Ordenamento Jurídico Agrário e as Políticas Públicas Fundiárias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ordenamento Jurídico Agrário e as Políticas Públicas Fundiárias"

Transcrição

1 Câmara dos Deputados Consultoria de Portas Abertas Área VI Direito Agrário e Políticas Fundiárias Ordenamento Jurídico Agrário e as Políticas Públicas Fundiárias

2 Objetivo Apresentar as principais normas que regem as questões agrárias no País e os temas que mais têm sido debatidos nesta Casa.

3 Constituição Federal Exerce papel de fundamental importância, como diploma jurídico, soberano e rígido, a ditar princípios e valores que devem informar todo o ordenamento jurídico nacional. Luciano Godoy in Direito Agrário Constitucional.

4 A Constituição não é um conjunto de normas justapostas, mas sim um sistema normativo fundado em determinadas idéias que configuram um núcleo irredutível, condicionante da inteligência de interpretação sistemática, e impõe ao intérprete o dever de harmonizar as tensões e contradições entre normas. Luís Roberto Barroso in Interpretação e Aplicação da Constituição. Não se interpreta a Constituição em tiras, aos pedaços. Eros Roberto Grau in A Ordem Econômica na Constituição de 1988.

5 Constituição de 1988 Objetivos Fundamentais Sociedade livre, justa e solidária Garantir o desenvolvimento nacional Estado Democrático de Direito Promover o bem de todos Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

6 Constituição Federal Assegura, ainda, que todos são iguais perante a lei, e garante a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (art. 5º).

7 Constituição Federal Direito de Propriedade A Constituição Federal consagra o direito de propriedade em dois momentos: Num primeiro momento, o direito de propriedade é visto como um direito individual e como princípio da ordem econômica. Art. 5º (Direitos e Deveres individuais e coletivos) XXII é garantido o direito de propriedade; Art. 170 (princípios da ordem econômica) II propriedade privada;

8 Constituição Federal Direito de Propriedade Num segundo momento, assegura que o direito de propriedade deve atender à sua função social. Art. 5º (Direitos e Deveres individuais e coletivos) XXIII a propriedade atenderá a sua função social; Art. 170 (princípios da ordem econômica) III função social da propriedade;

9 Constituição Federal Direito de Propriedade A Constituição de 1988 segue assim a doutrina atual, que há muito tempo considera superada a ideia de propriedade absoluta, quando o uso e o gozo da propriedade visava satisfazer unicamente a seu titular.

10 Direito de Propriedade e Função social A exigência do cumprimento da função social corresponde a uma prevalência do interesse coletivo sobre o interesse individual. Nas palavras de José Afonso da Silva, a função social é um elemento da estrutura e do regime jurídico da propriedade. O que não impede a harmonização entre o poder do proprietário e o interesse social. Não se trata de simples limitação ao direito de propriedade, não é um limite negativo, mas, sim, um poder-dever do proprietário. É o poder positivo do proprietário de dar à propriedade um destino determinado.

11 Direito de Propriedade e Função social O princípio da função social da terra é aceito hoje na maioria dos ordenamentos. Como marco inicial pode-se citar a Constituição Mexicana de Na Europa surge com a Constituição de Weimar (Alemanha), Exemplo seguido por outras Constituições, como a da Itália de 1947 e Espanha de Na América Latina quase todos os países adotaram o princípio. Apenas a Argentina não faz referência direta à função social, mas consagra princípios de proteção ambiental e uso racional, o que não deixam de ser aspectos da função social.

12 Direito de Propriedade e Função social No Brasil a função social não é novidade da Constituição de A Constituição de 1934 já falava que o direito de propriedade não poderia ser exercido contra o interesse social ou coletivo (art. 111). A Constituição de 1946 previa a possibilidade da desapropriação pelo interesse social (art. 141), e condicionada a propriedade ao bem-estar social (art. 147). Em 1964, foi editado o Estatuto da Terra, Lei n.º 4.504, que adere expressamente ao princípio da função social da terra. Ambas as Cartas de 1967 e 1969 tratam da função social da terra e falam do pagamento da desapropriação de imóveis rurais. Mas, o verdadeiro coroamento do princípio da função social da terra se dá na Constituição de 1988.

13 Política Fundiária e Reforma Agrária Principais normas: Constituição Federal Lei n.º 4.504/64 - Estatuto da Terra Lei n.º 8.629/93 - Regulamenta dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária Lei n.º 5.709/71 - Aquisição de terras por estrangeiros Lei n.º 6.634/79 - Faixa de Fronteira

14 Constituição Federal Título VII Da Ordem Econômica e Financeira Capítulo III Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária Art Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da divida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em Lei. Sanção ou garantia? Somente a União Desapropriação TDA, benfeitorias pagas em dinheiro. Regulamentado pela Lei n.º 8.629/93.

