PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL"

Transcrição

1 EDITAL Nº 11/ PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I E INGLÊS BÁSICO I E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I E INGLÊS BASICO II A Direção Executiva da Faculdade Municipal de Palhoça FMP, no uso de suas atribuições legais, abre inscrições e baixa normas para a realização do Processo Seletivo Simplificado para o ingresso nos Cursos Extracurriculares de Espanhol Básico I, Espanhol Intermediário I, Inglês Básico I e Inglês Básico II, mediante processo seletivo simplificado, com validade para o ingresso no primeiro semestre letivo de VAGAS 1.1 As vagas destinar-se-ão a candidatos que preencham requisitos para ingresso no Curso Extracurricular de Espanhol Básico I, Espanhol Intermediário I, Inglês Básico I e Inglês Básico II da Faculdade Municipal de Palhoça. 1.2 As vagas disponíveis para ingresso no semestre 2016/2 estão distribuídas e especificadas por requisitos, conforme os estabelecidos pela Faculdade Municipal de Palhoça: MÓDULO PERÍODO NOTURNO QTIDADE DE VAGAS Espanhol Básico I Espanhol Intermediário I Inglês Básico I Inglês Básico II 5ª. feiras 2ª. feiras 6ª. feiras 2ª. feiras 25 vagas 12 vagas 25 vagas 12 vagas 1.3 Os Cursos Extracurriculares de Espanhol Básico I, Espanhol Intermediário I, Inglês Básico I e Inglês Básico II são destinados a acadêmicos e demais interessados da comunidade.

2 1.4 As vagas são destinadas aos alunos oriundos do Curso de Espanhol Básico I e Inglês Básico I terão prioridade na seleção. 2 INSCRIÇÃO, HORÁRIO e LOCAL 2.1 Local: Faculdade Municipal de Palhoça - FMP, localizada à Rua João Pereira dos Santos, 305 CEP Palhoça SC, Fone: e Núcleo de Línguas Coordenação de Projetos de Extensão e Responsabilidade Social. Rua João Pereira dos Santos, 305 CEP Palhoça SC. Fone: Fax: DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO 3.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificarse de que atende a todos os requisitos exigidos no documento. *Será observada a reserva de 90% das vagas para candidatos que residem no município de Palhoça, como determina o Regimento Interno da Faculdade Municipal de Palhoça As inscrições estão condicionadas à existência de vaga no curso extracurricular escolhido (de acordo com as regras do presente Edital). 3.2 As inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico no período de 01/06/2016 a 30/07/2016 no site As inscrições estão condicionadas à existência de vaga no curso extracurricular pretendido, e serão realizadas no período de 01/06/2016 a 30/07/ O candidato deverá preencher o Requerimento de Inscrição anexo ao Edital Os candidatos que não forem contemplados comporão o cadastro de reserva, podendo ser chamados na segunda semana de aulas. 3.3 O candidato ao curso extracurricular do Núcleo de Línguas deverá protocolar e entregar em envelope lacrado na Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social (COPER) os documentos solicitados.

3 3.4 O candidato ao Curso Extracurricular de Espanhol Básico I, Espanhol Intermediário I, Inglês Básico I e Inglês Básico II, deverá entregar e protocolar na Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão da Faculdade Municipal de Palhoça, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00min às 12h00min e das 14h00min do dia 01 de junho até às 18h00min do dia 04 de julho de 2016, os documentos em sequência conforme abaixo, em envelope lacrado, exceto o formulário de inscrição que será preenchido e fixado do lado de fora do envelope, sendo o conteúdo do mesmo de total responsabilidade do interessado. a) Formulário de inscrição devidamente impresso e preenchido, anexado na frente do envelope; (anexo a esse edital) b) Uma foto 3x4 recente; c) Cópia da Carteira de Identidade e CPF; d) Cópia do certificado de conclusão do ensino fundamental (declaração da escola ou documento similar que comprove estudos prévios da língua desejada); e) Cópia do comprovante de residência (em nome do candidato, cônjuge ou pais). f) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição; * Retirar o boleto de pagamento de inscrição no balcão de pré atendimento da Prefeitura Municipal de Palhoça, situada à Avenida Hilza Terezinha Pagani, 289, Parque Residencial Pagani, Palhoça/SC, no horário das 13h00min às 19h00min. 3.5 A taxa de inscrição a ser paga é de R$ 50,00 (Cinquenta Reais) O pagamento do boleto, uma vez efetuado, não será ressarcido. 3.6 A entrega de todos os documentos solicitados até o prazo definido neste Edital é condição para homologação da inscrição e não poderão ser entregues posteriormente. 3.7 A seleção dar-se-á por meio dos critérios previstos no Edital, a ser realizado nas dependências da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social (COPER) em 05/07/ A listagem dos candidatos classificados será divulgada no dia 06/07/2016, a partir das 18h00min, no site da Faculdade Municipal de Palhoça (www.fmpsc.edu.br). 3.9 O aluno matriculado que não comparecer aos 02 (dois) primeiros encontros será automaticamente substituído por outro da lista de espera, caso exista, observando a ordem de classificação.

4 4 DA ANÁLISE DOS PEDIDOS 4.1 A seleção dos candidatos para ingresso nos Cursos Extracurriculares de Espanhol e Inglês está vinculada ao limite de vagas do curso definido neste Edital e a análise será realizada pela equipe de docentes dos Projetos de Extensão e Responsabilidade Social. 4.2 As matrículas nos Cursos Extracurriculares de Espanhol e Inglês serão realizados por ordem de classificação, sendo obedecida a ordem estabelecida no Edital. 4.3 Caso de uma cota de vagas destinadas atingirem o seu percentual, as vagas remanescentes serão destinadas a interessados oriundos da outra cota. 4.4 Em caso de empate, a vaga será concedida àquele inscrito de maior idade. Parágrafo único: alunos que participaram efetivamente Cursos Extracurriculares de Espanhol Básico I e Inglês Básico I na Faculdade Municipal de Palhoça terão prioridade na seleção de vagas. 4.5 O aluno que desistir durante o semestre, sem justificativa plausível e avaliada pelo NULE, não poderá inscrever-se no semestre subsequente ao matriculado. 4.6 O número máximo de faltas injustificadas durante o semestre não poderá ultrapassar 25% do total previsto. 5 CRONOGRAMA PERÍODO DE DOCUMENTO LOCAL INSCRIÇÃO 01/06/2016 a 30/06/2016 Formulário de inscrição Site: on-line 01/06/2016 a 04/07/2016 Entrega dos documentos Coordenação Projetos de Extensão e 06/07/2016 Divulgação da relação Responsabilidade Social/ dos selecionados. FMP e site. 01/08/2016 Início das aulas 6 DAS MATRÍCULAS 6.1 Em caso de classificação, o candidato deverá realizar sua matrícula na Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão da Faculdade Municipal de Palhoça de 01 junho de 2016 a 04 de julho de 2016 das 9h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min.

5 7 DA DATA DE INÍCIO DO CURSO, PERIODICIDADE, HORÁRIO DAS AULAS E REGRAS GERAIS DOSCURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I, INGLÊS BÁSICO I E INGLÊS BASICO II 7.1 As aulas dos Cursos Extracurriculares de Espanhol Básico I, Espanhol Intermediário I, Inglês Básico I e Inglês Básico II da Faculdade Municipal de Palhoça iniciarão no dia 01 de agosto de O curso ocorrerá semanalmente, conforme item 1.2 deste Edital. 7.3 O horário das aulas ministradas nos Cursos Extracurriculares de Espanhol e Inglês será das 19h00min às 22h00min, conforme item 1.2 deste Edital. 7.4 Para certificação dos Cursos Extracurriculares, conforme item 1.2 deste Edital será necessário a ter frequência mínima de 75% além de obter 70% de aproveitamento (média 7,0). 8 DOS CASOS OMISSOS 8.1 Os casos omissos a este edital serão resolvidos pela COPER, e ratificados pelo CONFAP Conselho da Faculdade Municipal de Palhoça. 8.2 O presente Edital bem como os resultados dos pedidos serão divulgados na Coordenação de Projetos de Extensão e Responsabilidade Social da Faculdade Municipal de Palhoça FMP. Palhoça, 24 de maio de Prof. Dr. PERCI DE FREITAS Coordenador de Projetos de Pesquis, Extensão e Responsabilidade Social/COPER Faculdade Municipal de Palhoça Profª. MSc. VERA REGINA LÚCIO Presidente da Faculdade Municipal de Palhoça

6 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NO CURSO DE CURSOS EXTRACURRICULARES ( ) ESPANHOL BÁSICO I ( ) ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I ( ) INGLÊS BÁSICO I ( ) INGLÊS BÁSICO II NOME: COTA: 90% ( ) 10% ( ) IDADE: RG: CPF: PASSAPORTE: Nº INSCRIÇÃO: PROFISSÃO: ENDEREÇO: CEP: BAIRRO: CIDADE: FONE CELULAR: Cópia da Carteira de Identidade e CPF; Cópia do certificado de conclusão do ensino fundamental (declaração da escola ou documento similar que comprove estudos prévios da língua desejada); Cópia do comprovante de residência (em nome do candidato, cônjuge ou pais). ( ) SIM ( ) NÃO ( ) SIM ( ) NÃO ( ) SIM ( ) NÃO Comprovante de pagamento ( ) SIM ( ) NÃO Assinatura do Candidato(a)/Responsável:. Inscrição recebida por: Data: / /. PROTOCOLO DE RECEBIMENTO Recibo de Inscrição nos Cursos Extracurriculares de Espanhol Básico I, Espanhol Intermediário I, Inglês Básico I e Inglês Básico II Nº Inscrição:. Assinatura do Candidato(a)/Responsável:. Inscrição recebida por: Data: / /.

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MULHERES MIL

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MULHERES MIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110 EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO 30 2013 PROGRAMA MULHERES

Leia mais

Edital nº 011/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR

Edital nº 011/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR Edital nº 011/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE 2016. REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas as inscrições para participação

Leia mais

EDITAL Nº 09/ PROEX

EDITAL Nº 09/ PROEX EDITAL Nº 09/2014 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS NÍVEL BÁSICO PARA OS CAMPI DA UNIVASF

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016 São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, através da Coordenação de Extensão, torna público este Edital que estabelece

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO

Leia mais

EDITAL N. 19, DE 06 DE JUNHO DE 2016.

EDITAL N. 19, DE 06 DE JUNHO DE 2016. EDITAL N. 19, DE 06 DE JUNHO DE 2016. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC): INFORMÁTICA BÁSICA, INGLÊS BÁSICO, INGLÊS PRÉ- INTERMEDIÁRIO E INTERMEDIÁRIO. O DIRETOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS EDITAL N.º 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será EDITAL DC/BP-NPL 3/2014 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO 2º SEMESTRE DE 2014. A Diretora

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE 2016. VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas

Leia mais

EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO O PRÓ-REITOR DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM

EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM A Direção do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Camocim, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL PTB Nº. 37/2016

EDITAL PTB Nº. 37/2016 EDITAL PTB Nº. 37/2016 CONVOCAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES DOS EDITAIS DE Nº 04 e Nº05 NOS CURSOS DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO 2º SEMESTRE DE 2016 O Câmpus Pirituba

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01 PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 5 7.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA O Reitor do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - IFFluminense, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso

Leia mais

.::. Diretorio Central dos Estudantes.::. ::.DCE UniCEUB.:: Gestão 2016/2017

.::. Diretorio Central dos Estudantes.::. ::.DCE UniCEUB.:: Gestão 2016/2017 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES CURSO DE LÍNGUAS DCE O presidente do Diretório Central dos Estudantes do UniCEUB, Rafael Calixto de Sousa, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL CAMPUS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL CAMPUS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL CAMPUS OLINDA CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CELLE CAMPUS OLINDA

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016 Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física POLO 35 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Leia mais

Local de oferta Regime: especial Turno: sextas-feiras, no Química

Local de oferta Regime: especial Turno: sextas-feiras, no Química EDITAL Nº 62/Unoesc-R/2013 Abre inscrições ao Processo Seletivo Especial para ingresso em curso de graduação a ser oferecido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, campus aproximado de Capinzal

Leia mais

EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL)

EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL) EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL) A Direção Acadêmica e Administrativada Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições legais, em atendimento ao

Leia mais

EDITAL Nº 206/RIFB, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013.

EDITAL Nº 206/RIFB, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013. EDITAL Nº 206/RIFB, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013. SELEÇÃO 2014/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA (FIC) 1. DA ABERTURA O REITOR PRO TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB),

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL CTGC N 01 DE 18 DE JANEIRO DE 2016

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL CTGC N 01 DE 18 DE JANEIRO DE 2016 EDITAL CTGC N 01 DE 18 DE JANEIRO DE 16 CHAMADA PÚBLICA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA NA MODALIDADE PRESENCIAL 16/1 O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO EVENTUAL DO CAMPUS

Leia mais

EDITAL Nº 06/2016 Diretoria Geral

EDITAL Nº 06/2016 Diretoria Geral SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CABEDELO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE OPERADOR DE BENEFICIAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2017- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/1 ACORDO DE COOPERAÇÃO Nº /2015 A Coordenação do torna público que estarão abertas

Leia mais

EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO BOVINOCULTOR DE LEITE

EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO BOVINOCULTOR DE LEITE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO BOVINOCULTOR

Leia mais

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de São Roque no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

EDITAL n.º 01 de 03/07/2014

EDITAL n.º 01 de 03/07/2014 EDITAL n.º 01 de 03/07/2014 A Escola Técnica Estadual de Francisco Morato, município de Francisco Morato, atendendo o disposto no 2.º do Artigo 61 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 2º SEMESTRE DE 2012

NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 2º SEMESTRE DE 2012 NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 2º SEMESTRE DE 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o O presente Processo Seletivo tem

Leia mais

CURSOS CONCEDENTE VAGAS TURNO DO ESTÁGIO Pedagogia Prefeitura Municipal de Mossoró 50 Matutino

CURSOS CONCEDENTE VAGAS TURNO DO ESTÁGIO Pedagogia Prefeitura Municipal de Mossoró 50 Matutino Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis - PRORHAE

Leia mais

EDITAL DC/BP-NPL 2/2013

EDITAL DC/BP-NPL 2/2013 EDITAL DC/BP-NPL 2/2013 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO 1º SEMESTRE DE 2014. O Diretor

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL

PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DEPARTAMENTO DE AÇÕES SOCIAIS PROGRAMA NACIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: CNPJ:

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: CNPJ: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: 56328-903. CNPJ: 11.022.597/001-91 EDITAL 01/2016, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE

Leia mais

EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA

EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL CAMPUS IGARASSU CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CELLE CAMPUS IGARASSU

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS CAMPUS 2- IBS.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS CAMPUS 2- IBS. INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS CAMPUS 2- IBS EDITALn 04/2016 O Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing IBGM e

Leia mais

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016 O Diretor-Geral do campus Camocim do

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS Nº 02/2016

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS Nº 02/2016 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS Nº 02/2016 CRONOGRAMA 14/06/2016 Publicação do Edital de abertura

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência Externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2009 1º semestre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 16 2016 VAGAS REMANESCENTES DO PS 10 2016 OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Campus do Ifes ofertante

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO CORONEL VIVIDA EDITAL 01/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO CORONEL VIVIDA EDITAL 01/2016 EDITAL 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO, MEIO AMBIENTE E LOGÍSTICA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REDE E-TEC BRASIL.

Leia mais

EDITAL Nº 04/2016 PROACAD JOINVILLE

EDITAL Nº 04/2016 PROACAD JOINVILLE EDITAL Nº 04/2016 PROACAD JOINVILLE Dispõe sobre Inscrição e Matrícula para Disciplinas Isoladas dos cursos de Graduação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville. A Pró-Reitora Acadêmica

Leia mais

Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015)

Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015) Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de 2014 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015) Com base na Resolução 35/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que estabelece as Normas

Leia mais

EDITAL 13/2016 PROEN, DE 06 DE ABRIL DE PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO IF-Sertão PE /Univasf/UNEB/UPE/FACAPE

EDITAL 13/2016 PROEN, DE 06 DE ABRIL DE PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO IF-Sertão PE /Univasf/UNEB/UPE/FACAPE EDITAL 13/2016 PROEN, DE 06 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO IF-Sertão PE /Univasf/UNEB/UPE/FACAPE A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL n.º 001, de 02/06/2016

EDITAL n.º 001, de 02/06/2016 Etec de Artes São Paulo (SP) Secretaria Acadêmica EDITAL n.º 001, de 02/06/2016 A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ARTES, município de São Paulo (SP) atendendo o disposto no 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 09

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 09 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 09 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Da Avaliação... 6 4. Do Resultado... 6 5. Da Matrícula... 7 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 68/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação

Leia mais

TURNO Nº DE VAGAS HORÁRIO TARDE 50 14h às 17:30h NOITE 50 18h às 21:50h

TURNO Nº DE VAGAS HORÁRIO TARDE 50 14h às 17:30h NOITE 50 18h às 21:50h Edital 02/2015-CAEX/DIREX/PRAE ESTABELECE NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO (SORTEIO PÚBLICO) PARA MATRÍCULA DE CANDIDATO AO CURSINHO PRÉ VESTIBULAR SOLIDÁRIO, REALIZADO PELA UFRR, DESTINADO A CANDIDATOS

Leia mais

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 Gilceia Maria Lodi, diretora geral da Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac, no uso de suas

Leia mais

Edital nº 06, de 12 de fevereiro de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina.

Edital nº 06, de 12 de fevereiro de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina. Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central FACIPLAC Edital nº 06, de 12 de fevereiro de 2016 Processo Seletivo para Transferência Interna para o curso de Medicina. O Diretor Geral das

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2016.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 5 7.

Leia mais

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATIBA. Rua Luis Loeser, 287 Centro Fone: (54) CNPJ

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATIBA. Rua Luis Loeser, 287 Centro Fone: (54) CNPJ Edital nº004/2016 ABRE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE ENFERMEIRA (O) PARA ATUAÇÃO JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA PSF O Município de Aratiba, Estado

Leia mais

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO-BA

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO-BA EDITAL N. 1 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA MONITORIA DA EMPRESA JÚNIOR, ESCRITÓRIO MODELO E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE SÃO FRANCISCO DE

Leia mais

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS Edital 007/2014 Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-

Leia mais

IDIOMAS SEM FRONTEIRAS DA REDE

IDIOMAS SEM FRONTEIRAS DA REDE EDITAL N 07/2016 - PROEX/IFAC PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM ESPANHOL BÁSICO E INGLÊS BÁSICO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PROGRAMA e -TEC IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAI SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA NESTOR GARCIA DE ASSIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAI SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA NESTOR GARCIA DE ASSIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAI SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA NESTOR GARCIA DE ASSIS Edital n 002/2015 PROCESSO SELETIVO 002/2015 Jatai, 29 de maio de 2015. A Prefeitura de Jataí

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO

Leia mais

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS PROCESSO SELETIVO EDITAL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 O Diretor Geral da Faculdade Machado Sobrinho, no uso de suas atribuições regimentais, torna público, na forma da lei, que as inscrições no Processo

Leia mais

Parágrafo 1º. A opção para o turno desejado, quando possível, deverá ser realizada no momento da inscrição.

Parágrafo 1º. A opção para o turno desejado, quando possível, deverá ser realizada no momento da inscrição. RESOLUÇÃO 2/2016 - TRANSFERÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016 VAGAS REMANESCENTES Fixa as condições para o recebimento de transferências para a Faculdade de Direito do Sul de Minas, e dispõe sobre aproveitamento

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2016

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2016 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃ DE ENSINO SECRETARIA

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL Nº 027/2016/DEX/PROEAC/UNIFAP de 29 DE AGOSTO de 2016. EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE EXTENSÃO INGLÊS INSTRUMENTAL: PREPARATÓRIO PARA EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA MESTRADO E DOUTORADO

Leia mais

EDITAL Nº 015/2016/FMP

EDITAL Nº 015/2016/FMP ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA Rua João Pereira dos Santos, n 375 Ponte do Imaruim Palhoça / SC CEP: 88130-475 Fone: (48) 33410616 - CNPJ: 07.933.452/0001-75

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 160, DE 20 DE OUTUBRO DE

Leia mais

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFLA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL N.º 015/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE EXTENSÃO

EDITAL N.º 015/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL N.º 015/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE EXTENSÃO O câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, em conformidade com a Lei Federal n.º

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLÓGICA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLÓGICA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLÓGICA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM O Médico-Coordenador do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por imagem do Hospital Bandeirantes

Leia mais

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E METODOLOGIAS ÁGEIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Edital do Processo Seletivo 2016/2 Setembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL COPPE-PEE/PÓS N o 01/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES O Diretor-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

EDITAL Nº 001/CODEX, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 SELEÇÃO 2012/2

EDITAL Nº 001/CODEX, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 SELEÇÃO 2012/2 EDITAL Nº 001/CODEX, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 SELEÇÃO 2012/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA - FIC 1. DA ABERTURA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL N.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL N. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL N.º 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID UFES

Leia mais

EDITAL Nº. 076/ FUnC

EDITAL Nº. 076/ FUnC EDITAL Nº. 076/2016 - FUnC Dispõe sobre o Processo Seletivo para contratação de Estagiário de Ensino Superior para o quadro de estágiarios da Universidade do Contestado vinculados ao Colégio Mafrense e

Leia mais

EDITAL Nº 08, de 13 de julho de 2016 TÍTULO I: DOS OBJETIVOS TÍTULO II: DA DISPONIBILIDADE DAS VAGAS

EDITAL Nº 08, de 13 de julho de 2016 TÍTULO I: DOS OBJETIVOS TÍTULO II: DA DISPONIBILIDADE DAS VAGAS EDITAL Nº 08, de 13 de julho de 2016 O Diretor de Desenvolvimento de Ensino em Exercício do Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

Curso Unificado do Campus de Araraquara CUCA-IQ. Edital de seleção Alunos

Curso Unificado do Campus de Araraquara CUCA-IQ. Edital de seleção Alunos Curso Unificado do Campus de Araraquara CUCA-IQ Edital de seleção Alunos O Instituto de Química do Câmpus de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp e o projeto CUCA

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015/2

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015/2 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS Faculdade Senac Porto Alegre RS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015/2 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-RS faz saber,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PGDR/UFRGS/IFNMG_JANUÁRIA E SALINAS/MG PERÍODO LETIVO 2009

EDITAL Nº 01/2009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PGDR/UFRGS/IFNMG_JANUÁRIA E SALINAS/MG PERÍODO LETIVO 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPI JANUÁRIA/MG E SALINAS/MG

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSORES PERÍODO LETIVO 2015.1 A Coordenação do Curso

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Coordenadora do Polo UFGD

Leia mais

EDITAL Nº 20/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR

EDITAL Nº 20/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR EDITAL Nº 20/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR A Direção Geral do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão, torna público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

Processo Seletivo

Processo Seletivo Processo Seletivo 2010.1 Inscrições As inscrições para o Processo Seletivo 2010.1 da FAESF poderão ser feitas no período de 01 de Outubro a 20 de Novembro de 2009, pelo endereço eletrônico www.faesfpi.com.br

Leia mais

EDITAL 3/2016 INSTRUÇÕES GERAIS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2016 INGLÊS E ESPANHOL INÍCIO DAS AULAS: 15 de agosto de 2016

EDITAL 3/2016 INSTRUÇÕES GERAIS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2016 INGLÊS E ESPANHOL INÍCIO DAS AULAS: 15 de agosto de 2016 EDITAL 3/2016 INSTRUÇÕES GERAIS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2016 INGLÊS E ESPANHOL INÍCIO DAS AULAS: 15 de agosto de 2016 O requerimento de matrícula deverá ser feito via internet (com código e

Leia mais

EDITAL Nº 016/2016 PLANDITES/UERN RETIFICAÇÃO Nº 001

EDITAL Nº 016/2016 PLANDITES/UERN RETIFICAÇÃO Nº 001 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN CAMPUS AVANÇADO PROFª. MARIA ELISA DE A. MAIA CAMEAM Departamento de Economia DEC Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais

Leia mais

EDITAL 013/2016 DE 29 DE JUNHO DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO FACAPE/ UNEB/UPE/UNIVASF/IF-SERTÃO PE

EDITAL 013/2016 DE 29 DE JUNHO DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO FACAPE/ UNEB/UPE/UNIVASF/IF-SERTÃO PE EDITAL 013/2016 DE 29 DE JUNHO DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO FACAPE/ UNEB/UPE/UNIVASF/IF-SERTÃO PE O Presidente da AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - AEVSF, no uso de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº 2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº 2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional em Ensino de Física-Polo UEM EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº 2/2016 PROCESSO

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EDITAL N 004/SMAS/2015 O Prefeito Municipal de Palhoça, no uso de suas atribuições legais, abre inscrições e baixa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 014/2010 DEAD / IFMA Seleção Simplificada

Leia mais

EDITAL Nº 17/UNOESC-R/2012

EDITAL Nº 17/UNOESC-R/2012 EDITAL Nº 17/UNOESC-R/2012 Abre inscrições para o Programa de Mestrado em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina. O Magnífico Reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc Campus

Leia mais

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE FRASCE Associação de Solidariedade à Criança Excepcional - ASCE

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE FRASCE Associação de Solidariedade à Criança Excepcional - ASCE Processo Seletivo 2015/02 O Diretor Geral da Faculdade de Reabilitação da ASCE faz saber, através do presente Edital, que estarão abertas, no período de 04 de maio de 2015 a 19 de junho de 2015, as inscrições

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014 O Reitor do Centro Universitário UNA, Prof. Átila Simões

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - POLO UFC

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - POLO UFC Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Ciências - Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-

Leia mais

EDITAL Nº 021/2016 PORTADOR DE DIPLOMA UAB RETIFICADO EM 21/09/2016 ÀS 14h

EDITAL Nº 021/2016 PORTADOR DE DIPLOMA UAB RETIFICADO EM 21/09/2016 ÀS 14h MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS EDITAL Nº 021/2016 PORTADOR DE DIPLOMA UAB RETIFICADO EM 21/09/2016 ÀS 14h A Coordenadora

Leia mais

Edital nº 01/2014 PROEXT/IFAP. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA - PROGRAMA DE ESTAGIÁRIOS FRANCESES 2014/2015 (CONIF/AI) nº 01/2013.

Edital nº 01/2014 PROEXT/IFAP. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA - PROGRAMA DE ESTAGIÁRIOS FRANCESES 2014/2015 (CONIF/AI) nº 01/2013. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ Edital nº 01/2014 PROEXT/IFAP PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA - PROGRAMA DE ESTAGIÁRIOS FRANCESES 2014/2015 (CONIF/AI) nº

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Edital nº 01/2016 CHAMADA DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA E SELEÇÃO PARA O ESTÁGIO PROBATÓRIO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE

Leia mais