DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO Ocorre denotação quando a palavra é empregada em sua significação usual, literal, referindo-se a uma realidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO Ocorre denotação quando a palavra é empregada em sua significação usual, literal, referindo-se a uma realidade"

Transcrição

1 DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO Ocorre denotação quando a palavra é empregada em sua significação usual, literal, referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária. Assim, quando falamos ou escrevemos, se desejamos ser objetivos, utilizamos uma linguagem objetiva que não permita mais de uma interpretação, cujo significado real seja conhecido por todos, isto é, seu sentido esteja dicionarizado.

2 Perdi a chave desta gaveta. O café deve ser servido quente. Nesses exemplos, as palavras chave e quente foram empregadas em seu sentido próprio, conhecido por todos. Logo estamos diante de um caso de denotação, em que apenas uma interpretação é possível.

3 CONOTAÇÃO Ocorre conotação quando a palavra é empregada em sentido figurado, associativo possibilitando várias interpretações. O sentido conotativo tem, portanto, a propriedade de atribuir às palavras significados diferentes de seu sentido original, abrindo caminho para a subjetividade.

4 Encontrei a chave deste problema. Conquistou-me o seu olhar quente. Perceba que, nesses exemplos, as palavras chave e quente ganharam novos sentidos, sugerindo a ideia de forma indireta, e não como se encontram nos dicionários. Nesse caso, dizemos que ocorre subjetividade, pois o sentido das palavras está de acordo com a ideia que o emissor quis transmitir. Assim, a conotação consiste em atribuir novos significados ao sentido denotativo da palavra.

5 FIGURAS DE LINGUAGEM São os recursos utilizados nos textos (principalmente literários) para conferir à mensagem mais impacto, estilo, beleza ou qualquer outro recurso expressivo. Essas figuras são objeto do estudo da Estilística, que é uma subdivisão da Gramática. São quatro os grupos de figuras de linguagem: 1) figuras de palavras; 2) figuras de pensamento; 3) figuras de sintaxe (ou construção);* 4) Figuras sonoras ou de harmonia.*

6 Figuras de palavras a) Comparação - É a comparação direta de qualificações entre seres, com o uso do conectivo comparativo (como, assim como, bem como, tal qual, etc.). Ex: Minha irmã é bondosa como um anjo. (existe uma relação de qualificações entre a irmã e o anjo; houve, pois, uma comparação, que se estabeleceu por meio do conectivo como)

7 Age o neto tal quais os avós. (existe uma semelhança de ações entre o neto e os avós; houve, pois, uma comparação, que se estabeleceu por meio do conectivo tal quais)

8 b) Metáfora - Assim como a comparação, consiste numa relação de semelhança de qualificações. É, porém, mais sutil, porque dispensa os conectivos que aparecem na comparação. É o mecanismo pelo qual se toma "emprestada" a característica de um ser utilizando esse próprio ser como característica. Cabe ao receptor da mensagem saber qual é a característica em comum dos dois seres.

9 Ex: Minha irmã é um anjo. (existe uma relação de qualificações entre a irmã e o anjo; como não houve um conectivo que estabelecesse a relação comparativa, chama-se a essa comparação mental de metáfora. A palavra anjo não está sendo utilizada em seu sentido original; foi tomada como uma qualificação. Cabe ao receptor saber que a característica em comum entre os dois seres é a bondade).

10 Irmã Anjo

11 c) Metonímia - É a utilização de uma palavra por outra por contiguidade de sentidos. Essas palavras mantêm-se relacionadas de várias formas: - O autor pela obra: Você já leu Camões (algum livro de Camões)? - O efeito pela causa: O rapaz encomendou a própria morte (algo que causaria a sua própria morte).

12 - O instrumento pela pessoa que dele se utiliza: Júlio sem dúvida é um excelente garfo (Júlio come muito; o garfo é um dos instrumentos utilizados para comer). - O recipiente (continente) pelo conteúdo: Jonas já bebeu duas garrafas de uísque (ele bebeu, na verdade, o conteúdo de duas garrafas de uísque); Os Estados Unidos assistem ao espetáculo das eleições (as pessoas que moram nos Estados Unidos assistem...).

13 - O símbolo pela coisa significada: O povo aplaudiu as medidas tomadas pela Coroa (a coroa, nessa acepção, é símbolo da monarquia, do rei). - O lugar pelo produto: Todos gostam de um bom madeira (o vinho produzido na Ilha de Madeira). - A parte pelo todo*: Havia várias pernas se entreolhando no ônibus (na verdade, eram as pessoas, que têm as pernas, que se entreolhavam). - O abstrato pelo concreto: A juventude de hoje não pensa como a de antigamente (Os jovens de hoje...). - O singular pelo plural*: O paulista adora trabalhar (Os paulistas...).

14 - A espécie ou classe pelo indivíduo*: "Andai como filhos da luz", recomenda-nos o Apóstolo [referindo-se a São Paulo, que foi um dos apóstolos (espécie, classe)] - O indivíduo pela espécie ou classe*: Camila é, como diz sua tia, uma judas [judas (indivíduo) foi o mais conhecido traidor (espécie, classe) da história]. - A qualidade pela espécie: Os acadêmicos estão reunidos (em vez de os membros da academia...). - A matéria pelo objeto: Você tem fogo (isqueiro)?

15 Observação: Não é importante distinguir os casos de metonímia dos de sinédoque. No entanto, para efeito de registro, podemos citá-los: - a parte pelo todo, ou vice-versa; -o gênero pela espécie, ou vice-versa; - o singular pelo plural, ou vice-versa; - o determinado pelo indeterminado; - a matéria pelo objeto; - a forma pela matéria; - o indivíduo pela classe;

16 d) Catacrese É o emprego de uma palavra ou expressão, por esquecimento ou ignorância de seu étimo (vocábulo que é a origem imediata de outro). Ex: Ficar de quarentena três meses (quarentena=quarenta); Ganhar mesada semanal (mesada = quantia que se recebe por mês); Ter cinco alternativas (alter=outro; portanto não pode haver mais que duas alternativas: uma e a outra); Pé de meia; Boca de forno; Cabeça de alfinete; Batata da perna.

17 e) Sinestesia - É a figura que proporciona a ilusão de mistura de percepções, mistura de sentidos. Ex: Você gosta de cheiro-verde? [como um cheiro (olfato) pode ser verde (visão)?] Que voz aveludada Renata tem! [como um som (audição) pode ser aveludado (tato)?].

18 f) Perífrase (ou antonomásia) - É uma espécie de apelido que se confere aos seres, valorizando algum de seus feitos ou atributos. Ressalte-se que se consideram perífrases somente os "apelidos" de valor expressivo, especificadores, culturalmente relevantes e conhecidos.

19 Ex: Gosto muito da obra do Poeta dos Escravos (antonomásia para Castro Alves). O Rei do Futebol já fez mais de mil gols (antonomásia para Edson Arantes do Nascimento). Tu gostas da Terra da Garoa (antonomásia para cidade de São Paulo)? Eis a terra do ouro verde (antonomásia para café) Observação: note que somente as antonomásias referentes a nomes próprios têm iniciais maiúsculas.

20 Figuras de pensamento a) Antítese - É a aproximação de palavras ou expressões que exprimem idéias contrárias, adversas. Ex: E Carlos, jovem de idade e velho de espírito, aproximou-se. O que sempre foi simples tornou-se complexo.

21 b) Apóstrofe - É a interpelação enfática do orador a pessoas ou seres personificados. Ex: Deus! Ó Deus! Onde está que não respondes? (Castro Alves) Desce do espaço imenso, ó águia do oceano. (Castro Alves)

Perceba que, nesses exemplos, as palavras chave e quente ganharam novos sentidos, sugerindo a ideia de forma indireta, e não como se encontram nos

Perceba que, nesses exemplos, as palavras chave e quente ganharam novos sentidos, sugerindo a ideia de forma indireta, e não como se encontram nos Perceba que, nesses exemplos, as palavras chave e quente ganharam novos sentidos, sugerindo a ideia de forma indireta, e não como se encontram nos dicionários. Nesse caso, dizemos que ocorre subjetividade,

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM Funções da Linguagem: são o conjunto das finalidades comunicativas realizadas por meio dos enunciados da língua. Enunciado: é tudo aquilo que é dito ou escrito

Leia mais

OBSERVAÇÕES mais bom, mais mau, mais grande: é mais bom mais grande menor, mais pequeno, mais pequeno mais pequeno

OBSERVAÇÕES mais bom, mais mau, mais grande: é mais bom mais grande menor, mais pequeno, mais pequeno mais pequeno OBSERVAÇÕES 1ª) Comparando-se características de um mesmo ser, podem-se empregar as formas mais bom, mais mau, mais grande: Ele é mais bom do que inteligente. João é mais grande do que gordo. 2ª) Além

Leia mais

Figuras de linguagem. Figuras de palavras (figuras semânticas ou tropos)

Figuras de linguagem. Figuras de palavras (figuras semânticas ou tropos) Figuras de linguagem Assuntos de PORTUGUÊS? Sim! Afinal, estou estudando para concurso e sempre é bom compartilhar o meu material de estudo, resumos e etc. Então, não estranhem a partir de agora, se no

Leia mais

Denotação e Conotação

Denotação e Conotação Denotação e Conotação Sentido Denotativo Sentido real Permite uma única interpretação Dicionário Sentido comum a todos Impessoal Objetivo Sentido Conotativo Sentido figurado Permite várias interpretações

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FIGURAS DE LINGUAGEM (PARTE I)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FIGURAS DE LINGUAGEM (PARTE I) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FIGURAS DE LINGUAGEM (PARTE I) FIGURAS DE LINGUAGEM São recursos estilísticos usados por quem fala ou escreve para reforçar a linguagem, tornando-a mais interessante e original.

Leia mais

Figuras de Linguagem

Figuras de Linguagem Figuras de Linguagem FIGURAS DE LINGUAGEM são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras. FIGURAS

Leia mais

Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior

Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à linguagem. Figuras sonoras Em contextos

Leia mais

Instituto Venturo Prof. Me. William Alves

Instituto Venturo Prof. Me. William Alves Instituto Venturo Prof. Me. William Alves Polissemia O vocábulo amplia seu campo de significação, revelando um procedimento essencial para que se mantenha a vitalidade do idioma uma renovação chamada polissemia.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA 1. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal e não verbal. 1.2. Depreender, através de leitura do texto,

Leia mais

Figuras de Linguagem. Aula 03 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina Ferreira Leite

Figuras de Linguagem. Aula 03 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina Ferreira Leite Figuras de Linguagem Aula 03 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina Ferreira Leite Figuras de Linguagem O ato de desviar-se da norma padrão no intuito de alcançar uma maior

Leia mais

Comunicação Visual. Introdução

Comunicação Visual. Introdução Comunicação Visual Introdução Comunicar é a capacidade de partilhar, pôr em comum, o que pensamos ou sentimos; é transmitir uma determinada mensagem. Para que a comunicação exista é necessária a existência

Leia mais

Língua Portuguesa Professora Bia.

Língua Portuguesa Professora Bia. Língua Portuguesa Professora Bia. Diferença entre denotação e conotação Figuras de linguagem Figuras de linguagem são estratégias literárias que um escritor pode aplicar em determinado texto com o objetivo

Leia mais

Profa. Carol Miguel 8º ano

Profa. Carol Miguel 8º ano figuras de linguagem Profa. Carol Miguel 8º ano FIGURAS DE LINGUAGEM As figuras de linguagem são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva. Esses recursos

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM. Relacionam-se ao trabalho com as palavras em sentido figurado

FIGURAS DE LINGUAGEM. Relacionam-se ao trabalho com as palavras em sentido figurado FIGURAS DE LINGUAGEM Relacionam-se ao trabalho com as palavras em sentido figurado Figuras fonéticas ONOMATOPEIA: é a imitação de ruídos através de sons da língua. Ex: Ela bateu à porta: toc, toc... ALITERAÇÃO:

