PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI FUNDAÇÃO UNIRG FACULDADE UNIRG CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI FUNDAÇÃO UNIRG FACULDADE UNIRG CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI FUNDAÇÃO UNIRG FACULDADE UNIRG CURSO DE ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA MODAMANIA- AGUIAR E SOUSA LTDA Acadêmicos (a) (s): ARTEMISA JORGE FIGUEREDO NERUACI MARQUES DO NASCISMENTO GURUPI, NOVEMBRO DE 2008.

2 1 ARTEMISA JORGE FIGUEREDO NEURACI MARQUES DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA MODA MANIA AGUIAR E SOUSA LTDA Relatório organizacional apresentado à Faculdade UNIRG, como requisito parcial para a disciplina Estágio Supervisionado I. Orientador: Profa. Donária Coelho Duarte, Dra. Gurupi, Novembro de 2008

3 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DELINEAMENTOS DA PESQUISA TÉCNICAS DE PESQUISA ANÁLISES DE DADOS CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE AMBIENTE INTERNO Aspectos estratégicos Aspectos financeiros Aspectos mercadológicos Aspectos de recursos humanos Aspectos de prestação de serviços AMBIENTE EXTERNO CONCLUSÃO SITUAÇÃO PROBLEMATICA...28 REFERÊNCIAS...29

4 3 1 INTRODUÇÃO As mudanças vêm ocorrendo diariamente, e com isso administrador deve sempre estar antenado às tendência do mercado. E com esse intuito foi realizado na empresa Modamania o Estágio Supervisionado, com o objetivo de verificar e analisar seus procedimentos administrativos, para poder ajustar seu perfil ao perfil que o mercado exige. Nos negócios humanos políticos, sociais, econômicos e empresariais não seria possível se destacar no meio, sem se falar em estratégias. Em mercados tão concorridos, saturados de produtos de todos os tipos não há como sobreviver a concorrências se não houver mudanças todos os dias aperfeiçoando, aprimorando as idéias através de pesquisas. O presente Estágio teve o objetivo de conhecer melhor o funcionamento das atividades realizadas dentro da organização e para fazer uma visualização das deficiências, assim poder fazer os ajustes necessários. Estas pesquisas foram imprescindível para se buscar mudanças mercadológicas, isto, traz benefícios positivos tanto para o acadêmico quanto para a organização. Visto que este estudo minuciosa na organização serve para encaminhar o acadêmico para o estudo na prática. Com tudo isso quem sai ganhando é cliente e a população que recebe produtos/e ou serviços de qualidade com eficiência. A seguir serão visto quais foram os procedimentos utilizados para a elaboração do mesmo.

5 4 2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Este capítulo tem a finalidade de tornar conhecidos os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração do diagnóstico da empresa estagiada, onde o mesmo será iniciado pelo delineamento da pesquisa abrangendo todas as áreas da mesma, e em seguida as técnicas de pesquisa, serão realizadas através de pesquisa bibliográfica e entrevistas, encerrando com as análises dos dados na modalidade qualitativa. 2.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA Pesquisar é procurar respostas para inquietações ou para solução de um problema e assim obter melhor entendimento. No que diz respeito ao delineamento da pesquisa, é necessário o emprego do método científico indutivo, que de acordo com Marconi e Lakatos (2002, p. 54), Considera-se na pesquisa três elementos fundamentais para toda indução. Portanto, como primeiro passo observou atentamente certos fatos ou fenômenos. Passamos, a seguir, à classificação, isto é, ao agrupamento dos fatos ou fenômenos, segundo a relação que se nota na teoria. Finalmente, chegamos a uma classificação, fruto da generalização da relação observada. O método indutivo proporciona de forma particular enunciar de forma explícita as informações contidas. Com relação ás pesquisas foram utilizado o método descritivo para detalhar melhor os dados coletados na empresa. Na pesquisa descritiva envolve técnicas padronizadas de coletas de dados, como questionários e observação sistemática. De acordo com Vergara (2004, p.47), a pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Isso pode acarretar em decisões, tanto positivas, quanto negativas, aonde haverá uma observância comportamental dentro da organização. Para Oliveira (2002, p. 123), o estudo exploratório tem como efeito de uma pesquisa mais precisa, ou, ainda para elaboração de hipóteses Tendo outros aspectos, tais como o de possibilitar ao pesquisador fazer um levantamento provisório do fenômeno que deseja estruturar [...].

6 5 Foi utilizada dentro do delineamento a pesquisa exploratória, onde visa demonstrar as várias situações que ocorrem dentro da empresa. Segundo Cervo e Bervian (2004, p. 63), a pesquisa exploratória, realiza descrições precisas da situação e quer descobrir as relações existentes entre seus elementos componentes. A seguir, serão mostradas as técnicas de pesquisa utilizadas. 2.2 TÉCNICAS DE PESQUISA As técnicas utilizadas para a elaboração deste relatório da empresa Modamania foram as pesquisas bibliográficas e entrevistas. Não se esquecendo da observação participante e não participante. Lembrando que as pesquisa bibliográficas servem para enriquecer e dar maior veracidade sobre o que foi relatado. De acordo com Cervo e Bervian (2004, p. 79), a pesquisa bibliográfica tem como objetivo encontrar respostas aos problemas formulados e o recurso utilizado para isso é a consulta dos documentos bibliográficos. Já em relação à entrevista, Marconi e Lakatos (2002, p. 46) a conceituam como: a entrevista é um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. A entrevista foi realizada com a proprietária da empresa durante todo o período do estagio para a coleta de dados que não eram acessíveis aos estagiários. No presente relatório foi utilizado duas técnicas de observação, a participante e a não-participante, pois o mesmo foi realizado por dois estagiários no qual um é funcionário e o outro não. Ressalta Cervo e Bervian (2004, p. 28), a observação não-participante, é onde o observador deliberadamente se mantém na posição de observador e de expectador, evitando se envolver ou deixar-se envolver com o objeto da observação. Porém, em relação à observação participante, segundo Cervo e Bervian (2004, p.28), "é quando o observador, deliberadamente, se envolve e deixa-se envolver com o objeto da pesquisa, passando a fazer parte dele".

7 6 Isso facilitou de certo modo na coleta de dados, pois na maioria das vezes não foi necessária entrevista com a proprietária devida o estagiário já obter tal conhecimento. Dessa forma, a pesquisa qualitativa tem a necessidade de compreender as informações coletadas e expor as idéias de maneira com os dados obtidos dentro da empresa aplicando-as de forma cabíveis. 2.3 ANÁLISES DE DADOS A análise de dados é de suma importância, obtenção do conhecimento e objetivo a ser alcançado, e assim permitir uma apuração mais segura das informações obtidas. A análise abordada foi à qualitativa, onde, de acordo com Vergara (2005, p. 98), se define como: A pesquisa qualitativa pode caracterizar a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características ou comportamento ao analisar os dados para que através deste possa surgir reflexos críticas construtivas sobre a temática, pois a abordagem será qualitativa, com a função de compreender as informações obtidas a fim de elaborar, um relatório de acordo com a realidade da empresa, interagindo o pesquisador e o objeto a que se propõe o estudo, com isso busca um melhor resultado. Os dados foram coletados na estrutura da organização, em sua sede, a qual tem o seu ramo destinado a vestuário. Neste relatório terá abordagem qualitativa buscando descrever significados da coleta de dados apurados. A seguir será mostrado a caracterização da organização e o meio ambiente.

8 7 3 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE A empresa pesquisada tem como atividade principal comercialização de vestuários e acessórios femininos, denominada, Aguiar e Sousa Ltda., CNPJ: / , seu endereço é Av. Pará nº 1705 Centro Gurupi TO. 3.1 AMBIENTE INTERNO Na organização o ambiente interno está presente em todos os aspectos. Foi pensando nisso que a proprietária fez todo o projeto de estrutura da loja visando dar conforto e bem estar num ambiente climatizado e adequado para realização de suas funções Aspectos estratégicos Sua atividade principal hoje é o comércio varejista de vestuários e acessórios femininos, tendo como carro chefe, três marcas que vende desde jeans básico, vestidos esportivos, blusas e bijuterias e outras que seguem uma linha um pouco mais sofisticada. O público-alvo da empresa são pessoas do sexo feminino de 12 a 50 anos geralmente que pertencem a classe A e B. São mulheres que procuram roupas exclusivas e diferentes. Atualmente foram introduzidas algumas marcas destinadas ao publico infanto-juvenil. Las Casas (2001, p. 537), diz: Para desenvolver uma estratégia é necessário determinar um público alvo. È através dessa definição que se pode fazer um planejamento de compras exemplo, define também o quê comprar e quanto comprar. A Modamania surgiu a partir da idéia da proprietária de conquistar sua independência financeira. A mesma era bancária e juntamente com a sua mãe atual sócia, decidiram montar uma loja de vestuários, em 22/10/1994.

9 8 A empresa era situada num pequeno ponto comercial da família. Onze anos mais tarde as sócias decidiram ampliar sua empresa, construindo um prédio maior, sendo que o mesmo pertence à família. Atualmente, a empresa emprega três funcionários, e após a reforma a mesma teve um crescimento em seu faturamento mensal em torno de 15%. A organização não possui um planejamento estratégico específico, os colaboradores participam ativamente devido o poder decisório ser exclusivamente deles. De acordo com Oliveira (2004 p. 47): Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. Segundo Correa, Gianesi e Caos (2001, p. 37), planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão do futuro influencia as decisões tomadas, no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro. Tendo em vista a importância do planejamento estratégico dentro da organização, o proprietário se conscientizou da necessidade de sua implantação. Conforme Oliveira (2004, p. 76), Missão é a determinação do motivo central de planejamento estratégico, ou seja, a determinação de aonde a empresa quer ir. Corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar. Portanto, a missão representa a razão de ser a empresa. Com base nessa linha de pensamento, a empresa apesar de não ter uma missão, ela procura oferecer diferenciais em relação aos seus concorrentes que a mantém em destaque. As recompensas no conceito de Oliveira (2004, p. 88), Visão é conceituada como os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. A visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa. A visão representa o que a empresa quer ser. Conforme Oliveira (2004, p. 89), A visão deve ser resultado do consenso e do bom-senso de um grupo de líderes e não da vontade de uma pessoa. A organização apesar de não ter uma visão documentada, os colaboradores têm a concepção de onde a empresa quer chegar, ou seja, ser líder de mercado no ramo de vestuários e acessórios femininos diferenciados.

10 9 Os valores de uma organização são muito importantes e diz respeito as questões éticas e morais, e sem esses valores a empresa perde credibilidade perante seus concorrentes. Diz Oliveira (2006, p. 89), Os valores da empresa devem ter forte interações com as questões éticas e morais da empresa. E, se estes valores forem efetivamente verdadeiros, servem, também, de sustentação da vantagem competitiva da empresa. Dessa forma, os valores de uma organização são comparados ao caráter do ser humano, é aquilo que deve ser levado em consideração para que faça com que o cliente tenha confiança na imagem da mesma. No que diz respeito às políticas da organização as mesmas são identificadas facilmente, pois é através delas que são determinados limites e regras impostas pela instituição. Oliveira(2006 p. 237), ressalta o seguinte: Uma política empresarial procura estabelecer as bases sobre como os objetivos, desafios e metas serão alcançados; e procura mostrar ás pessoas o que elas poderiam ou não fazer para contribuir para o alcance dos resultados da empresa. A política de uma empresa é criada conforme sua necessidade, ou seja, não existe um padrão definido. Para Chiavenato (2001, p. 251), organograma é o gráfico que representa a estrutura formal da empresa. A estrutura organizacional da empresa é adequada a suas estratégias, sabendose que. PROPRIETÁRIO CAIXA VENDAS Figura 1: Organograma da empresa Moda mania Fonte: Dados Primários (2008) A estrutura organizacional da loja é adequada às estratégias.

11 10 Todos os funcionários estão no mesmo patamar, pelo fato de ser uma empresa. Conforme Laccarelli (2003, p. 5), Para aprender estratégia é inútil ler apenas histórias de sucesso de empreendedores ou observar as ações dos líderes empresariais notáveis. Ser estrategista requer mais estabilidade emocional do que grande capacidade de raciocínio lógico. Toda estratégia deve ser inovadora e diferenciada, porque dessa forma podemos abalar os concorrentes, sempre inovando e agradando aos clientes com mercadorias exclusivas. O objetivo da Modamania é atingir até 2010 um percentual de 30% no seu número de clientes, e com esse desafio a ser obtida, a empresa já fez todo um planejamento para obter resultado. Conforme Oliveira (2004, p. 159), objetivo é o alvo ou ponto quantificado, com prazo de realização e responsável estabelecidos, que se pretende atingir através de esforço extra. Para alcançar esse objetivo a empresa prepara seus funcionários para oferecer um melhor atendimento ao cliente com uma recepção personalizada. As metas são estipuladas de acordo com o mês, devido há datas comemorativas vender mais que nos meses normais. Com isso, é feita uma reunião no qual envolve os proprietários e seus colaboradores, são propostas algumas metas, e avaliadas, aquela que o grupo achar mais adequada à realidade da empresa, é estabelecida. De acordo com Oliveira (2004, p. 159), meta representa as etapas realizadas para alcançar os desafios e objetivos. A proprietária da empresa diz: para atingir minhas metas de vendas em meses fracos, procuro tentar o cliente com novidades. Se o cliente não vem há Modamania a Modamania vai á sua casa. Na Modamania não há um plano de ação, pois o proprietário da organização, sendo que é o mesmo que administra sua empresa, não estava ciente da importância de um plano de ação para as estratégias definidas. A empresa é informatizada e os usuários são os colaboradores e o proprietário, e são feitos os controles financeiros, controle de estoques e folha de pagamento, cadastro de clientes.

12 11 Segundo O Brien (2004, p. 06), sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. Para O Brien (2004, p. 07), o conceito de sistema é subjacente ao campo dos sistemas de informação. Conforme o responsável pela empresa, a utilização do sistema de informação é de grande importância ao resultado da facilidade e rapidez disponível. Na organização estudada, não é feito um planejamento para aquisição e renovação dos sistemas de informação, adquiri-se quando é notado que o mesmo não atendendo as necessidades da organização. A tecnologia e um dos fatores que desempenha papel crucial no ciclo de vida de um negócio, pois as inovações tecnológicas poderão obsolecer um produto-chave de uma empresa com muita facilidade. (COBRA, 1991, p.71). É o próprio proprietário quem autoriza as compras de equipamentos, ele é o único a obter poderes para esse tipo de operação. Após um estudo de pesquisa sobre os produtos que irão adquirir, logo é feito um planejamento, uma análise do capital da empresa, e se aprovado é concretizado a operação. Pode-se considerar como ponto forte da empresa a tradição, pois a Modamania é uma empresa que está no mercado de roupas de estilo diferenciado há mais de 14 anos. Isso gera credibilidade e confiança junto ao cliente. Os pontos fortes e fracos de uma empresa são em geral, decorrentes do talento das pessoas-chave da organização e dos recursos disponíveis, ou seja, da chamada competência organizacional. (COBRA, 1991, p.96). Quanto aos pontos fracos são verificados vários. Dentre os mesmos pode-se destacar padronização nas formas de pagamentos; definir e fixar quantidade de parcelamento. A empresa se engrena na Responsabilidade Social, através de doações á instituições filantrópicas em datas comemorativas, principalmente fim de ano. Para Certo e Peter (2004, p. 279), definimos responsabilidade social como o grau em que os administradores de uma organização realizam atividades que protejam e melhorem a sociedade além do exigido para atender aos interesses econômicos e técnicos da organização. A pessoa responsável pela empresa acha de fundamental importância as atividades envolvendo ações de responsabilidade social, pois, do seu ponto de vista,

13 12 melhora razoavelmente a imagem da organização, essas ações podem levar a um lucro considerado no futuro. Segundo Certo e Peter (2004, p. 284), No geral, o grau em que uma empresa deve procurar o avanço social versus os objetivos econômicos depende de muitos fatores, incluindo o tamanho da empresa, sua capacidade para investir em programas de responsabilidade social, a competitividade da indústria e as conseqüências da omissão ou o grau de atração da atividade. A seguir serão verificados os aspectos financeiros da Moda Mania Aspectos financeiros Na Modamania existe duas pessoas responsáveis pelas políticas gerais de finanças, uma é o contador que responde pelos cálculos de impostos, folha de pagamento; e a outra é o proprietário, que efetua tal pagamento na data agendada. O campo de finanças se relaciona estreitamente com a econômica. Administradores financeiros devem entender o quadro geral da economia e estar alertas para as conseqüências da variação dos níveis de atividade econômica, assim como para as mudanças na política econômica. (GITMAN, 2001, p. 39). Esses controles são tão importantes quanto vitais para uma organização, por isso deve periodicamente, sempre verificando para que sejam evitados os erros. A empresa não costuma recorrer a empréstimos, exceto uma vez na construção de sua sede própria, junto a uma Instituição Federal. Embora os custos de investimento são altos, indispensável, pois com isso houve aumento no seu faturamento, devido à ampliação do negócio. A análise dos demonstrativos financeiros da empresa é elaborada por um profissional na área especifica. O mesmo é elaborado, analisado e interpretado pelo contador. De acordo com Lacombe (2004 p. 101), demonstrativos Financeiros é o conjunto de demonstrações financeiras necessárias para a administração das empresas e exigidas pela legislação; especificametne, o balanço e a demonstração de resultado. De acordo com Sanvicente (1997, p. 165), demonstrativos financeiros são instrumentos mais comumente utilizados pelos administradores financeiros em suas tarefas de análise de registros numéricos relativos a transações de empresas.

14 13 Os demonstrativos financeiros utilizados para verificar se os resultados apurados correspondem o planejamento traçado. Como a empresa estudada é uma organização de pequeno porte ainda não há uma pessoa específica para as auditorias internas ou externas, pois quem faz todo o exame dos docuemntos é o contador. Conforme Franco e Marra (2001, p. 26), Auditoria consiste no exame de documentos, livros e registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, obedecendo as normas apropriadas de procedimento, objetivando verificar se as demonstrações contábeis representam adequadamente a situação nelas dmonstradas, de acordo com princípios fundamentais e normas de contabilidade de maneira uniforme. Como foi dito antes, devido à empresa ser de pequeno porte, a proprietária não vê a necessidade de contratação de pessoas específicas para fazer auditoria, já que os custos são altos e a organização não dispõe de capital para isso. A Modamania tem seu plano de contas elaborado pelo contador, e todos os dados necessários para essa elaboração são fornecidos pelo proprietário, sendo que o mesmo é quem o analisa depois da execução e, assim, tomar as providências cabíveis. Conforme Iudícibus, Marion e Pereira (2003, p. 176), plano de contas é o agrupamento organizado de todas as contas que serão utilizadas pela contabilidade dentro de determinada entidade. Como já foi mencionada, a empresa é uma organização de pequeno porte e não possui um sistema exclusivo para combrança, sendo ela feita através de telefonemas ao cliente logo após o vencimento das duplicatas. Quando o cliente compra no boleto, ele recebe e pode pagar no banco, já quando é feita uma nota promissória, o cliente paga na instituição no dia do vencimento. Caso o cliente não pago no prazo estabelecido, logo após esse boleto recebe instrução e enviado através do banco cedente às instituições de proteção ao crédito para ser feita a negativação do seu nome. Já os demais que compram na nota promissória, é feito à cobrança via telefone, e não surtinhdo o efeito desejado a proprietária se desloca até o cliente. Caso não resolva é contratado um cobrador e não recebendo a importância devida, a própria empresa paga para fazer sua inclusão do nome desse cliente nos orgãos de proteção ao crédito. Na Modamania, não há definido um planejamento financeiro, nem para suas despesas, nem para seus investimentos, mas, há um planejamento feito com os funcionários para a aquisição de mercadorias que serão utilizados nos próximos meses, e esse planejamento é feito quando surgi a necessidade vista pelo proprietário.

15 14 O planejamento financeiro é um aspecto importante das operações da empresa, porque ele mapeia os caminhos para guiar, coordenar e controlar as ações da empresa para atingir seus objetivos (GITMAN, 2001, p. 434). Tal planejamento visa levantar dados relativos aos aspectos financeiros e saber como anda a situação atual da empresa. O processo orçamentário não é realizado, entretanto o estoque é suprido conforme a necessidade e lançamento de coleção. O sistema orçamentário traduz, em quantidades físicas e valores monetários, o desenvolvimento e os resultados de todos os planos das unidades operacionais e órgãos administrativos da empresa (BRAGA, 1989, p. 230). Devido a empresa não possuir sistema orçamentário é nítido na organização a falta de controle na tomada de decisões. Na empresa estagiada há a necessidade de utilização de um capital de giro, inclusive a mesma já utilizou deste recurso em algumas ocasiões. Conforme Hoji (2003, p. 109), capital de giro é conhecido também como capital -circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que transformam-se constatementes dentro do ciclo operacional. É de grande relevancia que a empresa faça um levantamento de quanto vai gastar, assim poder fixar uma meta de vendas e recebimento. Então, poderá saber se saldará suas dívidas ou não, no entanto não é verificado esse processo. A seguir será visto os aspectos mercadológicos da empresa Moda Mania Aspectos mercadológicos No que diz respeito às políticas gerais de marketing, é a proprietária quem é responsável. Toma as decisões em conjunto com a empresa que a mesma contrata para fazer algum tipo de veiculação de propaganda quando é o caso. Do contrário a mesma toma as decisões só, embora suas formações sejam em bacharel em administração, com pós em gestão empresarial. De acordo com Cobra (1940, p. 34), marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços para criar trocam que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.

16 15 A empresa entende a suma importância do marketing na organização, entretanto ainda não é possível ter uma pessoa específica contratada para está área devido a falta de capital. Quanto às necessidades e os desejos dos clientes, é feita uma anotação manual, de suas necessidades e desejos, logo, é passado até o proprietario por meio de reuniões, e discutidos, e aprovadas as melhorias. Kotler (1998, p. 27), necessidades humanas é um estado de privação de alguma satisfação básica. As pessoas exigem alimento, roupa, abrigo, segurança, sentimento de posse e auto-estima. Essas necessidades não são criadas pela sociedade ou empresas. Ainda para Kotler, desejos são carências por satisfações específicas para atender às necessidades. (1998, p. 27). Embora a organização não possua uma ouvidoria para tratar das reclamações, é feita a anotação daquilo que o cliente deseja e são discutidas tais reclamações em reuniões periódicas, seja sobre produtos, atendimentos e etc. Por trabalhar com moda, é um pouco diferente a maneira de apresentar um novo produto. Pois muitas vezes o produto chega a ser procurado muito antes de chegar a loja. Já que o cliente se inspira através de novelas que ditam a moda. E então, pela procura dá para se ter uma idéia se tal produto vai vender bem ou não. A divulgação de seus produtos é feito através de propaganda veiculada na TV, rádio e sites. Geralmente é utilizada a propaganda quando a loja recebe uma nova coleção. Existem quatro coleções, sendo as mais importantes Coleções Inverno, Coleção de Verão e as coleções intermediárias que são menores, Outono/Inverno e Auto Verão, essas coleções são complementos das anteriores. As empresas não devem limitar-se a fazer bons produtos, devem informar os consumidores sobre os benefícios deles e posicioná-los cuidadosamente em suas mentes. (KOTLER; ARMSTRONG, 2003, p. 368). É através destes métodos de divulgação que os clientes tomam conhecimento dos novos produtos. A divulgação dos produtos nos veículos de comunicação é de suma importância para que haja um retorno rápido e avisar aos clientes que existe novidade na loja. Outra forma simples e sem custo algum de mostrar o produto também considerado muito importante é a exposição na vitrine da loja, muitas vezes a propaganda da mídia ainda não rodou, e os clientes já começam a procurar pelas novidades por ter visto em exposição nos maniquins da loja.

17 16 Ainda é feito um trabalho de divulgação da imagem da empresa através de patrocínio em eventos, colunas sociais de jornais e sites direcionado ao público feminino. O maior objetivo desse trabalho é principalmente lembrar o cliente e não deixar o nome da empresa cair no esquecimento e despertar a curiosidade daqueles que ainda não são clientes. Embora haja necessidade saber com exatidão os resultados da divulgação da imagem da empresa, a mesma não dispõe de alguém responsável para fazer um levantamento dos resultados. Entretanto são notáveis os resultados de modo grosseiro, que é o aumento signficativo nas vendas e a procura de clientes por determinado produto que viu em proganda no site. Para aproveitar as oportunidades de negócio à empresa só faz divulgação em TV e rádio em datas comemorativas específicas, lançamento de coleção e quando realiza uma grande liquidação ou promoção, devido o alto custo desse tipo de mídia. Pois é nessa época que é apostado no retorno garantido. Como o produto oferecido (vestuários) está sempre em consante mudança, seja em tendências de cores, tecidos e estampas, não dá para falar o que é novidade, já que a cada 6 meses é uma tendência diferente, ou seja, tudo o que foi da última coleção caiu da moda. Com isso variações todas de tendências com os preços não seria diferente, muito variado de acordo com o tecido e muitas vezes pelo tamanho da peça. Nessa política de preço que é determinado pela proprietária da empresa baseada em cálculos contábeis para se chegar a valor equiparados aos da concorrência. Apesar de vender marcas diferentes, os preços não podem ser exorbitantes, já que o cliente faz comparações através da qualidade do produto. Para incentivar o cliente a comprar a mercadoria é oferecido um desconto significativo. O mesmo é fixado de acordo com a forma de pagamento. Um exemplo se o cliente comprar a vista é x% de desconto, se pagar com 30 dias esse desconto cai pela metade. De acordo com Etizel (2001, p. 278), preço é simplesmente a quantidade de dinheiro e/ou intens com utilidade necessária para adquirir um produto. Lembre-se de que utilidade é um atributo com potencial para satisfazer desejos. O que difere a Modamania das demais lojas de roupas, além da exclusividade das marcas vendidas, é a forma de atendimento ao cliente. A empresa procura sempre

18 17 ligar para os clientes avisando das novidades que chegaram, e se o mesmo estiver interessado em comprar e não puder vir até a loja, é feita uma sacola de acordo com a descrição das mercadorias que o cliente precisa e é enviada até sua casa. Feito sua escolha o cliente liga de volta na loja que manda buscar as mercadorias que ele não gostou. Como já foi mencionado anteriormente, o mecanismo de venda além do tradicional que a empresa dispõe, no qual o cliente se desloca até a loja, que a diferencia das demais, é sacolas prontas entregue na residência do cliente. Outro mecanismo importante é o comércio eletrônico, porém ainda não é utilizada essa modalidade de comércio, pois a proprietária acredita que sua clientela alvo não encaixa nessa modalidade de comércio específico para esse produto, pois exige que se prove a roupa e também pela quantidade de habitantes e cultura. Para Kotler (1998, p.625) comércio eletrônico é o termo geral adotado para o processo de compra e venda apoiado por meios eletrônicos. Ainda conforme Kotler (1998, p. 36), vendas assume que os consumidores, se deixados sozinhos, normalmente, não comprarão o suficiente dos produtos da organização. Assim, a organização deve empregar um esforço agressivo de venda e de promoção. Embora sejam muito importantes todos esses mecanismos de vendas, em específico para roupas é muito importante que o cliente vá até a loja. Pois a maioria dos clientes se decide apos ter vestido a roupa. Não foi feito um estudo quanto à viabilidade dos novos produtos, já que, nossa clientela é fiel e a mercadoria oferecida é comprada baseada nessa clientela. O único critério de compra mais restringido é a coleção de inverno, levando em consideração que em nossa região não possui um inverno rigoros. Então, só é comprado peças pesadas (quentes) direcionadas a determinados clientes, que fazem encomendas ou que viajam constantemente. O atendimento na loja é igual para todos os clientes, independente de ser cliente antigo ou novo, comprar pouco ou muito e de nunca ter entrado na loja. Entrando na loja o vendedor deverá se dirigir até o cliente e se mostrar disposto a ajudá-lo. Jamais o vendedor deve fazer a pergunta: Pois não Sr.(a)? E sempre assim: Posso ajudá-lo Sr. (a)? Isso indo recebê-lo na porta e não esperar que ele venha até o vendedor.

19 Aspectos de recuros humanos organização. A pessoa responsável pela área de recursos humanos é o proprietário da Conforme Chiavenato (1999, p. 08), administração de recursos humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionada com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. E ainda de acordo com Chiavenato (1999, p. 08), ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. O proprietário da empresa relata que trata as pessoas (colaboradores), como parceiros da organização, pois, dessa forma usando a ferramenta dos recursos humanos se obtém dos colaboradores o máximo de rendimento possível, onde envolve organização, planejamento, comprometimento com a empresa. A empresa não possui um plano de desenvolvimento de atuais e novas habilidades de seus colaboradores, devido ao alto custo e quantidade de funcionários. Como a empresa não tem recursos para isso, o importante seria a contratação externa. No tocante remuneração, é definido de acordo com a função exercida. Como só existem 2 funcionários a empresa definiu que seria um salário fixo mais participação no lucro burto mensal. Sendo um percentual diferene para cada funcionário. Esse percentual é considerado pela administradora da empresa como um incentivo. Sengundo ela é determinado uma remuneração fixa acredita que o funcionário acaba ficando relapso à suas obrigações. Quanto ao banefícios não são oferecido nenhum tipo, como plano de saúde, tiket alimentação, vale transporte, gratificações Como não é feito um controle do ponto, já que de acordo com a CLT não é cobrado o ponto em empresas que possuem quantidade inferior a cinco funcionários. Quanto a falta de trabalho não justificada é descontado em folha e também não é feito controle devido a pouca incidência. Já com relação à rotatividade não há uma preocupação por parte da proprietária. Para Chiavenato (2002, p. 178), o termo rotatividade é usado para definir a flutuação do pessoal entre uma organização e seu ambiente; em outras palavras, o intercâmbio de pessoas

20 19 entre a organização e o ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização. Ainda de acordo com Chiavenato (2002, p. 178), absenteísmo, também denominado ausentísmo, é uma expressão utilizada para designar as faltas ou ausências dos empregados ao trabalho. Em sentido mais amplo, é a soma dos períodos em que os empregados da organização se encontram ausentes do trabalho, seja por falta, seja por atraso, devido algum motivo interveniente. Na empresa é feitos um cadastro de todos os clientes com seus dados pessoais, e local de trabalho. Com a ajuda do programa, pode se saber toda a movimentação do cliente, sua última compra, pagamento. Com isso, pode-se estar sempre atento aos clientes. Desse quadro de órgãos a empresa estudada se utiliza da Divisão de treinamento no itém comunicadores, no qual a organização possui uma comunicadora para demonstrar as tendências. Na empresa Moda Mania, há algumas normas na área de Recursos Humanos, podemos citar: As colaboradoras devem sempre usar seus uniformes; Possue um tempo estipulado de tolerância em relação a atrasos; Ter um boa conduta com os colegas. Para o proprietário quando se é estipulado normas e não regras a uma porcentagem grande de aceitação. O responsável pela área de RH é bem flexível ao diálogo, um entendimento em relação aos problemas que surgem no dia-a-dia de um organização. Se mostra interessado as novas oportunidades, as sugestões, críticas que são levantadas pelos colaboradores. Nele é visto algumas características de sua gestão no RH, são elas: Transmiti aos seus colaboradores um senso de confiança; Mantém a confidencialidade a decisões privilegiadas; Incentiva o crescimento das pessoas, em relaçao a seus cargos; É rígido no cumprimento dos regulamentos e normas estabelecidos pela empresa. No ponto de vista do gestor, demonstra que deve se gerenciar com as pessoas, e não tentar comandá-las. É necessário utilizar sempre o máximo de cada colaborador.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas?

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas? Conceitos de Gestão O intuito desse treinamento, é apresentar aos usuários do software Profit, conceitos de gestão que possam ser utilizados em conjunto com as informações disponibilizadas pelo sistema.

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas:

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EAD MÓDULO IV A EMPRESA COMO SISTEMA Para o estudioso na área de marketing trabalhar melhor o planejamento nas organizações, ele precisa conhecer a empresa na sua totalidade e

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL Índice 1. Conceitos do planejamento...3 1.1. Planejamento... 5 1.2. Conceituação de planejamento... 5 1.3.

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

BENEFÍCIOS COM A SMALL

BENEFÍCIOS COM A SMALL BENEFÍCIOS COM A SMALL 2012. Small Consultoria Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 530 Casa Verde, São Paulo S.P. Tel. 11 2869.9699 / 11 2638.5372 Todos os direitos reservados. A IDEIA Dentre os exemplos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Módulo 4 O que é CRM?

Módulo 4 O que é CRM? Módulo 4 O que é CRM? Todos nós já sabemos a importância de manter os clientes fiéis e a qualidade do atendimento que temos que oferecer para fidelizar cada vez mais os clientes. Atualmente, uma das principais

Leia mais

Módulo 18 Avaliando desempenho

Módulo 18 Avaliando desempenho Módulo 18 Avaliando desempenho Raimar Richers definiu marketing como sendo entender e atender os clientes. Esta é uma definição sucinta e feliz que podemos usar para definir avaliação de desempenho como

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010 Empregabilidade: uma análise das competências e habilidades pessoais e acadêmicas desenvolvidas pelos graduandos do IFMG - Campus Bambuí, necessárias ao ingresso no mercado de trabalho FRANCIELE CLÁUDIA

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

08 Capital de giro e fluxo de caixa

08 Capital de giro e fluxo de caixa 08 Capital de giro e fluxo de caixa Qual o capital que sua empresa precisa para funcionar antes de receber o pagamento dos clientes? Como calcular os gastos, as entradas de dinheiro, e as variações de

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 01 Finanças e Empresas Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO Finanças e Empresas... 3 1. Introdução a Administração Financeira... 3 2. Definições... 3 2.1. Empresas...

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira MÓDULO 9 O crédito divide-se em dois tipos da forma mais ampla: o crédito público e o crédito privado. O crédito público trata das relações entre entidades públicas governo federal,

Leia mais

Manual - Relatórios Gerenciais.

Manual - Relatórios Gerenciais. Manual - Relatórios Gerenciais. Perguntas que temos que responder quase que diariamente sobre: Vendas Financeiro Produção Emissão: 04/02/2014 Revisão: 28/05/2015 Revisado por: Juliana 1 Área de Vendas

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais Processos Gerenciais Prof. Clóvis Luiz Galdino Módulo: Inovação e Continuidade Tema: Consultoria Empresarial Objetivos da aula Apresentar os pressupostos básicos da consultoria e suas definições; Discutir

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração à Teoria Geral da Administração Disciplina: Modelo de Gestão Página: 1 Aula: 01 Página: 2 O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 03 O objetivo da Empresa e as Finanças Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO O objetivo da Empresa e as Finanças... 3 1. A relação dos objetivos da Empresa e as

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

A importância do RH estratégico para as empresas familiares. Sheila Madrid Saad

A importância do RH estratégico para as empresas familiares. Sheila Madrid Saad A importância do RH estratégico para as empresas familiares Sheila Madrid Saad Anos 30... Pagadoria Registros e controles Enfoque jurídico FOCO NA MANUTENÇÃO DA LEGALIDADE Anos 50... Pagadoria Registros

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo.

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. QUEM É A OMELTECH? VISÃO Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. missão A Omeltech Desenvolvimento atua

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados.

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. 1 Conceituação, análise, estruturação, implementação e avaliação. 2 Metodologia é sempre válida: Proporcionando aos executivos

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

RETORNO EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DEVE SER MENSURADO

RETORNO EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DEVE SER MENSURADO RETORNO EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DEVE SER MENSURADO Apesar de as empresas brasileiras estarem despertando para o valor das ações de educação corporativa em prol dos seus negócios, muitos gestores ainda

Leia mais

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas As pessoas devem ser tratadas como parceiros da organização. ( Como é isso?) Reconhecer o mais importante aporte para as organizações: A INTELIGÊNCIA. Pessoas:

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais