GUIA DE FESTAS BÍBLICAS PARA INICIANTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA DE FESTAS BÍBLICAS PARA INICIANTES"

Transcrição

1 GUIA DE FESTAS BÍBLICAS GUIA DAS FESTAS BÍBLICAS PARA INICIANTES PARA INICIANTES

2 A Casa de Israel é uma congregação messiânica focado no discipulado, treinamento, e desenvolvimento de lideres. GUIA DE FESTAS BÍBLICAS Crendo na nova aliança, na unção do Espírito Santo, e na obediência a Lei, nós ativamente ensinamos as raízes hebraicas da fé cristã. A singularidade da Casa de Israel está em harmonizar viver debaixo da graça compreendendo a importância das Leis de Deus e de uma vida que PARA manifeste os INICIANTES dons do Espirito Santo. Casa de Israel te convida a se reunir conosco aos sábados para comunhão e adoração. Visite para detalhes.

3 Conecte-se conosco online:

4 INTRODUÇÃO E DEFINIÇÃO DE TERMOS Muitas igrejas ensinam que as festas bíblicas pertecem aos judeus, mas Leviticus 23 diz que elas são as festas do Senhor (YeHoVaH). O primeira festa é o Sábado, que é o sétimo dia da semana (Genesis 2:2 and Êxodo 20:10, Levítico 23:3). Guardar Seus mandamentos é uma demonstração de que nós amamos nosso salvador (João 14:15). Em Mateus 5:17 Yeshua disse que ele não veio mudar a Lei e os Profetas. Hebrew Pesach Matza Yom Habbikurim Shavuot Yom Teruah Yom Kippur Sukkot Shabbat Yeshua Português Páscoa Pães Ázimos Festa das Primícias Festa das Semanas (Pentecoste) Festa das Trombetas Dia da Expiação Festa dos Tabernáculos Sábado Jesus

5 FESTAS DE PRIMAVERA (Levítico 23: 5-16) FESTAS DE OUTONO (Levítico 23: 24-34) Páscoa no 14º dia do 1º mês (mês de Aviv) Primícias Pentecoste Yom Teruah (Festa das Trombetas) no 1º dia do 7º mês Yom Kippur (Dia da Expiação) no 10º dia do 7º mês Sukkot (Festa das Trombetas) do 15º ao 21º dia do 7º mês 50 dias Festa dos Pães Ázimos do 15º ao 21º dia do 1º mês (mês de Aviv)

6 AS FESTAS BÍBLICAS DE PRIMAVERA Páscoa no 14º dia do 1º mês (mês de Aviv) Primícias Festa das Semanas 50 dias Páscoa Pentecoste Festa dos Pães Ázimos do 15º ao 21º dia do 1º mês (mês de Aviv)

7 O TEMPO DA PÁSCOA O primeiro sinal da lua crescente após a cevada atingir certo estado de amadurecimento (Aviv) marca o início do primeiro mês do ano, o mês de Aviv. No 14º dia do mesmo mês se celebra a Páscoa.

8 O TEMPO DA PÁSCOA Lv 23:5 No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor. Nm 9:2 Celebrem os filhos de Israel a páscoa a seu tempo determinado. Nm 9:3 No dia catorze deste mês, pela tarde, a seu tempo determinado a celebrareis; segundo todos os seus estatutos, e segundo todos os seus ritos, a celebrareis. Nm 28:16 Porém no mês primeiro, aos catorze dias do mês, é a páscoa do Senhor. * No texto em hebraico diz "entre as noites", o que se refere ao período do dia que vai do meio-dia às 18:00, o que seria 15:00. Esta seria a hora nona do dia, a contar de 06:00 da manhã.

9 TEMPO DA FESTA DOS PÃES ÁZIMOS Lv 23:6 E aos quinze dias deste mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos. Lv 23:7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; Lv 23:8 Mas sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. Nm 28:17 E aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; sete dias se comerão pães ázimos. Nm 28:18 No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; Nm 28:25 E no sétimo dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

10 INSTRUÇÕES PARA A FESTA DOS PÃES ÁZIMOS Ex 12:15 Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.. Ex 12:16 E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós. Ex 12:17 Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo. Ex 12:19 Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.

