INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL UNIDADE II - Inteligência Empresarial. Luiz Leão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL UNIDADE II - Inteligência Empresarial. Luiz Leão"

Transcrição

1 Luiz Leão

2 Conteúdo Programático 2.1. Conceitos 2.2. Modelo de Inteligência Empresarial 2.3. Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva 2.4. Ciclo da Inteligência Competitiva Inteligência Empresarial e Gestão de Conhecimento 2.6. Tecnologia da Informação como ferramenta para Inteligência Empresarial

3 Como definir Inteligência?... a capacidade de entender, pensar, raciocinar, compreender e interpretar, entendimento, intelecto. (Dicionário Michaelis)...capacidade de conhecer, entender, aprender... conhecimento adquirido seja por estudo, pesquisa ou experiência... requer observação e reflexão (Dicionário Webster)

4 Segundo a abordagem de diversos estudos da psicologia:... é uma capacidade de resolver problemas...sendo a arte de elaborar produtos de valor Podemos analisar o conceito de Inteligência sob diversas perspectivas, mas o que nos interessa é a possibilidade de uso da Inteligência nos Negócios.

5 Foco na Organização Nesta perspectiva a inteligência passa a ter a organização como foco de sua aplicação e, então, a identificação, coleta, tratamento, o processamento e a interpretação de informações são atividades críticas à sobrevivência e sucesso das organizações, diante da acirrada concorrência de mercado.

6 Dado x Informação x Inteligência Empresarial Vamos ver um exemplo? Dado: uma tabela ou um gráfico. Informação: a descrição, os comentários do que existe no gráfico, por exemplo, Mas onde entra a Inteligência Empresarial? (Adaptado de D.R. REVIE)

7 Dado x Informação x Inteligência Empresarial A inteligência surge quando cruzamos esse dado (gráfico / tabela) com aquela matéria sobre o concorrente que lemos na semana passada ou com a informação que conseguimos durante o bate-papo no café com um colega num evento. Quando cruzamos os dados e a informação de várias fontes e os analisamos começamos a produzir a tão procurada Inteligência Empresarial que pode ser sobre o cliente, concorrente, parceiro, produto e etc (Adaptado de D.R. REVIE)

8 Informação Conhecimento Decisão Atualmente as organizações se encontram em um ambiente onde a competição é cada vez mais baseada na capacidade de transformar informação em Conhecimento e Conhecimento em decisões e ações de negócio. O valor dos produtos depende, cada vez mais, do percentual de inovação, tecnologia e inteligência a eles incorporados e que os diferenciam dos concorrentes. Estar à frente nesse cenário é o grande desafio para empresas de qualquer porte.

9 Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo Formam um tripé indissociável para o sucesso das organizações na nova Economia. A esta sinergia entre esses elementos damos o nome de Inteligência Empresarial. (Fonte: CAVALCANTI, M. C. B.; GOMES, E., Inteligência Empresarial: Um Novo Modelo de Gestão para a Nova Economia)

10 Inteligência Empresarial Pode ser definida como a capacidade de uma organização em capturar, selecionar, analisar e gerenciar as informações relevantes para a gestão do negócio. Esse conceito parte do princípio que não basta uma empresa investir em bons sistemas de informação para alcançar uma gestão bem sucedida. É fundamental que a empresa desenvolva a capacidade para utilizar adequadamente as informações geradas por estes sistemas, a fim de agregar valor ao negócio.

11 Objetivos da Inteligência Empresarial: Inovar e criar conhecimento Reduzir riscos na tomada de decisão e evitar surpresas Direcionar, assertivamente, os planos de negócio e a implementação de ações Criar oportunidades de negócios Apoiar o desenvolvimento de produtos/serviços com uma base de informação confiável, eficiente e ágil Monitorar analisar e prever questões relacionadas ao coração do negócio Gerar valor aos negócios (Fonte: TEIXEIRA, D.R., Rede de Valor para Inteligência Empresarial. Revista da ESPM, vol 16)

12 Inteligência Empresarial x Business Intelligence Inteligência Empresarial: Busca entender os fatores relacionados aos processos humanos e organizacionais envolvidos na busca de informações, principalmente externos à organização, e na posterior tomada de decisões. Business Intelligence: Tem como objetivo criar sistemas de informação computacionais, geralmente a partir de grandes volumes de dados, capazes de prover aos gerentes as melhores informações para a tomada de decisão Ex: Aplicações de Big Data,Data Warehouse, etc. (Fonte: Mtheus, R.F., Parreiras, F.S.,nteligÇência Empresarial vs BI)

13 Inteligência Empresarial Ela não se limita à tecnologia, assumindo posição de destaque na tomada de decisão estratégica Uma vez que o seu objetivo é transformar informação subjetiva em vantagem competitiva, é natural que qualquer área na organização possa construir sua própria base de Inteligência. Assim, podemos ter: a Inteligência de Mercado ou Competitiva, a Inteligência de Produtos, a Inteligência Financeira, etc.

14 Inteligência Competitiva Podemos dizer então que a Inteligência Competitiva, (IC), é parte da Inteligência Empresarial e engloba, principalmente, informações sobre o mercado e a concorrência....programa sistemático e ético para reunir, analisar e administrar informações externas que podem afetar planos, decisões e operações de uma empresa (SCIP Society of Competitive Intelligence Profissionals)

15 Inteligência Competitiva Exemplos A Iveco(fabricante de ônibus e caminhões) resolveu mudar sua metodologia de cruzamento de dados e passou a mapear informações sobre o negócio de seus clientes: quais produtos os clientes mais carregam nos caminhões, que modelos são mais utilizados em que regiões do país e porque, quais os produtos mais comercializados o momento, etc. Assim, a Iveco investiu em uma mudança de foco no negócio, priorizando as necessidade dos clientes e do negócio do cliente, ao contrário da tradicional visão do mercado e que era utilizada pela empresa, que é o foco no produto

16 Inteligência Competitiva Exemplo Resultados obtidos: A área de IC identificou tendências e oportunidades de negócio, antecipando necessidades específicas dos clientes (Fonte: Adaptado de Teixeira D.R REVIE)

17 Inteligência Competitiva Exemplo O departamento "Customer experience" da DIRECTV acompanha o relacionamento com o cliente em diversos pontos de contato, seja chat online, call center ou . Através de ferramentas de inteligência competitiva, um modelo de predição individual indica, por exemplo, se, pelo comportamento, um cliente está propenso a cancelar a assinatura. A modelagem e análise comportamental implicou na redução de 50% do churn (Evasão) entre os assinantes em dois anos. (Fonte:

18 O Ciclo da Inteligência Competitiva É um ciclo contínuo e se compõe de cinco fases: Planejar e identificar as necessidades de informação; Coletar e tratar a informação; Analisar e validar a informação; Disseminar e utilizar a informação e Avaliar (Fonte: CAVALCANTI, M. C. B.; GOMES, E.; PEREIRA NETO, A. F., Gestão de empresas na sociedade do conhecimento: um roteiro para a ação. Rio de Janeiro: Campus, p)

19 O Ciclo da Inteligência Competitiva Fase 1: Planejar e identificar as necessidades de informação Nesta fase se concebe o processo, seus objetivos e são identificadas as necessidades de inteligência e quais as informações necessárias para atende-las;

20 O Ciclo da Inteligência Competitiva Fase 2: Coletar e tratar a informação Nesta fase são identificadas as fontes de informações relevantes, internas e externas, e o tipo de tratamento que será dado à informação para armazenamento.

