Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1

2

3

4

5

6 ME = microscópio eletrônico.

7 RER = retículo endoplasmático rugoso ou granuloso

8

9

10

11 Análises detalhadas, que incluem reconstituição por computador, permitiram a reconstrução de modelos tridimensionais dos complexos de poro. Eles são constituídos por dois anéis com arranjo octogonal e estabelecem o perímetro do poro. Cada anel é ancorado na bicamada lipídica, nos pontos em que as membranas interna e externa estão fundidas. A eles se conectam oito fibrilas radiais que se dirigem ao canal central. Estruturas filamentosas se estendem dos anéis citoplasmático e nuclear, constituindo uma estrutura semelhante a uma cesta de basquete apenas no lado nuclear. Acredita-se existirem cerca de 100 proteínas diferentes constituindo esses componentes do complexo de poro. Elas são coletivamente chamadas de nucleoporinas. O canal central tem aproximadamente 40 nm de diâmetro, e uma estrutura em forma de grânulo (grânulo central) costuma ser vista em seu interior. Alguns pesquisadores acreditam que ela é um componente intrínseco do complexo de poro que regula o transporte de moléculas através do canal central; outros propõem tratar-se de macromoléculas em trânsito entre o núcleo e o citoplasma. As proteínas da lâmina nuclear estão associadas à membrana nuclear interna e se interrompem nos poros. A associação do complexo raio-anel leva ao estabelecimento de canais entre os raios, fechando parcialmente a abertura do complexo de poro.

12 O grânulo central é também denominado de complexo transportador ou núcleo central (central plug).

13 Dois mecanismos diferentes são utilizados no trânsito de moléculas através dos complexos de poro. Moléculas com até 9 nm de diâmetro atravessam rapidamente o complexo de poro nos dois sentidos. Elas se difundem passivamente através dos canais estabelecidos pelos raios do complexo de poro. A maioria das proteínas e RNA são, no entanto, grandes demais para se difundirem por esses canais. Essas macromoléculas atravessam os complexos de poro por um processo que consome energia, onde tanto as proteínas quanto os RNAs são reconhecidos e transportados seletivamente. Esse transporte ocorre através de um mecanismo regulado, que permite a abertura dos canais até um diâmetro aproximado de 25 nm, em resposta a sinais apropriados. As proteínas próprias do núcleo são sintetizadas no citoplasma com um sinal de localização nuclear, constituído por um segmento de 4-8 aminoácidos, rico em lisina e arginina. Essas proteínas marcadas para destino nuclear atravessam os complexos de poro por um mecanismo que consome energia fornecida pelo ATP e pelo GTP. O sinal nuclear específico é reconhecido por uma proteína citoplasmática, a importina, que se liga à proteína a ser transportadas e estabelece a sua ligação com o complexo de poro, promovendo a sua translocação através do poro. Após o transporte, a importina se desliga da proteína e retorna ao citoplasma. O sinal de localização nuclear não é removido depois que a proteína entra no núcleo, o que permite sua reintrodução quando o envoltório nuclear se refaz após a mitose. A exportação de RNAs do núcleo para o citoplasma ocorre também por um processo ativo, mediado por receptores específicos. Os RNAs transcritos no núcleo que desempenham sua função no citoplasma (mrna, trna e rrna) são exportados como complexos RNA-proteínas. Os sinais que dirigem a exportação nuclear podem estar presentes nos próprios RNAs ou nas proteínas. As moléculas de mrna estão complexadas com cerca de 20 proteínas, formando as ribonucleoproteínas nucleares heterogêneas ou hnrnps. Pelo menos um dessas proteínas pode conter um sinal de exportação nuclear e atuar como transportadora do mrna durante sua exportação para o citoplasma. Também os rrnas são exportados do núcleo na forma de partículas complexadas com proteínas, ou seja, de subunidades ribossômicas. Sua exportação também pode ser mediada por sinais presentes nas proteínas ribosômicas. Não se sabe ainda como ocorre a exportação dos trnas.

14

15

16 * As histonas se ligam ao DNA graças à interação de seus radicais amino com os radicais fosfato do DNA. Nem todos os radicais fosfato estão neutralizados pelas histonas, o que confere à cromatina um caráter ácido (afinidade por corantes básicos).

17 Cada cromossomo contém um único duplex de DNA, compactado em uma fibra que se estende continuamente ao longo de todo o cromossomo. Assim, no que diz respeito à cromatina interfásica e ao cromossomo mitótico, podemos explicar a compactação de uma molécula de DNA única e extremamente longa, em uma forma na qual pode ser transcrita e replicada e também ser ciclicamente mais ou menos comprimida. A disposição da cromatina dentro do núcleo e o seu grau de condensação variam de um tipo celular para outro (são característicos de cada tipo celular). Além disso, a mesma célula pode apresentar a cromatina com vários graus de condensação, de acordo com o estágio funcional e com o estado de diferenciação em que se encontra.

18

19 Os genes localizados na eucromatina podem se expressar ou não, dependendo do tipo celular e de suas necessidades metabólicas. Existem pelo menos duas formas de eucromatina: cerca de 10% na forma de cromatina ativa, que é menos condensada, e o restante na forma de cromatina inativa, que é mais condensada. A heterocromatina constitutiva está sempre condensada. Consiste, na maior parte, de DNA repetitivo e é encontrada nos centrômeros e ao redor deles e em algumas outras regiões. Ela passa pelo ciclo celular com poucas mudanças no seu grau de condensação. Forma uma série de massas discretas, mas, frequentemente, as diversas regiões de cromatina agregam-se em um cromocentro densamente corado. A heterocromatina facultativa pode existir tanto na forma geneticamente ativa (descondensada) quanto na forma inativa (condensada), como no caso da inativação do cromossomo X em mamíferos (corpúsculo de Barr). A mesma fibra cromatínica pode apresentar regiões eucromáticas contínuas com regiões heterocromáticas. Assim, o material genético é organizado de modo que diferentes estados de compactação sejam mantidos lado a lado, possibilitando a ocorrência de alterações cíclicas no nível de compactação da cromatina entre a intérfase e a divisão, e entre as diferentes fases da vida da célula.

