Exercícios: Estrutura Atômica Professora: Miriam 1ª série. E.M. Química. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3. Unidade de S.B.C

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios: Estrutura Atômica Professora: Miriam 1ª série. E.M. Química. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3. Unidade de S.B.C"

Transcrição

1 Química Unidade de S.B.C 1 Exercícios: Estrutura Atômica Professora: Miriam 1ª série. E.M 1- O entendimento dos fenômenos que nos cercam continua sendo uma das grandes preocupações dos seres humanos, para tal, freqüentemente surgem modelos com o objetivo de compreender o universo em toda sua dimensão. Um dos pensamentos mais antigos que se tem registro em relação à matéria é dado por Demócrito e Leucipo. Em relação às idéias de ambos podemos afirmar que: a)a matéria possui carga positiva e negativa. b)uma barra de ferro pode ser dividida de forma infinita. c)a matéria é formada por pequenas partes indivisíveis. d)um átomo de um determinado elemento, pode se transformar em outro elemento. 2 Os alquimistas deram grandes contribuições para o desenvolvimento da Química por terem criado equipamentos de laboratório e técnicas de produção de várias substâncias. Quais as principais motivações que levaram os alquimistas a efetuar os seus trabalhos? 3- Dalton, na sua teoria atômica, propôs entre outras hipóteses que: a) os átomos são indivisíveis. b) os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa. À luz dos conhecimentos atuais, quais as críticas que podem ser formuladas a cada uma dessas hipóteses? 4- Há exatos 100 anos, J. J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico, a) o átomo ser indivisível. b) a existência de partículas sub-atômicas. c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia. d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo. e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera. 5- Um professor pediu para que os seus alunos representassem no caderno o modelo atômico proposto por Thomson, publicado em Dentre os desenhos encontrados pelo professor, três estão reproduzidos a seguir: Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 FERRY, Alexandre S. Analogias & Contra-analogias: uma estratégia didática auxiliar para o ensino de modelos atômicos. Belo Horizonte: CEFET-MG, Considerando as características do modelo de Thomson, o professor constatou que a) o aluno 1 representou uma estrutura maciça.

2 b) o aluno 2 representou a neutralidade da estrutura atômica. c) o aluno 3 representou uma estrutura maciça e divisível. d) os alunos 2 e 3 representaram corretamente o modelo atômico. e) os alunos 1 e 2 representaram a existência de cargas negativas e positivas. 6- Compare o modelo atômico de Dalton ao de Thomson. 7- A descoberta da radioatividade permitiu que a sociedade obtivesse grandes avanços em vários ramos. Na medicina a radiografia tornou-se uma grande ferramenta no diagnóstico de doenças pulmonares e fraturas nos ossos. Na geração de energia permitiu a construção de usinas nucleares. Na arqueologia foi possível calcular a data de fósseis antigos e remontar parte do passado do nosso planeta. Em relação à radioatividade e suas aplicações é correto afirmar, EXCETO: a) A radioatividade trata-se da emissão espontânea de partícula ou energia. b) Os raios-x correspondem a uma emissão de onda eletromagnética. c) A datação de fósseis é feita pela medição da quantidade de Carbono 14. d) A radiação Alfa (α) é a mais penetrante e apresenta carga positiva. 8- A experiência de Rutherford trata sobre a trajetória das partículas alfa incidente numa lâmina de ouro. O que este experimento permitiu concluir? 9- Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de: a) elétrons mergulhados em uma massa homogênea de carga positiva. b) uma estrutura altamente compacta de prótons e elétrons. c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron. d) uma região central com carga negativa chamada de núcleo. e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercado por elétrons. 10- Em 1987, a imprensa divulgou um acidente, ocorrido em Goiânia, que causou problemas de saúde à população, em alguns casos muito graves. O acidente foi devido ao césio-137, que era utilizado em um instituto de radioterapia. Dê o número atômico, o número de massa e o número de nêutrons desse césio. (OBS: Consulte a tabela periódica). 11- A seguinte representação: refere-se a átomos com a) igual número de nêutrons b)igual número de prótons c) diferentes números de elétrons d) diferentes números atômicos e) diferentes números de oxidação

3 12- (FUVEST) A seguinte representação, X = símbolo do elemento químico, refere-se a átomos com: a) Igual número de nêutrons; b) Igual número de prótons; c) Diferentes números de elétrons; d) Diferentes números de atômicos; e) Diferentes números de oxidação; A notação química 26Fe indica: a) 26 átomos de ferro de número de massa 56. b) 26 átomos grama de ferro de número de massa 56. c) Um isóbaro de ferro de número de massa 56. d) Um isótono de ferro de número de massa 56. e) Isótopo de ferro de número de massa (MACK) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: Um elemento químico é representado pelo seu, é identificado pelo número de e pode apresentar diferente número de. a) nome prótons nêutrons. b) nome elétrons nêutrons. c) símbolo elétrons nêutrons. d) símbolo prótons nêutrons. e) símbolo elétrons nêutrons. 15- Somando-se todas as partículas (prótons, nêutrons e elétrons) de um átomo de 28 Ni 59 com as do átomo de 80 Hg 201, o total de partículas será: a) 281. b) 158. c) 368. d) 108. e) Um elemento tem número de massa atômica (3x + 6), onde x é seu número atômico. O número nêutrons desse elemento será dado por: a) 2x + 2. b) 2x + 3. c) 2x + 6. d) x + 6. e) x (UERJ) Um sistema é formado por partículas que apresentam composição atômica: 10 prótons, 10 elétrons e 11 nêutrons. A ele foram adicionadas novas partículas. O sistema resultante será quimicamente puro se as partículas adicionadas apresentarem a seguinte composição atômica: a) 21 prótons, 10 elétrons e 11 nêutrons. b) 20 prótons, 20 elétrons e 22 nêutrons. c) 10 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons. d) 11 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons. e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons. 18- Identifique a alternativa falsa: a) A soma do número de prótons e nêutrons de um átomo indica o número de massa desse átomo. b) Um elemento deve ter seus átomos com o mesmo número de nêutrons. c) Embora os números de massa dos átomos de um mesmo elemento possam variar, seu número de prótons permanece constante. d) Átomos de um mesmo elemento, com diferentes números de massa, são chamados isótopos. e) O número de prótons no núcleo de um átomo é conhecido como seu número atômico. 19- O número atômico, número de massa e número de nêutrons de um átomo são expressos, respectivamente por (3x + 5), (8x) e (6x 30). Determine os números de prótons e nêutrons desse átomo.

4 20- (Fuvest) Os íons Cr 2+ e Cr 3+ diferem quanto à quantidade de: a) prótons e nêutrons. b) prótons e elétrons. c) nêutrons somente. d) elétrons somente. e) prótons somente. 21- (Fuvest) É comum os uso doméstico de plásticos, vidros e latas. Nesses materiais há altos teores, respectivamente, dos elementos: a) carbono, ferro e silício. b) carbono, silício e ferro. c) ferro, silício e carbono. d) ferro, carbono e silício. e) silício, carbono e ferro. 22- Se um átomo neutro tiver 36 prótons, quantos elétrons terão? 23- A embalagem de um produto comestível, natural traz impresso os dizeres: ISENTO DE ELEMENTOS QUÍMICOS a) Explique por que essa afirmação é incorreta. b) Como ela poderia ser anunciada corretamente? 24- Cite um metal que entre na constituição de: a) panelas de pressão. b) fios elétricos. c) trilhos de trem. d) revestimento eletrolítico de objetos metálicos. 25- O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a a) 17 e 17 b) 17 e 18 c) 18 e 17 d) 17 e 35 e) 35 e O número de elétrons do cátion X 2+ de um elemento X é igual ao número de elétrons do átomo neutro de um gás nobre. Este átomo de gás nobre apresenta número atômico 10 e número de massa 20. O número atômico do elemento X é: a) 8 b) 10 c) 12 d) 18 e) Quantos prótons, elétrons e nêutrons tem o íon U 4+? 28- átomo mais abundante do alumínio é o 13 Al 27. Os números de prótons, nêutrons e elétrons do íon Al 3+ deste isótopo são respectivamente: a) 13, 14 e 10. b) 13, 14 e 13. c) 10, 14 e 13. d) 16, 14 e 10. e) 10, 40 e Um átomo de ouro possui número atômico igual a 79 e massa atômica 197. Com base nestes dados, assinale a seqüência que traz, respectivamente, os números de prótons, elétrons e nêutrons: a) 118, 118, 79 b) 79, 79, 118 c) 79, 118, 79 d) 118, 79, 79 e) 79, 276, Para o átomo do elemento genérico A, que apresenta 11 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons, podese afirmar que o seu número de massa e o seu número atômico são, respectivamente: a) 11 e 11 b) 11 e 12 c) 22 e 12 d) 23 e 11 e) 34 e Um átomo possui 26 prótons, 30 nêutrons e 24 elétrons. Considerando esses dados, assinale a afirmação correta: a) o seu número atômico é 30; b) o seu número de massa é 26; c) aquele átomo é na realidade um cátion; d) no seu núcleo existem 54 partículas; e) faltam 3 elétrons para que o átomo fique com carga neutra.

5 32- Determine o número de nêutrons e o número de prótons nos cátions Fe 2+ e Fe 3+, obtidos a partir do isótopo de ferro com número de massa Um átomo X tem 74 nêutrons e 53 prótons. Seu isótopo Y, utilizado na medicina, tem 4 unidades a mais em seu número de massa, sendo isóbaro de Z. Z tem 1 unidade a mais que Y de número atômico. Represente X, Y e Z por suas notações científicas. 34- O elemento hidrogênio apresenta isótopos com números de massa 1, 2 e 3. O elemento cloro apresenta isótopos com números de massa 35 e 37. Moléculas de cloreto de hidrogênio têm portanto massa variável entre: a) 1 e 37 b) 32 e 36 c) 35 e 37 d) 36 e 40 e) 38 e Quais são os números Z,A,N e elétrons de um cátion 39 K + e p+=19? 36-Um certo íon negativo X 3-, e um total de 36 elétrons e número de massa 75. Qual o número atômico e número de nêutrons deste íon? 37- Complete a coluna II da tabela abaixo: Coluna I Átomo ou íon Coluna II Nº de prótons, de elétrons e de nêutrons, repectivamente 35 17Cl Fe 1 1 H P Al Um átomo, em seu estado normal, possui número atômico igual a (2x + 1) e número de massa igual a (4x + 3). Sabendo que seu número de nêutrons é igual a 12, calcule, respectivamente, o seu número de prótons e o seu número de massa: a) 15 e 15 b) 11 e 23 c) 12 e 12 d) 15 e 11 e) 12 e As espécies químicas: (x) 4 Be 9, (y) 4 B 11, (z) 5 B 11 quando colocadas na ordem crescente do respectivo número de nêutrons, apresenta a seguinte seqüência: a) x, z, y b) x, y, z c) y, x, z d) y, z, x e) z, x, y 40- Esta questão se refere aos símbolos dos elementos. Associe a coluna da esquerda com a da direita: (1) Ca ( ) cromo (2) Ce ( ) cobre (3) Cs ( ) cádmio (4) Co ( ) cálcio (5) Cu ( ) cobalto (6) Cr ( ) césio (7) Cd ( ) cério Lendo de cima para baixo, obtemos o número:.

6 Respostas dos testes 1-c 4-b 5-c 6-7-d 8-9- e b 12-b 13-e 14-d 15-c 16-c 17-c 18-b 19- p=80 e n= d 21-b 22 p=e=36 31-c 32- p=26 N= X d 35- Z=19 A=39 e=18 25-d 26-c 27- p=92 n=143 e= Z=33 n=42 28-A 29-b 30-d b 39-a 40) , 3-7,4-1,5-4,6-3,7-2

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES Exercícios 1. Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto. 01) O modelo que suscitou a ideia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE TEORIA 1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS 1.

Leia mais

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em:

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: Lista de exercícios Aulas 03 e 04 Prof. Fernanda Dias 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: a) a formação dos materiais dá-se através de diferentes associações entre

Leia mais

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito)

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) 1 - (UFPR) - Considere um elemento químico (E) com número atômico (Z) igual a 16. a) Qual sua configuração eletrônica para o estado fundamental? a) 1s

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo 03 Modelos atômicos e suas

Leia mais

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular Colégio Drummond Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular MATERIAL DE QUÍMICA PROF.: CARLINHOS CURSINHO 2+ efeito estufa é o monóxido de carbono CO2, este é liberado principalmente

Leia mais

Exercícios de atomística

Exercícios de atomística DISCIPLINA PROFESSOR QUÍMICA REVISADA DATA (rubrica) ARMANDO 2017 NOME Nº ANO TURMA ENSINO 1º MÉDIO Exercícios de atomística 1. (ITA) Em 1808, John Dalton propôs um modelo de teoria atômica. Considere

Leia mais

01. Complete o quadro abaixo referente as características dos elementos químicos.

01. Complete o quadro abaixo referente as características dos elementos químicos. ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE PROGRESSÃO PARCIAL ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série:_1ºcol _Data: Matéria: Química _Turno: Noturno_Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia 01. Complete

Leia mais

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

CONCEITOS FUNDAMENTAIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (UNIRIO-RJ) O átomo X é isóbaro do 40 Ca e isótopo do 36 Ar. Assinale o número de nêutrons do átomo X. Dados: Número atômicos: Ar = 18; Ca = 20 a) 4 b)

Leia mais

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística,

Leia mais

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo.

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo. 2º Trimestre_8AB_2014_REVISÃO_Química_Prof.ª Caroline Oliveira Nome: Turma: 8 Data: / /2014. 1- Considere as seguintes afirmativas sobre o modelo atômico de Rutherford: 1. O modelo atômico de Rutherford

Leia mais

OPÇÃO CONCURSO. e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons.

OPÇÃO CONCURSO. e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons. 1) Somando-se todas as partículas (prótons, nêutrons e elétrons) de um átomo de 28 Ni 59 com as do átomo de 80 Hg 201, o total de partículas será: a) 281. b) 158. c) 368. d) 108. e) 360. 2) O átomo de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

Átomo. Modelos atômicos e propriedades

Átomo. Modelos atômicos e propriedades Átomo Modelos atômicos e propriedades O ÁTOMO CONCEITO: Aprox. 500 AC Demócrito e outros filósofos gregos desenvolveram o conceito de átomo A matéria poderia ser dividida progressivamente até chegar à

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Química - 2º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C Prof. Marcos Miranda N.: / /17 Constituição da matéria Elementos químicos e a representação atômica

Leia mais

Sendo o cálcio pertencente ao grupo dos alcalinos terrosos e possuindo número atômico Z = 20, a configuração eletrônica do seu cátion bivalente é:

Sendo o cálcio pertencente ao grupo dos alcalinos terrosos e possuindo número atômico Z = 20, a configuração eletrônica do seu cátion bivalente é: 1- (U.F.Uberlândia-MG\Pales) Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr são cientistas que contribuíram, significativamente, para o desenvolvimento da teoria atômica. Em relação a estrutura atômica, assinale com(v)

Leia mais

Modelos Atômicos e o Átomo

Modelos Atômicos e o Átomo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORIANÓPOLIS Modelos Atômicos e o Átomo Prof. Marcel

Leia mais

Quí. Quí. Monitor: Victor P.

Quí. Quí. Monitor: Victor P. Quí. Professor: Xandão Monitor: Victor P. Atomística 26 jul RESUMO A estrutura de um átomo é formada pela eletrosfera, onde encontramos os elétrons e pelo núcleo onde encontramos os prótons e nêutrons.

Leia mais

1. ESTRUTURA DO ÁTOMO

1. ESTRUTURA DO ÁTOMO Química Profª SIMONE MORGADO Aula 2 Estrutura do átomo, nº atômico, nº de massa e isoátomos. 1. ESTRUTURA DO ÁTOMO Como nós já vimos a Química é essa ciência que busca compreender os mistérios da matéria,

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos 2 QUESTÃO 01 (Ufg) Leia o poema apresentado a seguir. 3 Pudim de passas Campo de futebol Bolinhas se chocando Os planetas do sistema solar Átomos Às vezes

Leia mais

Coluna II ( ) Rutherford ( ) Thomson ( ) Hund ( ) Bohr ( ) Heisenberg

Coluna II ( ) Rutherford ( ) Thomson ( ) Hund ( ) Bohr ( ) Heisenberg Lista de Química P2 1 Ano Professora: Núbia de Andrade Aluno: 01 - (UFPR) Considere as seguintes afirmativas sobre o modelo atômico de Rutherford: 1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como

Leia mais

Estrutura Atômica. Atomística.

Estrutura Atômica. Atomística. Estrutura Atômica Atomística. Democrito e Leucipo (450 a. C) Átomo Dalton (séc. XIX) Bola de Bilhar Thomson (séc. XIX) Pudim de passas Rutherford (séc. XX) sistema solar Átomos núcleo prótons (+1) eletrosfera

Leia mais

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil.

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil. - Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil www.profkemil.ning.com EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade sobre do que era constituída a matéria parecia

Leia mais

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 3/03/7 Ensino Médio º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Estrutura atômica e Configuração Eletrônica Questão 0 - (PUC- RS) Ao se deixar cair sal

Leia mais

Como o átomo é um sistema eletricamente neutro, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons.

Como o átomo é um sistema eletricamente neutro, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons. Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 9º ano Ensino Fundamental A estrutura da matéria A concepção moderna do átomo Como o átomo é um sistema eletricamente neutro, o número

Leia mais

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS P1 (2 BIMESTRE)

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS P1 (2 BIMESTRE) GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química SÉRIE: 1 Ano ALUNO (a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem LISTA DE EXERCÍCIOS P1 (2 BIMESTRE) 1. X é isótopo de 20 41 Ca e isótono de 19

Leia mais

01) Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:

01) Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de: 01) Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de: a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva. b) uma estrutura altamente compactada de prótons

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa Roteiro de Estudos 2 trimestre - 2017 Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: Constituição da matéria: Teoria atômica de Dalton. Representação dos elementos

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA (PARTE 1)

ESTRUTURA ATÔMICA (PARTE 1) ESTRUTURA ATÔMICA (PARTE 1) 1.01. A experiência de Rutherford permitiu: a) a descoberta do próton; b) a descoberta do nêutron; c) a descoberta do elétron; d) caracterizar que, na maior parte do átomo,

Leia mais

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO VIII Olimpíada Capixaba de Química 2010 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

1

1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade do que era constituída a matéria parecia ser impossível de ser desvendada. Até que em 450 a.c. o filósofo grego Leucipo de Mileto afirmava

Leia mais

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick)

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Linha do Tempo 400 a.c. 1808 1897 1911 1913 1932 Demócrito Dalton Radioatividade Thomson Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Evolução dos Modelos Atômicos Teoria dos quatro elementos

Leia mais

O que é um modelo atômico?

O que é um modelo atômico? O que é um modelo atômico? É uma tentativa de ilustrar o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria, se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo. Importância - explicar os fenômenos, entender

Leia mais

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

PROPRIEDADES DA MATÉRIA Química Revisão Aula 2 1 os anos Décio ago/09 Nome: N o : Turma: PROPRIEDADES DA MATÉRIA Objetivo O objetivo dessa ficha é revisar alguns dos tópicos trabalhados no 1º semestre. As dúvidas devem ser encaminhadas

Leia mais

EJA E. Médio - Modalidade E.a.D Disciplina - Química. Aula I: O átomo. Professora: Márcia Elizabeth de Mattos Pintos

EJA E. Médio - Modalidade E.a.D Disciplina - Química. Aula I: O átomo. Professora: Márcia Elizabeth de Mattos Pintos EJA E. Médio - Modalidade E.a.D Disciplina - Química Aula I: O átomo Professora: Márcia Elizabeth de Mattos Pintos Email: marciaemp@hotmail.com Rio Grande, 31 de maio de 2014. Apresentação Conteúdo Programático

Leia mais

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA ÁTOMOS MODELO DE DALTON A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; Os átomos são esferas maciças e indivisíveis; Os átomos com as mesmas propriedades, constituem

Leia mais

MATERIAIS «Nós somos química e o resto do Universo também» Os conhecimentos de Química são essenciais para a compreensão dos fenômenos naturais, desde a microscópica divisão celular à astronômica explosão

Leia mais

Mg e Fe. Com base nas afirmações acima assinale a alternativa correta. a) Esses elementos são representados por 286Nh, 288Mc, 294Ts e 188

Mg e Fe. Com base nas afirmações acima assinale a alternativa correta. a) Esses elementos são representados por 286Nh, 288Mc, 294Ts e 188 1. (G1 - ifsul 2017) Um ânion de carga 1 possui 18 elétrons e 20 nêutrons. O átomo neutro que o originou apresenta número atômico e de massa, respectivamente, a) 17 e 37 b) 17 e 38 c) 19 e 37 d) 19 e 38

Leia mais

SOLUÇÃO ALUNO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO ALUNO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO AR1. [E] [F] X é um metal e possui 1 elétron na camada de valência, pois a primeira energia de ionização (50kJ mol) é baixa comparada com a segunda (7.97kJ mol) e com a terceira (11.810 kj mol).

Leia mais

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria atômica da matéria John Dalton (1803 1807): Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento

Leia mais

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Dado: 01. Faça a distribuição eletrônica nas camadas para os átomos: a) Cs (Z= 55) b) Tl (Z= 81) 02. Faça a distribuição eletrônica nas camadas, para os átomos:

Leia mais

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS P2 (1 BIMESTRE)

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS P2 (1 BIMESTRE) GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química Geral SÉRIE: 1 Anos ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Pré UFSC Química. Somatório: Somatório:

Pré UFSC Química. Somatório: Somatório: Exercícios 1) Uma das principais partículas atômicas é o elétron. Sua descoberta foi efetuada por J. J. Thomson em uma sala do Laboratório Cavendish, na Inglaterra, ao provocar descargas de elevada voltagem

Leia mais

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo:

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 3º EM Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13 Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 1. (1,0) Tendo por base o modelo atômico atual, assinale (V) para verdadeiro

Leia mais

Química A Semiextensivo V. 1

Química A Semiextensivo V. 1 Química A Semiextensivo V. 1 Exercícios 01) D 02) A a) Errada. A teoria de Dalton não incluía partículas ou cargas elétricas (modelo de bola de bilhar). b) Errada. Essa descrição corresponde à teoria de

Leia mais

QUÍMICA 1 ANO - PROGRESSÃO 2015

QUÍMICA 1 ANO - PROGRESSÃO 2015 QUÍMICA 1 ANO - PROGRESSÃO 2015 1. Esta questão apresenta três afirmativas, que podem estar corretas ou incorretas. Responda-a, obedecendo ao seguinte código: I) Fe, AI, C, Na são conjunto de elementos

Leia mais

Química. Aula 04 Profº Ricardo Dalla Zanna

Química. Aula 04 Profº Ricardo Dalla Zanna Química Aula 04 Profº Ricardo Dalla Zanna Conteúdo Programático Unidade 2 Átomos e Elementos o Seção 2.1 Evolução do modelo atômico e classificação periódica dos elementos o Seção 2.2 Leis ponderais o

Leia mais

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI 1. O modelo atômico de Dalton, concebendo o átomo como uma bolinha maciça e indivisível, fez a Química progredir muito no século XIX. Mas o conhecimento sobre estrutura atômica

Leia mais

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 Química 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 02. Para que um átomo de número atômico 55 e número de massa 137 seja eletricamente neutro, ele deverá ter, necessariamente:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2 o SEMESTRE DE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2 o SEMESTRE DE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2 o SEMESTRE DE 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 2,0 ) I. Introdução Neste semestre, seu total de pontos foi inferior

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO CIÊNCIAS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO CIÊNCIAS COLÉGIO NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO CIÊNCIAS SEGMENTO: ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 9º TÍTULO: ATIVIDADE DE REVISÃO PARA AVALIAÇÃO MENSAL II PROFESSORA: ALESSANDRA ARCA DATA: 20/ 04/ 2016 1. Classifique

Leia mais

Quando as letras se repetiam, os elementos eram representados pelas duas letras iniciais, sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula:

Quando as letras se repetiam, os elementos eram representados pelas duas letras iniciais, sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula: 9º ANO» UNIDADE 2» A estrutura atômica Como nomear um elemento químico Quando as letras se repetiam, os elementos eram representados pelas duas letras iniciais, sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula:

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º PLANO DE ESTUDO Nº 03 PROFESSORA: Rose Barbosa DATA DA AVALIAÇÃO: 27/04/2018 DISCIPLINA: Química ANO/SÉRIE: 9º ANO

Leia mais

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso ESTRUTURA ATÔMICA 01 (Ufpr 017) As propriedades das substâncias químicas podem ser previstas a partir das

Leia mais

Resoluções. Estrutura atômica

Resoluções. Estrutura atômica Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 1 Estrutura atômica 1. A A composição metafísica presente no poema remete aos modelos atômicos propostos

Leia mais

- ATOMÍSTICA Folha 03 João Roberto Mazzei

- ATOMÍSTICA Folha 03 João Roberto Mazzei 01- (UFRJ 2005) Um professor decidiu decorar seu laboratório com um "relógio de Química" no qual, no lugar das horas, estivessem alguns elementos, dispostos de acordo com seus respectivos números atômicos,

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB CONCEITOS SOBRE O ÁTOMO Número Atômico (Z): quantidades de prótons. Z = p = e Número de Massa (A): a soma das partículas que constitui o átomo. A = Z + N REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Colégio Notre Dame de Campinas Congregação de Santa Cruz PLANTÕES DE FÉRIAS QUÍMICA. Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª BIANCA RIBEIRO Data: JULHO 2016

Colégio Notre Dame de Campinas Congregação de Santa Cruz PLANTÕES DE FÉRIAS QUÍMICA. Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª BIANCA RIBEIRO Data: JULHO 2016 PLANTÕES DE FÉRIAS QUÍMICA Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª BIANCA RIBEIRO Data: JULHO 2016 Roteiro de Estudos Primeiramente, revise em seu caderno alguns conceitos importantes da estrutura do átomo, como:

Leia mais

Estrutura da matéria. Estrutura atômica

Estrutura da matéria. Estrutura atômica Estrutura da matéria 1. Considere a tabela de pontos de fusão e pontos de ebulição da substância a seguir. Substância P.F P.E Cloro - 101,0-34.6 Flúor - 219,6-188,1 Bromo - 7,2 58,8 Mercúrio - 38,8 356,6

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Qímica Estrutura At mica

Qímica Estrutura At mica Q ímica Estrutura At mica MODELOS ATÔMICOS Modelo dos Filósofos Gregos: Leucipo (500 a.c.) e Demócrito (460 a.c.) Indestrutível, indivisível e maciço. Modelo baseado apenas na intuição e na lógica. Aristóteles

Leia mais

ock shutterst / A lsk ska A Agnieszk Química a

ock shutterst / A lsk ska A Agnieszk Química a Química A Agnieszka Skalska / Shutterstock Química A aula. (UFJF-MG, adaptada) Associe a coluna da esquerda, que descreve os modelos atômicos, com a da direita, onde se encontram os cientistas que os propuseram.

Leia mais

Química A Extensivo V. 8

Química A Extensivo V. 8 Química A Extensivo V. Exercícios 0) A α 90 Th3 Ra 9 Ac 90 Th α Ra Número de massa: Prótons: Neutons: 36 0) 90 Th 3 α Ra α 6 Rn α Po 0 5 At 0 03) B 0) C Prótons: 5 Elétons: 5 Neutons: 00 5 = 35 6X O elemento

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 o BIMESTRE DE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 o BIMESTRE DE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 o BIMESTRE DE 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 1,0 ) I. Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0

Leia mais

ATOMÍSTICA. Teoria de Thomson (1898) Todo átomo é formado por uma matéria positiva, na qual se encontrariam os elétrons distribuídos ao acaso.

ATOMÍSTICA. Teoria de Thomson (1898) Todo átomo é formado por uma matéria positiva, na qual se encontrariam os elétrons distribuídos ao acaso. 1. MODLOS ATÔMICOS Teoria de Dalton (1803): Toda matéria é constituída por átomos; Átomos de um mesmo elemento químico possuem propriedades químicas e físicas iguais; Todo átomo corresponde a uma esfera

Leia mais

Atomística Tabela Periódica Teresópolis, 10 de março de 2018

Atomística Tabela Periódica Teresópolis, 10 de março de 2018 Projeto Sabadão Química Prof. Marcos Paulo Atomística Tabela Periódica Teresópolis, 10 de março de 2018 Modelos Atômicos 4ª questão) Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis: I- O átomo não

Leia mais

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química SÉRIE: 1 Ano ALUNO (a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. X é isótopo de 20 41 Ca e isótono

Leia mais

Exercícios sobre distribuição eletrônica

Exercícios sobre distribuição eletrônica Exercícios sobre distribuição eletrônica Dado: 01. Faça a distribuição eletrônica nas camadas para os átomos: a) Cs (Z = 55) b) T (Z = 81) 0. Faça a distribuição eletrônica nas camadas, para os átomos:

Leia mais

Lista 1 - Radioatividade

Lista 1 - Radioatividade 1. Para cada um dos radionuclídeos mostrados a seguir, escreva a equação que representa a emissão radioativa. Consulte a tabela periódica. a) b) c) d) e) 222 86 Rn, um alfa emissor presente no ar. 235

Leia mais

Benjamin Franlin caracterizou as propriedades das cargas elétricas (positivas e negativas) Geissler e Crookes desenvolvem o tubo de raios catódicos.

Benjamin Franlin caracterizou as propriedades das cargas elétricas (positivas e negativas) Geissler e Crookes desenvolvem o tubo de raios catódicos. Estrutura atômica I Final do século XVIII Benjamin Franlin caracterizou as propriedades das cargas elétricas (positivas e negativas) Meados do século XIX Geissler e Crookes desenvolvem o tubo de raios

Leia mais

LISTA EXTRA 1º ANO. 115), Tennessine (símbolo Ts e elemento 117) e

LISTA EXTRA 1º ANO. 115), Tennessine (símbolo Ts e elemento 117) e LISTA EXTRA 1º ANO 1. (G1 - cftmg 2018) A figura seguinte representa um fenômeno ocorrido ao atritar um pente em uma flanela e depois aproximá-lo de papel picado pelo fato de o pente ficar eletrizado por

Leia mais

Exercícios Sobre Atomística - Coincidências atômicas

Exercícios Sobre Atomística - Coincidências atômicas Exercícios Sobre Atomística - Coincidências atômicas 1. (Utfpr 016) O chumbo é um metal tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de eletricidade. É usado na construção civil, em baterias de ácido,

Leia mais

1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Atomística, Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica *Entregar todos os exercícios

Leia mais

Tarefa 23 Professor Gustavo

Tarefa 23 Professor Gustavo Química Tarefa Professor Gustavo 01. Entre as afirmações abaixo, assinale a opção ERRADA. a) Os íons He +, Li +, Be +, no estado gasoso são exemplos de hidrogenóides. b) No átomo de hidrogênio, os orbitais

Leia mais

T.D. de Química 28/03/2015. Prof. Victor Henrique

T.D. de Química 28/03/2015. Prof. Victor Henrique T.D. de Química 28/03/2015 Prof. Victor Henrique 01) Qual é a molalidade de uma solução que contém 34,2 g de sacarose, C 12 H 22 O 11, dissolvidos em 200 g de água? Dados: C = 12; H = 1; O = 16 a) 0,1

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 2,0 ) I. Introdução Neste ano, seu total de pontos foi inferior a 60,0 e, portanto

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a): Turma: 9º Ano Professora: Taynara (Ensino fundamental) Disciplina: Química Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H2, P4, H2O, O2 b) Cl2, CO2, H2,

Leia mais

Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas

Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas Disciplina: Química Aplicada 01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado de forma estáveis na natureza e não precisam ganhar ou perder elétrons são os:

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes Semana 3 Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 TRIMESTRE-INTENSIVA. Nome: Nº Data: / /2018

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 TRIMESTRE-INTENSIVA. Nome: Nº Data: / /2018 LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 TRIMESTRE-INTENSIVA Prof. Paola Araújo Série: 9º ANO EF II_ Nome: Nº Data: / /2018 1º TRIMESTRE 1) Os estados físicos da matéria caracterizam-se pelo grau

Leia mais

Química Professor Ricardo Júnior

Química Professor Ricardo Júnior Questão 01 - (UEA AM/2017) Química Professor Ricardo Júnior Frequentemente, ouve-se falar no método de datação por carbono-14 para estimar a idade de fósseis. O número 14 corresponde ao número de ---------------

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA

1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA 1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA MODELOS ATÔMICOS A QUÍMICA Uma ciência é definida como um conjunto organizado de conhecimentos sobre um assunto definido. A química é uma ciência e acumula conhecimentos há

Leia mais

Demócrito (Sec. V a.c.)

Demócrito (Sec. V a.c.) ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Demócrito (Sec. V a.c.) Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito (460 370 A.C.) Modelo baseado apenas

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei

MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei Vamos falar sobre: A evolução do modelo para o átomo; Cientistas importantes para esse estudo; Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; Experimentos realizados para obter

Leia mais

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES Demócrito Aristóteles Dalton Thomson Bohr Rutherford Sommerfeld Heisenberg Schrödinger De Broglie DALTON 1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

Leia mais

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Fase 02 Aluno: Idade: Instituição de Ensino: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Teoria Atômica Dalton, Thomson e Rutherford Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Modelo atômico de Dalton ou bola de bilhar - Proposto em 1803, postulava: 1 Postulado: A matéria é formada por átomos indivisíveis

Leia mais

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Professor Guilherme Alves 1.1 - Origem da Teoria Atômica Leucipo: Ideia de Átomo; Demócrito (460 a.c. 370 a.c.): usou a palavra átomo para designar a partícula

Leia mais

Ciências Exatas UFPR Palotina

Ciências Exatas UFPR Palotina Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 3 Teoria Atômica, Massas Atômicas e Moleculares e Íons Prof. Isac G. Rosset Ciências Exatas UFPR Palotina Prof. Isac G. Rosset

Leia mais

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 1º ano Ensino Médio. Números Quânticos e Diagrama de Pauling;

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 1º ano Ensino Médio. Números Quânticos e Diagrama de Pauling; Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 1º ano Ensino Médio Números Quânticos e Diagrama de Pauling; Número quântico principal (n): indica o nível de energia do elétron no átomo.

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I QM83A Turma Q33

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I QM83A Turma Q33 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I QM83A Turma Q33 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2013 Modalidade EF INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém oito questões no total, sendo duas questões abertas e seis questões de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira

Leia mais

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 1 PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 01. A temperatura de ebulição é, entre outras, uma propriedade das

Leia mais

1) Delineie os elementos-chave da teoria atômica de Dalton. Quais deles não são consistentes com a visão moderna do átomo?

1) Delineie os elementos-chave da teoria atômica de Dalton. Quais deles não são consistentes com a visão moderna do átomo? Disciplina: Química Geral I QM81B. 1ª Lista de Exercícios: Modelos Atômicos, Estrutura Atômica, Tabela Periódica e Propriedades Periódicas. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda. Nome: Modelos atômicos 1)

Leia mais

NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA

NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 20/ 04/2017 Tema da aula: Modelo Atômico de Bohr e Distribuição Eletrônica O desenvolvimento da teoria atômica NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA - Ao longo

Leia mais

Aulas 1 e 2. Atomística

Aulas 1 e 2. Atomística Aulas 1 e 2 Atomística Modelos Atômicos Dalton - 1808 Primeiro cientista a desenvolver uma teoria atômica, segundo a qual a matéria se compõe de partículas indestrutíveis chamadas átomos. Modelos Atômicos

Leia mais