Filipe César Pereira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Filipe César Pereira"

Transcrição

1 70 A RELAÇÃO ENTRE RURAL E URBANO NO CONTEXTO DAS TEORIAS CURRICULARES E O PROCESSO (DES)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG Filipe César Pereira fylipecesar@hotmail.com Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal de São João del-rei Dra. Lígia Maria Brochado de Aguiar ligiamaria.baguiar@yahoo.com.br Adjunta IV do Curso de Graduação e do Programa de Mestrado de Geografia Departamento de Geociências Curso de Geografia- UFSJ Gabriel Max de Oliveira Dias gabriel_ervalia@yahoo.com.br Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal de São João del-rei Introdução O presente trabalho é parte de um projeto maior, cuja temática é a Relação campo-cidade e as novas territorialidades produzidas no contexto da teoria curricular crítica e pós-crítica: a inclusão dos alunos do campo nas escolas urbanas de São João del-rei/mg. Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, iniciada no ano de 2015, que levantou questões importantes no âmbito das discussões curriculares para a compreensão do mundo rural presente no cotidiano escolar urbano, através dos alunos. No bojo dessa discussão as análises teóricas que fundamentam esse trabalho tem como finalidade compreender o papel dos mecanismos oficiais de ensino e das

2 suas normatizações, que a nosso ver resultam na (des) construção de identidades. Nossa base bibliográfica centrou-se nos estudos realizados por FOUCAULT (1994; 2011); SILVA (1995, 2004, 2010); SANTOS (2000, 2001, 2008) e HAESBAERT (2006) tendo por finalidade reforçar nossa hipótese de pesquisa de que os saberes e as práticas educativas estão enquadrados em um regime de saber, através de um discurso legitimado por grupos hegemônicos, implicando na presença das relações de relações de poder também nas instituições de ensino. É Através dos decretos e das leis aplicadas no sistema educacional, intermediadas pelo Estado que nossa sociedade é disciplinada e domesticada pela lógica capitalista, voltada para o consumo. Assim as reflexões e inquietações criadas em torno das teorias tradicionais (ou jesuíticas) resultaram no surgimento das teorias críticas e pós-críticas, como forma de denúncia e questionamento às bases curriculares, que se perpetuam em nossas escolas. 1 Nesse sentido concordamos com Silva (2010, p. 16) ao dizer que: É precisamente a questão do poder que vai separar as teorias tradicionais das teorias críticas e pós-críticas. O papel da geografia se mostra importante para a compreensão do território, das territorialidades, dos conflitos, do jogo de interesses, no decorrer do percurso histórico. Isso implica dizer que onde reina o poder também há resistência. As territorialidades concretas, simbólicas e indentitárias são partes constituintes de um território dominado, regido por relações de poder. Assim, o território funciona como recurso, obstáculo e potencialidade para a produção e reprodução capitalista. A leitura dos diferentes espaços-tempos realizadas pelo geógrafo se mostram necessárias, na medida em que este se propõe a compreender o contexto das relações sociais, através da interação humana, com o espaço natural, transformado em território apropriado, como nos lembra o Geógrafo Milton Santos (2000, 2008). O processo de inclusão dos alunos do campo nas escolas urbanas compõe o nosso problema de pesquisa, pois aborda os desafios que os alunos do mundo rural enfrentam no decorrer de sua jornada de estudos. O primeiro ocorre diante das 71 1 Palavras-chave usadas pelo autor Tomaz Tadeu da Silva (2010, p.17) para enfatizar conceitos a partir das diferentes teorias curriculares: Teorias Tradicionais: ensino; aprendizagem; avaliação; metodologia; didática; organização; planejamento; eficiência; objetivos. Teorias Críticas: ideologia; reprodução cultural e social; poder; classe social; capitalismo; relações sociais de produção; conscientização; emancipação; currículo oculto; resistência. Teorias Pós-Críticas: identidade, alteridade, diferença; subjetividade; significação e discurso; saber-poder; representação; cultura; gênero, raça, etnia, sexualidade; multiculturalismo.

3 medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Ensino - SME, responsável pelo fechamento e nucleação de várias escolas rurais, como medida econômica. O segundo, se mostra a partir da precariedade do transporte, relatado, por alunos e professores e, o terceiro, está na inclusão dos alunos da zona rural nas escolas urbanas, bem como as práticas educativas, presentes nesse cotidiano. Esse último é visto por nós como preocupante, ao tomarmos conhecimento de que os documentos oficiais de ensino adotados pelo Município e pelo Estado seguem uma padronização dos conteúdos e das práticas educativas, a partir de um currículo unificado, que propõe uma homogeneização dos objetivos de ensino, por meio do cumprimento de metas. As práticas e abordagens educativas, direcionadas ao mundo urbano, também são responsáveis pela (des)construção de outras territorialidades no espaço da escola, que é povoado por diferentes realidades, entre elas a rural. Assim, os alunos sujeitos de nossa investigação se sentem diferentes, distantes de sua realidade e, portanto desinteressados ou conformados com o sistema de ensino imposto sobre eles. Portanto, o nosso objetivo aqui é entender como as teorias críticas e pós-críticas para o currículo podem contribuir para o reconhecimento das multiculturalidades e territorialidades que não são valorizadas no cotidiano escolar 2, em contraponto com as teorias tradicionais. 72 Metodologia / Fundamentação Teórica A escola, na qual realizamos a pesquisa para o nosso estudo de caso, se deve ao fato desta concentrar o maior número de alunos oriundos da zona rural, quando comparado às demais unidades de ensino, segundo a SME/SJDR 3. Através do diário escolar foi possível confirmar que 57% desses indivíduos de fato não pertenciam a área urbana, daí o nosso interesse pelo recorte de estudo. A análise bibliográfica utilizada nesse trabalho recorre às teorias da territorialização (SANTOS, 2001 e 2008) e desterritorialização/reterritorialização (HAESBAERT, 2006), que contribuem para (re) pensarmos a escola como território, realidade constituída de um campo de forças onde operamos intervenções através de macro e micro políticas, com a finalidade de liberar a vida dos movimentos que negam a sua afirmação inventiva ou diminuem a potência das suas territorialidades. 2 Mais especificamente no caso dos alunos da zona rural do município de São João del- Rei/MG. 3 Secretaria Municipal de Ensino de São João del-rei.

4 A macropolítica tem como eixo a captura da mais valia através da subordinação da força de trabalho para a acumulação capitalista. A ação macropolítica busca através da educação a redistribuição social desigual dos lugares e seus agenciamentos por meio da adequação dos sujeitos à racionalidade instrumental. Por outro lado, temos a micropolítica, ação que resulta da tensão entre as experiências vividas neste mundo dado como campo de forças e suas formas supostamente estáveis e, o mundo sensível, em constante mudança que ativa a nossa potência de pensamento, invenção e criação. Concordamos com SILVA (2010) ao dizer que a seleção de determinado conteúdo no lugar de outros é uma demonstração de que o currículo não é um documento ingênuo. Essa colocação reforça a ideia de que há um conjunto de interesses para a formação de alguém, para desempenhar funções que atendam às necessidades de determinado ramo de mercado ou setor econômico. Como dizia SILVA (2010, p. 15): [...] um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão seguir aquele currículo. É nesse ponto que as teorias curriculares, seus discursos e efeitos, analisados pelo referido autor se mostram importantes para nossa discussão, pois nos desafiam entender como as relações de poder organizam e transformam o território, sendo que [...] há um uso privilegiado do território por forças hegemônicas [...], conforme SANTOS (2000, p. 23). 73 Considerações Preliminares As análises preliminares deste estudo nos levam a considerar que a aceitação do currículo tradicional nas escolas resulta das relações de poder, que são transmitidas através do discurso, da linguagem e dos métodos disciplinares que contribuem para criação de um sujeito ideal, passivo, consumista, acrítico e dócil às condições de vida imposta pelas sociedades modernas. Segundo SILVA (2010) a construção histórica do currículo inicialmente objetivou na capacitação do aluno para a indústria e, posteriormente para determinado setor econômico, administrativo ou político, o que não difere dos objetivos ainda traçados no atual sistema de ensino. Os métodos disciplinares utilizados pelas escolas tradicionais, como o som da sirene, para definir o início e o término das aulas; as avaliações teóricas, que medem o conhecimento através de notas, bem como a organização das salas de aula em fileiras contribuem para a construção do aluno, que aprende desde cedo como se adaptar aos padrões de comportamento desejados pelas instituições de ensino, e pela sociedade capitalista.

5 Acreditamos que a (des) construção das múltiplas identidades decorre dessas ações normativas, transpostas no currículo formal. A seleção de determinado conteúdo, em razão da sua importância (em detrimento de outros), parte de um discurso universal, responsável por silenciar diversos grupos, dos quais destacamos os alunos do meio rural que estudam nas escolas urbanas. Portanto consideramos que, através do questionamento realizado diante do modelo tradicional de ensino as teorias curriculares críticas e pós-críticas reconhecem diferentes jogos de interesse em curso, no que diz respeito a: para que formar? Ou, formar para quem?. Daí a relevância atribuída por nós a tais teorias, pois estas valorizam a subjetividade, a identidade, a interação e o movimento, bem como as territorialidades, contribuindo para a construção de uma escola que de fato seja para todos. 74 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, p. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 11 ed. Petrópolis: Vozes, p. HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2006, 186p. SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Record, RJ-SP, SANTOS, Milton. et al. O papel ativo da geografia um manifesto. Estudos Territoriais Brasileiros. São Paulo: Laboplan. FFLCH, USP, p. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 17.ed. Rio de Janeiro: Record, p. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, p. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, p. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução Às teorias do currículo. 3. ed. 1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, p.

LATIM ORIGEM E ABRANGÊNCIA CURSO, PERCURSO, ATO DE CORRER

LATIM ORIGEM E ABRANGÊNCIA CURSO, PERCURSO, ATO DE CORRER O CURRÍCULO O que é currículo? Etimologicamente o termo currículo encontra a sua raiz na palavra latina curriculum, derivada do verbo currere, que significa caminho ou percurso a seguir. CURRICULUM = LATIM

Leia mais

Hellen de Andrade Lira Márcia Maria de Carvalho

Hellen de Andrade Lira Márcia Maria de Carvalho Hellen de Andrade Lira Márcia Maria de Carvalho Este livro não pretende trazer uma visão ontológica sobre o currículo, tendo em vista que segundo o autor as definições nos revelam o que determinada teoria

Leia mais

ENSINO DE BIOLOGIA E A PERSPECTIVA DE CURRÍCULO NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES NACIONAIS E DO ESTADO DE GOIÁS

ENSINO DE BIOLOGIA E A PERSPECTIVA DE CURRÍCULO NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES NACIONAIS E DO ESTADO DE GOIÁS ENSINO DE BIOLOGIA E A PERSPECTIVA DE CURRÍCULO NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES NACIONAIS E DO ESTADO DE GOIÁS Resumo: Christianne de Lima Borges Moraes Mestranda do PPG em Educação em Ciências e Matemática

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE O TERRITÓRIO E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

APONTAMENTOS SOBRE O TERRITÓRIO E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL 158 APONTAMENTOS SOBRE O TERRITÓRIO E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL Gabriel Max de Oliveira Dias gabriel_ervalia@yahoo.com.br Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFSJ Dra. Lígia Maria

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Região e Regionalização ( x ) Teóricas ( ) Práticas Análise do conceito de região em seu desenvolvimento histórico. Compreensão dos fatores de regionalização e a dinâmica das redes. Estudo da formação

Leia mais

O CURRÍCULO ESCOLAR EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO

O CURRÍCULO ESCOLAR EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO O CURRÍCULO ESCOLAR EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO Introdução Mayara Carvalho Peixoto (UFCG) mayaracarvalho-@hotmail.com O currículo é tido como um resultado das tensões, conflitos e concessões culturais,

Leia mais

Pós-Graduação em Educação

Pós-Graduação em Educação Pós-Graduação em Educação Aula 3 O currículo e seus desdobramentos Conteúdos desta aula: A cultura no currículo escolar A Nova Sociologia da Educação 2 Vídeo: Chico Bento em: Na roça é diferente http://www.youtube.com/watch?v=x588tux1wv0

Leia mais

O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONSTITUINTES E POSSIBILIDADES DE ANÁLISE

O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONSTITUINTES E POSSIBILIDADES DE ANÁLISE O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONSTITUINTES E POSSIBILIDADES DE ANÁLISE Neicimara Baía Carneiro Adria Simone Duarte de Souza Célia Aparecda Bettiol Resumo: Este trabalho

Leia mais

ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO.

ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO. ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO. Jéssica Salvino Mendes 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e-mail: jessicasalvinom@gmail.com

Leia mais

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo Antes de ler o texto que se segue, pense sobre as noções de sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo. Em seguida, escreva nesta página o que você entende por essas noções. Traga o que você

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO.

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO. 01 Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO PEDAGOGIA ANO/SEMESTRE: 2018 / 1 CURSO Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA

Leia mais

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS Vilma Nonato de Brício Universidade Federal do Pará, Brasil briciovn@gmail.com EIXO: 8. Currículo, Inclusão e Diferença

Leia mais

POLÍTICA LINGUÍSTICA: A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS SOB A FORÇA DA LEI

POLÍTICA LINGUÍSTICA: A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS SOB A FORÇA DA LEI Página 299 de 315 POLÍTICA LINGUÍSTICA: A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS SOB A FORÇA DA LEI Alex Pereira de Araújo 116 (UESC) Elida Paulina Ferreira 117 (UESC/CNPq) RESUMO Utilizando a abordagem

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA I Fórum da Educação de Jovens e Adultos Região das Águas Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA Professora: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Itumbiara Agosto de 2010

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Palavras-chave: História das disciplinas. Formação de professores. Ensino de Didática. Introdução. EdUECE- Livro

Palavras-chave: História das disciplinas. Formação de professores. Ensino de Didática. Introdução. EdUECE- Livro A DIDÁTICA COMO OBJETO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: UMA TENDÊNCIA INVESTIGATIVA PARA UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E PARA O ENSINO DA DIDÁTICA NO PRESENTE Rosane

Leia mais

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SOBRE CURRÍCULO

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SOBRE CURRÍCULO 1 CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SOBRE CURRÍCULO Francione Charapa Alves Universidade Federal do Ceará UFC Germana Albuquerque Costa Zanotelli Universidade Federal do Ceará UFC

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

CURRÍCULO. Profª. Paula Regina Costa Ribeiro Profª. Raquel Pereira Quadrado

CURRÍCULO. Profª. Paula Regina Costa Ribeiro Profª. Raquel Pereira Quadrado FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CURRÍCULO Profª. Paula Regina Costa Ribeiro Profª.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

2 CRONOGRAMA: Aula Temática abordada Referências sugeridas Referências complementares 1 21/03 Ricardo e Sofia

2 CRONOGRAMA: Aula Temática abordada Referências sugeridas Referências complementares 1 21/03 Ricardo e Sofia UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL - PPGMS DISCIPLINA: MEMÓRIA E DIFERENÇA PROFESSORES: RICARDO SALZTRAGER E SOFIA DEBORA LEVY A PARTIR

Leia mais

Documentos de Identidade

Documentos de Identidade ISSN 1981-1225 Dossiê Foucault N. 3 dezembro 2006/março 2007 Organização: Margareth Rago & Adilton L. Martins Osvaldo Mariotto Cerezer Professor Departamento de História UNEMAT Correio eletrônico: omcerezer@hotmail.com

Leia mais

ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE MICHAEL WHITMAN APPLE PARA A EDUCAÇÃO LUDOVICENSE

ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE MICHAEL WHITMAN APPLE PARA A EDUCAÇÃO LUDOVICENSE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE MICHAEL WHITMAN APPLE PARA A EDUCAÇÃO LUDOVICENSE Autor: Raylina Maila Coelho Silva Coautora: Helen Garrido Araújo Mendes Universidade Federal do Maranhão UFMA raylina@hotmail.com.br

Leia mais

TÍTULO: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EJA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

TÍTULO: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EJA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL I TÍTULO: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EJA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL I CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. ANADON, M. & MACHADO, P. B. (2001). Reflexões teórico- metodológicas Sobre as Representações Sociais. Salvador: UNEB.

BIBLIOGRAFIA. ANADON, M. & MACHADO, P. B. (2001). Reflexões teórico- metodológicas Sobre as Representações Sociais. Salvador: UNEB. BIBLIOGRAFIA ANADON, M. & MACHADO, P. B. (2001). Reflexões teórico- metodológicas Sobre as Representações Sociais. Salvador: UNEB. BARDIN, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. CAMPOS, D.

Leia mais

O CONCEITO DE TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE

O CONCEITO DE TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE O CONCEITO DE TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE (Autor) Tiago Roberto Alves Teixeira Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão tiago.porto@hotmail.com (Orientadora) Áurea Andrade Viana

Leia mais

ESTUDO FUNDAMENTADO NO TEXTO DE TOMAS TADEU SILVA: Dr. NIETZSCHE, CURRICULISTA COM UMA PEQUENA AJUDA DO PROFESSOR DELEUZE

ESTUDO FUNDAMENTADO NO TEXTO DE TOMAS TADEU SILVA: Dr. NIETZSCHE, CURRICULISTA COM UMA PEQUENA AJUDA DO PROFESSOR DELEUZE ESTUDO FUNDAMENTADO NO TEXTO DE TOMAS TADEU SILVA: Dr. NIETZSCHE, CURRICULISTA COM UMA PEQUENA AJUDA DO PROFESSOR DELEUZE Gilvânia Queiroz Madeira de Aguiar Faculdade de Educação Santa Terezinha gilvania.madeir@hotmail.com

Leia mais

O CURRÍCULO ESCOLAR E AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO SILVA, D.R ¹,

O CURRÍCULO ESCOLAR E AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO SILVA, D.R ¹, O CURRÍCULO ESCOLAR E AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO SILVA, D.R ¹, ¹ Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bagé RS Brasil. Deborarocha146@gmail.com RESUMO Este artigo

Leia mais

DIÁLOGO SOBRE O CURRÍCULO: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA DA

DIÁLOGO SOBRE O CURRÍCULO: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA DA DIÁLOGO SOBRE O CURRÍCULO: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA DA INTRODUÇÃO TEORIA CRÍTICA CAINELLI, Clívia Martins de Oliveira Universidade Nove de Julho Email: cliviammcainelli@yahoo.com.br TEIXEIRA, Rosiley

Leia mais

ESTADO E CURRÍCULO: COMO O PROJETO DE NAÇÃO INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESTADO E CURRÍCULO: COMO O PROJETO DE NAÇÃO INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 78 ESTADO E CURRÍCULO: COMO O PROJETO DE NAÇÃO INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Alexandre Cruz Junkes Junior ¹ INTRODUÇÃO O estudo a ser desenvolvido tem como

Leia mais

A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS NO PENSAMENTO DE FOUCAULT

A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS NO PENSAMENTO DE FOUCAULT A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS NO PENSAMENTO DE FOUCAULT 1 INTRODUÇÃO Pedro Claudemir da Cruz Costa Universidade Estadual da Paraíba pedroclaudemirdacruzcosta@bol.com.br

Leia mais

TÍTULO: ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA COM A CRIANÇA TRANSGÊNERO.

TÍTULO: ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA COM A CRIANÇA TRANSGÊNERO. TÍTULO: ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA COM A CRIANÇA TRANSGÊNERO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

ALFABETIZAR PARA E PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ALFABETIZAR PARA E PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZAR PARA E PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Ana Raquel de Sousa Poubaix Diniz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF / arpourbaix@gmail.com

Leia mais

Valter do Carmo Cruz. DEGEO/PPGEO/UFF

Valter do Carmo Cruz. DEGEO/PPGEO/UFF Valter do Carmo Cruz. DEGEO/PPGEO/UFF I- Localizações, situações e posições: nosso lugar de enunciação II- Sobre os usos do conceito de território: território como categoria de análise e como categoria

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 6º Disciplina: F.T. do Ensino de Geografia Aulas Teóricas: 72 h / aula Aulas Práticas: Carga Horária: 72h / aula Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Apresenta

Leia mais

CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DE UM GRUPO DE FORMANDOS A PARTIR DE UM SURVEY

CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DE UM GRUPO DE FORMANDOS A PARTIR DE UM SURVEY CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DE UM GRUPO DE FORMANDOS A PARTIR DE UM SURVEY Ana Tereza Felix da Silva Zuchini Mestranda em Educação PPGE/UFMT/Bolsista CAPES/CNPq Silvana de

Leia mais

Geral: Compreender como se realizam os processos de troca e transmissão de conhecimento na sociedade contemporânea em suas diversas dimensões.

Geral: Compreender como se realizam os processos de troca e transmissão de conhecimento na sociedade contemporânea em suas diversas dimensões. PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática DISCIPLINA: Sociologia da Educação PRÉ-REQUISITO: Não há UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória [X] Optativa [ ] Eletiva [ ] CÓDIGO DA DISCIPLINA:

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária V ORG. DE CURRÍCULO E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária V ORG. DE CURRÍCULO E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Credenciada pela Portaria Ministerial nº 2.611, de 18 de setembro de 2002 DOU - nº 183 - Seção 1, de 20 de Setembro de 2002 -. CURSOS AUTORIZADOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS Portaria nº 2.612 18/09/2002 PEDAGOGIA

Leia mais

O Currículo Escolar O mais antigo e persistente significado que se associa «curriculum»

O Currículo Escolar O mais antigo e persistente significado que se associa «curriculum» O Currículo Escolar O mais antigo e persistente significado que se associa a «curriculum» é o de matérias, geralmente organizadas como disciplinas escolares que foram escolhidas para serem ensinadas a

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE¹

FORMAÇÃO DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE¹ FORMAÇÃO DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE¹ Waldilson Duarte Cavalcante de Barros Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores Daniela Gomes de Araújo Nóbrega Professora

Leia mais

AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ (SC)

AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ (SC) AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ (SC) clvidaletti@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Este estudo apresenta dados preliminares de uma

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-práticos para a

Leia mais

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii OS RECURSOS DIDÁTICOS ABORDADOS NAS METODOLOGIAS DO ENSINO E AS POSSIBILIDADES DE SUA MATERIALIZAÇÃO NO COTIDIANO DA PRATICA DOCENTE DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2017.2 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO

DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO Resumo DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO Jaqueline Magalhães Brum 1 Suzany Goulart Lourenço 2 Este artigo traz uma

