OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE Produções Didático-Pedagógicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE Produções Didático-Pedagógicas"

Transcrição

1 Versão Online ISBN Cadernos PDE II OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE Produções Didático-Pedagógicas

2 Título: O uso de simuladores como recurso didático para aprendizagem de Circuitos Elétricos. Autor: José Vicente Zenf Disciplina/Área: Escola de Implementação do Projeto e sua localização: Município da escola: Núcleo Regional de Educação: Professor Orientador: Instituição de Ensino Superior: Resumo: Palavras-chave: Formato do Material Didático: Público: Física Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi - Ensino Médio, Integrado e Subsequente Av. Arthur Thomas, 1181 Jd. Jamaica C.E.P Londrina PR Londrina PR Londrina PR Dr. Marcelo Alves de Carvalho Universidade Estadual de Londrina UEL O ensino da eletrodinâmica da Física tem mostrado vários problemas nas didáticas aplicadas. Quando não há experimentação, o conteúdo é bastante abstrato para os alunos e na maioria das vezes é apresentada de maneira monótona. Este trabalho propõe uma alternativa didática que visa tornar a relação ensino e aprendizagem mais próxima da realidade do aluno, usando o simulador do projeto PhET (Physics Educational Technology). Esse simulador está disponível na internet, pode ser usado também off-line e tem um grande potencial de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. A interatividade proporcionada pela lousa digital na sala de aula pode tornar a relação do aprender e do ensinar muito mais agradável e principalmente significativa para o aluno. Circuitos Elétricos; Simuladores; Eletrodinâmica; Ensino de Física ; Lei de Ohm Unidade Didática Alunos da 3ª Série do Ensino Médio.

3 Introdução A Unidade Didática, a partir do simulador do projeto PhET (Physics Educational Technology), tem por finalidade apresentar de forma clara o funcionamento e a utilização dos simuladores como recurso didático para uma aprendizagem significativa de Circuitos Elétricos, conteúdo este que faz parte da Eletrodinâmica. Para isso, diversas estratégias integradas ao simulador de circuitos e à lousa digital foram utilizadas nesta unidade didática, com o objetivo de favorecer a interatividade e uma aprendizagem significativa dos conteúdos. Dessa maneira é possível valorizar o papel do aluno no processo de construção de aprendizagens significativas (MOREIRA, 2006). Acredita-se que se aplicadas já no início dos conceitos da eletrodinâmica e após o estudo da Eletrostática, melhorará os resultados na aprendizagem. Dessa maneira, os conteúdos apresentados serão desenvolvidos com alunos do 3º ano do ensino médio. Em geral, os livros didáticos de física adotados pelos professores e pelas escolas apresentam o ensino da eletrodinâmica associados a experimentos e muito raramente explanam sobre o uso do simulador. É relevante falar que os experimentos demandam tempo, dinheiro, habilidade do professor com o manuseio de ferramentas e conhecimento dos riscos inerentes aos experimentos relacionados a eletricidade. Além disso, é importante ter consciência da falta de simuladores nos livros didáticos e associar a facilidade do uso do simulador com a facilidade dos alunos em manusear programas de computador. Refletindo sobre todas essas questões foi criada e elaborada essa Unidade Didática, para servir como um instrumento para a práxis pedagógica nas aulas de Física.

4 Objetivos Gerais Utilizar os simuladores disponíveis na internet, para o ensino da eletrodinâmica, como meio de auxiliar as construções de novos saberes científicos e maior aprofundamento cognitivo. Objetivos Específicos Tornar o discurso e as ideias científicas mais integradas e significativas; Promover situações que favoreçam uma aprendizagem mais eficaz dos conceitos científicos relacionados à Eletrodinâmica, Lei de Ohm e circuitos elétricos; Interpretar o brilho de lâmpadas e relacioná-la com a corrente elétrica; Identificar a corrente elétrica que circula na lâmpada, o resistor, a resistividade e a fonte de tensão; Compreender os conceitos de resistência e resistividade; Diferenciar circuito em série e circuito em paralelo; Integrar o simulador de circuitos elétricos aos diferentes modos de representar os conceitos. Conteúdo PRIMEIRA LEI DE OHM; ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES.

5 Desenvolvimento AULAS: 1 e 2 Primeira Lei de Ohm Nestas aulas será apresentado o projeto de Intervenção Pedagógica aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, bem como seus objetivos gerais e específicos para que eles tomem conhecimento do que será desenvolvido e trabalhado em sala de aula. Partindo desse pressuposto, e tendo como objetivo explanar, nesta aula, acerca da 1ª Lei de Ohm, será discutido e debatido com os alunos alguns experimentos com eletricidade do Físico alemão Georg Simon Ohm ( ). É interessante, você professor, comentar que a intensidade da corrente elétrica que atravessa um condutor é diretamente proporcional a diferença de potencial e, inversamente proporcional à sua resistência elétrica. Ohm, em seus experimentos percebeu que à medida que aumentava a tensão elétrica aplicada em um circuito a corrente elétrica mantinha uma proporcionalidade. Em seguida, apresente a figura 1 que representa a relação de proporcionalidade entre tensão e corrente obtida de acordo com a primeira Lei de Ohm. R E SI STÊ N CI A E LÉT RI CA O valor matemático da resistência elétrica é obtido pela divisão entre a tensão elétrica e a corrente elétrica.

6 Figura 1 Gráfico Tensão versus Corrente Comentar que, quando George Ohm transformou seus dados experimentais em uma reta, ele estava propondo a chamada PRIMEIRA LEI DE OHM. A resistência elétrica tem uma relação com as forças de choque que atuam nos elétrons em movimento no material condutor. Um condutor é chamado de ôhmico quando a sua resistência permanece constante com a variação da tensão elétrica nele aplicada. Então, a tensão elétrica aplicada é proporcional à corrente elétrica. AULA 2 - Apresentação do simulador Phet Nesta aula, será apresentado aos alunos o Simulador do Projeto PhET (Physics Educational Technology) disponível no site: e do kit de construção de circuitos elétricos DC, da Universidade de Colorado. Após acessar o site, o aluno deverá clicar no botão azul entre aqui e simule, conforme figura 2:

7 Figura 2 - Página de abertura do simulador interativo PhET Fonte: Disponível em < Na sequência informar que eles visualizarão um índice de simulações na coluna da sua esquerda, conforme figura 3: Figura 3 - Índice das simulações interativas do PhET Fonte: Disponível em < Ressaltar que o objetivo da aula é simular circuitos elétricos, assim, deverão clicar inicialmente em Física e depois em Eletricidade, Imã & Circuitos, como é apontado na figura 4:

8 Figura 4 Simulações Interativas do PhET / Física / Eletricidade, Imãs & Circuitos Fonte: Disponível em: < Na sequência demonstrar para os alunos as duas maneiras de utilização do simulador kit de Construção de Circuitos (DC). É importante destacar para o aluno que o simulador pode ser utilizado tanto de forma online quanto off-line. Desse modo, basta clicar diretamente no simulador sem ter que baixar o mesmo em seu computador. Caso queira utilizar off-line, basta clicar em copiar em seu computador, assim terá uma cópia do simulador. Clicar no ícone correspondente ao kit de Construção de Circuitos (DC) na figura 5. Figura 5 Página de apresentação do início do Kit de Construção de Circuito (DC) Fonte: Disponível em: <

9 Ao clicar no botão ou ícone do Kit de Construção de Circuitos (DC), figura 6, o sistema irá preparar o seu computador para que o simulador seja aberto, verificando a instalação do Software Java e também pedindo autorização para instalar em seu computador. Figura 6 - Ícone ou botão do Kit de Construção de circuito (DC) Fonte: Disponível em: < É importante mencionar aos alunos que o simulador abre tão somente com o software Java e que no canto inferior esquerdo terá um pedido de autorização para manter o arquivo circuit-construction-kit-dc_pt_br.jnlp. No lado direito ao pedido, conforme figura 7, aparecerá uma barra que consta a palavra manter, assim basta clicar uma única vez e ao clicar, imediatamente, abrirá o arquivo a ser executado (figura 8). Figura 7 Barra de download Arquivo não baixado Figura 8 - Barra de download - Arquivo pronto para execução Após a execução do software Java e do simulador do PhET aparecerá uma área de trabalho em azul e uma caixa de comandos à direita, uma sacola de surpresa e uma coluna de componentes, como fio, resistor bateria etc., como aparece, por exemplo na demonstração apresentada na figura 9:

10 Figura 9 Pagina de abertura do Simulador Interativo Kit de Construção de Circuito (DC) (3.20) Fonte: Disponível em: < barra de menu. Na figura 10, é apresentado uma breve descrição sobre cada item da Circuito: é possível salvar e abrir um circuito por esse simulador Visual: é possível uma visão mais realista ou esquemática e ainda mostrar ou não valores dos componentes Ferramentas: São ferramentas para medição. Voltímetro: temos um voltímetro na área de trabalho; Amperímetro: temos um amperímetro na barra de componentes e podemos ter vários, de acordo com a necessidade; Amperímetro sem contato: Este não é necessário conectar em série, só arrastar e colocar sobre o fio ou componente que deseja medir. Tamanho: é a forma de apresentação da área de trabalho Avançado: altera a resistividade do fio e pode ocultar representação dos elétroens Reiniciar tudo? : utilizado para apagar a área de trabalho inteira; Ajuda: apresenta balões nos componentes para indicar algumas possibilidades Figura 10 Ferramentas e Instrumentos Na sequência, a figura 11 mostra alguns dos componentes disponíveis.

11 Os componentes apresentam conexões em suas extremidades Fio: pode alterar a resistividade do mesmo na opção avançado Resistor: o valor de cada um é de 10 Ohm; Bateria: o valor é de 9 volts Lâmpada: o valor é de 10 Ohm Interruptor: clicar e arrastar até fechar e para abrir clicar e arrastar; Amperímetro: é um Instrumento de medida que deve ser colocado em sério no circuito. Obs. Ele só estará nesta barra, caso esteja marcado na caixa de comandos Figura 11 Lista de componentes. Além do resistor apresentado no quadro de componentes, poderá ser usado outro resistor da Sacola de Surpresa que está apresentado na figura a seguir: Figura 12 Componentes com resistências diferentes Aula 3 e 4 Demonstração O objetivo desta aula é retomar conceitos da primeira lei de ohm e informar aos alunos que devem acompanhar pelo projetor multimídia a construção de um circuito simples no simulador do kit de Construção de Circuito (DC). Esse aplicativo permite montar circuitos contendo lâmpadas, baterias e também medidores de tensão e corrente elétrica. Para que a aula se torne mais dinâmica é essencial convidar um aluno para selecionar os componentes adequados para o circuito, como por exemplo: uma bateria, uma lâmpada, os fios condutores e os medidores. Em seguida, informar que ele deverá clicar e arrastar os componentes

12 selecionados para a área de trabalho azul. Segue exemplo, como apresentado na figura 13: Figura 13 - Componentes e ferramentas para medição de um circuito. Fonte: Adaptado de PhET, disponível em: < Em seguida, solicitar ao aluno para clicar e arrastar nas extremidades (alças pontilhadas) dos elementos inseridos na área de trabalho visando montar o circuito com uma bateria, uma lâmpada e fios condutores. Na figura 14, apresentamos um exemplo de montagem de um circuito: Figura 14 - Sequência de circuitos simples Fonte: Adaptado de PhET, disponível em: < Seguindo a sequência dos circuitos apresentados na figura 14, comente que na primeira montagem a lâmpada foi ligada com uma bateria e fios condutores, a fim de observar o fluxo de elétrons e o brilho da lâmpada. Na

13 sequência, foi acrescentado o amperímetro com a finalidade de medir o fluxo de elétrons, em seguida foi acrescentado o voltímetro para medir a tensão elétrica no circuito. Destacar que amperímetro deve ser inserido no circuito em série, enquanto o voltímetro deve ser inserido em paralelo. Posteriormente, convidar outro aluno para selecionar outros elementos disponíveis dentro do retângulo branco, arrastar para a área de trabalho azul e montar um novo circuito, como o descrito na figura 15, por exemplo. Figura 15 - Circuito simples no Kit de Construção de Circuito (DC) Fonte: Adaptado de PhET. Disponível em: < Após a construção e a realização do circuito feita por um aluno e com a participação dos demais, solicitar a um terceiro aluno que altere o valor da tensão da bateria. Em seguida, solicitar aos demais que anotem em uma tabela o valor da tensão obtida por meio do multímetro, o valor da corrente mostrado no amperímetro e a partir desses valores calcular o valor da resistência da lâmpada e, ainda, solicitar para que os alunos interpretarem o brilho da lâmpada. Calculando matematicamente a resistência de um material: Apresente estas tabelas para seus alunos e oriente-os para que as completem, utilizando a primeira lei de Ohm. Ao final, eles deverão verificar se possui caráter ôhmico.

14 Tabela 1: Dados coletados do circuito simples. Tensão (Volts) Corrente (Ampére) Resistência (Ohm) Brilho observado na Lâmpada. Valor inicial 9,00 0,9 médio 1ª medição 2ª medição 3ª medição 4ª medição 5ª medição Solicitar aos alunos que representem graficamente os valores obtidos da tensão versus corrente elétrica. Figura 16 - Coordenadas de Tensão versus Corrente para construção do gráfico. Solicitar aos alunos que verifiquem se o gráfico formou uma linha reta e comentem sobre o valor constante que foi observado por Georg Simon Ohm, para este resultado lembrar que é a característica de um resistor ôhmico.

15 AULA 5 E 6 ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE NO CIRCUITO ELÉTRICO Iniciar a aula apresentando as propriedades da associação em série: A corrente elétrica é constante em todos os resistores (lâmpadas) A tensão elétrica total é igual soma das tensões A tensão elétrica em cada resistor é diretamente proporcional a sua resistência elétrica A soma dos resistores em série é igual a um resistor equivalente. A potência elétrica dissipada em cada resistor é diretamente proporcional a sua resistência elétrica. Na sequência solicitar a um aluno para montar um circuito com dois resistores em série, como mostra na figura 17. Durante a montagem, e antes de concluir, questionar os alunos, quanto ao brilho das lâmpadas e também, quanto à corrente elétrica. Figura 17 - Circuito com duas lâmpadas em série Fonte: Adaptado de PhET. Disponível em: < Após ouvir a resposta dos alunos, medir com os instrumentos do simulador a tensão em cada lâmpada e a corrente elétrica com o amperímetro sem contato e anotar na tabela 2. Solicitar que um aluno altere o valor da resistência de uma das lâmpadas, a qual será chamada de L1. Para isso, deve clicar com o botão direito do

16 mouse sobre uma das lâmpadas, onde abrirá uma caixa de diálogo, clicar em alterar resistência. Solicitar ao aluno que altere para o valor sugerido na tabela 2. Novamente questionar os alunos sobre o que se observa, quanto ao brilho da lâmpada e também quanto a corrente elétrica. Sempre anotar os valores medidos na tabela 2. Repetir o procedimento até o preenchimento da tabela. Tabela 2: Dados coletados do circuito em série. R1 (Ohm) L1 R2 (Ohm) L2 1ª medida U1 (Volt) U2 (Volt) I1 (A) I2 (A) 2ª medida ª medida ª medida 2 20 AULA 7 E 8 ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM PARALELO NO CIRCUITO ELÉTRICO Iniciar a aula revisando as propriedades de uma associação de resistores em série e enfatizar a diferença das propriedades de uma associação em paralelo: A corrente elétrica total é a soma da corrente elétrica em cada resistor A tensão elétrica é igual em todos os resistores. A Corrente elétrica em cada resistor é inversamente proporcional a sua resistência elétrica A resistência equivalente (R eq) é dada pela seguinte equação: 1/R eq = 1/ R 1 + 1/ R / R n A potência elétrica dissipada em cada resistor é inversamente proporcional a sua resistência elétrica. Na sequência solicitar a um aluno para montar um circuito com dois resistores em paralelo, como mostra na figura 18. Durante a montagem, e antes de

17 concluir, questionar os alunos, quanto ao brilho das lâmpadas e também, quanto à corrente elétrica. Figura 18 - Circuito com duas lâmpadas em paralelo Fonte: Adaptado de PhET. Disponível em: < Após ouvir a resposta dos alunos, medir com os instrumentos do simulador a tensão em cada lâmpada e a corrente elétrica com o amperímetro sem contato e anotar na tabela 3. Solicitar que um aluno altere o valor da resistência de uma das lâmpadas, a qual será chamada de L1. Para isso, deve clicar com o botão direito do mouse sobre uma das lâmpadas, onde abrirá uma caixa de diálogo, clicar em alterar resistência. Solicitar ao aluno que altere para o valor sugerido na tabela 3. Novamente questionar os alunos sobre o que é observado, quanto ao brilho da lâmpada, e a corrente elétrica. Anotar os valores medidos na tabela 3. Repetir o procedimento até o preenchimento completo da tabela 3. Tabela 3: Dados coletados do circuito em paralelo. R1 (Ohm) L1 R2 (Ohm) L2 1ª medida U1 (Volt) U2 (Volt) I1 (A) I2 (A) 2ª medida ª medida ª medida 2 20

18 Avaliação Inicialmente é preciso considerar a avaliação como um instrumento a partir do qual o professor identifica e analisa a evolução, o rendimento e as modificações do educando, confirmando ou não a construção do conhecimento. A partir desta perspectiva, a sugestão é avaliar os alunos por meio da participação em sala de aula e, também, com a entrega de um relatório escrito, contendo as tabelas preenchidas durante a aula, além das conclusões obtidas em cada atividade realizada. Assim, será possível perceber se a intervenção e/ou a aula atingiu seus objetivos de forma satisfatória e producente.

19 Referências HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; Walker, Jearl. Fundamentos de Física: v.1 - Mecânica. 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC, MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e Diagramas V. Porto Alegre: Editora da UFRGS, Disponível em: TO.pdf>. Acesso em: 17 mar PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Física para a Educação Básica. Curitiba: SEED, Projeto PhET, Physics Educational Technology. Disponível em < Acesso em 21 mar 2015.

PLANO DE AULA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves

PLANO DE AULA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves PLANO DE AULA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves Projeto PIBID-IFRS-BG Área: Física Plano de Aula para Aplicação de Atividade Experimental com

Leia mais

ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA

ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental. Divide-se em analógica e em digital

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras Professor: Leo Gomes Monitor: Leonardo Veras Exercícios de associação de resistores 15 ago RESUMO Em um circuito elétrico é possível organizar conjuntos de resistores interligados. O comportamento desta

Leia mais

O USO DO SIMULADOR PhET PARA O ENSINO DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES. Leonardo Dantas Vieira

O USO DO SIMULADOR PhET PARA O ENSINO DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES. Leonardo Dantas Vieira Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão Instituto de Física e Química Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física O USO DO SIMULADOR PhET PARA

Leia mais

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 3: Simuladores de eletrônica. Alunos: 2-3-

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 3: Simuladores de eletrônica. Alunos: 2-3- Campus SERRA COORDENADORIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Disciplinas: Circuitos em Corrente Contínua Turma: AN1 Professor: Vinícius Secchin de Melo Roteiro para experiências de laboratório AULA 3: Simuladores

Leia mais

Eletricidade básica. Aula 06: Circuitos em série

Eletricidade básica. Aula 06: Circuitos em série Eletricidade básica Aula 06: Circuitos em série Fonte elétrica As fontes elétricas são fundamentais na compreensão da eletrodinâmica, pois elas que mantém a diferença de potencial (ddp) necessária para

Leia mais

Descrição das atividades de simulação computacional com o software Modellus sobre circuitos simples

Descrição das atividades de simulação computacional com o software Modellus sobre circuitos simples Descrição das atividades de simulação computacional com o software Modellus sobre circuitos simples saber: As atividades de simulação computacional são descritas em termos de quatro itens, a a) objetivos

Leia mais

Guia das atividades de modelagem computacional com o software Modellus, sobre circuitos simples

Guia das atividades de modelagem computacional com o software Modellus, sobre circuitos simples Guia das atividades de modelagem computacional com o software Modellus, sobre circuitos simples As atividades que seguem visam lhe propiciar familiaridade com alguns dos principais recursos do software

Leia mais

1.4. Resistência elétrica

1.4. Resistência elétrica 1.4. Resistência elétrica Resistência elétrica Vimos que há materiais que são bons condutores da corrente elétrica. Mas o facto de serem bons condutores da corrente elétrica não significa que a corrente

Leia mais

Aula Prática 5. Ligação Série e Paralelo, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff

Aula Prática 5. Ligação Série e Paralelo, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Aula Prática 5 Ligação Série e Paralelo, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Estratégia: Montagem e operação de circuitos elétricos visando ao estudo de leis fundamentais de análises de circuitos. Sugestões:

Leia mais

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - Campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - Campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011 A IMPORTÂNCIA DOS EXPERIMENTOS VIRTUAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Jessiara Garcia PEREIRA 1 ; Rosemary Pereira COSTA 2 1 Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG)

Leia mais

17 Resistência elétrica. Eletricidade Corrente elétrica e circuitos elétricos

17 Resistência elétrica. Eletricidade Corrente elétrica e circuitos elétricos 17 Resistência elétrica Eletricidade Corrente elétrica e circuitos elétricos A explorar: Como determinar a resistência elétrica de um condutor? 17 Resistência elétrica Múltiplos e submúltiplos da unidade

Leia mais

U = U 1 + U 2 + U 3. I = i 1 = i 2 = i 3. R eq = R 1 + R 2 + R 3. R eq = resistência equivalente (Ω) U = ddp da associação (V)

U = U 1 + U 2 + U 3. I = i 1 = i 2 = i 3. R eq = R 1 + R 2 + R 3. R eq = resistência equivalente (Ω) U = ddp da associação (V) Acesse. www.professorarnon.com Eletricidade Básica. Associação de Resistências em Série Vários resistores estão associados em série quando são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos

Leia mais

BIPOLOS NÃO ÔHMICOS INTRODUÇÃO TEÓRICA

BIPOLOS NÃO ÔHMICOS INTRODUÇÃO TEÓRICA BIPOLOS NÃO ÔHMICOS OBJETIVOS: a) verificar o comportamento de bipolos que não obedecem a lei de ohm; b) construir experimentalmente as características de bipolos não ôhmicos; c) distinguir a diferença

Leia mais

EXPERIÊNCIA 2: LEI DE OHM

EXPERIÊNCIA 2: LEI DE OHM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA CAMPUS BOA VISTA CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA DISCIPLINA: ELETRICIDADE BÁSICA EQUIPE: TURMA: 14311 EXPERIÊNCIA 2: LEI DE OHM 1. OBJETIVOS:

Leia mais

TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR DE FÍSICA

TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR DE FÍSICA TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR DE FÍSICA A Utilização do Programa Crocodile Clips como um Facilitador do Processo de Ensino Aprendizagem em Eletrodinâmica Produto Educacional desenvolvido por: André da Paixão

Leia mais

Circuitos com Amperímetro e Voltímetro

Circuitos com Amperímetro e Voltímetro Circuitos com Amperímetro e Voltímetro 1. (Pucrs 2014) Considere o texto e a figura para analisar as afirmativas apresentadas na sequência. No circuito elétrico mostrado na figura a seguir, um resistor

Leia mais

Aula: - Resistência elétrica e Resistores - Associação de Resistores

Aula: - Resistência elétrica e Resistores - Associação de Resistores Aula: - Resistência elétrica e Resistores - Associação de Resistores A resistência elétrica Os metais são bons condutores de corrente elétrica, mas alguns são melhores condutores que outros. O metal mais

Leia mais

EXPLORANDO A LEI DE OHM

EXPLORANDO A LEI DE OHM EXPLORANDO A LEI DE OHM Problematização inicial Qual é a relação matemática que existe entre a tensão, a corrente elétrica e a resistência? Organização do conhecimento 1ª Demostração: Monte o circuito

Leia mais

ELETRODINÂMICA. Prof. Patricia Caldana

ELETRODINÂMICA. Prof. Patricia Caldana ELETRODINÂMICA Prof. Patricia Caldana Ao se estudarem situações onde as partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático passamos à situação onde há deslocamento destas cargas

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Física. Estudo de circuitos elétricos com o Modellus ATIVIDADES *

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Física. Estudo de circuitos elétricos com o Modellus ATIVIDADES * Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Física Estudo de circuitos elétricos com o Modellus ATIVIDADES * Pedro Fernando Teixeira Dorneles Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit 2006 *

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 2 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS 3 GRANDEZAS DERIVADAS 4 SIMBOLOGIA 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS 6 INSTRUMENTOS DE MEDIDA 7 GALVANÔMETRO 8 AMPERÍMETRO

1 INTRODUÇÃO 2 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS 3 GRANDEZAS DERIVADAS 4 SIMBOLOGIA 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS 6 INSTRUMENTOS DE MEDIDA 7 GALVANÔMETRO 8 AMPERÍMETRO 1 INTRODUÇÃO 2 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS 3 GRANDEZAS DERIVADAS 4 SIMBOLOGIA 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS 6 INSTRUMENTOS DE MEDIDA 7 GALVANÔMETRO 8 AMPERÍMETRO 9 VOLTÍMETRO 10 PONTE DE WHEATSTONE 11 SIMULADOR (PONTE

Leia mais

3) Cite 2 exemplos de fontes de Alimentação em Corrente Continua e 2 exemplos em Corrente Alternada.

3) Cite 2 exemplos de fontes de Alimentação em Corrente Continua e 2 exemplos em Corrente Alternada. Lista de exercícios Disciplina: Eletricidade Aplicada Curso: Engenharia da Computação Turma: N30 1 -) Assinale a alternativa correta. Descreva o que é tensão elétrica. a - A diferença de potencial elétrico

Leia mais

O USO DO SIMULADOR PhET PARA O ENSINO DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES. Leonardo Dantas Vieira

O USO DO SIMULADOR PhET PARA O ENSINO DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES. Leonardo Dantas Vieira Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão Unidade Acadêmica Especial de Física e Química Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física O USO DO

Leia mais

Associação de resistores em série e em paralelo

Associação de resistores em série e em paralelo Aula Prática: Associação de resistores em série e em paralelo Introdução Suponha que você possua duas lâmpadas, cujas resistências elétricas sejam R 1 e R 2, e uma bateria cuja FEM (Força Eletro Motriz,

Leia mais

Turma: _3º ANO FG e TI

Turma: _3º ANO FG e TI COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina: FÍSICA Ano: 2012 Professor (a): Marcos Vinicius Turma: _3º ANO FG e TI Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Física Experimental III Experiências: E4 e E5

Física Experimental III Experiências: E4 e E5 Física Experimental III Experiências: E4 e E5 Lei de Ohm com resistor e diodo OBJETIVOS Levantamento da curva tensão corrente para um resistor (E4) e para um diodo (E5). Manuseio de multímetros digitais.

Leia mais

Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / Experiência 1 CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES

Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / Experiência 1 CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) 2º SEMESTRE DE 2012 Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / Experiência

Leia mais

ELETRODINÂMICA A) 4, B) 6, C) 2, D) 1,0.10-3

ELETRODINÂMICA A) 4, B) 6, C) 2, D) 1,0.10-3 QUESTÃO 01 No circuito mostrado no diagrama, todos os resistores são ôhmicos, o gerador e o amperímetro são ideais e os fios de ligação têm resistência elétrica desprezível. A intensidade da corrente elétrica

Leia mais

Q t. A corrente elétrica corresponde ao fluxo de elétrons. Os elétrons vão para o polo positivo de um gerador (pilha ou bateria)

Q t. A corrente elétrica corresponde ao fluxo de elétrons. Os elétrons vão para o polo positivo de um gerador (pilha ou bateria) Eletrodinâmica A eletrodinâmica está presente em praticamente todos os lugares da vida moderna. As instalações elétricas e suas lâmpadas, aquecedores fazem parte do cotidiano do homem moderno. Para exames

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 6 Associação de resistores ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (: Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Em cada um dos esquemas abaixo,

Leia mais

Física Eletrodinâmica Fácil [20 Questões]

Física Eletrodinâmica Fácil [20 Questões] Física Eletrodinâmica Fácil [0 Questões] 01 - (ITA SP) Sendo dado que 1J = 0,39 cal, o valor que melhor expressa, em calorias, o calor produzido em 5 minutos de funcionamento de um ferro elétrico, ligado

Leia mais

Aula Prática: Determinação da resistência interna de uma bateria e uso de regressão linear para determinação da equação de uma reta

Aula Prática: Determinação da resistência interna de uma bateria e uso de regressão linear para determinação da equação de uma reta Aula Prática: Determinação da resistência interna de uma bateria e uso de regressão linear para determinação da equação de uma reta Introdução Observe o circuito representado na figura ao lado em que uma

Leia mais

Coltec/UFMG Física 1º Ano

Coltec/UFMG Física 1º Ano Coltec/UFMG Física 1º Ano 2015 1 ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES Introdução Nesta atividade, você aprenderá a prever a resistência total oferecida por um circuito que contém uma associação de resistores conectados

Leia mais

Física Experimental III. Prof. MSc. LUCAS BARBOZA SARNO DA SILVA

Física Experimental III. Prof. MSc. LUCAS BARBOZA SARNO DA SILVA Física Experimental III Prof. MSc. LUCAS BARBOZA SARNO DA SILVA Uma introdução à Lei de Ohm Corrente elétrica Resistência e Lei de Ohm Resistores Circuitos Medição de corrente e tensão 22/2/3 2 Corrente

Leia mais

Eletrodinâmica REVISÃO ENEM CORRENTE ELÉTRICA

Eletrodinâmica REVISÃO ENEM CORRENTE ELÉTRICA REVISÃO ENEM Eletrodinâmica CORRENTE ELÉTRICA Corrente elétrica em um condutor é o movimento ordenado de suas cargas livres devido a ação de um campo elétrico estabelecido no seu interior pela aplicação

Leia mais

Painel para análise de circuitos resistivos DC. (Revisão 00) Circuitos Paralelos e a Associação Paralela de Resistores

Painel para análise de circuitos resistivos DC. (Revisão 00) Circuitos Paralelos e a Associação Paralela de Resistores 1 Painel para análise de circuitos resistivos DC (Revisão 00) Circuitos Paralelos e a Associação Paralela de Resistores 2 O trabalho Guia de aplicação: circuitos paralelos e divisores de corrente de SILVA,

Leia mais

DISCIPLINA DE MEDIDAS E MATERIAIS ELÉTRICOS

DISCIPLINA DE MEDIDAS E MATERIAIS ELÉTRICOS DISCIPLINA DE MEDIDAS E MATERIAIS ELÉTRICOS Prof. Patrícia Lins Prática 1 13/09/2018 Salvador/BA UNIME Departamento de Engenharia 1 Roteiro de Práticas Roteiro de Aulas Práticas: Medições com voltímetro

Leia mais

MULTÍMETRO. 1- Aprender a utilizar o multímetro 2- Fazer algumas medições com o multímetro.

MULTÍMETRO. 1- Aprender a utilizar o multímetro 2- Fazer algumas medições com o multímetro. MULTÍMETRO OBJETIVOS 1- Aprender a utilizar o multímetro 2- Fazer algumas medições com o multímetro. INTRODUÇÃO O multímetro (figura 1) é um dispositivo eletrônico normalmente utilizado para medir tensão

Leia mais

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA FISIOTERAPIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO 2009/1 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA ONLINE... 3 2 ACESSANDO OS RECADOS... 4 2.1 Lendo um Recado Recebido... 4 2.2 Excluindo

Leia mais

3 Médio Disciplinas Professores Natureza Trimestre/Ano Data da entrega Valor

3 Médio Disciplinas Professores Natureza Trimestre/Ano Data da entrega Valor Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 3 Médio Disciplinas Professores Natureza Trimestre/Ano Data da entrega Valor Física Carlos A8/TI 2º/201]6 02/08/2016 5,0 Introdução: Querido(a) aluno(a), Este material foi

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL III

FÍSICA EXPERIMENTAL III FÍSICA EXPERIMENTAL III EXPERIÊNCIA 2 CURVAS CARACTERÍSTICAS DE RESISTORES 1. OBJETIVOS 1.1. Objetivo Geral Familiarizar os acadêmicos com o uso de resistores ôhmicos e não ôhmicos. 1.2. Objetivos Específicos

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL III

FÍSICA EXPERIMENTAL III FÍSICA EXPERIMENTAL III EXPERIÊNCIA 4 DIODOS 1. OBJETIVOS 1.1. Objetivo Geral Familiarizar os acadêmicos com diodos semicondutores. 1.2. Objetivos Específicos a) Apresentar aos acadêmicos circuitos elétricos

Leia mais

Fís. Monitores: Caio Rodrigues

Fís. Monitores: Caio Rodrigues Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitores: Caio Rodrigues Exercícios sobre associação de resistores 09 ago RESUMO Em série Associar resistores em série significa ligá-los em sequência, ou seja, por um mesmo

Leia mais

Aula Prática: Elementos ôhmicos e não ôhmicos

Aula Prática: Elementos ôhmicos e não ôhmicos Aula Prática: Elementos ôhmicos e não ôhmicos Introdução Um elemento obedece à lei de Ohm quando a sua resistência elétrica (ou resistividade) permanece constante, independente da tensão elétrica aplicada

Leia mais

Questão 4. Questão 5. Questão 6

Questão 4. Questão 5. Questão 6 Questão 1 Por uma bateria de f.e.m. (E) e resistência interna desprezível, quando ligada a um pedaço de fio de comprimento Ø e resistência R, passa a corrente i (figura 1). Quando o pedaço de fio é cortado

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Resistência Elétrica. 1 ª Lei de Ohm 28/02/2015. Resistência Elétrica V = R I. Unid(R) = Unid( V)/Unid(I) Unid(R) = volt/ampere = ohm =

Resistência Elétrica. 1 ª Lei de Ohm 28/02/2015. Resistência Elétrica V = R I. Unid(R) = Unid( V)/Unid(I) Unid(R) = volt/ampere = ohm = Resistência Elétrica Resistência Elétrica Nos condutores metálicos o movimento dos elétrons NÃO É livre como no vácuo. A estrutura metálica RESISTE à passagem dos elétrons. A B R A resistência elétrica

Leia mais

Medidas de resistência elétrica e curvas características de elementos resistivos

Medidas de resistência elétrica e curvas características de elementos resistivos Medidas de resistência elétrica e curvas características de elementos resistivos Alysson Ferreira Morais 43152 Introdução às Medidas em Física Instituto de Física, USP, São Paulo Resumo Neste experimento,

Leia mais

20 V e VB. 10 V são os potenciais nas extremidades A e B; e R1

20 V e VB. 10 V são os potenciais nas extremidades A e B; e R1 1. (Fuvest 2008) Uma estudante quer utilizar uma lâmpada (dessas de lanterna de pilhas) e dispõe de uma bateria de 12 V. A especificação da lâmpada indica que a tensão de operação é 4,5 V e a potência

Leia mais

Carga-Horária: 90h (120h/a) Prof.: Dennys Alves-

Carga-Horária: 90h (120h/a) Prof.: Dennys Alves- Carga-Horária: 90h (120h/a) Prof.: Dennys Alves- http://docente.ifrn.edu.br/dennysalves Ementa Eletricidade como apoio ao exercício profissional do técnico em informática. Técnico de Nível Médio Integrado

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Técnico Integrado em Informática. Resposta: Resposta:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Técnico Integrado em Informática. Resposta: Resposta: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE 4ª Lista de Exercícios Eletricidade Instrumental Técnico Integrado em Informática Aluno (a): Ano/Série: Matrícula: Professor:

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 6 Associação de resistores

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 6 Associação de resistores Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(: Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 6 Associação de resistores N2 Nota 1. Em cada um dos esquemas abaixo, calcule a resistência equivalente

Leia mais

Corrente, Resistência e Lei de Ohm

Corrente, Resistência e Lei de Ohm Corrente, Resistência e Lei de Ohm Evandro Bastos dos Santos 21 de Maio de 2017 1 Corrente Elétrica Quando uma diferença de potencial é aplicada a um circuito elétrico ocorre, então, realização de trabalho

Leia mais

Aula Prática: Determinação da resistência interna de uma bateria e uso de regressão linear para determinação da equação de uma reta

Aula Prática: Determinação da resistência interna de uma bateria e uso de regressão linear para determinação da equação de uma reta Aula Prática: Determinação da resistência interna de uma bateria e uso de regressão linear para determinação da equação de uma reta Introdução Observe o circuito representado na figura ao lado em que uma

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos GERADORES ELÉTRICOS

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos GERADORES ELÉTRICOS Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos GERADORES ELÉTRICOS 1. (Espcex (Aman) 2013) A pilha de uma lanterna possui uma força eletromotriz

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Uma introdução à Lei de Ohm Corrente elétrica Resistência e Lei de Ohm Resistores Circuitos Medidas de resistência, corrente e tensão 05/03/2018 Prof. Dr. Lucas Barboza

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Material 2 Resistores de 3.3kΩ; 2 Resistores de 10kΩ; Fonte de alimentação; Multímetro digital; Amperímetro; Introdução Existem duas

Leia mais

Resumo de Eletrodinâmica

Resumo de Eletrodinâmica Resumo de Eletrodinâmica i = Corrente Elétrica (A) Δq = quantidade de carga elétrica no fio em movimento (C = coulomb) milicoulomb: microcoulomb: nanocoulomb: n = número de elétrons e = carga elementar

Leia mais

4ª Prova de Física do 1º Semestre 3º Ano 15/6/18 Prof. Reinaldo

4ª Prova de Física do 1º Semestre 3º Ano 15/6/18 Prof. Reinaldo 4ª Prova de Física do 1º Semestre 3º Ano 15/6/18 Prof. Reinaldo i = Q / t R = ρ. L / A U = R. i P = U. i E = P. t U = r. i 1. (Udesc 2018) Um recipiente com paredes adiabáticas contém 100 g de água a 20

Leia mais

MANUAL DA PSICOLOGIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA PSICOLOGIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA PSICOLOGIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5 3.0

Leia mais

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO t RESOLÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLÇÃO CB. 01 Para ser resistor ôhmico o gráfico deve ser linear. Neste caso, a linearidade se observa no trecho BC. SOLÇÃO CB. 0 ' r '. i ( Equação 10 7 r'.4 4r 48 do receptor)

Leia mais

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM 2.1 OBJETIVOS Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Medir as resistências equivalentes das associações Verificar o comportamento

Leia mais

Relatório: Experimento 1

Relatório: Experimento 1 Relatório: Experimento 1 Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Nome 4: Assinatura 4: Turma: Procedimento I: Lei de Ohm Q1 (0,5 ponto) Monte o circuito indicado na Figura 1.11

Leia mais

Simuladores para Circuitos Elétricos

Simuladores para Circuitos Elétricos Simuladores para Circuitos Elétricos Taiany Luara Chagas, Gustavo Tomin Zavadski Orientador: Alberto Yoshihiro Nakano Versão 1.06 c Copyright 2015 Trabalho desenvolvido durante o período como monitores

Leia mais

Experimento II Lei de Ohm e circuito RC

Experimento II Lei de Ohm e circuito RC Experimento II Lei de Ohm e circuito RC Objetivos específicos da Semana III O objetivo principal da experiência da Semana III é estudar o fenômeno de descarga de um capacitor, usando para isso um tipo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório AULA 02 VOLTÍMETRO E AMPERÍMETRO DE CORRENTE CONTÍNUA 1 INTRODUÇÃO Na primeira aula

Leia mais

Objeto de aprendizagem

Objeto de aprendizagem 3ª Ciências 4º Ano E.F. Objeto de aprendizagem O que é eletricidade? - Interação entre ímãs e entre cargas elétricas forças de atração e de repulsão. Perceber a existência de cargas elétricas. Objetivos

Leia mais

CAP. 9 CORRENTE ELÉTRICA (CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES)

CAP. 9 CORRENTE ELÉTRICA (CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES) CAP. 9 CORRENTE ELÉTRICA (CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES) Prof. Helton Luiz 2012 O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UM APARELHO ELÉTRICO FUNCIONE? Um brinquedo Um rádio Uma lanterna Uma lâmpada Estes aparelhos só

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua Circuitos de Corrente Contínua Prof. Edwar Saliba Júnior Julho de 2012 1 Eletricidade Fenômeno físico atribuído a cargas elétricas estáticas ou em movimento; Quando o assunto é eletricidade, precisamos

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre - 2018 Disciplina: Física Série: 3ª série do E. Médio Professor: Wagner Fonzi Objetivo: Favorecer ao aluno nova oportunidade para superar as dificuldades apresentadas

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

TAREFA DE FÍSICA Prof. Álvaro 3ª Série

TAREFA DE FÍSICA Prof. Álvaro 3ª Série TAREFA DE FÍSICA Prof. Álvaro 3ª Série Site 02 01 - (Mackenzie SP) No circuito desenhado abaixo, a intensidade de corrente elétrica contínua que passa pelo resistor de 50 é de 80 ma. A força eletromotriz

Leia mais

1. O circuito elétrico representado abaixo é composto por fios e bateria ideais:

1. O circuito elétrico representado abaixo é composto por fios e bateria ideais: 1. O circuito elétrico representado abaixo é composto por fios e bateria ideais: Com base nas informações, qual o valor da resistência R a) 5. b) 6 Ω. c) 7 Ω. d) 8. e) 9. Ω Ω Ω indicada? 2. Bárbara recebeu

Leia mais

Experimento Prático N o 4

Experimento Prático N o 4 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Engenharia Área de Eletricidade Experimento Prático N o Eletricidade para Engenharia Lei de Ohm e Potência Elétrica L A B O R A T Ó R I O D E E L E T R I

Leia mais

Física II - AV 1 (parte 2.2) 3º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /2014 valor: 10 pontos Aluno (a) Turma

Física II - AV 1 (parte 2.2) 3º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /2014 valor: 10 pontos Aluno (a) Turma Física II - AV (parte 2.2) 3º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /204 valor: 0 pontos Aluno (a)turma _. Considere que um determinado estudante, utilizando resistores disponíveis

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

NOME: N CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA I 3º ANO EM TURMA 232 PROFº FABIANO 1º BIMESTRE

NOME: N CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA I 3º ANO EM TURMA 232 PROFº FABIANO 1º BIMESTRE 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA I 3º ANO EM TURMA 232 PROFº FABIANO 1º

Leia mais

LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ELETRICIDADE

LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ELETRICIDADE Manual de Instruções e Guia de Experimentos LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ELETRICIDADE OBSERVAÇÃO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS Este manual é protegido pelas leis de direitos autorais e todos os direitos são reservados.

Leia mais

O símbolo usado em diagramas de circuito para fontes de tensão é:

O símbolo usado em diagramas de circuito para fontes de tensão é: Circuitos Elétricos Para fazer passar cargas elétricas por um resistor, precisamos estabelecer uma diferença de potencial entre as extremidades do dispositivo. Para produzir uma corrente estável é preciso

Leia mais

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Objetivo O objetivo dessa atividade é exercitar a elaboração de gráficos com a utilização de um software de planilha eletrônica. Também faremos uso da função

Leia mais

Painel para análise de circuitos resistivos CC. (Revisão 00)

Painel para análise de circuitos resistivos CC. (Revisão 00) 1 Painel para análise de circuitos resistivos CC (Revisão 00) 2 Objetivo O painel para análise de circuitos resistivos CC tem por objetivo auxiliar os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior que

Leia mais

Associação de Resistores

Associação de Resistores Exper. 4 Objetivo Associação de esistores dentificar em um circuito resistivo as associações serie, paralela e mista. Determinar a resistência equivalente entre dois pontos de um circuito elétrico resistivo,

Leia mais

1.4 Resistência elétrica

1.4 Resistência elétrica 1.4 Resistência elétrica O que é a resistência elétrica A resistência elétrica é uma propriedade dos condutores que se relaciona com a oposição que oferecem ao movimento orientado de eletrões. Os eletrões,

Leia mais

Aula 2 Circuito série de corrente contínua.

Aula 2 Circuito série de corrente contínua. Aula 2 Circuito série de corrente contínua marcela@edu.estacio.br Circuito em série Polaridade das quedas de tensão Potência total em circuito em série Queda de tensão por partes proporcionais Fontes de

Leia mais

6.1 Relatório 1 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS. Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma:

6.1 Relatório 1 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS. Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma: 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS 6.1 Relatório 1 Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma: Procedimento I: Lei de Ohm Q1 (0,5 ponto) Monte o circuito indicado na

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Experimento: Circuitos Elétricos

Experimento: Circuitos Elétricos Experimento: Circuitos Elétricos 3ª série Mesa Laboratório de Física Prof. Reinaldo / Marcos / Monaliza Data / / Objetivos Observar o funcionamento dos circuitos elétricos em série e em paralelo, fazendo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Associação de Resistores

Associação de Resistores Associação de Resistores Objetivo: Medir a corrente elétrica e a diferença de potencial em vários ramos e pontos de um circuito elétrico resistivo. Materiais: (a) Três resistências nominadas R 1, R 2 e

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 FÍSICA EXPERIMENTAL 300 EXPERIÊNCIA 6 TRANSFERÊNCIA DE POTÊNCIA. OBJETIVOS.. Objetivo Geral Familiarizar os acadêmicos com fontes de tensão (baterias) na condição de máxima transferência de potência para

Leia mais

Física Experimental: Eletromagnetismo. Aula 2. - Relatórios. - Uso de software

Física Experimental: Eletromagnetismo. Aula 2. - Relatórios. - Uso de software Física Experimental: Eletromagnetismo Aula 2 - Relatórios - Uso de software 1 Conteúdo desta aula: -Relatórios no computador... slides 3 4 -Formulário executável (intro). slides 5 10 -Formulário executável

Leia mais

PRIMEIRA LEI DE OHM NAS AULAS DE LABORATÓRIO DE ELETROMAGNETISMO.

PRIMEIRA LEI DE OHM NAS AULAS DE LABORATÓRIO DE ELETROMAGNETISMO. PRIMEIRA LEI DE OHM NAS AULAS DE LABORATÓRIO DE ELETROMAGNETISMO. Damião Franceilton Marques de Sousa 1 ; Luís Gomes de Negreiros Neto 1 ; Reinaldo Freire da Fonsenca 1 ; Ruam Adelmo Macedo da Silva 1

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais