ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE ALIMENTOS WILSON LTDA.: SEMPRE MELHOR 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE ALIMENTOS WILSON LTDA.: SEMPRE MELHOR 1"

Transcrição

1 Sempre melhor 98 ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE ALIMENTOS WILSON LTDA.: SEMPRE MELHOR 1 Larissa Crepaldi Trindade (Planejamento) Marcela Regina G.B. Marino (Marketing) Mariangela B. Fazano Amendola (Redação e ABNT) Fabíola Moreira Silva (Atendimento e Mídia) Alex Sandro Roberto Natsume (Criação) Anderson Cirilo de Paula Souza (Pesquisa de Mercado) Cristiane Cabral Teixeira Giovana Araujo Pereira Leonardo Lobo Fernandes Mateus da Silva Ramos Suzanne Lima de Sousa Vitor Hugo de Campos Andrade Faculdade de Comunicação Social Jornalista Roberto Marinho de Presidente Prudente Universidade do Oeste Paulista Resumo Este artigo pretende apresentar uma proposta de projeto experimental para a empresa Alimentos Wilson, especificamente para o produto catchup D ajuda, confeccionada pela agência experimental ao³, com a finalidade de direcionar adequadamente as ações de planejamento de comunicação da empresa. O catchup D ajuda é distribuído em várias regiões do Brasil e está posicionado para todos os públicos, principalmente jovens e adolescentes. A agência ao³ desenvolveu um briefing contendo informações importantes sobre o cliente, seus principais concorrentes e o mercado de catchup no Brasil e no mundo. A pesquisa de mercado foi feita com diferentes públicos que possui contato com o produto e a marca, e trouxe informações sobre o perfil do consumidor, hábitos de consumo e mídia. O marketing apresentou sugestões para ações futuras e também realizou a análise dos concorrentes diretos, do mercado e dos consumidores. Foi feito um planejamento de comunicação e mídia indicando as ações corretas e contínuas para um planejamento anual. Finalmente, a criação traduziu de maneira eficiente o que foi planejado para o cliente. Palavras-chave: projeto experimental; comunicação; cliente; alimentação; evolução. Abstract This article aims to show an experimental project proposal was developed for the company Alimentos Wilson, specificaly to product ketchup D ajuda made by the experimental advertising agency ao³, with the intention of direct properly the actions related to a communication planning. The ketchup D ajuda is distributed in many region of Brazil and is positioned to all target, mostly to young people teens. The ao³ Agency held a brief containing important information about the client, its competitors and the ketchup market in Brazil and the world. The market research was done with different consumers and stakeholders who have contact with the product and the brand, and 1 Este estudo de caso apresenta os resultados do Projeto Experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP, desenvolvido no segundo semestre de 2010.

2 Sempre melhor 99 brought information about the consumer s profile, consumption and media habits. The Marketing planning has presents suggestions to actions future and also performed the on the competitor, market and customer s analysis. A communication and media planning was developed with correct actions and continues for an annual planning. Finally, the creation translated effectively everything that the agency planed to the client. Key-words: experimental project; communication; client; feeding; evolution. Introdução O presente artigo pretende apresentar a campanha publicitária para os anos de 2011 e 2012, realizada para a empresa Alimentos Wilson Ltda., onde a linha trabalhada foi o catchup D ajuda, na versão bisnaga. Foi planejado pela Agência experimental ao³, do curso de Comunicação Social da UNOESTE, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Foram sugeridas ações de comunicação em duas campanhas buscando atender as necessidades de comunicação encontradas nas pesquisas realizadas com o público intermediário e final. No projeto encontra-se o briefing com todas as informações detalhadas e relevantes sobre o produto do cliente, mercado de atomatados e condimentos, hábitos dos consumidores, tendências de consumo e demais informações essenciais para o desenvolvimento do projeto. Também apresentou as quatro pesquisas realizadas, sendo uma de análise sensorial. Os públicos entrevistados foram: final, intermediário e varejista. Os resultados conduziram as ações desenvolvidas para atingir os públicos trabalhados. Através do planejamento de marketing, foram apresentadas propostas de melhoria no posicionamento do produto, de forma que ele alcance um maior destaque no mercado e também um melhor relacionamento com o público intermediário e final. Também foram apresentadas análises dos 4P s 2, que são o mix do marketing, proporcionando uma maior visibilidade do segmento de mercado do cliente. O planejamento de campanha, mídia e criação traçaram uma comunicação para marca de forma direta e eficaz. 2 4P.s Mix de Marketing: Produto, preço, praça e promoção.

3 Sempre melhor 100 Métodos O objeto de estudo é o projeto experimental de comunicação da empresa Alimentos Wilson Ltda., onde a linha trabalhada foi o catchup D ajuda. O mesmo se iniciou no atendimento, área que mantêm contato com o cliente e que elabora o briefing contendo informações sobre o histórico e mercado do mencionado anteriormente. Conforme Sampaio (2003, p. 72), Em um primeiro momento o profissional de atendimento conversa com o cliente e é informado de sua necessidade de uma nova campanha. São definidos os objetivos dessa campanha, a verba, o período de veiculação e questões semelhantes [...]. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), a Alimentos Wilson é considerada uma indústria de grande porte, pois possui mais de 500 funcionários. A empresa fabrica produtos alimentícios e atualmente possuí em seu portfólio mais de 156 produtos, distribuídos nas seguintes linhas: Linha Jovem D ajuda; Linha hoyu Mitsuwa; Linha Refresco Wilson; Linha Molho Caseiro D ajuda; Linha de Molho Caseiro Cônsul; Linha de Atomatado D ajuda; Linha de Pipoca de Micro-ondas Will; Linha achocolatado Chocomel; Linha Cobertura de Sorvete Will; Linha Groselha Wilson; Linha Maionese D ajuda; Linha Condimento Calcutá; Linha de Bebida Wilson; Linha Food Service Calcutá/D ajuda/will/mitsuwa/wilson; Linha Sachê D ajuda e Linha Sopa e Creme D ajuda. Dentre essas linhas, será trabalhada a Linha Jovem, onde o catchup D ajuda está inserido, que é um produto de consumo de conveniência, pois sua compra é frequente e até mensal, seu preço é baixo e é encontrado em muitos lugares. Segundo Kotler e Armstrong (1995, p. 191), Produtos de primeira necessidade são produtos comprados com regularidade, como ketchup, pasta de dente ou cream crackers. O foco da empresa Alimentos Wilson é obter lucros, através da inovação de seus produtos e serviços, sempre valorizando a relação com o cliente, parceiros de negócios e colaboradores. Segundo Kotler e Keller (2006, p.34): Fazer marketing significa satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. O dever de qualquer negócio é fornecer valor ao cliente mediante lucro. Em uma economia extremamente competitiva, com compradores cada vez mais racionais diante de uma abundância de opções, uma empresa só pode vencer ajustando o processo de entrega de valor e selecionando, proporcionando e comunicando um valor superior.

4 Sempre melhor 101 A produção de alimentos tem sustentado a economia e segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o mercado de catchup está em expansão e entre 2003 a 2005, houve um crescimento de 59% em valor, o que significa que o segmento movimentou 195 milhões. Ainda segundo o IBOPE, a categoria também cresceu no número de lares brasileiros que consomem o produto, sendo que em 2005 o catchup esteve presente em 54,6% dos lares brasileiros. Dentre as categorias de alimentos, catchup é a terceira que mais cresceu em volume médio em 2005 (17%), sendo superado apenas pelos sucos em pó (27%) e massas instantâneas (20%). O Brasil possui uma participação favorável por ser o nono produtor mundial de tomates, onde os primeiros lugares em produção são ocupados pelos Estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais, resultando no crescimento do segmento de mercado, diz o Ibope. Os principais concorrentes diretos podem ser destacados por terem primeiramente qualidade em seus produtos, distribuição nacional, trabalham fortemente comunicação, renovam sempre suas embalagens seguindo tendências atuais de mercado, que tenham médias de preço parecidas, não sendo muito distantes dos produtos da D ajuda, e que também buscam atingir os mesmos consumidores alvo. Estes são: Catchup Helmann.s, Catchup Arisco, Catchup Quero e Catchup Predilecta, pois segundo a Revista Supermercado Moderno Anuário Guia de Fornecedores Top Five, essas marcas aparecem como líderes. Kotler e Keller (2006, p. 336) ponderam que Para traçar e implementar com eficiência as melhores estratégias de posicionamento de marca, as empresas devem prestar a máxima atenção aos concorrentes. Os mercados se tornaram competitivos demais para que se possa manter o foco apenas no consumidor. Segundo dados fornecidos pela empresa, o seu público consumidor é pertencente às classes D+ C- C+, isto reflete o público atendido por seus clientes, ou seja, lojas que vendem seus produtos. A empresa afirma ter qualidade em produto e embalagem para atender clientes e consumidores das classes B+ B- também. De acordo com Pinheiro e Gullo (2008, p. 58) Público é qualquer grupo que tenha um interesse real ou potencial, que possa causar impacto e impedir a capacidade de uma empresa em atingir seus objetivos. [...].

5 Sempre melhor 102 A Linha Jovem onde os catchups D ajuda estão inseridos, possui o posicionamento de produto prático e versátil. Eles têm a intenção de estarem associados à diversão, momentos alegres e irreverentes, pois podem ser consumidos com lanche, pizza, batata frita e até mesmo com carnes e outros aperitivos. Sendo assim, os catchups D ajuda buscam integrar-se ao universo jovem/adolescente. A Alimentos Wilson deseja ocupar a segunda posição, ficando atrás apenas da Helmann s, no mercado de Presidente Prudente e região, sendo vista como produto de excelente qualidade, tão quanto a marca líder nacionalmente. De acordo com o briefing do cliente e através de dados fornecidos por ele, verificou-se que há a necessidade de trabalhar uma campanha que foque o seu posicionamento, seu público-alvo e sua comunicação. A pesquisa deve dar prioridade à marca diante do mercado e posicionar a empresa adequadamente, a fim de atingir seus objetivos que são de se posicionar e ser percebido como segunda opção abaixo do líder da categoria de catchups. Para atingir esses objetivos realizaram-se quatro pesquisas: uma exploratória, e três estruturadas não-disfarçadas, sendo uma para o público final consumidor, uma para os representantes da marca e uma para os clientes que vendem a marca supermercados. Segundo Mattar (2005 p.45): Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação informação usada para identificar e definir as oportunidades e problemas de marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing, e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. O planejamento estratégico de marketing foi feito para orientar a empresa sobre quais ações ela deveria executar em busca de bons resultados, como lucro e crescimento para o seu sucesso. Pois na economia atual, com tantas opções competitivas, uma empresa só consegue se diferenciar se oferecer e comunicar um valor superior a de seus concorrentes. Segundo Kotler (1999, p. 32), O marketing tem por principal responsabilidade o alcance do crescimento em receitas lucrativas para a empresa. Ele deve indicar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado e estabelecer as estratégias para alcançar proeminência, senão domínio, nos mercados-alvo. O posicionamento de uma marca permite que ela exponha porque a sua oferta é superior a do seu concorrente. Através do seu posicionamento, a marca pode apresentar

6 Sempre melhor 103 ao mercado uma razão concreta para a compra do seu produto. Kotler (1999, p. 49) afirma que Uma marca não se posiciona apenas a favor de um atributo ou benefício central, mas o faz de modo mais amplo. O posicionamento total da marca denomina-se proposta de valor. É a resposta à pergunta do cliente: Porque deveria comprar a sua marca? De acordo com as pesquisas e análises efetuadas, foi constatado que os consumidores do catchup D ajuda, o consomem primeiramente pelo seu sabor, sendo assim, porque ele é um produto gostoso. Porém, identificou-se a necessidade de alguns ajustes na formulação do produto para que ele fique ainda melhor na percepção de seus consumidores. E entende-se como sendo uma das principais fraquezas do produto a não permanência em todos os pontos de venda da cidade, mesmo que sejam poucos. Diante disso, o posicionamento proposto pela Agência ao³ é sempre melhor. Este conceito engloba todas as necessidades de ajustes no produto e preço, necessidade de expansão na distribuição e melhor estruturação na promoção. Para que a aceitação do produto e as vendas dele sejam cada vez mais prósperas, é preciso que a empresa esteja a cada dia disposta a melhorar sempre, em todos os quesitos, atendendo as necessidades atuais de seus clientes, consumidores e tendências do mercado e concorrência. A agência ao³ listou os objetivos de marketing a serem desenvolvidos: a) Ajustar alguns aspectos do produto; b) Reduzir o tamanho da embalagem do catchup versão light; c) Aumentar o faturamento do produto em 15% até o final de 2011; d) Ajustar o preço do produto em 15% no período de 1 ano, para que o produto seja percebido com maior valor agregado; e) Promover o relacionamento com o público intermediário; f) Provocar a entrada do produto nas grandes redes de supermercados da cidade até o fim de 2011; g) Agregar valor à marca e ao produto através da comunicação no PDV e reforçar as melhorias promovidas no produto. Resultados O planejamento de marketing aponta algumas sugestões que poderiam ser aplicadas para o futuro crescimento do produto.

7 Sempre melhor 104 O rótulo do produto é o primeiro ponto a ser tratado. Em análise das embalagens de alguns concorrentes, identificou-se a oportunidade de destaque dentre as embalagens e rótulos poluídos, o que dificulta a visibilidade do produto. No entanto, no meio da confecção do projeto, a Agência ao³ foi informada que o cliente já está preparando um projeto de reformulação da embalagem. A empresa ainda não decidiu como serão os novos formatos, sendo assim, as propostas de novo layout de rótulo foram baseadas na sua forma atual. Após a decisão da nova embalagem, será necessária a adequação do rótulo proposto. A proposta dos novos rótulos ficou definida conforme figuras abaixo: FIGURA 1: Proposta de novo rótulo para o catchup D ajuda tradicional

8 Sempre melhor 105 FIGURA 2: Proposta de novo rótulo para o catchup D ajuda picante.

9 Sempre melhor 106 FIGURA 3: Proposta de novo rótulo para o catchup D ajuda light. Quanto ao produto, é favorável que a empresa reveja a sua formulação. Segundo a avaliação dos participantes do teste cego realizado pela Agência ao³ a acidez está elevada e falta consistência no produto. Segundo o cliente, o volume das vendas do catchup versão light pequeno. Analisando este caso, propõe-se a diminuição do frasco de catchup light que atualmente é na versão 380 g para a versão 190 g. Pois as pessoas que compram e consomem um catchup com reduzido valor calórico estão seguindo uma dieta, e é difícil encontrar uma família toda que esteja de dieta. Desta forma, somente uma ou duas pessoas de uma mesma família irão consumir o produto e quanto maior for a quantidade dele, mais

10 Sempre melhor 107 tempo ele demora a acabar. Portanto, reduzindo o tamanho do produto a recompra acontecerá com mais frequência, o que poderá aumentar as suas vendas. O cliente também expôs que a sua intenção é posicionar os preços de todos os seus produtos em 20% abaixo dos líderes de cada categoria, inclusive para os catchups D ajuda Porém, atualmente o catchup D ajuda possui uma diferença que chega até a 50% com relação ao catchup Hellmann.s. Deste modo, ajustar o preço do catchup D ajuda seria interessante para aumentar o status do produto e posicioná-lo mais perto da marca líder. Porém, destaca-se que este aumento deve ser gradativo, para que as vendas do produto não sejam prejudicadas pela resistência a compra por parte dos varejistas se o preço subir muito e é preciso que a empresa utilize o apoio da comunicação constantemente. Recomenda-se que inicialmente o preço seja ajustado em 15%, o que o colocaria 35% abaixo do líder da categoria. Sugere-se que este novo preço seja mantido por um período de um ano. Após este período, o preço do produto poderá ser ajustado gradativamente. A Agência ao³ sugere também a realização de programas de incentivo para os representantes de Presidente Prudente e região, visando motivar e aumentar as vendas dos catchups D ajuda. É importante que os catchups D ajuda possam ser encontrados em todos os pontos de venda de Presidente Prudente, pois os produtos somente serão comprados se eles forem encontrados e vistos também nas principais lojas. Desta forma, é interessante que a empresa consiga entrar em grandes redes de Supermercados da cidade. Para que a marca seja ainda mais percebida e sua participação de mercado seja cada vez maior, ela precisa de um planejamento de comunicação contínuo e estruturado. Segundo Corrêa (2008, p. 35): [...] a estratégia geral de comunicação definirá a melhor maneira de se atingirem os objetivos propostos, utilizando a propaganda, promoção ou qualquer uma das diversas formas de comunicação, veiculadas adequadamente nos meios selecionados, ao longo do tempo planejado que, geralmente, abrange o período de um ano. Com base nas pesquisas e nos problemas de comunicação verificados, definiram-se os seguintes objetivos de comunicação: a) Trazer para a comunicação o posicionamento da marca, que é Sempre melhor apresentando assim as características do produto; b) Aproximar a marca do público final através das ações de comunicação.

11 Sempre melhor 108 Segundo Lupetti, (2009, p ): Os objetivos de comunicação, dizem respeito à divulgação, seja evidenciando os benefícios do produto, destacando a marca ou informando uma promoção e convidando o consumidor a participar dela [...]. A definição dos objetivos de comunicação facilitará a realização do planejamento, bem como possibilitará ao anunciante elementos de cobrança dos resultados da campanha. Com base nos objetivos definidos no marketing, foram elaboradas as estratégias de comunicação, que foram direcionadas ao público final, sendo jovens e mulheres. A comunicação será planejada para um período de 12 meses, sendo 06 meses para a campanha de relançamento do produto, e outros 06 para sustentação da marca. Para a campanha de relançamento do produto e suas novas características, a estratégia será traduzir o posicionamento da marca e aproximar o consumidor do produto, por meio dos seguintes objetivos: a) Fazer com que o posicionamento da marca seja percebido, através da divulgação das melhorias no produto; b) Promover experimentação do produto; c) Estar mais visível ao consumidor no PDV. A campanha de sustentação foi para firmar o posicionamento da marca e também de sair do foco de comunicar fortemente o produto, para trabalhar um novo conceito, tendo como tema indispensável para você. A campanha de sustentação terá início em janeiro de 2012 e encerrará em junho de 2012, sendo 06 meses de campanha, desta maneira foram definidos os seguintes objetivos: a) Manter a lembrança da marca e do produto; b) Permanecer visível ao consumidor no PDV; c) Explorar hábitos dos públicos trabalhados; d) Trabalhar o conceito de um produto indispensável. Para a concretização do Planejamento de Campanha é necessário a escolha dos meios e veículos pelo Planejamento de Mídia, onde serão divulgados toda a linha de comunicação definida. Segundo Corrêa (2008, p. 35), Para levar essas mensagens aos consumidores ou usuários, a mídia escolherá os meios e veículos que melhor traduzam os objetivos de

12 Sempre melhor 109 alcance, cobertura e frequência de uma programação, com base na realidade da verba publicitária. Na campanha de relançamento do produto serão utilizadas as seguintes ferramentas e meios de comunicação: mídias sociais Orkut e Twitter, materiais de PDV, hotsite, rádio, outdoor, jornal, banner digital, evento, ação de buzzmarketing, ação de sampling 3, negociação em ponta de gôndola, marketing, telemarketing, inflável em réplica e distribuição de pipas personalizadas. Com o objetivo de verificar os resultados da ação, serão utilizadas ferramentas gratuitas de Buzz Monitor 4, que comprovarão os resultados desejados das estratégias da campanha. Na campanha de sustentação as ferramentas e os meios de comunicação selecionados foram: materiais de PDV, hotsite, rádio, outdoor, jornal, busdoor, merchandising televisivo, ação em bares noturnos, mídias sociais Orkut, Twitter e Youtube, brindes e publicidade caixas de pizzas. Para trabalhar a criação das peças, foi dividido planejamento de comunicação em duas campanhas, sendo relançamento do produto e sustentação. Em ambas as campanhas as fotos foram produzidas pela agência ao³. Segundo CÉSAR (2000, p. 210) Na publicidade a fotografia não apenas faz com que os consumidores se lembrem dos anunciantes, como permite que desejem seus produtos. Na campanha de relançamento foi trabalhado o conceito de evolução, para transmiti-lo, criou-se o título Descubra a diferença em cada mordida. Para ilustrar esse conceito foram utilizadas fotos de pessoas com faixas etárias diferentes, colocadas lado a lado no sentido crescente da idade, simbolizando semioticamente a evolução humana, relacionando com a evolução do catchup. De acordo com Barreto (2004, p. 206), Humanizar é atingir mais profundamente o âmago, os sentimentos das pessoas emocionando-as e fazer com que se identifiquem com o produto, os serviços. Em todas as fotos os modelos seguram um alimento do segmento de fast food, sendo pizza, batata frita e lanche. Esses alimentos foram escolhidos por serem os mais consumidos pelos jovens consumidores da marca, segundo a pesquisa realizada pela agência. Ainda segundo Barreto (2004, p. 212), Em qualquer situação, pense em todas 3 Distribuição de amostras de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas ou qualquer outro tipo de experimentação promovida pelo anunciante com o objetivo de fazer com que os consumidores tenham contatos com os seus produtos ou serviços. 4 Pessoa responsável por monitorar as Redes Sociais em busca de conteúdo referente a marca do cliente.

13 Sempre melhor 110 as aplicações possíveis para o produto que você esta anunciando. Não o venda nu: venda-o embalado em sugestões, em ideia. A cor trabalhada nos textos foram e na sua maioria o vermelho, para fazer a ligação e alusão com o produto e por ser uma cor que atrai a atenção do leitor, e segundo pesquisas relacionadas a psicodinâmica das cores, o vermelho induz à sensação de fome. A cor vermelha traz a referência com a alimentação [...]. É uma cor quente e bastante excitante para o olhar, impulsionando a atenção a adesão aos elementos em destaque. (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 99) FIGURA 4: Anúncio Jornal Campanha de Relançamento. FIGURA 5: Anúncio Jornal Campanha de Relançamento. FIGURA 6: Anúncio Jornal Campanha de Relançamento.

14 Sempre melhor 111 FIGURA 7: Material de PDV - régua de gôndola. FIGURA 8: Material de PDV - stopper Para campanha de sustentação o conceito traçado pelo planejamento foi o de produto indispensável, sendo assim, a Agência ao³ escolheu seguir novamente a preferência dos consumidores e trabalhou o uso dos alimentos fast food s mais consumidos por eles. Nesta campanha o produto foi inserido em cada alimento como sendo o principal ingrediente ou complemento para cada um deles. Esses alimentos foram: a batata frita e a pizza, pois precisam de uma embalagem para serem colocadas e o hot dog, pois seu principal ingrediente é a salsicha. Para chamar a atenção do público alvo, foram utilizadas cores quentes como o laranja e o amarelo, que transmitem a força do produto e que estimulem a fome, aumentando a vontade de comer qualquer alimento que tenha o catchup D ajuda. [...] em contraste com uma cor mais quente, o amarelo adquire uma luminosidade maior, chama mais atenção e desperta os impulsos de adesão. (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 101) Todas as peças contêm o nome do produto no título, com o objetivo de fixar seu nome na mente dos consumidores. [...] ponha o nome do produto direto no título,

15 Sempre melhor 112 sempre que possível. Qualquer que seja a opção em curso, você sentirá que seu anúncio vai dobrar de eficiência [...]. (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 233) FIGURA 9: Outdoor Teaser. FIGURA 10: Outdoor Teaser. FIGURA 11: Outdoor Teaser. FIGURA 12: Outdoor resposta Teaser. FIGURA 13: Outdoor resposta Teaser.

16 Sempre melhor 113 FIGURA 14: Outdoor resposta Teaser. Discussão O projeto, depois de concluído, pôde ser analisado pela Agência com a certeza de que todas as etapas foram realizadas de acordo com a realidade, com a necessidade do cliente e com tendências de mercado. Com o levantamento dos dados do briefing, foi possível notar que a empresa investia de forma não planejada em comunicação para a linha do Catchup D ajuda. Percebeu-se também que o mercado de catchup está em expansão, sendo uma oportunidade para o cliente. A pesquisa apontou dados relevantes, pois não se sabia que o produto era o preferido no mercado teste, que é na cidade de Presidente Prudente. A pesquisa apontou também que o público intermediário necessita de incentivos, materiais de apoio e de ponto de venda, podendo ser um diferencial nas vendas do produto. O marketing apontou fatores relevantes para o catchup D ajuda, traçando um novo posicionamento, o Sempre melhor, com o propósito de melhorar continuamente em todos os aspectos, como na formulação do produto, embalagem, promoção nos pontos de venda, comunicação e atualização de acordo com as tendências de mercado. Após traçados os objetivos de marketing, a Agência desenvolveu o planejamento de comunicação, que se iniciou na campanha de relançamento do produto, criando as estratégias de comunicação para o segundo semestre de Logo, se expandiu para o planejamento de mídia, onde foi possível definir os meios e veículos, comunicando as ideias. O planejamento se encerrou com a campanha de sustentação, até junho de 2012, seguido do planejamento de mídia. Todo o trabalho foi traduzido em peças gráficas, que seguiram uma linguagem e um visual jovem, para atrair o principal público consumidor do produto, que buscaram da melhor maneira transmitir os posicionamentos definidos em ambas as campanhas, sendo adequadas para cada veículo selecionado no planejamento de mídia.

17 Sempre melhor 114 O diferencial do projeto se caracterizou no direcionamento proposto, onde a Agência ao³ buscou trabalhar o posicionamento de Melhorar Sempre, em todas as etapas e aspectos, para entregar um projeto verdadeiro e completo ao cliente. Referências BARRETO, Roberto M. Criatividade em propaganda. 14. ed. São Paulo: Summus, BASTOS, D; FARINA, M; PEREZ, C. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blucher, CÉSAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 7. ed. São Paulo: Futura, CORRÊA, Roberto. Planejamento de Propaganda. 10. ed. São Paulo: Global, KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 8. ed. São Paulo: Futura, KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, LUPETTI, Marcélia. Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. SãoPaulo: Thonsom Learning, MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. 4. ed. São Paulo: Atlas, PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Comunicação Integrada de Marketing: gestão dos elementos de comunicação: suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

COLABORADOR(ES): FÁBIO EDUARDO DIAS, MARCELO PRADA, VIVIAN ELENA BARBONI

COLABORADOR(ES): FÁBIO EDUARDO DIAS, MARCELO PRADA, VIVIAN ELENA BARBONI TÍTULO: EMBALAGEM - DELIVERY ESFIHA VARANDA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA AUTOR(ES): RENAN HENRIQUE

Leia mais

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA 29. 09. 2014 Geral Nome da pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO Autor 2 Apêndice: Pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO A reunião na agência foi muito positiva. Márcio

Leia mais

introdução a publicidade & propaganda Aula 3- Funções e Conceitos de publicidade e propaganda

introdução a publicidade & propaganda Aula 3- Funções e Conceitos de publicidade e propaganda introdução a publicidade & propaganda Aula 3- Funções e Conceitos de publicidade e propaganda professor Rafael Ho mann Setores envolvidos Anunciante também conhecido como cliente, é a empresa, pessoa ou

Leia mais

Cerveja Heineken 1. PALAVRAS-CHAVE: Heineken; Fotografia; Latinhas; Festa; Diversão.

Cerveja Heineken 1. PALAVRAS-CHAVE: Heineken; Fotografia; Latinhas; Festa; Diversão. Cerveja Heineken 1 Lais Eloara Nunes 2 Camila Roberta Fernandes 3 Paulo Oliveira 4 Mérsia Alvarinho Casimiro 5 Thayne Cristina dos Santos 6 Cristiane Peixoto Nabarretti. 7 Faculdade Anhanguera de Limeira,

Leia mais

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA...... deve ser elaborada a partir do quadro sociocultural do consumidor alvo COMUNICAÇÃO

Leia mais

ibis budget institucional

ibis budget institucional ibis budget institucional July 02th 2013 Plano de Marketing & Comunicação 11 January novembre 23th 2013 2012 Plano institucional 360º Objetivo e principais ações A campanha 360º objetivos Lançar, por meio

Leia mais

Outdoor: Cantinho do Chocolate 1

Outdoor: Cantinho do Chocolate 1 Outdoor: Cantinho do Chocolate 1 Krislaine KUCHENBECKER 2 Nathália V. da SILVA 3 Gabriela Alexander ZABOENCO 4 Venilton REINERT 5 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 6 Universidade Regional de Blumenau, FURB,

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo BRIEFING DE PRODUTO Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo Modelo Extraído dos livros: Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Roteiro orientador para desenvolvimento da apresentação presencial dos cases

Roteiro orientador para desenvolvimento da apresentação presencial dos cases Roteiro orientador para desenvolvimento da apresentação presencial dos cases C A T E G O R I A S D E S E T O R D E M E R C A D O E C A T E G O R I A S E S P E C I A I S ROTEIRO ORIENTADOR PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Briefing e a Importância da Propaganda na sociedade.

Briefing e a Importância da Propaganda na sociedade. Briefing e a Importância da Propaganda na sociedade. Conceitos e Categorias da Publicidade e da Propaganda. Taynah Ibanez Barbosa 1 Semestre de Publicidade e Propaganda Notuno. Propaganda. Propaganda é

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Marca Própria e Merchandising: estratégias de marketing para os supermercados de pequeno porte associados à RedeMais. 1

Marca Própria e Merchandising: estratégias de marketing para os supermercados de pequeno porte associados à RedeMais. 1 Marca Própria e Merchandising: estratégias de marketing para os supermercados de pequeno porte associados à RedeMais. 1 Tiago José PACE 2 Vitória Teodoro Gerlach SILVA 3 Vitor Felipe de Oliveira QUEIROZ

Leia mais

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Marcas Marcas Introdução...3 O que é marca?...4 Marcas x produtos...4 Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Exemplo de diferentes níveis de produto...6 Desafios do branding...8 Conceito de

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Andressa Cristina Souza Silva 2 Douglas de Oliveira Silveira 3 Gabriella Ornella de Sá Leal 4 Ingrid Silva Albino 5 Larissa Amorim Silva 6 Nathalia Silva

Leia mais

Processos de planejamento de campanha publicitária

Processos de planejamento de campanha publicitária Processos de planejamento de campanha publicitária O que é planejar? Processo administrativo e sistemático para se atingir um determinado objetivo, coordenando a atuação do assunto em questão, para se

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE CASE 31º TOP DE MARKETING ADVB/RS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE CASE 31º TOP DE MARKETING ADVB/RS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE CASE 31º TOP DE MARKETING ADVB/RS CATEGORIAS DE SEGMENTO DE MERCADO E CATEGORIAS ESPECIAIS Roteiro de Elaboração do Case Buscando aperfeiçoar o Sistema de Avaliação do Top de

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO

UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO SAIR DO LUGAR-COMUM PÃO DE AÇÚCAR UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO Só em São Paulo, a associação que reúne os supermercados tem mais de 50 empresas cadastradas. As lojas se espalham com um volume impressionante.

Leia mais

Objetivos da comunicação

Objetivos da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi Use palavras simples, que todos compreendam, assim todos irão entendê-lo. (Prof. Edmundo W. Lobassi) 1 Estude algumas pesquisas e ouça pessoas experts, pois nada é mais importante

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Marketing Aula 06 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires Princípios e Conceitos de Marketing Prof. Felipe A. Pires O que é Marketing? É a execução de um conjunto de atividades comerciais, tendo como objetivo final a troca de produtos ou serviços entre produtores

Leia mais

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR KOTLER, 2006 AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR. OS CANAIS AFETAM TODAS AS OUTRAS DECISÕES DE MARKETING Desenhando a estratégia

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

MARKETING l COMUNICAÇÃO

MARKETING l COMUNICAÇÃO MARKETING l COMUNICAÇÃO A MMNIETO A MM NIETO é uma empresa especializada no desenvolvimento projetos voltados para a área de marketing e comunicação. Cada projeto é realizado conforme a oportunidade do

Leia mais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais MARKETING DE VENDAS Alcioni João Bernardi Prof. Ivanessa Felicetti Lazzari Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0130) Prática do Módulo IV 27/11/12 RESUMO Este trabalho

Leia mais

QUEM É A PROJECTO HOJE?

QUEM É A PROJECTO HOJE? Começamos em 2008 com uma dúvida na cabeça: por que não ter um material com design inovador mas que também traga resultados para o negócio do cliente? Para nós não fazia sentido ter um layout bonito que

Leia mais

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO Integrado Ações de Merchandising Imagem ilustrativa. GLOBO.COM THE VOICE A Globo.com propõe a extensão das ações de merchandising na TV, criando envolvimento e interação da

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Estratégias de Comunicação

Estratégias de Comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A propaganda é parte do marketing e uma das ferramentas da comunicação. Uma boa estratégia de marketing não garante que a campanha de propaganda será boa, mas é condição essencial

Leia mais

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período: Encontro 30 Disciplina: Planejamento Estratégico de Marketing Unidade V: O Plano de Marketing Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 4º. ADM Planejamento é tudo... Link: http://www.youtube.com/watch?v=dwt9ufbxluk

Leia mais

A Tecnologia da Informação aplicada no Desenvolvimento do Turismo na região Centro Oeste: Contextualização.

A Tecnologia da Informação aplicada no Desenvolvimento do Turismo na região Centro Oeste: Contextualização. Apresentação Condomínio de TI é a entidade de empresas ligadas a Tecnologia da Informação (TI) provendo um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas 6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas A partir do exposto, primeiramente apresentam-se as fases discriminadas no modelo proposto por Mello (2005), porém agora direcionadas

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Prof: Carlos Alberto

Prof: Carlos Alberto AULA 1 Marketing Prof: Carlos Alberto Bacharel em Administração Bacharel em Comunicação Social Jornalismo Tecnólogo em Gestão Financeira MBA em Gestão de Negócios Mestrado em Administração de Empresas

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA

ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA Carlos Eduardo Carvalho Cruz Eduardo Borges Ferreira Rudiney Cordeiro Cardoso 1 Resumo: O presente trabalho trata de um estudo de caso com foco na campanha da

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA Gabarito

CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA Gabarito Verifique se este caderno contém: INSTRUÇÕES

Leia mais

Introdução ao Marketing. História do Conceito

Introdução ao Marketing. História do Conceito História do Conceito O termo marketing, de acordo com Cobra (1988, p. 34) é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou

Leia mais

Papeis que lembram 1

Papeis que lembram 1 Papeis que lembram 1 Clayton PEREIRA 2 Wictor FARIAS 3 Fábio SANTOS 4 Paola CORTEZI 5 Paulo VALIENGO 6 Centro Universitário Monte Serrat Unimonte, Santos/SP RESUMO Através do Projeto Papeis que lembram,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

LB Marketing O verdadeiro foco no cliente PROPOSTA DE PROJETO DE AUDITORIA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO PDV

LB Marketing O verdadeiro foco no cliente PROPOSTA DE PROJETO DE AUDITORIA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO PDV LB Marketing O verdadeiro foco no cliente PROPOSTA DE PROJETO DE AUDITORIA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO PDV Santa Maria-RS, Março de 2012 2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. MÉTODO DE PESQUISA CLIENTE OCULTO...

Leia mais

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Como marca, fachada e merchandising podem se ajudar O DESAFIO Competindo com Competência Todos sabem que a competitividade do mercado

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

Módulo 4 O que é CRM?

Módulo 4 O que é CRM? Módulo 4 O que é CRM? Todos nós já sabemos a importância de manter os clientes fiéis e a qualidade do atendimento que temos que oferecer para fidelizar cada vez mais os clientes. Atualmente, uma das principais

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 30 anos em atividade, vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

Projeto Impacto. Edital

Projeto Impacto. Edital Projeto Impacto Edital Introdução Iniciado em 2012, o Projeto Impacto é um projeto do Paraná Júnior que visa conectar o Movimento Empresa Júnior e setores da sociedade que precisam de apoio. Até o ano

Leia mais

Metodologia de projeto. Curso Técnico de Comunicação Visual Prof. Diego Piovesan Medeiros

Metodologia de projeto. Curso Técnico de Comunicação Visual Prof. Diego Piovesan Medeiros Metodologia de projeto Curso Técnico de Comunicação Visual Prof. Diego Piovesan Medeiros Mas o que é metodologia? E para que serve? vamos fazer uma pizza? O método de projeto tem como objetivo atingir

Leia mais

Portal Metálica. Copyright 1998-2010 Met@lica - Todos os direitos reservados

Portal Metálica. Copyright 1998-2010 Met@lica - Todos os direitos reservados www.metalica.com.br Portal Metálica Maior portal de conteúdo, fonte de informação e geração de negócios para profissionais e empresas da Arquitetura, Engenharia e Construção Civil no Brasil. Com 14 anos

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

Técnicas de Exposição de Produtos CONCEITO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS A idéia básica: Mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa: Comunicar O produto deve atrair, seduzir, mexer com os sentidos

Leia mais

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni Aula 13 Roteiro do Plano de Marketing Profa. Daniela Cartoni Plano de Marketing: Estrutura Capa ou folha de rosto 1. Sumário Executivo 2. Situação atual de marketing 3. Análise de oportunidades 4. Objetivos

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PÓS-GRADUAÇÃO / FIB-2009 Prof. Paulo Neto O QUE É MARKETING? Marketing: palavra em inglês derivada de market que significa: mercado. Entende-se que a empresa que pratica

Leia mais

Plano de Direcionamento. Conhecimento de Mercado

Plano de Direcionamento. Conhecimento de Mercado Plano de Direcionamento Conhecimento de Mercado Conhecimento de Mercado É necessário conhecer o mercado para que sejam desenvolvidos produtos que atendam as necessidades e expectativas dos clientes. Segmentação

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRADE MARKETING Fazendo a diferença no Ponto de Venda. www.pdvativo.com.br

INTRODUÇÃO AO TRADE MARKETING Fazendo a diferença no Ponto de Venda. www.pdvativo.com.br Fazendo a diferença no Ponto de Venda EBOOK Sumário Revisão O que é Trade Marketing? Entenda o Comportamento de Compra do Consumidor O que é Merchandising? Revisão Para entender sobre Trade Marketing devemos

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE GRÊMIO PRUDENTE SEGUNDA PAIXÃO 1

ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE GRÊMIO PRUDENTE SEGUNDA PAIXÃO 1 Segunda paixão 150 ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE GRÊMIO PRUDENTE SEGUNDA PAIXÃO 1 Larissa Crepaldi Trindade (Planejamento) Marcela Regina G.B. Marino (Marketing) Mariangela B. Fazano Amendola (Redação

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br A solução para a sua marca está aqui! Editora www.editoranovagestao.com.br Publicações customizadas Revistas Edição de textos Jornais Diagramação Projeto gráfico revisão Criação de layouts Criação de textos

Leia mais

Planejamento de Campanha Publicitária

Planejamento de Campanha Publicitária Planejamento de Campanha Publicitária Prof. André Wander UCAM O briefing chegou. E agora? O profissional responsável pelo planejamento de campanha em uma agência de propaganda recebe o briefing, analisa

Leia mais

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011 Comunicação: segmentação e foco Luiz Lara Agosto/2011 A comunicação é o exercício da identidade de marca A marca é um jeito de ser e de fazer. Tudo é importante. Tudo comunica. Há a necessidade de gerenciar

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

GESTÃO NO DESIGN DE INTERIORES: O Designer, Métodos e Práticas Interdisciplinares I. Professora: Bárbara Ribeiro

GESTÃO NO DESIGN DE INTERIORES: O Designer, Métodos e Práticas Interdisciplinares I. Professora: Bárbara Ribeiro GESTÃO NO DESIGN DE INTERIORES: O Designer, Métodos e Práticas Interdisciplinares I Professora: Bárbara Ribeiro B-RIBEIRO.COM Aula 06: 08-Junho GESTÃO BRANDING, MARKETING, PLANO DE NEGÓCIOS OBJETIVO VIABILIZAR

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais