Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação."

Transcrição

1 PLANO DE CURSO 2014/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III PROFESSORA: IVANA BONESI RODRIGUES LELLIS TURMA: 4º AM / BM UNIDADE DE TRABALHO DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO OBJETIVOS DE ENSINO TOTAL DE AULAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ATIVIDADES PRÁTICAS, INTERDISCIPLINARES E OUTRAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Apresentação da professora; APRESENTAÇÃO UNIDADE I AUTONOMIA DA VONTADE, NEGÓCIO JURÍDICO E CONTRATO Apresentação dos conteúdos, da metodologia, da bibliografia e da avaliação da aprendizagem. Autonomia da vontade (era individualista séc. XVIII / XIX, teoria voluntarista); igualdade formal; fato jurídico (lato): ato jurídico (lato), fato jurídico (stricto), ato jurídico (stricto). negócio jurídico: negócios jurídicos lato; negócios jurídicos stricto. Contrato (sinalagmaticios). Conceito de contrato (era individualista séc. XVIII / XIX, teoria voluntarista). Conceito de contrato (séc. XX), igualdade substancial, publicização do direito contratual. Apresentar o princípio da autonomia da vontade consolidado nas Codificações Ocidentais do séc. XVIII/ XIX. Conhecer as classificações fato jurídico, ato jurídico e negócio jurídico. Analisar o conceito de Contrato nos séculos XVIII/ XIX/ XX. Pensar o conceito de contrato na pósmodernidade. Apresentar o fenômeno da publicização do direito contratual. 1 aula dialogada dialogada Plano de Curso LISBOA, Roberto Senise. Manual Elementar de Direito Civil. Contratos e Declarações Unilaterais: Teoria Geral e Espécies, 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002, v. 3. A perspectiva civil-constitucional do direito contratual. Distinção entre contratos civis, comerciais e consumeristas Analisar o direito contratual na perspectiva civilconstitucional. Apresentar a distinção entre contratos civis, comerciais e consumeristas

2 O modelo clássico de Princípio da obrigatoriedade dos Princípio da autonomia da vontade. UNIDADE II PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO CONTRATUAL Princípio da igualdade formal. Princípio da igualdade substancial. Princípio da liberdade contratual. Princípio efeitos. da relatividade dos Princípio da intangibilidade dos Apresentar aos discentes os princípios clássicos do direito contratual. Identificar os novos princípios do direito contratual. Conhecer a teoria da imprevisão. Atividade Prática 1 Apresentação oral em dupla de uma decisão do STJ ou do STF que utilize em sua fundamentação um dos vários princípios do direito contratual. BIERWAGEN, Mönica Yoshizat. Princípios e Regras de Interpretação dos Contratos no Novo Código Civil. 3ª Edição. São Paulo Saraiva, Princípio da função social dos Princípio da boa-fé objetiva. Princípio da justiça contratual teoria da imprevisão. Natureza Jurídica do Elementos constitutivos do Identificar a natureza Jurídica do UNIDADE III ELEMENTOS E FORMAÇÃO DOS CONTRATOS Elementos de validade do Elementos de eficácia do Negociações preliminares. Proposta de contratar. Apresentar os elementos constitutivos, de validade e de eficácia do A temática das negociações preliminares e da proposta de contratar. Identificar os requisitos da aceitação. TARTUCE, Flávio. Direito Civil. Teoria Geral dos Contratos. Contratos em espécie. Vol. 3. Método: São Paulo, 3. ed Aceitação. Contrato entre presentes e contratos entre ausente. Conhecer os requisitos dos contratos entre presentes e entre ausentes.

3 Interpretação e compreensão do direito. Interpretação das normas (princípios e regras). Interpretação dos contratos (caráter subjetivo e caráter objetivo). Interpretação de contratos de adesão. Identificar as diversas formas de interpretação dos contratos na atual hermenêutica jurídica. Conhecer a importância das regras de interpretação de contratos de adesão. UNIDADE IV INTERPRETAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS Interpretação de contratos civis, comerciais e consumeristas. Os diversos critérios classificatórios dos Contratos quanto à natureza da obrigação. Apresentar a interpretação dos contratos nas searas civis, comerciais e consumeristas. critérios classificatórios dos dialogada Debates Contratos quanto à forma. Contratos quanto à pessoa do contratante. Apresentar os contratos quanto à natureza, forma, à pessoa do contratante e ao tempo de sua execução. Contratos quanto ao tempo de sua execução. Identificar o instituto do contrato preliminar. Contrato preliminar. Apresentar os contratos típicos e atípicos Contratos típicos e atípicos. UNIDADE V TEORIA DA IMPREVISÃO, REVISÃO DOS CONTRATOS E EXCEÇÃO DE CONTRATO NÃO CUMPRIDO Concepção histórica da teoria da imprevisão. Cláusula rebus sic stantibus. Teoria da imprevisão no Código de Defesa do Consumidor. Teoria da imprevisão no Código Civil de Revisão dos Analisar a Teoria da Imprevisão no Código Civil de 2002 e no Código de Defesa do Consumidor. Estudar a revisão dos Apresentar a teoria da exceção de contrato não cumprido. dialogada Debates Atividade Prática 2 Comentário de Acórdão Diferenças e semelhanças entre a teoria da imprevisão do CC e a teoria da onerosidade excessiva do CDC. LOUREIRO, Luiz Guilherme. Teoria Geral dos contratos no novo Código Civil. São Paulo: Editora Método, Exceção de contrato não cumprido.

4 UNIDADE VI DAS ESTIPULAÇÕES CONTRATUAIS EM RELAÇÃO A TERCEIROS. Estipulação em favor de terceiro. Promessa de fato de terceiro. Contrato com pessoa a declarar. modos estipulações a terceiros, como exceção ao princípio da relatividade dos dialogada Debates MELLO, Marco Aurélio Bezerra de Melo. Novo Código Civil Anotado. Contratos, Tomo I 1.ª ed. Rio de Janeiro, Lumen Juris, NEGREIROS, Teresa. Teoria do Contrato: Novos Paradigmas. Rio de Janeiro: Renovar, UNIDADE VII FORMAS DE EXTINÇÃO DOS CONTRATOS Classificação das formas de extinção dos Extinção natural do Causas anteriores ou contemporâneas à formação do Causas supervenientes à formação do modos de extinção de contratos e suas consequências. MELLO, Marco Aurélio Bezerra de Melo. Novo Código Civil Anotado. Contratos, Tomo I 1.ª ed. Rio de Janeiro, Lumen Juris, NEGREIROS, Teresa. Teoria do Contrato: Novos Paradigmas. Rio de Janeiro: Renovar, UNIDADE VIII A RESPONSABI- LIDADE PELA EVICÇÃO E PELOS VÍCIOS REDIBITÓRIOS. Evicção: conceito, requisitos da evicção, direitos do evicto. espécies de evicção. Evicção: autonomia da vontade, benfeitorias e denunciação da lide. Vícios redibitórios conceito. Consequências jurídicas da verificação de vícios redibitórios. Prazo para a propositura das ações edilícas. Vícios redibitórios e o Código de Defesa do Consumidor. Conhecer o instituto da evicção. Apresentar as diversas consequências jurídicas dos vícios redibitórios LISBOA, Roberto Senise. Manual Elementar de Direito civil. Contratos e Declarações Unilaterais: Teoria Geral e Espécies, 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002, v. 3. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. Contratos, das declarações unilaterais da vontade e das obrigações por atos ilícitos, 31. ed. São Paulo: Saraiva, v. 5. UNIDADE IX RESPONSABILI- DADE CIVIL Noções gerais. Conceitos. Classificações. Apresentar alguns conceitos sobre o instituto da responsabilidade civil na contemporaneidade. de Direito Civil Brasileiro. Responsabilidade Civil. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2003, v. 7.

5 Teorias. Identificar as principais classificações sobre o instituto da responsabilidade civil construída pela doutrina pátria RODRIGUES, Sílvio. Direito Civil: Responsabilidade Civil. 19. ed. São Paulo: Saraiva, v. 4. Conhecer as diversas teorias sobre o instituto da responsabilidade civil. Fatos próprios. Exercício de atividades perigosas. O exercício de atividades nucleares. Fatos de Terceiro. UNIDADE X OS FATOS GERADORES DA REPARAÇÃO CIVIL Os dois fundamentos admitidos: a culpa e o risco. As teorias e sua evolução. Alcance prático na esfera contratual e extracontratual. Tendência a uma objetivação de responsabilização. Conhecer o ato ilícito e o inadimplemento como fato gerador de responsabilidade civil. Conhecer a noção de responsabilidade objetiva e suas tendências, relativamente à teoria do risco. VENOSA, Sílvio de Salvo Venosa. Direito Civil: Responsabilidade Civil. 3.º ed. São Paulo: Atlas, 2003, volume IV. Os diplomas legais vigentes no Brasil. Sistemas vigentes: subjetivo, objetivo e risco exacerbado. Excludentes de responsabilização do agente promotor do dano: alcance prático e modalidades.

6 Advogados. Juízes. Promotores. Demais servidores públicos. UNIDADE XI SISTEMAS ESPECÍFICOS DE RESPONSABILI- DADE CIVIL RESPONSABILI- DADE PROFISSIONAL Produtores e prestadores de serviço nas relações civis e de consumo. Transportadores. Médicos. Farmacêuticos. Dentistas. Empresas e Previdência Social nos acidentes de trabalho. Atividades nucleares e por danos ao meio ambiente. Conhecer as noções de responsabilidade civil profissional, com ênfase em responsabilidade civil médica e de advogados. Conhecer a teoria da Pert d une Chance e sua aplicabilidade no direito brasileiro. Apresentar o abuso de direito e a responsabilidade civil. 5 aulas Atividade Prática 3 Elaboração de Contrato de Prestação de Serviço de Direito Civil Brasileiro. Responsabilidade Civil. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2003, v. 7. RODRIGUES, Sílvio. Direito Civil: Responsabilidade Civil. 19. ed. São Paulo: Saraiva, v. 4. A ação no abuso de direito e em outros ilícitos. A responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor. Identificar a responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor Liquidação Judicial. UNIDADE XII A LIQUIDAÇÃO DO DANO E SEUS MEIOS Execução. Revisão da liquidação. Elementos e regras fundamentais para uma determinação do valor da reparação. Jurisprudência. Postulados básicos quanto aos danos patrimoniais e danos morais. modos de liquidação do valor reparatório decorrente das lesões de direito 1 aula Atividade Prática 4 Resolução de problemas de Direito Civil Brasileiro. Responsabilidade Civil. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2003, v. 7. PAZÓ, Cristina Grobério. PREST, Alzira Cristina. A responsabilidade Civil do médico e o dano em ricochete. Panóptica. V. 8. p , Tendências atuais da Teoria da Responsabilidade Civil.

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA OBRA 01 CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de responsabilidade civil. 11. ed. S o Paulo Atlas OBRA 02 GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, V.4.. ed. S o Paulo Saraiva, 201. OBRA 03 GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. V ª ed. São Paulo: Saraiva, PRIMEIRO BIMESTRE AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM Prova escrita - Valor: 8 pontos Questões objetivas e discursivas. Conteúdo das provas: a matéria lecionada até a aula imediatamente anterior à prova. Critério de correção das questões objetivas: acerto de toda a questão, e se houver rasura e/ou utilização de corretivo, a questão será considerada incorreta. Critério de correção das questões subjetivas: resposta correta aos itens solicitados na questão, coerência da dissertação (respaldada em critérios legais vigentes, posições doutrinárias e jurisprudenciais atuais), fundamentação jurídica (e não fundamentação legal), correta utilização da linguagem e clareza da organização das ideias. Atividade Prática 1 Apresentação oral em dupla de uma decisão do STJ ou do STF que utilize em sua fundamentação um dos vários princípios do direito contratual. Critérios de correção: utilização da própria linguagem, compreensão das teses encontradas na decisão, argumentação científica consistente. Valor 1,0 Atividade Prática 2 Comentário de Acórdão abordando as diferenças e/ou semelhanças entre a teoria da imprevisão do CC e a teoria da onerosidade excessiva do CDC. Critérios de Correção: referência bibliográfica, coerência, coesão textual, utilização da própria linguagem, análise adequada da situação e argumentação científica e técnica consistente. Valor 1,0 SEGUNDO BIMESTRE Prova escrita - Valor: 8 pontos Questões objetivas e discursivas. Conteúdo das provas: a matéria lecionada até a aula imediatamente anterior à prova. Critério de correção das questões objetivas: acerto de toda a questão, e se houver rasura e/ou utilização de corretivo, a questão será considerada incorreta. Critério de correção das questões subjetivas: resposta correta aos itens solicitados na questão, coerência da dissertação (respaldada em critérios legais vigentes, posições doutrinárias e jurisprudenciais atuais), fundamentação jurídica (e não fundamentação legal), correta utilização da linguagem e clareza da organização das ideias. Atividade Prática 3 Elaboração de Contrato de Prestação de Serviço Valor: 2,0 pontos Atividade Prática 4 Resolução de problemas Valor: 0,5 ponto

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/2 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III PROFESSORA: CRISTINA GROBÉRIO PAZÓ TURMA: 4º AM/BM UNIDADE

Leia mais

Debates. Utilização de diversas técnicas de dinâmica de grupo e de recursos audiovisuais. 03 aulas. Data-show. 02 aulas

Debates. Utilização de diversas técnicas de dinâmica de grupo e de recursos audiovisuais. 03 aulas. Data-show. 02 aulas Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2013/01 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III PROFESSORA: CRISTINA GROBÉRIO PAZÓ TURMA: 4º EM / FN UNIDADE

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/2

PLANO DE CURSO 2010/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2010/2 DISCIPLINA: DIREITO DAS OBRIGAÇÕES PROFESSOR: BRUNA LYRA DUQUE TURMA: 2º ANO - INTEGRAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

Direito das Obrigações I DOCENTE CARGA HORÁRIA

Direito das Obrigações I DOCENTE CARGA HORÁRIA CURSO DISCIPLINA DIREITO Direito das Obrigações I DOCENTE PERÍODO CARGA HORÁRIA EMENTA OBJETIVOS 2 P 80 h Conceitos gerais; Classificação das obrigações; Efeitos das obrigações; Extinção das obrigações

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Lislene Ledier Aylon 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito Civil III - Contratos 1.4 SÉRIE: 3ª TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5 CARGA

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 DISCIPLINA: DIREITO DO CONSUMIDOR PROFESSORA: IVANA BONESI RODRIGUES LELLIS TURMA: 6º DN

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1.IDENTIFICAÇÃO: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III - CONTRATOS NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria Geral dos Contratos.

Leia mais

Período 5º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI

Período 5º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI Página 1 de 7 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITOS DOS CONTRATOS 088 Curso Graduação Período 5º Período Turma (s) A, B, D Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Docente: Prof.

Leia mais

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO ADMINSTRATIVO II Código: DIR-369-b CH Total: 60h Pré-requisito: DIREITO ADMINSTRATIVO I Período Letivo: 2016.1 Turma: 5ºsemestre Professor:

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Teoria Geral dos Contratos. Formação

Leia mais

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983:

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Créditos: 03 Carga horária: 90 Teoria Geral das Obrigações Obrigações. Conceito. Evolução. Distinção entre direitos obrigacionais

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 2010/01 DISCIPLINA: DIREITO III PROFESSOR: ALEXANDRE DALLA BERNARDINA TURMA: 4EN UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

PLANO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE (2016) 1 DIREITO CIVIL II - CONTRATOS

PLANO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE (2016) 1 DIREITO CIVIL II - CONTRATOS 1 AGOSTO PLANO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE (2016) 1 DIREITO CIVIL II - CONTRATOS Profa. Associada Cíntia Rosa Pereira de Lima e Profa. Dra. Cláudia Berbert Campos 03 Quarta-feira 04 Quinta-feira 1 - Apresentação

Leia mais

Conceituar a teoria geral dos contratos, cuidando de seus elementos e princípios fundamentais

Conceituar a teoria geral dos contratos, cuidando de seus elementos e princípios fundamentais Detalhes da Disciplina Código JUR3103 Nome da Disciplina DIREITO CIVIL III Carga Horária 60 Créditos 4 Teoria geral dos contratos: princípios, classificação, extinção. Contratos em espécie: compra e venda,

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Direito 2.

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR313 Responsabilidade Civil

Programa Analítico de Disciplina DIR313 Responsabilidade Civil 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 2010/01 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II (DIREITO DAS OBRIGAÇÕES) PROFESSORA: BRUNA LYRA DUQUE TURMAS:

Leia mais

Carga Horária: 36 h/a Período: 5º

Carga Horária: 36 h/a Período: 5º Disciplina: Tópicos Temáticos V Ano Letivo: Carga Horária: 36 h/a Período: 5º Pré-requisito: Tópicos Temáticos IV EMENTA Contrato de prestação de serviços. Contrato de empreitada. Contrato de depósito.

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

INEXECUÇÃO DO CONTRATO DE LEASING EM RAZÃO DE CLÁUSULAS ABUSIVAS

INEXECUÇÃO DO CONTRATO DE LEASING EM RAZÃO DE CLÁUSULAS ABUSIVAS JUSTINO MAGNO ARAÚJO Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestre em Direito pela UNESP. Professor de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito de Osasco (UNIFIEO) INEXECUÇÃO

Leia mais

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral 04

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral 04 1/4 1/5 DIREITO - 2º SEMESTRE/2010 1 Disciplina DIREITO CIVIL III PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2010 Curso DIREITO Turno/Horário NOTURNO Professor(a) HELISIA COSTA GÓES Carga Horária Semanal Carga Horária

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE FLUMINENSE - UNIFLU

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE FLUMINENSE - UNIFLU FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE FLUMINENSE - UNIFLU FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO: Conteúdo e Aplicações Brasil: 1988 2006 Lydyane de Azevedo G. Paes Carolina Altoé Velasco ASSUNTO:

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009/02 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II (DIREITO DAS OBRIGAÇÕES) PROFESSORA: BRUNA LYRA DUQUE TURMAS:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Me. Ângelo Junqueira Guersoni

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Me. Ângelo Junqueira Guersoni 013 Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código CONTRATOS EM ESPÉCIE 096 Período Turma (s) 6º Período A,B,D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária

Leia mais

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato Índice Sistemático Nota da Editora...................................................... XI Nota ao Volume... XIII Prefácio... XV Introdução... 1 Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato 184. Conceito de

Leia mais

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total 1/4 1/5 Disciplina DIREITO CIVIL III PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2010 Curso DIREITO Turno/Horário NOTURNO Professor(a) HELISIA COSTA GÓES Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral 04 76 Teórica Prática

Leia mais

PLANO DE CURSO : DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO (CÓD. ENEX 60145) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO (CÓD. ENEX 60145) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO (CÓD. ENEX 60145) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 6º Semestre DISCIPLINA: Contratos Civil e Empresarial CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Contratos em espécie.

Leia mais

CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR

CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR PROGRAMA DIDÁTICO CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Teoria Geral do Direito Civil II (Segunda-feira - 18:50 às 22:20) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 horas PROFESSORA: Lidia Caldeira Lustosa

Leia mais

PLANO DE ENSINO - CURSO SEMESTRAL Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO II. Período 2º Período

PLANO DE ENSINO - CURSO SEMESTRAL Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO II. Período 2º Período Página 1 de 5 - CURSO SEMESTRAL Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO II Curso Graduação Período 2º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Adilson Ralf Santos Turmas

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Professor Me. Francisco José de Oliveira

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Professor Me. Francisco José de Oliveira Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código RESPONSABILIDADE CIVIL 80 Período Turma (s) 4º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação Profissional Carga Horária

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA GERAL DO

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL OBJETIVOS: O curso aprofunda a discussão de conhecimentos

Leia mais

ESPECÍFICOS * Estudar a teoria geral da responsabilidade civil e das relações de consumo perante o ordenamento jurídico brasileiro;

ESPECÍFICOS * Estudar a teoria geral da responsabilidade civil e das relações de consumo perante o ordenamento jurídico brasileiro; 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 9 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VII NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Responsabilidade Civil. Introdução.

Leia mais

PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO

PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Introdução ao Direito das Obrigações.

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 4º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL (Obrigações II) CARGA HORÁRIA: 80 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos:

Leia mais

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares.

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares. CURSO DE DIREITO PROGRAMA DE DIREITO CIVIL II 3º PERÍODO: 80H/A AULA: TEÓRICA EMENTA Direito das obrigações. Obrigação. Obrigações de dar. Obrigações de fazer. Obrigações de não fazer. Obrigações alternativas.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I 1. Teoria Geral das Obrigações. Direito das Obrigações: Conceito, evolução, objeto e divisão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I 1. Teoria Geral das Obrigações. Direito das Obrigações: Conceito, evolução, objeto e divisão. C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CIVIL I OBRIGAÇÕES Código: DIR 262 Pré-Requisito: Período Letivo: 2013-1 Professor:

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 14 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2.

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 14 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 14 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução

Leia mais

Período 2º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Adilson Ralf Santos

Período 2º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Adilson Ralf Santos Página 1 de 6 - CURSO SEMESTRAL Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO II Curso Graduação Período 2º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Adilson Ralf Santos Turmas

Leia mais

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aulas 04/05/06 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Características dos Contratos. Espécie de Negócio Jurídico; Bilateral ou plurilateral; Auto-regulamentação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Código da Disciplina: JUR217 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 4º

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Código da Disciplina: JUR217 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 4º PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Código da Disciplina: JUR217 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 4º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir

Leia mais

Plano de Ensino. 1º Semestre Curso: Direito Semestre: 5º Turno: noturno. Disciplina: Direito Civil V Contratos

Plano de Ensino. 1º Semestre Curso: Direito Semestre: 5º Turno: noturno. Disciplina: Direito Civil V Contratos Plano de Ensino 1º Semestre - 2017 Curso: Direito Semestre: 5º Turno: noturno Disciplina: Direito Civil V Contratos C/H Semanal Teórica: 80 C/H Semestral Teórica: 04 C/H Semanal Prática: C/H Semestral

Leia mais

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO I 1. Introdução ao direito internacional privado: objeto, denominação e método; 2. Fontes do DIPRI; 3. História do DIPRI; 4. Regras de conexão;

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO CIVIL V Código da Disciplina: JUR 224 Curso: Direito Semestre de Oferta da Disciplina: 6º Faculdade Responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito das Obrigações

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROFESSOR: UDNO ZANDONADE TURMAS: 4º ANO INTEGRAL PLANO DE CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES PLANO DE CURSO. PRÉ-REQUISITO(S) DIR (Introdução ao Estudo do Direito I)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES PLANO DE CURSO. PRÉ-REQUISITO(S) DIR (Introdução ao Estudo do Direito I) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES PLANO DE CURSO DEPARTAMENTO: Direito DISCIPLINA: TEORIA DO DIREITO CIVIL CÓDIGO: DIR 03781 CARGA HORÁRIA: 60 HS PRÉ-REQUISITO(S) DIR 00298 (Introdução ao Estudo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/2 DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA:

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1.IDENTIFICAÇÃO: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III - CONTRATOS NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria Geral dos Contratos.

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROFESSOR: UDNO ZANDONADE TURMAS: 9ºDM e

Leia mais

CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERViÇOS E MITIGAÇÃO DE RISCOS

CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERViÇOS E MITIGAÇÃO DE RISCOS Rodrigo Brandão Fontoura CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERViÇOS E MITIGAÇÃO DE RISCOS SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 2015 by Editora Atlas S.A. ~",""t-~~ :!" ~ ~ 8~~ ~:.3I>~ Capa : Leonardo Hermano "'~

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA GERAL DO

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Civil I - Parte Geral Código: DIR 165 Pré-Requisito: IED I Período Letivo: 2013.2 Professor:

Leia mais

TRABALHO ESCRAVO NO CONTRATO DE EMPREGO E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS / _.~-- I I. Lrs

TRABALHO ESCRAVO NO CONTRATO DE EMPREGO E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS / _.~-- I I. Lrs TRABALHO ESCRAVO NO CONTRATO DE EMPREGO E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS 710 / -- - --------------_.~-- I I ------- ---,------- Lrs índice CAPíTULO I Inexistência de direitos - Direitos de liberdade e igualdade

Leia mais

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO... 1 1.1 Conceito de contrato. Conceito clássico e conceito contemporâneo... 1 1.2 A suposta crise dos contratos... 5 1.3 A teoria do diálogo das fontes.

Leia mais

Iatrogenia e Erro Médico

Iatrogenia e Erro Médico stj00096073 José Carlos Maldonado de Carvalho Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de janeiro Iatrogenia e Erro Médico sob o Enfoque da Responsabilidade Civil 4a edição Revista e Ampliada

Leia mais

PLANO DE ENSINO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PLANO DE ENSINO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 6º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL- CONTRATOS II CARGA HORÁRIA: 80 SEMANAL:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Unidade Acadêmica Especial de Letras, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Regional Jataí Curso: Direito Disciplina: Direito do Consumidor Carga horária

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Direito 2.

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito das Obrigações

Leia mais

Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311)

Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor

Leia mais

FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Reconhecida pelo Decreto 79.090 de 04/01/1970

FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Reconhecida pelo Decreto 79.090 de 04/01/1970 CURSO DE DIREITO 2º SEMESTRE 2013 PERÍODO: 4º DISCIPLINA: Direito Civil III - Teoria Geral dos Contratos e Responsabilidade Civil CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 h/a. CRÉDITOS: 04 PROFESSORA: MÁRCIA PEREIRA COSTA

Leia mais

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO

Leia mais

DEPARTAMENTO DE DIREITO COMERCIAL DISCIPLINA: DCO0317

DEPARTAMENTO DE DIREITO COMERCIAL DISCIPLINA: DCO0317 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO Largo de São Francisco DEPARTAMENTO DE DIREITO COMERCIAL DISCIPLINA: DCO0317 Fundamentos dos Contratos Empresariais e das Declarações Unilaterais de Vontade

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES PROF. VICTOR EDUARDO S. LUCENA E-MAIL: VICTORLUCENA84@GMAIL.COM 2016.2 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 1. Objetivo; 2. Ementa; 3. Programa da Disciplina; 4. Bibliografia; 5. Avaliação;

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR311 Direito Civil II - Parte Geral II

Programa Analítico de Disciplina DIR311 Direito Civil II - Parte Geral II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 02 CONTRATO ATÍPICO AUTOCONTRATO PRINCÍPIOS CONTRATUAIS INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS CONTRATOS ATÍPICOS (425 CC/2002): AUTOCONTRATO (ou contrato

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PROCESSO DE CONHECIMENTO (CÓD. ENEX 60123) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

RUMOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO CIVIL

RUMOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO CIVIL Autor Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho RUMOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO CIVIL Estudos em Perspectiva Civil-Constitucional Área específica Direito Civil. Reúnem-se, nesta obra, ensaios e artigos científicos

Leia mais

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 17 Continuação de Modalidades

Leia mais

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente?

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 22 De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2013. Curso DIREITO

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2013. Curso DIREITO Disciplina LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRAVOS Professor(a) GILBERTO KENJI FUTADA Carga Horária Semanal 02h Curso DIREITO Carga Horária Semestral 36h Teórica Prática Total Teórica Prática Total Turno/Horário

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO CIVIL II Código da Disciplina: JUR 328 Curso: DIREITO Semestre de Oferta da Disciplina: 3º Faculdade Responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

DIREITO CIVIL I. Pessoas e Bens

DIREITO CIVIL I. Pessoas e Bens DIREITO CIVIL I Pessoas e Bens APRESENTAÇÃO PROF. EDUARDO HOFFMANN Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Toledo Advogado militante no escritório Canan e Poletto Advogados em Toledo Professor das Disciplinas

Leia mais

Titulo IV Natureza Contratual dos Planos de Saúde Capitulo I Do Contrato Individual e Familiar

Titulo IV Natureza Contratual dos Planos de Saúde Capitulo I Do Contrato Individual e Familiar Curso de Extensão Projeto Conhecimento sem Fronteiras Direito do Consumidor e os Planos de Saúde Titulo IV Natureza Contratual dos Planos de Saúde Capitulo I Do Contrato Individual e Familiar A Lei 9.656/98

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais Teoria Geral dos Contratos Empresariais AULA 3. PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO CONTRATUAL. INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS EMPRESARIAIS. CONTRATOS TÍPICOS E ATÍPICOS, UNILATERAIS, BILATERAIS E PLURILATERAIS,

Leia mais

Pré - Requisito: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Pré - Requisito: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS Curso: DIREITO Créditos: 05 Carga Horária: 075 Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Professora: Débora Soares Guimarães

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR J STJ00097418 PAULO R. ROQUE A. KHOURI Advogado, Professor, Mestre em Direito Privado pela Universidade de Lisboa DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos, Responsabilidade Civil e Defesa do Consumidor em Juízo

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO Código: CTB-160 Pré-requisito: ------ Período Letivo: 2013.2

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 17 1. JURISDIÇÃO... 17 1.1. Conceito de jurisdição... 17 1.2. Princípios da jurisdição... 17 1.3. Espécies de Jurisdição... 19 1.4. Competência... 21

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 2º Semestre DISCIPLINA: Fatos e Negócios Jurídicos CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Fatos jurídicos. A hipótese

Leia mais

Favorecer o estudo da teoria geral da responsabilidade civil e das relações de consumo perante o ordenamento jurídico brasileiro.

Favorecer o estudo da teoria geral da responsabilidade civil e das relações de consumo perante o ordenamento jurídico brasileiro. 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8 CRÉDITO: 4 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VII NOME DO CURSO: DIREITO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 2. EMENTA Responsabilidade Civil. Introdução. Elementos.

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/01 DISCIPLINA: DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA: 8º DM / EN

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Unidade Acadêmica Especial de Letras, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Regional Jataí. Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Carga

Leia mais