Unidade. Educação Artística 171. l- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade. Educação Artística 171. l- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina."

Transcrição

1

2 2 Educação Artística 171 Unidade 1 l- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina. ll- O lápis é o responsável direto pela boa qualidade do desenho e é classificado, de acordo com o grau de dureza da grafite, por meio de letras e números. Os lápis de uso mais comum são: nº 1 macio e mais apropriado para esboços. nº 2 médio. nº 3 duro e mais indicado para desenho geométrico. Os lápis classificados por letras e números são os especiais: série B são os mais macios, portanto os mais indicados para desenho artístico. Os números vão de 1 a 6, sendo o 6B o de grafite mais macia. série H são os mais duros, indo a numeração de 1 a 9. O 9H é o lápis de grafite mais dura. série HB possuem uma grafite intermediária entre H e B. Se usar lápis, ele deverá estar bem apontado. Se for lapiseira, recomendamos as de grafites com diâmetros finos (0,5mm) porque dispensam o trabalho de serem apontadas. lll- A borracha deve ser de preferência macia, para que não borre os desenhos. Para conservá-las limpas deve-se, quando necessário, esfregá-las num papel ou tecido. Não se deve lavá-las. lv- A régua deve ser graduada em cm e mm, de preferência de material acrílico transparente, por ser mais resistente. Quando ela estiver suja, lave-a com água fria. V- O jogo de esquadros é composto de dois instrumentos com forma de triângulos retângulos: um escaleno e um isósceles. Os de melhor qualidade são os de acrílico e não apresentam o limbo graduado. São utilizados para o traçado de paralelas e perpendiculares e a construção de ângulos.

3 Vl- As linhas traçadas nas execuções dos desenhos devem ser limpas, sem borrões e obedecer à importância de cada uma delas. Para o esboço, as linhas devem ser fracas; para a construção dos desenhos, linhas médias; e como resultado final, as linhas devem ser mais fortes. Educação Artística Vll- As folhas de exercícios devem ser conservadas limpas e sem dobras. Se forem soltas, devem conter o nome do aluno no seu canto direito superior, acima da margem. Vlll- Use somente lápis ou lapiseira nos seus desenhos. lx- O compasso deve estar em perfeitas condições de uso. Suas articulações não devem ser muito rígidas nem muito soltas. A ponta seca e a grafite têm que estar no mesmo nível, e a grafite deve ser apontada em bisel com o auxílio de uma lixa e ficar para o lado de fora. Mediatriz Mediatriz é uma reta perpendicular a um segmento de reta que o divide em duas partes de medidas congruentes. Abreviatura: mtz Construção: l- Dado um segmento de reta AB, construa sua mediatriz:

4 4 Educação Artística 171 Centro do compasso em A com raio (abertura do compasso) maior que a metade de AB, trace um arco. Centro do compasso em B com o mesmo raio, intercepte o arco inicial determinando os pontos 1 e 2. Trace uma reta que passe pelos pontos 1 e 2, determinando assim a mediatriz de AB. II- Trace a mediatriz do segmento de reta AB dado, quando existe espaço, somente num dos sentidos do segmento de reta: Centro do compasso em A e raio qualquer maior que a metade de AB, construa um arco. Centro do compasso em B, com mesmo raio, intercepte o arco de centro em A, determinando o ponto 1. Centro do compasso em A e raio diferente do inicial mas, maior que a metade de AB, trace outro arco.

5 Educação Artística Centro do compasso em B, com o mesmo raio de item, intercepte este arco determinando o ponto 2. Trace uma reta pelos pontos 1 e 2 e está determinada a mediatriz de AB. lll- Quando o segmento de reta dado é muito grande, costuma-se usar um artifício para aproximar as duas extremidades ao centro: Centro do compasso em A e B, com o mesmo raio, marcamos dois pontos 1 e 2 sobre o segmento de reta. Proceda agora como no exemplo 1 ou 2 para se obter a mediatriz. Retas perpendiculares São retas concorrentes que formam entre si quatro ângulos de 90º (retos). No traçado de mediatriz, obtêm-se ângulos de 90º. Exemplos: l- Trace uma reta b perpendicular à reta a, pelo ponto P pertencente à reta a: Centro do compasso em P com abertura qualquer, marque dois pontos 1 e 2 sobre a reta a. Centro do compasso em 1 e abertura maior que a metade de 12, trace um arco. Centro do compasso em 2 e mesmo raio, intercepte o arco determinando o ponto 3.

6 6 Educação Artística 171 A reta que passa pelos pontos P e 3 é a reta b procurada. ll- Trace uma reta a perpendicular ao segmento de reta PQ, passando pelo ponto P: Centro do compasso em P com raio qualquer, trace um arco determinando no segmento de reta o ponto 1. Centro do compasso em 1 e mesmo raio, marque sobre o arco já traçado o ponto 2. Centro do compasso em 2 e mesmo raio, trace um arco determinando o ponto 3. Centro do compasso em 3, determine o ponto 4. A reta que passa por 4 e P é a perpendicular a.

7 lll- Trace uma reta s perpendicular à reta r pelo ponto P, situado externamente à reta r: Educação Artística Centro do compasso em P e abertura qualquer, trace um arco, interceptando a reta r em dois pontos, 1 e 2. Trace a mediatriz do segmento de reta 12, determinando o ponto 3. A reta que passa por P e 3 é a reta s perpendicular. Hora de trabalhar e criar Trace as mediatrizes dos segmentos dados:

8 8 Educação Artística Trace as mediatrizes dos segmentos a seguir, utilizando-se do artifício do exemplo 3: a) AB = 12,5cm horizontal: b) CD = 7,8cm inclinado: 3. Trace as retas perpendiculares que passem pelo ponto P: 4. Dada a figura da quadra de esportes a seguir, trace sua linha central:

9 5. Trace perpendiculares pelos pontos solicitados utilizando-se dos processos adequados: Educação Artística Construa uma perpendicular à reta t dada, passando pelo ponto P externo a ela: 7. No desenho da piscina a seguir, faltam 5 faixas que deverão passar pelos pontos assinalados e perpendiculares à largura dela. Trace-as.

10 10 Educação Artística Divida o segmento de reta CD em 8 partes iguais mediante o traçado de mediatrizes: pelo ponto C: pelo ponto R: 9. A figura a seguir representa a parede da cozinha de uma casa. Precisamos dividi-la ao meio para que nesta linha seja instalado um cano com torneira para o assentamento de uma pia. Faça esse traçado. 10. Trace as mediatrizes dos três lados do triângulo a seguir:

11 Retas paralelas são aquelas que mantêm sempre a mesma distância entre elas: Educação Artística Unidade 1 Construção de paralelas Exemplos: l- Trace uma reta s paralela à reta r, passando pelo ponto P (1º processo): Centro do compasso em P com abertura qualquer, trace um arco interceptando a reta no ponto1. Centro do compasso em 1 e mesmo raio, trace um arco que passe por P e intercepte a reta r no ponto 2. Centro do compasso em 1 e abertura igual à distância de 2 a P, determine o ponto 3 sobre o primeiro arco. A reta que passa por P e 3 é a reta s procurada.

12 12 Educação Artística 171 ll- Trace uma reta t paralela à reta r, passando pelo ponto P (2º processo): Marque um ponto 1 qualquer sobre a reta r. Centro do compasso em 1 e abertura até P, trace uma semicircunferência, determinando em r os pontos 2 e 3. Centro do compasso em 2 com abertura de P a 3, marque o ponto 4 sobre o arco. A reta que passa por P e 4 é a reta t paralela a r. lll- Trace uma reta t paralela à reta b, passando pelo ponto P (3º processo): Centro do compasso em P, trace um arco qualquer, interceptando a reta b no ponto 1. Centro do compasso em 1 e mesmo raio, trace outro arco determinando em b o ponto 2. Centro do compasso em 2 e mesmo raio, intercepte o arco anterior no ponto 3. Trace a reta t pelos pontos P e 3.

13 lv- Trace uma reta r paralela à reta s, a uma distância de 2,5cm (1º processo): Educação Artística Sobre a reta r marque o ponto 1 qualquer. Pelo ponto 1, trace uma perpendicular à reta s, encontrando os pontos 2, 3 e 4. Marque na perpendicular a partir do ponto 1 a distância 2,5cm, determinando assim o ponto 5. Centro do compasso em 5 e abertura qualquer, marque sobre a reta s o ponto 6. Centro do compasso em 6 e mesma abertura, trace outro arco, passando por 5, determinando o ponto 7. Centro do compasso em 6 e abertura de 5 a 7, determine o ponto 8. A reta r é a que passa por 5 e 8. V- Construa uma reta s paralela à reta t, a uma distância de 2,0cm (2ª processo): Marque dois pontos distintos sobre a reta t, denominados 1 e 2. Trace perpendiculares à reta t pelos pontos 1 e 2. A partir de 1 e 2, marque a distância pedida, 2,0cm, determinando os pontos 9 e 10. A reta que passa por 9 e 10 é a reta s.

14 14 Educação Artística 171 Hora de trabalhar e criar Construa uma reta t paralela à reta r, passando pelo ponto P (1º processo): 2. Construa uma reta s paralela à reta t, passando pelo ponto Q (2º processo): 3. Construa uma reta a paralela à reta b, a uma distância de 3,0cm (1º processo): 4. Dada a reta s, construa duas retas r e t paralelas a ela de acordo com as distâncias dadas. A reta r a uma distância de 2,0cm e a reta t a uma distância de 2,5cm e sentidos opostos a r.

15 5. Construa um feixe de retas paralelas à reta r, passando pelos pontos P, Q e R dados: Educação Artística Trace uma reta s na posição horizontal e construa o par de retas r e t paralelas a s nos dois sentidos a uma distância de 2,5cm: 7. Construa as retas paralelas pelos pontos dados P, Q e A, utilizando os processos pedidos: 1º processo: 2º processo: 3º processo:

16 16 Educação Artística A figura a seguir representa o projeto de uma praça pública. Dessa praça, sairão ruas perpendiculares a cada um dos seus lados, partindo dos pontos assinalados. Essa parte do projeto cabe a você executar. 9. Dados os pontos a seguir, construa uma reta r de tal forma que todos os seus pontos fiquem eqüidistantes de A e B: A+ +B 10. Construa um feixe de retas paralelas, formadas por a, b, c e d, sabendo que a distância entre duas consecutivas é sempre de 2,0cm. Podem ser na horizontal ou na vertical.

17 Educação Artística Ângulo é o espaço compreendido entre duas semi-retas distintas de mesma origem. Elementos de um ângulo Vértice é o ponto de origem das semi-retas. É representado por uma letra maiúscula que deve ser sempre representada fora da abertura do ângulo. Lados são as semi-retas Abertura é o afastamento entre os lados. Representamos o ângulo pelo símbolo. que formam o ângulo. Devemos sempre colocar, na região interna ao ângulo, um pequeno arco com setas nas extremidades. A medida de um ângulo é dada em graus, cujo símbolo é. Dividindo-se uma placa circular em 360 partes iguais, uma dessas partes denomina-se 1 grau, que é a unidade de medida do ângulo. Quando dois ângulos possuem a mesma medida, dizemos que eles são congruentes. Exemplo: A letra que identifica um ângulo pode ser do nosso alfabeto ou grega, mas sempre com acento circunflexo.

18 18 Educação Artística 171 Classificação Ângulos complementares Dois ângulos são complementares quando a soma das suas medidas é igual a 90º. Complemento de um ângulo é o ângulo que falta para que a soma das suas medidas seja 90º. Exemplo: o complemento do ângulo de 40º vale 50º, pois 90º 40º = 50º. Ângulos suplementares Dois ângulos são suplementares quando a soma das suas medidas é igual a 180º. Os seus lados são semi-retas de sentido opostos. Suplemento de um ângulo é o ângulo que falta para que a soma das suas medidas seja 180º. Exemplo: o suplemento do ângulo de 40º é igual a 140º, pois 180º 40º = 140º.

19 Realizando operações com ângulos. Educação Artística I- Transporte o ângulo dado para a semi-reta de origem V. Centro do compasso em V e abertura qualquer, trace um arco, determinando os pontos 1 e 2 nos lados. Centro do compasso em V, trace um arco de mesmo raio que o anterior e marque o ponto 3. Centro do compasso em 3 com abertura de 1 a 2, transporte essa medida sobre o arco, determinando o ponto 4. Trace a semi-reta. O ângulo é congruente ao ângulo.

20 20 Educação Artística 171 ll- Some graficamente dois ângulos dados e, com o auxílio do compasso. Com uma mesma abertura qualquer do compasso, trace três arcos de centro em V, marcando os pontos 1, 2, 3, 4 e 5. Centro do compasso em 5 e abertura de 1 a 2, transporte essa medida sobre o arco, determinando o ponto 6. Centro do compasso em 6 e abertura de 3 a 4, transporte essa medida sobre o arco, determinando o ponto 7. Construa a semi-reta. O ângulo é o resultado da soma â e.

21 lll- Subtraia graficamente dois ângulos dados, e, com o auxílio do compasso: Educação Artística Com uma mesma abertura qualquer do compasso, trace três arcos de centro em V, marcando os pontos1,2,4,3,4 e 5. Centro do compasso em 5 e abertura de 1 a 2, transporte essa medida, determinando o ponto 6. Abertura do compasso de 3 a 4, centre em 6 e transporte esta medida, só que internamente à distância, determinando o ponto 7. Construa a semi-reta. O ângulo é o resultado da subtração de e.

22 22 Educação Artística 171 lv- Divida o ângulo reto em três ângulos de medidas congruentes: Centro do compasso em V, construa um arco, interceptando os lados do ângulo nos pontos 1 e 2. Centro do compasso em 1 e mesmo raio, marque o ponto 3 no arco (60º). Centro do compasso em 2 e mesma abertura, marque o ponto 4 (60º). Trace as semi-retas e, obtendo três ângulos de medidas congruentes.

23 Educação Artística Bissetriz de ângulos Bissetriz de um ângulo é a semi-reta de origem no vértice que o divide em dois ângulos de medidas iguais. Existem duas maneiras de traçar a bissetriz de um ângulo: com o auxílio do transferidore com o auxílio do compasso. Vamos nos limitar somente ao uso do compasso. Traçando bissetrizes de ângulos. l- Trace a bissetriz do ângulo dado com o auxílio do compasso: Centro do compasso em V e abertura qualquer, trace um arco, interceptando os lados do ângulo nos pontos 1 e 2. Centro do compasso em 1 e abertura maior que a metade de 1 e 2, trace um arco.

24 24 Educação Artística 171 Centro do compasso em 2 e mesmo raio, intercepte o arco traçado anteriormente, determinando o ponto 3. A semi-reta é a bissetriz do ângulo. ll- Trace a bissetriz de um ângulo cujo vértice é inacessível: Trace uma reta auxiliar transversal t que determina os pontos 1 e 2 e quatro ângulos internos, dois em 1 e dois em 2. Centro do compasso em 1 e 2 com abertura qualquer, construa dois arcos, determinando os pontos 3, 4, 5, 6, 7 e 8. Trace as bissetrizes dos quatro ângulos internos. As bissetrizes desses ângulos se encontram nos pontos A e B. A reta que passa por A e B contém a bissetriz do ângulo.

25 Educação Artística Construção de ângulos Construção do ângulo de 60º A construção de um ângulo de 60º está baseada na divisão da circunferência em 6 partes iguais. A partir desse ângulo, obtém-se uma série de outras grandezas. Construa uma semi-reta de origem V: Centro do compasso em V e raio qualquer, construa um arco determinando o ponto 1. Centro do compasso em 1 e mesmo raio, determine o ponto 2 sobre o arco já traçado. Trace a semi-reta. O ângulo é o ângulo de 60º.

26 26 Educação Artística 171

27 Educação Artística Outras construções poderão ser obtidas: Exemplos: Construa uma poligonal seguindo os dados: AB = 4,0cm, horizontal. BC = 3,5cm, 60º à direita. CD = 3,0cm, 30º à direita. DE = 3,0cm, 90º à esquerda. Trace AB na posição horizontal pedida. A partir de B, construa um ângulo de 60º para a direita e marque BC. Em C, construa à direita um ângulo de 30º, determinando o ponto D. Em D, trace 90º para a esquerda e construa DE.

28 28 Educação Artística 171 Hora de trabalhar e criar Faça os transportes dos ângulos a seguir para as semi-retas dadas: 2. Construa o que é pedido nos itens a seguir: J. D. King

29 3. Determine o que se pede: a) O suplemento de 36º :... b) O complemento de 23º:... c) 41º é o complemento de... d) 29º é o suplemento de... Educação Artística Construa as bissetrizes dos seguintes ângulos: 5. Construa o que se pede nos itens a seguir: a) Some graficamente dois ângulos dados, e, com o auxílio do compasso: b) Subtraia graficamente, com o auxílio do compasso, os ângulos dados e : 6. Trace a bissetriz do ângulo dado cujo vértice é inacessível:

30 30 Educação Artística Construa os seguintes ângulos, com o auxílio do compasso: a) 30º b) 45º c) 150º d) 135º e) 75º f) 105º 8. Construa os ângulos solicitados e, em seguida, trace as suas bissetrizes:

31 Educação Artística Construa um ângulo de 60º, um de 90º a partir do mesmo vértice e a seguir trace a bissetriz do ângulo formado pela soma deles: 10. Construa ângulos de 45º, 30º e 60º, partindo do mesmo vértice. Em seguida, divida o ângulo obtido em 4 ângulos congruentes, usando o processo das bissetrizes.

32 32 Educação Artística Construa a poligonal, seguindo a direção dada: AB = 4,0cm, vertical BC = 3,5cm, 45º à direita CD = 3,0cm, 60º à esquerda DE = 4,0cm, 30º à direita 12. Você sabe que um relógio é composto por 12 pontos que marcam as horas. São situados a uma mesma distância uns dos outros e formam no centro determinados ângulos iguais. Complete a figura com os outros 10 pontos que faltam, utilizando-se do processo de construção de ângulos.

33 Educação Artística Construa, com o auxílio do compasso, um ângulo â= 60º e um = 45º. A seguir, efetue: â Construa com o auxílio do compasso, um ângulo â= 75º e um = 30º. A seguir, efetue: â +

34 34 Educação Artística 171 Alexandre Rodchenko é autor desta Composição Abrastrata, de 1918: a geometria tomando a forma de arte.

Unidade. Educação Artística 161. I- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina.

Unidade. Educação Artística 161. I- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina. Unidade 1 2 Educação Artística 161 Unidade 1 I- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina. II- O lápis é o responsável direto pela boa qualidade do desenho. Classificamos

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV 1. DEFINIÇÕES Desenho Geométrico é a "expressão gráfica da forma, considerando-se as propriedades relativas à sua extensão, ou seja, suas dimensões" (REIS, p.08) Existem três

Leia mais

DESENHO. 1º Bimestre. AULA 1 Instrumentos de Desenho e Conceitos Básicos de Construções Geométricas Professor Luciano Nóbrega

DESENHO. 1º Bimestre. AULA 1 Instrumentos de Desenho e Conceitos Básicos de Construções Geométricas Professor Luciano Nóbrega DESENHO Felizes aqueles que se divertem com problemas Matemáticos que educam a alma e elevam o espírito. (Fraçois Fenelon Educador Francês) AULA 1 Instrumentos de Desenho e Conceitos Básicos de Construções

Leia mais

INSTRUMENTAL DE DESENHO TÉCNICO

INSTRUMENTAL DE DESENHO TÉCNICO INSTRUMENTAL DE DESENHO TÉCNICO ADQUIRIR Lápis ou lapiseiras; Borracha; Jogo de Esquadros; Régua graduada Compasso; Gabaritos; Escalímetro; Prancheta; Régua paralela. Fita adesiva; LAPISEIRA Não necessita

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - RETAS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - RETAS 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - RETAS 1. CONSTRUIR A MEDIATRIZ DE UM SEGMENTO DADO AB = 7 CM: - Utilizando a régua trace o segmento AB de medida igual a 7 cm. - Com a ponta seca do compasso no ponto A, abra

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2 Professor: Cíntia e Pupo Ano: 8º Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados em Desenho Geométrico nos quais apresentou defasagens e que lhe servirão como prérequisitos

Leia mais

Aula 1. Exercício 1: Exercício 2:

Aula 1. Exercício 1: Exercício 2: Aula 1 Exercício 1: Com centro em A e raio de medida m achamos dois pontos B e C na reta, esses dois pontos são os centros das circunferências pedidas (2 soluções ). Exercício 2: Com centro em B e raio

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Professor: João Carmo INTRODUÇÃO Os ângulos são formados por duas semi-retas que têm a mesma origem O. OBS.: o ângulo é denominado

Leia mais

Aula 09 (material didático produzido por Paula Rigo)

Aula 09 (material didático produzido por Paula Rigo) EMBAP ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA Profª Eliane Dumke e-mail: eliane.dumke@gmail.com Aula 09 (material didático produzido por Paula Rigo)

Leia mais

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes Circunferência MA092 Geometria plana e analítica Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Setembro de 2016 A circunferência é o conjunto dos pontos de um plano que estão a uma mesma distância (denominada

Leia mais

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico Desenho Técnico e CAD Prof. Luiz Antonio do Nascimento Engenharia Ambiental 3º Semestre Geometria: é a parte da Matemática que estuda o espaço e as figuras que o ocupam. Pode ser dividida em: : as figuras

Leia mais

LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre

LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre Lugar Geométrico Lugar geométrico é uma figura cujos pontos e somente eles satisfazem determinada condição. Todos

Leia mais

Curso: Engenharia Disciplina: Desenho Técnico Prof.ª Me. Aline Ribeiro CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS 1. DESENHO GEOMÉTRICO

Curso: Engenharia Disciplina: Desenho Técnico Prof.ª Me. Aline Ribeiro CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS 1. DESENHO GEOMÉTRICO 1 Curso: Engenharia Disciplina: Desenho Técnico Prof.ª Me. Aline Ribeiro CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS 1. DESENHO GEOMÉTRICO 1.1. O que é desenho geométrico Desenho Geométrico é o conjunto de técnicas utilizadas

Leia mais

Tipos de Linhas, Legenda e Construção Geométricas Simples. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Tipos de Linhas, Legenda e Construção Geométricas Simples. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Tipos de Linhas, Legenda e Construção Geométricas Simples. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Linhas Norma ABNT NBR 8403 de 1994 As linhas são as formas de mostrar como objeto se caracteriza. Para cada

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ( AULA 02)

DESENHO TÉCNICO ( AULA 02) DESENHO TÉCNICO ( AULA 02) Posições da reta e do plano no espaço A geometria, ramo da Matemática que estuda as figuras geométricas, preocupa-se também com a posição que os objetos ocupam no espaço. A reta

Leia mais

5. Desenhos geométricos

5. Desenhos geométricos 17 Exercícios: 1. Na folha A4 impressa escreva o alfabeto com letras maiúsculas e minúsculas e a numeração de 0 a 9, com letras verticias. Faça ainda a legenda da folha 2. Na folha A4 impressa escreva

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professor: Cíntia e Pupo Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Desenho Geométrico, nos quais apresentou defasagens e que lhe servirão como pré-requisitos

Leia mais

Desenho Geométrico e Concordâncias

Desenho Geométrico e Concordâncias UnB - FGA Desenho Geométrico e Concordâncias Disciplina: DIAC-1 Prof a Eneida González Valdés CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS Todas as construções da geometria plana são importantes, há, entretanto algumas, que

Leia mais

Conceitos Básicos de Desenho Técnico

Conceitos Básicos de Desenho Técnico Conceitos Básicos de Desenho Técnico 1. Conceitos Básicos de Desenho Técnico: exemplos e prática das Aulas 02 e 03 Esta aula tem por objetivos exercitar e aprimorar: Conhecimento de escalas numéricas;

Leia mais

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos Polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam no mesmo plano. Exemplos 11.1 Elementos de um polígono

Leia mais

Relação de materiais. Relação de materiais. Instrumentos. Jogo de esquadros 45º e 30º/60º, sem graduação. Papel formato A4 margeado

Relação de materiais. Relação de materiais. Instrumentos. Jogo de esquadros 45º e 30º/60º, sem graduação. Papel formato A4 margeado Instrumentos Janine Gomes da Silva, Arq. M.Sc Engenharia Civil Relação de materiais Jogo de esquadros 45º e 30º/60º, sem graduação Papel formato A4 margeado Lapiseira 0.7 HB; lapiseiras 0.5 grafite 2B

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TRIÂNGULOS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TRIÂNGULOS 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TRIÂNGULOS 1. CONSTRUIR UM TRIÂNGULO ESCALENO DE BASE 10 CM E ÂNGULOS ADJASCENTES À BASE DE 75 E 45. Sejam dados a base AB e os ângulos adjacentes à base. Primeiro transporte o

Leia mais

1 Construções geométricas fundamentais

1 Construções geométricas fundamentais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Departamento de Expressão Gráfica 1 Construções geométricas fundamentais Prof ª Drª Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz Jheniffer Chinasso de

Leia mais

APOSTILA I DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR

APOSTILA I DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR APOSTILA I DAC Alunos O material aqui disponibilizado deve ser entendido como material de apoio às aulas de Desenho Assistido por Computador, não substituindo de qualquer forma o conteúdo da disciplina

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS 2 1 NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA 1.1 GEOMETRIA A necessidade de medir terras

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CIRCUNFERÊNCIA

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CIRCUNFERÊNCIA 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CIRCUNFERÊNCIA 1. RECUPERAR O CENTRO DE UMA CIRCUNFERÊNCIA DADA. Seja uma circunferência de raio 3 cm. Marque na circunferência três pontos quaisquer A, B e C. Trace as cordas AB

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO AULA 3T EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

DESENHO GEOMÉTRICO AULA 3T EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1 DESENHO GEOMÉTRICO AULA 3T EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1. SÃO DADOS 3 SEGMENTOS, a = 3 cm, b = 2 cm e c = 2,5 cm. PEDE-SE ENCONTRAR A QUARTA PROPORCIONAL ENTRE a, b e c : PROCESSO I - Consideremos os 3 segmentos

Leia mais

Conceitos básicos de Geometria:

Conceitos básicos de Geometria: Conceitos básicos de Geometria: Os conceitos de ponto, reta e plano não são definidos. Compreendemos estes conceitos a partir de um entendimento comum utilizado cotidianamente dentro e fora do ambiente

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professor: Cíntia e Pupo Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Desenho Geométrico, nos quais apresentou defasagens e que lhe servirão como pré-requisitos

Leia mais

I - INTRODUÇÃO 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

I - INTRODUÇÃO 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD046 Expressão Gráfica I Curso Engenharia

Leia mais

Desenho Técnico Página 11

Desenho Técnico Página 11 Exercício 16 Concordância Interna de Circunferências Dada uma circunferência de centro O 1 conhecido, determine a circunferência de centro O 2 de tal forma que sejam concordantes internamente. Marque o

Leia mais

Os problemas em Desenho Geométrico resumem-se em encontrar pontos. E para determinar um ponto basta obter o cruzamento entre duas linhas.

Os problemas em Desenho Geométrico resumem-se em encontrar pontos. E para determinar um ponto basta obter o cruzamento entre duas linhas. 31 4 LUGARES GEOMÉTRICOS Os problemas em Desenho Geométrico resumem-se em encontrar pontos. E para determinar um ponto basta obter o cruzamento entre duas linhas. Definição: Um conjunto de pontos do plano

Leia mais

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa, Luzia Vidal de Souza, Paulo Henrique Siqueira,

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TANGÊNCIA

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TANGÊNCIA 1 Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre TANGÊNCIA em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.6c. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado. EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

Leia mais

GABARITO DA BATERÍA DE EXERCÍCIOS DE DESENHO GEOMÉTRICO - 7o ANO

GABARITO DA BATERÍA DE EXERCÍCIOS DE DESENHO GEOMÉTRICO - 7o ANO Escola de Educação Infantilr Ensino Fundamental e Médio General Osório. Campo Grande - M S, d e de 2017. Professora: Roberta Olarte Martins ANO. Aluno (a ): n. NOTA GABARITO DA BATERÍA DE EXERCÍCIOS DE

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 2

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 2 Prof. Élio Mega ONSTRUÇÕES GEOMÉTRIS E DEMONSTRÇÕES nível 2 partir do século V a, os matemáticos gregos desenvolveram uma parte da Matemática, intimamente ligada à Geometria, conhecida como onstruções

Leia mais

Coletânea Desenhos Geométricos PUC - Goiás 2018/1 Escola de Engenharia - Prof. Dr. Luciano Mendes Caixeta

Coletânea Desenhos Geométricos PUC - Goiás 2018/1 Escola de Engenharia - Prof. Dr. Luciano Mendes Caixeta 01. Conceito básico Mediatriz Todos os pontos de uma circunferência são equidistantes de seu centro. Em um segmento B, qualquer, a mediatriz estará no encontro de duas circunferências (raio maior que a

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 1

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 1 Prof. Élio Mega ONSTRUÇÕES GEOMÉTRIS E DEMONSTRÇÕES nível 1 partir do século V a, os matemáticos gregos desenvolveram uma parte da Matemática, intimamente ligada à Geometria, conhecida como onstruções

Leia mais

I. Para concordar um arco com uma reta é necessário que o ponto de concordância e o centro do arco, estejam ambos sobre uma mesma perpendicular.

I. Para concordar um arco com uma reta é necessário que o ponto de concordância e o centro do arco, estejam ambos sobre uma mesma perpendicular. 9.CONCORDÂNCIAS T A N G E N T E S Chama-se concordância de duas linhas curvas ou de uma reta com uma curva, a ligação entre elas, executada de tal forma, que se possa passar de uma para outra, sem ângulo,

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professores: Pupo/Cintia Turma: 8º ano Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Desenho geométrico nos quais ele apresentou defasagens que sejam pré-requisitos

Leia mais

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer

Leia mais

Lugares geométricos básicos I

Lugares geométricos básicos I Lugares geométricos básicos I M13 - Unidade 5 Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto:. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMT Definição Lugar Geométrico da propriedade P é o conjunto

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO Matemática - Unioeste Definição 1. Poligonal é uma figura formada por uma sequência de pontos (vértices)

DESENHO GEOMÉTRICO Matemática - Unioeste Definição 1. Poligonal é uma figura formada por uma sequência de pontos (vértices) DESENHO GEOMÉTRICO Matemática - Unioeste - 2010 1 Polígonos Definição 1. Poligonal é uma figura formada por uma sequência de pontos (vértices) A 1, A 2,..., A n e pelos segmentos (lados) A 1 A 2, A 2 A

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo I Aula 02 Material de desenho técnico O conhecimento dos materiais utilizados em desenho técnico e os cuidados a serem tomados com ele são fundamentais

Leia mais

CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO 1ª PARTE DEFINIÇÕES

CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO 1ª PARTE DEFINIÇÕES CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO 1ª PARTE DEFINIÇÕES CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA Circunferência: é uma linha. Exemplos: argola, roda de bicicleta... Círculo: é uma superfície. Exemplos: moeda, mesa redonda... CIRCUNFERÊNCIA

Leia mais

Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos.

Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos. Você se lembra dos triângulos e quadriláteros do final da Aula 28? Eles estão reproduzidos na figura abaixo. Observe que a forma de cada triângulo, por exemplo, varia conforme aumentamos ou diminuímos

Leia mais

Matemática. Nesta aula iremos aprender as. 1 Ponto, reta e plano. 2 Posições relativas de duas retas

Matemática. Nesta aula iremos aprender as. 1 Ponto, reta e plano. 2 Posições relativas de duas retas Matemática Aula 5 Geometria Plana Alexandre Alborghetti Londero Nesta aula iremos aprender as noções básicas de Geometria Plana. 1 Ponto, reta e plano Estes elementos primitivos da geometria euclidiana

Leia mais

Triângulos DEFINIÇÃO ELEMENTOS

Triângulos DEFINIÇÃO ELEMENTOS Triângulos DEFINIÇÃO Do latim - triangulu, é um polígono de três lados e três ângulos. Os três ângulos de um triângulo são designados por três letras maiúsculas, B e C e os lados opostos a eles, pelas

Leia mais

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir:

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir: GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: Se duas retas transversais são cortadas por um feixe de retas paralelas, então a razão entre

Leia mais

ATIVIDADE: METODOS DE DIVISÃO DE SEGMENTOS E DA CIRCUFERENCIA.

ATIVIDADE: METODOS DE DIVISÃO DE SEGMENTOS E DA CIRCUFERENCIA. ANEXO 7 Referente a Ação 7 5. ATIVIDADE DE PREPARAÇÃO DOS BOLSISTAS ALUNOS MINI-CURSO Construções Geométricas: Esta atividade foi desenvolvida na Universidade com o objetivo de habilitar os bolsistas em

Leia mais

Equilátero Isósceles Escaleno

Equilátero Isósceles Escaleno TRIÂNGULOS Triângulo são polígonos formados por três lados. Os polígonos, por sua vez, são figuras geométricas formadas por segmentos de reta que, dois a dois, tocam-se em seus pontos extremos, mas que

Leia mais

Geometria Plana. Exterior do ângulo Ô:

Geometria Plana. Exterior do ângulo Ô: Geometria Plana Ângulo é a união de duas semiretas de mesma origem, não sendo colineares. Interior do ângulo Ô: Exterior do ângulo Ô: Dois ângulos são consecutivos se, e somente se, apresentarem um lado

Leia mais

B B C O A B 8 A C B. Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos.

B B C O A B 8 A C B. Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos. Você se lembra dos triângulos e quadriláteros do final da Aula 28? Eles estão reproduzidos na figura abaixo. Observe que a forma de cada triângulo, por exemplo, varia conforme aumentamos ou diminuímos

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SEGMENTOS PROPORCIONAIS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SEGMENTOS PROPORCIONAIS 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SEGMENTOS PROPORCIONAIS 1. SÃO DADOS TRÊS SEGMENTOS, a = 3 cm, b = 2 cm e c = 2,5 cm. PEDE-SE ENCONTRAR A QUARTA PROPORCIONAL ENTRE a, b e c : PROCESSO I - Consideremos os três

Leia mais

Desenho Mecânico. Prof. Carlos Eduardo Turino

Desenho Mecânico. Prof. Carlos Eduardo Turino Desenho Mecânico Prof. Carlos Eduardo Turino carlos.turino@toledoprudente.edu.br Objetivo da Aula Aplicar a construção de desenhos geométricos utilizando régua e compasso Conceitos Básicos Retas paralelas

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2 Professores: Cíntia / Pupo Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Desenho Geométrico, nos quais apresentou defasagens e que lhe servirão como pré-requisitos

Leia mais

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Mecânica

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Mecânica DESENHO TÉCNICO 1 Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Mecânica - Aula 04 Técnicas de Desenho Exerícios de projeção Recapitulando as avaliações? Objetivos da Disciplina Pontualidade

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MAT GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO I

LISTA DE EXERCÍCIOS MAT GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO I LISTA DE EXERCÍCIOS MAT 230 - GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO I 1. Numa geometria de incidência, o plano tem 5 pontos. Quantas retas tem este plano? A resposta é única? 2. Exibir um plano de incidência

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO. Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO

CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO. Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO Professor: Cláudio Antônio Logomarca da escola Aluno (a): Série:

Leia mais

Geometria e seus Artefatos

Geometria e seus Artefatos Geometria e seus Artefatos Prof. Mário Selhorst Construção dos conceitos básicos de Geometria Analítica 1 SUMÁRIO (Use os links para acessar diretamente aos exemplos e o ícone 1. Perpendicular por um ponto

Leia mais

Elaborado pelos professores Marco Albano e Sheyla Serra Disciplina Expressão Gráfica para Engenharia (EGE) - EA, fev./2008.

Elaborado pelos professores Marco Albano e Sheyla Serra Disciplina Expressão Gráfica para Engenharia (EGE) - EA, fev./2008. Elaborado pelos professores Marco Albano e Sheyla Serra Disciplina Expressão Gráfica para Engenharia (EGE) - EA, fev./2008. A escolha de um bom instrumento de trabalho é primeiro passo para um bom desenho

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Lugares geométricos (9 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Lugares geométricos (9 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Lugares geométricos (9 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Como a superfície esférica tem centro no ponto V e contém o ponto A, então

Leia mais

1 Processos Aproximativos

1 Processos Aproximativos Desenho Geométrico Professora: Sandra Maria Tieppo 1 Processos Aproximativos Um processo é chamado aproximativo quando existe nele um erro teórico. Muitas vezes tais processos podem ser convenientes haja

Leia mais

FICHA DE ESTUDO DE DESENHO GEOMÉTRICO 1ª º ANO PROFESSOR:

FICHA DE ESTUDO DE DESENHO GEOMÉTRICO 1ª º ANO PROFESSOR: FICHA DE ESTUDO DE DESENHO GEOMÉTRICO 1ª Unidade Letiva 2016 9º ANO PROFESSOR: Jean Ricardo Nahas de Oliveira LUGAR GEOMÉTRICO Uma figura geométrica recebe o nome de lugar geométrico, quando os pontos

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON PROFJWPS@GMAIL.COM DEFINIÇÕES GEOMETRIA PLANA Ponto: Um elemento do espaço que define uma posição. Reta: Conjunto infinito de pontos. Dois pontos são

Leia mais

LISTA 2 GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio

LISTA 2 GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio LISTA 2 GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio 11. Em cada uma das figuras, o centro da circunferência é O. Calcule o valor de x. (a) 35 b) 70 ) a) b) 01. Qual é o polígono cuja soma dos ângulos

Leia mais

Triângulos e quadriláteros - o triângulo, formado por três segmentos (3 lados); - o quadrilátero, formado por quatro segmentos (4 lados).

Triângulos e quadriláteros - o triângulo, formado por três segmentos (3 lados); - o quadrilátero, formado por quatro segmentos (4 lados). CONSTRUINDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO O plano e as figuras planas Muito do que está à nossa volta nos dá a idéia de plano, como a superfície de uma folha de papel ou de uma chapa de aço. Para resolver problemas

Leia mais

1- Traçar uma perpendicular ao meio de um segmento AB - Método Mediatriz.

1- Traçar uma perpendicular ao meio de um segmento AB - Método Mediatriz. 1- Traçar uma perpendicular ao meio de um segmento AB - Método Mediatriz. 1º - traçar uma reta A-B 2º - ponta seca em A (abertura do compasso um pouco maior que a metade), risca em cima e risca embaixo.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO. Prof. Esp. Kevin Reiny Rocha Mota

INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO. Prof. Esp. Kevin Reiny Rocha Mota INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO Prof. Esp. Kevin Reiny Rocha Mota Apresentação e uso de instrumentos RÉGUA TÊ (cabeça fixa ou móvel): com 0,80 m A régua Tê serve principalmente para traçar linhas paralelas

Leia mais

Ensino Fundamental II 8º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

Ensino Fundamental II 8º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Fundamental II 8º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1) Use a malha quadriculada a seguir para elaborar

Leia mais

Desenho Técnico e Geometria Descritiva Construções Geométricas. Construções Geométricas

Desenho Técnico e Geometria Descritiva Construções Geométricas. Construções Geométricas Desenho Técnico e Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento Engenharia Ambiental 2º Semestre Bissetriz - é a reta que divide um ângulo qualquer em dois ângulos iguais, partindo do vértice deste

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO LIETH MARIA MAZIERO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO LIETH MARIA MAZIERO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO LIETH MARIA MAZIERO Produto Final da Dissertação apresentada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CURVAS CÔNICAS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CURVAS CÔNICAS 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CURVAS CÔNICAS 1. ENCONTRAR OS FOCOS DE UMA ELIPSE SENDO DADOS O EIXO MAIOR E O MENOR. Sejam os eixos AA' e BB' dados que se intersectam no ponto O (centro da elipse). Coloque a

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - ÂNGULOS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - ÂNGULOS 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - ÂNGULOS 1. TRANSPORTAR UM ÂNGULO PARA SOBRE UMA SEMI-RETA: - Construa o ângulo BÔA qualquer e ao lado a semi-reta O'. - Abra no compasso a medida OA, coloque a ponta seca no ponto

Leia mais

Desenho Técnico. Profº Eng. Bruno M.B.Barijan

Desenho Técnico. Profº Eng. Bruno M.B.Barijan Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini Curso Técnico de Segurança do Trabalho Desenho Técnico Profº Eng. Bruno M.B.Barijan brunobarijan@yahoo.com.br História Desde os primórdios que o homem tenta reproduzir

Leia mais

Aula 7 Complementos. Exercício 1: Em um plano, por um ponto, existe e é única a reta perpendicular

Aula 7 Complementos. Exercício 1: Em um plano, por um ponto, existe e é única a reta perpendicular MODULO 1 - AULA 7 Aula 7 Complementos Apresentamos esta aula em forma de Exercícios Resolvidos, mas são resultados importantes que foram omitidos na primeira aula que tratou de Conceitos Básicos. Exercício

Leia mais

Paralelismo. MA13 - Unidade 3. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria.

Paralelismo. MA13 - Unidade 3. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Paralelismo M13 - Unidade 3 Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto:. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMT Nomes tradicionais reta t corta as retas r e s. Dizemos que a reta t é uma

Leia mais

Quadrilátero convexo

Quadrilátero convexo EMBAP ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA Profª Eliane Dumke e-mail: eliane.dumke@gmail.com Aula 10 (material didático produzido por Paula Rigo)

Leia mais

Nome: Nº: Disciplina: Matemática. Professor: Sandro Dias Martins CONTEÚDO DE MATEMÁTICA (ÂNGULOS)

Nome: Nº: Disciplina: Matemática. Professor: Sandro Dias Martins CONTEÚDO DE MATEMÁTICA (ÂNGULOS) Nota: Nome: Nº: Disciplina: Matemática Professor: Sandro Dias Martins Turma: Data: / / 20 CONTEÚDO DE MATEMÁTICA (ÂNGULOS) O ÂNGULO E SEUS ELEMENTOS Duas semi-retas que não estejam contidas na mesma reta,

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ESTRUTURA DA AULA DE HOJE 03/03/2019 NORMALIZAÇÃO NORMALIZAÇÃO ENGENHARIA QUÍMICA 2019

DESENHO TÉCNICO ESTRUTURA DA AULA DE HOJE 03/03/2019 NORMALIZAÇÃO NORMALIZAÇÃO ENGENHARIA QUÍMICA 2019 DESENHO TÉCNICO Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ESTRUTURA DA AULA DE HOJE Normas Brasileira Registradas na ABNT Esboços a mão livre Desenho

Leia mais

Propriedades do ortocentro

Propriedades do ortocentro Programa límpico de Treinamento Curso de Geometria - Nível 3 Prof. Rodrigo ula 4 Propriedades do ortocentro ortocentro é o ponto de encontro das três alturas de um triângulo arbitrário. Se o triângulo

Leia mais

Classificac a o segundo os lados. Geometria plana e analı tica. Congrue ncia de tria ngulos. Tria ngulo reta ngulo. Tria ngulos

Classificac a o segundo os lados. Geometria plana e analı tica. Congrue ncia de tria ngulos. Tria ngulo reta ngulo. Tria ngulos Classificac a o segundo os lados MA092 Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Classificac a o Um tria ngulo e Equila tero, se tem tre s lados congruentes. Iso sceles, se tem dois lados congruentes. Escaleno,

Leia mais

Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas 1 Coordenadas Cartesianas 1.1 O produto cartesiano Para compreender algumas notações utilizadas ao longo deste texto, é necessário entender o conceito de produto cartesiano, um produto entre conjuntos

Leia mais

DESENHO TÉCNICO AULA 1: NORMAS PARA DESENHO TÉCNICO

DESENHO TÉCNICO AULA 1: NORMAS PARA DESENHO TÉCNICO AULA 1: NORMAS PARA Definição de Desenho Técnico Forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas

Leia mais

Revisão de Círculos. Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff

Revisão de Círculos. Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff Revisão de Círculos Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff 2017.2 1 Definição Circunferência é uma figura geométrica formada por todos os pontos que estão a uma mesma distância de um ponto fixado no plano.

Leia mais

Professor: Júnior ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO:

Professor: Júnior ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: TC E MTEMÁTIC 7 a SÉRIE OLÍMPIC ENSINO FUNMENTL CLICK PROFESSOR Professor: Júnior LUNO(): Nº TURM: TURNO: T: / / COLÉGIO: 1. Faça o que se pede: I. Uma tira de papel retangular é dobrada ao longo da linha

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 04 TRIÂNGULOS Triângulo é um polígono de três lados. É o polígono que possui o menor número de lados. Talvez seja o polígono mais importante

Leia mais

Introdução ALGUNS CUIDADOS ESPECIAIS

Introdução ALGUNS CUIDADOS ESPECIAIS Introdução ALGUNS CUIDADOS ESPECIAIS Ao trabalhar com questões de Geometria Plana, é importante que você não incorra em determinados erros muito comuns. Vamos destacar dois deles. NUNCA PARTICULARIZE UMA

Leia mais

Verificação experimental de algumas propriedades geométricas elementares com o uso de dobraduras.

Verificação experimental de algumas propriedades geométricas elementares com o uso de dobraduras. EIXO TEMÁTICO III: ESPAÇO E FORMA Tema 1: Relações geométricas entre figuras planas Tópico 13: Figuras planas Objetivos: Verificação experimental de algumas propriedades geométricas elementares com o uso

Leia mais

ÂNGULOS. Dados dois pontos distintos, a reunião do conjunto desses dois pontos com o conjunto dos pontos que estão entre eles é o segmento de reta.

ÂNGULOS. Dados dois pontos distintos, a reunião do conjunto desses dois pontos com o conjunto dos pontos que estão entre eles é o segmento de reta. ÂNGULOS 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 1.1 Notação de ponto, reta e plano: a) Letras: Ponto: letras maiúsculas: A, B, C,... Reta: letras minúsculas: a,b,c... Plano: letras gregas minúsculas: α, β, γ,...

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT. CURSO: Matemática DISCIPLINA: Desenho Geométrico e Geometria Descritiva. ALUNO (A):... Profª.:

Leia mais

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA PLANA Professor Dudan Ângulos Geometria Plana Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades CPÍTUL 4 Transformações bertura de capítulo Respostas pessoais. gora é com você! página 99 geométricas 1 cm cm,5 cm Investigue! página 99 tividade prática. a abertura feita no

Leia mais

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante.

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. MA13 Exercícios das Unidades 8, 9 e 10 2014 Lista 5 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. 1) As retas r, s e t são paralelas com s entre r e t. As transversais

Leia mais

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo Índice Geometria plana Polígonos Triângulos Congruência de triângulos Semelhança de triângulos Relações métricas no triângulo retângulo Quadriláteros Teorema de Tales Esquadros de madeira www.ser.com.br

Leia mais

Noções iniciais de Desenho Geométrico

Noções iniciais de Desenho Geométrico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Noções iniciais de Desenho Geométrico Professor: João Carmo INTRODUÇÃO O desenho é a maneira de expressar graficamente a FORMA

Leia mais

PRIMEIRA LISTA DE EXERCICIOS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

PRIMEIRA LISTA DE EXERCICIOS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL PRIMEIRA LISTA DE EXERCICIOS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL I) Completes a lacunas: a) Postulado 1 - Por dois pontos...passa uma e só uma reta b) Postulado 2 Para todo...ab e todo...cd exist um único...e

Leia mais

1º Banco de Questões do 4º Bimestre de Matemática (REVISÃO)

1º Banco de Questões do 4º Bimestre de Matemática (REVISÃO) Aluno(a): Professora: Deise Ilha Turno: Matutino. Componente Curricular: Matemática Data: / / 2016.. 1º Banco de Questões do 4º Bimestre de Matemática (REVISÃO) QUESTÃO 01 Tipo A (Julgar Certo ou Errado)

Leia mais

Revisional 3 Bim - MARCELO

Revisional 3 Bim - MARCELO 6º Ano Revisional 3 Bim - MARCELO 1) Represente no papel quatro pontos distintos e, por eles, determine dois segmentos de reta distintos. 2) Observe os segmentos de reta na figura. Escreva quantos são

Leia mais