21 O Ciclo da Inteligência Competitiva Fase 3: Analisar e validar a informação Nesta fase especialistas analisam e validam as informações, fazem a sua interpretação e compilam recomendações;

22 O Ciclo da Inteligência Competitiva Fase 4: Disseminar e utilizar a informação Esta é a fase onde se entrega a informação analisada, ou seja, a inteligência, em um formato coerente e convincente, aos tomadores de decisão

23 O Ciclo da Inteligência Competitiva Fase 5: Avaliar Nesta fase a resposta dos tomadores de decisão e suas necessidades de inteligência são analisadas de modo contínuo. Esta avaliação é realizada também em relação ao processo de IC, sob dois aspectos: O primeiro diz respeito ao desempenho de cada uma das etapas que o compõem; O segundo, em relação à avaliação junto aos usuários dos resultados práticos obtidos com o uso dos produtos de IC.

24 O Ciclo da Inteligência Competitiva Planejar Coletar Analisar Avaliar Disseminar USO DOS PRODUTOS DE IC

25 Inteligência Empresarial e a TI Muitas informações consideradas essenciais para o sucesso ou manutenção de uma organização às vezes estão nas mãos de pessoas que não conseguem utilizá-las de forma a contribuir para melhorar cada vez mais a situação da organização. Isso é uma questão relevante que deve ser considerada e analisada para identificar a quem determinada informação deve ser repassada, não permitindo que as informações fiquem de posse de pessoas que não tenham necessidades delas.

26 Inteligência Empresarial e a TI O principal benefício que a TI traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimento, importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. A utilização da TI pode vir a facilitar o executivo no processo decisório com a obtenção de dados estrategicamente escolhidos e de conteúdos relevantes para qualquer nível e tamanho da empresa. (Dalfovo)

27 Projeto de Inteligência Empresarial Para desenvolvermos um projeto de Inteligência Empresarial temos que seguir as seguintes etapas: Planejamento e formulação; Desenvolvimento de projetos; Implementação; Monitoramento contínuo.

28 Projeto de Inteligência Empresarial Um bom projeto de inteligência empresarial permite à empresa ter possibilidade de estar à frente de seus concorrentes e do mercado. A inteligência empresarial numa empresa permite o recolhimento das informações sobre clientes e concorrentes que a empresa mais necessita para seu segmento de atuação. Acrescidas de pesquisas de mercado estas informações permitem uma avaliação mais abrangente sobre seu posicionamento.

29 Projeto de Inteligência Empresarial As empresas mais competitivas acumulam inteligência e, as empresas que implementam projetos de inteligência empresarial são mais competitivas. Além de um método, a Inteligência Empresarial deve ser entendida como uma tecnologia que propicia a transformação dos dados em informação qualitativa. Essa tecnologia implica no uso de softwares de obtenção, armazenamento, análise e acesso para os objetivos específicos de cada negócio.

30 Inteligência Empresarial Podemos dizer, então, que a Inteligência Empresarial consiste na transformação de dados recebidos e coletados pelas empresas em informação valiosa para o desenvolvimento dos negócios. O crescimento da quantidade de dados e informações existentes nas empresas impacta diretamente o processo de na tomada de decisões. É necessário absorver e administrar esta grande quantidade de conhecimento com coerência, consistência e rapidez para estar preparado para possíveis desafios do presente e oportunidades do futuro.

31 Inteligência Empresarial A empresa necessita utilizar uma variedade de programas aplicativos e tecnologias que forneçam a ela a habilidade de acessar informações com análise gerencial e gerar e distribuir relatórios analíticos, facilitando o processo de tomada de decisões. Com o crescimento constante e a complexidade dos mercados empresariais, a quantidade de dados que necessitam ser transformados em informações, é muito grande.

32 Inteligência Empresarial A partir do desenvolvimento da tecnologia, a geração de dados empresariais ganhou em velocidade mas, o armazenamento de dados desnecessários, a formatação inadequada de saída das informações e o desconhecimento de como obter estas informações tornam o processo de decisão extremamente árduo. Para que a Inteligência Empresarial possa funcionar corretamente é necessário a criação de um ambiente onde dados de vários sistemas informatizados operacionais, possam ser coletados, transformados, consolidados, integrados, carregados e armazenados.

33 Inteligência Empresarial Este depósito ou banco de dados que fornece a estrutura e os processos para alimentar informações produtivas, e torná-las acessíveis de forma fácil, rápida e em uma só linguagem para as pessoas que necessitem analisá-las nos momentos certos, recebe o nome de Data Warehouse. Mas... Este será nosso assunto mais à frente!

34 Inteligência Empresarial Num ambiente corporativo contemporâneo, ser hábil para analisar e acessar rapidamente diversas fontes de informação, tornou-se um diferencial primordialmente essencial na tomada de decisões. A realidade competitiva não perdoa as empresas que não obtêm êxito por não agir rapidamente frente as constantes mudanças de um mercado globalizado. Porém, o impedimento em buscar informação e gerar conhecimento a partir da existência de dados, apresenta um desafio que, se não transposto, irá gerar prejuízos devido às oportunidades perdidas e decisões errôneas (Barbosa, A.L.S. Como A Tecnologia Da Informação, Através Da Inteligência Empresarial business Intelligence ( Bi ), Tem Provocado Impacto Na Gestão Das Empresas?)

35 Comparando os conceitos... Inteligência Empresarial Capacidade da empresa em selecionar, capturar, analisar e gerenciar as informações relevantes para a gestão de seu negócio Inteligência Organizacional Capacidade da empresa em reunir informação, inovar, criar conhecimento e atuar com base neste conhecimento Inteligência Competitiva Capacidade de reunir, analisar e administrar informações externas que podem afetar planos, decisões e operações de uma empresa Business Intelligence Concentra-se no desenvolvimento de tecnologias

36 Inteligência Empresarial... Inteligência Competitiva... Business Intelligence... Inteligência Organizacional... Saber onde encontrar a informação e como usá-la. Esse é o segredo do sucesso. (Albert Einstein)

37 Exercício 01 Para que as empresas possam alcançar sucesso na nova economia globalizada são necessários: ( ) Dado, Informação e Conhecimento. ( ) Informação, Sistemas Especialistas e Conhecimento. ( ) Inovação, Empreendedorismo e Tomada de Decisão. ( ) Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo. ( ) Inovação, Conhecimento e Sistemas Especialistas

38 Exercício 01 Resposta Para que as empresas possam alcançar sucesso na nova economia globalizada são necessários: ( F ) Dado, Informação e Conhecimento. ( F ) Informação, Sistemas Especialistas e Conhecimento. ( F ) Inovação, Empreendedorismo e Tomada de Decisão. ( V ) Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo. ( F ) Inovação, Conhecimento e Sistemas Especialistas

39 Exercício 02 Suprir as organizações com informações, a fim de prepará-las para o acirramento da concorrência e da globalização dos mercados é função da: ( ) Inteligência Competitiva. ( ) Gestão de Negócio ( ) Inteligência Organizacional ( ) Oportunidade de Negócio ( ) Inteligência Empresarial

40 Exercício 02 Resposta Suprir as organizações com informações, a fim de prepará-las para o acirramento da concorrência e da globalização dos mercados é função da: ( F ) Inteligência Competitiva. ( F ) Gestão de Negócio ( F ) Inteligência Organizacional ( F ) Oportunidade de Negócio ( V ) Inteligência Empresarial

41 Exercício 03 A fase do Ciclo da Inteligência Competitiva responsável por identificar as fontes de informação e como estas informações serão coletadas e armazenadas é a: ( ) Coletar e tratar a informação ( ) Analisar e validar a informação ( ) Planejar e identificar as necessidades de informação ( ) Avaliar ( ) Disseminar e utilizar a informação

42 Exercício 03 Resposta A fase do Ciclo da Inteligência Competitiva responsável por identificar as fontes de informação e como estas informações serão coletadas e armazenadas é a: ( V ) Coletar e tratar a informação ( F ) Analisar e validar a informação ( F ) Planejar e identificar as necessidades de informação ( F ) Avaliar ( F ) Disseminar e utilizar a informação

As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial

As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial Daniela Ramos Teixeira A Inteligência vem ganhando seguidores cada vez mais fiéis, sendo crescente o número

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre dado e informação? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre dado e informação? O dado é um conjunto de símbolos

Leia mais

Tecnologias aplicadas à Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva e o Brasil?

