REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO P/ OS COLABORADORES ÍNDICE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO P/ OS COLABORADORES ÍNDICE"

Transcrição

1 REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO P/ OS COLABORADORES ÍNDICE I. Regras Gerais de Segurança II. EPI III. Ferramentas e Equipamentos IV. Ferramentas Manuais V. Solda a Arco VI.Corte e Solda a Gás VII.Esmerilhadeiras Portáteis...11 VIII.Escadas...11 IX.Como Levantar Pesos X.Comunicação de Riscos XI.Primeiros Socorros XII.Segurança Fora do Trabalho I - REGRAS GERAIS DE SEGURANCA 01-Siga as instruções; não de chances para o azar, se você não souber, pergunte.

2 02- Corrija e comunique imediatamente todas as condições inseguras que você verificar. 03-Ajude a manter a maior ordem, arrumação e limpeza possíveis, em todos os instantes. 04- Leia e obedeça todos os sinais de aviso, etiquetas, placas, faixas e cartazes. 05- Não é permitida a presença de pessoas não autorizadas nos locais de trabalho. 06- Nenhum empregado está autorizado a trabalhar antes, ou após o horário normal de expediente, sem autorização da supervisão. 07- A subida ou a descida de lugares altos deve ser por meio de escadas portáteis, fixas ou outros meios seguros especialmente para esta finalidade com proteção adequada contra a queda de pessoas. 08 -Todas as lesões (machucados, ferimentos) devem ser comunicadas imediatamente (no mesmo dia) a sua chefia ou a segurança do trabalho da Zandei, não importando a gravidade das mesmas; busque o auxílio de primeiros socorros logo após o acidente Brigas e brincadeiras não serão toleradas nos locais de trabalho (isto é considerada uma falha grave) O uso ou o porte de medicamentos sem prescrição médica, drogas ou bebidas alcoólicas é proibido. 11- Não se admite e existência de armas de fogo ou qualquer outro tipo nos locais de trabalho (isto é considerada uma falta grave) Utilize as ferramentas e os equipamentos corretos para o trabalho; e de maneira segura.

3 13 - Somente use, ajuste ou repare equipamento se estiver autorizado para fazer isto (máquinas e equipamentos não devem ser consertados ou ajustados com mecanismos em movimento ou com partes móveis que não estejam devidamente travadas) Utilize os equipamentos de proteção individual indicados para sua tarefa, para o ambiente de trabalho e para sua função, utilize os uniformes e outras vestimentas de proteção necessárias ao trabalho. Mantenha-os sempre limpos e em boas condições de uso É proibido fumar dentro da empresa em diversos locais que prestamos serviços por isso, em trabalhos externos observe os avisos de Proibido Fumar. É PROIBIDO FUMAR DURANTE A EXECUÇÃO DE SEU TRABALHO Quando em serviço externo procure um fumador ou local adequado para fumar e depois retorne ao trabalho. 16- Líquidos inflamáveis devem ser mantidos em recipientes adequados e armazenados em locais especialmente definidos para esta finalidade Somente eletricistas qualificados e credenciados estão autorizados a efetuar reparos e manutenção elétrica Os equipamentos de prevenção e extinção de incêndio somente poderão ser utilizados com objetivo de extinção de chamas. Nunca obstrua o acesso aos equipamentos de combate a incêndio. 19- Anéis, cabelos compridos soltos, mangas compridas desabotoadas, pulseiras ou colares não deverão ser usados nas áreas industriais ou em serviços de campo.

4 20 - Ande! Não corra! II EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI A experiência tem demonstrado que o uso sistemático do EPI é muito eficaz para a proteção contra lesões. Quando se determina o uso do EPI não se pretende dificultar a realização do seu trabalho. O EPI é para a sua proteção e segurança. EPI pode evitar uma lesão, mas não evita o acidente. Quem evita o acidente é você. Conheça e siga estas regras para a sua proteção: 1-Todos os empregados deverão usar os óculos de segurança fornecidos pela empresa durante atividades que possam resultar faíscas, fagulhas, cavacos, poeira ou qualquer resíduo que possa afetar aos olhos. PARA CADA TRABALHO HÁ UM ÓCULOS DE PROTEÇÃO ADEQUADO! 2 - Utilize protetores faciais adequados a cada categoria de risco em operações tais como: limpeza com ar comprimido, esmerilhamento, manipulação de solventes, produtos cáusticos, etc. 3 - Naquelas áreas onde houver poeiras, fumos, gases e vapores insalubres ou perigosos, ou deficiência de oxigênio deverão ser utilizados respiradores ou máscaras do tipo adequado para cada situação. PROTEJA SUA RESPIRAÇÃO 4 - Para riscos especiais utilize luvas com revestimentos plásticos (PVC) ou luvas de borracha ou neoprene quando estiver trabalhando com solventes, produtos cáusticos, etc.

5 As luvas de soldadores deverão ser de raspa de couro ou de vaqueta com costura de algodão. No manuseio e inspeção de embalagens devem ser usadas luvas de malha. 5 Em locais com altura superior a 1,5 m (um metro e meio de altura) deverá ser utilizado cinto de segurança, tipo pára-quedista. 6 - Qualquer outro equipamento de proteção individual ou coletiva não relacionado, mas necessário ao desenvolvimento do seu trabalho deverá ser requisitado a sua chefia. 7 - Recomenda-se o uso de calçados de segurança para todos os empregados da área operacional. 8 - As roupas e vestimentas em geral deverão ser trocadas quando estiverem rasgadas. 9 - Em todas as atividades realizadas na área operacional (com presença superior a 30 min) deverá ser utilizado protetor auricular Todos colaboradores da Zandei Plásticos, independente do cargo ou função, ao praticar serviço externo, deverão informar-se sobre as regras de segurança e utilização de EPIs nas empresas de sua atuação e segui-las a risca. III - FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS Os acidentes que acontecem com ferramentas e equipamentos são causados geralmente por pessoas que não utilizam as ferramentas adequadas ao trabalho, ou que as usam em péssimas condições, ou de maneira incorreta, ou falham tanto no armazenamento quanto na manutenção de ferramentas de uma maneira geral. Para prevenir tais tipos de acidentes deve-se trabalhar de maneira segura com as ferramentas e equipamentos necessários.

6 Siga cuidadosamente estas regras e o seu trabalho será mais seguro: 1- O ar comprimido não deve ser utilizado para limpar a pele e roupas. 2- Ferramenta danificada, desgastada, condutores elétricos com defeito ou máquinas sem dispositivos de proteção não deverão ser utilizados. 3- Não faça reparos em ferramentas elétricas. Identifique-a externamente como sem condição de uso e encaminhe-as a sua chefia. 4- Ferramentas elétricas não devem ser usadas quando se estiver sobre superfícies úmidas. Sob risco de sério choque elétrico. 5- Nunca tente desligar uma ferramenta elétrica puxando pelo fio. Retire o plugue da tomada. 6 - Proteja os fios elétricos e as mangueiras de ar contra o risco de danos pela queda de materiais, borra de solda, etc. Proteja também os fios e mangueiras para evitar que as pessoas tropecem neles. 7 - Nos locais de travessia de veículos os cabos elétricos devem passar por dentro de tubos e sobre estes haverão chapas metálicas. 8 - Assegure-se de que a máquina esteja inoperante antes da remoção de guardas, proteções e dispositivos de segurança durante reparos e ajustes. 9- Em trabalho em altura, as ferramentas, equipamentos e materiais nunca deverão ser jogados para cima ou para baixo. Eles deverão ser presos e manipulados através de uma corda, barbante ou outro meio que esteja seguro para evitar uma eventual queda. 10- Antes de funcionar um equipamento motorizado, assegure-se de que ninguém possa

7 ser atingindo por engrenagens, correias. Ou outras peças móveis do mecanismo. Todas as guardas e proteções deverão estar em seus lugares. 11- Não use luvas ou roupas soltas próximo de peças móveis de máquinas. 12- É expressamente proibido o uso de gasolina ou diesel para se fazer limpeza de mãos, ferramentas, peças, máquinas e similares, para isso deverão ser utilizados solventes adequados. 13- Evite que outras pessoas liguem o equipamento sobre o qual você está trabalhando através da colocação de plaqueta de aviso e o bloqueio da chave que controla o acionamento. 14- A operação e movimentação de equipamentos motorizados somente poderão ser feitas por pessoal treinado, credenciado e autorizado. 15- As ferramentas elétricas manuais e portáteis deverão ser do tipo de dupla isolação, ou então deverão ter suas carcaças adequadamente aterradas para evitar cheque elétrico. 16- Nunca exceda a capacidade do elevador. Isto também se aplica a paleteiras e todos os equipamentos de movimentação e transporte 17-Comunique ao seu supervisor qualquer desgaste, defeito, fios rompidos ou outro problema que verificar nos cabos de aço e estropos. 18- O corte ou soldagem somente poderá ser feito onde não houver misturas inflamáveis ou explosivas, através da limpeza sucessiva do ambiente e/ou de sua inertização. 19- Remova e comunique todas as condições inseguras que você encontrar. 20 Nunca utilize o elevador de carga para transporte de pessoas!!!

8 IV- FERRAMENTAS MANUAIS 1- As ferramentas manuais deverão ser usadas para os propósitos para os quais elas foram fabricadas e deverão ser inspecionadas periodicamente para verificar se não apresentam defeitos. Toda ferramenta que apresentar algum tipo de defeito deverá ser identificada como sem condições de uso e entregue ao encarregado de serviços que providenciará os reparos necessários. 2 - Chaves de fenda nunca deverão ser usadas como talhadeiras ou alavancas. 3 - Nunca utilize uma chave de fenda que esteja torta, cega, mordida, arredondada ou com cabo quebrado. 4 - Os cabos de marretas e martelos deverão ser mantidos bem presos através da fixação de cunhas. 5 - As ferramentas não deverão ser construídas de materiais não aprovados; a utilização de uma ferramenta improvisada deverá ser aprovada pela chefia imediata. V- SOLDA A ARCO 1- A instalação e a manutenção de equipamentos elétricos somente poderá ser feita por eletricistas treinados, qualificados, credenciados e autorizados pela Zandei. 2- Todos os equipamentos elétricos deverão estar aterrados com cabos, grampos e conectores aprovados para esta finalidade. 3- Cabos, alicates e porta eletrodos defeituosos não serão utilizados.

9 4- Nunca transporte o alicate porta eletrodos com pedaços de eletrodo em seu interior. 5- Mantenha o equipamento de soldagem seco e bem ventilado. 6- Seja consciencioso com seus colegas antes de abrir um arco de soldagem. 7- Utilize a ventilação e exaustão adequada para eliminar a fumaça sempre que for necessário. 8- Não solde perto de linha ou recipientes de gás ou outro tipo de material combustível ou situações onde houver riscos de explosões. 9- Esteja certo de que a tonalidade filtrante da lente da sua máscara de solda é a de número adequado á atividade desenvolvida. VI - CORTE E SOLDAS A GÁS 1- Somente pessoas treinadas e qualificadas estão autorizadas a usar equipamento oxiacetilênico e de solda a oxi-combustível. 2- Mantenha o cilindro de oxigênio, sua mangueira, válvulas e acessórios afastados de qualquer tipo de óleo ou graxa (risco de explosão). 3- Os cilindros devem ser transportados em carrinhos adequados (sobre rodas), mas em nenhuma hipótese devem ser rolados no chão. 4- Os capacetes de proteção das válvulas dos cilindros deverão se mantidos nos mesmos quando não estiverem em uso ou durante transportes e movimentações, mesmo que temporários.

10 5- As tochas dos maçaricos deverão estar equipadas com válvulas que impeçam o retrocesso dos gases. Adicionalmente tanto os cilindros de acetileno, como de oxigênio ou de GLP deverão estar protegidos com válvulas corta chama ( válvula seca ). 6- Antes de efetuar um aquecimento, solda ou corte o soldador ou maçariqueiro deverá se responsabilizar em verificar as condições existentes, no lado oposto ou abaixo, de onde será feita a operação para confirmar que qualquer possibilidade de perigo de fogo ou lesões esteja afastada ou eliminada. Deverá existir um extintor de incêndio do tipo adequado para uso imediato próximo do trabalho. 7- Inspecione todas as tochas (maçaricos), mangueiras, bicos, conexões e outros dispositivos de corte e solda regularmente. Cada bico deverá ser identificado para o propósito para o qual foi fabricado. 14- Mantenha as mangueiras afastadas dos locais com centelhas, ou escórias aquecidas. Senão houver alternativa proteja as mangueiras colocando-as dentro de tubos, ou cobrindo-as com cantoneiras. VII - ESMERILHADEIRAS PORTÁTEIS 1- As esmerilhadeiras deverão ser equipadas com capa de aço de proteção sempre que utilizarem discos com diâmetro igual ou superior a duas polegadas. Estas proteções não deverão ser removidas ou alteradas sobre nenhuma hipótese, a não ser pelo serviço de assistência técnica do fabricante. 2 - Não tente trocar um disco sem que você tenha instruções adequadas para esta tarefa. Assegure-se de que a velocidade de trabalho que está impressa no rótulo do disco está compatível com a velocidade de trabalho da esmilhadeira.

11 3 - Manipule a esmerilhadeira com cuidado para prevenir danos provenientes da queda da mesma. Se você deixar cair a esmerilhadeira não volte a usá-la novamente antes de checar se ela está segura para o trabalho. Nunca carregue um equipamento através do cabo elétrico ou da mangueira de ar. VIII- ESCADAS Os acidentes com escadas geralmente acontecem devido à falta de cuidado, má utilização ou defeitos na estrutura da escada. Siga estas regras para garantir a sua segurança quando estiver usando escadas. 1 - Transportes à escada com a parte da frente levantada o suficiente para não atingir outras pessoas. 2 - Antes de utilizar uma escada verifique todos os seus degraus, seus reforços e corrimão para garantir a inexistência de defeitos. Qualquer defeito que você verificar escadas comunique ao seu supervisor e não utilize a escada até que sejam feitos os reparos necessários. 3 - Selecione a escada mais adequada para o tipo de trabalho que irá realizar. Nunca use uma escada que seja muito curta para a atividade que será feita. 4. Os pés da escada deverão ser presos para evitar escorregamento e, adicionalmente, à distância do pé da escada á parede deverá ser igual a um quarto da altura do suporte da escada até o chão. 5 - Amarre ou fixe de uma maneira segura a parte de cima da escada. 6 - Nunca utilize escadas improvisadas.

12 7 - Quando estiver subindo ou descendo numa escada esteja sempre de frente para a escada e use sempre as duas mãos. 8 - Mantenha as escadas livres de óleo, barro, lama, graxa ou outros produtos escorregadios. 9 - Não tente atingir distâncias superiores ao tamanho do seu braço esticado, quando estiver sobre uma escada. Se for necessário reposicione a escada para um ponto mais próximo Suspenda materiais e ferramentas através de cordas, cordões ou barbantes. Não tente carregá-los enquanto você estiver subindo ou descendo numa escada Nunca trabalhe acima do antepenúltimo degrau de uma escada Nunca pinte as escadas de madeira, pois a tinta poderá ocultar defeitos Nunca utilize escadas metálicas ou qualquer outro material condutor de eletricidade. X- COMO LEVANTAR PESOS O uso de técnicas inadequadas de levantamento de peso pode resultar em graves lesões. O levantamento de peso é uma tarefa simples e segura se for feita de maneira correta. Siga os seguintes passos toda vez que for levantar e movimentar objetos pesados e volumosos. Conheça essas regras de levantamento de cargas e aplique-as em todos os momentos. 1 - Se a carga for muito pesada peça ajuda. 2 - Use luva adequada para proteger as suas mãos.

13 3 - Separe os pés, um ao lado do objeto e outro atrás da carga. 4 - Dobre os joelhos e aproxime-se da carga. 5 - Mantenha seu corpo junto ao objeto. 6 - Procure agarrar bem a carga usando toda a palma da mão. 7 - Mantenha as costas retas, o mais próximo possível de uma vertical e faça o levantamento usando a força de suas pernas (não a das costas). 8 - Evite girar o corpo. Mude a posição dos seus pés Certifique-se de que lhe é visível o caminho que você está seguindo Para descer a carga faça o procedimento acima de maneira invertida. XIV - COMUNICAÇÃO DE RISCOS 1- Comunique todos os riscos de acidentes em seu local de trabalho, conforme a orientação da segurança da Zandei. 2- Verifique com sua chefia todas as informações de segurança e proteção disponíveis. 3- Leia e obedeça aos rótulos, placas, cartazes e avisos de proteção e segurança. XV - PRIMEIROS SOCORROS

14 Ao se machucar no trabalho, comunique a sua chefia imediatamente, não importando o tamanho ou gravidade da lesão. A legislação obriga as empresas a terem registro de todos os acidentes que acontecem no trabalho. Estes registros de acidentes são feitos para se analisar as causas que contribuíram para a ocorrência dos acidentes e quais medidas deverão ser tomadas para se evitar a ocorrência de acidentes idênticos sob condições semelhantes., Os primeiros socorros são situações emergenciais e temporais, são o tratamento imediato que se precisa fazer antes de conseguir ou de levar a vítima para um médico. O que se fizer nos momentos críticos após a ocorrência de lesões poderá salvar uma vida. Conheça estes procedimentos básicos de primeiros socorros. As coisas mais importantes que você deve fazer quando alguém estiver machucado são: 1- RESGATE OBJETIVO: REMOVER A VÍTIMA DE UM LOCAL PERIGOSO PARA UM LOCAL SEGURO. Só mova a vítima (cuidadosamente), se e somente houver risco de vida. Fique atento com a respiração, hemorragias, imobilizações de ossos quebrados em primeiro lugar, se for possível. 2- RESPIRAÇÃO OBJETIVO: MANTER UMA ABERTURA DE AR E RESTABELECER A RESPIRAÇÃO POR RESSUSCITAÇÃO BOCA-A-BOCA. Abra a passagem do ar, inclinando a cabeça para trás e levantando o queixo; Olhe, ouça e sinta se há respiração; Se não houver respiração: ADULTOS: Comprima as narinas; dê dois grandes sopros rápidos e então um sopro a cada 5 segundos. CRIANÇAS: Cubra a boca e o nariz com sua boca;comece com dois sopros leves e rápidos e então passe a soprar a cada 3 segundos. 3-HEMORRAGIA: OBJETIVO: PARAR O SANGRAMENTO, PREVINIR CONTAMINAÇÃO, TRATAR

15 CONTRA CHOQUE BUSCAR AUXÍLIO MÉDICO. Pressão direta - aplique uma pressão diretamente sobre o ferimento com um pano limpo ou com sua própria mão. Se possível, e for praticável, levante o ferimento acima do nível do coração. >4-ATAQUE DO CORAÇÃO:> Sintomas: Dores persistentes no peito, ansiedade, dificuldade de respirar, náusea, transpiração. Ponha a pessoa numa posição confortável; Solicite socorro médico. 5-FRATURAS Não remova a vítima; Mantenha os ossos quebrados imobilizados; Se o socorro for demorado, providencie uma tala de imobilização. 7-QUEIMADURAS: Alivie a dor e previna a contaminação. Em pequenas queimaduras ponha água fria; Em grandes queimaduras ponha compressa seca e esterilizada. Trate contra choque; Busque auxílio médico. 8-QUEIMADURAS PROVOCADAS POR PRODUTOS QUIMÍCOS: Molhe a área com água corrente em abundância; Busque auxílio médico. 9-CHOQUE ELÉTRICO Atue com rapidez, mas mantenha-se afastado do perigo, até prova em contrário, considere que todos os fios e cabos elétricos ainda continuam energizados. Abra o circuito no painel ou chave elétrica mais próxima, se possível; Se o fio não puder ser desenergizado, utilize um dispositivo seco não condutor de eletricidade, como madeira seca, por exemplo, para afastar o fio condutor da vítima, ou a vítima do fio. Use luvas de borracha resistentes para suportar alta tensão e fique sobre materiais isolantes elétricos, se possível. Uma vez a vítima afastada do condutor elétrico, administre os primeiros socorros.

16 10-DESMAIO: Deixe a vítima deitada; Afrouxe as roupas; Molhe com delicadeza o rosto da pessoa com água fria. 11-EXAUSTÃO PELO CALOR: Providencie descanso; afrouxe as roupas; Mova a vítima para um local frio ou esfrie com roupas úmidas; Forneça goles de água durante o período de aproximadamente uma hora (meia colher de chá de sal num copo de água). 12-CONGELAMENTO Cubra a parte congelada; Providencie roupas adicionais ou cobertores; Faça a imersão da parte que foi congelada num recipiente com água morna (40ºC); Dê uma bebida morna e não alcoólica; Busque socorro médico. 13-ENVENENAMENTO:> Diluir de grandes quantidades de água ou leite se a vítima estiver consciente e não estiver vomitando; Busque socorro médico. Informe ao serviço de socorro médico ambulatorial O QUÊ, QUANDO, COMO e QUANTO foi ingerido. É crucial que os primeiros socorros comecem imediatamente. Evite pânico e use o bom senso. Ao administrar os primeiros socorros, peça para alguém, buscar um médico. Lembre-se que você não é um médico. Não faça nada além do necessário para tratar a vítima até que a ajuda médica chegue. XIX-SEGURANÇA FORA DO TRABALHO A VIDA É CURTA. Um acidente pode torná-la ainda mais curta. A prevenção de acidentes é algo muito importante, não apenas para o seu trabalho, mas também em casa, na estrada ou lazer. Os seguintes lembretes, se você utilizá-los, poderá ajudá-lo a prevenir acidentes e curtir o lado bom da vida.

17 AO DIRIGIR: 1- Respeite os limites de velocidade estabelecidos. 2 - Use o cinto de segurança e exija o uso pelos passageiros. 3 - Mantenha distância dos outros veículos. Dirija numa velocidade que lhe permita parar ou manobrar com segurança caso surja uma emergência. 4 - O lado direito da estrada é o lugar mais seguro. Mantenha sempre a sua direita, utilizando a faixa da esquerda somente para as ultrapassagens. 5 - Dirigir com segurança é acima de tudo dirigir com cortesia. Respeite os outros motoristas. Sinalize todas as suas intenções de mudança de direção e velocidade. EM CASA: 1- Elimine todos os riscos de quedas, como por exemplo: pisos escorregadios, ficar de pé sobre caixas ou cadeiras, brinquedos e objetos jogados no chão e escadas etc Não negligenciar os riscos associados com eletricidade. Fiações gastas, tomadas sobrecarregadas, equipamentos defeituosos e equipamento elétrico não confiáveis (gambiarras) não devem ser usados. Nunca manuseie dispositivo elétrico quando suas mãos ou pés estiverem úmidos. EM TODOS OS INSTANTES: Lembre-se de que os acidentes acontecem por negligência sua ou de alguém. Fazendo uma análise passo a passo de cada tarefa antes de realiza-la e estudando todas as medidas necessárias para evitar os riscos de acidentes possíveis em cada ema destas etapas, é perfeitamente possível planejar antecipadamente como evitá-los

A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida.

A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida. A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida. Campanha do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul e Campo Alegre contra os Acidentes de Trabalho

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL E A REDE ELÉTRICA

CONSTRUÇÃO CIVIL E A REDE ELÉTRICA CONSTRUÇÃO CIVIL E A REDE ELÉTRICA O QUE É A COCEL? A COCEL leva energia elétrica a toda Campo Largo. É esta energia que permite que as fábricas, o comércio e todo o setor produtivo funcionem. É graças

Leia mais

Manual de Instruções RETÍFICA RETA 1/4 AR 1214

Manual de Instruções RETÍFICA RETA 1/4 AR 1214 Manual de Instruções RETÍFICA RETA 1/4 AR 1214 ADVERTÊNCIA: Leia atentamente este manual antes de usar o produto. ÍNDICE SEÇÃO PÁGINA Introdução 3 Normas gerais de segurança 3 Normas especificas de segurança

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

Manual de Instruções FURADEIRA PARAFUSADEIRA ELÉTRICA PE 735

Manual de Instruções FURADEIRA PARAFUSADEIRA ELÉTRICA PE 735 Manual de Instruções FURADEIRA PARAFUSADEIRA ELÉTRICA PE 735 ADVERTÊNCIA: Leia atentamente este manual antes de usar o produto. ÍNDICE SEÇÃO PÁGINA Introdução 3 Normas gerais de segurança 3 Uso e cuidados

Leia mais

Dynatig 350 HF. Ignitor de alta frequência CÓDIGO : 0704123 MANUAL DO USUÁRIO / LISTA DE PARTES E PEÇAS

Dynatig 350 HF. Ignitor de alta frequência CÓDIGO : 0704123 MANUAL DO USUÁRIO / LISTA DE PARTES E PEÇAS Dynatig 350 HF CÓDIGO : 0704123 Ignitor de alta frequência MANUAL DO USUÁRIO / LISTA DE PARTES E PEÇAS 2 Dynatig 350 HF Página em branco Dynatig 350 HF Ignitor de alta frequência para tocha TIG MANUAL

Leia mais

Mãos e dedos. atenção. Risco de: Esmagamentos Escoriações Cortes Amputações Fraturas

Mãos e dedos. atenção. Risco de: Esmagamentos Escoriações Cortes Amputações Fraturas Mãos e dedos Risco de: Esmagamentos Escoriações Cortes Amputações Fraturas Nenhum empregado foi exposto ao perigo para produzir esse material. As fotos simulam possíveis situações de risco no seu dia de

Leia mais

Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção

Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção Por que eu devo utilizar equipamentos de segurança e onde encontrá-los? Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foram feitos para evitar

Leia mais

Addendum ao manual 0558003746 (PT):

Addendum ao manual 0558003746 (PT): PT-32EH TOCHA DE CORTE A PLASMA Addendum ao manual 0558003746 (PT): Consulte a página em anexo para ver a lista atualizada de acessórios opcionais e consumíveis. A foto atualizada mostra os corretos números

Leia mais

Prevenção de Acidentes do Trabalho. Coisas simples e importantes da vida não poderão ser feitas em sua plenitude se nos faltar esse órgão

Prevenção de Acidentes do Trabalho. Coisas simples e importantes da vida não poderão ser feitas em sua plenitude se nos faltar esse órgão Coisas simples e importantes da vida não poderão ser feitas em sua plenitude se nos faltar esse órgão No trabalho, todos os dias, toda hora, nossas mãos contribuem decisivamente para nos tornar hábeis,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR ZV1000A (127V) ZV1000B (220V) Leia atentamente este Manual, antes de usar sua Enceradeira. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas. SAC: (11) 5660.2600

Leia mais

CUIDADO O tempo de carregamento não deve exceder 3 5 horas. ESPECIFICAÇÃO Chave de fenda: Velocidade: 200rpm;

CUIDADO O tempo de carregamento não deve exceder 3 5 horas. ESPECIFICAÇÃO Chave de fenda: Velocidade: 200rpm; MANUAL DE INSTRUÇÕES Por favor, leia as instruções de operação meticulosamente, prestar especial atenção às instruções de segurança. Guarde as instruções de operações junto com o equipamento CUIDADO O

Leia mais

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado

Leia mais

-Só iniciar a tarefa com PT-Permissão para Trabalho,e cumpra as Recomendações de segurança contidas nela.

-Só iniciar a tarefa com PT-Permissão para Trabalho,e cumpra as Recomendações de segurança contidas nela. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÂO POP 005000-OM -06 1/2 PINTURA DE PAREDE COM USO DE ANDAIME REVISÃO: 00 FOLHA 1- OBJETIVO ESTE PROCEDIMENTO ESTABELECE OS REQUISITOA MÍNIMOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DE PINTURA.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ )

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Anti Ruído Tradicional Aplicação: Reparação e emborrachamento de veículos. Fornecedor: Nome: Mastiflex Indústria e Comércio Ltda Endereço : Rua

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

FOUNDATIONS 4 Melhores Práticas para Segurança em Transportadores de Correias

FOUNDATIONS 4 Melhores Práticas para Segurança em Transportadores de Correias Melhores Práticas para Segurança em Transportadores de Correias CUSTOS DA SEGURANÇA FOUNDATIONS 4 Custo típico de um acidente fatal: $1,2 Million US Custo de um acidente com afastamento: $38.000 US US

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

ATENÇÃO INFORMAÇÕES SOBRE A GARANTIA

ATENÇÃO INFORMAÇÕES SOBRE A GARANTIA ATENÇÃO INFORMAÇÕES SOBRE A GARANTIA Motor vertical 2 tempos LER O MANUAL DO PROPRIETÁRIO. TRABALHE SEMPRE COM ROTAÇÃO CONSTANTE, NO MÁXIMO 3.600 RPM EVITE ACELERAR E DESACELERAR O EQUIPAMENTO. NÃO TRABALHE

Leia mais

Segurança com serra mármore. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Segurança com serra mármore. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Segurança com serra mármore Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Segurança da área de trabalho Mantenha a área de trabalho sempre limpa e bem iluminada. Áreas de trabalho desorganizadas

Leia mais

Incêndios e Explosões Baseado no original do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo - da Espanha) - www.mtas.

Incêndios e Explosões Baseado no original do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo - da Espanha) - www.mtas. Incêndios e Explosões Baseado no original do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo - da Espanha) - www.mtas.es/insht/ INTRODUÇÃO Os incêndios e explosões, ainda que representem uma porcentagem

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

0800-55 03 93 Segunda à Sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 17h.

0800-55 03 93 Segunda à Sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 17h. 1 ANO DE GARANTIA SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR Manual de Instruções L I G U E G R Á T I S 0800-55 03 93 Segunda à Sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 17h. M.K. Eletrodomésticos Ltda. Estrada

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade. Agradecemos a sua

Leia mais

Grill e Sanduicheira Crome Inox

Grill e Sanduicheira Crome Inox Ari Jr 06-12-2012 12/11 939-09-05 781431 REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Grill e Sanduicheira inox www.britania.com.br 0800-417644 Ari Jr 06-12-2012 Diogo Thamy 06-12-2012 06-12-2012 Grill e Sanduicheira

Leia mais

3/4. APOSTILA Normas de Segurança na Operação de Empilhadeiras

3/4. APOSTILA Normas de Segurança na Operação de Empilhadeiras 3/4 APOSTILA Normas de Segurança na Operação de Empilhadeiras Prezados Colaboradores O tema abordado nesta edição é sobre empilhadeiras. Após analisar os relatórios dos acidentes, as informações dos trabalhadores,

Leia mais

Fire Prevention STANDARD. LME-12:001905 Upt Rev A

Fire Prevention STANDARD. LME-12:001905 Upt Rev A STANDARD LME-12:001905 Upt Rev A Índice 1 Introdução... 3 2 Requisitos... 3 3 Normas de Operação Segura... 4 3.1 Procedimentos de Evacuação em Incêndio... 4 3.2 Caminhos de Escape Designados... 4 3.3 Pontos

Leia mais

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções Tobogã com Escalada Mega Manual de instruções Código do produto: MT.10812 Recomendado para crianças de 03 a 15 anos Parabéns! Você acaba de adquirir um brinquedo da Mundi Toys. Prezando pela sua segurança

Leia mais

Sinalização. Catálogo de Placas EXTINTOR DE INCÊNDIO 164,2/21,3-2.329-K-W/ 10.513.146/0001-94

Sinalização. Catálogo de Placas EXTINTOR DE INCÊNDIO 164,2/21,3-2.329-K-W/ 10.513.146/0001-94 Sinalização Catálogo de Placas EXTINTOR DE INCÊNDIO 164,2/21,3-2.329-K-W/ 10.513.146/0001-94 Materiais VINIL AUTO-ADESIVO PVC / PS Utilizado em ambientes internos e externos. Pode ser confeccionado com

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções (Party Cooler s Thermomatic) Modelo: 40 litros & 77 litros Obrigado por escolher a série dos Party Cooler s da Thermomatic. Para garantir o uso correto das operações, por favor, leia

Leia mais

11/07 246-04/00 072413 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES

11/07 246-04/00 072413 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES 11/07 246-04/00 072413 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES ELIMINAÇÃO DE PROBLEMAS ASPIRADOR NÃO LIGA Verificar se a

Leia mais

ISO 9001:2000 Certificate Nº FM37608 INJETORAS MANUAL DE SEGURANÇA

ISO 9001:2000 Certificate Nº FM37608 INJETORAS MANUAL DE SEGURANÇA ISO 9001:2000 Certificate Nº FM37608 INJETORAS MANUAL DE SEGURANÇA ISO 9001:2008 capítulo 3 segurança e procedimentos Seção Conteúdo Pag. 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 3.7 Segurança Geral Sinais de aviso Sinais

Leia mais

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI Equipamento De Proteção Individual - EPI Definição: EPI é todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a integridade física do trabalhador. EPI (s)

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES RT650KA / RTX-1

MANUAL DE INSTRUÇÕES RT650KA / RTX-1 RT650KA MICRO RETÍFICA VELOCIDADE VARIÁVEL MANUAL DE INSTRUÇÕES RT650KA / RTX-1 DISQUE 0800 703 4644 PARA SABER QUAL O CENTRO DE SERVIÇO MAIS PRÓXIMO DE SUA LOCALIDADE INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA AVISO: Ao

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas as divisões

Leia mais

SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PONTES ROLANTES

SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PONTES ROLANTES SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de Objetivos Sensibilizar os operadores de Ponte Rolante quanto à necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de ocorrência de acidentes. Adotar procedimentos de rotina,

Leia mais

Aula 4. Noções de Prevenção de Trabalho em Altura, Eletricidade e Espaço Confinado. META DA AULA OBJETIVOS

Aula 4. Noções de Prevenção de Trabalho em Altura, Eletricidade e Espaço Confinado. META DA AULA OBJETIVOS Aula 4 Noções de Prevenção de Trabalho em Altura, Eletricidade e Espaço META DA AULA Adquirir noções básicas sobre Trabalho em Altura, Eletricidade e Espaço OBJETIVOS Ao final desta aula, você deverá ser

Leia mais

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho.

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho. 0 IMPORTANTE LEIA E SIGA AS SEGUINTES INSTRUÇÕES Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho. ATENÇÃO Atenção indica uma situação potencialmente

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR LOGO DA EMPRESA EMPRESA: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: LOCAL DA ATIVIDADE: ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR FOLHA: 01 DE 10. DATA DE EMISSÃO: DATA DE APROVAÇÂO: REVISÃO: HORÁRIO: ASSINATURA DOS ENVOLVIDOS NA

Leia mais

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Segurança do usuário Seu sistema e os suprimentos recomendados foram projetados e testados para atender a exigências de segurança rígidas. A atenção às seguintes informações garantirá uma operação contínua

Leia mais

Servoacionamento série CuiDADoS E PrECAuÇÕES

Servoacionamento série CuiDADoS E PrECAuÇÕES A U T O M A Ç Ã O Servoacionamento série CuiDADoS E PrECAuÇÕES Recomendamos a completa leitura deste manual antes da colocação em funcionamento dos equipamentos. 1 Sumário Garantia Estendida Akiyama 3

Leia mais

bambozzi Manual de Instruções NM 250 TURBO +55 (16) 3383 S.A.B. (Serviço de Atendimento Bambozzi) 0800 773.3818 sab@bambozzi.com.

bambozzi Manual de Instruções NM 250 TURBO +55 (16) 3383 S.A.B. (Serviço de Atendimento Bambozzi) 0800 773.3818 sab@bambozzi.com. bambozzi A SSISTÊNCIAS T ÊCNICAS AUTORIZADAS acesse: www.bambozzi.com.br/assistencias.html ou ligue: +55 (16) 3383 3818 Manual de Instruções BAMBOZZI SOLDAS LTDA. Rua Bambozzi, 522 Centro CEP 15990-668

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 1. INTRODUÇÃO Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresentam riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MINI- MOTO. Página 1- Indicações de uso AVISOS!

MANUAL DO USUÁRIO MINI- MOTO. Página 1- Indicações de uso AVISOS! MANUAL DO USUÁRIO MINI- MOTO Página 1- Indicações de uso AVISOS! *Não é permitido para pessoas que não entenderam o manual de instruções, dirigirem a mini-moto. *Deve ser utilizado a mistura de gasolina

Leia mais

MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-250

MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-250 *Imagens meramente ilustrativas MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-250 Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-250 Modelo Tensão nominal Frequência Corrente nominal Tensão

Leia mais

Instruções de Uso e Segurança

Instruções de Uso e Segurança Instruções de Uso e Segurança Alicates Nunca utilize os alicates como martelo para não criar folga. Não martele os isolamentos, pois eles se danificarão; Utilizar alicates para apertar ou desapertar porcas

Leia mais

MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-400

MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-400 *Imagens meramente ilustrativas MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-400 Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-400 Modelo Tensão nominal Frequência Corrente nominal Diâmetro

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PARA MOEDOR DE CARNE

MANUAL DE OPERAÇÃO PARA MOEDOR DE CARNE MANUAL DE OPERAÇÃO PARA MOEDOR DE CARNE 1-8 1 INTRODUÇÃO Neste manual de operação, você encontrará todas as informações necessárias sobre o equipamento para usá-lo corretamente. Ao adquirir um dos modelos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 Obrigado por adquirir o Aquecedor Ecológico de Painel ecotermic Cadence, AQC700, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito

Leia mais

Aspirador de pó ASP 1000

Aspirador de pó ASP 1000 ELIMINAÇÃO DE PROBLEMAS ASPIRADOR NÃO LIGA Verificar se a tomada está energizada ou o plugue (16) está encaixado corretamente FALTA OU DIMINUIÇÃO DE SUCÇÃO Acessórios (mangueira e tubos) podem estar obstruídos.

Leia mais

Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF

Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF A Comissão de segurança do Instituto de Química da UFF(COSEIQ) ao elaborar essa proposta entende que sua função é vistoriar, fiscalizar as condições

Leia mais

ALTO POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES

ALTO POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES 1 O QUE É ESPAÇO CONFINADO? CARACTERÍSTICAS VOLUME CAPAZ DE PERMITIR A ENTRADA DE EMPREGADOS LIMITAÇÕES E RESTRIÇÕES PARA ENTRADA E SAIDA DE PESSOAL NÃO E PROJETADO PARA OCUPAÇÃO CONTÍNUA POSSUI, EM GERAL,

Leia mais

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares Conheça a Minicadeira para Carro Tira de cinto de segurança para os ombros Tira de ajuste Guarde este manual de instruções para eventuais consultas. 2 Alça para carregar Botão de ajuste na alça Em todos

Leia mais

FRD-2892 507 MANUAL DO USUÁRIO FRITADEIRA FRD-2892 PREZADO CLIENTE A fim de obter o melhor desempenho de seu produto, por favor, leia este manual do usuário cuidadosamente antes de começar a usá-lo,

Leia mais

Martelete Rotativo. Makita do Brasil Ferramentas Elétricas Ltda. MANUAL DE INSTRUÇÕES HR2445- HR2455

Martelete Rotativo. Makita do Brasil Ferramentas Elétricas Ltda. MANUAL DE INSTRUÇÕES HR2445- HR2455 Martelete Rotativo HR445- HR455 MANUAL DE INSTRUÇÕES Makita do Brasil Ferramentas Elétricas Ltda. Fábrica Rua Makita Brasil, 00 Bairro Alvarengas - S. B. do Campo - SP - CEP: 0985-080 PABX: (0xx) 439-4

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SECADOR DE CABELOS CADENCE IRIS SEC400

MANUAL DO USUÁRIO SECADOR DE CABELOS CADENCE IRIS SEC400 MANUAL DO USUÁRIO SECADOR DE CABELOS CADENCE IRIS SEC400 Obrigado por adquirir o Secador de Cabelos Cadence Iris, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente

Leia mais

INV300CC-3T MANUAL DE INSTRUÇÕES

INV300CC-3T MANUAL DE INSTRUÇÕES INV300CC-3T MANUAL DE INSTRUÇÕES Leia e siga todas as instruções e indicações de segurança com cuidado. Somente pessoal treinado pode instalar e operar este equipamento. Entre em contato com a CAMAR se

Leia mais

CALDEIREIRO. De acordo com a lei 6.514, de 22 de Dezembro de 1977

CALDEIREIRO. De acordo com a lei 6.514, de 22 de Dezembro de 1977 : 1/5 De acordo com a lei 6.514, de 22 de Dezembro de 1977 Capítulo V Da Segurança e da Medicina do Trabalho Art 157 - Cabe às empresas: I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do

Leia mais

ANEXO X. Referente ao Edital de Tomada de Preços nº. 001/2016

ANEXO X. Referente ao Edital de Tomada de Preços nº. 001/2016 ANEXO X Referente ao Edital de Tomada de Preços nº. 001/2016 NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Página 1 de 5 1 - CONDIÇÕES BÁSICAS 1.1 As normas aplicáveis aos serviços a serem

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT WO-50DBR INFORMAÇÕES IMPORTANTES Ao usar aparelhos elétricos, seguir sempre precauções básicas de segurança, incluindo o seguinte: AVISO 1.

Leia mais

Manual de Instruções. Escova rotativa Red Hot. Leia atentamente antes de usar. www.lizz.com.br 11 5660 2600 TY3000A (127V) TY3000B (220V)

Manual de Instruções. Escova rotativa Red Hot. Leia atentamente antes de usar. www.lizz.com.br 11 5660 2600 TY3000A (127V) TY3000B (220V) Manual de Instruções Escova rotativa Red Hot TY3000A (127V) TY3000B (220V) Leia atentamente antes de usar www.lizz.com.br 11 5660 2600 2 Manual de Instruções Manual de Instruções (Leia atentamente antes

Leia mais

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX 1 Sumário Treinamento específico e essencial.... 3 Manutenção, serviço e armazenamento.... 3 Inspeção... 3 Uso... 4 Tempo de vida do Produto.... 4 Garantia... 4

Leia mais

Manual de Instruções DUAL ACTION 0800-6458300 CORTADOR DE CABELOS BLUE ACTION 11/07 297-05/00 072469 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO

Manual de Instruções DUAL ACTION 0800-6458300 CORTADOR DE CABELOS BLUE ACTION 11/07 297-05/00 072469 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO 11/07 297-05/00 072469 REV.1 CORTADOR DE CABELOS BLUE ACTION SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO DUAL ACTION ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 0800-6458300 Manual de Instruções Cortes curtos 1.Usando o pente de 12 mm (05)

Leia mais

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira. Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira. 1 OBJETIVO: Definir requisitos mínimos para: Operação; Inspeção; Qualificação do operador. 2 INTRODUÇÃO GENERALIDADES Existem basicamente

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura Porque este assunto preocupa? Impacto dos Acidentes envolvendo Quedas - 40% das fatalidades

Leia mais

Manual de Instruções FURADEIRA COM IMPACTO FI 713/1

Manual de Instruções FURADEIRA COM IMPACTO FI 713/1 Manual de Instruções FURADEIRA COM IMPACTO FI 713/1 ADVERTÊNCIA: Leia atentamente este manual antes de usar o produto. ÍNDICE SEÇÃO PÁGINA Introdução 3 Normas gerais de segurança 3 Normas específicas de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Steam Power

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Steam Power MANUALDE DE INSTRUÇÕES MANUAL INSTRUÇÕES Steam Power INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho do produto, ler atentamente as instruções a seguir.

Leia mais

Manual de Instruções Carrinho - Twin

Manual de Instruções Carrinho - Twin Manual de Instruções Carrinho - Twin (Ref. 1350) Página 1 de 8 Remova o carrinho da caixa. As rodas dianteiras, rodas traseiras, bandeja frontal, pedana e capota dianteira devem ser instaladas antes de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA Para toda a linha de Ferramentas Elétricas CIR Instruções de Segurança Verifique antes de ligar a ferramenta se o interruptor está na posição desligado e

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [ REV04 24112011 ] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança

Leia mais

Sky Rider 22. Helicóptero com Radiocontrole. Manual do Usuário CÓD. 6406 GARANTIA. Candide Indústria e Comércio Ltda.

Sky Rider 22. Helicóptero com Radiocontrole. Manual do Usuário CÓD. 6406 GARANTIA. Candide Indústria e Comércio Ltda. GARANTIA A Candide Indústria e Comércio Ltda. garante este produto pelo período de 90 dias, contados a partir da data de emissão da nota fiscal de compra, desde que o mesmo tenha sido instalado e manuseado

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelos PAC900. Um produto de alta tecnologia, seguro, eficiente, barato e econômico. É muito importante ler atentamente

Leia mais

BRIGADA DE INCÊNDIO ORGANIZAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO

BRIGADA DE INCÊNDIO ORGANIZAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO BRIGADA DE INCÊNDIO Brigada de Incêndio: É um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuarem dentro de uma área previamente estabelecida na prevenção, abandono e combate

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PRODUTO QUÍMICO Nome do Produto: Nome da Empresa: SEÇÃO I Identificação do Produto Químico e da Empresa CITIMANTA CITIMAT MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA. RUA COMENDADOR SOUZA 72/82 AGUA BRANCA SÃO PAULO SP CEP: 05037-090

Leia mais

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883 REGULAGEM DA CORRENTE A tensão da corrente estará correta, quando em temperatura ambiente, a corrente encostar na parte inferior do sabre e ainda puder ser puxada com a mão sobre o mesmo. CORTE DE TORAS

Leia mais

H A R V A R D U N I V E R S I T Y EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA

H A R V A R D U N I V E R S I T Y EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA As informações de segurança a seguir podem ajudá-lo a evitar perigos e choques elétricos. Mantenha sua área de trabalho limpa e seca. Nunca trabalhe ao redor de

Leia mais

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir ATENÇÃO: Não Cobrir www.martau.com.br SAC: 0800 5 7546 Versão 922 Aquecedor de Ambiente Halógeno Modelo: MA - 02 H Anotações Índice - Introdução...4 2 - Recomendações de segurança...5 2. - Símbolos e

Leia mais

rimetal casa de vácuo Manual do Usuário Máquinas para Baterias

rimetal casa de vácuo Manual do Usuário Máquinas para Baterias casa de vácuo Manual do Usuário ÍNDICE INTRODUÇÃO Apresentação Dados Técnicos Cuidados Segurança Limpeza 2 3 4 5 6 MANUTENÇÃO Instruções Manutenção Preventiva INSTALAÇÃO 8 9 10 GARANTIA Garantia 12 Contato

Leia mais

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA Manual de Instruções METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. Fone: +55 (0 )47 255 2000 - Fax: +55 (0 )47 255 2020 Rua: Anita Garibaldi, nº 262 - Bairro: São Luiz - CP: 52 CEP: 88351-410 - Brusque - Santa Catarina -

Leia mais

RESPONSABILIDADES DO OPERADOR

RESPONSABILIDADES DO OPERADOR RESPONSABILIDADES DO OPERADOR Assegure-se sempre que a sua empilhadeira encontra-se em boas condições de funcionamento antes de começar o trabalho. Não tente realizar consertos ou reparos. Informe imediatamente

Leia mais

NR 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade (110.000-9)

NR 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade (110.000-9) NR 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade (110.000-9) 10.1. Esta Norma Regulamentadora - NR fixa as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DE SAÚDE

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DE SAÚDE REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DE SAÚDE I. Objetivos do Regulamento dos Laboratórios Especializados da Área de Saúde 1. Fornecer um guia geral e regras básicas consideradas mínimas

Leia mais

CORTADOR DE CABELOS CERAMIC

CORTADOR DE CABELOS CERAMIC MANUAL DE INSTRUÇÕES CORTADOR DE CABELOS CERAMIC LIMPEZA E MANUTENÇÃO É extremamente importante, para manter a boa performance de corte, a realização da limpeza das lâminas após cada utilização do aparelho.

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [REV.01 14032012] Obrigado por adquirir o ventilador Eros Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções, as informações contidas

Leia mais

Ferramentas isoladas Vde. Rua do Manifesto, 2216 - Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 2271-3211 www.internacionalferramentas.com.

Ferramentas isoladas Vde. Rua do Manifesto, 2216 - Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 2271-3211 www.internacionalferramentas.com. Ferramentas isoladas Vde Rua do Manifesto, 2216 - Ipiranga - São Paulo Dupla camada de isolação nas ferramentas VDE A dupla camada de proteção plástica das ferramentas VDE oferece mais segurança ao usuário

Leia mais

Espaço Confinado o que você precisa saber para se proteger de acidentes?

Espaço Confinado o que você precisa saber para se proteger de acidentes? Espaço Confinado o que você precisa saber para se proteger de acidentes? Publicado em 13 de outubro de 2011 Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte e/ou indicado

Leia mais

OVERLOCK / INTERLOCK SS7703 / 7705DG.

OVERLOCK / INTERLOCK SS7703 / 7705DG. MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA INDUSTRIAL OVERLOCK / INTERLOCK SS7703 / 7705DG. DIRECT-DRIVE MANUAL DE INSTRUÇÕES Para obter o máximo das muitas funções desta máquina e operá-la com segurança,

Leia mais

ANEXO IX NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CONVITE Nº. 003/2012

ANEXO IX NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CONVITE Nº. 003/2012 ANEXO IX NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CONVITE Nº. 003/2012 1.) CONDIÇÕES BÁSICAS 1.1. As empreiteiras que admitam trabalhadores deverão cumprir a Norma Regulamentadora nº

Leia mais

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho Manual de Segurança e Saúde do Trabalho 1 INTRODUÇÃO A política de recursos humanos da Toledo do Brasil abrange as áreas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal; administração

Leia mais

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante NOME DO PRODUTO: Solução Titulante 1/12 FISPQ NRº. 28 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome Comercial do Produto: Solução Titulante Nome Químico: Solução Ácida a 0,1 N Nome da Empresa: Hidroazul

Leia mais

Instruções de Operação. Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos:

Instruções de Operação. Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos: 1 Instruções de Operação Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos: Antes de começar a trabalhar, leia o manual de instruções da máquina. Trabalhe

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR E GUARDE ESTE MANUAL PARA CONSULTAS FUTURAS. Manual de Instruções Parabéns por ter adquirido o SPIN DOCTOR, a poderosa massagem que atua de forma localizada nas áreas

Leia mais

LBH-1790A,1795A PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA

LBH-1790A,1795A PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA LBH-1790A,1795A PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA PARA GARANTIR O USO SEGURO DA SUA MÁQUINA DE COSTURA Para operar uma máquina de costura, máquina automática e dispositivos auxiliares (daqui por diante denominados

Leia mais

Mixer Black Plus 2. Manual de Instruções

Mixer Black Plus 2. Manual de Instruções Mixer Black Plus 2 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS

MANUAL DE OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS MANUAL DE OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS MANUTENÇÃO, PEÇAS E PNEUS PARA EMPILHADEIRAS SÃO AS NOSSAS ESPECIALIDADES, QUALIDADE É O NOSSO MAIOR OBJETIVO PEÇAS E PNEUS PARA EMPILHADEIRAS SÃO AS NOSSAS ESPECIALIDADES

Leia mais

SEGURANÇA E PREVENÇÃO CONTRA INCENDIOS

SEGURANÇA E PREVENÇÃO CONTRA INCENDIOS SEGURANÇA E PREVENÇÃO CONTRA INCENDIOS SEGURANÇA DO TRABALHO E BOMBEIROS UNIFESP GUARULHOS 2013/2014 Prezad@s companheiros de atividades, UNIFESP GUARULHOS A notícia que correu o mundo neste inicio de

Leia mais

MISTURADOR SUBMERSO RÁPIDO MSR

MISTURADOR SUBMERSO RÁPIDO MSR Indústria e Comércio de Bombas D Água Beto Ltda Manual de Instruções MISTURADOR SUBMERSO RÁPIDO MSR Parabéns! Nossos produtos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia Bombas Beto. Este manual traz

Leia mais

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química O que deve ser sempre lembrado é que: A segurança depende de cada um. É importante que o pessoal se habitue a trabalhar com segurança fazendo com

Leia mais

Instruções de Segurança

Instruções de Segurança 0 Instruções de Segurança! ADVERTÊNCIA Leia todas as advertências e instruções de segurança. Deixar de seguir todas as advertências e instruções pode resultar em descarga elétrica, incêndio e/ou ferimentos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CLIMATIZADOR DE AR VENTILAR CLIMATIZE 300 CLI300

MANUAL DO USUÁRIO CLIMATIZADOR DE AR VENTILAR CLIMATIZE 300 CLI300 MANUAL DO USUÁRIO CLIMATIZADOR DE AR VENTILAR CLIMATIZE 300 CLI300 Obrigado por adquirir o Climatizador Cadence Ventilar Climatize 300, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante

Leia mais