De bacharel à jurista: perfil dos artífices da codificação civil ** Daniela Silva Fontoura de Barcellos *

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "De bacharel à jurista: perfil dos artífices da codificação civil ** Daniela Silva Fontoura de Barcellos *"

Transcrição

1 1 De bacharel à jurista: perfil dos artífices da codificação civil ** Daniela Silva Fontoura de Barcellos * Resumo: Tomando por base o processo de reforma do Código Civil brasileiro entre 1942 e 1969, o presente trabalho pretende analisar os recursos mobilizados para a ascensão à categoria de projetador legislativo. Para isto, utilizam-se dados relativos à: origem social e formação escolar (I), às carreiras política(ii) e acadêmica(iii) dos projetadores legislativos. Tendo sido a reforma do Código Civil a mais longa do século XX, parte-se da hipótese de que a tarefa performativa é um diferencial no âmago das elites jurídicas nacionais. Assim, pretende-se isolar os atributos mobilizados pelos juristas das três comissões projetadoras, comparando-as entre si. A pesquisa funda-se em entrevistas, biografias, memórias, homenagens, necrologias e documentos privados. Palavras-Chave: Elites jurídicas. Sociologia do Direito. Reforma legislativa. Introdução Os processos de transformação das leis civis oferecem uma dupla perspectiva de análise das relações entre direito e política 1. Por um lado, a função legislativa favorece sistematicamente as prerrogativas do executivo, constituindo-se num verdadeiro laboratório para a instauração de uma nova ordem jurídica (VAUCHEZ, 2005, p. 271), especialmente em períodos autoritários ou de transição. De outro, permite romper com uma aparente neutralidade da qual o direito se investe pondo em evidência o fato de que a legislação afina-se com os interesses daqueles que a instituem (BOURDIEU, 1986, p. 3). ** Uma versão deste trabalho foi apresentada no Seminário Nacional de Ciência Política realizado na UFRGS. Este trabalho consiste numa versão em andamento da tese de doutorado intitulada Código Civil: relações entre a política e a academia, sob orientação do prof. Odaci Coradini realizada no programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS. * Pesquisadora da FGV Direito-Rio, Mestre em Direito Civil pela UFRGS e doutoranda em Ciência Política UFRGS. 1 Trata-se da análise das relações entre direito e política em micro-escala, ou seja, no âmbito das relações pessoais, tal como é usual no estudo de trajetos e, mais amplamente, no uso do método biográfico. (vide, por exemplo, PENEFF, 1994)

2 2 Entre os anos 1942 a 1969, três comissões de juristas foram convidadas pelo Ministério da Justiça para reformar o Código Civil, sendo que somente a última teve seu trabalho convertido em lei. Os treze juristas que participaram das disputas pelo monopólio de dizer o direito civil integram uma elite 2 jurídica, ainda que a institucionalização do espaço jurídico estivesse em processo de formação. Dotados de múltipla inserção social (BOLTANSKI, 1973), os projetadores legislativos ocuparam, de forma sucessiva ou cumulativa, altos postos privativos de bacharéis em direito. Dentre eles destacam-se funções relativas a: professor de direito, advogado, parecerista e juiz 3. Além disso, são também doutrinadores, expressão empregada no Direito para designar os produtores de conhecimento técnico-jurídico. Ao lado das ocupações jurídicas, os projetadores de leis civis exerceram outras atividades de natureza político-partidária, associativa, jornalística e literária. E é a combinação destas diversas atividades nas esferas do direito, da política e das letras que produz o expert instituinte (CASTEL, 1991, p. 177) brasileiro, ou seja, aquele que utiliza o conhecimento técnico para produzir diretamente normas jurídicas. Para a análise dos trajetos dos juristas integrantes das comissões de alteração do Código Civil, privilegio a inserção social e as formas de recrutamento. Para isso, analiso os dados relativos à: (I) origem social e formação escolar, (II) carreira política e (III) acadêmica. Em paralelo, procuro 2 Utilizo o termo elite em sentido amplo, ou seja, como grupos de indivíduos que ocupam posições chave em uma sociedade e que dispõem de poderes, de influência e de privilégios inacessíveis ao conjunto de seus membros (HEINZ, 2006, p. 8). 3 Refiro-me aqui genericamente aos cargos de juiz, desembargador e ministro dos Tribunais Superiores. Embora os cargos de ministro dos Tribunais Superiores (STF, STJ, TSE, TST e STM) não sejam todos privativos, constituem tradicionalmente um nicho de exclusividade dos bacharéis em direito na medida em que se exige, no mínimo, o chamado notório saber jurídico.

3 3 demonstrar que as tomadas de posição no plano político e a possibilidade de trânsito social destes agentes são determinantes no seu recrutamento como legisladores. I- Origem social e formação escolar Os treze juristas em análise integram as gerações de intelectuais analisadas por Pécaut (1980). Nascidos entre 1891 a 1933, os legisladores são filhos de pais com profissões diversas. Uma parte significativa possui pais com profissões liberais (advogados, médicos, e professores) ou vinculadas ao comércio. Apenas Orozimbo Nonato possui o pai vinculado ao exército, na patente de major. Estas informações estão sistematizadas no quadro n. 1. Quadro n. 1: Origem social dos projetadores do Código Civil Nome Ano de nac. Nascimento Nome e profissão do pai José Philadelpho de Barros Azevedo 1894 Rio de Janeiro (DF) José Carneiro de Barros e Azevedo, profissão desconhecida. Hahnemann Guimarães 1901 Rio de Janeiro (DF) Norival Guimarães, profissão desconhecida. Orozimbo Nonato da Silva 1891 Sabará (MG) Raymundo Nonato da Silva, major. Orlando Gomes dos Santos 1909 Salvador (BA) Mario Gomes dos Santos, comerciante. Theophilo de Azeredo Santos 1929 Arcos (MG) Raimundo de Azeredo Santos, comerciante. Caio Mário da Silva Pereira 1913 Belo Horizonte (MG) Erbert Vianna Chamoun 1923 Rio de Janeiro (DF) Miguel Reale 1910 S. Bento do Sapucaí (SP) Leopoldo da Silva Pereira, professor de português e de latim. Dados desconhecidos. Alfonso Reale, médico. Torquato da Silva Castro 1907 Recife (PE) Dados desconhecidos. Clóvis Veríssimo do Couto e Silva 1930 Porto Alegre (RS) Waldemar do Couto e Silva, professor de direito e advogado.

4 4 José Carlos Moreira Alves 1933 Taubaté (SP) Luiz de Oliveira Alves, profissão desconhecida. Agostinho Neves Arruda Alvim 1897 São Paulo (SP) José Manuel de Arruda Alvim, profissão desconhecida. Sylvio Marcondes Machado? (SP) Dados desconhecidos. Nota: Quadro demonstrativo da origem social dos agentes. Os dados biográficos foram obtidos na composição de dados constantes em: dicionários biográficos (Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro, Quem é Quem no Brasil, Enciclopédia Britânica); biografias dos ministros do STF ( livros de biográficos ou autobiográficos, currículos do sistema Lattes ou arquivados nas Faculdades de Direito e em órgãos públicos; discursos de posse em instituições de consagração (Academia Brasileira de Letras, Academia Brasileira de Letras Jurídicas, Instituto dos Advogados, Ordem dos Advogados,...); discursos de concessão de títulos acadêmicos e medalhas jurídicas; necrologias e elogios fúnebres; apresentação de obras; entrevistas com os legisladores ou pessoas de suas relações. Alguns dados ainda são desconhecidos da autora, pois a pesquisa encontra-se em andamento. Quanto à origem geográfica, os agentes são predominantemente provenientes dos três centros de poder da República Velha: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Estes três estados, além de concentrarem o poder político, também dão origem a maior parte dos juristas que ocupam altos cargos estatais. Tomando como exemplo a origem social dos Ministros do Supremo Tribunal durante o período republicano, vemos que as origens sociais dos mesmos guardam uma exata proporcionalidade com a dos juristas projetadores, sugerindo certo padrão na origem social das elites jurídicas. Mais interessante ainda é observar que há um projetador com origem em cada um dos seguintes estados: do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia. Estas são, respectivamente, as três origens mais freqüentes dos Ministros do Supremo Tribunal, logo atrás dos estados mais incidentes. Estas constatações são reproduzidas na distribuição das origens dos agentes redatores do Código Civil e ministros, como demonstra a tabela n. 1.

5 5 Tabela nº.1: Tabela comparativa da origem geográfica dos Ministros do STF, do STJ e dos redatores dos anteprojetos de Código Civil. Estado de origem Ministros do STF Ministros do STJ Projetadores do CC Alagoas Amazonas Bahia Ceará Espírito Santo Exterior Goiás Maranhão Mato Grosso Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Santa Catarina São Paulo Sergipe Total Nota: Tabela comparativa do local de nascimento dos Ministros do STF, STJ e dos projetadores do Código Civil. Em relação aos ministros, a tabela abrange todo o período republicano atualizado até outubro de Na contagem dos ministros do STJ, estão inclusos os ministros integrantes do antigo Tribunal Federal de Recursos, transformado em Superior Tribunal de Justiça em Já entre os projetadores estão os 13 juristas participantes da redação de pelo menos um dos anteprojetos de Código Civil no período de 1942 a Os dados em relação aos ministros foram retirados do STF e do STJ, disponíveis, respectivamente, em: e acesso em 1/10/2008. Os dados dos projetadores foram retirados de várias fontes, tal como explica a nota 4. Os estados do Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins não aparecem na tabela, pois não possuem ministros nem projetadores com origem em seu território. Os ministros que nasceram no Rio de Janeiro, época em que este era o Distrito Federal, foram computados no estado do Rio de Janeiro. 4 Trata-se do atual Ministro Felix Fisher, nascido em 30/09/1947 em Hamburgo, Alemanha, e naturalizado brasileiro. O mesmo bacharelou-se no Rio de Janeiro em Ciências Econômicas na UFRJ (1971) e em Direito pela UEG, hoje UERJ (1972). Exerceu sua carreira vida profissional, sempre ligada ao direito, no Estado do Paraná.

6 6 Todos os agentes em análise realizam seus estudos pré-universitários e a graduação em direito no estado de origem 5. Em geral, o doutorado, a livredocência e a tese de cátedra também ocorrem no mesmo local. Exceções são os percursos de Philadelpho de Azevedo e de Teophilo Santos que realizaram estudos em Paris. O primeiro cursou Ciência Política na École de Sciences Politiques em 1927, treze anos após sua formatura. O segundo ganhou bolsa de estudos do governo francês e foi doutorar-se na Université de Paris II, um ano após sua graduação em direito. No entanto, ambos os casos mostram a circulação internacional, traço marcante destes agentes, conforme analisado infra. Os projetadores oriundos dos estados periféricos (Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia) não realizam deslocamento espacial permanecendo no estado de origem durante toda a carreira profissional. Esta constatação indica também uma maior probabilidade dos nascidos nas regiões centrais ascenderem aos postos federais privativos de bacharéis em direito, tais como: Advogado da União (antigo Consultor-Geral da República) 6, Procurador-Geral da República e Ministro dos Tribunais Superiores. 5 Até mesmo Caio Mario, que se mudara durante a infância para o Rio de Janeiro, acabou retornado a Belo Horizonte para cursar direito. A mudança de sua família para a capital ocorreu devido ao fato de seu pai ter ido lecionar humanidades no colégio São José (PEREIRA, 2001, p.6). 6 O cargo de Consultor-Geral da República foi extinto e substituído pelo cargo de Advogado- Geral da União através da Lei Complementar 73/1993, publicada no D.O. de 11/02/1993.

7 7 Quadro n. 2: Estudos básicos, secundários e superiores. Nome Estudos primários e secundários José Philadelpho de Barros Azevedo Hahnemann Guimarães Orosimbo Nonato da Silva Colégio D. Pedro II, Rio de Janeiro. Colégio D. Pedro II, Rio de Janeiro. Primário na cidade de Sabará. Colégio Morais, Belo Horizonte. (humanidades) Formação acadêmica Graduado na UFRJ (1914) e aluno da SciencePo, Paris (1927). Graduado UFRJ (1923), livredocente em Direito Romano (1931) e catedrático de Direito Civil (1933) na mesma instituição. Graduado na UFMG (1911), livre-docente e catedrático na mesma instituição (1925). Orlando Gomes dos Santos Escola Campo Grande, em Salvador. Theophilo de Azeredo Santos Escola Cócio Barcelos, Rio de Janeiro. Grupo Escolar Afonso Pena, Belo Horizonte. Instituto Padre Machado, Belo Horizonte. Colégio Marconi, Belo Horizonte. (clássico) Caio Mário da Silva Pereira Grupo Escolar Barão do Rio Branco, Belo Horizonte (primário). Graduado na UFBA (1930). Graduado na UFMG (1935), doutorado em Paris II (1936) e doutor na UFMG. Graduado na UFMG (1935) e doutor na mesma instituição. Erbert Vianna Chamoun Local desconhecido. Graduado na UFRJ. Miguel Reale Nossa Senhora da Glória, Graduado na USP (1933) e Itajubá. doutor na mesma instituição Istituto Médio Ítalo Brasiliano (1941). Dante Alighieri, São Paulo. Torquato da Silva Castro Local desconhecido. Graduado na UFPE. Clóvis Veríssimo do Couto e Silva Colégio Anchieta, Porto Alegre. (primário e secundário) José Carlos Moreira Alves Instituto Lafayette, Rio de Janeiro. (primário, ginasial e científico) Graduado na UFRGS (1955), catedrático na mesma instituição (1966). Graduado na UFRJ (1955), doutor na mesma instituição (1957). Agostinho Neves Arruda Alvim Local desconhecido. Graduado na USP. Sylvio Marcondes Machado Local desconhecido. Graduado na USP. Nota: Quadro demonstrativo dos locais de estudos pré-universitários, universitário e de pósgraduação dos agentes projetadores do Código Civil. A maior parte das faculdades teve seus nomes alterados ao longo dos anos. Para simplificar, utiliza-se a sua sigla atual. A circulação internacional 7 é traço marcante nas carreiras dos juristas projetadores. Eles tiveram oportunidade de integrar organismos internacionais, estudar no exterior, comparecer a congressos ou, ainda, representar o Brasil 7 Dezalay e Garth defendem que a circulação internacional de idéias entre os bacharéis é um condicionante do campo do Direito, pois permite estabelecer fronteiras, estruturas, e orienta as estratégias implementadas pelos atores nacionais.

8 8 em encontros e reuniões internacionais. Miguel Reale, por exemplo, teve alguns colóquios internacionais para discussão de seu pensamento. Um deles ocorreu em Portugal e outros dois no Brasil. O I Colóquio Luso-Brasileiro de Pesquisa Filosófica (Rio de Janeiro) e o VI Congresso Brasileiro de Filosofia (São Paulo), ambos realizados em 1999, não estão mencionados no quadro n. 3, pois não configuram exemplos de deslocamento dos agentes. No entanto, os anais publicados 8 no congresso de São Paulo demonstram a presença de estudiosos vários estados do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Amazonas) e do exterior (Portugal, Itália, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Japão), o que indica a circulação internacional das idéias filosóficas de Reale. Outros exemplos da circulação internacional dos juristas em análise encontram-se no quadro n. 3. Quadro n. 3: Circulação Internacional Nome Viagens de estudos Congressos, cargos ou condecorações ou para ministrar aulas Orozimbo Nonato da Silva Não Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito de Itália e Portugal. Hahnemann Guimarães Não Representante do Brasil na Conferência Internacional do Ensino Superior em Paris, França. (1937) Congresso Internacional de Direito Privado em Montevidéu, Uruguai (1940). Chefe da delegação brasileira ao Congresso Internacional de aeronáutica civil em Chicago, EUA. (1944) José Philadelpho de Azevedo École de Sciences Politiques, Paris, França. (1927) Membro da Seção Brasileira do Comité Juridique International de l Aviation, sediada em Paris, França. (1930) 8 Meio Século de Filosofia. Anais do VI Congresso Brasileiro de Filosofia (6 de setembro de 1999). São Paulo: IBF, vol. I e II.

9 9 Caio Mário da Silva Pereira Theophilo de Azeredo Santos Professor convidado para lecionar Direito Comparado na Univeristé de Paris I, França. (1953) Estudou common law em universidades americanas. (1953) Estudou com bolsa de estudos na Université de Paris II ( ) Representante do Brasil na Semaine Internationale de Droit em Paris, França. (1937) Representante do Brasil na Union Internationale des Avocats em Paris, França. (1937) Representante do Brasil no II Congresso de Direito Comparado em Haia, Holanda. (1937) Representante do Brasil no 8º Congresso Científico Americano em Washington, EUA. (1940). Membro da Inter-american Bar Association em Washington, EUA. (1940) Juiz da Corte Internacional de Justiça em Haia, Holanda. ( ) Apresentador de trabalho no IV Congresso Internacional de Direito Comparado em Paris, França. (1953) IX Conferência Interamericana de Advogados em Dallas, EUA. (1956). Conferencisita em Yale, EUA (1956). I Jornadas Latino-americanas de Direito Privado em Buenos Aires, Argentina (1960). Comission Internationale de Juristes em Genebra, Suíça (1965). Atual presidente do Comitê Internacional de Arbitragem da Câmara Internacional do Comércio com sede em Paris, França (2008). Orlando Gomes Não possui Não possui. Miguel Reale Estudou na Itália. Chefe da delegação brasileira na Organização Internacional do Comércio em Genebra, Suíça. (1951) Fundador da Associação Interamericana de Filosofia (1954). Chefe da delegação brasileira dos seguintes Congressos Interamericanos de Filosofia: Santiago, Chile (1957); Washington, EUA (1959); e Buenos Aires, Argentina (1961). Vice-presidente do Congresso Interamericano de Filosofia em Québec, Canadá. (1967) Colóquio Tobias Barreto para discussão do pensamento de Miguel Reale, em Porto e Viana do Castelo, Portugal. (1996) 9 José Carlos Moreira Alves Assessor da delegação do Brasil da reunião dos 9

10 10 Ministros da Justiça dos países hispânicos, lusoamericanos e filipinos em Madrid, Espanha. (1970). Delegado do Brasil nas conferências diplomáticas da Convenção Universal sobre o direito do autor e da Convenção de Berna, realizada em Paris, França. (1971) Chefe da missão especial para representar o governo brasileiro no 50 aniversário da Proclamação da República da Turquia (1973). Clóvis Veríssimo do Couto e Silva Professor convidado na Université de Paris II. Professor convidado em Florença. Torquato da Silva Castro Residiu no Japão para cuidar dos interesses de um cliente de seu escritório de advocacia que possuía uma mineradora (1957). Nota: Quadro demonstrativo da circulação internacional dos notáveis. Os dados são relativos a viagens de estudo, de representação oficial do país ou de trabalho dentro das profissões jurídicas. Não estão computadas viagens de mero turismo. II Carreira profissional e distinções Após a formação universitária, os projetadores civis incorporam um léxico de práticas comuns aos bacharéis de direito que, além maximizar sua inserção no espaço profissional, tornam-se reconhecidos socialmente como juristas. Dentre as características distintivas desta elite estão o exercício da docência em direito, a circulação internacional e o pertencimento a instituições

11 11 de consagração, como o Instituto dos Advogados Brasileiros 10 e Academia Brasileira de Letras Jurídicas 11. Arinos (apud Venâncio Filho, 1997, p. 8) distingue o bacharel do jurista através de duas posturas distintas. Ao primeiro, cabe a o bacharelismo, que consiste na aplicação dedutiva da técnica jurídica aplicada à realidade. Já o juridicismo, pertencente ao segundo tipo, é uma postura inovadora e criadora de formas de interpretar o direito e de sistematizá-lo, seja para ao sentido progressista, seja para o reacionário. Dezalay e Garth (2002, p ), inspirados na tradicional separação entre os produtores e práticos de direito, e diante da indiferenciação destas atividades na América Latina, criam a categoria analítica de políticos-bacharéis. Estes se caracterizam por serem generalistas dotados de sabedoria prática para ocupar postos-chave dentro da hierarquia social, notadamente os de natureza intelectual, política e empresarial. Miceli (1979) ressalta que a partir do Estado Novo, época em que o diploma em direito deixa de ser um bem raro, os bacharéis passam a investir na diversificação de carreiras, de forma concomitante ou alternada. Para isso, se fazem valer de postos em jornais, revistas, escolas secundárias e de relações sociais intensas, especialmente em certas instâncias de consagração. 10 Fundado em 1843, o Instituto dos Advogados Brasileiros IAB, inicialmente chamado de IAOB surge como uma instituição que congregava exclusivamente, e representava, toda a comunidade jurídica do país. Com a criação da Ordem dos Advogados do Brasil, através do Decreto nº , de 18 de novembro de 1930, o IAB passa a ser um instituto de consagração de notáveis juristas. (BONELLI, 1999, p ). 11 A Academia Brasileira de Letras Jurídicas foi fundada em março de 1974 ao estilo da academia francesa. A missão da academia é zelar pela pureza do idioma pátrio na literatura jurídica, acompanhar a evolução do pensamento jurídico universal e contribuir para a sua construção, congregando cordialmente, em torno desse ideal, juristas de todo o Brasil.

12 12 Para a identificação da presença destas características no grupo em análise, veja o quadro n.4 que demonstra esta diversificação progressiva. Quadro n. 4: Primeiro emprego e experiência docente Nome Primeiro emprego Experiência docente Orozimbo Nonato da Silva Professor de Economia e Estatística Rural na Livre-docente e catedrático de Direito Civil UFMG ( ). Escola Mineira de Professor de Direito Civil na PUC-RJ (1940). Agricultura e Veterinária (1923). Hahnemann Guimarães José Philadelpho de Azevedo Professor de Latim no Colégio do Professor Accioly. Professor substituto de Filosofia no Colégio D. Pedro II ( ). Catedrático de Latim D. Pedro II ( ). Livre Docente em Direito Romano da UFRJ (1932). Catedrático de Direito Civil da UFRJ (1933). Catedrático de Psicologia, Lógica e História da Filosofia no Colégio D. Pedro II (1917) Livre-docente no D. Pedro II (1930). Livre Docente em Direito Civil da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ (1932). Catedrático de Direito Civil da UFRJ (1933). Orlando Gomes Advogado. Professor livre-docente de Introdução à Ciência do Direito da Faculdade de Direito da UFBA (1933). Professor de Instituições de Direito Social da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA (1934). Professor de Direito Civil da UFBA (1936). Catedrático de Direito Civil da UFBA (1937). Caio Mário da Silva Pereira Revisor da Revista Forense. Theophilo de Azeredo Santos Taquígrafo. Professor de Francês e Português no Colégio Mineiro de BH. ( ). Professor de Francês Clássico na Faculdade de Filosofia de UFM. Professor catedrático de Direito Civil da UFMG.(1950). Professor de Direito Comparado no curso de doutorado da UFMG (1951). Professor de Direito Civil da UFRJ. Professor de Direito Comercial da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Professor de Direito Comercial da Universidade do Estado da Guanabara (UERJ). Professor da Universidade Estácio de Sá. Sylvio Marcondes Machado Advogado Comercialista. Professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) Miguel Reale Advogado. Professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. (USP) José Carlos Moreira Alves Professor regente de Direito Civil e de Direito Romano na Faculdade de Direito da Universidade Gama Filho, RJ ( ). Professor de Direito Romano da Faculdade de Direito Cândido Mendes, RJ ( ) Professor de Direito Romano no doutorado da PUC-RJ (1962.) Professor de Direito Civil e Processual Civil da PUC-RJ ( ). Professor da EBAPE- FGV ( ). Professor livre-docente e catedrático de direito civil e direito romano na Universidade do Brasil ( ). Professor catedrático na USP ( ). Professor da Universidade Mackenzie, SP

13 13 ( ) Professor cedido da USP à UnB (1974-). Agostinho de Arruda Alvim? Professor da PUC-São Paulo. Erbert Vianna Chamoun Advogado. Professor da UERJ. Professor da UFRJ. Professor da PUC-RJ. Clóvis Veríssimo do Couto e Silva Advogado. Professor da PUC-RS. Professor da UFRGS. Torquato da Silva Castro Agricultor. Professor da UFPE. Nota: Quadro demonstrativo do primeiro emprego e da experiência docente dos agentes projetadores. As universidades têm a abreviação correspondente a seu nome atual. Além de professores, os legisladores civis ocuparam postos diversos nas carreiras jurídicas, jornalísticas 12 e políticas. Ademais, realizam a produção de artigos e livros jurídicos, filosóficos 13 e literários 14. Ainda hoje, os manuais de direito civil de Caio Mario da Silva Pereira e de Orlando Gomes são os mais freqüentemente indicados nas faculdades de direito brasileiras. Com o advento no novo Código Civil, parte dos seus ensinamentos ficou desatualizada. Assim, mesmo após a morte destes autores, suas obras continuam a serem reeditadas com adaptações feita por outros autores, menos consagrados. Estas obras estão no quadro Miguel Reale fundou o jornal integralista Acção (1936), a Revista Panorama (1936) da qual foi diretor (1937). Além disso, foi colunista semana do jornal O Estado de São Paulo. José Philadelpho de Azevedo colaborou no Jornal do Commercio na seção vida jurídica entre os anos de 1936 a Miguel Reale é fundador do Instituto Brasileiro de Filosofia (1949), o qual presidiu até sua morte (2006). Igualmente fundador da Sociedade Interamericana de Filosofia. Sua teoria tridimensional do direito é mundialmente conhecida e sua obra filosófica foi traduzida para o francês, italiano e espanhol. Como exemplo citamos: Filosifia del Diritto, traduzida para o italiano por Luigi Bagolini e G. Ricci (1956); Filosofia del Derecho, traduzida para o espanhol por Angel Herreros (1979); Situation de la théorie de l État dans les domaines de la connaissance juridique, traduzida por Jacques Douchez (1953). 14 Destacamos como exemplos Miguel Reale, membro da Academia Brasileira de Letras, e Orlando Gomes, membro da Academia de Letras da Bahia (1968). Este que escreveu um livro de crônicas intitulado O Veranista.

14 14 Quadro n. 5: Manuais de direito de autoria dos coordenadores da segunda comissão jurídica elaboradora do anteprojeto de Código Civil Nome Caio Mário da Silva Pereira Orlando Gomes Manuais de Direito Civil Introdução ao direito civil: teoria geral do direito civil. 22ª. ed. em Atualizado por Maria Celina Bodin de Moraes. Teoria geral das obrigações. 21ª. ed. em atualizado por Guilherme Calmon Nogueira da Gama. Contratos. 12ª. ed Atualizado por Regis Fichtner. Direitos reais. 19. ed. em Atualizado por Carlos Edson Monteiro Rêgo Filho. Direito de família. 16ª. ed. em Atualizado por Tânia da Silva Pereira. Sucessões. 16 ed. em Atualizado por Carlos Roberto Barbosa Moreira. Introdução ao Direito Civil. 19ª. ed. em Atualizado por Edvaldo Brito e Reginalda Paranhos de Brito. Obrigações. 17ª em ed Atualizado por Edvaldo Brito. Contratos. 26ª. ed. Em Atualizado por Antônio Junqueira de Azevedo e Francisco Paulo de Crezenzo Mariano. Direito de família. 14ª. ed. em Atualizada por Humberto Theodoro Gomes. Direitos reais. 19ª ed; em Atualizado por Edson Fachin. Sucessões. 14ª. ed em Atualizado por Mario Roberto Carvalho de Faria. Nota: Quadro demonstrativo dos manuais de direito de Gomes e Pereira, com respectiva edição e atualizador. Dados atualizados até outubro de Outra característica marcante é o exercício de diversas atividades com a carreira de advogado. Sempre que possível esta se acumulava com a função de professor. Caso houvesse impedimento de cumulação de carreiras, por exigência de dedicação exclusiva, ocorre sua retomada após a aposentadoria ou a exoneração em cargos públicos que impedem a militância na advocacia. Este é o caso de Nonato, por exemplo, que, após aposentar-se do cargo de Ministro do STF, dedica-se à carreira de advogado e parecerista no Rio de Janeiro, em uma banca integrada por Theophilo de Azeredo Santos, seu exaluno na Universidade de Minas Gerais, e Idelfonso Mascarenhas da Silva (Lisboa, 2003, p. 51).

15 15 O antigo cargo de Consultor-Geral da República, equivalente ao atual cargo de Advogado Geral da União foi ocupado por três projetadores do Código Civil: Hahnemann Guimarães, Orozimbo Nonato da Silva e Caio Mario da Silva Pereira. Os dois primeiros se sucederam durante o governo Vargas e Caio Mario foi Consultor-Geral da República no ano de 1961, durante governo Jânio Quadros. Estes dados estão disponíveis no quadro n. 6. Quadro n. 6: Carreiras públicas dos Projetadores Legislativos Nome Origem Carreiras Públicas Federais Hahnemann Guimarães Rio de Janeiro (DF) José Philadelpho de Barros Azevedo Orozimbo Nonato da Silva Caio Mário da Silva Pereira Rio Janeiro (DF) Sabará (MG) Belo Horizonte (MG) de Consultor Geral da República de Vargas ( ) Procurador Geral da República ( ) Juiz do Tribunal Superior Eleitoral, no governo Dutra (1946) Ministro do STF, durante o governo Dutra (1946) Vice-Presidente do TSE ( ) Ministro do STF, no governo Vargas (1942) Consultor Geral da República, no governo Vargas ( ) Ministro do STF, nomeado por Vargas ( ) Vice-Presidente do STF ( ) reeleito ( ) Presidente do STF ( ) Consultor Geral da República de Jânio (1961) Chefe de Gabinete do Ministro da Educação, Pedro Aleixo (1966) Orlando Gomes Salvador Não (BA) Theophilo de Azeredo Santos Arcos (MG) Não Agostinho de Arruda Alvim São Paulo Não (SP) Clóvis Veríssimo do Couto e Porto Não Silva Alegre (RS) Erbert Vianna Chamoun Rio de Não Janeiro (DF) José Carlos Moreira Alves Taubaté (SP) Coordenador da Comissão de Estudos Legislativos do Ministério da Justiça ( ); Chefe do Gabinete do Ministro da Justiça Alfredo Buzaid. ( ); Procurador Geral da República ( ); Coordenador da Comissão de Estudos Legislativos do Ministério da Justiça ( ); Ministro do STF, no governo Geisel (1975); Juiz substituto do TSE ( ); Juiz efetivo do TSE ( ); Vice-Presidente do TSE ( ); Vice-Presidente do STF ( ); Presidente do STF ( );

16 16 Miguel Reale ( ) S. Bento do Sapucaí (SP) Sylvio Marcondes Machado SP Não. Torquato de Castro ( ) Recife (PE) Não. Presidente da Primeira Turma do STF (1987-); Juiz Substituto do TSE ( ). Membro do Conselho Federal de Cultura ( ) Nota: Quadro demonstrativo das carreiras públicas federais dos projetadores civis. A forte rede de relações sociais e o hetero-reconhecimento pelos pares. Assim, os juristas das comissões elaboradoras do Código Civil recebem diversos prêmios jurídicos, homenagens e títulos doutor honoris causa. Dentre eles, destaca-se o Prêmio Teixeira de Freitas concedido anualmente pelo Instituto dos Advogados Brasileiros aos melhores trabalhos jurídicos. Instituída no ano de 1929, premiando Clóvis Beviláqua, autor do Código Civil de 1916, a medalha Teixeira de Freitas foi concedida a 6 dos 13 juristas projetadores. Outra instância de consagração relevante é a Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Outra instituição de consagração fundamental é a Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Sociedade civil fundada em 6 de setembro de 1975, e declarada de utilidade pública federal em 1983, a academia segue o estilo do modelo francês. Suas cadeiras simbólicas em número de cinqüenta têm um patrono cada e são ocupadas perpetuamente por escritores juristas brasileiros eleitos por maioria absoluta. Cinco dos treze projetadores são membros, sendo Orozimbo Nonato patrono da cadeira 28. Torquato de Castro, afiliado pela Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, fundada por ele em 1976 e Sylvio Marcondes dos Santos detentor da cadeira 43 da Academia Paulista de Letras. Orlando Gomes foi igualmente da Academia de Letras da Bahia e da Miguel Reale, além de ser membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Paulista de Letras Jurídicas é membro da Academia Brasileira de Letras. Estas informações estão explicitadas no quadro n. 7. Quadro n. 7: Medalhas e distinções recebidas pelos Projetadores legislativos

17 17 Nome Medalha Teixeira de Freitas Membro da ABLJ Hahnemann Guimarães Não Não José Philadelpho de Barros Não Não Azevedo Doutor Honoris Causa Orozimbo Nonato da Silva Sim, Patrono da cadeira 28 Não Caio Mário da Silva Pereira Sim, Sim, cadeira 28 Orlando Gomes dos Santos Sim, Sim, cadeira 1 1 Theophilo de Azeredo Santos Sim, Não Não Agostinho Neves Arruda Alvim Não Não Clóvis Veríssimo do Couto e Não Sim, cadeira 42 Silva Erbert Vianna Chamoun Não Não Desconhecido. José Carlos Moreira Alves Não Sim, cadeira 44 Miguel Reale Sim, Sim, cadeira títulos Sylvio Marcondes Machado Não Não Torquato de Castro ( ) Não afiliado pela APLJ Desconhecido. Nota: Quadro demonstrativo de prêmios, medalhas e distinções recebidas pelos projetadores legislativos. Os dados foram obtidos com base no site do IAB ( nas Revistas da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e nos dados biográficos obtidos conforme explicado na nota 4. III A hiperpolitização e a expertise instituinte Os juristas elaboradores dos Anteprojetos de Código Civil participaram de outras comissões legislativas, sempre a convite dos políticos no poder. Assim, há uma estreita relação entre as simpatias ou militâncias políticas, as amizades e os convites para integrar as comissões legislativas. Evidencia-se que os recursos mobilizados são provenientes de diversas redes (DURIEZ e SAWICKI, 2003) freqüentemente sobrepostas à noção de multiposicionalidade dos agentes (Boltanski). A primeira tentativa de reforma do Código Civil veio a lume no governo Vargas. Os juristas Orozimbo Nonato, Philadelpho Azeredo e Hahnemann Guimarães. Alinhados à política getulista; elaboraram, a pedido do governo, um projeto de reforma do Código Civil que retirasse a parte relativa à matéria contratual e, juntamente com dispositivos do Código Comercial, criasse um Código das Obrigações. Obviamente, esta manobra tinha um duplo objetivo:

18 18 tornar as mudanças legislativas de Vargas ainda mais profundas e promover uma alteração desapercebida do Código Comercial. Tal empreitada não obteve sucesso, tendo havido manifestações da sociedade e dos juristas contra esta unificação. Apesar de não terem sido terem falhado no projeto de codificação, o feito desta primeira comissão foi realizar a modificação da Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro, consubstanciada pelo Decreto-lei 4.657, de 4 de setembro de 1942, durante o mandato de Alexandre Marcondes Filho no Ministério da Justiça. Além desta comissão, Nonato participou da reforma da Lei de Falências (Decreto-lei 7.661, de 21 de junho de 1945) juntamente com Alexandre Marcondes Filho, Philadelpho Azevedo, Hahnemann Guimarães e Sylvio Marcondes. Os elaboradores do anteprojeto de Reforma do Código civil converteram seu prestígio para ascender à posição de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Antes disso, Orozimbo Nonato havia sido nomeado por Vargas para o cargo de Consultor-Geral da República 15, tendo permanecido no cargo até 1941, quando ascende a Ministro do STF. Em função disso, Hahnemann Guimarães ( ) substitui Nonato no cargo de Consultor Geral da República. Guimarães, na condição de Consultor Geral da República do governo Vargas, integrou a comissão presidida pelo Ministro da Justiça Agamenon Magalhães e integrada pelos seguintes juristas: José Linhares (ministro do STF) José Miranda Valverde (OAB), Vicente Piragibe e Antonio Lafaiete de Andrada (Juízes do Tribunal de Apelação). Esta lei correspondeu à tentativa de Vargas em superar as dificuldades enfrentadas pelo Estado Novo para adaptarse as (ABREU, 2001) 15 Consultor Geral da República é o mais assessor jurídico do Presidente da República, submetido à sua direta, pessoal e imediata supervisão. É um cargo em comissão nomeado, pelo Presidente da República, dentre bacharéis em Direito de notável saber jurídico e ilibada reputação e possui status de Ministro.

19 19 Os juristas da primeira comissão alinham-se a Vargas e ocupam um conjunto de cargos públicos até chegarem ao ápice, como Ministros do Supremo Tribunal Federal, conforme sistematizado no quadro n. 9. Quadro n.9 : Carreiras públicas dos primeiros projetadores Nome Cargos diversos Ministro STF Orozimbo Nonato da Silva José Philadelpho de Barros Azevedo Hahnemann Guimarães Delegado de Polícia em Aiuruoca e Turvo (1912) Promotor de Justiça (1912). Juiz municipal em Rio Branco e Entre Rios (1913). Advogado-Geral do Estado de MG (1933). Desembargador do TAMG (1934). Membro do TRE-MG. Consultor Geral da República (1940). Procurador Geral do DF ( ). Prefeito nomeado do Rio de Janeiro, DF ( ). Juiz da Corte internacional de Justiça, com sede em Haia, Holanda.( ). Membro do Comitê Juridique International de l aviation (Paris, com sede no RJ) Consultor Geral da República ( ) Procurador Geral da República ( ). Integrante do TSE (1945) Ministro do STF, nomeado por Vargas (1941). Ministro do STF, nomeado por Vargas (1942). Ministro do STF, nomeado por Eurico Gaspar Dutra ( ). Fonte: Elaboração própria, com base nos dados do DHBB e do site do STF ( Dentre os segundo grupo de projetadores, destacam-se os coordenadores da comissão elaboradora do Código Civil, Gomes e o coordenador da comissão elaboradora do Código das Obrigações, Caio Mario das Silva Pereira. É o jurista atípico entre os codificadores. Gomes, filho de um caixeiro, é o projetador de origem mais humilde e que, no plano político, posiciona-se à esquerda. Em 1937 foi preso pelo Estado Novo por dar aulas sobre a União SOVIÉTICA. Em 1946, concorreu a senador pelo Partido Socialista Brasileiro no ano de No direito, escreveu sobre sociologia do direito e direito do trabalho. Aproximou-se timidamente da linha alternativa do direito, embora não simpatizasse com a matriz política que lhe dá origem AMARAL, Francisco. Evocação a Orlando Gomes ; Revista Brasileira de Direito Comparado. n. 17 (1999), p. 10.

20 20 Caio Mario da Silva Pereira é liberal e udenista, alinhando-se a Milton Campos. Tanto o projeto de Código Civil de Gomes quanto o de direito das obrigações de Pereira foram retirados de pauta, durante a ditadura militar. Assim, Miguel Reale é convidado para escrever o Código Civil, mas opta por convidar outros cinco juristas conservadores para empreenderem a tarefa com ele. Reale possui um perfil exemplar de uma das gerações de juristas brasileiros que transitam na permeável fronteira entre a política e a universidade, alternando postos nas faculdades de direito e na vida pública. Essa alternância é percebida na visão pessoal de Reale como uma constante luta entre a vocação teórica do professor e a nunca vencida vocação política.(reale, 1986, p. 38.) Por ocasião do convite feito pelo presidente Vargas para integrar o Conselho Administrativo do Estado, aceitou imediatamente. Em suas Memórias (Reale, v. I, 1987, p. 164.), Reale assim se manifesta: não vacilei um instante sequer, pois em meu sem sempre atuaram duas valências, uma jurídica, outra política, ambas em busca de sincronia Reale foi um dos membros mais importantes do Integralismo, ao lado do próprio Plínio Salgado, seu conterrâneo de São Bento do Sapucaí, e de Gustavo Barroso. Enquanto membro da AIB, Reale foi seu principal ideólogo, o que lhe deu a posição de chefe de doutrina. A militância de Reale no integralismo dura quase dez anos, de 1932 a É em maio deste ano que rompe definitivamente com o Integralismo, tanto quanto Gustavo Barroso. Isso porque Plínio Salgado, antes de seguir para o exílio em Portugal, confia a chefia do Integralismo a Raymundo Padilha 17, A partir desse episódio, tanto Miguel quanto Barroso rompem com o integralismo, por haverem sido preteridos na ordem hierárquica do movimento. (Memórias, vol. I, 1987, p ) No quadro ç são sistematizadas as experiências legislativas dos juristas projetadores do Código Civil. 17 Então funcionário do Banco do Brasil em Campinas e futuro deputado federal e governador do Rio de Janeiro. (REALE, 1987, vol. I, p. 143.)

De bacharel a jurista: perfil dos artífices da codificação civil Daniela Silva Fontoura de Barcellos *

De bacharel a jurista: perfil dos artífices da codificação civil Daniela Silva Fontoura de Barcellos * 1 De bacharel a jurista: perfil dos artífices da codificação civil Daniela Silva Fontoura de Barcellos * Resumo: Partindo da hipótese de que a tarefa performativa é um diferencial no âmago das elites jurídicas

Leia mais

CURRICULUM VITAE JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO

CURRICULUM VITAE JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO CURRICULUM VITAE DE JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e advogado, nascido em Luanda a 13 de Novembro de 1932 PROF. DOUTOR

Leia mais

DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS POSSE DO DESEMBARGADOR GUTEMBERG DA MOTA E SILVA

DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS POSSE DO DESEMBARGADOR GUTEMBERG DA MOTA E SILVA DISCURSO DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS POSSE DO DESEMBARGADOR GUTEMBERG DA MOTA E SILVA Auditório da Unidade da Raja Gabaglia - 16 de abril

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES Barbara Christine Nentwig Silva Professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social /

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO C U R R I C U L U M V I T A E DE JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO 2 1. Dados Pessoais

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Plano Municipal de Educação

Plano Municipal de Educação Plano Municipal de Educação Denise Carreira I Encontro Educação para uma Outra São Paulo 30 de novembro de 2007 O Plano Municipal de Educação e as reivindicações dos movimentos e organizações da cidade

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS CRESS SOBRE QUADRO DE ASSISTENTES SOCIAIS NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DOS ESTADOS

LEVANTAMENTO DOS CRESS SOBRE QUADRO DE ASSISTENTES SOCIAIS NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DOS ESTADOS LEVANTAMENTO DOS CRESS SOBRE QUADRO DE ASSISTENTES SOCIAIS NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DOS ESTADOS Informações enviadas pelos CRESS: 1ª. PA; 2ª. MA; 5ª. BA; 6ª.-MG; 7ª. RJ; 10ª. RS; 11ª. PR; 12ª-SC; 13ª.

Leia mais

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Quadro Resumo- Estatísticas Gerais da Educação Superior por Categoria Administrativa - - 2012 Categoria

Leia mais

12. Assinale a opção correta a respeito da composição e do funcionamento das juntas eleitorais.

12. Assinale a opção correta a respeito da composição e do funcionamento das juntas eleitorais. TRE-MT ANALIS. JUD. ADM CESPE 9. Assinale a opção correta com relação aos órgãos da justiça eleitoral. a) A justiça eleitoral é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), pelo TRE, na capital de

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Competência da Justiça Militar Paulo Tadeu Rodrigues Rosa* A Justiça Militar é um dos órgãos do Poder Judiciário, com previsão constitucional e Lei de Organização Judiciária que

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, de 2013.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, de 2013. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, de 2013. (Do Sr. DAMIÃO FELICIANO) Disciplina a fixação do número de Deputados, nos termos do art. 45, 1º, da Constituição Federal, e dá outras providências. O Congresso

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais

QUANTIDADE DE INSCRITOS NO SISTEMA COFECI-CRECI

QUANTIDADE DE INSCRITOS NO SISTEMA COFECI-CRECI QUANTIDADE DE INSCRITOS NO SISTEMA COFECI-CRECI PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA MARÇO/2015 Brasília - DF A KUSER S/A APRESENTA LEVANTAMENTO DA QUANTIDADE DE CORRETORES DE IMÓVEIS, IMOBILIÁRIAS E DEMAIS

Leia mais

Lindolpho de Carvalho Dias

Lindolpho de Carvalho Dias Lindolpho de Carvalho Dias Possui especialização em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1962). Atualmente é do Ministério da Ciência e Tecnologia. CNPq/C.Lattes

Leia mais

CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: STF REVOLUCIONOU NOSSA PIRÂMIDE JURÍDICA

CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: STF REVOLUCIONOU NOSSA PIRÂMIDE JURÍDICA CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: STF REVOLUCIONOU NOSSA PIRÂMIDE JURÍDICA Elaborado em 01.2009 Luiz Flávio Gomes Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, mestre

Leia mais

Direitos das Pessoas Idosas e a Implementação da Convenção

Direitos das Pessoas Idosas e a Implementação da Convenção Direitos das Pessoas Idosas e a Implementação da Convenção Perly Cipriano Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - Brasil Dados atuais sobre envelhecimento no mundo No ano de 2007, 10.7%

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO

FACULDADE DE DIREITO FACULDADE DE DIREITO FACULDADE DE DIREITO SUMÁRIO A. Mestrado e Pós-Graduação em Direito em Língua Chinesa Língua veicular: Língua Chinesa Área de especialização: Variante em Ciências Jurídicas B. Mestrado

Leia mais

PROC. N. 5673/05 P.L.L. N. 0266/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. N. 5673/05 P.L.L. N. 0266/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Trazemos à consideração dos nobres Vereadores o presente Projeto de Lei para, com o apoio desta Casa, conceder o título honorífico de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao Ministro Luiz

Leia mais

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964.

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA DADOS PESSOAIS: Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. Estado civil: solteiro. Trabalha em Lisboa, com escritório na Rua

Leia mais

Marcas do profissionalismo e eficiência

Marcas do profissionalismo e eficiência Marcas do profissionalismo e eficiência Advogados gaúchos possuem expertise em serviços prestados às seguradoras Escritório Müller & Moreira, que agora completa 20 O anos de fundação, iniciou suas atividades

Leia mais

A influência das Representações Sociais na Docência no Ensino Superior

A influência das Representações Sociais na Docência no Ensino Superior A influência das Representações Sociais na Docência no Ensino Superior Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital ZAIDAN, Lílian Araújo Ferreira 1 VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira 2 No ensino

Leia mais

setembro de 2014 Fundação Perseu Abramo - Partido dos Trabalhadores MUDANÇA REGIONAL E DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL

setembro de 2014 Fundação Perseu Abramo - Partido dos Trabalhadores MUDANÇA REGIONAL E DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL 15 setembro de 2014 Fundação Perseu Abramo - Partido dos Trabalhadores MUDANÇA REGIONAL E DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL Expediente Esta é uma publicação da Fundação Perseu Abramo. Diretoria Executiva

Leia mais

do estado do Rio Grande do Sul lidera o ranking estadual com 221%, seguido por Minas Gerais na vice-liderança, com 179%.

do estado do Rio Grande do Sul lidera o ranking estadual com 221%, seguido por Minas Gerais na vice-liderança, com 179%. IBEF apoia reequilíbrio das dívidas dos estados e municípios com a União Pernambuco está em situação confortável se comparado a outros estados. Confira os números O Instituto Brasileiro de Executivos de

Leia mais

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie)

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie) A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

LEI Nº 3.848, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1960

LEI Nº 3.848, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1960 LEI Nº 3.848, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1960 Cria a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e dá outras providências. O Presidente da República, Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a

Leia mais

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 13 de Julho de 1943.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 13 de Julho de 1943. BASTONÁRIO ANGELO D ALMEIDA RIBEIRO TRIÉNIO 1972-1974 CURRICULUM VITAE Nascido a 9 de Dezembro de 1921, natural de Lisboa. Casado e pai de seis filhos. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da

Leia mais

[X] Nacional [ ] Regional [ ] Estadual [ ] Municipal [ ] Outra/ Especificar

[X] Nacional [ ] Regional [ ] Estadual [ ] Municipal [ ] Outra/ Especificar ANEXO I - FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título do projeto: O Ensino de Ciência Política Pesquisador responsável: Audren Marlei Azolin Contatos: Telefones: 41 3022-2488 /

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Felippe Augusto de Miranda Rosa

Felippe Augusto de Miranda Rosa Acervo do Museu da Justiça Diretoria-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento Um dos pioneiros da difusão da Sociologia do Direito no Brasil, presidiu o 1º Tribunal de Alçada do Estado do Rio

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Quinto constitucional Antonio Pessoa Cardoso* Quinto constitucional é o mecanismo que confere vinte por cento dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores; portanto,

Leia mais

FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing

FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing Edson José de Lemos Júnior Ermeson Gomes da Silva Jardson Prado Coriolano da Silva Marcos Antonio Santos Marinho Rosinaldo Ferreira da Cunha RELATÓRIO GERENCIAL

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica SOCIEDADES SIMPLES E EMPRESARIAS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ATUAIS. Cácito Augusto Advogado

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica SOCIEDADES SIMPLES E EMPRESARIAS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ATUAIS. Cácito Augusto Advogado TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica SOCIEDADES SIMPLES E EMPRESARIAS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ATUAIS Cácito Augusto Advogado I INTRODUÇÃO Após quatro anos de vigência do Novo Código Civil brasileiro, que

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Decreto n.º4/01 De 19 de Janeiro Considerando que a investigação científica constitui um pressuposto importante para o aumento da produtividade do trabalho e consequentemente

Leia mais

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP 7 Maio 10 Horas NÚCLEO DE ESTUDANTES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ORGANIZAÇÃO: COM A PARTICIPAÇÃO: Paz, Fragilidade e Segurança A A G E

Leia mais

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil Número 24 Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 29 de julho de 2009 COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 2 1. Apresentação Este

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4007 EDITAL Nº 3/2010 1. Perfil: no. 1 Sol e Praia 3. Qualificação educacional: Pós-graduação em turismo, geografia, educação ambiental, recreação

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome BRUTO DA COSTA, MARIA HELENA Morada Escritório Nº 6, 5º, Avenida Rovisco Pais, 1000-268 Lisboa, Portugal Telefone Escritório: 21 847 79 49; Correio

Leia mais

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO GEORGE DE CERQUEIRA LEITE ZARUR Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais,

Leia mais

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado II Meeting dos Profissionais do Direito Privado Ciclo de Conferências: Responsabilidade Civil e Seguros na Pós-Modernidade Setembro de 2014 Programação Conferencistas Realização: Patrocínio : Informações

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS Taís da Silva MARTINS Universidade Federal de Santa Maria taissmartins@superig.com.br Em nossa pesquisa, buscamos entender

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006)

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Votos de Pesar VOTOS DE PESAR Conselho Nacional de Educação Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Faleceu hoje, vítima de doença prolongada, a Prof. a Doutora Maria Teresa Vieira

Leia mais

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS. SOBRE OS AUTORES Anderson Furlan Magistrado Federal no Paraná. Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico- Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal. Diretor da Escola da Magistratura

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

R E L A T Ó R I O. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA

R E L A T Ó R I O. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA R E L A T Ó R I O Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Ofício S nº 55, de 2011, de Partidos Liderança partidária, que indica, nos termos do art. 130-A, inciso VI, da Constituição Federal,

Leia mais

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS E INSERÇÃO INTERNACIONAL. A Experiência da Cidade de São Paulo (*)

POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS E INSERÇÃO INTERNACIONAL. A Experiência da Cidade de São Paulo (*) POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS E INSERÇÃO INTERNACIONAL. A Experiência da Cidade de São Paulo (*) Maurício Fronzaglia (**) Introdução Novos atores têm enriquecido o diálogo internacional, e, mesmo que os Estados

Leia mais

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador RENAN CALHEIROS

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador RENAN CALHEIROS PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Mensagem Presidencial nº 82, de 2012 (nº 403, 10 de setembro de 2012, na origem), que submete à aprovação do Senado Federal

Leia mais

A LUTA PELA TERRA NO SUL DE MINAS: CONFLITOS AGRÁRIOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO DO MEIO (MG)

A LUTA PELA TERRA NO SUL DE MINAS: CONFLITOS AGRÁRIOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO DO MEIO (MG) A LUTA PELA TERRA NO SUL DE MINAS: CONFLITOS AGRÁRIOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO DO MEIO (MG) Arthur Rodrigues Lourenço¹ e Ana Rute do Vale² madrugarockets@hotmail.com, aruvale@bol.com.br ¹ discente do curso

Leia mais

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO Nível de Ensino/Faixa Etária: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e todas as séries do Ensino Médio Áreas Conexas: História, Geografia, Sociologia, Ciências Consultor: Rafael

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

Pesquisa de Informações Básicas Estaduais 2012

Pesquisa de Informações Básicas Estaduais 2012 Pesquisa de Informações Básicas Estaduais 2012 Informações Básicas Recursos Humanos Foram pesquisadas as pessoas que trabalhavam na administração direta e indireta por vínculo empregatício e escolaridade;

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DO RIO DE JANEIRO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DE REGISTROS PÚBLICOS S E N T E N Ç A

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DO RIO DE JANEIRO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DE REGISTROS PÚBLICOS S E N T E N Ç A ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DO RIO DE JANEIRO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DE REGISTROS PÚBLICOS Proc. 0131032-43.2011.8.19.0001 Consulente: REGISTRADOR DO RCPJ DA CAPITAL Vistos, etc.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DO JOVEM EMPRESÁRIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GOIOERÊ

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DO JOVEM EMPRESÁRIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GOIOERÊ REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DO JOVEM EMPRESÁRIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GOIOERÊ CAPÍTULO I Da Denominação e da Composição. Artigo 1. O Conselho do Jovem Empresário da Associação Comercial

Leia mais

Organização da Aula. Política de Desenvolvimento Econômico. Aula 2. Contextualização

Organização da Aula. Política de Desenvolvimento Econômico. Aula 2. Contextualização Política de Desenvolvimento Econômico Aula 2 Prof. Nivaldo Vieira Lourenço Organização da Aula Aspectos conceituais do desenvolvimento regional Mudanças no conceito de região Regionalização brasileira

Leia mais

CURRICULUM VITAE ISAIAS ANDRADE LINS FILHO

CURRICULUM VITAE ISAIAS ANDRADE LINS FILHO CURRICULUM VITAE DE ISAIAS ANDRADE LINS FILHO I - DADOS PESSOAIS: Nome: ISAIAS ANDRADE LINS FILHO Filiação: Isaias Andrade Lins Lusinete Gomes Lins Data de Nascimento: 27.04.46 Naturalidade: Recife Pe.

Leia mais

Opinião N15 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO NO BRASIL

Opinião N15 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO NO BRASIL Opinião N15 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO NO BRASIL MÁRCIA MARQUES DE CARVALHO 1 E GRAZIELE DOS SANTOS CERQUEIRA 2 As políticas de ação afirmativa no acesso

Leia mais

Mídia Impressa Anuários ConJur. Consultor Jurídico. conjur.com.br

Mídia Impressa Anuários ConJur. Consultor Jurídico. conjur.com.br Mídia Impressa s ConJur Consultor Jurídico Apresentação 03 Brasil Brazil Justice Yearbook do Trabalho Federal Rio de Janeiro 04 05 06 07 08 ão Paulo 09 Especificações e calendário 10 Contato 11 www. ConJur

Leia mais

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO.

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. José Alberto Couto Maciel Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Não me parece que com o tempo deverá perdurar na relação de emprego o atual contrato de trabalho,

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, serviço público independente, dotado de personalidade jurídica e

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO PREPARANDO PARA CONCURSOS QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA ESTADUAL 140 questões discursivas comentadas. Extraídas exclusivamente de concursos para

Leia mais

Relatório sobre o funcionamento da Escola Básica Integrada da Charneca da Caparica

Relatório sobre o funcionamento da Escola Básica Integrada da Charneca da Caparica Relatório sobre o funcionamento da Escola Básica Integrada da Charneca da Caparica Dezembro de 2005 Trabalho realizado por: Joana Alves nº. 16071 Relatório da Escola Básica Integrada da Charneca da Caparica

Leia mais

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis:

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis: Idalberto Chiavenato nascido em 1936 no interior do estado de São Paulo, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos tendo seus livros utilizados por administradores no

Leia mais

RESUMIDAMENTE ESTAS SÃO AS DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE A CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS:

RESUMIDAMENTE ESTAS SÃO AS DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE A CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS: DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE A CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS Não existe posicionamento formal de nosso Supremo Tribunal Federal acerca da quantidade de espécies tributárias vigentes hoje em dia, alguns autores

Leia mais

REFORMA UNIVERSITÁRIA: contribuições da FENAJ, FNPJ e SBPJor. Brasília, outubro de 2004

REFORMA UNIVERSITÁRIA: contribuições da FENAJ, FNPJ e SBPJor. Brasília, outubro de 2004 REFORMA UNIVERSITÁRIA: contribuições da FENAJ, FNPJ e SBPJor Brasília, outubro de 2004 FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS FENAJ http://www.fenaj.org.br FÓRUM NACIONAL DOS PROFESSORES DE JORNALISMO - FNPJ

Leia mais

(Do Sr. Sérgio Vidigal) Senhor Presidente:

(Do Sr. Sérgio Vidigal) Senhor Presidente: COMISSÃO ESPECIAL DA MAIORIDADE PENAL REQUERIMENTO N O, DE 2015 (Do Sr. Sérgio Vidigal) Requer que seja convidado o Juiz Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha e o Promotor de Justiça Rogério Graco

Leia mais

Tema: O Administrador e o mercado de trabalho

Tema: O Administrador e o mercado de trabalho Bem-Vindos! Exemplo Tema: O Administrador e o mercado de trabalho Adm. Raphael Monteiro Assessor de Relações Acadêmicas do CRA-RJ Professor do curso Técnico em Administração Tel: 21 99822-7674 E-mail:

Leia mais

WWW.UJE.COM.BR. Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!

WWW.UJE.COM.BR. Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS! Assim que houver interesse em montar a UJE em sua cidade favor, solicitar orientações adicionais pelo E-mail/MSN: uje@uje.com.br WWW.UJE.COM.BR Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 Marta Luz Sisson de Castro PUCRS O Banco de Dados Produção do conhecimento na área de Administração da Educação: Periódicos Nacionais 1982-2000

Leia mais

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Apoio: Fórum Nacional de Professores de Jornalismo FNPJ Associação Brasileira

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem como objeto de análise o processo de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Código: CONS AI01/2008. Nº de vagas: 01

TERMO DE REFERÊNCIA. Código: CONS AI01/2008. Nº de vagas: 01 TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) para atuação na área de desenvolvimento, aprofundamento e ampliação de ações e estudos relacionados à análise de tratados de direito econômico internacional

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. Concede título honorífico de cidadania que especifica. A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual, decreta e eu sanciono

Leia mais

20 Desembargador Luiz Vicente Cernicchiaro

20 Desembargador Luiz Vicente Cernicchiaro 20 Desembargador Luiz Vicente Cernicchiaro DADOS PESSOAIS NOME: Luiz Vicente Cernicchiaro FILIAÇÃO: Vicente Cernicchiaro e Anna Maria Lopes Cernicchiaro DATA DE NASCIMENTO: 2/11/1929 LOCAL DE NASCIMENTO:

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Modelo de Currículo Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Modelo de Currículo Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem JOÃO MAURICIO GUEDES ALCOFORADO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO. Data de posse 13/10/1992. Vaga a que deseja concorrer JUIZ DO CNMP Atuação Profissional Atual: Juiz Titular da

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

Supreme Court. Courts of Appeals. Federal Circuit. District Courts. Court of Int l Trade, Claims Court, and Court of Veterans Appeals

Supreme Court. Courts of Appeals. Federal Circuit. District Courts. Court of Int l Trade, Claims Court, and Court of Veterans Appeals SI STEMA JURÍ DI CO DOS EUA: Um a Breve Descrição Federal Judicial Center Histórico A Constituição dos Estados Unidos estabelece um sistema federal de governo. A Constituição dá poderes específicos ao

Leia mais

Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 200.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo único

Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 200.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo único Decreto n.º 18/97 Acordo de Cooperação no Domínio do Turismo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo dos Estados Unidos Mexicanos, assinado na Cidade do México em 6 de Novembro de 1996 Nos

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR A INFLUÊNCIA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA FORMULÇÃO DA LEI nº 11.096/2005 PROUNI

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO REGULAMENTAÇÃO Resolução CNE/CES nº 1/2007, Diário Oficial da União, Brasília, 08/06/2007, Seção 1, pág. 9 Estabelece normas para o funcionamento

Leia mais

ROSA MARIA WEBER CANDIOTA DA ROSA

ROSA MARIA WEBER CANDIOTA DA ROSA ROSA MARIA WEBER CANDIOTA DA ROSA Ministra do Supremo Tribunal Federal, empossada em 19 de dezembro de 2011. Nascida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 02 de outubro de 1948. Filha do médico José Júlio

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: DIREITO Missão O Curso se propõe a formar profissionais conscientes da finalidade do Direito como instrumento de transformação social e construção da cidadania, capazes

Leia mais

Sala de Imprensa Notícias do Enem

Sala de Imprensa Notícias do Enem Imprimir Fechar janela Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Sala de Imprensa Notícias do En 07 de fevereiro de 2007 Inep divulga os resultados do En 2006 por UF e Maioria

Leia mais

O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA

O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA SÃO PAULO RIO DE JANEIRO BRASÍLIA CURITIBA PORTO ALEGRE RECIFE BELO HORIZONTE LONDRES LISBOA XANGAI BEIJING MIAMI BUENOS AIRES O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA DURVAL

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI Nº 4.628, DE 2001

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI Nº 4.628, DE 2001 COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI Nº 4.628, DE 2001 Dispõe sobre o Programa Especial de Treinamento PET e dá outras providências. Autor: Deputado Inácio Arruda

Leia mais