DIA INTERNACIONAL DA MULHER:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIA INTERNACIONAL DA MULHER:"

Transcrição

1 DIA INTERNACIONAL DA MULHER: UMA HISTÓRIA DE FORÇA E LUTA AO REDOR DO MUNDO

2 Se buscar na internet por imagens sobre o dia internacional da mulher, você encontrará muitas flores e a cor rosa. Entretanto, apesar do que o comércio nos leva a crer, esta data tem muito mais a ver com sofrimento, força, luta e perseverança. Sabemos que por volta dos séculos XIX e XX, ocorreram inúmeros movimentos feministas, os quais, juntos, vieram a dar origem ao que conhecemos hoje como dia internacional da mulher. Dentre muitos fatos associados a este dia, costuma-se destacar o incêndio na Triangle Shirtwaisr Company, uma fábrica de tecidos de Nova York, o qual vitimou 125 mulheres. Alguns historiadores afirmam que o incêndio, ocorrido em 1857, foi provocado pelos proprietários da fábrica, a fim de encerrar uma greve iniciada pelas operárias, em busca de melhores condições de trabalho. Outros, afirmam que o incêndio, datado de 25 de março de 1911, ocorreu em virtude das péssimas instalações elétricas, associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente, o que teria servido de acelerador para o fogo. Embora não seja possível saber a real causa, ou data, do incêndio, indiscutível é o fato de que as condições das fábricas eram realmente péssimas e a jornada de trabalho exaustiva. Além disso, era muito comum que os patrões trancassem seus funcionários nas fábricas, a fim de inibir motins ou evitar que deixassem o local antes de concluir a jornada de trabalho. Condições de trabalho e os movimentos feministas no início do século XX Naquele período, a legislação trabalhista era ainda embrionária, com pouquíssimas regulamentações e fiscalizações. Assim, os empresários mantinham seus funcionários em jornadas de trabalho de até 16 horas diárias, a despeito de qualquer legislação que viesse a dizer o contrário. Não bastasse a jornada de trabalho desumana e das condições insalubres das fábricas daquela época, as mulheres eram, ainda, remuneradas com 1/3 do salário dos homens, executando exatamente o mesmo trabalho.

3 Tal cenário só fez aumentar a indignação e os movimentos feministas daquela época. Em 28 de fevereiro de 1908, por exemplo, 1500 mulheres estadunidenses aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política em seu país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou esta data com um protesto que reuniu mais de 3mil pessoas no centro de Nova York. nações. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas Sete anos depois, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem da Rússia entraram em greve e reivindicaram a ajuda dos operários do setor de metalurgia. Mais de 90 mil pessoas marcharam contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra. Essa data entrou para a história, não só como um grande feito de mulheres operárias, mas também como prenúncio da Revolução Bolchevique. Conforme registro de Leon Trotsky acerca deste evento: Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este 'dia das mulheres' viria a inaugurar a revolução.

4 Conquistas e reconhecimento: Uma construção que se perpetua e se arrasta- através do tempo. Apesar de tanta luta, foi apenas em 1945 que a Organização das Nações Unidas (ONU) organizou o primeiro acordo internacional afirmando princípios de igualdade entre homens e mulheres. Trinta anos depois, a ONU comemorou o ano internacional da Mulher, sendo que, apenas em 1977 reconheceu o dia 8 de março como dia internacional da mulher. No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram no início do século 20 e buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Nas décadas de 1920 e 30, o movimento das sufragistas conferiu ainda mais força à luta feminina, conquistando o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. Quarenta anos depois, questões como igualdade entre os gêneros, sexualidade e saúde da mulher começaram a ser realmente discutidas, com a emergência de organizações que optaram por apoiar e incluir o tema em suas pautas. Durante todo este período, qualquer tipo de agressão ou abuso que a mulher sofresse, deveria ser reportado à delegacia comum, onde na esmagadora maioria das vezes, eram atendidas por homens que as desencorajavam e as mandavam de volta para casa. Somente em 1985 surgiu a primeira delegacia especializada da mulher. ONU Mulheres e as estatísticas: Hoje, muitas greves, passeatas, movimentos e organizações depois, as conquistas são muitas, mas ainda há muito fazer. Por esta razão, em julho de 2010, foi criada, pela Assembleia Geral da ONU, a ONU Mulheres: Uma entidade para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. De acordo com o documento publicado por esta entidade: Em todo o mundo, quase 1/3 de todas as mulheres já sofreram algum tipo de violência por parceiro íntimo. Mulheres e meninas representam 3/4 das vítimas de tráfico.

5 Em países de baixa e média renda, complicações decorrentes da gravidez e do parto são a principal causa de morte entre meninas com idades entre 15 e 19anos. Mulheres e meninas representam 2/3 da população analfabeta do mundo. Globalmente, as mulheres dedicam 1 a 3horas por dia a mais de trabalho doméstico do que os homens e dedicam 2 a 10 vezes a quantidade de tempo do dia cuidando da família em comparação com os homens, incluindo os cuidados com crianças, pessoas idosas e doentes. Em média, as mulheres empregadas ganham 10 a 30% a menos do que os homens para desempenhar as mesmas tarefas. Nos Estados Unidos, as mulheres representam apenas 4,6 % os 500 CEOs da Fortune e ocupam apenas 16,9% dos 500 lugares no conselho da Fortune. As mulheres representam apenas 21,8% dos parlamentares nacionais em todo o mundo, apesar de não haver praticamente nenhuma restrição legal para que mulheres exerçam um cargo público. No Brasil, ao contrário do que muitos pensam, a situação também é séria e requer atenção. Ainda de acordo com informações da ONU Mulheres, nosso país continua a ocupar o lugar 121º lugar no ranking de participação das mulheres na política, com as mulheres ocupando pouco mais de 10% dos assentos no Congresso Nacional. As mulheres também ocupam apenas 10% das prefeituras e representam 12% dos conselhos municipais, apesar do cumprimento da lei de cotas (30%) obtido primeira vez nas eleições municipais de Além disso, a taxa de desemprego das mulheres é cerca de duas vezes a dos homens, uma diferença que aumenta quando se comparam homens brancos (5,3%) com mulheres afrodescendentes (12,5%). Apenas um quarto das mulheres empregadas está no setor formal. O salário médio para os homens é 30% maior do que o de mulheres. As mulheres dedicam mais do que o dobro de seu tempo para as tarefas domésticas do que os homens. Hoje uma mulher é assassinada a cada duas horas, a maioria por homens com os quais têm relações íntimas, colocando o Brasil como o sétimo país do mundo com maiores taxas de feminicídio.

6 Em 2012, o número de estupros foi superior a A luta feminina e as redes sociais Com o advento da internet e, mais tarde, das redes sociais, as informações passaram a ser disponibilizadas aos montes. Diversas versões e pontos de vista vieram a ser apresentados a quem quisesse ver. Foi assim, contando com a crescente acessibilidade das informações, que o movimento feminista ganhou ainda mais força entre as variadas camadas da população. Campanhas como #MeuPrimeiroAssédio, #MeuAmigoSecreto, #ChegadeFiuFiu tiveram milhares de adesões, sendo que a primeira hashtag foi utilizada 85mil vezes em apenas 5 dias. O resultado destes movimentos nas redes sociais foi surpreendente: Após as publicações, o número de denúncias de violência contra a mulher seja física, moral ou psicológica- no 180 (disque denúncia) chegou a , ou seja, 40% a mais do que no ano anterior no mesmo período. Além disso, jovens mulheres e adolescentes têm aderido cada vez mais a movimentos em prol do respeito e igualdade de gênero. É o caso das meninas entre 13 e 17 anos, estudantes do colégio Anchieta, em Porto Alegre, que fizeram um abaixo assinado nas redes sociais a fim de alterar as regras de vestuário do colégio. Segundo o movimento Vai ter shortinho sim, a escola deve deixar no passado a mentalidade de que cabe às mulheres a prevenção de assédios, abusos e estupros; ao invés de ditar o que as meninas podem vestir, ditem o respeito". Por estas e tantas outras razões, o Dia Internacional da Mulher não é um dia para rosas e comemorações. É um dia para refletir sobre o que acontece em nosso trabalho, no nosso círculo de amizades, em nossa casa, embaixo do nosso nariz. É um dia para refletir sobre o que acontece diariamente com nossas mães e irmãs e elas enfrentam com tanta maestria, que, muitas vezes, sequer percebemos.

7 Parabéns mulher, pela sua força e bravura! Nós, do JCastro&Castro Advocacia e Consultoria Jurídica, aproveitamos esta data, para dizer que reconhecemos sua batalha e sua causa. Nos orgulhamos ao olhar para trás e perceber que sua história é escrita através de muita luta e nenhum conformismo. Sabemos que ainda há muito a fazer, mas graças a vocês, as conquistas são cada vez maiores.

Como heroína, um símbolo a exaltar entre as mulheres, diria que o nome maior seria o de Joanna D Arc

Como heroína, um símbolo a exaltar entre as mulheres, diria que o nome maior seria o de Joanna D Arc O SINBIESP Sindicato Dos Bibliotecários, Arquivistas, Historiadores, Museólogos, Cientistas Da Informação, Auxiliares De Bibliotecas E Centros De Documentação, DIA INTERNACIONAL DA MULHER As origens do

Leia mais

Especial. Sergipe CORESE SIRECOM. Sindicato dos Representantes Comerciais. 8 de março. Dia Internacional da Mulher. core-se.org.br. sirecomse.com.

Especial. Sergipe CORESE SIRECOM. Sindicato dos Representantes Comerciais. 8 de março. Dia Internacional da Mulher. core-se.org.br. sirecomse.com. Especial 8 de março core-se.org.br sirecomse.com.br 8 de março Especial Conheça as principais lutas e conquistas das mulheres Desde o final do Século XIX, as mulheres mobilizaram-se no Brasil e no mundo

Leia mais

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade FEMINISMO Luta das mulheres pela igualdade Bases do feminismo moderno (TEORIA FEMINISTA) Concentração na luta com o patriarcado A teoria feminista defende que a dominação masculina e subordinação feminina

Leia mais

ESTUDO MULHERES METALÚRGICAS

ESTUDO MULHERES METALÚRGICAS História do 8 de março É uma data simbólica que busca reforçar a luta cotidiana das mulheres por igualdade social entre gênero, em que as diferenças biológicas sejam respeitadas, mas não sirvam de pretexto

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2017

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2017 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

A MULHER NO SÉCULO XXI

A MULHER NO SÉCULO XXI A MULHER NO SÉCULO XXI http://www.youtube.com/watch?v=mkixgoo85nw http://www.youtube.com/watch?v=f71psa9llpo http://www.youtube.com/watch?v=n5zobsmt204 OMO 1972 - http://www.youtube.com/watch?v=pqxtstmnw_s

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar.

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Antecedentes: REVOLUÇÃO RUSSA Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Situação Econômica: era um país extremamente atrasado, economia agrária,

Leia mais

INTRODUÇÃO. Estimular a participação das mulheres na política e desenvolver atividades educativas que fortaleçam o respeito entre homens e mulheres.

INTRODUÇÃO. Estimular a participação das mulheres na política e desenvolver atividades educativas que fortaleçam o respeito entre homens e mulheres. GARAGEM MULHER INTRODUÇÃO Desenvolver ações emergenciais para mulheres em situação de risco, estimular a prevenção à violência doméstica e promover a autonomia financeira das mulheres por meio do avanço

Leia mais

Dia Internacional da Mulher: em busca da memória perdida

Dia Internacional da Mulher: em busca da memória perdida Dia Internacional da Mulher: em busca da memória perdida SOF Sempreviva Organização Feminista A referência histórica principal das origens do Dia Internacional das Mulheres é a Segunda Conferência Internacional

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE HISTÓRIA

COMENTÁRIO DA PROVA DE HISTÓRIA COMENTÁRIO DA PROVA DE HISTÓRIA Prova equilibrada, boa distribuição de conteúdos, temas relevantes, bons textos de apoio, buscando selecionar realmente os alunos e alunas mais bem preparados. Parabenizo

Leia mais

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição CONCURSO PÚBLICO N 001/2016 COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES NÍVEL MÉDIO REDAÇÃO 4/12/2016 - das 8h às 12h Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas OBJETIVO Especificações Técnicas Datas de Campo De 16 a 20 de agosto de 2018 Levantar a importância das políticas públicas no âmbito do Governo Federal para a promoção da igualdade de gênero Seleção da

Leia mais

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral REVOLUÇÃO RUSSA Antecedentes da Revolução Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral Fases Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil Contexto Político Econômico Social Ideológico Czar Nicolau

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3.

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia )

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia ) Reportagem Fotos e legendas retiradas do site: http://www.historia.uff.br/nec/pesquisas/fotos-1 Domingo Sangrento (Rússia - 1905) Soldados leais aos bolcheviques assumem posições fora do Palácio de Inverno,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER APRESENTAÇÃO DA SÉRIE CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER Composta por três dossiês, a série Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) é formada por documentos produzidos por este Conselho,

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA OPOSIÇÃO AO CZARISMO REVOLUÇÃO DE 1905 REVOLUÇÃO DE 1917 REDS DA REVOLUÇÃO RUSSA À QUEDA DO MURO DE BERLIM O ENCOURAÇADO POTEMKIN EFABIOPABLO.WORDPRESS.COM GUERRA CIVIL #OPOSIÇÃO

Leia mais

Better Call Getúlio Vargas

Better Call Getúlio Vargas Better Call Getúlio Vargas Getúlio Vargas é formado em advocacia e escolheu essa profissão para agradar seu irmão Viriato Vargas. Viriato Vargas tinha 2 sonhos, se tornar advogado e ser um homem com muito

Leia mais

Se o trabalho não avança, autonomia feminina não se dá plenamente"

Se o trabalho não avança, autonomia feminina não se dá plenamente Sociedade T E R Ç A - F E I R A, 1 1 D E J U L H O D E 2 0 1 7 Entrevista - Lucia Garcia Se o trabalho não avança, autonomia feminina não se dá plenamente" por Dimalice Nunes publicado 26/06/2017 00h17,

Leia mais

História B aula 17 As Revoluções Russas.

História B aula 17 As Revoluções Russas. História B aula 17 As Revoluções Russas. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo Antecedentes do processo revolucionário... Características da Rússia na virada do século XIX: -Governada pelo

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação História 5 ano - 4 bimestre Unidade 4 1. Escreva um pequeno texto sobre o governo Getúlio Vargas. Não esqueça de incluir dois argumentos favoráveis e dois desfavoráveis. Dê um título para o texto. 2. Leia

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº.../2010 JUSTIFICATIVA

PROJETO DE LEI Nº.../2010 JUSTIFICATIVA Excelentíssimo Senhor Vereador César Paulo Mossini Presidente da Câmara Municipal de Canoas O Vereador Dario Francisco da Silveira, membro da Bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT), com assento

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO VIOLÊNCIA SEXUAL Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Secretaria

Leia mais

Indicadores. da situação da mulher no Brasil

Indicadores. da situação da mulher no Brasil Indicadores da situação da mulher no Brasil A Seção INDICADORES do Observatório da Justiça traz, neste mês, de forma simples e didática, números que ajudam a entender a situação de desigualdade da mulher

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES Um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero Ituporanga 30/04/04 Conferência Espaço de participação popular para: Conferir o que tem sido feito

Leia mais

Tema em Questão. Um passo por vez. Lays Souza & Acsa Torres

Tema em Questão. Um passo por vez. Lays Souza & Acsa Torres Tema em Questão Um passo por vez Lays Souza & Acsa Torres Dedicamos esta obra aos nossos pais que nos incentivaram em todos os momentos de nossas vidas, e aos nossos tutores que nos acompanharam e permitiram

Leia mais

Revolução Industrial Professor Fernando Benevides

Revolução Industrial Professor Fernando Benevides Revolução Industrial Professor Fernando Benevides REVOLUÇÃO: toda e qualquer transformação radical que atinja drasticamente os mais variados aspectos da vida de uma sociedade. Modo de produção Artesanal

Leia mais

PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS

PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS C E N T R O F E M I N I S TA D E E S T U D O S E A S S E S S O R I A C F E M E A PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS Em Defesa da Igualdade e da Cidadania Feminina ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

CAPÍTULO: 38 AULAS 7, 8 e 9

CAPÍTULO: 38 AULAS 7, 8 e 9 CAPÍTULO: 38 AULAS 7, 8 e 9 SURGIMENTO Com as revoluções burguesas, duas correntes de pensamento surgiram e apimentaram as relações de classe nos séculos XIX e XX: o Liberalismo e o Socialismo. O LIBERALISMO

Leia mais

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Introdução: Neste livro será retratado algumas fases do governo de Vargas, durante a primeira etapa de 1930 a 1945. Como Vargas tomou posse: Logo depois da revolução de

Leia mais

PAPO DE MULHER > Dia do Trabalhador: Velhas Lutas, Novas Conquistas

PAPO DE MULHER > Dia do Trabalhador: Velhas Lutas, Novas Conquistas PAPO DE MULHER > Dia do Trabalhador: Velhas Lutas, Novas Conquistas Numa definição mais ampla, se trabalho é qualquer exercício físico ou mental realizado pelo ser humano, começamos a trabalhar assim que

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

A remuneração dos negros também permanece desigual, 12,7% mais baixa

A remuneração dos negros também permanece desigual, 12,7% mais baixa A remuneração dos negros também permanece desigual, 12,7% mais baixa Nada de diferente. O não continua sendo a palavra usada pelos banqueiros na hora de negociar as reivindicações dos funcionários da Campanha

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 CONTEÚDO 1 a AVALIAÇÃO O Brasil se moderniza; Era Vargas; Cidadania

Leia mais

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A REVOLUÇÕES LIBERAIS DO SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A INÍCIO OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos

Leia mais

PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS

PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS I)Indústria na Primeira República Havia um pequeno parque industrial O setor industrial era da indústria tradicional: roupas, tecidos, bebidas,

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog:

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: A REVOLUÇÃO RUSSA Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: www.proftaciusfernandes.wordpress.com RÚSSIA CZARISTA Final do século XIX 170 milhões de pessoas Economia agrária 85% da população vivia no campo camponeses

Leia mais

Relatório das atividades do CMDM GESTÃO 2015/17

Relatório das atividades do CMDM GESTÃO 2015/17 Relatório das atividades do CMDM - 2016 GESTÃO 2015/17 Plano de trabalho proposto Ampliar dos espaços de divulgação e comunicações dos temas do Conselho; Articular permanente com o Conselho Estadual; Fortalecer

Leia mais

Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de: manter ou mudar uma situação. Podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais.

Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de: manter ou mudar uma situação. Podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais. Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de: manter ou mudar uma situação. Podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais. Ex : as greves trabalhistas Exemplos de movimentos sociais

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

2 Trabalho e sociedade

2 Trabalho e sociedade 2 Trabalho e sociedade Unidade Ao analisar o trabalho no Brasil, não podemos nos esquecer de que ele está ligado ao envolvimento do país na trama internacional, desde que os portugueses aqui chegaram no

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso SÃO PAULO, 2017 ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha

Leia mais

1. Sobre a regulamentação das cooperativas de trabalho (Lei /2012), a afirmativa correta é:

1. Sobre a regulamentação das cooperativas de trabalho (Lei /2012), a afirmativa correta é: P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO COOPERATIVO 1. Sobre a regulamentação das cooperativas de trabalho (Lei 12.690/2012), a afirmativa correta é: A) A sua implementação elimina as cooperfraudes

Leia mais

Dia do Trabalho: 1º de Maio. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Dia do Trabalho: 1º de Maio. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Dia do Trabalho: 1º de Maio Introdução Felicidade é ter o que fazer... Assim dizia Aristóteles... Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas

Leia mais

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO Uma empresa pode operar simultaneamente em vários países, cada um dentro de um regime econômico diferente. 1 A ética não parece ocupar o papel principal nos sistemas

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA CÂMARA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO PIÇARRAS CNPJ: /

ESTADO DE SANTA CATARINA CÂMARA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO PIÇARRAS CNPJ: / PROJETO DE LEI ORDINÁRIA (L) Nº 008/2017 Institui a Campanha Permanente de Combate ao Machismo e Valorização das Mulheres nas escolas públicas do Município de Balneário Piçarras-SC. Art. 1º Fica instituída

Leia mais

Constituição de 1988

Constituição de 1988 Constituição de 1988 Mas o que é constituição Conjunto de regras e normas estabelecidas pela sociedade para se governar. Ela é a Carta Magna ( Latim:Grande Carta) de uma E nação. Carta Magna = Constituição

Leia mais

Procergs novamente na feira, a partir das 9h!

Procergs novamente na feira, a partir das 9h! Vamos lotar o pátio Procergs novamente na feira, a partir das 9h! da 3ª A campanha salarial esquentou por conta da indignação dos trabalhadores pela tentativa do governo de retirar direitos. Além disso,

Leia mais

Ressurgimento da SSO. Primeira Lei de proteção aos trabalhadores HISTÓRIA DA SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

Ressurgimento da SSO. Primeira Lei de proteção aos trabalhadores HISTÓRIA DA SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL HISTÓRIA DA SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Prof. Carlos William de Carvalho Ressurgimento da SSO Depois de esquecido por décadas, o tema Saúde e Segurança Ocupacional, volta a ganhar importância com a ocorrência

Leia mais

Movimento. O que é. Negro?

Movimento. O que é. Negro? Movimento Negro O que é Movimento Negro? O movimento Negro em síntese é um fenômeno que vem de séculos. Principalmente em países com histórico de escravidão, organizações políticas buscam reconhecimento

Leia mais

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917)

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917) Aula 23 Revolução Russa 1 Antecedentes Setor 1606 2 Revolução de Outubro (1917) 3 Construção do Socialismo ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Czar Nicolau II Absolutismo Igreja Ortodoxa Monopólio do ensino

Leia mais

e a p r e s e n t a m

e a p r e s e n t a m e a p r e s e n t a m 2 2 São 105 milhões de mulheres no Brasil 12º País em população = 2 X 3 3 Meu nome é Renato Meirelles, sou homem, branco, paulistano com curso superior e tenho 39 anos de idade. E

Leia mais

Apresentação Comissão Interna de Pró-Equidade de Gênero e Raça do IPEM-SP

Apresentação Comissão Interna de Pró-Equidade de Gênero e Raça do IPEM-SP ABC da EQUIDADE Apresentação Esta cartilha pretende, através de conceitos simples, possibilitar ao leitor a rápida compreensão dos princípios balizadores da política de Gênero e Raça implantada no IPEM-SP,

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Implantação do modelo socialista na Rússia Prof: Otto Barreto Guerra da Criméia (1853-55) Enfraquecimento do Império Turco-Otomano - homem doente ; Conflito por Jerusalém e Constantinopla:

Leia mais

Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal.

Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal. Moita Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal. O regime anterior caracterizou-se por uma forte repressão sobre o povo e em especial

Leia mais

Agenda do professor tem como tema 100 anos da greve geral no Brasil

Agenda do professor tem como tema 100 anos da greve geral no Brasil Agenda do professor tem como tema 100 anos da greve geral no Brasil 1917 - Um marco do movimento operário no Brasil 1 / 5 A Greve Geral de 1917 ficou conhecida em todo o País pela paralisação da indústria

Leia mais

Renata Thereza Fagundes Cunha

Renata Thereza Fagundes Cunha ODS 5 - EMPODERAMENTO DAS MULHERES TRBALAHO E VALORIZAÇÃO Reunião EP Educando para a Sustentabilidade Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial CPCE Renata Thereza Fagundes Cunha Assessoria de Projetos

Leia mais

MPLA. Discurso do Camarada João Lourenço na 2ª Reunião do Comité Internacional da OMA

MPLA. Discurso do Camarada João Lourenço na 2ª Reunião do Comité Internacional da OMA MPLA Discurso do Camarada João Lourenço na 2ª Reunião do Comité Internacional da OMA Camarada Luzia Inglês, Secretária Geral da OMA, Camaradas do Presidium, distintos membros do Comitê Nacional da OMA,

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

Segunda revolucão industrial

Segunda revolucão industrial Segunda revolucão industrial As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII.

Leia mais

Apresentação dossiê: Gênero e Trabalho: desigualdades reconfiguradas

Apresentação dossiê: Gênero e Trabalho: desigualdades reconfiguradas Apresentação dossiê: Gênero e Trabalho: desigualdades reconfiguradas Thays Almeida Monticelli 1 Podemos dizer que o mundo do trabalho foi e ainda é uma das áreas mais enfaticamente analisadas pelas Ciências

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

Deliberações da Assembleia Municipal Ordinária de 25 de novembro de 2016

Deliberações da Assembleia Municipal Ordinária de 25 de novembro de 2016 Deliberações da Assembleia Municipal Ordinária de 25 de novembro de 2016. Aprovada uma saudação intitulada À Luta pela Reposição de Direitos ;. Aprovada uma saudação intitulada Aos 110 Anos da Associação

Leia mais

Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes RELATÓRIO 2006/2007. Organização. Karla Livi

Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes RELATÓRIO 2006/2007. Organização. Karla Livi Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes RELATÓRIO 2006/2007 Organização Karla Livi Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância

Leia mais

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS Eliene dos Santos Costa 1 Universidade Federal de Campina Grande, eliene.costa@hotmail.com.br Lucivania da Silva Costa ¹ INTRODUÇÃO Universidade

Leia mais

1.ª Sessão legislativa TEMAS:

1.ª Sessão legislativa TEMAS: 1.ª Sessão legislativa TEMAS: - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA/ HOMICÍDIO CONJUGAL - REFUGIADOS E MIGRAÇÕES - EMPREGABILIDADE (DISCRIMINAÇÃO NO TRABALHO E DESIGUALDADE SALARIAL) 1. AUDIÇÕES A ORGANISMOS PÚBLICOS

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

8 de Março: Ato Público em Porto Alegre, às 17h, no Largo Glênio Peres

8 de Março: Ato Público em Porto Alegre, às 17h, no Largo Glênio Peres 8 de Março: Ato Público em Porto Alegre, às 17h, no Largo Glênio Peres Em todo o país, trabalhadoras vão às ruas por direitos. Na capital dos gaúchos, acontece um ato público a partir das 17h no Largo

Leia mais

Direitos da Mulher em meio a violência

Direitos da Mulher em meio a violência Direitos da Mulher em meio a violência Direitos da mulher. É difícil falar em violência e conquista de direitos por parte da população, sem separar a população em geral e a mulher. Tal fato se dá porque

Leia mais

3. Revolução industrial PÁGINAS 28 À 39.

3. Revolução industrial PÁGINAS 28 À 39. 3. Revolução industrial PÁGINAS 28 À 39. Origens da Revolução Industrial Inicio na Inglaterra, por volta da metade do século XVIII; MUDANÇAS TECNOLÓGICAS Impactaram na economia, política e sociedades do

Leia mais

6. Revolução industrial PÁGINAS 20 À 31.

6. Revolução industrial PÁGINAS 20 À 31. 6. Revolução industrial PÁGINAS 20 À 31. Origens da Revolução Industrial Inicio na Inglaterra, por volta da metade do século XVIII; MUDANÇAS TECNOLÓGICAS Impactaram na economia, política e sociedades do

Leia mais

UNIDADE E DIVERSIDADE NA SOCIEDADE OITOCENTISTA. A condição operária. Condições de trabalho e modos de vida

UNIDADE E DIVERSIDADE NA SOCIEDADE OITOCENTISTA. A condição operária. Condições de trabalho e modos de vida A condição operária Condições de trabalho e modos de vida Na sociedade oitocentista, a classe operária ou o proletariado era a que apresentava piores condições de trabalho e de vida. As condições de trabalho

Leia mais

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER Brasília, 08 de março de 2019. 08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER Dia Internacional da Mulher: Sororidade, Resistência e Luta O 8 de março abre o calendário de lutas de 2019 e as técnica-administrativas

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

Texto da questão. I. A primeira Revolução Industrial aconteceu na Grã-Bretanha, com o algodão.

Texto da questão. I. A primeira Revolução Industrial aconteceu na Grã-Bretanha, com o algodão. Questão 1 No final do século XVIII e durante todo o século XIX aconteceu na Inglaterra a Revolução Industrial. Quais afirmativas são corretas com relação à Revolução Industrial? I. A primeira Revolução

Leia mais

Dia Internacional da Mulher: razões para ainda lutar!

Dia Internacional da Mulher: razões para ainda lutar! Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras March 8, Dia Internacional da Mulher: razões para ainda lutar! Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras This work is licensed

Leia mais

1. Observe a imagem a seguir:

1. Observe a imagem a seguir: 1. Observe a imagem a seguir: Reivindicar liberdade para as mulheres não é crime. Pessoas presas por solicitar o direito de votar não devem ser tratadas como criminosas (1917). A imagem acima retrata a

Leia mais

MULHERES NO PARLAMENTO NO BRASIL E NO MUNDO

MULHERES NO PARLAMENTO NO BRASIL E NO MUNDO MULHERES NO PARLAMENTO NO BRASIL E NO MUNDO José Eustáquio Diniz Alves 1 INTRODUÇÃO Desde tempos imemoráveis a política tem sido uma atividade monopolizada pelos homens. Na maior parte da história da humanidade

Leia mais

A Revolução de 1930: Causas

A Revolução de 1930: Causas A Revolução de 1930: Causas Crise do Sistema Oligárquico +Crise de 29 nos EUA Política de valorização do café Movimento Tenentista = camadas médias urbanas e trabalhadores, descontentes com o predomínio

Leia mais

A ONU Mulheres trabalha a nível mundial, regional e local para a igualdade de gênero, raça e etnia e o empoderamento das mulheres.

A ONU Mulheres trabalha a nível mundial, regional e local para a igualdade de gênero, raça e etnia e o empoderamento das mulheres. A ONU Mulheres trabalha a nível mundial, regional e local para a igualdade de gênero, raça e etnia e o empoderamento das mulheres. NOSSO MANDATO É: Normativo Programático Coordenação Combater a violência

Leia mais

Grande mídia reforça a feminilidade do dia 8 de março Qua, 08 de Março de :02

Grande mídia reforça a feminilidade do dia 8 de março Qua, 08 de Março de :02 A mídia e as organizações tradicionais querem tirar a característica do 8 de Março, falando do Dia da Mulher, entregando flores e reforçando a feminilidade, mas queremos reforçar que a data surgiu e continua

Leia mais

Organização Internacional do Trabalho OIT. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Organização Internacional do Trabalho OIT. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Organização Internacional do Trabalho OIT Introdução Surgiu em 1919, na Conferência de Paz que aprovou o Tratado de Versalhes. Organização Internacional do Trabalho, conhecida como OIT, é uma agência especializada

Leia mais

Exemplos de Movimentos Sociais ao longo da História

Exemplos de Movimentos Sociais ao longo da História Movimentos Sociais Podem ser definidos como grupos que agem continuamente com o objetivo de promover ou resistir a algum tipo de mudança na sociedade. Surgem quando a sociedade civil se dá conta de que

Leia mais

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados.

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Origem e evolução Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Pode ser classificada em três fases iniciais. São

Leia mais

MOVIMENTO OPERÁRIO NO SÉCULO XIX

MOVIMENTO OPERÁRIO NO SÉCULO XIX MOVIMENTO OPERÁRIO NO SÉCULO XIX A pintora Tarsila do Amaral expressa o mundo do trabalho: um grande número de rostos colocados lado a lado, todos sérios; nenhum sorriso, pois a preocupação não deixa lugar

Leia mais

CLT ou Consolidação da Leis Capitalista - CLC

CLT ou Consolidação da Leis Capitalista - CLC Audiência Pública do Ciclo de Debates sobre a Proposta de Reforma Trabalhista REFORMA? TRABALHISTA OU CAPITALISTA? CLT ou Consolidação da Leis Capitalista - CLC José Reginaldo Inácio (Vice-presidente da

Leia mais

Greve Internacional de Mulheres Feminismo e Contrarreforma da Previdência. Elenira Vilela

Greve Internacional de Mulheres Feminismo e Contrarreforma da Previdência. Elenira Vilela Greve Internacional de Mulheres Feminismo e Contrarreforma da Previdência Elenira Vilela eleniradnsinasefe@gmail.com !! Dia Comercial da Mulher Dia para manter a mulher submissa, oprimida e explorada FEMINISMO

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

FUNDAMENTOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 1 Enquanto houver movimentos sociais, é porque existem injustiças sociais. Douglas Alves Bento 2 QUE PAÍS É ESSE? Legião Urbana (1987) Interpretada por Paralamas do Sucesso

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org CULTURA DA VIOLÊNCIA, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Eixo III Animadora: Fátima Mello (ABONG), Brasil Rede

Leia mais

Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico

Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico 1) Através dos tempos o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, foi apenas no século XVIII que uma confluência de eventos na Europa levou

Leia mais

Senhor Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados,

Senhor Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados, Discurso proferido pelo deputado Sandes Júnior (PP-GO), durante sessão ordinária da Câmara dos Deputados, em 8 de março de 2005, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. Senhor Presidente, Senhoras

Leia mais

Senhora Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, Catarina Furtado

Senhora Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, Catarina Furtado Senhora Deputada Mónica Ferro, Coordenadora do GPPsPD 1 Senhores e Senhoras Deputadas Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro Senhora Presidente do Camões-Instituto da Cooperação

Leia mais

Perfil das/dos Dirigentes da CUT. Pesquisa Perfil Afirmativo

Perfil das/dos Dirigentes da CUT. Pesquisa Perfil Afirmativo Perfil das/dos Dirigentes da CUT Pesquisa Perfil Afirmativo Março/2014 Características da Pesquisa Dirigentes da CUT Pesquisa quantitativa Censitária Questionário padronizado Realizada por telefone Campo

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O Socialismo no Mundo Contemporâneo Aula 6 História do

Leia mais