3º ano Alessandro Gorgulho GEOGRAFIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3º ano Alessandro Gorgulho GEOGRAFIA"

Transcrição

1 3º ano Alessandro Gorgulho GEOGRAFIA 1) (UFT) Leia o texto abaixo: Representações em (I) mostram áreas muito extensas, com poucos detalhes e são geralmente chamadas de (II); já representações em (III) mostram áreas menores, porém com maior grau de detalhamento, e são chamadas de (IV). Representações em escalas muito (V) e com alto grau de detalhamento são chamadas de (VI). (MOREIRA; SENE, 2008, p. 28). A alternativa que substitui e preenche CORRETAMENTE os item I, II, III, IV, V e VI do texto acima é: a) (I) escala média; (II) plantas; (III) escala grande; (IV) mapas; (V) médias; (VI) cartas. b) (I) escala grande; (II) cartas; (III) escala pequena; (IV) plantas; (V) pequenas; (VI) mapas. c) (I) escala pequena; (II) mapas; (III) escala grande; (IV) cartas; (V) grandes; (VI) plantas. d) (I) escala pequena; (II) mapas; (III) escala média; (IV) plantas; (V) pequenas; (VI) cartas. e) (I) escala grande; (II) cartas; (III) escala pequena; (IV) mapas; (V) grandes; (VI) plantas. 2) (UFRN) O roteiro turístico de Natal apresenta o centro histórico da cidade como um dos atrativos. O recurso cartográfico que possibilita uma melhor identificação da localização das edificações que compõem o centro histórico é a planta, porque possui uma escala a) grande que favorece a representação de áreas com grande extensão territorial. b) pequena que permite identificar detalhadamente aspectos da paisagem. c) pequena com alto grau de precisão de pequenas extensões do espaço. d) grande com alto grau de detalhamento do espaço representado. 3) (UERJ) BILL, watterson. Calvin e Haroldo: Yukon ho! São Paulo: Conrad, Na tirinha, Calvin e o tigre Haroldo usam um globo terrestre para orientar sua viagem da Califórnia, nos Estados Unidos, para o território do Yukon, no extremo norte do Canadá. Considerando as áreas de origem e destino da viagem pretendida, nota-se que o tigre comete um erro de interpretação no último quadrinho. Esse erro mostra que Haroldo não sabe que o globo terrestre é elaborado com base no seguinte elemento da linguagem cartográfica: a) escala pequena b) projeção azimutal c) técnica de anamorfose d) convenção equidistante 4) (FATEC) Considere um mapa a ser usado em sala de aula para representar diferentes temas geográficos. Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, a escala, a área mapeada e o exemplo.

2 5) (UFT) Analise a figura abaixo Figura: Mapa do Brasil em diferentes escalas. Fonte: COELHO, Marcos de Amorin. Geografia Geral: O espaço natural e sócioeconômico. São Paulo: Moderna, p. 302 Tomando-se como base a figura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que: a) Quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior é a riqueza de detalhes. b) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior riqueza de detalhes. c) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a riqueza de detalhes. d) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes. 6) (VUNESP) Analise os mapas. Considerando as escalas utilizadas nos mapas, é correto afirmar que a) o mapa 1 favorece maior detalhamento do terreno do que o mapa 2. b) o mapa 2 abrange uma área menor do que o mapa 1. c) assemelham-se, pois nos dois casos foi utilizada uma pequena escala. d) retratam períodos diferentes de uma mesma localidade. e) ambos os mapas apresentam o mesmo nível de detalhe. 7) (UFPA) Fonte: VERÍSSIMO, et all. Pólos Madeireiros do Estado do Pará. Belém, Imazon, A análise dos mapas apresentados em diferentes escalas permite identificar que

3 a) a redução da escala permite maior detalhamento das informações. b) a escala utilizada na representação do mapa 1 é maior do que no mapa 2. c) há preferência pelo uso da escala numérica em detrimento da escala gráfica. d) a distância real entre as cidades é maior no mapa 2 do que no mapa 1, em função da escala utilizada. e) os níveis de detalhes observados no mapa 2 resultam da utilização de uma escala maior do que a do mapa 1. 8) (UFRN) O Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014 e, na cidade do Rio de Janeiro, serão disputados importantes jogos. Um torcedor que decidir permanecer na cidade do Rio de Janeiro visando a assistir aos jogos precisará de uma representação cartográfica que lhe permita localizar as principais vias de acesso ao estádio, como ruas e avenidas. Para atingir este objetivo, terá à sua disposição os dois tipos de representação cartográfica com escalas diferentes, mostrados a seguir: FERRREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas geográfico. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2003.[Adaptado] Para que o torcedor possa se locomover na cidade com mais facilidade, o tipo de representação cartográfica que melhor o orientará é o apresentado na a) Figura 1, porque tem uma escala pequena, expressando uma área maior, com menor número de detalhes. b) Figura 1, que possui uma escala grande, representando uma área menor, com maior grau de detalhamento. c) Figura 2, que possui uma escala grande, representando uma área maior, com menor grau de detalhamento. d) Figura 2, porque tem uma escala pequena, expressando uma área menor, com maior número de detalhes. 9) (UFJF) Observe os mapas: Essas representações cartográficas a) são mapas geofísicos. b) são mapas econômicos. c) mostram a hierarquia urbana. d) possuem escalas diferentes. e) representam áreas iguais.