20 Os cromossomos normais têm um só centrômero, o qual é visto ao microscópio como uma constrição primária, a região em que as cromátides-irmãs estão unidas. O centrômero é essencial para a segregação durante a divisão celular. Funções: ponto de ligação das fibras de microtúbulos durante a divisão celular; ponto de reunião de cromátides-irmãs; motor mecano-químico responsável pelo movimento dos cromossomos para os pólos da célula e conclusão da divisão celular. Durante a prófase tardia, um par de cinetócoros forma-se em cada centrômero, cada um ligado a uma das cromátides-irmãs. Múltiplos microtúbulos ligam-se a cada cinetócoro, ligando o centrômero de um cromossomo aos dois pólos do fuso. Os cinetócoros desempenham um papel fundamental nesse processo, controlando a reunião e a separação dos microtúbulos acoplados e, por meio da presença de moléculas motoras, dirigindo o movimento cromossômico. Os telômeros são estruturas especializadas, constituídas por DNA repetitivo (repetições em tandem ou agrupadas) e proteína, que cobrem as extremidades dos cromossomos eucarióticos. Funções prováveis: manter a integridade estrutural do cromossomo: se um telômero for perdido, a extremidade cromossômica resultante fica instável, tendendo a fundir-se com as extremidades de outros cromossomos quebrados ou envolver-se em eventos de recombinação ou ser degradada. garantir a replicação completa das extremidades codificadoras dos cromossomos: durante a replicação do DNA, a síntese da fita atrasada é descontínua e requer a presença de algum DNA à frente para um primer de RNA. auxiliar o estabelecimento da arquitetura tridimencional do núcleo e/ou do pareamento cromossômico: as extremidades dos cromossomos parecem estar ligadas à membrana nuclear, sugerindo que os telômeros auxiliam no posicionamento dos cromossomos. auxiliar no reconhecimento entre cromossomos homólogos para pareamento na meiose. Origens de replicação: necessárias para que ocorra a replicação do DNA na fase S da intérfase. São sequencias de DNA situadas próximas aos pontos onde a síntese de DNA é iniciada, que controlam o início da replicação. Nos eucariotos existem várias origens da replicação autônomas ao longo de uma única molécula (para cada origem, duas forquilhas de replicação bidirecionais).

21 As histonas H3 e H4 apresentam sequências idênticas em organismos tão distintos quanto a ervilha e o boi, sugerindo que elas desempenham funções idênticas em todos os eucariontes. Os tipos H2A e H2B possuem também sequências idênticas, com algumas variações espécie-específicas. Em alguns tecidos, a H1 é substituída por histonas especiais. Por exemplo, em eritrócitos nucleados de aves, a histona H5 é encontrada em substituição à H1.

22 A porção enovelada da molécula das histonas contém alta percentagem de aminoácidos hidrofóbicos, e sua associação com o DNA deve-se à interações hidrofóbicas. Pode-se separar, por processos químicos, a molécula de DNA das moléculas de histonas. Mas quando o DNA e as histonas são colocados juntos em condições favoráveis, ocorre novamente a formação espontânea de nucleossomos.

23 O nucleossomo é uma partícula de forma cilíndrica achatada, com 10 nm de diâmetro e 6 nm de altura. Cada nucleossomo é constituído por 200 pb de DNA associados a um octâmero de histonas e a uma molécula de histona H1. O octâmero é formado por duas moléculas de cada uma das histonas H2A, H2B, H3 e H4. A molécula de H1 se associa externamente ao DNA que envolve o octâmero. Cada nucleossomo é formado por um centro ou cerne, constituído pelo octâmero de histonas H2A, H2B, H3 e H4, em torno do qual se enrola um segmento de DNA de aproximadamente 146 pb. Conectando um centro de nucleossomo a outro, encontra-se um segmento de DNA não associado a proteínas com 15 até 100 pb, chamado DNA de ligação.

24

25 Dois tipos de fibras cromatínicas são encontradas no núcleo interfásico: a fibra de 10 nm de diâmetro ou nucleofilamento e a fibra de 30 nm ou solenóide. A fibra de 10 nm constitui o primeiro nível de compactação da cromatina e é formada pela associação de nucleossomos adjacentes. A organização dessa fibra depende da interação entre as histonas H1 de nucleossomos vizinhos. A histona H1 de um nucleossomo liga-se através de sua extremidade amino-terminal, à extremidade carboxi-terminal da H1 do nucleossomo adjacente, em um arranjo cabeça-cauda. Com essa organização, o DNA de ligação não é mais observado na fibra de 10 nm. A fibra de 30 nm constitui o segundo nível de organização da cromatina e é formada pelo enovelamento da fibra de 10 nm em uma estrutura helicoidal. Cada volta da espiral contém 6 nucleossomos organizados radialmente, ficando a histona H1 localizada no interior da fibra. A histona H1, juntamente com íons Mg 2+ em concentração adequada, tem papel preponderante na formação e estabilização dessa fibra. Durante a intérfase, a cromatina que contém os genes ativamente transcritos é formada, em sua maioria, por fibras de 30 nm, enquanto cerca de 10% estão na forma de fibras de 10 nm, permitindo o acesso às enzimas envolvidas na transcrição.

26 Ainda no núcleo interfásico, as fibras de 30 nm podem se organizar em grandes alças que se prendem ao envoltório nuclear através da lâmina nuclear. Cerca de 10% da cromatina interfásica também se encontra em um estado altamente condensado a heterocromatina. Níveis superiores de compactação da cromatina parecem envolver, principalmente, as proteínas não-histônicas. A histona H1 parece, no máximo, participar também do processo de compactação, uma vez que a sua fosforilação, durante a prófase, determina a condensação dos cromossomos.

27

28

29 MO= microscopia óptica Os nucléolos são corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que não possuem membrana envolvente. A porção fibrilar densa é mais central e é formada por RNAr (RNA ribossômico) e proteínas ribossomais. A porção granular é mais periférica e é formada por subunidades ribossômicas em formação. A região organizadora do nucléolo é a cromatina associada ao nucléolo, que na divisão encontra-se nos satélites dos cromossomos acrocêntricos. Não é uma estrutura compacta, pois nota-se a invasão do nucleoplasma. Forma os ribossomos a partir das proteínas ribossômicas, que são importadas do citoplasma e se associam com o RNAr.

30

31

32

33

34 Cariocinese= divisão do núcleo (fase que também recebe o nome de mitose no livro do Junqueira). Citocinese = divisão do citoplasma Podemos também definir o ciclo celular como sendo uma sequência de eventos controlados que leva ao crescimento e divisão celular.

35 G0 é um estado quiescente no qual as células adultas maduras podem ficar por tempo indeterminado. Neste estágio, as células, desprovidas de fatores de crescimento, mantêm baixo metabolismo, com baixa velocidade de síntese de macromoléculas. Desse estado, alguns tipos celulares podem disparar para a fase proliferativa mediante um estímulo apropriado (nutrientes, hormônios de crescimento ou estímulo mecânico, como uma lesão, por exemplo). Ou seja, nesse estágio, as células permanecem metabolicamente ativas, mas não se dividem ou então, se dividem apenas quando estimuladas por sinais extracelulares, com a finalidade de renovação tecidual após morte ou lesão celular (hepatócitos por exemplo, que entram em G0, mas após dano ao órgão podem voltar a G1 e continuar o ciclo celular). G0 depende da história da célula a longo prazo: em cada tipo celular, cada fase do desenvolvimento do animal obedece a leis distintas, o que reflete as diferenças em sua maquinaria de controle interno. Por exemplo, no corpo humano algumas células como os neurônios que não continuam se replicando e sim se mantendo e criando comunicações intercelulares. O estado G0 está muito relacionado com a redução progressiva das sequências teloméricas do DNA durante as sucessivas divisões celulares, sugerindo que G0 pode ser provocado pela incapacidade de manter o comprimento dos telômeros (ou porque as células são deficientes em telomerase). G1 ("Gap 1") Intervalo após a mitose durante o qual as células se preparam para iniciar a síntese de DNA. Este período é caracterizado pela transcrição gênica e tradução, levando à síntese de proteínas necessárias para a síntese de DNA. S Período no qual ocorre a duplicação do DNA celular. G2 ("Gap 2") Intervalo após a síntese de DNA, durante o qual as células se preparam para a divisão. M Período de divisão celular (mitose ou meiose).

36

37 Antes que a célula possa se dividir ela tem que crescer até alcançar um tamanho adequado e constante. Em função disto, cerca de 95% do ciclo são gastos em intérfase, mas o tempo médio total desta fase é variável de tipo celular para tipo celular. A duração varia também com as condições fisiológicas em que a célula se encontra, como idade celular, disponibilidade de hormônios e de fatores de crescimento, temperatura, pressão osmótica, pressão hidrostática e pressão de oxigênio externas, e mesmo com o ritmo circadiano que ocorre em animais. Existem também notáveis diferenças quanto à duração do ciclo celular entre os organismos. Em geral o ciclo dura 12 horas, em tecidos de mamíferos com crescimento muito rápido, e 24 horas em tecidos com crescimento mais lento. Em eucariotos unicelulares (leveduras, por exemplo) o tempo de geração é bem mais curto (aproximadamente 1 hora e meia para a formação de duas célulasfilhas). Nas células embrionárias, G1 é ausente ou tem duração negligenciável logo após a fertilização. Neste caso, não ocorre crescimento celular. De todas as fases do ciclo, G1 é a mais variável na maioria das células de animais e plantas. Em geral ocupa muitas horas, durante as quais as células crescem. Esse período pode variar individualmente de célula para célula, pois é o que mais sofre influência de fatores extracelulares. Também é o período em que vários inibidores e mutações são capazes de bloquear a proliferação. Depois que as células entram na fase S, fatores extracelulares não mais determinam os eventos do ciclo celular, os quais passam a depender de controles disparados intracelularmente. Portanto, as demais etapas do ciclo, incluindo a mitose, têm tempos de duração mais constantes. A mitose dura mais ou menos 1 hora. G2 em geral tem duração de 2 a 4 horas e o período S dura de 7 a 8 horas. Apesar dessas fases serem mais constantes, a duração de cada uma varia entre espécies e também entre diferentes estágios do desenvolvimento de um mesmo indivíduo. Nas células embrionárias, G1 é ausente ou tem duração negligenciável logo após a fertilização. Neste caso, não ocorre crescimento celular.

38 O ciclo pode durar algumas horas em tecidos de renovação rápida e até meses em outros tipos celulares. Alguns tipos de células (terminalmente diferenciadas) não se dividem e permanecem em G0. Outras entram em G0 e, após um dano ao órgão, voltam a G1 e continuam o ciclo celular (ex: células hepáticas)

39 O equilíbrio entre a proliferação celular e a manutenção do número de células nos tecidos é alcançado através da apoptose.

40

41

42 Quando ocorrem mutações, proto-oncogenes tornam-se oncogenes, que são carcinogênicos e causam multiplicação celular excessiva. Essas mutações levam o protooncogene a expressar em excesso sua proteína estimuladora do crescimento ou a produzir uma forma mais ativa. Os genes supressores de tumores, em contraste, contribuem para o desenvolvimento de câncer quando são inativados por mutações. O resultado é a perda da ação de genes supressores funcionais, o que priva a célula de controles cruciais para a inibição de crescimento inapropriado.

43 Substâncias de natureza polipeptídica = polipeptídeos e proteínas. Em geral, os polipeptídeos com 100 ou mais aminoácidos são chamados de proteínas, e aqueles com mais de 10 e menos de 100 aminoácidos são denominados polipeptídeos. Antes que a célula possa se dividir ela tem que crescer até alcançar um tamanho adequado e constante, o que depende, entre outros fatores, da disponibilidade dos fatores de crescimento. Crescimento celular= aumento da massa celular através da síntese de proteínas e outras macromoléculas.

44

45 Os fatores de crescimento que estimulam a proliferação celular (mitógenos) podem ser divididos em dois grandes grupos: fatores de competência e fatores de progressão. Os fatores de competência, tais como o fator de crescimento de fibroblastos (FGF), fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF), fator de crescimento de hepatócito (HGF) e o fator de crescimento mitógeno de Bischoff para células precursoras de mioblastos, os quais atuam inicialmente e são diretamente responsáveis pela reentrada da célula no ciclo de divisão celular, ou seja, pela sua passagem do estágio G0 para G1. Já os fatores de progressão, como o fator de crescimento semelhante à insulina 1 e 2 (IGF-1 e IGF-2) e o fator de crescimento epidérmico (EGF), atuam posteriormente no ciclo celular e estimulam a fase de replicação do DNA, que representa a passagem da fase G1 para S do ciclo. Assim, os fatores de competência estimulam o crescimento de células (aumento de massa celular), promovendo a síntese de proteínas e outras macromoléculas e inibindo a sua degradação, enquanto os fatores de progressão controlam a taxa de divisão celular atuando na fase G1 do ciclo celular. O resultado final é a ativação de complexos G1/S-Cdk, que superam as barreiras inibidoras que normalmente bloqueiam a progressão para a fase G1-S (ver aula sobre Controle e regulação do ciclo celular).

46 Receptores de superfície: 1- Receptores com atividade tirosina quinase intrínseca autofosforilação. 2- Receptores sem atividade catalítica intrínseca ativam proteínas citosólicas (tirosina quinsase) que fosforilam o receptor. 3- Receptores associadas a proteína G geram mensageiros secundários intracitoplasmáticos Sistema de transdução de sinais: processo pelo qual sinais extracelulares são detectados e convertidos em sinais intracelulares o que gera uma resposta celular específica. A célula estável, após a cascata de fosforilação proteica, entra no ciclo celular (sai de G0 e entra em G1). O sistema de transdução de sinais transfere a informação para o núcleo, onde ocorre alterações na expressão gênica (transcrição dos genes) controlado for fatores reguladores conhecidos como fatores de transcrição.

47

48 Caso a célula não receba os estímulos necessários (fatores de crescimento e hormônios) para romper o ponto de restrição, ela entra em G0. Uma vez que tenha passado pelo ponto de restrição (ponto R), a célula está comprometida a prosseguir até o final da divisão, mesmo na ausência de estímulos adicionais.

49 Ponto de checagem G1/S: ponto de restrição Ponto de checagem de replicação do DNA: transição G2/M Ponto de checagem do fuso mitótico: transição metáfase/anáfase

50

51

52 MPF também é conhecido como Fator Promotor da Fase M.

53

54

55

56 Os centrossomos são constituídos por um par de centríolos (que se denomina diplossomo) e um material pericentriolar amorfo e eletrodenso, a partir do qual emanam fibras de microtúbulos radiais. Os centrossomos mas as fibras radiais compõem o chamado áster.

57 Com o rompimento do envoltório nuclear, não há mais limites físicos entre o citoplasma e o material nuclear. Esses eventos ocorridos a partir do rompimento do envoltório nuclear são considerados por muitos autores como uma etapa distinta denominada prometáfase.

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73 Sinapse cromossômica é o emparelhamento (pareamento) de pares de cromossomos homólogos possibilitada pela formação do complexo sinaptonêmico, uma elaborada estrutura constituída por diversas proteínas que formam um longo eixo central e duas barras laterais às quais se associam cromossomos homólogos. É altamente específico; colocando em contato cada ponto de um cromossomo com o seu correspondente. Essa ligação forma um par de cromossomos chamado "bivalente".

74

75

76 Durante a diacinese os quiasmas são mantidos, o que é importante para a distribuição correta dos cromossomos. A falta de quiasmas pode levar a uma segregação incorreta dos cromossomos homólogos na anáfase.

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87 Intercinese: curto intervalo entre a primeira e a segunda divisões da meiose. Nem sempre existe intercinese entre as duas divisões da meiose, ou esta é tão curta que pode ser considerada como inexistente.

88

89 Na maioria dos vertebrados, assim como em muitos invertebrados, as divisões meióticas para a formação do óvulo não são completadas antes que a fertilização ocorra. Como regra geral, o desenvolvimento é interrompido durante a prófase I da primeira divisão meiótica. A meiose é retomada e se completa na época da ovulação (maioria dos mamíferos) ou logo após a fertilização (muitos invertebrados, peixes teleósteos, anfíbios e répteis). Em seres humanos, a segunda divisão meiótica somente se completa após a penetração do espermatozoide no ovócito II.

90

91

92

93

94

ME = microscópio eletrônico.

ME = microscópio eletrônico. ME = microscópio eletrônico. RER = retículo endoplasmático rugoso ou granuloso Análises detalhadas, que incluem reconstituição por computador, permitiram a reconstrução de modelos tridimensionais dos

Leia mais

ME = microscópio eletrônico.

ME = microscópio eletrônico. ME = microscópio eletrônico. RER = retículo endoplasmático rugoso ou granuloso Análises detalhadas, que incluem reconstituição por computador, permitiram a reconstrução de modelos tridimensionais dos

Leia mais

O ciclo celular compreende o conjunto de transformações pelas quais a célula passa desde a sua formação até sua divisão ou morte.

O ciclo celular compreende o conjunto de transformações pelas quais a célula passa desde a sua formação até sua divisão ou morte. 1 2 O ciclo celular compreende o conjunto de transformações pelas quais a célula passa desde a sua formação até sua divisão ou morte. Compreende duas etapas: a intérfase e a mitose. 3 4 5 G0 é um estado

Leia mais

O ciclo celular compreende o conjunto de transformações pelas quais a célula passa desde a sua formação até sua divisão ou morte.

O ciclo celular compreende o conjunto de transformações pelas quais a célula passa desde a sua formação até sua divisão ou morte. 1 2 O ciclo celular compreende o conjunto de transformações pelas quais a célula passa desde a sua formação até sua divisão ou morte. Compreende duas etapas: a intérfase e a mitose. 3 4 5 G0 é um estado

Leia mais

Nucléolo, cromatina e cromossomos

Nucléolo, cromatina e cromossomos Nucléolo, cromatina e cromossomos NUCLÉOLO Tem aspecto de grânulo, mas não é limitado por membrana. É o centro de produção de ribossomos. O DNA origina os RNAr que são conjugados com proteínas vindas

Leia mais

Como surgiu a primeira célula c eucariótica??

Como surgiu a primeira célula c eucariótica?? NÚCLEO Como surgiu a primeira célula c eucariótica?? Hipótese cariogênica Origem a partir de uma única linhagem celular (bactéria) BACTÉRIA PERDA DA PAREDE CELULAR INVAGINAÇÃO DE MEMBRANA COMPARTIMENTALIZAÇÃO

Leia mais

Núcleo e cromatina. Organização nuclear. Brown, descoberta do núcleo

Núcleo e cromatina. Organização nuclear. Brown, descoberta do núcleo Núcleo e cromatina Organização nuclear Brown, 1831 - descoberta do núcleo Conceito de célula: massa de protoplasma limitada por uma membrana celular e possuindo um núcleo. 1 Organização nuclear Procariontes

Leia mais

Envoltório nuclear poro nuclear. Nucléolo. Cromatina

Envoltório nuclear poro nuclear. Nucléolo. Cromatina Envoltório nuclear poro nuclear poro nuclear Nucléolo Cromatina O ácido desoxirribonucleico que compõe a informação genética de todos os seres vivos atuais. Dupla hélice Fenda maior e fenda menor Ligações

Leia mais

1/6/2010. Núcleo interfásico. Núcleo em divisão

1/6/2010. Núcleo interfásico. Núcleo em divisão CROMOSSOMO EUCARIÓTICO: ESTRUTURA E FUNÇÃO Profª Ana Luisa Miranda Vilela MATERIAL GENÉTICO Organizado como uma massa compacta ocupando um volume limitado: atividades devem ser realizadas dentro desses

Leia mais

Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34

Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34 Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34 NÚCLEO O núcleo é o centro de coordenação das atividades da célula. Em geral há um núcleo por célula; células sem núcleo são apenas uma fase da vida;

Leia mais

Unidade 6: Núcleo Celular

Unidade 6: Núcleo Celular Núcleo: Localização Célula Animal Célula Vegetal: Unidade 6: Núcleo Celular Disciplina: Biologia Celular e Molecular Centro de Ciências da Saúde Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini marilanda.bellini@usc.br

Leia mais

NÚCLEO INTERFÁSICO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

NÚCLEO INTERFÁSICO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS NÚCLEO INTERFÁSICO Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS INTÉRFASE É o período em que as células não estão se dividindo É o período de maior metabolismo das células Células jovens = intérfase curta Células

Leia mais

UNIDADE 6 NÚCLEO 1. VISÃO GERAL

UNIDADE 6 NÚCLEO 1. VISÃO GERAL UNIDADE 6 NÚCLEO 1. VISÃO GERAL O núcleo foi a primeira organela a ser descrita. Antonie van Leeuwenhoek ao descrever a presença de lumens, em hemácias de salmão, no século XVII, foi o primeiro cientista

Leia mais

Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose)

Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose) Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose) CICLO CELULAR Eventos que preparam e realizam a divisão celular Mecanismos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento Células somáticas célula duplica

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR LUCIANA SIMÕES RAFAGNIN MARINHO

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR LUCIANA SIMÕES RAFAGNIN MARINHO NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR LUCIANA SIMÕES RAFAGNIN MARINHO NÚCLEO Sua presença é a principal característica das células eucariontes Algumas células possuem mais de um (musculares estriadas esqueléticas)

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Núcleo Cromossomos Núcleo e Cromossomos Robert Brown (1773-1858). Núcleo Embora muitos citologistas anteriores a ele já tivessem observados núcleos, não

Leia mais

Núcleo. Vera Andrade Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular

Núcleo. Vera Andrade  Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Núcleo Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Nux (grego) = semente, por ser considerado tão importante para a célula quanto a semente é para

Leia mais

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto CROMOSSOMOS Cromossomos EUCARIOTOS Cada cromossomo carrega um subconjunto de genes que são arranjados linearmente ao longo do DNA Tamanho: -DNA de cromossomo de E. coli: 1.200 µm -DNA de cromossomo humano:

Leia mais

Fases do ciclo celular O ciclo celular dos eucariotos está dividido em quatro fases separadas: M, G 1

Fases do ciclo celular O ciclo celular dos eucariotos está dividido em quatro fases separadas: M, G 1 CICLO CELULAR A vida das células é formada por dois períodos: INTÉRFASE: inicia no fim da mitose e estende até iniciar a próxima mitose. MITOSE: Reprodução celular, com as seguintes finalidades: Nos unicelulares:

Leia mais

Núcleo interfásico. Patricia Coltri

Núcleo interfásico. Patricia Coltri Núcleo interfásico Patricia Coltri coltri@usp.br Nesta aula: O núcleo: compar5mento intracelular Envelope nuclear Transporte nuclear Envelope nuclear Membrana interna Membrana externa Membrana do R.E.

Leia mais

Replicação do DNA. Experimentos de Meselson-Stahl demonstraram a natureza semi-conservativa da replicação

Replicação do DNA. Experimentos de Meselson-Stahl demonstraram a natureza semi-conservativa da replicação Replicação do DNA Replicação do DNA. Experimentos de Meselson-Stahl demonstraram a natureza semi-conservativa da replicação Processo de replicação do DNA. Mediado por diversas enzimas Principais enzimas

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

A Célula Humana. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Samara Cristina Ferreira Machado. Programa Nacional de Formação em Radioterapia

A Célula Humana. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Samara Cristina Ferreira Machado. Programa Nacional de Formação em Radioterapia Disciplina: Anatomia e Fisiologia A Célula Humana Samara Cristina Ferreira Machado Programa Nacional de Formação em Radioterapia Abordagem Celular - Estrutura Celular - Função Celular - Ciclo Celular Estrutura

Leia mais

Profa. MSc. Monyke Lucena

Profa. MSc. Monyke Lucena Profa. MSc. Monyke Lucena Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Núcleo Interfásico - Intérfase 1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas

Leia mais

Ciclo Celular 25/02/2014. Ciclo celular. O ciclo celular é todo o ciclo de vida da célula, dividido em duas fases principais - interfase e mitose

Ciclo Celular 25/02/2014. Ciclo celular. O ciclo celular é todo o ciclo de vida da célula, dividido em duas fases principais - interfase e mitose Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Ciclo Celular G1 (Gap, lacuna) S (Síntese) G2 (Gap) Fase M Divisão Celular (Mitose) e Citocinese G1 (Gap) O ciclo celular é todo o ciclo de vida da

Leia mais

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre NÚCLEO E MITOSE 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre I. Diferença entre célula procarionte e eucarionte. PROCARIONTE EUCARIONTE CARIOTECA Não Sim NÚCLEO Não Sim MATERIAL GENÉTICO Sim Sim ORGANELAS

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Divisão Celular Ciclo Celular e Mitose; Meiose. 1. Aspectos Mantidos na Divisão Celular Constância do volume celular; Relação área x volume. Lei de Driesch

Leia mais

NÚCLEO, ORGANIZAÇÃO DA CROMATINA E CROMOSSOMOS. Aula teórica 9. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

NÚCLEO, ORGANIZAÇÃO DA CROMATINA E CROMOSSOMOS. Aula teórica 9. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética NÚCLEO, ORGANIZAÇÃO DA CROMATINA E CROMOSSOMOS Aula teórica 9 LGN0114 Biologia Celular núcleo nucléolo cromossomo Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br CÉLULAS EUCARIÓTICAS POSSUEM

Leia mais

Biologia Celular e Molecular. O Núcleo da célula 21/08/2017. Será que ele é? NÚCLEO NÚCLEO

Biologia Celular e Molecular. O Núcleo da célula 21/08/2017. Será que ele é? NÚCLEO NÚCLEO Será que ele é? Organela? A que órgão pode ser comparado? Qual sua função? Qual sua estrutura? Biologia Celular e Molecular O Núcleo da célula PROFA. JOANA DA MATA O que é o nucléolo? Qual sua função?

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 1º EM Biologia Professor João NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular é a organela responsável pelo controle das atividades celulares. Nas células eucariontes o núcleo é separado do citoplasma por uma

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Introdução Introdução Núcleo presente apenas em células eucarióticas. Localizam-se os cromossomos: estruturas filamentosas portadores dos genes, nos quais

Leia mais

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição DNA, Cromossomos e Replicação Capítulos 5 e 6 (pág 199-210) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição Ácidos ribonucléicos DNA e RNA Formado por nucleotídeos: uma base nitrogenada ligada a

Leia mais

Mitose Divisão Equacional

Mitose Divisão Equacional Mitose Divisão Equacional Mitose X Meiose Mitose = Divisão Equacional E! Velocidade da divisão celular Em seres pluricelulares: 1. Desenvolvimento diferenciação celular 2. Crescimento 3. Renovação 4. Regeneração

Leia mais

Ciclo Celular: Mitose & Meiose Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado

Ciclo Celular: Mitose & Meiose Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado : Mitose & Meiose Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado Onde surge uma célula, existia uma célula anteriormente, assim como os animais só podem surgir de animais, e as plantas, de plantas

Leia mais

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca Núcleo celular Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares Carioteca Dupla camada de lipídios, contendo poros (passagem de grandes moléculas) Cariolinfa

Leia mais

DNA e Cromossomos. Capitulo 5 - Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

DNA e Cromossomos. Capitulo 5 - Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição DNA e Cromossomos Capitulo 5 - Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Ácidos nucléicos Formado por nucleotídeos: uma base nitrogenada ligada a uma ribose ou desoxirribose e um ou mais grupos

Leia mais

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. Analise as figuras: Observando-se a figura acima, é correto afirmar que: a) 1 representa uma anáfase da mitose de uma

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Ciclo celular Divisão celular Interfase Mitose Meiose Crescimento e desenvolvimento Divisão celular Processo pelo qual uma célula se transforma em duas

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. Multiplicação celular:

DIVISÃO CELULAR. Multiplicação celular: DIVISÃO CELULAR Multiplicação celular: Para que uma célula se multiplique o genoma também precisa se multiplicar REPLICAÇÃO do DNA precede multiplicação celular DIVISÃO CELULAR MITOSE: divisão das células

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

Conceitos fundamentais de Biologia Celular

Conceitos fundamentais de Biologia Celular Conceitos fundamentais de Biologia Celular Principais estruturas da célula eucariótica O NÚCLEO Contém nos cromossomos todo o genoma (DNA) das células; Responsável pela síntese e processamento dos RNAs

Leia mais

Núcleo: Organização e Estrutura

Núcleo: Organização e Estrutura Núcleo: Organização e Estrutura Auto-replicação Estrutura do RNA transportador Estrutura do RNA mensageiro Ribossomo O núcleo O DNA, em uma célula eucariótica, está seqüestrado no núcleo, que ocupa em

Leia mais

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose 1. A interfase é definida como o período que antecede as divisões celulares. Sobre este processo, responda: a) Qual

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Características gerais do núcleo II Morfologia geral do núcleo II O código genético e sua importância I Características

Leia mais

Citoplasma. Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde).

Citoplasma. Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde). Citoplasma Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde). Neste local ocorrem diversas reações químicas do metabolismo celular. Citoplasma Organelas

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose

DIVISÃO CELULAR. Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano DIVISÃO CELULAR Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose MITOSE - Conservativa: O nº de cromossomos

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ DIVISÃO CELULAR - p. 158 Leitura

Leia mais

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação.

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. CICLO CELULAR Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. DIVIDIDO EM: INTÉRFASE DIVISÃO CELULAR MITOSE MEIOSE Divisão Celular O Ciclo Celular

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Qual a importância

Leia mais

NÚCLEO. Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta;

NÚCLEO. Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta; NÚCLEO ASPECTOS GERAIS DO NÚCLEO Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta; Contém em seu interior DNA que forma os cromossomos, estruturas portadoras dos

Leia mais

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017 Ciclo de Vida Celular Professora: Luciana Ramalho 2017 Tipos de células Procarionte Sem núcleo Ex: Bactérias Eucarionte Com núcleo Ex: Vegetal, Protozoário, Animal e Fungos Exercício (FEI) Uma célula procarionte

Leia mais

Mecanismos da divisão celular: Mitose e meiose. Professor Otaviano Netto

Mecanismos da divisão celular: Mitose e meiose. Professor Otaviano Netto Mecanismos da divisão celular: Mitose e meiose Professor Otaviano Netto CICLO CELULAR Eventos que preparam e realizam a divisão celular Mecanismos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento Células

Leia mais

Engenharia de alimentos. Biologia Celular 1º Período

Engenharia de alimentos. Biologia Celular 1º Período Engenharia de alimentos Biologia Celular 1º Período Introdução Introdução Núcleo presente apenas em células eucarióticas. Localizam-se os cromossomos: estruturas filamentosas portadores dos genes, nos

Leia mais

Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA. Profa. Eleonora Picoli

Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA. Profa. Eleonora Picoli Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Profa. Eleonora Picoli Núcleo Guardião da informação genética Característico de células eucariontes Contém a maior parte da informação genética da célula Controla

Leia mais

Principais eventos do ciclo celular eucarioto. G1+S+G2 = interfase M = mitose. Célulasfilha. Síntese de DNA. Cromátidesirmã.

Principais eventos do ciclo celular eucarioto. G1+S+G2 = interfase M = mitose. Célulasfilha. Síntese de DNA. Cromátidesirmã. Divisão celular Principais eventos do ciclo celular eucarioto Cromátidesirmã Célulasfilha Condensação dos cromossomos, envelope nuclear se desfaz, segregação. Descondensação dos cromossomos, formação do

Leia mais

Final da Fase S. Cada cromossomo é um par de cromátides irmãs, firmemente associadas uma à outra.

Final da Fase S. Cada cromossomo é um par de cromátides irmãs, firmemente associadas uma à outra. Divisão Celular Final da Fase S Cada cromossomo é um par de cromátides irmãs, firmemente associadas uma à outra. A coesão organizada das cromátides depende de complexos denominados coesinas. Duplicação

Leia mais

Núcleo e Divisão Celular. Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio

Núcleo e Divisão Celular. Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio Núcleo e Divisão Celular Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio São Paulo, 2013 Estrutura da Aula Núcleo Celular Cromatina e nucléolo Cromossomos Ciclo Celular Mitose Meiose I Meiose

Leia mais

Núcleo celular. Robert Brown ( ) Componente fundamental para a célula Nux. Compreensão da importância Séc. XX

Núcleo celular. Robert Brown ( ) Componente fundamental para a célula Nux. Compreensão da importância Séc. XX Núcleo celular Robert Brown (1773-1858) Componente fundamental para a célula Nux Compreensão da importância Séc. XX Componentes do núcleo celular Núcleo celular Eucariontes (+ 1 núcleo) Presença de cromossomos

Leia mais

Núcleo mitó,co. Patricia Coltri

Núcleo mitó,co. Patricia Coltri Núcleo mitó,co Patricia Coltri coltri@usp.br Nesta aula: Controle do ciclo celular Mitose Meiose Reprodução dos seres vivos depende de sucessivos ciclos de divisão celular Os seres vivos mul,plicam-se

Leia mais

Divisão Celular Mitose e Meiose Cap. 8

Divisão Celular Mitose e Meiose Cap. 8 Divisão Celular Mitose e Meiose Cap. 8 Divisão celular - Mitose +/- 1 hora de duração Interfase Citocinese Período entre duas divisões celulares consecutivas Cromatina descondensada DNA cromossômico em

Leia mais

BIORESUMO NÚCLEO CELULAR E MULTIPLICAÇÃO CELULAR

BIORESUMO NÚCLEO CELULAR E MULTIPLICAÇÃO CELULAR BIORESUMO NÚCLEO CELULAR E MULTIPLICAÇÃO CELULAR 1-CONCEITO É chamada de núcleo celular a região da célula que encontra envolvida pela carioteca possui como principal função de armazenar o material genético.

Leia mais

DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE:

DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE: Genética Animal Divisão celular 1 DIVISÃO CELULAR A célula eucaritótica pode reproduzir-se por dois processos: mitose e meiose. O ciclo celular corresponde ao tempo de geração da célula, isto é, ao período

Leia mais

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação.

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação. Organização estrutural e funcional do núcleo DNA RNA Proteínas Replicação Transcrição Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Cromatina - Eucromatina - Heterocromatina Cromossomo - Mitose 1 DNA

Leia mais

Ciclo Celular. Prof. Tiago Collares, Dr. (MSN) ( )

Ciclo Celular. Prof. Tiago Collares, Dr. (MSN) ( ) Ciclo Celular Prof. Tiago Collares, Dr. tiago_collares@hotmail.com (MSN) collares.t@gmail.com (e-mail ) O Ciclo Celular Toda célula se origina da divisão de uma célula preexistente; Nos eucariontes, o

Leia mais

Biologia Celular e Molecular para Nutrição e Metabolismo RNM 0003 NÚCLEO CELULAR. Vanessa Cristina Arfelli

Biologia Celular e Molecular para Nutrição e Metabolismo RNM 0003 NÚCLEO CELULAR. Vanessa Cristina Arfelli Biologia Celular e Molecular para Nutrição e Metabolismo RNM 0003 NÚCLEO CELULAR Vanessa Cristina Arfelli Doutoranda Laboratório de Investigação Molecular do Câncer LIMCa Ribeirão Preto-SP 07.05.18 Célula

Leia mais

divisão celular - mitose prof. fernando belan - biologia mais (E!)

divisão celular - mitose prof. fernando belan - biologia mais (E!) divisão celular - mitose prof. fernando belan - biologia mais (E!) ciclo celular Intérfase x divisão celular Intérfase > Maior período da vida da célula Ela não se divide, mas está em intensa atividade

Leia mais

Ciclo e Divisão Celular

Ciclo e Divisão Celular Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Ambiental Ciclo e Divisão Celular Prof: Tatiane da Franca Silva tatianedafranca@usp.br 1 Herança

Leia mais

SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS

SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Biologia celular e molecular SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS Profª Ms. Vanessa Retamoso Adaptado da Prof Drª Carla Sehn BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Célula Membrana

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO CELULAR

IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO CELULAR Cerca de 30 minutos Divisão Celular IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO CELULAR Reprodução dos seres unicelulares Multiplicação /crescimento celular dos organismos pluricelulares Renovação e Regeneração de tecidos

Leia mais

Apoptose e Ciclo Celular Nutrição

Apoptose e Ciclo Celular Nutrição Apoptose e Ciclo Celular Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 APOPTOSE Do grego declínio Citado em poema grego clássico referindose a folhas caindo da árvore. APOPTOSE Morte

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Visão geral da mitose II Etapas da mitose Ciclo celular Fonte: Google. I Visão geral da mitose: Processo conservativo

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Fred DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose

Divisão Celular: Mitose e Meiose Divisão Celular: Mitose e Meiose Divisão Celular as células originam-se de outras células preexistentes Virchow, 1858, médico alemão. 1 Divisão Celular - Base da continuidade e perpetuação das células

Leia mais

Mitose. Fases da Mitose. Aparelho Mitótico. Prófase

Mitose. Fases da Mitose. Aparelho Mitótico. Prófase Mitose A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Profáse, metáfase, anáfase,

Leia mais

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Ciclo Celular Fase Mitótica Fase Interfase MITOSE CITOCINESE Interfase É a fase em que a célula não está se dividindo. Os filamentos de cromatina duplicam-se nessa fase. Divide-se

Leia mais

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que

Leia mais

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE Divisão Reducional Divisão Equacional Divisão Equacional DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE Prof. Leonardo F. Stahnke CICLO CELULAR E SUAS FASES Em organismos unicelulares a divisão da célula é considerada

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado

Leia mais

Ciclo celular Interfase e divisão celular

Ciclo celular Interfase e divisão celular Ciclo celular Interfase e divisão celular Equipe de Biologia Ciclo Celular Consiste num conjunto de processos que ocorrem desde a formação de uma célula até a sua própria divisão em duas células-filhas,

Leia mais

Assunto: Divisão celular. Mitose e meiose II. Exercício: Gametogênese nos seres humanos.

Assunto: Divisão celular. Mitose e meiose II. Exercício: Gametogênese nos seres humanos. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 6 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4.

Leia mais

e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado.

e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. CICLO CELULAR Profª Ana Luisa Miranda Vilela CICLO CELULAR e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. grande número de células se dividem continuamente, substituindo

Leia mais

Núcleo, Ciclo Celular e Meiose

Núcleo, Ciclo Celular e Meiose Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Celular Núcleo, Ciclo Celular e Meiose Priscila M. M. de Leon Dra., Médica Veterinária PNDP Biotecnologia/UFPel

Leia mais

Organização estrutural e funcional do núcleo

Organização estrutural e funcional do núcleo Organização estrutural e funcional do núcleo Prof. Dr. Luis Lamberti P. da Silva Maio, 2017 O Núcleo celular Estrutura Compartimento altamente organizado, maior organela da célula: Núcleo de fibroblasto

Leia mais

Organização estrutural e funcional do núcleo. Prof. Dr. Luis Lamberti P. da Silva Maio, 2016

Organização estrutural e funcional do núcleo. Prof. Dr. Luis Lamberti P. da Silva Maio, 2016 Organização estrutural e funcional do núcleo Prof. Dr. Luis Lamberti P. da Silva Maio, 2016 O posicionamento, tamanho e forma do núcleo são variáveis Gundersen and Warman. Cell 152, 2013 O Núcleo celular

Leia mais

CICLO CELULAR. Profª Ana Luisa Miranda Vilela

CICLO CELULAR. Profª Ana Luisa Miranda Vilela CICLO CELULAR Profª www.bioloja.com CICLO CELULAR e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. grande número de células se dividem continuamente, substituindo

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Ciclo celular. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Ciclo celular. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Ciclo celular Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves Mitose e Meiose Conceitos: - Mitose e meiose é responsável pela continuidade genética

Leia mais

Prof. Juliana -

Prof. Juliana - Mitose e Meiose CICLO CELULAR Célula encaminhada à progressão no ciclo por mecanismos de regulação relacionados a crescimento multiplicação diferenciação celular condição de latência. Falhas nos mecanismos

Leia mais

CICLO CELULAR INTERFASE

CICLO CELULAR INTERFASE ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano CICLO CELULAR É o período de vida de uma célula. O ciclo celular é dividido em: - Interfase (G1, S, G2) - Divisão

Leia mais

CITOLOGIA. Núcleo celular. Córtex Vestibulares - Livro Córtex Vestibulares

CITOLOGIA. Núcleo celular. Córtex Vestibulares - Livro Córtex Vestibulares Córtex Vestibulares - Livro 4 CITOLOGIA Núcleo celular Componentes do núcleo interfásico: A) carioteca ou membrana nuclear ou cariolema B) suco nuclear ou cariolinfa ou carioplasma C) nucléolo D) cromatina

Leia mais

ANEXO A CICLO CELULAR DIVISÃO CELULAR

ANEXO A CICLO CELULAR DIVISÃO CELULAR ANEXO A CICLO CELULAR DIVISÃO CELULAR CICLO CELULAR DIVISÃO CELULAR 1 CICLO CELULAR: processo em que o material celular é duplicado. 2 PERÍODOS: interfase (G 1, S, G 2 ), divisão celular mitose (prófase,

Leia mais

Profa. Dra. Viviane Nogaroto

Profa. Dra. Viviane Nogaroto ESTRUTURA DO GENE GENE: Região do DNA capaz de ser transcrita a fim de produzir uma molécula de RNA funcional ou uma proteína -inclui sequências codificadoras e regulatórias transcrição tradução DNA RNA

Leia mais

DIVISÃO CELULAR (mitose e meiose)

DIVISÃO CELULAR (mitose e meiose) CENTRO UNIVERSITÁRIO RIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DIVISÃO CELULAR (mitose e meiose) Prof.Fernando Luís Bacelar Lobato São Luís 2011 DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Geral Aula 5

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Geral Aula 5 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Geral Aula 5 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4. Assuntos:

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS Biologia- 3º trim- 1º anos Professora: Patrícia Perez INTÉRFASE MITOSE

DIVISÃO CELULAR. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS Biologia- 3º trim- 1º anos Professora: Patrícia Perez INTÉRFASE MITOSE DIVISÃO CELULAR Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e repor células perdidas. Os mais simples, como os seres procariontes, apenas duplicam seu DNA, partem

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 6 Núcleo e divisão celular

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 6 Núcleo e divisão celular Plano de Aulas Biologia Módulo 6 Núcleo e divisão celular Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos CAPÍTULO 1 1 d Nos nucléolos, ocorre a produção dos ribossomos. Os cromossomos só são

Leia mais

Ciclo celular. Patricia Coltri

Ciclo celular. Patricia Coltri Ciclo celular Patricia Coltri coltri@usp.br Nesta aula: Controle do ciclo celular Fatores que estimulam/inibem o ciclo celular Métodos para estudo do ciclo Ciclo celular Células se reproduzem com a duplicação

Leia mais

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme NÚCLEO CELULAR Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme A presença do núcleo é a principal característica que distingue a célula eucariótica da procariótica. No núcleo está

Leia mais

Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges

Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges 1.0 Interfase 1.1 G1 Dividida em 3 fases G1,S e G2 ; replicação do DNA e transcrição gênica. Cromatina simples. Cromossomos não são visíveis descondensados.

Leia mais

Ciclo Celular: Mitose e Controle do Ciclo Celular

Ciclo Celular: Mitose e Controle do Ciclo Celular Ciclo Celular: Mitose e Controle do Ciclo Celular Disciplina: Biologia Celular Professoras responsáveis: Profa. Dra. Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira Profa. MCs. Rosana Silistino de Souza Pós

Leia mais

DIVISÃO CELULAR BIOLOGIA KEFFN ARANTES

DIVISÃO CELULAR BIOLOGIA KEFFN ARANTES BIOLOGIA KEFFN ARANTES NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais