SUGESTÃO DE ATIVIDADE 02

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUGESTÃO DE ATIVIDADE 02"

Transcrição

1 SUGESTÃO DE ATIVIDADE 02 Conteúdo: Lista e parlenda. Objetivo: Adquirir progressivamente a base alfabética. Reconhecer o texto parlenda. Ampliar o volume de escrita. Diferenciar uma lista de uma parlenda. 1ª Dia: Preparando a aula: Selecione algumas figuras de frutas com que se faz sorvetes e cole em pedaços de cartolina. Em baixo da figura escreva o nome em letra bastão. Faça uma cópia, para cada aluno, do texto: Uni Duni Te. Recorte cada palavra do texto e cole em fichas de cartolina ou papel metro. 1º momento Com os alunos sentados em circulo proponha a brincadeira de Uni Duni Tê. À medida que forem cantando, ao falar cada sílaba do texto, vá apontando para os alunos na roda. Ao final da musica quando falar a palavra VOCÊ, o aluno foi escolhido para responder o que for pedido. Toda vez que um aluno for escolhido, mostre a cartela com a figura e ele terá que falar, por exemplo: sorvete de morango, e a letra que inicia o nome dessa fruta. Prenda no quadro as figuras e ao lado escreva: sorvete de... Ao terminar todas as figuras, faça os alunos perceberem que formamos uma lista com os nomes de sorvetes. Pergunte se eles já viram uma lista como esta, em algum lugar. Faça a leitura compartilhada. 2º momento Distribua a cópia do texto Uni Duni Tê para cada aluno. Leia em voz alta e peça que eles acompanhem a leitura com o dedo. Observe se estão acompanhando de forma correta: da esquerda para a direita. Após a leitura, dê estas instruções ( uma de cada vez): - Passe um traço na palavra Uni. - Pinte a palavra sorvete. - Conte quantas palavras têm em cada linha e escreva o número ao lado. - Faça uma cruz (+) em toda letra E. Espere que todos terminem e apresente as fichas com as palavras do texto, fixando-as no quadro. Incentive os alunos a descobrirem de onde são estas palavras, fazendo a leitura. Ao descobrirem qual é o texto, convide alguns alunos para montar a parlenda. Depois de montarem a parlenda, peça aos alunos que copiem no caderno a frese: Um sorvete colorê e desenhe um sorvete bem bonito. 2º Dia: Preparando a aula:.

2 Copiar em um cartaz a parlenda : Boca de forno Se o mestre mandar! Forno Faremos todos! Tira um bolo E se não for? Bolo Bolo! Selecionar gravuras com imagens de animais domésticos: boi,cavalo, galinha, cachorro, gato, pato, porco, carneiro, peru.. Elabore uma tarefa de escrita contendo duas partes: 1º) Uma lista com o nome dos animais das gravuras, faltando a primeira e a última letra e em baixo de cada letra o desenho de uma bolinha; 2º) Os quatros primeiros versos da parlenda, faltando as palavras: boca / forno / bolo. 1º momento. Desenhe com giz círculos com as letras do alfabeto, no chão da sala ou no pátio. Proponha para os alunos a brincadeira de Boca de Forno. Converse com os alunos a respeito do bolo castigo aplicado, antigamente, pelos professores aos alunos. Quando o aluno não sabia a lição o professor pegava uma régua, que era chamada de palmatória e batia com força na palma da mão. Era um castigo violento e desumano, por isso, hoje é proibido. Explique como será a brincadeira: Ao mostrar a gravura de um animal, todos deverão correr para o circulo onde se encontra a letra que inicia do nome. Quem não conseguir, toma bolo, ou seja, uma palmadinha de leve na mão. Após a brincadeira, distribua a primeira parte da tarefa de escrita. Reproduza-a no quadro. Fale um nome por vez e espere todos os alunos colocarem a letra. Em seguida pergunte qual é a letra e, diante da resposta correta, escreva no quadro. Faça a leitura compartilhada e pergunte que tipo de texto fizemos. (lista de animais domésticos). 2º momento: Apresente o cartaz com a parlenda Boca de Forno. Faça uma primeira leitura, pausadamente e, em seguida, convide os alunos a fazerem a leitura compartilhada. Pergunte aos alunos a que bolo se refere nestas frases: tira um bolo e E se não for! bolo! Peça aos alunos que a partir do texto: contem a quantidade de palavras, separando-as com traços; localizem as palavras boca, forno, bolo; apontem as palavras repetidas e as que começam com o mesmo som. Distribua a segunda parte da tarefa de escrita. Oriente e ajude aqueles alunos com maior dificuldade Ao terminarem a tarefa, reproduza-a no quadro e solicite aos alunos que socializem como fizeram. 3º Dia:

3 Preparando a aula: Selecione e faça copias mimeografadas da parlenda: Corre cutia, na casa da tia. Corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão Caiu no chão. Elabore uma tarefa de escrita em três etapas: 1º) Circular na parlenda as palavras que rimam. Cutia/tia, cipó/avó, mão/chão e separar as palavras com um traço. 2º) Estrutura de lista onde irá ditar para os alunos escrever os nomes das pessoas que compõem uma família.: pai, mãe, tio, tia, avô, avó 3º) Completar com as letras que faltam (inicial e final) as palavras: papai / mamãe / titia / irmão / avó, observando as gravuras. 1º Momento: Com os alunos sentados em circulo, pergunte se eles conhecem a brincadeira: Corre Cutia. Cante a parlenda e inicie a brincadeira. Após a brincadeira, peça aos alunos que cantem a parlenda. À medida que eles forem falando vá escrevendo, aos pouco, no quadro. Faça a leitura compartilhada, relendo várias vezes o texto. Chame alguns alunos para virem ao quadro fazer a leitura, apontando as palavras. Distribua a cópia do texto para os alunos e peça que façam a leitura. Neste momento circule pela sala, acompanhando de perto a leitura dos alunos. Distribua a tarefa de escrita (1ª parte). Dê o comando e aguarde que todos respondam. Proceda a correção chamando alguns alunos ao quadro. 2º Momento: Comente sobre os personagens que fazem parte de uma família (avó / tia). Pergunte quem passa o fim de semana ou férias na casa da avó ou de uma tia ou tio. Se eles gostam e como é esta estadia. Distribua a tarefa de escrita (2ªetapa) e avise que irá ditar para eles um lista de nomes que compõem uma família. ( dite uma palavra por vez e espere todos terminarem para ditar a próxima). Concluída a tarefa, proceda a correção no quadro para que façam o confronto com seus escritos. Em seguida, dê o comando para a realização da 3ª etapa da tarefa. Proceder a correção da mesma maneira desenvolvida na primeira e segunda etapas da tarefa. 4º Dia: Preparando a aula: Selecione e faça cópias da parlenda: Quem cochicha o rabo espicha

4 come pão com lagartixa. Elabore a tarefa de escrita: caça palavra, com as palavras da parlenda: cochicha, rabo pão, lagartixa. Confeccione uma bandeirinha com um palito de picolé e papel de seda, da cor de sua preferência. Reserve alguns paus de giz de preferência colorido. Reserve o alfabeto móvel. 1º Momento: Arrume os alunos sentados em circulo. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é cochichar, se eles costumam cochichar com os colegas e o que, geralmente, cochicham. Converse sobre a brincadeira que iremos realizar. Primeiro, cante a parlanda, várias vezes para que memorizem a letra. Em seguida coloque a bandeirinha na mão de um aluno. Ao dar um sinal, todos começam a cantar a parlenda e o aluno passa a bandeirinha para o colega do lado, cochichando para ele o nome de uma letra. Este faz o mesmo para o colega do lado e assim, sucessivamente, até terminar de cantar. Quem, neste momento tiver com a bandeirinha na mão deverá dizer a letra cochichada e escrevê-la, com o giz, no centro da roda. A brincadeira prossegue até quando os alunos se mantiverem interessados. 2º Momento: Desenhe, no quadro, uma silhueta de lista, contendo dez linhas numeradas. Peça aos alunos que ditem as letras citadas na brincadeira e escreva no quadro. Em alguns momentos escreva uma letra diferente da que ditaram, para verificar o conhecimento dos alunos. Peça que abram o caderno e copiem a lista do quadro. Depois que falem uma palavra iniciada com a primeira letra da lista e usando o alfabeto móvel componha a palavra citada.. Espere os alunos comporem a palavra com o alfabeto móvel e em seguida escreva no quadro, pouco a pouco, para que eles possam fazer antecipações e inferências. Depois da escrita da palavra, faça os alunos observarem o número de letras, a ordem das letras na palavra e quantas letras se repetem. 3º Momento: Escreva a parlenda no quadro, aos poucos, estimulando os alunos a pensarem como se escreve. Faça a leitura compartilhada. Chame alguns alunos para: - ler determinada palavra apontando com o dedo; - separar as palavras com um traço contando quantas são; - circular as palavras que rimam. Distribua a cópia da parlenda e peça que façam a leitura (pseudoleitura) e circulando as palavras: cochicha, dentista, rabo, cadeira. Em seguida, dê a tarefa do caça palavras.

5 5º Dia: Preparando a aula: Escreva em uma cartolina ou papel metro a parlenda: Lá atrás da minha casa tem uma vaca chocadeira. Quem rir e falar primeiro, corre o bicho e a bicheira. Elabore a tarefa de escrita com as palavras da parlenda: 1) Completar: C E I R A P E I R O B E I R A 2) Escrever a palavra CASA. (desenho da casa) 3) Completar e comparar: B I C H O B E I R A Elabore uma tarefa com lista, desenhando a silhueta desse texto, dentro do desenho de uma casa. 1º Momento: Apresente o cartaz e leia em voz alta. Pergunte se conhece a parlenda. Leia varias vezes para que os alunos memorizem o texto. Enquanto faz a leitura, brinque com os alunos: Ao final da leitura todos deverão ficar sério, não podendo sorrir. Quem não obedecer pagará uma prenda. Convide alguns alunos para identificar algumas palavras e letras no texto. Distribua a tarefa de escrita com palavras da parlenda. Circule observando o desempenho dos alunos e fazendo intervenções que os ajudem a avançar na sua hipótese. 2º Momento: Inicie este momento falando: O autor dessa parlenda diz que na sua casa tem uma vaca chocadeira. Agora quero saber quais os animais que vocês têm em casa. Aproveite o tema da conversa para falar dos cuidados que devemos ter com os animais que nós criamos e vivem em nossa casa. Distribua a tarefa da lista e peça para os alunos escreverem o nome dos animais que têm em casa. Acompanhe e ajude os alunos com maior dificuldade.

6 Peça aos alunos que socializem os nomes dos animais que escreveram. Escreva no quadro, aos poucos, os nomes ditados pelos alunos, sempre perguntando: qual a letra que se segue,com que letra começa, quantas letras terá esta palavra. (não escreva nomes repetidos). Faça os alunos analisem seus escritos e percebam onde, na palavra, eles colocaram a letra correta, quantas letras fizeram a correspondência certa, onde errou, quantas errou,etc. Peça que copiem a palavra correta, mas sem apagar o que escreveu.

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Cartazes (papel pardo) para a escrita da cantiga O sítio do seu Lobato e para a escrita de lista de títulos de cantigas pesquisadas.

Cartazes (papel pardo) para a escrita da cantiga O sítio do seu Lobato e para a escrita de lista de títulos de cantigas pesquisadas. PROPOSTA DIDÁTICA Tema: Público-alvo: Duração: Área de conhecimento envolvida: Abordagem de tema transversal: Trabalho com textos poéticos cantigas e quadrinhas na alfabetização inicial 1º e 2 anos 15

Leia mais

SARESP07. Exemplar do Professor. Matemática. 1ª Série do Ensino Fundamental Tarde

SARESP07. Exemplar do Professor. Matemática. 1ª Série do Ensino Fundamental Tarde Exemplar do Professor SARESP07 1ª Série do Ensino Fundamental Tarde Matemática MATEMÁTICA Observação: Professor, para aplicar esta prova leia o Manual do Aplicador, que orienta a aplicação de cada uma

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 06 UM LUGAR ONDE DEUS FALA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Fala, pois teu servo está escutando!

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME

NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 2º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de aplicação Caderno do professor Turma: 201225040

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 A OVELHA PERDIDA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar

Leia mais

Interação com a linguagem escrita

Interação com a linguagem escrita Planejamento Interação com a linguagem escrita A turma em contato com a escrita Cristiane Marangon As crianças pequenas não vão mais à escola apenas para receber cuidados e brincar. Hoje se sabe que na

Leia mais

Sequência Didática Parlendas

Sequência Didática Parlendas Sequência Didática Parlendas Novembro 2011 Sequencia didática Parlendas Justificativa: A parlenda, como uma proposta de trabalho nas classes iniciais de alfabetização atende o educando integralmente, enriquecendo

Leia mais

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente.

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Jardim II - Volume 4 / 2013 1 Ouça a música e acrescente as letras que faltam para dar sentido às palavras. Paulo e os peixes aulo egou

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim Brasileirinhos Projeto de Conclusão de curso Universidade de Brasília Supervisão e orientação Orlene Carvalho Autora Júlia Bigonha Alvim Ilustração Lucas Cardoso Índice Unidade 1 Unidade 6 Bem vindo! Esportes

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): FÁTIMA OLIVEIRA PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: ALICE VIAJA NAS HISTÓRIAS AUTOR: Gianni Rodar Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivo

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 04 JACÓ, O HOMEM QUE TEVE UM ENCONTRO COM DEUS Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO [...] quando

Leia mais

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras:

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras: BOCA DE FORNO A1 Regras: O professor comanda a brincadeira, e antes de cada tarefa o refrão: Professor: Boca de forno. Todos: Forno Professor : Tudo que eu pedir para fazer, faz? 2 Sugestões de tarefas

Leia mais

Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos

Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos nós na sala de aula - módulo: música 1º ao 3º ano - unidade 7 É comum nos encantarmos ao ver alguém tocando de ouvido, ou seja, executando uma música

Leia mais

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE)

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) Professor (a): Marines dos Santos Pereira Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 11 DAVI, UM GUERREIRO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.1-54

Leia mais

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1 Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu TESTE DE SONDAGEM VERSÃO 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O APLICADOR NÍVEL DE APLICAÇÃO: Crianças de 3

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como avaliar a leitura na Alfabetização Como avaliar a leitura na Alfabetização Veja uma sugestão de prova para verificar como anda a habilidade dos alunos Foto: Getty Images O fim do ano letivo está bem próximo. Por um lado, penso que todos

Leia mais

Caminho das pedras. Organização Convide os participantes a formar pequenos grupos. Materiais Barbante, lã colorida, cartões e tesoura.

Caminho das pedras. Organização Convide os participantes a formar pequenos grupos. Materiais Barbante, lã colorida, cartões e tesoura. Ofici3 cin3 Caminho das pedras Objetivos Desenvolver sequências didáticas que disseminem uma prática sociointeracionista do ensino da leitura e da escrita. Conhecer a metodologia da sequência didática

Leia mais

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Igual ou diferente, olhar da gente depende do Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Ellen Pestili Conhecendo a coleção Letra e Cor é a coleção de Ellen Pestili que traz

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO Veja abaixo a sequência didática para trabalhar o livro O casamento do Rato com a filha do Besouro com o 1º Ano do Ensino Fundamental. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO

Leia mais

Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador

Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador 1ª Série Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador Social Studies Standard(s): Standard III, Objective 2 Objetivo(s) do Conteúdo Curricular: Os alunos identificarão o Polo Norte, o Polo Sul

Leia mais

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens www.apoioaaula.com.br Sequência Didática Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens Introdução A compreensão de que

Leia mais

Prezado professor, prezada professora,

Prezado professor, prezada professora, Prezado professor, prezada professora, Apresentamos algumas orientações para o uso do CADERNO DE ATIVIDADES DA PRÉ-ESCOLA II. Esse material visa a explicitar os objetivos de cada atividade proposta no

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. 1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO QUESTÃO 01. What color is this? QUESTÃO 02. Write your name. Use the red colored pencil.

PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. 1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO QUESTÃO 01. What color is this? QUESTÃO 02. Write your name. Use the red colored pencil. PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 What color is this? Yellow red Yellow blue QUESTÃO 02 Write your name. Use the red colored pencil. QUESTÃO 03 Cross

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES SUGESTÕES DE ATIVIDADES A Secretaria Municipal da Educação (SME) apresenta sugestões de atividades que podem ser incorporadas ao planejamento pedagógico do Ensino Fundamental, por considerar a escola como

Leia mais

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 2º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma:

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 2º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma: 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação NAME 1 semestre 2º ANO ensino fundamental Escola: Aluno: Caderno do professor Turma: NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME

Leia mais

Molduras passa o dia dos pais Educação Física

Molduras passa o dia dos pais Educação Física Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 15 a 19 de agosto de 2016 Formar grupos pares (2,4,6,8,10) caderno Números / Quantidade 13 e 14 ------------------------------ Ditado de palavras

Leia mais

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem:

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Ensino Fundamental II Artes Visuais: Desenhos. Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Conhecer o conceito de desenho no espaço e desenho contemporâneo Produzir um desenho no espaço e intervir no

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 02 UMA CASA DE ORAÇÃO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois a minha casa será chamada de Casa

Leia mais

Quadrinhas e mais quadrinhas: brincando com as palavras

Quadrinhas e mais quadrinhas: brincando com as palavras Sequência Didática 4-2 o Ano 2 o bimestre Quadrinhas e mais quadrinhas: brincando com as palavras Introdução As quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo, conhecidas também como poesias populares.

Leia mais

UM POR TODOS E TODOS POR UM

UM POR TODOS E TODOS POR UM OFICINA Nº: 01 UM POR TODOS E TODOS POR UM ÁREA: Recreação FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVO: Desenvolver o trabalho em equipe, a cooperação, a comunicação, a criatividade e

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis.

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis. NOME: 1º ANO Queridos Pais e Responsáveis, O primeiro semestre chegou ao fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo cada dia mais. As férias tão aguardadas chegaram, aproveite

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 4 ONDE APRENDEMOS A PALAVRA Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 2 Timóteo 3.14-17 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando. DINÂMICA 10 MANDAMENTOS Recorte mais ou menos umas 20 tiras de papel ofício e escreva em 10 deles os Mandamentos da Lei de Deus. Nos outros 10 você poderá escrever algumas atividades, como: 1 Os Mandamentos

Leia mais

1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXO TEMÁTICO - EU

1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXO TEMÁTICO - EU Sugestão Plano de Trabalho Anual Música Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte SEDUCE-GO Objetivos CONCEITOS Conteúdos 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXO TEMÁTICO - EU MODALIDADE Expectativas Espera-se

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 VOCÊ ESTÁ RECEBENDO AS ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

GÊNERO DISCURSIVO PARLENDA 1º ANO / TRABALHAR

GÊNERO DISCURSIVO PARLENDA 1º ANO / TRABALHAR GÊNERO DISCURSIVO PARLENDA 1º ANO / TRABALHAR BRAGA, Margarete Aparecida Nath CATTELAN, Alice Rosalia FERNANDES, Silvia Helena Monteiro OLIVEIRA, Ilda de Fatima de Lourdes 1. O que é uma parlenda? Parlenda

Leia mais

5º módulo: diferentes formas de resolver problemas de multiplicação e divisão

5º módulo: diferentes formas de resolver problemas de multiplicação e divisão Matemática; Formação continuada 5º módulo: diferentes formas de resolver problemas de multiplicação e divisão Como trabalhar operações do campo multiplicativo e intervir para que os alunos tenham maior

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

JOGOS DOS ENIGMAS OFICINA Nº: 02. Convide o grupo para sentar nos tapetes e para aquecer, pergunte se sabem o que é um enigma.

JOGOS DOS ENIGMAS OFICINA Nº: 02. Convide o grupo para sentar nos tapetes e para aquecer, pergunte se sabem o que é um enigma. OFICINA Nº: 02 JOGOS DOS ENIGMAS ÁREA: Matemática FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos CARGA HORÁRIA: 03 horas OBJETIVO: Desenvolver raciocínio lógico, resolver problemas e criar regras AÇÃO TEMPO ATIVIDADE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Planejamento (Parlendas) PARLENDAS

Planejamento (Parlendas) PARLENDAS Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin PARLENDAS Planejamento (Parlendas) Competências Objetivo Geral Leitura, oralidade, ritmo, produção textual. Desenvolver habilidades de leitura e compreensão

Leia mais

Atividades de português 1 ano alfabeto

Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto com atividades de português 1 ano para imprimir, atividades de alfabetização, atividades

Leia mais

Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Eixo: Apropriação do sistema de escrita 1 Joaninha Oi joaninha, Mas que gracinha, a sua capinha de poazinha! É preto no branco, e branco no preto e tem vermelhinho em fundo marinho no seu casaquinho. Oi, joaninha, Que coisa mais linda é te ver

Leia mais

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF)

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) A aplicação das avaliações para os anos iniciais do Ensino Fundamental é diferenciada, por isso faz-se necessário

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Goiânia, 03 de outubro de 2016. Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. De sonhos e conquistas Ciências:No caderno. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Recorte e cole o Anexo I em seu caderno e faça

Leia mais

Atividades de Ortografia

Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Português, ortografia para alunos do 1, 2, 3 e 4 ano do ensino fundamental. A ortografia é um conjunto de regras estabelecidas pela gramática

Leia mais

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos.

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos. PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) Professor (a): Taciane Tonin Sgarabotto Diferentes portadores de texto: FOLDERS/CONVITES/CARTAZES/RÓTULOS /RECEITAS/PROPAGANDA Competências Oralidade; produção textual;

Leia mais

Lá vem o Ano Novo. Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Carlos Brito. Elaboração Anna Flora

Lá vem o Ano Novo. Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Carlos Brito. Elaboração Anna Flora Lá vem o Ano Novo Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Carlos Brito Elaboração Anna Flora Brincadeira 1: Teatro das horas Sugestão: Leia este livro e faça estas atividades no último mês de aula. Material necessário

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 01 NOÉ, UM PREGADOR OUSADO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois o salário do pecado é a morte,

Leia mais

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ATIVIDADES 1. Faça as construções

Leia mais

PLANEJAMENTO (Parlenda)

PLANEJAMENTO (Parlenda) PLANEJAMENTO (Parlenda) Professora: Denise Pfeiffer Nome da Parlenda: Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística)

Leia mais

Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual

Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual Elaboração: Vanessa de J. da S. Gonçalves Alves Primeiro Ano de Escolaridade Tema: O Nosso Nome e Nossa Identidade. DINÂMICA

Leia mais

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação;

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; PLANEJAMENTO (Rótulos) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; Competências criatividade.

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 3 Isaque, um filho obediente Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Gênesis 22.1-18 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Esta prova tem questões com desenhos, palavras e números que se baseiam em situações do dia-a-dia. 2. Para responder a cada uma dessas que

ATENÇÃO: 1. Esta prova tem questões com desenhos, palavras e números que se baseiam em situações do dia-a-dia. 2. Para responder a cada uma dessas que PREFEITURA MUNICIPAL DE PATROCÍNIO Concurso Público EDITAL N. 01/2009 AUXILIAR DE SERVIÇOS CARGO 101 TÉCNICA DE APLICAÇÃO DA PROVA INSTRUÇÕES GERAIS: APLICADOR RECOMENDAÇÃO BÁSICA: Falar sempre clara e

Leia mais

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR PRÉ II A, B, C, D e E PROF. AS AMANDA, FERNANDA, GIOVANA, LUCIANA E SARA NOME: DATA: / / PRÉ II LIÇÃO DE FÉRIAS QUERIDO (A) ALUNO (A), SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Não haverá atividade. Apreciação de histórias. Não haverá atividade

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Não haverá atividade. Apreciação de histórias. Não haverá atividade MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade prática Com ajuda de seu(sua) orientador(a) pesquise

Leia mais

Sugestões de avaliação

Sugestões de avaliação Sugestões de avaliação UNIDADES 1, 2 E 3 nome: data: / / 1. EscrEVa seu nome Usando letras móveis. 2. EscrEVa os dois nomes QUE a professora Vai ditar. consulte a lista de nomes de sua classe. 3. ligue

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA SMED- 2015 COMO INTERVIR EM CADA UMA DAS HIPÓTESES HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA: Criação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANÚNCIO

PLANEJAMENTO ANÚNCIO Professora: Raquel Maria Radaelli Rossi TÍTULO DO ANÚNCIO: O CIRCO PLANEJAMENTO ANÚNCIO Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa Estratégias de outras áreas do conhecimento. Ler e produzir

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO o jogo elefante colorido Uma criança é escolhida para comandar o jogo. Ela fica na frente das demais e diz: Elefantinho colorido! O grupo responde: Que cor? O comandante escolhe uma cor e os demais saem

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 2 / 4 / 2019 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL 1 a ETAPA CONTEÚDO DE ESTUDO:

Leia mais

Ficha da semana 4º ano A, B e C.

Ficha da semana 4º ano A, B e C. Ficha da semana 4º ano A, B e C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli

Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli 1 Conhecer o procedimento utilizado pelo professor para determinar as hipóteses de escrita dos alunos não alfabetizados no decorrer do seu processo

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 Uma casa de fazer discípulos Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Atos 11.25,26 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

Representando frações em porcentagem

Representando frações em porcentagem Representando frações em porcentagem Objetos de conhecimento Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Objetivos Identificar e representar números na forma

Leia mais

1º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 1º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma:

1º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 1º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma: 1º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação NAME 1 semestre 1º ANO ensino fundamental Escola: Aluno: Caderno do professor Turma: NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME

Leia mais

OLHA O BICHO. roteiro de leitura. Antes de ler o livro. resenha do livro. B) Atividades de preconhecimento/

OLHA O BICHO. roteiro de leitura. Antes de ler o livro. resenha do livro. B) Atividades de preconhecimento/ roteiro de leitura OLHA O BICHO autor José Paulo Paes ilustrador Rubens Matuck coleção Poesia para crianças editora Ática formato 17,5 x 30,5 cm número de páginas 16 faixa etária sugerida 8/9 anos Antes

Leia mais

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros.

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros. Projeto de Leitura Título: A Família de Marília Autor: Andrea Viviana Taubman Ilustrações: Cláudia Scatamacchia Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A professora solicita um trabalho

Leia mais

Reconhecendo pausa, pulso e andamentos

Reconhecendo pausa, pulso e andamentos Para explorar os conceitos de pausa, pulso e andamentos, serão oferecidas a seguir várias sugestões de atividades de estímulo à percepção auditiva. Essas brincadeiras visam estimular a vivência desses

Leia mais

Escrever palavras de acordo com a letra inicial solicitada. Aprender a trabalhar em dupla, desenvolvendo comportamento cooperativo.

Escrever palavras de acordo com a letra inicial solicitada. Aprender a trabalhar em dupla, desenvolvendo comportamento cooperativo. PROPOSTA DIDÁTICA Público-alvo: Duração: Área de conhecimento envolvida: Abordagem de tema transversal: Professores do 1º ano 7 aulas Língua Portuguesa Pluralidade Cultural e Ética Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Ditado para sondagem na alfabetização

Ditado para sondagem na alfabetização Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7765/ditado-parasondagem-na-alfabetizacao Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Anos iniciais do Ensino Fundamental Alfabetização Sala

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS PROFESSORA: ALUNO: ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS PROFESSORA: ALUNO: ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO PREENCHA O CALENDÁRIO ABAIXO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO AGORA, OBSERVE O CALENDÁRIO E RESPONDA: A) QUE MÊS É ESSE? B) QUANTOS DIAS TÊM O MÊS? C) EM QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 O AMIGO DESCONFIADO Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para sua aula. TEXTO BÍBLICO João 20.19-29 OBJETIVOS DA LIÇÃO Compreender

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - LEITURA E ESCRITA 1º ANO /2015

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - LEITURA E ESCRITA 1º ANO /2015 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - LEITURA E ESCRITA 1º ANO /2015 Prezado Professor, Prezada Professora, Este é um momento importante para a escola, para os alunos e, principalmente, para você. Trata-se de um momento

Leia mais

Anne Frank. e escrever. com. Informe-nos! Manual para professores e guias/responsáveis da exposição. (Livro de exercícios 1)

Anne Frank. e escrever. com. Informe-nos! Manual para professores e guias/responsáveis da exposição. (Livro de exercícios 1) Informe-nos! Gostaríamos de saber que poemas os seus estudantes escreveram. Pode partilhá-los connosco publicando um deles na página do Facebook da nne Frank House: escreva o seu nome, país, e a frase

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão.

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão. Atividade 1 Estimação Em Estatística há alguns procedimentos que permitem estimar o tamanho de populações. Por exemplo: quantos peixes há na Represa do Jundiá? Ou em outra represa de Jaguaré? Já no século

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 5 - IRMÃOS, PRESENTES DO MEU AMIGO Olá querido professor (a) da classe Jardim de Infância hoje estarei apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.12-18,22

Leia mais

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE ISBN 978-85-7859-317-9 9 788578 593179 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE 1 o ANO ÍNDICE GERAL P PORTUGUÊS... 5 M MATEMÁTICA...55 C CIÊNCIAS...79 H HISTÓRIA... 93 G GEOGRAFIA... 109

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais