Produtos Notáveis. 2 Proposta de ensino Proposta da atividade: O Quadrado da soma Quadrado da diferença. 4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Produtos Notáveis. 2 Proposta de ensino Proposta da atividade: O Quadrado da soma Quadrado da diferença. 4"

Transcrição

1 Programa de Iniciação a Docência em Matemática (UEM 2010)- Outubro 9: 1 9. c PIBID-MAT Produtos Notáveis Priscila Costa Ferreira de Jesus e Tatiane Oliveira Santos Resumo: Neste trabalho apresentamos uma proposta de atividade para o desenvolvimento de produtos notáveis que pode auxiliar o na comprensão deste tópico e no trabalho do professor. Para as demonstrações sugerimos um enfoque mais geométricas e a construção de materiais manipulativos que tem por objetivo a visualização destes produtos especiais. Uma atividade envolvendo o triângulo de Pascal é apresentada de modo a generalizar a construção do binômio de Newton. Alguns exercícios são sugeridos ao final do texto. Sumário 1 Introdução 1 2 Proposta de ensino Proposta da atividade: O Quadrado da soma. 3 4 Quadrado da diferença. 4 5 O produto da soma pela diferença 5 6 Curiosidade: Produtos notáveis e o Triângulo de Pascal 6 1. Introdução Nos Elementos, Euclides realiza todas as construções utilizando somente régua e compasso. Além disso, a régua não tem nenhuma marcação, nenhum número, nenhuma medida. Euclides e os antigos matemáticos gregos não faziam cálculos e nem estabeleciam medidas. Preocupavam-se apenas com relações que podiam obter geometricamente. A parte mais substancial do percurso efetuado pela matemática grega estava subordinada à geometria. Na Grécia antiga o raciocínio matemático baseava-se, quase unicamente, nas formas e figuras geométricas, assim, um segmento de reta representava também o seu próprio comprimento, o produto de dois segmentos de reta representava uma área retangular, o produto de três segmentos de reta representava um volume de um paralelepípedo. Isto é, efetuavam as operações aritméticas através das construções geométricas, por exemplo, se x e y representavam dois segmentos, então x.y era a área do retângulo de lados x e y. Para os geômetras gregos, um problema solúvel com régua não graduada e compasso era um problema cuja solução passava por construir os elementos desconhecidos, utilizando apenas a régua não graduada e o compasso, a partir dos elementos geométricos conhecidos. 1 Typeset by style. c Pibid Mat.

2 Produtos Notáveis 2 2. Proposta de ensino Ao abordar um conteúdo em sala de aula é importante sempre explicar ao aluno o porque estudar tal assunto. O conteúdo tratado neste texto é conhecido como Produtos Notaveis, e para isto, nós professores devemos entender também a importância deste conteúdo. Antes de qualquer coisa, o que são os produtos notáveis? Vamos entender o significado das palavras Produtos e Notaveis. Nos dicionários encontramos os seguintes significados: Produtos: o resultado de uma multiplicacao. Notáveis: Digno de nota, de atenção. Assim o termo Produtos Notáveis significa multiplicação que se destaca. Respondendo a nossa questão temos dois motivos fundamentais para o ensino de produtos notáveis: 1. O assunto esta proposto nos parâmetros curriculares nacionais. 2. É uma ferramenta que auxilia nos cálculos de álgebra e geometria. Se as fórmulas só forem impostas por nós professores, os alunos não saberão a origem das fórmulas e geralmente esquecem pelo fato de acharem que isso é decoreba. Neste texto temos o intuito de mostrar ao aluno como foram demonstradas geometricamente algumas das fórmulas, pois assim poderemos transmitir uma visão mais concreta do assunto Proposta da atividade: 1. Objetivos: Compreender geometricamente a demonstração da fórmula do quadrado da soma, diferença de dois quadrados e produto da soma pela diferença. 2. Conceitos a serem Desenvolvidos Quadrado da soma. Diferenca de dois quadrados. Produto da soma pela diferença. 3. Materiais Didáticos utilizados: Papel cartão. Tesoura. Régua. Lápis e borracha. É importante que o professor utilize as duas formas de demonstrações já que cada aluno tem a sua maneira própria de visualizar, então demonstraremos algebricamente e geometricamente.

3 Produtos Notáveis 3 3. O Quadrado da soma. Desenvolvimento desta atividade: Proponha ao aluno que recorte um quadrado de lados com medida a, um quadrado de lados com medida b e dois retângulos de lados com medidas a e b. Veja figura 1. Figura 1: Ilustrando as peças que serão produzidas Dada as figuras em (1) é importante aproveitar o momento para o enriquecimento da atividade com relação ao estudo das propriedades das figuras geométricas. Propomos ao professor que indague aos alunos quais são as maneiras de se obter a respectivas áreas, os ângulos que compõe as figuras, classificação das figuras geométricas e como encontrar seus perímetros. Com essas quatro figuras peça aos alunos que montem um quadrado utilizando todas as peças. Veja a figura 2. Figura 2: Ilustrando o quadrado da soma Questionem aos alunos as maneiras de obtermos a área deste quadrado formado por todas as peças.

4 Produtos Notáveis 4 O esperado são as seguintes respostas: (a+b) 2 (a+b)(a+b) a 2 +ba+ab+b 2 ou a 2 +ab+ab+b 2 ou a 2 +2ab+b 2 Reflita com os alunos a maneira que pensaram para calcular a área do quadrado montado e conclua que independentemente da maneira que foi calculada a área do quadrado de lados (a+b) o resultado tem que ser sempre igual já que se trata da mesma figura. Isto é, (a+b) 2 = (a+b).(a+b) = a 2 +b.a+a.b+b 2 = a 2 +a.b+a.b+b 2 = a 2 +2.a.b+b 2. Logo, (a+b) 2 = a 2 +2.a.b+b Quadrado da diferença. Desenvolvimento desta atividade: Com as figuras utilizadas no exercício anterior os desafiem a construir um quadrado de lado (a b). Os alunos devem sobrepor o lado de medida b dos retângulos sobre os lados do quadrado. Veja a figura 3. Figura 3: Ilustrando o quadrado da diferença Questione-os sobre as diferentes maneiras de se obter a área deste quadrado (quadrado azul). Esperam-se as seguintes respostas: (a b) 2 (a b)(a b) a 2 ba ab+b 2 ou a 2 2ab+b 2

5 Produtos Notáveis 5 Novamente reflita com os alunos a maneira que pensaram para calcular a área do quadrado. Conclua com os alunos que independentemente da maneira que foi calculada a área do quadrado de lados (a b), o resultado tem que ser sempre igual já que se trata da mesma figura. Isto é, (a b) 2 = (a b).(a b) = a 2 b.a a.b+b 2 = a 2 a.b a.b+b 2 = a 2 2.a.b+b 2. Logo, (a b) 2 = a 2 2.a.b+b O produto da soma pela diferença Desenvolvimento desta atividade: Utilizando essas figuras pergunte como é possível mostrar geometricamente uma figura com área de medidas (a+b).(a b). Do quadrado de lados com medida a (quadrado azul), sobreponha o retângulo de medidas a e b (retângulo cinza). Veja a figura 6. Figura 4: Ilustrando a construção do retângulo de lados de medidas a b Pergunte aos alunos de que forma podemos manipular as peças para obtermos o lado (a+b). O professor deve direcionar à aula para que os alunos percebam que deve-se posicionar o retângulo de lado a e b (retângulo verde), da seguinte maneira, veja a figura 5: Obtendo uma figura com um lado de medida (a+b). Desta forma conseguimos obter uma figura que representa um retângulo (retângulo vermelho) com lados de medidas (a+b) e (a b). Indague aos alunos qual é a área dos retângulos (a+b) e (a b) e as maneiras que eles chegaram nestes resultados. Os alunos poderão apresentar as seguintes respostas:

6 Produtos Notáveis 6 Figura 5: Construção do retângulo de lados de medidas (a+b) e (a b). (a+b)(a b). a 2 ba+ab+b 2 ou a 2 +b 2. Conclua com os alunos que: Logo, (a b).(a+b) = a 2 b.a+a.b+b 2 = a 2 +b 2. (a b).(a+b) = a 2 +b Curiosidade: Produtos notáveis e o Triângulo de Pascal O triângulo de Pascal é um triângulo aritmético formado por números que têm diversas relações entre si. Muitas dessas relações foram descobertas pelo próprio Pascal, o que justifica o nome que lhe é dado. As diagonais exteriores deste triângulo é sempre o número um, e os outros números é sempre o resultado da soma dos dois números dois que estão acima. Confira na figura 6.

