Escola Adventista Thiago White

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Adventista Thiago White"

Transcrição

1 Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Números Primos, MMC e MDC Conceituar um número primo e verificar se um número dado é ou não primo. Obter o m.d.c de dois ou mais números. Determinar o m.m.c de dois ou mais números naturais usando a Teoria dos Conjuntos e a decomposição simultânea em fatores primos. Material Necessário: Caderno. a) Aula expositiva sobre números primos. b) Folha de Atividade I sobre números primos em grupo. (3,0) c) Aula expositiva sobre Decomposição em fatores primos. d) Pesquisar na biblioteca da sala m.m.c e m.d.c (1,0) e) Atividade III sobre m.m.c e m.d.c em dupla. (3,0) f) Correção de toda tarefa. g) Avaliação Individual. Data / /. (10,0) a) Pesquise sobre O Crivo de Erastóstenes anote no caderno e escreva a fonte. (1,0) b) Responder e colar no caderno a folha de atividade II sobre Decomposição em fatores primos. (2,0) Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Números Primos, MMC e MDC Conceituar um número primo e verificar se um número dado é ou não primo. Obter o m.d.c de dois ou mais números. Determinar o m.m.c de dois ou mais números naturais usando a Teoria dos Conjuntos e a decomposição simultânea em fatores primos. Material Necessário: Caderno. a) Aula expositiva sobre números primos. b) Folha de Atividade I sobre números primos em grupo. (3,0) c) Aula expositiva sobre Decomposição em fatores primos. d) Pesquisar na biblioteca da sala m.m.c e m.d.c (1,0) e) Atividade III sobre m.m.c e m.d.c em dupla. (3,0) f) Correção de toda tarefa. g) Avaliação Individual. Data / /. (10,0) a) Pesquise sobre O Crivo de Erastóstenes anote no caderno e escreva a fonte. (1,0) b) Responder e colar no caderno a folha de atividade II sobre Decomposição em fatores primos. (2,0)

2 Roteiro de Matemática 7º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Multiplicação e Divisão de Números Inteiros Calcular o produto de números inteiros quaisquer. Calcular o quociente de dois números inteiros. Compartilhe suas ideias com os amigos do grupos; Material necessário: Livro didático/ caderno. a) Pesquisar na biblioteca da sala as regras da multiplicação e divisão de números inteiros anotando as mesmas no caderno. (1,0) b) Responder a folha de atividade I. (3,0) c) Exercícios 56, 57, 58 e 60 páginas 115 e 116. (2,0) d) Exercícios 63, 64, 67 e 71 páginas 116 a 118. (2,0) e) Correção da tarefa de casa. Para casa: a) Exercícios complementares 89, 90, 91 página 289. (2,0) Roteiro de Matemática 7º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Multiplicação e Divisão de Números Inteiros Calcular o produto de números inteiros quaisquer. Calcular o quociente de dois números inteiros. Compartilhe suas ideias com os amigos do grupos; Material necessário: Livro didático/ caderno. a) Pesquisar na biblioteca da sala as regras da multiplicação e divisão de números inteiros anotando as mesmas no caderno. (1,0) b) Responder a folha de atividade I. (3,0) c) Exercícios 56, 57, 58 e 60 páginas 115 e 116. (2,0) d) Exercícios 63, 64, 67 e 71 páginas 116 a 118. (2,0) e) Correção da tarefa de casa. Para casa: a) Exercícios complementares 89, 90, 91 página 289. (2,0)

3 Roteiro de Matemática 8º ano A e B -1º Bimestre Tema: Álgebra (Unidade 3) Explicitar a diferença entre fórmulas e equação, contextualizando as idéias de variáveis e incógnita; Simplificar expressões e diferenciar equações de expressão; Relacionar as fórmulas com o cotidiano. Material Necessário: Livro didático / Cartolina e Gravuras a) Leitura do livro didático pág. 42 a 44, responder no caderno qual o objetivo das fórmulas e as letras (incógnitas) (1,0) b) Descreva no caderno qual a diferença entre equação e expressão (1,0) c) Exercícios proposto pela professora de equação do 1º grau (1,0) d) Utilizando a cartolina, cole gravuras da bomba relacionando c / a fórmula (1,0) e) Demonstre seu conhecimento com uma atividade em dupla (5,0) a) Livro didático pág. 45 a 48 / Exercícios no caderno 1 ao 3, 11 ao 16 (0,5) b) Exercícios no caderno 20,21,30 pág. 52 e 55 (0,5) c) Pesquisar sobre Albert Einstein, bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial, relacionar com a matemática. Fórmula. Roteiro de Matemática 8º ano A e B -1º Bimestre Tema: Álgebra (Unidade 3) Explicitar a diferença entre fórmulas e equação, contextualizando as idéias de variáveis e incógnita; Simplificar expressões e diferenciar equações de expressão; Relacionar as fórmulas com o cotidiano. Material Necessário: Livro didático / Cartolina e Gravuras a) Leitura do livro didático pág. 42 a 44, responder no caderno qual o objetivo das fórmulas e as letras (incógnitas) (1,0) b) Descreva no caderno qual a diferença entre equação e expressão (1,0) c) Exercícios proposto pela professora de equação do 1º grau (1,0) d) Utilizando a cartolina, cole gravuras da bomba relacionando c / a fórmula (1,0) e) Demonstre seu conhecimento com uma atividade em dupla (5,0) a) Livro didático pág. 45 a 48 / Exercícios no caderno 1 ao 3, 11 ao 16 (0,5) b) Exercícios no caderno 20,21,30 pág. 52 e 55 (0,5) c) Pesquisar sobre Albert Einstein, bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial, relacionar com a matemática. Fórmula.

4 Roteiro de Matemática 9º Ano A e B 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Tema: Propriedades e Cálculos de Radicais Entender que a disciplina matemática é ampla em todos os sentidos, basta relacionar conceitos e aplicações; Observar e discutir, através de exemplos com radicais, a existência de números que não são reais; Utilizar simplificações para efetuar cálculos com radicais. Ser responsável com as tarefas de casa e de classe. Material Necessário: Livro didático / Calculadora / Cartolina f) Leitura do texto páginas 27 ao 29 do livro didático Observar as propriedades; g) Aula expositiva Propriedades; h) Pesquisar na biblioteca da sala racionalização de denominadores, observar o processo e repassar para o caderno. (1,0) i) Depois da leitura do desafio (pág. 41), desenhe na cartolina o sistema solar com a respectiva fórmula (planeta mais próximo do sol, terra e o planeta mais distante do sol), use calculadora. (2,0) j) Atividade I em dupla (5,0) a) Livro didático pág. 29 a 32 / Exercício no caderno 66, 68, 69, 72 e 77 (0,5) b) Atividade no caderno 89 e 97 da pág, 38 e 39. (0,5) c) Pesquisar em livros de geografia o sistema solar, desenhar e pintar no caderno as posições dos planetas com sua distância em relação ao sol. (1,0) Obs: Este roteiro não haverá recuperação, visto que há somente atividades propostas. Roteiro de Matemática 9º Ano A e B 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Tema: Propriedades e Cálculos de Radicais Entender que a disciplina matemática é ampla em todos os sentidos, basta relacionar conceitos e aplicações; Observar e discutir, através de exemplos com radicais, a existência de números que não são reais; Utilizar simplificações para efetuar cálculos com radicais. Ser responsável com as tarefas de casa e de classe. Material Necessário: Livro didático / Calculadora / Cartolina a) Leitura do texto páginas 27 ao 29 do livro didático Observar as propriedades; b) Aula expositiva Propriedades; c) Pesquisar na biblioteca da sala racionalização de denominadores, observar o processo e repassar para o caderno. (1,0) d) Depois da leitura do desafio (pág. 41), desenhe na cartolina o sistema solar com a respectiva fórmula (planeta mais próximo do sol, terra e o planeta mais distante do sol), use calculadora. (2,0) e) Atividade I em dupla (5,0) a) Livro didático pág. 29 a 32 / Exercício no caderno 66, 68, 69, 72 e 77 (0,5) b) Atividade no caderno 89 e 97 da pág, 38 e 39. (0,5) c) Pesquisar em livros de geografia o sistema solar, desenhar e pintar no caderno as posições dos planetas com sua distância em relação ao sol. (1,0) Obs: Este roteiro não haverá recuperação, visto que há somente atividades propostas.

5 Roteiro de Matemática 7º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Estação Conhecimento: 04 Data Término / / Nota: Tema: Potências, raízes e expressões numéricas com Números Inteiros Efetuar a potenciação de números inteiros. Efetuar a radiciação de números inteiros. Resolver expressões numéricas que envolvem adição, subtração, multiplicação, divisão exata e potenciação de números inteiros. Compartilhe suas ideias com os amigos do grupos; Material necessário: Caderno. a) Aula expositiva sobre potenciação e radiciação de números inteiros. b) Exercícios no caderno sobre potenciação e radiciação de números inteiros.(2,0) c) Explicação da professora sobre expressões numéricas com as quatro operações e a potenciação de números inteiros. d) Exercícios no caderno sobre expressões numéricas com números inteiros. (2,0) e) Correção dos exercícios do caderno f) Folha de atividade I sobre Potências, Raízes e expressões numéricas com números inteiros. (4,0) Para casa: b) Resolver o Exercício copiado da lousa. (2,0) Roteiro de Matemática 7º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Estação Conhecimento: 04 Data Término / / Nota: Tema: Potências, raízes e expressões numéricas com Números Inteiros Efetuar a potenciação de números inteiros. Efetuar a radiciação de números inteiros. Resolver expressões numéricas que envolvem adição, subtração, multiplicação, divisão exata e potenciação de números inteiros. Compartilhe suas ideias com os amigos do grupos; Material necessário: Caderno. a) Aula expositiva sobre potenciação e radiciação de números inteiros. b) Exercícios no caderno sobre potenciação e radiciação de números inteiros.(2,0) c) Explicação da professora sobre expressões numéricas com as quatro operações e a potenciação de números inteiros. d) Exercícios no caderno sobre expressões numéricas com números inteiros. (2,0) e) Correção dos exercícios do caderno f) Folha de atividade I sobre Potências, Raízes e expressões numéricas com números inteiros. (4,0) Para casa: a) Resolver o Exercício copiado da lousa. (2,0)

6 Roteiro de Matemática 8º ano A e B 1º bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Estação Conhecimento: 04 Tema: Ângulos Introduzir e explorar a noção de ângulos complementares e suplementares; Verificar a soma dos ângulos internos de um triângulo. Material Necessário: Livro didático / canetinha (3 cores diferentes) a) Assistir ao episódio Ângulos Telecurso e responder atividade I (em grupo) (5,0) b) Pesquisar na biblioteca da sala o que é ângulo, anotando no caderno (0,5) c) Na prática, mostre porque a soma dos ângulos internos de um triângulo totaliza 180º (0,5) d) Criar um projeto que envolva ângulos (exemplo construção civil) apresentar para sala (2,0) e) Aplique seus conhecimentos para a realização da avaliação individual (10,0) a) Ler texto pág. 63 a 65. Exercícios no caderno 4, 5, 6, 15 e 16 das págs. 66 e 68 (1,0) b) Atividade 19,20 e 24 no caderno páginas 71 e 72 (1,0) Roteiro de Matemática 8º ano A e B 1º bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Estação Conhecimento: 04 Tema: Ângulos Introduzir e explorar a noção de ângulos complementares e suplementares; Verificar a soma dos ângulos internos de um triângulo. Material Necessário: Livro didático / canetinha (3 cores diferentes) f) Assistir ao episódio Ângulos Telecurso e responder atividade I (em grupo) (5,0) g) Pesquisar na biblioteca da sala o que é ângulo, anotando no caderno (0,5) h) Na prática, mostre porque a soma dos ângulos internos de um triângulo totaliza 180º (0,5) i) Criar um projeto que envolva ângulos (exemplo construção civil) apresentar para sala (2,0) j) Aplique seus conhecimentos para a realização da avaliação individual (10,0) c) Ler texto pág. 63 a 65. Exercícios no caderno 4, 5, 6, 15 e 16 das págs. 66 e 68 (1,0) d) Atividade 19,20 e 24 no caderno páginas 71 e 72 (1,0) OBS: O roteiro 04, requer recuperação da avaliação individual OBS: O roteiro 04, requer recuperação da avaliação individual

7 4. Fundamentos, aspectos táticos e técnicos; 5. Levar o conhecimento para a prática. Roteiro de aulas Ensino Fundamental II Mês de Março de 2011 Profº Marcelo Vital Educação Física 8º ano Pré- desportivos, fundamentos, história, aspectos táticos e técnicos, jogos. Iniciação do Frisbee. Obs: Regras gerais: Estar sempre uniformizado; Respeitar os colegas; Manter sempre a ordem; Estar sempre atento as explicações. Etapas: 1. Explicação sobre os procedimentos dos Testes físicos; 2. Realizar os testes físicos; 3. Conhecer a história do handebol;

8 Roteiro de Matemática 9º ano A e B 1º bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Estação Conhecimento: 04 Tema: Equações e Sistema do 1º Grau Compreender o significado de uma equação para resolução de muitos problemas no dia-a-dia; Associar a linguagem matemática nos respectivos gráficos; Perceber a relação existente de uma equação dentro da função, como interpretação. Material Necessário: Livro didático / caderno / Régua k) Aula expositiva de equação e sistema do 1º grau; l) Atividade I em grupo (7,0) m) Assistir aos episódios Sistema do 1º grau e Gráfico de um sistema TELECURSO fazer resumo no caderno das situações vivenciadas no filme. (1,0) n) Avaliação individual de equação e sistema do 1º grau (10,0) e) Leitura das pág, 44 a 46 / Exercícios no caderno 1, 2, 4, 5, 8, 9 das págs. 46 a 48 (2,0) Roteiro de Matemática 9º ano A e B 1º bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Estação Conhecimento: 04 Tema: Equações e Sistema do 1º Grau Compreender o significado de uma equação para resolução de muitos problemas no dia-a-dia; Associar a linguagem matemática nos respectivos gráficos; Perceber a relação existente de uma equação dentro da função, como interpretação. Material Necessário: Livro didático / caderno / Régua a) Aula expositiva de equação e sistema do 1º grau; b) Atividade I em grupo (7,0) c) Assistir aos episódios Sistema do 1º grau e Gráfico de um sistema TELECURSO fazer resumo no caderno das situações vivenciadas no filme. (1,0) d) Avaliação individual de equação e sistema do 1º grau (10,0) a) Leitura das pág, 44 a 46 / Exercícios no caderno 1, 2, 4, 5, 8, 9 das págs. 46 a 48 (2,0)

9 Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Múltiplos e Divisores Determinar os divisores de um números natural. Verificar se um número é múltiplo de outro. Verificar que todos os números naturais, com exceção do 0 e do 1, possuem, pelo menos, dois divisores distintos: o número 1 e o próprio número. Material Necessário: Livro didático / caderno. h) Assistir ao episódio: Múltiplos e divisores TELECURSO 2000 DVD 3 Aula 22. i) Em grupo responder folha de atividade I, questões relacionados ao vídeo. (3,5) j) Exercícios sobre múltiplos e divisores folha de atividade II, em dupla. (3,5) k) Correção da tarefa de casa. l) Avaliação Individual. Data / / (10,0) f) Colar no caderno a folha de atividade III e responder os exercícios. (3,0) Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Múltiplos e Divisores Determinar os divisores de um números natural. Verificar se um número é múltiplo de outro. Verificar que todos os números naturais, com exceção do 0 e do 1, possuem, pelo menos, dois divisores distintos: o número 1 e o próprio número. Material Necessário: Livro didático / caderno. a) Assistir ao episódio: Múltiplos e divisores TELECURSO 2000 DVD 3 Aula 22. b) Em grupo responder folha de atividade I, questões relacionados ao vídeo. (3,5) c) Exercícios sobre múltiplos e divisores folha de atividade II, em dupla. (3,5) d) Correção da tarefa de casa. e) Avaliação Individual. Data / / (10,0) a) Colar no caderno a folha de atividade III e responder os exercícios. (3,0)

10 Roteiro de Matemática 7º ano A e B -1º Bimestre Tema: Soma e Subtração de Números Inteiros Adicionar dois números inteiros quaisquer, de mesmo sinal ou de sinais contrários. Verificar que, nos números inteiros, toda subtração pode ser substituída por uma adição com o oposto do subtraendo. Calcular de modo prático a soma algébrica de números inteiros. Eliminar corretamente parênteses, colchetes e chaves que existem numa adição algébrica. a) Aula expositiva sobre soma e subtração de números inteiros. b) Em dupla, resolver atividade da folhinha I. (3,0) c) Aula expositiva sobre soma algébrica. d) Em grupo, resolver atividade da folhinha II, fazendo as contas no caderno. (3,0) e) Correção da tarefa de casa. f) Exercícios de revisão no caderno. g) Avaliação Individual. Data / /. (10,0) Para casa: a) Exercícios 51, 52 e 53 páginas 111 e 112. (1,0) b) Exercícios complementares 82 e 84 página 288. (3,0) Roteiro de Matemática 7º ano A e B -1º Bimestre Tema: Soma e Subtração de Números Inteiros Adicionar dois números inteiros quaisquer, de mesmo sinal ou de sinais contrários. Verificar que, nos números inteiros, toda subtração pode ser substituída por uma adição com o oposto do subtraendo. Calcular de modo prático a soma algébrica de números inteiros. Eliminar corretamente parênteses, colchetes e chaves que existem numa adição algébrica. a) Aula expositiva sobre soma e subtração de números inteiros. b) Em dupla, resolver atividade da folhinha I. (3,0) c) Aula expositiva sobre soma algébrica. d) Em grupo, resolver atividade da folhinha II, fazendo as contas no caderno. (3,0) e) Correção da tarefa de casa. f) Exercícios de revisão no caderno. g) Avaliação Individual. Data / /. (10,0) Para casa: a) Exercícios 51, 52 e 53 páginas 111 e 112. (1,0) b) Exercícios complementares 82 e 84 página 288. (3,0)

11 Roteiro de Matemática 8º ano A e B -1º Bimestre Tema: Geometria e Tipos de Retas (Unidade 2) Introduzir as noções de ponto, reta e plano; Vivenciar situações que envolve o conhecimento de retas. Material Necessário: Livro didático. o) Leitura do texto pág. 28 a 31. Observar na sala de aula exemplos de ponto, reta e plano, anotando no caderno (1,0) p) Pesquisar na biblioteca da sala ou internet os tipos de retas, e qual o papel do arquiteto e engenheiro (1,0) q) Assistir ao episódio Geometria Telecurso / DVD 04 / Atividade I (6,0) r) Correção de toda tarefa de casa g) Livro didático pág. 31 e 34, exercícios no caderno 1, 2, 3 e 10 (1,0) h) Leitura do texto pág. 36 e 37, exercícios no caderno 18 ao 22, 34 e 35 da pág. 37 a 40 (1,0) OBS: Este roteiro não haverá recuperação, visto que há somente atividades propostas Roteiro de Matemática 8º ano A e B -1º Bimestre Tema: Geometria e Tipos de Retas (Unidade 2) Introduzir as noções de ponto, reta e plano; Vivenciar situações que envolve o conhecimento de retas. Material Necessário: Livro didático. a) Leitura do texto pág. 28 a 31. Observar na sala de aula exemplos de ponto, reta e plano, anotando no caderno (1,0) b) Pesquisar na biblioteca da sala ou internet os tipos de retas, e qual o papel do arquiteto e engenheiro (1,0) c) Assistir ao episódio Geometria Telecurso / DVD 04 / Atividade I (6,0) d) Correção de toda tarefa de casa a) Livro didático pág. 31 e 34, exercícios no caderno 1, 2, 3 e 10 (1,0) b) Leitura do texto pág. 36 e 37, exercícios no caderno 18 ao 22, 34 e 35 da pág. 37 a 40 (1,0) OBS: Este roteiro não haverá recuperação, visto que há somente atividades propostas

12 Roteiro de Matemática 9º ano A e B -1º Bimestre Tema: Radicais (Unidade 1) Possibilitar a constatação dos radicais em operações cotidianas; De forma contextualizada levar os alunos a construir conceitos e operar com elementos radicais. Material Necessário: Livro didático / calculadora / Cartolina / Livros e revistas velhas s) Ler o livro didático pág. 19 a 22 e dar ênfase nas duas fórmulas: velocidade v² = 210. d e altura AL = 5 t² no caderno t) Atividades de fixação 47, 48 e 51 da pág. 22 e 23 (0,5) u) Com a pesquisa potência de motor colada no caderno, resolva o exercício 52, pág. 23 e mais os 2 exercícios complementares a seguir: (2,0) c 1) Qual a potência de um motor que dá 2500 rotações por minutos? c 2) Para que um motor tenha 65 cavalos de potência, quantas rotações por minutos devem ocorrer? (use calculadora) v) Escreva no caderno qual a importância das fórmulas que possui radicais no dia-adia, transferir para cartolina de maneira criativa, desenhos ou figuras como carro, tráfego, altura com as respectivas fórmulas. (2,0) w) Desenvolva seu conhecimento, realizando uma atividade individual. (5,0) i) Pesquisar pela internet: unidade de potência de um motor o cavalo, colar no caderno; j) Atividade de fixação 54 ao 59 pág. 25 (0,5) Roteiro de Matemática 9º ano A e B -1º Bimestre Tema: Radicais (Unidade 1) Possibilitar a constatação dos radicais em operações cotidianas; De forma contextualizada levar os alunos a construir conceitos e operar com elementos radicais. Material Necessário: Livro didático / calculadora / Cartolina / Livros e revistas velhas a) Ler o livro didático pág. 19 a 22 e dar ênfase nas duas fórmulas: velocidade v² = 210. d e altura AL = 5 t² no caderno b) Atividades de fixação 47, 48 e 51 da pág. 22 e 23 (0,5) c) Com a pesquisa potência de motor colada no caderno, resolva o exercício 52, pág. 23 e mais os 2 exercícios complementares a seguir: (2,0) c 1) Qual a potência de um motor que dá 2500 rotações por minutos? c 2) Para que um motor tenha 65 cavalos de potência, quantas rotações por minutos devem ocorrer? (use calculadora) d) Escreva no caderno qual a importância das fórmulas que possui radicais no dia-adia, transferir para cartolina de maneira criativa, desenhos ou figuras como carro, tráfego, altura com as respectivas fórmulas. (2,0) e) Desenvolva seu conhecimento, realizando uma atividade individual. (5,0) a) Pesquisar pela internet: unidade de potência de um motor o cavalo, colar no caderno; b) Atividade de fixação 54 ao 59 pág. 25 (0,5)

13

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Domínios e subdomínios Metas/Objetivos Objetivos gerais 3º Ciclo Matemática 7º Ano Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Números e Operações: Números racionais Álgebra:

Leia mais

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro. Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro. Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Professora: Danielle Batista P. Silva Turma: 6º ano Disciplina:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. - Escrever múltiplos

Leia mais

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2 i Temas Sub-temas Objectivos 1.º PERÍODO Apresentação 1 Teste Diagnóstico 2 Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. Obter números, a partir de outros, por composição e decomposição; Números

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 05/06 5º Ano de escolaridade

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18 Escola Secundária de Lousada Planificação anual disciplina de Matemática Ano: 8º Ano lectivo: 01-013 CALENDARIZAÇÃO Nº de aulas de 5 minutos previstas 1 1º Período º Período 3º Período 9 7 DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem e manual adoptado 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02 1 1.1 Conjuntos Numéricos Neste capítulo, serão apresentados conjuntos cujos elementos são números e, por isso, são denominados conjuntos numéricos. 1.1.1 Números Naturais (N) O conjunto dos números naturais

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Operações e Medida Tratamento de Dados Efetuar com números racionais não negativos. Resolver problemas de vários passos envolvendo com números racionais representados por frações, dízimas,

Leia mais

M A T E M Á T I C A Desenho Curricular por Área

M A T E M Á T I C A Desenho Curricular por Área M A T E M Á T I C A Desenho Curricular por Área Módulo 1 Conteúdo... Habilidades e Competências... 10 unidades... Matemáticas Módulo 2 Conteúdo... Habilidades e Competências... 10 unidades... Módulo 3

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DESCRITORES DE MATEMÁTICA PROVA - 3º BIMESTRE 2011 2º ANO Reconhecer e utilizar

Leia mais

Domínio Números e Operações Subdomínio Adição e subtração de números racionais não negativos. Metas/Objetivos Conceitos/Conteúdos Aulas previstas

Domínio Números e Operações Subdomínio Adição e subtração de números racionais não negativos. Metas/Objetivos Conceitos/Conteúdos Aulas previstas Números e Operações Adição e subtração de números racionais não negativos DEPARTAMENTO DE MATEMÀTICA DISCIPLINA: Matemática PLANIFICAÇÃO 1ºperíodo - 5º ANO - Efetuar operações com números racionais não

Leia mais

Planificação do 1º Período

Planificação do 1º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 1º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 74 Ano

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA AULA 001 1 MATEMÁTICA PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA DAVIDSON VICTOR 2 AULA 01 - CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É o primeiro e o mais básico de todos os conjuntos numéricos. Pertencem

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

EXPRESSÕES NUMÉRICAS FRACIONÁRIAS

EXPRESSÕES NUMÉRICAS FRACIONÁRIAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS FRACIONÁRIAS Introdução: REGRA DE SINAIS PARA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: Sinais iguais: Adicionamos os algarismos e mantemos o sinal. Sinais diferentes: Subtraímos os algarismos e aplicamos

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Revisão (breve) de conteúdos trabalhados anteriormente Construir significados

Leia mais

Colégio Adventista de Porto Feliz

Colégio Adventista de Porto Feliz Colégio Adventista de Porto Feliz Nome: Nº: Turma:7ºano Nota Alcançada: Disciplina: Matemática Professor(a): Rosemara 1º Bimestre Data: /03/2016 Conteúdo: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS Valor

Leia mais

Números e Operações (NO) Álgebra (ALG) DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVO GERAL/DESCRITORES RECURSOS. Conhecer e aplicar propriedades dos divisores

Números e Operações (NO) Álgebra (ALG) DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVO GERAL/DESCRITORES RECURSOS. Conhecer e aplicar propriedades dos divisores ESCOLA BÁSICA CRISTÓVÃO FALCÃO ANO LETIVO: 2016/2017 SERVIÇO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DATA: Set 2016 ASSUNTO PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano RESPONSÁVEL: Grupo 230 DOMÍNIO SUBDOMÍNIO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

EDITAL PROGRAMAS

EDITAL PROGRAMAS EDITAL 2017 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Língua Portuguesa e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação

Leia mais

NÚMEROS E ÁLGEBRA FUNÇÕES

NÚMEROS E ÁLGEBRA FUNÇÕES Professores: Josiane Caroline Protti Disciplina: Matemática Ano: 1º ano E Período: 1º Bimestre - Atividades com os alunos para - Atividades dos livros didáticos e - Correção das atividades na lousa e individual.

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 5.º ANO PERFIL DO ALUNO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 5.º ANO PERFIL DO ALUNO DE MATEMÁTICA - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo Domínio Conteúdos Metas Nº de Tempos Previstos Numeros e Operações Números racionais não negativos (Educação Financeira) - Cidadania - Simplificação de frações;

Leia mais

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL ANO DE ESCOLARIDADE: 8º ano (A e B matutino e A vespertino) DISCIPLINA: Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL Resolver situações-problema, construindo estratégias e fazendo uso de diversas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 6.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LECTIVO 2012/2013 Compreender a noção de volume. VOLUMES Reconhecer

Leia mais

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 26 de junho de 2013 (a confirmar).

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 26 de junho de 2013 (a confirmar). Divisibilidade - Regras de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. - Divisores de um número natural. - Múltiplos de um número natural. - Números primos. - Reconhecimento de um número primo. - Decomposição

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: GEOMETRIA Período: Anual Professor: JOÃO MARTINS Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE - Identificar e representar um ângulo e seus elementos.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 03 de abril de º Olímpico Matemática I

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 03 de abril de º Olímpico Matemática I 6º Olímpico Matemática I Sistema de numeração romano. Situações problema com as seis operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Expressões numéricas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro)

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) Números e operações - Números

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 6.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LECTIVO 2011/2012 Compreender a noção de volume. VOLUMES Reconhecer

Leia mais

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO Temas Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa Semelhança de figuras Números racionais 10 14 8 Apresentação/Revisões/Testes/Correcções

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Currículo da disciplina de Matemática - 7ºano Unidade 1 Números inteiros Propriedades da adição de números racionais Multiplicação de números

Leia mais

CONTEÚDO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO TURMAS 60/70 E 80

CONTEÚDO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO TURMAS 60/70 E 80 CONTEÚDO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO TURMAS 60/70 E 80 PORTUGUÊS : Interpretação de textos; vocabulário (sinônimos, antônimos). Análise morfológica (com ênfase em pronomes, verbos, locações adjetivas, substantivos

Leia mais

Expressão Numérica, Geometria Espacial, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC. Profª Gerlaine 6º Ano

Expressão Numérica, Geometria Espacial, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC. Profª Gerlaine 6º Ano Expressão Numérica, Geometria Espacial, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC. Profª Gerlaine 6º Ano EXPRESSÃO NUMÉRICA Um monstro ou uma bela senhora, a forma como vemos a Matemática é produto dos nossos esforços

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MATEMÁTICA III Nome: MATEMÁTICA IIII Curso: TÉCNICO EM

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

Planificação Anual (por unidades)

Planificação Anual (por unidades) Planificação Anual (por unidades) Total de tempos letivos planificados: 10 Disciplina: MATEMÁTICA 5º ANO Ano letivo: 01/015 Período Unidade didática Nº DE TEMPOS PREVISTOS Total - Apresentação. - Atividades

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção

Leia mais

Recuperação final ciências: Conteúdo 6º ano (prova contendo 10 questões)

Recuperação final ciências: Conteúdo 6º ano (prova contendo 10 questões) Recuperação final ciências: Conteúdo 6º ano (prova contendo 10 questões) Sistema solar Movimentos da Terra Eclipses, fases da lua Relações ecológicas Nicho e habitat Tipos de rochas Formação do solo Tectonismo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL - 3º BIMESTRE MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL - 3º BIMESTRE MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL - 3º BIMESTRE MATEMÁTICA 7º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan Os conteúdos essenciais do bimestre. Capítulo 4 Equações do primeiro grau

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EBIAH 8º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 1.º Período Integração dos alunos 1 tempo Set. 14 GEOMETRIA a aptidão para visualizar e descrever propriedades e relações geométricas, através da análise e comparação

Leia mais

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo)

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Objeto de avaliação Itens/Parâmetros Instrumentos Ponderação Conteúdos da Testes

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 230. Planificação Anual / Critérios de Avaliação

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 230. Planificação Anual / Critérios de Avaliação DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 230 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática 6.º ano 2016 / 2017 Domínio (Unidade/ Tema) Subdomínio/ Conteúdos Meta de

Leia mais

5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE Compor e decompor números naturais e racionais na forma decimal. Reconhecer ordens e classes numa escrita numérica. Arredondar números na precisão desejada. Ordenar

Leia mais

TEMA I: Interagindo com os números e funções

TEMA I: Interagindo com os números e funções 31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução

Leia mais

Do espaço para o plano: Ideniicar as relações entre as formas bidimensionais. Fazer o reconhecimento de sólidos geométricos e suas aplicações.

Do espaço para o plano: Ideniicar as relações entre as formas bidimensionais. Fazer o reconhecimento de sólidos geométricos e suas aplicações. PERÍOD O 1 BIM Figuras Geométricas Espaciais: - Sólidos geométricos - Poliedros - Corpos redondos - Visão espacial Números Naturais: - Sistema de numeração decimal - Adição e subtração - Multiplicação

Leia mais

Pré-Cálculo. Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega. FURG - Universidade Federal de Rio Grande

Pré-Cálculo. Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega. FURG - Universidade Federal de Rio Grande Pré-Cálculo Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega Projeto Pré-Cálculo Este projeto consiste na formulação de uma apostila contendo os principais assuntos trabalhados na disciplina de Matemática

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 05/12/2016 O QUE ESTUDAR? 1. Pronomes (possesivos,demostrativos, indefinidos e interrogativos.) 2.formas nominais 3. verbo 1. Livro págs.

Leia mais

7º ano. Conteúdo para o Teste de Sondagem Língua Portuguesa. Matemática

7º ano. Conteúdo para o Teste de Sondagem Língua Portuguesa. Matemática 7º ano Conteúdo para o Teste de Sondagem 2015 Interpretação e produção de textos de gêneros variados: Carta, notícia, artigo de Opinião, relatos de viagem, tirinha, charge. Sistema de numeração decimal

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA:

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática A (10º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período (18 de setembro a 17 de dezembro) Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO-2016/2017

PLANIFICAÇÃO-2016/2017 PLANIFICAÇÃO-2016/2017 ENSINO BÁSICO - PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 1ºPERÍODO 8º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS UNIDADE 1 Conjunto dos números reais -Dízimas finitas e infinitas

Leia mais

Curso Turno Disciplina Carga Horária Licenciatura Plena em Noturno Matemática Elementar I 60h

Curso Turno Disciplina Carga Horária Licenciatura Plena em Noturno Matemática Elementar I 60h 1 Curso Turno Disciplina Carga Horária Licenciatura Plena em Noturno Matemática Elementar I 60h Matemática Aula Período Data Coordenador 3.1 1. a 06/06/2006 (terça feira) Tempo Estratégia Descrição (Arte)

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Domínios e subdomínios Metas/Objetivos Objetivos gerais 2º Ciclo Matemática 5º Ano Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação NÚMEROS E OPERAÇÕES/ ÁLGEBRA: -Números naturais

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o 2015-2016 DISCIPLINA / ANO: Matemática A 10ºano de escolaridade MANUAL ADOTADO: NOVO ESPAÇO 10 GESTÃO DO TEMPO Nº de Nº de Nº de tempos tempos tempos

Leia mais

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos EBIAH 9º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO EBIAH PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 9º ANO - 1º Período Integração dos alunos 1 tempo ESTATÍSTICA A aptidão para entender e usar de modo adequado a linguagem

Leia mais

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. O que é? Por meio deste

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C2. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.:

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.: II ) Compreensão de fenômenos 1ª UNIDADE Números inteiros (Z) 1. Números positivos e números negativos 2. Representação geométrica 3. Relação

Leia mais

Decomposição de um número composto. Todo número composto pode ser decomposto em fatores primos Ex: = 2 2 X 3 X 5 X 7

Decomposição de um número composto. Todo número composto pode ser decomposto em fatores primos Ex: = 2 2 X 3 X 5 X 7 Decomposição de um número composto Todo número composto pode ser decomposto em fatores primos Ex: 420 2 210 2 105 3 35 5 7 7 1 420= 2 2 X 3 X 5 X 7 Determinação do número de divisores de um número natural

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 500 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática _ 9.º ano 2016 / 2017 Início Fim

Leia mais

Roteiro de Recuperação Final de Matemática Nome: nº Disciplina: Matemática Turma: 6º Data: / /2016 Professora: Denise

Roteiro de Recuperação Final de Matemática Nome: nº Disciplina: Matemática Turma: 6º Data: / /2016 Professora: Denise CONTEÚDO Roteiro de Recuperação Final de Matemática Nome: nº Disciplina: Matemática Turma: 6º Data: / /2016 Professora: Denise Números naturais: sequência, sucessor e antecessor, comparação, adição, subtração,

Leia mais

Geometria e Medida: Figuras Geométricas

Geometria e Medida: Figuras Geométricas ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 2º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Geometria

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 3 º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã 0 3 º C I C L O P L A N I F I C A Ç Ã 0 3 º C I C L O 2015-2016 DISCIPLINA / ANO: Matemática / 8º Ano MANUAL ADOTADO: MATEMÁTICA EM AÇÃO 8 (E.B. 2,3) / MATEMÁTICA DINÂMICA 8 (SEDE) GESTÃO DO TEMPO 1º PERÍODO Nº de tempos

Leia mais

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo:

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo: MÓDULO 2 POTÊNCIA Sabendo que as potências tem grande importância no mundo da lógica matemática, nosso curso terá por objetivo demonstrar onde podemos utilizar esses conceitos no nosso cotidiano e vida

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática A _ 10º ano _ CCH 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Início

Leia mais

Apontamentos de Matemática 6.º ano

Apontamentos de Matemática 6.º ano Revisão (divisores de um número) Os divisores de um número são os números naturais pelos quais podemos dividir esse número de forma exata (resto zero). Exemplos: Os divisores de 4 são 1, e 4, pois se dividirmos

Leia mais

Programa de Matemática 1.º ano

Programa de Matemática 1.º ano Programa de Matemática 1.º ano Introdução A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1

Roteiro de Recuperação 1 Roteiro de Recuperação 1 Nome: Nº 8º Ano Data: / /2016 Professores Marcello, Yuri e Décio 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma

Leia mais

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Estabelecer relação

Leia mais

MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015

MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015 MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015 Domínio Conteúdos Números naturais - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; - Teorema fundamental da aritmética e aplicações. Números e Operações Números racionais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 10º ano Ano Letivo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS MARINHAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS MARINHAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS MARINHAS ESCOLA BÁSICA DO BAIXO NEIVA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ano Letivo 2014/2015 MATEMÁTICA 7º Ano Planificação Anual 1º Período letivo Unidade

Leia mais

MATEMÁTICA - 8.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra

MATEMÁTICA - 8.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra Salesianos de Mogofores - 2016/2017 MATEMÁTICA - 8.º Ano Ana Soares (ana.soares@mogofores.salesianos.pt ) Catarina Coimbra (catarina.coimbra@mogofores.salesianos.pt ) Rota de aprendizage m por Projetos

Leia mais

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2012 DISCIPLINA: MATEMÁTICA - PROFESSORA: MÁRCIA LÍGIA MAIER FARIAS

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. Escola Básica de Forjães

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. Escola Básica de Forjães Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Escola Básica de Forjães Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Área Disciplinar de Matemática Ano letivo 2015/2016 MATEMÁTICA 7º ano Planificação

Leia mais

Concurso Público Conteúdo

Concurso Público Conteúdo Concurso Público 2016 Conteúdo 1ª parte Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais;

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA / MÁTEMÁTICA

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA / MÁTEMÁTICA P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA / MÁTEMÁTICA Professor(a): ALOÍSIO MOISÉS DAUANNY JÚNIOR ANO: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1º 03

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS ÁREA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO CALENDARIZAÇÃO DO ANO LETIVO Período Início Fim Nº Semanas

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS ESCOLA E.B. /3 DE PEDROUÇOS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS GRUPO DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA º CICLO PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 6º ANO Ano

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER Rio de Janeiro 2011 ÍNDICE Capítulo 1: HORA DE ESTUDAR Para que serve este livro...1 Porque Colégio Militar e Colégio Naval?...2 Matérias e alunos...2 Os exercícios

Leia mais

9.º Ano. Planificação Matemática 16/17. Escola Básica Integrada de Fragoso 9.º Ano

9.º Ano. Planificação Matemática 16/17. Escola Básica Integrada de Fragoso 9.º Ano 9.º Ano Planificação Matemática 1/17 Escola Básica Integrada de Fragoso 9.º Ano Funções, sequências e sucessões Álgebra Organização e tratamento de dados Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais /

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Nome: Nº 6º Ano Data: / /2015 Professores Leandro e Renan Nota: (valor 1,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais