ANTENAS DE TELECOMUNICAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANTENAS DE TELECOMUNICAÇÃO"

Transcrição

1 IN-09 ANTENAS DE TELECOMUNICAÇÃO INSTRUÇÕES ESPECIFICAS: (PARA NOVAS ANTENAS) A Instrução normativa ANTENAS DE TELECOMUNICAÇÕES é pertinente ao Licenciamento ambiental de antenas de telecomunicações, notadamente as estações rádio base, excetuando as de uso militar e/ou de prerrogativa federal, edificadas em torres treliçadas ou tubulares, objetivando a proteção da paisagem urbana e rural, para tanto serão adotados os seguintes parâmetros: I quinhentos metros a partir do eixo da base de uma torre ou poste para outra ou apresentação de laudo técnico comprovando a impossibilidade de compartilhamento. II - 30 trinta metros a partir do ponto de emissão de radiação, na direção de maior ganho da antena, de qualquer ponto de edificação de imóveis vizinhos que se destinem a permanência de pessoas, salvo nos casos de utilização de microcélulas e estações móveis temporárias. Esta distância deverá ser calculada considerando-se a hipotenusa de um triângulo. III - 5 metros do alinhamento frontal e das divisas laterais e fundos, a partir do eixo da base da torre ou poste em relação à divisa do imóvel ocupado; IV- a projeção vertical sobre o terreno, de qualquer elemento da Estação de Rádio-Base - ERB - ou estação de transmissão, incluindo torre e antenas, em relação às divisas laterais e de fundo, não poderá ser inferior a 1,5m (um metro e cinco decímetros), respeitando o respectivo afastamento ao alinhamento frontal. V - Poderão ser licenciadas instalações de equipamentos de telecomunicações, desobrigadas das limitações acima previstas, nos casos de impossibilidade técnica para prestação de serviços compatíveis com a qualidade exigida, devidamente justificada junto a FATMA, mediante laudo da ANATEL ou de entidade de notória especialização em telecomunicações. O licenciamento de antenas em fachadas das edificações será admitido desde que: I As emissões de ondas eletromagnéticas não sejam direcionadas para o interior da edificação na qual se encontram instaladas; II Seja promovida a harmonização estética com a respectiva fachada. A instalação dos equipamentos de transmissão contenedores e antenas no topo de edifícios será admitida desde que: I as emissões de ondas eletromagnéticas não sejam direcionadas para o interior da edificação na qual se encontram instaladas; II sejam garantidas condições de segurança para as pessoas que acessarem o topo do edifício III seja promovida a harmonização estética dos equipamentos de transmissão, contenedores e antenas com a respectiva edificação. LAP - Declara a viabilidade do projeto e/ou localização de equipamento ou atividade, quanto aos aspectos de impacto e diretrizes de uso do solo. A FMMA coloca-se à disposição dos interessados para esclarecer possíveis dúvidas desta Instrução Normativa. Sempre que julgar necessário a FMMA solicitará informações, estudos ou dados complementares.

2 INFORMAÇÕES PARA LAP - LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA Identificação da Empresa Razão Social ou Pessoa Física: Nome fantasia: Inscrição estadual: CNPJ nº: CPF nº: Endereço para correspondência: Bairro: CEP: Município: Endereço da unidade a ser licenciada: Bairro: CEP: Município: Nome do responsável para contato: Telefone: Fax nº: Localização de acordo com Legislação Municipal: Localização da Área Zona Urbana: Residencial Comercial Mista Outra. Especificar: Zona Rural Coordenadas Geográficas ou UTM: Latitude: Longitude: UTM(e): UTM(n): Tipo e característica do solo: Características da Área Topografia: Geologia/hidrogeologia/geotecnia: Recursos hídricos (nascentes, olhos d água, cursos d água, etc): Cobertura vegetal:

3 Acessos (alternativas, condições de tráfego, necessidade, etc): Características do entorno (usos do solo, residências, áreas de interesse ambiental, etc): Informações sobre a Atividade Área total terreno ( m² ) : Área útil ( m² ) : Concessionária Pública. Empresa fornecedora: Outra. Especificar: Fonte de Energia Elétrica Descrição Preliminar da Atividade (Descrição geral das unidades que compõem o empreendimento, finalidade, tipo de estrutura portante, equipamentos acessórios e etc...)

4 Declaração de Responsabilidade Razão Social ou Pessoa Física a ser licenciada: Nome do Responsável (legível) : Declaro, sob as penas da Lei, a veracidade das informações prestadas na presente Instrução Normativa...., em... /... /.... (local) (dia) (mês) (ano) Assinatura: Carimbo da empresa: DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS E PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS LAP - LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA 1.1 Requerimento solicitando a licença. 1.2 Procuração, caso necessário. 1.3 Levantamento aerofotogramétrico em escala 1:1000 que existir nos municípios, tal sistema, ou qualquer outro meio físico no caso de não haver tal levantamento contemplando os cursos d água, bosques, dunas, restingas, mangues, elevações etc. e também arruamentos no entorno da área, com pontos de referência para facilitar a localização. Esta planta deverá contemplar ainda a caracterização das edificações existentes num raio de 100 metros com destaque para a existência de hospitais, escolas de ensino fundamental, médio, préescolas, creches, clínicas cirúrgicas e geriátricas e centros de saúde. Neste levantamento deverão estar demarcadas, se aplicável, as áreas de APP - Áreas de Preservação Permanente. 1.4 Série fotográfica do entorno contemplando a situação atual, sem a instalação, e com fotomontagem da situação proposta 1.5 Documento expedido pela Prefeitura Municipal informando se a atividade (nome e endereço) está de acordo com as diretrizes de uso do solo do município.

5 1.6 Estudo ambiental simplificado - EAS, contemplando os temas Meio Físico, Meio Biótico e Meio Antrópico, de acordo como Termo de Referência (Modelo - Anexo ). 1.7 Documento comprobatório de concessão emitido pela Agência Nacional de Telecomunicações/ANATEL. 1.8 Manifestação do IPHAN quando se tratar de área de preservação do patrimônio histórico e cultural. 1.9 Apresentação de comprovante de pagamento de Ficha de Caixa, expedida pela FMMA. Observação: Qualquer documento referente a este licenciamento só poderá ser recebido pelo requerente ou por pessoa autorizada através de autorização por escrito. LAI Autoriza a implantação/ampliação/reforma da atividade ou instalação de qualquer equipamento, com base no projeto executivo final. A FMMA coloca-se à disposição dos interessados para esclarecer possíveis dúvidas desta Instrução Normativa. Sempre que julgar necessário a FMMA solicitará informações, estudos ou dados complementares. O projeto depois de aprovado não poderá ser alterado sem que as modificações sejam apresentadas e devidamente aprovadas pela FMMA. INFORMAÇÕES PARA LAI - LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Razão social: Nome fantasia: Identificação da empresa Inscrição estadual: CNPJ nº: Endereço para correspondência: Bairro: CEP: Município: Endereço da unidade a ser licenciada: Bairro: CEP: Município: Contato junto a FMMA: Telefone:

6 Fax nº: Área Total do terreno ( ha ) : Área Útil ( ha ) : Características das Antenas Potência Freqüência Estrutura Portante (altura) Tipo Declaração de Responsabilidade Razão Social do requerente: Cargo: Declaro, sob as penas da Lei, a veracidade das informações prestadas na presente Instrução Normativa...., em... /... /.... (local) (dia) (mês) (ano) Assinatura: Carimbo da empresa:

7 DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS E PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS LAI - LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Requerimento solicitando a licença Procuração, se necessário Planta de localização do empreendimento contendo todas as unidades acessórias Projeto executivo do empreendimento e memorial técnico descritivo Documento da municipalidade de classificação da área do entorno do empreendimento Anotações de Responsabilidade Técnica - ART, do responsável pela elaboração e execução do empreendimento Cronograma físico de execução das obras e montagem de equipamentos Projeto Instalação de simbologia de advertência usual em locais visíveis Comprovante de propriedade e contrato de locação e/ou autorização do proprietário do espaço destinado à instalação da antena e equipamentos afins Apresentação de comprovante de pagamento de Ficha de Caixa, expedida pela FMMA. Observação: Qualquer documento referente a este licenciamento só poderá ser recebido pelo requerente ou por pessoa autorizada através de Autorização por escrito. LAO - Autoriza o funcionamento do equipamento ou serviço, com base em vistoria, teste de operação ou qualquer meio técnico de verificação. A FMMA coloca-se à disposição dos interessados para esclarecer possíveis dúvidas desta Instrução Normativa. Sempre que julgar necessário a FMMA solicitará informações, estudos ou dados complementares. Razão Social do requerente: Cargo: Declaração de Responsabilidade Declaro, sob as penas da Lei, a veracidade das informações prestadas na presente Instrução Normativa...., em... /... /.... (local) (dia) (mês) (ano) Assinatura: Carimbo da empresa:

8 DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS E PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS 3 LAO LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Requerimento solicitando a licença Procuração, se necessário Laudo radiométrico da situação a ser licenciada dentro de raio de 100 m (cem metros) Para o licenciamento de estação de transmissão, deverão ser realizadas pelo menos duas medições de modo que a primeira identifique a situação preexistente e a segunda avalie as condições do local com a incorporação da radiação emitida pela nova estação As medições requeridas para o laudo citado, deverão ser formalmente comunicadas a FMMA com antecedência mínima de 10 (dez) dias, para possível acompanhamento Somente durante as medições exigidas e comunicadas previamente, será permitido o funcionamento do sistema antes da obtenção da LAO, não sendo permitida, em nenhuma hipótese, a operação sem o licenciamento ambiental devidamente outorgado Para avaliação das radiações não ionizantes serão realizadas até 9 (nove) medições, de acordo com a metodologia adotada pela ANATEL As medições serão realizadas por profissionais habilitados, com o uso de equipamentos que quantifiquem a densidade de potência na faixa de freqüência de interesse e que englobe as fontes de freqüência relevantes, por integração do espectro eletromagnético, de acordo com os critérios definidos pela ANATEL Os equipamentos utilizados deverão ser calibrados e aferidos em laboratórios credenciados pelo fabricante, devidamente comprovado, dentro de suas especificações Edificações utilizadas como sede de escolas, creches, hospitais e similares onde se internem pacientes ou locais onde se verifique grande concentração de pessoas serão obrigatoriamente, pontos de medição O laudo radiométrico resultante das medições deverá ser elaborado por engenheiro especialista em radiação eletromagnética, com registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA-SC, e acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica/ART As antenas transmissoras de ondas eletromagnéticas deverão funcionar de modo que a densidade de potência total, considerada a soma da radiação pré-existente com a radiação adicional emitida pela nova antena, medida por equipamento que faça a integração de todas as freqüências prevista, não ultrapasse os limites recomendados pela Comissão Internacional para Proteção Contra Radiações Não Ionizantes/ICNIRP, ou outra que vier a substituí-la, em conformidade com as orientações da ANATEL Comprovante de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações/ANATEL Apresentação de comprovante de pagamento de Ficha de Caixa, expedida pela FMMA. Observação: Qualquer documento referente a este licenciamento só poderá ser recebido pelo requerente ou por pessoa autorizada através de Procuração.

9 LAO CORRETIVA- Licença Ambiental de operação corretiva 4- (Para as antenas de já estão operando) Requerimento solicitando a licença Procuração, se necessário Levantamento aerofotogramétrico em escala 1:1000 que existir nos municípios, tal sistema ou qualquer outro meio físico no caso de não haver tal levantamento contemplando os cursos d água, bosques, dunas, restingas, mangues, elevações etc. e também arruamentos no entorno da área, com pontos de referência para facilitar a localização. Esta planta deverá contemplar ainda a caracterização das edificações existentes num raio de 100 metros com destaque para a existência de hospitais, escolas de ensino fundamental, médio, pré-escolas, creches, clínicas cirúrgicas e geriátricas e centros de saúde. Neste levantamento deverão estar demarcadas, se aplicável, as áreas de APP Áreas de Preservação Permanente Registro fotográfico do empreendimento Projeto Instalação de simbologia de advertência usual em locais visíveis. 4.6 Comprovante de propriedade e contrato de locação e/ou autorização do proprietário do espaço destinado à instalação da antena e equipamentos afins. 4.7 Documento expedido pela Prefeitura Municipal informando se a atividade (nome e endereço) está de acordo com as diretrizes de uso do solo do município Licença de operação da Estação emitida pela ANATEL Laudo Radiométrico As antenas em sistema rof-top, in door instaladas em fachadas e topo de edifícios ficam isentas do item 4.3. Renovação de LAO - Renova a autorização do funcionamento do equipamento ou serviço, com base em vistoria, teste de operação ou qualquer meio técnico de verificação. A FMMA coloca-se à disposição dos interessados para esclarecer possíveis dúvidas desta Instrução Normativa. Sempre que julgar necessário a FMMA solicitará informações, estudos ou dados complementares.

10 INFORMAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE LAO - LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Razão social: Nome fantasia: Identificação da empresa Inscrição estadual: CNPJ nº: Endereço para correspondência: Bairro: CEP: Município: Endereço da unidade a ser licenciada: Bairro: CEP: Município: Contato junto a FMMA: Fax nº: Telefone: Área útil (m²) : DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS E PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS 5. RENOVAÇÃO DA LAO - LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO 5.1- Requerimento solicitando a licença. 5.2 Procuração, se necessário Laudo radiométrico da situação a ser licenciada dentro de raio de 100 m (cem metros) Para avaliação das radiações não ionizantes serão realizadas até 9 (nove) medições, de acordo com a metodologia adotada pela ANATEL As medições serão realizadas por profissionais habilitados, com o uso de equipamentos que quantifiquem a densidade de potência na faixa de freqüência de interesse e que englobe as fontes de freqüência relevantes, por integração do espectro eletromagnético, de acordo com os critérios definidos pela ANATEL Os equipamentos utilizados deverão ser calibrados e aferidos em laboratórios credenciados pelo fabricante, devidamente comprovado, dentro de suas especificações Edificações utilizadas como sede de escolas, creches, hospitais e similares onde se internem pacientes ou locais onde se verifique grande concentração de pessoas serão, obrigatoriamente, pontos de medição.

11 5.8 O laudo radiométrico resultante das medições deverá ser elaborado por engenheiro especialista em radiação eletromagnética, com registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA-SC, e acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica/ART. 5.9 As antenas transmissoras de ondas eletromagnéticas deverão funcionar de modo que a densidade de potência total, considerada a soma da radiação pré-existente com a radiação adicional emitida pela nova antena, medida por equipamento que faça a integração de todas as freqüências previstas, não ultrapasse os limites recomendados pela Comissão Internacional para Proteção Contra Radiações Não Ionizantes/ICNIRP, ou outra que vier a substituí-la, em conformidade com as orientações da ANATEL Apresentação de comprovante de pagamento de Ficha de Caixa, expedida pela FMMA. Observação: Qualquer documento referente a este licenciamento só poderá ser recebido pelo requerente ou por pessoa autorizada através de procuração.

12 ANEXO Termo de Referência para a Elaboração da Avaliação Ambiental Simplificada/AAS 1. INTRODUÇÃO Este Termo de Referência tem como objetivo estabelecer um referencial de orientação para a equipe multidisciplinar quanto aos procedimentos a serem seguidos na elaboração do Documento Estudo Ambiental Simplificado (EAS), para instalação de antenas de telecomunicações - estações de rádio base, com estrutura em torre ou similar. A finalidade deste instrumento é a de fixar os requisitos para o levantamento e análise dos componentes ambientais existentes na área de influência do projeto, tornando-se, assim, a orientação que servirá de base para a realização dos estudos e informações sobre os procedimentos administrativos necessários à regularização do processo junto ao órgão ambiental. O EAS deve ser elaborado a fim de desempenhar o papel de instrumento a decisão, de ajuda à concepção de projetos e gestão ambiental. 2. DISPOSIÇÕES GERAIS 2.1. FORMA DE APRESENTAÇÃO DO EAS. O EAS terá sua apresentação em 02 volumes separados (volume relatório e volume anexos) 03 vias cada, com folhas de tamanho A4. As fotografias, tabelas, quadros e mapas, terão de ser legíveis, em escala adequada, sendo informada sua origem, datas e todos os detalhes necessários. A apresentação do EAS deve ser de forma sintética e objetiva, em linguagem corrente e acessível ao público em geral e aos tomadores de decisão, devendo as conseqüências ambientais de sua implementação SUMÁRIO E LISTA DE DOCUMENTOS Apresentar relação de obras consultadas com a referência bibliográfica seguindo as normas da ABNT. Quadros e tabelas deverão conter a fonte dos dados apresentada. Mapas e cartas deverão ser apresentados em escala compatível com a leitura por leigos em cartografia RESPONSAVEL PELA ELABORAÇÃO DO EAS Discriminar o nome do(a) profissional(s) responsável pela elaboração do EAS, acompanhando obrigatoriamente o endereço, telefone, fax, nome do responsável para contato, número de registro no respectivo conselho de classe, além do número de cadastro junto ao IBAMA.

13 2.4. EQUIPE TÉCNICA Os estudos serão realizados por equipe multidisciplinar habilitada que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados. Relacionar obrigatoriamente o nome e a especialidade de cada profissional, bem como o número dos respectivos registros profissionais nos órgãos de classe no Estado de Santa Catarina e número de cadastro no IBAMA. Os estudos devem ter a assinatura no original de todos os integrantes. Em todas as páginas do EAS deverá constar rubrica do coordenador da equipe OBRIGAÇÕES DO EMPREENDEDOR O Proponente do Projeto tem como competência: Arcar com todas as despesas e custos referentes à realização do Documento de Estudo Ambiental Simplificado (EAS), tais como: o Coleta e aquisição de dados e informações; o Trabalhos e inspeções de campo; o Estudos técnicos e científicos; o Fornecimento de cópias, conforme exposto no item 2.1 desta instrução; Arcar com custos referentes a: o Taxas referente à análise do EAS; o Publicação de editais em jornal oficial e em periódico local de grande circulação (referente à abertura de processo de PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL LAP/ LAI/ LAO); o Concessão das licenças ambientais; o Obter junto ao IBAMA, declaração de Cadastramento Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, referente aos profissionais integrantes da equipe técnica e da Empresa de Consultoria responsável; o Atender as exigências do Órgão Ambiental quanto aos elementos informativos julgados necessários ao processo e análise ambiental e de licenciatura dos diversos projetos. Cabe também ressaltar que a concepção do processo de licenciamento, que inclui a Licença Ambiental Prévia - LAP, Licença Ambiental de Instalação - LAI e Licença Ambiental de Operação - LAO, dependerá do cumprimento, pelo empreendedor, dos requisitos básicos exigidos pelo Órgão Ambiental para aprovação do EAS, do projeto de engenharia do empreendimento e dos procedimentos técnicos e construtivos adotados, assim como do desempenho do processo quanto a restrições de ordem jurídica e legal.

14 2.6 RELATÓRIO DE AVALIÇÃO AMBIENTAL SIMPLIFICADO INFORMAÇÕES GERAIS Apresentação do trabalho onde deve constar o número de volumes do estudo; Introdução onde deve constar um breve resumo do que se trata o estudo, e como este se encontra estruturado. Deve-se comentar a legislação diretamente incidente sobre o assunto e o objetivo do estudo; Identificação e qualificação do empreendedor (nome ou razão social, número dos registros legais, endereço completo, telefone, fax, telefone e fax dos responsáveis legais e pessoas de contato), perfil da empresa, região de atuação, ambiente de competição, crescimento no mercado, desempenho financeiro, receitas, custos, despesas, investimentos de natureza social e ambiental; Identificação da empresa consultora, conforme o exposto no item 2.3 desta instrução; Identificação dos Profissionais Responsáveis pelo EAS e de todos os técnicos e consultores que participaram do mesmo, observando as orientações do item 2.4 desta instrução; Cópia do registro no Cadastro Técnico Federal dos Profissionais da equipe técnica, responsáveis pela elaboração do EAS) CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO Síntese dos objetivos do empreendimento e sua justificativa em termos de importância no contexto social da região e do município; Localização do empreendimento, onde deverá constar uma tabela com as coordenadas geográficas de cada estação rádio base existente na bacia hidrográfica de estudo, mapa com localização de cada estação rádio base plotada neste (a critério da equipe poderá ser apresentado uma figura para cada site e um mapa em anexo com todos os site s, sempre georeferenciada); Descrição do empreendimento compreendendo a indicação dos elementos básicos que nortearão o mesmo nas fases de projeto (planejamento, instalação e operação), bem como as diretrizes previstas para sua manutenção adequada. A caracterização do empreendimento deverá conter as seguintes informações: Principais elementos componentes e requisitos básicos do empreendimento e expansões previstas; Detalhamento das ações potencialmente causadoras de impactos que serão executadas em cada etapa de implantação do projeto e as ampliações e expansões do sistema; Concepção, dimensionamento e características técnicas dos elementos componentes do projeto;

15 Infra-estrutura do entorno; Descrição da operação, contendo: o A caracterização das instalações e equipamentos; descrição das rotinas operacionais, de manutenção e segurança; o Os critérios básicos que subsidiaram o local adotado e mapeamento em escala adequada,através de levantamento topográfico, planta ou fotografia aérea georefenciada e atualizada, incluindo toda a extensão da obra, indicando, no mínimo, as localidades atendidas, as delimitações dos municípios beneficiados, as ampliações previstas de imediato ou futuras e demais imposições da Instrução Normativa; o Outras informações (qualificação e estimativa de quantificação de mão-de-obra a ser empregada; prazo previsto para implantação do projeto; cronograma; etc). Justificativa da escolha do local de implantação, apresentar a escolha da alternativa preferencial para implantação de cada estação rádio base. Planos e Programas de Desenvolvimento: deverão contemplar o levantamento dos planos e programas (público, de iniciativa privada e mistos) em desenvolvimento, propostos e em implantação com incidência na área de influência do empreendimento e que possam interferir positiva ou negativamente com a ação proposta (projeto, empreendimento, etc.). Além de listá-los deverá ser precedida uma análise das influências recíprocas da ação proposta e desses processos setoriais de desenvolvimento na área de influência e as medidas para promover as compatibilidades porventura necessárias. Análise Jurídica: deverá ser listado o conjunto de leis e regulamentos, nos diversos níveis (federal, estadual e municipal), que regem os empreendimentos econômicos e a proteção ao meio ambiente na área de influência e que tenham relação direta com a ação proposta. Deverá ser procedida, também, análise das limitações por eles impostas, bem como as medidas para promover compatibilidade à ação proposta. Aqui se deve avaliar a situação real e confrontá-la com a situação jurídica, principalmente no que se refere à legislação estadual e municipal especifica para a implantação de torres de telefonia celular. Deve-se sempre verificar as leis referentes ao assunto em cada município integrante da bacia hidrográfica METODOLOGIA DE TRABALHO Neste item deve-se apresentar a metodologia para elaboração do diagnóstico simplificado sócio-ambiental (meios físico, biótico e antrópico), a obtenção dos dados secundários e levantamentos dos dados primários. O Estudo simplificado deve considerar o histórico das relações entre o homem e a natureza na região de influência, analisando de forma dinâmica, as interações entre os diversos grupos sócio-culturais ao longo do tempo.

16 ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO Apresentar os limites da área geográfica a ser direta e/ou indiretamente afetada pela implantação do empreendimento, denominada área de influência do projeto. Esta área deve conter no mínimo o raio de 100m em torno da antena, as áreas de preservação existentes, edificações, hospitais, creches, escolas e demais exigências contidas na Instrução Normativa. Deverá ser apresentada a justificativa da definição da área de influência, acompanhada de mapeamento CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO AMBIENTAL SIMPLIFICADO A caracterização do estudo ambiental simplificado deverá basear-se na análise integrada dos componentes bióticos, abióticos, sócio-econômicos e culturais. A base de dados deverá caracterizar a situação ambiental da área de influência do empreendimento MEIO FÍSICO Geologia, Geomorfologia, Climatologia, Recursos Hídricos Informações geológicas e geomorfológicas na área potencialmente atingida pelo projeto (características do relevo, os fenômenos da dinâmica natural e os problemas mais comuns em função das diversas atividades previstas, caracterização topográfica, características da dinâmica do relevo). Caracterização do clima pelo menos quanto às temperaturas máximas e mínimas, os índices pluviométricos e as características meteorológicas (ventos, etc.) e localização das estações meteorológicas. Caracterização dos recursos hídricos, de forma georeferenciada (rede hidrográfica com localização do empreendimento, incluindo corpos d água na área de influência do projeto tais como, rios, riachos, olhos d água, nascentes, etc.de caráter permanente ou intermitente); principais usos e situação de qualidade da água; condições atuais de proteção aos corpos d água especialmente aqueles utilizados como mananciais de abastecimento e que poderão ser perturbados pelas atividades relacionadas ao projeto nas fases de instalação e operação MEIO BIOLÓGICO Flora e Fauna Descrição e caracterização simplificada da cobertura vegetal considerando: extensão e distribuição das formações vegetais; identificação dos diferentes estratos vegetais. Neste item apresentar mapeamento da cobertura vegetal em escala adequada, da área de influência do empreendimento indicando as áreas de preservação permanente, as unidades de conservação, classes de uso dos solos, etc. Descrição e

17 caracterização simplificada da fauna, localização das áreas de ocorrência das mesmas; aspectos como hábitos alimentares, habitat (extrato vegetal) MEIO ANTRÓPICO População Humana, Aspectos Culturais, Organização Social, Estrutura Produtiva e de Serviços, Saúde Pública / Saneamento, Infra-estrutura Regional, Patrimônio Histórico e Cultural Caracterização simplificada da situação social e econômica da população rural e urbana, principais núcleos populacionais urbanos e rurais, condições de vida da população, incluindo nível de instrução, habitação, saúde, religião e lazer, eventos sociais e culturais mais significativos, organização social da área, indicando os grupos e ou instituições existentes, lideranças, movimentos comunitários, forças e tensões sociais, estrutura dos serviços primário, secundário e terciário, atividades agropecuárias, industriais, comerciais e de serviços, situação fundiária das propriedades diretamente atingidas, incluindo a descrição de posse, uso e benfeitorias das terras. Oferta de serviços de saúde, hospitais públicos, particulares e postos de saúde. Informações relacionadas à infra-estrutura de saneamento (abastecimento d água, esgotos sanitários, disposição final de resíduos sólidos). Avaliação dos sistemas de saúde e saneamento tendo em vista possíveis demandas a serem geradas pelo empreendimento. Caracterização do sistema viário, abrangendo rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos, sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica, sistema de telecomunicações, mapas com a infra-estrutura regional, Identificação e caracterização, com mapeamento, quando necessário, dos sítios arqueológicos e/ou históricos, locais de relevante beleza cênica ou qualquer outro considerado patrimônio da população ANÁLISE DAS INTERFERÊNCIAS RADIOMÉTRICAS Cumprir integralmente o que determina a resolução ANATEL 303/2002. Descrever o que é uma ERB (estação rádio base), de que forma os campos eletromagnéticos se manifestam ao redor da fonte irradiadora. De que se operam as ERB s. Comentar qual o órgão regulador do setor e quais os procedimentos e considerações estabelecidas pelas resoluções deste. Fazer uma breve definição sobre os termos, equipamentos e tipos de medidas a serem utilizadas com padrão. Especificar os limites de exposição humana, exposição ocupacional e da população em geral, a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos, estabelecidos pela resolução da ANATEL nº 303/2002. Estas avaliações da exposição, com vistas a demonstrar o atendimento aos limites estabelecidos na Resolução 303/2002 da ANATEL, podem ser efetuadas por meio de análises teóricas, baseadas nas características da estação transmissora de radiocomunicação analisada. Anexar documento comprobatório de concessão emitido pela ANATEL.

18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Apresentar relação de obras consultadas com a referência bibliográfica seguindo as normas da ABNT. Quadros e tabelas deverão conter a fonte dos dados apresentada ANEXOS Deve ser apresentado como volume II do EAS. Neste devem constar todos os documentos que servirão para balizar o EAS, tais como os relatórios de conformidade junto a ANATEL, todos os mapas e demais informações geradas. Torna-se interessante sua apresentação em volume separado pois desta forma evita-se um desgaste excessivo nos documentos durante o manuseio para pesquisas posteriores. Consultar também: Resolução CONAMA 237 de 19 de dezembro de Resolução CONAMA 273 de 29 de novembro de Resolução CONAMA 303 de 20 de março de Resolução CONSEMA 01/04 de 24 de agosto de Decreto Estadual de 05 de junho de 1981.

Altera a Lei nº 7.277/97, que estabelece normas para instalação de antenas de telecomunicações e dá outras providências.

Altera a Lei nº 7.277/97, que estabelece normas para instalação de antenas de telecomunicações e dá outras providências. LEI Nº 8.201 DE 17 DE JULHO DE 2001 Altera a Lei nº 7.277/97, que estabelece normas para instalação de antenas de telecomunicações e dá outras providências. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus

Leia mais

DECRETO Nº , de 18 de outubro de 2002

DECRETO Nº , de 18 de outubro de 2002 DECRETO Nº 13.927, de 18 de outubro de 2002 Sistematiza o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para instalação de Estação de Rádio Base (ERB) e equipamentos afins de rádio, televisão

Leia mais

DECRETO Nº D E C R E T A :

DECRETO Nº D E C R E T A : DECRETO Nº 12.898 Sistematiza o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para instalação de Estação de Rádio Base (ERB), Microcélulas de Telefonia Celular e equipamentos afins com base

Leia mais

ATIVIDADES INDUSTRIAIS. Sempre que julgar necessário a FMMA solicitará informações, estudos ou informações complementares.

ATIVIDADES INDUSTRIAIS. Sempre que julgar necessário a FMMA solicitará informações, estudos ou informações complementares. IN-02 ATIVIDADES INDUSTRIAIS INSTRUÇÕES GERAIS: A FMMA coloca-se a disposição dos interessados para dirimir possíveis dúvidas sobre esta Instrução Normativa. Sempre que julgar necessário a FMMA solicitará

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 013, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2005.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 013, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2005. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 013, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2005. Dispõe sobre normas para licenciamento ambiental de fontes não ionizantes - telefonia celular, rádio e TV, no Município de Goiânia. O SECRETÁRIO MUNICIPAL

Leia mais

I em bens públicos, de uso comum do povo e de uso especial;

I em bens públicos, de uso comum do povo e de uso especial; Decreto nº 2.314 de 11 de Dezembro de 2006. Regulamenta a lei nº 3.875, de 08 de julho de 2005. O PREFEITO MUNICIPAL PATROCÍNIO, Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 71,

Leia mais

DILSE KLEIN BICIGO, Prefeita Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul.

DILSE KLEIN BICIGO, Prefeita Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. DILSE KLEIN BICIGO, Prefeita Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Faço saber que o Legislativo aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: LEI MUNICIPAL Nº 1.343.11,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO

Leia mais

LEI Nº 7531, DE 19 DE DEZEMBRO DE A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

LEI Nº 7531, DE 19 DE DEZEMBRO DE A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: 1/6 LEI Nº 7531, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003. DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE ANTENAS TRANSMISSORAS DE ESTAÇÃO RÁDIO BASE E EQUIPAMENTOS AFINS DE RÁDIO, TELEVISÃO, TELEFONIA CELULAR, TELECOMUNICAÇÕES EM GERAL

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. LOTEAMENTO Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA

MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA LEI N.º 4.612, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2016. Estabelece normas para a instalação de estações rádio base - ERBS, microcélulas base - ERBS, microcélulas, telefonia celular e equipamentos rádio afins. O PREFEITO

Leia mais

Lei nº 1.757, de 27 de Maio de 2003

Lei nº 1.757, de 27 de Maio de 2003 Lei nº 1.757, de 27 de Maio de 2003 Estabelece normas específicas para o licenciamento ambiental das antenas de telecomunicações com estrutura em torre ou similar e dá outras providências. Considerando

Leia mais

LEI MUNICIPAL n 3.651/2013

LEI MUNICIPAL n 3.651/2013 LEI MUNICIPAL n 3.651/2013 ESTABELECE NORMAS PARA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÃO RÁDIO BASE ERB, MICROCÉLULA DE TELEFONIA CELULAR E EQUIPAMENTOS AFINS NO MUNICÍPIO DE SEBERI. RENATO GEMELLI BONADIMAN, Prefeito

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. EDIFICAÇÕES Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

Roteiro de Solicitação

Roteiro de Solicitação Roteiro de Solicitação Número Roteiro.LP. 3-04 Nome Roteiro: Licença Prévia para Loteamento Urbano Objetivo: Requerer a Licença Prévia para Loteamento Urbano Nota: O realiza o licenciamento ambiental de

Leia mais

DISA. 3- MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO À FEPAM SITUAÇÃO: Tipo de documento a ser solicitado:

DISA. 3- MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO À FEPAM SITUAÇÃO: Tipo de documento a ser solicitado: Instruções Técnicas para LICENCIAMENTO PRÉVIO DE UNIDADES CENTRALIZADAS OU SISTEMAS (AUTOCLAVAGEM, MICROONDAS) PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE GRUPO A (INFECTANTES) DISA INSTRUÇÕES

Leia mais

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DE BOVINOCULTURA Regularização 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 REQUERENTE: 1.2 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1.3 MUNICÍPIO: CEP: 1.4 ENDEREÇO DO EMPREENDIMENTO: 1.5

Leia mais

ESTABELECE NORMAS PARA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÃO RÁDIO BASE ERB, MICROCÉLULA DE TELEFONIA CELULAR E EQUIPAMENTOS AFINS.

ESTABELECE NORMAS PARA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÃO RÁDIO BASE ERB, MICROCÉLULA DE TELEFONIA CELULAR E EQUIPAMENTOS AFINS. LEI MUNICIPAL Nº 4.118/2016. ESTABELECE NORMAS PARA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÃO RÁDIO BASE ERB, MICROCÉLULA DE TELEFONIA CELULAR E EQUIPAMENTOS AFINS. RENATO GEMELLI BONADIMAN, Prefeito Municipal de Seberi,

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 62 DE 11 DE JUNHO DE Dispõe sobre o licenciamento ambiental de estações de rádio-base e dá outras providências.

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 62 DE 11 DE JUNHO DE Dispõe sobre o licenciamento ambiental de estações de rádio-base e dá outras providências. DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 62 DE 11 DE JUNHO DE 2008 Dispõe sobre o licenciamento ambiental de estações de rádio-base e dá outras providências. O Conselho Municipal do Meio Ambiente, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Art. 2º Ficam convocados ao licenciamento ambiental corretivo todos os empreendimentos implantados no município.

Art. 2º Ficam convocados ao licenciamento ambiental corretivo todos os empreendimentos implantados no município. Decreto nº 3.062 de 26 de abril de 2005. Dispõe sobre a regulamentação do procedimento para licenciamento de antenas de telecomunicações previsto na lei complementar nº 091/03 e dá demais providências.

Leia mais

Lei Geral de Antenas SÃO PAULO, 22 DE AGOSTO DE Desafios para ampliação de infraestrutura e serviços de telecomunicações

Lei Geral de Antenas SÃO PAULO, 22 DE AGOSTO DE Desafios para ampliação de infraestrutura e serviços de telecomunicações Lei Geral de Antenas SÃO PAULO, 22 DE AGOSTO DE 2018 Desafios para ampliação de infraestrutura e serviços de telecomunicações Evolução móvel 800 MHz 900 MHz 1.700 MHz 1.800 MHz 1.900 MHz 2.100 MHz 2.500

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. Beneficiamento de Produtos de Origem Animal (desossa, embalagem e refrigeração). Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento:

Leia mais

Roteiro de Solicitação

Roteiro de Solicitação Roteiro de Solicitação Número Roteiro.LP. 6-01 Nome Roteiro: Licença Prévia para comércio varejista de produtos farmacêuticos sem manipulação de fórmulas Objetivo: Requerer a Licença Prévia para comércio

Leia mais

IN-23 SERVIÇO INDUSTRIAL DE USINAGEM, SOLDAS E SEMELHANTES E REPARAÇÃO DE MÁQUINAS OU MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, APARELHOS, EQUIPAMENTOS E VEÍCULOS.

IN-23 SERVIÇO INDUSTRIAL DE USINAGEM, SOLDAS E SEMELHANTES E REPARAÇÃO DE MÁQUINAS OU MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, APARELHOS, EQUIPAMENTOS E VEÍCULOS. IN-23 SERVIÇO INDUSTRIAL DE USINAGEM, SOLDAS E SEMELHANTES E REPARAÇÃO DE MÁQUINAS OU MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, APARELHOS, EQUIPAMENTOS E VEÍCULOS. Última atualização: 22/06/2014 OBJETIVO Definir a documentação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇUDAGEM

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇUDAGEM TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇUDAGEM 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 REQUERENTE: 1.2 CPF/CNPJ: 1.3 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1.4 MUNICÍPIO: CEP: 1.5 ENDEREÇO

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO Regularização de Licença de Instalação (Empreendimento ou Atividade sem qualquer Licenciamento Ambiental) LICENÇA DE INSTALAÇÃO (Regularização) - Exigida nos

Leia mais

Para efeito desta Instrução Técnica são adotadas as seguintes definições:

Para efeito desta Instrução Técnica são adotadas as seguintes definições: IT 1814 R.5 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE ANTEPROJETOS DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES (PERMANENTES OU TRANSITÓRIAS) GRUPAMENTOS DE EDIFICAÇÕES E CLUBES Notas: Aprovada pela Deliberação

Leia mais

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 872 de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 17 de junho de 1986. 1. OBJETIVO

Leia mais

Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da ANATEL.

Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da ANATEL. RESOLUÇÃO ANATEL Nº 689, de 14/11/2017 Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da ANATEL. O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL

Leia mais

LEI Nº /2012 Estabelece normas e procedimentos para a instalação de torres de transmissão de telefonia celular e de outras fontes emissoras no

LEI Nº /2012 Estabelece normas e procedimentos para a instalação de torres de transmissão de telefonia celular e de outras fontes emissoras no LEI Nº. 2.357/2012 Estabelece normas e procedimentos para a instalação de torres de transmissão de telefonia celular e de outras fontes emissoras no Município de Carmo do Cajuru, e dá outras providências.

Leia mais

DOCUMENTOS INICIAIS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

DOCUMENTOS INICIAIS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano do Município de Eusébio AMMA DOCUMENTOS INICIAIS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Nome /Razão Social: CPF/CNPJ: Endereço: Município:

Leia mais

R E Q U E R I M E N T O

R E Q U E R I M E N T O R E Q U E R I M E N T O Ao, O requerente, PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL, abaixo identificado: Nome Completo / Razão Social *: CPF/CNPJ n.º*: Descrever atividade requerida, bem como área útil e outras informações

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DISPOSIÇÕES GERAIS Termo de Referência para apresentação de Relatório de Controle Ambiental RCA referente a loteamento do solo urbano exclusiva ou predominantemente residencial Esse formato visa orientar a elaboração de

Leia mais

Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS

Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS PREFEITURA DE ILÓPOLIS Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REQUERIMENTO PARA ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente RELAÇAO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇAÕ DE LICENCIAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO LICENÇA PRÉVIA 1 - Requerimento 2 - Cadastro 3 - Guia de Recolhimento 4 - Cópia da Publicação do Requerimento e da concessão

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS E DESVIOS FERROVIÁRIOS Informações para Apresentação de Projeto Revisão 21/06/12

IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS E DESVIOS FERROVIÁRIOS Informações para Apresentação de Projeto Revisão 21/06/12 IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS E Em atenção à solicitação de Implantação de Terminais e Desvios Ferroviários, informamos que para abertura do processo e análise do pedido, serão necessários os documentos abaixo:

Leia mais

Formulário para Licenciamento de CONSTRUÇÃO DE AÇUDES OU TANQUES

Formulário para Licenciamento de CONSTRUÇÃO DE AÇUDES OU TANQUES 1. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR NOME / RAZÃO SOCIAL *: End.: rua/av *: n *: Bairro *: CEP *: Município *: Telefone *: ( ) FAX *: ( ) e-mail: CNPJ (CGC/MF n.º) *: CGC/TE n. *: CPF/CIC n. *: End. P/ correspondência:

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. INDÚSTRIA MÉDIO PORTE Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas atividades a licenciar, instituído

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA TR n 002

TERMO DE REFERÊNCIA TR n 002 TERMO DE REFERÊNCIA TR n 002 Termo de Referência para Elaboração de Estudo de Conformidade Ambiental (ECA) com relação de proporcionalidade ao RAP De acordo com o disposto na Resolução CONSEMA nº. 01/06,

Leia mais

ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo

ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo Este anexo apresenta o conteúdo mínimo para a elaboração do Relatório Ambiental Simplificado-RAS,

Leia mais

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) /

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) / Instrução Normativa nº. 07 (Versão Março/2016) Recuperação de Áreas Degradadas 1. Objetivo Definir a documentação necessária para Licenciamento Ambiental de Recuperação de Áreas Degradadas, atendida a

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE MATADOUROS, ABATEDOUROS, FRIGORÍFICOS, CHARQUEADOS E DERIVADOS DE ORIGEM ANIMAL Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS AMBIENTAIS

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS AMBIENTAIS ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS AMBIENTAIS Instrução Normativa Nº 001 Atividade: Movimentação de Terra. Objetivo: Definir a documentação necessária

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU Solicitante: 1 CASO O IMÓVEL SEJA ATINGIDO POR ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) - MARGEM DE CURSO D ÁGUA, DEVERÁ OBEDECER A LEI FEDERAL Nº 12651 - CÓDIGO FLORESTAL, DE 25 DE MAIO DE 2012. CONFORME

Leia mais

Informações para o Licenciamento de SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Informações para o Licenciamento de SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO MEIO Informações para o Licenciamento de SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DMA INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO: As instruções necessárias para

Leia mais

FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE ITAJAÍ

FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE ITAJAÍ INSTRUÇÃO NORMATIVA 28 AVICULTURA A FAMAI coloca-se a disposição dos interessados dirimir possíveis dúvidas sobre esta Instrução Normativa; Sempre que julgar necessário a FAMAI solicitará informações,

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS ANEXOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS ANEXOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA NORMA TÉCNICA ELEMENTOS ANEXOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA Já conhece as regras de instrução de processos em formato digital? Consulte toda a informação em www.gaiurb.pt/nopaper. Desde

Leia mais

Roteiro Orientativo para Licença Prévia

Roteiro Orientativo para Licença Prévia Roteiro Orientativo para Licença Prévia Número Roteiro: CODEMA.LP.1-3 Nome Roteiro: Licença Prévia para Confinamento Bovino Objetivo: Requerer a Licença Prévia para implantação de Confinamento Bovino 1.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente RELAÇAO DE DOCUMENTOS PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS MICROS, MÉDIAS EMPRESAS E ILARES. LICENÇA PRÉVIA 01 - Requerimento de Licença; 02 - Cadastro devidamente preenchido; 03 - Guia do Recolhimento devidamente

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 2921 Prefeitura Municipal de publica: Licença Ambiental 004/2019-Auto Posto Rotondano Ltda Licença Ambiental 005/2019-Claro S.A Licença Ambiental 006/2019-Claro S.A

Leia mais

Notas: Aprovada pela Resolução Conema nº 10, de 08 de janeiro de Publicada no DOERJ de 19 de fevereiro de 2009.

Notas: Aprovada pela Resolução Conema nº 10, de 08 de janeiro de Publicada no DOERJ de 19 de fevereiro de 2009. IT-1849.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DAS LICENÇAS AMBIENTAIS DE ESTAÇÕES RÁDIO BASE DE TELEFONIA MÓVEL CELULAR Notas: Aprovada pela Resolução Conema nº 10, de 08 de janeiro de 2009. Publicada

Leia mais

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA 1. Requerimento a SUDEMA, solicitando o licenciamento; 2. Cadastro devidamente preenchido; 3. Guia de Recolhimento

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014. (D.O.E 14/03/14) Interferência(s) Requisito(s) Revoga Instrução Normativa 11, de 09-12-2013 Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Disciplina o procedimento para regularização ambiental e supressão de vegetação em empreendimentos de parcelamento de solo, inclusive dentro dos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO O Relatório Ambiental Simplificado (RAS) tem como objetivo oferecer elementos para a análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de ATERROS SANITÁRIOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de ATERROS SANITÁRIOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de ATERROS SANITÁRIOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DISA INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO: As instruções necessárias para o preenchimento da folha de rosto

Leia mais

LEI Nº DATA: 24/04/2014 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº DATA: 24/04/2014 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº. 1.590 DATA: 24/04/2014 Súmula: Dispõe sobre normas gerais urbanísticas para a instalação de Estruturas de Suporte das Estações Rádio Base e equipamentos afins autorizados e homologados pela Agência

Leia mais

Lei n.º 7.569, de 04 de Janeiro de 2002 (Atualizada até Lei Municipal nº 8.156/05, de 07 de julho de 2005)

Lei n.º 7.569, de 04 de Janeiro de 2002 (Atualizada até Lei Municipal nº 8.156/05, de 07 de julho de 2005) Lei n.º 7.569, de 04 de Janeiro de 2002 (Atualizada até Lei Municipal nº 8.156/05, de 07 de julho de 2005) Estabelece normas para instalação de antenas de telecomunicações e dá outras providências. A Câmara

Leia mais

Instalação de Infraestrutura de Telecomunicações

Instalação de Infraestrutura de Telecomunicações Instalação de Infraestrutura de Telecomunicações Um desafio a ser vencido Conselho Consultivo da Anatel Francisco Carlos Monteiro Filho Brasília, 27 de abril de 2012 Telefones fixos 43 milhões Fonte: Telebrasil,

Leia mais

Licenciamento Ambiental Suinocultura

Licenciamento Ambiental Suinocultura A atividade de Suinocultura é considerada pelos órgãos ambientais com sendo uma atividade potencialmente causadora de degradação ambiental, sendo enquadrada como de grande potencial poluidor. Licenciamento

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇÃO DE LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES DO EXTRATIVISMO MINERAL

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇÃO DE LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES DO EXTRATIVISMO MINERAL RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇÃO DE LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES DO EXTRATIVISMO MINERAL A LP deve preceder qualquer atividade. LICENÇA PRÉVIA - LP Documentação pertinente 1 Requerimento de Licença 2

Leia mais

2.1.2 Resolução CONAMA nº 283, de 12 de julho de Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde.

2.1.2 Resolução CONAMA nº 283, de 12 de julho de Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde. IT-1318.R-2 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA UNIDADES DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 4.225, de 21 de novembro de 2002. Publicada no DOERJ de

Leia mais

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final Resolução SMA - 73, de 2-10-2008 Estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades de manejo de fauna silvestre, nativa e exótica, no Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Leia mais

LICENÇA OBRAS DE URBANIZAÇÃO Req

LICENÇA OBRAS DE URBANIZAÇÃO Req Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Montijo LICENÇA OBRAS DE URBANIZAÇÃO Req. 01.02.02 IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE N.º DE CONTRIBUINTE NOME COMPLETO MORADA / SEDE CÓDIGO POSTAL FREGUESIA TELEF./TELEM.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO RIACHO ESTADO DE MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO LEI 114/1983

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO RIACHO ESTADO DE MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO LEI 114/1983 1 LEI 114/1983 CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO RIACHO - Dispõe sobre as construções no Município de Santana do Riacho, Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3.326, de 29 de novembro de 1994 Publicada no DOERJ de 09 de dezembro de 1994

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Estudo de Impacto Ambiental Simplificado EIAS

TERMO DE REFERÊNCIA Estudo de Impacto Ambiental Simplificado EIAS TERMO DE REFERÊNCIA Estudo de Impacto Ambiental Simplificado EIAS 1 ORIENTAÇÕES Antes de encaminhar o Estudo de Impacto Ambiental Simplificado EIAS junto ao órgão ambiental municipal competente leia atentamente

Leia mais

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) /

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) / Instrução Normativa nº. 14 (Versão Janeiro/2016) Certidão Ambiental para atividade não constante nas Resoluções do CONSEMA Certidão Ambiental para atividade constante nas Resoluções do CONSEMA, porém realizada

Leia mais

Os projetos serão analisados mediante a apresentação de toda a documentação solicitada.

Os projetos serão analisados mediante a apresentação de toda a documentação solicitada. PARA A ANÁLISE DE PROJETOS DE, INFORMAMOS QUE PARA A ABERTURA DO PROCESSO E ANÁLISE DO PEDIDO, TODA A DOCUMENTAÇÃO ABAIXO É NECESSÁRIA PARA CADA TRECHO: OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Os projetos serão analisados

Leia mais

REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR

REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR SETEMBRO 2013 3. No caso de Empresa, apresentar cartão do CNPJ, Contrato Social e/ou Alteração Contratual, Requerimento de Empresário. que comprove a isenção

Leia mais

SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº. 015, DE 21 DE OUTUBBRO DE 2004.

SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº. 015, DE 21 DE OUTUBBRO DE 2004. SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº. 015, DE 21 DE OUTUBBRO DE 2004. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, conforme art. 27º, do Decreto

Leia mais

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico EIXO3: Desenvolvimento de Projeto Executivo dos sistemas de esgotamento sanitário dos Povoados de Chapada e Manchão do Meio em Xambioá/TO

Leia mais

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 Requerimento com qualificação completa elaborado pelo (s) proprietário (s) com reconhecimento de assinatura (s) por autenticidade, indicando o número da matrícula/transcrição

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (Preenchido por Analista na

Leia mais

Art. 1º A exploração florestal em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina,

Art. 1º A exploração florestal em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina, PORTARIA INTERSETORIAL N 01/96 PORTARIA INTERSETORIAL N 01/96. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE, e o DIRETOR GERAL DA FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE FATMA, com fundamento nas

Leia mais

P ORTARIA Nº. 10/2010

P ORTARIA Nº. 10/2010 P ORTARIA Nº. 10/2010 Dispõe sobre os procedimentos e requisitos para o licenciamento ambiental dos empreendimentos minerários de que tratam as Resoluções CONAMA 009/90 e 010/90. O SECRETÁRIO DE ESTADO

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PORTARIA Nº 03 DE 19 DE NOVEMBRO DE Nome/Empresa: CLARO S. A. LICENÇA DE REGULARIZAÇÃO

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PORTARIA Nº 03 DE 19 DE NOVEMBRO DE Nome/Empresa: CLARO S. A. LICENÇA DE REGULARIZAÇÃO LICENCIAMENTO AMBIENTAL PORTARIA Nº 03 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Processo nº 03/2018/LR-003 CPF/CNPJ: 40.432.544/0081-21 Data da Publicação: 19/11/2018 Nome/Empresa: CLARO S. A. Endereço: Avenida Tancredo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO ESTUDO AMBIENTAL PRELIMINAR (EAP) DE ESTRADA VICINAL

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO ESTUDO AMBIENTAL PRELIMINAR (EAP) DE ESTRADA VICINAL TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO ESTUDO AMBIENTAL PRELIMINAR (EAP) DE ESTRADA VICINAL 1. INTRODUÇÃO O Estudo Ambiental Preliminar E.A.P, configura-se como documento primeiro para o Licenciamento

Leia mais

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR 1. Formulário Padrão (fornecido pelo IMPLURB) devidamente preenchido, sendo imprescindível conter o nome do interessado, número do telefone, número do celular

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEMMA Nº 12, DE

RESOLUÇÃO CONSEMMA Nº 12, DE RESOLUÇÃO CONSEMMA Nº 12, DE 03-12-2013 DOM 17-10-2013 Aprova o Termo de Referência para o Licenciamento Ambiental de Estações Rádio Base ERB s e de Equipamentos de Telefonia Sem Fio, da Secretaria Municipal

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA LICENÇA PRÉVIA E DE INSTALAÇÃO (LPI) PARA ATIVIDADES DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

TERMO DE REFERÊNCIA LICENÇA PRÉVIA E DE INSTALAÇÃO (LPI) PARA ATIVIDADES DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERMO DE REFERÊNCIA LICENÇA PRÉVIA E DE INSTALAÇÃO (LPI) PARA ATIVIDADES DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVERTÊNCIAS SOBRE A APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS Todos os documentos que dependerem

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 471 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Instrução Normativa Conjunta Nº 01/2017 - Disciplina normas e procedimentos necessários para expedição de Certidão

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. OBRAS E CONSTRUÇÕES Sistema de Esgotamento Sanitário Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO ACESSO- INTERVENÇÃO DE BAIXO IMPACTO EM APP. UHE CORUMBÁ IV. Departamento de Meio Ambiente 2018

TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO ACESSO- INTERVENÇÃO DE BAIXO IMPACTO EM APP. UHE CORUMBÁ IV. Departamento de Meio Ambiente 2018 TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO ACESSO- INTERVENÇÃO DE BAIXO IMPACTO EM APP. UHE CORUMBÁ IV 2018 Versão Data Revisado por 2 11/09/2018 João Victor Guedes 1. APRESENTAÇÃO O presente documento, composto por

Leia mais

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 A lei 6.766/79, em seu artigo 2º define: "O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento,

Leia mais

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia SEMAC, no uso de suas atribuições legais e,

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia SEMAC, no uso de suas atribuições legais e, RESOLUÇÃO SEMAC n. 07, de 06 de julho de 2009 Dispõe sobre o licenciamento ambiental para avicultura e dá outras providências. O Secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia

Leia mais

LEIS RESTRITIVAS A COPA DO MUNDO DE 2014 E TECNOLOGIA 4G EM CURITIBA EDUARDO LEVY CURITIBA, 18 DE MAIO DE 2012 A IMPLEMENTAÇÃO DA

LEIS RESTRITIVAS A COPA DO MUNDO DE 2014 E TECNOLOGIA 4G EM CURITIBA EDUARDO LEVY CURITIBA, 18 DE MAIO DE 2012 A IMPLEMENTAÇÃO DA LEIS RESTRITIVAS A COPA DO MUNDO DE 2014 E A IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA 4G EM CURITIBA EDUARDO LEVY CURITIBA, 18 DE MAIO DE 2012 Fonte: Telebrasil mais de 324 milhões de clientes 240 mais de mil km de

Leia mais

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado LICENCIAMENTO IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE *Nome *Morada Freguesia *Código postal *N.º Identificação Fiscal Válido até: B.I. / C.C Código da Certidão Comercial Permanente Telefone Telemóvel Fax E-mail Autoriza

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 05, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 05, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 05, DE 20-04-2011 DOU 25-04-2011 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁ- VEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação Legislação Segundo legislação brasileira considera-se impacto ambiental: "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia

Leia mais

EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA

EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE (Nome), contribuinte nº, residente em, código postal -, freguesia de, concelho de, telefone número, E-Mail portador do

Leia mais

O Art. 11. do Decreto Municipal nº 15091 de 08/07/2004, determina que o RAP deve enfocar no mínimo os seguintes aspectos:

O Art. 11. do Decreto Municipal nº 15091 de 08/07/2004, determina que o RAP deve enfocar no mínimo os seguintes aspectos: Roteiro para Elaboração de Relatório Ambiental Preliminar ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR CONSIDERAÇÕES GERAIS O Relatório Ambiental Preliminar RAP é um estudo técnico elaborado

Leia mais

CONSELHO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - COPAM LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ESTAÇÕES RÁDIO-BASE -ERBs E DE EQUIPAMENTOS DE TELEFONIA SEM FIO.

CONSELHO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - COPAM LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ESTAÇÕES RÁDIO-BASE -ERBs E DE EQUIPAMENTOS DE TELEFONIA SEM FIO. CONSELHO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - COPAM LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ESTAÇÕES RÁDIO-BASE -ERBs E DE EQUIPAMENTOS DE TELEFONIA SEM FIO. 1 - OBJETIVO NORMA ADMINISTRATIVA NA-117 Disciplinar o processo de Licenciamento

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Lei nº 12.651/2012 Decreto n 7.830/2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/MMA, DE 06 DE MAIO DE 2014

Leia mais

2 Instrumentos legais do processo de autorização para supressão de vegetação em área rural

2 Instrumentos legais do processo de autorização para supressão de vegetação em área rural Termo de Referência nº. 14 (Versão Março/2015) Supressão de vegetação nativa em área rural 1 Objetivo Definir a documentação necessária à autorização de supressão da vegetação nativa em área rural. 2 Instrumentos

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

Termo de Referência para Elaboração dos Planos de Manejo de Recursos Naturais TR GERAL

Termo de Referência para Elaboração dos Planos de Manejo de Recursos Naturais TR GERAL Termo de Referência para Elaboração dos Planos de Manejo de Recursos Naturais TR GERAL ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DOS PLANOS DE MANEJO DE RECURSOS NATURAIS ATENÇÃO O DOCUMENTO DEVE CONTER, COMO ITEM

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO REV. 01 Rodovia PR-317 Km 106+200m Maringá PR Tel.: (44) 3033-6000 Fax: (44) 3033-6060 CEP 87065-005 http://www.viapar.com.br SUMÁRIO 1. FLUXOGRAMA

Leia mais