15 Constituição Federal Art São insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária: I a pequena e média propriedade rural, assim definida em lei, desde que seu proprietário não possua outra; II a propriedade produtiva. Parágrafo único. A lei garantirá tratamento especial á propriedade produtiva e fixará normas para o cumprimento dos requisitos relativos à sua função social.

16 Constituição Federal Art A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I aproveitamento racional e adequado; II utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; III observância das disposições que regulam as relações de trabalho; IV exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores. O debate sobre a reforma agrária tem sido acalorada e divide opiniões. Consequentemente, as divergências são muito comuns na interpretação das normas legais e constitucionais que regulam o tema.

17 Constituição Federal Destaca-se, ainda, neste Capítulo da Constituição: Art A lei regulará e limitará a aquisição ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira e estabelecerá os casos que dependerão de autorização do Congresso Nacional. (Lei n.º 5.709/71) Art Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra, em zona rural, não superior a cinquenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou se sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade.(usucapião Constitucional).

18 Constituição Federal No Título: Das Disposições Constitucionais Gerais. Art As glebas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas serão imediatamente expropriadas e especificamente destinadas ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentícios e medicamentosos, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei. PEC do Trabalho Escravo e Plantas Psicotrópicas ( PEC 438/2001)

19 Estatuto da Terra (Lei n.º 4.504, de 30 de novembro de 1964) Princípios e conceitos (função social, propriedade familiar (Lei n.º /2006), módulo rural, minifúndio. Latifúndio). Reforma Agrária (acesso à propriedade rural, distribuição das terras, financiamento, execução e administração). Da Política de Desenvolvimento Rural. Tributação da Terra - ITR (Lei n.º 6746/79, Dec. n.º /80 e Lei n.º 9393/96) Colonização.

20 Estatuto da Terra (Lei n.º 4.504, de 30 de novembro de 1964) Assistência e Proteção à Economia Rural (assistência técnica, produção e distribuição de sementes e mudas, mecanização agrícola, cooperativismo, crédito rural, eletrificação rural, seguro agrícola). Uso ou Posse Temporária da Terra - Contratos de Parceria e Arrendamento. (contratos, pagamento, divisão de frutos)

21 Lei n.º 8.628, de 25 de fevereiro de 1993 (Regulamenta os dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária) (alterada MP 2.183/2001) Desapropriação por interesse social: não cumprimento da função social (art. 9). Uso racional e adequado GU e GEE. Uso adequado dos recursos naturais respeito à vocação natural da terra. Preservação do meio ambiente manutenção do equilíbrio ecológico da propriedade e da saúde e qualidade de vida das comunidades vizinhas. Relações de trabalho respeito às leis trabalhistas. Bem-estar do proprietário e trabalhadores objetiva o atendimento das necessidades básicas dos que trabalham a terra e não provoca conflitos e tensões sociais no imóvel.

22 Lei n.º 8.628, de 25 de fevereiro de 1993 (Regulamenta os dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária) (alterada MP 2.183/2001) Títulos da Dívida Agrária (resgate nas desapropriações, resgate na compra e venda). Pequena e média propriedade. Conceito de Propriedade Produtiva - GU de 80% e GEE de 100% ou mais. Índices de produtividade MDA, MAPA ouvido o Conselho de Política Agrícola ajustes periódicos. Último ajuste 1980 com base no Censo Agropecuário de 1975.

23 Lei n.º 8.628, de 25 de fevereiro de 1993 (Regulamenta os dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária) (alterada MP 2.183/2001) Critérios para a distribuição da terra na reforma agrária. Estende ao estrangeiro residente ou empresa estrangeira autorizada a funcionar no Brasil as mesmas regras da lei n.º 5.709/71 para os arrendamentos de terras.

24 Lei n.º 5.709/71 Aquisição de terras por estrangeiros Conforme parecer da AGU aprovado pelo Presidente da República em dezembro de 2010, a Lei n.º 5.709/71 foi recepcionada pela Constituição de 1988, inclusive seu 1º do art. 1º, que sujeita as pessoas jurídicas brasileiras com participação acionária de pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras detentoras do poder de conduzir as decisões da assembléia geral ao regime dessa Lei. As limitações à aquisição alcançam os arrendamentos rurais (nos termos do art. 23 da Lei nº 8.629/93). Dados do Incra apontam para a existência de cerca de 34 mil imóveis cadastrados (0,65%) e uma área de 5,6 milhões de ha de área cadastrada (1%) pertencentes a estrangeiros.

25 Restrições Quantitativas Art 3º da Lei 5.701/71, art. 7º 2º do Decreto /74 e CF/88 artigo 49, XVI Tamanho (Módulos de Exploração Indeterminada) P. Física P. Jurídica (1) Até 3 MEI Aquisição livre (2) Aquisição livre (2) De 3 a 20 MEI Autorização sem projeto Autorização sem projeto De 20 a 50 MEI Autorização com projeto Autorização com projeto Mais de 50 MEI Autorização Especial do Congresso Nacional (3) Mais de 100 MEI Autorização Especial do Congresso Nacional (3) (1) Destinados a projetos agrícolas, pecuários, industriais, ou de colonização, vinculados aos seus objetivos estatutários. (2) Em área considerada indispensável à segurança nacional depende do assentimento prévio da Secretaria Geral do Conselho de Defesa Nacional. (3) art. 23 da Lei n.º 8.629/93.

26 Restrições Quantitativas (Lei 5.701/71, Decreto /74 e Lei n.º 8.629/93) A soma das áreas rurais pertencentes a pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras não poderá ultrapassar a 25% da superfície do município (art. 12). A aquisição de áreas rurais por estrangeiros de mesma nacionalidade fica restrita a 10% da superfície do município (art. 12, 1º). Excluem-se dessas exigência o estrangeiro que tiver filho brasileiro ou for casado com pessoa brasileira em regime de comunhão de bens (art. 12, 2º, II) Nos loteamentos rurais efetuados por empresas de colonização, a aquisição e ocupação de, no mínimo, 30% da área total serão feitas obrigatoriamente por brasileiros (art. 4º). As restrições não se aplicam aos casos de sucessão legítima (art.1º, 2º).

27 Política Fundiária e Meio Ambiente A Constituição de 1988 dispõem, no art. 225, sobre a política de proteção ao meio ambiente. Todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. O poder público e a coletividade têm o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações. Cabe ao Poder Público definir os espaços territoriais a serem especialmente protegidas. No art. 24 estabelece a competência concorrente da União e dos Estados para legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo, dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição.

28 Política Fundiária e Meio Ambiente Unidades de Conservação Lei n.º 9.985/ Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC As Unidades de Conservação (UC) são criadas por ato do Poder Público (art. 22). A ampliação dos limites de uma UC pode ser feita por instrumento normativo do mesmo nível hierárquico do que criou a unidade. A desafetação ou a redução dos limites de uma UC só pode ser feita mediante lei específica.

29 Unidades de Conservação Problemas na implementação - Alto grau de antropização das áreas declaradas como unidade de conservação; - Falta de regularização fundiária das UC de propriedade da União; - Utilização estratégia para conter o desmatamento em áreas de conflito fundiário.

30 Unidades de Conservação Repercussão na Câmara Projetos de lei visando alterar o perímetro das unidades de conservação; Proposição tornando obrigatória a avaliação do Congresso Nacional quando da criação de unidades de conservação; Proposições visando alterar a Lei do SNUC, obrigando o Executivo a destinar recursos para o pagamento das desapropriações das áreas que estejam inseridas no perímetro de unidade de conservação a ser criada, como condição para sua criação; Cessão de áreas da União para os Estados (Rondônia) promover a regularização fundiária das unidades de conservação estaduais;

31 Política Fundiária e Meio Ambiente Código Florestal (Lei n.º 4.771/65) Várias proposições tramitando na Casa que visam alterar o Código, principalmente quanto à Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (APP). Criação de uma Comissão Especial para tratar do Código em Foi votado no final de 2010 o relatório da Comissão propondo alterações ao Código. Aguardando votação no Plenário da Câmara para seguir para o Senado.

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e Do Sistema Financeiro Nacional Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito de propriedade Prof. Alexandre Demidoff Previsão Constitucional: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Observe os detalhes da desapropriação prevista no art. 185 da CF/88: a. A indenização, neste caso, será

Leia mais

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Relevância do Direito de Propriedade e sua inserção nas normas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XXII, CF/88: é garantido o direito de propriedade. - Art. 5º, XXIII, CF/88: a propriedade atenderá

Leia mais

5. Direito Agrário na Constituição Brasileira de 1988

5. Direito Agrário na Constituição Brasileira de 1988 5. Direito Agrário na Constituição Brasileira de 1988 A começar pelo preâmbulo, vemos no compromisso dos Constituintes o viés social na proposta da nova República: Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional Direitos fundamentais propriedade João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Fundamento constitucional O regime jurídico da propriedade tem seu fundamento na Constituição. Esta garante o direito de

Leia mais

BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO

BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO RECIFE 2007 COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO Bruna Fernandes Coêlho * O termo desapropriação está intimamente ligado à palavra propriedade.

Leia mais

Princípios Gerais da Atividade Econômica

Princípios Gerais da Atividade Econômica Princípios Gerais da Atividade Econômica Fundamentos Valorização do trabalho Livre Iniciativa Finalidade Existência digna de acordo com a justiça social Princípios Soberania nacional Propriedade privada,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Desapropriação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DESAPROPRIAÇÃO Art. 5º, XXII é garantido o direito de propriedade; Art. 5º, XXIII

Leia mais

DIREITO AGRÁRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE

DIREITO AGRÁRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE DIREITO AGRÁRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE LEGITIMAÇÃO DE POSSE ORIGEM LEI DE TERRAS MUNDO JURÍDICO LEGALIZANDO SITUAÇÕES DE POSSE LEGITIMAÇÃO DE POSSES MANSAS E PACÍFICAS EM TERRAS CULTIVÁVEIS POSSEIRO, OCUPANTE

Leia mais

Aula nº. 19 AQUISIÇÃO DE TERRAS RURAIS POR ESTRANGEIROS. No Governo LULA emitiu-se novo parecer contendo restrições a aquisição das terras.

Aula nº. 19 AQUISIÇÃO DE TERRAS RURAIS POR ESTRANGEIROS. No Governo LULA emitiu-se novo parecer contendo restrições a aquisição das terras. Curso/Disciplina: Direito Agrário Aula: Direito Agrário Aquisição de Terras Rurais por Estrangeiros - 19 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 19 AQUISIÇÃO DE TERRAS RURAIS POR

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (1946) (Parte) (DOU 19/09/1946)

CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (1946) (Parte) (DOU 19/09/1946) CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (1946) (Parte) (DOU 19/09/1946) Com as emendas introduzidas pela Emenda Constitucional nº 10/1964 (em negrito) Promulgada a 18 de setembro de 1946 Art. 5 Compete

Leia mais

É o de constituição liberal, também denominada constituição garantia ou defensiva ou clássica. É o modelo que surgiu com as

É o de constituição liberal, também denominada constituição garantia ou defensiva ou clássica. É o modelo que surgiu com as CONSTITUCIONALISMO Sentidos de Constitucionalismo 1º sentido: o termo é usado para designar o movimento político e cultural desenvolvido nos séculos XVII e XVIII na Europa ocidental e na América do Norte

Leia mais

Princípios Constitucionais

Princípios Constitucionais DIREITO AGRÁRIO Princípios Constitucionais Prof. Vilmar A. Silva Princípio da desapropriação para reforma agrária. DA DESAPROPRIAÇÃO PARA FINS Art. 184 DE REFORMA AGRÁRIA Compete à União desapropriar por

Leia mais

Sumário. Introdução... 13

Sumário. Introdução... 13 Sumário Introdução... 13 Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário... 17 1.1 Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 17 1.1.1 Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 18 1.1.2 Período Extra

Leia mais

LEI N , DE 25 DE FEVEREIRO DE 1993

LEI N , DE 25 DE FEVEREIRO DE 1993 LEI N. 8.629, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1993 Dispõe sobre a regulamentação dos dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária, previstos no Capítulo III, Título VII, da Constituição Federal. O Presidente

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS AGRICULTURA: HISTÓRICO Os primeiros camponeses (habitantes do campo) foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos

Leia mais

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA DO INCRA Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Modalidades da Propriedade: a) Plena = quando se encontram reunidos na pessoa do proprietário todas as bases

Leia mais

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário...

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário... SUMÁRIO... 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 1.2 Período Extralegal ou das posses (de 17/07/1822 a 18/09/1850)... 1.3. Período de institucionalização

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 SUMÁRIO Introdução... 13 Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 17 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 18 1.2. Período Extralegal

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A reforma agrária no Brasil Clóvis Antunes Carneiro de Albuquerque Filho* 1. Introdução O Estatuto da Terra (Lei n.º 4.504/1964), que é o Código Agrário brasileiro, examina em muitos

Leia mais

Empresas brasileiras de capital estrangeiro. Limites à aquisição de imóveis rurais e de organização societária

Empresas brasileiras de capital estrangeiro. Limites à aquisição de imóveis rurais e de organização societária Empresas brasileiras de capital estrangeiro Limites à aquisição de imóveis rurais e de organização societária Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório de advocacia empresarial

Leia mais

DIREITO AGROAMBIENTAL: Direito de Propriedade, Função Social da Propriedade Rural e Meio Ambiente

DIREITO AGROAMBIENTAL: Direito de Propriedade, Função Social da Propriedade Rural e Meio Ambiente DIREITO AGROAMBIENTAL: Direito de Propriedade, Função Social da Propriedade Rural e Meio Ambiente Marcelo Feitosa de Paula DIAS (PPGE/FD/UFG) feitosamarcelo@msn.com Rabah BELAIDI (PPGE/FD/UFG) rbelaidi@gmail.com

Leia mais

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária O Ordenamento Fundiário no Brasil Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA MISSÃO Implementar a política de reforma agrária e realizar

Leia mais

1ª ATIVIDADE AVALIATIVA: RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS OBJETIVOS

1ª ATIVIDADE AVALIATIVA: RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS OBJETIVOS 1ª ATIVIDADE AVALIATIVA: RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS OBJETIVOS Resolva as questões abaixo, justificando suficientemente a resposta escolhida em folhas apartadas e na ordem em que elas foram apresentadas. 01.

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 15-CNA Brasília, 09 de maio de 2006.

NOTA TÉCNICA Nº 15-CNA Brasília, 09 de maio de 2006. NOTA TÉCNICA Nº 15-CNA Brasília, 09 de maio de 2006. Autor: Anaximandro Doudement Almeida Assessor Técnico Promotor: Comissão Nacional de Assuntos Fundiários Assunto: Índice de inadimplência dos créditos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Parte 5 Prof. Gladstone Felippo Imissão Provisória na Posse A imissão provisória na posse se caracteriza pela transferência da posse do bem,

Leia mais

Unidade 2: Imóvel Rural. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Unidade 2: Imóvel Rural. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Unidade 2: Imóvel Rural Imóvel agrário x imóvel rural. Para o Estatuto da Terra: Art. 4º Para os efeitos desta Lei, definem-se: I - "Imóvel Rural", o prédio rústico, de área contínua qualquer que seja

Leia mais

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Gestão territorial e governança fundiária 10/05/13 O INCRA O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é uma autarquia federal brasileira

Leia mais

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades Rosane Tierno - São Paulo - 10/10/17 PerverCidade 0 Cidade Mercado x Cidade Direito Cidade propriedade

Leia mais

Eloi Ampessan Filho. Eloi Ampessan Filho

Eloi Ampessan Filho. Eloi Ampessan Filho Eloi Ampessan Filho Eloi Ampessan Filho Eloi Ampessan Filho Eloi Ampessan Filho Eloi Ampessan Filho MEIO AMBIENTE x PODER ECONÔMICO x SILVICULTURA ELOI AMPESSAN FILHO Mestrando, Pós-graduado em Processo

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ORDEM ECONÔMICA

PRINCÍPIOS DA ORDEM ECONÔMICA Página1 Curso/Disciplina: Direito Econômico Aula: Princípios da Ordem Econômica. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Ignacio Loyola Nº da aula 04 PRINCÍPIOS DA ORDEM ECONÔMICA CF. Art. 170.

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade PRINCÍPIOS GERAIS DA ATIVIDADE ECONÔMICA Soberania Nacional Propriedade Privada Função Social da Propriedade Livre Concorrência Defesa do Consumidor PRINCÍPIOS GERAIS

Leia mais

LEI /01 E NBR /98

LEI /01 E NBR /98 LEI 10.257/01 E NBR 14.166/98 Legislação ///////////////////////////////////////////// ///////////////////////////////////////////// Charles Fernando da Silva Cynthia Roberti Lima Everton Bortolini Natália

Leia mais

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. CF/88 Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam

Leia mais

3) Acerca da Ordem Econômica e Financeira, conforme disciplinada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que

3) Acerca da Ordem Econômica e Financeira, conforme disciplinada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA EXERCÍCIOS 1) Ao disciplinar a atividade econômica do Estado, a Constituição da República prevê que A)empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade

Leia mais

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos Direito Ambiental Constitucional Inclui Princípios constitucionais correlatos Constituição de 1988 Conceito jurídico de meio ambienteconstituição Art. 3º. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Assuntos Fundiários

Balanço 2016 Perspectivas Assuntos Fundiários Assuntos Fundiários 175 176 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 EXPECTATIVA DE REDUÇÃO DE CONFLITOS NO CAMPO E MUDANÇA NOS PROCESSOS DE REFORMA AGRÁRIA E DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS O ano

Leia mais

LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972

LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972 LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972 Cria o Sistema Nacional de Cadastro Rural, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

MP 458/09. Regularização Fundiária na Amazônia Legal. Ministério do Desenvolvimento Agrário

MP 458/09. Regularização Fundiária na Amazônia Legal. Ministério do Desenvolvimento Agrário MP 458/09 Regularização Fundiária na Amazônia Legal Ministério do Desenvolvimento Agrário Antecedentes e Contextualização Ações de regularização na região paralisadas na década de 80 Plano de Prevenção

Leia mais

DECRETO , DE 26 DE NOVEMBRO DE 1974

DECRETO , DE 26 DE NOVEMBRO DE 1974 DECRETO 74.965, DE 26 DE NOVEMBRO DE 1974 Regulamenta a Lei 5.709, de 7 de outubro de 1971, que dispõe sobre a aquisição de imóvel rural por estrangeiro residente no País ou pessoa jurídica estrangeira

Leia mais

LEGISLAÇÃO MINERÁRIA BRASILEIRA: Avaliação e Perspectivas. ANA SALETT MARQUES GULLI Procuradora-Chefe/DNPM

LEGISLAÇÃO MINERÁRIA BRASILEIRA: Avaliação e Perspectivas. ANA SALETT MARQUES GULLI Procuradora-Chefe/DNPM LEGISLAÇÃO MINERÁRIA BRASILEIRA: Avaliação e Perspectivas ANA SALETT MARQUES GULLI Procuradora-Chefe/DNPM Junho/2010 Relevância da atividade mineral A atividade mineral apresenta-se como uma atividade

Leia mais

Ratificação de Títulos Incidentes em Faixa de Fronteira Agosto de 2014

Ratificação de Títulos Incidentes em Faixa de Fronteira Agosto de 2014 Ratificação de Títulos Incidentes em Faixa de Fronteira Agosto de 2014 Índice 1 Aspectos Históricos e Constitucionais 2 Faixa de Fronteira x Faixa de Segurança Nacional 3 Ratificação de Títulos incidentes

Leia mais

Regularização Fundiária

Regularização Fundiária Regularização Fundiária Aspectos Legais Beatriz Kauduinski Cardoso 3º. Seminário Estadual de Habitaçao Florianópolis, 29 outubro 2013 QUAL É A VERDADE? Querem, de todas as formas, impedir a construção

Leia mais

Gestão das informações públicas sobre ocupação territorial Integração de cadastros públicos. Brasília/DF 09 de maio de 2017

Gestão das informações públicas sobre ocupação territorial Integração de cadastros públicos. Brasília/DF 09 de maio de 2017 Gestão das informações públicas sobre ocupação territorial Integração de cadastros públicos Brasília/DF 09 de maio de 2017 Boletins informativos do CAR Informações sobre a evolução das inscrições no CAR

Leia mais

RESTRIÇÕES À AQUISIÇÃO E ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS POR EMPRESAS ESTRANGEIRAS

RESTRIÇÕES À AQUISIÇÃO E ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS POR EMPRESAS ESTRANGEIRAS RESTRIÇÕES À AQUISIÇÃO E ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS POR EMPRESAS ESTRANGEIRAS Fabiano Ricardo Luz de Brito Outubro de 2015 Onde está a questão? LEI Nº 5.709, de 07 de Outubro de 1971 Promulgada sob

Leia mais

Sugestões para apreciação da conversão em lei da Medida Provisória nº 458/2009 1

Sugestões para apreciação da conversão em lei da Medida Provisória nº 458/2009 1 Sugestões para apreciação da conversão em lei da Medida Provisória nº 458/2009 1 Este documento visa contribuir para a discussão sobre a Medida Provisória (MP) nº 458 de 10 de fevereiro de 2009, especificamente

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 - Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita ETEP S (RL) BASE NORMATIVA: Lei nº 12.651/2012 e Lei nº 12.727/2012 CONCEITO JURÍDICO Na sistemática do Direito Ambiental

Leia mais

PROCESSO Nº 2011/488 SÃO PAULO 18º OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS DA COMARCA DA CAPITAL (Parecer- 105/12-E)

PROCESSO Nº 2011/488 SÃO PAULO 18º OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS DA COMARCA DA CAPITAL (Parecer- 105/12-E) Dados Básicos Fonte: 2011/488 Tipo: Processo CGJ/SP Data de Julgamento: 20/04/2012 Data de Aprovação16/05/2012 Data de Publicação:30/05/2012 Estado: São Paulo Cidade: São Paulo (18º SRI) Relator: Luciano

Leia mais

INCRA COM A CRIAÇÃO DE HERBÍVOROS DOMÉSTICOS NO RS. FONTOURA, Carolina Carlos Dias da¹; FISCHBORN, Alessandra Marta²; BIRNFELD, Carlos André Hüning³

INCRA COM A CRIAÇÃO DE HERBÍVOROS DOMÉSTICOS NO RS. FONTOURA, Carolina Carlos Dias da¹; FISCHBORN, Alessandra Marta²; BIRNFELD, Carlos André Hüning³ CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE PARA FINS DE REFORMA AGRÁRIA E A POSSIBILIDADE DE ATINGIMENTO DOS ÍNDICES DO INCRA COM A CRIAÇÃO DE HERBÍVOROS DOMÉSTICOS NO RS. Autor(es): FONTOURA, Carolina

Leia mais

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Página 1 de 10 Considerando que o acesso à terra é fundamental para o processo de reconstrução, construção e desenvolvimento económico e social do País e

Leia mais

Estrutura fundiária brasileira e promoção e execução da reforma agrária.

Estrutura fundiária brasileira e promoção e execução da reforma agrária. Estrutura fundiária brasileira e promoção e execução da reforma agrária. 10 de março de 2010 Assessor Técnico: Anaximandro Doudement Almeida Sumário 1. Estrutura Fundiária Brasileira 2. Promoção e execução

Leia mais

Evoluções Sobre as Restrições Jurídicas ao Investimento Estrangeiro Direto (IED) no Brasil: o caso das participações de capital

Evoluções Sobre as Restrições Jurídicas ao Investimento Estrangeiro Direto (IED) no Brasil: o caso das participações de capital Evoluções Sobre as Restrições Jurídicas ao Investimento Estrangeiro Direto (IED) no Brasil: o caso das participações de capital Gustavo Ribeiro Ferreira Ribeiro Advocacia Brasília, 02 de Abril 2018. Roteiro

Leia mais

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PL nº 7.397/2006 GTMA FT APP 16 /09/2009

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PL nº 7.397/2006 GTMA FT APP 16 /09/2009 ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PL nº 7.397/2006 GTMA FT APP 16 /09/2009 Assuntos relacionados e definições Lei 4771/65 - Art. 1º, parágrafo 2º, inciso II, define: II- ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: área

Leia mais

A Reforma Agrária brasileira: concepções e controvérsias

A Reforma Agrária brasileira: concepções e controvérsias A Reforma Agrária brasileira: concepções e controvérsias Há 40 anos a reforma agrária estava no centro do debate nacional quando se discutia os rumos do desenvolvimento do país. De um lado a corrente estruturalista,

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 5: Propriedade. Aspectos gerais

DIREITO CIVIL IV AULA 5: Propriedade. Aspectos gerais DIREITO CIVIL IV AULA 5: Propriedade. Aspectos gerais 1. Conceito de propriedade O código civil não definiu a propriedade Para Carlos Roberto Gonçalves, o direito de propriedade pode ser definido como

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais ITR. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais ITR. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais ITR Real Direto /Extrafiscal Progressivo Periódico Legislação Básica Constituição Federal, art. 153, VI e 4º CTN, arts. 29-31 Lei 9.393/96 Propriedade imobiliária Urbana

Leia mais

Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo. Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado.

Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo. Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado. Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado. Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

Introdução ao Direito Agrário

Introdução ao Direito Agrário Unidade 1: Introdução ao Direito Agrário 1. Estágios culturais da humanidade (Danserou) - COLETA - CAÇA E PESCA - PASTOREIO - AGRICULTURA - INDUSTRIALIZAÇÃO - URBANIZAÇÃO 2. Textos normativos históricos

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO Disciplina - Função Socioambiental da Propriedade Pública e Privada - 2016 Professor: Doutor Wallace Paiva Martins Júnior Seminário 25/08/2016 Usucapião individual

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Intervenção do Estado na Propriedade Profª. Tatiana Marcello INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Modalidades de Intervenção do Estado na Propriedade: Servidão Administrativa (ex.:

Leia mais

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião.

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 18 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Obs: Imissão na

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01 Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01 DOMÍNIO EMINENTE DIREITO DE PROPRIEDADE art 5º, XXII c/c XXIII FUNÇÃO SOCIAL FUNÇÃO SOCIAL PROPRIEDADE art 182, 2º da CRFB CIDADE 1º e 2º do art 422 LOM-Rio GESTÃO

Leia mais

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas.

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 11 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO disciplina: Função socioambiental da propriedade pública e privada docente: Wallace Paiva Martins Junior discente: Renata Sioufi Fagundes dos Santos 2016 TUTELA DO MEIO

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA Temas de Direito Ambiental recorrentes no Exame da OAB I ao XXII Exame de Ordem Unificado (FGV) Competência ambiental EIA/RIMA Responsabilidade

Leia mais

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira)

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 05 (Ordem Social,

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA CRA CMA

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA CRA CMA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA CRA CMA Anaximandro Doudement Almeida Assessor Técnico Abril de 2009 Cenário Fundiário A Amazônia brasileira, responsável por mais de 90% da produção florestal de áreas naturais

Leia mais

IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR

IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR ITR é o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1996, art. 1º; Decreto nº 4.382, de 19 de setembro de 2002 ;

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 873, de 12 de Maio de (Publicada no DOE Nº 86, de 12/05/2016)

LEI COMPLEMENTAR nº 873, de 12 de Maio de (Publicada no DOE Nº 86, de 12/05/2016) LEI COMPLEMENTAR nº 873, de 12 de Maio de 2016. (Publicada no DOE Nº 86, de 12/05/2016) Institui a Política Agrícola para Florestas Plantadas do Estado de Rondônia e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

Alterações na Lei de 2009 promovidas pela MP Nº 759/2016 e pelo Projeto de Lei de Conversão Nº 12/2017. junho de 2017

Alterações na Lei de 2009 promovidas pela MP Nº 759/2016 e pelo Projeto de Lei de Conversão Nº 12/2017. junho de 2017 Alterações na Lei 11.952 de 2009 promovidas pela MP Nº 759/2016 e pelo Projeto de Lei de Conversão Nº 12/2017 junho de 2017 Pontos abordados 1. Conceitos; 2. Requisitos; 3. Preço de alienação; 4. Cláusulas

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE LEGISLAÇÕES

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE LEGISLAÇÕES APRESENTAÇÃO DA SÉRIE LEGISLAÇÕES Esta série se compõe por sete dossiês, tratando da Lei Agrícola, das legislações trabalhista, fundiária, sindical, agrária e de reforma agrária. São compilações de leis

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O MEIO AMBIENTE Art. 225 CF Estabelece como direito fundamental um meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Concepção antropocêntrica:

Leia mais

DESTINAÇÃO DO DINHEIRO APREENDIDO NAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL

DESTINAÇÃO DO DINHEIRO APREENDIDO NAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL DESTINAÇÃO DO DINHEIRO APREENDIDO NAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL FERNANDO CARLOS WANDERLEY ROCHA Consultor Legislativo da Área XVII Segurança Pública e Defesa Nacional ABRIL/2007 Fernando Rocha 2 2007

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino A Degradação das Áreas de Preservação Permanente: Responsabilidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREIO AGRÁRIO Código da Disciplina: JUR 233 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina:10º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

11º GV - Vereador Floriano Pesaro

11º GV - Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 576 /2013 Institui o Projeto Calçada Limpa no âmbito das subprefeituras, e dá outras providências. A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA: Art. 1º A presente Lei institui o Projeto Calçada

Leia mais

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na forma da Lei n.º 11.977/09 Gustavo Burgos de Oliveira, Assessor Jurídico do MP/RS. Porto Alegre, 14 de dezembro de 2010. Regularização Fundiária:

Leia mais

Propriedades rurais que possuam algum passivo ambiental, em termos de. reserva legal e áreas de preservação permanente, possivelmente terão

Propriedades rurais que possuam algum passivo ambiental, em termos de. reserva legal e áreas de preservação permanente, possivelmente terão Panorama Global Crescente preocupação com relação aos IMPACTOS AMBIENTAIS Panorama Nacional Propriedades rurais que possuam algum passivo ambiental, em termos de reserva legal e áreas de preservação permanente,

Leia mais

AULA 19 DIREITO AGRÁRIO 1. A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL DA REFORMA AGRÁRIA NA ATUALIDADE

AULA 19 DIREITO AGRÁRIO 1. A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL DA REFORMA AGRÁRIA NA ATUALIDADE A importância econômica e social da reforma agrária na atualidade. Conceito de política agrária e política agrícola. Objetivos e instrumentos. Instrumentos de distribuição de terras: Desapropriação. Conceito.

Leia mais

O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica

O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica Este relatório foi produzido para a Fundação SOS Mata Atlântica sob contrato firmado entre as partes em

Leia mais

PERÍCIA DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL RURAL. Fator produtividade PARTE I. Prof. Éder Clementino dos Santos. Copyright Proibida Reprodução.

PERÍCIA DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL RURAL. Fator produtividade PARTE I. Prof. Éder Clementino dos Santos. Copyright Proibida Reprodução. PERÍCIA DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL RURAL Fator produtividade PARTE I CLASSIFICAÇÃO DO IMÓVEL Fator Produtividade Fatores condicionantes: a) Cumprimento da função social da imóvel rural (art. 186/CF); b) A

Leia mais

Análise do potencial de oferta e demanda de CRA em Mato Grosso. Brasília, 25/03/2014

Análise do potencial de oferta e demanda de CRA em Mato Grosso. Brasília, 25/03/2014 Análise do potencial de oferta e demanda de CRA em Mato Grosso Brasília, 25/03/2014 O que é o ICV OSCIP com sede em Cuiabá-MT, fundada em 1991 Missão: Construir soluções compartilhadas para a sustentabilidade

Leia mais

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal Lei Federal n 13.465/17 Novo Marco Legal NOVO MARCO LEGAL Foi publicada no dia 11 de julho de 2017 a Lei Federal n 13.465/17 que converteu a MP 759/2016, e altera 28 dispositivos legais, entre eles: Código

Leia mais

Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental

Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental Profa. Dra. Delcimar Marques Teodózio Estatuto da Cidade e a flexibilidade normativa para

Leia mais

Terras para Estrangeiros

Terras para Estrangeiros Terras para Estrangeiros Compras de terras brasileiras por estrangeiros Imagem: Embrapa Linha do Tempo Restrições ao investimento estrangeiro em terras 1500... 1967-1971 1988-1994 2010 2014 Ausência de

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO AGRÁRIO E URBANÍSTICO PLANO DE CURSO

Autorizado pela Portaria nº de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO AGRÁRIO E URBANÍSTICO PLANO DE CURSO C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO AGRÁRIO E URBANÍSTICO Código: DIR 469 a Pré-requisito: Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

Potencial de aplicação da Cota de Reserva Ambiental em Mato Grosso

Potencial de aplicação da Cota de Reserva Ambiental em Mato Grosso Potencial de aplicação da Cota de Reserva Ambiental em Mato Grosso Laurent Micol, Ricardo Abad, Paula Bernasconi Resumo As propriedades rurais de Mato Grosso têm 17,5 milhões de hectares de oferta e 10,5

Leia mais

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29 folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/2013 11:05:29 O que é? O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. Objetivos? Promover a identificação

Leia mais

Situação fundiária brasileira

Situação fundiária brasileira AGRÁRIA BRASIL Situação fundiária brasileira Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, a concentração de terra persiste no país. Essa concentração

Leia mais

Julgamento do Código Florestal no STF

Julgamento do Código Florestal no STF Julgamento do Código Florestal no STF Tema Dispositivos na lei Consequência prática Voto do relator Luiz Fux 1 Extensão dos conceitos de interesse social e utilidade pública e desconsideração de alternativa

Leia mais