4 10) (UNISC) Considere quatro municípios W, X, Y e Z, cujas áreas, representadas nas escalas abaixo, têm, respectivamente, 440cm 2, 100cm 2, 320cm 2 e 500cm 2. Sabendo-se que a população de cada um é de habitantes, qual desses municípios tem a maior densidade demográfica? a) W b) X c) Y d) Z e) A densidade demográfica é a mesma em todas as alternativas. 11) (UFVJM) Observe estas figuras. Considerando que essas figuras representam áreas em diferentes escalas, pode-se dizer que a) todas as áreas são iguais, pois o que varia é o nível de detalhamento das informações. b) a área maior corresponde ao quadro B, pois o excesso de informação deforma as figuras. c) a área maior corresponde ao quadro A, que apresenta a maior generalização de informação. d) área maior corresponde ao quadro D, que mostra um maior número de detalhes. 12) (UFPR) Para se orientar na superfície do globo, o homem criou uma série de noções espaciais, entre elas a chamada Rosa dos Ventos, que dá as direções pelos pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários. Utilizando-se de uma Rosa dos Ventos para analisar o alinhamento AB marcado no cartograma abaixo, no qual 1 cm gráfico representa 65 km de terreno, é correto afirmar que a direção do alinhamento e a escala numérica fracionária do cartograma são, respectivamente: a) SSE para WNW (Su-sudeste para Oes-noroeste) 1/65. b) SE para NNW (Sudeste para Nor-noroeste) 1/ c) SSE para NW (Su-sudeste para Noroeste) 1/ d) ESE para NW (Es-sudeste para Noroeste) 1/ e) ESE para WNW (Es-sudeste para Oes-noroeste) 1/ ) (UFPR) A seta em preto sobre um recorte da Carta Náutica: Proximidades da Barra de Paranaguá indica o trajeto a ser feito pela embarcação que sai da Baía de Paranaguá. Considerando a escala da Carta e a orientação tomada, assinale a alternativa que corresponde à situação observada. a) Rumo 42º SE, coordenadas em A: Latitude: 25,51º S e Longitude: 48,38 W.Gr. e, em B: Latitude: 25,31º S e Longitude: 48,48 W.Gr. Distância percorrida de aproximadamente 15 km. b) Rumo 42º SE, coordenadas em A: Latitude: 25,51º S e Longitude: 48,38 W.Gr. e, em B: Latitude: 25,62º S e Longitude: 48,28 W.Gr. Distância percorrida de aproximadamente 15 km. c) Rumo 42º NW, coordenadas em A: Latitude: 25,51º S e Longitude: 48,38 W.Gr. e, em B: Latitude: 25,31º S e Longitude: 48,48 W.Gr. Distância percorrida de aproximadamente 1,5 km. Fonte: DHN - Diretoria de Hidrografia e Navegação Marinha

5 d) Rumo 42º NW, coordenadas em A: Latitude: 25,51º S e Longitude: 48,38 W.Gr. e, em B: Latitude: 25,62º S e Longitude: 48,28 W.Gr. Distância percorrida de aproximadamente 10 km. e) Rumo 42º SE, coordenadas em A: Latitude: 25,51º S e Longitude: 48,38 W.Gr. e, em B: Latitude: 25,62º S e Longitude: 48,28 W.Gr. Distância percorrida de aproximadamente 7,5 km. 14) (USF) A distância entre Campinas e Itatiba é de aproximadamente 33 km. Você necessita plotar o trajeto entre essas duas cidades em linha reta em um papel de folha A4 ( 29,7 x 21 cm). Qual das escalas a seguir é a mais indicada, procurando-se obter o maior detalhamento possível? a) 1: b) 1: c) 1: d) 1: e) 1: ) O campus da UFAC em Rio Branco dista, aproximadamente 630 km do campus de Cruzeiro do Sul. No mapa do Acre essa distância em linha reta é de 9 cm. A escala do mapa é de: a) 1: b) 1: c) 1: d) 1: e) 1: ) (UNICID) Todo mapa é uma representação esquemática e reduzida da superfície terrestre. Esta redução se faz segundo determinada proporção entre o desenho e a superfície real. Tal proporção, mostrada de forma numérica ou gráfica, é o que se chama de escala. (Paulo Araújo Duarte. Fundamentos de cartografia, 2008.) Para a elaboração de um mapa, que depois de pronto poderá sofrer reduções ou ampliações, o uso da escala gráfica é a) equivocado, porque a precisão neste tipo de uso é garantida pela escala numérica. b) obrigatório, porque se mantém a proporcionalidade com o mapa original. c) indiferente, porque a ampliação ou redução não altera o mapa original. d) obrigatório, porque respeita convenções didáticas internacionais. e) indiferente, porque ambas as escalas são proporções fidedignas da superfície real. 17) O mapa do Brasil, ilustrado abaixo, contém linhas retas interligando Brasília a algumas capitais de Estados. Com base na leitura deste mapa e, também, nos conhecimentos de Coordenadas Geográficas e Fusos Horários, assinale a alternativa errada. a) Se a distância em linha reta de Brasília a Fortaleza é de km, no mapa acima corresponde a aproximadamente 6,7 cm. b) No mapa do Brasil acima, cada cm corresponde a 750 km. c) O horário de Manaus está atrasado 1 (uma) hora em relação ao horário do Rio de Janeiro. d) Os 16 cm que aproximadamente, separam Boa Vista de Porto Alegre, passando por Brasília, correspondem à distância em linha reta de km. 18) A distância real entre São Francisco e Nova York é de 4.200km. A distância sobre a carta é de 105mm. Com base nestes dados, assinale a alternativa que indica corretamente a escala deste mapa. a) 1 : b) 1 : c) 1 : d) 1 : e) 1 : ) Sobre um mapa, na escala de 1: , tenciona-se demarcar uma reserva florestal de forma quadrada apresentando 7 cm de lado. A área da reserva medirá no terreno a) 12,25 km². b) km². c) km². d) 122,5 km². e) km².

6 20) Sabendo que a Terra tem um raio médio de 6371km e que um globo que a representa tem 25,4cm de diâmetro, é correto afirmar que a escala desse globo corresponde, aproximadamente, a) 1: b) 1: c) 1: d) 1: e) 1: ) Considerando-se a escala de 1:25000 e a grade formada em quadrículas de 1cm X 1cm, a área do polígono representado abaixo é de: a) m² b) m² c) 87 Km² d) 125 Km² e) 375 Km² 22) Considere as informações a seguir, sobre escala, para assinalar a alternativa correta. I. Na escala 1:2.000 podemos analisar mais detalhes que na escala1: II. Em um mapa do Estado de São Paulo, na escala de 1: , podem-se identificar os principais arruamentos em grandes cidades como São Paulo, Santos, Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto. III. A escala utilizada para representar o Estado de São Paulo (1: ) é maior do que a usada para representar o Brasil (1: ). Dentre essas afirmações, está (estão) correta(s) somente a) I. c) I e III. b) I e II. d) II e III. e) III. 23. Uma pessoa comprou um terreno medindo 137,5m², em uma área residencial, representada na planta abaixo. Nela estão destacados cinco terrenos numerados de I a V. Utilizando a escala gráfica, pode-se afirmar que o terreno citado está representado pelo número a) I b) II c) III d) IV e) V 24) A escala cartográfica que se apresenta sob a forma de um segmento de reta graduado é denominada Escala a) Numérica. b) Gráfica. c) Equivalente. d) Temática. e) Topográfica. 25) (UECE) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. a) A realização de mapeamentos temáticos muito detalhados requer a utilização de produtosde sensoriamento remoto de alta resolução e com grandes escalas.

7 b) Escalas como 1: e 1: são muito adequadas para a cartografia de detalhe,especialmente de áreas urbanas. c) O relevo, os solos e a vegetação são cartograficamente representados, nesta ordem, nosmapas geológicos, geomorfológicos e biogeográficos. d) Em um mapa, construído na escala 1: , uma distância linear de 7,5 cm corresponde a uma distância real de 18,75 km lineares. 26) (UFG) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Dentre eles, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem: a) localização de um fenômeno na superfície terrestre. b) a apresentação da superfície esférica no plano. c) os diferentes fusos horários no globo. d) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres. e) o nível de detalhe das informações apresentadas 27) (UEMA) Leia as afirmativas que seguem e assinale a correta: a) A escala numérica é representada por uma linha reta dividida em partes iguais. b) A escala 1: é maior que a escala de 1: c) Na escala de 1: , a área representada foi reduzida 50 mil vezes. d) As escalas podem ser numéricas ou geográficas. e) Na escala de 1: , 1 cm no mapa vale 100 km no terreno. 28) (UEA) O mapa é uma redução do espaço real. Para garantir fidelidade às dimensões do e spaço mapeado, é utilizada uma relação constante entre a distância real e a distância representada no mapa a escala. A distância em linha reta, no mapa, entre Manaus e Tabatinga é de 12 cm. Sabendo-se que a escala é de 1: , a distância real entre as duas cidades é de: a) 12km. b) 120km. c) 1.200km. d) km. e) km. 29) (UEMS) Q u a l a d i s t â n c i a r e a l e m l i n h a r e t a e n t r e a c i d a d e A e a c i d a d e B, sabendo-se que em um mapa de escala 1: essas duas cidades ficam a 3 cm uma daoutra? a) 150 km b) 15 km c) 450 km d) 4500 km e) 45 km 30) (UFSC) A linguagem cartográfica é essencial à geografia. Neste âmbito, CONSIDERE as afirmações adiante. I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade. II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título. III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada. Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que: a) apenas I é verdadeira c) apenas III é verdadeira. b) apenas II é verdadeira. d) apenas I e III são verdadeiras. e) apenas II e III são verdadeiras. 31) (UFRN) Um professor de Geografia solicitou aos alunos que representassem, por meio de cartogramas, os resultados de um estudo sobre o bairro onde a escola está localizada. Foram colocadas à disposição dos alunos duas bases cartográficas com as seguintes escalas: cartograma 1 - escala de 1:25.000; cartograma 2 - escala de 1: Considerando que devem ser representados, no mapa, ruas, avenidas e outros componentes do bairro, os alunos devem utilizar o a) cartograma 1, porque a escala é maior e oferece a possibilidade de representação de mais detalhes. b) cartograma 2, porque a escala é menor, possibilitando trabalhar com mais detalhes. c) cartograma 1, porque a escala é menor, sendo ideal para trabalhos com pequenas áreas. d) cartograma 2, porque a escala é maior, sendo ideal para representar mais detalhes de uma determinada área. 32) (UFPR) As escalas são relações entre as dimensões reais e as de representações gráficas registradas em mapas. Quanto às escalas numéricas 1 : e 1 : , é CORRETO AFIRMAR: 1. Por se tratar de uma razão, a escala de 1 : é maior que a de 1 : Em folhas de iguais dimensões, a escala de 1 : possibilita representar uma superfície 5 vezes maior que a de 1 : As distâncias equivalentes na realidade são, respectivamente, 10 e 50 vezes maiores que as utilizadas. 4. A escala menor exige maior generalização, enquanto que a escala maior exige maior precisão na representação.

8 ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. 33) (PUC) Considerando-se que a reta delimitada pelos pontos A e B da carta topográfica possui 3,5 cm de comprimento e que a distância real entre os dois pontos é de metros, a escala da carta topográfica está CORRETAMENTE indicada em: a) 1: b) 1: c) 1: d) 1: ) (UFGO) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Dentre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem a) a localização de um fenômeno na superfície terrestre. b) a apresentação da superfície esférica no plano. c) os diferentes fusos horários no globo. d) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres. e) o nível de detalhe das informações representadas. 35) (PUC) Um cartógrafo, ao mapear um alinhamento montanhoso, precisou calcular a representação numa escala de 1: Observando outro mapa do mesmo local, percebeu que o alinhamento estava reduzido a 1,5 na escala de 1: Qual será a representação no mapa desse alinhamento na escala de 1: , em cm? a) 1,2 b) 1,5 c) 1,8 d) 12 e) 18 36) (FUVEST) Observe o mapa abaixo, no qual estão representadas cidades africanas em que ocorreram jogos da seleção brasileira de futebol pouco antes e durante a Copa do Mundo de 2010.

9 As distâncias*, em linha reta e em km, entre Johannesburgo e as demais cidades localizadas no mapa, estão corretamente indicadas em: 37) (UFRN) A escala é um dos recursos utilizados na cartografia para representar qualquer realidade espacial em um mapa. Assim, é correto afirmar que a) a correspondência entre as distâncias na superfície e no mapa, na escala numérica, é indicada por meio de uma reta graduada, tendo como módulo básico o centímetro. b) a escala estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície cartografada. c) um mapa confeccionado com uma pequena escala abrange uma área pequena, mostrando riqueza de detalhes. d) a escala gráfica a ser utilizada na confecção de um mapa deverá ser maior quando se tratar de uma área geográfica de grande dimensão. 38) (UFPR) A escala é definida como a relação da distância real entre dois pontos quaisquer na superfície da Terra com a distância entre esses dois pontos num documento cartográfico. Se, em uma carta, na escala 1:50.000, a distância em linha reta entre duas cidades for de 10 cm, no terreno essa distância será de: a) 5 km. b) 0,5 km. c) 1 km. d) 100 km. e) 500 km. 39) (UFPR) Para a instalação da sede de uma empresa (que ocupará 1 km²) numa área de 100 km², é necessário fazer a cartografia de cada uma dessas áreas separadamente. Em relação às características das cartas a serem construídas, é correto afirmar: a) Deve-se usar uma escala ao milionésimo para representar o terreno e uma escala pequena para representar a sede. b) Deve-se usar a mesma escala para as duas cartas, já que as duas áreas estão localizadas em um mesmo lugar. c) Deve-se usar uma escala média para a representação da área total do terreno, e uma escala grande para a representação da sede. d) Deve-se utilizar a escala gráfica nas duas cartas, porque ela é mais precisa do que a escala numérica. e) Deve-se utilizar uma escala grande para as duas áreas, ou seja, uma escala variável entre 1: e 1: ) (UFPR) Num mapa da Região Metropolitana de Curitiba, na escala 1: , uma das pistas da rodovia BR-116 aparece desenhada com um milímetro de largura. A partir dessa informação, é correto afirmar: a) A largura da pista é de 20 m. b) A largura da pista é de 15 m. c) A largura da pista é de 25 m. d) A representação da rodovia com um milímetro de largura, num mapa na escala 1: , está de acordo com a largura real da rodovia. e) Trata-se de uma questão de generalização cartográfica e nesse caso o desenho da rodovia não obedece à relação de escala.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Triângulo Mineiro Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento CARTOGEO/DEGEO/UFTM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Triângulo Mineiro Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento CARTOGEO/DEGEO/UFTM ESCALA CARTOGRÁFICA Parte 1: questões para resolução na aula 1) Para obter, em um mapa, informação mais detalhada, qual das escalas a seguir é utilizada? a) 1/100. b) 1/1.000. c) 1/10.000. d) 1/100.000.

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO. 1) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes.

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO. 1) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes. ATIVIDADES ONLINE 8º ANO 1) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes. Analisadas as figuras acima, é CORRETO afirmar que a) ambas as projeções são cilíndricas,

Leia mais

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA 2016

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA 2016 EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA 2016 Em uma escala numérica, quanto maior foi o seu denominador isto é, o número que vem depois dos dois pontos, menor será a escala. Mas quanto menor for uma escala, maior será

Leia mais

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DEFINIÇÃO... Projeção cartográfica corresponde à representação de uma superfície esférica num plano. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MÉTODO PROJEÇÃO CILÍNDRICA

Leia mais

Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14

Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14 Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14 01. (Uerj/2014) Observe na imagem uma feição de relevo em escarpa, área de desnível acentuado de altitude, encontrada geralmente nas bordas de planalto,

Leia mais

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 DISCIPLINA: Geografia do Brasil SÉRIE 3ª e Med PROFESSOR: Márcio PROVA: Testes DIA: ASSUNTO: Noções Espaciais e Cartografia APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 OBSERVAÇÕES: 1. (UNICAMP 2012. Adaptada) Abaixo é

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufrn 2013) Um estudante australiano, ao realizar pesquisas sobre o Brasil, considerou importante saber a localização exata de sua capital, a cidade de Brasília. Para isso, consultou o mapa a seguir:

Leia mais

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto.

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. 1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. a) A realização de mapeamentos temáticos muito detalhados requer a utilização de produtos de sensoriamento remoto de alta resolução

Leia mais

Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros

Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento. A medida

Leia mais

A ciência e a arte de representar a superfície terrestre

A ciência e a arte de representar a superfície terrestre A ciência e a arte de representar a superfície terrestre Representavam fatos cotidianos Caçadas Rituais Usos e costumes Mapa mais antigo que se conhece Foi encontrado na Babilônia (atual Iraque) data

Leia mais

Lista de exercícios complementares 4 - ESCALA

Lista de exercícios complementares 4 - ESCALA Lista de exercícios complementares 4 - ESCALA 1º EM GEOGRAFIA FÍSICA LUIZ GUSTAVO - PROFÃO 3º Bimestre Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação: NÃO é obrigatório

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 6º Disciplina: Geografia. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 6º Disciplina: Geografia. Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 6º Disciplina: Geografia Questão 01) A escala é um dos atributos fundamentais de um mapa. Ela define

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral Paulo Tumasz Junior Cartografia Geral APRESENTAÇÕES Slides - A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa, ciência que trata da concepção,

Leia mais

ATIVIDADES 8º ANO. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16.

ATIVIDADES 8º ANO. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16. 1) Leia o texto e assinale a alternativa correta: ATIVIDADES 8º ANO MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2008. p.16. Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar

Leia mais

REVISÃO ENEM 1ª AULA CARTOGRAFIA

REVISÃO ENEM 1ª AULA CARTOGRAFIA REVISÃO ENEM 1ª AULA CARTOGRAFIA PROJEÇÕES CARTOGÁFICAS PROJEÇÃO CÔNICA PROJEÇÃO AZIMUTAL PROJEÇÃO CILÍNDRICA MERCATOR (CONFORME) PETERS (EQUIVALENTE) Existem diferentes formas de representação plana da

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Geo. Hansen Monitor: Marcus Oliveira

Geo. Hansen Monitor: Marcus Oliveira Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Marcus Oliveira Cartografia 22/24 ago RESUMO Cartografia Localizar-se e orientar-se no espaço sempre foi uma preocupação do ser humano. Hoje, conseguimos fazer isso

Leia mais

Geografia Prof. Davi Cartografia

Geografia Prof. Davi Cartografia Geografia Prof. Davi Cartografia EXERCÍCIOS 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil: 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades

Leia mais

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA 1. (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA Se um viajante se dirigir de Brasília a Teresina, passando por Palmas, e retornando à primeira, fazendo o mesmo caminho, terá como direção

Leia mais

Conceitos Básicos mapa

Conceitos Básicos mapa Cartografia Conceitos Básicos Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 6 / 3 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

A Representação do Espaço

A Representação do Espaço CARTOGRAFIA A Representação do Espaço A Cartografia É o ramo da Geografia que tem como objetivo a representação da Terra ou parte dela É a linguagem responsável pela representação visual das informações

Leia mais

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia ASTRONOMIA Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia 1. Origem do Universo: Teorias 2. Estrelas ou corpos celestes 3. Aglomerados 4. Nebulosas 5. Buraco Negro 6. Galáxias 7. Sistema Solar 8. Lua 9. Exoplanetas

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS I TOPOGRAFIA I

LISTA DE EXERCICIOS I TOPOGRAFIA I LISTA DE EXERCICIOS I TOPOGRAFIA I 1-Em um mapa cuja escala é 1:2.500.000, duas cidades estão separadas, em linha reta, por 5 centímetros. A distância real (no terreno) entre essas duas cidades é a) 50

Leia mais

GEOGRAFIA: CARTOGRAFIA

GEOGRAFIA: CARTOGRAFIA GEOGRAFIA: CARTOGRAFIA 1. (Uerj 2014) Os mapas são representações da superfície terrestre, elaborados com base em critérios previamente convencionados. Observe o mapa a seguir, que difere da representação

Leia mais

CARTOGRAFIA 1 - SISTEMA CARTOGRÁFICO BRASILEIRO 2 - ARTICULAÇÃO DE CARTAS. Sistema Cartográfico Nacional

CARTOGRAFIA 1 - SISTEMA CARTOGRÁFICO BRASILEIRO 2 - ARTICULAÇÃO DE CARTAS. Sistema Cartográfico Nacional CARTOGRAFIA 1 - SISTEMA CARTOGRÁFICO BRASILEIRO 2 - ARTICULAÇÃO DE CARTAS Sistema Cartográfico Nacional IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Mapeamento do território nacional a pequena

Leia mais

Prof. Rodolfo Visentin 1

Prof. Rodolfo Visentin 1 EXERCÍCIOS GEOGRAFIA - Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções)

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini Projeções Cartográficas Foram criadas pela necessidade de representar uma figura esférica em um plano, tentando respeitar

Leia mais

ENTREGAR EM: 24/05/2018

ENTREGAR EM: 24/05/2018 Assunto: Roteiro de recuperação da I etapa de GEOGRAFIA Tipo: U Data:25/05/2018 Ensino Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Valor: 5,0 Nome: Nº Nota: Professor: Gilson Pinheiro Lima Ass. do Responsável: Querido(a)

Leia mais

GEOGRAFIA FRENTE C 1º ENSINO MÉDIO ESCALA. Luiz Gustavo Silveira - Profão

GEOGRAFIA FRENTE C 1º ENSINO MÉDIO ESCALA. Luiz Gustavo Silveira - Profão GEOGRAFIA FRENTE C 1º ENSINO MÉDIO ESCALA Luiz Gustavo Silveira - Profão ESCALA ESCALA - indica a proporção entre o objeto real (o mundo ou uma parte dele) e sua representação cartográfica, ou seja, quantas

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas É a posição exata no globo terrestre Intersecção entre latitude e longitude Paralelos Linhas paralelas a Linha do Equador Trópico de Capricórnio Hemisfério

Leia mais

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta.

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta. Geografia Cartografia Professor Tiago Trombetta www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas

Leia mais

Página 1

Página 1 1. (Unesp 2017) Observe. A forma de representação espacial apresentada é caracterizada a) pela presença de um sistema de coordenadas que auxilia na demarcação de aspectos físicos ou humanos na superfície

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo.

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. Cartografia 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. A análise do mapa permite concluir que a área representada localiza-se: A. No Hemisfério Ocidental, entre o Equador e

Leia mais

Março 1º ano EM 2013

Março 1º ano EM 2013 Março 1º ano EM 2013 1) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

Leia mais

M A P A S G E O G R A F I A. Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano. Prof. José Gusmão Rodrigues

M A P A S G E O G R A F I A. Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano. Prof. José Gusmão Rodrigues M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano G E O G R A F I A Prof. José Gusmão Rodrigues Clique com o mouse sobre o título desejado ou vá clicando enter para ver a apresentação completa

Leia mais

No mapa, o trajeto total da tocha olímpica em território brasileiro mede cerca de 72 cm, considerando os trechos por via aérea e por terra.

No mapa, o trajeto total da tocha olímpica em território brasileiro mede cerca de 72 cm, considerando os trechos por via aérea e por terra. 1. (Uerj) No mapa, o trajeto total da tocha olímpica em território brasileiro mede cerca de 72 cm, considerando os trechos por via aérea e por terra. A distância real, em quilômetros, percorrida pela tocha

Leia mais

rofa Lia Pimentel TOPOGRAFIA

rofa Lia Pimentel TOPOGRAFIA rofa Lia Pimentel TOPOGRAFIA TOPOS significa lugar GRAPHEN significa descrição Pode-se dizer que a TOPOGRAFIA é a ciência que trata do estudo da representação detalhada de uma porção da superfície terrestre.

Leia mais

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA NOÇÕES DE CARTOGRAFIA 1. Localização e Orientação Localizar-se e orientar-se no espaço geográfico foi uma das preocupações iniciais do ser humano, devido a várias necessidades: encontrar recursos naturais

Leia mais

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita Professor Leandro Signori Conteúdos constantes no edital Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas

Leia mais

TD DE GEOGRAFIA 02/09/2017 Prof. Lara Maia

TD DE GEOGRAFIA 02/09/2017 Prof. Lara Maia TD DE GEOGRAFIA 02/09/2017 Prof. Lara Maia 1. (ENEM) O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

Orientação. Polos Hemisférios Equador Montanhas Rios. Norte Sul Leste Oeste Sudeste

Orientação. Polos Hemisférios Equador Montanhas Rios. Norte Sul Leste Oeste Sudeste Orientação Conhecer o espaço onde se vive e saber que caminho tomar para chegar a determinado lugar constitui um aspecto de importância vital para os seres humanos. Um dos primeiros passos para nos orientar

Leia mais

Cartografia Cap. 01. Prof. Junimar Oliveira Pré- Enem (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: e) Norte e Nordeste / Sudoeste e Sul

Cartografia Cap. 01. Prof. Junimar Oliveira Pré- Enem (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: e) Norte e Nordeste / Sudoeste e Sul Cartografia Cap. 01 Prof. Junimar Oliveira Pré- Enem 2016 1. (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: e) Norte e Nordeste / Sudoeste e Sul 2. (UFPB) Analisando a figura considere as afirmativas: I. Os pontos

Leia mais

html. Acesso em: 1 jun [Adaptado] Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

html. Acesso em: 1 jun [Adaptado] Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. EXERCÍCIOS DE CARTOGRAFIA (GABARITO NO FINAL) 1. A escala é um dos atributos fundamentais de um mapa, pois estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície

Leia mais

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. CARTOGRAFIA (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. ELEMENTOS DE UM MAPA. Escala: é a proporção entre o tamanho

Leia mais

1. (FACERES) Tendo como apoio o planisfério, busque a alternativa correta para a questão formulada.

1. (FACERES) Tendo como apoio o planisfério, busque a alternativa correta para a questão formulada. 1. (FACERES) Tendo como apoio o planisfério, busque a alternativa correta para a questão formulada. Um deslocamento realizado partindo de São Paulo Brasil, para Cidade do Cabo na Republica Sul Africana,

Leia mais

As distâncias*, em linha reta e em km, entre Johannesburgo e as demais cidades localizadas no mapa, estão corretamente indicadas em:

As distâncias*, em linha reta e em km, entre Johannesburgo e as demais cidades localizadas no mapa, estão corretamente indicadas em: 1. (Ufpr 2012) Utilizando o celular e um programa de acesso a mapas on line, você localizou um ponto de interesse a aproximadamente 2,5 cm de distância do local onde se encontrava. Considerando que o programa

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

Mapeamento Temático. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Mapeamento Temático. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Mapeamento Temático Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Como se classificam os mapas/cartas? A classificação mais comum é a que agrupa de acordo com a finalidade para a qual

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I Data: 27/04/2012 Aluno(a): n 0 ano: 8º turma: NOTA: Prof.(a): Haide Mayumi Handa Honda Ciente do Responsável: Data: / /2012 Instruções: 1. Esta avaliação contém 6 páginas e 11

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: GEOGRAFIA 1 Professor (a): Profª Roberta Andrade Conteúdo: CARTOGRAFIA Orientação pelo sol e Rosa dos Ventos; Coordenadas Geográficas; Antípodas;

Leia mais

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR.

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS (CARTOGRAFIA) O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES VISUAIS. MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. GA-SUR

Leia mais

PLANO DE CURSO I EMENTA

PLANO DE CURSO I EMENTA Disciplina: Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Carga horária total: 75 H PLANO DE CURSO I EMENTA Definições e esboço histórico da cartografia; Representações da Terra; Coordenadas;

Leia mais

CARTOGRAFIA Escala. Prof. Luiz Rotta

CARTOGRAFIA Escala. Prof. Luiz Rotta CARTOGRAFIA Escala Prof. Luiz Rotta ESCALA Cartas ou mapas são representações da superfície e possuem detalhes naturais e artificiais. Representá-los requer: Reduzir as proporções dos acidentes à representar,

Leia mais

ETAPA III. PROVA PRESENCIAL DE QUESTÕES COM TEMPO - Quiz 15 QUESTÕES. Questão 1 - Internet

ETAPA III. PROVA PRESENCIAL DE QUESTÕES COM TEMPO - Quiz 15 QUESTÕES. Questão 1 - Internet ETAPA III PROVA PRESENCIAL DE QUESTÕES COM TEMPO - Quiz 15 QUESTÕES Questão 1 - Internet Vamos visitar um website e observar a Terra e suas diferentes localidades a partir das coordenadas geográficas.

Leia mais

Orientação e escala. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Orientação e escala. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Orientação e escala Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Conceituação Orientação é uma ação de determinar o lugar onde se encontra a direção dos pontos cardeais e colaterais. O primeiro passo para

Leia mais

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CONCEITO A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata

Leia mais

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina)

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina) Nome: Nº Nota Turma: Data: /04/2019 O presente instrumento de avaliação apresenta 12 escores. Orientação, localização e coordenadas geográficas Observação: No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. A Geografia Levada a Sério

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.  A Geografia Levada a Sério 1 Mapa É a representação dos elementos de um determinado espaço na superfície plana, tornando-se um importante instrumento de orientação e de localização; O mapa de Ga-Sur é o mapa mais antigo que se tem

Leia mais

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução Geografia Capítulo 2 Cartografia Introdução Cartografia é a ciência voltada para o estudo da construção e interpretação de mapas. Nesta ciência estuda-se como representar uma área geográfica em uma superfície

Leia mais

Tarefa 12 Professora Sueli

Tarefa 12 Professora Sueli Tarefa 12 Professora Sueli 01. (UFG GO) Durante a escolha de um imóvel, é comum a preocupação com a localização geográfica, em especial quanto ao seu posicionamento em relação à direção leste-oeste. Para

Leia mais

Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas

Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas Verificação de Aprendizagem Assunto: Projeções Cartográficas 1. A questão refere-se às imagens abaixo. Fonte: DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora UFSC, 2002. Em relação

Leia mais

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires Elementos de um mapa Professora de Geografia Thamires Principais elementos de um mapa Título informa o tema, local, tempo. Legenda detalha as informações do título Escala permite visualizar a proporção

Leia mais

EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE. INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Etapa 5

EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE. INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Etapa 5 EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE Nome: nº Série/Ano Disciplina: Geografia Professor: Fabiana, Nelson e Sérgio Período de recuperação: 1º semestre Valor: 2,0 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Exercícios para Recuperação

Exercícios para Recuperação Exercícios para Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Geografia Data: Professor: Leonardo 1 - O documento "Planeta Vivo", emitido pela World Wide Fund for Nature WWF (Ong

Leia mais

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO TERRESTRE GLOBO TERRESTRE MAPA PRINCIPAIS ELEMENTOS DO MAPA TÍTULO ORIENTAÇÃO

Leia mais

Disciplina: Geografia Segmento: Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota:

Disciplina: Geografia Segmento: Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Disciplina: Geografia Segmento: Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Valor: 5,0 Pontos Professor: Hudson Santiago Querido (a)

Leia mais

Geoprocessamento Noções de Escalas. Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira

Geoprocessamento Noções de Escalas. Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira Geoprocessamento Noções de Escalas Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira NOÇÕES DE ESCALAS Para reduzir as distâncias medidas no terreno com finalidade de representá-las no desenho, é necessário considerar

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL DO MUNDO AO MILIONÉSIMO. ACH 1056 Fundamento de Cartografia Profª. Mariana Soares Domingues

CARTA INTERNACIONAL DO MUNDO AO MILIONÉSIMO. ACH 1056 Fundamento de Cartografia Profª. Mariana Soares Domingues CARTA INTERNACIONAL DO MUNDO AO MILIONÉSIMO ACH 1056 Fundamento de Cartografia Profª. Mariana Soares Domingues Séries cartográficas O que é uma série cartográfica? É a sistematização de um conjunto de

Leia mais

1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA PROF. PROFÃO

1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA PROF. PROFÃO CARTOGRAFIA + ESCALA + CURVA DE NÍVEL 1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA PROF. PROFÃO Questão 1. Sobre um mapa, na escala de 1:500.000, tenciona-se demarcar uma reserva florestal de forma quadrada apresentando 7 cm

Leia mais

Colégio XIX de Março

Colégio XIX de Março Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/05/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 1. A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação

Leia mais

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I Os mapas devem ser constantemente alterados para mostrar as transformações ocorridas. Isso implica em pensar a cartografia como

Leia mais

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO Mosar Faria Botelho PONTOS DE APOIO Objetiva relacionar os objetos contidos na foto aérea com os objetos contidos no terreno. MÉTODOS DE POSICIONAMENTO POR GPS Modo Ponto

Leia mais

Que formas conheces de representação da Terra?

Que formas conheces de representação da Terra? Que formas conheces de representação da Terra? Desde sempre o Homem sentiu necessidade de representar os lugares que ia conhecendo e tudo aquilo que contribuía para a sua sobrevivência. Dessa necessidade

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR JULIO BESSA DISCIPLINA GEOGRAFIA SIMULADO: P5 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 601 Questão 1

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos Nome: 6 Atividades de Geografia para o exame final 6º ano ATENÇÃO: As atividades que se seguem devem ser respondidas em seu caderno de Geografia para serem

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 1) Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a hora inicial, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas

Leia mais

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS VEST Abril @vestmapamental G E O G R A F I A CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS Os mapas são o resultado visível da representação do espaço geográfico, por meio da cartografia. No Brasil costuma-se diferenciar

Leia mais

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 NAVEGAR É PRECISO 2500 A.C. uma das primeiras representações de mapa, produzido na região da mesopotâmia. NAVEGAR É PRECISO Mapa do Salmo (1260) e Mappe-Monde (1707),

Leia mais

Material de apoio para o aluno

Material de apoio para o aluno Material de apoio para o aluno SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6: ORIENTAÇÃO RELATIVA A ROSA DOS VENTOS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7: AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS Habilidades: Compreender o sistema de coordenadas

Leia mais

CARTOGRAFIA. Ciência e Arte. Constante avanço 4/3/2010 CARTOGRAFIA. Introdução e Sistema de Referência Locacional

CARTOGRAFIA. Ciência e Arte. Constante avanço 4/3/2010 CARTOGRAFIA. Introdução e Sistema de Referência Locacional CARTOGRAFIA CARTOGRAFIA Introdução e Sistema de Referência Locacional Prof. Ms. Mário Ramalho FATEC - JD Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª série: Professor: Márcio França Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível,

Leia mais

Cartas topográficas: Mapeamento sistemático e articulação de cartas. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Cartas topográficas: Mapeamento sistemático e articulação de cartas. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Cartas topográficas: Mapeamento sistemático e articulação de cartas. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia IBGE Instituto Brasileiro de geografia e Estatística Mapeamento do território nacional a

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA 2016 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/16 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2)

Leia mais

LUCIANO TEIXEIRA IBGE

LUCIANO TEIXEIRA IBGE LUCIANO TEIXEIRA IBGE EDITAL IBGE Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude); Representação: leitura, escala, legendas

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS EXA 519. Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS EXA 519. Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS EXA 519 Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva abarros@uefs.br barros@ige.unicamp.br A CARTOGRAFIA É CONSIDERADA COMO A CIÊNCIA E A ARTE DE EXPRESSAR, POR MEIO DE

Leia mais

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 Cartografia ciência responsável pela elaboração de representações da superfície da Terra. Com a ajuda da matemática, evoluiu e aprimorou mapas e

Leia mais

Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política

Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política iências Humanas E SUAS TEC ECNOLOGIAS Ficha de Estudo 96 Tema Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política Tópico de estudo Representação espacial Entendendo

Leia mais

Exercícios de Cartografia I

Exercícios de Cartografia I Exercícios de Cartografia I 1. Veja os mapas a seguir: As diferentes representações cartográficas, como as apresentadas acima, são definidas a partir de: a) Um momento histórico-geográfico b) Uma orientação

Leia mais

Professora: Jordana Costa

Professora: Jordana Costa Professora: Jordana Costa Cartografia Cartografia, segundo a ABNT é definida como: A arte de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. Função principal: Representar a realidade

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1 a. Série Data: / / Professores: Fabiana, Adriana, Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você

Leia mais

GEOGRAFIA Geral e do Brasil

GEOGRAFIA Geral e do Brasil Banco de Questões 1 GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4. a edição Paulo Roberto Moraes BANCO DE QUESTÕES 2 A aplicação da cartografia nos estudos geográficos 1. (UNESP) Analise o mapa anamórfico ao lado. Explique

Leia mais

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO).

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO). PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Complete as

Leia mais

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada.

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. Na antiguidade os navegadores precisavam dominar bem a cartografia. Abaixo temos algumas notações: Considerando

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br ESCALAS O mapa é a forma de representação da superfície terrestre, de milhares de quilômetros em apenas alguns centímetros em um plano ou globo. Para

Leia mais