Caraterização geral da arquitetura gótica portuguesa. A singularidade da igreja cisterciense de Alcobaça. A influência do modelo mendicante.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caraterização geral da arquitetura gótica portuguesa. A singularidade da igreja cisterciense de Alcobaça. A influência do modelo mendicante."

Transcrição

1 Caraterização geral da arquitetura gótica portuguesa. A singularidade da igreja cisterciense de Alcobaça. A influência do modelo mendicante.

2 Caraterísticas gerais da arquitetura gótica portuguesa (sécs. XIII-XIV) Corpo da igreja com 3 naves; Planta em cruz latina, pela existência de transepto; Cabeceira tripartida : capela-mor (abside) e duas 2 capelas laterais (absidíolos); Cobertura em madeira (por falta de recursos - solução também já adoptada pelo românico), abobadamento apenas na cabeceira; Escala das construções é superior ao românico; Espaçamento entre os arcos das naves é cada vez maior, tornando o espaço interior mais amplo; Em Portugal, quando comparado com o românico, o gótico é um fenómeno mais urbano; Arquitetura associada fundamentalmente a ordens mendicantes (franciscanos e dominicanos);

3 Caraterísticas gerais da arquitetura gótica portuguesa (sécs. XIII-XIV) Escalonamento das naves: a nave central é mais alta do que as laterais. Esta situação permite abrir vãos para as janelas na nave central criando um clerestório. Logo, existe mais iluminação nesta nave; A cobertura da naves laterais é feita de telhado a uma só água enquanto na nave central o telhado tem duas águas; Uso do arco quebrado em vez do arco a pleno centro; Abóbada de cruzaria de nervuras ou em arco quebrado; Ao contrário do noroeste da Europa, não se recorreu aos vitrais polícromos. Os vitrais utilizados são brancos, tal como aconteceu na maior parte do gótico meridional. Escultura arquitetónica recorre a elementos vegetalista;

4 ALCOBAÇA Tarouca e outras construções cistercienses introduziram no nosso país algumas características do Gótico (arco quebrado, abóbda de berço quebrado). Mas é no estaleiro de Alcobaça ( ) que se encontra o grande momento de adopção da arquitectura gótica no nosso país. Formou uma grande quantidade de pedreiros e mestres de obras que dominavam a mais importante técnica da arquitectura gótica: a abóbada em cruzaria de nervuras.

5

6 ALCOBAÇA Alcobaça recebeu a doação de hectares, que incluíam 13 vilas e 4 portos marítimos (zona de Óbidos, Peniche, Paredes). O estaleiro de Alcobaça foi dirigido por mestres franceses e formou inúmeros pedreiros nacionais durante 2 ou 3 gerações. Posteriormente, estes indivíduos difundiram pelo país as técnicas que aprenderam em Alcobaça. Muitas construções românicas que estariam em conclusão nos inícios do século XIII receberam acabamentos influenciados por estes mestres. Um bom exemplo é a torre-lanterna da Sé de Coimbra, construída entre c.1218 e 1250.

7 ALCOBAÇA Com carta de couto de 1153, os monges instalaram-se em edifícios provisórios, provavelmente em madeira, naquilo que constituía o "mosteiro velho". Em 1178 iniciaram-se as obras da actual construção (cerimónia de fundação), após um período em que a preocupação essencial se prendia com o arroteamento de terras pantanosas e de bosques. As "granjas" cistercienses como explorações eficientes: produzir muito, a baixo preço, alta produtividade, mão de obra barata.

8

9 ALCOBAÇA Em 1223 dá-se a mudança para o "mosteiro novo. Mas só em 1252 se realiza a sagração do templo (cerimónia de sagração). O aspecto de igreja-fortaleza pode dever-se à traumática experiência causada pela incursão das forças de Almançor em 1191, que dizimou a comunidade religiosa de Alcobaça. A fachada foi alterada por volta de 1700/1725, mantendo-se grande parte do portal e da rosácea originais.

10

11

12

13 ALCOBAÇA Alcobaça possuía um grande significado político tanto a nível interno como a nível externo (Cister, nesta altura, possuía tanto poder quanto o Papado). A dimensão e riqueza que alcançou rapidamente transformaram a abadia alcobacense numa das principais estruturas económicas e políticas do país - uma situação que se manteve praticamente inalterável até à época do Marquês de Pombal.

14 ALCOBAÇA No seu apogeu, Alcobaça tinha 32 casas fundadas de raiz ou filiadas: 18 abadias masculinas, 14 femininas. Tutelava ainda 2 ordens militares (Avis e Cristo). O panteão régio deixou de ser Santa Cruz de Coimbra (um importante foco de moçarabismo) para passar a ser Alcobaça. Alcobaça segue o modelo da abadia-mãe de Claraval II (fundada em 1174), devido à sua filiação e proximidade cronológica. Planta de 3 naves de igual altura (praticamente), as laterais, com metade da largura da nave central, quase que são estreitos corredores. A julgar pelos suportes da nave central, existiram três fases distintas de construção: 4 (a partir do transepto) +6+2 (entrada).

15 ALCOBAÇA Simbolismo do número de pilares da nave central, 12x2, metáfora dos doze apóstolos de Cristo, pilares da Igreja católica, e pilares desta Igreja de Alcobaça. A planta de Alcobaça funda-se no princípio da ortogonalidade. O respeito por um sistema de medidas proporcional (tanto na altura ou comprimento das naves, como na espessura dos muros) cria uma sensação de euritmia (à letra, «harmonia num conjunto», ou justa proporção). Existe proporcionalidade entre as diferentes partes do conjunto (um denominador comum que se multiplica e desmultiplica).

16 ALCOBAÇA Segundo Virgolino Jorge, a unidade de medida utilizada em Alcobaça foi o pé real francês (pied du roi: 0,32484 metros), dado que o projecto veio de Claraval. Segundo o mesmo autor, o módulo unitário é de 32 pés reais (ou seja, 10,40 metros), correspondendo às dimensões do cruzeiro da igreja. A Jerusalém Celeste também tinha planta quadrangular, Apocalipse de S. João, 21, 16: «a cidade formava um quadrado e o seu comprimento era igual à sua largura».

17 ALCOBAÇA Virgolino Jorge encontrou as seguintes dimensões decorrentes do sistema proporcional da igreja: 16 pés (profundidade das capelas radiais; largura do deambulatório; intervalo médio entre os pilares da nave; largura do parlatório; largura das galerias do claustro); 32 pés (cruzeiro da igreja; largura da nave central); 48 pés (largura do transepto); 64 pés (altura interior do transepto); 160 pés (comprimento do transepto); 320 pés (comprimento da igreja).

18

19

20

21

22

23

24 FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO (finais séc. XII, inícios XIII) Mosteiro cisterciense

25 FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO Santa Maria de Aguiar (c.1170-inícios séc. XIII)

26 FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO (finais séc. XII, inícios XIII)

27

28 FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO (finais séc. XII, inícios XIII)

29

30

31 FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO (finais séc. XII, inícios XIII)

32

33 O papel das Ordens Mendicantes na definição da arquitectura gótica portuguesa As Ordens Mendicantes chegaram a Portugal logo no 1º terço do séc. XIII, acompanhando o crescimento das cidades e vilas, num momento em que o reino estabelecia as suas fronteiras definitivas. Fixaram-se nas periferias urbanas, quase sempre em construções pobres e temporárias de madeira. Muitas vezes eram edifícios cedidos por entidades públicas ou assistenciais. Foi aos poucos que edificaram os seus edifícios definitivos.

34 O papel das Ordens Mendicantes na definição da arquitectura gótica portuguesa Como em Itália ou no Sul de França, donde eram originários os mendicantes, o modelo arquitectónico seguido era o de igrejas pobres, pequenas e modestas, mas suficientemente dignas. Em Portugal o modelo mendicante mais comum tem grandes semelhanças com a igreja templária de Santa Maria do Olival, em Tomar, e irá ser copiado em quase todas as igrejas das restantes ordens e na maior parte das igrejas paroquiais entre os séculos XIII e inícios do século XVI.

35 O papel das Ordens Mendicantes na definição da arquitectura gótica portuguesa O modelo mais comum consiste em: 3 naves escalonadas; iluminação directa pelo clerestório da nave central (com janelas sobre o eixo dos pilares); transepto saliente; naves com 3, 5 ou 7 tramos (com cobertura de madeira).

36 O papel das Ordens Mendicantes na definição da arquitectura gótica portuguesa Os pilares das arcadas: têm secção reduzida estão espaçados entre si têm 2 colunas embebidas nas faces longitudinais (às vezes têm formato cruciforme, indiciando uma tentativa de criar naves abobadadas).

37 O papel das Ordens Mendicantes na definição da arquitectura gótica portuguesa Não possuem torres, apenas campanários de dimensões modestas. A altura do edifício, regra geral, é relativamente pequena. Por norma não existem arcobotantes (os contrafortes são suficientes). Os alçados estão sempre limitados a dois registos.

38 O papel das Ordens Mendicantes na definição da arquitectura gótica portuguesa Cabeceira escalonada (em planta e volume). Abobadamento limitado à cabeceira, constituída por capela-mor ladeada por 2 ou 4 absidíolos. Cobertura em cruzaria de ogivas simples, ou desdobrada em vários liernes, especialmente no caso de absides poligonais

39 O papel das Ordens Mendicantes na definição da arquitectura gótica portuguesa O modelo mendicante foi adoptado por outras ordens religiosas e por igrejas paroquiais. As igrejas góticas totalmente abobadadas são extremamente raras, bem como igrejas com deambulatório e capelas radiantes. A diferença entre a cabeceira e o corpo da igreja deve-se à origem dos patrocínios. Normalmente, a construção e conservação da cabeceira fica a cargo do comendador ou padroeiro da Igreja, enquanto a construção e conservação do corpo da Igreja fica a cargo dos fregueses.

40 S. Francisco de Santarém

41 S. Francisco de Santarém Convento fundado em O seu aspecto actual data de finais do séc. XIII / inícios de XIV (e do séc. XX). Transepto saliente, cabeceira escalonada, 5 tramos. O formato semi-circular da capela-mor indicia uma data recuada. Notar: pobreza dos materiais ausência de coberturas abobadadas na nave escalonamento em 3 naves parcimónia dos elementos decorativos.

42

43 S. Francisco de Santarém

44 S. Francisco de Santarém

45 S. Francisco de Santarém

46 S. Francisco de Santarém

47 S. Francisco de Santarém

48 S. Francisco de Santarém

49 S. Francisco de Santarém

50 S. Francisco de Santarém

51 S. Francisco de Santarém

52 Santa Clara de Santarém Convento fundado em 1259 e concluído nos inícios da centúria seguinte. Extensão pouco habitual no nosso país. Interior aberto e fluído. Esta igreja sofreu inúmeras alterações através dos restauros (ex. as coberturas da cabeceira encontram-se muito alteradas). A igreja tem 3 naves escalonadas, 7 tramos, transepto saliente, cabeceira escalonada com 5 capelas, capela-mor poligonal. Não tem portal axial, uma vez que era um convento feminino.

53 Santa Clara de Santarém

54 Santa Clara de Santarém

55 Santa Clara de Santarém

56 Santa Clara de Santarém

57 Santa Clara de Santarém

58 Santa Clara de Santarém

59 Santa Clara de Santarém

60 Santa Clara de Santarém

61 S. Domingos de Elvas Convento fundado em naves escalonadas, 5 tramos, cabeceira tripartida, capela-mor e 2 absidíolos poligonais e 2 rectangulares, transepto saliente, pilares espaçados. O abobadamento do transepto foi realizado mais tarde (uma excepção à norma mendicante). Iluminação da capela-mor é das melhores de toda a arquitectura gótica mendicante do nosso país. Notar o acentuado desvio dos muros da igreja, provavelmente relacionado com o aproveitamento de alicerces mais antigos.

62 S. Domingos de Elvas

63 S. Domingos de Elvas

64 S. Domingos de Elvas

65 S. Domingos de Elvas

66 S. Domingos de Elvas

67 S. Domingos de Elvas

68 S. Domingos de Elvas

69 Elvas

70 Elvas

71 Elvas

A criação do Românico

A criação do Românico O ROMÂNICO A criação do Românico Só no século XIX foi reconhecido um estilo arquitectónico original designado de «românico» - que se desenvolveu na Europa Ocidental durante os séculos XI e XII. O termo

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem deter mais os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem mais deter os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

Mosteiro da Batalha. Pequeno glossário de termos usados. Página 1 de 16

Mosteiro da Batalha. Pequeno glossário de termos usados. Página 1 de 16 Mosteiro da Batalha Pequeno glossário de termos usados Página 1 de 16 Abóbada Construção arqueada de pedras aparelhadas, destinada a cobrir um espaço entre duas paredes paralelas. A parte exterior da abóbada

Leia mais

A arte medieval Estilo românico e estilo gótico

A arte medieval Estilo românico e estilo gótico A arte medieval Estilo românico e estilo gótico Das imagens que aqui se apresentam, quais relacionas com o estilo românico? E com o estilo gótico? A B C Estilo românico A D E Sainte-Chapelle, Paris, séc.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação de História A. 10.maio.2012 NOME: Nº

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação de História A. 10.maio.2012 NOME: Nº ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação de História A 10º Ano Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 10.maio.2012 NOME: Nº 1.

Leia mais

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas - Espanha: plateresco como as peças dos ourives de prata - folhagens fantasiosas - medalhões - arabescos - Gótico-manuelino - Portugal: Manuelino (rei D. Manuel) definição, pág. 80 - Arte heterogénea -

Leia mais

A CULTURA DA CATEDRAL. Em Louvor de Deus e dos Homens

A CULTURA DA CATEDRAL. Em Louvor de Deus e dos Homens A CULTURA DA CATEDRAL Em Louvor de Deus e dos Homens A Arquitectura Gótica O gótico é um estilo arquitectónico que se desenvolveu entre os séculos XII e XV, na Idade Média Colocava especial ênfase na leveza

Leia mais

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL estilos manuelino e barroco nos monastérios portugueses aula 2 / 3 Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes da UNESP 2 Santuário Bom Jesus de Braga Escadório do

Leia mais

Século X; tempo em que a Europa se encontrava em crise.o poder real,enfraquecido, foi substituído pelo feudalismo e invasões ameaçavam a

Século X; tempo em que a Europa se encontrava em crise.o poder real,enfraquecido, foi substituído pelo feudalismo e invasões ameaçavam a Arquitetura Gótica Século X; tempo em que a Europa se encontrava em crise.o poder real,enfraquecido, foi substituído pelo feudalismo e invasões ameaçavam a França.Desprotegidos, o povo se organizou em

Leia mais

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes ARTE GÓTICA Prof. Nunes INTRODUÇÃO O termo GÓTICO deriva de uma confederação de TRIBOS BÁRBARAS que invadiu o Império Romano, os GODOS. Essa expressão foi cunhada pelos ITALIANOS DA RENASCENÇA que achavam

Leia mais

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi Arte Medieval Arte Românica Profª Mariana Kaadi Arte românica É o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

Mosteiro de Travanca. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Mosteiro de Travanca. Localização Porto, Amarante, Travanca

Mosteiro de Travanca. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Mosteiro de Travanca. Localização Porto, Amarante, Travanca Page 1 of 6 Mosteiro de Travanca IPA Monumento Nº IPA PT011301360003 Designação Mosteiro de Travanca Localização Porto, Amarante, Travanca Acesso EN 15 ( Penafiel - Amarante ), EM para Travanca Protecção

Leia mais

História e Cultura das Artes Módulo IV

História e Cultura das Artes Módulo IV História e Cultura das Artes Módulo IV A Cultura da Catedral A ARQUITECTURA GÓTICA PORTUGUESA ÍNDICE O Gótico Introdução da Arte Gótica em Portugal Séc. XII-XIII: Arte Gótica em Portugal Séc. XIII-XIV:

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior ARTE GÓTICA Professora Alba Baroni Arquiteta ARTE GÓTICA (1100 1300) No século XII a economia é fundamentada no comércio. O centro da vida social volta a ser a cidade. No inicio

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco HISTÓRIA DA ARTE Arte gótica Renascimento Barroco ARTE GÓTICA O Gótico foi notadamente a expressão artística mais importante do final da Idade Média. Seu auge ocorre na Baixa Idade Média. Sua importância

Leia mais

Igreja de Roriz. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de Roriz. Localização Porto, Santo Tirso, Roriz

Igreja de Roriz. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de Roriz. Localização Porto, Santo Tirso, Roriz Page 1 of 5 Igreja de Roriz IPA Monumento Nº IPA PT011314190006 Designação Igreja de Roriz Localização Porto, Santo Tirso, Roriz Acesso A partir da EN. 105, desvio pela EN. 209-2 até Roriz. Protecção MN,

Leia mais

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes desse estilo são os arcos visíveis da estrutura da abóbada;

Leia mais

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL estilos manuelino e barroco nos monastérios portugueses aula 1 / 3 Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes da UNESP O patrimônio sacro português é dos mais valorizados

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques

Joana Cirne Marília Henriques Qual a origem do termo manuelino? No século XIX, historiadores e escritores românticos atribuíram o nome manuelino/a à arquitetura em estilo gótico, que se tinha desenvolvido no reinado de D. Manuel I.

Leia mais

Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora das Neves. IPA Monumento Nº IPA PT

Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora das Neves. IPA Monumento Nº IPA PT Page 1 of 5 Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora das Neves IPA Monumento Nº IPA PT011305130002 Designação Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja

Leia mais

Construção das abóbadas Salvadori, Mario. Why Buildings Stand Up. WW Norton & Company, New York, 1990.

Construção das abóbadas Salvadori, Mario. Why Buildings Stand Up. WW Norton & Company, New York, 1990. Arquitetura Gótica A Construção Gótica Cada construção era supervisionada por um mestre construtor e por volta de 30 artesãos especialistas. Esses especialistas e alguns de seus mais habilidosos trabalhadores

Leia mais

Principais Monumentos Manuelinos

Principais Monumentos Manuelinos Principais Monumentos Manuelinos Torre de Belém Mosteiro dos Jerónimos Mosteiro da Batalha Convento de Cristo Templários de Tomar Arte Manuelina em Sintra Torre de Belém Ergue-se simbolicamente no sítio

Leia mais

Igreja de São Romão de Arões. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de São Romão de Arões. Localização Braga, Fafe, Arães (São Romão)

Igreja de São Romão de Arões. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de São Romão de Arões. Localização Braga, Fafe, Arães (São Romão) Page 1 of 5 Igreja de São Romão de Arões IPA Monumento Nº IPA PT010307300001 Designação Igreja de São Romão de Arões Localização Braga, Fafe, Arães (São Romão) Acesso EN. 206 ( Guimarães - Fafe ), Km.

Leia mais

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha Arte Gótica A arte gótica, estilo artístico desenvolvido na Europa Ocidental, está diretamente ligada ao contexto histórico da época de sua criação. No fim da Idade Média, o velho continente se deparou

Leia mais

Duração do teste: 90 minutos

Duração do teste: 90 minutos Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, Estremoz Duração do teste: 90 minutos Ano Letivo 2011/2012 HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES 10º F+H Teste de Avaliação nº 3 7-Fev-2012 Utilize apenas caneta ou

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 Arte Cristã Primitiva Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 2 Arte Paleocristã (séc. II séc V) Desenvolveu-se dentro do Império Romano; Perseguidos pelos imperadores;

Leia mais

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios Eja, Penafiel

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios Eja, Penafiel Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 320 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 321 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico

Leia mais

Contexto Histórico Arte românica

Contexto Histórico Arte românica Contexto Histórico Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo

Leia mais

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como ARTE ROMÂNICA Nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. Visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

Considerações finais

Considerações finais As Sés Joaninas_ Arquitectura episcopal portuguesa na segunda metade do século XVI 158 Até ao século XVI, as mais régias das igrejas eram as de um mosteiro (Alcobaça, Batalha, Jerónimos ou Tomar) e não

Leia mais

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 168 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa Alçado lateral esquerdo Alçado lateral direito Imagens no

Leia mais

Igreja de São Pedro de Rates. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de São Pedro de Rates. Localização Porto, Póvoa de Varzim, Rates

Igreja de São Pedro de Rates. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de São Pedro de Rates. Localização Porto, Póvoa de Varzim, Rates Page 1 of 6 Igreja de São Pedro de Rates IPA Monumento Nº IPA PT011313110001 Designação Igreja de São Pedro de Rates Localização Porto, Póvoa de Varzim, Rates Acesso EN 206 (Póvoa de Varzim - Vila Nova

Leia mais

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe ÍNDICE 1 Introdução 2 A Arte Românica e a Arte Gótica 3 Os Templários 4 O Infante D. Henrique e a Ermida de Nª. Sª. de Guadalupe 5 A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe,

Leia mais

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade.

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade. Proposta de Leitura: GOMBRICH, 1999, pp. 133-141; 185-195; 201-205. A arte na Idade Média transmite uma verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura marcados pela arte românica no final do

Leia mais

Fig. 1 - Portal e ajimeces da sala capitular da Colegiada de Nossa Senhora de Guimarães

Fig. 1 - Portal e ajimeces da sala capitular da Colegiada de Nossa Senhora de Guimarães Fig. 1 - Portal e ajimeces da sala capitular da Colegiada de Nossa Senhora de Guimarães Fig. 2 Porta do Paço Episcopal de Coimbra Fig. 3 Porta do Castelo do Alandroal Fig. 4 Abóbada do andar nobre da torre

Leia mais

Igreja Matriz de Sernancelhe / Igreja de São João Baptista. IPA Monumento Nº IPA PT

Igreja Matriz de Sernancelhe / Igreja de São João Baptista. IPA Monumento Nº IPA PT Page 1 of 5 Igreja Matriz de Sernancelhe / Igreja de São João Baptista IPA Monumento Nº IPA PT011818160005 Designação Igreja Matriz de Sernancelhe / Igreja de São João Baptista Localização Viseu, Sernancelhe,

Leia mais

ARTE MEDIEVAL EM PORTUGAL (código 77913)

ARTE MEDIEVAL EM PORTUGAL (código 77913) FACULDADE DE LETRAS Licenciatura em História da Arte ARTE MEDIEVAL EM PORTUGAL (código 77913) Ano letivo 2016/17 (cadeira obrigatória. 2º ano / 1º semestre) Docente: Luís U. Afonso (luis.afonso@letras.ulisboa.pt)

Leia mais

ANÁLISE DO ESPAÇO MUSEOLÓGICO:

ANÁLISE DO ESPAÇO MUSEOLÓGICO: UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE BELAS-ARTES CIENCIA DA ARTE E DO PATRIMÓNIO DISCIPLINA: ARQUEOLOGIA E PATRIMÓNIO ACADÉMICAS: SILVÂNIA CAPPUA BARBOSA TALITA MACHADO CORAL ANÁLISE DO ESPAÇO MUSEOLÓGICO:

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE PALACETES Casa de Bouças P1 Anteriores donos da Quinta de Bouças, vieram morar para esta casa, deixando o solar desabitado. Séc. XIX (finais): construção da casa. Cabeceiras de Basto Bouças Hayford Gauss

Leia mais

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios Page 1 of 5 Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios IPA Monumento Nº IPA PT011311100010 Designação Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios Localização Porto, Penafiel, Eja Acesso Entre-os-Rios, a partir de

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio CASA URBANA. Observações: ID: C.U.1. Freguesia:

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio CASA URBANA. Observações: ID: C.U.1. Freguesia: CASAS URBANAS Casa Abreu C.U.1 Arco de Baúlhe Séc. XIX (inícios): provável construção do edifício. Serra Hayford Gauss Datum 73 X: 14320 Hayford Gauss Datum 73 y: 202145 Desvio a partir da E.N. 206 Levantamento:

Leia mais

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE PONTE DE LIMA

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE PONTE DE LIMA CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE PONTE DE LIMA Fig. 328 Localização e orientação da Igreja de Santo António de Ponte de Lima. Fig. 329 Desenho de Ponte de Lima pormenor do Convento de Santo António e muro

Leia mais

FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias

FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias Nº Inv. Caixa Título Secção Série Base de Dados Caixa antiga Observações F-004259 CX- 21 Rio Mau- Igreja de S. Cristovão, Portal lateral norte Arquitetura

Leia mais

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE SEIÇA DO DIAGNÓSTICO À REABILITAÇÃO: MEDIDAS DE INTERVENÇÃO

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE SEIÇA DO DIAGNÓSTICO À REABILITAÇÃO: MEDIDAS DE INTERVENÇÃO MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE SEIÇA DO DIAGNÓSTICO À REABILITAÇÃO: MEDIDAS DE INTERVENÇÃO Vasco Appleton Encontros de Cultura e Património, 7 e 8 de Julho de 2011 2 / 28 - Evolução recente do estado de conservação

Leia mais

Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV).

Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV). Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV). O Cristianismo surgiu no reinado de Augusto (Império Romano) e seus

Leia mais

Capela românica de São Pedro de Vir à Corça. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Capela românica de São Pedro de Vir à Corça

Capela românica de São Pedro de Vir à Corça. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Capela românica de São Pedro de Vir à Corça Page 1 of 5 Capela românica de São Pedro de Vir à Corça IPA Monumento Nº IPA PT020505080011 Designação Capela românica de São Pedro de Vir à Corça Localização Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Monsanto Acesso

Leia mais

Igreja de Gândara / Igreja de São Miguel / Igreja de Cabeça Santa. IPA Monumento Nº IPA PT

Igreja de Gândara / Igreja de São Miguel / Igreja de Cabeça Santa. IPA Monumento Nº IPA PT Page 1 of 5 Igreja de Gândara / Igreja de São Miguel / Igreja de Cabeça Santa IPA Monumento Nº IPA PT011311040009 Designação Igreja de Gândara / Igreja de São Miguel / Igreja de Cabeça Santa Localização

Leia mais

Igreja e Mosteiro de Vilar de Frades / Mosteiro de São Salvador. IPA Monumento Nº IPA PT

Igreja e Mosteiro de Vilar de Frades / Mosteiro de São Salvador. IPA Monumento Nº IPA PT Page 1 of 6 Igreja e Mosteiro de Vilar de Frades / Mosteiro de São Salvador IPA Monumento Nº IPA PT010302110001 Designação Igreja e Mosteiro de Vilar de Frades / Mosteiro de São Salvador Localização Braga,

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Profª. Ana Paula Zimmermann EVOLUÇÃO

Leia mais

O ESTILO ROMÂNICO. Frontal da Diocese de Urgell, Museu de Arte da Catalunha, Barcelona

O ESTILO ROMÂNICO. Frontal da Diocese de Urgell, Museu de Arte da Catalunha, Barcelona O ESTILO ROMÂNICO Frontal da Diocese de Urgell, Museu de Arte da Catalunha, Barcelona O trabalho nas oficinas da corte de Carlos Magno levou os artistas a superarem o estilo ornamental da época das invasões

Leia mais

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de São Salvador de Aveleda. Lousada

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de São Salvador de Aveleda. Lousada Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de São Salvador de Aveleda Lousada 144 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de São Salvador

Leia mais

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação.

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação. AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2012/2013 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período Panorâmica geral dos séculos XII e XIII. Observação directa Diálogo

Leia mais

FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias

FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias FUNDO RINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias Nº Inv. Caixa Título Secção Série Base de Dados Caixa antiga F-004724 CX- 23 - Igreja da Madalena F-004725 CX- 23 Batalha- claustro F-004726 CX- 23 Santa

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Como a arte desse período gira em torno da religião cristã, basicamente teremos como Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo

Leia mais

Igreja Matriz de Unhão. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja Matriz de Unhão. Localização Porto, Felgueiras, Unhão

Igreja Matriz de Unhão. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja Matriz de Unhão. Localização Porto, Felgueiras, Unhão Page 1 of 5 Igreja Matriz de Unhão IPA Monumento Nº IPA PT011303280004 Designação Igreja Matriz de Unhão Localização Porto, Felgueiras, Unhão Acesso Lug. da Igreja Protecção IIP, Dec. nº 37 728, DG 4 de

Leia mais

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Artes Visuais INTENSIVO ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Idade Média Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: O Império Romano do Ocidente e o Império Romano do

Leia mais

Título Os Franciscanos no Mundo Português.Artistas e Obras. I. Coordenação Natália Marinho FERREIRA-ALVES

Título Os Franciscanos no Mundo Português.Artistas e Obras. I. Coordenação Natália Marinho FERREIRA-ALVES COORDENAÇÃO NATÁLIA MARINHO FERREIRA-ALVES OS FRANCISCANOS NO NO MUNDO PORTUGUÊS Artistas e Obras I Título Os Franciscanos no Mundo Português.Artistas e Obras. I Coordenação Natália Marinho FERREIRA-ALVES

Leia mais

Igreja Velha de São Cipriano de Tabuadelo. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja Velha de São Cipriano de Tabuadelo

Igreja Velha de São Cipriano de Tabuadelo. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja Velha de São Cipriano de Tabuadelo Page 1 of 5 Igreja Velha de São Cipriano de Tabuadelo IPA Monumento Nº IPA PT010308690049 Designação Igreja Velha de São Cipriano de Tabuadelo Localização Braga, Guimarães, Tabuadelo Acesso Lg. da Igreja

Leia mais

Idade Média: A experiência urbana. Uma nova sensibilidade artística: o gótico

Idade Média: A experiência urbana. Uma nova sensibilidade artística: o gótico Idade Média: A experiência urbana Uma nova sensibilidade artística: o gótico O ressurgimento urbano O vigoroso ressurgimento da vida urbana, desde os começos do século XI, prosseguia a um ritmo acelerado

Leia mais

Igreja de Santa Marinha de Moreira de Rei e as sepulturas que nela se encontram

Igreja de Santa Marinha de Moreira de Rei e as sepulturas que nela se encontram Page 1 of 5 Igreja de Santa Marinha de Moreira de Rei e as sepulturas que nela se encontram IPA Monumento Nº IPA PT020913120003 Designação Igreja de Santa Marinha de Moreira de Rei e as sepulturas que

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja e Torre dos Clérigos. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja)

Identificação do Monumento: Igreja e Torre dos Clérigos. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja) Identificação do Monumento: Localização: Igreja dos Clérigos Rua S. Filipe Neri 4050-546 Porto, Porto, Portugal Data: 1745 1763 Artistas: Arquitecto: Nicolau Nasoni (1691 1773); entalhadores: Luís Pereira

Leia mais

A Rota do Românico do Vale de Sousa 1 Igreja de S. Pedro de Abragão e Túmulos Abragão, Penafiel

A Rota do Românico do Vale de Sousa 1 Igreja de S. Pedro de Abragão e Túmulos Abragão, Penafiel Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 1 1 As fotografias das igrejas do Vale de Sousa foram registadas pela autora. 2 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico

Leia mais

Fim do Império Romano - causas

Fim do Império Romano - causas TEMA 3 - A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA SUBTEMA 3.1 - A EUROPA DO SÉCULO VI AO XII Fim do Império Romano - causas Os romanos chamavam Bárbaros aos povos que não tinham a sua

Leia mais

Arte Gótica. Vitral da Catedral de Notre-Dame

Arte Gótica. Vitral da Catedral de Notre-Dame 1 Arte Gótica Vitral da Catedral de Notre-Dame No século XII tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para as cidades e apareça a

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

1 substituição do teto de madeira por abóbadas. 2 grande espessura das paredes,

1 substituição do teto de madeira por abóbadas. 2 grande espessura das paredes, Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa

Leia mais

APLICAÇÃO DO ARCO DE OGIVA LANCEOLADA NA ARQUITETURA DE JUIZ DE FORA: IGREJA METODISTA CENTRAL 1

APLICAÇÃO DO ARCO DE OGIVA LANCEOLADA NA ARQUITETURA DE JUIZ DE FORA: IGREJA METODISTA CENTRAL 1 APLICAÇÃO DO ARCO DE OGIVA LANCEOLADA NA ARQUITETURA DE JUIZ DE FORA: IGREJA METODISTA CENTRAL 1 Ana Paula Silva Lemos Natalia Cristina Dias Richarles Jesus dos Santos Tais C. Gonçalves Palmieri Thiago

Leia mais

Igreja de Fiães / Igreja de Santo André. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de Fiães / Igreja de Santo André

Igreja de Fiães / Igreja de Santo André. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja de Fiães / Igreja de Santo André Page 1 of 7 Igreja de Fiães / Igreja de Santo André IPA Monumento Nº IPA PT011603070006 Designação Igreja de Fiães / Igreja de Santo André Localização Viana do Castelo, Melgaço, Fiães Acesso Lugar do Convento

Leia mais

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes O ESTILO GÓTICO DESIGNA UMA FASE DA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL, IDENTIFICÁVEL POR CARACTERÍSTICAS BEM ESPECÍFICAS DE CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E RELIGIOSO EM CONJUGAÇÃO COM VALORES ESTÉTICOS E FILOSÓFICOS

Leia mais

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I.

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I. Identificação do Monumento: Basílica do Sagrado Coração de Jesus Outra designação: Basílica da Estrela Localização: Largo da Estrela, 1200-667 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1779 1790 Photograph: Artistas:

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo Se inicia após a divisão do Império romano em duas partes: Ocidente, com capital

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA RELIGIOSA Tipo de Sítio IGREJA. Igreja de São Jorge de Abadim Complementar: Descrição: Propriedade: Privado: Igreja Católica

Tipologia ARQUITECTURA RELIGIOSA Tipo de Sítio IGREJA. Igreja de São Jorge de Abadim Complementar: Descrição: Propriedade: Privado: Igreja Católica IGREJAS de São Jorge de Abadim I1 Abadim X: 11924 Y: 207860 Privado: Católica Acesso: Através da E.M. 525 : Planta longitudinal composta por nave e capela-mor em eixo, ladeada por 2 anexos a N. Volumes

Leia mais

A arte medieval: o estilo românico e o gótico

A arte medieval: o estilo românico e o gótico COLÉGIO SALESIANO A arte medieval: o estilo românico e o gótico Prof. Maria José CULTURA MEDIEVAL. Século V ao XV: Idade das Trevas - Humanistas As construções que mais representam o período medieval são:

Leia mais

Igreja Matriz de Armamar / Igreja de São Miguel. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja Matriz de Armamar / Igreja de São Miguel

Igreja Matriz de Armamar / Igreja de São Miguel. IPA Monumento Nº IPA PT Designação Igreja Matriz de Armamar / Igreja de São Miguel Page 1 of 7 Igreja Matriz de Armamar / Igreja de São Miguel IPA Monumento Nº IPA PT011801030001 Designação Igreja Matriz de Armamar / Igreja de São Miguel Localização Viseu, Armamar, Armamar Acesso Praça

Leia mais

Outra designação: Santuário dos Remédios

Outra designação: Santuário dos Remédios Identificação do Monumento: Santuário da Nossa Senhora dos Remédios Outra designação: Santuário dos Remédios Localização: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios 5100-025 Lamego, Lamego, Portugal Data:

Leia mais

Prof. José Augusto Fiorin

Prof. José Augusto Fiorin Alta idade média (Séculos v AO X) Baixa Idade Média (SÉCULOS XI AO XV) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO

Leia mais

É a primeira arte do Ocidente que é definida fora da influência oriental.

É a primeira arte do Ocidente que é definida fora da influência oriental. Arquitetura Gótica O Gótico não é um verdadeiro estilo novo, pois nasce da evolução da produção artística românica. Todavia, harmoniza no mesmo edifício inovações técnicas e estéticas. É a primeira arte

Leia mais

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros.

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. ArtenaIdadeMédia A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. Seu fim foi assinalado pela queda do Império Romano do Oriente em 1453,devido

Leia mais

A ARQUITECTURA DAS ORDENS MENDICANTES DOS SÉCULOS XIII E XIV: SINGULARIDADES DO PANORAMA NACIONAL

A ARQUITECTURA DAS ORDENS MENDICANTES DOS SÉCULOS XIII E XIV: SINGULARIDADES DO PANORAMA NACIONAL Catarina Madureira Villamariz A ARQUITECTURA DAS ORDENS MENDICANTES DOS SÉCULOS XIII E XIV: SINGULARIDADES DO PANORAMA NACIONAL FICHA TÉCNICA TITULO A Arquitectura das Ordens Mendicantes dos Séculos XIII

Leia mais

Módulo III

Módulo III Escola de Desenvolvimento Rural de Abrantes 2007/2008 Módulo III ----------------------------------------------------- A cultura do Mosteiro: da Alta Idade Média ao Românico - Do fim do Império ao ano

Leia mais

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura.

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura. ARTE NA IDADE MÉDIA Pintura, Arquitetura, Escultura. História da Arte da Idade Média. A arte entre o céu e o inferno, assim pode-se denominar a arte da Idade Média. Os pintores e escultores dos períodos

Leia mais

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA Estilo Românico Rural: Reconfiguração da arquitetura romana (antiga) em uma releitura medieval. Uso do arco semicircular para as aberturas

Leia mais

Protecção MN, Dec , DG 136 de 23 Junho 1910 e Dec. nº , DG 228 de 15 Outubro 1927 *1

Protecção MN, Dec , DG 136 de 23 Junho 1910 e Dec. nº , DG 228 de 15 Outubro 1927 *1 Page 1 of 8 Igreja de São Fins de Friestas IPA Monumento Nº IPA PT011608100002 Designação Igreja de São Fins de Friestas Localização Viana do Castelo, Valença, Sanfins Acesso EN. 101 de Valença - Monção,

Leia mais

A CULTURA DO MOSTEIRO. Alta Idade Média ao Românico

A CULTURA DO MOSTEIRO. Alta Idade Média ao Românico A CULTURA DO MOSTEIRO Alta Idade Média ao Românico O ROMÂNICO: tópicos ENQUADRAMENTO HISTÓRICO A arte românica corresponde ao período medieval da história da Europa desde, sensivelmente, o séc. X/XI até

Leia mais

Capítulo III. Construção e espaço sagrado: um percurso pela arquitectura religiosa. Laura Castro Ana Margarida Carvalheira

Capítulo III. Construção e espaço sagrado: um percurso pela arquitectura religiosa. Laura Castro Ana Margarida Carvalheira 101 Capítulo III Construção e espaço sagrado: um percurso pela arquitectura religiosa Laura Castro Ana Margarida Carvalheira 117 O MOSTEIRO CISTERCIENSE DE SANTA MARIA DE AGUIAR Introdução O mosteiro de

Leia mais

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Agrupamento de Escolas Figueira Norte Escola Secundária com 3ºCEB de Cristina Torres Professora Alcina Cardoso Alunos: Bruna Branco, Joana Oliveira, André

Leia mais

FICHA DE INVENTÁRIO 2.CARACTERIZAÇÃO

FICHA DE INVENTÁRIO 2.CARACTERIZAÇÃO .IDENTIFICAÇÃO Local/Endereço- Rua das Esteirinhas, Nº4 a 8 Função Actual Comércio/Habitação Descrição Geral e Pormenores Importantes Trata-se de um prédio urbano, com 3 pisos, em bom estado de conservação.

Leia mais

Arquitectura românica francesa Conques Igreja de S te. Foy (séc. XI) Vista do exterior

Arquitectura românica francesa Conques Igreja de S te. Foy (séc. XI) Vista do exterior Arquitectura românica francesa Conques Igreja de S te. Foy (séc. XI) Vista do exterior Arquitectura românica francesa Conques Igreja de S te. Foy (séc. XI) Vista do exterior Arquitectura românica francesa

Leia mais

Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso / Igreja de São Salvador. IPA Monumento Nº IPA PT

Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso / Igreja de São Salvador. IPA Monumento Nº IPA PT Page 1 of 6 Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso / Igreja de São Salvador IPA Monumento Nº IPA PT010312370002 Designação Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso / Igreja de São Salvador

Leia mais

Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em História da Arte Medieval,

Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em História da Arte Medieval, Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em História da Arte Medieval, realizada sob a orientação científica do Professor Doutor José Custódio Vieira da

Leia mais

Uma curiosidade das construções ogivais, ou seja, góticas é que quase não se conhece quem foram os arquitetos. Da natureza os maçons tiraram idéias

Uma curiosidade das construções ogivais, ou seja, góticas é que quase não se conhece quem foram os arquitetos. Da natureza os maçons tiraram idéias 1 86 Arte gótica Todos estamos cansados de ouvir falar das igrejas góticas existentes na Europa. Quem não as viu provavelmente teve conhecimentos delas através de filmes na televisão ou fotos em jornais.

Leia mais

Hildesheim; Zürich; New York: Georg Olms Verlag, p. (Studien zu Kunstgeschichte 197). ISBN:

Hildesheim; Zürich; New York: Georg Olms Verlag, p. (Studien zu Kunstgeschichte 197). ISBN: escreve a sua única carta autografada conhecida. É ainda elencada uma lista de cargos e mercês de que D. Diogo beneficiou ao longo da vida. Um outro capítulo interessante é aquele que nos fala da juventude

Leia mais

Lda. Rua Diogo Bernardes, 10 A/B 2700 238 Amadora Tel: 214945554 Tlm.: 919142208 / 916276611

Lda. Rua Diogo Bernardes, 10 A/B 2700 238 Amadora Tel: 214945554 Tlm.: 919142208 / 916276611 CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Sede REAPTE, LDA. Rua Diogo Bernardes nº 10 A/B 2700-238 Amadora, PORTUGAL Contactos Telm. 919142208 / 916276611 Tel. 214945554 / Fax. 214945554 Correio electrónico

Leia mais

CONVENTO DE SÃO BENTO DE ARCOS DE VALDEVEZ

CONVENTO DE SÃO BENTO DE ARCOS DE VALDEVEZ CONVENTO DE SÃO BENTO DE ARCOS DE VALDEVEZ Fig. 2 Localização e orientação da Igreja de São Bento de Arcos de Valdevez. 1 Conceição São Bento Porta para o claustro 1 Capela-mor Capelas colaterais 2 3 Grades

Leia mais

A AZULEJARIA BARROCA NOS CONVENTOS DA ORDEM DO CARMO E DA ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS EM PORTUGAL

A AZULEJARIA BARROCA NOS CONVENTOS DA ORDEM DO CARMO E DA ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS EM PORTUGAL A AZULEJARIA BARROCA NOS CONVENTOS DA ORDEM DO CARMO E DA ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS EM PORTUGAL Suzana Andreia do Carmo Carrusca Tese apresentada à Universidade de Évora para obtenção do Grau de Doutor

Leia mais

9 dias / 8 noites. Reis e Rainhas NOME DO PROGRAMA. Visite os belos, históricos e imponentes Palácios e Castelos de Portugal

9 dias / 8 noites. Reis e Rainhas NOME DO PROGRAMA. Visite os belos, históricos e imponentes Palácios e Castelos de Portugal 9 dias / 8 noites Reis e Rainhas NOME DO PROGRAMA Visite os belos, históricos e imponentes Palácios e Castelos de Portugal Portugal é um dos mais antigos países da Europa, com uma História que modificou

Leia mais

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 597 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 598 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo

Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo Porto Praça Gonçalves Zarco 4100-274 Porto Tel: 22 618 10 67 3ª a Domingo : 13.00 às 18.00 Encerra: 2ª Fª Escolas, reformados e deficientes: gratuito. Restante

Leia mais