Vivendo e Aprendendo a Jogar Cidinha, Nilcéa, Lúcia Helena e Silvana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vivendo e Aprendendo a Jogar Cidinha, Nilcéa, Lúcia Helena e Silvana"

Transcrição

1

2 Vivendo e Aprendendo a Jogar Cidinha, Nilcéa, Lúcia Helena e Silvana EMEFEI Oscar Novakoski - Dois Córregos São Paulo, 18 de agosto de 2012.

3 A Metodologia do Programa MenteInovadora

4 O que é a Metodologia do Programa MenteInovadora Uma proposta curricular-pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio, com ênfase na aprendizagem com significado e no papel do professor-mediador.

5 Composição Curricular Ed. Inf. 4 anos Conceitos Básicos de Pensamento Ed. Inf. 4 anos Objetivos Compartilhados 1º ano - 6 anos Administração e Análise de Dados 1º ano - 6 anos Habilidades de Pensamento Lógico 4º ano - 9 anos Resolvendo Problemas 4º ano - 9 anos Planejando e Ordenando 7º ano - 12 anos Benefícios da Colaboração 7º ano - 12 anos Tomada de Decisões Ed. Inf. 5 anos Combinando Padrões 2º ano - 7 anos Unindo Forças 5º ano - 10 anos Analisando Informações 8º ano - 13 anos Táticas e Estratégias Ed. Inf. 5 anos A Natureza dos Grupos 2º ano - 7 anos Imaginando 5º ano 10 anos Gerenciamento de Recursos 8º ano - 13 anos Investindo Recursos 3º ano - 8 anos Fazendo Perguntas 6º ano - 11 anos Habilidades Avançadas de Pensamento 9º ano - 14 anos Gerenciamento de Risco 3º ano - 8 anos Mergulhando nos Métodos 6º ano- 11 anos Planejando o Futuro 9º ano - 14 anos Aplicações da Memória

6 Como funciona na sala de aula? 1. O professor contextualiza a aula (histórias / atividades curtas). (Aprendizagem Significativa) 4. O professor promove reflexões sobre a aplicação, no cotidiano, do que aprenderam por meio do jogo. (Transcendência) 2. Apresenta um jogo e suas regras. (Jogos de Raciocínio) 3. O professor faz a mediação dos debates sobre as estratégias, métodos de raciocínio, trabalho em equipe, processo de decisão etc. (Mediação da Aprendizagem)

7 Vivendo e Aprendendo a Jogar Cidinha, Nilcéa, Lúcia Helena e Silvana EMEFEI OSCAR NOVAKOSKI / DOIS CÓRREGOS São Paulo, 18 de agosto de 2012.

8 APRESENTAÇÃO Professora Maria Aparecida de Fatima Bueno Paiva, da EMEFEI "Oscar Novakoski" de Dois Córregos. Graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera- UNIDERP. Professora do 4ºano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Dois Córregos e do 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Jahu. Professora Nilcéa Aparecida de Vitti Pastori, da EMEFEI "Oscar Novakoski" de Dois Córregos. Graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jahu. Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho de Bauru. Pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade São Luiz de Jaboticabal. Professora de Ensino Fundamental I da rede Municipal e de Ensino Fudamental II da rede Estadual de Educação. Professora Lúcia Helena Mazziero Lucato, da EMEFEI "Oscar Novakoski" de Dois Córregos. Graduação Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jahu. Pós graduação em Psicopedagogia e Metodologia do Ensino de Matemática pela Universidade São Luiz de Jaboticabal, professora do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Dois Córregos. Professora Silvana Donizeti Galastri Prado Telles,da EMEFEI "Oscar Novakoski" de Dois Córregos. Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jahu. Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho de Bauru. Professora de Educação Infantil, atualmente diretora de escola da rede Municipal de Ensino de Dois Córregos.

9 NOSSA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL OSCAR NOVAKOSKI Dois Córregos São Paulo

10 INDICADORES O Projeto Mind Lab Brasil Jogos de Raciocínio vem sendo desenvolvido na unidade escolar desde Encontros de capacitação e formação continuada são realizados periodicamente, oferecendo suporte contínuo aos professores e garantindo a eficácia da Metodologia.

11 VALORES E OBJETIVOS Todos os alunos da escola participam do projeto, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, sendo que os principais objetivos são: Educar para o respeito mútuo, tolerância, honestidade e jogo limpo, tanto nos jogos como na vida; Unir forças e cooperar para alcançar objetivos comuns, ampliando a socialização; Integrar atividades vivenciadas durante as aulas e aplicar as habilidades desenvolvidas durante o projeto em diferentes situações cotidianas; Promover a cultura do pensar, da concentração e dos jogos de raciocínio; Desenvolver habilidades com recurso lúdico; Saber lidar com a derrota e a vitória.

12 VARIEDADE DE JOGOS Jogo da Velha Missão Lunar Sapinhos

13 Taças Estratégicas Construindo Caminhos Damas Olímpicas

14 Olimpíada Mind Lab São Paulo 2010

15 PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA DE JOGOS DE RACIOCÍNIO Regional Bauru 4º ao 7º ano º e 9º ano: Final Regional Bauru Campeão

16 Final São Paulo Março 2012 Vice-campeã

17 Depoimento de alunos. (Obs: esses depoimentos serão gravados em vídeo/áudio e enviaremos posteriormente)

18 APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES Apresentar-se e dizer uma palavra expressando sua expectativa em relação a Oficina.

19 MÉTODOS: organizadores do pensamento e das ações Método do Semáforo São recursos norteadores e organizadores do pensamento e das ações, que podem ser utilizados nas mais diferentes situações da vida. Eles contribuem para o desenvolvimento de atitudes mais responsáveis e construídas por meio do raciocínio lógico, que implica em planejamento e tomada de decisão com qualidade.

20 MÉTODO DAS AVES MIGRATÓRIAS O método das Aves Migratórias é um modelo de raciocínio que nos ajuda a atingir objetivos pessoais e do grupo através de um trabalho em equipe. DINÂMICA Objetivo: entender a cooperação como fator essencial quando desejamos alcançar nossas metas.

21 Cada pássaro contribui para o sucesso do grupo e, em troca, é ajudado pelo seu bando. Desta maneira, os pássaros asseguram o sucesso do grupo e o sucesso de cada um dos membros.

22 ABALONE Esta Oficina, com foco nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, irá explorar o jogo Forças Unidas (ABALONE), desenvolvido a partir de um jogo húngaro chamado pikkpak, para promover reflexões sobre a importância da escola desenvolver, nos alunos, a cooperação : cultivar a convivência em grupo visando alcançar um mesmo objetivo; agir, fazer e trabalhar em parceira, atendendo aos diferentes desafios dos novos tempos.

23 No Abalone, você pode agrupar suas esferas no tabuleiro, similar ao modo de migração dos pássaros, aumentando, desta maneira, o poder das suas esferas.

24 OBJETIVO DO JOGO Empurrar seis esferas do oponente para fora do tabuleiro.

25 REGRAS Em cada jogada, você pode mover uma casa com uma, duas ou três esferas Uma esfera pode andar em qualquer direção Duas e três esferas podem andar juntas, para frente, para trás e para os lados, empurrando-se a esfera de trás contra a da frente

26 Regras para empurrar as esferas do oponente As esferas do oponente só podem ser empurradas quando se possui superioridade numérica (quando há mais esferas empurrando do que sendo empurradas). Pode-se empurrar com duas ou três esferas.

27 Não é permitido empurrar as esferas em situações como na ilustração abaixo. Por quê?

28 Aprendendo a jogar: jogando Momento do jogo Após sortear qual jogador ficará com cada cor, cumprimentar-se As esferas escuras iniciam o jogo Dez minutos iniciais.

29 Estudando estratégias 1ª Estratégia: Método das Aves Migratórias Quem está melhor posicionado: o jogador com as esferas pretas ou o jogador com as esferas brancas? Cada movimento das esferas pretas foi realizado em grupo de três.

30 2ª Estratégia: Formação Cerrada As esferas brancas estão isoladas enquanto que as pretas estão aglomeradas, cooperando entre si, com facilidade para empurrar as esferas do oponente.

31 3ª Estratégia: Controle do Centro A posição estratégica no Abalone está localizada no centro do tabuleiro: este é o lugar mais seguro e ao mesmo tempo obriga o oponente a ocupar as bordas.

32 Unindo forças para jogar Jogar novamente utilizando, agora, as estratégias debatidas. O professor mediador ajuda o aluno a dar significado aos objetivos, métodos e estratégias visando alcançar o sucesso. Aproximadamente 10 minutos.

33 Transcendências Definir objetivos. Cada membro contribui para o sucesso do grupo e, em troca, é ajudado pela equipe. Desta maneira, é assegurado o sucesso de cada um e de todos. A cooperação pode melhorar o grupo e ajudar os membros mais fracos. O segredo do sucesso é o balanço entre as necessidades dos indivíduos e as necessidades do grupo.

34 Encerramento A vantagem da cooperação é que se duas pessoas cooperam, obtêm melhores resultados do que obteriam se atuassem separadamente. Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos Música: Vivendo e aprendendo a jogar.

Mind Lab. Rua Humberto I, 220 Conj 22 São Paulo SP

Mind Lab. Rua Humberto I, 220 Conj 22 São Paulo SP Mind Lab Rua Humberto I, 220 Conj 22 São Paulo SP www.mindlab-brasil.com.br Mind Lab 15 anos mais de 34 países + de 1 Milhão de alunos Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Hungria, Turquia,

Leia mais

MERGULHANDO NO SABER: CONSTRUINDO HABILIDADES DE IDENTIFICAÇÃO, PERCEPÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DO JOGO SUBMARINOS.

MERGULHANDO NO SABER: CONSTRUINDO HABILIDADES DE IDENTIFICAÇÃO, PERCEPÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DO JOGO SUBMARINOS. MERGULHANDO NO SABER: CONSTRUINDO HABILIDADES DE IDENTIFICAÇÃO, PERCEPÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DO JOGO SUBMARINOS. Palestrantes: Andréa Carvalho, Eulélia Botelho,Letícia Colares,Luiza Angelita

Leia mais

Programa MenteInovadora. Introdução à Metodologia Mind Lab

Programa MenteInovadora. Introdução à Metodologia Mind Lab Programa MenteInovadora Introdução à Metodologia Mind Lab Bem-vindos ao Programa MenteInovadora! Sobre a Mind Lab A missão da Mind Lab é preparar as próximas gerações para os complexos desafios do século

Leia mais

MISSÃO DA MIND LAB. Reforçar diversas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

MISSÃO DA MIND LAB. Reforçar diversas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. MIND LAB MISSÃO DA MIND LAB Reforçar diversas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Ajudar os alunos se transformarem em indivíduos íntegros e realizados. SOBRE A MIND LAB Fundada em 1994.

Leia mais

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006 AS ORIGENS Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio foram iniciados em Israel em

Leia mais

COLÉGIO MARIA IMACULADA APRESENTA: JOGOS DE RACIOCÍNIO LDI

COLÉGIO MARIA IMACULADA APRESENTA: JOGOS DE RACIOCÍNIO LDI COLÉGIO MARIA IMACULADA APRESENTA: JOGOS DE RACIOCÍNIO LDI INTRODUÇÃO O projeto Menteinovadora de 2016, tem como objetivo maior desenvolver habilidades e competências dentro do âmbito educacional, tendo

Leia mais

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP DATA / LOCAL: 29 e 30/09/2018 / CECOM - APCEF/SP REGULAMENTO TÉCNICO DAMAS Art. 1º. O torneio de Damas do VIII JOGOS DOS APOSENTADOS será realizado de acordo com as regras estabelecidas

Leia mais

Para os alunos de 8º e 9º anos, estamos promovendo a VII Olimpíada de Jovens, que revelará a equipe campeã brasileira entre os jovens adolescentes.

Para os alunos de 8º e 9º anos, estamos promovendo a VII Olimpíada de Jovens, que revelará a equipe campeã brasileira entre os jovens adolescentes. VIII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind Lab organiza um torneio

Leia mais

MATERIAL ESCOLAR º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL (55)

MATERIAL ESCOLAR º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL (55) 1º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL LIVROS Língua Portuguesa: Kit PORTA ABERTA 1º Ano(branco) - Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança FTD Matemática: Kit PORTA ABERTA 1º Ano: Marília Centurión, Júnia La Scala

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

Avaliações Mind Lab Devolutiva Lançamento 2017

Avaliações Mind Lab Devolutiva Lançamento 2017 Avaliações Mind Lab Devolutiva 2016 + Lançamento 2017 Em 2016, os alunos da escola foram submetidos à Avaliação MenteInovadora em formato digital com o intuito de situar seus desempenhos em 3 competências

Leia mais

Para os alunos de 8º e 9º anos, estamos promovendo a VIII Olimpíada de Jovens, que revelará a equipe campeã brasileira entre os jovens adolescentes.

Para os alunos de 8º e 9º anos, estamos promovendo a VIII Olimpíada de Jovens, que revelará a equipe campeã brasileira entre os jovens adolescentes. IX OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VIII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind Lab organiza um torneio

Leia mais

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos 1 III. BISPOS Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos O principal objetivo

Leia mais

XI OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º a 7º ano) X OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano)

XI OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º a 7º ano) X OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) XI OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º a 7º ano) X OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) As Olimpíadas são uma oportunidade de vivenciar valores

Leia mais

À Direção e Coordenação. Que bom tê-los como parceiros!

À Direção e Coordenação. Que bom tê-los como parceiros! Ano 0 500.004 À Direção e Coordenação Que bom tê-los como parceiros! Vocês estão recebendo um guia com o objetivo de apresentar a Biblioteca de jogos e materiais complementares que a escola irá receber

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NEPSO-NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULDOS DR.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NEPSO-NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULDOS DR. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NEPSO-NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULDOS DR. MÁRIO FARACO RELATÓRIO PROJETO: O LÚDICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA PROF.

Leia mais

Jogos e Brincadeiras II

Jogos e Brincadeiras II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. runo Holanda ula 2 Jogos e rincadeiras II Neste artigo continuaremos o assunto iniciado no material anterior. O primeiro exercício,

Leia mais

JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Luciano Belem Santos lcnbelem@hotmail.com Jonas Evangelista Silva jonaspesquisas@hotmail.com Everlon Souza Campos everlon29@gmail.com Gabriel Gaspar da Silva Sobrinho

Leia mais

EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA

EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA A adaptação escolar é o tempo dado às crianças para que se acostumem à nova rotina. É importante estar confiante em

Leia mais

MATERIAL ESCOLAR º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL (55)

MATERIAL ESCOLAR º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL (55) 1º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL Matemática: FAÇA 1 Ano - Giovanni e Giovanni Jr. FTD. 1ª Ed. 2016. Português: FAÇA 1 Ano - Bel A. Azevedo, Christianne Botosso e Cristiane Boneto. FTD. 1ª Ed. 2016. Ciências:

Leia mais

PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM BALSAS MARANHÃO

PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM BALSAS MARANHÃO PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM BALSAS MARANHÃO Flaviana B. Fonseca¹; Patrícia R. Valadares²; Luis B. Rocha³; Iolanda G. Rovani³; Jociel F.Costa³; ¹Graduanda do curso de Pedagogia

Leia mais

Jogos Virtuais em diferentes ambientes para o Ensino de Química

Jogos Virtuais em diferentes ambientes para o Ensino de Química Jogos Virtuais em diferentes ambientes para o Ensino de Química Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS Prof. Esp. Fábio Josende Paz UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS Bolsistas

Leia mais

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé)

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) INTRODUÇÃO Caro aluno! Você acaba de ingressar no fascinante mundo do Xadrez, o jogo de tabuleiro mais praticado no mundo. Você estará no comando de um poderoso exército,

Leia mais

À Direção e Coordenação. Que bom tê-los como parceiros!

À Direção e Coordenação. Que bom tê-los como parceiros! Ano 2013 590.213 À Direção e Coordenação Que bom tê-los como parceiros! Vocês estão recebendo um guia com o objetivo de apresentar a Biblioteca de jogos e materiais complementares que a escola irá receber

Leia mais

BAÚ DA MATEMÁTICA UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS

BAÚ DA MATEMÁTICA UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS BAÚ DA MATEMÁTICA UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS Denise Ritter deniseritter7@hotmail.com Pâmela Franco Fernandes pamfranco16@hotmail.com Suziane Bopp

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 Tema: Como tudo começou: Mês: Março e Abril Habilidade Sócio emocional: Autonomia, interação, respeito, criatividade, cuidado, expressão dos sentimentos, atenção, imaginação

Leia mais

PROJETO CLUBE DE MATEMÁTICA

PROJETO CLUBE DE MATEMÁTICA CLUBE DE MATEMÁTICA "O jogo é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica." EB1/PE da Vargem Ano letivo 2016/2017 Índice PROJETO

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

O JOGO DAMA DE SINAIS COMO UMA ALTERNATIVA DE ESTUDO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS INTEIROS

O JOGO DAMA DE SINAIS COMO UMA ALTERNATIVA DE ESTUDO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS INTEIROS O JOGO DAMA DE SINAIS COMO UMA ALTERNATIVA DE ESTUDO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS INTEIROS Leonardo Silva Santos Universidade Estadual da Paraíba leonardoufcg2@gmail.com Patrícia de Medeiros Silva

Leia mais

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB 50.44 LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB Kit Escola Privada 207 Guia de Orientações Educação infantil (4 e 5 anos) À Direção e Coordenação Que bom tê-los como parceiros! Vocês estão recebendo um guia com

Leia mais

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil.

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Senhores pais ou responsável: Iremos iniciar as matrículas das atividades extracurriculares. INÍCIO DAS

Leia mais

MATERIAL ESCOLAR º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL (55)

MATERIAL ESCOLAR º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL (55) 1º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL LIVROS Matemática: FAÇA 1 Ano - Giovanni e Giovanni Jr.- FTD - NOVO Português: FAÇA 1 Ano - Bel A. Azevedo, Christianne Botosso e Cristiane Boneto FTD - NOVO Ciências: FAÇA

Leia mais

JOGO DIDÁTICO CLASS FISH COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE PEIXES AGOSTO, 2013 NATAL/RN

JOGO DIDÁTICO CLASS FISH COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE PEIXES AGOSTO, 2013 NATAL/RN JOGO DIDÁTICO CLASS FISH COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE PEIXES AGOSTO, 2013 NATAL/RN SUMÁRIO INTRODUÇÃO METODOLOGIA Elaboração do jogo Como funciona o jogo CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS AGRADECIMENTOS

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE ORIGEM AFRICANA UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE ORIGEM AFRICANA UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Sociedade Brasileira de Matemática Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE ORIGEM AFRICANA UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Planejamento Experimentação

Planejamento Experimentação Planejamento Experimentação A Mind Lab A Mind Lab Foco Modelo Desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas Programa intracurricular Aulas ministradas por professores da escola, habilitados

Leia mais

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP Resumo: Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas Com o objetivo de permitir ao aluno o desenvolvimento de competências como disciplina, concentração, perseverança e flexibilidade,

Leia mais

LEITURA E ESCRITA FOTO NOME DESCRIÇÃO

LEITURA E ESCRITA FOTO NOME DESCRIÇÃO MATERIAL DE INTERVENÇÃO LEITURA E ESCRITA FOTO NOME DESCRIÇÃO 28,29 + IVA (23%) Loto Palavras e Animais Loto de 72 animais para trabalhar a associação de duas formas: imagem com imagem ou imagem com palavra.

Leia mais

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015)

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) NÚMERO 17016 18171 TÍTULO "(RE)PENSANDO O NÃO APRENDER PELO OLHAR DE SEUS PROTAGONISTAS: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES COM QUEIXAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?"

Leia mais

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Curso: Licenciatura em Pedagogia Curso: Licenciatura em Pedagogia Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo Nacionais- que tratam de complemento a formação do aluno no ser NF-301 Projeto Experimental

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

s y n e r z i g Aprendizagem Baseada em Jogos: uma Introdução

s y n e r z i g Aprendizagem Baseada em Jogos: uma Introdução s y n e r z i g Aprendizagem Baseada em Jogos: uma Introdução Prof. Me. Thiago Schaedler Uhlmann Maio de 2016 Por que usar jogos? Já não temos problemas demais para resolver? Todo dia, quando você acorda,

Leia mais

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA Governador Valadares 2015 REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares

Leia mais

ELO KING. COACHING & DUO COACH Desperte seu lado Pro Player

ELO KING. COACHING & DUO COACH Desperte seu lado Pro Player ELO KING & DUO COACH Desperte seu lado Pro Player ELO KING QUEM SOMOS? O Elo King é uma das empresas mais consolidadas no mercado de Boosting e Coaching de LoL do Brasil, formada pelos melhores jogadores

Leia mais

laboratório de jogos da mind lab

laboratório de jogos da mind lab 590.6 laboratório de jogos da mind lab Kit Ciclo Autoral Escola Pública 205 Guia de Orientações Fundamental - 7º ao 9º ano À Direção e Coordenação da escola Que bom tê-los como parceiros! Vocês estão recebendo

Leia mais

XXIV OLIMPÍADA ECC 2013

XXIV OLIMPÍADA ECC 2013 XXIV OLIMPÍADA ECC 2013 CALENDÁRIO De 25/06 a 28/06 2013 Horário de 25/06 até 27/06-7h10 às18h30 28/06-7h10 às 13h00 VALORES QUE ACREDITAMOS VIVENCIAR Atitude Coragem Perseverança Compromisso Disciplina

Leia mais

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB 50.64 LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB Kit Escola Privada 207 Guia de Orientações Educação infantil ao 5º ano À Direção e Coordenação Que bom tê-los como parceiros! Vocês estão recebendo um guia com o

Leia mais

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado

Leia mais

O JOGO DOS AUTÓGRAFOS

O JOGO DOS AUTÓGRAFOS O JOGO DOS AUTÓGRAFOS Extraído do livro: Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar, de Fábio Otuzi Brotto. Editora Projeto Cooperação. Santos-SP. 1997 atualizado em 2010.

Leia mais

Metodologias Ativas. Parte 05 - Gamefication. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Metodologias Ativas. Parte 05 - Gamefication. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Metodologias Ativas Parte 05 - Gamefication Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Nossa Agenda... 09:00 09:20 - Metodologias Ativas (teoria) 09:20 09:40 - Método de Estudo de Caso 09:40 10:00 - Aprendizagem baseada

Leia mais

Plantar e Construir. Élida Carneiro Gerente. (31) Dislane Carvalho Supervisora

Plantar e Construir. Élida Carneiro Gerente. (31) Dislane Carvalho Supervisora Plantar e Construir Élida Carneiro Gerente elida.carneiro@cdm.org.br (31) 99281-0894 Dislane Carvalho Supervisora dislane.carvalho@cdm.org.br - (31) 99281-1216 Alan Valter Mestre Judô alantecnicojudobetim@hotmail.com

Leia mais

Entrevista com Pedagogo responsável pelo conteúdo dos exercícios on-line do site

Entrevista com Pedagogo responsável pelo conteúdo dos exercícios on-line do site Entrevista com Pedagogo responsável pelo conteúdo dos exercícios on-line do site www.kademi.com.br Entrevistado: Ricardo de MACEDO Professor, Formado pela Universidade Guarulhos (2005) com graduação em

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Matemática Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120 aulas) Docente Responsável: Carlos Danísio Macedo Silva

Leia mais

O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.

Leia mais

Organização do Espaço Físico na Creche

Organização do Espaço Físico na Creche Organização do Espaço Físico na Creche O Espaço Físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Como afirma Antonio Viñao Frago, referindo-se ao espaço

Leia mais

JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Bruno Grilo Honorio Universidade Luterana do Brasil brunoghonorio@yahoo.com.br Lucas Gabriel Seibert Universidade Luterana

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT 08 Jailson Lourenço de PONTES jail21.jlo@gmail.com

Leia mais

laboratório de jogos da mind lab

laboratório de jogos da mind lab 590.44 laboratório de jogos da mind lab Kit Ciclo de Alfabetização Escola Pública 205 Guia de Orientações Fundamental - º ao 3º ano À Direção e Coordenação da escola Que bom tê-los como parceiros! Vocês

Leia mais

CADÊ O PAR? JOGO DE INCLUSÃO

CADÊ O PAR? JOGO DE INCLUSÃO 15 Eixo: Práticas para Educação Especial SILVA,Geovana de Deus da 1 VIDA,Giselle Marina Rinaldi Vida 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Assim como no Ensino Regular, na Educação Especial o processo educacional

Leia mais

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,

Leia mais

Registo Escrito de Avaliação

Registo Escrito de Avaliação CENTRO DE FORMAÇÃO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DA MADEIRA Registo Escrito de Avaliação ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO E RECUPERAÇÃO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES EM CONTEXTO ESCOLAR: DIFICULDADES COMPORTAMENTAIS

Leia mais

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA > PARTICIPANTES: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental 1ª a 2ª Séries do Ensino Médio > COMISSÃO ORGANIZADORA: Departamento de Educação Física > SUB TEMA: Olimpíada no Brasil > OBJETIVOS: Promover a integração

Leia mais

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações Registro PIBID Matemática 2016 ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS Foram elaborados Jogos didáticos envolvendo as equações do 2º grau colaborativamente com os alunos do nono ano da escola participante EELAS.

Leia mais

EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA CLAUDIA COSTIN GARANTINDO EQUIDADE

EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA CLAUDIA COSTIN GARANTINDO EQUIDADE EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA CLAUDIA COSTIN GARANTINDO EQUIDADE 1 DESAFIOS DO BRASIL EM EDUCAÇÃO INFANTIL Crianças de 4 e 5 anos estão crescentemente na pré-escola (89,9% em 2014). Mas quem são elas?

Leia mais

A LUDICIDADE EM JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1

A LUDICIDADE EM JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1 A LUDICIDADE EM JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1 Rubia Diana Mantai 2, Rosangela Ferreira Prestes 3, Eliani Retzlaff 4, Rozelaine De Fátima Franzin 5, Luana Pereira Villa Real 6. 1 Parte dos

Leia mais

JOGOS LÚDICOS: BINGO DA QUÍMICA UTILIZANDO A TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

JOGOS LÚDICOS: BINGO DA QUÍMICA UTILIZANDO A TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA JOGOS LÚDICOS: BINGO DA QUÍMICA UTILIZANDO A TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA Elionara Caroline Freire Cândido Barbosa (1); Ana Carolina Nunes Ferraz Cavalcanti (1); Cibele Kemísia Sobral Souza (2);

Leia mais

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana). Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates). Os verdadeiros analfabetos

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB 500.25 LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB Kit Ciclo de Alfabetização Escola Privada 205 Guia de Orientações Fundamental - º ao 5º ano À Direção e Coordenação da escola Que bom tê-los como parceiros! Vocês

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Edilene Linhares Linhares Universidade Nove de Julho edl227@hotmail.com; Ricardo Yoshio Silveira

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA Claudiana Maria da Silva 1 ; Maria Aparecida Nazário Cassiano 1 ; Juliana Andreza Figueirôa 2 ; Vera Lúcia da Silva Augusto Filha 3 ; Maria Josileide

Leia mais

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB 510.514 LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB Kit Escola Privada 2017 Guia de Orientações 1º ao 9º ano À Direção e Coordenação Que bom tê-los como parceiros! Vocês estão recebendo um guia com o objetivo de

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

CURSO MASTER EM METACOGNIÇÃO APRENDER A APRENDER

CURSO MASTER EM METACOGNIÇÃO APRENDER A APRENDER CURSO MASTER EM METACOGNIÇÃO APRENDER A APRENDER OBJETIVOS: A palavra meta vem do grego e quer dizer acima de alguma coisa, além. Cognição é sinônimo de pensamento, compreensão, aprendizado. Trata-se do

Leia mais

À Direção e Coordenação. Que bom tê-los como parceiros!

À Direção e Coordenação. Que bom tê-los como parceiros! À Direção e Coordenação Que bom tê-los como parceiros! Vocês estão recebendo um guia com o objetivo de apresentar o Laboratório de Jogos que a escola irá receber para aplicar a Metodologia do Programa

Leia mais

APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS

APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS Alaiane Silva da Cunha Mendonça Lai1989paulo@hotmail.com Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB

LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB 50.25 LABORATÓRIO DE JOGOS DA MIND LAB Kit Ciclo de Alfabetização Escola Pública 205 Guia de Orientações Fundamental - º ao 5º ano À Direção e Coordenação da escola Que bom tê-los como parceiros! Vocês

Leia mais

Jogos. Geralmente o oponente tentará, na medida do possível, fazer o movimento menos benéfico para o adversário.

Jogos. Geralmente o oponente tentará, na medida do possível, fazer o movimento menos benéfico para o adversário. Jogos Os jogos tem atraído a atenção da humanidade, às vezes de modo alarmante, desde a antiguidade. O que o torna atraente para a IA é que é uma abstração da competição (guerra), onde se idealizam mundos

Leia mais

AS POTENCIALIDADES DO XADREZ PARA APOIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Sérgio Eduardo Ferreira 1 ; Lázaro Fernando Rodrigues Silva 2

AS POTENCIALIDADES DO XADREZ PARA APOIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Sérgio Eduardo Ferreira 1 ; Lázaro Fernando Rodrigues Silva 2 VI JORNADA ACADÊMICA 2012 Sustentabilidade e Ética: Oportunidade e desafios na formação profissional 22 a 27 de outubro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás AS POTENCIALIDADES DO XADREZ PARA

Leia mais

PARTICIPE! APRESENTAÇÃO

PARTICIPE! APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO A missão da Escola Caritas vai muito além da transmissão de conhecimentos. Cabe à nossa escola também desempenhar outros papéis tais como: Orientar a criança a tornar-se um ser criativo, capaz

Leia mais

CURSO MASTER EM APRENDER A APRENDER: CONSTRUINDO OS CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

CURSO MASTER EM APRENDER A APRENDER: CONSTRUINDO OS CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CURSO MASTER EM APRENDER A APRENDER: CONSTRUINDO OS CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CORPO DOCENTE Prof. Esp. Debora Corigliano e Prof. Junior Cadima DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA Presencial: 20 horas/aula

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

APRENDENDO COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA

APRENDENDO COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA 1 APRENDENDO COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores BUENO, Luciana de Oliveira 1 GARCIA, Uliana Bonato 2 GIOVANELLA, Maria Cecilia M. do Nascimento 3 LEITE,

Leia mais

(Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019)

(Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019) IMPACTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM (Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019) OSASCO JUNHO/2019 IMPACTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS PROCESSOS DE

Leia mais

JOGOS E HABILIDADES. Marie-Claire Ribeiro Póla Mariele Cestari Esteves Supera Londrina

JOGOS E HABILIDADES. Marie-Claire Ribeiro Póla Mariele Cestari Esteves Supera Londrina JOGOS E HABILIDADES Marie-Claire Ribeiro Póla mariepola@yahoo.com.br Mariele Cestari Esteves Supera Londrina mariele.londrina@metodosupera.com.br Resumo: São inúmeras as habilidades que podem ser desenvolvidas

Leia mais

Comportamento Organizacional. 12 de março de 2018

Comportamento Organizacional. 12 de março de 2018 Comportamento Organizacional 12 de março de 2018 O comportamento organizacional é um conceito da Administração que tem grande destaque na dinâmica empresarial. O seu papel no contexto organizacional é

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

Auditoria Interna. Planejamento Estratégico 2015

Auditoria Interna. Planejamento Estratégico 2015 Auditoria Interna Planejamento Estratégico 2015 1 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO... 4 MISSÃO... 5 VISÃO... 5 VALORES... 5 ANÁLISE AMBIENTAL... 6 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS... 6 MACROPROCESSO

Leia mais

laboratório de jogos da mind lab

laboratório de jogos da mind lab 50.4 laboratório de jogos da mind lab Kit Escola Pública 05 Guia de Orientações Educação Infantil ao 5º ano À Direção e Coordenação Que bom tê-los como parceiros! Vocês estão recebendo um guia com o objetivo

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

Jacques Therrien, UFC/UECE

Jacques Therrien, UFC/UECE Jacques Therrien, UFC/UECE ALGUNS PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAR: É O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE RECONSTRUÇÃO CRIATIVA DE SI E DO MUNDO SOCIAL ONDE CONVIVEMOS É

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA

UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA Simone Pereira Dias UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga - SP siperdias@yahoo.com.br Milena Aparecida Batelo Ramos UNIFEV Centro

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DA MIND LAB NAS FORMAÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DA MIND LAB NAS FORMAÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE ciedade Brasileira Educação na Contemporaneidade: desafios e possibilidades São Paulo SP, 1 a 1 de julho de 201 UTILIZAÇÃO DE JOGOS DA MIND LAB NAS FORMAÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

Leia mais

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014.

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. Colégio Santo Antônio SGAS 911B - Asa Sul - 70.390-110 - Brasília-DF www.refeduc.com.br - (61) 3445-4700 Rede Educacional Franciscana Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. 1. Grade

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO

APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO Resumo Pablício Carlos Rodrigues de Moura (1); Francisco do Carmo

Leia mais

Jogos Lógicos de Tabuleiro

Jogos Lógicos de Tabuleiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Extensão 2014/2015 Jogos Lógicos de Tabuleiro Coordenadores: Liliane F. Giordani Renato P. Ribas www.inf.ufrgs.br/lobogames lobogames.ufrgs@gmail.com

Leia mais

AS POTENCIALIDADES DO XADREZ PARA APOIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

AS POTENCIALIDADES DO XADREZ PARA APOIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA AS POTENCIALIDADES DO XADREZ PARA APOIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Janaina Martins Cardoso 1, Andriele de Melo Barbosa Oliveira 2, Marina Mesquita de Oliveira 2,Lázaro Fernando Rodrigues Silva 3, Nilcyneia

Leia mais

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações Prof. - Outubro/2018 BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais