RESPOSTAS. O ENEM possui atualmente apenas uma edição anual, mas, a partir de 2013, haverá duas edições do exame, uma em cada semestre.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPOSTAS. O ENEM possui atualmente apenas uma edição anual, mas, a partir de 2013, haverá duas edições do exame, uma em cada semestre."

Transcrição

1 RESPOSTAS Pergunta 1 O que é o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio busca avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, estando aptos à participação no exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Para o que é utilizado? É utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no ProUni e seu resultado pode ser usado como critério de seleção para o ingresso no Ensino Superior, em Universidades públicas ou privadas. As notas novo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM podem ser usadas de quatro formas pelas universidades, que possuem autonomia para optar pela que considerarem melhor: Como fase única, com o sistema de seleção unificada (SiSu), informatizado e on-line; Como primeira fase; Combinado com o vestibular da instituição; Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular. O ENEM possui atualmente apenas uma edição anual, mas, a partir de 2013, haverá duas edições do exame, uma em cada semestre. O que é o SiSU? É o Sistema de Seleção Unificada. Informatizado e gerado pelo MEC no qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes, exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os interessados devem se candidatar, exclusivamente, pelo site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. O que é o ProUni? ProUni tem como objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em Faculdades e Universidades particulares, de educação superior. Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. É importante ressaltar que os resultados do ENEM são considerados a base para a classificação do ProUni.

2 O que é o Fies? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES. O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo. Quem pode participar do Fies? Alunos que estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas que sejam cadastradas no Fies e possuam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. - Fies no ProUni O Fies concede financiamento também aos estudantes selecionados pelo ProUni, regularmente matriculados em cursos de graduação, para recebimento da bolsa parcial de 50%. O Fies pode ser utilizado por esses estudantes para pagamento de 25% do valor da mensalidade. Os bolsistas parciais do ProUni não participam dos processos seletivos regulares do Fies, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento. Pergunta 2 Todos os alunos que estiverem concluindo o Ensino Médio em 2011 em escolas públicas são automaticamente isentos da taxa de inscrição. O benefício poderá ser solicitado ainda à candidatos de baixa renda. Os pedidos de isenção poderão ser solicitados por meio do sistema de inscrição. Pergunta 3 Serão quatro provas objetivas, cada uma delas com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas e a redação avaliarão: - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação - Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

3 Pergunta 4 Veja como as universidades do Rio Grande do Sul irão utilizar o ENEM em Universidade Federal de Rio Grande (FURG) - O ingresso em todos os cursos de graduação ocorrerá através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - O ingresso em todos os cursos de graduação ocorrerá pelo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - É opcional para o candidato, o Enem vai compor 20% da nota final no vestibular Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - O ingresso em todos os cursos de graduação ocorrerá pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - O ingresso em todos os cursos de graduação ocorrerá pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - O ingresso em todos os cursos de graduação ocorrerá pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - É opcional para o candidato, vale como nota complementar ao vestibular, com peso dois. Pergunta 5 Será permitido que o vestibulando escolha até cinco opções de cursos em instituições de todo o país que aderirem à prova. É permitido escolher diferentes cursos em instituições distintas. Pergunta 6 O MEC informa que a nota mínima para ingresso em cada curso será atualizada diariamente, em tempo real. Assim, o candidato poderá saber se tem pontos suficientes para conquistar a vaga. Se não tiver, poderá modificar sua escolha quantas vezes desejar, até que termine o prazo de opção. Pergunta 7 No primeiro dia de provas serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

4 Pergunta 8 Sim, a nota do Enem continua sendo a base para a classificação do ProUni. O período de inscrição será adaptado, para que não haja atraso no início do semestre letivo. Pergunta 9 Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, os candidatos que não possuam diploma de curso superior, que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação. Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda. Como é feita a inscrição: A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando o sistema do Prouni. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF). No portal do Prouni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência e conforme seu perfil socioeconômico. As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

5 Chamadas, pré-seleção e aprovação: Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do Prouni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. Serão realizadas duas chamadas. Os estudantes préselecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. É facultada às instituições a realização de processo seletivo próprio aos candidatos préselecionados. Essa informação é disponibilizada ao candidato, no momento da inscrição. Nesses casos, a instituição deve informar previamente aos candidatos pré selecionados os critérios desta seleção. Lista de Espera: Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas. Pergunta 10 Para se inscrever no sisu é preciso ter feito a prova do Enem, com nota diferente de zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem. O estudante poderá se inscrever em até dois cursos, elegendo sua primeira opção. Durante o período de inscrição (não definido), o candidato pode alterar suas escolhas se perceber que tem mais chances de passar em alguma outra instituição ou curso diferente do que escolheu inicialmente. Ou seja, pode modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera a última inscrição concluída. Ao final das inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Quem for aprovado para sua primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Já o estudante que for selecionado para sua segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos cursos escolhidos poderá permanecer em uma lista de espera. Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas disponíveis, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Pergunta 11 O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

6 As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso neste sítio. No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. Sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa. Pergunta 12 Até 100% (cem por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com estes encargos for igual ou superior a 60% (sessenta por cento); Até 100% (cem por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino no caso de bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa e estudantes de cursos de licenciatura, independentemente da renda familiar mensal bruta per capita; até 75% (setenta e cinco por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com estes encargos for igual ou superior a 40% (quarenta por cento) e inferior a 60% (sessenta por cento); de 50% (cinquenta por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com estes encargos for igual ou superior a 20% (vinte por cento) e inferior a 40% (quarenta por cento). O percentual mínimo de financiamento pelo FIES no momento da inscrição é de 50% (cinquenta por cento) do valor dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino. Pergunta 13 Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Pergunta 14 Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

7 Pergunta 15 É vedada a inscrição no FIES a estudante: cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição; que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES; inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC); cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento). Pergunta 16 Terá direito ao desconto sobre o saldo devedor o estudante que der aula na rede pública de educação básica precisará cumprir jornada mínima de 20 horas semanais e ter concluído ou estar cursando a licenciatura. Também terá direito ao desconto o médico recém-formado que atuar em áreas com carência e dificuldades de retenção desse profissional, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Para ele, outro benefício concedido é o adiamento da carência para pagar as parcelas de empréstimo enquanto cursar residência médica considerada como especialidade prioritária pelo ministério. Esse abatimento será contabilizado anualmente, depois de um mínimo inicial de um ano de trabalho, e os estudantes não precisarão pagar a prestação devida durante o período em que conseguirem o desconto. Os estudantes terão direito a 1% por mês de abatimento sobre o saldo devedor de Fies se exercerem a profissão de professor da rede pública ou de médico do programa Saúde da Família. Pergunta 17 Alunos dos cursos de licenciatura não precisarão mais apresentar fiador, independentemente da renda familiar. Nos demais cursos, só serão dispensados os universitários com renda familiar por pessoa de até 1 salário mínimo e meio mensais. É a situação de um casal com dois filhos cuja renda familiar total seja de R$ 3.600,00. Acima desse teto, continuará valendo a obrigatoriedade de apresentar fiador - seja individual ou no modelo de fiador solidário, em que grupos de pelo menos cinco universitários assumem o risco uns dos outros, em caso de inadimplência.

8 Pergunta 18 A partir de 29 de julho de 2011, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior. Ficarão isentos da exigência do Enem os professores da rede pública de ensino, que estejam em efetivo exercício do magistério da educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Também não será exigido o Enem dos estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de Pergunta 19 O bolsista parcial de 50% do ProUni pode utilizar o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior) para custear a parte da mensalidade não coberta pela bolsa de estudo. Assim, não precisa arcar com os custos de sua formação enquanto está na universidade. Para obter o FIES, não há necessidade de passar por processo seletivo para o financiamento. Basta que o bolsista parcial de 50% esteja matriculado em instituição e curso que participe desse Programa e que solicite o financiamento, no sistema do FIES, no período definido pelo MEC. Pergunta 20 A taxa de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU? O candidato que se inscreveu no SiSU também pode se inscrever no Prouni?

Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU? O candidato que se inscreveu no SiSU também pode se inscrever no Prouni? PROUNI Extraído em 09/05/2012 de http://siteprouni.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=23&it emid=134 O que é o Prouni? É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo

Leia mais

PROJETO PRÉ-ENEM. Parceria dos grupos PET da UFOP e da Escola Estadual Dom Silvério

PROJETO PRÉ-ENEM. Parceria dos grupos PET da UFOP e da Escola Estadual Dom Silvério PROJETO PRÉ-ENEM Parceria dos grupos PET da UFOP e da Escola Estadual Dom Silvério ENEM Criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) - 1998 OBJETIVOS Avaliar os estudantes de escolas públicas e particulares

Leia mais

COMO FUNCIONA O PROUNI:

COMO FUNCIONA O PROUNI: COMO FUNCIONA O PROUNI: São realizados dois processos seletivos por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. O processo é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação

Leia mais

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016 FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016 Distribuição de vagas do FIES 2010 a 1º/2016 2010 até 2015/1

Leia mais

CARTILHA DE FINANCIA MENTOS /PARCELA MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS

CARTILHA DE FINANCIA MENTOS /PARCELA MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS CARTILHA DE FINANCIA MENTOS /PARCELA MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS TUDO o QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FINANCI- AMENTOs/ PARCELA- MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS. ENEM OBRIGATÓRIO QUEM PODE CONTRATAR? NECESSIDADE

Leia mais

2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)

2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) 1. PLANO ESTENDIDO O Plano Estendido é um programa de financiamento para os cursos de graduação presencial implantado pela FIAP, no qual o aluno faz sua opção no ato da matrícula, desta forma, para os

Leia mais

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM:

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010(FIES)* MINISTÉRIO

Leia mais

Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano.

Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano. Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano. Durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de até R$150,00, referente ao pagamento

Leia mais

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM:

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010(FIES), com alterações

Leia mais

CRONOGRAMA DO FIES. Principais mudanças no FIES TETO DA RENDA FAMILIAR. Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos

CRONOGRAMA DO FIES. Principais mudanças no FIES TETO DA RENDA FAMILIAR. Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos INFORMATIVO SOBRE O FIES A Faculdade de Direito de Alta Floresta informa que o Ministério da Educação divulgou, dia 27 de julho de 2015, Edital com as novas regras para a edição do segundo semestre do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Produtos Bancários CAIXA. Item 4- FIES Financiamento Estudantil

Produtos Bancários CAIXA. Item 4- FIES Financiamento Estudantil Produtos Bancários CAIXA Item 4- FIES Financiamento Estudantil Produtos Bancários CAIXA Item 4- FIES Financiamento Estudantil Produtos Bancários CAIXA Item 4- FIES Financiamento Estudantil FIES Fundo de

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO BOLSISTA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO BOLSISTA MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO BOLSISTA Núcleo de Atenção Solidária NAS Sumário 1 - Bolsa de Estudo... 2 2 - Tipos de Bolsas de Estudo... 2 - ProUni... 2 Eventuais Programas de Bolsas de Estudo:... 3 - Vestibular

Leia mais

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Como inscrever-se?

Como inscrever-se? Como inscrever-se? Preencher a ficha de inscrição disponível na página do FIES http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/solicitar-acesso, durante o período de inscrições abertas pela Instituição de ensino

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 6, DE 20 DE JANEIRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016

PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 20/06/2016 09:58:23 Ato: Edital 64/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 EDITAL Nº 64, DE 16 DE JUNHO DE 2016 A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR,

Leia mais

Guia dos processos seletivos de Como funciona? Enem, Sisu Fies, ProUni APOIO

Guia dos processos seletivos de Como funciona? Enem, Sisu Fies, ProUni APOIO Guia dos processos seletivos de 2017? Como funciona? Enem, Sisu Fies, ProUni APOIO Enem, Sisu, Fies, ProUni: como funciona? O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado por milhões de estudantes

Leia mais

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom?

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? Bolsas ProUni Perguntas e Respostas mais frequentes 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na FAPCOM? Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Página 1 de 9 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 64, DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, SUBSTITUTA, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES

EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES 1.1.3. O CANDIDATO somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2017. Edição Número 27 de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 21, DE 24 JULHO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 21, DE 24 JULHO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 21, DE 24 JULHO DE 2015 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o art. 2º da Portaria Normativa MEC nº 8,

Leia mais

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST Orientações para Inscrição Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST 2014 Financiamento Estudantil - FIES É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de estudantes regularmente

Leia mais

1. - DESCONTOS: Quais são, quem tem direito e como solicitar.

1. - DESCONTOS: Quais são, quem tem direito e como solicitar. EDITAL DE REGULAMENTO FINANCEIRO INSTITUCIONAL FACIMED FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA Nessa Cartilha constam As informações sobre

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. O presente regulamento destina-se a estabelecer os critérios

Leia mais

Faculdade Belas Artes de São Paulo Edital do Concurso de Bolsas do Processo Seletivo Vestibular º Semestre Votorantim

Faculdade Belas Artes de São Paulo Edital do Concurso de Bolsas do Processo Seletivo Vestibular º Semestre Votorantim Faculdade Belas Artes de São Paulo Edital do Concurso de Bolsas do Processo Seletivo Vestibular 2019 1º Semestre Votorantim 1 E D I T A L O presente Edital regulamenta a concessão de Bolsas de Estudos

Leia mais

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST Orientações para Inscrição Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST fies@est.edu.br 2015 Financiamento Estudantil - FIES É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de

Leia mais

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS FACULDADE IBMEC-BH MANTENEDORA: Grupo Ibmec Educacional S/A Belo Horizonte - MG / 2018.1 Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA Edital de Regulamento Financeiro Institucional FACIMED Nessa Cartilha constam às informações

Leia mais

POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA (VERSÃO ATUALIZADA EM OUTUBRO DE 2018)

POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA (VERSÃO ATUALIZADA EM OUTUBRO DE 2018) POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA (VERSÃO ATUALIZADA EM OUTUBRO DE 2018) Para os novos alunos, haverá aplicação de desconto na matrícula, caso se enquadre em algum

Leia mais

1. DESCONTOS E BOLSAS INTERNAS

1. DESCONTOS E BOLSAS INTERNAS 1 GUIA FINANCEIRO Este Guia Financeiro tem por finalidade orientar aos alunos e responsáveis financeiros sobre os descontos, bolsas e programas adotados pela Instituição. Também orienta sobre como realizar

Leia mais

EDITAL Nº 53, DE 17 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº 53, DE 17 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 53, DE 17 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 O Secretário de Educação Superior, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

Regulamento Campanha EduCarioca. Manhã

Regulamento Campanha EduCarioca. Manhã Regulamento Campanha EduCarioca Manhã 1. DA CAMPANHA O Centro Universitário UniCarioca - UniCarioca, através da Campanha EduCarioca Manhã, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de 50%

Leia mais

FIES SOBRE O FIES. O que é o FIES?

FIES SOBRE O FIES. O que é o FIES? SOBRE O FIES O que é o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes

Leia mais

EDITAL Nº 84, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

EDITAL Nº 84, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 Publicado em: 03/12/2018 Edição: 231 Seção: 3 Página: 63 Órgão: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 84, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior O FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições

Leia mais

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

bolsas e financiamentos

bolsas e financiamentos tudo o que você precisa saber sobre bolsas e financiamentos Graduação atencao As informações contidas neste ebook são válidas somente para os matriculados nos cursos de graduação no primeiro semestre de

Leia mais

1. O que é Programa Universidade para Todos (ProUni)?

1. O que é Programa Universidade para Todos (ProUni)? 1. 1. O que é Programa Universidade para Todos (ProUni)? É o programa do Ministério da Educação (MEC), criado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que concede bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

Regulamento. EduCarioca

Regulamento. EduCarioca Regulamento EduCarioca 1. DA CAMPANHA O Centro Universitário Carioca - UniCarioca, através da Campanha EduCarioca, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de 50% (cinquenta por cento) durante

Leia mais

1. OBJETIVO 2. ELEGÍVEIS

1. OBJETIVO 2. ELEGÍVEIS PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO PARA OS ALUNOS NOVOS INGRESSANTES ATRAVÉS DOS PROCESSOS SELETIVOS DE PROVA ESCRITA PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019.1 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes, critérios

Leia mais

bolsas e financiamentos

bolsas e financiamentos tudo o que você precisa saber sobre bolsas e financiamentos Graduação atencao As informações contidas neste ebook são válidas somente para os matriculados nos cursos de graduação no segundo semestre de

Leia mais

EDITAL Nº 029/2019 PROCESSO PARA O PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL

EDITAL Nº 029/2019 PROCESSO PARA O PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL EDITAL Nº 029/2019 PROCESSO PARA O PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL O Centro Universitário Senac, por sua Reitoria, torna pública a abertura do edital do Programa de Bolsa na modalidade Bolsa Social para ingressantes

Leia mais

PROGRAMA BOLSA RESTITUÍVEL / CREDITO SOLIDÁRIO ESPM REGULAMENTO DE CREDITO EDUCATIVO PÓS GRADUAÇÃO

PROGRAMA BOLSA RESTITUÍVEL / CREDITO SOLIDÁRIO ESPM REGULAMENTO DE CREDITO EDUCATIVO PÓS GRADUAÇÃO PROGRAMA BOLSA RESTITUÍVEL / CREDITO SOLIDÁRIO ESPM VS 2017/1 REGULAMENTO DE CREDITO EDUCATIVO PÓS GRADUAÇÃO A Diretoria da ESPM Institui o Programa de Crédito Solidário Destinado a alunos que apresentem

Leia mais

CRÉDITOS EDUCATIVOS E BOLSAS PUCRS. > Opções e condições de pagamento

CRÉDITOS EDUCATIVOS E BOLSAS PUCRS. > Opções e condições de pagamento CRÉDITOS EDUCATIVOS E BOLSAS PUCRS > Opções e condições de pagamento VOCÊ SABIA QUE QUEM ESTUDA NA PUCRS TEM O DOBRO DE TEMPO PARA PAGAR A SUA GRADUAÇÃO? Com as opções de Crédito Educativo exclusivas da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 49, DE 12 DE JUNHO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

LEI Nº , DE 14 DE JANEIRO DE 2010

LEI Nº , DE 14 DE JANEIRO DE 2010 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação LEI Nº 12.202, DE 14 DE JANEIRO DE 2010 Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do

Leia mais

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsas de Estudos Integrais ou Parciais (50% ou 100%) aos candidatos aprovados com os melhores desempenhos dos cursos presenciais

Leia mais

EduCarioca. Regulamento

EduCarioca. Regulamento EduCarioca Regulamento 1. DO PROGRAMA O Centro Universitário Carioca - UniCarioca, através da Campanha EduCarioca, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de 50% (cinquenta por cento) durante

Leia mais

POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA

POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA (VERSÃO ATUALIZADA EM 28/04/18) Para os novos alunos, haverá aplicação de desconto na matrícula, caso se enquadre em algum dos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 20, DE 29 DE MAIO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 20, DE 29 DE MAIO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 20, DE 29 DE MAIO DE 2014 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 85, DE 4 DE SETEMBRO DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS FACULDADE IBMEC-BH MANTENEDORA: Grupo Ibmec Educacional S/A Belo Horizonte - MG / 2018.2 Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los

Leia mais

PORTARIA Nº. 08/2018. Campus Registro (SP)

PORTARIA Nº. 08/2018. Campus Registro (SP) PORTARIA Nº. 08/2018 Unidade: Campus Registro (SP) O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira - FVR, Institui o regulamento da oferta de pagamento diferido de 50% da Mensalidade Escolar

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA DIVISÃO DE AÇÃO SOCIAL

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA DIVISÃO DE AÇÃO SOCIAL UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA DIVISÃO DE AÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS UNICAP - VESTIBULAR SOCIAL PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 1. DAS

Leia mais

Regulamento Campanha EduCarioca

Regulamento Campanha EduCarioca 1 Regulamento Campanha EduCarioca 1. DA CAMPANHA O Centro Universitário UniCarioca - UniCarioca, através da Campanha EduCarioca, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de 50% (cinquenta

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 1, DE 8 JANEIRO DE 2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 1, DE 8 JANEIRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 1, DE 8 JANEIRO DE 2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR,

Leia mais

Regulamento Campanha EduCarioca. Noite

Regulamento Campanha EduCarioca. Noite Regulamento Campanha EduCarioca Noite 1. DA CAMPANHA O Centro Universitário Carioca - UniCarioca, através da Campanha EduCarioca Noite, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de 50% (cinquenta

Leia mais

Renda bruta do grupo familiar R$ 3.880,00 Renda Bruta Per capita:

Renda bruta do grupo familiar R$ 3.880,00 Renda Bruta Per capita: Conseguir uma bolsa de estudos é seu objetivo? Então o Programa Universidade Para Todos (ProUni) pode ser uma boa opção para você. A USF traz o passo a passo para você ficar ligado! Passo a Passo: O Programa

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO (VAGAS REMANESCENTES) DA FACULDADES FACEL 2019/1

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO (VAGAS REMANESCENTES) DA FACULDADES FACEL 2019/1 EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO (VAGAS REMANESCENTES) DA FACULDADES 2019/1 Abre o processo de seleção (vagas remanescentes) para ingresso nos cursos de Graduação da FACULDADES, para o ano de 2019.

Leia mais

VISÃO DO ALUNO 1. PROUNI

VISÃO DO ALUNO 1. PROUNI 1. PROUNI VISÃO DO ALUNO Após o cadastro do termo aditivo das instituições de Ensino Superior das vagas ProUni a serem ofertadas, os candidatos ao ProUni deverão ficar atentos ao calendário do Ministério

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 85, DE 4 DE SETEMBRO DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 Diário Oficial da União

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR "SANTO ANDRÉ"

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ O Instituto de Ensino Superior Santo André torna público que estarão abertas, a partir de 14 de setembro de 2009, as inscrições para o Processo Seletivo 1º semestre /2010, primeira e segunda fases. I -

Leia mais

ÍNDICE. Esta publicação destina-se à leitura on-line, e visa informar sem poluir, podendo ser impressa de acordo com a preferência individual.

ÍNDICE. Esta publicação destina-se à leitura on-line, e visa informar sem poluir, podendo ser impressa de acordo com a preferência individual. ÍNDICE Esta publicação destina-se à leitura on-line, e visa informar sem poluir, podendo ser impressa de acordo com a preferência individual. INTRODUÇÃO 1 COMO PAR- TICIPAR? 2 COMO FAZER A INSCRIÇÃO? 4

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil

Leia mais

Regulamento Campanha EduCarioca. Manhã

Regulamento Campanha EduCarioca. Manhã Regulamento Campanha EduCarioca Manhã 1. DA CAMPANHA O Centro Universitário Carioca - UniCarioca, através da Campanha EduCarioca Manhã, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de 50% (cinquenta

Leia mais

FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL VALIDAÇÃO FIES

FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL VALIDAÇÃO FIES FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL VALIDAÇÃO FIES 2016.2 INSCRIÇÃO FIES INSCRIÇÃO: Período: 24 a 29 de junho. Resultado: 30 de junho. Acesse o FIES através do site fiesseleção.mec.gov.br e informe os dados

Leia mais

I - Ficha cadastral preenchida conforme modelo definido pela UP.

I - Ficha cadastral preenchida conforme modelo definido pela UP. Este MANUAL DE ORIENTAÇÕES contém instruções e esclarecimentos sobre o Crédito Estudantil Universitário Positivo (CEUP - Universidade Positivo), para alunos dos cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura

Leia mais

M a n u a l d o S i s u P á g i n a 1

M a n u a l d o S i s u P á g i n a 1 M a n u a l d o S i s u 2 0 1 5 P á g i n a 1 O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) consiste num ambiente virtual criado e gerenciado pelo Ministério da Educação desde 2010. Funciona com um processo seletivo

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTESPERGUNTAS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES PEPPPPPPPPPPPPRGPEPERGUNTAS FPERREQUENTESUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDOS E BOLSAS SOCIAIS FACULDADE GUAIRACÁ GUAIRACÁ - ESTUDAR

REGULAMENTO PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDOS E BOLSAS SOCIAIS FACULDADE GUAIRACÁ GUAIRACÁ - ESTUDAR REGULAMENTO PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDOS E BOLSAS SOCIAIS FACULDADE GUAIRACÁ GUAIRACÁ - ESTUDAR Dispõe sobre a concessão de bolsas de estudos parciais pela Faculdade Guairacá, programa de inclusão de alunos

Leia mais

EDITAL. Processo Seletivo Unificado 2012 Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz FATEC

EDITAL. Processo Seletivo Unificado 2012 Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz FATEC A Diretoria Geral da faz publicar que, de 01 de julho de 2011 a 10 de novembro de 2011 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2012. 1. DO PROCESSO SELETIVO 1.1. O Processo Seletivo

Leia mais

Você já conhece o novo FIES?

Você já conhece o novo FIES? Você já conhece o novo FIES? 1 Você já conhece o novo FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) cujo objetivo é conceder acesso ao Ensino Superior

Leia mais

Tire sua duvida sobre o FIES PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES?

Tire sua duvida sobre o FIES PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? http://sisfiesportal.mec.gov.br/ Tire sua duvida sobre o FIES PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à

Leia mais

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A, nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

Este informativo virtual é destinado à leitura on-line, intei- rando seu público sem poluir o ambiente, contudo, caso haja

Este informativo virtual é destinado à leitura on-line, intei- rando seu público sem poluir o ambiente, contudo, caso haja ÍNDICE Este informativo virtual é destinado à leitura on-line, inteirando seu público sem poluir o ambiente, contudo, caso haja necessidade pode ser impresso. INTRODUÇÃO 1 COMO PARTI- CIPAR? 2 COMO FAZER

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO, autorizada a funcionar

Leia mais

Resolução Ad Referendum nº. 002/2017 Conselho Superior de Administração da Sociedade Educacional Caxiense - SOEDUCA

Resolução Ad Referendum nº. 002/2017 Conselho Superior de Administração da Sociedade Educacional Caxiense - SOEDUCA Resolução Ad Referendum nº. 002/2017 Conselho Superior de Administração da Sociedade Educacional Caxiense - SOEDUCA Ementa:Dispõe sobre a disponibilidade de vagas do Programa CRED FAI para os alunos que

Leia mais

Art. 1º Normatizar procedimentos para adesão ao SISFIES Sistema de Financiamento Estdantil.

Art. 1º Normatizar procedimentos para adesão ao SISFIES Sistema de Financiamento Estdantil. RESOLUÇÃO Nº 02/2016- DG/FACULDADE EVOLUÇÃO Normatiza regras para inscrições no SISFIES Sistema de Financiamento Estudantil. Semestre 2016.2. A DIRETORA GERAL DA FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

Leia mais

EDITAL DAC - Nº 001/2016, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FAP FACULDADE DE APUCARANA

EDITAL DAC - Nº 001/2016, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FAP FACULDADE DE APUCARANA EDITAL DAC - Nº 001/2016, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FAP FACULDADE DE APUCARANA PROCESSO SELETIVO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 A DIREÇÃO ACADÊMICA DA FAP FACULDADE DE APUCARANA,

Leia mais

Concessão de Bolsa de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Indique Campus Lapa Versão /06/

Concessão de Bolsa de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Indique Campus Lapa Versão /06/ 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudos para os candidatos participantes da 2. Elegíveis São elegíveis a esta campanha: Amigos e Familiares

Leia mais

Portaria Mec/Normativa nº 21, de 20 de outubro de 2010

Portaria Mec/Normativa nº 21, de 20 de outubro de 2010 Portaria Mec/Normativa nº 21, de 20 de outubro de 2010 Diário Oficial da União nº 202, de 21 de outubro de 2010 (quinta-feira) Seção 1 Pág. 13/14 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO Na Portaria Normativa nº 19, de 31 de outubro de 2012, publicada no DOU nº 212, de 1º 11-2012, Seção 1, página 31, leia-se: Art. 11. A Portaria Normativa

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA ACESSO A VAGAS GRATUITAS EM CURSOS TÉCNICOS NA FORMA SUBSEQUENTE 2/2014

INSCRIÇÕES PARA ACESSO A VAGAS GRATUITAS EM CURSOS TÉCNICOS NA FORMA SUBSEQUENTE 2/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC EDITAL SETEC N o 06, DE 18 DE JULHO DE 2014 SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SISUTEC INSCRIÇÕES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV EDITAL PRE Nº 01/2015 Processo Seletivo SiSU 2015.1 1. Das Disposições Gerais

Leia mais

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS FACULDADE IBMEC-BH MANTENEDORA: Grupo Ibmec Educacional S/A Belo Horizonte - MG / 2019.2 Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los

Leia mais

Diário Oficial da União nº 183, de 21 de setembro de 2018 Seção 3 págs. 51 a 52

Diário Oficial da União nº 183, de 21 de setembro de 2018 Seção 3 págs. 51 a 52 Diário Oficial da União nº 183, de 21 de setembro de 2018 Seção 3 págs. 51 a 52 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso das atribuições que lhe confere o art. 2º da Portaria MEC nº 961, de 18 de setembro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 17, DE 12 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil Fies referente ao segundo

Leia mais

GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS

GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS A) DESCONTOS POR ANTECIPAÇÃO E PONTUALIDADE NAS MATRÍCULAS, MENSALIDADES E NAS SEMESTRALIDADES: MATRÍCULAS Para os ALUNOS NOVOS há aplicação de

Leia mais

ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO

ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO 1.Passo Para confirmar (concluir) o aditamento solicitado pela CPSA, o estudante deverá efetuar login no Sisfies Aluno e, se existir um aditamento aguardando aprovação pelo aluno,

Leia mais