Leia mais

As figuras de linguagem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

As figuras de linguagem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra As figuras de linguagem Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Pausa para a (principal) divisão Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Em nosso cotidiano convivemos com uma grande diversidade de textos. Todos possuem um objetivo em comum: estabelecer a comunicação entre os interlocutores. Essa, por sua vez, possui

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. O que é Semântica? Semântica provém do vocábulo grego que se pode traduzir

Leia mais

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Análise Estética (formal) Análise Estilística (figuras de linguagem) Análise Gramatical (morfossintática) Análise Semântica (de significado) Análise

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

SUMÁRIO. Unidade I Teoria da Comunicação. Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal

SUMÁRIO. Unidade I Teoria da Comunicação. Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal SUMÁRIO Unidade I Teoria da Comunicação Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal Linguagem Língua Fala Signo linguístico Significado Significante Linguagem

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS REESCRITAS DE TRECHOS E PARÁGRAFOS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS REESCRITAS DE TRECHOS E PARÁGRAFOS INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS REESCRITAS DE TRECHOS E PARÁGRAFOS REESCRITURAS DE TRECHOS E PARÁGRAFOS Num primeiro momento, as reescritas se configuram como traduções que os próprios examinadores fazem de trechos

Leia mais

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade)

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade) As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense- CDS Disciplina de Língua Portuguesa Turma: 7º ano. O estudo da estilística: figuras de palavras

Colégio Diocesano Seridoense- CDS Disciplina de Língua Portuguesa Turma: 7º ano. O estudo da estilística: figuras de palavras Colégio Diocesano Seridoense- CDS Disciplina de Língua Portuguesa Turma: 7º ano O estudo da estilística: figuras de palavras Prof.ª: Caliana Medeiros. Estilos... ESTILÍSTICA Objeto de estudo: estilo A

Leia mais

Figuras de linguagem. 9º ano Profª Caroline Ferrari

Figuras de linguagem. 9º ano Profª Caroline Ferrari Figuras de linguagem 9º ano Profª Caroline Ferrari Sentido denotativo x conotativo Sentido denotativo: - Uso de um termo em seu sentido real, primeiro; - Termo presente no dicionário; - Palavra com significação

Leia mais

Recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à

Recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à Recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à linguagem. Figuras de palavras As figuras de palavras consistem

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM 1. Função referencial (ou denotativa) É aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. Linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal,

Leia mais

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves Teoria da Comunicação Professor Marlos Pires Gonçalves O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : 1. Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a

Leia mais

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Texto Os concursos apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de um leitor autônomo. Portanto, o

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Narrativas de tradição popular O caldo de pedra Mestre Finezas: o passado glorioso Mestre

Leia mais

Significação das palavras

Significação das palavras PORTUGUÊS Significação das palavras Coerência X Coesão Na maioria das vezes, sentimo-nos despreparados quando estamos diante de uma folha de papel em branco no propósito de fazer uma redação, não é mesmo?

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO. 1º Semestre

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO. 1º Semestre Estrada do Açude, 250 - Alto da Boa Vista Rio de Janeiro RJ CEP. 20.531-330 Tels.: 2492-2124 /2492-2243 -www.marcelinas. com.br -email:colegiorj@marcelinas.com.br ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO FUNÇÕES E FIGURAS DE LINGUAGEM 28/02/14 PROFA. LÚCIA DEBORAH

MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO FUNÇÕES E FIGURAS DE LINGUAGEM 28/02/14 PROFA. LÚCIA DEBORAH MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO FUNÇÕES E FIGURAS DE LINGUAGEM 28/02/14 PROFA. LÚCIA DEBORAH FUNÇÕES para que a linguagem está sendo utilizada, qual o objetivo do ato comunicativo específico

Leia mais

Figuras de Linguagem. Anáfora Repetição constante de palavras no início de vários versos, como a expressão: E agora...

Figuras de Linguagem. Anáfora Repetição constante de palavras no início de vários versos, como a expressão: E agora... Anáfora Metáfora Antítese Hipérbole Aliteração Assonância Quiasmo Polissíndeto Eufemismo Prosopopéia Comparação Metonímia Ironia Elipse Assíndeto Onomatopeia Paradoxo Figuras de Linguagem Anáfora Repetição

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA CARLA PERIS GONCALVES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 ACROBATA DA DOR (Cruz e Sousa) Gargalha, ri, num

Leia mais

PORTUGUÊS MARIA TEREZA

PORTUGUÊS MARIA TEREZA PORTUGUÊS MARIA TEREZA PASSO A PASSO 1. Leitura da fonte bibliográfica; 2. hipótese sobre tipologia e gênero textuais; 3. leitura do título; 4. leitura dos itens; 5. destaque das palavras-chave dos itens;

Leia mais

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana.

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. 29.2 Conteúdo: Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos. Habilidade: Estabelecer, em textos de diferentes gêneros, relações entre recursos

Leia mais

Português 1º ano João J. Linguagem e Significação

Português 1º ano João J. Linguagem e Significação Português 1º ano João J. Linguagem e Significação LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA) A semântica é o estudo da significação das palavras. Divide-se em Descritiva (Sincrônica) e Histórica (Diacrônica).

Leia mais

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA JUlHO/2017 CONCEITO Figuras de linguagem são recursos de expressão, utilizados por um escritor, com o objetivo de

Leia mais

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA OUTUBRO 2016

Leia mais

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

Português. Conotação e Denotação. Professor Carlos Zambeli.

Português. Conotação e Denotação. Professor Carlos Zambeli. Português Conotação e Denotação Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português DENOTAÇÃO X CONOTAÇÃO O signo linguístico (a palavra) é constituído pelo significante parte perceptível,

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Diários e memórias Narrativas de tradição popular Saga: Vig, a ilha do mar do Norte Saga:

Leia mais

ESCREVA BEM E INSPIRE PESSOAS. 5 dicas de redação para mudar a imagem do seu clube + dica de ouro

ESCREVA BEM E INSPIRE PESSOAS. 5 dicas de redação para mudar a imagem do seu clube + dica de ouro ESCREVA BEM E INSPIRE PESSOAS 5 dicas de redação para mudar a imagem do seu clube + dica de ouro Você conhece o poder de uma boa redação? No Brasil, cerca de 57% da população não entende bem como funciona,

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

A família Moedas. Somos a família Moedas. Temos tudo bem contado: um bonito pé-de-meia e orçamento equilibrado.

A família Moedas. Somos a família Moedas. Temos tudo bem contado: um bonito pé-de-meia e orçamento equilibrado. A família Moedas Texto de Maria da Conceição Vicente Eu sou o Tomás Moedas. Sei de cor a tabuada, tenho de fazer as contas para gerir a semanada. Somos a família Moedas. Temos tudo bem contado: um bonito

Leia mais

Figuras de Linguagem. Prof. Thiago Robson Aletro

Figuras de Linguagem. Prof. Thiago Robson Aletro Figuras de Linguagem Prof. Thiago Robson Aletro O que são? São recursos expressivos e/ou estruturais acrescidos aos textos Figuras de Som a) aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O concurso do TCM RJ está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que pode cair na prova!! Sou o professor

Leia mais

A rua! uma aula de esperança ao ar livre. RICARDO, Cassiano. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964.

A rua! uma aula de esperança ao ar livre. RICARDO, Cassiano. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964. TD 22 PORTUGUÊS 10 05. 10. 15. 20. 25. 30. SALA DE ESPERA (Ah, os rostos sentados numa sala de espera. Um Diário Oficial sobre a mesa. Uma jarra com flores. A xícara de café, que o contínuo vem, amável,

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação e personagens Espaço e tempo Narrador e modalidades do discurso Narrativas de tradição popular Chocolate à Chuva: as férias de Mariana Chocolate

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? Introdução à interpretação Bíblica (continuação) 1. Considere o Significado das Palavras Complete as frases com apenas uma dessas palavras Pachorrento Pacóvio Ígneo Pernóstico

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA I EMI 1º ANO. Prof. Andriza

LÍNGUA PORTUGUESA I EMI 1º ANO. Prof. Andriza LÍNGUA PORTUGUESA I EMI 1º ANO Prof. Andriza andriza.becker@luzerna.ifc.edu.br Ementa da disciplina: Revisão da gramática aplicada ao texto oral e escrito: Fonética; regras de acentuação, ortografia (Novo

Leia mais

O EMPREGO DAS FIGURAS DE RETÓRICA NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

O EMPREGO DAS FIGURAS DE RETÓRICA NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS O EMPREGO DAS FIGURAS DE RETÓRICA NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 21, Ano 2010 Deborah Silva de Oliveira Prof. Márcio Sampaio de Castro Curso:

Leia mais

Disfemismo ou Cacofemismo:É uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expressões depreciativas,

Disfemismo ou Cacofemismo:É uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expressões depreciativas, Disfemismo ou Cacofemismo:É uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expressões depreciativas, sarcásticas ou chulas para fazer referência a um determinado

Leia mais

Língua Portuguesa 2º trimestre 3º ano E. M. Prof. Eduardo Belmonte

Língua Portuguesa 2º trimestre 3º ano E. M. Prof. Eduardo Belmonte Língua Portuguesa 2º trimestre 3º ano E. M. Prof. Eduardo Belmonte A significação das palavras não é fixa nem estática. Por meio da imaginação do homem, os vocábulos podem ter seu significado ampliado,

Leia mais

07/06/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA

07/06/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA DIEGO AMORIM GRAMÁTICA Ensinamento Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo: Coitado,

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº. Ementa 1 Elementos da comunicação... Erro! Indicador não definido.

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº. Ementa 1 Elementos da comunicação... Erro! Indicador não definido. CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº DATA 15/06/2016 DISCIPLINA Interpretação de Textos PROFESSOR João Paulo Valle MONITOR Paula Moura AULA 01 Ementa 1 Elementos da comunicação... Erro!

Leia mais

Estilística e originalidade Figuras de linguagem

Estilística e originalidade Figuras de linguagem Estilística e originalidade Figuras de linguagem Flávia Andrade Classificação Figuras de som Figuras de palavra Figuras de pensamento Figuras de construção A sonoridade das palavras e sílabas criam sentidos

Leia mais

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação Científica PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Documentos científicos Planos e Projetos Relatórios Monografias Dissertações Teses Artigos científicos Divulgação científica

Leia mais

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa 4. (PUC-SP) Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SEGUNDA-FEIRA DA 34 SEMANA DO TEMPO COMUM 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 9 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 9 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 9 º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 10 9 9 11 11 3.º período 9 10 9 9 10 (As aulas previstas

Leia mais

Português. Interpretação de Texto TRT- RJ. Maria Tereza Faria

Português. Interpretação de Texto TRT- RJ. Maria Tereza Faria Português Interpretação de Texto TRT- RJ Maria Tereza Faria 1. Leitura da fonte bibliográfica gênero textual; 2. leitura do título; 3. leitura do enunciado; 4. leitura das alternativas; 5. destaque das

Leia mais

Língua Portuguesa 9º Ano Os Lusíadas. Figuras de Estilo

Língua Portuguesa 9º Ano Os Lusíadas. Figuras de Estilo Figuras de Estilo As figuras de estilo são recursos que tornam a linguagem mais expressiva, permitindo condensar múltiplas ideias em poucas palavras. Deste modo, o escritor /o poeta, sugere ao leitor várias

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Está apresentação não tem a intenção de mostrar-se como uma teoria válida para qualquer contesto da Língua Portuguesa. Ela se destina apenas a atender uma solicitação de colegas

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

Material Educativo: Disse o Dicionário

Material Educativo: Disse o Dicionário Material Educativo: Disse o Dicionário Atividade que permite pensar sobre os sentidos denotativos e conotativos de palavras existentes em dicionários e presentes em poemas escolhidos, com o objetivo de

Leia mais

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Elementos da comunicação e Funções da linguagem Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando

Leia mais

Professor Murilo Góes Figuras de Linguagem Livro 2 / Frente A / Cap. 4 / Pág. 35

Professor Murilo Góes Figuras de Linguagem Livro 2 / Frente A / Cap. 4 / Pág. 35 Professor Murilo Góes muriloteajuda@gmail.com Figuras de Linguagem Livro 2 / Frente A / Cap. 4 / Pág. 35 Recursos linguísticos usados para criar sentidos novos e expressivos ao texto. Apresentações comuns

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II Semiótica Signo Linguagens Origem Vertentes Significado e significante Aplicação Prática Fases do processo de comunicação: Pulsação

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

Metáfora. Ó minha amada Que olhos os teus São cais noturnos cheios de adeus. São docas mansas. Que brilham longe Longe nos breus. Vinicius de Moraes

Metáfora. Ó minha amada Que olhos os teus São cais noturnos cheios de adeus. São docas mansas. Que brilham longe Longe nos breus. Vinicius de Moraes Metáfora Ó minha amada Que olhos os teus São cais noturnos cheios de adeus. São docas mansas Trilhando luzes Que brilham longe Longe nos breus. Vinicius de Moraes Comparação ou símile Amar é comomudar

Leia mais

"Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre."

Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre. "Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre." ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Lucas Rocha Disciplina: Língua Portuguesa Professora:

Leia mais

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Figuras de Linguagem AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Leia mais

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT QUESTIONÁRIO 1. Observe durante esta semana como você se toca fisicamente? 2. Observe durante esta semana como você se sente ao ser tocado(a) fisicamente por: a) Cada membro da sua família, b) por amigos

Leia mais

Revisão de português PROFESSORA CAMILLA FREIRE

Revisão de português PROFESSORA CAMILLA FREIRE Revisão de português PROFESSORA CAMILLA FREIRE Carta pessoal Interação entre as pessoas, quando não estão próximas fisicamente. Interlocução: aqueles que escrevem as cartas e aqueles que as recebem trocam

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho ANO: 3.º - ANO LETIVO: 2018/19

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 Índice 1. Significado...3 1.1. Contexto... 3 1.2. Intertextualidade... 3 1.2.1. Tipos de intertextualidade... 3 1.3. Sentido... 4 1.4. Tipos de Significado... 4 1.4.1. Significado

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA, ESCRITA E LEITURA ARGUMENTAÇÃO

FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA, ESCRITA E LEITURA ARGUMENTAÇÃO AULA 1 e 2 FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA, ESCRITA E LEITURA ARGUMENTAÇÃO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena A linguagem (oral e escrita) é um sistema de comunicação

Leia mais

Reconhecimento de Padrões

Reconhecimento de Padrões Reconhecimento de Padrões André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Método de Avaliação (a definir) Duas provas dissertativas (sem consulta) Apresentação e discussão de artigos científicos Trabalhos

Leia mais

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre Sobradinho-DF, 4 de setembro de 2018. ASSUNTO: CALENDÁRIO E CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO Senhores pais ou responsáveis, Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres, verifique os seguintes

Leia mais

SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL

SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL Toda palavra é composta de: SIGNIFICANTE (forma) e SIGNIFICADO (conteúdo) Exemplo: Gato - animal mamífero, quadrúpede, felino (primeiro

Leia mais

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos.

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos. A semiótica é a teoria dos signos. Segundo Umberto Eco, um signo é algo que está no lugar de outra coisa. Ou seja, que representa outra coisa. Uma árvore, por exemplo, pode ser representada por uma série

Leia mais

Mariane Moser Bach 2. Artigo elaborado para a disciplina Semântica e Pragmática do curso de Letras: Português e Inglês da UNIJUÍ.

Mariane Moser Bach 2. Artigo elaborado para a disciplina Semântica e Pragmática do curso de Letras: Português e Inglês da UNIJUÍ. CAMINHO PARA O SUCESSO: AS METÁFORAS ESPACIAIS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS DE CAMPANHAS DE VESTIBULAR 1 ROAD TO SUCCESS: THE USES OF SPATIAL METAPHOR IN COLLEGE ADMITION MARKETING Mariane Moser Bach 2 1 Artigo

Leia mais

FUNDAMENTOS ESTÉTICOS. Prof. Arabella Natal Galvão da Silva

FUNDAMENTOS ESTÉTICOS. Prof. Arabella Natal Galvão da Silva FUNDAMENTOS ESTÉTICOS Prof. Arabella Natal Galvão da Silva SUMÁRIO - Estética Linhas Equilíbrio Centro de Interesse Unidade Fundo permanente Proporção Contrastes Conceito 2 ESTÉTICA É IMPORTANTE? 3 ESTÉTICA

Leia mais

FIGURAS DE PALAVRA. Exemplos: "Amou daquela vez como se fosse máquina. Beijou sua mulher como se fosse lógico. FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE PALAVRA. Exemplos: Amou daquela vez como se fosse máquina. Beijou sua mulher como se fosse lógico. FIGURAS DE LINGUAGEM COLÉGIO MIRANDA SISTEMA ANGLO DE ENSINO FIGURAS DE LINGUAGEM As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente.

Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente. Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente. Recurso que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem. Geralmente não é possível transportar para

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS. 9º ANO.

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS. 9º ANO. PLANIFICAÇÃO ANUAL. 2017-2018 PORTUGUÊS. 9º ANO. 1.º período + / - 65 aulas Unidades / Textos Competências / Conteúdos Recursos Avaliação Unidade 0 Cais de embarque Unidade 2 À barca, à barca! Textos expositivos

Leia mais

b) Zeugma - zeugma simples zeugma complexa

b) Zeugma - zeugma simples zeugma complexa b) Zeugma - É um tipo de elipse. Ocorre zeugma quando duas orações compartilham o termo omitido. Isto é, quando o termo omitido é o mesmo que aparece na oração anterior. Na terra dele só havia mato; na

Leia mais

Lógica Proposicional Sintaxe

Lógica Proposicional Sintaxe Lógica Proposicional Sintaxe José Gustavo de Souza Paiva Lógica Proposicional Forma mais simples da lógica Fatos do mundo real representados por sentenças sem argumento proposições Proposição Sentença

Leia mais

FUNÇÃO DE LINGUAGEM: FUNÇÃO POÉTICA

FUNÇÃO DE LINGUAGEM: FUNÇÃO POÉTICA AULAS 21 À 24 Prof. Sabrina Moraes FUNÇÃO DE LINGUAGEM: FUNÇÃO POÉTICA Assim como as demais funções da linguagem, a função poética também apresenta um discurso construído para atingir um dos elementos

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina.

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Andar de bicicleta. Nadar na piscina. Viajar de comboio. Viajar de avião. 1 Observa e

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

18 Introdução à. Semântica

18 Introdução à. Semântica 18 Introdução à Semântica 5 Introdução UNIDADE 1: O significado 9 1. Objectivos da Unidade 1 9 1.1. Em busca do sentido 13 1.2. A semiótica 22 1.3. A semântica 30 1.4. A semântica e a cognição UNIDADE

Leia mais

LITERÁRIOS. Soneto, ode, etc. Lírica. POESIA Épica. Poema, poemeto, epopéia... Conto, novela, romance. PROSA

LITERÁRIOS. Soneto, ode, etc. Lírica. POESIA Épica. Poema, poemeto, epopéia... Conto, novela, romance. PROSA POESIA & PROSA GÊNEROS LITERÁRIOS ESPÉCIES FORMAS Lírica Soneto, ode, etc. POESIA Épica Poema, poemeto, epopéia... PROSA Conto, novela, romance. É uma questão antiga! Para muitos é insolúvel!!! O problema

Leia mais