CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO ANO 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO ANO 2015"

Transcrição

1 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO ANO 2015 Alex Ferreira dos Santos (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Formado em Engenharia Elétrica, opção Eletrônica, pela Universidade Federal do Pará. Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente, é professor do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), onde ministra disciplinas de Circuitos Elétricos, Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e Engenharia de Computação (EC). É, também, professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) onde ministra disciplinas de Circuitos Elétricos, Eletrônica Analógica e Eletrônica de Potência nos cursos de Engenharia de Controle e Automação (ECA), Engenharia de Computação (EC) e Engenharia Elétrica (EE). Ministra, também, cursos de Inglês Estrutural e Técnico (ênfase nos cursos que envolvem a área de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. André Luis Silva Santana (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia Mecânica Doutorando em Engenharia de Recursos Naturais pela UFPA, Mestre em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Pará (2013), Pós graduado em Paisagismo Tropical Urbano pela Universidade da Amazônia em 2009, Graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2005) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (1998). Atualmente é professor de graduação e Coordenador do curso de pós graduação em Engenharia de Redes de telecomunicações do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e professor do Centro Universitário do Pará - CESUPA.

2 Denis Lima do Rosário (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Engenheiro de Computação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2007). Em 2010 obteve o título de mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com sanduíche na Unidade de Investigação CISTER do Instituto Superior de Engenharia do Porto em Portugal (2009). Em 2014 obteve o título de doutor no regime de Co-Tutela em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Ciências da Computação pela Universidade de Berna. Seus interesses de pesquisa são: redes de sensores sem fio, Rede de Sensores Sem Fio multimídia, Qualidade de Serviço, Qualidade de Experiência, mobilidade e multimídia. Edson do Socorro Cardoso da Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Mestre da Estácio - IESAM e Professor Adjunto da UNAMA (Grupo Saber). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Comunicação Ópticos e Dispositivos Ópticos. Elionai Gomes de Almeida Sobrinho (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Engenheiro Eletricista - Opção Eletrônica formado pela UFPa em Especialista em Redes de Computadores pela UNAMA em Mestre em Telecomunicações pela UFPa em Trabalhou nas áreas de Projetos e Gerência de Redes de Telecomunicações na Telemar ( ) e nas áreas de Gerência de Redes, Gerência de Desempenho e Planejamento de Engenharia na Amazônia/Telemig Celular ( ). Desde 2004 é professor titular do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, foi Coordenador de Estágio e Monografia, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação e Diretor Acadêmico. Atualmente é o Coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica da Estácio-IESAM.

3 Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência e Simulação Computacional. Epaminondas Cantal Machado (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Curso Técnico: Escola Técnica Federal do Pará Eletrônica Curso Superior: Universidade Federal do Pará (UFPA) Engenharia Elétrica Mestrado: (em fase de conclusão) UFPA, Em Potência (Controle). Especialização: Universidade Federal do Pará (UFPA) Eng. Segurança do trabalho Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e professor do Ciaba. Francisco José Mota de Sousa (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal do Pará (1991), Mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2004) e Doutorado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC. Tem experiência: na área de Física e Matemática Aplicada, com ênfase em Física Clássica e Física Quântica, Mecânica, Álgebra Linear e Estatística; na área de Educação, Prática Pedagógica, Prática de Ensino de Física, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso e Atividade de Estágio Supervisionado, na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e na Universidade Vale do Acaraú (UVA IDEPA), como tutor e professor conteudista, na Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade à distância. Frederico Miglio Neiva (Mestre) Regime Trabalho: Tempo Integral Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Qualificação Profissional: Estatística Possui Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2000) e Mestrado em Metrologia Científica e Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002). Atualmente é professor da Faculdade Estácio de Belém, Campus IESAM, desde 2003; também ocupa o cargo de Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Faculdade Estácio de Belém, Campus IESAM desde Desde 2013 ocupa o cargo de Coordenador do

4 ENADE também na Faculdade Estácio de Belém, Campus IESAM. Tem experiência nas áreas de: - Estatística, com atuação nos ramos da pesquisa aplicada, amostragem, probabilidade e estatística, econometria, testes não-paramétricos, dentre outros; - Metrologia Científica e Industrial, atuando principalmente nos segmentos de implantação de sistemas da qualidade (laboratório ou indústria), garantia da confiabilidade metrológica, cálculo de incerteza do processo de medição; - Indicadores de Avaliação da Educação Superior no Brasil, com atuação nos ramos do SINAES, ENADE e Censo da Educação Superior. Gustavo Duarte Cardoso (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Civil Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2000), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Pará (1997) e mestrado pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do NAEA/UFPA, professor assistente da Universidade do Estado do Pará, professor e coordenador do Curso de Engenharia Civil do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e professor titular da Universidade da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Produção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de gestão integrado (qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho), materiais e processos produtivos e logística. Irazel José Gonçalves Soares (Mestre) Regime: Horista Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Qualificação Profissional: Matemática Possui graduação em ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pará (1984), Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1986), pós-graduação em Matemática Aplicada em nível de Mestrado pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professor do Instituto de Estudos superiores da Amazônia e da Escola de Aplicação daufpa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción - PY( 2013). Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Matemática Física e Inclusão Educacional no Ensino Superior.

5 Ivete Teixeira da Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Mecânica Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora titular da graduação e pós-graduação e coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Produção do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Tem experiência na área de Engenharias, Engenharia de Produção, Agroindústria, Gestão de Projetos, Gestão da Produção, Planejamento Regional, com ênfase em Negócios Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: biomassa, empreendedorismo, energia de biomassa, energia alternativa, técnicas de pesquisa, comunidades isoladas, administração rural e desenvolvimento sustentável, agricultura familiar. É EMPRETECA pelo SEBRAE. José Augusto Furtado Real (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1993) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Analista de Tecnologia da Universidade Federal do Pará, professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e professor titular da Universidade da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos e Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação eletrônica, Processamento Digital de Imagens, Reconhecimento de Padrões, Controle Adaptativo, Redes Neurais e Fuzzy. Kleiber Tenório de Sousa (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) nos Cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Embarcados, Sistemas de Telemetria, Controle e Instrumentação.

6 Leonardo Araujo Neves (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Qualificação Profissional: Engenharia Sanitária Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (2000) e mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Atualmente é Professor Horista do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle da poluição, avaliação ambiental, saneamento básico, saneamento ambiental e educação ambiental. Marcelo Nunes de Lima (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia Industrial Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Santa Cecilia(1990). Atualmente é PESQUISADOR da Universidade Federal do Pará. Márcio Nazareno de Araújo Moscoso (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Atualmente é professor do Instituto Federal do Pará (IFPa) e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de energia, monitoramento de tensão e corrente na rede de distribuição, sistemas embarcados, sistemas de distribuição e índices de qualidade de energia elétrica.

7 - Marcus Pantoja da Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Pará (2006). Tem experiência na área de sistemas de controle, com ênfase em Engenharias, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de sistemas lineares e não lineares usando desigualdade matriciais lineares, sistemas multi-agentes, lógica nebulosa, redes neurais. Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (CAPES 7) na área de controle descentralizado de sistemas não lineares utilizando LMIs. Atualmente é aluno de doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Max Ricardo Pantoja da Trindade (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Possui graduação em Engenharia Elétrica (opção Eletrotécnica) pela Universidade Federal do Pará (1996) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998). Em 1999 foi professor temporário do Curso Técnico em Eletrotécnica no CEFET-PA (hoje IFPa) - Unidade de Tucuruí. Atuou por mais de 10 anos como professor adjunto I da Universidade da Amazônia - UNAMA (2002 a junho de 2012) no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Foi vice coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) no período 2010 a julho de Atualmente, na área acadêmica, é professor do IESAM nos cursos (de pósgraduação e graduação) de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica e Coordenador deste último desde agosto de Na área empresarial, é sócio proprietário da empresa Salt Tech Engenharia de Automação LTDA que atua nas áreas de engenharias elétrica, automação e telecomunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Sistema Elétricos de Potência, automação predial e residencial, projetos de instalações elétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, sistemas de controle, sistemas embarcados, identificação de sistemas; automação predial focando eficiência energética. Osmar Guedes da Silva Junior (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Geologia Qualificação Profissional: Geologia

8 Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1994) e mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente é técnico administrativo da Universidade Federal do Pará e professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, ministrando as disciplinas Sistemas de Informação Geográfica e Ecologia da Paisagem. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: moro estratigrafia, sucessões marinhas, planície costeira, quaternário, neotectônica, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica. Osvaldo Jose Pereira de Carvalho (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação Profissional: Administração Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará(1984), graduação em Direito pela Universidade da Amazônia(1993), especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Direito do Trabalho pela Universidade da Amazônia(2000), especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Direito Processual pela Universidade da Amazônia(2001) e mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade da Amazônia(2005). Atualmente é professor titular do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e Procurador da Companhia Nacional de Abastecimento. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito das Relações Sociais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Trabalho, meio ambiente do trabalho. Paulo Júlio da Silva Neto (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Agrárias Qualificação Profissional: Engenharia Agronômico Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1979), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1987) e doutorado em Ciências Agrárias (Sistemas Agroflorestais) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005). Atualmente é Pesquisador e Fiscal Federal Agropecuário da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. É Consultor Científico da Revista de Ciências Agrárias (Belém), e faz parte do Conselho Editorial da Revista do IESAM. Publicou 11 artigos em periódicas especializados e 15 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicado. Participou de vários eventos no Brasil. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sistemas Agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócios, cacau,

9 sistemas agroflorestais, planta daninha, competição e fisiologia da produção vegetal. Nas atividades profissionais interagiu com 48 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Roger Ribeiro da Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento: Informática Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2000), graduação em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1997) e mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é professor da Universidade da Amazônia, assistente de coordenação do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e ministra aulas para cursos de engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrogerador, sistemas fuzzy, sistemas de diagnóstico, diagnóstico de defeitos e lógica fuzzy. É bolsista da Universidade Federal do Pará, trabalhando em projetos de P&D, na área de Diagnóstico de Defeitos em Máquinas Rotativas. Rosemarie de Almeida Costa (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento: Ciência da Informação Qualificação Profissional: Biblioteconomia Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (1988), Especialização em Administração de Bibliotecas pela Universidade Federal do Pará (1992) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora de graduação e pós-graduação do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM); é bibliotecário/documentalista da Universidade Federal do Pará. Possui aperfeiçoamento profissional para Docência em EAD, Design Instrucional e Novas Tecnologias para EAD. Tem experiência na área de Metodologia Científica, Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia científica; sistemas de informação; tecnologia da informação; ciência da informação; projeto, administração e gestão de unidades de informação; tecnologias para EAD e e-learning; design instrucional para EAD; ambientes virrtuais de aprendizagem (AVA) e desenvolvimento de recursos digitais em ambientes web.

10 Sheila Bemerguy de Souza (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Ciências Econômicas Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (1991) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É professora adjunta da Universidade Federal do Pará, desde de 1991, do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM desde 2002, da Estácio Pará desde Possui experiência na área de Elaboração e Análise de Projetos Reais e Financeiros, Mercado Financeiro e Desenvolvimento Sustentável. Sheila Silva dos Santos (Doutora) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Geologia e Geoquimica Qualificação Profissional: Química Professora Dra., com graduação em Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2009/2013), Atualmente ocupa o cargo de professora na Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC) e no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM). Tem experiência na área de Química e Geociências, com ênfase em Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: química geral, físico-química, química orgânica, geoquímica ambiental e ciência e resistência dos materiais. Silvia Maria Pereira Flores (Doutora) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Qualificação Profissional: Química Industrial Aposentada pela Universidade Federal do Pará ( ), onde atuou como professora Adjunto 4 nos Cursos de Química Industrial, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará-UFPA (1973), Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (atual UNAMA) (1978), especialização em Tecnologia de Alimentos pela UFPA (1981), especialização em Geoquímica pela UFPA (1984), mestrado em Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1989) e doutorado em Geoquímica e Petrologia pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é professora de Química Geral (Cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia

11 Mecânica), Química Analítica (Engenharia Ambiental) e Ciência dos Materiais, (Curso de Engenharia de Telecomunicações) do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: rejeitos industriais, cerâmica e meio ambiente. Valcir João da Cunha Farias (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: finite element, complex resistivity, fractal, fractal model, otimização e FMRI.. Vlademir de Aquino Silveira (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Qualificação Profissional: Física Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2009). Realizou estágio de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso em biofísica do sistema visual no Laboratório de Neurologia Tropical, Núcleo de Medicina Tropical, UFPA. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq ( ). Realizou mestrado no Programa de Pósgraduação em Neurociências e Biologia Celular, Instituto de Ciências Biológicas, UFPA, com bolsa do CNPq ( ). Sua dissertação em "Entropia Conjunta de Espaço e Freqüência Espacial Estimada Através da Discriminação de Estímulos Espaciais com Luminância e Cromaticidade Moduladas por Funções de Gábor - Implicações para o Processamento Paralelo de Informação no Sistema Visual Humano" foi realizada no Laboratório de Neurologia Tropical, Núcleo de Medicina Tropical, UFPA. Temas de atuação: processamento paralelo de informação visual, estimulação visual, psicofísica visual, bioestatística, física matemática.

12 Wellington José Figueiredo de Lima (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1997); é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1999). Proprietário da empresa WEB Engenharia e responsável técnico em várias soluções computacionais para manutenção preditiva, voltados para a área de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica; atuou como auditor da norma NBR\ISO durante 2 anos na Eletronorte; tem 11 anos de docência; 12 anos de experiência na área de manutenção; 10 anos como pesquisador em programas de P&D Eletronorte, Rede Celpa e Vale; executa a função de Coordenador do curso de Manutenção Industrial desde 2008; COORDENAÇÃO Luciana de Azevedo Vieira (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1994) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1996). Atualmente é professor mestre e coordenadora do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia da Eletrônica, de Controle e Automação e da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, Instrumentação Virtual, Sistemas Inteligentes e Banco de Dados.

Frederico Miglio Neiva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Estatística Qualificação profissional: Metrologia Cientifica

Frederico Miglio Neiva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Estatística Qualificação profissional: Metrologia Cientifica CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Carlos Natalino da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharia da Computação Qualificação Profissional: Engenharia

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ANO 2015. André Luis Sfair da Costa Sarmento (Doutor) Regime de Trabalho: Horista

CORPO DOCENTE DO CURSO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ANO 2015. André Luis Sfair da Costa Sarmento (Doutor) Regime de Trabalho: Horista CORPO DOCENTE DO CURSO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ANO 2015 Alex Ferreira dos Santos (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente

Leia mais

brunocastro@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/1897829604434609

brunocastro@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/1897829604434609 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Área de Conhecimento: Arquitetura e Urbanismo. Qualificação Profissional: Arquitetura

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharia Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharia Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Daniel da Silva Leão (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação Profissional:

Leia mais

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação profissional: Arquitetura

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento:

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL André Luis Sfair da Costa Sarmento (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia Química. Possui graduação em Engenharia Química

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ANO - 2015 Airton Lobato Luz (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Possui graduação em Engenharia Elétrica pela

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Alex Sandre Guedes Alves (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Mecânica Atualmente é professor

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Carlos Natalino da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias Qualificação Profissional: Engenharia da Computação

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ANO - 2015 Daniel da Silva Leão (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação Profissional:

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ANO 2015 Carla de Cássia Carvalho Cassado (Doutora) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento: Ciências Humanas Qualificação

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241 CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Atanagildo Coimbra do Nascimento (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Contábeis gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014 Aderbal Maia Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO : : Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo Bacharelado

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 Alcyr de Morrisson Faria Neto (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001).

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO ANO - 2014 Alex Klautau de Amorim (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes Qualificação Profissional: Educação

Leia mais

E-mail Currículo lattes

E-mail Currículo lattes CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo

Leia mais

Faculdade Estácio de Belém Estácio Belém Campus - IESAM Curso de Engenharia de Controle e Automação Turma: P1NB Sala: B101

Faculdade Estácio de Belém Estácio Belém Campus - IESAM Curso de Engenharia de Controle e Automação Turma: P1NB Sala: B101 Curso de Engenharia de Controle e Automação Turma: P1NB Sala: B101 ALG. PRO. Dênis Rosário Física I Física I Met. Científica Paulo Julio Cálculo I Vladimir Silveira Cálculo I Vladimir Silveira ALG. PRO.

Leia mais

Colegiado do Curso de Manutenção Indústrial. Experiência na Indústria

Colegiado do Curso de Manutenção Indústrial. Experiência na Indústria Colegiado do Curso de Manutenção Indústrial Experiência na Indústria 1 CORPO DOCENTE Juarez Santos da Silva Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Mato Grosso (1981). Tem experiência

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2015 Alex Klautau de Amorim (Mestre) Regime Trabalho: Horista Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes Qualificação Profissional: Educação

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO - 2015 Andrea Martins Cavalcante (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Ciências Contábeis Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS Carla de Cássia Carvalho Cassado (Doutora) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Humanas Qualificação Profissional:

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO Alex Klautau de Amorim (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes Qualificação Profissional: Educação Artística Possui

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241 CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Atanagildo Coimbra do Nascimento (Especialista) Regime de Trabalho: Horista gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241 Carlindo Silva

Leia mais

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA ANO - 2015

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA ANO - 2015 ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA ANO - 2015 Alan Teixeira da Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações Mestre (MSc.) em Engenharia

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Área de conhecimento: Engenharia Qualificação profissional: Arquitetura e

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE REDES DE COMPUTADORES.

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE REDES DE COMPUTADORES. CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE REDES DE COMPUTADORES. Allan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações Possui graduação

Leia mais

ANEXO LISTA DOS CURSOS DE GRADUAÇÂO ELEGIVEIS PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

ANEXO LISTA DOS CURSOS DE GRADUAÇÂO ELEGIVEIS PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS ANEXO LISTA DOS CURSOS DE GRADUAÇÂO ELEGIVEIS PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Agricultura Sustentável Agrimensura Agroecologia Agroindústria Agroindústria - Alimentos Agroindústria - Madeira Agronegócio

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANO - 2015 Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de Conhecimento: Contabilidade Empresarial Qualificação Profissional:

Leia mais

Departamento de Enfermagem Básica (1 vaga) Processo nº 23071.004115/2009-81

Departamento de Enfermagem Básica (1 vaga) Processo nº 23071.004115/2009-81 Períodos de inscrições: no sítio http://www.concurso.ufjf.br a) Primeiro período: das 09h do dia 11/05/2009 até as 14h do dia 29/05/2009; b) Segundo período: das 09h do dia 22/06/2009 até as 14h do dia

Leia mais

Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.03.2013 Processo /2013

Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.03.2013 Processo /2013 Etec Professor Horácio Augusto da Silveira Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.03.2013 Processo /2013 Para a Inscrição no Processo Seletivo, é necessário uma

Leia mais

Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC

Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC Retificação do EDITAL Nº 002/2012 PRONATEC/IFPR PROCESSO

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 13/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 135-Área de

Leia mais

Projeto Integrador. Faculdade Senac

Projeto Integrador. Faculdade Senac Projeto Integrador Faculdade Senac Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás adota o Projeto Integrador nos cursos da área de Tecnologia da Informação com o intuito de possibilitar ao aluno criação de um produto

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II SUMARÉ 2016

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II SUMARÉ 2016 1 FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II SUMARÉ 2016 2 PRINCIPAIS DIRIGENTES Diretora Interina Prof.ª Doutoranda Tânia Cristina Bassani Cecilio Doutorado: Doutoranda em Ciências

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação Comissão de Curso e NDE do BCC Fevereiro de 2015 Situação Legal do Curso Criação: Resolução CONSU no. 43, de 04/07/2007. Autorização: Portaria

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ 1 semestre de 2015 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Profª Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação

Leia mais

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia Informática Matemática Produção de Textos 2º Bimestre Cálculo I Física I Inglês Metodologia Científica 3º

Leia mais

Campus Santos Dumont EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Campus Santos Dumont EDITAL DE CONVOCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Art. - O Reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, CONVOCA os Candidatos abaixo especificados, para protocolarem na reitoria deste

Leia mais

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia 40 Informática 40 Matemática 80 Produção de Textos 40 2º Bimestre Cálculo I 80 Física I 80 Inglês 20 Metodologia

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação Departamento de Engenharia - Universidade Federal de Lavras

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação Departamento de Engenharia - Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação Histórico Início 2007 com foco em modelagem biológica (Engenharias IV Capes) e característica multidisciplinar com professores da área de

Leia mais

FATE-SP Faculdade de Teologia de São Paulo - SP. Concluído em: 26 de novembro de 2009.

FATE-SP Faculdade de Teologia de São Paulo - SP. Concluído em: 26 de novembro de 2009. Curriculum Vitae Resumido Alexandre Dezem Bertozzi Licenciando em Física pelo Unisalesiano-SP 2009; Bacharel em Teologia pela Fate-SP 2009; Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA ELÉTRICA. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Carlos Magno Fernandes cmagno@ufv.

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA ELÉTRICA. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Carlos Magno Fernandes cmagno@ufv. 132 ENGENHARIA ELÉTRICA COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Carlos Magno Fernandes cmagno@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 133 ATUAÇÃO O curso de Elétrica da UFV propõe oferecer a seus estudantes

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ 2 semestre de 2015 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Profª Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/09/2015 de 19/10/2015.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

RESOLVE: Art. 1 o Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, modalidade Bacharelado, do Centro de Tecnologia, no Campus I.

RESOLVE: Art. 1 o Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, modalidade Bacharelado, do Centro de Tecnologia, no Campus I. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 23/2008 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, do Centro

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 75/2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de do Centro

Leia mais

Para visualizar ementas, programas e outros documentos relacionados ao curso, clique aqui.

Para visualizar ementas, programas e outros documentos relacionados ao curso, clique aqui. Para visualizar ementas, programas e outros documentos relacionados ao curso, clique aqui. Modalidade Eletrotécnica : O eletromagnetismo e o fascínio dos campos girantes, os circuitos elétricos de potência

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 12/2012 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 1) Área de Conhecimento:

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA 1º SEMESTRE DE 2014. PROVA FINAL PERÍODO DE APLICAÇÃO 07/07 segunda-feira 09/07 quarta-feira 10/07 quinta-feira

FACULDADE DO SUL DA BAHIA 1º SEMESTRE DE 2014. PROVA FINAL PERÍODO DE APLICAÇÃO 07/07 segunda-feira 09/07 quarta-feira 10/07 quinta-feira FACULDADE DO SUL DA BAHIA SEMESTRE DE 2014 PROVA FINAL PERÍODO DE APLICAÇÃO segunda-feira quarta-feira quinta-feira Horário 1ª AULA 18:50 às 20:30 2ª AULA 20:50 às 22:30 OBS.: NÃO HÁ SEGUNDA CHAMADA DE

Leia mais

A EXO 2 - LISTA DE VAGAS - DOCE TES

A EXO 2 - LISTA DE VAGAS - DOCE TES A EXO 2 - LISTA DE VAGAS - DOCE TES Campus Graduação na área de Artes Ministrar aulas em disciplinas relacionadas à área de Artes em geral. Desenvolver projetos e atividades extra-curriculares nas Artes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS E REQUISITOS ESPECÍFICOS POR ÁREA DE

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos LISTA DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos LISTA DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO A B C Álgebra Linear Álgebra Linear Computacional Álgebra Linear II Algoritmos e Estrutura de Dados I Algoritmos e Estrutura de Dados II Algoritmos em Bioinformática Alteridade e Diversidade no Brasil

Leia mais

COMPONENTES CURRICULARES POR TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 7591/2013

COMPONENTES CURRICULARES POR TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 7591/2013 COMPONENTES CURRICULARES POR TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 7591/2013 1. Gestão Empresarial (EII) / Ciências Administrativas (qualquer modalidade) Geral Ciências Administrativas Ciências Contábeis Ciências

Leia mais

UNIDADES DE ENSINO DE NITERÓI CLASSE A: ADJUNTO A - REGIME: 40H DE 1 - Escola de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura Área de

UNIDADES DE ENSINO DE NITERÓI CLASSE A: ADJUNTO A - REGIME: 40H DE 1 - Escola de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura Área de UNIDADES DE ENSINO DE NITERÓI CLASSE A: ADJUNTO A - REGIME: 40H DE 1 - Escola de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura Área de Conhecimento: PROJETO DE HABITAÇÃO SOCIAL (uma vaga). Provas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR (Currículo 2006.2) Agosto de 2010 Hodiernamente não mais se concebe que a formação do futuro profissional

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA RETIFICAÇÃO VII - CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico Nº_118/2012 A Fundação Coordenação

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

Universidade Estadual de Maringá PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL N O 001/2011-PRH 2 - DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, N O DE VAGAS, REGIME E LOCAL DE TRABALHO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS (01) Bioquímica Graduação em Química ou

Leia mais

Resolução nº 2/2006 3/2/2006 RESOLUÇÃO CNE Nº 2, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 DOU 03.02.2006

Resolução nº 2/2006 3/2/2006 RESOLUÇÃO CNE Nº 2, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 DOU 03.02.2006 Resolução nº 2/2006 3/2/2006 RESOLUÇÃO CNE Nº 2, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 DOU 03.02.2006 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Agrícola e dá outras providências.

Leia mais

Instituto de Estudos Superiores da Amazônia IESAM Curso de Engenharia de Controle e Automação 2014

Instituto de Estudos Superiores da Amazônia IESAM Curso de Engenharia de Controle e Automação 2014 P1MA 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira ALG. PROG. (Lab 2C5) Álgebra Linear Met. Científica Keila Alves ALG. PROG. (Lab 2C5) Álgebra Linear ALG. PROG. Circ. Elétricos 1 IECA (Lab 2C5) André Brasil

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Edital Nº 7/205 ANEXO II QUADRO DE VAGAS CAMPUS SIGLA ÁREA PERFIL TOTAL ARRAIAL DO CABO CAC Geografia Licenciatura em Geografia. Análise Instrumental Química Industrial ou Engenharia Química ou Farmácia

Leia mais

CATÁLOGO AUXILIAR DOCENTE

CATÁLOGO AUXILIAR DOCENTE CATÁLOGO DE AUXILIAR DOCENTE Atualizado em Novembro/2015 RELAÇÃO DE REQUISITOS MÍNIMOS PARA INGRESSO NO EMPREGO PÚBLICO PERMANENTE DE AUXILIAR DOCENTE I Este documento tem por finalidade apresentar os

Leia mais

Faculdade Figueiredo Costa 42/73

Faculdade Figueiredo Costa 42/73 42/73 CAPITULO VIII GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA AS ATRIBUIÇÕES, ÁREAS DE ATUAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que estuda a energia elétrica, suas propriedades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL PERFIL 3001 - Válido para os alunos ingressos a partir de 2002.1 Disciplinas Obrigatórias Ciclo Geral Prát IF668 Introdução à Computação 1 2 2 45 MA530 Cálculo para Computação 5 0 5 75 MA531 Álgebra Vetorial

Leia mais

Universidade Lusófona

Universidade Lusófona Universidade Lusófona Licenciatura (1º Ciclo) em Ciências da Engenharia - Engenharia do Ambiente: Duração: 3 anos Grau: Licenciatura Director: Prof. Doutor José d'assunção Teixeira Trigo Objectivos: Formação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMUNICADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMUNICADO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO João Pessoa, 19 de julho de 2014 COMUNICADO Divulgamos, em anexo, o

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES CCECA. 01 DE Graduação Plena em Pedagogia Pós-Graduação em Educação

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES CCECA. 01 DE Graduação Plena em Pedagogia Pós-Graduação em Educação CIDADE: Teresina CAMPUS: Torquato Neto Total de Vagas: 36 (20 Vagas Dedicação Exclusiva e 16 Vagas 40 Horas) CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES CCECA CURSO: Licenciatura Plena em Pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA UFOB ANEXO I QUADRO GERAL DE VAGAS POR CAMPUS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA UFOB ANEXO I QUADRO GERAL DE VAGAS POR CAMPUS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA UFOB ANEXO I QUADRO GERAL DE VAGAS POR CAMPUS CAMPUS BARRA Área do Conhecimento: Entomologia Agrícola Titulação: Graduação em Agronomia e doutorado em Entomologia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 1, de 1 de março de

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO Com a revolução tecnológica, não é só o mundo que muda, mas a área de tecnologia também. O Engenheiro de Computação é um profissional fundamental para que essa evolução

Leia mais

Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DA UNIDADE CENTRO TECNOLÓGICO, REALIZADA NO DIA 12 DE ABRIL DE 2010. Aos doze dias do mês de abril do ano dois mil e dez, às quatorze horas e trinta minutos, no

Leia mais

ANEXO I QUADRO DAS ÁREAS DE ESTUDO. Lotação 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ

ANEXO I QUADRO DAS ÁREAS DE ESTUDO. Lotação 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ Código/Área de Estudo. Desenho Técnico, Desenho Assistido por Computador (CAD), Informática 02. Materiais para Construção Mecânica, Corrosão e Tribologia 03. Termodinâmica, Refrigeração, Transferência

Leia mais

REQUISITOS DE TITULAÇÃO

REQUISITOS DE TITULAÇÃO REQUISITOS DE TITULAÇÃO COMPONENTES CURRICULARES 1. Língua Estrangeira Moderna - Inglês (Parte Diversificada) Letras com Habilitação em Inglês (LP) Letras com Habilitação em Secretário Executivo Bilíngue/

Leia mais

UNP - Universidade Potiguar EDITAL DE OFERTA DE DISCIPLINAS EM TURMA ESPECIAL - 2015 JANEIRO A JUNHO ANEXO: DISCIPLINAS EM OFERTA CURSOS DE GRADUAÇÃO

UNP - Universidade Potiguar EDITAL DE OFERTA DE DISCIPLINAS EM TURMA ESPECIAL - 2015 JANEIRO A JUNHO ANEXO: DISCIPLINAS EM OFERTA CURSOS DE GRADUAÇÃO UNP - Universidade Potiguar EDITAL DE OFERTA DE DISCIPLINAS EM TURMA ESPECIAL - 2015 JANEIRO A JUNHO ANEXO: DISCIPLINAS EM OFERTA CURSOS DE GRADUAÇÃO Curso Disciplina ADMINISTRAÇÃO - NATAL ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Leia mais

CEFET-MG Concurso Público EBTT 2013 AGENDAMENTO DE DATAS DA ETAPA DA PROVA ESCRITA EPE

CEFET-MG Concurso Público EBTT 2013 AGENDAMENTO DE DATAS DA ETAPA DA PROVA ESCRITA EPE CEFET-MG Concurso Público EBTT 23 AGENDAMENTO DE DATAS DA ETAPA DA PROVA ESCRITA EPE De acordo com o item 3.3.1.2 do de Normas Gerais 077/13 de 21 de junho de 23, havendo compatibilidade de cronograma

Leia mais

Ministério da Educação. Gabinete do Ministro

Ministério da Educação. Gabinete do Ministro Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 556, de 25 de fevereiro de 2005 (DOU nº 39, Seção 1 página 23, de 28/2/2005) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 50/2014-CONSUNIV Aprova ad referendum a reformulação do Projeto Pedagógico do

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 50/2014-CONSUNIV Aprova ad referendum a reformulação do Projeto Pedagógico do UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 50/2014-CONSUNIV Aprova ad referendum a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de, Bacharelado, de oferta regular

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Edital Nº 7/205 ANEXO II QUADRO DE VAGAS (RETIFICADO) CAMPUS SIGLA ÁREA PERFIL TOTAL ARRAIAL DO CABO DUQUE DE CAXIAS CAC Geografia Análise Instrumental Biologia Geral/ Bioquímica / Processos Bioquímicos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE Ana Christina Duarte Pires Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas (1989), possui mestrado em Agronomia pela

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA E e F

1ª ETAPA - TURMA E e F Atualizado em: 20/05/2013 1/7 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALITICA E VETORES PF 3 COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ 2 semestre de 2013 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Profª Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação

Leia mais

SIC 36/05. Belo Horizonte, 23 de junho de 2005. ENADE. Distribuído a assessorados da CONSAE.

SIC 36/05. Belo Horizonte, 23 de junho de 2005. ENADE. Distribuído a assessorados da CONSAE. SIC 36/05 Belo Horizonte, 23 de junho de 2005. ENADE PORTARIA Nº 2.205, de 22 de junho de 2005. Ministro da Educação. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialização em Gerência e Monitoramento Ambiental

Leia mais

Edital n 37/2011 Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Anexo I Cargos e Vagas

Edital n 37/2011 Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Anexo I Cargos e Vagas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Edital n 37/2011 Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Comércio

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Comércio Habilitação: Comércio Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Comércio de Compras (EII) - Habilitação

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento: Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

BCT001 Inserção na Vida Universitária 40 0 40. BCT002 Leitura e Produção de Texto 1 40 0 40

BCT001 Inserção na Vida Universitária 40 0 40. BCT002 Leitura e Produção de Texto 1 40 0 40 ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS O desenho curricular do curso de Engenharia de Energias segue as Diretrizes Gerais da UNILAB, as quais preveem os seguintes Núcleos de Formação nos cursos de graduação:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EFETIVO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EFETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I RELAÇÃO DAS VAGAS DO PROCESSO SELETIVO POR ÁREA DE CONHECIMENTO, REQUISITOS ESPECÍFICOS

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS PARA PROFESSOR E FORMAÇÃO NECESSÁRIA

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS PARA PROFESSOR E FORMAÇÃO NECESSÁRIA 06/ 05/ INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO DO º SEMESTRE 05 ANEXO II EDITAL Nº 8/05 DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS PARA PROFESSOR E FORMAÇÃO NECESSÁRIA Técnico em Redes de Computadores

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 07/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 101-Área de

Leia mais