7 Produtos Notáveis 7 Figura 6: Ilustrando o triângulo de Pascal Por exemplo, na sexta linha temos o número 5 e o número 10 que somados resultam 15, notem que o número 15 está logo abaixo e entre os números 6 e 20. Peça para que cada aluno construa em seus cadernos o Triângulo de Pascal, para o entendimento do processo. No triângulo de Pascal, algumas propriedades podem ser observadas juntamente com os alunos: Na segunda diagonal (esquerda para direita) quando encontrado um número primo (isto é, apenas divisível por ele próprio e por 1) então todos os elementos dessa linha, excluindo o 1, são divisíveis por ele.por exemplo na linha 8 temos: ( ), como 7 é primo então 7, 21 e 35 são divisíveis por ele. Observem também que a soma de cada linha é uma potência de 2. O que muita gente não sabe é que o famoso produto notável da forma (a+b) n pode ser obtido através do triângulo aritmético conhecido como o Triângulo de Pascal. Observe com os alunos que os números da terceira linha do triângulo ( 1 2 1) representam os coeficientes de 1.a 2 +2.a.b+1.b 2. Explique que através do Triângulo de Pascal pode-se desenvolver, além do produto notável (a+b) 2, outros produtos do tipo (a+b) 3, (a+b) 4 e, assim por diante. Dê exemplos como: (a+b) 3 = 1.a 3 +3.a 2.b+3.a.b 2 +1.b 3 ( quarta linha )

8 Produtos Notáveis 8 (a+b) 4 = 1.a 4 +4.a 3.b+6.a 2.b 2 +4.a.b 3 +1.b 4 ( quinta linha ) (a+b) 5 = 1.a 5 +5.a 4.b+10.a 3.b a 2.b 3 +5.a.b 4 +1.b 5 ( sexta linha ) A partir desse momento uma dúvida geral surgirá entre os alunos: Como os termos foram obtidos nos desenvolvimentos acima? Explique que a regra é a seguinte: em cada monômio da expressão algébrica há um produto do termo a pelo termo b, isto é, em todos os termos aparece o produto a.b (lembre-se que a 0 = b 0 = 1,a 1 = a,b 1 = b); a partir do primeiro monômio os expoentes de a vão decrescendo e os de b vão crescendo; a soma dos expoentes de cada monômio da expressão algébrica é igual ao expoente do binômio; o primeiro expoente de a é igual ao expoente do binômio e o último é zero; o primeiro expoente de b é zero e o último é igual ao expoente do binômio; o primeiro expoente de b é zero e o último é igual ao expoente do binômio; a expressão algébrica possuirá 1 termo a mais que o expoente do binômio. Propomos que exemplifique com o desenvolvimento de (a+b) 5 (a+b) 5 = 1.a 5.b 0 +5.a 4.b a 3.b a 2.b 3 +5.a 1.b 4 +1.a 0.b 5 Explique este exemplo citando as regras e mostrando como utilizá-las, por exemplo: expoentes de a: 5, 4, 3, 2, 1, 0 (ordem decrescente) expoentes de b: 0, 1, 2, 3, 4, 5 (ordem crescente) soma do expoentes de a e de b em cada monômio: 5 (expoente do binômio) a expressão algébrica obtida possui 6 termos (5 + 1) Analise a figuras e escreva o produto notável que representa a área colorida. Desenvolva algebricamente e geometricamente: ( 2 + x).( x + 2) (x + 6) 2 ( x 2 +y).(x 2 y) (x y 4 )2 Desenvolva utilizando como ferramenta o triângulo de Pascal: ( 2+x) 3 (x+6) 4 (c+d) 5 (a b 2 ). Agradecimentos Agradecimentos especiais à profa. Alexandra Abdala e ao prof. Doherty Andrade pelas inúmeras sugestões.

9 Produtos Notáveis 9 Referências 1. ANDRINI, Álvaro; VASCONCELOS, Maria José. Praticando Matemática, 7a Série. 1o ed. São Paulo: Editora do Brasil, DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática - 7a série. 2ed. São Paulo: Ática, l/curios.htm

UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 7ª SÉRIE (8º ANO) ASSOCIADOS AOS CÁLCULOS DE ÁREAS DE FIGURAS

UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 7ª SÉRIE (8º ANO) ASSOCIADOS AOS CÁLCULOS DE ÁREAS DE FIGURAS UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 7ª SÉRIE (8º ANO) ASSOCIADOS AOS CÁLCULOS DE ÁREAS DE FIGURAS Elvys Wagner Ferreira da Silva Universidade Estadual do Maranhão elvys.wagner@ibest.com.br

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

RELATÓRIO I Data: 25/05/2017

RELATÓRIO I Data: 25/05/2017 RELATÓRIO I Data: 25/05/2017 Objetivo(s) -Retomar e ampliar o conteúdo de adição e subtração com polinômios trabalhados em aula. -Amenizar as dificuldades dos estudantes referentes ao conteúdo abordado

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática Caro(a) aluno(a), Você saberia representar a soma dos n primeiros números naturais a partir do 1? Neste Caderno você terá a oportunidade de conhecer esse e outros casos que envolvem sequências e resolvê-los

Leia mais

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO)

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Aluno: Anderson Ribeiro da Silva Tutor: Cláudio Rocha de Jesus Grupo: 7 Curso: 3º Ano / Ensino Médio Duração: 400min INTRODUÇÃO Sabe-se

Leia mais

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS Ângela Cristina da Fonseca Mirante Professora do Departamento de Matemática do IFBA/Campus de Salvador angelamirante@ifba.edu.br Matheus Soares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA:

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 8º Ano Data: / /2016 Professores Marcello, Yuri e Décio 1. APRESENTAÇÃO Caro aluno, A estrutura da recuperação paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma

Leia mais

Binómio de Newton. De modo análogo, podemos calcular as quintas e sextas potências e, de modo geral, obter o

Binómio de Newton. De modo análogo, podemos calcular as quintas e sextas potências e, de modo geral, obter o Binómio de Newton Introdução Pelos produtos notáveis, sabemos que (a+b)² = a² + 2ab + b². Se quisermos calcular (a + b)³, podemos escrever: (a + b) 3 = a 3 + 3a 2 b + 3ab 2 + b 3 Se quisermos calcular,

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO Matemática / 7º ano Página 1 de 5 Documentos Orientadores: PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa, Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC e Aprendizagens

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO DE MATEMÁTICA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO DE MATEMÁTICA 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

Datas de Avaliações 2016

Datas de Avaliações 2016 ROTEIRO DE ESTUDOS MATEMÁTICA (6ºB, 7ºA, 8ºA e 9ºA) SÉRIE 6º ANO B Conteúdo - Sucessor e Antecessor; - Representação de Conjuntos e as relações entre eles: pertinência e inclusão ( ). - Estudo da Geometria:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1 Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

Agrupamento de Escolas Cego do Maio Póvoa de Varzim (Cód ) INFORMAÇÃO PROVA - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (PEF)

Agrupamento de Escolas Cego do Maio Póvoa de Varzim (Cód ) INFORMAÇÃO PROVA - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (PEF) INFORMAÇÃO PROVA - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (PEF) Matemática (62) MAIO DE 2019 Prova de 2019 2.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar informações da prova de equivalência à

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS ÁREA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO CALENDARIZAÇÃO DO ANO LETIVO Período Início Fim Nº Semanas

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

Projeto Testes Intermédios 2017/2018

Projeto Testes Intermédios 2017/2018 Projeto Testes Intermédios 2017/2018 Informação Matemática Ano de escolaridade 6.º ano Data 23/04/ 2018 Duração 90 + 30 minutos OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova tem por referência o Programa e Metas Curriculares

Leia mais

Como um matemático embrulha presentes gastando pouco material?

Como um matemático embrulha presentes gastando pouco material? Como um matemático embrulha presentes gastando pouco material? Juliana Cordeiro da Cunha Universidade de Brasília Brasil julianapndeath@gmail.com Raquel Carneiro Dörr Universidade de Brasília Brasil raqueldoerr@gmail.com

Leia mais

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano 7.º Ano Planificação Matemática 201/2017 Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano Geometria e medida Números e Operações Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números racionais - Simétrico

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 8º ANO

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 8º ANO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 8º ANO Nome: Nº 8º Ano Data: / /2017 Eloy e Rafael Professores Marcello, Yuri, Décio, Cauê, 1. APRESENTAÇÃO Caro aluno, A estrutura da recuperação paralela do

Leia mais

Notação e fórmula. O teorema do binômio de Newton se escreve como segue: são chamados coeficientes binomiais e são definidos como:

Notação e fórmula. O teorema do binômio de Newton se escreve como segue: são chamados coeficientes binomiais e são definidos como: Introdução Em matemática, binômio de Newton permite escrever na forma canônica o polinómio correspondente à potência de um binómio. O nome é dado em homenagem ao físico e matemático Isaac Newton. Entretanto

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 9.º ANO 2.º BIMESTRE/ 2013 PLANO DE TRABALHO 1 EQUAÇÃO DO 2.º GRAU TAREFA 1 CURSISTA: IVANA REBELLO DA SILVA TUTORA: LILIAN

Leia mais

Pré-Cálculo. Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega. FURG - Universidade Federal de Rio Grande

Pré-Cálculo. Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega. FURG - Universidade Federal de Rio Grande Pré-Cálculo Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega Projeto Pré-Cálculo Este projeto consiste na formulação de uma apostila contendo os principais assuntos trabalhados na disciplina de Matemática

Leia mais

Seqüências Numéricas

Seqüências Numéricas Seqüências Numéricas É uma seqüência composta por números que estão dispostos em uma determinada ordem pré-estabelecida. Alguns exemplos de seqüências numéricas: (,, 6, 8, 0,,... ) (0,,, 3,, 5,...) (,,

Leia mais

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano 7º Ano Planificação Matemática 2014/2015 Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Números racionais - Simétrico da soma e da diferença

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Produtos Notáveis e Fatoração de Expressões Algébricas. Produtos Notáveis. Oitavo Ano. Prof. Ulisses Lima Parente

Material Teórico - Módulo de Produtos Notáveis e Fatoração de Expressões Algébricas. Produtos Notáveis. Oitavo Ano. Prof. Ulisses Lima Parente Material Teórico - Módulo de Produtos Notáveis e Fatoração de Epressões Algébricas Produtos Notáveis Oitavo Ano Prof. Ulisses Lima Parente Uma identidade algébrica é uma equação em que os dois membros

Leia mais

MONÔMIOS E POLINÔMIOS

MONÔMIOS E POLINÔMIOS MONÔMIOS E POLINÔMIOS Problema: Observa as figuras. 6-9 6 4 Sabendo que as figuras são equivalentes, determina as dimensões do retângulo. Resolução: Se as figuras são equivalentes significa que têm a mesma

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 6.º ANO DE MATEMÁTICA 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos números primos; representar e comparar números

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Produtos Notáveis e Fatoração de Expressões Algébricas. Produtos Notáveis. Oitavo Ano

Material Teórico - Módulo de Produtos Notáveis e Fatoração de Expressões Algébricas. Produtos Notáveis. Oitavo Ano Material Teórico - Módulo de Produtos Notáveis e Fatoração de Epressões Algébricas Produtos Notáveis Oitavo Ano Autor: Prof. Ulisses Lima Parente Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto Uma identidade algébrica

Leia mais

Curso de Formação Continuada de Professores

Curso de Formação Continuada de Professores Tarefa 1 Introdução ao Estudo de Sistemas Lineares Colégio Estadual Vilma Atanázio Disciplina: Matemática Aluno: Sonia Sueli da FC Alves Grupo:1 Tutora: Susi 1. Introdução As atividades propostas têm a

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA SOBRE OS LOGARITMOS COM SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA A SALA DE AULA

UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA SOBRE OS LOGARITMOS COM SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA A SALA DE AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA EVANILDO COSTA SOARES UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA SOBRE

Leia mais

MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015

MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015 MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015 Domínio Conteúdos Números naturais - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; - Teorema fundamental da aritmética e aplicações. Números e Operações Números racionais

Leia mais

Geometria e Medida: Figuras Geométricas

Geometria e Medida: Figuras Geométricas ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 2º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Geometria

Leia mais

01. B 07. A 13. D 19. B 02. D 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. C 21. C 04. B 10. D 16. B 22. B 05. C 11. A 17. A B 12. B 18.

01. B 07. A 13. D 19. B 02. D 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. C 21. C 04. B 10. D 16. B 22. B 05. C 11. A 17. A B 12. B 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-8-05/2012 01. B 07. A 13. D 19. B 02. D 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. C 21. C 04. B 10. D 16. B 22. B 05. C 11. A 17. A 00 06. B 12. B

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes;

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; ANO LETIVO 2017/2018... 1º PERÍODO - (13 de setembro a 15 de dezembro) DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA /INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS Metas Curriculares Conteúdos

Leia mais

Assunto: Equação do 2º grau

Assunto: Equação do 2º grau FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 9º Ano 2º Bimestre/2013 Plano de Trabalho I Assunto: Equação do 2º grau Cursista: Derli Aleixo Carvalho Onofre Tutor: Emílio Rubem Batista Junior S u m á r

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

OFICINA UMA NOVA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS: APLICAÇÕES, DESAFIOS E DEMONSTRAÇÕES.

OFICINA UMA NOVA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS: APLICAÇÕES, DESAFIOS E DEMONSTRAÇÕES. Luing Argôlo Santos (UESC) discipuluing@yahoo.com.br OFICINA UMA NOVA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS: APLICAÇÕES, DESAFIOS E DEMONSTRAÇÕES. Público alvo: Professores da educação básica, graduados e

Leia mais

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação?

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação? EQUAÇÕES DO º GRAU CONTEÚDOS Equações do º grau Processo resolutivo de uma equação Discriminante de uma equação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Iniciaremos agora o estudo das equações do º grau com uma incógnita.

Leia mais

Números Irracionais. Dinâmica 7. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS. 3ª Série 3º Bimestre ATIVIDADE LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS

Números Irracionais. Dinâmica 7. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS. 3ª Série 3º Bimestre ATIVIDADE LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS Reforço escolar M ate mática Númer os irracionais Dinâmica 7 3ª Série 3º Bimestre Matemática 3 Série do Ensino Médio Numérico Aritmético Números Irracionais Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS ATIVIDADE

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS. TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes. CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1

TEOREMA DE PITÁGORAS. TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes. CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1 TEOREMA DE PITÁGORAS TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1 Introdução: Matemático e filósofo grego, Pitágoras viveu por volta de 572 a.c. Pitágoras foi um matemático

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA REGULARIDADES NUMÉRICAS MATEMÁTICA FINANCEIRA

FORMAÇÃO CONTINUADA REGULARIDADES NUMÉRICAS MATEMÁTICA FINANCEIRA FORMAÇÃO CONTINUADA REGULARIDADES NUMÉRICAS E MATEMÁTICA FINANCEIRA ANA CRISTINA DA SILVA FERREIRA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL PADRE

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Revisão (breve) de conteúdos trabalhados anteriormente Construir significados

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS

TEOREMA DE PITÁGORAS FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ / SEEDUC - RJ COLÉGIO: CIEP 050 PABLO NERUDA PROFESSORA: IVANA REBELLO DA SILVA GRUPO: 2 TUTORA: LILIAN RODRIGUES

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1.º DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 6.º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos

Leia mais

G U I A D O C A N D I D AT O / 1 C U R S O S T É C N I C O S

G U I A D O C A N D I D AT O / 1 C U R S O S T É C N I C O S G U I A D O C A N D I D AT O 2 0 1 7 / 1 C U R S O S T É C N I C O S CRONOGRAMA 2017/1 DATAS EVENTO 03/10/2016 a 03/11/2016 Período de Inscrições 03/10/2016 a 21/10/2016 03/10/2016 a 03/11/2016 24/10/2016

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 6.º ANO PERFIL DO ALUNO 1.º PERÍODO. DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS n.º de aulas

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 6.º ANO PERFIL DO ALUNO 1.º PERÍODO. DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS n.º de aulas DE MATEMÁTICA - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos números primos; representar e comparar números

Leia mais

Regional: Metro VII / CE Francisca Jeremias da Silveira Menezes

Regional: Metro VII / CE Francisca Jeremias da Silveira Menezes Formação Continuada Nova Eja Plano de Ação 7 Nome: Jacqueline Garcia Pereira Regional: Metro VII / CE Francisca Jeremias da Silveira Menezes Tutora: Roseli da Conceição Ramos Gomes INTRODUÇÃO O ensino

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Matemática 5º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUB-TÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período Compreender as propriedades das operações e usá-las no cálculo. Interpretar uma

Leia mais

Polinômios. Acadêmica: Vanessa da Silva Pires

Polinômios. Acadêmica: Vanessa da Silva Pires Polinômios Acadêmica: Vanessa da Silva Pires Situação 01: Se você somar 1 ao produto de quatro inteiros consecutivos, o resultado sempre será um quadrado perfeito. Situação 02: Na resolução de problemas,

Leia mais

Planificação Anual (por unidades)

Planificação Anual (por unidades) Planificação Anual (por unidades) Total de tempos letivos planificados: 10 Disciplina: MATEMÁTICA 5º ANO Ano letivo: 01/015 Período Unidade didática Nº DE TEMPOS PREVISTOS Total - Apresentação. - Atividades

Leia mais

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 Sumário CAPÍTULO 1 Construindo retas e ângulos 1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 2. Partes da reta 14 Construindo segmentos congruentes com régua e compasso 15

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

Uma introdução histórica 1

Uma introdução histórica 1 A U L A Uma introdução histórica Meta da aula Apresentar alguns problemas clássicos que motivaram as estruturas algébricas modernas que formam o conteúdo do curso de Álgebra II. objetivos Ao final desta

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 5.º ANO PERFIL DO ALUNO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 5.º ANO PERFIL DO ALUNO DE MATEMÁTICA - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números

Leia mais

Números complexos na forma algébrica

Números complexos na forma algébrica Números complexos na forma algébrica A gênese do complexos Durante dois mil anos a matemática cresceu sem se importar com o fato de que as raízes quadradas dos negativos não podiam ser calculadas. Os gregos,

Leia mais

2. Equação do primeiro grau

2. Equação do primeiro grau Programa de Iniciação a Docência em Matemática (UEM 2010)- Outubro 9: 1 6. c PIBID-MAT www.dma.uem.br/pibid Equação do Primeiro Grau Carlos Augusto Bassani Varea e Thiago Rufino Resumo: Neste trabalho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID 1. Dados de identificação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1.1 Nome do bolsista. Bruno Santana do Prado. 1.2 Público alvo: 8 e 9 ano. 1.3 Duração: 2,5 horas. 1.4 Conteúdo desenvolvido: Teorema

Leia mais

A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse:

A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse: A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse: www.pagina10.com.br Fundamentos de Matemática Superior - BINÔMIO DE NEWTON Estes resultados foram escritos com expoentes

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 1.º Período Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2016/17 Números Racionais Números e operações NO7 Números racionais - Simétrico da soma

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE NÚMERO SEMELHANÇA DE POLÍGONOS

PLANO DE TRABALHO SOBRE NÚMERO SEMELHANÇA DE POLÍGONOS FERNANDA MIRA MACHADO DA SILVA PLANO DE TRABALHO SOBRE NÚMERO SEMELHANÇA DE POLÍGONOS Trabalho apresentado ao curso de fromação continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Orientador: ANDRÉA SILVA

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 017/018 PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º Total de aulas previstas: 1 Unidades Temáticas Conteúdos Descritores N.º Aulas Avaliação Primeiro período 7 aulas Todos os instrumentos

Leia mais

Números irracionais. Dinâmica 3. 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

Números irracionais. Dinâmica 3. 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Reforço escolar M ate mática Números irracionais Dinâmica 3 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 1ª do Ensino Médio Numérico Aritmético Números Irracionais Aluno Primeira Etapa

Leia mais

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Aula 01 Ciclo 03 Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Área e Perímetro Área e perímetro são duas medidas distintas, onde a área é a medida de uma superfície e o perímetro é a

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 1.º PERÍODO Tema/Subtema Objetivos Essenciais de Aprendizegem Aulas previstas (45 min) Aprendizagens

Leia mais

6º ano 1 o TRIMESTRE

6º ano 1 o TRIMESTRE ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA E.F. Disciplina: Matemática Curso: Ensino Fundamental Anos: 6º, 7º, 8º e 9º anos Professores: Eliane R. Vicente Ano Letivo: 2012 II JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Leia mais

EXERCÍCIOS AVALIATIVOS 2º TRIMESTRE MATEMÁTICA

EXERCÍCIOS AVALIATIVOS 2º TRIMESTRE MATEMÁTICA ALUNO(a): EXERCÍCIOS AVALIATIVOS º TRIMESTRE MATEMÁTICA Nº: 8º ANO TURMA: PROF.: DATA: / /019 UNIDADE: VV JC JP PC Valor: 4,0 LISTA DE EXERCÍCIOS Essa lista de exercícios contém as atividades cujas notas

Leia mais

Monômios são expressões algébricas formadas por apenas um número, por uma variável ou pela multiplicação de números e variáveis.

Monômios são expressões algébricas formadas por apenas um número, por uma variável ou pela multiplicação de números e variáveis. 1 PRODUTOS NOTÁVEIS Monômios Monômios são expressões algébricas formadas por apenas um número, por uma variável ou pela multiplicação de números e variáveis. 15 x 3x y 5 y ab Em geral, os monômios são

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano 2017-18 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 NÚMEROS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2016/2017 MATEMÁTICA 7ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS AULAS PREVISTAS

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS AULAS PREVISTAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES

Leia mais

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de 2012 Questões de geometria das provas da OBMEP http://www.obmep.org.br/provas.htm 1. Área: conceito e áreas do quadrado

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

Prova Final de Matemática

Prova Final de Matemática PROVA FINAL DO 3.º CICLO do Ensino BÁSICO Decreto-Lei n.º 39/0, de 5 de julho Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova 9/.ª Chamada 8 Páginas Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA)

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) 3.1.1. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional,

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Geometria

Leia mais

Como um Matemático Embrulha Presentes?

Como um Matemático Embrulha Presentes? 1 Como um Matemático Embrulha Presentes? Juliana Cordeiro da Cunha, Universidade de Brasília, julianapndeath@gmail.com Raquel Carneiro Dörr, Universidade de Brasília, raqueldoerr@gmail.com Resumo Esta

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT PRODUTOS NOTÁVEIS Quadrado da soma de dois termos (a + b) 2 = a 2 + 2ab + b 2 quadrado do segundo termo primeiro termo 2 x (primeiro termo) x (segundo termo) quadrado do primeiro termo segundo termo Quadrado

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2017/

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2017/ DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2017/2018... 1º Período Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas Geometria

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro)

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) Números e operações - Números

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais MATEMÁTICA 5º ANO Página 1 de 11 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais NÚMEROS E OPERAÇÕES

Leia mais

Quadrados complexos. Dinâmica 2. 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. 3ª Série do Ensino Médio. Efetuar cálculos com polinômios.

Quadrados complexos. Dinâmica 2. 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. 3ª Série do Ensino Médio. Efetuar cálculos com polinômios. Reforço escolar M ate mática Quadrados complexos Dinâmica 2 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Professor Matemática DINÂMICA 3ª Série do Ensino Médio Quadrados complexos Algébrico Simbólico

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 6ºAno - 2º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 6ºAno - 2º Ciclo Plano Curricular de Matemática 6ºAno - 2º Ciclo Domínio Conteúdos Metas Nº de Tempos Previstos Numeros e Operações Geometria Números naturais - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; - Teorema fundamental

Leia mais

Planificação anual 2018/19

Planificação anual 2018/19 Planificação anual Propõe-se a seguinte distribuição dos conteúdos pelos diferentes períodos: 1. Período 2. Período 3. Período Números racionais Expressões algébricas. Potenciação. Raízes quadradas e cúbicas

Leia mais

A reta numérica. Praciano-Pereira, T

A reta numérica. Praciano-Pereira, T A reta numérica Praciano-Pereira, T Sobral Matemática 3 de fevereiro de 205 Textos da Sobral Matemática Editor Tarcisio Praciano-Pereira, tarcisio@member.ams.org - reta numérica Se diz duma reta na qual

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 8º ANO MATEMÁTICA Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais