2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ATENDIMENTO AO PÚBLICO, ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ATENDIMENTO AO PÚBLICO, ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO"

Transcrição

1 2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ATENDIMENTO AO PÚBLICO, ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO QUESTÃO Nº 37 Quando falamos de excelência do atendimento, estamos nos referindo, primeiramente, à plena satisfação do cliente. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre tem por finalidade realizar atendimento ao público interno e externo, via telefone, por meios eletrônicos e presencialmente. No que diz respeito à postura adequada no atendimento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com Ferraz e Moraes (2004). ( ) O atendente deve eliminar o hábito de procrastinação. ( ) O atendente deve ter iniciativa, ser cordial, ter espírito aberto às mudanças e falar com ansiedade. ( ) O atendente deve estar atento às expectativas do cliente e procurar soluções. ( ) O atendimento virtual deve ser rápido na resposta por , no máximo 24 horas. ( ) Quando o atendente realizar um atendimento para um cliente que esteja nervoso e gritando, ele deverá falar baixo e manter a calma. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) V F F V F. B) V F V V V. C) F V F V V. D) V V V F F. E) F V V F V. Respostas com base na obra indicada Postura no atendimento : - ASSERTIVA I = VERDADEIRA, segundo as orientações sobre o atendimento inicial (PÁG. 09). - ASSERTIVA II = FALSA, pois falar com ansiedade é conduta a ser evitada, segundo as orientações sobre pecados no atendimento (PÁG. 04). - ASSERTIVA 3 = VERDADEIRA, segundo as orientações sobre o atendimento inicial (PÁG. 08). - ASSERTIVA 4 = VERDADEIRA, segundo orientações sobre o atendimento via internet (PÁG. 22). - ASSERTIVA 5 = VERDADEIRA, segundo orientações sobre as atitudes em relação ao cliente nervoso (PÁG. 14).

2 - QUESTÃO Nº 43 O(A) assistente administrativo(a) deve possuir postura ética profissional no seu dia a dia de trabalho, para isso, ele p0de ou não afetar os outros com aquilo que decide e faz, quer infringindo, quer seguindo os padrões socialmente prescritos. De acordo com Herbert de Souza (1994), a ética não é uma etiqueta que a gente põe e tira, é uma luz que a gente projeta para segui-la com os nossos pés, de modo que pudermos, com acertos e erros, sempre e sem hipocrisia. Identifique com a letra A, para AMORAL, e com a letra I, para IMORAL, nas assertivas relativas aos padrões da moral da integridade brasileira contemporânea, segundo Srour (2003). ( ) Tirar fotocópias de um livro alheio sem o respectivo pagamento de direitos autorais. ( ) Tirar fotocópias de documentos próprios. ( ) Escutar outra pessoa falando ao telefone em linha cruzada. ( ) Piratear bens ou adulterar sua composição, peso ou medidas, para vende-los. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) A I A I. B) I A I I. C) I A A I. D) A I I A. E) I I A A. No primeiro capítulo da obra indicada, intitulado A Ética como ciência social, o autor exemplifica algumas situações com as quais funcionários devem lidar no dia a dia do ambiente de trabalho, de acordo com os conceitos de MORAL, IMORAL e AMORAL. Podemos assim resumir: 1) Moralmente neutro ou AMORAL: quando não afeta as pessoas para o bem ou para o mal (não sendo, então, objeto de estudo da ética). Exemplo: tirar fotocópias de escritos próprios para uso pessoal é amoral. 2) Moralmente positivo ou MORAL: quando exige conduta proativa do agente, em conformidade com as prescrições da moral dominante. Exemplo: tirar fotocópias de documentos para dar aula a alunos desprovidos de recursos materiais. 3) Moralmente negativo ou IMORAL: quando implica transgressão consciente e refletida das normas estabelecidas. Exemplos: tirar fotocópias de um livro alheio sem o respectivo pagamento dos direitos autorais é imoral, porque gera um bem restrito particularista ao prejudicar interesses alheios; adulterar a composição o peso ou as medidas dos produtos fabricados.