Tecnologias aplicadas à Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva e o Brasil? Tecnologias aplicadas à Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva e o Brasil? Daniela Ramos Teixeira Esse artigo mostra uma pequena amostra das nossas conclusões sobre a evolução e o crescimento

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Inteligência de Negócios Fatec Indaiatuba Prof. Piva Compreender as definições e conceitos básicos do Data Warehouse (DW) Entender as arquiteturas do DW Descrever os processos utilizados no desenvolvimento

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Apresentação Para praticar Inteligência Competitiva (IC), uma organização deve contar com o apoio de profissionais que priorizam uma administração

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre os sistemas de nível gerencial para os sistemas de nível estratégico? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre

Leia mais

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 CONCEITOS Bit: Menor unidade de dados; dígito binário (0,1) Byte: Grupo de bits que representa um único

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

Inteligência Competitiva (IC)

Inteligência Competitiva (IC) (IC) Habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva. Inteligência Competitiva (IC) é um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta,

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução A Inteligência Empresarial está ligada a gestão organizacional e à redução da incerteza através da busca do conhecimento para auxiliar na

Leia mais

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização.

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Módulo 08 Perspectivas de Negócios nas Organizações Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Vamos relatar

Leia mais

Introdução. Paulo C. Masiero

Introdução. Paulo C. Masiero Informação Sistemas de Introdução Paulo C. Masiero DADOS vs INFORMAÇÃO CONHECIMENTO? O que é um SI? Um conjunto inter-relacionado de componentes que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem

Leia mais

NRTKTU VKQSTKO. System.out.println("Evoluindo sempre."); // Display the string. public static void main(string[] args) { e lo ^p NRTKTU VKQSTKO

NRTKTU VKQSTKO. System.out.println(Evoluindo sempre.); // Display the string. public static void main(string[] args) { e lo ^p NRTKTU VKQSTKO Nos últimos anos, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas conseqüências da globalização econômica, das redefinições

Leia mais

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com Introdução Um sistema de apoio à decisão (SAD) auxilia o processo de decisão gerencial,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

Evento Empreendedorismo Inovador. Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo.

Evento Empreendedorismo Inovador. Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. Evento Empreendedorismo Inovador Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. 3.4 Exercício prático. Desenvolver com as metas e ações empreendedoras estabelecidas uma proposta de negócio inovador. 3. Importância

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMAÇÃO CLIENTE ABASTECENDO EM UM POSTO DE GASOLINA DADOS (Quando? Quanto? Como

Leia mais

Sistemas de Informação Empresarial

Sistemas de Informação Empresarial Sistemas de Informação Empresarial SAD Sistemas de Apoio à Decisão parte 1: a Tomada de Decisão Fontes: O Brien e Webaula Estácio Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL Mariane Delatin Rodrigues ma_mi00@hotmail.com Esta apresentação foi sistematizada da seguinte forma: Mudanças Mundiais Formação do Conhecimento

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Assunto 2: Administração do Conhecimento

Assunto 2: Administração do Conhecimento Assunto 2: Administração do Conhecimento Objetivos do Capítulo Administração do Conhecimento 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Universidade Federal de Santa Catarina Disciplina: Data Warehouse Alunos: Felipe Rodrigues, Lenoir Zamboni, Leonardo Fontes, Marcos Alexandre Introdução - Área específica de uma

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO

GESTÃO DO CONHECIMENTO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof. Antonio Carlos de Francisco GC/PPGEP/GEPPG/UTFPR 1 UM SISTEMA DE GC Natureza

Leia mais

UNIDADE III Processo Decisório

UNIDADE III Processo Decisório Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1. Os conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações. 3.2. Fases do ciclo de tomada de decisão. 3.3. Principais modelos

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências 1 2 FUTUROS Capacitar Acompanhar Avaliar Investir Valorizar Reter ÁREA CRÍTICA Remanejar Traçar metas Disponibilizar MANTENEDORES Desenvolver Manter 3 4 Quem são os talentos de

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre dado e informação? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre dado e informação? O dado é um conjunto de símbolos

Leia mais

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados Gestão da Informação (07182) Instituto de Ciências Econ., Adm. e Contábeis (ICEAC) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Gestão de Dados As organizações

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

O DESEMPENHO OPERACIONAL

O DESEMPENHO OPERACIONAL O DESEMPENHO OPERACIONAL TIPOS DE OBJETIVOS DE DESEMPENHO OPERACIONAL PREÇO BAIXO, ALTAS MARGENS OU AMBOS ENTREGA RÁPIDA CUSTO ENTREGA CONFIÁVEL VELOCIDADE CICLO RÁPIDO ALTA PRODUTIVIDADE TOTAL OPERAÇÕES

Leia mais

BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC.

BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. Estrutura dos Módulos Conceitos; Componentes; ETL; Data Warehouse; Modelo Multidimensional; Mineração de Dados; Visualização e Análise Exploratória

Leia mais

Tecnologia de Informação em SI s Hardware

Tecnologia de Informação em SI s Hardware Tecnologia de Informação em SI s Prof. Dr. Mauricio Pitangueira INF 404 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Brien, 2012 Infraestrutura de TI: hardware Componentes da infraestrutura de TI Introdução - O Ambiente Competitivo

Leia mais

Prospecção, PI, TT e Políticas Públicas para efetivação da Inovação no Vale do São Francisco

Prospecção, PI, TT e Políticas Públicas para efetivação da Inovação no Vale do São Francisco Prospecção, PI, TT e Políticas Públicas para efetivação da Inovação no Vale do São Francisco Prospecção Tecnológica Cenário Global Inovação Prospecção Tecnológica para quê? Cenário Global Globalização;

Leia mais

Tomada de Decisão Estratégica

Tomada de Decisão Estratégica EXERCÍCIO N N Tópico Tópico 1 2 Sistemas Tomada de de Informação Decisão Estratégica nos negócios DCC133 Introdução a Sistemas de Informação TÓPICO 2 Tomada de Decisão Estratégica Prof. Tarcísio de Souza

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL 1 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR DECISÕES Administrar uma decisão é fazer uma escolha racional, dentre alternativas disponíveis e que se faz presente em todos

Leia mais

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão Por Competências Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO POR COMPETÊNCIAS A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são

Leia mais

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas Business intelligence para instituições de ensino Olhe para as métricas certas Conteúdo Índice Introdução...4 Como olhar para as métricas certas quando...5 temos grandes volumes de dados para analisar?...5

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL OS DESAFIOS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 05. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 05. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Dentre as aplicações de E-Commerce, conceitue as modalidades E-Banking, E-Learning e E-Auctioning. Questão 01 - Resposta Dentre as aplicações

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

Projeto e Desenvolvimento de SAD (2)

Projeto e Desenvolvimento de SAD (2) Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Projeto e Desenvolvimento de SAD (2) DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão Metodologias de projeto e desenvolvimento:

Leia mais

Inteligência do Negócio

Inteligência do Negócio Inteligência do Negócio DENISE NEVES 2017 PROFA.DENISE@HOTMAIL.COM Inteligência do Negócio Objetivo Primeiro Bimestre Apresentar ao aluno as etapas de projeto de Business Intelligence. Introdução a Inteligência

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS EM DATA WAREHOUSE. Denilson Sell 2001

RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS EM DATA WAREHOUSE. Denilson Sell 2001 Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística Sistemas de Informação RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS

Leia mais

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros Inovação Alberto Felipe Friderichs Barros O desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias são essenciais para o crescimento da produção e aumento da produtividade. A inovação e o conhecimento desempenham

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES. Prof. M.Sc. João Artur Izzo

SISTEMA DE INFORMAÇÕES. Prof. M.Sc. João Artur Izzo SISTEMA DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Sistema de informação é um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Decisão Tomamos decisões a todo momento! O que é uma decisão? Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir, entre diversas alternativas possíveis,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Curso de Especialização em: Ciência de Dados (BIG DATA ANALYTICS) b. Área: Computação c. Área temática (tema): BIG DATA d. Linha de Pesquisa: Computação e Sistemas de Informação

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

Sistema de Administração do Conhecimento

Sistema de Administração do Conhecimento 1 Objetivos do Capítulo Administração do Conhecimento 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa geradora de conhecimento. 2. Conhecer

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? Exercício 01 Resposta Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? É todo

Leia mais

Por que as iniciativas de análises de próxima geração falham.

Por que as iniciativas de análises de próxima geração falham. decision ready. Por que as iniciativas de análises de próxima geração falham. Os obstáculos para desenvolver uma cultura orientada por dados. Neste ponto, não há dúvida: as análises mudaram a maneira como

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 06

Evandro Deliberal     Aula 06 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 06 Agenda Estratégia operacional Estratégia O que é estratégia: Vem de strategós

Leia mais

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados 5.1 2007 by Prentice Hall A Abordagem de Banco de Dados para Gerenciamento de Dados Banco de dados: conjunto de

Leia mais

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR 4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO - COMPETÊNCIAS AULA ESTRATÉGIA E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

PÓS GRADUAÇÃO - COMPETÊNCIAS AULA ESTRATÉGIA E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS PÓS GRADUAÇÃO - COMPETÊNCIAS AULA 3 19.08.16 ESTRATÉGIA E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS Prof. Joel Dutra Objetivo Discutir a construção e uso das competências organizacionais e seu impacto na construção

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management 1 CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo 2 Mercado 3 CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Curso: Banco de Dados. Disciplina: Data Warehouse e Business Intelligence; Laboratório Professor: Fernando Zaidan

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Curso: Banco de Dados. Disciplina: Data Warehouse e Business Intelligence; Laboratório Professor: Fernando Zaidan PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Curso: Banco de Dados Disciplina: Data Warehouse e Business Intelligence; Laboratório Professor: Fernando Zaidan Unidade 1.2 2016 Conceito A governança de dados visa trabalhar

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

In tro du ção. O que é. Intelectual

In tro du ção. O que é. Intelectual In tro du ção Todo mundo já ouviu falar em Propriedade Intelectual. Tratase de um daqueles termos que frequentemente nos deparamos, mas raramente paramos para pensar sobre ele. Faça um teste: tente definir

Leia mais

(esforço). Competência entendida segundo três eixos:

(esforço). Competência entendida segundo três eixos: em Gestão de Projetos Prof. Roberto Paixão Introdução Competência = com (conjunto) + petere (esforço). Competência entendida segundo três eixos: Características da pessoa; Formação educacional; Experiência

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1 SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1. AS EMPRESAS E OS SISTEMAS Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a soma de atividades

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto 2/28 Mehran Misaghi Doutor em Eng. Elétrica USP na área de Criptografia.

Leia mais

Os novos desafios da Manutenção Inteligente. Daniel E. Castro ABRESIN

Os novos desafios da Manutenção Inteligente. Daniel E. Castro ABRESIN Os novos desafios da Manutenção Inteligente Daniel E. Castro ABRESIN Evolução dos Sistemas de Produção 1800 1850 1970 2000 OPERAR CONSERTAR PREVENIR GLOBALIZAÇÃO SUSTENTABILIDADE FATORES DEMOGRÁFICOS

Leia mais

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL Para ser líder em seu segmento de mercado e garantir vantagem competitiva, as organizações têm que trabalhar com outros recursos valiosos: o conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Acadêmica: Anilésia P. Boni Orientador: Oscar Dalfovo 1999/2-02

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Acadêmica: Anilésia P. Boni Orientador: Oscar Dalfovo 1999/2-02 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS BASEADO EM DATA WAREHOUSE

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 O que é governança Corporativa? Questão 01 - Resposta O que é governança Corporativa? É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis,

Leia mais

BPO - Business Process Outsourcing Por que contratar esse serviço para sua empresa?

BPO - Business Process Outsourcing Por que contratar esse serviço para sua empresa? BPO - Business Process Outsourcing Por que contratar esse serviço para sua empresa? Introdução INTRODUÇÃO O conceito de BPO está, atualmente, muito em alta, e não há dúvidas de que as empresas tecnologicamente

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE PROCESSO TECNOLOGIA DE PROCESSO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc INTRODUÇÃO Tecnologia de processo são máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de apoio à decisão. E, também, o tipo de sistema de informação estratégico. É o sistema

Leia mais

PROINTER Projeto Integrador aula 7 Prof. Me. Érico Pagotto

PROINTER Projeto Integrador aula 7 Prof. Me. Érico Pagotto PROINTER Projeto Integrador aula 7 Prof. Me. Érico Pagotto Gerenciamento de Riscos em Projetos Conceitos, ferramentas e técnicas para gerenciamento de ricos em projetos Utilização dos métodos propostos

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável

Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável Elisabeth Gomes & Fabiane Braga www.gomesebraga.com.br Lanche Literário - Dixamico 19 de abril de 2005 Agenda As organizações e seu ambiente

Leia mais

você consegue aumentar a inovação em todo o seu portfólio de produtos?

você consegue aumentar a inovação em todo o seu portfólio de produtos? RESUMO DA SOLUÇÃO: Soluções de Gestão de Projetos e Portfólios para Inovação de Produtos você consegue aumentar a inovação em todo o seu portfólio de produtos? you can As soluções de Gestão de Projetos

Leia mais

Como identificar e prospectar tecnologias e tendências tecnológicas

Como identificar e prospectar tecnologias e tendências tecnológicas Como identificar e prospectar tecnologias e tendências tecnológicas ABINEE Mauricio Benedetti IPD Eletron Onde está a tecnologia? Importância da tecnologia A tecnologia está presente tanto em produtos

Leia mais

Autores: Roberto Krieck, presidente e Márcio Belli, gerente comercial da Operacional Solution, fornecedora de software ERP e MES

Autores: Roberto Krieck, presidente e Márcio Belli, gerente comercial da Operacional Solution, fornecedora de software ERP e MES Autores: Roberto Krieck, presidente e Márcio Belli, gerente comercial da Operacional Solution, fornecedora de software ERP e MES Atualmente, muito se fala sobre indústria 4.0 e como a informatização e

Leia mais

COMO BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS PODEM MUDAR O RUMO DO SEU NEGÓCIO

COMO BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS PODEM MUDAR O RUMO DO SEU NEGÓCIO COMO BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS PODEM MUDAR O RUMO DO SEU NEGÓCIO Com o Big Data, o volume de dados produzidos e a diversidade de novas fontes de dados que apareceram nos últimos anos, organizações

Leia mais

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Administração de Aula 01 Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações. (NBR ISO 9000 29/01/2001). Sistema de Informações pode ser considerado como centro de inteligência ou o cérebro

Leia mais

OUTROS TRABALHOS EM:

OUTROS TRABALHOS EM: OUTROS TRABALHOS EM: www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Produção Industrial Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada à Produção Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: O Armazenamento

Leia mais

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características Aula 5 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores: Competição cada vez maior entre as organizações;

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS É essencial que os administradores compreendam os Sistemas de Informações visto que as Organizações necessitam destes para sobreviver e prosperar. Três

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais