MÓDULO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÓDULO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Transcrição

1 MÓDULO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Energia no Brasi Idéias básicas do módulo: A relação entre consumo de energia e bem estar Evolução da matriz energética Energia renovável e energia não-renovável Biocombustível A energia solar Novas fontes de energia I Introdução O uso da energia é fundamental na sociedade humana. No passado remoto o homem usava somente a energia da força muscular. O uso do fogo, iniciado há dezenas de milhares de anos, foi o primeiro avanço tecnológico importante feito pelo homem. A jornada tecnológica do homem no controle da natureza iniciou-se com o domínio do fogo. Ele descobriu que o atrito entre dois pedaços de madeira seca elevava a temperatura até produzir uma brasa, que, por sua vez podia ser ativada pelo sopro produzindo uma chama. Ainda hoje, o método do atrito na produção do fogo é encontrado entre alguns povos primitivos, como os índios no Brasil.

2 Outra forma de energia utilizada milhares de anos depois do domínio do fogo foi a energia dos ventos (energia eólica). Ventos foram utilizados para impulsionar barcos e as pás de moinhos transformando a energia eólica em energia mecânica. Mais tarde, o homem começou a usar o carvão vegetal, um combustível mais concentrado se comparado com a lenha. O uso do carvão possibilitou a obtenção de metais a partir de minérios e o desenvolvimento da metalurgia. O uso de metais impulsionou o desenvolvimento da agricultura, de armamentos, construção civil e transporte. O cobre foi o primeiro metal que o homem utilizou a partir de aproximadamente anos a.c. O bronze começou a ser utilizado a partir de aproximadamente a.c. O bronze é uma liga metálica de cobre com estanho. Mais tarde o ferro começou a ser utilizado na Europa a partir de aproximadamente a.c. O ferro é superior ao bronze em relação à dureza e abundância na natureza. No século 13 d.c começou a extração e a utilização do carvão mineral em grande escala na Europa. O carvão mineral já era utilizado como combustível em pequena escala no País de Gales desde o segundo milênio a.c. O carvão vegetal como combustível estava inviável na Europa a partir do século 13 d.c porque a madeira era também utilizada na construção de navios e casas e as florestas estavam no limite de exploração. A introdução do carvão mineral impulsionou, mais tarde, a revolução industrial. A Revolução Industrial iniciou-se na Inglaterra em meados do século 18 d.c. Ela promoveu mudanças profundas na produção de bens gerando grande impacto econômico e social. A máquina a vapor foi a inovação tecnológica que propiciou a Revolução Industrial.

3 Foi o carvão mineral que permitiu o funcionamento das máquinas a vapor e, através delas, pode-se produzir, em grandes quantidades de produtos manufaturados, como tecidos, ferramentas e outras máquinas. Foi também através das máquinas a vapor que o homem reduziu o tempo de deslocamento entre cidades e nações, através dos trens e navios. A partir do carvão mineral, usando o processo de destilação (pirólise), foi também possível produzir gás combustível que permitiu as primeiras instalações de iluminação pública e posteriormente o seu uso nas residências em fogões e aquecedores de água. Posteriormente, com o uso da eletricidade, no final do século XIX, o gás obtido do carvão mineral foi substituído pela energia elétrica na iluminação pública. A energia elétrica também substituiu o carvão nas máquinas industriais. No final do século XIX outra fonte de energia começa a ser usada em escala crescente, causando grandes mudanças no mundo: o petróleo. A perfuração de poços de petróleo foi iniciada nos Estados Unidos em A grande importância do petróleo foi reconhecida durante a Primeira Guerra Mundial com a intensa mecanização dos transportes de tropas e equipamentos de guerra. No século XX, iniciou-se o uso do gás natural que substituiu em grande parte o uso do carvão nas termoelétricas.

4 Outra fonte de energia surgida no século XX foi a energia nuclear que é utilizada nas usinas elétricas termonucleares. Atualmente todos os países buscam novas fontes de energia para garantir suas atividades: sobreviver (cozinhar e tornar banho), movimentar-se (transportes), trabalhar (indústria, comércio e agricultura), manter a temperatura ambiente (calefação e ar condicionado) e cultura (lazer, comunicação). II Matriz energética brasileira Normalmente as questões de energia de um país são analisadas utilizando como referência a sua matriz de energia. A matriz de energia de um país indica os percentuais dos diferentes tipos de energia que são utilizados no país. Ao longo da história do Brasil a lenha tem sido uma fonte importante de energia. Durante o ciclo da cana de açúcar a lenha era usada para ferver o caldo de cana e produzir açúcar. No ciclo do ouro, que veio em seguida, pepitas de ouro eram derretidas em fornos a lenha ou carvão vegetal para confecção de barras e moedas. Posteriormente, o carvão mineral foi introduzido no Brasil para substituir a lenha nas locomotivas a vapor. O carvão mineral também foi usado para a produção de gás no Rio de Janeiro e São Paulo para iluminação pública e residências. Este carvão mineral era importado da Inglaterra e dos EUA. A produção nacional de carvão mineral começou em No Brasil, a importação de petróleo começou a partir de 1924 com o aumento do uso de automóveis e caminhões. O Brasil, nessa época, não produzia petróleo e as pesquisas por petróleo em terra mostraram-se pouco promissoras. As reservas brasileiras eram pequenas, quase insignificantes. Somente a partir do final da década de 60, com o inicio das prospecções de petróleo no fundo mar, o Brasil encontrou grandes reservas, como a reserva da Bacia de Campos, descoberta em O Brasil passou a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultra profundas. A produção de petróleo no Brasil passou a suprir a demanda nacional. No ano de 2007 foi descoberto um novo campo de exploração petrolífera na chamada camada pré-sal, no fundo do mar. Essas reservas de petróleo são encontradas a sete mil metros de profundidade e contêm imensos volumes de petróleo. Se as estimativas estiverem corretas, essa nova fonte de exploração será capaz de dobrar o volume de produção de óleo e gás combustível no Brasil. A crise mundial do petróleo no inicio da década de 70 levou o Brasil à implantação do Proálcool, provocando mudanças significativas em nossa matriz energética.

5 O Proálcool foi um programa destinado ao incentivo da produção de álcool a partir da cana de açúcar com o objetivo de substituir parte da gasolina usada nos veículos. Atualmente o Brasil possui grandes canaviais produzindo esse combustível. Hoje a venda de veículos com tecnologia flex (uso de gasolina e/ou álcool) já supera a venda de automóveis movidos somente a gasolina. Mais recentemente o Brasil criou o programa de produção do combustível chamado biodiesel. O biodiesel é produzido a partir do dendê, da soja, da palma, da mamona e de uma infinidade de vegetais oleaginosos. O biodiesel pode ser usado puro ou misturado com o diesel, em proporções diversas e sem a necessidade de alteração no motor. Espera-se que esse combustível possa substituir, no futuro, os combustíveis fósseis derivados do petróleo. O gás natural entrou na matriz enérgica brasileira por volta de 1940, com as descobertas de petróleo e gás na Bahia. O gás natural pode ser utilizado nas indústrias, residências, automóveis e comércio. O uso da eletricidade iniciou-se no Brasil em 1879 na mesma época em que Europa e Estados Unidos iniciaram o seu uso. A primeira usina hidrelétrica brasileira entrou em operação em 1883, localizada no Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha, na cidade de Diamantina (MG). A partir da 1ª Guerra Mundial muitas indústrias foram implantadas no Brasil, demandando grandes quantidades de energia elétrica e com isso o Brasil passou a construir um número cada vez maior de usinas produtoras de eletricidade, sendo a maioria delas hidroelétricas. O Brasil é hoje um dos maiores produtores de energia hidroelétrica do mundo. Nas últimas três décadas, a matriz energética brasileira passou por um processo de substituição gradativa de fontes energéticas, com significativa queda da participação do petróleo e seus derivados, da lenha e do carvão vegetal.

6 O gráfico da figura 9 mostra a variação percentual dos tipos de energia usadas no Brasil no período de 1940 a A partir desse gráfico podemos saber qual o percentual de cada tipo de energia anualmente. Por exemplo, em 1940 o maior percentual de energia usada no Brasil vinha da lenha e carvão vegetal. Você pode calcular esse percentual do seguinte modo: tome uma régua milimetrada e meça no gráfico quantos milímetros tem o segmento que corresponde 0% a 100%. A seguir meça quantos milímetros tem o segmento que corresponde a lenha e carvão vegetal em 1940 (segmento em cor preta). Faça, então, uma regra de três para saber qual é o percentual que corresponde a lenha e carvão em Você deverá obter o valor de aproximadamente 82%. Atividade 1 Calcule qual a participação percentual da lenha e carvão vegetal na matriz energética brasileira em a) Em 2009 qual a participação do petróleo e gás em nossa matriz energética? b) Em qual ano o petróleo e gás tiveram maior participação em nossa matriz? c) Coloque em ordem decrescente as participações dos diversos tipos de energia usadas no Brasil em 2009 e em As mudanças em nossa matriz energética podem ser atribuídas a diversos fatores. Um fator é a política de construção de grandes hidrelétricas. Outro fator foi a introdução do etanol como combustível automotivo substituindo a gasolina. O terceiro fator foi a crescente disponibilidade do gás natural, após a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil. O quarto fator de transformação da matriz brasileira foram as restrições à utilização de lenha e carvão vegetal proveniente de desmatamento e a substituição dessas fontes por outras mais eficientes, como o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Projeto Faça uma pesquisa sobre o uso da energia termonuclear, destacando: a) o principio de funcionamento das usinas termonucleares; b) o uso da energia termonuclear no Brasil. III Energia renovável e não renovável A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e, portanto são inesgotáveis, ao contrário dos recursos

7 não-renováveis. São exemplos de fontes de energia renováveis: o Sol (energia solar), o vento (energia eólica), os rios (energia hidráulica), os mares (energia das marés, maremotriz), as ondas (energia das ondas), a matéria orgânica (biocombustível), o calor da Terra (energia geotérmica). As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional que é baseado em fontes não renováveis como, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, chamados de combustíveis fósseis. Os combustíveis fosseis são chamados de não renováveis porque precisam de milhões de anos para serem formados e suas reservas são finitas. O quadro da figura abaixo mostra os tipos de fontes renováveis e não renováveis. A energia nuclear embora esteja classificada como não renovável, pode também ser considerada como renovável porque as reservas de urânio conhecidas, que são obviamente finitas, podem fornecer combustível nuclear por muitos séculos. O Sol é considerado como uma fonte renovável de energia, porque ele só se extinguirá daqui a bilhões de anos. O que é importante de se discutir atualmente não é apenas se as fontes de energia são inesgotáveis ou não, mas também o impacto que elas podem causar ao meio ambiente. As chamadas fontes alternativas de energia tornam-se cada vez mais valorizadas porque elas geram menos problemas ambientais. Os gráficos da figura 11 nos permite comparar a matriz energética brasileira com a matriz energética do mundo.

8 Vemos nos gráficos que o Brasil tem uma matriz energética mais limpa que o mundo. Energias renováveis no Brasil representam 44,7% da energia total consumida, devido ao fato de que praticamente toda a eletricidade é gerada em fontes hídricas, e não de carvão, como ocorre na maioria dos outros países. Além da importante contribuição do etanol, que já representa 8,5% da matriz, sob forma de biomassa. A modernização do uso da biomassa, da qual o álcool da cana-de-açúcar é o melhor exemplo, é a direção em que evoluem as matrizes energéticas da maioria dos países. Uma tendência observada em quase todos os países é a diversificação da matriz energética com a redução da participação do petróleo. Isso está relacionado à crescente preocupação da sociedade com o uso de combustíveis e tecnologias poluentes e o receio em relação ao aumento efeito estufa. A matriz energética mundial está se reorientando para o aumento da contribuição de fontes renováveis de energia, que são, em geral, produzidas localmente, como energia eólica, captação direta de energia solar e o uso de biomassa sob diversas formas, como o etanol da cana-de-açúcar. IV Energias Alternativas Energia solar O Sol emite constantemente enormes quantidades de energia, da qual apenas uma pequena fração atinge a Terra. Contudo, a quantidade de energia solar que a Terra recebe em um dia é mais que suficiente para cobrir a demanda energética mundial de um ano.

9 Painéis solares fotovoltaicos, que transformam a luz solar em energia elétrica, e coletores solares para aquecimento de água são tecnologias disponíveis atualmente. Essas tecnologias permitem gerar calor e eletricidade de forma limpa, com baixos custos operacionais, facilidade e rapidez de instalação. A tecnologia solar é uma solução para a redução da queima de combustíveis fósseis. No Brasil vemos de maneira crescente muitas casas e prédios utilizando energia solar para o aquecimento de água. Os EUA criou um projeto de instalação de um milhão de casas com energia solar até o ano Japão planeja instalar 4,6 GW fotovoltaicos até e tem multiplicado anualmente o número de casas com coletores solares. Também existem projetos para instalação de 500 mil tetos solares na União Européia. Empresas de petróleo como a Shell e a British Petroleum e de energia elétrica como a CEMIG têm planos para entrar no mercado de energia solar. A energia solar fotovoltaica é a forma de produção de eletricidade que mais cresce no mundo atualmente. Segundo estudos do Instituto de Energia da Universidade da Califórnia e da Associação das Indústrias Fotovoltaicas Européias, desde 2003 o índice de expansão dessa indústria ultrapassa 50% ao ano. Devido à sua localização geográfica nos trópicos, o Brasil recebe uma quantidade de energia solar superior à de muitos países industrializados. Por isso, é importante criar programas que promovam a indústria de energia solar no país. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Agência Nacional do Petróleo e as empresas que operam no setor elétrico e de combustíveis podem ter papel preponderante neste processo. Energia eólica

10 Energia eólica é a energia dos ventos. Ela pode ser usada para girar uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. A quantidade de energia produzida por uma turbina depende do tamanho das suas hélices e do regime de ventos na região em que está instalada. A energia do vento tem a grande vantagem de ser inesgotável e causar pouquíssimo impacto ao meio ambiente. O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta embora hoje ainda pouco utilizado. Há planos para maior exploração dessa fonte de energia através do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), lançado pelo Ministério de Minas e Energia. O que ainda dificulta a instalação de mais centrais eólicas é o seu custo. A energia gerada por uma central eólica custa entre 60% e 70% a mais que a mesma quantidade gerada por uma usina hidrelétrica. Apesar disto, o número de instalações de usinas eólicas tem crescido acentuadamente em todo o mundo, como mostra o gráfico da figura 14. A capacidade instalada hoje de energia eólica no mundo é de 1,5%, em relação ao potencial total existente, mas a capacidade instalada na última década cresceu à taxa média de 30% ao ano. O crescimento do uso da energia eólica na China aumentou de 100% nos últimos dois anos. O setor de energia eólica deverá ter enorme crescimento nas próximas décadas. Biomassa Biomassa é um material constituído de substâncias de origem orgânica (vegetal, animal, microorganismos). A energia da biomassa tem origem na energia solar que foi armazenada nas plantas através da fotossíntese. O conceito de biomassa não inclui os combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados dos vegetais (carvão mineral) ou dos animais (petróleo e gás natural), mas resultam de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa é considerada um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo. A utilização da energia da biomassa é considerada estratégica para o futuro por ser uma fonte renovável de energia. No Brasil, mais de um quarto da energia usada tem origem na biomassa distribuída em partes mais ou menos iguais entre a lenha e a cana de açúcar (veja a figura 15). A lenha é transformada em carvão vegetal que é usado na siderurgia e a cana de açúcar é usada na produção de açúcar e álcool combustível.

11 Alguns outros exemplos de produtos derivados da biomassa são: Bio-óleo: líquido negro obtido por meio do processo de pirólise sendo usado principalmente em aquecimento e geração de energia elétrica. Biogás: gás metano por meio da decomposição de resíduos orgânicos, alimentos, esgoto e esterco em digestores. Bioetanol: produzido no Brasil à base do sumo extraído da cana de açúcar (caldo-de-cana). Há países que empregam milho (caso dos Estados Unidos) e beterraba (da França) para a sua produção. O sistema à base de cana-de-açúcar empregado no Brasil é mais viável economicamente do que o utilizado pelo americano e francês. Biodiesel: produzido a partir dodendê, da mamona e da soja. A Convenção Latino-Americana do Projeto Global de Bioenergia Sustentável (GSB), realizada em março de 2010, em São Paulo, aprovou uma resolução que destaca o potencial de expansão da produção de bioenergia na América Latina, sem comprometer a produção de alimentos, o meio ambiente e a biodiversidade. De acordo com a resolução, o continente já desempenha um papel importante na oferta de biocombustíveis, abrindo a perspectiva de atender tanto a demanda regional como a mundial; possui terra, clima favorável, várias opções de matérias-primas e tecnologias que podem expandir-se por todo seu território de maneira sustentável. A resolução cita a produção de etanol no Brasil e de biodiesel na Argentina como exemplos de sucesso no continente na substituição de energia fóssil por renovável. Energia do Hidrogênio Acredita-se que o hidrogênio será uma fonte importante de energia no futuro. O hidrogênio é o elemento químico mais simples e abundante do Universo. Ele está presente em quase tudo e compõe 75% da massa do Universo. O hidrogênio está presente em 90% das moléculas existentes, como na água e nas matérias orgânicas. Nas condições de temperatura e pressão do ambiente, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro, insípido e muito menos denso que o ar. Como o hidrogênio é quimicamente muito ativo ele raramente é encontrado isolado, estando sempre associado com outros elementos químicos como ocorre no petróleo, no carvão, na água, no gás natural e nas proteínas. O hidrogênio, devido às suas propriedades químicas, pode produzir energia reagindo com o oxigênio de duas maneiras. Uma delas é quando esses dois gases são misturados diretamente, ocorrendo combustão ou explosão, como acontece na propulsão dos foguetes espaciais. Outra maneira é quando esses dois gases são colocados para reagir de modo controlado utilizando-se uma substância chamada eletrólito. Isso ocorre nas chamadas células combustíveis onde o hidrogênio é o combustível e a energia é obtida na forma de corrente elétrica, conforme mostra a figura 16. Nas duas maneiras citadas um subproduto da reação é a água (H 2O).

12 A célula combustível é um dispositivo eletroquímico onde ocorre reação do hidrogênio com o oxigênio num processo chamado de "combustão fria", produzindo corrente elétrica e água. O hidrogênio usado na célula combustível pode ser obtido a partir da eletrólise da água ou a partir de qualquer hidrocarboneto através de um processo denominado reforma do combustível. Muitas pesquisas sobre hidrogênio estão concentradas na geração de energia elétrica, térmica e de água pura. O hidrogênio tem a mais alta energia por unidade de peso comparativamente com qualquer combustível, uma vez que o hidrogênio é o elemento mais leve. É por esta razão que o hidrogênio tem sido usado intensamente nos programas espaciais onde o peso é crucial. A quantidade de energia liberada na reação do hidrogênio é cerca de 2,5 vezes maior que a de um hidrocarboneto (gasolina, diesel, metano, propano, etc.). A NASA, agência espacial dos EUA, utiliza o hidrogênio nos seus projetos espaciais para a propulsão dos foguetes porque o hidrogênio tem baixo peso e grande capacidade de armazenamento de energia. Atualmente, a maior parte do hidrogênio produzido no mundo é utilizado como matéria-prima na fabricação de produtos como os fertilizantes, na conversão de óleo líquido em margarina, no processo de fabricação de plásticos e no resfriamento de geradores e motores. Projeto Faça uma pesquisa sobre o uso do hidrogênio como fonte de energia, destacando: a) o uso do hidrogênio na propulsão de foguetes b) o uso do hidrogênio na geração de energia elétrica. Energia Geotérmica

13 A energia geotérmica é a energia presente no interior da Terra associada às altas temperaturas ali existentes. Águas quentes e vapores provenientes do interior da Terra podem ser usados para a produção de eletricidade e aquecimento. Parte do calor interno da Terra chega à crosta terrestre. Em algumas áreas do planeta, próximas à superfície, as águas subterrâneas podem atingir temperaturas de ebulição, e, dessa forma, servir para impulsionar turbinas para eletricidade ou aquecimento. A primeira tentativa de gerar eletricidade a partir de fontes geotérmicas se deu em 1904 em Larderello na região da Toscana, na Itália. Essa primeira tentativa não foi bem sucedida por que os equipamentos eram rapidamente destruídos devido à presença de substâncias químicas contidas no vapor. Esse problema começou a ser superado em 1913, quando uma usina de 250 kw foi construída e operou com sucesso. Por volta da Segunda Guerra Mundial 100 MW já estavam sendo produzidos. Na década de 1970, um campo de gêiseres na Califórnia produzia 500 MW de eletricidade. Atualmente vários países que possuem essa fonte de energia estão investindo cada vez mais no seu aproveitamento. Energia Maremotriz A energia pode ser obtida a partir do movimento das ondas, das marés ou da diferença entre as temperaturas das águas profundas e das superfícies. As marés ocorrem devido à força gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol produzindo variações na altura média das águas do mar. Essa diferença de altura das águas pode ser explorada em locais estratégicos como os golfos, baías e estuários.

14 Turbinas hidráulicas podem ser utilizadas aproveitando as subidas e descidas periódicas das águas do mar. Através da conexão das turbinas a um dínamo pode-se obter eletricidade transformando, assim, a energia das marés, em energia elétrica. A energia das marés tem a qualidade de ser renovável e é limpa, uma vez que não produz poluentes. No entanto, a relação entre a quantidade de energia que pode ser obtida e os custos de instalação tem impedido o crescimento do aproveitamento desse tipo de energia. O Brasil apresenta condições favoráveis à implementação desse sistema em locais como o litoral maranhense, onde a amplitude dos níveis das marés chega a oito metros. Os estados do Pará e do Amapá também apresentam condições favoráveis para esse sistema. Apesar disso, ainda não existe nenhuma usina maremotriz no Brasil. Existe uma pesquisa da UFRJ que visa o estudo e implementação de uma usina de geração de energia elétrica através das marés no litoral Cearense. Essa usina deve entrar em funcionamento em 3 anos e deve geral 400MW em sua primeira fase. Energia Piezoelétrica Piezo eletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem corrente elétrica quando submetidos a uma pressão mecânica. Dentre as muitas aplicações da piezoeletricidade temos: microfones, osciladores para relógio a quartzo, produção ou detecção de som (sonar), ultrasonografia médica, micro balanças à base de cristal de quartzo, produção de faísca em acendedores, detectores de ondas em radar ultrasensíveis, espectrofotômetros.

15 Uma estação de trem em Shibuya, no Japão, está testando uma maneira muito inteligente de gerar energia e poupar na conta de luz. A plataforma FB-0001 gera energia elétrica com os passos das pessoas que andam por cima de superfícies onde estão embutidas placas piezoelétricas. O projeto foi criado pela empresa japonesa Sound Power. Outra aplicação ocorre no aproveitamento do movimento de veículos. Ao passar sobre uma placa cerâmica piezoelétrica embutida no asfalto, os veículos pressionam esse material, produzindo energia elétrica. Esta energia, então, é utilizada na iluminação de placas de trânsito e dos semáforos da própria rua ou estrada. A ponte Sakura Bridge localizada em Tokyo, à primeira vista parece ser uma ponte comum, porém seu grande diferencial é a possibilidade de converter as vibrações geradas pelos veículos que atravessam a estrutura em energia elétrica através da piezoeletricidade. Este sistema de conversão de energia é muito promissor, apresentando muitas possibilidades de aplicação atualmente e no futuro. Recentemente, cientistas israelenses realizaram um teste de aproveitamento da piezoeletriciade em uma estrada do país e o resultado obtido foi considerado um sucesso. Com placas geradoras colocadas ao longo de 1 quilômetro foi possível gerar energia elétrica suficiente para abastecer casas. De acordo com as pesquisas, cada pista pode produzir cerca de 200 quilowatts hora por quilômetro. Projeto Faça uma pesquisa sobre o uso de cristais piezoelétricos como fonte de energia elétrica, destacando aplicações em dispositivos e situações práticas de nossa vida diária. Procure mostrar o funcionamento de um desses dispositivos.

16 Módulo Didático: Energia no Brasil Educação Ambiental Autor(es): Arjuna C. Panzera, Arthur E. Q. Gomes e Dácio G. Moura Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG / dezembro 2010

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza Fontes renováveis e não-renováveis de energia Amanda Vieira dos Santos 8941710 Giovanni Souza - 9021003 Fontes renováveis e não-renováveis de energia Usos para a energia: Com o avanço tecnológico passamos

Leia mais

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc)

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) Bases Conceituais da Energia Q1/2017 Professor: Sergio Brochsztain (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho Energia

Leia mais

ENERGIA. origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação.

ENERGIA. origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação. ENERGIA origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação. A mais antiga forma de energia é a produzida pelos músculos

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA MATRIZ ENERGÉTICA : É O BALANÇO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS QUE UM PAÍS TEM OU COMPRA PARA UTILIZAR NO PROCESSO PRODUTIVO. FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS NÃO-RENOVÁVEIS

Leia mais

Classificação das Fontes de Energia

Classificação das Fontes de Energia BRASIL: FONTES DE ENERGIA Classificação das Fontes de Energia análise dos recursos disponíveis e dos recursos em uso As fontes de energia podem classificar-se em: Primárias - quando ocorrem livremente

Leia mais

Aula 02 Fontes de energia primária, cadeia energética e hidrelétrica, eólica, nuclear e biomassa

Aula 02 Fontes de energia primária, cadeia energética e hidrelétrica, eólica, nuclear e biomassa BIJ-0207 Bases Conceituais da Energia Aula 02 Fontes de energia primária, cadeia energética e hidrelétrica, eólica, nuclear e biomassa Prof. João Moreira CECS - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2017 Prof. Alceu Ferreira Alves http://www4.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu/2379teo.htm Energia O que é Energia? Energia se cria? sistema físico isolado?

Leia mais

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL Prof.º: Carlos D Boa - geofísica Introdução Biocombustíveis (Biodiesel, Etanol e Hidrogênio) Biogás Biomassa Energia Eólica Energia das Marés Energia Hidrelétrica Energia Solar

Leia mais

FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL

FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL PETRÓLEO Betume líquido (C+H) 7 irmãs: controlaram o mercado do petróleo de 1928 a 1960, até a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) Crises

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Energia O que é Energia? Energia se cria? sistema físico isolado? 2379EE2 Energia Solar

Leia mais

Fonte Características Vantagens Desvantagens

Fonte Características Vantagens Desvantagens Fonte Características Vantagens Desvantagens Hidrelétrica Uso da força dos rios para produção de energia elétrica Fonte não poluente e renovável Alto custo de implantação e grande impacto ambiental e econômico

Leia mais

2º ano do Ensino Médio

2º ano do Ensino Médio 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini Fontes de energia renováveis Solar Fontes de energia não renováveis Geotérmica Nuclear Petróleo Ondas

Leia mais

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Consumo de Energia Para satisfazer as necessidades relativas ao consumo de energia o Homem utiliza diversas fontes; A combinação

Leia mais

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade ENERGIA Em busca da sustentabilidade Características de uma boa fonte de combustível i) Fornecer grande quantidade de energia por unidade de massa ou volume (Rendimento); ii) Facilmente disponível; iii)

Leia mais

Classificação das Fontes de Energia

Classificação das Fontes de Energia BRASIL: FONTES DE ENERGIA Classificação das Fontes de Energia análise dos recursos disponíveis e dos recursos em uso As fontes de energia podem classificar-se em: Primárias - quando ocorrem livremente

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º 1 PERCURSO 26 (PARTE 3) A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º 1 PERCURSO 26 (PARTE 3) A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º 1 PERCURSO 26 (PARTE 3) A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA ENERGIA: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E CONSTEXTO ATUAL ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS 1 PETRÓLEO

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS. Prof. Jean Galdino IFRN São Paulo do Potengi

ENERGIAS RENOVÁVEIS. Prof. Jean Galdino IFRN São Paulo do Potengi ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Jean Galdino IFRN São Paulo do Potengi 2015.2 ENERGIAS RENOVÁVEIS AULA 0 Conteúdo 0. Introdução 0.1 Problema/Dependência do petróleo 0.2 PIB X Consumo de energia 0.3 Matriz Energética

Leia mais

ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS

ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADES DE CIÊNCIAS EXATAS DERPATAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA

Leia mais

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Cite dez atividades que demandam de energia para serem executadas Tomar banho Caminhar para escola Ir para escola de automóvel Respiração das

Leia mais

BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA. Pedro C. R. Rossi UFABC

BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA. Pedro C. R. Rossi UFABC BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA Pedro C. R. Rossi (pedro.rossi@ufabc.edu.br) Fontes de energia Principais fontes de energia disponíveis para a sociedade Fontes de energia Energia primária, energia de uso

Leia mais

Bioetanol e Cogeração. Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 1

Bioetanol e Cogeração. Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 1 Bioetanol e Cogeração Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 1 Bioetanol - Cenário Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 2 Bioetanol - Cenário Uma importante alternativa

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES. AULA 15.1 Conteúdo: Principais Fontes de Energia

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES. AULA 15.1 Conteúdo: Principais Fontes de Energia 15.1 Conteúdo: Principais Fontes de Energia 15.1 Habilidade: Verificar as principais fontes de energia utilizadas atualmente, analisando sua importância para o desenvolvimento da sociedade Revisão: Espaço

Leia mais

Aula 2 Matriz Energética Brasileira

Aula 2 Matriz Energética Brasileira 1 Matriz Energética Aula 2 Matriz Energética Prof. Márcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul FAENG / Engenharia Elétrica Campo Grande MS 2 Matriz Energética Mundial 3 Matriz Energética

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 64 AS ALTERNATIVAS DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 64 AS ALTERNATIVAS DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 64 AS ALTERNATIVAS DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO Fixação 1) (ENEM) Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética

Leia mais

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Wildson W de Aragão Físico Professor de Física de Escolas de Ensino Médio e Cursos Pré Vestibular da rede particular de Ensino

Leia mais

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis As fontes de energia renováveis são aquelas que vem de recursos naturais e que se renovam continuamente

Leia mais

É uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região.

É uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região. Matriz Energética? É uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região. A análise da matriz energética de um país,

Leia mais

Exercícios de Fontes de Energia

Exercícios de Fontes de Energia Exercícios de Fontes de Energia 1. Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra, implicam no chamado consumo de energia. Isto porque para produzir bens necessários à vida, produzir

Leia mais

OLAVO AMORIM SANTOS VITOR LORDELLO

OLAVO AMORIM SANTOS VITOR LORDELLO Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral PHILLIPS 66 OLAVO AMORIM SANTOS VITOR LORDELLO 12 DE NOVEMBRO DE 2015 SUMÁRIO Método Aula 1. História 2. Objetivos 3. Método 4. Aplicações 5. Vantagens

Leia mais

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: ATUALIDADES Data: 1º Período Aluno(a): Nº Professor: Turma: F-9 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA e MATRIZES ENERGÉTICAS INTRODUÇÃO FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

Leia mais

Fontes de Energia. ex=1. Prof.

Fontes de Energia.   ex=1. Prof. Fontes de Energia https://www.youtube.com/watch?v=dgob85gd1l8&list=pl_nvjyws8crxbfi0ffdjpgsengonerwq7&ind ex=1 Prof. Matheus Lemos Recursos Recursos Renováveis: São recursos que a natureza CONSEGUE criar,

Leia mais

Energia. Fontes e formas de energia

Energia. Fontes e formas de energia Energia Fontes e formas de energia 2 Fontes de energia As fontes de energia podem classificar-se em: Fontes de energia primárias quando ocorrem livremente na Natureza. Ex.: Sol, água, vento, gás natural,

Leia mais

USINA TERMOELÉTRICA...

USINA TERMOELÉTRICA... USINA TERMOELÉTRICA... Usina Termoelétrica: A usina termoelétrica é uma alternativa para a produção de energia elétrica para uso em geral, é principalmente utilizada no setor industrial. O QUE É UMA TERMOELÉTRICA?

Leia mais

Professora Sikandra Silveira

Professora Sikandra Silveira De que materiais são feitos os objetos da imagem? De onde são retirados? MINERAIS E MINÉRIOS Professora Sikandra Silveira MINERAIS E MINÉRIOS Hematita (minério de ferro): Ferro + Oxigênio Galena (minério

Leia mais

Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio FONTE DE HIDROCARBONETOS

Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio FONTE DE HIDROCARBONETOS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio FONTE DE HIDROCARBONETOS PETRÓLEO: ECONOMIA E POLÍTICA Energia petróleo fonte de combustível e matéria-prima. Distribuição das reservas de petróleo

Leia mais

O que é uma Energia Renovável?

O que é uma Energia Renovável? Energias Renováveis O que é uma Energia Renovável? São as energias que provêm dos recursos naturais, tais como o sol, o vento, as marés e o calor e que nunca se esgotam ao contrário dos recursos fósseis

Leia mais

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA QUÍMICA 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Vida e ambiente 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6 Conteúdos Efeito estufa. Fontes de energia alternativa.

Leia mais

!*+%,"##$ $%!*+"!%&'(!) $! -.%,*'+ %!,,#,-# $./

!*+%,##$ $%!*+!%&'(!) $! -.%,*'+ %!,,#,-# $./ !!"# $%&'(%)!!*+%,"##$ $%!*+"!%&'(!) $! -.%,*'+ %!,,#,-# $./ ÍNDICE Introdução... 3 1. Geração Solar Fotovoltaica... 4 2. Geração Solar por Espelhos Parabólicos... 4 3. Geração Eólica... 5 4. Geração Hidrelétrica...

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B

FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B ENERGIA DESIGUAL COMBUSTÍVES FÓSSEIS PETRÓLEO E GÁS Vantagens do Petróleo Alta densidade de energia; Deriva diversos produtos industriais; Domínio

Leia mais

Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES

Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES Usinas termoelétricas ( U = 0) Convertem energia térmica em energia elétrica Vantagens de uma usina termoelétrica A curto prazo, pode fornecer energia

Leia mais

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade Materiais (sólidos, líquidos ou gasosos), ou suas propriedades (calor interno da Terra ou radioatividade), provenientes da Terra e que o Homem pode utilizar em seu benefício. de acordo com a finalidade

Leia mais

Alunos: Guilherme F. Alves Paulo Henrique de Melo Toledo. Professor: Dr. Rafael A. Souza. Juiz de Fora 27 de Junho de 2018

Alunos: Guilherme F. Alves Paulo Henrique de Melo Toledo. Professor: Dr. Rafael A. Souza. Juiz de Fora 27 de Junho de 2018 Alunos: Guilherme F. Alves Paulo Henrique de Melo Toledo Professor: Dr. Rafael A. Souza Juiz de Fora 27 de Junho de 2018 Fontes de Energia 1 São recursos da natureza (primários) ou artificiais (secundários)

Leia mais

Seminário Biomassa: Desafios e Oportunidades de Negócios

Seminário Biomassa: Desafios e Oportunidades de Negócios Seminário Biomassa: Desafios e Oportunidades de Negócios BIOMASSA: Pilar da Sustentabilidade Departamento de Desenvolvimento Energético Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético Curitiba

Leia mais

TAREFÃO DE GEOGRAFIA 3 ANO MATUTINO 1 BIMESTRE

TAREFÃO DE GEOGRAFIA 3 ANO MATUTINO 1 BIMESTRE TAREFÃO DE GEOGRAFIA 3 ANO MATUTINO 1 BIMESTRE DOCENTE: Josilene Cristina Gugel DISCIPLINA; Geografia Critérios: a) O Tarefão é composto de 20 questões que podem ser retiradas do material de geografia:

Leia mais

Sumário. Módulo Inicial. Das Fontes de Energia ao Utilizador 25/02/2015

Sumário. Módulo Inicial. Das Fontes de Energia ao Utilizador 25/02/2015 Sumário Situação energética mundial e degradação da energia Fontes de energia. Impacte ambiental. Transferências e transformações de energia. Degradação de energia. Rendimento. Energia está em tudo que

Leia mais

ENERGIA movimentando a vida

ENERGIA movimentando a vida ENERGIA movimentando a vida Renováveis: é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva e biomassa. Não-renováveis: é a energia que vem de recursos naturais, que, quando utilizados não

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas Professor: Xuxu USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica,

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 61 CONCEITOS SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 61 CONCEITOS SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 61 CONCEITOS SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS Como pode cair no enem? (ENEM) Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia.

Leia mais

Assunto: Eletricidade Público Alvo: EJA Elaboradores: Edimilson, Jasiel e Jaelson. Professor: Luiz Cláudio.

Assunto: Eletricidade Público Alvo: EJA Elaboradores: Edimilson, Jasiel e Jaelson. Professor: Luiz Cláudio. Assunto: Eletricidade Público Alvo: EJA Elaboradores: Edimilson, Jasiel e Jaelson. Professor: Luiz Cláudio. Eletricidade ou Energia Mesmo antes do surgimento da vida em nosso planeta, a eletricidade já

Leia mais

Hidrelétrica. Itaipu: MW (potência de geração) * 16,99% da energia consumida no Brasil * Em 2011: MWh.

Hidrelétrica. Itaipu: MW (potência de geração) * 16,99% da energia consumida no Brasil * Em 2011: MWh. Hidrelétrica Funcionamento: * Pressão causa um aumento da velocidade da água rgh=rv 2 /2 portanto: E a h * Quanto mais alta a represa, maior a velocidade da água e, portanto, maior a energia produzida.

Leia mais

BRASIL INFRAESTRUTURA BÁSICA

BRASIL INFRAESTRUTURA BÁSICA BRASIL INFRAESTRUTURA BÁSICA TRANSPORTES FONTES DE ENERGIA TELECOMUNICAÇÕES O principal meio de transporte no Brasil é o rodoviário, responsável por cerca de 60% dos deslocamentos de cargas. TRANSPORTES

Leia mais

ENERGIAS ALTERNATIVAS

ENERGIAS ALTERNATIVAS ENERGIAS ALTERNATIVAS ABINEE TEC SUL 2006 Seminário Geração, Transmissão e Distribuição de Energia 30 de março o de 2006 O Que são? Panorama atual? Oportunidades? Atuação da ENGEVIX neste mercado Fontes

Leia mais

[Ano] Energias renováveis e não-renováveis. Universidade Cruzeiro do Sul

[Ano] Energias renováveis e não-renováveis. Universidade Cruzeiro do Sul [Ano] Energias renováveis e não-renováveis Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Unidade: Energias renováveis e não-renováveis MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Márcia

Leia mais

COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO. ENERGIA Do fogo a energia elétrica. Prof. Márcio Marinho

COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO. ENERGIA Do fogo a energia elétrica. Prof. Márcio Marinho COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO ENERGIA Do fogo a energia elétrica O fogo O fogo é a rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, tais como o dióxido de carbono

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4B AULA 12. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4B AULA 12. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4B AULA 12 Profº André Tomasini Fontes de energia e suas origens Renováveis Não renováveis HIDRELÉTRICAS As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam

Leia mais

A ENERGIA QUE MOVIMENTA O MUNDO. As fontes de energia e o meio ambiente

A ENERGIA QUE MOVIMENTA O MUNDO. As fontes de energia e o meio ambiente A ENERGIA QUE MOVIMENTA O MUNDO As fontes de energia e o meio ambiente Existem diferentes tipos de energia: Energia Hidráulica (força das águas) Energia Eólica (força dos ventos) Energia Fóssil (energia

Leia mais

Aula 03 Solar, marés, goetérmica e fontes fósseis

Aula 03 Solar, marés, goetérmica e fontes fósseis BC-0207 Energia: origens, conversão e uso Aula 03 Solar, marés, goetérmica e fontes fósseis Prof. João Moreira CECS - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal do

Leia mais

Prof. Delly Oliveira Filho Departamento de Engenharia Agrícola

Prof. Delly Oliveira Filho Departamento de Engenharia Agrícola Prof. Delly Oliveira Filho Departamento de Engenharia Agrícola Viçosa, MG, 27 de agosto de 2009 Matriz Energética Primária Brasileira No Brasil, 41% da oferta interna de energia provém de fontes renováveis,

Leia mais

Jogo Descubra a Energia

Jogo Descubra a Energia Jogo Descubra a Energia Objetivo de Capacitação Aprender diferentes tipos de formas de energia e suas características Quem sou eu? Biodiesel Dicas Mímicas Frases Ficha do Jogo Dificuldade: baixa (não precisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE Alunas: Erika Martins dos Reis 1 Alessandra B. R. de Azevedo Disciplina: Química do Meio Ambiente

Leia mais

Energia e suas formas

Energia e suas formas Energia e suas formas A energia pode se apresentar de diversas formas, entre as quais podemos mencionar: Energia de radiação Energia química Energia nuclear Energia térmica Energia mecânica Energia elétrica

Leia mais

Energia & Sustentabilidade

Energia & Sustentabilidade Energia & Sustentabilidade O que é Energia? O termo energia do grego: "ergos, cujo significado original é trabalho, força em ação. Fontes limpas de energia: a luz do sol; o vento; a água. Energia Elétrica

Leia mais

Fontes energéticas. 8º ano Professor Gustavo Macieira

Fontes energéticas. 8º ano Professor Gustavo Macieira Fontes energéticas 8º ano Professor Gustavo Macieira Formas de energia Forno solar Com a ajuda de um carpinteiro, confeccione um baú de madeira, forrando-o com papel alumínio e colando um espelho do lado

Leia mais

COMBUSTÍVEIS E SUSTENTABILIDADE

COMBUSTÍVEIS E SUSTENTABILIDADE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: LEANDRO ABREU DO AMARAL COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 9º ANO 3º BIMESTRE / 2012 COMBUSTÍVEIS

Leia mais

MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA São Paulo, 05/09/2012 Ministério de Minas e Energia ABINEE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA ABINEE TEC 2012 TALK SHOW MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA Altino Ventura Filho Secretário

Leia mais

O que é Energia Maremotriz?

O que é Energia Maremotriz? Fontes de Energia Energia Maremotriz O que é Energia Maremotriz? Energia maremotriz, ou energia das marés, é o modo de geração de energia por meio do movimento das marés. Dois tipos de energia maremotriz

Leia mais

ENEM 2004 QUESTÕES DE FÍSICA

ENEM 2004 QUESTÕES DE FÍSICA ENEM 2004 QUESTÕES DE FÍSICA 1) Para medir o perfil de um terreno, um mestre-deobras utilizou duas varas (VI e VII), iguais e igualmente graduadas em centímetros, às quais foi acoplada uma mangueira plástica

Leia mais

PEA 2597 Uso racional da energia. Biomassa Células a Combustível Geotérmica e outras

PEA 2597 Uso racional da energia. Biomassa Células a Combustível Geotérmica e outras PEA 2597 Uso racional da energia Fontes Renováveis de Energia Biomassa Células a Combustível Geotérmica e outras slide 1 / 23 Fontes Renováveis Biomassa Rejeitos Agricolas Bagaço da cana Fazendas energéticas

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Atualmente, para que seja possível manter os nossos padrões de consumo e produção são necessárias grandes quantidades

Leia mais

Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas. SIE Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8

Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas. SIE Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8 Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas SIE Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8 Introdução A energia elétrica é produzida através de outras formas de energia; O Atlas

Leia mais

Fontes Energéticas Evolução Histórica

Fontes Energéticas Evolução Histórica Geografia 8º Ano Prof. Gustavo Macieira Fontes Energéticas Evolução Histórica Formas de energia O fogo Descoberto há cerca de 500.000 anos antes de Cristo, foi a primeira fonte de energia para os seres

Leia mais

Energia solar hidrogênio

Energia solar hidrogênio 1 2 3 4 A partir do kit de Energias Renováveis e Hidrogênio da Horizon, podemos abordar vários temas relacionados ao aquecimento global, consumo racional da água, economia de energia, mobilidade urbana

Leia mais

Energias Renováveis. Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização.

Energias Renováveis. Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. Tópicos Introdução Biocombustíveis (Biodiesel, Etanol e Hidrogênio) Biogás Biomassa Energia Eólica Energia das Marés Energia Hidrelétrica Energia Solar Energia Geotérmica Energias Renováveis Diz-se que

Leia mais

Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências O que são recursos naturais? Painéis solares. Pesca. Diamantes. Água. Plataforma petrolífera. O que são recursos naturais? Matéria ou energia presentes

Leia mais

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA ROGÉRIO LÚCIO LIMA Sinop Outubro de 2016 Recursos

Leia mais

Energia. A sustentabilidade dos recursos essenciais

Energia. A sustentabilidade dos recursos essenciais Energia A sustentabilidade dos recursos essenciais Estudo de caso Crises de energia: Brasil e EUA i. Grandes centros urbanos: $ atrai investidores e mão de obra ii. Aumento da população iii. Esgotamento

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 07 Recursos Energéticos e Meio Ambiente Profª Heloise G. Knapik 1 Energia e meio ambiente É melhor utilizar métodos de produção

Leia mais

ANEXO C: ESTRUTURA GERAL DO BEN

ANEXO C: ESTRUTURA GERAL DO BEN ANEXO C: ESTRUTURA GERAL DO BEN 1 - DESCRIÇÃO GERAL O Balanço Energético Nacional BEN foi elaborado segundo metodologia que propõe uma estrutura energética, sufi cientemente geral, de forma a permitir

Leia mais

Brasil: consumo de energia elétrica (TWh( TWh) Crescimento Médio AA (1991 a 2000)

Brasil: consumo de energia elétrica (TWh( TWh) Crescimento Médio AA (1991 a 2000) Brasil: consumo de energia elétrica (TWh( TWh) ANO RESIDENCIAL INDUSTRIAL COMERCIAL OUTROS TOTAL 1991 51,1 102,5 24,9 29,9 208,4 1992 51,8 103,3 25,9 30,8 211,9 1993 53,6 107,0 27,4 31,9 220,0 1994 56,0

Leia mais

Aula 5 Recursos Minerais

Aula 5 Recursos Minerais Aula 5 Recursos Minerais Conceitos Mineral: conjunto de elementos químicos. Metal: minerais com características específicas (brilho, dureza). Rocha: aglomerado de um ou mais minerais. Minério: rocha contendo

Leia mais

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 A Energia solar Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 Forma de aproveitamento Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia

Leia mais

Qual a porcentagem da energia usada em todo o mundo que provém de combustíveis fósseis? De que é feito o carvão?

Qual a porcentagem da energia usada em todo o mundo que provém de combustíveis fósseis? De que é feito o carvão? De que é feito o carvão? De que é feito a. plantas o carvão? mortas a. Plantas b. mortas fósseis de dinossauros b. Fósseis de c. dinossauros um monte de produtos c. Um monte químicos de produtos misturados

Leia mais

Taxa de crescimento anual (%) Produção de eletricidade 345,7 558,9 61,7 4,9 2,5 Produção de energia 49,3 96,7 96,1 7,0 0,5

Taxa de crescimento anual (%) Produção de eletricidade 345,7 558,9 61,7 4,9 2,5 Produção de energia 49,3 96,7 96,1 7,0 0,5 ESTRUTURA ATUAL DA MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA. LUZIENE DANTAS DE MACEDO 1 O Brasil é líder mundial na produção de eletricidade a partir de fontes renováveis. Consequentemente, apresenta posição privilegiada

Leia mais

E transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica.

E transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3º TURMA(S):

Leia mais

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 01 O PROBLEMA DA ENERGIA Adriana Braga José Augusto Ruas Marina Wendel de Magalhães Campinas, novembro de 2017 1 Ficha Catalográfica Elaborada pela Biblioteca da Facamp

Leia mais

A Política Estadual de Energia e o Meio Ambiente. João Carlos de Souza Meirelles Secretário

A Política Estadual de Energia e o Meio Ambiente. João Carlos de Souza Meirelles Secretário A Política Estadual de Energia e o Meio Ambiente João Carlos de Souza Meirelles Secretário Diretrizes Estratégicas Ampliação da produção das energias renováveis Fomentar o gás natural como garantia de

Leia mais

GEOGRAFIA 6º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 31 Indústrias e Fontes de Energia

GEOGRAFIA 6º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 31 Indústrias e Fontes de Energia GEOGRAFIA 6º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA PERCURSO 31 Indústrias e Fontes de Energia 1 A importância das fontes de energia A descoberta de novas fontes de energia teve início com a Primeira Revolução

Leia mais

10º ANO FÍSICA - Módulo Inicial Situação energética Mundial e degradação de energia

10º ANO FÍSICA - Módulo Inicial Situação energética Mundial e degradação de energia 10º ANO FÍSICA - Módulo Inicial Situação energética Mundial e degradação de energia PROBLEMAS ENERGÉTICOS DA ACTUALIDADE O avanço científico e tecnológico da nossa sociedade provocou o aumento acelerado

Leia mais

Energias Renováveis em São Tomé e Príncipe

Energias Renováveis em São Tomé e Príncipe MINISTERIO DE INFRAESTRUTURAS RECURSOS NATURAIS E ENERGIA Direção Geral dos Recursos Naturais e Energia Energias Renováveis em São Tomé e Príncipe Junho de 2015 Sumário Introdução : Energias renováveis

Leia mais

STCP.COM.BR CONSULTORIA ENGENHARIA GERENCIAMENTO

STCP.COM.BR CONSULTORIA ENGENHARIA GERENCIAMENTO 1 2 A Sustentabilidade Energética nas Empresas: Desafios e Oportunidades Joésio Pierin Siqueira joesio@stcp.com.br 21 de Setembro de 2017 Curitiba, PR 3 CONTEÚDO 1. CONCEITOS Sustentabilidade Governança

Leia mais

Disciplina: Recursos Energéticos e Meio Ambiente. 2- Introdução. Professor: Sandro Donnini Mancini. Fevereiro, 2016

Disciplina: Recursos Energéticos e Meio Ambiente. 2- Introdução. Professor: Sandro Donnini Mancini. Fevereiro, 2016 Insituto de Ciência e Tecologia de Sorocaba Disciplina: Recursos Energéticos e Meio Ambiente Graduação em Engenharia Ambiental 2- Introdução Professor: Sandro Donnini Mancini Fevereiro, 2016 1 ENERGIA

Leia mais

QUÍMICA. Energias Químicas no Cotidiano. Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear

QUÍMICA. Energias Químicas no Cotidiano. Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Prof a. Giselle Blois PETRÓLEO: é um combustível fóssil composto principalmente por hidrocarbonetos associados

Leia mais

FÍSICA E MEIO AMBIENTE PROF MSC WILDSON W DE ARAGÃO

FÍSICA E MEIO AMBIENTE PROF MSC WILDSON W DE ARAGÃO FÍSICA E MEIO AMBIENTE PROF MSC WILDSON W DE ARAGÃO Usinas Hidroelétricas 1. (ENEM MEC) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira

Leia mais

Fontes Alternativas de Energia Enfoque no Biogás

Fontes Alternativas de Energia Enfoque no Biogás Fontes Alternativas de Energia Enfoque no Biogás Fontes de Energia Fontes Primárias Fontes Renováveis Fontes Não Renováveis Geotérmica Gravitacional Solar Nuclear Oceânica Eólica Hidráulica Fontes Secundárias

Leia mais