Revista AIDIS. de Ingeniería y Ciencias Ambientales: Investigación, desarrollo y práctica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revista AIDIS. de Ingeniería y Ciencias Ambientales: Investigación, desarrollo y práctica"

Transcrição

1 Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales: Investigación, desarrollo y práctica Volúmen 1, número 3, año 2007 ISSN X PP CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS E AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS DE RECIRCULAÇÃO Microbiologic characterization of filter backwash water and assessment of some recycling scenarios Mônica Durães Braga Paula Dias Bevilacqua Rafael K.X. Bastos Adiéliton Galvão de Freitas Graziele Menezes Ferreira ABSTRACT The objective of the study was to characterize filter backwash water considering the turbity and microorganisms (Escherichia coli, Bacillus subtilis, Clostridium perfringens, Giardia spp. e Cryptosporidium spp.) and to analyze some possible recycling scenarios as a way of planning this operation with views to minimize health risks. Regarding the parameters analyzed in the clarification process, the best results were obtained when cationic polymer was used in comparison with other situations. The presence of resistant organisms in filter backwash water, even after clarification process, indicates the need of greater attention when considering recycling situation in water treatment plants. The results suggest that the clarification contributes to reduce the risks associated to filter backwash recycling. The best results found in the clarification processes suggest the use of the cationic polymer resulting in considerable reduction of organisms and consequent reduction of associated risks. Key-words: filter backwash water, recycling, risks.

2 CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS E AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS DE RECIRCULAÇÃO Mônica Durães Braga (1) Bacharel em Ciências Biológicas (UNIMONTES). Mestranda em Medicina Veterinária (UFV) - Bolsista do CNPq/CTHidro Brasil. Paula Dias Bevilacqua Médica Veterinária (UFV), Mestrado em Epidemiologia (UFMG), Doutorado em Epidemiologia (UFMG), professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Veterinária (UFV). Rafael K.X. Bastos Engenheiro Civil (UFJF), Especialização em Engenharia de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), PhD em Engenharia Sanitária (University of Leeds, UK), Professor Adjunto - Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Chefe da Divisão de Água e Esgotos da UFV. Adiéliton Galvão de Freitas Engenheiro Ambiental (UFV). Mestrando em Saneamento Ambiental (UFV). Graziele Menezes Ferreira Médica Veterinária (UFV). Mestranda em Medicina Veterinária (UFV). (1) Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Veterinária. CEP: , Viçosa-MG, Brasil. Fone:(31) ; Fax: (31) mb_duraes@yahoo.com.br RESUMO O objetivo do estudo foi caracterizar a ALF quanto aos parâmetros microbiológicos e valores de turbidez e analisar alguns possíveis cenários de recirculação, no sentido de planejamento dessa operação com vistas a minimizar riscos à saúde. Com relação aos parâmetros avaliados no processo de clarificação, foram obtidos melhores resultados quando utilizado o polímero catiônico em comparação às demais situações analisadas. A considerável presença de organismos resistentes na ALF, mesmo em cenários de clarificação, indica a necessidade de maior atenção ao considerar a situação de recirculação em uma ETA. Os resultados sugerem que a clarificação contribui para redução de riscos associados à recirculação da ALF. Os melhores resultados encontrados nos processos de clarificação sugerem o uso do polímero catiônico com considerável redução de organismos e conseqüente redução de riscos associados a eles. Palavras-chave: água de lavagem de filtros, recirculação, riscos.

3 ABSTRACT The objective of the study was to characterize filter backwash water considering the turbity and microorganisms (Escherichia coli, Bacillus subtilis, Clostridium perfringens, Giardia spp. e Cryptosporidium spp.) and to analyze some possible recycling scenarios as a way of planning this operation with views to minimize health risks. Regarding the parameters analyzed in the clarification process, the best results were obtained when cationic polymer was used in comparison with other situations. The presence of resistant organisms in filter backwash water, even after clarification process, indicates the need of greater attention when considering recycling situation in water treatment plants. The results suggest that the clarification contributes to reduce the risks associated to filter backwash recycling. The best results found in the clarification processes suggest the use of the cationic polymer resulting in considerable reduction of organisms and consequent reduction of associated risks. Key-words: filter backwash water, recycling, risks. INTRODUÇÃO No Brasil, grande parte das estações de tratamento de água utiliza os métodos convencionais com ciclo completo. Durante tal processo, a geração de resíduos é fator relevante e atualmente tem chamado a atenção, principalmente quanto à disposição final dos mesmos. A água de lavagem de filtro (ALF) é parte integrante dos resíduos de uma estação de tratamento de água (ETA) e, na maioria dos casos, é lançada diretamente nos mananciais sem qualquer tratamento, o que provoca intensas agressões ao meio ambiente. Os filtros são normalmente lavados através do fluxo de água limpa no sentido contrário à filtração. A vazão utilizada deve ser suficiente para expandir o leito filtrante e liberar o material sólido retido na camada filtrante, por isso é necessária a utilização de uma vazão bem acima da vazão de operação da estação, levando à produção de grande volume de água residuária, num curto espaço de tempo (USEPA, 2000). A lavagem dos filtros pode consumir de 2 a 10% do volume total de água produzido por uma ETA. Um consumo tão elevado de água em um momento de crescente escassez de fontes de abastecimento desperta o interesse no reaproveitamento deste efluente. Uma vez que se realiza a reciclagem da ALF pode-se reduzir a extração de água das fontes naturais, além de diminuir substancialmente o lançamento do efluente em corpos receptores. Contudo, para que essa prática seja feita de forma segura é importante o conhecimento das características das águas a serem reutilizadas, visando evitar possíveis contaminações. A recirculação da ALF pode ser considerada como um perigo no processo de tratamento da água, podendo implicar em risco à saúde da população consumidora. Assim, a reciclagem de ALF deve ser realizada com os devidos cuidados em termos de tratamento e manejo operacional, por exemplo, por meio da clarificação e, ou, do controle da razão de recirculação da ALF (USEPA, 2000).

4 Neste trabalho, objetivou-se caracterizar microbiologicamente a ALF da ETA da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e analisar alguns possíveis cenários de reciclagem a partir da clarificação e diluição da ALF, com o intuito de avaliar riscos à saúde. MATERIAL E MÉTODOS A Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa (ETA-UFV) emprega o tratamento em ciclo completo, com vazão de 60 L s -1 e períodos de operação médios diários de dez horas. A carreira de filtração média dos filtros (duas unidades) é de 36 horas, sendo a retrolavagem efetuada a partir de um reservatório elevado com capacidade de 100 m 3 abastecido com água tratada. Caracterização da água de lavagem dos filtros O monitoramento da ALF foi realizado, mensalmente, no período entre outubro de 2005 e agosto de As amostras foram coletas ao longo do processo de lavagem dos filtros resultando em amostras compostas. Os parâmetros pesquisados foram: turbidez, coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli (técnica dos tubos múltiplos); esporos de bactérias aeróbias e Bacillus subtilis (RICE et al., 1996); esporos de bactérias anaeróbias e Clostridium perfringens (FOUT et al., 1996) e (oo)cistos de Giardia e Cryptosporidium, empregando-se a técnica de floculação com carbonato de cálcio seguida da identificação por imunofluorescência direta (VESEY et al., 1993). Adicionalmente, durante dois momentos também foi pesquisado o cloro residual livre (CRL) em amostras de ALF, coletadas a cada minuto, ao longo do processo de lavagem dos filtros, cuja duração varia de 8 a 10 minutos. Ensaios de clarificação Os ensaios de clarificação, com e sem o uso de polímeros, foram realizados com a finalidade de avaliar a eficácia de remoção de microrganismos da ALF. Para os ensaios, foi coletada uma amostra composta da água de lavagem de um dos filtros, obtida a partir de coletas realizadas a cada 15 segundos durante o processo de lavagem (8 a 10 minutos) e armazenada em uma caixa d água de 500 L. Os ensaios de clarificação foram conduzidos em uma coluna de sedimentação, construída em PVC com capacidade de 21 L, diâmetro de 150 mm e altura de mm. Para cada ensaio, a coluna era preenchida com a ALF armazenada na caixa d água, previamente homogeneizada; após o preenchimento, a amostra era mantida sob agitação, a um gradiente de 100 s -1, sendo adicionado, quando era o caso, o polímero. Para cada tipo de polímero utilizado, a amostra era mantida sob agitação por um tempo que variou de 5 a 10 minuto, quando o agitador era desligado. Após

5 o tempo de realização de cada ensaio (44 minutos), o sobrenadante era coletado para pesquisa dos parâmetros microbiológicos citados acima. Os polímeros utilizados foram do tipo não iônico, catiônico e aniônico, na dosagem de 1 mgl -1 e concentração de 0,1%. Antes de iniciar os ensaios, foi coletada uma amostra da água de lavagem armazenada na caixa d água, previamente homogeneizada, para posterior pesquisa dos parâmetros microbiológicos. Como exercício para caracterização do perigo de recirculação de ALF, foram imaginados seis cenários a partir das concentrações de microrganismos encontrados na água bruta, na ALF e na ALF clarificada por sedimentação com e sem polímero: (1) recirculação da ALF realizada de forma contínua, durante toda a operação da ETA sem clarificação; (2) recirculação realizada numa razão de 10%, sem clarificação; (3) recirculação da ALF realizada de forma contínua (razão de recirculação de 4,63%), precedida de clarificação por sedimentação assistida por polímero (CORNWELL & LEE, 1993); (4) recirculação da ALF numa razão de 10%, precedida de clarificação assistida por polímero; (5) recirculação da ALF realizada de forma contínua, precedida de clarificação por sedimentação sem uso de polímero; (6) recirculação da ALF numa razão de 10%, precedida de clarificação por sedimentação sem uso de polímero. Análise dos dados Os dados foram analisados a utilizando técnicas da estatística descritiva e a comparação de médias, quando possível, foi realizada a partir da análise de variância. Os resultados foram interpretados considerando o nível de significância de 5%. RESULTADOS E DISCUSSÃO Caracterização da água de lavagem dos filtros Na Tabela 1 encontram-se os resultados da caracterização microbiológica obtidos no monitoramento da água bruta e da ALF dos dois filtros da ETA-UFV. De forma geral, observa-se, que para bactérias heterotróficas não foram observadas grandes variações entre os valores encontrados na água bruta e de lavagem dos filtros. Contudo, para os parâmetros coliformes e Escherichia coli, notam-se valores inferiores aos da água bruta, o que provavelmente é explicado pelo fato de se utilizar água tratada para a lavagem dos filtros, com residuais de cloro que podem exercer sua ação bactericida durante a operação de lavagem. De fato, a pesquisa de CRL na ALF, durante o período de lavagem dos filtros, revelou residuais variando de 0,02 a 0,89 ppm para o filtro 1 e 0,03 a 1,13 ppm para o filtro 2. Em contrapartida, registra-se o aumento das concentrações de organismos reconhecidamente mais resistentes, como esporos de bactérias, na ALF. Considerando os

6 valores máximos dos parâmetros, verifica-se, para a ALF do filtro 1 e do filtro2, respectivamente, 1,6 e 1,08 vezes mais esporos de bactérias anaeróbias e 18,5 e 10,43 vezes mais esporos de bactérias aeróbias do que na água bruta. O mesmo ocorre com relação aos (oo)cistos de protozoários. Chegando a alcançar aumento de 4,6 e 18,8 vezes para os oocistos de Cryptosporidium sp. e 22,8 e 6,7 vezes para cistos de Giardia sp. na ALF do filtro 1 e 2, respectivamente.

7 Tabela 1: Caracterização microbiológica da água bruta e de lavagem dos filtros, ETA/UFV, outubro de 2005 a agosto de 2006 Parâmetros Água de lavagem Água bruta Água de lavagem Filtro 1 Filtro 2 Máxim Mínim n (1) + (2) Máximo Mínimo n (1) + (2) Máximo Mínim n (1) + (2) o o o Bactérias 7,2x10 heterotróficas (3) 2 2,2x ,6x10 2 1,7x ,1x10 2 1,8x Coliformes 2,8x10 totais (4) 3 2,3x ,9x10 1 1, ,5x Coliformes termotolerantes ( 4,9x10 2 4,0x ,3x10 1 4) 1, ,5x10 1 1,8 9 5 Escherichia 3,3x10 coli (4) 2 4,0x ,3x10 1 1, ,0x10 1 1,8 9 5 Esporos 7,4x10 bactérias anaeróbias (5) ,2x10 2 4,1x ,0x10 1 1,9x Clostridium 3,9x10 perfringens (5) ,0x ,4x Esporos 4,6x10 bactérias aeróbias (5) 3 1,7x ,5x10 4 6,4x ,8x10 4 6,5x Bacillus 5,0x10 subtilis (5) 1 2, ,0x10 2 2,5x Giardia spp. (6) ,6x10 2 1,3x ,7x10 1 1,6x Cryptosporidiu 2,5x10 m spp. (7) ,15x10 2 4,3x ,7x10 2 4,7x NOTAS: (1) número de amostras; (2) número de amostras positivas; (3) UFC ml -1 ; (4) NMP 100mL -1 ; (5) UFC 100mL -1 ; (6) cistos L -1 ; (7) oocistos L -1. Na Figura 1 está apresentada a estatística descritiva da turbidez da água de lavagem dos filtros 1 e 2. Os percentis 25 e 75 foram de 40,20 e 57,35 ut para o filtro 1 e 39,00 e 54,30 ut para o filtro 2. A análise de variância dos valores de turbidez encontrados ao longo do ano para os filtros individualmente, não revelou diferença entre as épocas de chuva e seca (p > 0,05), o mesmo foi verificado na análise realizada para todos os parâmetros microbiológicos, sugerindo que as simulações efetuadas a seguir podem ser extrapoladas para as duas épocas do ano.

8 Turbidez (ut) 110,0 100,0 90,0 80,0 70,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 Filtro 1 Filtro 2 25% 50% 90% 10% Mín Máx 75% Figura 1: Turbidez da água de lavagem dos filtros 1 e 2, ETA/UFV, outubro de 2005 a agosto de Considerando os parâmetros microbiológicos investigados, a comparação das médias entre os dois filtros não apresentou diferença estatisticamente significativa (p > 0,05), indicando que as características das águas de lavagem de ambos os filtros são semelhantes, conforme Tabela 2. Sendo assim, optou-se, nesse trabalho, por realizar o ensaio de clarificação com amostras obtidas durante a lavagem do filtro 2.

9 Tabela 2: Valores de p da análise de variância entre filtro 1 e filtro 2, segundo os parâmetros microbiológicos, ETA/UFV, outubro de 2005 a agosto de , , , ,31 x 10 4 Água de lavagem Parâmetros Filtro1 Filtro 2 Valores de Amostra MG Amostra MG (DP) (1) p s (DP) (1) s Bactérias 9 60,56 0,9440 heterotróficas (2) (1,46) (1,91) Coliformes totais (3) 10 6,57 (3,51) 9 7,83 (1,73) 0,6604 Coliformes 10 2,41 (2,99) 9 1,53 (2,87) 0,9250 termotolerantes (3) Escherichia coli (3) 10 2,41 (2,99) 9 1,02 (1,98) 0,3470 Esporos bactérias 9 41,41 0,1101 anaeróbias (4) (3,08) (0,57) Clostridium 9 17,23 0,2025 perfringens (4) (3,61) (1,09) Esporos bactérias 9 1,27 x ,6735 aeróbias (4) (1,32) (0,92) Bacillus subtilis (4) 10 1,19 (4,37) 9 0,00 (0,00) 0,2549 Giardia spp. (5) 7 9,27 (9,33) 6 4,57 (5,80) 0,2837 Cryptosporidium spp. (6) 7 10,09 (8,70) 6 1,79 (11,30) 0,6320 NOTAS: (1) Média geométrica e desvio padrão geométrico; (2) UFC ml -1 ; (3) NMP 100mL -1 ; (4) UFC 100mL -1 ; (5) cistos L -1 ; (6) oocistos L -1. Ensaios de clarificação A água de lavagem do filtro 2, utilizada nos ensaios de clarificação, foi caracterizada segundo parâmetros microbiológicos, tendo-se constatado a ausência de alguns organismos pesquisados (Tabela 3). Embora tenha sido feita apenas uma análise para cada parâmetro, pode-se especular que a não ocorrência de coliformes termotolerantes e E. coli, microrganismos menos resistentes à presença do cloro, provavelmente pode ser explicada pela utilização de água tratada na lavagem do filtro, conforme discutido anteriormente. Já, a ausência de valores detectáveis de (oo)cistos pode estar relacionada a limitações da técnica de detecção, uma vez que ao longo do monitoramento realizado de outubro de 2005 a agosto de 2006, foram identificados cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. nas amostras de ALF, com valores médios (média geométrica) de 4,57 e 1,79, respectivamente. Dessa forma, embora na amostra de água de lavagem utilizada nos ensaios não tenham sido detectados protozoários, esses, sem dúvida, estão presentes na ALF.

10 A partir da coleta de uma amostra composta da água de lavagem do filtro 2, foram realizados quatro ensaios de clarificação. Os resultados obtidos, com e sem uso de polímero, demonstram redução dos microrganismos inicialmente detectados na água de lavagem. Considerando o tipo de clarificação avaliada, não foram observados coliformes totais e Clostridium perfringens em nenhuma amostra, inclusive quando não foi utilizado polímero. Para os demais parâmetros bacteriológicos, foram identificados valores de remoção mais elevados quando a clarificação foi realizada utilizando o polímero catiônico (Tabela 3). Avaliando os parâmetros individualmente, para clarificação sem uso de polímero, houve redução de 72,5% para as bactérias heterotróficas; 72,7% para esporos de bactérias anaeróbias e 25,8% para esporos de bactérias aeróbias. Quando o polímero catiônico foi utilizado, a redução foi de 97,3%; 100% e 97,2%, respectivamente.

11 Tabela 3: Caracterização microbiológica da água de lavagem do filtro 2 e das amostras clarificadas, ETA/UFV, agosto de 2006 Parâmetros ALF Água de lavagem clarificada Sem polímero Aniônico catiônico Não iônico Bactérias heterotróficas (¹) 2,03 x10² 7,25 x 101 2,15 x ,5 4,8 x 10 1 Coliformes totais (2) 2,30 x 10 1 ND ND ND ND Coliformes termotolerantes (2) ND(6) ND ND ND ND Escherichia coli (2) ND ND ND ND ND Esporos bactérias anaeróbias (3) 8,80 x 101 2,4 x ND 3,5 Clostridium perfringens (3) 2,40 x 101 ND ND ND ND Esporos bactérias aeróbias (3) 1,78 x104 1,32 x10 4 2,8 x ,0 x10² 1,30 x 10 3 Giardia spp. (4) ND 1,0 x 10 1 ND ND ND Cryptosporidium spp. (5) ND 3,0 x ND 4 NOTAS: (1) UFC ml -1 ; (2) NMP 100mL -1 ; (3) UFC 100mL -1 ;(4) cistos L -1 ; (5) oocistos L - 1 ; (6) Não detectado. Com relação aos protozoários, observou-se a presença de (oo)cistos nas amostras de água clarificada, sem que os mesmos tivessem sido identificados na água de lavagem de filtro utilizada nos ensaios. Todas as análises para detecção e contagem de protozoários foram realizadas utilizando a mesma metodologia e partindo do mesmo volume de amostra. Contudo, a amostra composta da ALF apresentou valores de turbidez (33,5 ut) e de sólidos em suspensão totais (75 mg Ll -1 ) consideravelmente superiores em relação às amostras que passaram por processo de clarificação (valores médios de 5,32 ut e 13,5 mg L - 1 para turbidez e sólidos em suspensão totais, respectivamente). Sabe-se que a presença de partículas sólidas é fator limitante na visualização de (oo)cistos nas análises de imunofluorescência dificultando a leitura, nesse sentido, a não detecção de protozoários na ALF, provavelmente ocorreu devido a limitações da técnica analítica utilizada. Ressalta-se, ainda, que foi realizada uma única pesquisa dos parâmetros microbiológicos na água de lavagem utilizadas nos ensaios. Analisando os dados obtidos durante os experimentos de clarificação, para oocistos de Cryptosporidium spp. o ensaio com uso de polímero catiônico foi o único a apresentar valor não detectável, sendo que foram detectados 3,0 x 10 1 oocistos L -1 quando não se utilizou polímero e 5 e 4 oocistos L -1, quando o polímero utilizado foi aniônico e não iônico, respectivamente. Quanto à Giardia spp., a mesma foi encontrada apenas na amostra clarificada sem o uso de polímero (1,0 x 10 1 cistos L -1 ), nas demais, apresentou sempre valor não detectável.

12 Partindo-se dos valores encontrados, foram criados possíveis cenários de recirculação utilizando os efluentes sem clarificação, com clarificação sem uso de polímeros e com clarificação com uso de polímero catiônico; tendo-se variado, também, as razões de recirculação, adotando-se valores iguais a 4,63 e 10%. Pra fins desse exercício, foram arbitrados, para os (oo)cistos de protozoários, os valores encontrados no monitoramento do mês de agosto para a ALF do filtro 1, quais sejam, 43,2 oocistos L -1 de Cryptosporidium spp. e 144 cistos L -1 de Giardia spp. Quando a recirculação é proposta sem o tratamento prévio com clarificação (cenários 1 e 2), observam-se acréscimos de todos os parâmetros microbiológicos, com exceção dos coliformes. Já para a situação de recirculação com o tratamento prévio da água com clarificação, porém sem o uso de polímero (cenários 5 e 6), os acréscimos são observados para esporos de bactérias anaeróbias e aeróbias, cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. Nos cenários onde foi utilizado polímero catiônico (cenários 3 e 4), todos os parâmetros microbiológicos apresentaram redução (Tabela 4). De forma geral, os resultados sugerem que a clarificação minimiza os perigos associados à recirculação da ALF. Nos cenários onde não se utilizou tratamento prévio com clarificação (cenários 1 e 2), esperar-se-ia aumento de todos os parâmetros microbiológicos na água afluente à ETA, e, por outro lado, o uso de clarificação resultaria na redução de alguns (clarificação sem o uso de polímero) ou de todos os parâmetros microbiológicos investigados (clarificação com uso de polímero catiônico). Independentemente do cenário proposto, deve-se considerar que os organismos, cuja carga afluente à ETA seria aumentada com a recirculação da ALF poderiam seriam removidos nos processos unitários de tratamento (decantação, filtração e desinfecção). A esse respeito, durante o monitoramento realizado na ETA-UFV a avaliação da remoção foi realizada, sendo encontrados os seguintes resultados: heterotróficas: 62,93% no decantador e 38,19% nos filtros; coliformes totais: 84,54% no decantador e 12,69% nos filtros; coliformes termotolerantes: 85,63% no decantador e 36,32% nos filtros; Escherichia coli: 85,16% no decantador e 39,89% nos filtros; esporos anaeróbios: 75,51% no decantador e 92,45% nos filtros; Clostridium perfringens: 83,31% no decantador e 100% nos filtros; esporos aeróbios: 71,74% no decantador e 76,41% nos filtros; Bacillus subtilis: 41,65% no decantador e 69,48% nos filtros; oocistos de Cryptosporidium sp: 53,76% no decantador e 100% nos filtros; cistos de Giardia sp.: 52,46% no decantador e 75,86% nos filtros. Entretanto, mesmo que as etapas de tratamento possam remover e, ou, inativar, adequadamente, os microrganismos presentes na água, não se pode negligenciar o perigo que se evidencia em situações de recirculação de água de lavagem de filtros. Conforme demonstrado nos diferentes cenários explorados, em algumas condições há evidente aumento da carga de organismos (indicadores e que oferecem risco à saúde humana) afluente à ETA. Os resultados também sugerem que as razões de recirculação impactariam na reintrodução de organismos na água afluente à ETA, uma vez que, de forma, geral, nos cenários onde foi considerado um maior volume de água recirculado (10%), haveria maior concentração

13 de microrganismos. Contudo, tal consideração deve ser vista com cuidado, já que os valores aqui referidos são baseados em único ensaio. Tabela 4: Variação percentual da carga microbiana afluente à ETA em diferentes cenários de recirculação da água de lavagem do filtro 2, ETA/UFV, agosto de ,4 37,2-4,6-10,0 4,5 8,7 Parâmetros Cenários (1) Bactérias heterotróficas (2) 3,1 6,1-4,4-9,5-1,7-3,6 Coliformes totais (3) -4,4-9,5-4,6-10,0-4,6-10,0 Coliformes -4,6-10,0-4,6-10,0-4,6-10,0 termotolerantes (3) Escherichia coli (3) -4,6-10,0-4,6-10,0-4,6-10,0 Esporos bactérias anaeróbias (4) Clostridium perfringens (4) 46,1 63,7-4,6-10,0-4,6-10,0 Esporos bactérias aeróbias (4) 5,6 10,9-4,3-9,3 3,2 6,3 Giardia spp. (5) 34,6 52,1-4,6-10,0 29,5 30,6 Cryptosporidium spp. (6) 89,9 94,8-4,6-10,0 87,8 89,1 NOTAS: (1) Cenário 1: razão de recirculação: 4,63% sem clarificação. Cenário 2: razão de recirculação: 10% sem clarificação. Cenário 3: razão de recirculação: 4,63%; com clarificação utilizando polímero catiônico. Cenário 4: razão de recirculação: 10%; com clarificação utilizando polímero catiônico. Cenário 5: razão de recirculação: 4,63%; com clarificação sem polímero. Cenário 6: razão de recirculação: 10%; com clarificação sem polímero. (2) UFC ml -1 ; (3) NMP 100mL -1 ; (4) UFC 100mL -1 ;(5) cistos L -1 ; (6) oocistos L - 1. CONCLUSÕES A água de lavagem de filtro se caracterizou por apresentar diferentes organismos de importância para o tratamento da água de consumo (sejam indicadores ou organismos patogênicos). De fato, alguns organismos ocorreram em maiores quantidades na ALF do que na água bruta, a exemplo de esporos de bactérias e (oo)cistos de protozoários, considerando a situação investigada no presente estudo. Nesse sentido, a recirculação de ALF pode se configurar como uma situação de perigo, pela possibilidade de reintrodução de cargas elevadas de microrganismos na água afluente à ETA. A utilização de tratamento prévio da ALF, por exemplo, clarificação, pode minimizar esse perigo, uma vez que contribui para a redução da presença de diferentes organismos, indicadores ou não, na água de recirculação. Adicionalmente, a clarificação com uso de

14 polímeros catiônicos, aparentemente, apresenta melhores resultados do que com o uso de outros tipos de polímeros (aniônico ou não iônico). AGRADECIMENTOS Esse trabalho contou com apoio financeiro da FAPEMIG para condução dos experimentos e com bolsas de pesquisa concedidas pelo CNPq e CAPES. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 20ª ed. New York, CORNWELL, D., LEE., R. Recycle stream effects on water treatment. AWWARF Report # Denver, CO FOUT, G.S.; SCHAEFFER III, F.W.; MESSER, J.W.; DAHLING, D.R.; STETLER, R.E. Membrane filtration method for C perfringens. ICR Microbiological Laboratory Manual, EPA 600/R- 95/178, Cincinnati, GRACZYK, T. K.; EVANS, B. M.; SHIFF, C. J.; KARRENAN, H. J.; PATZ, J. A. Environmental and geographical factors contributing to watershed contamination with Cryptosporidium parvum oocysts. Environ. Research (Section A) 82: , KARANIS, P.; SCHOENEN, D.; SEITZ, H.M. Giardia and Cryptosporidium in backwash water from rapid sand filters used for drinking water production. Zbl.Bact. 284: , RICE, E. W.; FOX, K.R.; MILTNER, R. J.; LYTLE, D. A.; JOHNSON, C. H. A Microbiological surrogate for evaluating treatment efficiency. Proc. AWWA WQTC, San Francisco, nov., UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY. National primary drinking water regulations. Long Term 1 Enhanced Surface Water Treatment and Filter Backwash Rule; Proposed Rule. Part II (40 CFR, Parts 141, and 142). Washington, DC, Federal Register, Rules and regulations, Federal Register/Vol. 65, No. 69/Monday, April 10, Proposed Rules, p VESEY, G; SLADE, J.S.; BYRNE, M.; SHEPHERD, K.; DENNIS, P.J.; FRICKER, C.R. A new method for the concentration of Cryptosporidium oocysts from water; Journal of Applied Bacteriology, 75: 82-86, 1993.

II Freitas - Brasil-1 APLICAÇÃO DE POLÍMEROS NA CLARIFICAÇÃO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS: ENSAIOS DE TRATABILIDADE COM VISTAS À RECIRCULAÇÃO

II Freitas - Brasil-1 APLICAÇÃO DE POLÍMEROS NA CLARIFICAÇÃO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS: ENSAIOS DE TRATABILIDADE COM VISTAS À RECIRCULAÇÃO II Freitas - Brasil-1 APLICAÇÃO DE POLÍMEROS NA CLARIFICAÇÃO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS: ENSAIOS DE TRATABILIDADE COM VISTAS À RECIRCULAÇÃO Adiéliton Galvão de Freitas (1) Engenheiro Ambiental (UFV).

Leia mais

II-Braga-Brasil-1 CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS E AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS DE RECIRCULAÇÃO

II-Braga-Brasil-1 CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS E AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS DE RECIRCULAÇÃO II-Braga-Brasil-1 CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS E AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS DE RECIRCULAÇÃO Mônica Durães Braga (1) Bacharel em Ciências Biológicas (UNIMONTES). Mestranda

Leia mais

ENSAIOS DE TRATABILIDADE DE RESÍDUOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA - UM PASSO INDISPENSÁVEL PARA O EQUACIONAMENTO DE UM PROBLEMA NA ORDEM DO DIA

ENSAIOS DE TRATABILIDADE DE RESÍDUOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA - UM PASSO INDISPENSÁVEL PARA O EQUACIONAMENTO DE UM PROBLEMA NA ORDEM DO DIA ENSAIOS DE TRATABILIDADE DE RESÍDUOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA - UM PASSO INDISPENSÁVEL PARA O EQUACIONAMENTO DE UM PROBLEMA NA ORDEM DO DIA Rafael K.X. Bastos: Engenheiro Civil (UFJF), Especialização

Leia mais

II-Bastos-Brasil I AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ANTES E DEPOIS DE INTERVENÇÕES DE MELHORIA

II-Bastos-Brasil I AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ANTES E DEPOIS DE INTERVENÇÕES DE MELHORIA II-Bastos-Brasil I AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ANTES E DEPOIS DE INTERVENÇÕES DE MELHORIA Rafael K.X. Bastos Engenheiro Civil (UFJF), Especialização em Engenharia de Saúde

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA A IMPORTÂNCIA DA SUBSTITUIÇÃO DOS LEITOS FILTRANTES

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA A IMPORTÂNCIA DA SUBSTITUIÇÃO DOS LEITOS FILTRANTES AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA A IMPORTÂNCIA DA SUBSTITUIÇÃO DOS LEITOS FILTRANTES João Francisco de Paula Pimenta Engenheiro Ambiental (UFV), Mestre em Engenharia Civil (UFV),

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA, PARASITOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS RECIRCULADA EM ETA DE CICLO COMPLETO

CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA, PARASITOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS RECIRCULADA EM ETA DE CICLO COMPLETO CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA, PARASITOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS RECIRCULADA EM ETA DE CICLO COMPLETO Ivan Canale (1) Graduado em Ciências (Habilitação em Biologia) pela Universidade

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DOS FILTROS DE UMA ETA QUE UTILIZA CLORETO FÉRRICO COMO COAGULANTE PRIMÁRIO

CARACTERIZAÇÃO E CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DOS FILTROS DE UMA ETA QUE UTILIZA CLORETO FÉRRICO COMO COAGULANTE PRIMÁRIO CARACTERIZAÇÃO E CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DOS FILTROS DE UMA ETA QUE UTILIZA CLORETO FÉRRICO COMO COAGULANTE PRIMÁRIO Aloysio Gomes de Souza Filho (1) Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola

Leia mais

FERRAMENTA COMPUTACIONAL

FERRAMENTA COMPUTACIONAL FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA CONTROLE DE PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA João Francisco de Paula Pimenta Engenheiro Ambiental (UFV), Mestre em Engenharia Civil (UFV), Doutorando em Engenharia Civil (UFV),

Leia mais

II Cobucci - Brasil-1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FILTROS RÁPIDOS DE FLUXO DESCENDENTE: A IMPORTÂNCIA DA ADEQUADA OPERAÇÃO

II Cobucci - Brasil-1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FILTROS RÁPIDOS DE FLUXO DESCENDENTE: A IMPORTÂNCIA DA ADEQUADA OPERAÇÃO II Cobucci - Brasil-1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FILTROS RÁPIDOS DE FLUXO DESCENDENTE: A IMPORTÂNCIA DA ADEQUADA OPERAÇÃO Daniel Cobucci de Oliveira (1) Engenheiro Ambiental (UFV). Rafael K.X. Bastos Engenheiro

Leia mais

Rafael K. X. Bastos. III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana (SRA-LA)

Rafael K. X. Bastos. III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana (SRA-LA) III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana (SRA-LA) Rafael K. X. Bastos Universidade Federal de Viçosa Departamento de Engenharia Civil Abordagens para formulação de normas e critérios

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL : ETA DR ARMANDO PANNUNZIO SAÍDA PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 19,7 Alcalinidade Carbonatos mg/l 120 0 Alcalinidade Hidróxidos mg/l 0 0 Cloreto mg/l 250

Leia mais

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG ESTUDO DA APLICAÇÃO DA FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO COM UTILIZAÇÃO DE POLÍMERO PARA REMOÇÃO DE POLUENTES PRESENTES EM EFLUENTES DE REATOR ANAERÓBIO Ronaldo Luís Kellner (PAIC/FA), Carlos Magno de Sousa Vidal

Leia mais

ESTUDO DE TRATABILIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO DOS MAYRINK, MUNICÍPIO DE PONTE NOVA - MG

ESTUDO DE TRATABILIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO DOS MAYRINK, MUNICÍPIO DE PONTE NOVA - MG ESTUDO DE TRATABILIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO DOS MAYRINK, MUNICÍPIO DE PONTE NOVA - MG Ed Carlo Rosa Paiva (1) Professor Assistente do Departamento de Engenharia Civil da UFG, Campus Catalão. Doutor em Engenharia

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Tratamento de Água, Tratamento de Efluente, Resíduos de ETA s, Reuso de Água.

PALAVRAS-CHAVE: Tratamento de Água, Tratamento de Efluente, Resíduos de ETA s, Reuso de Água. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE FLUXO DESCENDENTE EM ETA DE CICLO COMPLETO PARA FINS DE REAPROVEITAMENTO Eduarda da Conceição Oliveira (*), Karytany Ulian

Leia mais

II Cobucci - Brasil-1

II Cobucci - Brasil-1 II Cobucci - Brasil-1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UMA UNIDADE DE DECANTAÇÃO CONVENCIONAL: LEVANTAMENTO DOS PARÂMETROS HIDRÁULICOS E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DA ÁGUA DECANTADA. Daniel Cobucci de Oliveira

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Departamento de Saúde Pública

NOTA TÉCNICA. Departamento de Saúde Pública ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO HUMANO RISCOS PARA A SAÚDE HUMANA RESULTANTES DA EXPOSIÇÃO A CRIPTOSPORIDIUM NOTA TÉCNICA Departamento de Saúde Pública NOTA TÉCNICA - CRIPTOSPORIDIUM Elaborado, em Abril de 2010,

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL : ETA Dr Armando Pannunzio SAÍDA PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Portarias Alumínio mg/l 0,2 0,05 Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 20,2 Alcalinidade Carbonatos mg/l 120 0 Alcalinidade Hidróxidos

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃOLOCAL DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃOLOCAL DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL LOCAL: ETA DR ARMANDO PANNUNZIO (ETA CERRADO) SAÍDA PARA O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO Dezembro/ 2017 PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Portarias Alumínio mg/l 0,2 0,02 Alcalinidade Bicarbonatos

Leia mais

II EFICIÊNCIA DA FILTRAÇÃO LENTA EM AREIA E MANTA NÃO TECIDA NO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PARA PEQUENAS COMUNIDADES

II EFICIÊNCIA DA FILTRAÇÃO LENTA EM AREIA E MANTA NÃO TECIDA NO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PARA PEQUENAS COMUNIDADES II-1 - EFICIÊNCIA DA FILTRAÇÃO LENTA EM AREIA E MANTA NÃO TECIDA NO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PARA PEQUENAS COMUNIDADES Cláudia Fenga Ferraz (1) Mestranda na área de Saneamento e Ambiente -

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃOLOCAL DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃOLOCAL DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL LOCAL: ETA DR ARMANDO PANNUNZIO (ETA CERRADO) SAÍDA PARA O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO JANEIRO /2018 PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Portarias Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 25,2 Alcalinidade

Leia mais

Química das Águas - parte 3b

Química das Águas - parte 3b QUI 163 - QUÍMICA AMBIENTAL (2018/2) Química das Águas - parte 3b - Purificação de águas poluídas (Tratamento de esgoto) - Entrega da Lista de exercícios Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF

Leia mais

1. RESUMO 2. INTRODUÇÃO/DESCRIÇÃO DOS OBJETIVOS.

1. RESUMO 2. INTRODUÇÃO/DESCRIÇÃO DOS OBJETIVOS. Controle operacional e da qualidade da água em estações de tratamento em situações adversas. A importância do conhecimento dos parâmetros de funcionamento da ETA. Rafael K. X. Bastos Engenheiro Civil (UFJF),

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA ETA DR ARMANDO PANNUNZIO (ETA CERRADO) - SAÍDA SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO Maio 2018 PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Portarias Alumínio mg/l 0,2 0,06 Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 20,6 Alcalinidade

Leia mais

XXVI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERIA SANITÁRIA Y AMBIENTAL

XXVI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERIA SANITÁRIA Y AMBIENTAL XXVI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERIA SANITÁRIA Y AMBIENTAL 01 05 de Noviembre de 1998, Lima - Peru, CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS RÁPIDOS E CARACTERIZAÇÃO DO SOBRENADANTE E LODO Paulo

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL : ETA DR ARMANDO PANNUNZIO SAÍDA Dezembro /2015 PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Alumínio mg/l 0,2 0,10 Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 16,3 Alcalinidade Carbonatos mg/l 120 0 Alcalinidade

Leia mais

I CLARIFICAÇÃO E ADENSAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS EM ETA DE DUPLA FILTRAÇÃO COM O USO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS

I CLARIFICAÇÃO E ADENSAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS EM ETA DE DUPLA FILTRAÇÃO COM O USO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS I-312 - CLARIFICAÇÃO E ADENSAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS EM ETA DE DUPLA FILTRAÇÃO COM O USO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS Ana Christina Horner Silveira (1) Engenheira Civil pela Universidade do Vale do Rio dos

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE DECANTADOR DE ETA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE DECANTADOR DE ETA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE DECANTADOR DE ETA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO Leonora M. de SOUZA ( 1 ); Paulo S. SCALIZE ( 2 ) RESUMO As estações de tratamento de água (ETAs) podem gerar impactos negativos ao

Leia mais

IV YOSHIDA BRASIL 1 REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E FÓSFORO DE EFLUENTE DE TRATAMENTO ANAERÓBIO POR PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO

IV YOSHIDA BRASIL 1 REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E FÓSFORO DE EFLUENTE DE TRATAMENTO ANAERÓBIO POR PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO IV YOSHIDA BRASIL 1 REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E FÓSFORO DE EFLUENTE DE TRATAMENTO ANAERÓBIO POR PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO Flávio Yoshida (1) Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR Engenheiro Civil,

Leia mais

ADIÉLITON GALVÃO DE FREITAS

ADIÉLITON GALVÃO DE FREITAS ADIÉLITON GALVÃO DE FREITAS RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS EM ESCALA PILOTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE PERIGOS ASSOCIADOS À PRESENÇA DE PROTOZOÁRIOS Dissertação apresentada à Universidade

Leia mais

I EFICIÊNCIA DE REMOÇÃO DE CARBONO ORGÂNICO TOTAL EM ETA DE CICLO COMPLETO NO TRATAMENTO DE ÁGUA SUPERFICIAL CONTAMINADA ESTUDO DE CASO

I EFICIÊNCIA DE REMOÇÃO DE CARBONO ORGÂNICO TOTAL EM ETA DE CICLO COMPLETO NO TRATAMENTO DE ÁGUA SUPERFICIAL CONTAMINADA ESTUDO DE CASO I-120 - EFICIÊNCIA DE REMOÇÃO DE CARBONO ORGÂNICO TOTAL EM ETA DE CICLO COMPLETO NO TRATAMENTO DE ÁGUA SUPERFICIAL CONTAMINADA ESTUDO DE CASO Angela Di Bernardo Dantas (1) Engenheira Civil com Mestrado,

Leia mais

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental I-161 AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA OCORRÊNCIA DE PROTOZOÁRIOS EM DOIS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: UM ESTUDO EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Patrícia Maria Ribeiro Machado (1)

Leia mais

TESTE DE DIFERENTES TIPOS DE COAGULANTES EM ESCALA DE BANCADA

TESTE DE DIFERENTES TIPOS DE COAGULANTES EM ESCALA DE BANCADA TESTE DE DIFERENTES TIPOS DE COAGULANTES EM ESCALA DE BANCADA E. P. C. C. Santos*, F. F. Avelino**, V. L. Pádua*** *Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil lilial2000@yahoo.com.br ** Universidade

Leia mais

II-149 CARACTERIZAÇÃO E CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DO FILTRO DE UMA ETA QUE UTILIZA COMO COAGULANTE O SULFATO DE ALUMÍNIO

II-149 CARACTERIZAÇÃO E CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DO FILTRO DE UMA ETA QUE UTILIZA COMO COAGULANTE O SULFATO DE ALUMÍNIO II-149 CARACTERIZAÇÃO E CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DO FILTRO DE UMA ETA QUE UTILIZA COMO COAGULANTE O SULFATO DE ALUMÍNIO Cristiano Olinger (1) Engenheiro Civil pela Fundação Universidade Regional

Leia mais

Química das Águas - parte 3

Química das Águas - parte 3 QUÍMICA AMBIENTAL Química das Águas - parte 3 Aula S05 - Purificação de águas poluídas (Tratamento de esgoto) Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF 1º período de 2014 Recapitulando... Águas naturais

Leia mais

Revista AIDIS. de Ingeniería y Ciencias Ambientales: Investigación, desarrollo y práctica

Revista AIDIS. de Ingeniería y Ciencias Ambientales: Investigación, desarrollo y práctica Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales: Investigación, desarrollo y práctica Volúmen 1, número 3, año 2007 ISSN 0718-378X PP AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UMA UNIDADE DE DECANTAÇÃO CONVENCIONAL:

Leia mais

Capítulo 26- Filtro de piscina

Capítulo 26- Filtro de piscina Capítulo 26- Filtro de piscina 26.1 Introdução A tese de doutoramento da dra Simone May de julho de 2009 mostrou que o filtro de piscina (filtro rápido de pressão) remove os coliformes totais e termotolerantes

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO DE LODOS ATIVADOS POR MEMBRANA DE ULTRAFILTRAÇÃO

TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO DE LODOS ATIVADOS POR MEMBRANA DE ULTRAFILTRAÇÃO TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO DE LODOS ATIVADOS POR MEMBRANA DE ULTRAFILTRAÇÃO Ricardo Nagamine Costanzi (1) Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Doutorando da Escola Politécnica de

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE ETA, COM O USO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS E AMIDO DE BATATA

CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE ETA, COM O USO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS E AMIDO DE BATATA CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE ETA, COM O USO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS E AMIDO DE BATATA Thiago Molina (UNICENTRO Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) E-mail: molina_tm@yahoo.com.br

Leia mais

I CARACTERIZAÇÃO DO LODO GERADO NOS DECANTADORES DA ETA-BOLONHA

I CARACTERIZAÇÃO DO LODO GERADO NOS DECANTADORES DA ETA-BOLONHA I-020 - CARACTERIZAÇÃO DO LODO GERADO NOS DECANTADORES DA ETA-BOLONHA Luiza Carla Girard Teixeira Machado (1) Engenheira Civil pela UFPA. Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola Politécnica

Leia mais

CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE SISTEMAS DE FILTRAÇÃO DIRETA ASCENDENTE E DESAGUAMENTO DO LODO POR CENTRIFUGAÇÃO

CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE SISTEMAS DE FILTRAÇÃO DIRETA ASCENDENTE E DESAGUAMENTO DO LODO POR CENTRIFUGAÇÃO CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE SISTEMAS DE FILTRAÇÃO DIRETA ASCENDENTE E DESAGUAMENTO DO LODO POR CENTRIFUGAÇÃO Luiz Di Bernardo (1) Professor Titular da Escola de Engenharia de São Carlos

Leia mais

Larissa Candian Ferreira 1*, Rafael Kopschitz Xavier Bastos 1, Mariana Martins Gomes 1

Larissa Candian Ferreira 1*, Rafael Kopschitz Xavier Bastos 1, Mariana Martins Gomes 1 Evaluation of turbidity measurements by different equipments of raw and treated water - a preliminary case study in a drinking-water treatment plant in Brazil Larissa Candian Ferreira 1*, Rafael Kopschitz

Leia mais

10 Estações de Tratamento de Água. TH028 - Saneamento Ambiental I 1

10 Estações de Tratamento de Água. TH028 - Saneamento Ambiental I 1 10 Estações de Tratamento de Água TH028 - Saneamento Ambiental I 1 10.1 - Introdução Água potável à disposição dos consumidores: De forma contínua Quantidade adequada Pressão adequada Qualidade adequada

Leia mais

Escritório Central: Rua Aderbal R. da Silva, s/n Centro CEP: Doutor Pedrinho SC Fone: (47)

Escritório Central: Rua Aderbal R. da Silva, s/n Centro CEP: Doutor Pedrinho SC Fone: (47) RELATORIO ANUAL DE QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA CASAN - COMPANHIA CATARINENSE DE ÁGUAS E SANEAMENTO AGÊNCIA DE DOUTOR PEDRINHO Responsável legal: Diretor Presidente Valter Gallina As informações complementares

Leia mais

I-148 EFLUENTE GERADO NO DECANTADOR DE ALTA DE ETA PARA FINS DE REUTILIZAÇÃO

I-148 EFLUENTE GERADO NO DECANTADOR DE ALTA DE ETA PARA FINS DE REUTILIZAÇÃO I-148 EFLUENTE GERADO NO DECANTADOR DE ALTA DE ETA PARA FINS DE REUTILIZAÇÃO Wércio de Freitas Dias (1) Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrando do Programa de

Leia mais

POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS 56 Congresso Brasileiro de Química Belém / PA, 07/11/2016 a 11/11/2016 POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

Leia mais

II-140 COMPORTAMETO DE LAGOAS FACULTATIVAS SECUNDÁRIAS NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS

II-140 COMPORTAMETO DE LAGOAS FACULTATIVAS SECUNDÁRIAS NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS II-140 COMPORTAMETO DE LAGOAS FACULTATIVAS SECUNDÁRIAS NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS Gilson Barbosa Athayde Júnior Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1995).

Leia mais

Rua Iguatemi, 511 Samae / Distribuição /06/ :00 hs

Rua Iguatemi, 511 Samae / Distribuição /06/ :00 hs CONVENIO COM: FUNASA/CORE- PR DIVISÃO DE ENGENHARIA DE SAÚDE PÚBLICA CENTRO DE REFERENCIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE ÁGUA E ESGOTO REGISTRO NO C.R.Q. - 9ª REGIÃO SOB N.º 01938 LAUDO

Leia mais

IV RECIRCULAÇÃO DAS ÁGUAS DE LAVAGENS DOS FILTROS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA GAVIÃO, QUE ABASTECE FORTALEZA CE E REGIÃO METROPOLITANA

IV RECIRCULAÇÃO DAS ÁGUAS DE LAVAGENS DOS FILTROS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA GAVIÃO, QUE ABASTECE FORTALEZA CE E REGIÃO METROPOLITANA IV-198 - RECIRCULAÇÃO DAS ÁGUAS DE LAVAGENS DOS FILTROS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA GAVIÃO, QUE ABASTECE FORTALEZA CE E REGIÃO METROPOLITANA Delano Sampaio Cidrack (1) Ciências Biológicas pela

Leia mais

I OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÁGUA EM ETA PELA ADEQUAÇÃO DA CARREIRA DE FILTRAÇÃO

I OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÁGUA EM ETA PELA ADEQUAÇÃO DA CARREIRA DE FILTRAÇÃO I-048 - OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÁGUA EM ETA PELA ADEQUAÇÃO DA CARREIRA DE FILTRAÇÃO Man Cheng NG (1) Técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande

Leia mais

II EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE FÁBRICA DE PAPEL POR LAGOAS E RESERVATÓRIO DE ESTABILIZAÇÃO

II EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE FÁBRICA DE PAPEL POR LAGOAS E RESERVATÓRIO DE ESTABILIZAÇÃO 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina II-120 - EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE FÁBRICA DE PAPEL POR LAGOAS E RESERVATÓRIO

Leia mais

II PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO ATRAVÉS DE PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS OBJETIVANDO REUSO

II PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO ATRAVÉS DE PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS OBJETIVANDO REUSO II-384 - PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO ATRAVÉS DE PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS OBJETIVANDO REUSO Roque Passos Pivelli (1) Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos

Leia mais

II- 005 REMOÇÃO DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS NA FASE INICIAL DE OPERAÇÃO DE VALAS DE FILTRAÇÃO RECEBENDO EFLUENTE ANAERÓBIO

II- 005 REMOÇÃO DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS NA FASE INICIAL DE OPERAÇÃO DE VALAS DE FILTRAÇÃO RECEBENDO EFLUENTE ANAERÓBIO II- 005 REMOÇÃO DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS NA FASE INICIAL DE OPERAÇÃO DE VALAS DE FILTRAÇÃO RECEBENDO EFLUENTE ANAERÓBIO Osvaldo Natalin Junior (1) Engenheiro Civil Faculdade de Engenharia Civil -

Leia mais

I AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA ÁGUA BRUTA DE ABASTECIMENTO DA UFLA

I AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA ÁGUA BRUTA DE ABASTECIMENTO DA UFLA I-081 - AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA ÁGUA BRUTA DE ABASTECIMENTO DA UFLA Daniela Aparecida Vitor (1) Jean Michel pereira Souza (2) Arthur Boari (3) Dyego Maradona Ataide de Freitas (4) Engenheiro Ambiental

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 6 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO TOMMASI ANALÍTICA LTDA ALIMENTOS E BEBIDAS ALIMENTOS

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Departamento de Saúde Pública

NOTA TÉCNICA. Departamento de Saúde Pública ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO HUMANO RISCOS PARA A SAÚDE HUMANA RESULTANTES DA EXPOSIÇÃO A GIARDIA NOTA TÉCNICA Departamento de Saúde Pública NOTA TÉCNICA - GIARDIA Elaborado, em Abril de 2010, por: Eliana

Leia mais

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES A. B. SOUZA 1, R. MEIRELLES Jr 2, M.F. MENDES 3 e C.S.S. PEREIRA 4 1 Universidade Severino

Leia mais

I-022 EFEITOS DA RECIRCULAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS NA QUALIDADE DA ÁGUA PRODUZIDA

I-022 EFEITOS DA RECIRCULAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS NA QUALIDADE DA ÁGUA PRODUZIDA I-022 EFEITOS DA RECIRCULAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS NA QUALIDADE DA ÁGUA PRODUZIDA Daianne Gomes de Freitas (1) Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre

Leia mais

Rua Nereu Ramos, 580, Centro, São Lourenço do Oeste CEP FONE (0xx)

Rua Nereu Ramos, 580, Centro, São Lourenço do Oeste CEP FONE (0xx) RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA CASAN - COMPANHIA CATARINENSE DE ÁGUAS E SANEAMENTO AGÊNCIA DE SÃO LOURENÇO DO OESTE SAA São Lourenço Unidade I CNPJ 82 508 433/0123-95 Responsável legal:

Leia mais

LAUDO N.º 103 ANO:2013

LAUDO N.º 103 ANO:2013 CONVENIO COM: FUNASA/CORE- PR DIVISÃO DE ENGENHARIA DE SAÚDE PÚBLICA CENTRO DE REFERENCIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL LAUDO N.º 103 ANO:2013 TIPO DE ANÁLISE: MICROBIOLÓGICA C L I E N T E: Condomínio Residencial

Leia mais

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental I-14 - CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA BRUTA E AVALIAÇÃO DA CARGA HIDRÁULICA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO BOLONHA (ETA-BOLONHA)-REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM Rubens Chaves Rodrigues (1) Graduando em Engenharia

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TIPO E DA DOSAGEM DE POLÍMERO NA CAPACIDADE DE PRÉ-ADENSAMENTO DE LODOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA

INFLUÊNCIA DO TIPO E DA DOSAGEM DE POLÍMERO NA CAPACIDADE DE PRÉ-ADENSAMENTO DE LODOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA INFLUÊNCIA DO TIPO E DA DOSAGEM DE POLÍMERO NA CAPACIDADE DE PRÉ-ADENSAMENTO DE LODOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA Luiza Carla Girard Mendes Teixeira (1) Engenheira Civil pela Universidade

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO Pasteur Laboratório de Pesquisa e Controle Microbiológico

Leia mais

Recuperação de fósforo de efluentes através da precipitação de estruvita MAP

Recuperação de fósforo de efluentes através da precipitação de estruvita MAP Recuperação de fósforo de efluentes através da precipitação de estruvita MAP Liana de Holanda Viana Barros 1, Lorena Albuquerque Adriano da Silva², André Luís Calado Araújo 3, 1Graduanda em Tecnologia

Leia mais

Monitoramento da qualidade das águas de fontes alternativas de abastecimento do Bairro dos Ingleses- Florianópolis/SC (1)

Monitoramento da qualidade das águas de fontes alternativas de abastecimento do Bairro dos Ingleses- Florianópolis/SC (1) Monitoramento da qualidade das águas de fontes alternativas de abastecimento do Bairro dos Ingleses- Florianópolis/SC (1) Sônia Maria de Almeida(2); Claudi 'Ariane Gomes da Fonseca(3); Bruna Moraes Vicente(4);Guilherme

Leia mais

I POTABILIZAÇÃO DE ÁGUA UTILIZADA NA RETROLAVAGEM DE FILTROS CONVENCIONAIS DE ETAs POR MEIO DE ULTRAFILTRAÇÃO (ESTUDO PILOTO)

I POTABILIZAÇÃO DE ÁGUA UTILIZADA NA RETROLAVAGEM DE FILTROS CONVENCIONAIS DE ETAs POR MEIO DE ULTRAFILTRAÇÃO (ESTUDO PILOTO) I-066 - POTABILIZAÇÃO DE ÁGUA UTILIZADA NA RETROLAVAGEM DE FILTROS CONVENCIONAIS DE ETAs POR MEIO DE ULTRAFILTRAÇÃO (ESTUDO PILOTO) Darren Lawrence (1) Mestre em tratamento de água e efluentes pela Universidade

Leia mais

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento Folha: 1 de 6 MEIO AMBIENTE ENSAIO QUÍMICO HUMANO, ÁGUA RESIDUAL HUMANO Determinação de Sódio pelo método Determinação de Potássio pelo método Determinação de Fósforo Total, Fosfato Total e orto-fosfato

Leia mais

REDUÇÃO DE VOLUME DE LODO GERADO EM DECANTADORES DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA, UTILIZANDO ESPESSAMENTO POR FLOTAÇÃO E POR GRAVIDADE

REDUÇÃO DE VOLUME DE LODO GERADO EM DECANTADORES DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA, UTILIZANDO ESPESSAMENTO POR FLOTAÇÃO E POR GRAVIDADE REDUÇÃO DE VOLUME DE LODO GERADO EM DECANTADORES DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA, UTILIZANDO ESPESSAMENTO POR FLOTAÇÃO E POR GRAVIDADE Leila Jorge Patrizzi (1) Engenheira Civil. Mestre e Doutoranda em

Leia mais

CONCEITOS GERAIS E CONCEPÇÃO DE ETEs

CONCEITOS GERAIS E CONCEPÇÃO DE ETEs CONCEITOS GERAIS E CONCEPÇÃO DE ETEs PHA 3413 Tratamento de Esgoto Sanitário ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL Prof. Tit. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Theo Syrto

Leia mais

II ESTUDO DA TERMORESISTÊNCIA DE OVOS DE HELMINTOS, COLIFORMES TERMOTOLERANTES E Escherichia coli.

II ESTUDO DA TERMORESISTÊNCIA DE OVOS DE HELMINTOS, COLIFORMES TERMOTOLERANTES E Escherichia coli. II-390 - ESTUDO DA TERMORESISTÊNCIA DE OVOS DE HELMINTOS, COLIFORMES TERMOTOLERANTES E Escherichia coli. Eduardo Pedroza da Cunha Lima (1) Químico Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre

Leia mais

I-135 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA OPERADAS POR COMPANHIA ESTADUAL DE SANEAMENTO E AUTARQUIAS MUNICIPAIS

I-135 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA OPERADAS POR COMPANHIA ESTADUAL DE SANEAMENTO E AUTARQUIAS MUNICIPAIS I-135 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA OPERADAS POR COMPANHIA ESTADUAL DE SANEAMENTO E AUTARQUIAS MUNICIPAIS Josie de Fátima Alves Almeida (1) Engenheira Civil pela Escola de Engenharia

Leia mais

Alessandro Alves de Almeida 1,2 ; Fernanda Hartmann Silva 2 ; Camila Silva Fonseca 1. ; Luciana Lopes Guimarães 1.

Alessandro Alves de Almeida 1,2 ; Fernanda Hartmann Silva 2 ; Camila Silva Fonseca 1. ; Luciana Lopes Guimarães 1. Determinação quantitativa de coliformes fecais na areia das praias de Santos (São Paulo, Brasil) Alessandro Alves de Almeida 1,2 ; Fernanda Hartmann Silva 2 ; Camila Silva Fonseca 1. ; Luciana Lopes Guimarães

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS NATURAIS E MELHORIA DO DESEMPENHO DA ETA DE MANHUAÇU*

UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS NATURAIS E MELHORIA DO DESEMPENHO DA ETA DE MANHUAÇU* UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS NATURAIS E MELHORIA DO DESEMPENHO DA ETA DE MANHUAÇU* Autores: Felix de Carvalho Augusto (apresentador) Técnico em Química (Colégio São José RJ), Químico Industrial (Faculdade da

Leia mais

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO COAGULANTE POLICLORETO DE ALUMÍNIO (PAC) NA REMOÇÃO DA COR, TURBIDEZ E DQO DE EFLUENTE DE LAVANDERIA TEXTIL.

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO COAGULANTE POLICLORETO DE ALUMÍNIO (PAC) NA REMOÇÃO DA COR, TURBIDEZ E DQO DE EFLUENTE DE LAVANDERIA TEXTIL. ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO COAGULANTE POLICLORETO DE ALUMÍNIO (PAC) NA REMOÇÃO DA COR, TURBIDEZ E DQO DE EFLUENTE DE LAVANDERIA TEXTIL. A P. C. SOUZA 1 ; E.A. M. SOUZA 1 ;N. C. PEREIRA 2 11 Universidade

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE EFLUENTE DE INDUSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA

CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE EFLUENTE DE INDUSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE EFLUENTE DE INDUSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA Ivan Nicoletti Ferari 1, Aline Fernandes 1, Marcelo Hemkemeier 2 1 Centro

Leia mais

TRATAMENTO FISÍCO-QUÍMICO DE EFLUENTES COM AUXÍLIO DE PRODUTO NATURAL (QUIABO PÓ)

TRATAMENTO FISÍCO-QUÍMICO DE EFLUENTES COM AUXÍLIO DE PRODUTO NATURAL (QUIABO PÓ) TRATAMENTO FISÍCO-QUÍMICO DE EFLUENTES COM AUXÍLIO DE PRODUTO NATURAL (QUIABO PÓ) José Francisco de Souza (1) Técnico em tratamento de Água SANEMAT / Agência Municipal de Serviços de Saneamento. Desenvolve

Leia mais

Relatório de Ensaio Nº 10454/ A

Relatório de Ensaio Nº 10454/ A Nº 10454/2015-10-A Processo Comercial Nº 1061/20141 Dados do Cliente Contratante: Solicitante: CNPJ / CPF: 00074399/0001-55 IE / RG: Endereço: Rua do Bosque, 416 - Pau Arcado - Município: Campo Limpo Paulista

Leia mais

I-085 AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO HIDRÁULICO DA UNIDADE FLOCULAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA Nº 2 DE VALINHOS-SP

I-085 AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO HIDRÁULICO DA UNIDADE FLOCULAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA Nº 2 DE VALINHOS-SP I-085 AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO HIDRÁULICO DA UNIDADE FLOCULAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA Nº 2 DE VALINHOS-SP Luiz Carlos Alves de Souza (1) Endereço (1) : Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA FILTRAÇÃO LENTA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA COM VARIAÇÕES DA TURBIDEZ RESUMO

UTILIZAÇÃO DA FILTRAÇÃO LENTA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA COM VARIAÇÕES DA TURBIDEZ RESUMO UTILIZAÇÃO DA FILTRAÇÃO LENTA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA COM VARIAÇÕES DA TURBIDEZ RESUMO Maycol Moreira Coutinho 1 Rodrigo Nobre de Araújo¹ Leonardo Ramos da Silveira 2 O uso da filtração lenta traz um processo

Leia mais

Desinfecção de esgoto tratado pela técnica de radiação ultravioleta:

Desinfecção de esgoto tratado pela técnica de radiação ultravioleta: Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - TX e Divisão de Controle Sanitário Centro MCEC Desinfecção de esgoto tratado pela técnica de radiação ultravioleta: testes na ETE

Leia mais

TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO MEMBRANAS DE ULTRAFILTRAÇÃO NA EPAR CAPIVARI II EM CAMPINAS - SP

TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO MEMBRANAS DE ULTRAFILTRAÇÃO NA EPAR CAPIVARI II EM CAMPINAS - SP TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO MEMBRANAS DE ULTRAFILTRAÇÃO NA EPAR CAPIVARI II EM CAMPINAS - SP 7º ENCONTRO TÉCNICO COMPANHIA CATARINENSE DE ÁGUAS E SANEAMENTO CASAN Florianópolis

Leia mais

Escritório Central: Rua Celso Ramos, 1303 Centro CEP: Benedito Novo SC Fone: (47)

Escritório Central: Rua Celso Ramos, 1303 Centro CEP: Benedito Novo SC Fone: (47) RELATORIO ANUAL DE QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA CASAN - COMPANHIA CATARINENSE DE ÁGUAS E SANEAMENTO AGÊNCIA DE BENEDITO NOVO Responsável legal: Diretor Presidente Valter José Gallina As informações complementares

Leia mais

Escritório Central: Rua Leandro Longo, s/n Centro CEP: Rio dos Cedros SC Fone: (47)

Escritório Central: Rua Leandro Longo, s/n Centro CEP: Rio dos Cedros SC Fone: (47) RELATORIO ANUAL DE QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA CASAN - COMPANHIA CATARINENSE DE ÁGUAS E SANEAMENTO AGÊNCIA DE RIO DOS CEDROS Responsável legal: Diretor Presidente Valter Gallina As informações complementares

Leia mais

Avaliação do Potencial e da Capacidade de Desnitrificação em Sistema Pós-D de Tratamento de Esgoto

Avaliação do Potencial e da Capacidade de Desnitrificação em Sistema Pós-D de Tratamento de Esgoto Avaliação do Potencial e da Capacidade de Desnitrificação em Sistema Pós-D de Tratamento de Esgoto Kilmária Gondim da Silva 1 Dayane de Andrade Lima 2, Jéssica Nogueira Bezerra 3, Heraldo Antunes Silva

Leia mais

Avaliação da Etapa de Tratamento Físico-Químico da Água do Mar com Vistas à Dessalinização Para Uso em Usinas Termoelétricas

Avaliação da Etapa de Tratamento Físico-Químico da Água do Mar com Vistas à Dessalinização Para Uso em Usinas Termoelétricas Avaliação da Etapa de Tratamento Físico-Químico da Água do Mar com Vistas à Dessalinização Para Uso em Usinas Termoelétricas A.L. SOUZA 1, G.T. RIBEIRO 2, L.D. XAVIER 3, L. YOKOYAMA 4, N.O. SANTOS 5, V.R.

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA DOSAGEM DE COAGULANTE NAS ETAS DE VIÇOSA-MG

OTIMIZAÇÃO DA DOSAGEM DE COAGULANTE NAS ETAS DE VIÇOSA-MG OTIMIZAÇÃO DA DOSAGEM DE COAGULANTE NAS ETAS DE VIÇOSA-MG Henrique Freitas Santana (1) Chefe do Setor de Qualidade e Tratamento do SAAE de Viçosa-MG, Mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade

Leia mais

Esporos de bactérias aeróbias são bons indicadores da eficiência do tratamento de água? Um estudo exploratório

Esporos de bactérias aeróbias são bons indicadores da eficiência do tratamento de água? Um estudo exploratório Artigo Técnico DOI: 10.1590/S1413-41522018151590 Esporos de bactérias aeróbias são bons indicadores da eficiência do tratamento de água? Um estudo exploratório Are aerobic spore-forming bacteria good indicators

Leia mais

ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental II - 019

ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental II - 019 ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental II 019 PESQUISA PARASITOLÓGICA NO SOBRENADANTE E NO SEDIMENTO RESULTANTES APÓS CLARIFICAÇÃO POR SEDIMENTAÇÃO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS

Leia mais

I-009 METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA

I-009 METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA I-009 METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA Marcelo Libânio (1) Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Sanitária (UFMG), Doutor em Hidráulica e Saneamento (USP) e

Leia mais

Caracterização das Águas Residuárias das Principais ETAs do Estado da Paraíba

Caracterização das Águas Residuárias das Principais ETAs do Estado da Paraíba Caracterização das Águas Residuárias das Principais ETAs do Estado da Paraíba Arthur Gomes Cavalcante 1, Gesivaldo Jesus Alves Figueirêdo 2, Rayssa Barbosa Medeiros 3, Samara Amorim Araújo 4, Alef Pereira

Leia mais

II DESCOLORIZAÇÃO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA TÊXTIL UTILIZANDO COAGULANTE NATURAL (MORINGA OLEIFERA E QUITOSANA)

II DESCOLORIZAÇÃO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA TÊXTIL UTILIZANDO COAGULANTE NATURAL (MORINGA OLEIFERA E QUITOSANA) II-113 - DESCOLORIZAÇÃO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA TÊXTIL UTILIZANDO COAGULANTE NATURAL (MORINGA OLEIFERA E QUITOSANA) Fernando José Araújo da Silva (1) Engenheiro Civil, Universidade de Fortaleza UNIFOR.

Leia mais

Relatório de Potabilidade

Relatório de Potabilidade Relatório de Potabilidade 2017 www.aguasbombinhas.com.br A Águas de Bombinhas Saneamento SPE LTDA é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Bombinhas,

Leia mais

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO COAGULANTE TANINO NA REMOÇÃO DA COR, TURBIDEZ e DQO DO EFLUENTE TEXTIL DE UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL.

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO COAGULANTE TANINO NA REMOÇÃO DA COR, TURBIDEZ e DQO DO EFLUENTE TEXTIL DE UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL. ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO COAGULANTE TANINO NA REMOÇÃO DA COR, TURBIDEZ e DQO DO EFLUENTE TEXTIL DE UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL. A P. C. SOUZA 1 ; E.A. M. SOUZA 1 ;N. C. PEREIRA 2 1 Universidade Tecnológica

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS DE CISTERNAS NA COMUNIDADE RURAL DE SANTA LUZIA, EM PICUÍ-PB

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS DE CISTERNAS NA COMUNIDADE RURAL DE SANTA LUZIA, EM PICUÍ-PB AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS DE CISTERNAS NA COMUNIDADE RURAL DE SANTA LUZIA, EM PICUÍ-PB Carolina Pereira Dantas (1); Márcia Izabel Cirne França (2); Valéria Kelly Alves da Silva (3); Sonáli Amaral

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 6 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO TOMMASI ANALÍTICA LTDA ALIMENTOS E BEBIDAS ORIGEM ANIMAL

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS E LEVANTAMENTO PARASITOLÓGICO DE COMUNIDADES RURAIS EM SÃO JOÃO DO CARIRI - PB

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS E LEVANTAMENTO PARASITOLÓGICO DE COMUNIDADES RURAIS EM SÃO JOÃO DO CARIRI - PB AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS E LEVANTAMENTO PARASITOLÓGICO DE COMUNIDADES RURAIS EM SÃO JOÃO DO CARIRI - PB Maniza Sofia Monteiro FERNANDES 1, Lazaro Ramom dos Santos ANDRADE 1, Kepler Borges FRANÇA

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO UTILIZANDO FILTRO DE AREIA GROSSA COM ESCOAMENTO ASCENDENTE COMO PRÉ-TRATAMENTO À FILTRAÇÃO RÁPIDA DESCENDENTE

TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO UTILIZANDO FILTRO DE AREIA GROSSA COM ESCOAMENTO ASCENDENTE COMO PRÉ-TRATAMENTO À FILTRAÇÃO RÁPIDA DESCENDENTE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO UTILIZANDO FILTRO DE AREIA GROSSA COM ESCOAMENTO ASCENDENTE COMO PRÉ-TRATAMENTO À FILTRAÇÃO RÁPIDA DESCENDENTE Donizeti De Paula: engenheiro civil, estudante de pós-graduação

Leia mais

Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas

Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas OMS: cerca de 80% das doenças em países subdesenvolvidos tem

Leia mais

CONTROLE MENSAL - SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA (SAA)

CONTROLE MENSAL - SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA (SAA) CONTROLE MENSAL - SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA (SAA) PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO SAA UF SC Município Sombrio Mês/Ano de referência 06 /2017 Nome do SAA SAMAE Sombrio Código SAA (Sisagua) Instituição responsável

Leia mais

II DISPOSIÇÃO DE LODO DE ESGOTO NO SOLO AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS SANITÁRIOS

II DISPOSIÇÃO DE LODO DE ESGOTO NO SOLO AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS SANITÁRIOS II-004 - DISPOSIÇÃO DE LODO DE ESGOTO NO SOLO AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS SANITÁRIOS Marta Siviero Guilherme Pires (1) Bióloga, Mestre em Engenharia Civil, Doutoranda em Saneamento e Ambiente pela Faculdade

Leia mais