PROJETO LATEX PARA TODOS: PROMOVENDO A QUALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO LATEX PARA TODOS: PROMOVENDO A QUALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS"

Transcrição

1 PROJETO LATEX PARA TODOS: PROMOVENDO A QUALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS Elton Sarmanho 1 Dalita Batista 1 Ana Paula de Souza 1 Resumo. Este projeto de extensão tem por objetivo trabalhar a elaboração de documentos eletrônicos, científicos e matemáticos com alta qualidade tipográfica usando o sistema/linguagem de marcação LaTeX. Seu grande desempenho na construção de documentos fez com que institutos com grandes renomes como MIT (Massachusetts Institute Technology), Universidade de Tokyo, Universidade de Sidney, ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), ACM (Association for Computing Machinery) e entre outros, adotarem este editor de documentos eletrônicos como padrão para elaboração de monografias, dissertações, artigos, teses e livros. De modo a transmitir os conhecimentos sobre a linguagem de marcação LaTeX por meio de oficinas presenciais e auxilio das redes do sociais. No curso são ensinados os conceitos teóricos desde básico até avançando, que permitiram aos discentes criar diversos documentos eletrônicos (monografia, dissertação, tese e livro), além de possibilitar a criação de modelos próprios ou modelos para uma determinada instituição. Todo repertório teórico sobre LaTeX será auxiliado pelo software livre KILE. Palavras-chave: LaTeX. BibTex. Software Livre. Alta Qualidade Tipográfica. Transmissão de Conhecimento. PROJECT LATEX FOR ALL: PROMOTING QUALITY IN TEXTUAL PRODUCTION OF SCIENTIFIC RESEARCH Abstract. This Project of Extension have goal to work in building electronics documents with High Quality Typographic using LaTeX markup language. Your high performance in building of documents has made with that some best institutes as MIT (Massachusetts Institute Technology), University of Tokyo, University of Sidney, ITA (Technological Institute of Aeronautics), IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), ACM (Association for Computing Machinery) and others use this editor for builder your academics documents this editor for to build your academics documents. The transmission of knowledge about LaTeX markup language is done with courses and assistance with social networks. The course are teaching the basic concepts until advanced, that allows students to create various electronic documents, also is taught the creation of own templates or models for a institution. The LaTeX markup language is coded with free software Kile.. Palavras-chave: LaTeX. BibTex. Free Software. High Quality Typographic. 1. INTRODUÇÃO 1 Departamento de Sistemas de Informação do Campus Cametá, Universidade Federal do Pará.

2 A apresentação de textos acadêmicos e científicos no formato exigido pelas instituições de ensino superior deve obedecer a uma organização padronizada estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). De tal modo, que pesquisadores e discentes iniciados no mundo acadêmico se preocupam e empenha tempo na formatação gráfica destes textos, tempo este que, em tese, deveria ser utilizado no planejamento e desenvolvimento da atividade intelectual para produção textual. Todavia, as características técnicas especificadas na norma devem ser seguidas com precisão e rigor. Atualmente, existem editores de textos que facilitam este trabalho, mas a falta de conhecimento das ferramentas destes editores dificulta e, muitas vezes, inibe sua utilização. Em conformidade com as normas definidas pela ABNT para produção de monografias, teses, dissertações, pôster e livros, levam-se em consideração um numero significativo de detalhes para construção de tais elementos. Desta forma, o ensino do LaTeX para comunidade acadêmica da cidade de Tucuruí (situada no sudeste do Pará) visa buscar a padronização de documentos eletrônicos que garantem qualidade e flexibilidade na edição, despreocupando o leitor de detalhes de formatação/apresentação e direcionando-o somente para construção do conteúdo da produção, permitindo assim um maior desenvolvimento científico local. Sendo assim o presente projeto visa disseminar o conhecimento acadêmico da área de computação em sua interface com LaTeX com uso do software livre para a comunidade acadêmica de Tucuruí, conferindo aos discentes conhecimentos sobre a linguagem de marcação LaTeX, de maneira que o software proposto possa auxiliá-los na construção de qualquer documento de forma intuitiva. De modo a capacitar a comunidade acadêmica, focando na produção de documentos de acordo com as normas exigidas pela ABNT e outras instituições como IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) ou ACM (Association for Computing Machinery). Dessa forma facilitando a propagação de textos acadêmicos com alta qualidade, visando à difusão de metodologias de produção documental de alta produtividade baseadas em padrões e exigências nacionais e internacionais. 2. O QUE É LATEX? Tudo começou por sistema de tipografia de alta qualidade chamado TeX (pronuncia-se tec ) criado por Donald Knuth no final dos anos 70. O TeX também é

3 conhecido como processador de textos, por ter sido desenvolvido para a produção de texto científico e fórmulas matemáticas (Mittelbach e Goossens, 2004). Devido sua complexidade e sobrecarga de comandos, Leslie Lamport criou uma extensão que pudesse melhorar a utilização do TeX e que possibilita-se outros usuários (fora do escopo das exatas) utilizassem essa linguagem de marcação (Lamport, 2003). Com isso, Leslie Lamport criou o LaTeX (pronuncia-se "lai-tec"), uma linguagem de marcação, comandos mais simplificados e que mantém qualidade do antigo sistema de marcação TeX. O LaTeX é amplamente utilizado no meio acadêmico para a produção de textos científicos devido sua alta qualidade tipográfica. Com o LaTeX também é possível escrever artigos, monografias, teses, livros, pôster, entre outros. O LaTeX funciona em qualquer plataforma: Windows, Linux e Mac OS. Além disso, no LaTeX é possível trabalhar com fórmulas matemáticas, imagens vetoriais, listas, tabelas, índices remissivos, ambientes personalizados, apresentação de slides, referências bibliográficas, entre outros elementos textuais. O LaTeX não é WYSIWYG (What You See Is What You Get, traduzindo: O que você vê é o que você obtém ), ou seja, não é um editor de texto visual como o BROffice ou Microsoft Word, por exemplo. Nele escrevemos em códigos num arquivo com a extensão.tex e só depois transformamos em PDF para visualizar o documento final COMO FUNCIONA O LATEX Nesta seção é mostrado de forma simplificada o funcionamento do LaTeX. Primeiramente, o usuário deverá utilizar o Editor Kile para codificar o texto a ser formatado. Na Figura 1 mostra-se um pequeno exemplo de texto, que desejamos formatar usando LaTeX.

4 Figura 1. Texto em LaTeX O termo codificar não estar sendo utilizado no sentido de programação de sistemas, mas no sentido de marcação de textos. Veja na Figura 1 que o texto a ser formatado estar sempre dentro de marcadores. Esses últimos são a base do LaTeX. Por fim, o usuário por meio do Kile salva o texto e gera um arquivo no formato PDF como na Figura 2 por meio de uma compilação (transformação do texto em LaTeX em PDF), com o texto perfeitamente formatado e padronizado segundo alguma norma nacional ou internacional. Figura 2. Texto Formatado 3. MATERIAL E METODOLOGIA Para a realização desse projeto o UFPA-CAMTUC (Campus Universitário de Tucuruí) firmou parceria com o Infocentro da Colônia dos Pescadores Z 32 de Tucuruí, este concedeu o espaço físico e os computadores para a realização das oficinas que são ministradas no sábado pela manhã. As oficinas são realizadas por meio de DVD s botáveis com o sistema operacional Linux, além de todo repertório teórico sobre LaTeX ministrado pelo bolsista responsável. Este último utiliza o software livre KILE, na qual é uma software de edição que facilita o uso da linguagem de marcação LaTeX. Serão repassados conceitos teóricos desde básico (compor documentos simples, contendo texto, imagens, tabelas, índices, referências internas e bibliográficas, expressões matemáticas e citações) até avançando (introdução ao modo matemático do LaTeX, índices, listas de figuras, bibliografia com BibTeX e listas de tabelas), que permitiram aos

5 discentes criar qualquer documento eletrônico (monografia, dissertação, tese e livro), além de possibilitar a criação de modelos próprios ou modelos para uma determinada instituição. Atualmente, formaram-se quatro turmas no ano de 2013 (ressalta-se que projeto teve seu inicio no segundo semestre do ano citado) e uma em 2014, de tal forma que os discentes que participaram ficaram entusiasmados e animados com esta nova maneira de fazer seus trabalhos acadêmicos. Logo abaixo, têm-se duas imagens que mostram a estrutura física do infocentro e os discentes que participaram das oficinas. Figura 3. Primeira Turma Figura 4. Segunda Turma 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES Este projeto vem sendo realizado desde segundo semestre de 2013, em que no primeiro momento houve o treinamento do bolsista relacionado ao aprendizado da linguagem de marcação LaTeX. Posteriormente houve a divulgação da oficina nas universidades e faculdades de Tucuruí, a parceria com o Infocentro e a inscrição dos discentes interessados em participar da oficina. Após esta fase inicial foram formadas as turmas para a realização das oficinas, cada turma com duração de 20 horas-aulas e mais projeto final (forma de avaliação e validação do conhecimento adquirido durante o curso). Em grande parte, os discentes adotaram o sistema operacional Linux em seus notebooks para trabalhar com maior facilidade com LaTeX e fazer os seus trabalhos acadêmicos, assim, viram que o LaTeX facilita na preparação de seus trabalhos.

6 Segundo os discentes que participaram das oficinas aprender a usar a linguagem de marcação LaTeX era tudo que precisavam, uma forma rápida e pratica de fazer os trabalhos acadêmicos, pois com o LaTeX é só utilizar um comando simples e o trabalho já sai formatado com o padrão desejado (por exemplo, o padrão ABNT). Torna-se mais fácil trabalhar o conteúdo do texto em si já que o LaTeX nos proporciona pensar somente no layout, além de que é um ótimo editor de documentos matemáticos, pois com ele podemos escrever as diversas fórmulas matemáticas desde uma simples equação a uma integral, derivada, séries, algoritmos, símbolos matemáticos (PI, Alpha, Beta e outros) entre diversos recursos. Também temos a possibilidade de criar tabelas, citações e referência bibliográficas de forma simples e com o visual estético melhor do que os editores de textos comuns. 5. CONCLUSÃO Como o projeto se encaminhando para sua conclusão anual, algumas métricas definidas já foram alcançadas: Aproximadamente 100 discentes realizaram o curso, além disso, conseguem utilizar de forma eficiente o LaTeX na elaboração dos trabalhos acadêmicos. Propagação do ideal do Software Livre. Mostrar que software proprietário não é a única (e melhor) solução, existem soluções gratuitas e com qualidade bem superior. Alcançar no final do projeto aproximadamente 300 alunos da rede municipal da cidade de Tucuruí. Posteriormente expandir o projeto para demais IES (instituto de Ensino Superior) do estado do Pará que demandam por qualidade na produção textual das pesquisas científicas produzidas. Todos os discentes formados pela oficina aprenderam a manusear a linguagem e a utilizar para fazer seus trabalhos acadêmicos, de forma rápida e mais pratica que antes quando os mesmos utilizavam editores de texto comuns. Sem mencionar que os discentes obtiveram ganhos em aprender a manipular uma ferramenta de edição de texto (Kile) a seu favor, já que existem vários editores de textos que trabalham da mesma maneira a linguagem de marcação LaTeX, entretanto não se tem a mesma eficiência.

7 Portanto, espera-se ao final do projeto que o mesmo qualifique e capacite os participantes, de forma agregar valor na sua formação acadêmica, além de poder ajudá-los a construir trabalhos acadêmicos de alta qualidade. 6. REFERÊNCIAS K. HELMUT and D. PATRICK (2003). Guide to LaTeX (4th ed.). Addison-Wesley Professional. ISBN L. LESLIE (1994). LaTeX: A document preparation system: User's guide and reference illustrations by Duane Bibby (2nd ed.). Reading, Mass: Addison-Wesley Professional. ISBN F. MITTELBACH and M. GOOSSENS. (2004) The LaTeX Companion. 2ªedição ed. [S.l.]: Addison-Wesley Professional ISBN L. LAMPORT. LATEX - A Document Preparation System. Addison-Wesley, Reading, 4a. edition, 2003 KILE. Kile - an integrated LaTeX environment.disponível em:

PROJETO LATEX PARA TODOS: PROMOVENDO A QUALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS *

PROJETO LATEX PARA TODOS: PROMOVENDO A QUALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS * 1 PROJETO LATEX PARA TODOS: PROMOVENDO A QUALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS * Elton Sarmanho Siqueira Universidade Federal do Pará Dalita Batista Moura Universidade Federal do Pará

Leia mais

Estudo sobre o LaTeX com o editor de texto TeXnicCenter

Estudo sobre o LaTeX com o editor de texto TeXnicCenter https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2017 Estudo sobre o LaTeX com o editor de texto TeXnicCenter RESUMO Eigon Noboru Ribeiro Kimura eigonk@alunos.utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR),

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA INDUSTRIAL NOME DO AUTOR TÍTULO EM PORTUGUÊS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA INDUSTRIAL NOME DO AUTOR TÍTULO EM PORTUGUÊS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA INDUSTRIAL NOME DO AUTOR TÍTULO EM PORTUGUÊS DISSERTAÇÃO CURITIBA 2017 NOME DO AUTOR TÍTULO EM

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Aplicativos Computacionais para a Física

Leia mais

Emílio Eiji Kavamura. DeGraf-UFPR 2014/09/22

Emílio Eiji Kavamura. DeGraf-UFPR 2014/09/22 INTRODUÇÃO AO LA TEX DeGraf-UFPR 2014/09/22 Conteúdo 1 2 MS Word L A TEX 3 PROCESSAMENTO L A TEX 4 AMBIENTE DE TRABALHO 5 ENTRADA DE DADOS 6 ESTRUTURA TEXTUAL DE UM TÓPICOS Origens Donald Knuth da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Aplicativos Computacionais para a Física

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014 TEMPLATE DE NORMALIZAÇÃO EM LATEX: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UFJF

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014 TEMPLATE DE NORMALIZAÇÃO EM LATEX: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UFJF 1 XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014 TEMPLATE DE NORMALIZAÇÃO EM LATEX: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UFJF Lívia Ferreira Coutinho Alonso Larissa Carvalho Pinheiro José Barbosa

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA METODOLOGIA APLICADA AO TCC

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA METODOLOGIA APLICADA AO TCC UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA METODOLOGIA APLICADA AO TCC Prof.ª s Annemarlen G. Castagna e Elisabete N Moraes INTRODUÇÃO AO LATEX Noções básicas para

Leia mais

Curso introdutório de L A TEX

Curso introdutório de L A TEX Curso introdutório de L A TEX Brauner Gonçalves Coutinho Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências Humanas e Exatas UEPB - CCHE 25 de abril de 2015 O que é o L A TEX? Um programa para produção

Leia mais

Escrita Científica + LaTeX

Escrita Científica + LaTeX Escrita Científica + LaTeX Thiago Reis Pedroso Munhoz Rúbio reis.thiago@fe.up.pt W-Days EBW+ Escita Científica + LaTeX- reis.thiago@fe.up.pt 28/08/2015 Agenda 2 Quem sou eu? Escrita Científica Introdução

Leia mais

Conhecendo o L A TEX: usos, dicas e práticas

Conhecendo o L A TEX: usos, dicas e práticas Conhecendo o L A TEX: usos, dicas e práticas Gustavo Oliveira, gustavo.oliveira@ci.ufpb.br - 31/Ago/2017 LaMEP - Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo, UFPB 1 O que é L A TEX? 2 Definição

Leia mais

ELABORAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS EM LATEX: relato de experiência do curso de extensão na UEG - Câmpus Caldas Novas.

ELABORAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS EM LATEX: relato de experiência do curso de extensão na UEG - Câmpus Caldas Novas. ELABORAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS EM LATEX: relato de experiência do curso de extensão na UEG - Câmpus Caldas Novas. José Neto de Oliveira 1 * (PQ), Ketlin Cristina da Silva 2 (IC) 1. Docente Especialista

Leia mais

Introdução ao L A TEX Aula 01

Introdução ao L A TEX Aula 01 Introdução ao L A TEX Aula 01 Douglas Farias Cordeiro Universidade Federal de Goiás 09 de julho de 2015 Sobre o curso Curso de extensão universitária Registrado junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Leia mais

Truques e caminhos tortuosos do L A T E X/PDFL A T E X Parte 1

Truques e caminhos tortuosos do L A T E X/PDFL A T E X Parte 1 Truques e caminhos tortuosos do L A T E X/PDFL A T E X Parte 1 Hédison Kiuity Sato 1 1 CPGG/UFBA, IGEO/UFBA Curso de Verão 30 a 31/jan/2012 Introdução Motivação Elaboração dos TFG, dissertações e tese.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LATEX NOÇÕES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO DAELT

INTRODUÇÃO AO LATEX NOÇÕES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO DAELT UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA METODOLOGIA APLICADA AO TCC Prof.ª s Annemarlen G. Castagna e Elisabete N. Moraes INTRODUÇÃO AO LATEX NOÇÕES BÁSICAS PARA

Leia mais

Recursos Computacionais no Ensino de Matemática (MA36)

Recursos Computacionais no Ensino de Matemática (MA36) Recursos Computacionais no Ensino de Matemática (MA36) 2015.1 Prof. Sérgio de Albuquerque Souza sergio@mat.ufpb.br & Prof. Lenimar Nunes de Andrade lenimar@mat.ufpb.br PROFMAT - Departamento de Matemática

Leia mais

Artigos científicos, relatórios, teses, slides com Pandoc Markdown

Artigos científicos, relatórios, teses, slides com Pandoc Markdown Artigos científicos, relatórios, teses, slides com Pandoc Markdown Date : 9 de Agosto de 2017 Há duas opções típicas para se escrever artigos, teses ou relatórios académicos técnicos: a primeira é utilizar

Leia mais

NOME DO AUTOR TRABALHO DE CONCLUSÃO

NOME DO AUTOR TRABALHO DE CONCLUSÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TÉCNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL NOME DO AUTOR TÍTULO EM PORTUGUÊS TRABALHO DE CONCLUSÃO CORNÉLIO PROCÓPIO 2011 NOME DO AUTOR TÍTULO EM PORTUGUÊS

Leia mais

Nome do Aluno. Modelo para elaboração de monografia

Nome do Aluno. Modelo para elaboração de monografia Nome do Aluno Modelo para elaboração de monografia São José SC fevereio / 2009 Nome do Aluno Modelo para elaboração de monografia Monografia apresentada à Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LATEX NOÇÕES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO DAELT

INTRODUÇÃO AO LATEX NOÇÕES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO DAELT UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA METODOLOGIA APLICADA AO TCC Prof.ª s Annemarlen G. Castagna e Elisabete N. Moraes INTRODUÇÃO AO LATEX NOÇÕES BÁSICAS PARA

Leia mais

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica 26 a Aula - Tratamento de Texto Científico TEX, L A TEX Programação Mestrado em Engenharia Física Tecnológica Samuel M. Eleutério sme@tecnico.ulisboa.pt Departamento de Física Instituto Superior Técnico

Leia mais

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica 26 a Aula - Tratamento de Texto Científico TEX, L A TEX Programação Mestrado em Engenharia Física Tecnológica Samuel M. Eleutério sme@tecnico.ulisboa.pt Departamento de Física Instituto Superior Técnico

Leia mais

Entendendo o LaTeX: Uma Introdução. Universidade Federal do ABC Nathalia Paula

Entendendo o LaTeX: Uma Introdução. Universidade Federal do ABC Nathalia Paula Entendendo o LaTeX: Uma Introdução Universidade Federal do ABC Nathalia Paula Entendendo o LaTeX: Uma Introdução Sou eu! (: 2 Agenda DIA 1 1 - Instalação (ambiente Windows) 2 - O que é o LaTeX? 3 - Estrutura

Leia mais

Utilização do Software Mathcad Para Resolução de Problemas Termodinâmicos

Utilização do Software Mathcad Para Resolução de Problemas Termodinâmicos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Utilização do Software Mathcad Para Resolução de Problemas Termodinâmicos Bolsistas: Waldene Alexandre Vieira de Farias e Bárbara Araújo Sampaio Orientador: Gerd Bruno da

Leia mais

Recursos Computacionais no Ensino de Matemática (MA36)

Recursos Computacionais no Ensino de Matemática (MA36) Recursos Computacionais no Ensino de Matemática (MA36) 2014.1 Prof. Sérgio de Albuquerque Souza sergio@mat.ufpb.br & Prof. Lenimar Nunes de Andrade lenimar@mat.ufpb.br PROFMAT - Departamento de Matemática

Leia mais

Pesquisa Científica. Oficina de Capacitação para Desenvolvimento da Pesquisa Científica. Profa. Dra. Caroline K. Luvizotto

Pesquisa Científica. Oficina de Capacitação para Desenvolvimento da Pesquisa Científica. Profa. Dra. Caroline K. Luvizotto Pesquisa Científica Oficina de Capacitação para Desenvolvimento da Pesquisa Científica Profa. Dra. Caroline K. Luvizotto Pré-Projeto de Pesquisa para TCC Escolha 3. Definição da Área, do do Tema e do e

Leia mais

Software Ipe para criação de figuras vetoriais para elaboração de trabalhos acadêmicos

Software Ipe para criação de figuras vetoriais para elaboração de trabalhos acadêmicos https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018 Software Ipe para criação de figuras vetoriais para elaboração de trabalhos acadêmicos Ipe software for creation of vector figures for writing academic papers

Leia mais

UML: Introdução. História Visão geral Modelo conceitual da UML. Bibliografia. UML: introdução

UML: Introdução. História Visão geral Modelo conceitual da UML. Bibliografia. UML: introdução UML: introdução Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG UML: introdução 2 Bibliografia Rumbaugh, J.; Jacobson, I.; Booch, G., The

Leia mais

Software Para Geração de Consultas e Relatórios

Software Para Geração de Consultas e Relatórios Software Para Geração de Consultas e Relatórios Características e Funcionalidades Versão 1.1 Iniview é marca registrada da Projedata Informática Ltda. Todos os direitos reservados à Projedata Informática

Leia mais

L A T E X para. [ lĩn."g w is.t5s] Marcelo Ferreira, Marcos Lopes, Marina Maluli & Walter Sano

L A T E X para. [ lĩn.g w is.t5s] Marcelo Ferreira, Marcos Lopes, Marina Maluli & Walter Sano L A T E X para [ lĩn."g w is.t5s] Marcelo Ferreira, Marcos Lopes, Marina Maluli & Walter Sano Tópicos 1 O que é 2 O problema 3 Desvantagens do L A T E X 4 Vantagens do L A T E X Vantagens autorais Vantagens

Leia mais

Minicurso L A TEX + Beamer - Aula 1

Minicurso L A TEX + Beamer - Aula 1 Minicurso L A TEX + Beamer - Aula 1 Prof. DSc. Bárbara Quintela Cursos de Verão PPGMC - 2016 1 Introdução 2 A linguagem L A TEX 3 Um pouco mais de L A TEX 4 TEXstudio Sobre o L A TEX O que é o L A TEX?

Leia mais

Tutorial de L A TEX para Software Carpentry

Tutorial de L A TEX para Software Carpentry Tutorial de L A TEX para Software Carpentry Abel Soares Siqueira 1 Introdução ATENÇÃO: Este texto foi feito como referência a um tutorial e não é auto-suficiente. O L A TEX é uma linguagem de marcação

Leia mais

Apresentação em L A TEX

Apresentação em L A TEX Apresentação em L A TEX Prof. Clayton Reginaldo Pereira 1 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP 2 Departamento de Computação - DCo 2 de maio de 2011 Prof. Clayton Reginaldo Pereira

Leia mais

MySQL: Comece com o principal banco de dados open source do mercado (Portuguese Edition)

MySQL: Comece com o principal banco de dados open source do mercado (Portuguese Edition) MySQL: Comece com o principal banco de dados open source do mercado (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically MySQL: Comece com o principal banco de dados open source

Leia mais

A perfeição nas cores chega ao Grande Formato

A perfeição nas cores chega ao Grande Formato A perfeição nas cores chega ao Grande Formato O Grande Formato me fascina por oferecer inúmeras oportunidades de desenvolvimento de soluções criativas e relevantes para uma indústria que demanda níveis

Leia mais

Formatação de documentos com alta qualidade tipográfica para instituições de ensino superior.

Formatação de documentos com alta qualidade tipográfica para instituições de ensino superior. https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018 Formatação de documentos com alta qualidade tipográfica para instituições de ensino superior. Formatting documents with high quality typography for higher education

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso A LINGUAGEM DO LATEΧ COMO RECURSO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Leia mais

MICROCOMPUTADORES MONTAGEM E MANUTENÇÃO REDE DE COMPUTADORES A IMAGEM DIGITAL NA EDITORAÇÃO. Ivan Max Freire de Lacerda

MICROCOMPUTADORES MONTAGEM E MANUTENÇÃO REDE DE COMPUTADORES A IMAGEM DIGITAL NA EDITORAÇÃO. Ivan Max Freire de Lacerda MICROCOMPUTADORES MONTAGEM E MANUTENÇÃO Ivan Max Freire de Lacerda Mais do que um manual passo a passo, o autor mostra, nesse livro, os detalhes do funcionamento dos principais componentes dos microcomputadores,

Leia mais

Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018

Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018 Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018 Descrição Cursos de Excel Em parceria com a ITEN, empresa especializada em consultoria e formação, a Associação de Estudantes oferece aos alunos do ISEG a possibilidade

Leia mais

Informação Cursos 2º Semestre 2017/2018

Informação Cursos 2º Semestre 2017/2018 Informação Cursos 2º Semestre 2017/2018 Descrição Cursos de Excel Em parceria com a ITEN, empresa especializada em consultoria e formação, a Associação de Estudantes oferece aos alunos do ISEG a possibilidade

Leia mais

Título da Tese. Nome Completo do(a) Candidato(a)

Título da Tese. Nome Completo do(a) Candidato(a) Título da Tese Nome Completo do(a) Candidato(a) Título da Tese Nome Completo do(a) Candidato(a) Dissertação para a obtenção do Grau de Mestre em Matemática Área de Especialização em Geometria, Álgebra

Leia mais

Produção de Artigos Científicos com Latex

Produção de Artigos Científicos com Latex III Escola Regional de Informática do Piauí. Livro Anais - Artigos e Minicursos, v. 1, n. 1, p. 454-464, jun, 2017. www.eripi.com.br/2017 - ISBN: 978-85-7669-395-6 Capítulo 10 Produção de Artigos Científicos

Leia mais

TEMPLATE PARA TCC IFFAR - SVS

TEMPLATE PARA TCC IFFAR - SVS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL TEMPLATE PARA TCC IFFAR - SVS TRABALHO

Leia mais

Rapidíssima Introdução à Classe BEAMER

Rapidíssima Introdução à Classe BEAMER Rapidíssima Introdução à Classe BEAMER Lenimar Nunes de Andrade UFPB 20 de setembro de 2014 Lenimar Nunes de Andrade (UFPB) Rapidíssima Introdução à Classe BEAMER 20 de setembro de 2014 1 / 39 Sumário

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº. 005-200 CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE NÍVEL MÉDIO FUNÇÃO: AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE INFORMATICA Nome: RG: CPF: Nº. de inscrição:

Leia mais

Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC

Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Ferramentas para elaboração de artigos científicos Prof. Dr. Pedro Henrique Triguis Schimit

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód Horas/Aula Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód. 5885-24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 -Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 -Introdução aos Recursos Avançados do Word

Leia mais

Curso de Eng. Acústica Univ. Fed. de Santa Maria Av. Roraima 1000, Camobi Santa Maria, RS, Brasil

Curso de Eng. Acústica Univ. Fed. de Santa Maria Av. Roraima 1000, Camobi Santa Maria, RS, Brasil ao ao L A TEX Curso de Eng. Acústica Univ. Fed. de Santa Maria Av. Roraima 1000, Camobi Santa Maria, RS, Brasil email: stephan.paul@eac.ufsm.br ao 1 2 3 4 5 6 7 L A TEX-o que é e por que? ao O que é o

Leia mais

Estudo Comparativo de ferramentas online para desenvolvimento de aplicativos Android

Estudo Comparativo de ferramentas online para desenvolvimento de aplicativos Android Estudo Comparativo de ferramentas online para desenvolvimento de aplicativos Android Wellington Gonçalves Ferreira Brito 1, Cleiane Gonçalves Oliveira 2 Instituto Federal do Norte e Minas Gerais Campus

Leia mais

Processador de Textos

Processador de Textos Processador de Textos Processadores de Texto WYSIWYG (What You See Is What You Get) MSWord, Lotus Word Pro, Open Office Writer (aberto) WYSIWYM (What You See Is What You Mean) Tex, Latex O que é o Word?

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

PLANO DE ENSINO Ficha N 2

PLANO DE ENSINO Ficha N 2 PLANO DE ENSINO Ficha N 2 Informática Curso de Agronomia - Palotina Disciplina: Informática Código: CPAG014 CURSO: Agronomia DEPARTAMENTO: Engenharias e Exatas SETOR: Setor Palotina NATUREZA: ( X ) obrigatória

Leia mais

Técnico de Informática. Sobre o curso. Redes e Sistemas - Microsoft. Com certificação. Nível: Iniciado Duração: 144h

Técnico de Informática. Sobre o curso. Redes e Sistemas - Microsoft. Com certificação. Nível: Iniciado Duração: 144h Técnico de Informática Redes e Sistemas - Microsoft Com certificação Nível: Iniciado Duração: 144h Sobre o curso A Carreira Profissional Técnico de Informática proporciona a todos os interessados um sistema

Leia mais

IF Sudeste MG Notícias IF Sudeste MG News

IF Sudeste MG Notícias IF Sudeste MG News IF Sudeste MG Notícias IF Sudeste MG News Gustavo Ciampi Costa Faulhaber 1, Felipe Barra Knop 2 e Sandro Roberto Fernandes 3 Resumo: O uso de dispositivos móveis está consolidado em nosso cotidiano. A

Leia mais

Automobilística. Software. Software. Lucas Nülle GmbH Página 1/6

Automobilística. Software. Software. Lucas Nülle GmbH Página 1/6 Automobilística Software Software Apart from our actual training systems, we also provide additional aids which can open up a host of other opportunities. With the "Classroom manager" software package,

Leia mais

BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? 30/11/2011 UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: A INFORMÁTICA

BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? 30/11/2011 UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: A INFORMÁTICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: A INFORMÁTICA Se tenho meu Micro$oft Office atendendo perfeitamente todas as

Leia mais

Ivan Max Freire de Lacerda

Ivan Max Freire de Lacerda Ivan Max Freire de Lacerda Mais do que um manual passo a passo, o autor mostra, nesse livro, os detalhes do funcionamento dos principais componentes dos microcomputadores, além dos procedimentos adequados

Leia mais

PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas

PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas 1 PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas Disciplina: Programação de Computadores Código da ementa: VCE 00016 Carga horária semestral: 15 hs (Teórica) 30 hs (Prática)Carga horária semanal: 3 hs Período: 1 o

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM BIOLOGIA Componente Curricular: PCCC 1 Integração de conteúdos do semestre por meio da informática

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM BIOLOGIA Componente Curricular: PCCC 1 Integração de conteúdos do semestre por meio da informática 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: LICENCIATURA EM BIOLOGIA Componente Curricular: PCCC 1 Integração de conteúdos do semestre por meio da informática Professor: HUMBERTO FIORAVANTE FERRO, DR Turma:

Leia mais

Algo+: um app para o auxílio na aprendizagem de programação

Algo+: um app para o auxílio na aprendizagem de programação Algo+: um app para o auxílio na aprendizagem de programação Antônio Márcio Divino 1, Eduardo Júnior da Silva Resende 1, Renan Resende Gusmão Xavier 1, Luciano Vilas Boas Espiridião 1 1 Licenciatura em

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE. Prof. Emiliano Monteiro

QUALIDADE DE SOFTWARE. Prof. Emiliano Monteiro QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Emiliano Monteiro Conceitos Básicos O que é qualidade? Existem diversas definições. Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes Qualidade é antecipar e

Leia mais

Manual para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Histórico da Revisão

Manual para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Histórico da Revisão Manual para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 22/02/2013 1.0 Versão inicial do documento 09/03/2013

Leia mais

Introdução Investigação em CS. Introdução a Investigação/ Comunicação Técnica e Científica

Introdução Investigação em CS. Introdução a Investigação/ Comunicação Técnica e Científica Introdução Investigação em CS Introdução a Investigação/ Comunicação Técnica e Científica O que é um Doutoramento? Todo conhecimento humano. O que é um Doutoramento? Aprendes algumas coisas na escola primária.

Leia mais

Word 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Auluas de 1 Hora)

Word 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Auluas de 1 Hora) 5885 - Word 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Auluas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013 1. Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013......19 1.1. Configuração

Leia mais

. Tutorial de Acesso.

. Tutorial de Acesso. periodicos Tutorial de Acesso http://wwwperiodicoscapesgovbr/ Olá, eu sou a Carol! e, nesse tutorial, vamos conhecer o EndNote Vamos entender melhor o que é o EndNote? EndNote Web é um serviço através

Leia mais

Falar Ler Escrever Portugues Text (Portuguese Edition) By Emma Eberlein O. F. Lima, Samira A. Iunes READ ONLINE

Falar Ler Escrever Portugues Text (Portuguese Edition) By Emma Eberlein O. F. Lima, Samira A. Iunes READ ONLINE Falar Ler Escrever Portugues Text (Portuguese Edition) By Emma Eberlein O. F. Lima, Samira A. Iunes READ ONLINE Learners of Portuguese often ask what the best books to learn Portuguese If you purchase

Leia mais

Academia Técnico de Informática

Academia Técnico de Informática Academia Técnico de Informática Formato do curso: Presencial e Live Training Localidade: Lisboa Data: 23 Set. 2019 a 24 Jan. 2020 Preço: mensal, desde 235 Promoção: Early Bird: 105 de desconto até 1 de

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Introdução a Sistemas Operacionais Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Plano de Aula Introdução aos Sistemas Operacionais Fundamentação Teórica Evolução Histórica Características

Leia mais

Prof. Emiliano S. Monteiro

Prof. Emiliano S. Monteiro Prof. Emiliano S. Monteiro O que é qualidade? Existem diversas definições... 1. Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes 2. Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos dos clientes

Leia mais

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 APRESENTAÇÃO www.soualuno.livegeek.me andresimonelli@livegeek.me Inscreva-se no curso: livegeek.me/cursos.html - História da internet; - Linha do tempo da linguagem

Leia mais

Microsoft Power Point. Escrito por Neri Neitzke Ter, 07 de Novembro de :40 - Power Point

Microsoft Power Point. Escrito por Neri Neitzke Ter, 07 de Novembro de :40 - Power Point Power Point O Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma

Leia mais

Aprendizagem de Matemática em Ambientes Virtuais: O ROODA Exata como Possibilidade

Aprendizagem de Matemática em Ambientes Virtuais: O ROODA Exata como Possibilidade XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Aprendizagem de Matemática em Ambientes Virtuais: O ROODA Exata como Possibilidade Márcia Rodrigues Notare Patricia Alejandra Behar 16 de julho

Leia mais

Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE. Métricas e Estimativas do Projeto

Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE. Métricas e Estimativas do Projeto Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE Métricas e Estimativas do Projeto Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Roteiro Introdução Métricas APF Análise de Pontos de Função Estimativas

Leia mais

Recentemente ocorreu, no Brasil, a reaproximação oficial do projeto brasileiro (BrOffice.org) com o projeto internacional (OpenOffice.org).

Recentemente ocorreu, no Brasil, a reaproximação oficial do projeto brasileiro (BrOffice.org) com o projeto internacional (OpenOffice.org). OpenOffice.org Desenvolvedor OpenOffice.org Source Project Lançado em 1 de Maio de 2002 Sistema Op. Gênero(s) Tamanho Multiplataforma (Windows, Linux etc) Suíte de escritório 150 MB (Windows) OpenOffice.org

Leia mais

Curso de C. Valeria Bastos

Curso de C. Valeria Bastos Curso de C Valeria Bastos 2018 Resumo Algumas coisas importantes... Objetivos da disciplina Como aprender a programar 2 Quem sou eu? Valeria Bastos valeriab@dcc.ufrj.br http://www.dcc.ufrj.br/~valeriab

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Comunicação Científica em Física 11090054

Leia mais

ALM Aplicações em Linguagem de Montagem. Introdução. A produção de Software é uma atividade build and fix. build. fix

ALM Aplicações em Linguagem de Montagem. Introdução. A produção de Software é uma atividade build and fix. build. fix Introdução A produção de Software é uma atividade build and fix. 1 Introdução build 2 Introdução fix 3 1 Introdução 4 P s Só pessoas motivadas e comprometidas com o projeto garantem o respectivo sucesso;

Leia mais

Proposta do desenvolvimento de um software para apoio ao ensino da disciplina de programação orientada a objetos

Proposta do desenvolvimento de um software para apoio ao ensino da disciplina de programação orientada a objetos Anais do I Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias na Educação [SInTE] IFSP Câmpus Boituva 24 a 26 de junho de 2015 Boituva SP Capital Nacional do Paraquedismo Proposta do desenvolvimento de um software

Leia mais

Flávia Cassin (EESC) 1

Flávia Cassin (EESC) 1 Flávia Cassin (EESC) 1 Software gratuito; Com funcionalidades para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos; Funciona como uma rede social acadêmica (estilos são criados por grupos

Leia mais

Software Livre e Código Aberto Thiago Silvino 19/09/2013 FAC2

Software Livre e Código Aberto Thiago Silvino 19/09/2013 FAC2 Software Livre e Código Aberto Thiago Silvino 19/09/2013 FAC2 Apresentador Thiago Silvino www.silvino.net Ocupação: Especialista em Segurança de Redes AT&T www.att.com Atua na área de redes de computadores

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM LINUX EDUCACIONAL E APLICATIVOS EDUCACIONAIS

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM LINUX EDUCACIONAL E APLICATIVOS EDUCACIONAIS CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM LINUX EDUCACIONAL E APLICATIVOS EDUCACIONAIS Ricardo da Costa e Silva Camilo Alves 1 GO 139 Km 2 Fazenda Cachoeira / Alexânia - GO CEP: 72930-000 RESUMO: Esta pesquisa sobre

Leia mais

LÓGICA E ROBÓTICA INTRODUÇÃO

LÓGICA E ROBÓTICA INTRODUÇÃO LÓGICA E ROBÓTICA José Henrique Blenke de Almeida Lucena 1 ; Angelo Augusto Frozza 2 RESUMO Este trabalho visa mostrar a robótica como uma alternativa para o ensino de Lógica de Programação, fazendo com

Leia mais

UM MODELO PARA DISSERTAÇÕES E TESES (ESCREVI UM TÍTULO MAIS LONGO PARA VER COMO SE COMPORTA A QUEBRA DE LINHAS E O ESPAÇAMENTO ENTRE ELAS)

UM MODELO PARA DISSERTAÇÕES E TESES (ESCREVI UM TÍTULO MAIS LONGO PARA VER COMO SE COMPORTA A QUEBRA DE LINHAS E O ESPAÇAMENTO ENTRE ELAS) CARLOS ALBERTO MAZIERO UM MODELO PARA DISSERTAÇÕES E TESES (ESCREVI UM TÍTULO MAIS LONGO PARA VER COMO SE COMPORTA A QUEBRA DE LINHAS E O ESPAÇAMENTO ENTRE ELAS) Dissertação submetida ao Programa de Pós-

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I SUPERVISÃO INDIRETA PROF. EDUARDO OLIVEIRA TELES Estudante: Daniel Oliveira Mota Catu Janeiro

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Informática. 1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivo Geral. 4. Objetivos Específicos

PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Informática. 1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivo Geral. 4. Objetivos Específicos PLANO DE ENSINO Componente Curricular: Informática Carga Horária: 100 horas anuais Créditos: - Turma: EMITAI 2016 Período: 2016 Professor: Ricardo Antonello Contato: ricardo.antonello@luzerna.ifc.edu.br

Leia mais

Flávia Cassin (EESC) 1

Flávia Cassin (EESC) 1 Flávia Cassin (EESC) 1 Software gratuito; Funcionalidades: gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos; Grande rede social acadêmica (forma uma base de dados colaborativa); Possui

Leia mais

Desafios e possibilidades da atividade mediadora do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos: o uso do LaTeX

Desafios e possibilidades da atividade mediadora do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos: o uso do LaTeX 25 Desafios e possibilidades da atividade mediadora do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos: o uso do LaTeX Challenges and possibilities of the librarian s mediation role to standardize

Leia mais

O que são TeX, LaTeX, LaTeX2e e tetex?

O que são TeX, LaTeX, LaTeX2e e tetex? O que são TeX, LaTeX, LaTeX2e e tetex? TeX é um sistema de typesetting criado por Donald E. Knuth para produção de material (livros, artigos, etc.) de alta qualidade tipográfica. TeX é de fato um processador

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 201718 Unidade Curricular APLICAÇÕES INFORMÁTICAS Cursos MANUTENÇÃO E REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS E INFRAESTRUTURAS Unidade Orgânica Instituto Superior

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Comunicação Científica em Física 0090158

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA INDUSTRIAL NOME DO AUTOR TÍTULO EM PORTUGUÊS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA INDUSTRIAL NOME DO AUTOR TÍTULO EM PORTUGUÊS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA INDUSTRIAL NOME DO AUTOR TÍTULO EM PORTUGUÊS DISSERTAÇÃO CURITIBA 2015 NOME DO AUTOR TÍTULO EM

Leia mais

INTRODUÇÃO À ELABORAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO O LATEX. RESUMO

INTRODUÇÃO À ELABORAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO O LATEX. RESUMO 2 INTRODUÇÃO À ELABORAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO O LATEX. Rafael Martins Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Erlan P. Aragão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Laura Goulart

Leia mais