ANALISE DO ÍNDICE DE DISFUNÇÕES TEMPOROMADIBULARES NOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FAP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANALISE DO ÍNDICE DE DISFUNÇÕES TEMPOROMADIBULARES NOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FAP"

Transcrição

1 ANALISE DO ÍNDICE DE DISFUNÇÕES TEMPOROMADIBULARES NOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FAP ALMEIDA, A.A; FELIPE, D.M. RESUMO A síndrome da disfunção da ATM causada por processos multifatoriais, entre eles a maloclusão, stress emocional e desequilíbrios da musculatura mastigatória. Disfunções temporomandibular são cada vez mais difundidas na população em geral. Foi aplicado um questionário, como forma de identificação quantitativa das DTM,s. Como resultado um alto nível de DMT,s nos acadêmicos com baixo índice de tratamentos. Conclui-se que 55% da amostra já apresentaram em algum período da vida os sintomas das DTM s. Palavras-Chaves: ATM; DTM s; Alunos ABSTRACT The ATM s dysfunction syndrome caused by multifactorial processes, including malocclusion, emotional stress and muscle imbalances masticatory. Dysfunction temporomandibular are increasingly widespread in the general population. A questionnaire was applied, as identification of quantitative TMD s. As a result a high level of TMD s in academics with low treatments. It was concluded that 55% of the sample already had at some period of life symptoms of TMD s. Keywords: ATM; TMD s, Academics INTRODUÇÃO Segundo Marquez (2000), a articulação temporomandibular é uma das mais complexas, capaz de realizar movimentos que estão relacionados a praticamente todas as funções do aparelho mastigatório. O aparelho mastigatório é um complexo morfo-funcional formado pelos seguintes componentes: ossos, articulações, músculos, dentes, inervação, vascularização e drenagem linfática dessas estruturas. Ele compõe o sistema mastigatório, que é o responsável

2 primariamente pela mastigação, fala e deglutição, e também desempenham papel importante no paladar e respiração. Segundo Leeuw (2010) a Academia Americana de Dor Orofacial, defini as DTM,s como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. Segundo Oliveira e Brunetti (1998) cerca de 7 milhões de pessoas tem disfunção temporomandibular assintomática. Biasotto-Gonzalez (2005), expõe que a DTM tem sua maior prevalência entre 20 e 45 anos, sendo que até os 40 anos, a principal causa é de origem muscular, DTM miogênica, já a partir dos 40 anos, o principal fator etiológico é a degeneração articular, DTM artrogênica. Visando contribuir com aspectos referentes à DTM, este estudo tem como objetivo avaliar o índice de DTM,s dos acadêmicos de fisioterapia da FAP, mais especificamente: conhecer os sinais e sintomas das DTMs apresentados pelos acadêmicos, avaliar o índice de tratamentos realizados pelos acadêmicos e Conhecer as formas de tratamentos realizados pelos academicos. REFERÊNCIAS METODOLÓGICAS-METODOLÓGICAS A articulação temporomandibular é o local onde ocorre a articulação craniomandibular. Existem duas ATM, uma de cada lado da maxila, devidoligação mais ou menos rígida entre as articulações direita e esquerda, a ATM pertence, tanto do ponto de vista morfológico como funcional, à categoria das articulações bilaterais e devem ser consideradas conjuntamente com os dentes (complexo triarticular) no exame físico, diagnóstico e tratamento das patologias do sistema mastigatório. (BRODY; HALL, 2001). Okenson (1991) ressalta que a ATM é capaz de movimentos de dobradiça e de deslocamento e, portanto, é conhecida como articulação ginglimoartrodial e para simplificar o mecanismo desta articulação complexa, separa-se em duas distintas articulações. A articulação inferior é constituída pelo côndilo e pelo disco articular inserido por ligamentos e que formam o complexo côndilo-disco onde ocorre o movimento de rotação. A articulação superior é formada pelo complexo côndilo-disco que se articula com a fossa mandibular, ocorrendo nela o movimento de translação.

3 Disfunção temporomandibular são distúrbios na musculatura da ATM, que comumente são referidas álgias e disfunção na mobilidade articular. Sinais e Sintomas clínicos é dor de um ou bilateralmente na ATM, cefaleia, algia da musculatura mastigatória, tensionamento dos músculos do pescoço e dorsais, clicks e crepitações, limitação na abertura da boca e movimento da musculatura assimétrico. Esses sinais e sintomas são mais encontrados em população de 20 a 40, cerca de 70% dessa população em algum período da vida possui um ou um desequilíbrio entre a ATM, articulação alvéolo dentária e a oclusão, juntamente com a ação desequilibrada dos músculos mastigatórios, levam a esta disfunção miofascial. Pacientes com D.T.M. apresentam como principal sintoma dor miofascial associada com função mandibular alterada. A dor normalmente se localiza na área pré-auricular irradiando-se para a região temporal, frontal ou occipital. (MACIEL, 2003). Heinrich (1991), exata que o fisioterapeuta, com seus conhecimentos e habilidades competentes do tratamento pode ser altamente eficaz ajudando dentistas e médicos nos quadros de dores craniofaciais. Conforme Porto (2002) diversas modalidades fisioterapêuticas, como a mecanoterapia, a eletroterapia, a termoterapia, a fototerapia e a acupuntura, além das técnicas manuais são utilizadas na terapêutica de DTM O presente estudo será realizado na Faculdade de Apucarana (FAP) em Apucarana, localizada na Rua Osvaldo de oliveira, nº. 600, onde será aplicado um questionário com os acadêmicos do curso de fisioterapia, pré-validado por 3 (três) profissionais da área sobre o conhecimento das DTMs aos alunos de fisioterapia da FAP. Após a coleta de dados as variáveis serão digitadas no programa Excel para serem analisadas através de porcentagem simples, tabelas, figuras e gráficos, serão elaborados no programa Excel e Word para serem melhores compreendidas. Em um levantamento feito nos arquivos da Faculdade de Apucarana (FAP) no ano de 2013, mostrou uma população de 168 alunos entre 18 e 47 anos, matriculados no curso de Fisioterapia da FAP.

4 CONCLUSÃO-RESULTADOS De 168 alunos matriculados no curso de fisioterapia da FAP, apenas 143 responderam o questionário, o restante na se encontraram na sala de aula no dia em que o questionário foi aplicado, o qual foi aplicado dia 30/09/13 à 01/10/13. Quanto a primeira questão se Você já sentiu algum estalido na ATM (articulação temporomandibular)? 67% dos acadêmicos disseram que sim e 47% que não. Já na questão 2 sobre já ter sentido alguma dor na ATM, 55% dos alunos disseram que sim e 45% que não. E na questão 3 se sim com qual frequência você sente a dor apenas 5% dos acadêmicos que responderam o questionário afirmaram que sentem dores todos os dias, 13% uma vez na semana, 38% senti uma vez por mês e 44% já apresentaram dores na ATM uma vez ao ano. Sobre qual sintoma associado apresentou? Dos que afirmaram terem dores, todos apresentaram algum sintoma associado 36% Cefaléia, 17% tensionamentos dos músculos do pescoço e dorsais, 29% dores na musculatura mastigatória e 18% limitação na abertura de boca. Quanto a questão 5 se já travou a ATM, 14% dos mesmo já travaram a ATM, mas 86% relatam que não. Na questão 6 sobre ter realizado tratamento para a DTM, 88% relatam que não, e apenas 12% já realizaram algum tratamento. E na 7 se sim qual desse você já realizou? Em 100% dos casos, eles realizaram tratamento ortodôntico, sendo que nenhum fez algum tratamento fisioterapêutico ou qualquer outro tipo de tratamento. Quanto ao resultado do tratamento 54% dos que realizaram tratamento relataram que houve melhora, 29% pouca melhora e apenas 18% que afirmam não terem melhora.

5 REFERÊNCIAS BIACHINI, E. M. G. Articulação temporomandibular: implicações e possibilidades de reabilitação fonoaudiológica. In: CARRARA DE AGELIS, E. et al. A Atuação da fonoaudiologia no câncer de cabeça e pescoço. Carapicuíba: Lovise, p BIASOTTO-GONZALEZ, D. A. Abordagem interdisciplinar das disfunções temporomandibulares. São Paulo: Manole, BRUNETTI, R. F.; OLIVEIRA, W. Diagnóstico diferencial. In: BARROS, J. J.; RODES, S.M. (Edit.). Tratamento das disfunções craniomandibulares. São Paulo: Santos, p BRODY, L. T.; HALL, C. M. Exercício terapêutico na busca da função. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, CASTRO, S. V. Anatomia Fundamental. 2. Ed. São Paulo: Makron Books, p HEINRICH, S. The role of physical therapy in craniofacial pain disorders: an adjunct to dental pain management. Cranio, 9(1):71-5, LEEUW, R. Dor orofacial: guia de avaliação, diagnóstico e tratamento. 4ª ed. São Paulo: Quintessence; MACIEL, R. N. ATM e dores craniofaciais: fisiopatologia básica. São Paulo: Santos, MARQUES, A.R. Intervenção fisioterapêutica em indivíduos portadores de disfunção da articulação temporomadibular. Praxisterapia, Rio grande do Sul: revista de fisioterapia da universidade de cruz alta, v. 2, p , dez MARTINI, G. et al. MRI study of a physiotherapeutic protocol in anterior disk displacement without reduction. Journal Craniomandibular Practice,14(3): , 1996 MARZOLA, M. T. Contribuição da fisioterapia para a odontóloga nas disfunções da articulação temporo mandibular. Resvista de Odonto Ciência, São Paulo, v.17, n.36, p. 120, abr./jun., OKENSON, J.P. - Nonsurgical management of disc interference disorders. Dent. Clin. N. Amer., 35:29-51, SCHUMANN, N. P et al. Personality and quantifluid neuromuscular activity of the mastigatory system in patients with temporomandibular joint dysfunction. J. Oral Rehab., n.15, p.35-37, 1988.

HIPERMOBILIDADE X DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: CASO CLÍNICO

HIPERMOBILIDADE X DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: CASO CLÍNICO HIPERMOBILIDADE X DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: CASO CLÍNICO Gustavo Dias Gomes da Silva(1); Alieny Cristina Duarte Ferreira (2); Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro (3); Alcione Barbosa Lira de Farias (4);

Leia mais

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA RESUMO

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA RESUMO DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA ADRIELE FERNANDA BARBERA BASSI adrielebassi@hotmail.com REGIANE SAYURI MORIMOTO regiane_sayuri@hotmail.com RESUMO ANA CLÁUDIA DE SOUZA COSTA

Leia mais

DTM - Aspectos Clínicos: Odontologia e Fisioterapia

DTM - Aspectos Clínicos: Odontologia e Fisioterapia DTM - Aspectos Clínicos: Odontologia e Fisioterapia Uma parcela da população sempre procura os serviços odontológicos pela presença de dores, porém muitas dessas dores não são de origem dentária, mas sim

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA RELAÇÃO DE RESUMOS DE MONOGRAFIAS E ARTIGOS DE PÓS- GRADUAÇÃO Lato sensu - Daniela Cristina dos Santos Alves O Uso do Spray de Fluorometano no Tratamento Prof. D. Sc.

Leia mais

I - Criação das especialidades: 1. ACUPUNTURA Aprovado. 2. HOMEOPATIA Aprovado. 3. HIPNOSE Aprovado. 4. TERAPIA FLORAL Aprovado

I - Criação das especialidades: 1. ACUPUNTURA Aprovado. 2. HOMEOPATIA Aprovado. 3. HIPNOSE Aprovado. 4. TERAPIA FLORAL Aprovado I - Criação das especialidades: 1. ACUPUNTURA Aprovado 2. HOMEOPATIA Aprovado 3. HIPNOSE Aprovado 4. TERAPIA FLORAL Aprovado 5. FITOTERAPIA Aprovado 6. ODONTOLOGIA DO ESPORTE Aprovado II - CRIAÇÃO DE PRÁTICAS

Leia mais

TRATAMENTOS UTILIZADOS NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL HULW/UFPB, BASEADO EM EVIDÊNCIAS

TRATAMENTOS UTILIZADOS NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL HULW/UFPB, BASEADO EM EVIDÊNCIAS TRATAMENTOS UTILIZADOS NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL HULW/UFPB, BASEADO EM EVIDÊNCIAS ¹LUCENA, Luciana Barbosa Sousa ; ²DANTAS, Alana Moura Xavier Centro de Ciências da Saúde - CCS, Departamento

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE PLACAS MIORRELAXANTE NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES

A UTILIZAÇÃO DE PLACAS MIORRELAXANTE NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES 5 A UTILIZAÇÃO DE PLACAS MIORRELAXANTE NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES USE OF MYORELAXANT PLATES ON TREATMENT OF TEMPOROMANDIBULAR DISORDENS VIANA SILVA, Jéssika Pereira 1 ; MIGUITA, Fernanda

Leia mais

ANEXO IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Curso de Especialização em: Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial Disciplina: Diagnóstico por Imagem da Articulação Temporomandibular. : I. Conceituar radiografias da ATM, explicando-as; II. Identificar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS ODT - CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA P L A N O D E E N S I N O

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS ODT - CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA P L A N O D E E N S I N O UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS ODT - CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA P L A N O D E E N S I N O DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre: 2011/2 Nome da disciplina Departamentos: ODT

Leia mais

Semiologia Ortopédica Pericial

Semiologia Ortopédica Pericial Semiologia Ortopédica Pericial Prof. Dr. José Heitor Machado Fernandes 2ª V E R S Ã O DO H I P E R T E X T O Para acessar os módulos do hipertexto Para acessar cada módulo do hipertexto clique no link

Leia mais

TRATAMENTO DE BRUXISMO COM A CORRENTE INTERFERENCIAL UM ESTUDO DE CASO Daniela Ramos Bulzing 1 Mara Inês Baptistella Ferão 2

TRATAMENTO DE BRUXISMO COM A CORRENTE INTERFERENCIAL UM ESTUDO DE CASO Daniela Ramos Bulzing 1 Mara Inês Baptistella Ferão 2 TRATAMENTO DE BRUXISMO COM A CORRENTE INTERFERENCIAL UM ESTUDO DE CASO Daniela Ramos Bulzing 1 Mara Inês Baptistella Ferão 2 RESUMO A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso (RUDIO, 1998, p. 57)

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular. Conceitos Restauradores de Oclusão: - Relação Cêntrica;

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular. Conceitos Restauradores de Oclusão: - Relação Cêntrica; Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

1. O TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

1. O TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 1. O TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA THE PHYSIOTHERAPEUTIC TREATMENT IN JOINT DYSFUNCTION TEMPOROMANDIBULAR : AN INTEGRATIVE REVIEW

Leia mais

Princípios de OCLUSÃO

Princípios de OCLUSÃO Aperfeiçoamento em Prótese Convencional e sobre Implantes Bibliografia Recomendada HOBO, S. et al. Osseointegração e Reabilitação Oclusal. 1 ed. São Paulo: Quintessence, 1997. Princípios de OCLUSÃO Princípios

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Educação para Saúde SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR: ANATOMIA

Leia mais

Relato de um Caso Clínico atendido no Projeto ATM

Relato de um Caso Clínico atendido no Projeto ATM Relato de um Caso Clínico atendido no Projeto ATM Paciente: J. B. L. Idade: 27anos Sexo: feminino Profissão: desempregada Tipo Facial : Braquifacial Classificação de Angle: classe I Leucoderma Queixa Principal

Leia mais

1. Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibular (DTM) ou Disfuções Crâniomandibular (DCM)

1. Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibular (DTM) ou Disfuções Crâniomandibular (DCM) 1. Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibular (DTM) ou Disfuções Crâniomandibular (DCM) O papel da fisioterapia é imprescindível nestes casos por se tratar de uma afecção que envolve o indivíduo como

Leia mais

Stomatos ISSN: 1519-4442 ppgpediatria@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil

Stomatos ISSN: 1519-4442 ppgpediatria@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Stomatos ISSN: 1519-4442 ppgpediatria@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Pedrotti, Francieli; Mahl, Célia; Mota Freitas, Maria Perpétua; Klein, Gisele Diagnóstico e prevalência das disfunções

Leia mais

POSTURA CERVICAL E CLASSES OCLUSAIS EM BRUXISTAS E INDIVÍDUOS ASSINTOMÁTICOS DE DTM.

POSTURA CERVICAL E CLASSES OCLUSAIS EM BRUXISTAS E INDIVÍDUOS ASSINTOMÁTICOS DE DTM. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 2006 maio-ago; 18(2)155-60 POSTURA CERVICAL E CLASSES OCLUSAIS EM BRUXISTAS E INDIVÍDUOS ASSINTOMÁTICOS DE DTM. CERVICAL POSTURE AND OCCLUSAL

Leia mais

A investigação da dor no paciente idoso e ardência bucal. Paulo Pimentel

A investigação da dor no paciente idoso e ardência bucal. Paulo Pimentel A investigação da dor no paciente idoso e ardência bucal Paulo Pimentel Sistema Estomatognático Mastigação, fala, digestão e deglutição Paladar, respiração Defesa e reconhecimento imunológico Estética,

Leia mais

Avaliação Fisioterapêutica da Coluna Cervical Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

Avaliação Fisioterapêutica da Coluna Cervical Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Avaliação Fisioterapêutica da Coluna Cervical Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Anatomia Aplicada A coluna cervical consiste em diversas

Leia mais

Influencia da Crochetagem na Amplitude de Movimento em paciente com. Influence of Crochetagem on the movement in Temporomandibular Joint

Influencia da Crochetagem na Amplitude de Movimento em paciente com. Influence of Crochetagem on the movement in Temporomandibular Joint Influencia da Crochetagem na Amplitude de Movimento em paciente com Disfunção Temporomandibular: Relato de caso Influence of Crochetagem on the movement in Temporomandibular Joint Dysfunction with patient:

Leia mais

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 AVALIAÇÃO E CORRELAÇÃO ENTRE SINTOMAS DE DISFUNÇÃO TEMPORO MANDIBULAR E O ÍNDICE DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTIAS NAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTIAS NAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA artigo - article INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTIAS NAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA PHYSIOTHERAPEUTICS INTERVENTIONS IN TEMPOROMANDIBULAR DYSFUNCTION: A LITERATURE REVIEW Alana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA RECAPTURA DE DISCO ARTICULAR VISUALIZADA POR MEIO RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Leia mais

Epidemiological profile of subjects with temporomandibular dysfunction in a Faculdade de Odontologia de Caruaru Pernambuco

Epidemiological profile of subjects with temporomandibular dysfunction in a Faculdade de Odontologia de Caruaru Pernambuco PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE SUJEITOS COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR TRATADOS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE CARUARU PERNAMBUCO Epidemiological profile of subjects with temporomandibular dysfunction in a

Leia mais

DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR: ESTUDO INTRODUTÓRIO VISANDO ESTRUTURAÇÃO DE PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO

DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR: ESTUDO INTRODUTÓRIO VISANDO ESTRUTURAÇÃO DE PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO CDD: 617.522 DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR: ESTUDO INTRODUTÓRIO VISANDO ESTRUTURAÇÃO DE PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO TEMPOROMANDIBULAR JOINT DYSFUNCTION: INTRODUCTORY STUDY STRUCTURING DENTISTRY RECORDINGS Denise

Leia mais

UFSC/ODONTOLOG1A I BIBLIOTECA SETopito

UFSC/ODONTOLOG1A I BIBLIOTECA SETopito ODILOR JOÃO MARTINS UFSC/ODONTOLOG1A I BIBLIOTECA SETopito INFLUENCIA DO ESTRESSE NA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR Florianópolis 2005 ODILOR JOÃO MARTINS UFSC/ODONTOLOGIA BIBLIOTECA SETORIAL INFLUÊNCIA DO

Leia mais

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM) -UM ESTUDO DE CASO

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM) -UM ESTUDO DE CASO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM) -UM ESTUDO DE CASO Aline Spillere 1 Ralph Fernando Rosas 2 RESUMO A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso experimental,

Leia mais

Oclusão A importância do diagnóstico

Oclusão A importância do diagnóstico Sabe-se, hoje, que a oclusão pode ajudar a resolver problemas que não teriam solução em nenhum outro ramo da Medicina Oclusão A importância do diagnóstico Portugal é dos poucos países da Europa com disciplina

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Conhecimento dos cirurgiões-dentistas da Grande Florianópolis sobre a Disfunção Temporomandibular em crianças. Ana Carolina Teixeira Fonseca Ferreira Universidade Federal

Leia mais

Hérnia de Disco: diagnóstico e tratamento

Hérnia de Disco: diagnóstico e tratamento ANO 2 Hérnia de Disco: diagnóstico e tratamento Direção: Dr José Goés Instituto da Dor Criação e Diagramação: Rubenio Lima 85 8540.9836 Impressão: NewGraf Tiragem: 40.000 ANO 2 Rua: Henriqueta Galeno,

Leia mais

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS (FUNORTE) CAIO HENRIQUE FEITOSA DE SOUZA

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS (FUNORTE) CAIO HENRIQUE FEITOSA DE SOUZA FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS (FUNORTE) CAIO HENRIQUE FEITOSA DE SOUZA DESORDENS TÊMPORO-MANDIBULARES ARACAJU-SE 2009 CAIO HENRIQUE FEITOSA DE SOUZA DESORDENS TÊMPORO-MANDIBULARES Monografia apresentada

Leia mais

Efeitos do Programa de Terapia Manual na Qualidade de Vida de Mulheres na Meia Idade com Disfunção da Articulação Temporomandibular

Efeitos do Programa de Terapia Manual na Qualidade de Vida de Mulheres na Meia Idade com Disfunção da Articulação Temporomandibular Capítulo 2 Efeitos do Programa de Terapia Manual na Qualidade de Vida de Mulheres na Meia Idade com Disfunção da Articulação Temporomandibular RENATA CRISTINA DI GRAZIA MESTRE EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA FACULDADE

Leia mais

Autor(es) BRUNO MASCELLA RODRIGUES. Orientador(es) DELAINE RODRIGUES BIGATON. Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ. 1. Introdução

Autor(es) BRUNO MASCELLA RODRIGUES. Orientador(es) DELAINE RODRIGUES BIGATON. Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ. 1. Introdução 19 Congresso de Iniciação Científica EFEITO DA MANIPULAÇÃO DA COLUNA CERVICAL ALTA SOBRE A DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E A ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS CERVICAIS Autor(es) BRUNO MASCELLA RODRIGUES

Leia mais

UMA ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NOS DISTÚRBIOS CRÂNIO-FACIAIS RELACIONADO ÀS DESORDENS CRANIOMANDIBULARES (DCM) E DISTÚRBIOS POSTURAIS: RELATO DE CASO

UMA ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NOS DISTÚRBIOS CRÂNIO-FACIAIS RELACIONADO ÀS DESORDENS CRANIOMANDIBULARES (DCM) E DISTÚRBIOS POSTURAIS: RELATO DE CASO UMA ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NOS DISTÚRBIOS CRÂNIO-FACIAIS RELACIONADO ÀS DESORDENS CRANIOMANDIBULARES (DCM) E DISTÚRBIOS POSTURAIS: RELATO DE CASO Cristina Endo (Faculdades Integradas FAFIBE) Elaine

Leia mais

* Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e Dores Faciais *

* Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e Dores Faciais * * Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e Dores Faciais * Para ajudá-lo a tomar decisões corretas sobre sua saúde, saiba um pouco mais sobre esta disfunção. A Disfunção da ATM é o funcionamento

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO Orientador Empresarial Dentistas-Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia-Alteração RESOLUÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO PREVENTIVA DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

AVALIAÇÃO PREVENTIVA DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR 11 AVALIAÇÃO PREVENTIVA DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR Letícia Stadela da Silva¹, Lisyara Helena Tori Barra 1, Célia Aparecida Stellutti Pachioni 1, Dalva Minonroze Albuquerque

Leia mais

CADEIAS MUSCULARES CADEIAS MUSCULARES CADEIAS MUSCULARES CADEIAS MUSCULARES. Dra. Adriana Tessitore. CADEIAS MUSCULARES aplicada à

CADEIAS MUSCULARES CADEIAS MUSCULARES CADEIAS MUSCULARES CADEIAS MUSCULARES. Dra. Adriana Tessitore. CADEIAS MUSCULARES aplicada à aplicada à 1 MOTRICIDADE OROFACIAL 2 MOTRICIDADE OROFACIAL Motricidade Orofacial é o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo/pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação,

Leia mais

Exame do Sistema Estomatognático usando Análise Oclusal e Índice Epidemiológico para DCMs. Ana Carla Rios

Exame do Sistema Estomatognático usando Análise Oclusal e Índice Epidemiológico para DCMs. Ana Carla Rios Exame do Sistema Estomatognático usando Análise Oclusal e Índice Epidemiológico para DCMs Ana Carla Rios O Exame do Sistema Estomatognático utilizando a análise oclusal é parte importante do processo diagnóstico

Leia mais

Disfunção têmporo-mandibular. Aspectos clínicos de interesse do cefaliatra

Disfunção têmporo-mandibular. Aspectos clínicos de interesse do cefaliatra ARTIGO ORIGINAL Disfunção têmporo-mandibular. Aspectos clínicos de interesse do cefaliatra Temporomandibular disfunction. Clinical features that interest physicians Marco Aurelio Domingues Bruno Cirurgião-dentista;

Leia mais

AVISO: O conteúdo do Caso Clínico a seguir foi cedido gentilmente pelo Prof. Douglas Benedecti, para a publicação no website www.bioart.com.

AVISO: O conteúdo do Caso Clínico a seguir foi cedido gentilmente pelo Prof. Douglas Benedecti, para a publicação no website www.bioart.com. AVISO: O conteúdo do Caso Clínico a seguir foi cedido gentilmente pelo Prof. Douglas Benedecti, para a publicação no website www.bioart.com.br, sendo o mesmo autor e detentor dos Direitos Autorais do conteúdo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE IDOSOS COM LOMBALGIA E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE IDOSOS COM LOMBALGIA E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA 1 AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE IDOSOS COM LOMBALGIA E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA FEITOSA P. O. ; FELIPE D. M. Resumo: Entre os declínios fisiológicos relacionados ao envelhecimento

Leia mais

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE SINTOMATOLOGIA TEMPOROMANDIBULAR EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE ODONTOLOGIA

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE SINTOMATOLOGIA TEMPOROMANDIBULAR EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE ODONTOLOGIA ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE SINTOMATOLOGIA TEMPOROMANDIBULAR EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE ODONTOLOGIA PREVALENCE STUDY OF TEMPOROMANDIBULAR SINTOMATOLOGY IN BRAZILIAN STUDENTS OF DENTISTRY Maria Cristina

Leia mais

MATERIAL E MÉTODOS. Objetivos:

MATERIAL E MÉTODOS. Objetivos: Rev. FOB V.9, n.3/4, p.139-144, jul./dez. 2001 ALTERAÇÕES OCLUSAIS E A SUA RELAÇÃO COM A DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR OCCLUSAL CHANGES AND THEIR RELATIONSHIP WITH TEMPOROMANDIBULAR DISORDERS Jefferson Ricardo

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica EFEITO DA MANIPULAÇÃO DA COLUNA CERVICAL ALTA SOBRE A DOR E SEVERIDADE DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

18º Congresso de Iniciação Científica EFEITO DA MANIPULAÇÃO DA COLUNA CERVICAL ALTA SOBRE A DOR E SEVERIDADE DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR 18º Congresso de Iniciação Científica EFEITO DA MANIPULAÇÃO DA COLUNA CERVICAL ALTA SOBRE A DOR E SEVERIDADE DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR Autor(es) BRUNO MASCELLA RODRIGUES Orientador(es) DELAINE RODRIGUES

Leia mais

BRUXISMO EXCÊNTRICO COMO FATOR ETIOLÓGICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

BRUXISMO EXCÊNTRICO COMO FATOR ETIOLÓGICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR BRUXISMO EXCÊNTRICO COMO FATOR ETIOLÓGICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR Gustavo Dias Gomes da Silva(1); Anna Kássia Tavares Alves Chaves Santiago Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro (3); Alcione Barbosa

Leia mais

INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES

INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES 21/06/2014 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde

Leia mais

Disfunções Temporomandibulares Temporomandibular Disorders

Disfunções Temporomandibulares Temporomandibular Disorders Disfunções Temporomandibulares Temporomandibular Disorders Introdução As disfunções temporomandibulares (DTM) abrangem um grupo de condições musculoesqueléticas e neuromusculares que envolvem a articulação

Leia mais

Proposta de Ensino à Distância na Prática Interdisciplinar Fonoaudiológica e Odontológica

Proposta de Ensino à Distância na Prática Interdisciplinar Fonoaudiológica e Odontológica Proposta de Ensino à Distância na Prática Interdisciplinar Fonoaudiológica e Odontológica Palavras Chaves: Interdisciplinar, Orofacial, Educação a Distância Autores: Lívia Maria do Prado 5, Eliene Silva

Leia mais

DAYS DE SOUZA LUIZA KLIPP DE OLIVEIRA

DAYS DE SOUZA LUIZA KLIPP DE OLIVEIRA 1 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA DAYS DE SOUZA LUIZA KLIPP DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO APARELHO DE MICHIGAN NA REDUÇÃO E/OU ELIMINAÇÃO DE SINTOMAS

Leia mais

EVERTHON TAVARES VERONESE MARIA EUGENIA MACHADO DAMO

EVERTHON TAVARES VERONESE MARIA EUGENIA MACHADO DAMO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA EVERTHON TAVARES VERONESE MARIA EUGENIA MACHADO DAMO NIVEL DE ESTRESSE EM PACIENTES PORTADORES DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Leia mais

Matriz Curricular. Carga Horária. Unidades Acadêmicas. Período

Matriz Curricular. Carga Horária. Unidades Acadêmicas. Período Matriz Curricular Período 1º Unidades Acadêmicas UAI: Introdução ao Estudo da Odontologia Conhecer a estrutura do indivíduo nas suas bases biomoleculares e celulares quanto às propriedades e interrelações

Leia mais

VERIFICAÇÃO DA AMPLITUDE DOS MOVIMENTOS MANDIBULARES EM CRIANÇAS* RANGE OF MOTION ANALISES IN CHILDREN

VERIFICAÇÃO DA AMPLITUDE DOS MOVIMENTOS MANDIBULARES EM CRIANÇAS* RANGE OF MOTION ANALISES IN CHILDREN 35 VERIFICAÇÃO DA AMPLITUDE DOS MOVIMENTOS MANDIBULARES EM CRIANÇAS* RANGE OF MOTION ANALISES IN CHILDREN Célia Miyuki Hamazaki 1 Raquel Kawaura 1 Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini 2 Vicente José Assencio-Ferreira

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA CETASE

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA CETASE FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA CETASE CENTRO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DAS ALTERAÇÕES FUNCIONAIS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO Área de Prótese Fixa e Escultura Dental FICHA CLÍNICA 1 - Dados Pessoais

Leia mais

FRANCIELI WILVERT REITZ JAQUELINE BEZ BIROLO

FRANCIELI WILVERT REITZ JAQUELINE BEZ BIROLO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA FRANCIELI WILVERT REITZ JAQUELINE BEZ BIROLO NÍVEL DE CONHECIMENTO DO CIRURGIÃO-DENTISTA PARA IDENTIFICAR PACIENTES COM DISFUNÇÃO

Leia mais

A influência dos distúrbios temporomandibulares - DTM S nas desordens cervicais. Resumo

A influência dos distúrbios temporomandibulares - DTM S nas desordens cervicais. Resumo 1 A influência dos distúrbios temporomandibulares - DTM S nas desordens cervicais Davidson Leite Araújo 1 Dayana Priscila Maia Mejia 2 davidson_fisio@hotmail.com Pós-Graduação em Ortopedia e Traumatologia

Leia mais

VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Disfunção da Articulação Temporomandibular: características do indivíduo relacionadas à sua atuação social José Ivan de Lima

Leia mais

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DEMANDA DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DEMANDA DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DEMANDA DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES Ligia de Jesus Martins de Oliveira 1 ; Luis Carlos Pires Baptista 2 Estudante do Curso de Odontologia; lih.odonto@gmail.com

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO NAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES

A INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO NAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES A INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO NAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES THE INFLUENCE OF THE ORTHODONTIC TREATMENT IN THE TEMPOROMANDIBULAR DYSFUNCTION Sabrina Alves Teixeira 1 Flávio Marcos de Almeida

Leia mais

Disfunção temporomandibular: Estudo de sinais, sintomas e diagnóstico clínico em pacientes de DTM na consulta de Estomatologia do Hospital de S.

Disfunção temporomandibular: Estudo de sinais, sintomas e diagnóstico clínico em pacientes de DTM na consulta de Estomatologia do Hospital de S. 2010/2011 Victor Osório Milet Disfunção temporomandibular: Estudo de sinais, sintomas e diagnóstico clínico em pacientes de DTM na consulta de Estomatologia do Hospital de S. João Abril, 2011 Victor Osório

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA MASTIGAÇÃO EM CRIANÇAS* The food influence in chewing in children ADRIANA MARQUES SILVA 1

A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA MASTIGAÇÃO EM CRIANÇAS* The food influence in chewing in children ADRIANA MARQUES SILVA 1 A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA MASTIGAÇÃO EM CRIANÇAS* The food influence in chewing in children ADRIANA MARQUES SILVA 1 Especialização em Motricidade Oral pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES NA POSTURA HUMANA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

INFLUÊNCIA DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES NA POSTURA HUMANA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA INFLUÊNCIA DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES NA POSTURA HUMANA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA GRAZIELLA BOM BRASÍLIA

Leia mais

INCIDÊNCIA DAS DISFUNÇÕES CRÂNIOMANDIBULARES EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DA CIDADE DO RECIFE PE.

INCIDÊNCIA DAS DISFUNÇÕES CRÂNIOMANDIBULARES EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DA CIDADE DO RECIFE PE. 4 INCIDÊNCIA DAS DISFUNÇÕES CRÂNIOMANDIBULARES EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DA CIDADE DO RECIFE PE. Jackeline Araújo Moura Josemir Rodrigues e Dutra Junior Saulo

Leia mais

Avaliação clínica de sinais e sintomas da disfunção temporomandibular em crianças

Avaliação clínica de sinais e sintomas da disfunção temporomandibular em crianças A RTIGO I NÉDITO Avaliação clínica de sinais e sintomas da disfunção temporomandibular em crianças Eduardo César Almada Santos*, Franscisco Antonio Bertoz**, Lilian Maria Brisque Pignatta***, Flávia de

Leia mais

A VISÃO DO ALUNO DE ODONTOLOGIA DA IMPORTÂNCIA DA MULTIDISCIPLINARIDADE ODONTOLOGIA-FONOAUDIOLOGIA NOS CURSOS DE ODONTOLOGIA

A VISÃO DO ALUNO DE ODONTOLOGIA DA IMPORTÂNCIA DA MULTIDISCIPLINARIDADE ODONTOLOGIA-FONOAUDIOLOGIA NOS CURSOS DE ODONTOLOGIA 49 ISSN 2179-6998 Rev. Ibirapuera, São Paulo, n. 2, p. 49-53, Jul./Dez. 2011 A VISÃO DO ALUNO DE ODONTOLOGIA DA IMPORTÂNCIA DA MULTIDISCIPLINARIDADE ODONTOLOGIA-FONOAUDIOLOGIA NOS CURSOS DE ODONTOLOGIA

Leia mais

Signs and symptons in the patients with disfuntion temporomandibular

Signs and symptons in the patients with disfuntion temporomandibular Sintomas nas disfunções temporomandibulares SINAIS E SINTOMAS DE PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR Signs and symptons in the patients with disfuntion temporomandibular Kelli Nogueira Ferraz Pereira

Leia mais

RADIOLOGIA EM ORTODONTIA

RADIOLOGIA EM ORTODONTIA RADIOLOGIA EM ORTODONTIA Sem dúvida alguma, o descobrimento do RX em 1.895, veio revolucionar o diagnóstico de diversas anomalias no campo da Medicina. A Odontologia, sendo área da saúde, como não poderia

Leia mais

Diretoria de Saúde da Marinha Centro Médico Assistencial da Marinha Odontoclínica Central da Marinha

Diretoria de Saúde da Marinha Centro Médico Assistencial da Marinha Odontoclínica Central da Marinha Diretoria de Saúde da Marinha Centro Médico Assistencial da Marinha Odontoclínica Central da Marinha MANUAL DE DIREITOS E RESPONSABILIDADES DOS PACIENTES www.ocm.mar.mil.br MARINHA DA BRASIL ODONTOCLÍNICA

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Controvérsias do ensaio experimental clínico sobre DTM Dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

Tratamento de dor de cabeça relacionada com a dor miofascial: relato de caso clínico

Tratamento de dor de cabeça relacionada com a dor miofascial: relato de caso clínico Revista de Odontologia da UNESP. 2005; 34 (1): 31-6 2004 Tratamento de dor de cabeça relacionada com a dor miofascial: relato de caso clínico Camila Andrade ZAMPERINI, André Ulisses Dantas BATISTA, Eduardo

Leia mais

Alterações posturais relacionadas com a disfunção da articulação temporomandibular e seu tratamento

Alterações posturais relacionadas com a disfunção da articulação temporomandibular e seu tratamento 150 ARTIGO Alterações posturais relacionadas com a disfunção da articulação temporomandibular e seu tratamento Renata Cristina di Grazia; Centro de Atendimento da Comunidade - CECOM-Unicamp Antonia Dalla

Leia mais

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB ALVES, Giorvan Ânderson dos santos Alves LOPES SOBRINHO, Paulo Naati LUNA, Anibal Henrique Barbosa

Leia mais

MELHORA NO PADRÃO DE TONICIDADE MUSCULAR DE PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN ESTIMULADOS PRECOCEMENTE

MELHORA NO PADRÃO DE TONICIDADE MUSCULAR DE PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN ESTIMULADOS PRECOCEMENTE MELHORA NO PADRÃO DE TONICIDADE MUSCULAR DE PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN ESTIMULADOS PRECOCEMENTE Karla Larissa Vas Estero 1, Lizzie Ramos Moretti 1, Luciana Manzotti de Marchi 2, Maria Paula Jacobucci

Leia mais

Prevalência de disfunção temporomandibular em fisioterapeutas. Prevalence of temporomandibular disorders in physiotherapists

Prevalência de disfunção temporomandibular em fisioterapeutas. Prevalence of temporomandibular disorders in physiotherapists Artigo original Prevalência de disfunção temporomandibular em fisioterapeutas Prevalence of temporomandibular disorders in physiotherapists Cláudia Gomes Silva 1, Adroaldo José Casa Junior 2 Resumo A DTM

Leia mais

DIOGO SURIANI RIBEIRO THIAGO PEREIRA DE SOUSA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E ALTERAÇÕES POSTURAIS: EXISTE CORRELAÇÃO?

DIOGO SURIANI RIBEIRO THIAGO PEREIRA DE SOUSA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E ALTERAÇÕES POSTURAIS: EXISTE CORRELAÇÃO? DIOGO SURIANI RIBEIRO THIAGO PEREIRA DE SOUSA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E ALTERAÇÕES POSTURAIS: EXISTE CORRELAÇÃO? Goiânia - GO 2003 DIOGO SURIANI RIBEIRO THIAGO PEREIRA DE SOUSA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Leia mais

Dor Orofacial Neurovascular

Dor Orofacial Neurovascular Dor Orofacial Neurovascular Introdução A Dor Orofacial de potencial origem neurovascular pode mimetizar a dor odontogénica na medida em que uma grande população de pacientes com enxaqueca e cefaleia trigémino-autonómicas

Leia mais

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PORTADORES DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE III (DENTÁRIA E/OU ESQUELÉTICA)

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PORTADORES DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE III (DENTÁRIA E/OU ESQUELÉTICA) CEFAC CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA MOTRICIDADE ORAL INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PORTADORES DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE III (DENTÁRIA E/OU ESQUELÉTICA) VERIDIANA PROSINI RECIFE 1998

Leia mais

Study of the index of Temporomandibular Disorders (TMD) in children patients from São Paulo City University

Study of the index of Temporomandibular Disorders (TMD) in children patients from São Paulo City University (DTM) em pacientes Study of the index of Disorders (TMD) in children patients from São City University Karyna Martins do Valle-Corotti * Eduardo Guedes Carvalho * Danilo Furquim Siqueira * José Roberto

Leia mais

DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: ESTUDO DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS POR PROFISSIONAIS

DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: ESTUDO DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS POR PROFISSIONAIS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: ESTUDO DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS POR PROFISSIONAIS Roberta de Abreu VENANCIO* Cinara Maria CAMPARIS* RESUMO: Cem questionários foram distribuídos em consultórios odontológicos

Leia mais

PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM PACIENTES PORTADORES DE PRÓTESES TOTAIS DUPLAS

PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM PACIENTES PORTADORES DE PRÓTESES TOTAIS DUPLAS PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR.pmd 1 PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM PACIENTES PORTADORES DE PRÓTESES TOTAIS DUPLAS PREVALENCE OF TEMPOROMANDIBULAR DISORDER IN PATIENTS WITH COMPLETE

Leia mais

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada?

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? A avaliação da estética facial, bem como sua relação com a comunicação e expressão da emoção, é parte importante no

Leia mais

DISTÚRBIOS TEMPOROMANDIBULARES E SUA RELAÇÃO COM OCLUSÃO E TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM ADULTOS :REVISÃO DE LITERATURA

DISTÚRBIOS TEMPOROMANDIBULARES E SUA RELAÇÃO COM OCLUSÃO E TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM ADULTOS :REVISÃO DE LITERATURA 1 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE/SOEBRÁS DISTÚRBIOS TEMPOROMANDIBULARES E SUA RELAÇÃO COM OCLUSÃO E TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM ADULTOS :REVISÃO DE LITERATURA ELIANA MANTOVANI SANTOS VERONESI POÇOS

Leia mais

Thaís Rosa Frazão Pereira. Mecanismo de Ação dos Aparelhos Oclusais Lisos e Planos

Thaís Rosa Frazão Pereira. Mecanismo de Ação dos Aparelhos Oclusais Lisos e Planos Thaís Rosa Frazão Pereira Mecanismo de Ação dos Aparelhos Oclusais Lisos e Planos Monografia apresentada à Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas, como requisito para

Leia mais

INSTITUTO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL FUNORTE. Isabela Vieira Santos

INSTITUTO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL FUNORTE. Isabela Vieira Santos 1 INSTITUTO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL FUNORTE Isabela Vieira Santos PREVALÊNCIA DE DTM NOS PACIENTES DO CURSO DE ORTODONTIA DA FUNORTE NÚCLEO FEIRA DE SANTANA Feira de Santana - BA 2014

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: ANATOMIA III: DESENHO E ESCULTURA DENTAL Código: ODO-016 Pré-requisito: Anatomia

Leia mais

UNITERMOS: Articulação temporomandibular, distúrbios da articulação temporomandibular; fisiopatologia da disfunção da articulação temporomandibular.

UNITERMOS: Articulação temporomandibular, distúrbios da articulação temporomandibular; fisiopatologia da disfunção da articulação temporomandibular. Rev. Odont. UNESP, São Paulo, 15/16: 163-169, 1986/87. DISFUNÇÕES DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: ESTUDO DA PREVALÊNCIA DOS SINAIS E SINTOMAS EM ALUNOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO CAMPUS DE SÃO JOSÉ

Leia mais

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: A AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CEARÁ

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: A AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CEARÁ DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: A AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CEARÁ TEMPOROMANDIBULAR JOINT DYSFUNCTION: PHYSIOTHERAPEUTIC ASSESSMENT

Leia mais

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM) E MASTIGAÇÃO Uma relação de causa e efeito

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM) E MASTIGAÇÃO Uma relação de causa e efeito CEFAC CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA MOTRICIDADE ORAL DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM) E MASTIGAÇÃO Uma relação de causa e efeito MONIA FERRARI NOGUEIRA RECIFE 2001

Leia mais

Estudo da articulação temporomandibular em portadores de Síndrome de Down

Estudo da articulação temporomandibular em portadores de Síndrome de Down Artigo Original Almeida et al. Estudo da articulação temporomandibular em portadores de Síndrome de Down Investigation of the temporomandibular joints in Down syndrome individuals Resumo Objetivo: O portador

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE NÍVEIS SUPERIOR, MÉDIO E TÉCNICO NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE PALMARES

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE NÍVEIS SUPERIOR, MÉDIO E TÉCNICO NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE PALMARES CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE NÍVEIS SUPERIOR, MÉDIO E TÉCNICO NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE PALMARES AVISO DE RETIFICAÇÃO DE EDITAL Nº 01 A Comissão de Concurso torna publica

Leia mais

Disciplina: Patologia Oral PARTE. Curso: Odontologia 4º e 5º Períodos

Disciplina: Patologia Oral PARTE. Curso: Odontologia 4º e 5º Períodos Graduação em Odontologia Disciplina: Patologia Oral PATOLOGIA ÓSSEA { 4 a PARTE Curso: Odontologia 4º e 5º Períodos h t t p : / / l u c i n e i. w i k i s p a c e s. c o m Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira

Leia mais

Tabela 24 - Terminologia do código brasileiro de ocupação (CBO) Data de início de vigência. Código do Termo. Data de fim de implantação

Tabela 24 - Terminologia do código brasileiro de ocupação (CBO) Data de início de vigência. Código do Termo. Data de fim de implantação de 201115 Geneticista 26/09/2008 26/09/2008 203015 Pesquisador em biologia de microorganismos e parasitas 26/09/2008 26/09/2008 213150 Físico médico 26/09/2008 26/09/2008 221105 Biólogo 26/09/2008 26/09/2008

Leia mais

Clínica de Preparo Bucal: Indispensável para o Tratamento de Pacientes Parcialmente Desdentados

Clínica de Preparo Bucal: Indispensável para o Tratamento de Pacientes Parcialmente Desdentados Clínica de Preparo Bucal: Indispensável para o Tratamento de Pacientes Parcialmente Desdentados Frederico dos Reis Goyatá 1 Universidade Severino Sombra, curso de Odontologia, Professor de Dentística,

Leia mais

VANESSA LUZIA PADILHA,

VANESSA LUZIA PADILHA, VANESSA LUZIA PADILHA, fisioterapeuta graduada pela Universidade Positivo (2004). Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional (estética) pela Faculdade Evangélica do Paraná (2005). Consultório: Rua

Leia mais

201115 Geneticista 26/09/2008 26/09/2008. 213150 Físico médico 26/09/2008 26/09/2008. 221105 Biólogo 26/09/2008 26/09/2008

201115 Geneticista 26/09/2008 26/09/2008. 213150 Físico médico 26/09/2008 26/09/2008. 221105 Biólogo 26/09/2008 26/09/2008 de 201115 Geneticista 26/09/2008 26/09/2008 203015 Pesquisador em biologia de microorganismos e parasitas 26/09/2008 26/09/2008 213150 Físico médico 26/09/2008 26/09/2008 221105 Biólogo 26/09/2008 26/09/2008

Leia mais

Myofacial Pain and Temporomandibular Sounds in Adolescents Recife-PE

Myofacial Pain and Temporomandibular Sounds in Adolescents Recife-PE DOR MIOFACIAL E RUÍDOS ARTICULARES EM ADOLESCETES RECIFE/PE Myofacial Pain and Temporomandibular Sounds in Adolescents Recife-PE Recebido em 10/01/2006 Aprovado em 20/04/2006 Aronita Rosenblatt* Roberta

Leia mais

REVISÃO DA LITERATURA

REVISÃO DA LITERATURA REVISÃO DA LITERATURA Desordens Temporomandibulares Aspectos Clínicos e Guia para a Odontologia e Fisioterapia Temporomandibular Disorders Clinical Aspects and a Guideline to Odontology and Physiotherapy

Leia mais