÇA DO TRABALHO DA

Leia mais

Aula nº. 37. Art. 2º Para os efeitos desta Lei, SERVIDOR é a pessoa legalmente investida em cargo público.

Aula nº. 37. Art. 2º Para os efeitos desta Lei, SERVIDOR é a pessoa legalmente investida em cargo público. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos - 37 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 37 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES

Leia mais

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS Súmula Vinculante 4 SALVO NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO, O SALÁRIO MÍNIMO NÃO PODE SER USADO COMO INDEXADOR DE BASE DE CÁLCULO DE VANTAGEM DE SERVIDOR PÚBLICO OU DE EMPREGADO,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Dos Servidores Públicos (Art. 039 a 041) Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DOS SERVIDORES PÚBLICOS (ART. 039 A 041) CONSTITUIÇÃO DA

Leia mais

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 16.861, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015 Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Estadual, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Atualizado até 13/10/2015 AGENTES PÚBLICOS CONCEITO O primeiro ponto a ser discutido quando se trata do pessoal da Administração Pública é a terminologia adotada.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. Altera dispositivos da Lei n.º 11.170, de 26 de agosto de 2008, Plano das Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, modificando o sistema remuneratório

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. Altera a Lei Complementar Estadual n. o 251, de 7 de julho de 2003, e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Acumulação de proventos de aposentadoria

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello www.tatianamarcello.com.br Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

A EXONERAÇÃO OU DISPENSA EX OFFICIO ocorrerá nas seguintes hipóteses Est, 16, p. único; Reg, 54, 1º: 1) de exercício de cargo em comissão, salvo se a

A EXONERAÇÃO OU DISPENSA EX OFFICIO ocorrerá nas seguintes hipóteses Est, 16, p. único; Reg, 54, 1º: 1) de exercício de cargo em comissão, salvo se a A EXONERAÇÃO OU DISPENSA EX OFFICIO ocorrerá nas seguintes hipóteses Est, 16, p. único; Reg, 54, 1º: 1) de exercício de cargo em comissão, salvo se a pedido, aceito pela Administração; 2) de abandono de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011

SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011 SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011 Dispõe sobre os procedimentos para a aplicação do limite remuneratório de que trata o inciso XI, do art. 37, da Constituição

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DISCIPLINAS JURÍDICAS

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DISCIPLINAS JURÍDICAS CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DISCIPLINAS JURÍDICAS CONCURSO TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2016 SUMÁRIO ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO... 4 1. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do

Leia mais

Direito Constitucional Gran Dicas PM-SP. Professor Wellington Antunes

Direito Constitucional Gran Dicas PM-SP. Professor Wellington Antunes Direito Constitucional Gran Dicas PM-SP Professor Wellington Antunes wellington.antunes@globo.com VUNESP - 2015 - TJ-SP - Escrevente Técnico Judiciário 1-É correto afirmar que a Constituição Federal a)

Leia mais

Processo de Avaliação de Estágio Probatório. Supervisionando a aquisição de estabilidade como servidor público

Processo de Avaliação de Estágio Probatório. Supervisionando a aquisição de estabilidade como servidor público Processo de Avaliação de Estágio Probatório Supervisionando a aquisição de estabilidade como servidor público O Estágio Probatório É um processo que tem por objetivo verificar se um servidor público está

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Teto remuneratório Agentes públicos

Leia mais

Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017.

Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017. Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do Art. 37 da Constituição

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo i)condições para o gasto Art. 169 1º A concessão de qualquer

Leia mais

Aula 83 SERVIDOR PÚBLICO

Aula 83 SERVIDOR PÚBLICO Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Servidor Público: Exoneração por excesso de gasto. Demissão 83 Professor (a): Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 82/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 82/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 82/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.

AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA. AGENTES PÚBLICOS AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA. ADOTANDO A CLASSIFICAÇÃO DE CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELLO PODE-SE

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Estabilidade e vitaliciedade Prof. Thamiris Felizardo -Estabilidade -Lei 8112/90 Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado

Leia mais

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2: DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS AGENTES PÚBLICOS. TÓPICO 02: REGIMES JURÍDICOS FUNCIONAIS Antes de adentrarmos a questão dos Regimes Jurídicos Funcionais, faz-se necessário

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROFESSORA RAQUEL TINOCO 1 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo

Leia mais