11 INSTRUÇÕES PARA A FESTA DOS PÃES ÁZIMOS Nm 28:17 E aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; sete dias se comerão pães ázimos. Nm 28:18 No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; Nm 28:25 E no sétimo dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

12 PRIMÍCIAS Lv 23:10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; Lv 23:11 E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. Lev 23:12 E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor, Lev 23:13 E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao Senhor, e a sua libação será de vinho, um quarto de him. Lv 23:14 E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.

13 FESTA DAS SEMANAS Lv 23:15 Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Lev 23:16 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor. Lv 23:17 Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao Senhor. Lv 23:18 Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao Senhor, com a sua oferta de alimentos, e as suas libações, por oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.

14 FESTA DAS SEMANAS Lv 23:19 Também oferecereis um bode para expiação do pecado, e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico. Lv 23:20 Então o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o Senhor, com os dois cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote. Lv 23:21 E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações. Nm 28:26 Semelhantemente, tereis santa convocação no dia das primícias, quando oferecerdes oferta nova de alimentos ao Senhor, segundo as vossas semanas; nenhum trabalho servil fareis.

15 AS FESTAS BÍBLICAS DE OUTONO Yom Teruah (Festa das Trombetas) no 1º dia do 7º mês Yom Kippur (Dia da Expiação) no 10º dia do 7º mês Sukkot (Festa das Trombetas) do 15º ao 21º dia do 7º mês

16 FESTA DAS TROMBETAS (YOM TERUAH) Lv 23:23 E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Lv 23:24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação. Lv 23:25 Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao Senhor. Nm 29:1 Semelhantemente, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas.

17 FESTA DAS TROMBETAS (YOM TERUAH) The giving of the commandments on Sinai was heralded by trumpet. Êxodo 19:16-19: E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.

18 PASSAGENS DO NOVO TESTAMENTO COM POSSÍVEL CONEXÃO COM A FESTA DAS TROMBETAS 1Co 15:51-52: Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Ap 10:7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. Ap 11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.

19 PASSAGENS DO NOVO TESTAMENTO COM POSSÍVEL CONEXÃO COM A FESTA DAS TROMBETAS 1Tess 4:16-17 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Mt 24:27-31 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias. E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

20 O DIA DA EXPIAÇÃO (YOM KIPPUR) Lv 23:27 Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor. Lv 23:31 Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. Lv 23:32 Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. Nm 29:7 E no dia dez deste sétimo mês tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; nenhum trabalho fareis.

21 A FESTA DOS TABERNÁCULOS (SUKKOT) Lv 23:33 E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Lv 23:34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias. Lv 23:35 Ao primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. Lv 23:36 Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis. Nm 29:12 Semelhantemente, aos quinze dias deste sétimo mês tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; mas sete dias celebrareis festa ao Senhor. Nm 29:35 No oitavo dia (22º dia do mês) tereis dia de solenidade; nenhum trabalho servil fareis;

22 DEVERIAMOS NÓS OBSERVAR AS FESTAS BÍBLICAS DE PRIMAVERA NOS DIAS DE HOJE? PÁSCOA Êxodo 12:14. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Êxodo 12:24. Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. PÃES ÁZIMOS Êxodo 12:17. Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo. Êxodo 13:9-10. E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito. Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano. PRIMÍCIAS Lv 23:14 E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações. FESTA DAS SEMANAS Lev 23:21. E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.

23 DEVERIAMOS NÓS OBSERVARMOS AS FESTAS BÍBLICAS DE OUTUNO NOS DIAS DE HOJE? DAY OF TRUMPETS Êxodo 31:13: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. DIA DA EXPIAÇÃO Lv 23:31 Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. FESTA DOS TABERNÁCULOS Lv 23:41. E celebrareis esta festa ao Senhor por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis.

24 QUAIS DIAS A BÍBLIA DEFINE COMO SÁBADOS? O 7º dia da semana - Sábado semanal (Lv 23:3) O 1º dia da Festa dos Pães Ázimos - 15º dia do 1º mês (Lv 23:7) O 7º dia da Festa dos Pães Ázimos - 21º dia do 1º mês (Lv 23:8) A Festa das Semanas - Pentecoste (Lv 23:21) A Festa das Trombetas - 1º dia do 7º mês (Lv 23:24) O Dia da Expiação - 10º dia do 7º mês (Lv 23:26-32) O 1º dia da Festa dos Tabernáculos - 15º dia do 7º mês (Lv 23:34-35) O dia apos o fim da Festa dos Tabernáculos 22º dia do 7º mês (Lv 23:36)

25 NÓS SOMOS ORDENADOS A GUARDAR O SÁBADO NOS DIAS DE HOJE? Êx 31:13: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

26 CONCLUSÃO Paulo ensinou que nós devemos guardar os mandamentos de Deus descritos nas Escrituras 2ª Tm 3:16. Nos tempos de Paulo o termo Escrituras se resumia aos livros de Genesis a Malaquias, uma que o Novo Testamento ainda não havia sido escrito. Paulo mesmo era obediente aos mandamentos dos velho testamento e ele nos exorta a sermos seus imitadores assim como ele era imitador do Messias 1ª Cor 11:1. Por exemplo: Ele participou de um voto de nazireu descrito em Números 6: Atos 18:18; 21: Ele guardava os sábados. Atos 13:42 ; 17:2, 18:4 Ele guardou a páscoa e a festa dos pães ázimos. 1ª Cor 5:8 Ele guardou a festa das semanas (Pentecoste). Atos 20:16 Domingo não é o sábado. Alguns pregadores usam os versos a seguir for a de contexto para justificar a guarda do sábado no domingo (1ª Cor 16:1-2; João 20:1,19,26, Atos 20:7 e Ap 1:10). Esses versos não afirmam que o sábado foi transferido do 7º, para o 1º dia da semana. Cl 2:16-17 é geralmente usado como referencia para dizer que nós não precisamos mais observar a celebração das festas bíblicas. Entretanto, isso é uma interpretação incorreta do que Paulo escreveu. Quando Paulo escreveu essa carta Yeshua já havia se tornado o cordeiro pascal mas Paulo ainda se refere as festas como figuras proféticas de coisas por vir. Paulo celebrou a pascoa, a festa dos pães ázimos (1º Cor 5:8) e a festa das semanas (Pentecoste) Atos 20:16 depois da morte, ressureição e ascensão de Yeshua ao céu. Dediquemo-nos a sermos como os crentes de Bereia descritos em Atos 17:11, que diligentemente examinavam as Escrituras para terem certeza que tudo que os era ensinado estava de acordo com aquilo que havia sido escrito.

27 COMO GUARDAR AS FESTAS HOJE EM DIA? Hb 10:25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hb 13:15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. 1ª Co 14:26 Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

28 Conecte-se conosco on-line:

Capítulo 23 As festas solenes do SENHOR Lv 23:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 23 As festas solenes do SENHOR Lv 23:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 23 As festas solenes do SENHOR Lv 23:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Lv 23:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações;

Leia mais

Nm 29:2 Então por holocausto, em cheiro suave ao SENHOR, oferecereis um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, sem defeito.

Nm 29:2 Então por holocausto, em cheiro suave ao SENHOR, oferecereis um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, sem defeito. 1 Capítulo 29 As ofertas nas Festas das Trombetas Nm 29:1 Semelhantemente, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas.

Leia mais

Lição 17. E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias

Lição 17. E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 17 E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias Levíticos 23:33-34 Esta publicação

Leia mais

Lição 13. Guardai pois a festa dos pães ázimos

Lição 13. Guardai pois a festa dos pães ázimos Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 13 Guardai pois a festa dos pães ázimos Êxodo 12:17 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis - http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S

P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S A T R A N S I Ç Ã O A S F A S E S D O M I N I S T É R I O D E C R I S T O A S F E S TA S A S F A S E S D O P L A N O D A R E D E N Ç Ã O "Tudo isso tem

Leia mais

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 14 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias Levíticos 23:16 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é

Leia mais

Capítulo 15 A repetição de divrsas leis Nm 15:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 15 A repetição de divrsas leis Nm 15:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 15 A repetição de divrsas leis Nm 15:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Nm 15:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra das vossas habitações, que eu vos hei

Leia mais

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Vida Cristã e Santificação PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Estudo do livro de Levítico Aulas Descrição Texto Bíblico Professor 01 Introdução ao livro de Levítico Lv 1-7 Francisco 02 Bases da Santificação:

Leia mais

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA Números 10: 10 O ANO NOVO NA BÍBLIA, ACONTECE EM SETEMBRO! Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis

Leia mais

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1 Pessach = Páscoa Abril 2016 Ivonne Muniz ivonne Muniz 1 Levíticos 23:4-6 Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado: No mês primeiro, aos catorze

Leia mais

As festas bíblicas anuais!

As festas bíblicas anuais! As festas bíblicas anuais! A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio

Leia mais

DE VOLTA PARA CASA! JOÃO 14: 1-3

DE VOLTA PARA CASA! JOÃO 14: 1-3 DE VOLTA PARA CASA! JOÃO 14: 1-3 João 14:1-3 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos

Leia mais

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5. II Sam 6. I Reis 7. II Reis 8. I Cron. 9. II Cron. 10.

Leia mais

A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSUREIÇÃO

A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSUREIÇÃO A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSUREIÇÃO 1 Tessalonicenses 4:16,17 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão

Leia mais

Capítulo 12 A instituição da primeira páscoa Êx 12:1 E Falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:

Capítulo 12 A instituição da primeira páscoa Êx 12:1 E Falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 1 Capítulo 12 A instituição da primeira páscoa Êx 12:1 E Falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Êx 12:2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos

Leia mais

Lição 10 FESTAS SANTAS DEUS

Lição 10 FESTAS SANTAS DEUS Lição 10 Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 10 AS FESTAS SANTAS DE DEUS Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo)

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) SHAVUOT (SEMANAS) V.Quinta - 23 Maio 10 Pentecostes significa quinquagésimo Este dia é determinado contando sete semanas e mais um dia após o primeiro Sábado semanal

Leia mais

QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO?

QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO? QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO? GUERRA NUCLEAR? VIOLÊNCIA? ACIDENTES? ENCHENTES? INCÊNDIOS? OPRESSÃO? DESASTRES? TRAGÉDIAS? TERROR? COMO SERÁ O FIM DO MUNDO? Filme INDEPENDENCE DAY Só nas quatro primeiras

Leia mais

Nosso Ministério Sacerdotal

Nosso Ministério Sacerdotal As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo

Leia mais

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 16 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo Levíticos 16:31 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais

Capítulo 7 A lei da expiação da culpa Lv 7:1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é.

Capítulo 7 A lei da expiação da culpa Lv 7:1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é. 1 Capítulo 7 A lei da expiação da culpa Lv 7:1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é. Lv 7:2 No lugar onde degolam o holocausto, degolarão a oferta pela expiação da culpa, e o seu sangue

Leia mais

EIS QUE ELE VEM COM AS NUVENS E TODO OLHO O VERÁ

EIS QUE ELE VEM COM AS NUVENS E TODO OLHO O VERÁ O FIM ESTÁ CHEGANDO Todos me conhecem por João Evangelista. Eu amava muito a Jesus e estava esperando a sua volta. Um dia tive um sonho e em visões o Senhor mesmo me mostrou o que iria acontecer: O mundo

Leia mais

Êx 29:2 E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás,

Êx 29:2 E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás, 1 Capítulo 29 O sacrifício e as cerimônias da consagração Êx 29:1 Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem mácula,

Leia mais

Contagem para o Pentecostes.

Contagem para o Pentecostes. Contagem para o Pentecostes. Existem duas posições no seio do Judaísmo relativamente à contagem para o Pentecostes. Ambas concordam que a contagem inicia no dia das prímicias Mas divergem no que diz respeito

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Mt 24:2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.

Mt 24:2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. 1 Capítulo 24 O semão profético: O princípia das dores Mt 24:1 E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Mt 24:2 Jesus, porém,

Leia mais

A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSURREIÇÃO

A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSURREIÇÃO A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSURREIÇÃO 1 Tessalonicenses 4: 16 e 17 (partes)...ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus...,...seremos arrebatados juntamente com eles, entre as nuvens,

Leia mais

O PRIMEIRO MOLHO MOVIDO - Introdução -

O PRIMEIRO MOLHO MOVIDO - Introdução - 12 E no próximo domingo nos vemos aqui, e trataremos também de, na próxima semana, estar aqui com vocês. Que Deus os abençoe; e continuem passando uma noite feliz, cheia das bênçãos de Cristo nosso Salvador.

Leia mais

Capítulo 19 A repetição de diversas leis Lv 19:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 19 A repetição de diversas leis Lv 19:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 19 A repetição de diversas leis Lv 19:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Lv 19:2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus,

Leia mais

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO Levítico ( a respeito dos levitas ): Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual momento histórico?

Leia mais

"Bem-Aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre eles não tem poder a segunda morte..." - Ap 20.6

Bem-Aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre eles não tem poder a segunda morte... - Ap 20.6 "Bem-Aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre eles não tem poder a segunda morte..." - Ap 20.6 A ressurreição é uma das doutrinas fundamentais da fé cristã. Como disse Paulo,

Leia mais

A Bíblia Inteira num Ano

A Bíblia Inteira num Ano A Bíblia Inteira num Ano Lição 4 O Livro de Levítico Onde há espaços para preencher, por favor escreva a Escritura mencionada nas suas próprias palavras. 1. O Livro Este livro foi nomeado para os Levitas

Leia mais

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda Apocalipse 20 Se acaba o tempo de graça. Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda Apocalipse 22:11;

Leia mais

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Mensagem Oito As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Leitura bíblica: Lv 23:1-8; Gn 1:26 2:3; Lc 22:7-20; 1Co 5:7-8 I. As festas em Levítico 23 eram para descanso e desfrute

Leia mais

Festas Judaicas Qua, 22 de Setembro de :57 - Última atualização Qua, 22 de Setembro de :00

Festas Judaicas Qua, 22 de Setembro de :57 - Última atualização Qua, 22 de Setembro de :00 "Pessach" Páscoa: Instituída por Adonai (Ex 12) ela acontece no décimo quarto dia do primeiro mês (Abibe ou Nisã, entre a metade de Março e a metade de Abril). É seguida no décimo quinto dia, pela Festa

Leia mais

OS ANJOS TRAZENDO A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS. Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017 Cayey - Porto Rico

OS ANJOS TRAZENDO A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS. Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017 Cayey - Porto Rico 12 Solicite Literaturas Gratuitas: OS ANJOS TRAZENDO A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017 Cayey - Porto Rico CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Nove As Festas (2) Afestadasprimícias, a festa de Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos Leitura bíblica: Lv 23:9-22, 33-44 I. A festa das primícias significa o Cristo ressurreto como as primícias

Leia mais

OS ANJOS TRAZENDO A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS - Introdução - Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017 Cayey, Porto Rico

OS ANJOS TRAZENDO A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS - Introdução - Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017 Cayey, Porto Rico OS ANJOS TRAZENDO A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS - Introdução - Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017 Cayey, Porto Rico NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal

Leia mais

Êx 34:2 E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte.

Êx 34:2 E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte. 1 Capítulo 34 As novas tábuas do dez mandamentos Êx 34:1 Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras

Leia mais

Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus?

Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus? Introdução Parte 1 Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus? Existe grande confusão com respeito ao dia estabelecido para a adoração. O problema é real. A palavra sábado deriva

Leia mais

Achologia! Diego Fernandes

Achologia! Diego Fernandes Achologia! Diego Fernandes 2 Timóteo 3 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver;

Leia mais

Ausente com o corpo, presente com o Senhor

Ausente com o corpo, presente com o Senhor Ausente com o corpo, presente com o Senhor Em 2 Coríntios 5:6-8, nós lemos: 2 Coríntios 5:6-8 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

O PRIMEIRO MOLHO MOVIDO. Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D.

O PRIMEIRO MOLHO MOVIDO. Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. O PRIMEIRO MOLHO MOVIDO Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

Tarefas para estes tempos

Tarefas para estes tempos Tarefas para estes tempos Fernando Leite 24.05.2015 Introdução: 7 O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem- se à oração. (RA) 1Pe 4 11 que lhes disseram: Galileus,

Leia mais

As veste sacerdotais (Ex 28:3-43)

As veste sacerdotais (Ex 28:3-43) AULA 23 - ÊXODO As veste sacerdotais (Ex 28:3-43) Vestes para Arão e seus filhos (Ex 28. 4) Ver (Ex 28. 43) Pulamos o cap. 29 Altar do incenso (Ex 30:1-10) 22,86m 4,57m PLANTA DO TABERNÁCULO 45,72m Véu

Leia mais

CEIA DO SENHOR. Fazei isto em memória de Mim.

CEIA DO SENHOR. Fazei isto em memória de Mim. CEIA DO SENHOR Fazei isto em memória de Mim. Perdão Senhor Jesus é o verdadeiro Cordeiro pascal Leitura do Livro do Êxodo Ex 12, 1-8.11-14 Naqueles dias, o Senhor disse a Moisés e a Aarão na terra do Egipto:

Leia mais

Três Depoimentos Três Respostas

Três Depoimentos Três Respostas Três Depoimentos Três Respostas Líderes religiosos Discípulos Jesus Blasfemo / Herege Messias / Filho de Deus Messias / Filho de Deus TIM KELLER Esta é uma questão que ouço mais frequentemente do que...

Leia mais

Os Três Momentos da Salvação:

Os Três Momentos da Salvação: Os Três Momentos da Salvação: Justificação, Tito 2:11 / 3:5-7 Santificação e Glorificação. Tito 2:12 / I Cor. 1:18 Tito 2:13 / Rom. 5:9 II Cor. 1:10 na ação ou no processo Divino para salvar a cada um

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: LIÇÃO 10 - OBJETIVO GERAL Apresentar as diferentes ordens cerimoniais que constituem o sistema de sacrifícios estabelecido

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACERDOTES LEVÍTICOS Os sacerdotes na época do sacerdócio levítico no antigo testamento desempenhavam inúmeras funções

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

Êx 16:2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.

Êx 16:2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. 1 Capítulo 16 Deus manda maná Êx 16:1 E Partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída

Leia mais

ÚLTIMOS TEMPOS Data: 23/06/2015

ÚLTIMOS TEMPOS Data: 23/06/2015 Não temos sombra de dúvida que o SENHOR já está em pé para vir buscar o seu povo. Povo remido e lavado no Sangue do Cordeiro,... Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e

Leia mais

CHUVAS DE BÊNÇÃO PELA PALAVRA DE ELIAS NO ÚLTIMO DIA William Soto Santiago Sábado, 30 de Abril de 2016 Encarnação Paraguai

CHUVAS DE BÊNÇÃO PELA PALAVRA DE ELIAS NO ÚLTIMO DIA William Soto Santiago Sábado, 30 de Abril de 2016 Encarnação Paraguai CHUVAS DE BÊNÇÃO PELA PALAVRA DE ELIAS NO ÚLTIMO DIA William Soto Santiago Sábado, 30 de Abril de 2016 Encarnação Paraguai Rev. William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO

Leia mais

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos.

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Por que a Igreja existe? Qual o seu propósito? Por que Deus a deixou no mundo? E pôs

Leia mais

Lição 11 para 16 de junho de 2018

Lição 11 para 16 de junho de 2018 Lição 11 para 16 de junho de 2018 Apocalipse 13:15-18 mostra um decreto de morte para todo aquele que não adore a imagem da besta. Para diferenciar os que a adoram dos que não o fazem, lhes impõe uma marca.

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto

09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto 09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

Vítor Quinta Setembro 2009; revisto em Setembro de 2016 Introdução

Vítor Quinta Setembro 2009; revisto em Setembro de 2016 Introdução Vítor Quinta Setembro 2009; revisto em Setembro de 2016 Introdução As solenidades ( moedim ) que O Todo-Poderoso Elohim estabeleceu em Levítico 23 para todo o ser humano que O busca e deseja andar por

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

Capítulo 25 O ano de Descanso Lv 25:1 Falou mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai, dizendo:

Capítulo 25 O ano de Descanso Lv 25:1 Falou mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai, dizendo: 1 Capítulo 25 O ano de Descanso Lv 25:1 Falou mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai, dizendo: Lv 25:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra

Leia mais

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBJO Perguntas Publicada em: 23/03/2015

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBJO Perguntas Publicada em: 23/03/2015 ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS 28/03/2015 TEMA: OPOSIÇÃO AO PROJETO DE SALVAÇÃO ASSUNTO: OPOSIÇÃO Á SAÍDA DO EGITO TEXTO FUNDAMENTAL: ÊXODO 12.1-11 EM ÊXODO 12.7, O SENHOR ESTABELECE O PROJETO DE

Leia mais

O sábado não era um mandamento para os que viveram antes da lei entregue no Monte Sinai. Também não deve ser observado hoje pelos cristãos.

O sábado não era um mandamento para os que viveram antes da lei entregue no Monte Sinai. Também não deve ser observado hoje pelos cristãos. Continuação Parte 2 O sábado não era um mandamento para os que viveram antes da lei entregue no Monte Sinai. Também não deve ser observado hoje pelos cristãos. O sábado existiu como um sinal entre Deus

Leia mais

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011 O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo Êxodo 12.1-2 e 23.15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 02/01/2011 Deus ordena que o seu povo reinicie a contagem dos anos a partir da saída

Leia mais

1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. 1 Capítulo 15 A ressurreição 1Co 15:1 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. 1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos

Leia mais

O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT

O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT - 2015 O ISRAEL DE DEUS Efésios 2: 16-22 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas

Leia mais

TRÊS DIAS E TRÊS NOITES. (ou o sinal do profeta Jonas)

TRÊS DIAS E TRÊS NOITES. (ou o sinal do profeta Jonas) TRÊS DIAS E TRÊS NOITES (ou o sinal do profeta Jonas) Vítor Quinta Maio 2008 Através deste breve estudo vamos procurar compreender o verdadeiro significado das palavras de Yeshua quando disse aos discípulos

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue»

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Leitura do Livro do Êxodo Ex 24, 3-8 Naqueles dias, Moisés veio comunicar ao povo todas as palavras do Senhor e todas as suas

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

Quando observar o Pessach (Páscoa)

Quando observar o Pessach (Páscoa) 1 Quando observar o Pessach (Páscoa) Este artigo aborda o tema do Pessach (Páscoa). Alguns irmãos estão confundidos sobre o momento correto para a observância do Pessach. A controvérsia sobre o 14 o e

Leia mais

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10).

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). www.portalebd.org.br Slide 2 Os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA Ó Deus eterno

Leia mais

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Volta, com misericórdia a Jerusalém, tua cidade; reedifica-a como edifício eterno, rapidamente, em nossos dias. Sê bendito, Senhor, que reedificas

Leia mais

Capítulo 10 As duas trombetas de prata Nm 10:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 10 As duas trombetas de prata Nm 10:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 10 As duas trombetas de prata Nm 10:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Nm 10:2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação,

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 10.1-11 Os anjos e os sete trovões. João e o livrinho 1 Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em ( ) O 13. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda visível e corporal, com a Sua Igreja glorificada,

Leia mais

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 FESTA DOS TABERNÁCULOS Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 QUARTO DIA Jesus retornará dos céus em uma Festa dos Tabernáculos HEBREUS 4:8-10 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso,

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

O Livro de Levítico # 19 A remoção do pecado - Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16

O Livro de Levítico # 19 A remoção do pecado - Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16 Chegamos agora ao que, para nós, pode ser considerado o capítulo central do livro de Levítico - o coração do livro da lei levítica - Lv 16. Muitos estudiosos contemporâneos

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

O Shabat e as Solenidades da Torá Por Sha ul Bentsion. I - Introdução

O Shabat e as Solenidades da Torá Por Sha ul Bentsion. I - Introdução O Shabat e as Solenidades da Torá 1 O Shabat e as Solenidades da Torá Por Sha ul Bentsion I - Introdução Este material objetiva esclarecer a diferença entre o Shabat e as solenidades da Torá, muitas vezes

Leia mais

LIÇÃO 12 - OS PÃES DA PROPOSIÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 - OS PÃES DA PROPOSIÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 - OS PÃES DA PROPOSIÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS PÃES ASMOS NA MESA A mesa da proposição estava localizada no Lugar Santo para indicar aos israelitas que eles deveriam

Leia mais

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DIMENSÃO DO REINO DE DEUS O Reino de Deus é adimensional existindo por si só no plano espiritual e material.

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 12 A 16. 12. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro. 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante

Leia mais

XXXII Domingo do Tempo Comum

XXXII Domingo do Tempo Comum XXXII Domingo do Tempo Comum Perdão Senhor «A Sabedoria faz-se encontrar aos que a procuram» Leitura do Livro da Sabedoria Sab 6, 12-16 A Sabedoria é luminosa e o seu brilho é inalterável; deixa-se ver

Leia mais

LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MANUAL DO SACERDOTE O livro de Levítico, também conhecido como o "manual do sacerdote", "lei dos sacerdotes",

Leia mais