Serão verificados a seguir as varias etapas, tanto na composição das tintas como

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Serão verificados a seguir as varias etapas, tanto na composição das tintas como"

Transcrição

1 16 5. SISTEMAS DE PINTURAS Serão verificados a seguir as varias etapas, tanto na composição das tintas como nos procedimentos adotados de um sistema de pintura. 5.1 Composição Básica das tintas A complexidade da indústria de tintas advém de uma série de fatores que podem ser de natureza tecnológica, comercial e/ou administrativa. O elevado número de matérias primas, isto é, de produtos que realmente participam da composição das tintas e vernizes, é um fator de complexidade. Um produtor de tintas que atue na maioria dos mercados de revestimentos necessita de 750 a diferentes; parte delas é usada para fabricar produtos intermediários, destacando se entre eles as resinas e emulsões. Uma fórmula típica de um esmalte sintético de secagem ao ar contém em torno de 10 componentes (intermediários); porém, se forem levadas em conta as matérias primas necessárias para a obtenção desses intermediários, o número total que participa da composição subirá para cerca de 30 (Yazigi 2003). A evolução constante das indústrias químicas e petroquímicas resulta no aparecimento de novas matérias primas, algumas das quais responsáveis por verdadeiras revoluções tecnológicas na indústria de tintas. É, pois, importante que novas sejam estudadas cuidadosamente, no sentido de se determinar o seu potencial de uso na indústria das tintas.

2 17 A necessidade de proteger o meio ambiente tem sido um fator importante no desenvolvimento tecnológico das tintas; nos últimos anos têm sido alcançados impressionantes progressos, que têm permitido diminuir consideravelmente a emissão de solventes orgânicos quando na aplicação e cura das tintas; são exemplos: A substituição dos sistemas à base de solventes orgânicos por sistemas aquosos; Desenvolvimento de tintas em pó e de cura por radiação; Redução ou eliminação de produtos considerados tóxicos na composição das tintas. As tintas são constituídas pelos seguintes componentes: resina ou polímero, pigmento, solvente e aditivos. O que difere um tipo de tinta do outro, no entanto, é a composição e as proporções dos componentes (formulação) Resina A resina, que pode ser designada também por veículo, suporte ou ligante, é um componente da tinta que desempenha uma função de grande importância na formação da camada, pois na sua falta iriam, apenas obter uma pasta de pigmentos e solventes que resultaria, após sua secagem, numa pulverulência isenta das propriedades necessárias à estética e proteção do substrato, como retenção de cor, brilho, rigidez, resistência à ação da água e produtos químicos dentre outros aspectos.

3 18 As resinas são substâncias de estrutura química complexa, podendo ser agrupadas entre as de origem natural e os chamados polímeros sintéticos produzidos por processos industriais, geralmente utilizandose de calor e catalizadores. Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos. A resina também denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado. Assim, por exemplo, tem se as tintas acrílicas, epoxídicas 1, etc... Antigamente as resinas eram a base de compostos naturais, vegetais ou animais. Hoje em dia são obtidas através da indústria química ou petroquímica por meio de reações complexas, originando polímeros que conferem às tintas propriedades de resistência e durabilidade muito superiores às antigas. A formação do filme da tinta está relacionada com o mecanismo de reações químicas do sistema polimérico, embora outros componentes, como solventes, pigmentos e aditivos, tenham influência no sentido de retardar, acelerar e até inibir essas reações Pigmentos Material Sólido finamente dividido, insolúvel no meio. Utilizado para conferir cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. O pigmento ou elemento de cobertura é um sólido com granulometria bastante fina, insolúvel no veículo da tinta, responsável principalmente pelo comportamento de aparência da camada. epoxídicas 1 : Tinta a base de epóxi (resina plástica).

4 19 Na sua formulação, o pigmento é selecionado com base em vários aspectos, como sangramento 1, absorção de óleo, solidez à luz, bem como o poder de cobertura, determinado em função da área coberta por unidade de massa de pigmento e que é bastante influenciado por fatores como o índice de refração. A refração é a mudança da direção de propagação de um feixe luminoso ao passar de uma substância para outra. O índice de refração de uma determinada substância pode ser definido como a velocidade da luz no ar dividida pela sua velocidade naquela substância. Assim, quanto maior for o índice de refração do pigmento, maior será o seu poder de cobertura (Souza, 1996) Solventes Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado nas tintas e correlatos para dissolver a resina. São classificados em: solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos. O solvente é usado numa tinta para modificar a sua viscosidade ou consistência, de maneira a se obter uma aplicação uniforme. Na fabricação de uma tinta as principais propriedades são o peso específico, a inflamabilidade, a capacidade de solvência, a faixa de destilação, a taxa de evaporação e os aspectos toxicológicos. Sangramento 1 : termo usado para caracterizar uma tinta com bom reflexo a luz.

5 Aditivos Ingrediente que, adicionado às tintas, proporciona características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Utilizado para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. São as substâncias que, ao serem proporcionalmente adicionadas à formulação, atuam de uma forma complementar ou adjuvante das funções desempenhadas pelos principais componentes sólidos e líquidos da camada, no caso os pigmentos, os veículos e os solventes. Para exemplificar a ação de alguns dos principais tipos de aditivos empregados nas formulações de tintas, têmse os dispersantes / molhantes, que melhoram e facilitam a umectação e a dispersão dos poluentes; os antioxidantes, que inibem a formação de pele; os fungistáticos, que inibem a formação de microorganismos; os antiespumantes; e os alastradores, que facilita a aplicação da camada. 5.2 Estudo da viabilidade e qualidade da aplicação de tintas A construção civil, infelizmente no Brasil, tem sido responsável por um grande desperdício que vai desde horas/trabalho da mãodeobra a consumo de materiais, entulho, etc.(souza, 1996). Este desperdício tem sido sempre repassado ao consumidor final, onde estes custos estão embutidos na aquisição de uma edificação. Dentro deste quadro, o setor de tintas não tem ficado indiferente. O consumidor tem ficado cada vez mais exigente. Solicitando que o mercado se

6 21 adeque a diferentes necessidades. Sabese do pouco preparo e da má qualificação da mãodeobra da construção civil no país, resultado de baixos salários, super exploração, condições inadequadas de trabalho, o alto grau de rotatividade no emprego e a quase total inexistência de programas de treinamento e aperfeiçoamento que marca o setor, pode apresentar um quadro de baixa eficiência e resultados, em toda ordem inclusive no de aplicação de tintas de revestimento. Dentro deste aspecto pode se considerar que o resultado final da aplicação de tintas em relação direta com o grau de qualificação da mão de obra, qualidade da tinta, adequação da mesma a cada caso específico que poderá resultar na sua maior ou menor produtividade e no custo final da pintura da edificação. Com o grande desenvolvimento de tintas no país, hoje possuem tintas para as diferentes situações, que podem auxiliar no processo de oferecer uma maior resistência aos agentes externos. A variação no tipo de tintas ocorre não só na composição química, assim como em função de suas utilizações. O proporcionamento dos componentes tem elevada importância nas propriedades das películas de tinta. O conhecimento da composição da tinta permite estimar algumas propriedades da pintura, como porosidade e durabilidade da película, mas para uma melhor previsão do comportamento destes materiais há necessidade de complementar o conhecimento através da realização de ensaios de desempenho. Um dos parâmetros mais utilizados para descrever a composição (formulação) de uma tinta, segundo Uemoto (2002), é a relação pigmento e resina, denominada internacionalmente por PVC (termo em Inglês que significa Pigment Volume

7 22 Content). O PVC é definido como sendo a fração volumétrica percentual do pigmento sobre o volume total de sólidos do filme seco: Vp PVC = x100 Vp + Vv Onde, Vp = volume de pigmento Vv = volume de veículo sólido Fórmula 5.1 O PVC é um fator que influi na porosidade e permeabilidade de um sistema de proteção por barreira, além de permitir distinguir os acabamentos brilhantes, semibrilho e foscos. As tintas foscas possuem um PVC elevado, enquanto uma tinta semibrilho possui um PVC baixo. Além das pinturas que formam a barreira de proteção contra os agentes do meio ambiente, existem os silicones, que na maioria não formam barreira, mas conferem proteções ao substrato. São produtos hidrófobos, incolores e não alteram o aspecto da superfície. Repelem a água, inclusive aquela que contém sais dissolvidos, como a maresia. Na tabela 5.1, a seguir, estão apresentadas as tintas convencionais mais utilizadas na Construção Civil; além destas, os silicones, a caiação e as tintas à base de cimento, que são as argamassas decorativas.

8 23 Tabela 5.1 Tintas usuais no mercado segundo Uemoto (2002) Substrato Tinta Verniz Silicone Minerais porosos concreto reboco argamassa cerâmica Madeira e seus derivados Látex PVAc, Látex acrílico, texturizada acrílica, fundo selador acrílico, látex vinilico, caiação, Tinta a base de cimento, Esmalte sintético, Resina epóxi, Borracha clorada. A óleo, Esmalte sintético (alquídica) 1 Acrílico Poliuretânico Silanos Siloxanos 2 A óleo, Alquídico, Alq./poliuretano, Poliuretânico, Filtro solar Poliuretânico Metálicos ferrosos e não ferrosos A óleo, Esmalte sintético (alquídica) alquídica 1 : tinta a base de água; Silanos Siloxanos 2 : espécie de silicone

9 Principais constituintes dos sistemas de pintura O que se chama de pintura não deve ser entendido apenas como tinta de acabamento. Ela é composta por fundos e líquidos preparadores de paredes, massas e, por fim, a tinta de acabamento. Cada um dos produtos possui uma função definida. Fundo: é um produto destinado à demão ou mais demãos sobre a superfície e funciona como uma ponte entre o substrato e a tinta de acabamento. O fundo é chamado de selador quando aplicado sobre superfícies de argamassa e é indicado para reduzir e/ ou uniformizar a absorção do substrato. O fundo é chamado de primer quando aplicado sobre superfícies metálicas, e em caso de superfícies não metálicas é chamado de Washprimer, que é um promotor de adesão. Fundo preparador de paredes: tem como característica principal promover a coesão de partículas soltas do substrato, por isso é especialmente recomendada a aplicação sobre superfícies não muito firmes e sem coesão, como por exemplo argamassa pobre e sem resistência mecânica, caiação, repinturas ou superfícies constituídas por gesso ou artefatos de gesso (Lacerda, 2001). Massa: é um produto pastoso, altamente pigmentado e serve para a correção de irregularidades da superfície já selada. Este produto deve ser aplicado em camadas muito finas para evitar o aparecimento de fissuras ou reentrâncias.

10 25 Tinta de acabamento: é a parte visível do sistema de pintura. É ela que apresenta as propriedades necessárias para o fim a que se destina, inclusive tonalidade

11 A Escolha da Pintura Não se pode esquecer a grande influência da cor na vida das pessoas, tipo de cores que acalmam, estimulam, animam, etc. Muitos são os estudos do uso da cor em determinadas atividades do ser humano. Cada pessoa age de forma distinta a determinados tipos de cores. É sempre interessante que ao se fazer a escolha de cores para um ambiente, que cliente e profissional discutam juntos as possibilidades existentes. Este ponto é importante porque se o cliente não estiver satisfeito, isto pode resultar num retrabalho, provocando desperdício de materiais, horas trabalhadas e um aumento de custos não previstos, afirma Schneider (2001). Já em 1970, em um artigo da revista Química e Derivados, é citado o comentário de L. Taylor diretor da International, na época: Há pouca apreciação de qualidade, principalmente no que se refere ao mercado de tintas decorativas. O comprador, de um modo, compra o galão mais barato e não leva em conta a mãodeobra e outros fatores de aplicação de tinta. A tinta cara cobre a maior extensão e protege melhor, além de conter menor quantidade de solventes. Já para os compradores de grandes quantidades, o problema da escolha colocase na forma de rendimento. É importante ressaltar que a fase de análise, estudo, concepção do projeto arquitetônico e sua finalização são muito importantes porque neste momento estão se discutindo e definindo a produção da obra arquitetônica.

12 27 Neste momento estão se definindo os materiais que serão utilizados, as técnicas e as tecnologias adotadas e definindo também a futura manutenção desta edificação. Muitas vezes se esquece que quando o arquiteto ou engenheiro civil ainda estão na prancheta ou computador, na realidade está definindo todo o futuro de uma obra. Tanto idéias, forma, programa de necessidades, etc., está se definindo também qual a relação custo da manutenção desta obra. Neste caso específico, o profissional necessita discutir com o seu cliente e juntos definirem que tipo de tinta de revestimento será, utilizada no acabamento final da edificação. A seleção por determinado tipo de tinta pode definir, por exemplo, com que periodicidade a tinta necessitará receber manutenção. É claro que a escolha por determinado tipo de tinta está ligado ao tipo de material em que será aplicado: tipos de madeiras, cerâmica, gesso, argamassas, etc. lugares mais ou menos úmidos, insolação excessiva ou não, etc. O arquiteto ou engenheiro civil deve possuir informações atualizadas dos produtos a serem aplicados pois a indústria de tintas no Brasil está sempre oferecendo inovações em relação a novos tipos de tintas, cores, técnicas diferenciadas de aplicações.

13 28 Fica no entanto um questionamento se as melhores tintas são as mais caras e a composição da população brasileira é em sua maioria pobre, como fica então o uso e acesso a tintas com qualidade? É claro que dentro deste aspecto pode se questionar também que a maior parte da população brasileira não possui moradia, mas também há muitos que a possuem e não podem realizar a sua manutenção por causa dos custos das tintas de boa qualidade. E acabam por utilizar outras que perdem a cor com facilidade e não oferecem a proteção desejada. Os fabricantes necessitam investir em pesquisa a fim de colocar no mercado brasileiro tintas de boa qualidade e de preço acessível à maior parte da população brasileira, que, afinal de contas representam uma grande clientela. Em uma pesquisa realizada junto a profissionais da construção civil em Blumenau, pela revista Química e Derivados, com o objetivo, de conhecer melhor a relação dos profissionais da construção civil com a área de tintas de revestimentos, foi realizado um questionário sobre tintas junto a arquitetos e engenheiros, atuantes nesta cidade, e obteve os seguintes dados: Em 60 % dos casos os arquitetos ou engenheiros indicam que tipo de tinta deve ser utilizado nos revestimentos internos e externos de seus projetos. Sugerindo tintas impermeáveis externamente (considerando proteção contra umidade, durabilidade, acabamento); internamente: Látex ou acrílico (considerando acabamento, durabilidade, manutenção e dependendo ainda do ambiente, uso e padrão da edificação).

14 29 Segundo os arquitetos ou engenheiros a escolha é discutida com o cliente em 67 % dos casos. E 83 % deles responderam que conversam sobre a relação custobenefício de tipos de tinta com o cliente. O item que o cliente mais questiona é o custo (60 %), seguido de qualidade e rendimento (13,33 % cada) e durabilidade, manutenção, aplicação 6,67 % cada e alguns poucos tem preocupações com mofo, percolação de umidade, referências do fabricante. Somente as vezes (50 %) dos casos os engenheiros ou arquitetos acompanham o cliente ou o pintor no momento da aquisição das tintas. 83,33 % dos arquitetos ou engenheiros buscam as lojas de tintas para obter informações técnicas. E na mesma proporção respondem que os fabricantes oferecem suporte técnico, buscando também, informações na Internet, catálogos, representantes e técnicos. Assim como 67 % dos casos costumam freqüentar cursos oferecidos pelos fabricantes e/ou lojas. As revistas técnicas são o meio onde a maioria dos profissionais fica sabendo das novidades, seguido de catálogos e internet em menor número através de propagandas e outros tipos de revistas. Segundo a pesquisa 57,14 % dos profissionais consideram boas as tintas oferecidas no mercado nacional, 14,29 % consideram muito boas e outros 14 % consideram satisfatórias e o restante dos profissionais questionados consideram ruins (marcas que oferecem milagres). Segundo eles as tintas oferecidas no mercado nacional deveriam melhorar no item manutenção (42,86 %), durabilidade ( 28,57 % perca rápida de cores) custo (14,29 %) e o restante no rendimento.

15 30 Para estes profissionais as tintas com alto e melhor rendimento possuem alto custo. É importante destacar que observouse na pesquisa que alguns profissionais só trabalham com algumas marcas. Tal pesquisa foi importante, pois através dela foi confirmado que as empresas fabricantes são de suma importância para especificações técnicas e que os profissionais de arquitetura e engenharia buscam informações técnicas em lojas que comercializam tintas. 5.4 Critérios para execução de revestimentos e pinturas As superfícies rebocadas (a receberem pintura) deverão ser examinadas e corrigidas de todos e quaisquer defeitos de revestimento, antes do início dos serviços de pintura. Todas as superfícies a pintar serão cuidadosamente limpas, isentas de poeira, gorduras e outras impurezas. As superfícies poderão receber pintura somente quando estiverem completamente secas. A principal causa da curta durabilidade da película de tinta é a má qualidade da primeira demão, de fundo (primer), ou a negligência em providenciar boa base para a tinta. Nas paredes com reboco, têm de ser aplicadas as seguintes demãos: Selador: composição líquida que visa reduzir e uniformizar a absorção inútil e excessiva da superfície;

16 31 Emassado: para fechar fissuras e pequenos buracos que fizeram na superfície e que só aparecem após a primeira demão de selador; Aparelhamento (da base): para mudar as condições da superfície, aliandoa ou dandolhe uma textura especial; A segunda demão e as subseqüentes só poderão ser aplicadas quando a anterior estiver inteiramente seca, sendo observado, em geral, o intervalo mínimo de 24 horas entre as diferentes aplicações. Após o emassamento, esse intervalo será de 48 horas. Serão dadas tantas demãos quanto forem necessárias, até que sejam obtidas a coloração uniforme desejada e a tonalidade equivalente, partindo dos tons mais claros para os tons mais escuros. Ferragens, vidros, acessórios, luminárias, dutos diversos etc., já colocados, precisam ser removidos antes da pintura e recolocados no final, ou então adequadamente protegidos contra danos e manchas de tinta. Deverão ser evitados escorrimentos ou respingos de tinta nas superfície não destinadas à pintura, tais como concreto ou tijolos aparentes, lambris que serão lustrados ou encerados, e outros. Quando aconselhável, essas partes serão protegidas com papel, fitacrepe ou qualquer processo adequado, principalmente nos casos de pintura efetuada com pistola. Os respingos que não puderem ser evitados terão de ser removidos com emprego de solventes adequados, enquanto a tinta estiver fresca. Nas esquadrias de ferro, após a limpeza da peça, serão aplicadas as seguintes demãos. Fundo antióxido de ancoragem (zarcão ou cromato de zinco) Selador Emassado

17 32 Fundo mate (sem brilho). As superfícies metálicas e outros materiais cobertos por primer durante a fabricação serão limpos para a remoção de sujeira, partículas finas, concreto, argamassa, corrosão etc., acumulados durante ou após sua instalação. As superfícies de ferro (a pintar) que apresentarem pontos descobertos ou pontos enferrujados deverão ser limpas com escova ou palha de aço e retocadas com o mesmo primer anticorrosivo utilizado, antes da aplicação da segunda camada de fundo da obra. Os trabalhos de pintura externa ou locais mal abrigados não poderão ser executados em dias de chuvas. O armazenamento do material tem de ser feito sempre em local bem ventilado e que não interfira em outras atividades da construção. Todos os panos, trapos oleosos, estopas e outros elementos que possam ocasionar fogo precisam ser mantidos em recipientes de metal e removidos da construção diariamente. A aplicação de tinta a pincel é um método relativamente lento. Entretanto, apresenta vantagens quando se quer obter melhor contato da tinta com superfícies muito irregulares ou rugosas. Para que a tinta possa ser considerada boa para ser aplicada a pincel, ela obedecerá aos seguintes requisitos: Espalharse com pequeno esforço (não poderá ser excessivamente viscosa ou espessa);

18 33 Permanecer fluida o tempo suficiente para que as marcas do pincel desapareça e a tinta não escorra (nas superfícies verticais). A tinta látex tem sua composição à base de copolímeros de PVA (acetato de polivinila) emulsionados em água, pigmentada, de secagem ao ar. Seguem os dados: Tempo de secagem: de ½ hora a 2 horas (ao toque); de 3 horas a 6 horas (entre demãos); de 24 horas (de secagem final para ambientes internos); de 72 horas ( de secagem final para ambientes externos). Rendimento por demão: de 30 m²/galão a 45 m²/galão, sobre reboco; de 40 m²/galão a 55 m²/galão, sobre massa corrida ou acrílica. Número de demãos: duas ou três. Cores: as mais diversas. É possível também adiquirir a tinta na cor branca e misturála com corantes diversos, também fornecidos (em bisnagas) pelo fabricante. Ferramentas: rolo de lã de carneiro, trincha e pincel. Os acessórios e ferramentas, imediatamente após o uso, deverão ser limpos com solvente recomendado pelo fabricante. Utilização básica: superfícies de quaisquer inclinações, internas ou externas, onde se quer resistência aos raios solares, às intempéries e que estejam freqüentemente limpas. Poderá ser aplicada sobre reboco de tempo de cura recente, pois sua microporosidade permite a exudação por osmose, de eventual umidade das paredes (respiração da película), sem empolamento nem afetação do acabamento. Não se poderá utilizar diretamente sobre superfície metálica.

19 34 Base para aplicação: terá de ser lixada e seca, livre de gordura, fungos, restos de pintura velha e solta, pó ou outro corpo estranho. Em superfícies muito absorventes ou pulverulentas, como tijolos de barro, reboco muito poroso, mole e arenoso, aplicar uma ou duas demãos de selador. Em seguida, será aplicada tinta PVA com rolo, pincel ou trincha, diluída em 20 % de água. A primeira demão servirá como seladora em superfícies pouco porosas. Duas ou três demãos serão suficientes. Espaçar as aplicações de 3 a 6 horas, no mínimo. A segunda demão será aplicada pura. 5.5 Recomendações para a especificação de um sistema de pintura Embora a pintura seja a última etapa de uma obra, segundo Uemoto (2002), ela deve ser considerada desde a definição do projeto do edifício. As condições gerais do meio ambiente e as de uso, são os principais fatores que determinam a escolha do sistema de pintura. A especificação do sistema de pintura deve ser iniciada caracterizandose o meio ambiente e o tipo de substrato Classificação do Ambiente. Segundo as diretrizes da Norma BS 6150, a definição meio ambiente referese à atmosfera e às condições de uso ou serviço às quais será exposta a superfície pintada (Uemoto, 2002).

20 35 O ambiente deve ser classificado tendo em vista o regime de chuvas e o grau de agressividade da atmosfera ao redor da superfície do edifício. O meio ambiente é subdividido em ambiente interno e externo, com diferentes níveis de agressividade. O ambiente interno deve ser caracterizado conforme o tipo de ocupação, como área seca ou úmida, e o externo, caracterizado conforme o grau de agressividade atmosférica e condições climáticas. Na falta de dados referentes às características do meio ambiente, esse nível pode ser obtido a partir da análise do aspecto apresentado pelas superfícies pintadas de edifícios vizinhos. As tabelas 5.2 e 5.3 auxiliam a classificação do ambiente em razão do regime de chuvas e da agressividade atmosférica, e, com base nessas classificações e uso da tabela 5.4, obterse á o nível de agressividade do ambiente. Tabela 5.2 Classificação de acordo com o regime de chuvas (Uemoto,2002) Classificação Regime anual de chuvas Exemplo de cidades brasileiras Baixo Mais de 6 meses seco Terezina, Fortaleza Médio De 4 a 5 meses secos Belo horizonte, Cuiabá, Goiânia Elevado Até 3 meses secos Belém, Manaus,Rio de Janeiro, São Paulo,Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Salvador

21 36 Tabela 5.3 Classificação do ambiente quanto à agressividade da atmosfera local.(uemoto 2002) Classificação Baixa Média Elevada Atmosfera Área não industrial (rural e Urbana) Área semiindustrial Área industrial e marítima Tabela 5.4 Classificação do grau de agressividade (adaptada da Norma BS 6150) Grau de agressividade Ambiente externo Ambiente interno Fraco Área afastada da orla marítima (mais de 10 km), não industrial e com regime de chuva médio Ambientes secos, bem ventilados, de edifícios residenciais e comerciais Moderado 1 Moderado 2 Intenso 1 Intenso 2 Muito Intenso Área próxima á orla marítima, urbana ou semiindustrial, com regime de chuva médio Área afastada da orla marítima, urbana ou semi industrial, com poluição atmosférica média, mas afastadas de fontes de poluição Área dentro da orla marítima (até 3 km), não industrial com regime de chuva intenso Área industrial com poluição atmosférica elevada Área dentro da orla marítima (até 3 km) e com elevada poluição atmosférica Ambiente com possibilidade de condensação de umidade, como cozinhas e banheiros, ou com pouca necessidade de limpeza de superfície Ambiente freqüentemente submetido á umidade e condensação elevada ou com necessidades de limpeza freqüentes das superfícies Ambiente industrial e/ ou com umidade e condensação elevadas.

22 Descrição e características dos principais tipos de substratos Os tipos de superfícies mais comuns encontrados nas edificações são alvenarias revestidas com argamassa de cimento e/ ou cal, concreto, madeira e metais ferrosos e não ferrosos. Os sistemas de pintura existentes não são compatíveis com todos os tipos de superfícies e, portanto, devem ser especificados levandose em conta a existência ou não de incompatibilidades. Cada uma dessas superfícies possui características próprias de sua natureza, as quais influem no desempenho da tinta aplicada Substratos minerais porosos Referemse a todos os tipos de superfícies minerais porosos de ambientes internos e externos, constituídas por materiais à base de cimento ou cal, tais como: argamassa de cimento, de cal e mista, gesso, reboco, massa fina, concreto, alvenaria etc Característica de substratos à base de cimento e/ ou cal Quando recém executados, apresenta umidade e alcalinidade elevadas, condições impróprias para aplicação de quase todos os tipos de pintura. Possuem elevada porosidade e rugosidade, que podem ser regularizadas com massa niveladora. Os sais presentes de substratos em presença de água solubilizamse, e durante a secagem dos substratos a solução salina migra para a superfície formando

23 38 depósitos de sais brancos. Quando a tinta e seus complementos são aplicados nessas condições, pode ocorrer alteração de cor, ataque alcalino, eflorescência (depósitos de sais brancos pulverulentos), etc Condições dos substratos minerais porosos para receber pintura Tintas a base de aglomerantes inorgânicos: A aplicação de tinta a base de cimento ou cal pode ser realizada em substratos constantemente úmidos ou mal curados (recém executados). Tintas a base de resinas sintéticas ou tintas a óleo: A aplicação desses tipos de tinta só deve ser realizada quando o substrato estiver seco e curado. Superfícies recém executadas, em condições favoráveis de secagem, devem aguardar no mínimo 30 dias para receber a pintura. Em períodos não chuvosos a secagem de um substrato é de aproximadamente uma semana para 5 mm de espessura de camada (BS 6150). Na secagem e/ ou cura do substrato, durante os períodos de chuva, recomendase cobrir as superfícies mais expostas, por exemplo, o topo da platibanda de prédios com filme de polietileno, colocado somente a chuva. Devido a incompatibilidade da tinta a óleo com substratos alcalinos, a aplicação desse produto só deve ser realizada sobre a superfície previamente tratada com tinta de fundo.

24 39 A seleção da tinta para substratos à base de cimento e ou cal deve ser realizada com base na tabela 5.5 após a classificação do grau de agressividade de ambientes (tabela 5.4.). Tabela 5.5 Sistemas de acabamento para substratos à base de cimento ou cal (Uemoto 2002). Grau de Tipos de sistemas de pintura agressividade Acrílico Vinílico Esmalte Silicone T B F B F B F A A S Cal Cimento Fraco R R R R R R R R R Moderado 1 R R R R R R R 2 R R R R R R R Intenso 1 R R R R 2 R R R Muito Intenso R Fraco R R R R R R R R R Moderado R R R R R Intenso R R R Recomendável T Texturizado A Acetinado Recomendável para até dois pav. B Brilhante F Fosco Obs: Os resultados da tabela 5.5 realizada por Uemoto, 2002, é uma tradução da NBR Execução de pinturas em edificações não industriais, e da NBR Tintas para edificações não industriais Substratos de madeiras e seus derivados Referemse a todos os tipos de superfícies, internas e externas, constituídos por madeiras, tais como: portas, janelas, paredes de casas de madeiras, etc.

Problemas Comuns. Eflorescência

Problemas Comuns. Eflorescência Problemas Comuns Como em qualquer outra área na construção civil, geralmente ocorrem problemas, seja na preparação da superfície ou no acabamento. Os problemas mais freqüentes são: Eflorescência São manchas

Leia mais

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA Processos de pintura Existem diferentes processos de pintura, mas o segredo para o sucesso e durabilidade do acabamento final, depende invariavelmente da habilidade do profissional e da preparação da superfície.

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011 1 - PRODUTO: Acrílico Standard mais rendimento Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: É uma tinta acrílica de alto rendimento apresenta um excelente acabamento em superfícies externas e internas de alvenaria, reboco,

Leia mais

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí.

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí. TINTA ACRÍLICA PREMIUM MACTRA é uma tinta acrílica fosca com excelente desempenho. Sua FÓRMULA EVOLUTION oferece ótima cobertura, secagem rápida, fácil aplicação e baixo odor, proporcionando uma pintura

Leia mais

TINTAS E VERNIZES MCC1001 AULA 7

TINTAS E VERNIZES MCC1001 AULA 7 TINTAS E VERNIZES MCC1001 AULA 7 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil DEFINIÇÃO: TINTAS

Leia mais

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia MEMORIAL DESCRITIVO Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Sumário 1.Considerações gerais...1 2.Serviços

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. Generalidades

MEMORIAL DESCRITIVO 1. Generalidades MEMORIAL DESCRITIVO Memorial descritivo de serviço de pintura geral do prédio da Câmara Municipal de Fortaleza de Minas MG. Compõem este memorial as especificações técnicas acerca dos serviços a serem

Leia mais

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS 20.1 INTRODUÇÃO A madeira, devido à sua natureza, é um material muito sujeito a ataques de agentes exteriores, o que a torna pouco durável. Os

Leia mais

ÍNDICE 4.2 IMPERMEABILIZANTES 4.2.1 VANTAGENS DA IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2.2 FATORES QUE PODEM AFETAR NEGATIVAMENTE À IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2.

ÍNDICE 4.2 IMPERMEABILIZANTES 4.2.1 VANTAGENS DA IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2.2 FATORES QUE PODEM AFETAR NEGATIVAMENTE À IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2. ÍNDICE 1 SUPERFICIES CERÂMICAS 2 PROTEÇÃO ÀS TELHAS E TIJOLOS 3 PRINCIPAIS FATORES QUA ALTERAM AS CARACTERISTICAS DAS SUPERFICIES CERAMICAS: HIDROFUGANTES E IMPERMEABILIZANTES 4.1 HIDROFUGANTES 4.1.1 TIPOS

Leia mais

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 1.0 - DESCRIÇÃO Esta literatura tem por finalidade servir de guia de aplicação do Elastron sobre Estruturas de Concreto e a Preparação do Substrato. O Sistema consistirá

Leia mais

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL!

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! Na execução de uma PINTURA, devemos levar em consideração os vários fatores que envolvem as etapas deste processo e suas particularidades. Por exemplo, temos

Leia mais

O fundo preparador ou selador veda e nivela a superfície; se necessário, pode-se corrigir imperfeições com a massa corrida.

O fundo preparador ou selador veda e nivela a superfície; se necessário, pode-se corrigir imperfeições com a massa corrida. Página 1 de 5 TINTAS E VERNIZES LATEX ACRÍLICO E PVA Criadas para proteger e embelezar as paredes de alvenaria, estruturas metálicas e madeiras, as tintas são aperfeiçoadas para garantir maior desempenho

Leia mais

Patologia em Revestimentos de Fachada

Patologia em Revestimentos de Fachada PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES Revestimentos de 1 Nome:Fernando Marques Ribeiro Matricula: 27667 Docente: Orlando Carlos B. Damin Artigo: Fonte: Editora: Ordem dos Engenheiros Região Norte / 2011 Autores: Ana

Leia mais

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho TINTAS Conceito Composição química variada, na maioria das vezes orgânica, que apresenta consistência líquida ou pastosa, que aplicada sobre uma superfície, forma um revestimento sólido e contínuo, com

Leia mais

PINTURAS IMOBILIÁRIAS E SUAS PROBLEMÁTICAS

PINTURAS IMOBILIÁRIAS E SUAS PROBLEMÁTICAS LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA MARTINS PINTURAS IMOBILIÁRIAS E SUAS PROBLEMÁTICAS Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Anhembi Morumbi no âmbito do Curso de Engenharia Civil com ênfase

Leia mais

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS . PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DICAS PARA UMA PINTURA EFICIENTE DE PISO Sempre que desejamos fazer uma pintura de piso, Industrial ou não, devemos ter em mente quais são os objetivos

Leia mais

PINTURAS EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

PINTURAS EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURAS EXECUÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURA EQUIPAMENTOS USUAIS PARA APLICAÇÃO DA PINTURA Ferramentas para PREPARO

Leia mais

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA Celesc Di Celesc Distribuição S.A. ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PINTURA SISTEMAS DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA PARA APLICAÇÃO EM : TRANSFORMADORES

Leia mais

Produto Rendimento Espessura Textura Catalisador Aplicações Características. K-4060 Catalise 5 X 1 em volume

Produto Rendimento Espessura Textura Catalisador Aplicações Características. K-4060 Catalise 5 X 1 em volume SISTEMA PU - 4000 - Tintas Industriais Esmalte E-4000 6,5 m2/litro sem diluição. 50 a 60 µm K-4060 Catalise 5 X 1 Excelente acabamento para pintura de caixa eletrônico, ônibus, baús, orelhões, painéis

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE PINTURA

PROCEDIMENTOS DE PINTURA 1 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 2 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 01.00 SISTEMA DE PINTURA PARA ACABAMENTO FINAL EM LATEX PVA 01.01 - PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE 1. GESSO (PLACA/PASTA) - Aplicar fundo preparador de parede

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO Reforma Unidade de Saúde de Campo da Água Verde Local: Campo da Água Verde Canoinhas/SC CANOINHAS-SC ABRIL / 2014 SERVIÇOS PRELIMINARES E GERAIS... Este Memorial Descritivo tem a função

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS E DICAS PARA UMA PINTURA EFICIENTE DE PISO Sempre que desejamos fazer uma pintura de piso, Industrial ou não, devemos ter em mente quais são os objetivos

Leia mais

Composição Básica Emulsão Latex Modificada, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas minerais, aditivo, antibacteria e água.

Composição Básica Emulsão Latex Modificada, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas minerais, aditivo, antibacteria e água. Boletim Técnico Produto Casacor Acrílico Fosco Branco Descrição Casa limpa, mais saúde e família protegida. Tudo isso em uma tinta: CASA COR Acrílico Super Premium da Tintas Renner. A sua fórmula especial

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS

IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS Prof.Dra Vanessa Silveira Silva 1 IMPORTÂNCIA DA CURA

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante.

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante. Página 1 de 5 Boletim Técnico Produto Esmalte PU Piscinas Descrição Esmalte PU Piscinas é um esmalte poliuretano bicomponente impermeável ideal para pintura de piscinas de concreto e fibra, deixando-as

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários

Leia mais

Internacional SOLUTIONS

Internacional SOLUTIONS Internacional SOLUTIONS SILICONE NEUTRO Silicone neutro Impermeabilizante de uso profissional. Inodoro e com fungicida. ADERE EM: Madeira, concreto, tijolo, vidro, PVC, plástico, alumínio, etc. APLICAÇÃO:

Leia mais

AMETISTA REVESTIMENTOS

AMETISTA REVESTIMENTOS AMETISTA REVESTIMENTOS Ficha técnica MASSA CORRIDA É composta de emulsão acrílica, carga minerais inertes e aditivos solúveis em água, desenvolvida para a execução de quaisquer correções em ambientes internos.

Leia mais

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC.

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Comprometida com a qualidade e o desenvolvimento dos nossos produtos investimos continuamente

Leia mais

SISTEMAS DE PISO EPOXI

SISTEMAS DE PISO EPOXI SISTEMAS DE PISO EPOXI PRODUTO DESCRIÇÃO VEC-601 TUBOFLOOR TEE-556 AUTONIVELANTE Selador epóxi de dois componentes de baixa viscosidade. Revestimento epóxi com adição de sílica para regularização de pisos.

Leia mais

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L.

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L. Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Impermeabilização Prof. André L. Gamino Normalização ABNT: Termos Gerais NBR 9575 (2010): Impermeabilização

Leia mais

PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT É uma tinta isolante térmica, composta de polímeros acrílicos elastoméricos, microesferas de cerâmicas, e aditivos especiais

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001 1. Descrição: A é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento e sobreposição de pisos, azulejos e pastilhas. O principal

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

BIANCO. Preparo do substrato As superfícies devem estar limpas, porosas, isentas de pó ou oleosidade e serem umedecidas antes da aplicação.

BIANCO. Preparo do substrato As superfícies devem estar limpas, porosas, isentas de pó ou oleosidade e serem umedecidas antes da aplicação. Produto é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade e, assim, maior resistência ao desgaste e

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó Dê asas à sua imaginação nas diversas aplicações do Pó Xadrez. Aplicações Xadrez Pigmento em Pó O PÓ XADREZ é um pigmento concentrado que proporciona efeitos decorativos em diversas aplicações. Mais econômico,

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

Principais funções de um revestimento de fachada: Estanqueidade Estética

Principais funções de um revestimento de fachada: Estanqueidade Estética REVESTIMENTO DE FACHADA Principais funções de um revestimento de fachada: Estanqueidade Estética Documentos de referência para a execução do serviço: Projeto arquitetônico Projeto de esquadrias NR 18 20

Leia mais

Solução Integrada Italit

Solução Integrada Italit Solução Integrada Italit 1. Departamento Comercial Consultores especializados, adequadamente treinados para atender, informar e esclarecer sobre a melhor utilização da Unha de Produtos e Serviços Italit

Leia mais

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar:

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar: COMO INSTALAR : Importante para uma perfeita instalação, obter o resultado especificado pela Revitech Pisos e esperado pelo cliente, a utilização das ferramentas corretas. Ferramentas como a desempenadeira,

Leia mais

PINTURAS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

PINTURAS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURA s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Descrição BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO confere maior elasticidade e, assim, maior resistência

Leia mais

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO MANUAL

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO MANUAL Sistema da Qualidade Páginas: 1 de 6 PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO MANUAL Sistema da Qualidade Páginas: 2 de 6 SUMÁRIO Página 1. OBJETIVO... 03 2. PREPARAÇÃO DAS SUPERFÍCIES... 03 3. APLICAÇÃO DO REVEST. POLIKOTE-100...

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS ISOPORTEC A ISOPORTEC é focada na produção de soluções em isopor de alta performance para a construção civil, valorizando produtos que fazem diferença nos projetos mais complexos.

Leia mais

TABELA DE PREÇOS 2011

TABELA DE PREÇOS 2011 TABELA DE PREÇOS 2011 - Av. General Roçadas, n.º 70 A/C 1199-012 Lisboa Tel: 218 153 516 Fax: 218 153 534/218 149 633 - Av. Antoine Velge, Lote 1 - Aires 2950-067 Palmela Tel/Fax: 212 334 369 - Rua de

Leia mais

ROGERTEC MFC FIBRA DE CARBONO. Reforço Estrutural com AN) (MADE IN JAPAN)

ROGERTEC MFC FIBRA DE CARBONO. Reforço Estrutural com AN) (MADE IN JAPAN) Reforço Estrutural com FIBRA DE CARBONO MFC (MADE IN JAPAN) AN) Fax: (21) 3254-3259 A ROGERTEC é uma empresa nacional voltada para o fornecimento de produtos, equipamentos e tecnologia no setor das recuperações.

Leia mais

Degradação de Polímeros

Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros e Corrosão Prof. Hamilton Viana Prof. Renato Altobelli Antunes 1. Introdução Degradação é qualquer reação química destrutiva dos polímeros. Pode ser causada

Leia mais

O que são os Ensaios Não Destrutivos

O que são os Ensaios Não Destrutivos Resumo Nesse relatório vamos identificar as descontinuidade de uma peça usando ensaio por líquidos penetrantes, o qual consiste na aplicação do líquido penetrante e de um revelador que irá identificar

Leia mais

[MANUAL DE PINTURA PARA PISOS]

[MANUAL DE PINTURA PARA PISOS] 2015 1 PLASLAK INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA. [MANUAL DE PINTURA PARA PISOS] 2 PINTURA PARA PISOS Porque pintar? Hoje, mais do que nunca, tornam-se imprescindíveis o cuidado e a atenção com o piso, devidos basicamente

Leia mais

Manual de Instalação Project - PVC

Manual de Instalação Project - PVC Manual de Instalação Project - PVC Este manual tem como objetivo o auxiliar na maneira correta de armazenamento, instalação e manutenção para que possa garantir a qualidade máxima da aplicação e prolongar

Leia mais

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS Assunto: REVITALIZAÇÃO DE PISOS ESPORTIVOS DE BASE ASFÁLTICA Data: 25/10/2012 Referência: OT REVITALIZAÇÃO DE PISO ESPORTIVO ASFÁLTICO Nº pág.: 07 OBJETIVO Demonstrar a utilização

Leia mais

Revestimentos de Alto Desempenho - RAD

Revestimentos de Alto Desempenho - RAD Revestimentos de Alto Desempenho - RAD O mercado de revestimentos para pisos de concreto se desenvolveu mais expressivamente no Brasil na década de 1980. Foi nesse momento que os revestimentos autonivelantes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS CONSTRUÇÕES RURAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS CONSTRUÇÕES RURAIS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS CONSTRUÇÕES RURAIS Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk São tubos cerâmicos

Leia mais

Figura 1 : Posição dos furos (F1 e F2) em relação aos cabos "cortados" (C1 e C50)

Figura 1 : Posição dos furos (F1 e F2) em relação aos cabos cortados (C1 e C50) Belo Horizonte, 16 de novembro de 2.009 CEFET-MG Diretoria de Planejamento e Gestão Belo Horizonte MG A/C.: Prof. Mário Basílio (marciobasilio@deii.cefetmg.br) REF.: Prédio administrativo do CEFET-MG,

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura X - Pavimentos Interiores X.1 PAVIMENTOS DE MADEIRA Em termos habitacionais, os pavimentos de madeira (parquet, soalho, tacos) dominam nas áreas habitacionais em Portugal. A sensação

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

UMIDADES E IMPERMEABILIZAÇÕES

UMIDADES E IMPERMEABILIZAÇÕES 200888 Técnicas das Construções I UMIDADES E IMPERMEABILIZAÇÕES Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 5 o Impermeabilização é a proteção das construções contra

Leia mais

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas A cobertura conhecida como shingle é uma manta asfáltica composta por elementos descontínuos. A telha possui, na composição, camadas à base

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE ALVENARIA ESTRUTURAL: BLOCOS DE CONCRETO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE O uso de alvenaria como sistema estrutural já vem sendo usado a centenas de anos, desde as grandes

Leia mais

Como pintar azulejos e revestimentos cerâmicos para renovar sua cozinha ou banheiro

Como pintar azulejos e revestimentos cerâmicos para renovar sua cozinha ou banheiro Dar fim às estampas antigas, disfarçar manchas do tempo ou até eliminar a aparência da cerâmica. Tudo isso é viável, desde que se use a tinta certa Há duas técnicas para que o jeitão antigo do seu azulejo

Leia mais

OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO

OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO O produto OXY-PRIMER é um tipo de tinta de cobertura cimentosa que não é composto de resinas normais, mas que adere como cimento. O cimento adere

Leia mais

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação.

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Descrição VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, alvenaria e argamassa. VEDAJÁ proporciona impermeabilidade, mesmo com a ocorrência

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 159

Norma Técnica SABESP NTS 159 Norma Técnica SABESP NTS 159 Esquema de pintura para equipamentos e materiais em aço-carbono ou ferro fundido pintados e em contato direto com esgoto Especificação São Paulo Rev. 1 - Outubro - 2001 NTS

Leia mais

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário;

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário; A argamassa Matrix Assentamento Estrutural é uma mistura homogênea de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. 3. Indicação: Excelente para assentamento de

Leia mais

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO Porque Impermeabilizar? O que leva construtoras, construtores, proprietários de imóveis, etc... a procura de impermeabilizantes? De cada 10 pessoas que procuram produtos

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

NANOTECNOLOGIA NA PINTURA DE SEU PREDIO

NANOTECNOLOGIA NA PINTURA DE SEU PREDIO NANOTECNOLOGIA NA PINTURA DE SEU PREDIO saiba como reduzir os custos de condomínio com a pintura predial mantenha a cor original da pintura, com garantia de 8 conheça as vantagens do revestimento microcerâmico

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA PINTURA

PROCEDIMENTOS PARA PINTURA PROCEDIMENTOS PARA PINTURA Prof. Marco Pádua Geralmente não é dada a devida importância a qualidade dos serviços de pintura. Sendo a última etapa da construção, as vezes, motivados pela economia procuram-se

Leia mais

DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA N : ET-810-CGC-007 USUÁRIO: CEGÁS 1 de 7 FOLHA: OBJETO AMPLIAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL RAMAL DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDIMENTO A CLIENTES REV. Í N D I C E D E R E

Leia mais

13 o Encontro Técnico DER-PR

13 o Encontro Técnico DER-PR 13 o Encontro Técnico DER-PR Imprimaduras Impermeabilizante e Ligante Osvaldo Tuchumantel Jr. Imprimadura ato ou efe ito de imprima r Impermeabilizante - Aplicação uniforme de material betuminoso sobre

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 15 - PINTURA A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro, e é um grave erro não lhe dar uma atenção condizente, ela deve ser projetada e executada segundo técnica adequada, não

Leia mais

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1. O que é limpeza É o ato de remover todo tipo de sujidade, visível ou não, de uma superfície, sem alterar as características originais do local a ser limpo. 1.1 Limpeza

Leia mais

PAINEL DE SECAGEM RÁPIDA TITÃ VI

PAINEL DE SECAGEM RÁPIDA TITÃ VI *Imagens meramente ilustrativas PAINEL DE SECAGEM RÁPIDA TITÃ VI Manual de Instruções 1. FUNÇÃO DO PAINEL DE SECAGEM Acelerar a secagem de componentes da pintura em veículos. Massa, fundo, tinta, poliéster,

Leia mais

DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS

DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS Impermeabilização adequada das fundações de estruturas da obra. Todas as fundações e estruturas da obra com infiltração ou impermeabilização inadequada, principalmente no

Leia mais

DESSO CARPETES EM PLACAS / EM ROLO LIMPEZA E MANUTENÇÃO

DESSO CARPETES EM PLACAS / EM ROLO LIMPEZA E MANUTENÇÃO DESSO CARPETES EM PLACAS / EM ROLO LIMPEZA E MANUTENÇÃO 1. ANTES DA INSTALAÇÃO 1.1 Tratamento anti-manchas Um tratamento anti-manchas é um tratamento protetor resistente a manchas adicionado nas fibras

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

PROC IBR EDIF 052/2015 Verificar a qualidade e a quantidade dos serviços na execução de pinturas

PROC IBR EDIF 052/2015 Verificar a qualidade e a quantidade dos serviços na execução de pinturas INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC IBR EDIF 052/2015 Verificar a qualidade e a quantidade dos serviços na execução de pinturas

Leia mais

Componente B Catalisador AL 1006 Componente B (12256557) - (1,5L)

Componente B Catalisador AL 1006 Componente B (12256557) - (1,5L) WEGNILICA CVE 804 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Promotor de aderência bicomponente, formulado a partir de resinas vinílicas com excelente aderência sobre metais ferrosos e não ferrosos. RECOMENDAÇÕES DE USO: Indicado

Leia mais

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES Um dos maiores inimigos das estruturas, tanto de concreto, aço ou madeira é a umidade, ela age no local por anos silenciosamente e quando damos conta lá está um enorme prejuízo

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

1. Identificação do Produto e da Empresa

1. Identificação do Produto e da Empresa 1. Identificação do Produto e da Empresa Produto: Perfis de Poliestireno Tipo de produto: 96 % de Poliestireno Reciclado e 4 % de Poliestireno Virgem Empresa: Indústria e Comércio de Molduras Santa Luzia

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Ruy Alexandre Generoso É um dos materiais mais importantes de engenharia usado em construções. É usado nos mais variados tipos de construções tais como: barragens,

Leia mais

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO TECNOLOGIA DE REVESTIMENTO Componentes do sistema BASE CHAPISCO Base Características importantes: Avidez por água - inicial e continuada Rugosidade EMBOÇO ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE Chapisco Função:

Leia mais

MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade.

MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade. Data da última revisão: 03/2011 DEFINIÇÃO MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade. MANTA POLIMÉRICA é fácil

Leia mais

DRYBOX IMPERMEABILIZANTE - PISCINAS

DRYBOX IMPERMEABILIZANTE - PISCINAS ETAPA I LIMPEZA DA ÁREA PROCEDER A LIMPEZA DA ÁREA A SER IMPERMEABILIZADA. -RETIRAR MATERIAIS SOLTOS. -FAZER PEQUENOS REPAROS DE FALHAS NO REBOCO SE HOUVER. -FAZER AJUSTES NAS SAÍDAS DOS EQUIPAMENTOS.

Leia mais

Excelente aderência quando aplicado sobre superfícies de concreto ou argamassa;

Excelente aderência quando aplicado sobre superfícies de concreto ou argamassa; VIAPLUS 7000-FIBRAS 1. Descrição Impermeabilizante à base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno). Essa composição resulta em uma membrana

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO EM EDIFICAÇÕES

IMPERMEABILIZAÇÃO EM EDIFICAÇÕES IMPERMEABILIZAÇÃO EM EDIFICAÇÕES Necessidade da impermeabilização Introdução a Impermeabilização Projeto de impermeabilização Execução de impermeabilização 1 - A NECESSIDADE DA IMPERMEABILIZAÇÃO Problemas

Leia mais

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto Item a ser atendido Exigência de norma Conforme / Não Conforme Área Impacto

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

MASSA LISA PROTEC. Embalagem: Saco de 20 kg Consumo: 1,0 a 1,3 kg/m² por milímetro de espessura

MASSA LISA PROTEC. Embalagem: Saco de 20 kg Consumo: 1,0 a 1,3 kg/m² por milímetro de espessura MASSA LISA Massa extra-lisa para revestimento de paredes e tetos. Substitui a massa corrida e o gesso, reduzindo o uso de lixas. Sem desperdício e de rápida aplicação; Reduz o uso de lixas; Aplicação sobre

Leia mais

Linha Telecom m Teleco

Linha Telecom m Teleco Linha Telecom Telecom Linha Telecom Esteiras para telecomunicações... 93 Sistema para condução e distribuição do cabeamento, constituído de barra chata de aço carbono, muito utilizado como solução no cabeamento

Leia mais

Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olímpia Cep: 04548-004 - São Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480

Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olímpia Cep: 04548-004 - São Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480 www.abrafati.com.br Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olímpia Cep: 04548-004 - São Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480 Rua Júlio Diniz, 56 - cjto 41 - Vila Olímpia Cep: 04547-090 - São Paulo

Leia mais

Processamento de materiais cerâmicos + H 2 O. Ivone

Processamento de materiais cerâmicos + H 2 O. Ivone + H 2 O Ivone Umidade (%) Colagem 100 Líquido Plástico Semi-Sólido Índice de Plasticidade - IP Limite de Liquidez - LL Limite de Plasticidade - LP COLAGEM EXTRUSÃO Sólido Limite de Contração - LC PRENSAGEM

Leia mais