3 PORTANTO, somente a assertiva II configura uma conduta AMORAL. - QUESTÃO Nº 44 Enquanto os assistentes administrativos que obedecem à ética da convicção guiam-se por imperativos de consciência, os que se orientam pela ética da responsabilidade guiam-se por uma análise de riscos. Com base em Srour (2003), analise as seguintes assertivas: I. Na ética da convicção, faz-se necessário respeitar as regras haja o que houver (vertente do princípio). II. Na ética da responsabilidade, faz-se necessário alcançar os objetivos custe o que custar (vertente da finalidade). III. Na ética da convicção, as decisões decorrem da vertente utilitarista: faço o maior bem para mais gente. IV. Na ética da responsabilidade, as decisões decorrem da aplicação de uma tábua de valores preestabelecidos. Quais estão corretas? A) Apenas I e II. B) Apenas II e IV. C) Apenas III e IV. D) Apenas I, II e III. E) Apenas I, III e IV. - GABARITO = A No oitavo capítulo da obra indicada, intitulado As teorias éticas, o autor discorre sobre a ética da convicção e sobre a ética da responsabilidade. Podemos assim resumir: - Ética da convicção: tem como uma de suas matrizes a vertente do princípio, cuja máxima determina respeite as regras, haja o que houver. Esta teoria se atém fielmente aos princípios preestabelecidos, de maneira que todos os agentes ganham pelo respeito rigoroso aos princípios ou às normas universalistas. - Ética da responsabilidade: tem como matriz a vertente da finalidade, que determina que a bondade dos fins justificam as ações empreendidas. Sua máxima ordena que um mal maior deve ser evitado, custe o que for necessário. Outra vertente é a utilitarista, cuja máxima recomenda fazer o máximo de bem para mais gente. PORTANTO: - ASSERTIVA III = INCORRETA, pois corresponde à ética da responsabilidade. - ASSERTIVA IV = INCORRETA, pois corresponde à ética da convicção.

4 - QUESTÃO Nº 45 As características abaixo falam sobre moral que é o sistema de normas morais que corresponde ao imaginário oficioso brasileiro e que configura o comportamento esperto, porque é eminentemente egoísta: Floresce na sombra da malícia. Pratica-se de modo dissimulado, informal, graças à complacência dos mais íntimos, tais como colegas, amigos e parentes. Consiste em que o agente individual se saia bem, ainda que em detrimento dos interesses dos outros. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. A) do egoísmo B) da parceria C) da integridade D) da parcialidade E) do oportunismo - GABARITO = E No sexto capítulo da obra indicada, intitulado As morais gerais brasileiras, o autor discorre sobre a Moral do Oportunismo. Podemos assim resumir: - É um sistema de normas morais que corresponde ao imaginário oficioso brasileiro, traduzindo uma postura eminentemente egoísta. - Celebra a astúcia e faz apologia à esperteza. - É um ideário que floresce à sombra a esperteza. - As práticas oportunistas são dissimuladas e informais e desfrutam da complacência ou da cumplicidade dos mais íntimos sócios, parentes, compadres, amigos, colegas. - Os agentes que praticam o oportunismo fazem o que lhe traz o máximo de bem, independentemente dos efeitos produzidos sobre os outros. PORTANTO, todas as características enunciadas na questão são próprias da Moral do oportunismo.

5 - QUESTÃO Nº 58 Segundo Ferraz e Moraes (2004), são características básicas para um bom atendimento: A) Ter iniciativa, ser comunicativo e lento. B) Ter espírito aberto às mudanças, ser cordial e saber trabalhar em equipe. C) Estar ciente que presta serviços para os outros, ser comunicativo e impaciente. D) Ter um tom de voz adequado, ser eficaz e antipático. E) Ter disponibilidade, iniciativa e atitudes de robotismo. Respostas com base na obra indicada Postura no atendimento (PÁG. 04 e 15): A) INCORRETA, pois o atendente deve ser ágil e não lento. B) CORRETA. C) INCORRETA, pois o atendente deve ser paciente. D) INCORRETA, pois o atendente deve ter bom humor, ser gentil e cordial, que denota a capacidade de ser amável. E) INCORRETA, pois as atitudes de robotismo configuram pecados no atendimento (PÁG. 15). - QUESTÃO Nº 59 Assinale o que NÃO deve existir nas relações interpessoais, principalmente no âmbito das relações profissionais, de acordo com Ferraz e Moraes (2004). A) Tranquilidade. B) Gentileza. C) Preconceito. D) Amabilidade. E) Atenção. - GABARITO = C Segundo o disposto na PÁG. 20, da obra indicada, Postura no atendimento.

6 - QUESTÃO Nº 60 Analise as seguintes assertivas a respeito do atendimento por telefone, segundo Ferraz e Moraes (2004). I. A boa utilização do telefone aumenta a procutividade, encurta tempo e ajuda a melhorar as relações com os clientes intrnos e externos. II. Tempo de espera: nunca deixar alguém por mais de 60 segundos sem retornar ou explicar a causa da demora. III. Encerrar a ligação de forma adequada com tratamento íntimo. IV. Confirmar a mensagem: obter mais informações, se necessário. V. Tom de voa: não deve ser usado tom frio e distante. Deve ser adequado demonstrado interesse em ajudar o cliente. Quais estão corretas? A) Apenas II e IV. B) Apenas I, IV e V. C) Apenas III, IV e V. D) Apenas I, II, III, e IV. E) Apenas I, II, III e V. Respostas com base na obra indicada Postura no atendimento : - ASSERTIVA I = CORRETA, segundo a PÁG ASSERTIVA II = INCORRETA, pois o tempo de espera não pode exceder a 30 segundos (PÁG. 26). - ASSERTIVA III = INCORRETA, pois o tratamento íntimo é inadequado (PÁG. 26). - ASSERTIVA IV = CORRETA, segundo a PÁG ASSERTIVA V = CORRETA, segundo a PÁG. 24.

Ética e gestão organizacional Aula 07. Virgílio Oliveira UFJF FACC

Ética e gestão organizacional Aula 07. Virgílio Oliveira UFJF FACC Aula 07 Virgílio Oliveira UFJF FACC 1 A dupla moral brasileira se refere ao oportunismo como moral oficiosa em oposição à integridade como moral oficial 2 A esperteza é louvada em círculos fechados, embora

Leia mais

Atendimento ao Público

Atendimento ao Público Atendimento ao Público Padrões de atitude, amoralidade e imoralidade Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento ao Público MORAL, MORALIDADE, AMORALIDADE E IMORALIDADE A moral

Leia mais

Ética e gestão organizacional Aula 05. Virgílio Oliveira UFJF FACC

Ética e gestão organizacional Aula 05. Virgílio Oliveira UFJF FACC Aula 05 Virgílio Oliveira UFJF FACC 1 Há alguns conceitos derivados dos pressupostos básicos da ética Egoísmo e auto-interesse Altruísmos 2 A realização de interesses pessoais (autointeresse) é algo natural

Leia mais

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 7/2016 Instruções Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante das provas e das normas

Leia mais

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho 1 1.É uma pessoa expressiva e comunicativa; 2.Gesticula bastante com as mãos; 3.Demonstra carinho pelos seus colegas do trabalho; 4.Não faz os serviços domésticos

Leia mais

Estágio: por onde começar?

Estágio: por onde começar? ENG09046 Terça-feira, das 16h30 às 18h10 Agosto de 2012 Estágio: por onde começar? Internamente: buscar entender como funciona a empresa, o setor/ departamento Externamente: ter uma visão macro sobre a

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar:

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar: Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01 Versículos para Decorar: 1 - Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Leia mais

Você na EAD. Conteudista: Equipe Multidisciplinar. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Você na EAD. Conteudista: Equipe Multidisciplinar. Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você no EAD Você na EAD Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Perfil e Perspectiva de Desenvolvimento Considerando que uma das características da educação a

Leia mais

Questões pessoais. Mês/Dia Nome. Faça sua auto-avaliação marcando não consigo consigo um pouco consigo

Questões pessoais. Mês/Dia Nome. Faça sua auto-avaliação marcando não consigo consigo um pouco consigo 010100101001 Mês/Dia Nome Tema 1 Faça sua auto-avaliação marcando não consigo consigo um pouco consigo Questões pessoais Marque sua auto-avaliação na colunainíciono começo da aula. Marque sua auto-avaliação

Leia mais

Lealdade e Fidelidade no ambiente Religioso. ED da IPBut Abril de 2010 Marcos C. Ribeiro

Lealdade e Fidelidade no ambiente Religioso. ED da IPBut Abril de 2010 Marcos C. Ribeiro Lealdade e Fidelidade no ambiente Religioso ED da IPBut Abril de 2010 Marcos C. Ribeiro Conceitos Básicos: Lealdade: Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade aos

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil Centro Sergio Vieira de Mello Unidade 4 Parte 3 Respeito pela Diversidade Valores Organizacionais Essenciais da ONU Integridade Profissionalismo Respeito pela

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AUDIÇÃO AO ALUNO DE FISIOTERAPIA. Indique com uma cruz (X) a resposta que mais se adequa à sua pessoa.

QUESTIONÁRIO DE AUDIÇÃO AO ALUNO DE FISIOTERAPIA. Indique com uma cruz (X) a resposta que mais se adequa à sua pessoa. Anexo III Instrumento de colheita de dados QUESTIONÁRIO DE AUDIÇÃO AO ALUNO DE FISIOTERAPIA Venho solicitar a vossa excelência a sua participação no preenchimento deste questionário. A realização do mesmo

Leia mais

Estratégia : Seguir em Frente. Centro de Tradução dos Organismos da União Europeia

Estratégia : Seguir em Frente. Centro de Tradução dos Organismos da União Europeia Estratégia 2016-2018: Seguir em Frente Centro de Tradução dos Organismos da União Europeia.. APROVADA PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE TRADUÇÃO EM 29 DE OUTUBRO DE 2014 Índice 1. O Centro na

Leia mais

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação.

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. As pessoas sentem stress no trabalho quando se apercebem que existe um desequilíbrio entre as exigências que o seu trabalho lhes impõe

Leia mais

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética profissional e sigilo profissional Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA PROFISSIONAL E SIGILO PROFISSIONAL Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de

Leia mais

Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento

Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento Claudia Nogueira Rodrigues 28 de Maio de 2011 Centro Hospitalar do Porto Papel do Assistente Técnico de Saúde Visão Melhor Hospital para cuidar

Leia mais

I - Critérios de avaliação curricular

I - Critérios de avaliação curricular Diretor para o Departamento Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos (Ref.ª 0- DAFRH/208) I - Critérios de avaliação curricular São adotados os seguintes critérios de avaliação curricular: a) As

Leia mais

Toda a comunicação que a sua empresa precisa em um só lugar.

Toda a comunicação que a sua empresa precisa em um só lugar. Toda a comunicação que a sua empresa precisa em um só lugar. Qualidade no Atendimento ao Cliente Como e porque integrar o cliente à estratégia do negócio Conteúdos Por que atender com qualidade? Por que

Leia mais

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho PSICOLOGIA DA SAÚDE Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho Boas vindas e Objetivo Contribuir com os Participantes no Desenvolvimento de Mudanças e Repertorio técnico

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS NO USO DO CORPORATIVO

GUIA DE BOAS PRÁTICAS NO USO DO  CORPORATIVO GUIA DE BOAS PRÁTICAS NO USO DO E-MAIL CORPORATIVO ATENÇÃO! O e-mail é uma poderosa ferramenta de comunicação, além de ser um recurso prático e acessível para transmitir mensagens. Por isso deve ser usado

Leia mais

Guia VOCÊ S/A As Melhores Empresas para Você Trabalhar

Guia VOCÊ S/A As Melhores Empresas para Você Trabalhar Guia VOCÊ S/A As Melhores Empresas para Você Trabalhar - 2013 Instruções para preenchimento: ESSE FORMULÁRIO NÃO DEVE SER EM HIPÓTESE ALGUMA ENTREGUE AO RH OU PARA QUALQUER FUNCIONÁRIO DA ÁREA DE RECURSOS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA RESULTADO DE RECURSO 1º BLOCO DE PROVA 22/09/2010 DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO: 8 Gabarito preliminar: LETRA C JUSTIFICATIVA: A questão 8 em seu comando dizia: Praticamente

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Se comunicando com Deus - a prece + como orar

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Se comunicando com Deus - a prece + como orar Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadora: Edma e Priscila Dia: 15/02/2016 Horário: 20h as 21h Título: Se comunicando

Leia mais

I - Critérios de avaliação curricular

I - Critérios de avaliação curricular Diretor para o Departamento de Sistemas de Águas (Ref.ª 0-DSA/208) I - Critérios de avaliação curricular São adotados os seguintes critérios de avaliação curricular: a) As habilitações académicas; b) A

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho OBJETIVO A Avaliação de Desempenho foi desenvolvida com o objetivo de avaliar as competências dos funcionários com base na Cultura da nossa empresa, fornecer um feedback estruturado e acompanhar o seu

Leia mais

Programa Indique e ganhe EGI

Programa Indique e ganhe EGI http://erickreis.com.br/ Programa Indique e ganhe EGI Olá obrigado pelo seu interesse em trabalhar conosco! Aqui neste pequeno e-book eu explico de forma mais detalhada como funciona o nosso sistema, mas

Leia mais

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO Q U E I N D I V Í D U O S Q U E R E M O S F O R M A R? Formação de lideranças e cidadãos conectados com a sociedade, éticos e protagonistas. Desenvolvimento de lideranças com a valorização

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP ÉTICA PROFISSIONAL Curso de Engenharia UNIP O QUE É ÉTICA? O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Pode ser entendida também

Leia mais

Questionário: AUTO-AVALIAÇÃO DO FUNCIONÁRIO Campus: - Curso: - Avaliado(a): -

Questionário: AUTO-AVALIAÇÃO DO FUNCIONÁRIO Campus: - Curso: - Avaliado(a): - Página: 1 de 14 1) ORGANIZAÇÃO/LIMPEZA (Avalie o quanto você colabora para a manutenção da limpeza e organização da área de trabalho.) Atende Parcialmente 11% Atende Plenamente 68% Supera 20% Página: 2

Leia mais

Para o casal: Conselhos para a fidelidade. Conselhos para as relações. Conselhos para o carácter. Para os pais: Conselhos para a paternidade.

Para o casal: Conselhos para a fidelidade. Conselhos para as relações. Conselhos para o carácter. Para os pais: Conselhos para a paternidade. Lição 5-4 de maio de 2019 O livro de Provérbios é rico em conselhos práticos para as relações interpessoais. Analisaremos especialmente os conselhos que se referem à vida familiar, ou seja, a relação do

Leia mais

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda Nome: Vera Nogueira Professor: João Mesquita Disciplina: Comercializar e Vender Módulo: 8- Atendimento e Venda Ano/Turma: 11ºI Ano Letivo: 2012/2013 Escola Secundária Serafim Leite Índice Atendimento e

Leia mais

AS I CONTABILIDADE SOCIETARIA

AS I CONTABILIDADE SOCIETARIA Pergunta 1 AS I CONTABILIDADE SOCIETARIA 1. Sobre o processo de investimento em coligada e em controlada, assinale a alternativa que NÃO diz respeito a um dos conceitos: a. Coligada. Coligada É uma entidade,

Leia mais

Código de Conduta ÉTICA

Código de Conduta ÉTICA Código de Conduta ÉTICA Janeiro/2018 PROPÓSITO, MISSÃO E VISÃO Nosso Propósito Ajudar as pessoas na construção de um futuro mais digno e sustentável. Nossa Missão Promover soluções previdenciárias fundamentadas

Leia mais

Escola Secundária de Amato Lusitano 2011/2012

Escola Secundária de Amato Lusitano 2011/2012 Escola Secundária de Amato Lusitano 2011/2012 Este questionário serve apenas para a elaboração do dossier de estágio, salvaguardando a identidade de cada um. Inquérito 1. Identificação do Aluno Nome: Nº

Leia mais

AÇÕES COLABORATIVAS. Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias.

AÇÕES COLABORATIVAS. Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias. Andréa 4 ano D Uma iniciativa: AÇÕES COLABORATIVAS Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias. Língua Portuguesa O que os alunos aprendem

Leia mais

Factor-chave Porquê? Como? Atenção aos Detalhes. São os pequenos detalhes no atendimento é que fazem a grande diferença para os clientes.

Factor-chave Porquê? Como? Atenção aos Detalhes. São os pequenos detalhes no atendimento é que fazem a grande diferença para os clientes. Factor-chave Porquê? Como? Atenção aos Detalhes Conhecimento do Mercado São os pequenos detalhes no atendimento é que fazem a grande diferença para os clientes. Muitas empresas falham por não saber identificar

Leia mais

Ao longo deste ano, fizeram-me muitas perguntas sobre temas variados relacionados com a sexualidade, perguntas essas feitas em diferentes contextos,

Ao longo deste ano, fizeram-me muitas perguntas sobre temas variados relacionados com a sexualidade, perguntas essas feitas em diferentes contextos, INTRODUÇÃO Falemos de Sexo sem Tabus, de uma forma simples, directa e de fácil compreensão, a todos os portugueses, homens e mulheres, curiosos e interessados em melhorar a sua sexualidade. Falar sobre

Leia mais

Conflitos disfuncionais

Conflitos disfuncionais Gestão de Conflitos Conflito é o processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante. Conflito

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Escola Básica 2,3 de Angra do Heroísmo

Escola Básica 2,3 de Angra do Heroísmo Escola Básica 2,3 de Angra do Heroísmo Critérios de Avaliação De LEI - Inglês (3.º Ciclo) Ano Letivo 2015/2016 1. Considerações Gerais 1. Pretende-se que a avaliação em Língua Estrangeira valorize todo

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

roteiro de desenvolvimento espiritual MÓDULO 04 - O Caráter Cristão

roteiro de desenvolvimento espiritual MÓDULO 04 - O Caráter Cristão roteiro de desenvolvimento espiritual - a Material produzido pela Rede de Discipulado da 1 Igreja Presbiteriana Independente de Maringá Todos os direitos reservados fevereiro/2008 O caráter cristão C Começaremos

Leia mais

Escola B 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo. Critérios de Avaliação em Língua Estrangeira. (3º ciclo)

Escola B 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo. Critérios de Avaliação em Língua Estrangeira. (3º ciclo) Escola B 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Critérios de Avaliação em Língua Estrangeira (3º ciclo) Departamento de Língua Estrangeira Ano Lectivo 2009/2010 1. Considerações Gerais 1. Pretende-se que a avaliação

Leia mais

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP)

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Prof. Roberto Ruas PPGA/UNINOVE Introdução: - Importância do evento

Leia mais

Saiba quais os 10 principais erros no trabalho em equipe

Saiba quais os 10 principais erros no trabalho em equipe Saiba quais os 10 principais erros no trabalho em equipe Especialistas apontam atitudes que devem ser evitadas na hora de atuar em grupo Cada vez mais o mercado de trabalho exige dos profissionais facilidade

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS PROJETO SABER E SER RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO COROPORATIVO

CICLO DE PALESTRAS PROJETO SABER E SER RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO COROPORATIVO CICLO DE PALESTRAS PROJETO SABER E SER RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO COROPORATIVO ALEX MARTINS O PROJETO SABER E SER FOI CRIADO PELO ROTARY CLUB DE SP AVENIDA PAULISTA, EM PARCERIA COM A LIVRARIA MARTINS

Leia mais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL SABES COMUNICAR EFICAZMENTE?

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL SABES COMUNICAR EFICAZMENTE? ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL SABES COMUNICAR EFICAZMENTE? Ensino Secundário / Profissional Breve descrição O preenchimento deste questionário de comunicação permitirá que cada aluno conheça o seu nível

Leia mais

Código de Ética American Oil

Código de Ética American Oil CÓDIGO DE ÉTICA Ética: modelo de conduta humana que seja capaz de guiar o indivíduo, concomitantemente, ao bem pessoal e ao bem público, no sentido de coletivo, do que é bom para a sociedade. Data de aprovação:

Leia mais

Manual de Distribuição EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

Manual de Distribuição EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO Manual de Distribuição EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO APRESENTAÇÃO Oi, meu nome é FERDINANDO..., sou o mascote da equipe de entregas Coopmetro. Juntos fazemos parte desta equipe que ajuda a vender! Seguem dicas

Leia mais

TREINAMENTO COMERCIAL

TREINAMENTO COMERCIAL TREINAMENTO COMERCIAL Potencializando a Equipe de Vendas Conceitos Equivocados Sou atendente e não vendedora; Não reconhecer a área de vendas como profissão; Não tenho dom de vender. Potencializando a

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Classifique-se conforme a seguinte escala, respondendo com números de 1 a 10. Nunca Às vezes Com frequência. 1. Não consigo decidir o que quero fazer?

Classifique-se conforme a seguinte escala, respondendo com números de 1 a 10. Nunca Às vezes Com frequência. 1. Não consigo decidir o que quero fazer? 1. Não consigo decidir o que quero fazer? 2. Tenho dificuldades de me manter concentrado numa tarefa? 3. Sou hiperativo? 4. Sinto dificuldade de desacelerar? 5. Logo perco o interesse em muitas atividades

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho OBJETIVO A Avaliação de Desempenho foi desenvolvida com o objetivo de avaliar as competências dos funcionários com base na Cultura PAR, fornecer um feedback estruturado e acompanhar o seu desenvolvimento.

Leia mais

Auscultação à Comunidade. A visão dos Encarregados de Educação

Auscultação à Comunidade. A visão dos Encarregados de Educação Auscultação à Comunidade A visão dos Encarregados de Educação Questionário aos Encarregados de Educação Os questionários depois de preenchidos pelos encarregados de educação foram entregues pelos alunos

Leia mais

FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO

FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO FORMULÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA EQUIPE

Leia mais

A Arte de Falar em Público Professor PHD Eduardo Marostica

A Arte de Falar em Público Professor PHD Eduardo Marostica A Arte de Falar em Público Professor PHD Eduardo Marostica Benefícios de Falar em Público Respeito e Confiança Maior auto-estima e autoconfiança Maior capacidade de liderança Mais responsabilidade Maior

Leia mais

Facebook. Linkedin. O lugar para reunir seus amigos. O lugar para colocar seu currículo na internet e fazer contatos profissionais

Facebook. Linkedin. O lugar para reunir seus amigos. O lugar para colocar seu currículo na internet e fazer contatos profissionais As Redes Sociais Todo mundo está nas redes sociais para saber de maneira rápida e fácil tudo o que acontece no mundo, além de saber mais sobre nossos amigos, colegas de trabalho e também queremos informar,

Leia mais

INVENTÁRIO DE DOR MULTIDIMENSIONAL WEST HAVEN- YALE

INVENTÁRIO DE DOR MULTIDIMENSIONAL WEST HAVEN- YALE Nome: Data: / / INVENTÁRIO DE DOR MULTIDIMENSIONAL WEST HAVEN- YALE ANTES DE COMEÇAR, FAVOR RESPONDA A 2 PERGUNTAS DE PRÉ- AVALIAÇÃO ABAIXO: 1. Algumas das perguntas deste questionário referem-se ao seu

Leia mais

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN 2016/2017 Português Leitura/ Educação Literária Componente escrita: Compreensão de textos escritos

Leia mais

FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO

FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO FORMULÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DO SERVIDOR

Leia mais

Administração Pública Comunicação

Administração Pública Comunicação Administração Pública Comunicação Comunicação Corporativa Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública Comunicação COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Ferramentas, Comunicação

Leia mais

A postura do corretor e o sucesso nos negócios

A postura do corretor e o sucesso nos negócios A postura do corretor e o sucesso nos negócios Palestrante: Adolfo Assad Júnior A postura do corretor e o sucesso dos negócios ABORDAGEM INICIAL ATENDIMENTO TELEFÔNICO Origem: Site da empresa; Anúncios

Leia mais

Conscientização sociolinguística

Conscientização sociolinguística L.E. Semana 2 Segunda Feira Conscientização sociolinguística Relação entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística o português não é homogêneo Produção linguística

Leia mais

Visão: Salvar vidas por ano. O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)?

Visão: Salvar vidas por ano. O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)? O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)? A UTI é uma área exclusiva e restrita dentro do hospital de tratamento aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos e monitorização constante, com

Leia mais

I - Critérios de avaliação curricular

I - Critérios de avaliação curricular Coordenador para o Departamento da Qualidade (Ref.ª 02 DQ/209) I - Critérios de avaliação curricular São adotados os seguintes critérios de avaliação curricular: a) As habilitações académicas; b) A experiência

Leia mais

Moscovici (2011) propõe um conjunto de habilidades de comunicação a serem desenvolvidas para o processo de feedback:

Moscovici (2011) propõe um conjunto de habilidades de comunicação a serem desenvolvidas para o processo de feedback: Moscovici (2011) propõe um conjunto de habilidades de comunicação a serem desenvolvidas para o processo de feedback: Entre as principais habilidades de comunicação interpessoal podem ser indicadas a paráfrase,

Leia mais

EB1/PE das Figueirinhas

EB1/PE das Figueirinhas EB1/PE das Figueirinhas Este projeto foi criado no ano 2012/2013 com o intuito de diminuir um dos grandes problemas da escola: A indisciplina nos recreios. A paz não é a ausência de conflitos, é a capacidade

Leia mais

P S A T S ORAL DA AC A OLHID OLHID

P S A T S ORAL DA AC A OLHID OLHID PASTORAL DA ACOLHIDA Paróquia Sagrada Família Itajubá 06 05 2012 PASTORAL DA ACOLHIDA Todos são de suma importância na comunidade paroquial A acolhida de vocês deve ser como a acolhida de Jesus que acolhe

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO

BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO O bullying é o responsável pelo estabelecimento de um clima de medo e perplexidade em torno das vítimas, bem como dos demais membros da comunidade educativa que, indiretamente,

Leia mais

I - Critérios de avaliação curricular

I - Critérios de avaliação curricular Diretor para o Departamento de Gestão por Contrato (Ref.ª 0-DGC/208) I - Critérios de avaliação curricular São adotados os seguintes critérios de avaliação curricular: a) As habilitações académicas; b)

Leia mais

1ª Letícia Gontijo de Carvalho. Formação Humana e Cristã

1ª Letícia Gontijo de Carvalho. Formação Humana e Cristã Formação Humana e Cristã 1ª Letícia Gontijo de Carvalho 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 Compreender o processo de construção do sujeito, que pressupõe o conhecimento

Leia mais

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos Projetos é o melhor ambiente para geração de crises e conflitos, pois: Tudo é controlado. Existem muitas partes interessadas.

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

Os conteúdos programáticos serão trabalhados de acordo com os seguintes parâmetros:

Os conteúdos programáticos serão trabalhados de acordo com os seguintes parâmetros: 3º ciclo Oferta Complementar: Apoio ao estudo da disciplina de Português Domínios Ponderação Componente cognitiva (capacidades e conhecimentos) Oralidade Leitura Escrita Gramática 80% Componente socioafetiva

Leia mais

I - Critérios de avaliação curricular

I - Critérios de avaliação curricular Trabalhador para a Carreira Técnica Especialista para o Departamento Administrativo e Financeiro (Ref.ª 01-DAF/2016) I - Critérios de avaliação curricular São adotados os seguintes critérios de avaliação

Leia mais

I - Critérios de avaliação curricular

I - Critérios de avaliação curricular Diretor para o Departamento da Qualidade (Ref.ª 0-DQ/208) I - Critérios de avaliação curricular São adotados os seguintes critérios de avaliação curricular: a) As habilitações académicas; b) A experiência

Leia mais

Atendimento de Excelência. Professor Lucas Esmeraldo

Atendimento de Excelência. Professor Lucas Esmeraldo Atendimento de Excelência Professor Lucas Esmeraldo Sumário 1. Breve apresentação; 2. Conceitos de Motivação; Atendimento e Excelência; 3. Práticas de um bom atendimento (empresas e instituições modelo);

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Para transformar a sua Pré-Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual, é necessário que não possua nenhuma parcela

Leia mais

Introdução À Ética e a Moral. A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal( )

Introdução À Ética e a Moral. A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal( ) Introdução À Ética e a Moral A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal(1623-1662) Ética ou Filosofia Moral: Parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam

Leia mais

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP Código de Conduta Solo Reforçado Contenções Ltda. Tel 47 3264-2227 Fax 47 3363-7075 Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP 88.330-503 www.soloreforcado.com.br soloreforcado@soloreforcado.com.br

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 3º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Inglês

Leia mais

Prof. Dr. Robert Henry Srour

Prof. Dr. Robert Henry Srour Os problemas que mais prejudicam uma empresa % Perda de reputação 28 Perda de talentos 18 Fraudes cometidas por funcionários 15 Prof. Dr. Robert Henry Srour Perda ou roubo de propriedade intelectual 14

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 46 QUESTÃO 41

PROVA ESPECÍFICA Cargo 46 QUESTÃO 41 29 PROVA ESPECÍFICA Cargo 46 QUESTÃO 41 A comunicação pode contribuir de forma estratégica tanto na prevenção quanto na atuação nas corporações no que diz respeito às emergências e crises. Sobre as ações

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE 1. Analise a tira da Mafalda e responda à questão Analise as afirmativas abaixo. I. Em "Obrigada pela gentileza, Susanita! São muito bonitas!, o termo sublinhado

Leia mais

Instruções para preenchimento do questionário

Instruções para preenchimento do questionário Caro(a) Estudante: Este inquérito é confincial. No entanto, para por comparar as suas respostas, com as que dará em futuros inquéritos (após a utilização das ferramentas) gostaríamos que nos fornecesse

Leia mais

I - Critérios de avaliação curricular

I - Critérios de avaliação curricular Trabalhador para a Carreira Técnica Especialista para Apoio ao Conselho de Administração (Ref.ª 01-CA/2016) I - Critérios de avaliação curricular São adotados os seguintes critérios de avaliação curricular:

Leia mais

Objetivo. Desenvolver habilidades interpessoais para trabalhar melhor com pessoas

Objetivo. Desenvolver habilidades interpessoais para trabalhar melhor com pessoas Perfil Profissional Pesquisas mostram que 80% das falhas ou acidentes que ocorrem durante o trabalho nos EUA, não acontecem em razão da capacidade técnica das pessoas, mas sim, em função dos conflitos

Leia mais

TÉCNICA S. para um estudo eficaz

TÉCNICA S. para um estudo eficaz TÉCNICA S para um estudo eficaz Planeamento e organização do estudo O aluno capaz de estabelecer horários adequados e de organizar os seus estudos obterá melhores resultados escolares, terá tempo para

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Comitê Social e Ambiental ICC BluSol

Comitê Social e Ambiental ICC BluSol Informativo nº 16 Blumenau, 3º trimestre de 2016. Prezados Colaboradores, Neste informativo, abordaremos sobre a Corrupção. Em que temos colaborado para a Corrupção? Quais ações e condutas comportamentais

Leia mais

Comunicação e Expressão. Prof (a): () Marlei Gomes da Silva Malinoski

Comunicação e Expressão. Prof (a): () Marlei Gomes da Silva Malinoski Comunicação e Expressão Prof (a): () Marlei Gomes da Silva Malinoski As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Gêneros e Tipos Textuais Se o gênero define o estilo posso

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

I - Critérios de avaliação curricular

I - Critérios de avaliação curricular Diretor para o Departamento Jurídico (Ref.ª 0-DJ/208) I - Critérios de avaliação curricular São adotados os seguintes critérios de avaliação curricular: a) As habilitações académicas; b) A experiência

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL e PROFISSIONALISMO

ÉTICA PROFISSIONAL e PROFISSIONALISMO Centro Federal de Educação Tecnológica SC Florianópolis 06 de outubro de 2008 ÉTICA PROFISSIONAL e PROFISSIONALISMO Professor Tito Sena MORAL CIÊNCIAS FILOSOFIA ÉTICA JUSTIÇA LIBERDADE ETIMOLOGIA ÉTICA

Leia mais