Leia mais

Da Parrhesía no Íon de Eurípides e o Cuidado de Si dos Gregos ao Governo dos Outros no Cristianismo e na Biopolítica. Por Daniel Salésio Vandresen

Da Parrhesía no Íon de Eurípides e o Cuidado de Si dos Gregos ao Governo dos Outros no Cristianismo e na Biopolítica. Por Daniel Salésio Vandresen Da Parrhesía no Íon de Eurípides e o Cuidado de Si dos Gregos ao Governo dos Outros no Cristianismo e na Biopolítica Por Daniel Salésio Vandresen 1. Íon de Eurípides 2. Cuidado de si Os gregos 3. O Governo

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO Sociologia I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia I CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 67 h (80 aulas) DOCENTE: EMENTA A introdução ao pensamento

Leia mais

Santomé (1998) explica que a denominação

Santomé (1998) explica que a denominação CURRÍCULO INTEGRADO Marise Nogueira Ramos Santomé (1998) explica que a denominação currículo integrado tem sido utilizada como tentativa de contemplar uma compreensão global do conhecimento e de promover

Leia mais

Práticas linguísticas, currículo escolar e ensino de língua: um estudo inicial.

Práticas linguísticas, currículo escolar e ensino de língua: um estudo inicial. Práticas linguísticas, currículo escolar e ensino de língua: um estudo inicial. Ana Letícia Carneiro de Oliveira (PIBIC /UEPG), Djane Antonucci Correa (Orientadora), e-mail: anale_oliveira@yahoo.com.br

Leia mais

A escala como ferramenta que aproxima a geografia das práticas e saberes espaciais dos estudantes

A escala como ferramenta que aproxima a geografia das práticas e saberes espaciais dos estudantes Estágio da pesquisa: Em andamento aguardando o término das atividades que estão sendo aplicadas para a análise dos resultados. A escala como ferramenta que aproxima a geografia das práticas e saberes espaciais

Leia mais

PROCESSOS DE PRODUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE SABERES PARA O CURRÍCULO DE PÓS EM LIBRAS NA FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES. PARA UMA ESPECIALIZAÇÃO?

PROCESSOS DE PRODUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE SABERES PARA O CURRÍCULO DE PÓS EM LIBRAS NA FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES. PARA UMA ESPECIALIZAÇÃO? PROCESSOS DE PRODUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE SABERES PARA O CURRÍCULO DE PÓS EM LIBRAS NA FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES. PARA UMA ESPECIALIZAÇÃO? A formação de TILSP tem sido emergencial neste contexto. O decreto

Leia mais

EDUCAÇÃO NO CAMPO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PERFIL DO ALUNO COM ALTO RENDIMENTO ESCOLAR Janaína Da Silva Rosa

EDUCAÇÃO NO CAMPO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PERFIL DO ALUNO COM ALTO RENDIMENTO ESCOLAR Janaína Da Silva Rosa EDUCAÇÃO NO CAMPO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PERFIL DO ALUNO COM ALTO RENDIMENTO ESCOLAR Janaína Da Silva Rosa RESUMO: Este artigo tem por objetivo compreender a importância da

Leia mais

A questão central de pano de fundo no trabalho com materiais didáticos é:

A questão central de pano de fundo no trabalho com materiais didáticos é: Educação de Jovens e Adultos: materiais didáticos Professoras: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Maria Emilia de Castro Rodrigues me.castro@terra.com.br A questão central de pano de fundo no

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Assunto: PCNs Material Para Concurso 1- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCNs Conceito Os PCNs são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o país. São referenciais

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO CARGA HORÁRIA: 67 hs CRÉDITOS: 02 h/a semanais EMENTA A introdução

Leia mais

Cultura norte-americana e consumismo em sala de aula: a cultura dominante sobre a cultura dominada

Cultura norte-americana e consumismo em sala de aula: a cultura dominante sobre a cultura dominada Cultura norte-americana e consumismo em sala de aula: a cultura dominante sobre a cultura dominada Paulo Henrique Padilha Pureza Vanessa Zaniol INTRODUÇÃO As aulas foram planejadas para serem desenvolvidas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2018.1 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA ESTUDOS ETNICO RACIAIS

Leia mais

TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS REPRESENTAÇÕES DO DISCENTE DE EJA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL

TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS REPRESENTAÇÕES DO DISCENTE DE EJA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS REPRESENTAÇÕES DO DISCENTE DE EJA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU346 DISCIPLINA: METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA:

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA: PODER, IDENTIDADE E DIFERENÇA

EDUCAÇÃO FÍSICA: PODER, IDENTIDADE E DIFERENÇA EDUCAÇÃO FÍSICA: PODER, IDENTIDADE E DIFERENÇA Mário Luiz Ferrari Nunes Grupo de pesquisa em Educação Física Escolar FEUSP (CNPq) Resumo O atual debate sobre identidade e a diferença está associado ao

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A EXTENSÃO QUE COMPLEMENTA A FORMAÇÃO DOCENTE. Eixo temático: Educación, Comunicación y Extensión

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A EXTENSÃO QUE COMPLEMENTA A FORMAÇÃO DOCENTE. Eixo temático: Educación, Comunicación y Extensión FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A EXTENSÃO QUE COMPLEMENTA A FORMAÇÃO DOCENTE Sandra Mara Marasini Universidade de Passo Fundo/Brasil 1 Neiva Ignês Grando Universidade de Passo Fundo/Brasil

Leia mais

Maria Helena da Silva Virgínio 1 Maria José Moreira da Silva 2 COMO ELABORAR RESENHA. João Pessoa/Pb 2012

Maria Helena da Silva Virgínio 1 Maria José Moreira da Silva 2 COMO ELABORAR RESENHA. João Pessoa/Pb 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS DHP DEPARTAMENTO DE MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO

Leia mais

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES Thais Cristina Rodrigues Tezani¹ ¹Departamento de Educação;

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 04

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 04 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina : Temas Contemporâneos Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração Educação Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO ( X ) Número de créditos: 08 Carga Horária: 120 hs Números

Leia mais

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL Introdução 53 CUNHA, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha 1. KLOSTER, Silvana Kloster 2 ; MIRANDA, Everton Miranda 3 ; O turismo rural está inteiramente

Leia mais

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE IDEIAS

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE IDEIAS O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE IDEIAS AZAMBUJA, Cintia Victória 1 ; WEBLER, Darlene Arlete 2 1 Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Línguística e Ensino

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU236 DISCIPLINA: TEORIAS, PROCESSOS DE ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CARGA HORÁRIA: 90h

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR ATRAVÉS DAS IMAGENS PROPAGADAS PELA MÍDIA

A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR ATRAVÉS DAS IMAGENS PROPAGADAS PELA MÍDIA A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR ATRAVÉS DAS IMAGENS PROPAGADAS PELA MÍDIA Luciana Fernandes Nery (UEPB) lucianafernandesnery@yahoo.com.br INTRODUÇÃO O processo de construção e legitimação das

Leia mais

Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica, p. 262.

Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica, p. 262. 6 Conclusão Procurou-se, ao longo deste estudo, demonstrar a coerência interna do percurso filosófico de Michel Foucault, quando considerado do ponto de vista da problematização empreendida, pelo filósofo,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Prof.ª Fátima Gomes ARTIGO DE REFERÊNCIA GEHLEN, Simoni T.; AUTH, Milton A.; AULER, Delcio;

Leia mais

MAPEAMENTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BANCO DE TESES DA CAPES

MAPEAMENTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BANCO DE TESES DA CAPES MAPEAMENTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BANCO DE TESES DA CAPES HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E SOCIEDADE BANER Victor de Souza França 1 Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani 2 Resumo: O

Leia mais

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos Profa Dra Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP 01 de setembro de 2016 Sala 30 do Bloco 9A Objetivos Subsidiar o aluno de pós-graduação para

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 12, 13 e 14 de Novembro de 2014

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 12, 13 e 14 de Novembro de 2014 O CONTROLE FACE-A-FACE COMO PROPOSTA MICROPOLÍTICA Renan Kois Guimarães (Programa de Iniciação Científica, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR); Carlos Eduardo Lopes

Leia mais

AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DIGITAIS: O MODELO PrACT

AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DIGITAIS: O MODELO PrACT AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DIGITAIS: O MODELO PrACT Isolina Oliveira LE@D, Universidade Aberta, Portugal Sumário Gerações da avaliação Avaliação como interação social complexa Avaliação alternativa digital

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira 1 CURRÍCULO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL Gisele Bastos Tavares Duque Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Adriana Barbosa Santos Adriana Barbosa Santos Universidade

Leia mais

CURRÍCULO MÍNIMO 2013

CURRÍCULO MÍNIMO 2013 CURRÍCULO MÍNIMO 2013 (Versão preliminar) Componente Curricular: SOCIOLOGIA (Curso Normal) Equipe de Elaboração: COORDENADOR: Prof. Luiz Fernando Almeida Pereira - PUC RJ ARTICULADOR: Prof. Fábio Oliveira

Leia mais

A SALA DE AULA COMO DESAFIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A SALA DE AULA COMO DESAFIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A SALA DE AULA COMO DESAFIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Neide Pena Cária Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP) Docente na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) Resumo O presente artigo

Leia mais

A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades

A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades 1 A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades Mariana dos Reis Alexandre UNESP, Bauru/SP e-mail: mari.agd@hotmail.com Thais Cristina Rodrigues Tezani

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

CURSO DE VERÃO. PROPOSTA: Com a intenção de atender aos diferentes atores interessados na temática da disciplina,

CURSO DE VERÃO. PROPOSTA: Com a intenção de atender aos diferentes atores interessados na temática da disciplina, CURSO DE VERÃO DISCIPLINA: Matemática escolar, Currículo e Cultura PÚBLICO-ALVO: Destinados aos professores da Educação Básica, alunos (graduação e pósgraduação) e demais interessados nas teorias do currículo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1732T1 - Didática. Docente(s) Eliane Bambini G.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1732T1 - Didática. Docente(s) Eliane Bambini G. Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina LAC1732T1 - Didática Docente(s) Eliane Bambini G. Bruno Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU232 Políticas de Formação Continuada de Professores/as

Programa Analítico de Disciplina EDU232 Políticas de Formação Continuada de Professores/as 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

Currículo Escolar. Contextualização. Instrumentalização. Teleaula 2. Refletir sobre currículo. Profa. Me. Inge R. F. Suhr

Currículo Escolar. Contextualização. Instrumentalização. Teleaula 2. Refletir sobre currículo. Profa. Me. Inge R. F. Suhr Currículo Escolar Teleaula 2 Contextualização Profa. Me. Inge R. F. Suhr Que realidade se põe? Como isso afeta a questão do currículo? Refletir sobre currículo Expansão industrial X finalidade da educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Educação e Relações Étnico-Raciais JP0053 PROFESSOR: Ms. Claudemir Madeira I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária:30 h II EMENTA Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização,

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

Diferença ou Deficiência? - Um projeto de leitura e produção textual em Língua Portuguesa

Diferença ou Deficiência? - Um projeto de leitura e produção textual em Língua Portuguesa Diferença ou Deficiência? - Um projeto de leitura e produção textual em Língua Portuguesa Mariana Backes Nunes Sara Souza Filikoski Introdução Este projeto de ensino tem como foco a desconstrução da diferença/deficiência

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Padrão de Respostas da Prova Escrita Seleção 2018

Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Padrão de Respostas da Prova Escrita Seleção 2018 Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Padrão de Respostas da Prova Escrita Seleção 2018 Considerar o anexo 5 do Edital Questão Geral (valor: 4,0) Boaventura

Leia mais

O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS ATRAVÉS DO PIBID

O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS ATRAVÉS DO PIBID O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS ATRAVÉS DO PIBID Edson Severino Campos da Silva UEPB Guarabira / PB (edsoncampos2010@hotmail.com) José de Arimateia de Oliveira Silva

Leia mais

ESTUDOS CULTURAIS E CURRICULO MULTICULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA REFLEXÃO DO CURRICULO NA ESCOLA. Resumo

ESTUDOS CULTURAIS E CURRICULO MULTICULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA REFLEXÃO DO CURRICULO NA ESCOLA. Resumo ESTUDOS CULTURAIS E CURRICULO MULTICULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA REFLEXÃO DO CURRICULO NA ESCOLA Resumo Natalia Gonçalves Os Estudos Culturais é um campo interdisciplinar onde o eixo principal de pesquisa

Leia mais

EdUECE- Livro

EdUECE- Livro 1 RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE VESPASIANO MINAS GERAIS Elessandra Alves Pereira Thatiane Santos Ruas Faculdade Minas Belo Horizonte

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO Disciplina: Didática Código: EM 200 Curso: Ciências Sociais Ano Letivo:

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta:

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta: Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina: Foucault e a História: Diálogos possíveis!? Professor Responsável: William Vaz de Oliveira willianvaz@yahoo.com.br Carga Horária:

Leia mais

ANAIS II ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO CAMPO DAS VERTENTES

ANAIS II ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO CAMPO DAS VERTENTES ANAIS II ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO CAMPO DAS VERTENTES São João Del-Rei, 25 a 27 de outubro de 2012. EIXO TEMÁTICO: MOVIMENTOS SOCIAIS E GEOGRAFIA São João del-rei UFSJ Outubro de 2012. II ENCONTRO DE GEOGRAFIA

Leia mais

Integrada de Química. Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa

Integrada de Química. Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa Integrada de Química Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa Agora veremos a uma Apresentação sobre Relações CTS no Ensino de Química. Ao seu final, espera-se que você aprenda sobre relações existentes entre

Leia mais