O valor das empresas e o consumo das empresas brasileiras

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O valor das empresas e o consumo das empresas brasileiras"

Transcrição

1

2 Tópicos A queda dos preços dos produtos Concorrência e competitividade A Exploração do Mercado Brasileiro A chegada das empresas eficientes e seus impactos Valor agregado e diferencial O valor das empresas e o consumo das empresas brasileiras

3 A queda dos preços dos produtos Nos últimos cinco anos o preço médio dos produtos vêm consistentemente diminuindo. O ticket médio por cirurgia diminuiu algo em torno de 25 a 40%. (fonte: GlobalData/Mercado) Obrigando as empresas a trabalhar muito mais para manter ou aumentar o nível de faturamento. Custo Fixo Custo Variável Margem de Contribuição Considerando, inflação, variações cambiais a volta do PIS e COFINS, podemos estimar um impacto real de 38 a 56% à capacidade de faturamento das empresas do ramo.

4 A queda dos preços dos produtos Motivos: Mudanças no cenário econômico; Convênios; Concorrência e Competitividade. Mudanças no cenário econômico: Queda do Juro; Mercado de Capitais; Bolsa; Câmbio; Índices; Fundos; etc. Tudo isso gerou a busca por novas formas de investimento, proteção e remuneração do capital, com o objetivo claro de se obter melhores lucros. Fundos de Asset ou fundos de ativos.

5 A queda dos preços dos produtos Mudanças no cenário econômico Podemos observar isso de maneira clara no: Mercado de imóveis; Mercado de crédito; Mercado de ações antes da crise global; etc. Voltando ao nosso ponto de interesse isso aconteceu e está acontecendo no mercado dos convênios, tendo seu grande início no final de Os convênios passaram por um grande processo de fusões e aquisições. Financiados por fundos e grupos investidores, interessados em proteger e remunerar capital.

6 A queda dos preços dos produtos

7 A queda dos preços dos produtos Convênios Viabilização de margens. Impacto direto nos preços dos produtos. Taxa de administração dos hospitais. Comprometimento com metas impostas pelos novos acionistas. Implementação de novas estratégias e modelos de negócio, que determinem o sucesso das metas de orçamento e resultados pretendidos. Aquisições Aumentar a carteira de clientes e diminuir a concorrência. Organização O próprio processo de fusão e aquisição impõe esta mudança organizacional.

8 A queda dos preços dos produtos Convênios Governança Corporativa IBGC Profissionalização Planejamento Estratégico Indicadores de Desempenho Metas e Objetivos Sistemas de Gestão da Qualidade Compliance Meritocracia Inteligência Análise da Cadeia de Suprimentos MRP-II Atingimento das Metas

9 A queda dos preços dos produtos Convênios Há uma pressão muito grande da parte dos convênios em viabilizar suas margens e metas. Este movimento de diminuição dos preços advém da capacidade de pagamento dos convênios, que se organizaram e se organizam no sentido de buscar a eficiência e a eficácia do capital que está sendo empregado na manutenção do seu dia-a-dia. Esta capacidade de pagamento vêm de estratégias das mais variadas inclusive fusões, aquisições, propostas de exclusividade, organização e otimização de recursos, MRPII, etc. Como possuem uma carteira muito grande podem determinar os preços dos produtos. Os convênios passaram a estudar suas demandas de forma inteligente e começaram a determinar os preços das coisas que realmente impactavam seus resultados(lucratividade). - MRPII

10 A queda dos preços dos produtos Convênios A maioria dos distribuidores, pelo costume e mal uso da informação cederam e cederam cada vez mais, pensando em não perder faturamento, consumindo assim cada vez mais a margem de contribuição outrora existente no mercado. Resumindo o $$ começou a sumir do caixa. O pior é que os convênios passaram a notar que existia uma gordura muito grande nos preços e passaram a atacar cada vez mais os distribuidores. Que competindo entre si por faturamento acabaram destruindo grande parte do processo de geração de receita que existia no mercado. Dai o certo desânimo que pode ser observado no mercado. Aqui já estamos falando de concorrência e competitividade.

11 Concorrência e Competitividade A percepção desta gordura e a própria migração do capital investidor para o mercado, com a entrada de empresas com visão e organização diferentes do que acontecia tradicionalmente no mercado, contribuem ainda mais para a queda dos preços. Empresas com foco em resultado e não em faturamento. Da mesma maneira que os convênios, planeja e estuda constantemente suas demandas, margens e capacidade de pagamento/investimento. Sem achismo e amadorismo, estas empresas diminuem desperdícios e maximizam seu potencial de resultado, mantendo excelência e qualidade em altos patamares. Podem vender seus produtos pela metade do preço, mantendo o mesmo nível rentabilidade que uma empresa que opera tradicionalmente.

12 Concorrência e Competitividade Como que se conseguem estes resultados: Metodologia Ferramentas de Gestão Planejamento Profissionalização Governança Corporativa Informação Gestão Processos e Procedimentos Padronização Sistemas de Gestão da Qualidade Investimento Resultados

13 Concorrência e Competitividade Estas metodologias, vêm de empresas que trazem conceitos de fora, conceitos que estão disponíveis a qualquer pessoa com um computador e internet, porém, a diferença é que estas empresas trabalham e concorrem em níveis globais. Se estas metodologias estão ao alcance de todos, o que elas trazem de diferente é o que chamamos de know-how. Empresas que possuem processos, padronização, etc., enfim desperdício zero, eficiência. Algo previsto em 1997 com a ANVISA e a RDC.59. A ideia inicial do então presidente Fernando Henrique, com as agências nacionais era preparar as empresas brasileiras para este momento. Obrigando por força de lei à implementação de sistemas de qualidade, baseados no formato ISO e FDA (no caso das empresas de saúde).

14 Concorrência e Competitividade Contudo, na maioria dos casos isso produziu um erro, porque genericamente se entendeu a RDC apenas como uma obrigação legal. Na maioria dos casos as empresas não se beneficiam do sistema de gestão da qualidade, apenas mantém custos relativos à continuidade do sistema afim de atender os requisitos legais. Portanto, quando não há o benefício da melhoria continuada a redução do desperdício, sobram apenas os custos da implementação, temos: Custo Fixo Custo Variável Margem de Contribuição Quando deveríamos ter: Custo Fixo Custo Variável Margem de Contribuição

15 A Exploração do Mercado Brasileiro Não só os convênios, mas também os investidores e as empresas estrangeiras, já se aperceberam destas ineficiências. Quando em uma negociação afim de não perder venda, um fornecedor concede 20, 30% ou mais de desconto num produto, o comprador pensa e pensa muito sobre o que acabou de acontecer. Porque para se conceder este desconto tem que existir margem. Quando estas empresas de cultura global começaram a fazer seus Business Plans, além de descobrirem uma grande margem, frente aos preços praticados no mercado, descobriram que o mercado realmente não estava preparado para encarar a competição. Porque podem literalmente, vender produtos pela metade do preço que um distribuidor pratica, sem deixar de ter resultados ótimos com cada venda.

16 A Exploração do Mercado Brasileiro Não tem trambique, cambalacho ou concorrência desleal. São empresas eficientes com certificações, processos, padrão, informação (BI, BSC, etc.), metodologia de trabalho aplicada, governança, etc. e principalmente um processo claro de comunicação interna e externa alinhado a metas e objetivos de um planejamento estratégico. Portanto o fato do mercado não estar preparado demonstra uma excelente oportunidade para quem souber o que está fazendo. Ainda mais porque a maioria das empresas nacionais já tem uma cultura operacional que está mais do que enraizada no dia-a-dia e principalmente na forma como seus profissionais entendem este processo. Qualquer tentativa de mudança cultural será sumariamente sabotada, por pessoas que insistem em se manterem dentro de um mundo que está acabando.

17 A Exploração do Mercado Brasileiro Portanto as empresas que estão vindo de fora ainda tem como pano de fundo a inabilidade do mercado em gerir mudanças em função deste novo quadro. Isto só torna o mercado mais e mais atraente. A conclusão óbvia que grupos de investimento, fundos e empresas estrangeiras chegam é que este é o momento oportuno para realmente nadar de braçada e literalmente se estabelecerem no mercado. Isto já vêm acontecendo através da aquisição das empresas brasileiras e também pela instituição de novas empresas aqui. Enquanto este padrão de competitividade não se estabelecer definitivamente, estas empresas conseguirão gerar muito valor. Além do mais temos um cenário econômico muito favorável, que tem sobrevivido e bem a constantes problemas e crises de contexto global. Pensando como os grandes donos de capital, é preciso proteger este capital.

18 A Exploração do Mercado Brasileiro Protegendo o capital Que tal um mercado, parte dos BRICS, que ainda não sucumbiu ao momento atual, onde se observa o despreparo da concorrência em competir de maneira global, pela falta de know-how. Numa área que será uma das últimas dentro desta economia a ser impactada por qualquer tipo de crise, a área da saúde. Vamos ver a seguir alguns dados interessantes sobre estes fatos.

19 A Exploração do Mercado Brasileiro

20 A Exploração do Mercado Brasileiro

21 A Exploração do Mercado Brasileiro

22 A Exploração do Mercado Brasileiro

23 A Exploração do Mercado Brasileiro

24 A Exploração do Mercado Brasileiro

25 A Exploração do Mercado Brasileiro

26 A Exploração do Mercado Brasileiro

27 A Exploração do Mercado Brasileiro

28 A Exploração do Mercado Brasileiro

29 A Exploração do Mercado Brasileiro

30 A Exploração do Mercado Brasileiro

31 A chegada das empresas eficientes e seus impactos Portanto a chegada do capital estrangeiro a nosso mercado é um fato. Este capital chega aqui na forma de investimento, não no mercado de capitais, mas na obtenção de ativos de retorno em longo prazo que geram caixa, a aquisição e a construção de novos negócios no país. Capital que extremamente bem empregado. Desperdício zero. Frente a este quadro, quem não está preparado, realmente não tem como competir. Há uma distância conceitual muito grande entre a cultura deste capital e o tradicional modelo de geração de valor do mercado brasileiro de implantes.

32 A chegada das empresas eficientes e seus impactos Umas das grandes diferenças é: O pessoal do mercado atual é focado em FATURAMENTO Já o pessoal destas empresas é focado em RESULTADO Pessoas que não se esquecem da formula fundamental do capitalismo Compra por X Fornecedor Empresa Cliente Vende por X + Y

33 A chegada das empresas eficientes e seus impactos Como competir com estas empresas, vendem um produto de qualidade, pela metade do preço? Como manter a venda junto ao convênio neste cenário? Entregam muito melhor, no prazo, sem faltar material, prestando um serviço muito melhor. Percebemos que vários distribuidores se acostumaram com esta situação, mas até quando vão poder se manter assim? Realmente isso não pode durar muito, porque ainda existe muito capital em busca de investimento no Brasil. E pra se manter será preciso aumentar a capacidade competitiva das empresas. Agregar valor e buscar diferencial.

34 Valor Agregado e Diferencial Agregar valor Diferencial? Agregar valor, é o processo agregação de valor da empresa, investimentos em máquina, computador, pessoas, treinamento, implementação de sistemas de gestão da qualidade, sistemas informatizados, metodologias, novas linhas de produto, etc. Diferencial é quando cliente e mercado percebem estas mudanças, enxergam que de fato é melhor comprar da empresa X porque a qualidade do produto/serviço e o preço são melhores. Sem se esquecer: Compra por X Fornecedor Empresa Cliente Vende por X + Y

35 Valor Agregado e Diferencial r / $ Objetivo t

36 Valor Agregado e Diferencial 70% Valores/Comportamento Regra de Bourdichon & Darli 70/20/10 20% Organização Obstáculos Encontrados na Prática 10% Ferramentas/Métodos 10% Valores/Comportamento 20% Organização Esforço das Empresas 70% Ferramentas/Métodos

37 Valor Agregado e Diferencial Concluindo, agregação de valor é o processo da busca pelo diferencial e isto só acontece quando o mercado percebe reage ao diferencial. A agregação de valor tem que a todo momento manter foco no resultado, caso contrário não se trata mais de agregar de valor, mas sim de destruir de valor. Para que todo este esforço realmente aconteça dependemos fundamentalmente das pessoas. Pessoas com know-how, não adianta saber as ferramentas, é preciso saber como as ferramentas, não adianta ter a informação é preciso transformar a informação em ação. Isto está na atitude das pessoas, não no que está escrito no manual de procedimentos da empresa.

38 Valor Agregado e Diferencial Sobre esta questão também podemos observar que não só no mercado de implantes e produtos pra saúde, sofre com esta inabilidade competitiva. Através de um trabalho pioneiro de pesquisa de mercado, desenvolvida pelo PMI do Brasil, chamada de PM-SURVEY ( publicada em janeiro deste ano, podemos observar os seguintes indicadores para a seguinte questão: Como a cultura das organizações está adaptada ao mundo dos projetos e quanto apoio há para o seu desenvolvimento.

39 Valor Agregado e Diferencial Das organizações que não possuem tal cultura apenas 7% relataram sucesso em seus projetos, enquanto que aquelas que possuem a cultura implantada relataram um índice de sucesso de 45%. Nas organizações em que a alta administração não percebe benefícios provenientes do gerenciamento de projetos, 41% relataram um alto nível de resistência neste nível hierárquico, naquelas em que a alta administração reconhece os benefícios, apenas 12% entendem haver resistência no mais alto nível hierárquico. Dentre as organizações que não utilizam uma metodologia formal de gerenciamento de riscos, apenas 15% cumprem prazos, dentre as que possuem esta metodologia formal o índice chega a 30% Perto de 48% das organizações relataram desenvolver projetos não necessariamente alinhados à estratégia, apenas 1/3 das organizações afirmaram que os projetos estão plenamente alinhados à estratégia. Apenas 16% das organizações participantes relataram ter cumprido 100% do portfólio planejado para o ano de análise

40 O valor das empresas e o consumo das empresas brasileiras Face a estes fatos, o que vemos é que as empresas brasileiras tem muitas contingências, muitas ineficiências e que os próprios empresários brasileiros não se preocuparam em corrigir estas disfunções. O movimento que está acontecendo é que o capital, tanto nacional quanto estrangeiro está assediando as empresas brasileiras, afim de se estabelecer no mercado. Para que estes negócios ocorram, estas empresas passam pelos processos de duedilligence e valuation, estas ações irão determinar o valor da empresa, assim como também irão se certificar de que tais números são realmente verdadeiros, através de processos de auditoria externa, normalmente contratada pela parte interessada na compra. Estas contingências e ineficiências, como visto anteriormente, não geram valor, destroem valor.

41 O valor das empresas e o consumo das empresas brasileiras Portanto, como existe um espaço muito grande, este capital irá adquirir estes negócios com preços ainda mais oportunos. Em se tratando da área de implantes no Brasil, os donos de empresa demonstram muita suscetibilidade por um certo desapontamento ou cansaço com o atual quadro do mercado, baixas margens, dificuldades em manter/melhorar o faturamento, problemas de caixa, endividamento financeiro e fiscal, etc. Estas empresas que vêm de fora, já identificaram estas oportunidades e possuem o Know-How necessário para resolver definitivamente estas questões e recolocar estes business novamente em condições de competitividade, gerando cada vez mais e mais valor. A grande questão deste fórum é, o brasileiros realmente têm que ficar de fora desta ceara? Que ações precisam ser tomadas?

42

43 AppConsole AppConsole, é a nossa solução para gerenciamento e monitoramento do processo, índices, KPIs e atingimento de metas através de Balanced Score Card. Multi-Empresas, é capaz de monitorar e acompanhar em real-time, todos os sites de um grupo de empresas. Tratando-se do resumo de cubos e consultas desenvolvidas para expressar as visões necessárias ao gerenciamento do seu Business, através de indicadores, gráficos, etc.. Mesmo através destes formatos específicos de informação, é possível a realização de Drill-Down até os níveis mais baixos de dados, uma consulta de pedido ou o espelho de uma nota fiscal. Portanto, além de ser uma ferramenta de análise e compreensão de resultados é o tool mais fundamental a Gestão no sentido de manutenção e execução de planos estratégicos. Isto, sem observar a característica de apoio a decisão que este módulo tem.

44 AppConsole Estratégias e Modelos de Negócios da Ferramenta Apuração de Resultados Custo ABC (Atividade Baseada no Custo) Centro de Custo Budget (Orçamentos) BSC/APO/BPM (Balanced Scorecard, Administração por Objetivos, Gerenciamento de Performance de Negócios) Worst Case Scenarios (Estudo de cenários) ITIL (Information Technology Infrastructure Library) PMI/Catalysis (Project Management Institute, Desenvolvimento por Direcionamento de Negócios) SCM/MRP II (Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos, Gerenciamento de recursos de produção) Sistemas de Gestão da Qualidade CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) Orientado a negócios Controle e execução de planejamento estratégico Multi-Empresas Trigger de Eventos SMS/ s automáticos Acesso Remoto WEB

45 AppConsole Console de SMS: Console de controle, monitoramento e identificação de problemas, relativos ao serviço de envio de mensagens SMS para celulares. Console de Follow-ups do DB e Sistemas: Console de controle, monitoramento e identificação de problemas, relativos ao Banco de Dados/erros de sistema. Console do HelpDesk e Ssi s: Console de controle, monitoramento de requisições do helpdesk e solicitação feitas à Mirlink (somente implementado com a contratação de administração de T.I. baseado em ITIL). DashBoards Operacionais: Console de monitoramento de processos, relativos a itens e situações específicas, que um dado gestor queira monitorar dentro das etapas e tarefas realizadas no dia-a-dia da empresa. DashBoards Gerenciais: Console de monitoramento de informações gerenciais, relativos a itens e situações específicas, que um dado gestor/diretor ou sócio queira monitorar dentro das etapas, tarefas e resultados realizados no dia-a-dia da empresa. DashBoards Estratégicos: Console de monitoramento e follow-up de atingimento de metas e objetivos estabelecidos em plano estratégico(desde que materializado na forma de Budget), com acompanhamento de situações específicas, que um dado gestor/diretor/sócio ou conselho executivo queira acompanhar dentro dos resultados realizados no dia-a-dia da empresa. Regularory Affairs: Painel de acompanhamento e follow-up relativos a registros de produtos e demais processos na ANVISA.

46 AppConsole Indicadores Operacionais: Console de monitoramento de índices de performance(balanced Score Card), relativos a itens e situações específicas, que um dado gestor queira monitorar dentro das etapas e tarefas realizadas no dia-a-dia da empresa. Indicadores Gerenciais: Console de monitoramento de índices de performance(balanced Score Card), relativos a itens e situações específicas, que um dado gestor/diretor ou sócio queira monitorar dentro das etapas, tarefas e resultados realizados no dia-a-dia da empresa. Indicadores Estratégicos: Console de monitoramento de índices de performance(balanced Score Card) e follow-up de atingimento de KPIs estabelecidos em plano estratégico(desde que materializado na forma de Budget), com acompanhamento de situações específicas, que um dado gestor/diretor/sócio ou conselho executivo queira acompanhar dentro dos resultados realizados no dia-a-dia da empresa. Importações: Console de monitoramento e follow-up de processos de Importação. Distribuidores: Console de monitoramento e follow-up de processos de Importação/Abastecimento de distribuidores, históricos de negociação, etc.. Jurídico: Acompanhamento de processos cadastrados. CRM: Acompanhamento de índices gerados pelo módulo de Gestão do relacionamento com o cliente, em função de politica da qualidade, missão, visão, etc.. Supply-Chain: Acompanhamento de algumas variáveis geradas no processo da sugestão de compras(mrpii).

47 AppConsole

48 AppConsole

49 AppConsole

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

Ambientação nos conceitos

Ambientação nos conceitos Ambientação em Gestão de Projetos Maria Lúcia Almeida Ambientação nos conceitos Gestão de áreas funcionais e gestão de projetos Qualquer um pode ser gerente de projetos? Qual a contribuição da gestão de

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt

www.highskills.pt geral@highskills.pt Compliance Conceitos gerais e Auditoria Objetivos Gerais: Já faz algum tempo que as Auditorias das organizações expandiram muito o escopo de seus trabalhos e a complexidade das suas atividades e, como

Leia mais

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot. Curso ITIL Foundation Introdução a ITIL ITIL Introduction Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.com Agenda Definição / Histórico Escopo Objetivos Benefícios e Problemas

Leia mais

3 Indicadores de Resultados da gestão comercial. Série Indicadores Essenciais Volume 3

3 Indicadores de Resultados da gestão comercial. Série Indicadores Essenciais Volume 3 3 Indicadores de Resultados da gestão comercial Série Indicadores Essenciais Volume 3 Gestão Comercial de Alta Performance Clique abaixo e saiba como podemos colaborar com o desenvolvimento de sua equipe.

Leia mais

Gestão estratégica em finanças

Gestão estratégica em finanças Gestão estratégica em finanças Resulta Consultoria Empresarial Gestão de custos e maximização de resultados A nova realidade do mercado tem feito com que as empresas contratem serviços especializados pelo

Leia mais

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)?

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? 1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? Conceitualmente, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

COMO ANALISAR E TOMAR DECISÕES ESTRATÉGICAS COM BASE NA ALAVANCAGEM FINANCEIRA E OPERACIONAL DAS EMPRESAS

COMO ANALISAR E TOMAR DECISÕES ESTRATÉGICAS COM BASE NA ALAVANCAGEM FINANCEIRA E OPERACIONAL DAS EMPRESAS COMO ANALISAR E TOMAR DECISÕES ESTRATÉGICAS COM BASE NA ALAVANCAGEM FINANCEIRA E OPERACIONAL DAS EMPRESAS! O que é alavacagem?! Qual a diferença entre a alavancagem financeira e operacional?! É possível

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Alinhamento entre Estratégia e Processos

Alinhamento entre Estratégia e Processos Fabíola Azevedo Grijó Superintendente Estratégia e Governança São Paulo, 05/06/13 Alinhamento entre Estratégia e Processos Agenda Seguros Unimed Modelo de Gestão Integrada Kaplan & Norton Sistema de Gestão

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

MBA: Master in Project Management

MBA: Master in Project Management Desde 1968 MBA: Master in Project Management Projetos e Tecnologia da Informação FMU Professor: Marcos A.Cabral Projetos e Tecnologia da Informação Professor Marcos A. Cabral 2 Conceito É um conjunto de

Leia mais

Apresentação da Empresa

Apresentação da Empresa Apresentação da Empresa Somos uma empresa especializada em desenvolver e implementar soluções de alto impacto na gestão e competitividade empresarial. Nossa missão é agregar valor aos negócios de nossos

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003 APRENDA A INVESTIR O SEU DINHEIRO APRESENTAÇÃO Aprenda os princípios e conceitos de finanças pessoais para se organizar e criar a disciplina para o investimento. Conheça as melhores alternativas de investimento

Leia mais

Fone: 55 11 2384-7736 - www.wissenconsulting.com.br - atendimento@wissenconsulting.com.br

Fone: 55 11 2384-7736 - www.wissenconsulting.com.br - atendimento@wissenconsulting.com.br Nosso método de trabalho foi criado para atender VOCÊ A WISSEN CONSULTING têm como compromisso ajudá-lo a alcançar o sucesso na implementação de ferramentas de gestão e colaboração para que você possa

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

BENEFÍCIOS COM A SMALL

BENEFÍCIOS COM A SMALL BENEFÍCIOS COM A SMALL 2012. Small Consultoria Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 530 Casa Verde, São Paulo S.P. Tel. 11 2869.9699 / 11 2638.5372 Todos os direitos reservados. A IDEIA Dentre os exemplos

Leia mais

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES Programa 2013 OBJETIVOS: O mercado financeiro sofreu grandes modificações nos últimos anos e temos a necessidade de conhecer profundamente as operações financeiras

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

UnG. As cinco funções do administrador são: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

UnG. As cinco funções do administrador são: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Balanced Scorecard Estratégia Michael Porter difundiu a ideia de que estratégia ou posicionamento estratégico consiste em realizar um conjunto de atividades distinto da dos competidores, que signifique

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

Diagnóstico Empresarial. Porque a saúde da sua empresa é muito importante.

Diagnóstico Empresarial. Porque a saúde da sua empresa é muito importante. Diagnóstico Empresarial Porque a saúde da sua empresa é muito importante. Introdução Nos últimos anos as empresas têm focado pesadamente em gestão por resultados, proporcionando a seus gestores e equipes

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa Gestão e Governança de TI e Regulamentações de Compliance Prof. Marcel Santos Silva A consiste: No sistema pelo qual as sociedades são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

QUALITY ASSURANCE. Com a Auditoria Interna da Telefônica Vivo se Estruturou para Obter a Certificação Internacional do IIA

QUALITY ASSURANCE. Com a Auditoria Interna da Telefônica Vivo se Estruturou para Obter a Certificação Internacional do IIA QUALITY ASSURANCE Com a Auditoria Interna da Telefônica Vivo se Estruturou para Obter a Certificação Internacional do IIA Viviane Souza Miranda CCSA Diretora de Auditoria Interna Telefônica Vivo Índice

Leia mais

Metodologia. Gestão de Projetos. Gestão do Conhecimento. Visão SAESP 2014-2015

Metodologia. Gestão de Projetos. Gestão do Conhecimento. Visão SAESP 2014-2015 Metodologia - Definição de valores, missão e visão - Definição e avaliação de cenários - Posicionamento estratégico e identificação e estabelecimento de metas - Definição e priorização de ações a partir

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços Portfólio de Serviços A empresa A FollowUp é uma empresa que presta serviços em Tecnologia da Informação (TI). O principal foco é o outsourcing de serviços de análise e desenvolvimento de sistemas computacionais.

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são palestras

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

PHARMACEUTICAL BENEFIT MANAGEMENT PBM

PHARMACEUTICAL BENEFIT MANAGEMENT PBM PHARMACEUTICAL BENEFIT MANAGEMENT PBM CONCEITO, DESCRIÇÃO E ASPECTOS CONTRATUAIS CASTRO PEIXOTO ADVOCACIA PBM - Pharmaceutical Benefit Management Conceito, descrição e aspectos contratuais 1. PBM Conceito

Leia mais

Gestão Estratégica, Inovação e Competitividade Carlos Gustavo Fortes Caixeta www.carlosgustavocaixeta.com.br

Gestão Estratégica, Inovação e Competitividade Carlos Gustavo Fortes Caixeta www.carlosgustavocaixeta.com.br Gestão Estratégica, Inovação e Competitividade Carlos Gustavo Fortes Caixeta www.carlosgustavocaixeta.com.br GESTÃO ESRATÉGICA POR QUE E PARA QUE?? Gestão VAMO INO... Market Driven Management TQM QFD ISO9000

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia do Rio de Janeiro. LOCAL: Rio de Janeiro-RJ 13/02/2014

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia do Rio de Janeiro. LOCAL: Rio de Janeiro-RJ 13/02/2014 CONSULTORIA EM GESTÃO ORGANIZACIONAL 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia do Rio de Janeiro LOCAL: Rio de Janeiro-RJ 13/02/2014 TEMA DA PALESTRA: Gestão

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

Soluções de Tecnologia da Informação

Soluções de Tecnologia da Informação Soluções de Tecnologia da Informação Software Corporativo ERP ProdelExpress Diante da nossa ampla experiência como fornecedor de tecnologia, a PRODEL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO oferece aos seus clientes

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

APRENDA COMO GERENCIAR SEUS SERVIÇOS

APRENDA COMO GERENCIAR SEUS SERVIÇOS APRENDA COMO GERENCIAR SEUS SERVIÇOS Treinamento ISO 20000 Foundation Presencial ou EAD O Gerenciamento de Serviços de TI tem como foco o fornecimento eficiente e eficaz de serviços que assegura a satisfação

Leia mais

Interact Solutions Apresentação do SA-Performance Manager. Por: Anderson Pereira Diretor de Negócios Unidade Excellence

Interact Solutions Apresentação do SA-Performance Manager. Por: Anderson Pereira Diretor de Negócios Unidade Excellence Interact Solutions Apresentação do SA-Performance Manager Por: Anderson Pereira Diretor de Negócios Unidade Excellence Interact Group Fundação: agosto / 1999 80 Colaboradores diretos 85 Colaboradores nas

Leia mais

INTELIGÊNCIA DE RISCOS. SINDUSFARMA 13 de Novembro de 2013

INTELIGÊNCIA DE RISCOS. SINDUSFARMA 13 de Novembro de 2013 INTELIGÊNCIA DE RISCOS SINDUSFARMA 13 de Novembro de 2013 A IMC BRASIL é uma empresa especializada em gestão integrada de seguros e gerenciamento de riscos Nosso objetivo é proporcionar proteção e eficiência

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard

Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (http://www.trt23.jus.br) Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard José Silva Barbosa Assessor de Planejamento e Gestão Setembro/2009 Objetivos Apresentar a

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Como tudo começou...

Como tudo começou... Gestão Estratégica 7 Implementação da Estratégica - BSC Prof. Dr. Marco Antonio Pereira pereira@marco.eng.br Como tudo começou... 1982 In Search of Excellence (Vencendo a Crise) vendeu 1.000.000 de livros

Leia mais

Módulo 4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Módulo 4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Módulo 4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EVOLUÇÃO DA COMPETIÇÃO NOS NEGÓCIOS 1. Revolução industrial: Surgimento das primeiras organizações e como consequência, a competição pelo mercado de commodities. 2.

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de T.I Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Os modelos atuais para governança partem de processos empresariais serviços prestados, modelos

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

GTI Governança de TI

GTI Governança de TI GTI Governança de TI Planejamento, implantação e gerenciamento da Governança de TI Governança de TI FERNANDES & ABREU, cap. 5 1 Implantação empreendimento de longo prazo. Requisitos básicos: Liderança

Leia mais

ITIL - Por que surgiu? Dependências de TI; A qualidade, quantidade e disponibilidade de infra-estrutura de TI afetam diretamente;

ITIL - Por que surgiu? Dependências de TI; A qualidade, quantidade e disponibilidade de infra-estrutura de TI afetam diretamente; ITIL ITIL - Por que surgiu? Dependências de TI; A qualidade, quantidade e disponibilidade de infra-estrutura de TI afetam diretamente; ITIL Mas o que gerenciar? Gerenciamento de Serviço de TI. Infra-estrutura

Leia mais

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Módulo 2 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Norma NBR ISO 9001:2008 - Índice 0 - Introdução 1 - Escopo 2 - Referência Normativa 3 -

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze 1 A Controladoria no Processo de Gestão Clóvis Luís Padoveze Cascavel - 21.10.2003 2 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 3 Visão da Ciência da Controladoria

Leia mais

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Transparência para a sociedade istema de Informações de Crédito

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM DISCIPLINA: Gestão de Pessoas EMENTA: O sistema clássico de estruturação da gestão de recursos humanos e suas limitações: recrutamento e seleção, treinamento

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços Portfólio de Serviços Consultoria de resultados MOTIVAÇÃO EM GERAR Somos uma consultoria de resultados! Entregamos muito mais que relatórios. Entregamos melhorias na gestão, proporcionando aumento dos

Leia mais

Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI. Geraldo Soares

Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI. Geraldo Soares Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI Gestão de Base Acionária Targeting Formador de Mercado Acompanhamento de Mercado com Analistas Estudos de Percepção Geraldo Soares Boas Vindas Geraldo Soares Ferramentas

Leia mais

Gerenciamento de TI. Paulo César Rodrigues

Gerenciamento de TI. Paulo César Rodrigues Gerenciamento de TI Paulo César Rodrigues *Analista de Sistemas; *Tutor do curso de graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF/Cederj); * Professor do curso Técnico em Informática da Prefeitura

Leia mais

Como implementar a estratégia usando Remuneração e Reconhecimento

Como implementar a estratégia usando Remuneração e Reconhecimento Como implementar a estratégia usando Remuneração e Reconhecimento De Luís Cláudio S. Pinho As organizações buscam continuamente gerar valor para maximizar a riqueza no longo prazo e, conseqüentemente,

Leia mais

SYMM CONSULTORIA TAILAN OLIVEIRA 2014

SYMM CONSULTORIA TAILAN OLIVEIRA 2014 GCV GESTÃO COMERCIAL PARA VAREJO SYMM CONSULTORIA TAILAN OLIVEIRA 2014 ABORDAGEM 1. O GESTÃO COMERCIAL PARA VAREJO 2. DIFICULDADE E DORES ATUAIS 3. COMO RESOLVER COM GCV 4. COMO GERIR FRANQUIA COM O GCV

Leia mais

www.pwc.com AMCHAM Visão integrada das áreas de Marketing e Finanças Abril de 2013

www.pwc.com AMCHAM Visão integrada das áreas de Marketing e Finanças Abril de 2013 www.pwc.com Visão integrada das áreas de Marketing e Finanças Agenda Introdução Como abordar o problema Discussões Conclusão PwC 2 Introdução PwC 3 Introdução Visões do Marketing Marketing tem que fazer

Leia mais

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Novatec CAPÍTULO 1 Afinal, o que são ações? Este capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais para as primeiras de muitas decisões requeridas de um investidor,

Leia mais

Orçamentos e outras ferramentas

Orçamentos e outras ferramentas Finanças na Advocacia Orçamentos e outras ferramentas AXIS Consult Gestão Jurídica Luiz Machado ESG CORP 26º COMITÊ DE DEPARTAMENTOS JURÍDICOS E ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA MERCADO Atividade > Advocacia Mercantilismo

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais