A Qualidade do Ensino Médio no Brasil: o papel do gestor. Sergio Firpo, Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco do Insper 26 de julho de 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Qualidade do Ensino Médio no Brasil: o papel do gestor. Sergio Firpo, Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco do Insper 26 de julho de 2016"

Transcrição

1 A Qualidade do Ensino Médio no Brasil: o papel do gestor Sergio Firpo, Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco do Insper 26 de julho de 2016

2 % % Atendimento do Ensino Médio no Brasil Metas do PNE para o Ensino Médio: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos. Elevar até 2024 a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%. Porcentagem de jovens de 15 a 17 anos na escola - Taxa de atendimento Porcentagem de jovens de 15 a 17 anos matriculados no Ensino Médio - Taxa líquida de matrícula , , ,7 Meta 2016: 100% ,2 Meta 2024: 85% Fonte: Fonte: IBGE/Pnad.

3 Fluxo no Ensino Médio O abandono e a reprovação atingem quase 20% dos jovens matriculados no Ensino Médio. Fonte: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2016 (Todos Pela Educação).

4 Distribuição do Ensino Médio entre Redes Fonte: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2016 (Todos Pela Educação).

5 Qualidade do Ensino Médio relativa a outros países: Desempenho do Brasil no PISA Fonte: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2016 (Todos Pela Educação).

6 Evolução da Qualidade da Educação por etapa e rede Percentual de alunos com nível de proficiência esperado ou acima, por disciplina e série Língua Portuguesa 5º ano Fundamental 35,5 26,6 40,0 45,1 Língua Portuguesa 9º ano Fundamental 31,8 19,5 27,0 28,7 Língua Portuguesa 3ª série Médio 39,7 22,6 29,2 27,2 Matemática 5º ano Fundamental 21,4 18,7 36,3 39,5 Matemática 9º ano Fundamental 16,7 13,0 16,9 16,4 Matemática 3ª série Médio 17,9 10,9 10,3 9,3 Fonte: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2016 (Todos Pela Educação). Ideb, total e por rede Total 3,4 3,7 3,7 Rede pública 3,1 3,4 3,4 Meta 2013: 3,9 Meta 2021: 5,2 Rede privada 5,6 5,7 5,4 Fonte: MEC/Inep.

7 Pagando por Qualidade no Ensino Médio: o setor privado Pais e alunos se preocupam com a qualidade do ensino. Existem diversas evidências empíricas no mundo e algumas para o Brasil de que pais estão dispostos a pagar mais por escolas de maior qualidade. Para o Brasil, Firpo, Ponczek e Possebom (2015) mostram que as mensalidades das escolas de Ensino Médio são fortemente correlacionadas com rankings locais do ENEM. Um pulo de uma posição mediana para o topo do ranking local permite escolas cobrarem até 17,5% a mais no EM.

8 Qualidade do Ensino Médio e Gestão: o setor privado (i) A divulgação do ENEM por escolas no meio da década passada afetou o mercado das escolas particulares. Camargo, Camelo, Firpo e Ponczek (2016) mostram que escolas que tiveram ENEM divulgado quando comparadas com as que não o tiveram divulgado têm distintos desempenhos futuros de seus alunos. No curtíssimo prazo (em dois anos) não há efeito composição, nem de mudanças de insumos escolares. Mas o desempenho dos alunos das escolas com ENEM divulgado aumenta em 15%, sobretudo entre aquelas escolas com ENEM abaixo do ENEM mediano.

9 Qualidade do Ensino Médio e Gestão: o setor privado (ii) Esse efeito é ainda maior em escolas particulares localizadas em regiões metropolitanas em que o mercado escolar é mais competitivo. Não há efeito da divulgação do ENEM sobre escolas públicas. Incentivos de mercado parecem importar. Mecanismos que geram os efeitos parecem apontar para mudanças de gestão escolar nas escolas particulares.

10 Gestão escolar nas escolas públicas Evidências de que estratégias de gestão da escola pode afetar o desempenho dos alunos. Tavares (2014) analisou um programa piloto de gestão implantado em escolas públicas estaduais de São Paulo, e encontrou resultados na proficiência dos estudantes, equivalente a elevar o aprendizado do aluno médio em quase 40%. Como afetar gestão escolar num ambiente em que os incentivos de mercado não estão presentes? Para escolas no Reino Unido, Iftkhar Hussain (2009) mostra que avaliação negativa tem impacto sobre a carreira dos gestores escolares, pois reduz salários futuros. Para o Brasil, gestores da rede pública não têm mesmos incentivos que os da rede privada. Incentivos para melhoria da gestão escolar visando aumento de aprendizado precisam ser diferentes no sistema público.

11 O Jovem de Futuro (JF) O Instituto Unibanco (IU) desenvolveu diversas ações para aumentar a qualidade da gestão escolar nas redes públicas de ensino médio. O Jovem de Futuro (em suas várias e mais recentes versões) é um programa que provê os instrumentos de gestão necessários aos diretores de escolas públicas. Há capacitação para uso das ferramentas de gestão, com contínuo acompanhamento e monitoramento de supervisores da rede. Gestores passam a planejar, olhando para metas de desempenho acadêmico dos alunos a serem alcançadas.

12 JF: Resultados e Mecanismos Com implantação aleatorizada do programa, foi possível testar o efeito do JF sobre desempenho. Paes de Barros e co-autores (2015) mostram que o efeito do JF foi de 5 pontos na escala SAEB. Ainda não se sabe ao certo qual o principal mecanismo pelo qual o JF afeta o desempenho final dos alunos. Firpo e Bacalhau (2016) investigaram, a partir de questionário junto aos gestores, como efeitos variam conforme grau de adesão a cada uma das etapas previstas para a plena utilização das ferramentas de gestão. Resultados preliminares apontam que em escolas que foram capazes de planejar e de implantar seus planos de ação, efeitos foram maiores. Esses resultados apontam ainda para relevante papel dos supervisores, o que requer mais aprofundamento.

13 IU e o Think Tank em Economia da Educação Em processo de permanente transformação, o JF é objeto de detalhada análise no Think Tank (TT) em Economia da Educação do IU. Tenta-se entender quais dos seus componentes são os mais efetivos sobre desempenho e quais são os potenciais subprodutos, alguns indesejados da intervenção. O modelo do TT permite que se faça avaliação de impacto causal do programa e mapeamento dos mecanismos por meio de um modelo integrado entre pesquisadores, formuladores e coordenadores do JF, gestores e supervisores.

14 Cátedra Instituto Unibanco: agenda de pesquisa Por dentro do JF: Papel dos supervisores no clima e gestão escolares; Heterogeneidade dos efeitos: o papel das condições iniciais; Heterogeneidade dos efeitos: adesão diferenciada e escolhas dos gestores; Efeitos de longo prazo do JF sobre emprego e renda. Por dentro do Ensino Médio: Ensino Médio Técnico: remuneração e empregabilidade futuras; Ocupações de Ensino Médio, evolução salarial e produtividade; Qualidade do Ensino Médio e efeitos de longo prazo sobre salários e escolha setorial.

15 Obrigado!

Efeitos distributivos de programas educacionais e o uso de experimentos aleatórios

Efeitos distributivos de programas educacionais e o uso de experimentos aleatórios SERGIO FIRPO Efeitos distributivos de programas educacionais e o uso de experimentos aleatórios SERGIO FIRPO Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper Experimentos aleatórios Por que usá-los?

Leia mais

Bonificação por Desempenho

Bonificação por Desempenho Bonificação por Desempenho Sistema Educacional do Estado de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) 2.900.000 Ensino Médio (1ª a 3ª séries) 1.500.000 EJA 700.000 Total 5.100.000

Leia mais

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro Sistemas de Avaliação Bonificação por Desempenho Maria Helena Guimarães de Castro Sistema Estadual de Educação de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental 2.900.000 Ensino Médio 1.500.000 EJA 600.000

Leia mais

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro Sistemas de Avaliação Bonificação por Desempenho Maria Helena Guimarães de Castro Sistema Estadual de Educação de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) 2.900.000 Ensino Médio (1ª

Leia mais

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA José Francisco Soares Presidente do Inep Novembro 2015 SUMÁRIO I. Desafios conceituais II. Desafios relativos às escolas III.Desafios relativos aos resultados IV.

Leia mais

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará Política Educacional: A experiência de Sobral/CE Sobral - Ceará Ponto de partida Resultado da avaliação de leitura com alunos de 2ª série Final de 2000 48% não liam textos, frases e nem palavras 48,0%

Leia mais

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO OUTUBRO DE 2018 1. CONTEXTO SOCIOECONÔMICO TABELA 1 INDICADORES BÁSICOS DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO População (2018) 401.155 PIB

Leia mais

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA OUTUBRO DE 2018 1. CONTEXTO SOCIOECONÔMICO TABELA 1 INDICADORES BÁSICOS DO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA População (2018) 25.848 PIB per

Leia mais

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE TEOTONIO VILELA

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE TEOTONIO VILELA REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE TEOTONIO VILELA OUTUBRO DE 2018 1. CONTEXTO SOCIOECONÔMICO TABELA 1 INDICADORES BÁSICOS DO MUNICÍPIO DE TEOTONIO VILELA População (2018)

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO Seminário: Qualidade do Ensino Médio Andifes Brasília Outubro 2012 Luiz Cláudio Costa Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017 PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017 INSTITUTO UNIBANCO 2 1 PROPÓSITO QUERO SER PSICOLOGO QUERO CUIDAR DA MINHA FAMÍLIA QUERO SER PRESIDENTE QUERO SER PILOTO

Leia mais

O Caso de Teresina: 3º melhor IDEB entre as capitais brasileiras

O Caso de Teresina: 3º melhor IDEB entre as capitais brasileiras O Caso de Teresina: 3º melhor IDEB entre as capitais brasileiras Profº Doutor Kleber Montezuma Fagundes dos Santos Secretário de Teresina/PI Premissas Caracterização da Rede Indicadores de Qualidade do

Leia mais

O Novo Ensino Médio e a BNCC Mozart Neves Ramos

O Novo Ensino Médio e a BNCC Mozart Neves Ramos 1 O Novo Ensino Médio e a BNCC Mozart Neves Ramos O Ensino Médio no Brasil Se considerarmos como qualidade o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão na idade certa, o Ensino Médio pode ser

Leia mais

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação

Leia mais

GAZETA DO POVO Vida e Cidadania

GAZETA DO POVO Vida e Cidadania GAZETA DO POVO Vida e Cidadania EDUCAÇÃO Como melhorar o ensino Receita para tornar o aprendizado em sala de aula mais eficiente inclui professor interessado e turmas menores e mais homogêneas Publicado

Leia mais

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática Objetivos da Oficina Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicada no estado do Alagoas AREAL, para o (re)

Leia mais

EDUCAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Mozart Neves Ramos

EDUCAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Mozart Neves Ramos EDUCAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO Mozart Neves Ramos mozart@todospelaeducacao.org.br PIB e anos de estudo Impacto da Educação na renda da população Um ano a mais de escolaridade no Brasil

Leia mais

Sobre a Importância da Gestão para o Sucesso Educacional

Sobre a Importância da Gestão para o Sucesso Educacional Sobre a Importância da Gestão para o Sucesso Educacional Ricardo Paes de Barros, Diana Coutinho, Marina de Cuffa, Samuel Franco, Beatriz Garcia, Laura Machado, Amiris Serdeira e Camila Soares CÁTEDRA I.

Leia mais

Avaliação em Políticas Públicas e em Educação

Avaliação em Políticas Públicas e em Educação Avaliação em Políticas Públicas e em Educação Claudia Costin Requisitos para uma política pública eficaz Capacidade de formulação, a partir de problemas que a realidade apresenta. Fixação de metas mensuráveis,

Leia mais

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem.

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. Está pautada no compromisso, no diálogo, no planejamento

Leia mais

Estudo ACIRP Escolas Públicas e educação 2018 Fevereiro/2018

Estudo ACIRP Escolas Públicas e educação 2018 Fevereiro/2018 Estudo ACIRP Escolas Públicas e educação 2018 Fevereiro/2018 Brasil aponta baixo nível de qualificação da população frente a outros países Educação e qualificação da mão-de-obra no Brasil ainda estão longe

Leia mais

FGV EBAPE. Educação Básica no Brasil: Desafios e possibilidades dos ensinos infantil e médio. Henrique Paim. 25 de Setembro de 2017

FGV EBAPE. Educação Básica no Brasil: Desafios e possibilidades dos ensinos infantil e médio. Henrique Paim. 25 de Setembro de 2017 FGV EBAPE Educação Básica no Brasil: Desafios e possibilidades dos ensinos infantil e médio Henrique Paim 25 de Setembro de 2017 Educação Básica Despertar tardio Acesso, Equidade e Qualidade Estatísticas

Leia mais

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Ideb 2015 na cidade de Campinas-SP

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Ideb 2015 na cidade de Campinas-SP Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2015 na cidade de Campinas-SP sumário sumário sumário sumário Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília 12 de setembro 2016 Um pouco sobre Campinas

Leia mais

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP)

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) GESTÃO DA CAPACITAÇÃO COM BASE EM COMPETÊNCIAS: proposta de metodologia de diagnóstico de necessidades

Leia mais

Quais os principais desafios. do contexto atual. Juventude

Quais os principais desafios. do contexto atual. Juventude Novo Ensino Médio Novo Ensino Médio Como o Novo EM garante uma educação que promova o pleno desenvolvimento, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho previstos na CF/88

Leia mais

Base Nacional Curricular Comum

Base Nacional Curricular Comum Base Nacional Curricular Comum Referência para o currículo nacional e para avaliação da educação básica MARIA INÊS FINI Presidente do INEP Base Nacional Curricular Comum Art. 26. Os currículos da educação

Leia mais

RICARDO HENRIQUES RICARDO PAES DE BARROS

RICARDO HENRIQUES RICARDO PAES DE BARROS RICARDO HENRIQUES RICARDO PAES DE BARROS Impacto da gestão educacional e uso de evidências: reflexões a partir do Jovem de Futuro RICARDO HENRIQUES RICARDO PAES DE BARROS Impacto da gestão educacional

Leia mais

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação DIREITO À EDUCAÇÃO A importância das avaliações para monitorar e verificar a garantia do Direito à Educação.

Leia mais

O U T U B R O D E N º

O U T U B R O D E N º NOTASTECNICAS O U T U B R O D E 2 0 1 8 N º 1 1 I D E B 2 0 1 7 d a s e s c o l a s d a r e d e m u n i c i p a l d e S ã o L u í s E l ab o radores: LA U R A R EGIN A C A R NEIR O M ARLA N A P O RT ILH

Leia mais

Mendonça Filho março Educação no Brasil: começo de uma grande mudança

Mendonça Filho março Educação no Brasil: começo de uma grande mudança Mendonça Filho março 2018 Educação no Brasil: começo de uma grande mudança Investimento em Educação x PIB no Brasil 10,0 Estimativa do Percentual do Investimento Público Total e Investimento Público Direto

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I. BASE LEGAL Lei nº 10.382 aprova o Plano Estadual de Educação do Espírito Santo PEE/ES 2015-2025. Art. 5º - A eecução do PEE/ES e o alcance

Leia mais

3. ORIENTAÇÕES IDEB E POSSÍVEIS ANÁLISES

3. ORIENTAÇÕES IDEB E POSSÍVEIS ANÁLISES 3. ORIENTAÇÕES IDEB E POSSÍVEIS ANÁLISES O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é o indicador nacional que reflete a situação da unidade escolar a partir do resultado de dois componentes:

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR ORIENTADA PARA RESULTADOS NATAL AGOSTO DE 2017

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR ORIENTADA PARA RESULTADOS NATAL AGOSTO DE 2017 PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR ORIENTADA PARA RESULTADOS NATAL AGOSTO DE 2017 INSTITUTO UNIBANCO 2 1 PROPÓSITO QUERO SER PSICOLOGO QUERO CUIDAR DA MINHA FAMÍLIA QUERO SER PRESIDENTE QUERO SER

Leia mais

Roteiro para consulta aos indicadores educacionais

Roteiro para consulta aos indicadores educacionais Universidade Federal De Minas Gerais Faculdade De Educação Departamento De Ciências Aplicadas À Educação (Decae) Formação Complementar: Administração de Sistemas e Instituições Educacionais Disciplina:

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos PAEBES 2015

Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos PAEBES 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos Organização da Oficina 1 MOMENTO: As avaliações externas do Espírito Santo: vantagens e possibilidades do PAEBES, PAEBES ALFA e PAEBES TRI; 2

Leia mais

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira http://portal.inep.gov.br/ Educação Básica O Censo escolar O Saeb O Provinha Brasil O Ideb O Encceja O Enem O Prova Docente O

Leia mais

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira INFORMATIVO TÉCNICO Nº 2/2015 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: LINHA DE BASE E PROJEÇÕES DE METAS INTRODUÇÃO A Lei do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) estabelece

Leia mais

Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil

Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil Desafios e experiências bem-sucedidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental Seminário Internacional Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil Carlos Eduardo Moreno Sampaio Brasília-DF

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESPÍRITO SANTO

DIAGNÓSTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESPÍRITO SANTO DIAGNÓSTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESPÍRITO SANTO Instituto Jones dos Santos Neves IJSN Rede de Ensino Fundamental no Espírito Santo Fonte: INEP Total do número n de matrículas no ensino fudamental no

Leia mais

REUNIÃO DE GESTÃO INTEGRADA: PLANEJAMENTO de março de 2019

REUNIÃO DE GESTÃO INTEGRADA: PLANEJAMENTO de março de 2019 REUNIÃO DE GESTÃO INTEGRADA: PLANEJAMENTO 2019 14 de março de 2019 JOVEM DE FUTURO 2 Agenda Retrospectiva sobre as primeiras ações do Circuito de Gestão Jovem de Futuro em 2019 Orientações sobre a 1ª RT

Leia mais

CAMINHOS PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO

CAMINHOS PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO CAMINHOS PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO José Francisco Soares Presidente do INEP Objetivos Sucesso escolar é evidenciado por bons resultados. Onde há sucesso, há boa gestão.

Leia mais

S E T E M B R O D E N º 0 7. de São Luís. SEPLAN

S E T E M B R O D E N º 0 7. de São Luís. SEPLAN S E T E M B R O D E 2 0 1 6 N º 0 7 RESUMO: IDEB 2015 das escolas da rede municipal de São Luís. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO VÂNIA CRISTIN A O. COELHO WILSON FRANÇA RIBEIRO FILHO SEPLAN PREFEITURA

Leia mais

Introdução. Diferentes níveis de verificação: Possíveis usos dependem da forma como a informação é obtida

Introdução. Diferentes níveis de verificação: Possíveis usos dependem da forma como a informação é obtida USOS DAS AVALIAÇÕES Introdução Para assegurar direito ao desenvolvimento e ao aprendizado: definição de objetivos de aprendizado por etapa (camadas) verificação do atingimento desses objetivos Diferentes

Leia mais

MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação

MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação Proposta de Trabalho Brasília, 30 de novembro de 2012 São Paulo, Agosto 2011 Apresentação do projeto HORÁCIO PIVA 1 Recursos humanos qualificados

Leia mais

Análise das desigualdades intraescolares no Brasil

Análise das desigualdades intraescolares no Brasil Análise das desigualdades intraescolares no Brasil Coordenação Romualdo Portela de Oliveira Equipe Adriana Bauer Maria Paula Ferreira Elaine Garcia Minuci Fabio Lisauskas Malena Xavier Carvalho Nathalia

Leia mais

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL O INÍCIO... Ivo Gomes Ponto de Partida Anos 90 Ponto de Partida Anos 90 Mudança na gestão municipal 1997; Distorção Idade-série; Estrutura física escolar péssima; Analfabetismo

Leia mais

A EDUCAÇÃO CARIOCA

A EDUCAÇÃO CARIOCA A EDUCAÇÃO CARIOCA 2009-2016 A EDUCAÇÃO CARIOCA Helena Bomeny Secretária Municipal de Educação 2 A EDUCAÇÃO CARIOCA Coordenadorias Regionais de Educação SME em Números 644.303 Alunos 41.147 Professores

Leia mais

difusão de idéias Testes e provas para diagnosticar os problemas que afetam o ensino

difusão de idéias Testes e provas para diagnosticar os problemas que afetam o ensino Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2010 página 1 Testes e provas para diagnosticar os problemas que afetam o ensino Adriana Bauer e Gláucia Novaes: cultura de avaliação tem levado redes de

Leia mais

Tema 7. Educação e saúde

Tema 7. Educação e saúde Tema 7. Educação e saúde A educação e a saúde do capixaba são os principais pilares do Mapa Estratégico da Indústria Capixaba 2008/2015, porque ambos os conceitos são fundamentais para a elevação da produtividade

Leia mais

O Plano Nacional de Educação. Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal

O Plano Nacional de Educação. Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal O Plano Nacional de Educação Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal Plano Nacional de Educação Diretrizes Superação das desigualdades educacionais

Leia mais

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas EQUIPE Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas Estudos & Pesquisas Fundação Victor Civita (FVC) 2007-2012 18 estudos Formatos: relatório,

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIONAL NORTE 2 CURSO FOCO APRENDIZAGEM PLANO DE INTERVENÇÃO DER NORTE 2 FOCO APRENDIZAGEM

DIRETORIA DE ENSINO REGIONAL NORTE 2 CURSO FOCO APRENDIZAGEM PLANO DE INTERVENÇÃO DER NORTE 2 FOCO APRENDIZAGEM DIRETORIA DE ENSINO REGIONAL NORTE 2 CURSO FOCO APRENDIZAGEM PLANO DE INTERVENÇÃO DER NORTE 2 (...) para ser democrática, a escola tem de ser igualmente acessível a todos, diversa no tratamento a cada

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA ENEM 2015 POR ESCOLA

NOTA EXPLICATIVA ENEM 2015 POR ESCOLA NOTA EXPLICATIVA ENEM 2015 POR ESCOLA 1 - RESULTADOS DO ENEM 2015 AGREGADOS POR ESCOLA Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) auxiliam estudantes, pais, professores, diretores das escolas

Leia mais

REUNIÃO DE CONSELHO. 30 de março de 2016

REUNIÃO DE CONSELHO. 30 de março de 2016 REUNIÃO DE CONSELHO 30 de março de 2016 INSTITUTO UNIBANCO 2 JOVEM DE FUTURO 3ª GERAÇÃO Jovem de Futuro 3ª geração - Circuito de Gestão Jovem de Futuro 3ª geração - Ações Oficina 1 Curso Módulo 1 Oficina

Leia mais

NAU INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

NAU INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA NAU INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Equipe Representação Portaria Giovana da Silva Lenzi (Coordenadora) Gabriela Bettella Cybis (Vice- Coordenadora) Patricia Kruse Klaser Luciana Neves Nunes Esequia

Leia mais

O que é o Pacto pela Educação do Pará?

O que é o Pacto pela Educação do Pará? Encontros Regionais Visão Geral O que é o Pacto pela Educação do Pará? É um esforço integrado de diferentes níveis, setores (educação, assistência, saúde, cultura, esporte e lazer) e atores (governo, empresariado,

Leia mais

77% dos empresários da construção civil apontam a. 100% dos empresários sentem-se prejudicados. 64% das empresas que dispõem de mecanismos para

77% dos empresários da construção civil apontam a. 100% dos empresários sentem-se prejudicados. 64% das empresas que dispõem de mecanismos para 77% dos empresários da construção civil apontam a falta de mão de obra qualificada como problema Esse é maior com relação às ocupações de pedreiros (100%), encarregados de obra (88,9%) e engenheiros (74,1%)

Leia mais

S E T E M B R O D E N º

S E T E M B R O D E N º NOTAS TECNICAS S E T E M B R O D E 2 0 1 4 N º 0 6 RESUMO: IDEB 2013 das escolas da rede municipal de São Luís. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO EDUARD O CELESTIN O CORDEIRO SEPLAN PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB Evidências da Edição 2017 Agosto de 2018 IDEB = Resultados de aprendizagem dos estudantes de acordo com o SAEB + Taxas de aprovação, reprovação e abandono,

Leia mais

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PARA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL O que é Clima mesmo? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da vivência de práticas, políticas, estrutura,

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Objetivos Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicadas no estado do Espírito Santo, na etapa de

Leia mais

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES 1 A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (2011-2018): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (UFCG) Profa. Dra. Ângela Cristina Albino

Leia mais

Painel: Educação Profissional Andrea Ramal

Painel: Educação Profissional Andrea Ramal Painel: Educação Profissional Andrea Ramal ramal.andrea@gmail.com Sumário 1 2 Como está a Educação no Brasil e no Rio de Janeiro? Saídas para a Região Metropolitana 1 Como está a Educação no Brasil e no

Leia mais

A contribuição do investimento social privado para o aperfeiçoamento das Políticas Publicas. Projeto Jovem de Futuro

A contribuição do investimento social privado para o aperfeiçoamento das Políticas Publicas. Projeto Jovem de Futuro A contribuição do investimento social privado para o aperfeiçoamento das Políticas Publicas Projeto Jovem de Futuro Congresso ABRARES 11 de novembro de 2010 CENÁRIO ATUAL Um momento favorável: Avanços

Leia mais

MUDANÇAS NO FIES: MP 785/2017

MUDANÇAS NO FIES: MP 785/2017 O FIES é um programa SOCIAL de extrema relevância para a inclusão das classes C/D e E. A educação superior ainda reflete a desigualdade social do Brasil: enquanto os alunos das classes A e B estudam de

Leia mais

PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ

PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ O Pará vive a perspectiva de um cenário socioeconômico bastante favorável grandes projetos produtivos implantados ou em implantação volume substantivo de recursos sendo aplicados

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIANDO IDEPB 2016

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIANDO IDEPB 2016 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIANDO IDEPB 2016 PARTE 1 No estado, a rede pública estadual de ensino vem sendo avaliada por meio do Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba,

Leia mais

CLEAR-FGV e IPEA 28 e 29 Set 2015 São Paulo Lígia Vasconcellos Gerência de Avaliação de Projetos Itaú Unibanco

CLEAR-FGV e IPEA 28 e 29 Set 2015 São Paulo Lígia Vasconcellos Gerência de Avaliação de Projetos Itaú Unibanco Seminário: Aperfeiçoando Políticas Públicas no Brasil a partir de Resultados: Desenvolvendo Competências e Sistemas de Monitoramento e Avaliação. Sessão Monitoramento e Avaliação: Estudos Selecionados

Leia mais

Brasília (DF), Maio de Aprimoramentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica

Brasília (DF), Maio de Aprimoramentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica Brasília (DF), Maio de 2017 Aprimoramentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica Sistema de Avaliação da Educação Básica Conceito O Saeb avalia a qualidade da Educação Básica, oferecendo subsídios

Leia mais

25/09/2017 SETOR DE EDUCAÇÃO UNESCO

25/09/2017 SETOR DE EDUCAÇÃO UNESCO 25/09/2017 Ensino Médio_Panorama e Experiências Internacionais Educação básica no Brasil: limites e possibilidades dos ensinos infantil e médio - Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas - RJ SETOR DE

Leia mais

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Dayane Tinoco Analista de Instrumento de Avaliação e-mail: dayane@caed.ufjf.br Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

Leia mais

Terceiro Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III)

Terceiro Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III) Terceiro Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III) Werner Mauch Daniele Vieira Instituto da UNESCO de Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL) Contexto 32 milhões de adultos na América

Leia mais

construindo uma agenda

construindo uma agenda Regime de colaboração: construindo uma agenda . Regime de colaboração. Sistema nacional de educação. Responsabilidade da gestão pública educacional. Esforço coordenado e planejado. Atuação propositiva

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Best Practices & Improvement A Consultoria A BPI Consultoria nasceu da necessidade de implementação de soluções customizadas para

Leia mais

TRÊS GERAÇÕES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL INTERFACES COM O CURRÍCULO DA/NA ESCOLA

TRÊS GERAÇÕES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL INTERFACES COM O CURRÍCULO DA/NA ESCOLA TRÊS GERAÇÕES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL INTERFACES COM O CURRÍCULO DA/NA ESCOLA BONAMINO, Alícia; SOUZA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces

Leia mais

IDEB Pacto pela Educação do Pará: Metas Intermediárias

IDEB Pacto pela Educação do Pará: Metas Intermediárias IDEB Pacto pela Educação do Pará: Metas Intermediárias Metodologia de Cálculo Rosane Santiago Joice Garcia Maio 2014 Proposta Necessidade de estabelecer as metas intermediárias para a trajetória do IDEB

Leia mais

Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores

Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores Não existe um herói na escola, existe uma EQUIPE a ser mobilizada por um gestor... ELBA ALVES De professor de Língua Portuguesa a Gestor Escolar... Atualmente Coordenador Pedagógico da 9ª Diretoria Regional

Leia mais

O currículo do Ensino Médio no olhar de pesquisadores e gestores brasileiros MARILZA REGATTIERI

O currículo do Ensino Médio no olhar de pesquisadores e gestores brasileiros MARILZA REGATTIERI O currículo do Ensino Médio no olhar de pesquisadores e gestores brasileiros MARILZA REGATTIERI Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio Mesa: O Currículo do Ensino Médio no olhar

Leia mais

MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS

MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS Produção e uso de evidências: aproximações e aprendizados para aprimorar políticas educacionais MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS INSTITUTO UNIBANCO 3

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR

A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR INDICADORES DE QUALIDADE SINAES ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com

Leia mais

Ensino Médio em Paraisópolis. Fórum Multientidades de Paraisópolis Grupo de Trabalho de Educação 24/nov/2016

Ensino Médio em Paraisópolis. Fórum Multientidades de Paraisópolis Grupo de Trabalho de Educação 24/nov/2016 Ensino Médio em Paraisópolis Fórum Multientidades de Paraisópolis Grupo de Trabalho de Educação 24/nov/2016 www.paraisopolis.org Ensino Médio Paraisopolis ESCOLA EE Etelvina de Goes Marcucci inicio de

Leia mais

Piso do Magistério e Plano Municipal de Educação

Piso do Magistério e Plano Municipal de Educação Piso do Magistério e Plano Municipal de Educação O DESAFIO DOS MUNICÍPIOS CARLOS EDUARDO SANCHES 20/08/2018 Financiamento da educação básica pública no esforço de estados e municípios com uma pequena participação

Leia mais

Roniberto Morato do Amaral

Roniberto Morato do Amaral Roniberto Morato do Amaral Comitê Gestor Gestor do NIC/ENTIDADE NIC/POLO UTIC Demandas Diversidade de usuários Produtos de informação Biblioteca digital Fórum Rumores Indicadores Produtos de Inteligência

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APR OPR IAÇÃO DE R E S ULTADOS SAERS 20 16

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APR OPR IAÇÃO DE R E S ULTADOS SAERS 20 16 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APR OPR IAÇÃO DE R E S ULTADOS SAERS 20 16 2 MOMENTO OBJ ETIVOS a) Promover a compreensão sobre a avaliação educacional no contexto do Rio Grande do Sul. b) Capacitar à leitura

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 1. IDENTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES

PLANO DE TRABALHO 1. IDENTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES 1. IDENTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES PLANO DE TRABALHO ACORDO DE COOPERAÇÃO Nº /2017, QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DA BAHIA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, E O SINDICATO DAS ENTIDADES MANTENEDORAS DE ESTABELECIMENTOS

Leia mais

Apoio para avaliação das condições de oferta do Novo Ensino Médio

Apoio para avaliação das condições de oferta do Novo Ensino Médio Apoio para avaliação das condições de oferta do Novo Ensino Médio APRESENTAÇÃO Esta apostila traz um apoio para a avaliação das condições de oferta do Ensino Médio nos estados brasileiros e seus municípios.

Leia mais

Indicadores sócio-educacionais Compilado por Profa. Dra. Gladys Beatriz Barreyro (atualizado em 2011)

Indicadores sócio-educacionais Compilado por Profa. Dra. Gladys Beatriz Barreyro (atualizado em 2011) DESIGUALDADE Indicadores sócio-educacionais Compilado por Profa. Dra. Gladys Beatriz Barreyro (atualizado em 2011) O Brasil não é um país pobre, mas um país injusto e desigual, com muitos pobres (Barros,

Leia mais

Estruturação do Novo PDI UFOP

Estruturação do Novo PDI UFOP PROPLAD / UFOP Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Universidade Federal de Ouro Preto Estruturação do Novo PDI UFOP 2016-2026 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 23 de Outubro de 2016 PDI:

Leia mais

O sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação

O sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação O sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação Regina Maria de Fátima Torres 1 Os mercados de trabalho no Brasil estão cada vez mais complexos e dinâmicos, e as demandas do sistema produtivo, cujos

Leia mais

RICARDO PAES DE BARROS

RICARDO PAES DE BARROS RICARDO PAES DE BARROS Avaliação de Impacto do Projeto Jovem de Futuro sobre a Aprendizagem Ricardo Barros (IAS/Insper), Samuel Franco (OPESociais), Gabriela Gall (Insper) e Rosane Mendonça (UFF) Impacto

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

Arianna Legovini Head, Development Impact Evaluation Initiative (DIME) World Bank. O Uso de Avaliações Aleatoria para Melhorar Políticas e Programas

Arianna Legovini Head, Development Impact Evaluation Initiative (DIME) World Bank. O Uso de Avaliações Aleatoria para Melhorar Políticas e Programas Arianna Legovini Head, Development Impact Evaluation Initiative (DIME) World Bank O Uso de Avaliações Aleatoria para Melhorar Políticas e Programas 1 Objetivo Identificar o Verdadeiro Efeito de um Programa

Leia mais

Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade. Brasília-DF 25 de abril de 2016

Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade. Brasília-DF 25 de abril de 2016 Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade Brasília-DF 25 de abril de 2016 Indicador de Desempenho no Enade (IDE) 1 - O Conceito Enade, atualmente, é calculado pela metodologia de

Leia mais

Estratégias de Formação Continuada e Tecnologias nas Escolas

Estratégias de Formação Continuada e Tecnologias nas Escolas Estratégias de Formação Continuada e Tecnologias nas Escolas 5ª VIDEOCONFERÊNICIA DE APERFEIÇOAMENTO COLETIVO CARLOS EDUARDO SANCHES 17/12/2018 FORMAÇÃO CONTINUA Foco na prática pedagógica do professor

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG Estrutura da Apresentação Cenário das Avaliações em larga escala, no Brasil, implementadas pela União, no contexto da

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais