ATIVIDADES LÁPIS E PAPEL MÓDULO COMEÇAR LUZ DO SABER (EJA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADES LÁPIS E PAPEL MÓDULO COMEÇAR LUZ DO SABER (EJA)"

Transcrição

1 ATIVIDADES LÁPIS E PAPEL MÓDULO COMEÇAR LUZ DO SABER (EJA)

2 ATIVIDADES LÁPIS E PAPEL DO MÓDULO COMEÇAR LUZ DO SABER (EJA) Nunca vi fazer tanta exigência Nem fazer o que você me faz Você não sabe o que é consciência Nem vê que eu sou um pobre rapaz Você só pensa em luxo e riqueza Tudo o que você vê, você quer Ai, meu Deus, que saudade da Amélia Aquilo sim é que era mulher Às vezes passava fome ao meu lado E achava bonito não ter o que comer Quando me via contrariado Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!" Amélia não tinha a menor vaidade Amélia é que era mulher de verdade Ai que saudades da Amélia (Ataulfo Alves e Mário Lago) ATIVIDADE 1: 1. Cante a música Ai que saudades da Amélia, acompanhando a letra. Em seguida converse com o grupo sobre os seguintes questionamentos: 2. Qual o assunto do texto? 3. De acordo com o texto, como a figura feminina da Amélia é retratada? 4. No texto, há uma comparação entre os comportamentos femininos. Identifique essas diferenças no texto. 5. Qual o gênero textual? ATIVIDADE 2: 1. Registre no texto: Ai que saudades da Amélia o número de versos e de estrofes. 2. Identifique no texto os nomes próprios e em seguida escreva-os: 3. Circule o título do texto e pinte os espaçamentos entre as palavras do título.

3 4. Escreva a maior palavra do título da música e em seguida circule as sílabas ATIVIDADE 3: 1. Sublinhe no texto: Ai que saudades da Amélia todas as palavras que rimam. Agora escreva as palavras encontradas e em seguida circule as sílabas de cada palavra. PALAVRA RIMA Ex: FAZ RAPAZ 2. Agora é hora de produzir! Registre palavras que rimam com RIQUEZA e MULHER. Em seguida socialize sua produção. RIQUEZA MULHER ATIVIDADE 4: 1. Agora é hora de compartilhar nossas ideias com os nossos colegas. Relate sua opinião sobre a figura feminina da Amélia, como ela se posiciona no seu papel social da mulher da década de 40 no Brasil.

4 2. Acróstico é uma composição poética em que as letras iniciais formam nomes, quando lidas na vertical. De acordo com as características da personagem principal da canção: Ai que saudades da Amélia, construa um acróstico. A M É L I A ATIVIDADE 5: BIOGRAFIA Ele nasceu na histórica Rua do Resende, no Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1911, filho único de Antônio Lago, um jovem compositor, maestro e violinista de sucesso, de uma família de músicos; e de Francisca Maria Vicência Croccia Lago, jovem descendente de calabreses, oriunda também de família de músicos. Mário Lago foi criado no bairro da Lapa, no Rio. Formou-se em Direito, mas jamais exerceu a profissão. Chegou a trabalhar como jornalista e estatístico, mas por pouco tempo. Desde criança, a arte exerceu absoluto fascínio sobre ele; uma atração igualada apenas pela política, pela boemia e pela família. A todas elas se dedicou com igual empenho e paixão. Falecido em 30 de maio de 2002, Mário Lago foi casado por quase 50 anos com Zeli Cordeiro Lago. O ator deixou cinco filhos (Vanda, Antonio Henrique, Graça, Luiz Carlos falecido em 2010 e Mário). 1. Leia a biografia de Mário Lago e responda oralmente os seguintes questionamentos: 2. O que o gênero textual biografia retrata? 3. Qual a funcionalidade do gênero biografia?

5 4. Quais biografias você conhece? Compartilhe com seus colegas. 5. Organize na tabela abaixo os nomes próprios que você identificou após a leitura do texto. Em seguida leia as palavras formadas. PESSOA LUGAR 6. O que significa a palavra calabreses na seguinte expressão:... jovem descendente de calabreses, oriunda também de família de músicos. ATIVIDADE 6: 1. Você foi convidado para realizar uma entrevista e deverá escolher um entrevistado para produzir uma biografia. Para que a entrevista ocorra de forma efetiva, organize uma lista com assuntos que serão abordados. Discuta com seus colegas os assuntos importantes que deverão ser registrados na biografia. LISTA DE ASSUNTOS PARA ENTREVISTA 2. De acordo com a lista acima, elabore antecipadamente perguntas para a realização da entrevista com um colega da escola. Lembre-se que a entrevista terá como objetivo produzir uma biografia.

6 ATIVIDADE 7: 1. Agora é hora de elaborar a biografia. Organize as ideias da entrevista realizada anteriormente e registre as informações para a construção da biografia. ATIVIDADE 8: 1. Leia o texto abaixo: Igor, Deixe a encomenda com a Alessandra. Passarei à tarde para pegar. Um abraço, Almeida 10/10/ Realize a leitura coletiva. 3. Responda os seguintes questionamentos: Qual o destinatário do bilhete? Qual a mensagem do bilhete? Qual o remetente do bilhete? Imagine que se o bilhete fosse lido por uma pessoa sem ser o destinatário seria possível saber qual é a encomenda?

7 Identifique os nomes próprios encontrados no bilhete. 4. Agora já que conhecemos a estrutura e a funcionalidade do bilhete podemos produzi-lo. Imagine que você está doente e não poderá comparecer a aula hoje e pediu para o seu vizinho que estuda na sua mesma escola para entregar um bilhete a (ao) professor (a) justificando sua ausência. Ao finalizar o seu bilhete, socialize com seus colegas a sua produção. ATIVIDADE 9: Paulo, A tarde vai, um insípido crepúsculo no céu anuncia a sua partida. Não, eu não queria que tivesse sido assim. Mas, talvez, quem sabe, um dia voltaremos a ser bons amigos... Talvez não esteja fácil ver a luz no final do túnel, mas ela existe. Não adianta mais refletir sobre o que já passou os aprendizados de um velho amor, só a um novo amor caberão. Amores não são recicláveis, recomeços são, tão somente, formas de adiar a verdade, galhos secos presos às paredes do abismo. Tua natureza é diferente da minha, teus pensamentos são distantes dos meus, no dia em que a paixão se perdeu, o amor, solitário, não foi capaz de aguentar. Uma relação carnal não suporta viver de lembranças, não sobrevive à mudança, ao desejo que não existe mais. Não adianta voltar atrás, é definitiva a partida, e como tudo nesta vida, nós chegamos ao fim. Amélia 1. Leia o texto acima e discuta com os seus colegas sobre as seguintes questões: Qual o principal assunto do texto? Qual o gênero textual? Qual a funcionalidade? Como está organizado o texto? Identifique no texto o remetente e o destinatário da carta.

8 Discuta o significado da seguinte expressão: A tarde vai, um insípido crepúsculo no céu anuncia a sua partida. Pesquise no dicionário o significado das palavras sublinhadas. 2. Descubra as letras que estão faltando para completar as palavras. Em seguida leia todas as palavras. IN ÍPIDO DE EJO APRENDI ADOS CALABRE A TALVE CAPA PRE OS NATURE A ATIVIDADE 10: 1. Discuta em grupo quais as semelhanças e diferenças dos gêneros: carta e bilhete 2. As palavras do texto acima deverão ser descobertas a partir das sílabas embaralhadas. Em seguida leia as palavras encontradas. SÍLABAS TAN DIS TE SA TOS MEN PEN LHOS GA QUANTIDADE DE SÍLABAS PALAVRA RES CLÁ A MO RE VEIS CI CO ÇOS RE ME BRAN LEM ÇAS MO A BIS 3. Escolha as palavras acima e forme uma frase.

9 ATIVIDADE 11: 1. Discuta em grupo o significado da seguinte expressão:... amores não são recicláveis, recomeços são Imagine que você é amigo do casal Paulo e Amélia e você deseja escrever uma carta para o casal solicitando que eles revejam a decisão dos dois. Explore sua argumentação, na tentativa de que o casal repense sobre a escolha.

DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS. A arte de ler o que não foi escrito. contextualizando

DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS. A arte de ler o que não foi escrito. contextualizando DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS Todas as classes sociais deixam as marcas de sua visão de mundo, dos seus valores e crenças, ou seja, de sua ideologia, no uso que fazem da linguagem.

Leia mais

Sequência Didática Natal

Sequência Didática Natal Sequência Didática Natal Sequência Didática Natal - Natal de todos Objetivos: Ampliar o conhecimento sobre as tradições natalinas, levando as crianças a respeitarem e valorizarem as diferenças; proporcionar

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Exercícios de Redação: MARCAS IDEOLÓGICAS DO TEXTO

Exercícios de Redação: MARCAS IDEOLÓGICAS DO TEXTO O que é ideologia Exercícios de Redação: MARCAS IDEOLÓGICAS DO TEXTO Ideologia é um sistema de ideias (crenças, tradições, princípios e mitos) interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquer

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 05 / 06 / 2018 1) LEIA os textos com bastante atenção. LEMBRE-SE que a Língua Portuguesa depende

Leia mais

Guião de Implementação do Novo Programa de Português ESCRITA

Guião de Implementação do Novo Programa de Português ESCRITA Guião de Implementação do Novo Programa de Português Índice de um manual Escrita de um e-mail Ordenação e articulação de frases Crónica; legendas Redacção de anúncio Escrever poema à maneira de... Descrição

Leia mais

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO Veja abaixo a sequência didática para trabalhar o livro O casamento do Rato com a filha do Besouro com o 1º Ano do Ensino Fundamental. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA LUCIANA DE CARVALHO CHRIST Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA Ismália Alphonsus de Guimaraens

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER UNIDADE 1 E assim surgiu a escrita Origem da escrita Nossas primeiras

Leia mais

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros.

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros. Projeto de Leitura Título: A Família de Marília Autor: Andrea Viviana Taubman Ilustrações: Cláudia Scatamacchia Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A professora solicita um trabalho

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna,

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, ALFABETIZAÇÃO 1. ANO PÁGINA 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Projeto presente de natal especial

Projeto presente de natal especial Projeto presente de natal especial O que o aluno poderá aprender com esta aula O aluno entrará em contato com o tema natal a fim de desenvolver a leitura e a escrita. Duração das atividades Aproximadamente

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita.

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita. Professor (a): Taciane T. Sgarabotto PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Poesia: A Chácara do Chico Bolacha Autor: Cecília Meireles Competências Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização

Leia mais

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM Barueri, de de 2009. Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º S ANOS A e B Querido aluno, Neste momento de expectativa de volta as aulas pedimos a você,

Leia mais

Rumo as Novas Perspectivas do Ensino da Língua Portuguesa em Sala de Aula: Em uma Linha Funcional. Introdução

Rumo as Novas Perspectivas do Ensino da Língua Portuguesa em Sala de Aula: Em uma Linha Funcional. Introdução Rumo as Novas Perspectivas do Ensino da Língua Portuguesa em Sala de Aula: Em uma Linha Funcional Jane Rodrigues da Silva Karina Martins da Silva Kátia Fernanda de Souza Pratavieira Introdução Neste trabalho

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore.

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Aprender sobre ditos populares brasileiros.

Leia mais

CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO

CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO Professor(es) Apresentador(es): MARIA DO ROSÁRIO ORDONIS JANAÍNA PRADO GONTIJO Realização: Foco do Projeto Desenvolver

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual.

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual. Planejamento (Poesia) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Poesia: Leilão de Jardim Competências Objetivo Geral Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

Nome:...D.N.I... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA

Nome:...D.N.I... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA Nome:...D.N.I.... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA Texto 1: Leia o seguinte texto. Após a leitura, leia as afirmações sobre o texto. No primeiro dia em que fui à escola, com seis anos

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 2014.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 2014. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 204. Segunda-feira Curitiba, 26 de maio de 204. Leia com atenção a reportagem abaixo e responda: Troca

Leia mais

A ESTRUTURA BÁSICA DE

A ESTRUTURA BÁSICA DE A ESTRUTURA BÁSICA DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BERTUCCI, R. (2016) UTFPR 1 1. O QUE É UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO? Visa diminuir os efeitos de um problema. Parte da constatação do problema. Limitada

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

PLANEJAMENTO IDENTIDADE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE

PLANEJAMENTO IDENTIDADE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE Professora: Raquel de Lemos Tochetto PLANEJAMENTO IDENTIDADE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE Mês: Outubro Competências Linguagem oral, leitura e escrita Objetivo geral: Apropriar-se de sua identidade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

PLANEJAMENTO (BRINCADEIRAS E JOGOS) Maio

PLANEJAMENTO (BRINCADEIRAS E JOGOS) Maio PLANEJAMENTO (BRINCADEIRAS E JOGOS) Maio Professor (a): LETICIA JULIETA VANNI NOME DO JOGO: Trinca Rimada Competências Objetivo Geral Oralidade; atenção; concentração; produção textual. Promover a ludicidade

Leia mais

Módulo 1 Apresentação da música por meio de Slides. Explorar a música com questionamentos:

Módulo 1 Apresentação da música por meio de Slides. Explorar a música com questionamentos: Sequências Didáticas Tema: O PATO PATETA Poesia de Vinicius de Moraes 1. Objetivos: Oportunizar situações de aprendizagem para que o aluno desenvolva os seguintes direitos de aprendizagem: Ler texto com

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oportunizar as crianças a ampliação da oralidade, leitura e escrita de diferentes gêneros textuais como obras poéticas;

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oportunizar as crianças a ampliação da oralidade, leitura e escrita de diferentes gêneros textuais como obras poéticas; Professor (a): Keila França PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Poesia: O MOSQUITO ESCREVE Autora: CECÍLIA MEIRELES Competências Oportunizar as crianças a ampliação da oralidade, leitura e escrita de diferentes

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 16 / 3 / 2018 O BURRICO CANTOR Carregado ia um burrico muito triste com a vida: Pra esta vida

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE)

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) Professor (a): Marines dos Santos Pereira Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Manual Trabalhos Vila Mundo

Manual Trabalhos Vila Mundo Manual Trabalhos Vila Mundo I. ORGANIZAÇÃO Antes de sair digitando a principal palavra do trabalho solicitado no Google, primeiro, organize como a pesquisa será feita, seguindo estes dois passos: PRIMEIRO

Leia mais

Índice de conteúdos por domínio

Índice de conteúdos por domínio português Oo Índice de conteúdos por domínio Texto expositivo/informativo... 68-70 Testes? Como ficar preparado?... 6-7 Texto de opinião... 71-73 Verbos de instrução... 7-8 Resumo... 74-76 oralidade educação

Leia mais

6. Lembre-se de um dia que você foi muito feliz e desenhe seu auto retrato de acordo com aquele momento.

6. Lembre-se de um dia que você foi muito feliz e desenhe seu auto retrato de acordo com aquele momento. Projeto Colcha de retalho.. A colcha de retalhos (Conceil Correa da Silva, Nye Ribeiro Silva) que retrata a história da avó que costura uma colcha através de pedaços diferentes de tecido. Com este gesto

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Estimular a leitura e facilitar o acesso à escrita através do livro infantil.

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Estimular a leitura e facilitar o acesso à escrita através do livro infantil. PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor(a): Andiara de Souza da Silva. NOME DO LIVRO: EU ERA UM DRAGÃO AUTOR: Ana Maria Machado Competências Leitura, produção de texto desenvolvimento da oralidade. Objetivo

Leia mais

Material Educativo: Disse o Dicionário

Material Educativo: Disse o Dicionário Material Educativo: Disse o Dicionário Atividade que pensa os sentidos literais e simbólicos de palavras utilizadas em dicionários e poemas escolhidos, para que os participantes criem significados particulares

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

PLANEJAMENTO ANÚNCIO

PLANEJAMENTO ANÚNCIO Professora: Raquel Maria Radaelli Rossi TÍTULO DO ANÚNCIO: O CIRCO PLANEJAMENTO ANÚNCIO Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa Estratégias de outras áreas do conhecimento. Ler e produzir

Leia mais

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL Gêneros Textuais São modelos comunicativos que nos possibilitam

Leia mais

Formação de PROFESSOR

Formação de PROFESSOR Formação de PROFESSOR 1 Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro faz uma abordagem sobre a vida e o nome em seu momento. Na relação entre a identificação e o tempo,

Leia mais

Língua Portuguesa. Teste Intermédio de Língua Portuguesa. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade

Língua Portuguesa. Teste Intermédio de Língua Portuguesa. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade Teste Intermédio de Língua Portuguesa Caderno 1 Teste Intermédio Língua Portuguesa 2.º Ano de Escolaridade Duração do Teste: 45 min (Caderno 1) + 30 min (pausa) + 45 min (Caderno 2) 03.06.2011 Nome do

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Para quem ele

Leia mais

Sumário O TEMPO PASSA SOMOS HUMANOS...28 FICANDO MAIS VELHO...10 O SERES VIVOS SE MODIFICAM...12 VOCÊ NÃO É MAIS UM BEBÊ...

Sumário O TEMPO PASSA SOMOS HUMANOS...28 FICANDO MAIS VELHO...10 O SERES VIVOS SE MODIFICAM...12 VOCÊ NÃO É MAIS UM BEBÊ... Sumário 1 O TEMPO PASSA... 10 MÓDULO 1 FICANDO MAIS VELHO...10 O SERES VIVOS SE MODIFICAM...12 VOCÊ NÃO É MAIS UM BEBÊ...14 MÓDULO 2 PAPAIS E FILHOTES...16 BOTANDO OVOS...18 A VIDA DE DIFERENTES FILHOTES...20

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 1.º ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu segundo CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão.

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão. O GÊNERO TEXTUAL BILHETE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NA APAE BELÉM Albéria Xavier de Souza Villaça 1 Bruna

Leia mais

PLANEJAMENTO (MÚSICA)

PLANEJAMENTO (MÚSICA) PLANEJAMENTO (MÚSICA) Professor (a): JUCELI POLA MÚSICA: ORA BOLAS PALAVRA CANTADA Competências Oralidade, ritmo, percepção musical, atenção, produção textual e localização espacial. Objetivos gerais -

Leia mais

Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5. Domínios

Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5. Domínios Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra Escola Básica D. Domingos Jardo Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5 Domínios Compreensão do Oral:. Escutar

Leia mais

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Material Educativo: Disse o Dicionário

Material Educativo: Disse o Dicionário Material Educativo: Disse o Dicionário Atividade que permite pensar sobre os sentidos denotativos e conotativos de palavras existentes em dicionários e presentes em poemas escolhidos, com o objetivo de

Leia mais

A importância da família e dos amigos no desenvolvimento da pessoa surda

A importância da família e dos amigos no desenvolvimento da pessoa surda Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os três gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto

Leia mais

VAMOS DAR SIGNOS AOS SIGNOS!

VAMOS DAR SIGNOS AOS SIGNOS! VAMOS DAR SIGNOS AOS SIGNOS! por Pedro Candido escritor e colunista no Portal a Toca Gabriel Coelho é daquele artista envolvente, que através de sua música faz com que os sentimentos expressos em nosso

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 1. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

Guia de uso pedagógico

Guia de uso pedagógico Guia de uso pedagógico ATIVIDADES PROPOSTAS 1 DECLARAÇÃO DE IDENTIDADE E SINESTESIA Objetivo: Refletir sobre identidade e como as questões étnico-raciais estão colocadas para cada participante; sobre como

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina REDAÇÃO Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina REDAÇÃO Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina REDAÇÃO Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Entrega: 14/07/2014 30% Orientações: - Responder manuscrito; - Cópias de colegas,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR

ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR Garanta a participação da sua escola. Envie os textos que os alunos produziram! Distribuição gratuita Prezado(a) diretor(a), A Olimpíada de Língua Portuguesa

Leia mais

Frida Kahlo Uma biografia

Frida Kahlo Uma biografia Frida Kahlo Frida Kahlo Uma biografia María Hesse Tradução de LUCÍLIA FILIPE Para o Alfonso, fazes de mim uma pessoa melhor. Introdução Quando tanto já se escreveu sobre Frida Kahlo, porquê voltar a

Leia mais

TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS: A CARTA

TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS: A CARTA TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS: A CARTA INTRODUÇÃO O presente plano de aula tem como objetivo trabalhar a temática Natal, no 3º ano do Ensino Fundamental, com crianças de 8 e 9 anos,

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Atividades de Fixação da Leitura e Ampliação da Capacidade de Interpretação Textual Elaboração: Vanessa de J. da S. Gonçalves Alves Atividade 07

Atividades de Fixação da Leitura e Ampliação da Capacidade de Interpretação Textual Elaboração: Vanessa de J. da S. Gonçalves Alves Atividade 07 Atividades de Fixação da Leitura e Ampliação da Capacidade de Interpretação Textual Elaboração: Vanessa de J. da S. Gonçalves Alves Atividade 07 1. Ouça a canção e complete-a com as palavras que estão

Leia mais

Quadrinhas e mais quadrinhas: brincando com as palavras

Quadrinhas e mais quadrinhas: brincando com as palavras Sequência Didática 4-2 o Ano 2 o bimestre Quadrinhas e mais quadrinhas: brincando com as palavras Introdução As quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo, conhecidas também como poesias populares.

Leia mais

O caso da lagarta que tomou chá de sumiço

O caso da lagarta que tomou chá de sumiço O caso da lagarta que tomou chá de sumiço Sequência didática Profª Isabel Cristina Verga Fernandes 2º ano D EMEF Prof. Américo Capelozza Marília/SP 1ª atividade Estratégia de leitura: Antecipação do assunto

Leia mais

Quadro de competências - Grupo. Áreas Competências previstas e realizadas Adquiridas

Quadro de competências - Grupo. Áreas Competências previstas e realizadas Adquiridas Quadro de competências - Grupo Áreas Competências previstas e realizadas Adquiridas Sabe que a escrita e os desenhos transmitem informação Descreve pessoas, objetos e ações Faz perguntas e responde, demonstrando

Leia mais

DATA: 02 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 0 / / 03 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta.

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

Soneto a quatro mãos

Soneto a quatro mãos Soneto a quatro mãos Circus do Suannes "Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim". Sigmund Freud Não sou de dar lição a ninguém, pois meu tempo de magistério pertence à História

Leia mais

Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários

Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários Para você, o que é poema? VERSOS E ESTROFES Poema é um texto organizado em versos e estrofes. Cada linha

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO) PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO) CASSIANO CASTRO DANIELLA ANGELITA MARQUES ELISABETE MARIA R. CAMPOS VANIA

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

3º Período 55 x 45 minutos

3º Período 55 x 45 minutos Direção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Código 161366 Contribuinte nº 600 074 978 Escola Secundária Dr. Bernardino Machado DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações.

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. 3º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. Os cadernos novos É uma coisa que me diverte muito, arranjar cadernos

Leia mais

GÊNERO: BILHETE 1º ANO TRABALHAR

GÊNERO: BILHETE 1º ANO TRABALHAR GÊNERO: BILHETE 1º ANO TRABALHAR BRAGA-NATH, Margarete Aparecida Professor(a): Inicie a discussão sobre esse gênero questionando os alunos se eles sabem o que é um bilhete e para que serve. Explicar aos

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta.

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Desenhe sua escola de memória. Faça uma espécie de mapa ou planta baixa

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar:

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar: Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01 Versículos para Decorar: 1 - Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Vertebrados e Invertebrados

Vertebrados e Invertebrados Aluno (a): Nº TRABALHO - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor (a): Data de entrega: 27/03/2017 Turma: Vertebrados e Invertebrados Existe uma grande variedade de características

Leia mais

Planificação anual Português 5.º ano

Planificação anual Português 5.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificação anual Português 5.º ano Turma A B C D N.º de aulas previstas 1º período 77 76 77 74 N.º de aulas previstas 2º período 64 66 65

Leia mais

Currículo e Aulas Previstas

Currículo e Aulas Previstas Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8 Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Ano Letivo 2013/2014 Português Currículo e Aulas Previstas 3 º Ano TEMAS

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano Troca do Livro Semana de 24 a 28 de abril 5º A 5º B e C terça-feira quinta-feira Leia o poema a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Canção do

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ELIZAMAR DE SOUZA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador integra a obra de Marília de Dirceu,

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais