FIGURA 3.1 Transporte de dados através da tecnologia MIMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FIGURA 3.1 Transporte de dados através da tecnologia MIMO"

Transcrição

1 COMUNICAÇÃO SEM FIOS Mbps e os 600 Mbps, posicionando-se assim como a solução wireless para distribuição de conteúdos multimédia. Através do sistema MIMO (Multiple Input, Multiple Output), a área de cobertura pode alcançar os 400 metros e permite uma compatibilidade com as demais normas anteriormente descritas. O MIMO permite que uma placa use vários fluxos de transmissão através de vários conjuntos transmissores, recetores e antenas, efetuando assim a transmissão de forma paralela. Vamos, nas secções seguintes, demonstrar as características desta norma AUMENTO DA VELOCIDADE Com a tecnologia MIMO, também designada por Spatial Multiplexing, vai ser possível que o fluxo de dados seja efectuado através de duas antenas e reagrupado no recetor, ou seja, mais informação é enviada no mesmo período de tempo do que utilizando apenas uma antena. Como mostra a Figura 3.1, o router recebe determinada informação, por exemplo da Internet, e envia-a para a rede através de duas antenas. Cada uma das antenas envia informação diferente para o recetor. O recetor recebe essa informação pelas duas antenas, sendo aquela reagrupada quando é recebida. Desta forma, mais informação é transportada o que permite o aumento da velocidade da rede. FIGURA 3.1 Transporte de dados através da tecnologia MIMO Mas não é só este fator que permite o aumento da velocidade. Até ao momento, as normas b/g utilizavam uma largura de banda de 20 MHz, ou seja, a onda sinusoidal do sinal tinha esse valor. Com esta tecnologia, a largura de banda é aumentada para 40 MHz.

2 44 GESTÃO PRÁTICA DE REDES CURSO COMPLETO FORÇA DO SINAL Numa rede b/g o sinal sofre alterações dependendo do meio em que está localizado, através de paredes, portas, colunas com metal, bastidores, interferências eletromagnéticas provocadas pelos mais variados aparelhos, como telefones sem fios, lâmpadas florescentes, entre outros. Num equipamento que permite um alcance de 100 metros em campo aberto, entre paredes e numa distância de 10 metros, o sinal será igual ao da Figura 3.2. FIGURA 3.2 Exemplo do sinal wireless numa pequena distância Se o computador estivesse a 50 metros já não teria sinal. Como os equipamentos com a norma n utilizam duas antenas, é possível ao sinal contornar obstáculos e aquelas serem ajustadas pelo utilizador. É óbvio que o sinal não passa através de uma parede maciça ou múltiplas paredes, mas pode melhorar em muito a distância permitida e a força do sinal ser maior do que nas normas anteriores. FIGURA 3.3 Envio do sinal pela norma n FOCAGEM DO SINAL O leitor já deve ter reparado que este equipamento possui três antenas. A terceira antena serve, em conjunto com as outras duas, para criar uma matriz de comunicação e aumentar o ganho do sinal (Figura 3.4). É como termos uma única antena de ganho de sinal. Desta forma, é possível aumentarmos a distância e a força do sinal, com o inconveniente de cobrir menos área em largura.

3 88 GESTÃO PRÁTICA DE REDES CURSO COMPLETO Existe ainda a opção Enable Web Access from WAN, que só é necessária se pretendermos aceder ao nosso router através da Internet. Mas, para tal, é preciso registarmos um domínio DDNS (Dynamic DNS) e digitarmos a porta 8080, que pode ser alterada. São-nos disponibilizados três tipos de filtros (Figura 5.28): URL Filter; MAC Filter; LAN to WAN Filter. FIGURA 5.28 Tipos de Filtros URL FILTER Este tipo de filtro permite-nos colocar endereços de páginas de Internet que não queremos que sejam visitadas, por diversas razões, seja num ambiente doméstico ou empresarial (Figura 5.29). FIGURA 5.29 URL Filter É possível também indicar os dias e as horas em que queremos que este filtro esteja ativo. Neste exemplo, o mesmo só restringe o acesso aos sites durante os dias da semana, das 9h às 21h.

4 CONFIGURAÇÃO DE ROUTERS 91 Ou seja, para acedermos remotamente ao nosso router a partir de qualquer local, basta digitarmos num browser o nosso endereço DDNS anteriormente registado: PORT TRIGGER O port trigger serve para abrir portas para determinados serviços que existem dentro da nossa rede local, aos quais pretendemos aceder através do exterior da rede (Figura 5.33). FIGURA 5.33 Lista do port trigger Como podemos verificar, existem várias portas para determinados serviços: por exemplo, a porta 21 para o serviço FTP ou a porta 995 para o serviço de . Qualquer programa ou serviço que tenha de comunicar com o exterior e vice-versa, necessita de ter a sua porta configurada no port trigger, ou este será impedido de comunicar pelo firewall. Outra solução, será desativar o firewall do router, situação que não é aconselhável VIRTUAL SERVER Como vimos na secção anterior (5.5.5), é necessário abrir as portas dos serviços, mas o router precisa de saber qual é o computador que tem configurado determinado serviço. Assim sendo, na opção virtual server dos routers, indicamos os IP dos computadores que são servidores, ou outros dispositivos de rede, e as portas dos respetivos serviços instalados, como mostra a Figura 5.34.

5 CONFIGURAÇÃO DE ROUTERS 93 FIGURA 5.35 Portas de comunicação do router FIGURA 5.36 Modem ADSL modular COMUNICAÇÃO COM O ROUTER Em oposição aos routers domésticos, os routers empresariais, como os da Cisco, não vêm com qualquer pré-configuração, nem mesmo com um IP definido. Assim sendo, a forma de nos conectarmos para configurá-lo é feito através da porta Console (Figura 5.37) existente na parte traseira do router. FIGURA 5.37 Porta Console A esta porta é ligado o cabo rollover que, por sua vez, é conectado ao computador através da porta série. Como os PC de hoje não possuem uma porta de comunicação série, existem adaptadores que se ligam às portas USB e que permitem a disponibilização de uma porta série (Figura 5.38).

6 SERVIDOR PROXY 145 Como queremos que o nosso servidor proxy reconheça apenas a nossa rede, teremos de criar uma acl com aquela designação. Para o servidor reconhecer os ficheiros com os conteúdos que queremos bloquear e respetivas exceções, vamos criar mais duas acl com o respetivo caminho (Figura 8.11). FIGURA 8.11 Introdução das acl A acl para definir a nossa rede local é designada por rede e contém o seu IP de identificação e a respetiva máscara de sub-rede. A acl para bloquear os conteúdos é designada por bloquear e contém o caminho para o respetivo ficheiro. O mesmo acontece com a acl designada por desbloquear. O comando url_regex i permite que o servidor proxy compare as palavras existentes nos ficheiros criados com o URL das páginas da Internet. Os nomes das acl ficam ao critério de quem faz a gestão do servidor, podendo o administrador escolher os nomes que entender. Para cada acl tem de existir uma regra que lhe permitirá, ou não, o acesso. Essa regra é atribuída através do comando http_access com a regra allow ou deny e o nome da acl. Como mostra a Figura 8.12, as regras para permissão das acl têm de ser introduzidas pela mesma ordem com que foram criadas. Ou seja, primeiro a regra para as acl bloquear e desbloquear, e só depois a regra para a acl rede.

7 162 GESTÃO PRÁTICA DE REDES CURSO COMPLETO FIGURA 9.10 Atualização da secção [global] Nesta nova configuração, as duas linhas adicionadas permitem: encrypt passwords = yes ativar o serviço de autenticação; smb passwd file = /etc/samba/smbpasswd indicar o ficheiro onde ficam guardadas as palavras-passe dos utilizadores do serviço Samba. FIGURA 9.11 Criação da partilha privada Os parâmetros são os mesmos da partilha anterior, à exceção dos seguintes: public = no esta partilha não vai ser pública, mas apenas para o utilizador em questão; valid users = jg qual(is) o(s) utilizador(es) que pode(m) aceder a esta partilha; security = user vai pedir a autenticação ao utilizador jg, pois na secção [global] já foi definida qual a localização do ficheiro que indica os utilizadores do serviço Samba. Após cada alteração no serviço Samba, é necessário reiniciá-lo através do comando /etc/init.d/samba restart. Como será necessária a autenticação dos utilizadores, convém assegurar que o serviço winbind está a ser executado. Para tal, introduzimos o comando /etc/init.d/winbind status.

8 SERVIDOR FTP 201 FIGURA Configuração do ficheiro proftpd.conf (passo 5) As Figuras a mostram quais os diretórios disponíveis para o serviço FTP, bem como as respetivas permissões. FIGURA Configuração do ficheiro proftpd.conf (passo 6) Neste caso, estamos a configurar a pasta downloads apenas com permissão de leitura (Figura 10.34) e a pasta uploads com permissão de leitura e escrita (Figura 10.35). FIGURA Configuração do ficheiro proftpd.conf (passo 7)

9 246 GESTÃO PRÁTICA DE REDES CURSO COMPLETO Verificamos, então, que o nome de domínio atribuído durante a instalação do serviço está correto TESTAR A CONFIGURAÇÃO DO SERVIÇO Após a instalação e a configuração do domínio local, podemos testar todos os procedimentos já efetuados. Começamos por testar o protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol) para endereços locais e a ligação ao serviço SMTP PROTOCOLO IMAP Através do comando telnet imap, vamos verificar se o protocolo IMAP funciona. Os comandos a digitar para este teste começam com a referência a00x, em que x será um valor numérico, começando por 1. O primeiro passo é verificar a autenticação do utilizador jg e a respetiva palavra-passe, que tem de ser introduzida entre aspas e de forma direta, como mostra a Figura FIGURA Introdução do nome de utilizador e palavra-passe De seguida, verificamos a conta de do utilizador já existente (Figura 12.17). Este procedimento foi efetuado na secção FIGURA Verificar a conta de do utilizador

10 FIREWALLS 303 Se acedermos a outro computador com o Wolverine, mas com um número de IP diferente, é necessário adicionar uma nova exceção. Após este processo, são-nos pedidos o nome de utilizador e a respetiva palavra-passe, como mostra a Figura 14.42, para acedermos à página de configuração. Os mesmos já foram indicados no ponto anterior. FIGURA Opções de configuração Depois de todos estes procedimentos, surge-nos finalmente a página de configuração do Wolverine e as respetivas ferramentas (Figura 14.43). FIGURA Página de configuração do Wolverine São indicadas informações, tais como a versão utilizada do Wolverine, o nome do firewall, a versão do Firmware e a versão do kernel, bem como o menu, colocado no lado esquerdo da imagem, com as opções existentes. Vamos, então, estudar as ferramentas mais importantes na configuração deste firewall.

Relatório SQUID e SAMBA. Instalação e Configuração de Servidores de Rede

Relatório SQUID e SAMBA. Instalação e Configuração de Servidores de Rede Relatório SQUID e SAMBA INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Instalação e Configuração de Servidores de Rede Trabalho realizado por: Tiago Conceição Nº 11903 Tiago Maques

Leia mais

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador Viva o momento 3 4 5 5 6 6 7 8 9 12 12 14 16 17 18 19 20 21 22 22 23 23 24 24 24 25 26 27 Ligar o Router LEDs Configuração do Router Aceder à ferramenta de configuração

Leia mais

ROUTER BANDA LARGA SEM FIOS 11N 300MBPS

ROUTER BANDA LARGA SEM FIOS 11N 300MBPS ROUTER BANDA LARGA SEM FIOS 11N 300MBPS Manual de Instalação Rápida DN-70591 INTRODUÇÃO DN-70591 é um dispositivo conjunto de rede com fios/sem fios destinado especificamente para as necessidades de pequenas

Leia mais

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Esta nota de aplicação explica como implementar o Cisco UC 320W num ambiente do Windows Small Business Server. Índice Este documento inclui

Leia mais

ETI/Domo. Português. www.bpt.it. ETI-Domo Config 24810180 PT 29-07-14

ETI/Domo. Português. www.bpt.it. ETI-Domo Config 24810180 PT 29-07-14 ETI/Domo 24810180 www.bpt.it PT Português ETI-Domo Config 24810180 PT 29-07-14 Configuração do PC Antes de realizar a configuração de todo o sistema, é necessário configurar o PC para que esteja pronto

Leia mais

Seu manual do usuário ASUS RX-3041 V2 http://pt.yourpdfguides.com/dref/4204313

Seu manual do usuário ASUS RX-3041 V2 http://pt.yourpdfguides.com/dref/4204313 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para ASUS RX-3041 V2. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a ASUS RX-3041

Leia mais

Lista da embalagem: Procedimento de instalação: abaixo. Nota: Alguns modelos não possuem uma antena separada.

Lista da embalagem: Procedimento de instalação: abaixo. Nota: Alguns modelos não possuem uma antena separada. DENVER IPC-1020 DENVER IPC-1030 Lista da embalagem: Câmara IP Suporte de montagem Antena Adaptador de Alimentação CD Cabo de LAN Manual de instalação Parafusos Nota: Alguns modelos não possuem uma antena

Leia mais

Procedimentos para configuração de Filters

Procedimentos para configuração de Filters 1 Procedimentos para configuração de Filters 1- Para realizar o procedimento de configuração de Filters, acesse agora a página de configuração do Roteador. Abra o Internet Explorer e digite na barra de

Leia mais

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual.

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. 604 wifi FUNÇÕES WIFI e Internet Suplemento ao Manual do Utilizador ARCHOS 504/604 Versão 1.2 Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. Este manual contém informações

Leia mais

CC400020 Roubar de Modem ADSL Sem Fios Sweex

CC400020 Roubar de Modem ADSL Sem Fios Sweex CC400020 Roubar de Modem ADSL Sem Fios Sweex Introdução Antes de mais, gostaríamos de agradecer-lhe por ter escolhido adquirir o Roubar de Modem ADSL Sem Fios Sweex. Para uma utilização correcta deste

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO ACESSO REMOTO PARA HS-DHXX93 E HS-DHXX96

CONFIGURAÇÃO DO ACESSO REMOTO PARA HS-DHXX93 E HS-DHXX96 CONFIGURAÇÃO DO ACESSO REMOTO PARA HS-DHXX93 E HS-DHXX96 1 CONFIGURAR PARÂMETROS DE REDE DO DVR Para maior fiabilidade do acesso remoto é recomendado que o DVR esteja configurado com IP fixo (também pode

Leia mais

CPE Soft Manual. 125/400mW 2.4GHz. CPE Soft

CPE Soft Manual. 125/400mW 2.4GHz. CPE Soft CPE Soft Manual 125/400mW 2.4GHz CPE Soft Campinas - SP 2010 Indice 1.1 Acessando as configurações. 2 1.2 Opções de configuração... 3 1.3 Wireless... 4 1.4 TCP/IP 5 1.5 Firewall 6 7 1.6 Sistema 8 1.7 Assistente...

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Especificações suplementares WWW.SWEEX.COM

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Especificações suplementares WWW.SWEEX.COM LW140 Wireless Broadband Router 140 Nitro XM LW140UK Wireless Broadband Router 140 Nitro XM Introdução Gostaríamos de agradecer o facto de ter adquirido o Router 140 Nitro XM de banda larga sem fios Sweex.

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa

Ficha de Avaliação Sumativa Ficha de Avaliação Sumativa Nome: Nazmul alam Classificação: Nº: 11 Enc. Educação: Professor: 1. Numa LAN, qual tem melhor performance: IPX/SPX ou TCP/IP? IPX/SPX 2. Para que serve uma placa de rede? Estabelecer

Leia mais

RX3041 V2. Manual do Utilizador

RX3041 V2. Manual do Utilizador RX3041 V2 Manual do Utilizador PG5315 Edição Revista v1 Janeiro 2010 Copyright 2010 ASUSTeK Computer Inc. Reservados todos os direitos. Nenhuma parte deste manual, incluindo os produtos e software aqui

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:682-0

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:682-0 WPS Roteador Wireless 300N GWA-101 5dBi Bi-Volt GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:682-0 Roteador Wireless 300Mbps Guia de Instalação Rápida REV. 2.0 1. Introdução: O Roteador Wireless 300Mbps, modelo 682-0

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS INTERNET PROTOCOLOS 1 INTERNET Rede mundial de computadores. Também conhecida por Nuvem ou Teia. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas entre os computadores conectados. Rede WAN Sistema

Leia mais

BREVE MANUAL WIRELESS

BREVE MANUAL WIRELESS BREVE MANUAL WIRELESS Introdução O Projecto Municipal Seixal Digital pretende dotar o município do Seixal de equipamentos e infraestruturas que permitam o acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Leia mais

GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9

GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9 GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9 Pela grande necessidade de controlar a internet de diversos clientes, a NSC Soluções em Informática desenvolveu um novo produto capaz de gerenciar todos os recursos

Leia mais

Guia de introdução. Router WiFi Tribanda Nighthawk X6 AC3200 Modelo R8000. Conteúdo da embalagem. Vídeo de instalação

Guia de introdução. Router WiFi Tribanda Nighthawk X6 AC3200 Modelo R8000. Conteúdo da embalagem. Vídeo de instalação Suporte Obrigado por comprar este produto NETGEAR. Após instalar o dispositivo, localize o número de série na etiqueta do produto e use-o para registar o produto em https://my.netgear.com. Tem de registar

Leia mais

GERAL - CAMERA IP. Quando a página de login aparecer, digite admin no nome e admin na senha, e então clique em OK. Tela Principal

GERAL - CAMERA IP. Quando a página de login aparecer, digite admin no nome e admin na senha, e então clique em OK. Tela Principal GERAL - CAMERA IP Conecte o plugue de alimentação no conector de entrada DC, localizado na parte traseira da câmera. Nota: 1)Conhecimentos em rede serão de grande ajuda na configuração e instalação da

Leia mais

Router de Banda Larga Sem Fios Sweex + interruptor de 4 portas + servidor de impressão

Router de Banda Larga Sem Fios Sweex + interruptor de 4 portas + servidor de impressão Router de Banda Larga Sem Fios Sweex + interruptor de 4 portas + servidor de impressão Vantagens Internet Sharing - se dispuser de uma ligação à Internet de banda larga, pode utilizar a Internet a partir

Leia mais

Conceptronic C100BRS4H Guia de Instalação Rápida. Parabéns pela compra do seu Router de Banda Larga com 4 portas da Conceptronic.

Conceptronic C100BRS4H Guia de Instalação Rápida. Parabéns pela compra do seu Router de Banda Larga com 4 portas da Conceptronic. Conceptronic C100BRS4H Guia de Instalação Rápida Parabéns pela compra do seu Router de Banda Larga com 4 portas da Conceptronic. O seguinte Guia de Instalação de Hardware explica-lhe passo-a-passo como

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 INSTALANDO O SAMBA... 3 Verificando a versão... 3 Criando uma cópia do servidor samba original... 3 COMPARTILHAMENTOS

Leia mais

Manual do utilizador Guia de Software

Manual do utilizador Guia de Software Manual do utilizador Guia de Software Leia Isto Primeiro Manuais para esta impressora...8 Preparar para impressão Instalação Rápida...9 Confirmar o método de ligação...11 Ligação de rede...11 Ligação local...14

Leia mais

4. Ligue o router. O LED de alimentação acende-se com uma luz amarela e, em seguida, branca quando o router estiver pronto. 5. Ligue um dispositivo.

4. Ligue o router. O LED de alimentação acende-se com uma luz amarela e, em seguida, branca quando o router estiver pronto. 5. Ligue um dispositivo. Suporte Obrigado por comprar este produto NETGEAR. Após instalar o dispositivo, localize o número de série na etiqueta do produto e utilize-o para registar o produto em https://my.netgear.com. Guia de

Leia mais

Aula Prática 9 - Filtragem de Pacotes e Serviço Proxy

Aula Prática 9 - Filtragem de Pacotes e Serviço Proxy Aula Prática 9 - Filtragem de Pacotes e Serviço Proxy Infra-Estrutura: Para esta demonstração conectamos alguns computadores a um switch separado da rede do laboratório, de forma a evitar interferências

Leia mais

4 Serviços de Aplicação

4 Serviços de Aplicação 4 Serviços de Aplicação A existência de um suporte de comunicação permite a interligação de diversos dispositivos e também a disponibilização de diversas aplicações que adicionam funcionalidades ao sistema.

Leia mais

Disciplina: Fundamentos de serviços IP Alunos: Estevão Elias Barbosa Lopes e Leonardo de Azevedo Barbosa

Disciplina: Fundamentos de serviços IP Alunos: Estevão Elias Barbosa Lopes e Leonardo de Azevedo Barbosa Disciplina: Fundamentos de serviços IP Alunos: Estevão Elias Barbosa Lopes e Leonardo de Azevedo Barbosa DHCP: Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo

Leia mais

MANUAL WIRELESS DOS PONTOS MUNICIPAIS DE BANDA LARGA

MANUAL WIRELESS DOS PONTOS MUNICIPAIS DE BANDA LARGA MANUAL WIRELESS DOS PONTOS MUNICIPAIS DE BANDA LARGA Introdução O Projecto Municipal dos Pontos Municipais de Banda Larga (PMBL) pretende dotar o Município de Almeida de equipamentos e infra-estruturas

Leia mais

Guia de introdução. Nighthawk X4. Router Smart WiFi AC2350. Conteúdo da embalagem. Vídeo de instalação. Modelo R7500

Guia de introdução. Nighthawk X4. Router Smart WiFi AC2350. Conteúdo da embalagem. Vídeo de instalação. Modelo R7500 Suporte Obrigado por comprar este produto NETGEAR. Depois de instalar o seu dispositivo, localize o número de série na etiqueta do produto e utilize-o para efetuar o registo em https://my.netgear.com.

Leia mais

GatePRO. Cliente VPN IPSec TheGreenBow. Guia de Configuração. http://www.thegreenbow.pt support@thegreenbow.pt

GatePRO. Cliente VPN IPSec TheGreenBow. Guia de Configuração. http://www.thegreenbow.pt support@thegreenbow.pt Cliente VPN IPSec TheGreenBow Guia de Configuração GatePRO WebSite: Contacto: http://www.thegreenbow.pt support@thegreenbow.pt Guia de Configuração escrito por: Escritor: Equipe de Suporte Empresa: Interage

Leia mais

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO V Configuração Avançada de Sistemas Operativos Servidores Duração: 42 tempos Conteúdos

Leia mais

Servidor Proxy. Firewall e proxy

Servidor Proxy. Firewall e proxy Curso: Gestão em Tecnologia da Informação - Matutino Professor: Marissol Martins Barros Unidade Curricular: Fundamentos de Serviços IP Alunos: Matheus Pereira de Oliveira, Tárik Araujo de Sousa, Romero

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

Guia de consulta rápida DVR HD

Guia de consulta rápida DVR HD Guia de consulta rápida DVR HD Primeira parte: Operações Básicas... 2 1. Instalação básica... 2 2. Arranque... 2 3. Desligar... 2 4. Iniciar sessão... 2 5. Pré- visualização... 3 6. Configuração da gravação...

Leia mais

OIW-5817CPE 802.11a/n 150Mbps Wireless CPE Router

OIW-5817CPE 802.11a/n 150Mbps Wireless CPE Router Manual do Usuário OIW-5817CPE 802.11a/n 150Mbps Wireless CPE Router Este manual também pode ser usado para configuração do produto OIW-5817CPE-PCBA. Versão 1.1 Última atualização Março/2012. 1 Introdução

Leia mais

Guia de Prática. Windows 7 Ubuntu 12.04

Guia de Prática. Windows 7 Ubuntu 12.04 Guia de Prática Windows 7 Ubuntu 12.04 Virtual Box e suas interfaces de rede Temos 04 interfaces de rede Cada interface pode operar nos modos: NÃO CONECTADO, que representa o cabo de rede desconectado.

Leia mais

Laboratório Configuração de um Roteador e um Cliente Sem Fio

Laboratório Configuração de um Roteador e um Cliente Sem Fio Topologia Configurações do Roteador Linksys Nome da Rede (SSID) Senha da rede Senha do Roteador CCNA-Net cisconet cisco123 Objetivos Parte 1: Configurar Definições Básicas em um Roteador da Série Linksys

Leia mais

Este manual utiliza duas unidades de medição. Este equipamento utiliza a versão métrica.

Este manual utiliza duas unidades de medição. Este equipamento utiliza a versão métrica. Guia de Rede Para uma utilização segura e correcta, certifique-se de que lê as Informações de Segurança em "Referência de Cópia" antes de utilizar o equipamento. Introdução Este manual contém instruções

Leia mais

Roteador Wireless 150Mbps 4 Portas

Roteador Wireless 150Mbps 4 Portas Roteador Wireless 150Mbps 4 Portas Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

Instalação. Nighthawk X4 Router Smart WiFi AC2350 Modelo R7500. Conteúdo da embalagem. Vídeo de instalação

Instalação. Nighthawk X4 Router Smart WiFi AC2350 Modelo R7500. Conteúdo da embalagem. Vídeo de instalação Marcas comerciais NETGEAR, o logótipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registadas e/ou marcas comerciais registadas da NETGEAR, Inc. e/ou das suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Guia de Rede MediCap USB300

Guia de Rede MediCap USB300 Guia de Rede MediCap USB300 Aplica-se às versões de firmware 110701 e mais recentes 1 Introdução... 2 Instruções Preliminares... 2 Como Configurar o Acesso Através da Rede ao Disco Rígido do USB300...

Leia mais

OIW-2441APGN 802.11b/g/n 150Mbps Wireless AP/Router

OIW-2441APGN 802.11b/g/n 150Mbps Wireless AP/Router Manual do Usuário OIW-2441APGN 802.11b/g/n 150Mbps Wireless AP/Router Versão 1.0 Última atualização Dez. 2013. 1 Introdução Obrigado por adquirir o AP/Router OIW-2441APGN. Esse manual irá fornecer instruções

Leia mais

Tornado 830 / 831 ADSL Router - 4 port Ethernet switch - Wireless 802.11G - Access Point - Firewall - USB printer server

Tornado 830 / 831 ADSL Router - 4 port Ethernet switch - Wireless 802.11G - Access Point - Firewall - USB printer server Tornado 830 / 831 ADSL Router - 4 port Ethernet switch - Wireless 802.11G - Access Point - Firewall - USB printer server Tornado 830 Annex A Tornado 831 Annex B 1 1.1 Arrancar e iniciar sessão Active o

Leia mais

Passo a Passo da instalação da VPN

Passo a Passo da instalação da VPN Passo a Passo da instalação da VPN Dividiremos este passo a passo em 4 partes: Requisitos básicos e Instalação Configuração do Servidor e obtendo Certificados Configuração do cliente Testes para saber

Leia mais

Parabéns, você acaba de adquirir um produto com qualidade e tecnologia Identech.

Parabéns, você acaba de adquirir um produto com qualidade e tecnologia Identech. MANUAL Sumário 1 INTRODUÇÃO3 2 LIGANDO/CONECTANDO3 3 CONFIGURAÇÕES4 31 - INICIAL4 32 - REDE8 321-3G8 322 - WAN9 323 - LAN10 324 - Tipo de Reconexão13 325 - Redirecionar14 33 - WIRELESS16 34 - DHCP17 35

Leia mais

Firewall e Proxy. Relatório do Trabalho Prático nº 2. Segurança em Sistemas de Comunicação

Firewall e Proxy. Relatório do Trabalho Prático nº 2. Segurança em Sistemas de Comunicação Segurança em Sistemas de Comunicação Relatório do Trabalho Prático nº 2 Firewall e Proxy Documento elaborado pela equipa: Jorge Miguel Morgado Henriques Ricardo Nuno Mendão da Silva Data de entrega: 07.11.2006

Leia mais

Introdução. Configurações mínimas. A embalagem contém

Introdução. Configurações mínimas. A embalagem contém Introdução Obrigado por adquirir o Repetidor / Roteador Wi-Fi N High Power - 150 Mbps (1T1R) Comtac. Utilizado principalmente para aumentar a cobertura da rede Wi-Fi em locais distantes do roteador principal.

Leia mais

Internet através de uma rede local

Internet através de uma rede local Configuração de um Router para aceder à Internet através de uma rede local INDICE PAG 1. Introdução 4 2. Hardware utilizado 5 3. Software utilizado 5 4. Instalação de Hardware 5 5. Configuração de Software

Leia mais

Configuração e Partilha de Pastas / ICS

Configuração e Partilha de Pastas / ICS Configuração e Partilha de Pastas / ICS 1. Comunicação entre 2 máquinas. 1.1 Windows Xp Clicar no símbolo de rede no canto inferior direito. 1.2 Ligação área Local No separador Geral Clicar em propriedades.

Leia mais

Modelo: H.264 Câmera IP (1.0 Megapixels) guia de instalação rápida

Modelo: H.264 Câmera IP (1.0 Megapixels) guia de instalação rápida 1 Modelo: H.264 Câmera IP (1.0 Megapixels) guia de instalação rápida 1. Colocado diretamente no desktop Colocou a câmera IP na posição adequada 2 2. Montagem na parede O suporte com o parafuso de bloqueio

Leia mais

Wireless. Leandro Ramos www.professorramos.com

Wireless. Leandro Ramos www.professorramos.com Wireless Leandro Ramos www.professorramos.com Redes Wireless Interferências Access-Point / ROUTER Wireless Ponto de Acesso Numa rede wireless, o hub é substituído pelo ponto de acesso (access-point em

Leia mais

Sistemas Multimédia. Instituto Superior Miguel Torga. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Instituto Superior Miguel Torga. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Instituto Superior Miguel Torga Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Estrutura das Aulas 5 Aulas Aula 10 (20 de Abril) Classificação Componentes Aula 11 (27 de Abril)

Leia mais

Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk. Redes de Computadores e Telecomunicações. Camada de Aplicação. Camada de Aplicação

Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk. Redes de Computadores e Telecomunicações. Camada de Aplicação. Camada de Aplicação Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk Redes de Computadores e Telecomunicações. A camada da aplicação serve como a janela na qual os utilizadores e processos da aplicação podem

Leia mais

MINI ROUTER N SEM FIOS

MINI ROUTER N SEM FIOS MINI ROUTER N SEM FIOS Manual DN-70182 Código de Fonte Aberta Este produto inclui os códigos de software desenvolvidos por terceiros. Estes códigos de software estão sujeitos ao GNU Licença Pública Geral

Leia mais

Telefone sem fios Manual de configuração Office

Telefone sem fios Manual de configuração Office Telefone sem fios Manual de configuração Office Índice Configurar o Office sem fios 5 Configurar o seu telefone sem fios 5 Configurar a base do telefone 5 Associar o telefone à base 8 Configurar uma conta

Leia mais

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Manual do Nscontrol Principal Senha Admin Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Aqui, você poderá selecionar quais programas você quer que

Leia mais

MB290 Reencaminhar Fax

MB290 Reencaminhar Fax A permite reencaminhar Faxes para um contacto existente na lista. Contacto esse que pode ser de Email, Pasta Partilhada, FTP e até mesmo para um contacto telefónico(fax).ou seja, o permite também reencaminhar

Leia mais

Access Point Router 150MBPS

Access Point Router 150MBPS Access Point Router 150MBPS Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

Configurar o router de banda larga sem fios.

Configurar o router de banda larga sem fios. Configurar o router de banda larga sem fios. 1.1 Arrancar e iniciar sessão Active o seu browser e desactive o proxy ou adicione o endereço IP deste produto às excepções. Em seguida, introduza o endereço

Leia mais

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows Vista

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows Vista TeamWork Manual do Utilizador Para Windows Vista V3.2_Vista Fevereiro 2008 ÍNDICE TeamWork Para que serve... 3 TeamWork Como instalar e configurar... 4 TeamWork Como utilizar... 4 Apoio para instalação

Leia mais

Exigências de Sistema. Significado de cada LED. Conteúdo da embalagem. Instalação e Configurações

Exigências de Sistema. Significado de cada LED. Conteúdo da embalagem. Instalação e Configurações Exigências de Sistema 1. Processador Pentium 200MHZ ou mais 2. Windows 98SE, Windows Me, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e Windows 7. 3. 64MB de RAM ou mais. 4. 25MB de espaço livre no disco Significado

Leia mais

1.1 Conteúdo da Embalagem...3. 1.2 Descrição...3. 1.3 Principais Recursos...4. 1.4 Especificações...5. 2.1 Conexão do Hardware...6

1.1 Conteúdo da Embalagem...3. 1.2 Descrição...3. 1.3 Principais Recursos...4. 1.4 Especificações...5. 2.1 Conexão do Hardware...6 Índice 1. Introdução 1.1 Conteúdo da Embalagem...3 1.2 Descrição...3 1.3 Principais Recursos...4 1.4 Especificações...5 2. Instalação 2.1 Conexão do Hardware...6 2.2 Configuração do Computador...8 3. Assistente

Leia mais

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows XP

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows XP TeamWork Manual do Utilizador Para Windows XP V3.2_XP Fevereiro 2008 ÍNDICE TeamWork Para que serve... 3 TeamWork Como instalar e configurar... 4 TeamWork Como utilizar... 4 Apoio para instalação e configuração.

Leia mais

Manuais do Utilizador Guia de Segurança

Manuais do Utilizador Guia de Segurança Manuais do Utilizador Guia de Segurança Para uma utilização segura e correcta, certifique-se de que lê as Informações de Segurança em "Leia Este Documento Primeiro" antes de utilizar o equipamento. CONTEÚDO

Leia mais

Instalação. Nighthawk Router Smart WiFi AC1900 Modelo R7000 Antenas (3) Transformador. Conteúdo da embalagem. Vídeo de instalação

Instalação. Nighthawk Router Smart WiFi AC1900 Modelo R7000 Antenas (3) Transformador. Conteúdo da embalagem. Vídeo de instalação Marcas comerciais NETGEAR, o logótipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registadas e/ou marcas comerciais registadas da NETGEAR, Inc. e/ou das suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Servidor proxy - Squid PROFESSOR : RENATO WILLIAM

Servidor proxy - Squid PROFESSOR : RENATO WILLIAM Servidor proxy - Squid PROFESSOR : RENATO WILLIAM Revisando Instalação do Squid - # apt-get install squid Toda a configuração do Squid é feita em um único arquivo, o "/etc/squid/squid.conf". Funcionamento

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1 Capitulo 1 Montagem de duas pequenas redes com a mesma estrutura. Uma é comandada por um servidor Windows e outra por um servidor linux, os computadores clientes têm o Windows xp Professional instalados.

Leia mais

Data Autor Descrição Revisão Configuração HX600 via Rede Ethernet 1.0

Data Autor Descrição Revisão Configuração HX600 via Rede Ethernet 1.0 Data Autor Descrição Revisão 06/05/2009 Barbarini Configuração HX600 via Rede Ethernet 1.0 Page 1 / 12 Procedimento de Instalação 1 O módulo deverá ser fixado próximo ao medidor. Para alimentá-lo é necessária

Leia mais

Guia de Estudo. Redes e Internet

Guia de Estudo. Redes e Internet Tecnologias da Informação e Comunicação Guia de Estudo Redes e Internet Aspectos Genéricos Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de computadores

Leia mais

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito GUIA RÁPIDO DARUMA Viva de um novo jeito Dicas e Soluções para IPA210 Leia atentamente as dicas a seguir para configurar seu IPA210. Siga todos os tópicos para que seja feita a configuração básica para

Leia mais

FIGURA 9.5 Definir tipo de rede

FIGURA 9.5 Definir tipo de rede FIREWALLS 289 A grande maioria das firewalls comerciais, assim como as que vamos ver a seguir, por predefinição, bloqueia todas as portas de entrada, de maneira que se quisermos facilitar o acesso ao nosso

Leia mais

Manual de Configuração, Utilização e Boas Práticas para a integração de equipamentos de rede NAC em ambientes de produção empresariais.

Manual de Configuração, Utilização e Boas Práticas para a integração de equipamentos de rede NAC em ambientes de produção empresariais. NAC R1 Manual de Configuração e Utilização Manual de Configuração/Utilização Manual de Configuração, Utilização e Boas Práticas para a integração de equipamentos de rede NAC em ambientes de produção empresariais.

Leia mais

Guia Rápido de Instalação. Modelo M151RW

Guia Rápido de Instalação. Modelo M151RW Guia Rápido de Instalação Modelo M151RW 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 DICAS DE INSTALAÇÃO 3 CONFIGURAÇÃO 4 3 Parabéns! Você acaba de adquirir o Roteador M151RW2 com qualidade e garantia Pixel TI. Este guia rápido

Leia mais

Router de Banda Larga Sem Fios Sweex + interruptor de 4 portas

Router de Banda Larga Sem Fios Sweex + interruptor de 4 portas Router de Banda Larga Sem Fios Sweex + interruptor de 4 portas Vantagens Internet Sharing - se dispuser de uma ligação à Internet de banda larga, pode utilizar a Internet a partir de vários PCs ao mesmo

Leia mais

Sweex Broadband Router + 4 portas com 10/100 Switch

Sweex Broadband Router + 4 portas com 10/100 Switch Sweex Broadband Router + 4 portas com 10/100 Switch Possibilidades de Aplicação Criar uma rede de trabalho para múltiplos utilizadores e partilhar a Internet num ambiente colectivo sem ser necessário instalar

Leia mais

Pré-requisitos e passos iniciais. Topologia visual

Pré-requisitos e passos iniciais. Topologia visual Pré-requisitos e passos iniciais Resolvi escrever este artigo por 2 razões, a primeira é que o mikrotik (do qual sou fã incondicional) não é um bom sistema para proxy (exclusivamente na minha opinião)

Leia mais

CÂMARA DE VIGILÂNCIA DE REDE AVANÇADA COM ABÓBODA MANUAL DE INSTALAÇÃO

CÂMARA DE VIGILÂNCIA DE REDE AVANÇADA COM ABÓBODA MANUAL DE INSTALAÇÃO CÂMARA DE VIGILÂNCIA DE REDE AVANÇADA COM ABÓBODA MANUAL DE INSTALAÇÃO Ler estas instruções na sua totalidade antes de colocar em funcionamento e devem ser guardadas para consulta futura. 1. GENERALIDADES

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Instalação em Rede. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Instalação em Rede. v2011 Manual Avançado Instalação em Rede v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Hardware... 3 b) Servidor:... 3 c) Rede:... 3 d) Pontos de Venda... 4 4. SQL Server... 5 e) Configurar porta estática:... 5 5.

Leia mais

HCN/HCS SERIES CÂMERAS E CONVERSORES IP

HCN/HCS SERIES CÂMERAS E CONVERSORES IP HCN/HCS SERIES CÂMERAS E CONVERSORES IP Obrigado por utilizar os produtos Dimy s. Antes de operar o equipamento, leia atentamente as instruções deste manual para obter um desempenho adequado. Por favor,

Leia mais

Router wi-fi Manual de serviços internet e telefone

Router wi-fi Manual de serviços internet e telefone Manual de serviços internet e telefone NOS_Manual_RouterWiFi.indd 1 NOS_Manual_RouterWiFi.indd 2 Índice Apresentação Instalação e configuração wi-fi Página interna de configurações Funcionalidade avançadas

Leia mais

C9850 MFP / ES3640 MFP

C9850 MFP / ES3640 MFP Este equipamento permite os vários tipos de digitalização, sendo os mais habituais CIFS(SMB), FTP e digitalização para E-mail. Neste guia ajudamos na configuração de cada um deles individualmente, sendo

Leia mais

Comunicação entre computadores o Modelo OSI

Comunicação entre computadores o Modelo OSI Comunicação entre computadores o Modelo OSI Antes de avançar, vamos ver o significado de alguns conceitos. A nível das tecnologias de informação, há um conjunto de normas, padrões e protocolos que são

Leia mais

Acesso Remoto Geovision

Acesso Remoto Geovision Inviolável Segurança Acesso Remoto Geovision Manual de apoio para configuração do acesso remoto no sistema Geovision no Windows e Internet Explorer. Luan Santos da Silva luan@w7br.com versão: 1.0 By: Luan

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº2 Configuração de TCP/IP numa rede de computadores Utilização de Ipconfig, Ping e Tracert

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Felipe Luiz Quenca Douglas Henrique Samuel Apolo Ferreira Lourenço Samuel dos Reis Davi

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Felipe Luiz Quenca Douglas Henrique Samuel Apolo Ferreira Lourenço Samuel dos Reis Davi FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Felipe Luiz Quenca Douglas Henrique Samuel Apolo Ferreira Lourenço Samuel dos Reis Davi ENDIAN FIREWALL COMMUNITY 2.5.1 OURINHOS-SP 2012 HOW-TO

Leia mais

Escola de Educação Profissional SENAC-PELOTAS Centro Histórico PRONATEC. Jonathan Silveira Leandro Stein RELATÓRIO TÉCNICO PROJETO INTERDICIPLINAR

Escola de Educação Profissional SENAC-PELOTAS Centro Histórico PRONATEC. Jonathan Silveira Leandro Stein RELATÓRIO TÉCNICO PROJETO INTERDICIPLINAR Escola de Educação Profissional SENAC-PELOTAS Centro Histórico PRONATEC Jonathan Silveira Leandro Stein RELATÓRIO TÉCNICO PROJETO INTERDICIPLINAR PELOTAS/RS 2013 1 Jonathan Silveira, Leandro Stein Relatório

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores São dois ou mais computadores ligados entre si através de um meio.a ligação pode ser feita recorrendo a tecnologias com fios ou sem fios. Os computadores devem ter um qualquer dispositivo

Leia mais

Experimente a próxima geração de WiFi

Experimente a próxima geração de WiFi Faça mais Experimente a próxima geração de WiFi O novo extensor de WiFi é compatível com o padrão de rede 802.11ac. Esse novo padrão oferece mais velocidade, maior fiabilidade e maior alcance quando comparado

Leia mais

02/03/2014. Conteúdo deste módulo. Curso de Preparatório para Concursos Públicos. Tecnologia da Informação REDES. Conceitos Iniciais

02/03/2014. Conteúdo deste módulo. Curso de Preparatório para Concursos Públicos. Tecnologia da Informação REDES. Conceitos Iniciais Curso de Preparatório para Concursos Públicos Tecnologia da Informação REDES Conceitos Iniciais; Classificações das Redes; Conteúdo deste módulo Equipamentos usados nas Redes; Modelos de Camadas; Protocolos

Leia mais

router para LAN sem fios AWL-700 Manual do utilizador Versão 1.1 Junho de 2002 BENQ Corporation

router para LAN sem fios AWL-700 Manual do utilizador Versão 1.1 Junho de 2002 BENQ Corporation router para LAN sem fios AWL-700 Manual do utilizador Versão 1.1 Junho de 2002 Aviso I Declaração de copyright Este manual não pode ser reproduzido sob nenhuma forma, por quaisquer meios ou ser utilizado

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 16

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 16 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 16 Índice 1. SISTEMA OPERACIONAL DE REDE...3 1.1 O protocolo FTP... 3 1.2 Telnet... 4 1.3 SMTP... 4 1.4 SNMP... 5 2 1. SISTEMA OPERACIONAL DE REDE O sistema

Leia mais

em conjunto na Inter net, deve ter um component à Inter net.

em conjunto na Inter net, deve ter um component à Inter net. M A N U A L N I - 7 0 7 5 1 3 1 C O N T E Ú D O D A E M B A L A G E M 4 E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S 4 U T I L I Z A Ç Ã O 4 I N S TA L A Ç Ã O D E H A R D W A R E 5 C O N F I G U R A Ç

Leia mais

Seu manual do usuário SWEEX LW310 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2351792

Seu manual do usuário SWEEX LW310 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2351792 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Sumário. 4. Clique no botão Salvar & Aplicar para confirmar as alterações realizadas no. Reiniciar o SIMET- BOX

Sumário. 4. Clique no botão Salvar & Aplicar para confirmar as alterações realizadas no. Reiniciar o SIMET- BOX Manual do usuário Sumário Introdução... 3! Instalar o SIMET-BOX... 4! Primeiro acesso ao SIMET-BOX... 5! Estado Atual... 7! Visão Geral... 7! Gráficos... 8! Rede... 9! Rede sem fio... 9! Ativar rede sem

Leia mais

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio Introdução à Internet Nos dias de hoje a Internet encontra-se massificada, e disponível nos quatro cantos do mundo devido às suas

Leia mais

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para Windows OS)

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para Windows OS) Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para Windows OS) Modelo:FI8904W Modelo:FI8905W ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação Rápida Conteúdo da Embalagem 1) Câmera

Leia mais

Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011

Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011 Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011 Para usuários de conexão banda larga do tipo PPPoE (autenticação por usuário e senha) Capítulo 1 Conectando-se à Internet Alguns provedores

Leia mais

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS)

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Color:Preta Modelo:FI8918W Color: Branca ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação

Leia mais