Palavras-chave: Cuidados Paliativos, Doente terminal, Assistência de Enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: Cuidados Paliativos, Doente terminal, Assistência de Enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva."

Transcrição

1 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) Autores: Fabiane de Almeida Chaves* Liane Rosa da Silva Paulo** RESUMO Este estudo objetivou descrever os cuidados de enfermagem ao paciente em estado terminal na unidade de terapia intensiva, expondo os princípios dos cuidados paliativos e ressaltando a importância da assistência humanizada a esses pacientes. Trata-se de uma revisão de literatura com caráter teórico, de estudo secundário, observacional e com abordagem qualitativa, no campo da assistência, utilizando como fontes de pesquisa revistas eletrônicas, livros e manuais, tendo como instrumento de pesquisa o fichamento a partir de 12 estudos em português, no período de 2008 a A apresentação dos resultados foi a partir da análise de conteúdo no qual foi notório que os cuidados paliativos visam atender a pessoa, na fase final da vida, na sua totalidade, promovendo o bem estar geral e a dignidade aos pacientes que estão na UTI. Sendo assim, conclui-se que é indispensável que o enfermeiro esteja embasado na prática palitivista para proporcionar um cuidado a esse paciente de forma holística e individualizada. Palavras-chave: Cuidados Paliativos, Doente terminal, Assistência de Enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva. 1 *Bacharel em Enfermagem. fabianechaves@hotmail.com **Bacharel em Enfermagem. liur5@yahoo.com.br Artigo apresentado a Atualiza Cursos como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Enfermagem em UTI, sob a orientação do professor Max Pimenta. Salvador, 2014.

2 2 1 INTRODUÇÃO Segundo Freitas e Pereira (2014), os cuidados paliativos têm como objetivo aliviar o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, tendo a finalidade exclusiva do cuidar. De acordo com Academia Nacional de Cuidados Paliativos (2009b), a OMS (2002) definiu cuidados paliativos como sendo um tratamento que proporciona uma melhora na qualidade de vida tanto dos pacientes quanto dos familiares perante as doenças. Os cuidados devem ocorrem no início do diagnóstico médico e de forma harmoniosa com a equipe multiprofissional, devendo os membros estar treinados no âmbito da prática de paliação. Vale ressaltar que os cuidados supracitados abrangem as medidas terapêuticas para controlar os sintomas físicos, apoiando o paciente do diagnóstico até o óbito. Além de proporcionar apoio social e espiritual para os familiares, e psicoterapia para a equipe multiprofissional. Para a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (2009a) é de fundamental importância que o enfermeiro intensivista esteja familiarizado com as ações da prática com os cuidados paliativos, juntamente com a equipe multiprofissional e os familiares, para que esses cuidados sejam implantados de maneira humanizada e efetiva dentro da terapia intensiva. Moritz, et al., (2008) segue a linha de pensamento que os cuidados prestados aos pacientes sem possibilidade de cura terapêutica necessitam de uma assistência humanizada. Amenizando a dor do paciente, proporcionado bem-estar e respeitando suas crenças para que ele consiga aceitar sua condição como um processo natural de morte. É importante que a equipe multiprofissional saiba reconhecer o momento apropriado de parar com as intervenções e decidir quais são os cuidados que deverão ser suspensos e quais serão mantidos durante o cuidado paliativo (FAUSTINO, et al., 2013).

3 3 Baseado nessas reflexões, esse estudo investigou Qual a Assistência de Enfermagem ao paciente em cuidados paliativos na UTI, ressaltando que o tema é relevante, pois proporcionará aos profissionais da saúde um aprofundamento sobre o assunto e uma atualização sobre a assistência de enfermagem ao paciente em cuidados paliativos na UTI. Este estudo teve como objetivos: descrever os cuidados de enfermagem ao paciente em estado terminal na UTI, relatar os princípios dos cuidados paliativos na UTI, além de explanar sobre a assistência humanizada a pacientes em cuidados paliativos na UTI. A escolha do tema ocorreu devido ao grande número de pacientes em cuidados paliativos na Unidade de Terapia Intensiva e da necessidade de proporcionar uma assistência de enfermagem mais humanizada, com maior conforto, bem-estar e permitindo uma morte digna e tranquila. A elaboração deste estudo é de suma importância, pois proporcionará conhecimento tanto para o meio acadêmico quanto para o meio científico, pois esclarecerá sobre a importância da assistência de enfermagem ao paciente em cuidados paliativos na UTI. Com base nas informações supracitadas, o presente estudo é uma revisão de literatura com caráter teórico, de estudo secundário, observacional e com abordagem qualitativa, no campo da assistência. A revisão bibliográfica foi elaborada a partir de uma seleção criteriosa de artigos científicos pesquisados eletronicamente nas bases de dados Scientific ElectronicLibrary Online (Scielo) e Lilacs, além de livros encontrados no acervo bibliográfico da Atualiza Cursos. Alguns critérios de inclusão e exclusão foram adotados para padronização dos resultados. Só foram incluídos estudos que abordaram os descritores: Cuidados Paliativos, Doente terminal, Assistência de Enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva; na língua portuguesa, e publicados no período de 2008 a Entretanto foram excluídos os estudos que não atendiam aos critérios supracitados. Foram encontrados 20 estudos, sendo 8 excluídos porque não empregavam os descritores em sua totalidade, e 12 foram selecionados, pois atendiam aos critérios

4 4 de inclusão supracitados, e em seguida, foi realizada uma leitura analítica, e os resultados foram extraídos, transcritos e apresentados em forma descritiva, considerando as categorias estabelecidas, com o intuito de favorecer a compreensão dos resultados. Finalmente, uma leitura analítica interpretativa foi realizada para a avaliação crítica dos resultados e a construção da discussão. Na pesquisa foram respeitados todos os aspectos éticos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem que estão expostos na Resolução do COFEN nº 311/2007, Capitulo III, e dispõe sobre a produção técnico cientifica, o ensino e a pesquisa. Foram respeitados os artigos 91, 92 e 93 da resolução que tratam sobre os princípios da honestidade e da fidedignidade; e também dos direitos autorais no processo de construção da pesquisa, principalmente na divulgação dos resultados da pesquisa; e a disponibilização desses resultados à comunidade cientifica e a sociedade em geral. Além de promover a defesa e o respeito aos princípios éticos e legais da profissão no ensino, na pesquisa, no ensino e nas produções técnico científicas, respectivamente. Quadro 1 Categorias para análise dos dados. Quadro 1 Categorias de análise 1. Cuidados de enfermagem ao paciente em estado terminal na UTI; 2. Princípios dos Cuidados paliativos na UTI; 3. Assistência humanizada a pacientes em cuidados paliativos na UTI. Fonte: Elaborado pela Autoras. Salvador, 2014.

5 5 2 DESENVOLVIMENTO A partir da análise de 12 publicações no período de 2008 a 2013 foi possível apresentar os resultados com as seguintes categorias de análise: Cuidados de enfermagem ao paciente em estado terminal na UTI; Princípios dos Cuidados paliativos na UTI; Assistência humanizada a pacientes em cuidados paliativos na UTI. Quadro 2 Características dos artigos analisados, segundo autor, ano de publicação, periódico, título, tipo de estudo e população. AUTOR TÍTULO REVISTA / LIVRO ANO RESULTADOS ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (Rio de Janeiro). Manual de Cuidados Paliativos. Livro Manual de Cuidados Paliativos Conceituar cuidados paliativos, explanar sobre os fundamentos e princípios, ressaltando a importância do enfermeiro intensivista na prática palitivista. ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (São Paulo) O que são cuidados paliativos? Livro Manual de Cuidados Paliativos Definir cuidados paliativos e explanar que os mesmos devem ocorre no início do diagnóstico médico e de forma harmoniosa com a equipe multiprofissional. ARAÚJO; FIRMINO; SILVA. Cuidado paliativo. Livro Cuidado paliativo A enfermagem deve oferecer cuidados paliativos, proporcionando conforto, além de

6 6 controlar os possíveis sintomas e aliviar a dor. CARVALHO e ARANTES. Particularidades em cuidados paliativos: UTI. Livro Cuidado paliativo Descrever quais são os pacientes que permanecem na UTI. CHAVES, et al. Cuidados paliativos na prática médica: contexto bioético. Revista Dor Abordar sobre a relação equipepaciente nesse contexto de final de vida e mostrar a importância da equipe multidisciplinar perante esses pacientes. FAUSTINO, et al. Concepções da equipe multiprofissional sobre a implementação dos cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva. Revista Ciências e Saúde Coletiva Assistir o paciente terminal em UTI promovendo conforto físico, o despreparo da equipe multiprofissional em lidar com o paciente crítico terminal e os desafios na prática dos cuidados paliativos no ambiente de terapia intensiva. FREITAS e PEREIRA. Percepção dos enfermeiros sobre cuidados paliativos e o manejo da dor na UTI. Revista O Mundo da Saúde Citar quais são os cuidados de enfermagem em cuidados paliativos na UTI e ressaltar a importância da integração da família na UTI.

7 7 JORGE e PAULA. Cuidados Revista 2014 Priorizar que o Paliativos: Estação enfermeiro, tenha assistência Científica. não só o humanizada a conhecimento pacientes com técnico- cientifico, câncer em mas humanizado, estágio terminal. elaborando cuidados multidisciplinares. MACIEL. Cuidado paliativo Livro Cuidado paliativo Relatar que o cuidado paliativo deve ser iniciado o quanto antes e a equipe multiprofissional deve traçar um plano de cuidados desde o diagnóstico até a morte do paciente, englobando os aspectos psicossociais e espirituais ao cuidado. MORITZ, et al. Terminalidade e Revista 2008 Abordar sobre cuidados algumas definições paliativos na unidade de terapia intensiva. O Mundo da Saúde. relacionadas aos cuidados paliativos e descrever as ações paliativas na unidade de terapia intensiva.

8 8 OLIVEIRA, et al. Bioética e Revista 2011 Relatar sobre a humanização na Bioética. humanização durante fase final da vida: os cuidados visão de médicos. paliativos, não cuidando somente da patologia, mas de todo o contexto psicossocial e espiritual. SANTOS e SUTER. A Importância da Revista 2011 Abordar sobre como Humanização do Faculdade amenizar a dor, com Atendimento de de Ourinhos. a humanização nos enfermagem processos do cuidar, pacientes em nem sempre Fase Terminal. necessitando de medicamentos nesse processo.

9 9 2.1 CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM ESTADO TERMINAL NA UTI Carvalho e Arantes (2008) explanam que na UTI prevalecem os pacientes que estão com doenças aguda e crônicas, necessitando de atenção especial devido ao alto risco de agravo e/ou mortalidade, além da necessidade de monitorização contínua. Segundo Moritz, et al., (2008), os cuidados paliativos prestados aos pacientes em estado terminal na UTI acontecem quando não é mais possível a cura, fazendo com que muitas medidas curativas tornem-se fúteis. Com isso, é necessário proporcionar o conforto ao paciente permitindo uma morte digna e tranquila. Algumas ações paliativas são necessárias nessa fase, sendo elas: ações terapêuticas e de prevenção que devem ser planejadas com o paciente e com a equipe multiprofissional a fim de proporcionar conforto e bem-estar, fornecer apoio aos familiares e funcionários, flexibilizar o horário de visitas e quando possível deixar um acompanhante com o paciente, controlar os sintomas e a dor proporcionando conforto ao paciente, proporcionar bem estar ao paciente e reconhecer os tratamentos indispensáveis e suspender os tratamentos fúteis (MORITZ, et al., 2008). Algumas medidas podem ser consideradas fúteis tais como: administração de drogas vasoativas, nutrição parenteral ou enteral, ventilação mecânica e até a permanência do paciente na UTI. A prioridade dos cuidados paliativos deve ser definida com a equipe multiprofissional juntamente com o paciente, quando ele for capaz, com a família ou representante legal e consequentemente algumas medidas fúteis são descartadas, mas para que isso ocorra é necessário que exista uma boa comunicação entre os envolvidos (MORITZ, et al., 2008). Araújo, Firmino e Silva (2008) esclarecem que ao oferecer cuidados paliativos a enfermagem deve saber compartilhar momentos tristes e alegres com esse paciente, proporcionando uma morte digna, oferecendo conforto, prestando um cuidado holístico e humanizado, além de controlar os possíveis sintomas e aliviar a dor. Carvalho e Arantes (2008) acrescentam que a equipe deve está próxima dos

10 10 pacientes para controlar os sinais e sintomas, além de proporcionar suporte emocional, espiritual e social. Dessa maneira, o cuidado paliativo deve ser precocemente diagnosticado e tem por objetivo aliviar o sofrimento do ser humano, diminuindo as dores físicas e os tratamentos desnecessários, proporcionando bem estar e conforto tanto para o paciente quanto para o familiar. Além de prestar um cuidado individualizado tanto para o paciente quanto para o familiar, controlando todos os sintomas e prevenindo o sofrimento. 2.2 PRINCÍPIOS DOS CUIDADOS PALIATIVOS Os cuidados paliativos devem ser fundamentados em conhecimento técnico e científico da equipe multiprofissional, analisando as intervenções clínicas e terapêuticas que são essenciais nessa fase da vida. Sendo assim, eles possuem alguns princípios que norteiam a equipe na tomada de decisão perante um paciente em fase terminal. Os princípios fundamentais dos cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva são: aceitar a morte como um processo natural do fim da vida, priorizar sempre o bem-estar do paciente, não realizar e procedimentos e diagnósticos considerados fúteis, não encurtar a vida nem prolongar o processo de morte, garantir uma morte digna, aliviar a dor e outros sintomas associados, respeitar a autonomia do paciente e proporcionar conforto tanto ao paciente quanto à família (MORITZ et al., 2008). Maciel (2008) concorda com Moritz, et al., (2008) e acrescenta que o cuidado paliativo deve ser iniciado o mais cedo possível a fim de antecipar os sintomas e preveni-los, além de permitir que a equipe trace um plano integral de cuidados que vá desde o diagnóstico até a morte do paciente e que englobe os aspectos psicossociais e espirituais ao cuidado. O limite da possibilidade terapêutica não significa o fim da relação equipe-paciente nesse contexto de final de vida. Esta situação traz à tona a importância da equipe multidisciplinar diante do quadro em que o paciente se encontra, mais fragilizado,

11 11 necessitando ainda mais de atenção e de conforto diante da sua morte associada a sua patologia (CHAVES, et al., 2011). Os cuidados paliativos sempre devem estar associados a patologia do paciente, diante de cada fragilidade em que o paciente se encontre, deve ser proporcionado um maior conforto, seja com medicamentos, com higiene, com carinho, atenção, se for necessário explicar diversas vezes ao paciente o seu quadro patológico e o avanço da doença, para uma melhor aceitação da morte, juntamente para a família, deve ser feito, quantas vezes forem necessárias, visando o entendimento e a aceitação dessa etapa de fim da vida. 2.3 ASSISTÊNCIA HUMANIZADA A PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NA UTI O processo de humanização em saúde busca resgatar o respeito à vida, incluindo circunstâncias biopsicossociais, espirituais e educacionais, considerando o respeito à individualidade e às diferenças pessoais, bem como a necessidade da construção de uma assistência humanizada da equipe multiprofissional aos pacientes em estado terminal (OLIVEIRA, et al., 2011). O paciente, fora da expectativa de cura, ou seja, em fase terminal, apresenta-se frágil e com limitações de natureza psicossocial, espiritual e física, nessa circunstância, devem ser tomadas condutas paliativas (OLIVEIRA, et al., 2011). Abre-se, então, ampla gama de condutas que podem ser oferecidas ao paciente e sua família na UTI, visando, agora, ao alívio da dor e diminuição do desconforto, mas, sobretudo, à possibilidade de situar-se frente ao momento do fim da vida, acompanhados por alguém que possa ouvi-los e dar-lhes suporte. Permitir, sempre que possível, que o paciente tenha sua autonomia e escolhas preservadas.

12 12 De acordo com Oliveira, et al., (2011) um dos grandes desafios do profissional enfermeiro é que a vida acadêmica pode estar distante da realidade dos quartos dos hospitais. O tempo para se humanizar o tratamento ao paciente é pequeno diante de tantas necessidades e o que vai realmente caracterizar a humanização é fazer desse curto período de tempo em que houver o contato com esse paciente, que esse contato seja de forma especial, individualizado, ocupando de forma eficaz, usar o tempo, conscientemente, e não apenas no comprometimento com a tarefa, mas também se permitir ouvir sem ter que dedicar todo o tempo ao paciente, mas ocupar esse pequeno espaço de tempo de forma humanizada. Santos e Suter (2011) concordam com Oliveira et al., (2011) e acrescentam que dentro das ações dos cuidados paliativos em que o paciente se encontra deve-se agir preventivamente, proporcionando ao paciente uma sensação de amparo e de pertencimento ao longo do tratamento, desde o diagnóstico da doença até a morte, pode reduzir substancialmente a necessidade de tratamentos invasivos e sedações entorpecentes. Os profissionais devem possuir conhecimentos de diversas áreas, formando uma equipe multidisciplinar, na qual cada integrante desempenha seu papel específico, e com ação integrada e individualizada para prestar cuidado a cada paciente (JORGE e PAULA, 2014). No entanto, a humanização nos cuidados paliativos não se baseia apenas em prática e improvisação, constituem-se num conjunto de saberes científicos inerentes a diversas áreas de conhecimento e a inúmeros protocolos de intervenção clínica e terapêutica da ciência médica. Embora tenham que se adaptar à situação do paciente e às circunstâncias do momento terapêutico, possuem princípios claros, disponíveis em todo o repertório de atividades desenvolvidas.

13 13 3 CONCLUSÃO A partir desse estudo foi possível perceber que os cuidados paliativos estão diretamente relacionados ao sofrimento, dignidade, qualidade de vida dos pacientes e deve estar pautado nas necessidades humanas básicas dos mesmos. O cuidado paliativo é indicado para pacientes que estão na fase final da vida e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente na sua totalidade, fornecendo apoio tanto para o paciente quanto para o familiar, promovendo o bem estar geral e a dignidade do paciente terminal que se encontra na UTI. Esse cuidado deve ser prestado de maneira humanizada e holística pela equipe multiprofissional, ressaltando que cada profissional deve possuir conhecimento técnico-científico e habilidades na prática paliativa para oferecer suporte a esses pacientes. Vale ressaltar que é inerente ao enfermeiro proporcionar bem-estar e apoio biopsicossocial espiritual tanto para o paciente quanto para o familiar, avaliando as necessidades assistenciais prioritárias e as fúteis, para proporcionar uma morte digna a esse paciente. Apesar de o enfermeiro intensivista ser capacitado para a tarefa de prestar cuidado humanizado ao paciente em fase terminal, ainda assim, ele enfrenta como principal dificuldade a de aceitar o fim da vida de seu semelhante, pois muitas vezes não está preparado para o processo de morrer. Uma das medidas para melhorar a formação do enfermeiro frente aos cuidados paliativos seria a inclusão de uma disciplina na grade curricular da graduação que aborde sobre a prática paliativa e o processo de morte e morrer perante os pacientes em fase terminal.

14 14 PATIENT NURSING ASSISTANCE IN PALLIATIVE CARE IN THE INTENSIVE CARE UNIT ABSTRACT This study aimed to describe the patient nursing care terminally ill ICU, exposing the principles of palliative care and highlighting the importance of humanized care to these patients. This is a theoretical character with literature review, secondary, observational and qualitative approach in the field of assistance, using as source of research electronic journals, books and manuals, and as a research tool from the book report 12 studies in Portuguese, from 2008 to The presentation of results was from the content analysis in which it was clear that palliative care aim to meet the person, in the final stage of life as a whole, promoting the general welfare and dignity to patients who are in intensive care. Therefore, it is concluded that it is essential that the nurse is grounded in palitivista practice to provide care to this patient in a holistic and individualized way. Keywords: Palliative care, Terminally ill, Nursing Care and Intensive Care Unit.

15 15 REFERÊNCIAS ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (Rio de Janeiro). Manual de Cuidados Paliativos. Rio de Janeiro, 2009 A. 320 p. Disponível em: < e o Morrer/MANUAL DE CUIDADOS PALIATIVOS.pdf>. Acesso em: 04 out. 14. ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (São Paulo). O que são cuidados paliativos? 2009 B. Disponível em: < Acesso em: 04 out. 14. ARAÚJO, Mônica; FIRMINO, Flávia; SILVA, Maria. In: OLIVEIRA, Reinaldo Ayer. Cuidado paliativo. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo,,2008. Cap. 3. p CARVALHO, Ricardo Tavares de; ARANTES, Ana Claudia de Lima Quintana. PARTICULARIDADES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UTI. In: OLIVEIRA, Reinaldo Ayer de.cuidado paliativo. SÃo Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo,, Cap. 6. p CHAVES, José Humberto Belmino et al. Cuidados paliativos na prática médica: contexto bioético. Revista Dor, São Paulo, v. 12, n. 3, p.1-6, Trimestral. Disponível em: < Acesso em: 17 dez FAUSTINO, et al. Concepções da equipe multiprofissional sobre a implementação dos cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva. Ciências e Saúde Coletiva, Salvador, v. 18, n. 9, p , Disponível em:< ext. Acesso em: 04 out. 14. FREITAS, Noélle de Oliveira; PEREIRA, Mirana Volpi Goldinho. Percepção dos enfermeiros sobre cuidados paliativos e o manejo da dor na UTI. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 37, n. 4, p , Disponível em: < Acesso em: 04 out JORGE, Camila de Abreu; PAULA, Graziela Lonardoni de. Cuidados Paliativos: assistência humanizada a pacientes com câncer em estágio terminal. Revista Estação Cientifica, Juiz de Fora, v. 11, p.3-22, Disponível em: < camila de abreu jorge e graziela lonardoni de paula.pdf>. Acesso em: 17 dez MACIEL, Maria Goretti Sales. DEFINIÇÕES E PRINCÍPIOS. In: OLIVEIRA, Reinaldo Ayer. Cuidado paliativo. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Cap. 1. p MORITZ, et al. Terminalidade e cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. São Paulo. v.20 n.4 Oct./Dec

16 16 Disponível em: < &script=sci_arttext>. Acesso em: 04 out OLIVEIRA, et al. Bioética e humanização na fase final da vida: visão de médicos. Revista Bioética, São Paulo, v. 1, n. 19, p , Disponível em: < viewfile/553/635>. Acesso em: 17 dez SANTOS, C. C. A.; SUTER, T. M.C. A Importância da Humanização do Atendimento de Enfermagem Pacientes em Fase Terminal. Departamento de Enfermagem Faculdades Integradas de Ourinhos-FIO/FEMM.Ourinhos Disponível em: < >.Acesso em: 17 dez.2014.

CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Tássia de Lourdes de Vasconcelos Rodrigues 1 ; Marillya Pereira Marques Diniz 2 ; Amanda Gonçalves Lopes Coura 3 ; Josivan Soares Alves Júnior 4 ; Mayra

Leia mais

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva.

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. Milena Cruz Dos Santos 1, Naara Lima De Moura ², Danyllo Lucas De Lima Rodrigues³ Carlos Henrique Oliveira De Feitas 4 1. Universidade

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 Recursos de estudo na Área do Aluno Site SJT Educação Médica Aula À La Carte Simulados Presenciais e on-line Cursos Extras Antibioticoterapia Prático SJT Diagnóstico por imagem Eletrocardiografia Revisão

Leia mais

Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo ENP 0382 Enfermagem no Cuidado à Criança e Adolescente na Experiência de Doença Enfª Ms. Camila A. Borghi camila.borghi@usp.br HISTÓRIA... Década de 60, Inglaterra

Leia mais

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico PRINCÍPIOS DO CUIDADO PALIATIVO o alívio do sofrimento, a compaixão pelo doente e seus familiares, o controle impecável dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA João Victor da Silva Rodrigues 1, Julliany Larissa Correia Santos², Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves³,

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS PALIATIVOS À PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS

A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS PALIATIVOS À PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS PALIATIVOS À PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS Iara Bezerra de Alcantara 1 ; Mariana Gonçalves de Sousa 1 ; Sonia Maria Alves de Lira 2 ; Ana Carla Rodrigues da

Leia mais

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Silva, MA* *Enfermeiro. Resinte do Programa Residência em Saú da criança e do Adolescente do Hospital Pequeno Príncipe. Curitiba-PR

Leia mais

CUIDADOS PALIATIVOS E TERMINALIDADE: DISCURSO DE ENFERMEIROS

CUIDADOS PALIATIVOS E TERMINALIDADE: DISCURSO DE ENFERMEIROS CUIDADOS PALIATIVOS E TERMINALIDADE: DISCURSO DE ENFERMEIROS MARIA ANDRÉA FERNANDES (MESTRANDA E BOLSISTA DA CAPES/UFPB) INDIARA CARVALHO DOS SANTOS PLATEL (NEPB/UFPB) GLENDA AGRA (DOCENTE DA UFCG) JÉSSICA

Leia mais

Recursos Próprios 2013

Recursos Próprios 2013 Recursos Próprios 2013 " Serviços Próprios de Atendimento Pré-Hospitalar (SOS) e Assistência Domiciliar ( Home- Care): reconhecendo a importância destas modalidades assistenciais para o cliente e para

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR UNIMED-BH CAMILA CARNEIRO DA FONSECA Assistente Social Serviço de Atenção Domiciliar Atenção Domiciliar

Leia mais

COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM / PACIENTES / FAMILIARES EM UTI: uma revisão bibliográfica.

COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM / PACIENTES / FAMILIARES EM UTI: uma revisão bibliográfica. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM UTI ADULTO VANESSA DAYUBE MAJDALANI DE CERQUEIRA COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM / PACIENTES / FAMILIARES EM UTI: uma revisão

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE SUPORTE ONCOLÓGICO

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE SUPORTE ONCOLÓGICO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE SUPORTE ONCOLÓGICO Angelita Rodrigues Dona (Apresentador) 1, Marieta Fernandes Santos (Orientador) 2. Curso de Enfermagem

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA CUIDADOS PALIATIVOS 31 de outubro de 2018 2000 2001 2002 2003

Leia mais

CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS Vol. 4 Nº 1 Ano 2016 CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS KNOWLEDGE OF THE NURSING PROFESSIONAL ABOUT PALLIATIVE CARE IN CANCER PATIENTS Rhibanna

Leia mais

Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020

Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020 Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020 O Projeto É um programa de treinamento em desenvolvimento humano focado em competências socioemocionais para profissionais da saúde. O objetivo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR COM DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: relato de experiência RESUMO

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR COM DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: relato de experiência RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR COM DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM

Leia mais

A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS

A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS Ádylla Maria Alves de Carvalho (1); Markeynya Maria Gonçalves Vilar (2); Naianna Souza de Menezes (3); Flávia Gomes

Leia mais

Cuidados Paliativos em Pediatria

Cuidados Paliativos em Pediatria Cuidados Paliativos em Pediatria O que são Cuidados Paliativos? Cuidados Paliativos é o tratamento que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares diante dos problemas associados

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NUMA EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS

ATRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NUMA EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS ATRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NUMA EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS Natalya Lima de Vasconcelos (1); Camila Batista Nóbrega Paiva (2); (Hospital Universitário Lauro Wanderley/ EBSERH, natalyalimav@gmail.com.)

Leia mais

PROJETO HUMANIZAÇÃO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA

PROJETO HUMANIZAÇÃO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA PROJETO HUMANIZAÇÃO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) 2019 / 2020 O PROJETO É um programa de treinamento em desenvolvimento humano focado em competências

Leia mais

ALGUNS DADOS DO BRASIL:

ALGUNS DADOS DO BRASIL: MARIA GORETTI MACIEL Conselho Consultivo da ANCP Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do HSPE Coordenadora do Programa de CP do Hospital Samaritano Câmara Técnica sobre Terminalidade da Vida e CP

Leia mais

Farmacêutico Paliativista. Silvia Coimbra 06 Dez 2014

Farmacêutico Paliativista. Silvia Coimbra 06 Dez 2014 Farmacêutico Paliativista Silvia Coimbra 06 Dez 2014 A vida curta dos nossos antepassados Não eram muitos os que passavam dos trinta. A velhice era privilégio das pedras e das árvores. A infância durava

Leia mais

JORNADA SUL BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia PROF. MOACIR ARUS FAMED- UFRGS

JORNADA SUL BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia PROF. MOACIR ARUS FAMED- UFRGS 47ª JOSULBRA JORNADA SUL BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia PROF. MOACIR ARUS FAMED- UFRGS CANELA,28-30 de Abril de 2012. Rio Grande do Sul EUTANÁSIA ORTONÁSIA DISTANÁSIA

Leia mais

REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS. Unimed Prudente. Dr. Edison Iwao Kuramoto Diretor Administrativo/Financeiro Gestão

REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS. Unimed Prudente. Dr. Edison Iwao Kuramoto Diretor Administrativo/Financeiro Gestão REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS Unimed Prudente Dr. Edison Iwao Kuramoto Diretor Administrativo/Financeiro Gestão 2017-2020 Cuidado Paliativo Cuidado Paliativo é a competência para cuidar da dor e do sofrimento.

Leia mais

Rotineiramente são seguidos alguns critérios para inclusão ou exclusão no programa de assistência domiciliar:

Rotineiramente são seguidos alguns critérios para inclusão ou exclusão no programa de assistência domiciliar: ASSISTÊNCIA DOMICILIAR A modalidade de Assistência Domiciliar caracteriza-se por um conjunto de ações para tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio. Esta modalidade de atendimento

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO RESUMO OLIVEIRA, Rita Daiane 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 Objetivo: Conhecer a assistência do enfermeiro ao neonato prematuro. Método: Revisão bibliográfica

Leia mais

Avaliação e Monitorização do Paciente em Cuidados Paliativos

Avaliação e Monitorização do Paciente em Cuidados Paliativos Definição Esta política descreve as ações a serem realizadas para a identificação, avaliação e cuidados de pessoas portadoras de doenças que ameacem a continuidade da vida. Os cuidados paliativos definem-se

Leia mais

PSICOLOGIA HOSPITALAR EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PARA ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

PSICOLOGIA HOSPITALAR EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PARA ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PSICOLOGIA HOSPITALAR EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PARA ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Emilly Priscila Silva Costa Graduada pela Faculdade Maurício de Nassau Unidade Campina Grande PB Emmillypriscila@hotmail.com

Leia mais

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos Duração Dois semestres (60 ECTS) Pós-graduações Cuidados Objetivos A Pós-graduação em Cuidados será conferida a quem demonstre: - Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão aprofundada na respetiva

Leia mais

Código de Ética para Estudantes de Medicina

Código de Ética para Estudantes de Medicina Código de Ética para Estudantes de Medicina Enquanto Estudantes de Medicina e, essencialmente, com o início da prática clínica, somos confrontados com a vida humana e obrigados a saber lidar com o que

Leia mais

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO DE LITERATURA

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO DE LITERATURA COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO DE LITERATURA POLISZCZUK, ANGELA BEATRIZ 1 ; DOMINGUES, LILIAN FERREIRA 2 RESUMO Objetivo: Relatar a atuação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC: DR. JOSÉ LUÍZ VIANA COUTINHO CÓDIGO: 073 EIXO TECNOLÓGICO: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAÇÃO: MUNICÍPIO: JALES Ambiente, Saúde e Segurança Técnico

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA IDOSA EM CUIDADOS PALIATIVOS INTERNADA EM UTI GERAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA IDOSA EM CUIDADOS PALIATIVOS INTERNADA EM UTI GERAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA IDOSA EM CUIDADOS PALIATIVOS INTERNADA EM UTI GERAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Leina Rodrigues Ferreira 1 ; Bianca Maria Vieira de Vasconcelos 2 ; Lorena de Fátima Lucena

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios. DESAFIOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Elisângelo

Leia mais

Fundamento éticos das decisões de fim de vida. António Jácomo/2017

Fundamento éticos das decisões de fim de vida. António Jácomo/2017 Fundamento éticos das decisões de fim de vida António Jácomo/2017 ajacomo@porto.ucp.pt Uma provocação... O quê? Como? De que trata a Ética no final da vida humana? Trata de pensar e refletir sobre as ações

Leia mais

Prof.Dr.Franklin Santana Santos

Prof.Dr.Franklin Santana Santos Prof.Dr.Franklin Santana Santos Conflito de interesse O autor declara não haver conflito de interesse nessa palestra QUALIDADE NO MORRER EM 40 PAÍSES The Economist, 2010 Texto new england Indicação de

Leia mais

Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal

Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal Curso de atualização 2013 Ilka Lopes Santoro Disciplina de Pneumologia Unifesp - EPM Objetivos Definições e Princípios Ações Controle da dor

Leia mais

Tipo Documental. PoliticaTecnica. Título Documento. Sedação Paliativa. Sedação Paliativa

Tipo Documental. PoliticaTecnica. Título Documento. Sedação Paliativa. Sedação Paliativa Definição Define-se como sedação paliativa a redução intencional do nível de consciência, contínua ou intermitente com o objetivo de controlar sintomas causadores de grave desconforto refratários ao tratamento

Leia mais

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer O que é integralidade? s.f. 1 qualidade do que é integral, 1.1 reunião

Leia mais

A ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AOS IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AOS IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AOS IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Rafaela Andresa da Silva Santos 1 ; Ana Dark Aires de Farias 2 ; Maria Viviane da Silva Guedes 3 ; Mikael Lima Brasil 4; Graziela Brito

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA Ângela Karina da Costa Silva 1 Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Elisangêlo Aparecido

Leia mais

Terminalidade da vida & bioética. Jussara Loch - PUCRS

Terminalidade da vida & bioética. Jussara Loch - PUCRS Terminalidade da vida & bioética Jussara Loch - PUCRS Paciente terminal paciente cujas condições clínicas são irreversíveis, independentemente de serem tratadas ou não, e que apresenta alta probabilidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA À NEUROLOGIA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTENCIA NUTRICIONAL AOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTENCIA NUTRICIONAL AOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO A IMPORTÂNCIA DA ASSISTENCIA NUTRICIONAL AOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO 1 SOUSA, Ânderson Xavier; 2 ZIMMER, Alexandra Ferreira; 3 VAZ, Luciana Maria Martinez 1 Graduando em Nutrição,

Leia mais

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES Dia Internacional dos Cuidados Paliativos 9 de Outubro de 2010 Exposição promovida pela Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Nossa Senhora do Rosário Centro Hospitalar

Leia mais

Certificação Joint Commission no Programa de Dor Torácica.

Certificação Joint Commission no Programa de Dor Torácica. Certificação Joint Commission no Programa de Dor Torácica. Enf. Ana Paula de Mattos Coelho Hemodinâmica - Hospital TotalCor E-mail: acoelho@totalcor.com.br Joint Commission Acreditação do atendimento hospitalar;

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação Profissional: Qualificação: Sem Certificação Componente

Leia mais

O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE AO PROCESSO DE MORTE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE AO PROCESSO DE MORTE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE AO PROCESSO DE MORTE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Jessika Lopes Figueiredo Pereira (1); Cícero Roniere Alves (1); Cecília Danielle Bezerra Oliveira (2); Ana Paula

Leia mais

Anexo IV Tabelas de Resultados

Anexo IV Tabelas de Resultados Anexo IV Tabelas de Resultados Género Feminino 138,00 67,98 Masculino 65,00 32,02 Tabela 2: Género da amostra em estudo Idade 18 12 5,91 19 29 14,29 20 38 18,72 21 32 15,76 22 30 14,78 23 20 9,85 24 15

Leia mais

MEDIDAS DE CONFORTO PRATICADAS PELOS ENFERMEIROS AOS PACIENTES EM PALIAÇÃO NA UTI

MEDIDAS DE CONFORTO PRATICADAS PELOS ENFERMEIROS AOS PACIENTES EM PALIAÇÃO NA UTI 1 MEDIDAS DE CONFORTO PRATICADAS PELOS ENFERMEIROS AOS PACIENTES EM PALIAÇÃO NA UTI Beatriz Araújo de Oliveira1 Elis Conceição Souza2 Luana Souza Farias3 Juliana Bezerra do Amaral4 Este estudo objetivou

Leia mais

UTI: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA FAMÍLIA E DO PACIENTE UTI: Analyze family and patient experience

UTI: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA FAMÍLIA E DO PACIENTE UTI: Analyze family and patient experience UTI: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA FAMÍLIA E DO PACIENTE UTI: Analyze family and patient experience Paloma de Souza Pereira 1 ; Lívia Loamí Ruyz Jorge de Paula 2 RESUMO Objetivo desse estudo é analisar como

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

SUPORTE FAMILIAR DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS

SUPORTE FAMILIAR DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS 2º Encontro Interdisciplinar em Cuidados Paliativos Da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros DETALHES EM PALIATIVOS Enfº. Paulo Ramires Enfª. Vanda Almeida UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS CHBM,

Leia mais

Cuidados em Fim de Vida numa USF

Cuidados em Fim de Vida numa USF Cuidados em Fim de Vida numa USF Caracterização da prática e do seu impacto na morte no domicílio de pacientes terminais Ana Resende Mateus Olívia Matos USF FF- mais, Fernão Ferro Setembro 2013 Cuidados

Leia mais

RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de (D.O.U. nº 169, Seção I de 02 de Setembro de 2013)

RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de (D.O.U. nº 169, Seção I de 02 de Setembro de 2013) RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de 2013. RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de 2013. (D.O.U. nº 169, Seção I de 02 de Setembro de 2013) Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos

Leia mais

PROTOCOLO MÉDICO CRITÉRIOS DE ADMISSÃO E DE ALTA DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO. Área: Médica Versão: 1ª

PROTOCOLO MÉDICO CRITÉRIOS DE ADMISSÃO E DE ALTA DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO. Área: Médica Versão: 1ª Página: 1 de 5 1. OBJETIVOS: A unidade de terapia intensiva (UTI) é considerada um recurso caro e principalmente limitado, assim, o seu uso deve ser reservado para pacientes que realmente se beneficiarão

Leia mais

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA Saulo Freitas Pereira (1); Mariana Carla Oliveira Lucena (1); Danilo de Almeida Vasconcelos (3) Universidade

Leia mais

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Título 1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Classificação 2.SUPERVISÃO EM ENFERMAGEM E OS MODELOS ORGANIZACIONAIS:

Leia mais

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Encontro Nacional Unimed de Assistentes Sociais Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Elaine de Freitas Assistente Social Instituto da Criança - HCFMUSP Família A família, desde

Leia mais

14/6/2012. E formouo SenhorDeus o homemdo óda terra, e soprou-lhenasnarinaso ôlegoda vida (espírito); e o homem ornou-se alma vivente.

14/6/2012. E formouo SenhorDeus o homemdo óda terra, e soprou-lhenasnarinaso ôlegoda vida (espírito); e o homem ornou-se alma vivente. Ventilação Mecânica em Paciente Terminal QuandoaVentilação Mecânica é Obstinação Terapêutica Alexandre Pinto Cardoso Md Phd Professor Pneumologia Fac. Medicina UFRJ Diretor Divisão de Tiso-Pneumologia

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UTI: uma revisão bibliográfica.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UTI: uma revisão bibliográfica. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM UTI ADULTO CAMILA BOMFIM SANTANA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UTI: uma revisão bibliográfica. SALVADOR-BA 2012 CAMILA

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Ela foi considerada a primeira teórica de enfermagem ao delinear o que considerava a meta de enfermagem e o domínio da prática( McEWEN, 2009 )

Ela foi considerada a primeira teórica de enfermagem ao delinear o que considerava a meta de enfermagem e o domínio da prática( McEWEN, 2009 ) SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Com Florence Nightingale a Enfermagem iniciou sua caminhada para a adoção de uma prática baseada em conhecimentos científicos, abandonando gradativamente a postura

Leia mais

Programa da Qualidade Política Geral

Programa da Qualidade Política Geral O Hospital Pulido Valente definiu como MISSÂO: Programa da Qualidade Política Geral 1. O Hospital é o estabelecimento de referência para a população envolvente, para as especialidades de que dispõe, desenvolvendo

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

CÓDIGO DE ÉTICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA Departamento de Direitos Humanos e Paz CÓDIGO DE ÉTICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA ANEM/PorMSIC Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior Avenida Infante D. Henrique 6200-506 Covilhã

Leia mais

Critérios Prognósticos do Hepatopata na UTI: Quando o tratamento pode ser útil ou fútil

Critérios Prognósticos do Hepatopata na UTI: Quando o tratamento pode ser útil ou fútil Critérios Prognósticos do Hepatopata na UTI: Quando o tratamento pode ser útil ou fútil Liana Codes, PhD Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, UFBA Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO AO PACIENTE ADULTO JOVEM

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO AO PACIENTE ADULTO JOVEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO AO PACIENTE ADULTO JOVEM SANTOS, Luana Carolina De Souza 1 ; SEGATTO, Caroline Zanetti 2 RESUMO Objetivo: Identificar a assistência do enfermeiro

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL Prof. João Gregório Neto PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se Disposição ou preparo antecipado e preventivo Precaução, cautela Modo de ver antecipado, premeditado

Leia mais

O PAPEL DOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

O PAPEL DOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL O PAPEL DOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SILVA, T. A.; DOMINGUES, F. L. RESUMO Objetivo: Descrever a atuação do enfermeiro no cotidiano dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Método:

Leia mais

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5.

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5. A INSERÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA AO IDOSO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL Zaqueu

Leia mais

Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Educação em Saúde; Enfermagem.

Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Educação em Saúde; Enfermagem. A INCLUSÃO DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE Tipo de Apresentação: Pôster ENFERMEIROS: REVISÃO INTEGRATIVA Fabíola Tatianna Bezerra Amorim ftbamorim@outlook.com Jussara de Lucena Alves

Leia mais

SERVIÇO DE RADIOLOGIA A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI

SERVIÇO DE RADIOLOGIA A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI SERVIÇO DE RADIOLOGIA SERVIÇO DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA, NEFROLOGIA E IMAGEM - SENCI A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI Enf. Msc. Jeane Cristine de Souza da Silveira Junho/2018 SERVIÇO

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Raphael Monteiro de Oliveira 1, Cintia Silva Fassarella 2 RESUMO

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE UM HÓSPICE MINEIRO: 14 ANOS SEM SUICÍDIOS OU PEDIDOS DE EUTANÁSIA. A RELEVÃNCIA DO CUIDADO, DA HUMANIZAÇÃO.

A EXPERIÊNCIA DE UM HÓSPICE MINEIRO: 14 ANOS SEM SUICÍDIOS OU PEDIDOS DE EUTANÁSIA. A RELEVÃNCIA DO CUIDADO, DA HUMANIZAÇÃO. A EXPERIÊNCIA DE UM HÓSPICE MINEIRO: 14 ANOS SEM SUICÍDIOS OU PEDIDOS DE EUTANÁSIA. A RELEVÃNCIA DO CUIDADO, DA HUMANIZAÇÃO. Mariel Nogueira da Gama Pinto Paturle Presidente da Sociedade de Tanatologia

Leia mais

ENFERMAGEM JUNTO AO AMBIENTE ESCOLAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS

ENFERMAGEM JUNTO AO AMBIENTE ESCOLAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS ENFERMAGEM JUNTO AO AMBIENTE ESCOLAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS MOTTA, H.R; VAL, A.I. Resumo: O objetivo desta pesquisa foi à orientação dos educadores de um colégio

Leia mais

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE DIANTE DA TERMINALIDADE

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE DIANTE DA TERMINALIDADE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE DIANTE DA TERMINALIDADE Jessika Lopes Figueiredo Pereira (1); Cícero Roniere Alves (2); Cecília Danielle Bezerra Oliveira (2); Ana Paula

Leia mais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais Visão do Profissional de Enfermagem de Uti Sobre a Morte: Refletindo A Comunicação

Leia mais

CONCEPÇÃO DO ENFERMEIRO SOBRE OS CUIDADOS A PACIENTES ACOMETIDOS POR CÂNCER EM FASE TERMINAL

CONCEPÇÃO DO ENFERMEIRO SOBRE OS CUIDADOS A PACIENTES ACOMETIDOS POR CÂNCER EM FASE TERMINAL CONCEPÇÃO DO ENFERMEIRO SOBRE OS CUIDADOS A PACIENTES ACOMETIDOS POR CÂNCER EM FASE TERMINAL Girlene Moreno de Albuquerque 1, Jackson Maciel da Silva 2, Shirley Antas de Lima 3 1 - Discente, Graduação

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR NOTA TÉCNICA 02 2006 POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR 1 Brasília, 10 de fevereiro de 2006. I. Introdução: NOTA TÉCNICA 02 2006 O Ministério da Saúde está propondo a implantação da Política Nacional

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO IDOSO HOSPITALIZADO. Andressa de Fátima Silva* (PIBIC/AF/IS/CNPq), Herbert Leopoldo de Freitas Góes (Orientador), Viviani Camboin

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Enfermagem. Grau Conferido: Bacharel em Enfermagem. Modalidade: Presencial. Área de Conhecimento: Ciências da Saúde. Regime Escolar: Crédito

Leia mais

ESCLEROSE AMIOTRÓFICA LATERAL: um protocolo para assistência de enfermagem na UTI

ESCLEROSE AMIOTRÓFICA LATERAL: um protocolo para assistência de enfermagem na UTI CARINE SANTANA DE QUEIROZ UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESCLEROSE AMIOTRÓFICA LATERAL: um protocolo para assistência de enfermagem na UTI SALVADOR BA 2013 CARINE SANTANA DE QUEIROZ

Leia mais

C CCUIDADOSPALIATIVOSC

C CCUIDADOSPALIATIVOSC C CUIDADOS PALIATIVOS FICHA TÉCNICA 2017. Ministério da Saúde. Sistema Universidade Aberta do SUS. Fundação Oswaldo Cruz & Centro de Telessaúde HC-UFMG & Centro Universitário Newton Paiva. Alguns direitos

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2019 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2018 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

MORTE, EUTANÁSIA, ORTOTANÁSIA E DISTANÁSIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

MORTE, EUTANÁSIA, ORTOTANÁSIA E DISTANÁSIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. MORTE, EUTANÁSIA, ORTOTANÁSIA E DISTANÁSIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. BARBOSA, Débora de Morais Barbosa 1 Diandra Karla Silva Damasceno 1 Francyelle Adriana da Silva Belo 1 Hadassa Oliveira Carmo 1 Juliana

Leia mais

Tratamento de infecção hospitalar na unidade de terapia intensiva: Uma análise sobre a. sobrecarga de trabalho

Tratamento de infecção hospitalar na unidade de terapia intensiva: Uma análise sobre a. sobrecarga de trabalho Tratamento de infecção hospitalar na unidade de terapia intensiva: Uma análise sobre a Resumo sobrecarga de trabalho Isabela Cristina da Silva; Marina Dallari Mesquita O presente artigo se trata do tratamento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis.

Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis. 1. OBJETIVOS GERAIS Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Este módulo visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas

Leia mais

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

APLICAÇÃO DOS RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS NOS CUIDADOS PALIATIVOS DE PACIENTES TERMINAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

APLICAÇÃO DOS RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS NOS CUIDADOS PALIATIVOS DE PACIENTES TERMINAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA APLICAÇÃO DOS RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS NOS CUIDADOS PALIATIVOS DE PACIENTES TERMINAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA Tassiane Noeme Cardoso Barbosa 1, Sabrina Gonçalves da Silva 2, Nigia Kallyne Gomes e

Leia mais

A ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DOR E SUAS INTERFACES 1 PHARMACEUTICAL CARE IN PAIN AND ITS INTERFACES. Flávia Graziela Riese 2

A ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DOR E SUAS INTERFACES 1 PHARMACEUTICAL CARE IN PAIN AND ITS INTERFACES. Flávia Graziela Riese 2 A ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DOR E SUAS INTERFACES 1 PHARMACEUTICAL CARE IN PAIN AND ITS INTERFACES Flávia Graziela Riese 2 1 Projeto de Pesquisa realizado no curso de Farmácia da Unijuí 2 Aluna do curso

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

Hospital Geral de São Mateus

Hospital Geral de São Mateus Hospital Geral de São Mateus Projeto Referência Hospital Amigo do Idoso Perfil Instituição Hospital Geral, de caráter público, subordinado a Secretaria de Estado da Saúde, da administração direta, com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Estágio Supervisionado II Enfermagem ENFE0076

Leia mais

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI Gerenciamento Baseado na Competência Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan Significa mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão

Leia mais