Amor nos tempos de cólera

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Amor nos tempos de cólera"

Transcrição

1 Amor nos tempos de cólera Fotonovela de distribuição gratuita Será que o amor de Amália e Mutaro resiste em tempos de cólera?? Todos os direitos reservados a Médicos do Mundo Portugal e Espanha

2 Amália e Mutaro são dois namorados que estão sentados num muro. A Amália nota que o Mutaro está muito triste e pergunta-lhe: Mutaro, porque é O meu irmão Gino, que estava O quê? Mas Ele tinha muita diarreia que estás triste? doente, morreu ontem. morreu com que doença? liquida, tipo água de arroz, acabou por ficar sem água no corpo. Ele não quis ir para o Centro de Saúde porque tinha vergonha. De noite estava tão fraco que não aguentou e morreu. Não sei bem como é que tudo isto aconteceu, mas estou muito triste. Estou mesmo contente por estares aqui. Não sei o que faria se não te tivesse, gosto muito de ti! Quero passar o resto da minha vida contigo. Amália queres casar comigo? Oh Mutaro eu vou pensar e amanhã dou-te a resposta.

3 Amália vai para casa pensar e apercebe-se que o Mutaro é o homem da sua vida. Não quer casar com mais ninguém sem ser o Mutaro. Então decide contar à sua mãe a novidade: Mamã, o Mutaro pediu-me hoje em casamento. Ainda não lhe disse, mas decidi aceitar. Fico muito feliz minha filha, o Mutaro é um bom homem! Quando lhe contar vai ficar muito contente! Ele hoje está triste porque o seu irmão Gino morreu. Que doença é que matou o Gino? Ele disse-me que o Gino tinha muita diarreia tipo água de arroz e ficou quase sem líquidos no corpo. À noite estava tão fraco que não aguentou e morreu. Ele disse se era cólera? Não sei mamã, ele não vomitou. Mas com cólera pode-se vomitar ou não. É possível que o Gino tenha apanhado Cólera. No hospital onde trabalho há alguns casos! Mas afinal o que é que é cólera mamã? Bichos que provocam diarreia como a cólera são bichos tão pequeninos que não se podem ver com os nossos olhos.

4 O bicho entra no corpo pela boca das pessoas e fica na barriga. Mamã e como é que o bicho entrou na boca do Gino? Minha filha, o bicho pode sair a barriga pelo cocó de alguém que tem esse bicho. Se alguém limpa ou lava o rabo, mesmo que as mãos pareçam limpas, o bicho pode ficar na sua mão. Mas como é tão pequenino não o vê e não sabe que o tem na mão. Então aquele bicho estava no cocó de alguém e entrou para a boca do Gino? Sim, filha. Quando se limpa o rabo depois de fazer cocó, o bicho pode ficar nas mãos. O Gino deve ter tocado nas mãos dessa pessoa e o bicho passou para as suas mãos. Então foi assim! O bicho passou para a mão do Gino! Quando ele foi comer, o bicho passou das mãos para a boca e entrou no seu corpo Depois ele ficou doente e morreu!

5 É por isso que é muito importante lavar as mãos sempre com água e sabão depois de irmos à casa de banho e antes de comer. É o sabão que mata o bicho! Mamã, se alguém tem o bicho na mão e depois cozinha o bicho pode ficar na comida? Sim, é verdade. É por isso que devemos lavar as mãos sempre com água e sabão antes de prepararmos comida. Mamã, é por isso que temos sempre sabão aqui em casa? E por isso que nos fazes sempre lavar as mãos? Agora percebo mamã, obrigada por cuidares de nós! Amália chega na escola e corre à procura do Mutaro. Não o encontra e pergunta ao Malam: Malam, viste o Mutaro? Ouvi dizer que ele foi para o Centro de Saúde. Dizem que ele está com aquela doença que o seu irmão tinha. Amália começa a chorar Não chores Amália, ele vai ficar bem porque foi O sino tocou e todos os alunos correram para a sala. A Amália continuava a chorar. O professor foi ao pé dela e perguntou: Amália que aconteceu? para o Centro Alguém te fez mal? de Saúde, não ficou em casa como o irmão.

6 Não professor. O Mutaro apanhou cólera e foi para o Centro de Saúde, ele vai morrer como o seu irmão! Ele não vai morrer porque foi logo para o Centro de Saúde. Lá vão cuidar dele e ele vai acabar por ficar bom. Professor, como é que o Mutaro ficou doente? Mutaro apanhou cólera, que é um bicho que não podemos ver com os olhos. Esse bicho entrou na boca do Mutaro e foi para a sua barriga. O Mutaro deve ter tocado na mão de alguém que tinha cólera e que não lavou as mãos com água e sabão depois de se limpar quando acabou de fazer cocó. Eu sei professor, a minha mãe contou-me como é que o irmão do Mutaro apanhou esse bicho.

7 Como os bichos que provocam diarreias e cólera estão no cocó das pessoas, devemos sempre lavar as mãos com água e sabão depois de ir à casa de banho. É isso mesmo Amália. Mas esses bichos ficam sempre no cocó das pessoas. Quando alguém vai fazer cocó no mato as moscas podem pousar nesse cocó. Mas não tem problema professor, porque depois podemos lavar as mãos com água e sabão!!! Isso é mentira Malam! As moscas que pousam no cocó levam os bichos e podem deixá-los em muitos sítios: na comida, na fruta e na água! Professor! Professor! É por causa disso que é importante termos a comida e a água sempre tapada? Isso é importante, mas também é importante construirmos latrinas nas casas e termos sempre os seus buracos tapados. Não costumas ver muitas moscas no quartinho? Por isso temos que tapar os buracos das latrinas, para que as moscas não entrem e pousem no cocó e levem os bichos para a nossa comida. Por isso é muito importante limpar a casa por dentro e por fora, para evitar animais e bichos.

8 É mesmo isso Malam!!! O bicho da cólera aproveita as Professor, as moscas são os toca-toca dos bichos?? moscas para viajar para outros lugares para conseguir entrar para o corpo das pessoas. Todos perceberam? Professor, é por isso que aquelas temos latrinas atrás da escola? E é por isso que todas têm tampa? Mas a Amália continuava a chorar É verdade, assim evitamos que as moscas contaminem comida e a água aqui na escola! a Obrigada professor pelos Não chores Amália ficarias conselhos que nos dá! mais descansada se fosses ao Centro de Saúde? Sim professor! Amália sai a correr para o Centro de Saúde. Ao chegar pergunta a todos pelo Mutaro mas estava muita gente no Centro de Saúde. De repente entra num quarto e vê uma enfermeira a cuidar do Mutaro. O Mutaro, já muito melhor a olhar com ar apaixonado para a enfermeira... E grita: MUTARO!!!!!!!!

9 Amália fica muito triste e não acredita no que viu. Vai a correr para casa só a pensar que o amor da sua vida estava apaixonado por outra pessoa. Quando já esta em casa, alguém toca à porta, ela abre e vê que eram os activistas dos Médicos do Mundo a fazer sensibilização sobre cólera. Porque é que estás a chorar? O meu antigo namorado tem cólera e está no Centro de Saúde. Mas se está no Centro de Saúde vai ficar bom! Não chores! Agora tens é que ter cuidado. Tens de lavar as mãos sempre com água com sabão para não apanhares cólera também. EU JÁ SEI TUDO SOBRE ESSE BICHO DA CÓLERA! Aqui em casa lavamos sempre as mãos com água com sabão para matar os bichos que provocam diarreia, como o bicho da cólera! Eu sei que estes bichos podem entrar na boca pela comida, ou pelas mãos sujas, mesmo que pareçam limpas, porque são tão pequeninos que não os conseguimos ver.

10 As casas também devem ter latrinas tapadas... EU SEI! As moscas são os toca-toca dos bichos. São elas que levam as bichos das doenças para a comida! Ah! Afinal não sabes tudo... Já sabes muitas coisas Mas sabes como é que o bicho entra na água da fonte? O quê?!? Mas quantas maneiras é que existem para apanhar esse bicho? O bicho viaja de muitas maneiras, ele passa A água da fonte passa por baixo do chão, por baixo do cocó quando as pessoas fazem cocó no mato. Lembras-te de dizeres que o bicho tem toca-toca? pela terra e chega até à agua. Como o bicho é pequenino, as pessoas não vêem que ele está na água, por isso, bebem e ficam doentes! É verdade!

11 Por isso, temos de desinfectar toda a água que bebemos com lixívia. Além disso, se chove e alguém fez cocó perto das hortas, a água da chuva pode arrastar aquele bicho para a horta. Devemos pôr lixívia na água para desinfectar os legumes, para matar aqueles bichos, para Amália começa a chorar. O Luís Sensibilizador aproxima-se, abraça-a e consola-a. não irem para a boca das pessoas. Não te preocupes. Como o teu namorado foi para o Centro de Saúde, ele vai ficar bom. O Mutaro Já não é meu namorado! Passados alguns dias o Mutaro sai do Centro de Saúde e vai visitar a Amália, mas ela não quer falar com ele porque ainda esta triste. Mutaro vai-se embora triste porque pensa que a Amália não quer ser sua namorada porque ele teve cólera.

12 Passados alguns dias Amália recebe uma nova visita do Luís Sensibilizador. Amália, desde o outro dia que só penso em ti. Achas que podemos ser namorados? Não Luís, apesar de tudo eu amo o meu Mutaro, não consigo ter outro namorado. Um dia a tua tristeza vai passar e eu vou estar aqui à tua espera para ser teu namorado. O Luís foi-se embora e regressou aos Médicos do Mundo, onde conheceu o Mutaro que decidiu ser activista na prevenção de cólera. Sem saber que eram rivais, ficam amigos e Mutaro conta-lhe porque é que decidiu ser activista: Eu fiquei doente com cólera há pouco tempo e prometi que se sobrevivesse iria ajudar as pessoas na luta contra esta doença. Como é que apanhaste cólera? Através da água? Das mãos? Das moscas? Ou da comida? Foi através das mãos. O meu irmão Gino estava com Cólera, mas nós não sabíamos. Quando fez cocó, o bicho passou para as mãos dele e como ele não lavou as mãos, passou também para as minhas. Ah! Tu não sabias que o bicho estava nas mãos do Gino, porque o bicho é muito pequenino e não se vê! Foi assim mesmo! Eu toquei nas mãos do Gino e o bicho passou para as minhas mãos. Depois fui comer e como não lavei as mãos com água com sabão o bicho entrou para a minha barriga pela boca.

13 Como o Gino teve vergonha e não quis ir para o Centro de Saúde, de noite não aguentou e morreu. Eu tinha os mesmos sintomas que o Gino, muita diarreia tipo água de arroz, mas eu fui logo para o Centro de Saúde e fiquei bom. Tenho pena do teu irmão, mas fico contente que tenhas ido logo para o Centro de Saúde, isso foi muito importante para salvar a tua vida. Agora que és activista podes ajudar a salvar a vida de outras pessoas. Eu estou contente por ser activista, mas ao mesmo tempo estou triste. Eu ia casar com a mulher da minha vida, mas por causa de um mal entendido ela não quer saber mais nada de mim. Quando estão os dois a fazer sensibilização passam perto da casa da Amália. O Mutaro diz ao Luís que ali é a casa da mulher da sua vida. O Luís nem quer acreditar Ele estava apaixonado pela mulher do seu amigo! Mas o Luís percebeu que o amor entre o Mutaro e a Amália é forte demais e decide deixar o caminho livre para os dois apaixonados. Mutaro se gostas assim tanto da Amália não podes desistir! Tens de ir falar com ela! O quê? Vais desistir? Se eu tivesse um amor assim não desistia! Tens de ir para explicar esse mal entendido! Eu vou, mas ela não me quer ver.

14 O Mutaro vai a casa da Amália e desta vez ela aceitou falar com ele. Amália porque é que não me queres ver nem ser minha mulher? Eu vi a maneira que olhaste para aquela enfermeira no hospital. Eu percebi tudo Mutaro apaixonaste-te por aquela enfermeira e traíste-me! Eu nunca te traí nem me apaixonei pela enfermeira. Eu sou teu, não quero mais ninguém. Não quero viver sem ti! Mas eu pensava que já não gostavas mais de mim e que estavas apaixonado por outra. Não! Eu gosto só de ti. És a mulher da minha vida e quero passar o resto da minha vida contigo. Por favor, volta para mim! Oh Mutaro, sim!!!! Vamos casar e ficar juntos para sempre. Eles correm, abraçam-se e beijam-se apaixonadamente. Amália decide trabalhar com o Mutaro na prevenção de cólera. E VIVEM FELIZES PARA SEMPRE.

15 Perguntas: 1. Como é que os bichos que provocam diarreia, como a cólera, entram no corpo das pessoas? 2. O que é que é a Cólera? 3. Antes de comer o que é que devemos fazer? Porquê? 4. O que é que devemos fazer para desinfectar a água? 5. Depois de irmos à casa de banho o que é que devemos fazer? Porquê? 6. Quais é que são os sintomas da Cólera? 7. Nos momentos em que não há cólera é importante desinfectar a água? Porquê? 8. O que é que devemos fazer quando alguém tem cólera? Porquê? 9. O que é que devemos fazer para evitar as moscas e os outros animais na nossa casa? 10. Porque é que é importante evitar as moscas e os outros animais na nossa casa? Respostas: 1. O bicho entra na boca através das mãos sujas, alimentos contaminados, água contaminada, e também pelas moscas, ratos e outros animais. 2. A cólera é um bicho pequenino que não podemos ver com os olhos e que entra na boca e vai para a barriga. É uma doença que devemos prevenir porque mata muito rapidamente. 3. Devemos lavar as mãos com água com sabão para matar os bichos pequeninos que provocam diarreias, como a cólera. 4. Para desinfectar a água devemos colocar 3 gotas de lixívia de 4,5% em cada litro de agua de fonte e 1 gota de lixívia em cada litro de água de bomba. Depois devemos deixar 30 minutos com a lixívia antes de beber. 5. Temos de lavar as mãos com água com sabão para poder matar o bicho pequenino da cólera com o sabão. 6. Quando alguém tem cólera fica sem agua no corpo e fica muito desidratado e tem diarreia muitas vezes, tipo água de arroz e pode ou não vomitar. 7. Sim, porque temos que prevenir para que esta doença não apareça. 8. Devemos levar para o Centro de Saúde rapidamente. Lá dão tratamento e hidratação. Se alguém fica em casa pode morrer muito rapidamente. 9. Devemos construir latrinas e limpar a casa, todos os dias, por dentro e por fora. 10. Porque eles são os portadores das doenças que provocam diarreia. Fotonovela escrita, representada e editada pela equipa dos Médicos do Mundo Portugal e Espanha com o apoio de: Centro de Saúde do Bandim, Hospital Simão Mendes, Cruz Vermelha Guiné-Bissau, Activistas Tadja Bu Vida, Escola Salvador Allende, Escola de Quelelé, Jovens do Bairro de Quelelé, Pilum e Bairro Militar, Munira Ribeiro, Alice Gomes e Bucar Indjai.

16 Amor nos Tempos de Cólera Com o apoio: Produção de Médicos del Mundo Espanha e Médicos do Mundo Portugal Guiné - Bissau PIASHEB

Amor nos Tempos de Cólera

Amor nos Tempos de Cólera Amor nos Tempos de Cólera 1 Episódio I Narrador: Amália e Mutarro são namorados. Estão sentados no muro. Amália nota que Mutarro está muito triste. Amália: Mutarro, porque é que estás triste? Mutarro:

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

LELO AMARELO BELO. (Filosofia para crianças) ROSÂNGELA TRAJANO. Volume III 05 anos de idade

LELO AMARELO BELO. (Filosofia para crianças) ROSÂNGELA TRAJANO. Volume III 05 anos de idade LELO AMARELO BELO (Filosofia para crianças) Volume III 05 anos de idade ROSÂNGELA TRAJANO LELO AMARELO BELO Rosângela Trajano LELO AMARELO BELO VOLUME III (05 ANOS) DE IDADE 1ª EDIÇÃO LUCGRAF NATAL 2012

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

O Rapaz e a Guitarra Mágica

O Rapaz e a Guitarra Mágica O Rapaz e a Guitarra Mágica Conto linha-a-linha Autoria: todas as turmas da Escola E.B. 2,3 de Palmeira Data: 21 a 25 de Março de 2011 Local de realização: Biblioteca Escolar Era uma vez um menino chamado

Leia mais

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor?

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor? E- Vá, então eu queria-te perguntar sobre o teatro, o que é que tu achas do teatro. E6- Bué fixe. E- Ya e quando soubeste que ias fazer teatro ficaste contente ou triste? E6- Bué contente. E- Porquê? E6-

Leia mais

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro?

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro? Índice 3 Como usar este livro 4-7 Introdução 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? 10-11 Onde é que vou viver? 12-13 Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? 14-15 Vocês ainda gostam um do outro? 16-17

Leia mais

79 Dias. por. Ton Freitas

79 Dias. por. Ton Freitas 79 Dias por Ton Freitas Registro F.B.N.: 684988 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. HOSPITAL/QUARTO - DIA Letreiro: 3 de março de 1987. HELENA, branca, 28 anos, está grávida e deitada em uma cama em

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003 De Antoine De Saint Exupéry

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003  De Antoine De Saint Exupéry O Principezinho De Antoine De Saint Exupéry Versão RECONTO Adaptação e revisão de texto Judite Vieira e Maria da Luz Simão Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Leiria PLIP003 www.plip.ipleiria.pt Este

Leia mais

O elefante que sonhava viver em África (adaptação da história de Jorge Bucay; Diogo Raminhos - Queres ser escritor II)

O elefante que sonhava viver em África (adaptação da história de Jorge Bucay; Diogo Raminhos - Queres ser escritor II) O elefante que sonhava viver em África (adaptação da história de Jorge Bucay; Diogo Raminhos - Queres ser escritor II) Peça Anotações (Entra o cenário do circo) (Entra o elefante Bondi) música de circo

Leia mais

No princípio Deus criou o céu e a terra

No princípio Deus criou o céu e a terra No princípio Deus criou o céu e a terra No início Deus criou céu e terra. Ele sempre pensou em todos nós e impulsionado pelo seu grande amor, Deus quis criar o mundo. Como um pai e uma mãe que preparam

Leia mais

Nº 38-B-Domingo XXXII do Tempo Comum

Nº 38-B-Domingo XXXII do Tempo Comum Nº 38-B-Domingo XXXII do Tempo Comum-11.11.2012 Vimos hoje como Jesus deu um grande elogio a uma pessoa pobre, a quem ninguém dava importância: a viúva que pôs na caixa das esmolas duas pequenas moedas.

Leia mais

DESABITUAÇÃO. MULHER 1 Foi agora? MULHER 2 Foi. MULHER 1 Você viu? MULHER 2 Não, eu não vi nada. Não sei de nada.

DESABITUAÇÃO. MULHER 1 Foi agora? MULHER 2 Foi. MULHER 1 Você viu? MULHER 2 Não, eu não vi nada. Não sei de nada. DESABITUAÇÃO (Duas mulheres e um homem estão em volta de algo que não podemos ver. Os três olham para a presença ausente, um mesmo ponto fixo no chão. Durante a cena, todos agem com uma naturalidade banal,

Leia mais

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO 2ª FEIRA 09 DE OUTUBRO Bom Dia! Esta semana terminam as comemorações dos cem anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Uma das pastorinhas, a Lúcia, já mais velha, escreveu algumas memórias

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste Toda a semana tinha andado como que a sonhar. Que é que teria? Então encontrou o Porquinho. -

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues Uma lição de vida Graziele Gonçalves Rodrigues Ele: Sente sua falta hoje na escola, por que você não foi? Ela: É, eu tive que ir ao médico. Ele: Ah, mesmo? Por que? Ela: Ah, nada. Consultas anuais, só

Leia mais

Àhistória de uma garota

Àhistória de uma garota Àhistória de uma garota Gabriele é uma menina cheio de sonhos ela morava com sua mãe Maria seu pai Miguel Gabriele sofre muito ela tem apena 13 anos e já sofre Deus de quando ela era pequena a história

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves Projeto Identidades Experiência de vida Jacqueline Alves Dedico este livro para todos aqueles que fizeram parte de cada dia da minha vida me dando conselhos, ajudando para que pudesse chegar até aqui ao

Leia mais

EU E MEUS VÍCIOS J. M. CARVALHO

EU E MEUS VÍCIOS J. M. CARVALHO EU E MEUS VÍCIOS by J. M. CARVALHO CENA 1. APARTAMENTO DE - DIA/FIM DE TARDE - INT. O CONTADOR ALVES, 55 ANOS, CHEGA EM CASA APÓS MAIS UM DIA CANSATIVO NO TRABALHO. MORA SOZINHO. ELE TEM UM FILHO, FRUTO

Leia mais

TODO AMOR TEM SEGREDOS

TODO AMOR TEM SEGREDOS TODO AMOR TEM SEGREDOS VITÓRIA MORAES TODO AMOR TEM SEGREDOS TODO AMOR TEM SEGREDOS 11 19 55 29 65 41 77 87 121 99 135 111 145 É NÓIS! 155 11 12 1 2 10 3 9 4 8 7 6 5 TODO AMOR TEM SEGREDOS. Alguns a

Leia mais

REMANDO A FAVOR DA MARÉ

REMANDO A FAVOR DA MARÉ REMANDO A FAVOR DA MARÉ Anna Claudia Ramos REMANDO A FAVOR DA MARÉ Coleção Olímpia Coordenação: Cristiane Amorim Revisão: Raquel Menezes Projeto gráfico e editoração: Estúdio Garamond Capa: Thiago Antônio

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

CÓLERA. Vamos proteger-nos da. Juntos pelas crianças. República da. Guiné-Bissau. Ministério da Saúde Pública

CÓLERA. Vamos proteger-nos da. Juntos pelas crianças. República da. Guiné-Bissau. Ministério da Saúde Pública CÓLERA Vamos proteger-nos da CENTRO DE SAÚDE Elaboração, Design, Impressão, UNICEF Guiné-Bissau República da Guiné-Bissau Ministério da Saúde Pública Juntos pelas crianças USE FONTES DE ÁGUA POTÁVEL 1

Leia mais

Luiz Vilela Tremor de Terra contos

Luiz Vilela Tremor de Terra contos Luiz Vilela Tremor de Terra contos 10ª edição 2017 Confissão, 7 Júri, 14 O buraco, 22 Por toda a vida, 38 Imagem, 50 Chuva, 59 Nosso dia, 69 O violino, 73 Dois homens, 89 Espetáculo de fé, 91 Velório,

Leia mais

Meu Amigo Bolacha. Natael Noé Santana

Meu Amigo Bolacha. Natael Noé Santana Meu Amigo Bolacha Natael Noé Santana Sorocaba SP 2015 Edição do Autor ISBN-13: 978-1514258484 ISBN-10: 151425848X 2 Este livro dedico especialmente a minha linda filha Lívia, a pessoinha que eu mais amo

Leia mais

BONS Dias. Ano Pastoral Educativo Colégio de Nossa Senhora do Alto. Com Maria Desperta a. Luz. que há em TI

BONS Dias. Ano Pastoral Educativo Colégio de Nossa Senhora do Alto. Com Maria Desperta a. Luz. que há em TI BONS Dias Com Maria Desperta a Luz que há em TI 2ª feira, dia 12 de dezembro de 2016 III Semana (11 de dezembro): ALEGRAR Ontem, a Igreja celebrou o domingo da alegria: Jesus está para chegar e só Ele

Leia mais

Piadas com Dez Mil Anos

Piadas com Dez Mil Anos Piadas com Dez Mil Anos???? O Crava e a Matemática Diz o Crava para a Ruby: Este ano vou chumbar a Matemática! Porque é que dizes isso? perguntou a Ruby. Ora respondeu o Crava, é tão certo como dois mais

Leia mais

Capítulo 4. É bom estar de volta. Sabia que ele iria voltar. Só passou algum tempo. Aquilo que me transformou permitiu-me visualizar o Mundo.

Capítulo 4. É bom estar de volta. Sabia que ele iria voltar. Só passou algum tempo. Aquilo que me transformou permitiu-me visualizar o Mundo. Capítulo 4 É bom estar de volta Sabia que ele iria voltar. Só passou algum tempo. Aquilo que me transformou permitiu-me visualizar o Mundo. Só queria que fosses feliz. Tens de ouvir uma coisa. O nosso

Leia mais

SOCIEDADE DA ALEGRIA

SOCIEDADE DA ALEGRIA 15 de janeiro SOCIEDADE DA ALEGRIA Bom dia! Este mês vamos falar muito de São João Bosco, sabem porquê?! Porque é em janeiro que celebramos uma festa a lembrar como ele foi e é importante para todos nós.

Leia mais

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA A DO CEMITÉRIO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA TODOS OS DIREITOS RESERVADOS RUA: ALAMEDA PEDRO II N 718 VENDA DA CRUZ SÃO GONÇALO E-MAIL: jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.PRAÇA.DIA Praça

Leia mais

Bando das Cavernas. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria dos casos, põe ordem no bando.

Bando das Cavernas. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria dos casos, põe ordem no bando. Bando das Cavernas Tocha: Na escola tem fama de saber acender uma fogueira, embora nunca ninguém o tenha visto fazer tal proeza. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria

Leia mais

6 Meu desejo: AMOR verdadeiro. O amor é um caminho. Na construção do amor. Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente.

6 Meu desejo: AMOR verdadeiro. O amor é um caminho. Na construção do amor. Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente. Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente. Cor 2,3 Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente. Cor 2,3 Observe bem a foto! São pessoas mais velhas. Homem e mulher, que caminham juntos. Estão

Leia mais

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida.

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida. Poeta é bicho que voa Sem tirar os pés do chão É quem sente com a mente E pensa com o coração Viva a força da poesia Viva Pedro Salomão Bráulio Bessa Quando você ama minhas ideias, Eu me sinto também abraçado.

Leia mais

Disciplina. Me Ajuda a. Crescer. Vocês gostariam de fazer uns biscoitos?

Disciplina. Me Ajuda a. Crescer. Vocês gostariam de fazer uns biscoitos? 11 10 9 8 7 Disciplina Me Ajuda a Crescer 5 Vocês gostariam de fazer uns biscoitos? Gostaria! E é minha vez de escolher a receita. Não é não! É a minha. Claro que não, Tina! Você escolheu por último. Ai,

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

O Poder da Sua Mente!

O Poder da Sua Mente! O Poder da Sua Mente! Se você acredita que pode, então você pode. Se você acredita que não pode, você está certa. Mary Kay Ash Quem sou eu? Juliana David Yamazaki Diretora Sênior de Vendas Independente

Leia mais

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não (não preencher) N.º DO QUESTIONÁRIO 1. Escola 5º ano 6º ano Turma 2. N.º do aluno 3. Rapaz Rapariga 4. Ano de nascimento 5. Nasceste em Portugal? Sim Não Em que país nasceste? Vivo em Portugal há anos

Leia mais

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue.

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue. 1. A Mulher-Sem-Cabeça onde está ela? A mãe avança sozinha, já sem cabeça, e procura os seus três filhos. Está no quintal, a cabeça foi cortada e o sangue que vai saindo traça um percurso, um itinerário

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

Nº 13 B - 6º Domingo do Tempo Comum

Nº 13 B - 6º Domingo do Tempo Comum Nº 13 B - 6º Domingo do Tempo Comum-15.2.2015 Ajudar quem precisa Vamos imitar Jesus A Bíblia foi escrita há muitas centenas de anos, mas é fácil perceber como se aplica agora, à nossa vida. No Evangelho

Leia mais

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre

Leia mais

Presente de Aniversário Vanessa Sueroz

Presente de Aniversário Vanessa Sueroz 2 Autor: Vanessa Sueroz Publicação: Novembro/2013 Edição: 1 ISBN: 0 Categoria: Livro nacional Romance Juvenil Designer: Rodrigo Vilela Leitora Crítica: Ka Alencar Disponível para Prévia do livro Contato:

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM! 2ª FEIRA 18 de Março Amanhã é dia de São José e é por isso que celebramos também o dia do pai! Neste Bom Dia iremos olhar para a figura dos nossos pais. Ainda se lembram da Semana Missionária Salesiana?

Leia mais

Nº 38B- 32º Domingo do Tempo Comum

Nº 38B- 32º Domingo do Tempo Comum Nº 38B- 32º Domingo do Tempo Comum-8.11.2015 Vimos hoje como Jesus deu um grande elogio a uma pessoa pobre, a quem ninguém dava importância: a viúva que pôs na caixa das esmolas duas pequenas moedas. Como

Leia mais

Por vontade expressa da autora, a presente edição não segue a grafia do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Por vontade expressa da autora, a presente edição não segue a grafia do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Por vontade expressa da autora, a presente edição não segue a grafia do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa info@marcador.pt www.marcador.pt facebook.com/marcadoreditora 2016 Direitos reservados

Leia mais

Que Nevão! Teresa Dangerfield

Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Mamã, Mamã, está tudo branquinho lá fora! gritou o Tomás muito contente assim que se levantou e espreitou pela janela. Mariana, vem ver depressa!

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Em um dia ensolarado, a família do Carlinhos foi passear lá no Aterro do Flamengo. O que será que houve? Após terem comprado a água de coco...

Em um dia ensolarado, a família do Carlinhos foi passear lá no Aterro do Flamengo. O que será que houve? Após terem comprado a água de coco... Em um dia ensolarado, a família do Carlinhos foi passear lá no Aterro do Flamengo. O que será que houve? Joga a bola, papai! Joga a bola!! Está bem, Carlinhos! Pode deixar que eu jogo!! Um, dois, três

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Filha, agora que vais casar tens de tratar bem do teu marido, ter a comida sempre pronta, dar banho e não recusar ter relações sexuais sempre que ele

Filha, agora que vais casar tens de tratar bem do teu marido, ter a comida sempre pronta, dar banho e não recusar ter relações sexuais sempre que ele Filha, agora que vais casar tens de tratar bem do teu marido, ter a comida sempre pronta, dar banho e não recusar ter relações sexuais sempre que ele quiser. É isso Rosa, se ele arranjar uma mulher fora,

Leia mais

FAMÍLIA, LUGAR DE PERDÃO 2ª FEIRA 08 outubro Bom dia! E boa semana. Esperamos que este fim de semana prolongada tenha dado para estar em família. E por falar em família, esta semana dedicaremos a nossa

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Ah, que maravilha! disse a mãe, quando eu lhe mostrei o recado que trouxe da escola. Um museu num castelo histórico! Vai ser interessante.

Ah, que maravilha! disse a mãe, quando eu lhe mostrei o recado que trouxe da escola. Um museu num castelo histórico! Vai ser interessante. Capítulo UM Maria Lua. Sou eu! E este é o Coelhinho Rosa. Ele vai comigo para todo o lado. Até nas visitas de estudo! Eu ainda só fui a uma visita de estudo ao ballet, por isso, fiquei muito entusiasmada

Leia mais

IRMÃO. meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele.

IRMÃO. meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele. O IRMÃO WALDEN CAMILO DE CARVALHO meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele. o frio está ficando meio bravo. assim é capaz do pessoal

Leia mais

CAPÍTULO UM. Há um contentor por trás da nossa escola. Este é o meu amigo Assis a saltar lá para dentro.

CAPÍTULO UM. Há um contentor por trás da nossa escola. Este é o meu amigo Assis a saltar lá para dentro. CAPÍTULO UM Há um contentor por trás da nossa escola. Este é o meu amigo Assis a saltar lá para dentro. 5 E aqui estou eu, a saltar logo atrás dele. Se calhar estás a pensar que somos uns tipos esquisitos.

Leia mais

YAHUVAH falou com ele mesmo ele

YAHUVAH falou com ele mesmo ele Na casa da vovó da Nina, uma história muito especial foi contada! Que história foi essa? Vamos ver? Um, dois, três e... já!!!! Eba, vovó!! Acabei de comer!! Isso, Nina! Você comeu tudinho, tudinho! A sua

Leia mais

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar?

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar? Transcrição da entrevista: Informante: nº8 Célula: 3 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 56 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 14.44 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Produção de texto. Observe a imagem e produza um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, a partir do título proposto

Produção de texto. Observe a imagem e produza um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, a partir do título proposto E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Língua Portuguesa Profª. Regente: Vania Progetec: Cristina Ano: 8º Ano A Alunos: Dayane Sales e Emily Cristina Data: 12/11/2014 Produção de texto Se eu tivesse um

Leia mais

NOVIDADE O comboio Silvia Santirosi Chiara Carrer editora OQO

NOVIDADE O comboio Silvia Santirosi Chiara Carrer editora OQO NOVIDADE ISBN: 978-84-9871-331-2 TITULO: O comboio AUTOR: Silvia Santirosi // Chiara Carrer EDITORA: editora OQO COLECÇAO: Q LUGAR, DATA E Nº DE EDIÇÃO: Pontevedra, fevereiro 2012, 1ª PÁGINAS: 48 ENCADERNADO:

Leia mais

É HORA DE MUDAR. 12 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora

É HORA DE MUDAR. 12 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora É HORA DE MUDAR 12 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." 1 / 5 (Mateus 25:13) É isso aí amados! Hoje é

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 3 Data: 18/10/2010 Hora: 19h00 Duração: 22:25 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Composições Narrativas Contos Populares

Composições Narrativas Contos Populares Composições Narrativas Contos Populares O rei e o velho Era uma vez um rei que andava a passear no jardim, encontrou um velhote a chorar, ficou muito admirado e perguntou-lhe o que é que ele tinha e o

Leia mais

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em O Amor O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em ter alguém por perto ou fazer algo que goste.

Leia mais

Lilico, Coelho. Atrapalhado. Matias Miranda

Lilico, Coelho. Atrapalhado. Matias Miranda Matias Miranda Lilico, Um Coelho Atrapalhado Matias Miranda Dedico este livro a você que esta lendo. Jesus te ama e eu também! Lilico era um coelho muito atrapalhado que vivia com sua mãe, seu pai e seus

Leia mais

Para o meu pai, que era um contador de histórias e sabia provocar o riso. Sinto tanto a tua falta. S.Y.

Para o meu pai, que era um contador de histórias e sabia provocar o riso. Sinto tanto a tua falta. S.Y. FICHA TÉCNICA Título original: Fortunately, the Milk Autor: Neil Gaiman Copyright 2013 by Neil Gaiman Ilustrações 2013 Skottie Young Tradução Editorial Presença, Lisboa, 2016 Tradução: Maria João Freire

Leia mais

Quem vive numa aldeia sabe que todos

Quem vive numa aldeia sabe que todos Um lugar de todos Quem vive numa aldeia sabe que todos são responsáveis por tudo. Ninguém está isento de contribuir para que todos vivam bem e sejam o mais felizes possível. É uma forma encontrada para

Leia mais

Aprender regras colorindo

Aprender regras colorindo ANDRASTASYSTEM KID S EDUCATION HS Aprender regras colorindo Obras já editadas: - Kid s Education Aprender regras colorindo - Woman Care Defesa Pessoal para Mulheres Obras em edição: - Kid s Education Não

Leia mais

A MULHER VESTIDA DE PRETO

A MULHER VESTIDA DE PRETO A MULHER VESTIDA DE PRETO Uma Mulher abre as portas do seu coração em busca de uma nova vida que possa lhe dar todas as oportunidades, inclusive de ajudar a família. Ela encontra nesse caminho a realização

Leia mais

Entrevista Bernardo

Entrevista Bernardo Entrevista 1.25 - Bernardo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

É verdade! Podemos. E IREMOOOOOOOOS!

É verdade! Podemos. E IREMOOOOOOOOS! Ei, o que estão a fazer com o meu trabalho? O meu nome é Chloe Park. Sou estudante na Universidade da Califórnia. As pessoas acham me demasiado nova para andar na faculdade. É verdade que sou a mais nova

Leia mais

OLÁ, LEITOR. Meu nome é Doctor Noel Zone e eu sou um PERIGOLOGISTA. PERIGOLOGISTA. Então você poderia dizer que

OLÁ, LEITOR. Meu nome é Doctor Noel Zone e eu sou um PERIGOLOGISTA. PERIGOLOGISTA. Então você poderia dizer que INTRODUÇÃO OLÁ, LEITOR. Meu nome é Doctor Noel Zone e eu sou um PERIGOLOGISTA. Na verdade, eu sou o ÚNICO PERIGOLOGISTA DO MUNDO. Sei que isso é verdade porque eu inventei a palavra PERIGOLOGISTA. Então

Leia mais

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Obra Teatral de Carlos José Soares Revisão Literária de Nonata Soares EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Peça de Carlos José Soares Revisão Literária Nonata Soares Personagens: Ricardo

Leia mais

Entrevista Maria

Entrevista Maria Entrevista 1.12 - Maria (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Encarte

Encarte Encarte e letras disponíveis em Encarte www.encartedigitalmk.com.br e letras disponíveis em Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Um ato de amor sonhador ao mundo

Um ato de amor sonhador ao mundo Um ato de amor sonhador ao mundo Este livro esta aberto para qualquer idade, pois relata uma historia de amor com a nossa sociedade, uma garotinha de 09 anos de idade busca fazer a diferença sempre dando

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

PROCURA-SE UMA VIÚVA. Por CARLA GIFFONI

PROCURA-SE UMA VIÚVA. Por CARLA GIFFONI PROCURA-SE UMA VIÚVA Por CARLA GIFFONI BN 010.350 carlagiffoni@yahoo.com.br http://recantodasletras.com.br /autores/carlagiffoni 1- CORREDOR DA CAPELA MORTUÁRIA - INT - DIA Matilde e Donana, duas senhoras

Leia mais

Microssérie de Cleiton Cardoso. Escrita por. Cleiton Cardoso. Direção *** Direção Geral *** Núcleo *** Personagens deste capítulo

Microssérie de Cleiton Cardoso. Escrita por. Cleiton Cardoso. Direção *** Direção Geral *** Núcleo *** Personagens deste capítulo Microssérie de Cleiton Cardoso Escrita por Cleiton Cardoso Direção *** Direção Geral *** Núcleo *** Personagens deste capítulo Andreia Olga Emiliano Delegado Recepcionista Funcionário 1 funcionário 2 Policiais.

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

Módulo 2. Voz Interior

Módulo 2. Voz Interior Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 2. Voz Interior Lição 4. Erros Cognitivos No Módulo 1. Amor incondicional na Lição 6 e 7 apresentei-te dois erros cognitivos presentes na forma como interpretas as tuas

Leia mais

2ª FEIRA 11 DE JUNHO

2ª FEIRA 11 DE JUNHO 2ª FEIRA 11 DE JUNHO Bom dia! Entramos na última semana de aulas. Vamos aproveitar os momentos do nosso Bom dia para refletir sobre como devemos olhar para este ano letivo que passou. TEXTO As três maçãs

Leia mais

Leão e Facoquero. Translators without Borders and Isabel Ferreira. Wiehan de Jager. Portuguese

Leão e Facoquero. Translators without Borders and Isabel Ferreira. Wiehan de Jager. Portuguese Leão e Facoquero Translators without Borders and Isabel Ferreira Wiehan de Jager Portuguese Era uma vez um Leão, que era o animal mais forte e temido. Caçava os outros animais e comia-os. Mas uma manhã

Leia mais

O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS....

O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS.... O DETONA HALLS O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS. Nota importante Quaisquer semelhanças com pessoas vivas ou mortas não são meras coincidências...... FOGOS

Leia mais

Vivência das famílias e pessoas com doença falciforme

Vivência das famílias e pessoas com doença falciforme Vivência das famílias e pessoas com doença falciforme Maria Zenó Soares Presidenta da Dreminas Coordenadora Geral da Fenafal Conselheira Nacional de saude Os e as assistentes sociais emprestam suas vidas

Leia mais

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Quando o Sol se apaixonou pela Lua Letícia Cruz RA00178896 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho

Leia mais

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer No Inverno, não há no vale dos ursos nem cogumelos, nem amoras, nem o mel das abelhas. Em vez disso, só há neve,

Leia mais

A mulher que matou os peixes 14/11/12 14:49 Página 9

A mulher que matou os peixes 14/11/12 14:49 Página 9 14/11/12 14:48 Página 8 14/11/12 14:49 Página 9 Essa mulher que matou os peixes infelizmente sou eu. Mas juro a vocês que foi sem querer. Logo eu! que não tenho coragem de matar uma coisa viva! Até deixo

Leia mais

Cena 4. Pausa. O homem velho mete metade do corpo no latão e afunda nos sacos de lixo.

Cena 4. Pausa. O homem velho mete metade do corpo no latão e afunda nos sacos de lixo. Cena 4 Uma rua. Um latão de lixo. Mulher Velha e Homem Velho Homem Velho: Puta vesida de velha. Mulher Velha: O que você tá procurando? Homem Velho: Comida. Mulher Velha: Já faz mais de dez anos que não

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO PADRE ALBERTO NETO QUESTIONÁRIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO PADRE ALBERTO NETO QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO Após teres lido o livro O GUARDA DA PRAIA de Maria Teresa Maia Gonzalez, com atenção, assinala a afirmação com V se for verdadeira ou com F se for falsa. 1. A história deste livro centra se

Leia mais