Actividade 1: Contagem de manchas solares em diferentes dias. Depois de aberto, o SalsaJ apresenta uma imagem semelhante à da figura A4.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Actividade 1: Contagem de manchas solares em diferentes dias. Depois de aberto, o SalsaJ apresenta uma imagem semelhante à da figura A4."

Transcrição

1 ANEXO Nº. 4 Neste anexo apresenta-se uma forma alternativa de levar a cabo as actividades 1, 4 e 6 do guião, recorrendo ao programa SalsaJ, que pode ser descarregado Actividade 1: Contagem de manchas solares em diferentes dias Depois de aberto, o SalsaJ apresenta uma imagem semelhante à da figura A4.1 Figura 4.1: Ambiente de trabalho do programa SalsaJ. Figura 4.2: Abrir um ficheiro de um espectroheliograma, previamente guardado, com o SalsaJ.

2 Figura 4.3: Resultado da abertura do ficheiro. Escolher, no menu Imagem (Image) a opção Inverter paleta (Invert LUT) Figura 4.4: Resultado da inversão de cores da imagem.

3 Figura 4.5: Ampliação do espectroheliograma, identificando um grupo de manchas solares. A ampliação da imagem faz-se recorrendo à ferramenta. Percorre-se a imagem recorrendo à ferramenta para focar um determinado grupo de manchas solares e começar nesse grupo a contagem. Deve ter-se atenção para não repetir a mesma contagem num mesmo grupo de manchas. Figura 4.6: Traça-se um segmento de forma a passar por cima de um grupo de manchas solares.

4 Recorrendo à ferramenta (segmento), traça-se um segmento que passe por cima de um grupo de manchas solares (ter atenção para não contar mais do que uma vez a mesma mancha) e que tenha comprimento suficiente para também abranger uma parte de imagem com o tom de cinzento mais característico e abundante na mesma (para servir de termo de comparação aquando da elaboração do gráfico que dá os valores de vários tons de cinzento da imagem nos vários pontos do segmento). Figura 4.7: Traça-se o gráfico de perfil, que fornece informação acerca da variação de escala de cinzentos da imagem no intervalo de valores abrangidos pelo segmento traçado anteriormente. No menu Analisar (Analyse) seleccionar a opção gráfico de perfil (plot profile). Neste gráfico, os pontos da imagem (espectroheliograma) abrangidos pelo segmento traçado que têm uma cor mais intensa (=mais escura) na escala de cinzentos são representados por máximos relativos ( picos ). Quando estes picos têm um valor (na escala de cinzentos) que sobressai consideravelmente em relação aos valores imediatamente anteriores e posteriores (apenas se pode ter esta percepção se se tiver um valor de comparação, que neste caso é o tom de cinzento mais homogéneo da imagem. Daí a importância de traçar um segmento que abranja algo mais da imagem do que apenas a zona em que se encontram as manchas), então quase certamente existe aí mancha solar. NOTA: Convém ter em atenção a definição e visualização da estrutura de uma mancha solar, para evitar que estas sejam confundidas com algum ruído que possa existir no espectroheliograma.

5 Procede-se desta forma em toda a imagem, até se terminar a análise dos grupos de manchas que se podem visualizar. Actividade 4: Filme da Rotação Solar Começam-se por abrir, do mais antigo para o mais recente, os 4 espectroheliogramas sugeridos no enunciado da actividade, para que o filme fique com a correcta ordem cronológica e ilustre assim o movimento de rotação do Sol. Figura 4.8: Aspecto do ambiente de trabalho do SalsaJ depois de abertos os quatro espectroheliogramas.

6 Figura 4.9: Para inverter as cores da imagem seleccionar a opção Inverter paleta (Invert LUT) do menu Imagem (Image). Figura 4.10: Procede-se ao empilhamento das imagens seleccionando a opção Empilhamento (Stacks) Converter imagens para empilhamento (Convert images to stack), dentro do menu Imagem (Image).

7 Figura 4.11: Resultado do empilhamento das imagens. Figura 4.12: Guadar o ficheiro em formato de filme AVI seleccionando a opção Salvar como (Save as) AVI do menu Ficheiro (File)

8 Figura 4.13: Seleccionar o local onde se pretende guardar o ficheiro. Operações facultativas: Com o intuito de realçar fenómeno solar visível nos espectroheliogramas, as manchas solares, podem efectuar-se algumas operações de alteração das cores, brilho e contraste.

9 Figura 4.14: Na opção Paletas (Lookup Tables) do menu Imagem (Image) podem seleccionar-se várias opções para alterar as cores da imagem ou do empilhamento de imagens previamente feito. No caso desta imagem seleccionou-se a opção Fogo (Fire). Figura 4.15: Aspecto do empilhamento de imagem depois de alterada a paleta de cores.

10 Figura 4.16: Usando a ferramenta (brilho) e alterando os seus parâmetros pode alterar-se a cor do empilhamento de imagens de modo a realçar as manchas solares. Figura 4.17: Aspecto do empilhamento de imagens depois de alterados os parâmetros na ferramenta brilho.

11 Actividade 6: Determinação das dimensões de uma protuberância Algumas considerações iniciais No SalsaJ a unidade de medida é o pixel. Na imagem sugerida no enunciado da actividade 6 a resolução é de 28,346 pixeis/cm. Para ver esta propriedade da imagem basta, por exemplo, recorrer a um programa como o Adobe Photoshop e, no menu Imagem seleccionar tamanho da imagem. Figura 4.18: Começa-se por abrir a imagem sugerida no enunciado da actividade 6 no programa SalsaJ.

12 Figura 4.19: Inverte-se a cor da imagem seleccionando a opção Inverter Paleta (Invert LUT) no menu Imagem (Image). Figura 4.20: Resultado da inversão de cores da imagem.

13 Figura 4.21: Recorrendo à ferramenta espectroheliograma). (elipse) ajusta-se a linha ao limbo do Sol (no Figura 4.22: No menu Analisar (Analyse) selecciona-se a opção Medida (Measure) para determinar assim a área do disco Solar no espectroheliograma.

14 Figura 4.23: Resultado da medição feita. As medidas aparecem em pixeis. Aponta-se o resultado obtido. Figura 4.24: Recorrendo à ferramenta (lupa) aumenta-se a imagem e, com a ferramenta (mão) coloca-se em destaque a protuberância da qual se pretendem saber as dimensões.

15 Figura 4.25: Com a ferramenta (segmento) traça-se um segmento que abranja a protuberância em todo o seu comprimento vertical e não mais. Figura 4.26: Com a opção Medida (Measure) do menu Analisar (Analyse) determina-se o comprimento do segmento traçado (em pixeis).

16 Figura 4.27: Resultado da medição feita. Sabendo a área do Sol na imagem e o comprimento vertical da protuberância, bem como a conversão entre pixeis e cm (nesta imagem 28,346 pixeis/cm) pode facilmente, recorrendo a proporções, e uma vez que se sabe que o Sol tem um raio de comprimento km, determinar-se a verdadeira dimensão vertical da protuberância. Procede-se de forma análoga no que diz respeito à dimensão horizontal da protuberância.

Contagem de manchas solares em diferentes dias. Alunos do ensino básico.

Contagem de manchas solares em diferentes dias. Alunos do ensino básico. Neste item, serão descritas 7 actividades, cada uma identificada pelo título, objectivo, público-alvo, disciplina-alvo e procedimento. Importa realçar que estas actividades visam apenas guiar o interesse

Leia mais

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História Técnicas de documentação gráfica em Arqueologia Ano lectivo de 2009/2010 Docente: Catarina Viegas (Professora Auxiliar) 2. Montagem de

Leia mais

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História Técnicas de documentação gráfica em Arqueologia Ano lectivo de 2009/2010 Docente: Catarina Viegas (Professora Auxiliar) 1. Tintagem de

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT. PosteRazor. Joaquim Ferreira

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT. PosteRazor. Joaquim Ferreira Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica PosteRazor Manual e Guia de exploração do PosteRazor para utilização em contexto de Educação

Leia mais

Projeto de Mestrado desenvolvido pela aluna Eveline Batista Rodrigues, no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo São

Projeto de Mestrado desenvolvido pela aluna Eveline Batista Rodrigues, no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo São Projeto de Mestrado desenvolvido pela aluna Eveline Batista Rodrigues, no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo São Carlos, sob orientação do Prof Dr Homero Schiabel. SUMÁRIO

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Bitmap Font Writer

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

Escola EB 2,3 do Viso. Ficha de Trabalho nº 21 Processador de Texto

Escola EB 2,3 do Viso. Ficha de Trabalho nº 21 Processador de Texto Escola EB 2,3 do Viso Ficha de Trabalho nº 21 Processador de Texto Competências desenvolvidas: Criar um documento no processador de texto Microsoft Word Inserir formas automáticas Inserir caixas de texto

Leia mais

Modulo 2 Gestão de Base

Modulo 2 Gestão de Base Didáxis - Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Modulo 2 Gestão de Base de Dados Aula Nº 55 / 56 09-01-2008 Sumário: Programa de gestão de bases de dados. Introdução ao estudo das tabelas. 2 Gestão de Base

Leia mais

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on CURRENT CONTENTS Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização.

Leia mais

Photoshop.com Manual e Guia de exploração de Photoshop.com para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica.

Photoshop.com Manual e Guia de exploração de Photoshop.com para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica. Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica Photoshop.com Manual e Guia de exploração de Photoshop.com para utilização em contexto de Educação

Leia mais

Rasterbator (Web 2.0) Manual e Guia de exploração do Rasterbator(Web 2.0) para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica currículo

Rasterbator (Web 2.0) Manual e Guia de exploração do Rasterbator(Web 2.0) para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica currículo Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica Rasterbator (Web 2.0) Manual e Guia de exploração do Rasterbator(Web 2.0) para utilização em

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Celtx M a n u

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Papagayo M a

Leia mais

MAPA GERAL. As principais funcionalidades do Mapa são as seguintes:

MAPA GERAL. As principais funcionalidades do Mapa são as seguintes: MAPA GERAL Este Mapa Interativo do município de Loures coloca à disposição dos utilizadores um conjunto de ferramentas que permite a visualização e exploração da informação e a impressão de plantas. As

Leia mais

Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint. 2.1 Como executar o PowerPoint. Netprof. Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses:

Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint. 2.1 Como executar o PowerPoint. Netprof. Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses: Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint 2.1 Como executar o PowerPoint Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses: 1. Usar um atalho existente no ambiente de trabalho. Caso não exista, pode executar

Leia mais

SNIRH disponível em Ficheiros KMZ Ana Cristina Câmara

SNIRH disponível em   Ficheiros KMZ Ana Cristina Câmara 1) Plano de Aula Título Nível de Ensino Anos de escolaridade Disciplina Escala Tema/Conteúdos Conceitos Objectivos/ Competências Região Método/Técnica Duração Recursos Avaliação Autor(a) PARTE I ENQUADRAMENTO

Leia mais

ArtRage 2.5 Manual e Guia de exploração do ArtRage 2.5 para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica currículo.

ArtRage 2.5 Manual e Guia de exploração do ArtRage 2.5 para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica currículo. Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica ArtRage 2.5 Manual e Guia de exploração do ArtRage 2.5 para utilização em contexto de Educação

Leia mais

Certifique-se de que lê estas informações antes de utilizar o Image Converter

Certifique-se de que lê estas informações antes de utilizar o Image Converter Image Converter Manual de Instruções Versão: 1.1.0.0 Certifique-se de que lê estas informações antes de utilizar o Image Converter Índice: Descrição geral do Image Converter P2 Processo de conversão de

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física TUTORIAL IMAGE J Fernanda Marques Pantoja Marta Feijó

Leia mais

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto.

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto. 1 Este 3º guião contém atividades elementares com a finalidade de favorecer o reconhecimento e a consolidação das funções de algumas ferramentas do programa de geometria dinâmica Geogebra. Neste guião,

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a FotoSketcher

Leia mais

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA. Edição de fotografias Profª Denise Silva

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA. Edição de fotografias Profª Denise Silva FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA Edição de fotografias Profª Denise Silva EXERCÍCIOS Área de trabalho Identifique: - barra de menus BM - caixa de ferramentas CF - barra de propriedades BP - barra de status BS -

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a ScribblerToo

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Color Schemer

Leia mais

O que pode fazer com o Image Data Converter

O que pode fazer com o Image Data Converter O que pode fazer com o Image Data Converter Bem-vindo ao Image Data Converter Ver.1.5, o software de aplicação que lhe permite ver e fazer ajustes num ficheiro de formato RAW (SRF) ( ficheiro RAW neste

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Deep Paint 3D

Leia mais

Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x

Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x Supõe que um carro viaja de Lisboa ao Porto (~300 km) a uma velocidade constante de 90 km/h. Neste caso a distância

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a FFONTS M a n

Leia mais

Recursos B-on. Web of Science. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on. Web of Science. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização. Os documentos referenciados

Leia mais

Doga L3. As formas para o corpo estão na categoria (Type) Body 1 ou Body 2.

Doga L3. As formas para o corpo estão na categoria (Type) Body 1 ou Body 2. Neste tutorial iremos aprender a criar um modelo 3D recorrendo ao Doga L3. O modelo criado será o de uma aeronave, mas os princípios e fluxos de trabalho podem ser adaptados à criação de qualquer modelo.

Leia mais

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL NEARPOD

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL NEARPOD DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL NEARPOD É um programa que permite o uso sincronizado de dispositivos móveis na sala de aula, combinando apresentações,

Leia mais

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER Criar o vídeo - início Para iniciar a criação de um filme, devemos em primeiro lugar criar uma pasta, onde colocaremos todos os objetos que pretendemos inserir

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Apresentação de Diapositivos - 90 min Ficha orientada nº5 Objectivos: Criação de transições entre diapositivos Aplicação de efeitos de animação Definição de

Leia mais

1 - Ambiente de desenvolvimento

1 - Ambiente de desenvolvimento Neste documento começa-se por apresentar o ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Basic (menu bar, toolbars, toolbox, project explorer window, properties window, form designer e code editor window).

Leia mais

60m. (Sistema Solar 4)

60m. (Sistema Solar 4) INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Data: / /13 TURMA: 9º FICHA DE TRABALHO MS Office PowerPoint 2010 Nome: Nº: 60m Objectivos: Abrir, guardar e guardar como uma apresentação; Transição

Leia mais

ÍNDICE CORELDRAW... PÁG. 2 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. 4 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 5 ADOBE INDESIGN... PÁG. 6

ÍNDICE CORELDRAW... PÁG. 2 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. 4 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 5 ADOBE INDESIGN... PÁG. 6 ÍNDICE CORELDRAW... PÁG. ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. ADOBE INDESIGN... PÁG. 6 CORELDRAW É aconselhado que grave o documento em PDFX-A de forma a garantir a qualidade Para gravar o

Leia mais

REBATIMENTOS 3- OS REBATIMENTOS E A MUDANÇA DE DIEDROS DE PROJECÇÃO

REBATIMENTOS 3- OS REBATIMENTOS E A MUDANÇA DE DIEDROS DE PROJECÇÃO REBATIMENTOS 1- NOÇÃO Sabemos que dois planos se intersectam segundo uma recta. Quando temos dois planos, se fizermos um deles rodar em torno da recta de intersecção até ficar coincidente com o outro,

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Tuxpi.com M a

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a AjaxAnimator

Leia mais

Nome: Turma: Data: / /

Nome: Turma: Data: / / ATIVIDADE DE LABORATÓRIO Nome: Turma: Data: / / INTRODUÇÃO Medir distâncias no Universo Medir distâncias a objetos astronômicos é um problema fundamental em Astronomia e um grande desafio aos astrônomos.

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a SketchBoard M

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E TUTORIAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA YASARA VIEW

MANUAL DE INSTALAÇÃO E TUTORIAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA YASARA VIEW MANUAL DE INSTALAÇÃO E BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA 1 Neste tutorial será apresentada uma ferramenta informática intuitiva e de acesso livre YASARA View que pode ser usada na sala de aula para que

Leia mais

Illustrator CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Illustrator CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5052 - Illustrator CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Adobe Illustrator CS6 1.1. Novidades do Illustrator CS6... 21 1.2. Abrir o Programa... 23 1.3. Criar

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 Índice 1. BARRA DE FERRAMENTAS... 2 2. BARRA DE MENUS:... 3 Menu FICHEIRO... 3 -GUARDAR PÁGINA COMO ITEM DA GALERIA... 3 - IMPRIMIR... 4 Menu EDITAR... 4 - CLONAR...

Leia mais

Módulo de Aprendizagem I

Módulo de Aprendizagem I Módulo de Aprendizagem I Digitalizar fotografias para a base de dados do SiFEUP Notas: No decorrer deste módulo de aprendizagem, pressupõe-se que o utilizador já tem o scanner devidamente instalado no

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a LUNAPIC M a n

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Dogwaffle M a

Leia mais

Notas sobre o processamento de dados no SKI

Notas sobre o processamento de dados no SKI Notas sobre o processamento de dados no SKI O SKI (versão 2.3), é o software usado no processamento de dados GPS, com objectivo de obter coordenadas no sistema geodésico WGS84 ou num sistema de coordenadas

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 5 Folha de Cálculo Conceitos básicos Os programas denominados de folhas de cálculo permitem aos seus utilizadores elaborar documentos com cálculos,

Leia mais

Plano de Aula - Illustrator CS6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Illustrator CS6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Illustrator CS6 - cód.5052 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Adobe Illustrator CS6 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Adobe Illustrator CS6 Aula 3 Capítulo 2

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o Adobe Photoshop. Retira da página Web o ficheiro imagens2.zip e extrai-o para a tua área de trabalho. Começa por abrir a imagem Flower.jpg através do menu File Open. Altera a foto para preto e branco

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Urban Painter

Leia mais

File: Este menu permite começar novas tabelas de verdade, abrir ficheiros com tabelas, gravar tabelas e imprimir tabelas.

File: Este menu permite começar novas tabelas de verdade, abrir ficheiros com tabelas, gravar tabelas e imprimir tabelas. Boole é um programa que acompanha o livro Language, Proof and Logic 1 (LPL) e que possibilita a construção de tabelas de verdade de modo muito simples. Estas notas, baseadas no respectivo manual de instruções

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Drawpile M a

Leia mais

Nome: Turma: Data: / /

Nome: Turma: Data: / / ATIVIDADE DE LABORATÓRIO Nome: Turma: Data: / / Medir distâncias no Universo INTRODUÇÃO Medir distâncias a objetos astronômicos é um problema fundamental em Astronomia e um grande desafio aos astrônomos.

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Mash on Spore

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o da d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a AnimPixels M a

Leia mais

Análise de uma Estrutura Reticulada. Método dos Elementos Finitos ANSYS

Análise de uma Estrutura Reticulada. Método dos Elementos Finitos ANSYS Análise de uma Estrutura Reticulada Método dos Elementos Finitos ANSYS Luís Mesquita 03 de Maio de 2004 O objectivo deste documento é analisar uma estrutura treliçada, com o carregamento e dimensões mostradas

Leia mais

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Novas funcionalidades 5 2.1. Mensagens 5 2.1.1. Recebidas 6 2.1.2. Enviadas 6 2.1.3. Enviar Mensagem 6 2.2. Consulta de Extracto 9 2.3.

Leia mais

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica.

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. PHOTOSHOP MÓDULO 7 - AULA 7 Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. Gerando arquivo no formato PDF O arquivo foi editado no Photoshop com modelo de cores CMYK. Vamos gerar um

Leia mais

Seu manual do usuário MEMUP K-SLIM

Seu manual do usuário MEMUP K-SLIM Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Manual de preenchimento dos formulários de trabalhos de execução de sinalização

Manual de preenchimento dos formulários de trabalhos de execução de sinalização Manual de preenchimento dos formulários de trabalhos de execução de sinalização Introdução Foram criados modelos alternativos dos mapas de execução trabalhos de sinalização vertical e horizontal. Estes

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

Impressão de trabalhos

Impressão de trabalhos Impressão de trabalhos O comando Imprimir, no menu ficheiro ou botão da Barra de ferramentas padrão, permite imprimir um documento. Antes de mandar imprimir um trabalho no Excel, é recomendável começar

Leia mais

COREL PHOTO-PAINT 10 - ANEXO A

COREL PHOTO-PAINT 10 - ANEXO A COREL PHOTO-PAINT 10 - ANEXO A 24 O Software Gráfico A concepção de imagens em computador implica dois conceitos imagem bitmap e imagem vectorial. Bitmap Bitmap significa Mapa de Bits imagem formada por

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7.

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7. BREVES NOTAS Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) e do Windows 7. PC é uma máquina electrónica capaz de receber dados, processalos, armazena-los e tirar

Leia mais

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016 Noções básicas Vamos trabalhar com o Microsoft Office EXCEL 2010, software que está instalado em todos os computadores da escola. O EXCEL é uma folha de cálculo eletrónica, isto é, um programa que permite

Leia mais

ANEL ROTATIVO. Introdução

ANEL ROTATIVO. Introdução ANEL ROTATIVO Introdução Vamos com este tutorial criar em Flash um anel rotativo. Se pensarmos num anel como um cilindro, depressa chegamos á conclusão que os seus topos são iguais. Isto quer dizer que

Leia mais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais Sobre imagens bitmap e gráficos vetoriais Os elementos gráficos de um computador podem ser divididos em duas categorias principais -- bitmap e vetor. Imagem bitmap Gráfico vetorial Imagens bitmap são ideais

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

Instruções de acesso à Base Hermes

Instruções de acesso à Base Hermes Instruções de acesso à Base Hermes Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Hermes que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

04 -Salvar Como e Duplicar

04 -Salvar Como e Duplicar 04 -Salvar Como e Duplicar Muito importante! Trabalhar Sempre numa cópia da imagem original e NUNCA na própria imagem, por isso, gravar (guardar) SEMPRE a imagem em que se trabalhou com outro nome. Guardar

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

GNU Image Manipulation Program

GNU Image Manipulation Program GIMP O que é? O GIMP é uma ferramenta para edição de imagem de bitmap, com alguns recursos de edição vetorial. GIMP é a abreviação para GNU Image Manipulation Program. O GIMP se adequa a diversas tarefas

Leia mais

Tutorial Photoshop #3 Efeito de reflexo

Tutorial Photoshop #3 Efeito de reflexo Tutorial Photoshop #3 Efeito de reflexo Date : 10 de Dezembro de 2008 Como eu tinha mencionado, estes tutoriais de Photoshop servem também para criar uma interacção entre todos os intervenientes do nosso

Leia mais

Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução No contexto da programação CNC é benéfica a possibilidade de trabalhar com programas

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a deviantart MURO

Leia mais

Relatório de Experimentos: Processamento de Imagens em Alimentos

Relatório de Experimentos: Processamento de Imagens em Alimentos Relatório de Experimentos: Processamento de Imagens em Alimentos Saulo Martiello Mastelini 12 de Julho de 2016 Para realização das operações requeridas, a ferramenta ImageJ foi utilizada. Após cada passo

Leia mais

Uso de Sensores na Sala de Aula BOLA SALTITANTE

Uso de Sensores na Sala de Aula BOLA SALTITANTE Função explorada: Quadrática BOLA SALTITANTE Conceitos da vida real tais como queda livre e objectos saltitantes, gravidade, e aceleração constante são exemplos de funções parabólicas. Esta actividade

Leia mais

PORTUGUÊS 1. ÍNDICE 1. Diagrama do produto... 2 Estrutura e Interfaces Iniciar... 2

PORTUGUÊS 1. ÍNDICE 1. Diagrama do produto... 2 Estrutura e Interfaces Iniciar... 2 PORTUGUÊS 1 ÍNDICE 1. Diagrama do produto... 2 Estrutura e Interfaces... 2 2. Iniciar... 2 3. Instruções de funcionamento... 2 3.1 Cartão e USB... 2 3.2 Modo Imagem... 3 4. Ficheiro... 4 5. Calendário...

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a XPivot Animator

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a LogoEase M a

Leia mais

PET. 1 verificar equipamento. 2 carregar a unidade GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA Guia de Instalação Rápida Pet Locator

PET. 1 verificar equipamento. 2 carregar a unidade GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA Guia de Instalação Rápida Pet Locator PET PET GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA - Transformador Informamos que poderá consultar a versão integral deste manual, bem como aceder às condições de garantia, em: http://consumer.inosat.com/manualpet.pdf

Leia mais

Seu manual do usuário MEMUP KEOS

Seu manual do usuário MEMUP KEOS Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

CEFAPA Aplicação Informática

CEFAPA Aplicação Informática CEFAPA Aplicação Informática Guia do Utilizador versão do documento: 1.1 Índice Entrar no sistema... 2 Perfil do Utilizador... 3 Lista de Formadores... 4 Pesquisa de Formadores... 4 Criar Nova Ficha do

Leia mais

ConvertProfissões 2011

ConvertProfissões 2011 ConvertProfissões 2011 Alteração face à nova Classificação Portuguesa das Profissões Portugal Versão 1.0 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Motivação... 3 Requisitos... 4 Instalação... 4 Licenciamento...

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Rasterbator (Software Livre) R a s t e r b a t o r

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Rasterbator (Software Livre) R a s t e r b a t o r Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica Rasterbator (Software Livre) Manual e Guia de exploração do Rasterbator (Software Livre) para

Leia mais

CS260 Contractor Series OTDR

CS260 Contractor Series OTDR CS260 Contractor Series OTDR Guia de Referência Rápida www.aflglobal.com ou (800) 321-5298, (603) 528-7780 Guia de Referência Rápida do CS260 OTDR Teclas Funcionais TECLA NOME FUNÇÃO DA TECLA Alimentação

Leia mais

Desenvolvimento de Conteúdos para a Web

Desenvolvimento de Conteúdos para a Web Desenvolvimento de Conteúdos para a Web Iniciar a aplicação Existem várias formas de o fazer, por exemplo: através do menu Iniciar, opção Programas, Microsoft FrontPage (ou na versão inglesa: Start, Programs,

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

ID do documento: Synology_QIG_2bayCL_

ID do documento: Synology_QIG_2bayCL_ ID do documento: Synology_QIG_2bayCL_20100319 INSTRUÇ Õ ES DE SEGURANÇ A Leia cuidadosamente estas instruções de segurança antes de utilizar e guarde este manual em local seguro, para futuras consultas.

Leia mais

Instrumentos Ópticos

Instrumentos Ópticos Instrumentos Ópticos Autor: Wellington Bueno Cunha Colégio Estadual Paulo Freire Guia do Professor Quem é que em sua infância ou adolescência não tenha tentado justapor duas lentes quaisquer com o objetivo

Leia mais

Escola Secundária Jacome Ratton Ficha Formativa Matemática 9º Ano Preparação para o teste Intermédio de 17/05/2011

Escola Secundária Jacome Ratton Ficha Formativa Matemática 9º Ano Preparação para o teste Intermédio de 17/05/2011 Escola Secundária Jacome Ratton Ficha Formativa Matemática 9º Ano Preparação para o teste Intermédio de 17/05/2011 1. A Figura ilustra um painel que a Rita vai pintar, para afixar na sala de aula. O painel

Leia mais

1- Ensinar ao aluno as várias possibilidades de uso do PHOTOSHOP focando a rapidez

1- Ensinar ao aluno as várias possibilidades de uso do PHOTOSHOP focando a rapidez PHOTOSHOP CS5 e CS6 Objetivo 1- Ensinar ao aluno as várias possibilidades de uso do PHOTOSHOP focando a rapidez de execução das tarefas mais comuns, acelerando o processo de produção com o objetivo de

Leia mais