O Papel das Ouvidorias Públicas. Aristóteles dos Santos Ouvidor da Anatel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Papel das Ouvidorias Públicas. Aristóteles dos Santos Ouvidor da Anatel"

Transcrição

1 O Papel das Ouvidorias Públicas Aristóteles dos Santos Ouvidor da Anatel

2 UM BREVE HISTÓRICO Os primeiros registros de canais abertos para as reclamações do povo contra as injustiças administrativas remontam aos tempos do Império Chinês. Posteriormente, o mais significativo registro nesse sentido ocorreu na Suécia, há cerca de 200 anos, quando foi instituída a figura do ombudsman.

3 UM BREVE HISTÓRICO De forma divergente de sua origem, a figura do ouvidor no Brasil foi introduzida no período colonial. Em 1549, Tomé de Sousa nomeou o primeiro Ouvidor-Geral do Brasil: Pero Borges. Sua função era de representar a administração da justiça real portuguesa, atuando como juiz em nome do rei.

4 UM BREVE HISTÓRICO Nas esferas de governo, a prefeitura de Curitiba (PR) foi a primeira a oferecer um serviço de atendimento ao cidadão em Em 2004 a Emenda Constitucional nº45 criou as Ouvidorias de Justiça nos Tribunais e no Ministério Público. Em 2007, foi publicada a Resolução Nº3.477 do Banco Central do Brasil que obriga as instituições bancárias a ter Ouvidorias.

5 AVANÇOS SOCIAIS DIRETOS OU INSPIRADOS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 O Código de Defesa do Consumidor, a criação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e a possibilidade da avaliação da qualidade dos serviços públicos prestados, em que se insere a Ouvidoria Pública são, também, exemplos do avanço da relação Estado-Cidadão. A Ouvidoria Pública é um instrumento de gestão ética, democrática e transparente. É instância necessária de participação cidadã e consequente inclusão social que viabiliza as condições institucionais para o amplo exercício dos direitos do administrado, e, que se traduz, também, no conceito ou princípio de eficiência e eficácia. A Ouvidoria tem a função de mitigar a vulnerabilidade técnica, jurídica e econômica do cidadão diante dos órgãos e instituições públicas, ao tempo em que permite à gestão pública tornar-se mais democrática e eficiente na concretização de seus objetivos e na busca do aperfeiçoamento do atendimento das necessidades do cidadão

6 A OUVIDORIA PÚBLICA DEVE IR ALÉM DA FUNÇÃO DE RECEBER DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES, RESPONDER E REPASSAR COM AGILIDADE. A Ouvidoria Pública deve garantir um bom atendimento para todos de forma humanizada e acolhedora, respeitando o direito do cidadão à manifestação, cuidando pela melhor compreensão sobre a solicitação demandada e respeitando o princípio constitucional da vulnerabilidade dos cidadãos administrados perante as instituições.

7 ESPAÇO ESTRATÉGICO DE FORTALECIMENTO DA CIDADANIA E DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA A atuação eficiente da ouvidoria é pedagógica, esclarecedora e educativa mostrando, quando houver, os equívocos do cidadão, além de buscar, de um lado, restituir ao cidadão os direitos desrespeitados pela instituição e, de outro, atuar como restauradora da relação entre a instituição e o cidadão, influindo positivamente para o bem da própria organização.

8 PROCESSO Ao receber uma manifestação, a Ouvidoria deve identificar suas causas, sua procedência e os meios para solucioná-la; provocando atuação corretiva sobre o fato demandado e preventiva, buscando as correções estruturais. Deve contribuir para o aprimoramento de procedimentos técnicos e dinamizar a relação com o cidadão.

9 A Ouvidoria Pública torna-se agente de mudança e espaço de participação e controle social. A Ouvidoria busca aperfeiçoar permanentemente a instituição em prol de uma gestão pública democrática, transparente, eficaz, participativa, ética e eficiente. Disponibiliza para a instância máxima de decisão da gestão, informações estratégicas para a tomada de decisões, funcionando como elemento catalisador no processo de mudança e ajustes da organização.

10 OUVIDORIA PÚBLICA PROATIVA E PARTICIPATIVA A partir deste conceito, entendemos a necessidade da existência e atuação das Ouvidorias Públicas. Devem ter suas portas abertas ao diálogo junto à população, como canal livre às reivindicações e interação constante junto aos órgãos de defesa do consumidor. A ouvidoria deve estar preparada para acolher todo o cidadão que tenha algum motivo para dialogar com a instituição e não encontrou facilidade nos canais tradicionais. Devem ser geradoras de recomendações para melhoria dos serviços públicos em seu âmbito; fazer ponderações preventivas diretas junto à alta direção da instituição e, também, prestar contas às autoridades públicas de sua abrangência, e, especialmente, prestar contas à sociedade e ao público em geral.

11 REQUISITOS BÁSICOS Instituição de Mandato. Acesso irrestrito a todas as informações. Autonomia Acesso direto à alta direção e a instância máxima de decisão. Estrutura organizativa e orçamento condizentes com as necessidades.

12 PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES Elaborar relatórios de avaliação crítica da atuação da instituição. Sugerir mudanças na política institucional e em sua operacionalização. Garantir o acesso à informação e a transparência da gestão pública. Viabilizar o exercício da cidadania participativa. Atuar na mediação de conflitos.

13 CAIO MÁRCIO MARINI - RELATÓRIO PRO-REG A participação popular na administração pública proporciona ao cidadão a oportunidade de compreender o funcionamento da máquina administrativa e entender como seus problemas individuais afetam questões de interesse coletivo. É possível verificar resistências à Ouvidoria em decorrência do entendimento errôneo de que ela substitui a autoridade administrativa. Cabe ressaltar neste momento uma das características básicas da Ouvidoria: o seu caráter persuasivo, sem poder decisório. À Ouvidoria cabe o poder de investigar, criticar e, principalmente, recomendar, não lhe sendo permitido modificar ou anular ato ou decisões administrativas ou judiciais.

14 Um dos principais empecilhos para o alcance dos objetivos da Ouvidoria é a falta de instrumentos que assegurem a seus Ouvidores estabilidade e imunidade, requisitos básicos atrelados aos princípios de autonomia e independência. Esses instrumentos requerem formalização legal que possibilite que a atuação do Ouvidor se desvincule da sua capacidade de articulação política e se alinhe aos ideais de justiça e inclusão social no sistema regulatório. (Marini)

15 O relatório do Consultor José S. Paoli, que trabalhou, especialmente, as experiências internacionais aponta a similaridade com as nossas Ouvidorias: A Ouvidoria está concebida como espaço de fortalecimento da cidadania e de comunicação entre o cidadão e os órgãos reguladores. É meio de formatar e acercar o controle da sociedade sobre as instituições. Seu objetivo é acolher demandas e dar respostas e induzir mudanças e melhorias na instituição. São portas laterais, de mediação entre o cidadão e a instituição.

16 É um funcionário que representa os interesses do público investigando e administrando as reclamações dos cidadãos... O Ombudsman pode investigar uma reclamação e fazer recomendações à organização questionada, mas não tem autoridade legal para sancionar as atuações das instituições às que avalia. Esta figura também tem a faculdade de atuar por iniciativa própria, com o poder de investigar e recomendar a tomada de ações corretivas. O Ombudsman tem como base primordial sua independência diante de um governo ou organização à qual representa. A fim de que suas investigações e recomendações sejam creditáveis deve manter e proteger sua imparcialidade e integridade. (Paoli)

17 A Ouvidoria é espaço da Instituição para a cidadania. Espaço para o cidadão ver solução de suas questões não contempladas, mas também um espaço onde o cidadão contribua com ideias e sugestões de aperfeiçoamento da instituição pública.

18 É importante a construção de um Sistema Nacional de Ouvidorias Públicas que fortaleça o exercício cotidiano do trabalho do ouvidor, dê vida, dinamismo e alegria para o instituto da ouvidoria. Um Sistema de ouvidorias participativo e democrático que ofereça articulação institucional nas estruturas de suporte, com um estrutura avançada de rede informatizada que dialogue entre as ouvidorias e seja espaço organizativo, autogestionado, a exemplo dos Conselhos Profissionais e outros assemelhados.

19 4. CONCLUSÃO Promover a Ouvidoria Pública voltada à gestão ética, transparente, democrática, participativa, instrumento de controle social, é criar relação de cidadania, é educar e incentivar uma cultura e prática cidadã. E, principalmente, é construir experiência concreta que nos permita superar os inquietantes limites da democracia representativa. Permitir a amplos setores sociais o exercício que lhes possibilite compreender o funcionamento dos mecanismos de poder, existentes dentro do aparelho de Estado é uma inequívoca demonstração de convicção democrática e generosidade humana. Queremos construir um processo em que se pratique uma administração pública melhor, não apenas com capacidade de solucionar questões, mas que esteja preparada para solucionar questões com a participação do cidadão.

20 Entrevista com Eduardo Galeano

21 Entrevista com Eduardo Galeano

22 ESTAMOS EM UM MUNDO INFAME. MAL GESTADO. MAS EXISTE OUTRO MUNDO NA BARRIGA DESTE. ESPERANDO. É UM MUNDO DIFERENTE. DIFERENTE E DE PARTO COMPLICADO. NÃO É FÁCIL O NASCIMENTO... MAS COM CERTEZA ELE PULSA NESTE MUNDO QUE ESTAMOS. EDUARDO GALEANO

23 QUESTÕES PARA AS OUVIDORIAS: Ao receber uma manifestação, a Ouvidoria deve identificar suas causas, sua procedência e os meios para solucioná-la; provocando atuação corretiva sobre o fato demandado e preventiva, buscando as correções estruturais. Deve contribuir para o aprimoramento de procedimentos técnicos e dinamizar a relação com o cidadão. Seu objetivo é acolher demandas e dar respostas e induzir mudanças e melhorias na instituição. O Ombudsman pode investigar uma reclamação e fazer recomendações à organização questionada, mas não tem autoridade legal para sancionar as atuações das instituições às que avalia. Esta figura também tem a faculdade de atuar por iniciativa própria, com o poder de investigar e recomendar a tomada de ações corretivas.

24 MUITO OBRIGADO! Aristóteles dos Santos

Desafios da Ouvidoria Pública no Brasil

Desafios da Ouvidoria Pública no Brasil Desafios da Ouvidoria Pública no Brasil Ouvidorias públicas: CGU: ouvidoria pública atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania

Leia mais

CREA-PB O FOCO É NO CIDADÃO

CREA-PB O FOCO É NO CIDADÃO CREA-PB O FOCO É NO CIDADÃO Um dos aspectos da Democracia Participativa Luta pela Democracia Instrumento de Controle Social OUVIDORIA OUVIDORIA É... 1 É um instrumento democrático de defesa do cidadão,

Leia mais

A Ouvidoria na Saúde. Maria Inês Fornazaro Julho / 2013

A Ouvidoria na Saúde. Maria Inês Fornazaro Julho / 2013 A Ouvidoria na Saúde Maria Inês Fornazaro Julho / 2013 Cenário Social Nas últimas décadas a sociedade brasileira passou por inúmeras mudanças que determinaram o redimensionamento de políticas públicas,

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA 2017 PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA Instituto Federal Farroupilha 10/03/2017 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. A OUVIDORIA DO... 3 2.1. Relacionamento com a Sociedade... 3 3. OBJETIVO DO PLANO DE TRABALHO...

Leia mais

identificáveis por meio de um protocolo de atendimento.

identificáveis por meio de um protocolo de atendimento. REGULAMENTO DO OMBUDSMAN DA BM&FBOVESPA 1 Definição 1.1 O Ombudsman é o canal de comunicação da BM&FBOVESPA ( Companhia ) com o público externo, como os participantes de ambientes de negociação, liquidação

Leia mais

O Papel das Ouvidorias Públicas. Aristóteles dos Santos Ouvidor da Anatel ouvidoria@anatel.gov.br

O Papel das Ouvidorias Públicas. Aristóteles dos Santos Ouvidor da Anatel ouvidoria@anatel.gov.br O Papel das Ouvidorias Públicas Aristóteles dos Santos ouvidoria@anatel.gov.br UM BREVE HISTÓRICO Os primeiros registros de canais abertos para as reclamações do povo contra as injustiças administrativas

Leia mais

OUVIDORIA. Clausmir Zaneti Jacomini

OUVIDORIA. Clausmir Zaneti Jacomini OUVIDORIA Clausmir Zaneti Jacomini Conceito de Ouvidoria Ouvidoria: É a instituição que representa os legítimos interesses dos cidadãos no ambiente em que atua, na busca de soluções definitivas. Quem é

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCCE Nº 0703/2018 DISPÕE SOBRE A OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ.

RESOLUÇÃO CRCCE Nº 0703/2018 DISPÕE SOBRE A OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ. RESOLUÇÃO CRCCE Nº 0703/2018 DISPÕE SOBRE A OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ. O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, no exercício de suas atribuições legais e regimentais.

Leia mais

Ouvidoria: valioso instrumento de resolução de conflitos. Por José Barroso Filho (*)

Ouvidoria: valioso instrumento de resolução de conflitos. Por José Barroso Filho (*) Ouvidoria: valioso instrumento de resolução de conflitos Por José Barroso Filho (*) Tramitam no Judiciário Brasileiro cerca de 100 milhões de processos. Essa explosão de demandas judiciais caracterizou-se

Leia mais

PROJETO DE OUVIDORIA. Elaborado por Márcia Monteiro. Manaus AM

PROJETO DE OUVIDORIA. Elaborado por Márcia Monteiro. Manaus AM PROJETO DE OUVIDORIA Elaborado por Márcia Monteiro Manaus AM APRESENTAÇÃO O presente documento tem por objetivo a apresentação do projeto Ouvidoria Faculdade La Salle Manaus, que será implementado como

Leia mais

PLANO DE TRABALHO ANUAL

PLANO DE TRABALHO ANUAL PLANO DE TRABALHO 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG OUVIDORIA PLANO DE TRABALHO ANUAL 2017-2018 A FURG quer lhe ouvir... Você melhorando a Universidade!

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 03/2017

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 03/2017 PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 03/2017 Institui a ouvidoria, no âmbito da Câmara Municipal Jaboticabal e dá outras providencias. Art. 1º Fica instituída a Ouvidoria do Legislativo no âmbito da Câmara Municipal

Leia mais

SUMÁRIO. 1 História. 2 Conceitos 3 Resoluções Normativas 4 Relatório 5 Processo 6 Números

SUMÁRIO. 1 História. 2 Conceitos 3 Resoluções Normativas 4 Relatório 5 Processo 6 Números SUMÁRIO 1 História 2 Conceitos 3 Resoluções Normativas 4 Relatório 5 Processo 6 Números HISTÓRIA DA OUVIDORIA Ombudsman man representante homem Ombudsman Representante do homem Quando e porque surgiu a

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA

REGULAMENTO DA OUVIDORIA REGULAMENTO DA OUVIDORIA Assis-SP 201 CAPÍTULO I DA OUVIDORIA Art. 1º A Ouvidoria foi instituída para ser a ligação necessária que deve existir entre a comunidade acadêmica, comunidade externa, docentes

Leia mais

OUVIDORIA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

OUVIDORIA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS OUVIDORIA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A Ouvidoria do Conselho Federal de Enfermagem tem por objetivo colaborar para o aperfeiçoamento e

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA OUVIDORIA Apresentação A Ouvidoria-Geral da Faculdade Dr. Francisco Maeda foi criada para garantir um canal permanente de comunicação, proporcionando maior aproximação entre a Direção e comunidade externa

Leia mais

5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA Rubens Pinto Lyra A democracia participativa e seus institutos Democracia participativa: participação

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB PROGRAMA DE OUVIDORIA VÁRZEA GRANDE - 2015 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Crea-RJ

Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Crea-RJ Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Crea-RJ Presidente Eng. Agrônomo Agostinho Guerreiro Diretoria 2009/2011 1º Vice-Presidente Eng. Eletricista-Eletrotécnica e de Seg. do Trabalho

Leia mais

Seminário de Atualização e implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed

Seminário de Atualização e implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor Procon/SP Seminário de Atualização e implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Importância da Atuação da Ouvidoria

Leia mais

Relatório da Ouvidoria. 2º semestre de 2018

Relatório da Ouvidoria. 2º semestre de 2018 Relatório da Ouvidoria 2º semestre de Relatório da Ouvidoria Este relatório refere-se às atividades desenvolvidas pela Ouvidoria no segundo semestre de em atendimento ao disposto no artigo 13 da Resolução

Leia mais

Autorregulação Bancária

Autorregulação Bancária Autorregulação Bancária Compromisso Público e Prevenção de Conflitos de Consumo Autorregulação como compromisso do setor financeiro com um sistema mais saudável, ético e transparente Isaac Sidney São Paulo,

Leia mais

OUVIDORIA COREN/PR: Organização e Funcionamento

OUVIDORIA COREN/PR: Organização e Funcionamento OUVIDORIA COREN/PR: Organização e Funcionamento Ouvidor Nelson Luiz da Silva Pinto (2015 a 2016) Ouvidor Paulo Cesar Walter Souza (2017) Curitiba Paraná, 2017 APRESENTAÇÃO O Conselho Regional de Enfermagem

Leia mais

Ouvidoria. Relatório Semestral. 31 de dezembro de Conglomerado Financeiro Volkswagen

Ouvidoria. Relatório Semestral. 31 de dezembro de Conglomerado Financeiro Volkswagen Ouvidoria Relatório Semestral 31 de dezembro de 2017 Conglomerado Financeiro Volkswagen Consórcio Nacional Volkswagen Administradora de Consórcio Ltda. Banco Volkswagen S.A. Parecer da Ouvidoria Em cumprimento

Leia mais

Boletim de Serviço 22/05/2014. Publicado em. Lei nº 4965 de 05/05/1966. Maio/2014 Extraodinário - Nº 03

Boletim de Serviço 22/05/2014. Publicado em. Lei nº 4965 de 05/05/1966. Maio/2014 Extraodinário - Nº 03 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Minas Gerais Reitoria Publicado em 22/05/2014 Boletim de Serviço Lei nº 4965 de 05/05/1966 Maio/2014 Extraodinário

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO O Processo 2007: Debates e elaborações acerca de um Sistema Nacional de Participação Social; 2011 a 2013: cerca de 45 debates com organizações da sociedade

Leia mais

Gestão de Pessoas. Desafios da Ouvidoria Pública no Brasil. Professor Rafael Ravazolo.

Gestão de Pessoas. Desafios da Ouvidoria Pública no Brasil. Professor Rafael Ravazolo. Gestão de Pessoas Desafios da Ouvidoria Pública no Brasil Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Gestão de Pessoas DESAFIOS DA OUVIDORIA PÚBLICA NO BRASIL A Ouvidoria Pública é um instrumento

Leia mais

Regulamento Interno da Ouvidoria da Faculdade Católica Santa Teresinha. (Aprovado pela Resolução 002/2011-DG/FCST, 20/11/2011)

Regulamento Interno da Ouvidoria da Faculdade Católica Santa Teresinha. (Aprovado pela Resolução 002/2011-DG/FCST, 20/11/2011) 0 Regulamento Interno da Ouvidoria da Faculdade Católica Santa Teresinha (Aprovado pela Resolução 002/2011-DG/FCST, 20/11/2011) CAICÓ-RN 2010 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES, DOS OBJETIVOS

Leia mais

Plano de Trabalho da Ouvidoria UFLA para o ano de 2017

Plano de Trabalho da Ouvidoria UFLA para o ano de 2017 Plano de Trabalho da Ouvidoria UFLA para o ano de 2017 Lavras MG 2017 1 APRESENTAÇÃO A Ouvidoria da Universidade Federal de Lavras, órgão autônomo, criado pela Resolução CUNI nº 018, de 6 de maio de 2009,

Leia mais

Relatório do Ouvidor 1º Semestre de 2018

Relatório do Ouvidor 1º Semestre de 2018 Relatório do Ouvidor 1º Semestre de 2018 APRESENTAÇÃO No Brasil, a função do Ouvidor baseia-se nos princípios constitucionais estabelecidos no art. 37, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO UNASP. Resolução CONSU DE 29/04/2013 REGULAMENTO OUVIDORIA UNASP

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO UNASP. Resolução CONSU DE 29/04/2013 REGULAMENTO OUVIDORIA UNASP CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO UNASP Resolução CONSU 2013-02 DE 29/04/2013 REGULAMENTO OUVIDORIA UNASP 2013 1 Texto Aprovado: 2 ÍNDICE TÍTULO I DO ÓRGÃO E SEUS FINS... 4 TÍTULO II DOS OBJETIVOS...

Leia mais

Semestral de Ouvidoria

Semestral de Ouvidoria Relatório Semestral de Ouvidoria 1º Semestre Página: 1 de 12 2016 DIRETORIA EXECUTIVA Fernando Soares da Mota Presidente Edson Freire Caetano Diretor de Crédito e Serviços Helom Oliveira da Silva Diretor

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA OUVIDORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO UNISAL

REGULAMENTO GERAL DA OUVIDORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO UNISAL REGULAMENTO GERAL DA OUVIDORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO UNISAL I. Ouvidoria Com alicerce no Código de Ética do UNISAL e no direito à informação preconizada no Código de Defesa do Consumidor,

Leia mais

Ministério Público do Trabalho

Ministério Público do Trabalho Procurador-Geral do Trabalho Luís Antônio Camargo de Melo Ouvidora do Ministério Público do Trabalho Heloisa Maria Moraes Rego Pires Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Ouvidoria

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DA OUVIDORIA

RELATÓRIO TRIMESTRAL DA OUVIDORIA RELATÓRIO TRIMESTRAL DA OUVIDORIA 2018 OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO 4 OUVIDORIA SIG QUADRA 04, Bloco A, 2º ANDAR, SALA 201 ED. CAPITAL FINANCIAL CENTER CEP-70610-440 BRASÍLIA-DF ouvidoria@telebras.com.br

Leia mais

O papel da Ouvidoria da Petrobras

O papel da Ouvidoria da Petrobras O papel da Ouvidoria da Petrobras Sistema de Integridade, democracia participativa e efetivação de direitos humanos Mário Vinícius Spinelli Ouvidor-Geral SISTEMA DE INTEGRIDADE Qual o caminho para promover

Leia mais

Operacionalização de Ouvidoria Recursos e Ferramentas de Apoio. Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Julho/2013

Operacionalização de Ouvidoria Recursos e Ferramentas de Apoio. Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Julho/2013 Operacionalização de Ouvidoria Recursos e Ferramentas de Apoio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Julho/2013 Canais de Entrada A Unimed Vitória possui como canais de

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL da OUVIDORIA 2º Semestre 2017

RELATÓRIO SEMESTRAL da OUVIDORIA 2º Semestre 2017 RELATÓRIO SEMESTRAL da OUVIDORIA 2º Semestre 2017 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. INTRODUÇÃO 3. OBJETIVO 4. ESTRUTURA E TRATAMENTO 4.1. Fluograma 4.2. Equipe 4.3. Responsabilidades da Funcionária da Ouvidoria

Leia mais

I - Garantir a participação da comunidade na Instituição, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas.

I - Garantir a participação da comunidade na Instituição, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas. INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Recredenciada pela Portaria MEC nº 1473 de 07 de Outubro de 2011. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciado pela Portaria MEC nº 2812

Leia mais

Relatório Semestral de Ouvidoria 1º. semestre de 2016

Relatório Semestral de Ouvidoria 1º. semestre de 2016 - 1 - RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA 1º. semestre de 2016. - 2 - APRESENTAÇÃO Este Relatório, desenvolvido em atendimento à Resolução nº 4.433 do Banco Central do Brasil, tem o objetivo de tornar mais

Leia mais

Relatório das Atividades da Ouvidoria

Relatório das Atividades da Ouvidoria 1 RELATÓRIO DA OUVIDORIA 1º SEMESTRE 2018 Este relatório refere-se às atividades desenvolvidas pela Ouvidoria no primeiro semestre de 2018 em atendimento ao disposto no artigo 13 da Resolução CMN nº 4.433

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DA OUVIDORIA DO IFTO 2015

RELATÓRIO ANUAL DA OUVIDORIA DO IFTO 2015 RELATÓRIO ANUAL DA DO IFTO 2015 página 1 de 8 SUMÁRIO 1 Apresentação..3 2 Informações Gerais...3 3 Dados das Demandas...4 3.1 Demandas por mês..4 3.2 Demandas por tipo de manifestação.5 3.3 Demandas por

Leia mais

CARTILHA DA OUVIDORIA

CARTILHA DA OUVIDORIA CARTILHA DA OUVIDORIA CARTILHA DA OUVIDORIA Diretor responsável pela Ouvidoria Gen Div Ricardo Barbalho Lamellas Vice-Presidente da FHE e da POUPEX Equipe da Ouvidoria (OUVID) Antônio Sérgio Carvalho

Leia mais

PLANO DE TRABALHO

PLANO DE TRABALHO 1 REITORIA PLANO DE TRABALHO Ouvidoria Institucional Apresentação Análise Estratégica Mapeamento Estratégico 2015-2016 São Luís MA Fevereiro 2015 2 Apresentação Neste Plano de Trabalho, estão presentes

Leia mais

Ouvidoria. GDO039.PT Rev. 06

Ouvidoria.  GDO039.PT Rev. 06 Ouvidoria Sumário 1 OBJETIVO... 3 2 ESCOPO... 3 3 REFERÊNCIAS NORMATIVAS... 3 4 TERMOS E DEFINIÇÕES... 3 4.1 Manifestação... 3 4.2 Ouvidoria... 3 4.3 Ouvidor... 3 5 CONDIÇÕES GERAIS... 3 7 O QUE A OUVIDORIA

Leia mais

O que é a Ouvidoria? O que faz a Ouvidoria?

O que é a Ouvidoria? O que faz a Ouvidoria? OUVIDORIA O que é a Ouvidoria? A Ouvidoria é um canal de 2ª instância de comunicação da BB Tecnologia e Serviços com clientes, funcionários, fornecedores e a sociedade em geral, permitindo-lhes buscar

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N 007/ CONDIR DE 29 DE DEZEMBRO DE 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N 007/ CONDIR DE 29 DE DEZEMBRO DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N 007/2016 - CONDIR DE 29 DE DEZEMBRO DE 2016. PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR DO INSTITUTO

Leia mais

Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman AS EXTERNALIDADES DA IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIAS

Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman AS EXTERNALIDADES DA IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIAS Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman AS EXTERNALIDADES DA IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIAS Direitos Sociais C.F., art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA OUVIDORIA

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA OUVIDORIA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA OUVIDORIA REGULAMENTO DA OUVIDORIA Serra, 2016 Página 1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA OUVIDORIA REGULAMENTO DA OUVIDORIA Prof. Me. Eber da Cunha Mendes Serra, 2016 Página

Leia mais

PLANO DE TRABALHO

PLANO DE TRABALHO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA PLANO DE TRABALHO Ouvidoria Institucional- Apresentação, Análise Estratégica e Mapeamento Estratégico de sua Implantação. 2013-2014

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA

REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA Art. 1º A Ouvidoria da Faculdade Dom Adelio Tomasin -, doravante apenas é o elo entre a comunidade - acadêmica ou externa - e as instâncias administrativas da Faculdade, visando

Leia mais

OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES

OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOUPORANGA FEV CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA UNIFEV COLÉGIO TÉCNICO UNIFEV COLÉGIO UNIFEV FUNDAÇÃO

Leia mais

Ouvidoria Ativa do Ministério da Saúde: aprimoramento de uma gestão democrática

Ouvidoria Ativa do Ministério da Saúde: aprimoramento de uma gestão democrática 1.12 Ouvidoria Ativa do Ministério da Saúde: aprimoramento de uma gestão democrática Active Ombudsman at Ministry of Health (Brazil): enhancing democratic management Rebecca Lucena Theophilo Turismóloga.

Leia mais

Relatório de Atividade. Ouvidoria FioSaúde. Ano 2015

Relatório de Atividade. Ouvidoria FioSaúde. Ano 2015 Relatório de Atividade Ouvidoria FioSaúde Ano 2015 Sheila Albi Vieira Fev/2016 A ouvidoria consiste em um instrumento estratégico de gestão cada vez mais valioso. Representa um termômetro da atuação institucional.

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP NORMAS E PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I

REGULAMENTO DA OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP NORMAS E PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I REGULAMENTO DA OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP NORMAS E PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Seção I Art. 1º A Ouvidoria tem por finalidade atuar

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO. Ouvidoria do CORE-RS. Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio Grande do Sul APRESENTAÇÃO

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO. Ouvidoria do CORE-RS. Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio Grande do Sul APRESENTAÇÃO CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO Ouvidoria do CORE-RS Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio Grande do Sul Porto Alegre-RS Maio de 2018 PRESIDENTE Roberto Salvo OUVIDOR Cristian Linn

Leia mais

1º semestre º Semestre 2017

1º semestre º Semestre 2017 1º semestre 2017 2º Semestre 2017 Apresentação O Relatório de Atividades da Ouvidoria MB do 2º semestre de 2017, elaborado em conformidade à Resolução nº 4.433 do Conselho Monetário Nacional (CMN), possibilita

Leia mais

Relatório Semestral de Ouvidoria 1º. semestre de 2017

Relatório Semestral de Ouvidoria 1º. semestre de 2017 - 1 - RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA 1º. semestre de 2017. - 2 - APRESENTAÇÃO Este Relatório, desenvolvido em atendimento à Resolução nº 4.433 do Banco Central do Brasil, tem o objetivo de tornar mais

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA Faculdade de Alta Floresta - FAF

REGULAMENTO DA OUVIDORIA Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DA OUVIDORIA Faculdade de Alta Floresta - FAF 2011 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA OUVIDORIA... 3 CAPÍTULO II... 3 DO CARGO DE OUVIDOR E DE SUAS ATRIBUIÇÕES... 3 CAPÍTULO III... 4 DOS REQUISITOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA OUVIDORIA GERAL PLANO DE TRABALHO 2018 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 A OUVIDORIA... 3 CANAIS DE ACESSO... 3 LEGISLAÇÃO... 4 PROPOSTAS DE TRABALHO... 6 APRESENTAÇÃO

Leia mais

O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE

O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE Dez diretrizes básicas Vivian do Carmo Bellezzia 1 ENTENDER A LÓGICA DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACESSO À INFORMAÇÃO DIRETRIZES:

Leia mais

OUVIDORIA 2º SEMESTRE DE

OUVIDORIA 2º SEMESTRE DE SISTEMA UNICRED OUVIDORIA 2º SEMESTRE DE 2016 1. MISSÃO E PRINCÍPIOS MISSÃO A Ouvidoria do Sistema Unicred tem como missão atuar como um canal estratégico e legítimo de comunicação entre as entidades integrantes

Leia mais

Portaria nº /11/2011

Portaria nº /11/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Portaria nº 1782 28/11/2011 O Reitor Pro Tempore do Instituto

Leia mais

Relatório semestral Ouvidoria

Relatório semestral Ouvidoria Relatório semestral Ouvidoria Em atendimento à Resolução 4.433/2015 do Banco Central do Brasil e seus complementos, este relatório aborda os aspectos qualitativos e quantitativos da Ouvidoria da Cetelem,

Leia mais

Proposta para a Ouvidoria no Instituto de Física de São Carlos

Proposta para a Ouvidoria no Instituto de Física de São Carlos Instituto de Física de São Carlos Programa de Qualidade e Produtividade Proposta para a Ouvidoria no Equipe: Isabel A. Possatto de Oliveira isabelp@if.sc.usp.br Ramal 9876 Isabel Rosani Constantino isabelrc@if.sc.usp.br

Leia mais

Relatório da Ouvidoria Porto Seguro. Empresas Financeiras. 2º semestre 2017

Relatório da Ouvidoria Porto Seguro. Empresas Financeiras. 2º semestre 2017 Relatório da Ouvidoria Porto Seguro Empresas Financeiras 2º semestre 2017 Apresentação A Ouvidoria apresenta seu relatório referente às atividades desempenhadas no 2º semestre de 2017 em comparação ao

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL da OUVIDORIA Primeiro Semestre 2018

RELATÓRIO SEMESTRAL da OUVIDORIA Primeiro Semestre 2018 RE / DIR / CFI 0002 v01 RELATÓRIO SEMESTRAL da OUVIDORIA Primeiro Semestre 2018 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. INTRODUÇÃO 3. OBJETIVO 4. ESTRUTURA E TRATAMENTO 4.1. Fluograma 4.2. Equipe 4.3. Responsabilidades

Leia mais

Relatório das Atividades da Ouvidoria

Relatório das Atividades da Ouvidoria Relatório das Atividades da Ouvidoria Em atendimento à Resolução 4.433/2015 do Banco Central do Brasil e seus complementos, este relatório aborda os aspectos qualitativos e quantitativos da Ouvidoria da

Leia mais

SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SINASEFE SEÇÃO SINDICAL IFPR

SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SINASEFE SEÇÃO SINDICAL IFPR PLANO DE TRABALHO COMO MEMBRO DO CONSUP DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - 2016/2020 Guilherme Basso dos Reis candidato a representante técnico administrativo Marco Antônio Lima Rizzo candidato a representante

Leia mais

Relatório Ouvidoria 1 Semestre/2017

Relatório Ouvidoria 1 Semestre/2017 Relatório Ouvidoria 1 Semestre/2017 Relatório Ouvidoria 1 Semestre/2017 Índice Páginas 1. Apresentação 3 2. Atribuições 4-5 3. Estrutura 6 4. Canais de Atendimento 7 5. Resultado da Ouvidoria 2º Semestre

Leia mais

Ética, Transparência e Independência

Ética, Transparência e Independência IV Conferência Anual da RELOP Ética, Transparência e Independência Dr. Romeu Donizete Rufino Diretor da ANEEL Brasília DF Junho de 2011 A Comissão de Ética da ANEEL Evolução Histórica Constituição Federal

Leia mais

PLANO DE TRABALHO EXERCÍCIO 2018

PLANO DE TRABALHO EXERCÍCIO 2018 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO OUVIDORIA GERAL Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Campus Universitário. CEP: 56.304-205. Telefone: (87) 2101-6851 E-mail: ouvidoria@univasf.edu.br

Leia mais

SUMÁRIO 1. CAPÍTULO I: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II: DAS ATRIBUIÇÕES DO OUVIDOR... 6

SUMÁRIO 1. CAPÍTULO I: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II: DAS ATRIBUIÇÕES DO OUVIDOR... 6 SUMÁRIO 1. CAPÍTULO I: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 2. CAPÍTULO II: DAS ATRIBUIÇÕES DO OUVIDOR... 6 3. CAPÍTULO V: DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS... 7 3 1. CAPÍTULO I: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Participação Social Gestão Democrática

Participação Social Gestão Democrática Princípios Participação Social Gestão Democrática Origem: Movimento pela criação da Defensoria - SP Perspectivas: Não replicação dos modelos de instituições de justiça Gestão democrática Permeabilização

Leia mais

A Ouvidoria do Daycoval abrange todas as empresas controladas pelo Banco Daycoval.

A Ouvidoria do Daycoval abrange todas as empresas controladas pelo Banco Daycoval. Apresentação Este documento apresenta os dados quantitativos e qualitativos acerca das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria do Conglomerado Daycoval S.A. ( Daycoval ) no segundo semestre de 2016, em

Leia mais

REGULAMENTO OUVIDORIA SENAI MT

REGULAMENTO OUVIDORIA SENAI MT 1 de 7 Art. 1º A Ouvidoria do SENAI MT é um elo de ligação entre a comunidade interna ou externa e as instâncias administrativas da entidade, visando agilizar a administração e aperfeiçoar a democracia.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 33/2015 Aprova Regimento da Ouvidoria Geral do IFPE. O Conselho

Leia mais

Relatório das Atividades da Ouvidoria

Relatório das Atividades da Ouvidoria Relatório das Atividades da Ouvidoria Em atendimento à Resolução 4.433/2015 do Banco Central do Brasil e seus complementos, este relatório aborda os aspectos qualitativos e quantitativos da Ouvidoria do

Leia mais

NOTA TÉCNICA 02/2017

NOTA TÉCNICA 02/2017 NOTA TÉCNICA 02/2017 Ref.: Proposta de Emenda à Constituição nº 35, de 2013. Acrescenta parágrafo único ao art. 96 da Constituição Federal, para determinar a participação dos juízes de primeira instância

Leia mais

GUIA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS OUVIDORIA SMA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

GUIA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS OUVIDORIA SMA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO GUIA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS OUVIDORIA SMA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO MISSÃO Atuar como canal isento e ético na interlocução da Secretaria Municipal de Administração com a sociedade, visando

Leia mais

Resultados Ouvidoria Unimed Fortaleza

Resultados Ouvidoria Unimed Fortaleza Resultados Ouvidoria Unimed Fortaleza Organograma Institucional Diretoria da Presidência Ouvidoria Auditoria Interna Superintendência de Planejamento e Gestão Empresarial Assessoria Jurídica Assessoria

Leia mais

A imagem do Legislativo

A imagem do Legislativo A imagem do Legislativo OPoder Legislativo de Jaguarão é composto por 9 Vereadores, representados por 5 bancadas: PMDB, PDT, PT, PSB e PP. Além do cumprimento das diversas funções edilícias, como: legislar,

Leia mais

EIXO 4: GESTÃO ÉTICA, DEMOCRÁTICA E EFICIENTE

EIXO 4: GESTÃO ÉTICA, DEMOCRÁTICA E EFICIENTE EIXO 4: GESTÃO ÉTICA, DEMOCRÁTICA E EFICIENTE O fortalecimento do Estado democrático pressupõe enfrentar o desafio de instituir um novo modelo de gestão da administração pública, em seus diversos níveis.

Leia mais

Relatório de Ouvidoria

Relatório de Ouvidoria Relatório de Ouvidoria Informações relativas às atividades desenvolvidas pela Ouvidoria em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº. 4.433 do Conselho Monetário Nacional Banco CSF S.A.

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte II Prof. Francisco Saint Clair Neto associações: O (SNDC) está regulamentado pelo Decreto Presidencial nº 2.181, de 20 de março de 1997, e congrega Procons, Ministério Público,

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE DE 2018

RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE DE 2018 RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE DE 2018 2 SUMÁRIO Apresentação 3 Mensagem da Ouvidoria 4 Missão 5 Canais de Atendimento 6 Nossos números de atendimento e reclamações 7 SAC 7 Atendimento pelo

Leia mais

Relatório. Semestral. de Ouvidoria

Relatório. Semestral. de Ouvidoria Relatório Semestral de Ouvidoria 2º Semestre 2016 DIRETORIA EXECUTIVA Fernando Soares da Mota Presidente Helom Oliveira da Silva Diretor de Gestão Estratégica e Controladoria José Marcelino Andrade Diretor

Leia mais

RELATÓRIO DE OUVIDORIA

RELATÓRIO DE OUVIDORIA RELATÓRIO DE OUVIDORIA Equipe de Ouvidoria durante o 2º semestre de 2016: Diretor Responsável: Jorge Luiz Abibe Ouvidor: Lucas Castelucci Período de referência do relatório: De 01 de Julho a 31 de Dezembro

Leia mais

Em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº do Conselho Monetário Nacional

Em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº do Conselho Monetário Nacional Banco CSF S.A. Em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº. 4.433 do Conselho Monetário Nacional Data base 30/06/2017 Sumário Apresentação Missão, Visão e Valores da Ouvidoria do Banco

Leia mais

Relatório Semestral de Ouvidoria em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº do Conselho Monetário Nacional. Banco CSF S.A.

Relatório Semestral de Ouvidoria em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº do Conselho Monetário Nacional. Banco CSF S.A. Relatório Semestral de Ouvidoria em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº. 4.433 do Conselho Monetário Nacional Banco CSF S.A. Data base 30/06/2016 Atendendo ao disposto na Resolução

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA

REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA Art. 1º A Ouvidoria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras FAFIC foi instituída para estabelecer, de forma mais efetiva, a comunicação

Leia mais

1º RELATÓRIO SEMESTRAL 2018 OUVIDOR

1º RELATÓRIO SEMESTRAL 2018 OUVIDOR 1º RELATÓRIO SEMESTRAL 2018 OUVIDORIA ALBERTO ANGERAMI OUVIDOR INÚBIA DE AGUIAR BEZERRA ASSESSORA 1 APRESENTAÇÃO Este relatório apresenta o cenário da atuação da Ouvidoria no exercício de 2018, referente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEEVALE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA

UNIVERSIDADE FEEVALE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA UNIVERSIDADE FEEVALE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA Art. 1º A Ouvidoria da Universidade Feevale é um serviço que tem por finalidade garantir a efetiva comunicação e o relacionamento com

Leia mais

Desafios para a manutenção da qualidade e independência regulatória

Desafios para a manutenção da qualidade e independência regulatória Desafios para a manutenção da qualidade e independência regulatória Dra. Maria Cristina Portugal Presidente da ERSE, Portugal 21 de maio de 2018 ERSE Quem somos Entidade responsável pela regulação dos

Leia mais

OUVIDORIA. Resolução CMN 3.849

OUVIDORIA. Resolução CMN 3.849 Resolução CMN 3.849 Para quem? Instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. clientes pessoas físicas ou pessoas jurídicas classificadas como microempresas.

Leia mais

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL NO BRASIL I Conferência Portugal Participa Casa das Histórias Paula Rego Cascais, 0 de dezembro de 20 O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela união dos estados, Distrito Federal

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação CONSELHO GERAL AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE AVALIAÇÃO INTERNA DO DIRETOR Critérios de Avaliação De acordo com a Portaria n.º 266/2012, de 30 de agosto, compete ao Conselho Geral definir os critérios

Leia mais

Relatório das Atividades da Ouvidoria

Relatório das Atividades da Ouvidoria Relatório das Atividades da Ouvidoria Em atendimento à Resolução 4.629/2018 do Banco Central do Brasil e seus complementos, este relatório aborda os aspectos qualitativos e quantitativos da Ouvidoria do

Leia mais