Do grego di= dois e pteros= asas, sendo assim chamados devido a principal característica desta classe ser a presença de somente um par de asas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Do grego di= dois e pteros= asas, sendo assim chamados devido a principal característica desta classe ser a presença de somente um par de asas"

Transcrição

1 ORDEM DIPTERA M A R C O S P A U L O B E Z M A U R I C I O S C A R A B E L O T M A T H E U S S O A R E S M I C A E L B R U N E L L I P A T R Í C I A L U M E R T Z

2 Do grego di= dois e pteros= asas, sendo assim chamados devido a principal característica desta classe ser a presença de somente um par de asas completamente funcionais.

3 É a ordem que compreende moscas, mosquitos e afins, é um dos grupos de insetos mais diverso, tanto ecologicamente quanto em termos de riqueza de espécies.

4 São insetos relativamente pequenos e de corpo mole, mas apesar de pequenos alguns não deixam de ter grande importância econômica e médica.

5 Possuem uma cabeça sub esférica, com dois olhos compostos e três ocelos.

6 As suas antenas são geralmente do tipo aristada ou plumosa, e podem se tri o pluri segmentadas.

7 O seu aparelho bucal forma uma tromba, e geralmente é do tipo sugador labial, sendo que algumas espécies podem ser lambedoras, e em outras pode ser tão pequeno e mal desenvolvido que pode se tornar infuncional.

8

9 Seu tórax é formado quase que exclusivamente pelo mesotórax, uma vez que o pró-tórax e meta tórax encontram-se muitos reduzidos. As asas têm origem no mesotórax e são providas de várias nervuras e células, que são importantes na sua classificação.

10 Possuem um par de asas, sendo os anteriores do tipo membranoso, e os posteriores não funcionais, do tipo balancins.

11 As suas patas são em numero de três pares, sendo na maioria das espécies do tipo ambulatório, elas são compostas por coxa, trocanter, fêmur, tíbia, tarsos (cinco) e garras (duas).

12 Sua reprodução é do tipo sexuada na maioria das espécies, ocorrendo em alguns casos específicos pedogênese partenogenética.

13 Seu ciclo de vida é completo, portanto esses insetos são holometabólico. São ovíparos em sua maioria, e os seus ovos são colocados diretamente no substrato de alimentação.

14 As suas larvas são popularmente conhecidas como coró, bichinho da goiaba, entre outros, estão classificadas nos grupos das larvas vermiformes, são ápodas e possuem cabeça bem desenvolvida, com aparelho bucal mastigador.

15 As pupas podem ser do tipo obtecto ou coarctata.

16 ORDEM NEMATOCERA Dentro desta ordem, se destaca mesmo sem grande importância agrícola as moscas cecidógenas.

17 Os Insetos galhadores são minúsculos, os adultos medem de 2 a 4 mm de comprimento, têm uma vida curta de poucos dias, ou às vezes de poucas horas, as fêmeas depositam os ovos depois de 2 a 3 dias da sua saída da crisálida (galha).

18 Na primavera, as fêmeas depositam os ovos sobre os brotos e quando as larvas saem e se dirigem até a parte superior das folhas aonde formam as galhas. Outras larvas vivem e se nutrem no interno dos tecidos vegetais da planta parasitada provocando graves danos e deformações dos órgãos das mesmas.

19 Dentro da galha criada pela larva pode-se observar a presença de somente na larva por galha, sendo que nesta região da folha pode-se notar um alongamento das células do parênquima paliçádico. A larva não se alimenta do tecido da planta, mas sim de hifas de fungos, que são introduzidas dentro do tecido vegetal no momento da oviposição. Essas hifas é que são as responsáveis pelo comportamento anormal das células.

20

21 Devido a muitas vezes essas alterações ocorrerem em culturas de baixo valor comercial e não acarretarem perdas significativas de produção por esse motivo são poucos os estudos sobre essa espécie de mosca.

22 ORDEM CYCLORRHAPHA As moscas das frutas pertencem a família tephritidae, e são importantes pragas na agricultura uma vez, que 35% das suas larvas se desenvolvem em frutos. Ocorrem desde a região temperada até a tropical, com exceção das regiões extremas

23 A importância econômica das moscas das frutas é relevantemente alta uma vez que os frutos atingidos por ela são em praticamente todos os casos descartados, sendo que essas frutas perdem todo o seu potencial de prateleira.

24 No Brasil a espécie predominante é a A. fraterculus. Os adultos de A. fraterculus são moscas vistosas, de coloração predominante amarela e asas maculadas. Medem cerca de 8,0 mm de comprimento e apresentam, como característica do gênero, duas manchas amarelas sombreadas nas asas; uma em forma de "S", que vai da base à extremidade da asa, e outra em forma de "V" invertido no bordo posterior.

25

26 O seu ciclo de vida ocorre em três ambientes, vegetação, fruto e solo. Os adultos habitam a árvore hospedeira, ou plantas vizinhas, onde passam a maior parte do tempo. Após a cópula as fêmeas depositam os seus ovos no interior dos frutos, onde as larvas se desenvolvem alimentando-se da polpa.

27 As larvas são vermiformes, ápodas, sem cápsula cefálica definida e de coloração branco-amarelada. No seu completo desenvolvimento atingem de 8,0 a 10 mm de comprimento.

28 As larvas maduras caem no chão onde se enterram no solo e entram no estado de pupa, após algumas semanas a pupa já adulta emerge do solo e reinicia todo o ciclo novamente. A titulo de curiosidade uma mosca adulta pode voar até 135km em busca de condições favoráveis a sua proliferação.

29 As moscas-das-frutas ovipositam nos frutos perfurando a epiderme, e muitas posturas podem ser feitas em um único fruto.

30 Se as condições do fruto são favoráveis à larva ela tende a ficar concentrada em uma região superficial do fruto, bem próximo do local da deposição dos ovos, mas se as condições não forem as mais favoráveis à larva tende a se movimentar dentro do fruto causando assim mais estragos, que levam ao apodrecimento total ou parcial do fruto, devido ao dano causado aos tecidos

31

32 Para o controle do numero de indivíduos é utilizada a armadilha McPhail para as espécies de Anastrepha spp, e Jackson para Ceratitis capitata. Nas McPhail utiliza-se atrativo alimentar (proteína hidrolisada a 5%) e nas Jackson atrativo sexual um paraferomônio sintético.

33 É utilizado o índice Mosca Armadilha Dia - MAD, para medir a flutuação populacional das moscas, dando subsídios para início de controle.

34

35 Em um hectare, utilizar uma armadilha McPhail/10 ha na periferia do pomar. No caso de Jackson, colocar uma armadilha para cada 5 ha. A armadilha deverá ser colocada na planta, em local protegido do sol e do vento, a uma altura entre 1,60 e 2,00 metros acima do nível do solo.

36 Na Armadilha McPhail as inspeções devem ocorrer em intervalos semanais, pois poderá haver evaporação do atrativo, o que resultará em redução do poder de atração e decomposição das moscas capturadas. Na revisão, deve-se retirar a armadilha, esvaziando o seu conteúdo em um coletor (peneira fina), onde as moscas ficarão retidas. O material coletado nas armadilhas deverá ser retirado e feita a triagem para a separação das moscas-das-frutas, que serão acondicionadas em recipientes contendo álcool a 70%, para a identificação das espécies de moscas-das-frutas, presentes na área monitorada. Na Armadilha Jackson as inspeções devem ser realizadas a cada duas ou três semanas, dependendo da concentração do atrativo sexual, quando se faz a substituição da cartela adesiva e do atrativo.

37 OBRIGADO

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana Tecnologias para Produção de Citros na Propriedade de Base Familiar 63 7. Manejo de pragas Dori Edson Nava A cultura dos citros possui no Brasil mais de 50 espécies de artrópodes-praga, das quais pelo

Leia mais

PRINCIPAIS ORDENS DE INSETOS

PRINCIPAIS ORDENS DE INSETOS PRINCIPAIS ORDENS DE INSETOS ORDENS DOS INSETOS ARCHAEOGNATHA traças saltadeiras. THYSANURA traça dos livros. ORDEM ORTHOPTERA Ortho = reta Ptera = asas Ordem que inclui gafanhotos grilos esperanças paquinhas

Leia mais

Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Borboletas e mariposas

Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Borboletas e mariposas Borboletas e mariposas Asas membranosas cobertas por escamas que se destacam facilmente Aparelho bucal sugador maxilar que fica enrolado em repouso (espirotromba) As formas jovens (larvas) são denominadas

Leia mais

Os insetos distinguem-se dos demais invertebrados (como aranhas ou crustáceos) especialmente pelas seguintes características:

Os insetos distinguem-se dos demais invertebrados (como aranhas ou crustáceos) especialmente pelas seguintes características: Totalizando em todo o mundo pelo menos cinco milhões de espécies atuais e representando mais de três quartos de todos os animais conhecidos, os insetos são os macrorganismos predominantes do nosso planeta

Leia mais

O tórax é preto com manchas brancas, enquanto o abdómen é afunilado. As são iridescentes, com várias manchas acinzentadas, amarelas e negras.

O tórax é preto com manchas brancas, enquanto o abdómen é afunilado. As são iridescentes, com várias manchas acinzentadas, amarelas e negras. MOSCA DO MEDITERRÂNEO (Ceratitis capitata Wiedemann) A mosca do Mediterrâneo, também designada por mosca da fruta assume uma grande importância devido à grande diversidade de frutos que ataca, apresentando

Leia mais

INCIDÊNCIA E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE ANASTREPHA FRATERCULUS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM DIFERENTES FRUTÍFERAS NATIVAS NO MUNICÍPIO DE VACARIA / RS

INCIDÊNCIA E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE ANASTREPHA FRATERCULUS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM DIFERENTES FRUTÍFERAS NATIVAS NO MUNICÍPIO DE VACARIA / RS INCIDÊNCIA E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE ANASTREPHA FRATERCULUS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM DIFERENTES FRUTÍFERAS NATIVAS NO MUNICÍPIO DE VACARIA / RS RICARDO BOLDO DE SOUZA 1 ; ADALÉCIO KOVALESKI 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

PRAGAS POLÍFAGAS GERAIS

PRAGAS POLÍFAGAS GERAIS PRAGAS DE FRUTÍFERAS PRAGAS POLÍFAGAS GERAIS 1 Pragas polífagas mosca-das-frutas DIPTERA, TEPHRITIDAE MOSCA-DAS-FRUTAS Anastrepha spp. Ceratitis capitata Bactrocera carambolae Rhagoletis sp. 2 CICLO DE

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 MOSCAS-DAS-FRUTAS NOS POMARES DE FIGO E GOIABA DO INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS, CAMPUS BAMBUÍ Pedro Augusto Silva DUARTE 1 ; Alcilene A. PEREIRA 2 ; Vinícius GIANASI 3 ; Rafael FALEIRO; Vanessa ANDALÓ

Leia mais

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado.

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado. Diaphorina citri O psilídeo Diaphorina citri é o inseto vetor das bactérias que causam o grenning (Huanglongbing/HLB), a principal doença que afeta a citricultura do estado de São Paulo. Ele vive em plantas

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL:

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DO-CARTUCHO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02 03 05

Leia mais

Reconheça o psilídeo

Reconheça o psilídeo Diaphorina citri O psilídeo Diaphorina citri é o inseto que transmite as bactérias associadas ao grenning (Huanglongbing/HLB), uma das principais doenças que afetam a citricultura. De origem asiática,

Leia mais

O que é o Bicho-Furão. Prejuízos

O que é o Bicho-Furão. Prejuízos O que é o Bicho-Furão Uma praga cuja lagarta ataca os frutos das plantas cítricas, provocando queda e apodrecimento, tornando-os impróprios tanto para o consumo in natura quanto para o processamento pela

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Licenciatura em Ciências Exatas Biologia

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Licenciatura em Ciências Exatas Biologia Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Licenciatura em Ciências Exatas Biologia 2 2016 Aula Prática 7: ARTHROPODA UNIRAMIA: MYRIAPODA E INSECTA MYRIAPODA Os miriápodos possuem cabeça

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - USP DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - USP DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - USP DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA Disciplina: Blattaria-Isoptera Bibliografia Recomendada: Entomologia Agrícola p. 34-36 Ortopteroides Aparelho

Leia mais

Subfilo Uniramia. Superclasse Myriapoda Superclasse Hexapoda. Subfilo Myriapoda Subfilo Hexapoda

Subfilo Uniramia. Superclasse Myriapoda Superclasse Hexapoda. Subfilo Myriapoda Subfilo Hexapoda MYRIAPODA Subfilo Uniramia Superclasse Myriapoda Superclasse Hexapoda ou Subfilo Myriapoda Subfilo Hexapoda Myriapoda (Gr. myria = inúmeros; podos = pés) - Lacraias, centopéias, piolhos- de- cobra, embuás,

Leia mais

ANÁLISE FAUNÍSTICA DE ESPÉCIES DE TEPHRITIDAE EM POMAR COMERCIAL DE GOIABA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.

ANÁLISE FAUNÍSTICA DE ESPÉCIES DE TEPHRITIDAE EM POMAR COMERCIAL DE GOIABA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ. ANÁLISE FAUNÍSTICA DE ESPÉCIES DE TEPHRITIDAE EM POMAR COMERCIAL DE GOIABA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ. Jorge Anderson Guimarães 1 ; Francisco Roberto de Azevedo 2 ; Antônio Alisson Fernandes Simplício

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Origem Abrangência nacional Alerta nas lavouras Características e hábitos Ciclo biológico Curiosidade 01 02 03 04 05 06 10

Leia mais

VARIEDADES DE MANDIOCA

VARIEDADES DE MANDIOCA VARIEDADES DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) COMO ISCA NA ARMADILHA CNPMF E PROPOSIÇÃO DE ÍNDICE BAD PARA MONITORAMENTO DA BROCA DA HASTE DA MANDIOCA Sternocoelus spp. Romulo da Silva Carvalho 1,

Leia mais

10/4/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA SISTEMA REPRODUTOR DOS INSETOS FUNÇÃO: Produzir descendentes férteis. SISTEMA REPRODUTOR DOS INSETOS

10/4/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA SISTEMA REPRODUTOR DOS INSETOS FUNÇÃO: Produzir descendentes férteis. SISTEMA REPRODUTOR DOS INSETOS FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNÇÃO: Produzir descendentes férteis. Profª. Dra. Patrícia Bellon. Outubro/2017 RAZÃO DE SUCESSO POTENCIAL BIÓTICO Enorme potencial reprodutivo. Aedes aegypti 10 dias

Leia mais

ORDEM THYSANOPTERA ORDEM THYSANOPTERA 27/10/2017. ASPECTOS BIOLÓGICOS Reprodução:. sexuada (+ comum). partenogênese telítoca.

ORDEM THYSANOPTERA ORDEM THYSANOPTERA 27/10/2017. ASPECTOS BIOLÓGICOS Reprodução:. sexuada (+ comum). partenogênese telítoca. ORDEM THYSANOPTERA ORDEM THYSANOPTERA Thysano = franja Ptera = asa Nome comum: tripes ASPECTOS MORFOLÓGICOS Tamanho: 0,5-13 mm Antenas: filiforme ou moniliforme Aparelho bucal: sugador labial triqueta

Leia mais

SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA CEP CURITIBA PR 2009 ARTRÓPODOS - INSETOS

SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA CEP CURITIBA PR 2009 ARTRÓPODOS - INSETOS SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA CEP CURITIBA PR 2009 ARTRÓPODOS - INSETOS 7º FILO - ARTHROPODA CLASSE INSECTA Insetos Grupo mais numeroso (750 mil espécies) - maioria terrestre. Únicos

Leia mais

MONITORAMENTO E IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DE MOSCA- DAS-FRUTAS Anastrepha spp. (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM FRUTÍFERAS E CUCURBITÁCEAS

MONITORAMENTO E IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DE MOSCA- DAS-FRUTAS Anastrepha spp. (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM FRUTÍFERAS E CUCURBITÁCEAS CHEYENNE HIRATA DE SOUSA, VALQUIRIA DA ROCHA SANTOS VELOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CEP 74001-970, Brasil hirata.agroufg@gmail.com valquiriadaaufg@gmail.com MONITORAMENTO E IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA

Leia mais

Captura massal como estratégia para supressão populacional de Anastrepha fraterculus na cultura da videira

Captura massal como estratégia para supressão populacional de Anastrepha fraterculus na cultura da videira Resultados de Campo Safras 2013/14 e 2015/2016 Captura massal como estratégia para supressão populacional de Anastrepha fraterculus na cultura da videira Bento Gonçalves, 18 de abril de 2016 Introdução

Leia mais

5/9/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA SISTEMA REPRODUTOR DOS INSETOS FUNÇÃO: Produzir descendentes férteis. SISTEMA REPRODUTOR DOS INSETOS

5/9/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA SISTEMA REPRODUTOR DOS INSETOS FUNÇÃO: Produzir descendentes férteis. SISTEMA REPRODUTOR DOS INSETOS FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNÇÃO: Produzir descendentes férteis. Profª. Dra. Patrícia Bellon. Maio/2017 RAZÃO DE SUCESSO Enorme potencial reprodutivo. POTENCIAL BIÓTICO Aedes aegypti 10 dias

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL:

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: INSETOS-PRAGA NO BRASIL: BROCA-DA-CANA-DE-AÇÚCAR BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02

Leia mais

Acesso livre. Nos últimos anos, devido. Uva

Acesso livre. Nos últimos anos, devido. Uva Uva Acesso livre Pesquisadores apontam Anastrepha fraterculus, a mosca-das-frutas, Pesquisadores apontam Anastrepha fraterculus, a mosca-das-frutas, como importante praga difusora de doenças nos parreirais.

Leia mais

VINHA. Mosca do Mediterrâneo Ceratitis capitata (Wiedemann) Biologia. Ficha de Divulgação n.º 23/2014. Estação de Avisos Agrícolas do Algarve

VINHA. Mosca do Mediterrâneo Ceratitis capitata (Wiedemann) Biologia. Ficha de Divulgação n.º 23/2014. Estação de Avisos Agrícolas do Algarve Ficha de Divulgação n.º 23/2014 VINHA Estação de Avisos Agrícolas do Algarve Eugénia Neto Mosca do Mediterrâneo Ceratitis capitata (Wiedemann) Espécie altamente polífaga, bastante difundida na zona Mediterrânica,

Leia mais

INTEGRADO DA MOSCA DOS ESTÁBULOS NAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS.

INTEGRADO DA MOSCA DOS ESTÁBULOS NAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS. MANEJO INTEGRADO DA MOSCA DOS ESTÁBULOS NAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS. CARLOS HENRIQUE WADT Eng. Agr. e Gerente na PROTECTA Carlos.wadt@protectapragas.com.br Celular: 0** 16 99108 8101 PROTECTA Tecnologia

Leia mais

Invertebrados - BIZ Prof. Silvio Nihei 1. Protura. Entognatha. Collembola. Diplura. Archaeognatha. Thysanura. Zygentoma. Pterygota.

Invertebrados - BIZ Prof. Silvio Nihei 1. Protura. Entognatha. Collembola. Diplura. Archaeognatha. Thysanura. Zygentoma. Pterygota. 6) REPRODUÇÃO - dióicos, com fertilização interna - transferência de sêmen geralmente com cópula - espermatóforos: plesiomorfia de Hexapoda, presente na maioria dos insetos Protura Collembola Entognatha

Leia mais

Monitoramento de moscas-das-frutas e o seu manejo na fruticultura irrigada do Submédio São Francisco.

Monitoramento de moscas-das-frutas e o seu manejo na fruticultura irrigada do Submédio São Francisco. Monitoramento de moscas-das-frutas e o seu manejo na fruticultura irrigada do Submédio São Francisco. Beatriz Jordão Paranhos 1,Flávia Rabelo Barbosa Moreira 1, Francisca Nemaura P. Haji 1, José Adalberto

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Ocorrência 02 Abrangência nacional 03 Características 05 Curiosidades 09 Alerta

Leia mais

BIODIVERSIDADE DE MOSCAS-DAS-FRUTAS NO CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, RIO DO SUL, SANTA CATARINA

BIODIVERSIDADE DE MOSCAS-DAS-FRUTAS NO CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, RIO DO SUL, SANTA CATARINA BIODIVERSIDADE DE MOSCAS-DAS-FRUTAS NO CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, RIO DO SUL, SANTA CATARINA Dalprá, Leandro 1 ; Campos, Fernando Joly 2 Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul/SC INTRODUÇÃO

Leia mais

NÍVEIS DE INFESTAÇÃO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (Diptera: Tephritidae) EM POMARES DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES - PB Apresentação: Pôster

NÍVEIS DE INFESTAÇÃO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (Diptera: Tephritidae) EM POMARES DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES - PB Apresentação: Pôster NÍVEIS DE INFESTAÇÃO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (Diptera: Tephritidae) EM POMARES DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES - PB Apresentação: Pôster Kennedy S. Gonzaga 1 ; Joalisson G. da Silva 2 ; Fernanda F. Pinheiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ARAPIRACA AMOSTRAGEM, COLETA, MONTAGEM, IDENTIFICAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE INSETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ARAPIRACA AMOSTRAGEM, COLETA, MONTAGEM, IDENTIFICAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE INSETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ARAPIRACA AMOSTRAGEM, COLETA, MONTAGEM, IDENTIFICAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE INSETOS Prof. Dr.: Edmilson Santos Silva INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCEITO OBJETIVO COMPONENTES E CUIDADOS

Leia mais

Morfologia Externa Tórax e Abdome

Morfologia Externa Tórax e Abdome Morfologia Externa Tórax e Abdome Lucas Silva de Faria Morfologia Externa Revisão: Quais são os apêndices cefálicos??? Quais os tipos de aparelho bucal??? 1 Morfologia Externa Tórax 3 segmentos: Protórax

Leia mais

Orthoptera. André Bristot Andrei de Souza Ângela Ramos Antonio Borba

Orthoptera. André Bristot Andrei de Souza Ângela Ramos Antonio Borba Orthoptera André Bristot Andrei de Souza Ângela Ramos Antonio Borba Orthopteros Orthos = reto; ptera = asas; Gafanhotos, esperanças, grilos, paquinhas e taquarinhas; Terceiro par de pernas do tipo saltatória;

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DE MOSCA DAS FRUTAS E DO TRATAMENTO HIDROTÉRMICO NAS EXPORTAÇÕES DA MANGA BRASILEIRA PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DE MOSCA DAS FRUTAS E DO TRATAMENTO HIDROTÉRMICO NAS EXPORTAÇÕES DA MANGA BRASILEIRA PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DE MOSCA DAS FRUTAS E DO TRATAMENTO HIDROTÉRMICO NAS EXPORTAÇÕES DA MANGA BRASILEIRA PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Maria Julia Signoretti Godoy Engº. Agrº, M.Sc., FFA,

Leia mais

ECTOPARASITOS. Prof. Dra. ISABELLA MARTINS Disciplina: Parasitologia

ECTOPARASITOS. Prof. Dra. ISABELLA MARTINS Disciplina: Parasitologia ECTOPARASITOS Prof. Dra. ISABELLA MARTINS Disciplina: Parasitologia ORDEM DIPTERA MOSCAS, MUTUCAS E MOSQUITOS 2 pares de asas Classificação de DIPTERA Classificação de DIPTERA ORDEM DIPTERA Subordem NEMATOCERA

Leia mais

O reino animal. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos.

O reino animal. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos. gafanhoto borboleta Palpos: seguram as folhas. Mandíbula de quitina: corta as folhas. mosquito

Leia mais

PREPARADOS HOMEOPÁTICOS PARA O MANEJO DA MOSCA-DAS- FRUTAS NA CULTURA DO PESSEGUEIRO.

PREPARADOS HOMEOPÁTICOS PARA O MANEJO DA MOSCA-DAS- FRUTAS NA CULTURA DO PESSEGUEIRO. PREPARADOS HOMEOPÁTICOS PARA O MANEJO DA MOSCA-DAS- FRUTAS NA CULTURA DO PESSEGUEIRO. RUPP, L.C.D. 1 ; BOFF, M.I.C. 2 ; BOTTON, M. 3 ; SANTOS, F. 2 ; BOFF, P. 4 PALAVRAS-CHAVE: Agricultura Orgânica, Homeopatia,

Leia mais

THYSANOPTERA. Tubias Espíndola Vitor Cesar Willian de Moraes

THYSANOPTERA. Tubias Espíndola Vitor Cesar Willian de Moraes THYSANOPTERA Tubias Espíndola Vitor Cesar Willian de Moraes Taxonomia Reino: Animalia Filo: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Thysanoptera Sub-ordens: Terebrantia e Tubulifera O nome da ordem vem do grego:

Leia mais

Manejo. Broca. Rizoma. Manejo. Bananeira. da broca do rizoma da

Manejo. Broca. Rizoma. Manejo. Bananeira. da broca do rizoma da Manejo Manejo da broca do rizoma da Bananeira Broca Rizoma Broca-do-rizoma Adulto e Larvas Broca-do-rizoma Cosmopolites sordidus (Germ.) (Coleoptera: Curculionidae) Foto: Nilton F. Sanches Adulto: besouro

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 PRIMEIROS REGISTROS DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIP.,TEPHRITIDAE)

Leia mais

Monitoramento e controle do bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Luiz Carlos de Almeida Erich Stingel Enrico De Beni Arrigoni

Monitoramento e controle do bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Luiz Carlos de Almeida Erich Stingel Enrico De Beni Arrigoni Monitoramento e controle do bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Luiz Carlos de Almeida Erich Stingel Enrico De Beni Arrigoni Introdução - Sphenophorus levis, conhecido como bicudo da cana, é uma

Leia mais

Ciclo de Vida do Cupim

Ciclo de Vida do Cupim Geralmente ao entardecer dos dias quentes em algumas épocas do ano, podemos observar as revoadas de cupins ao redor de um ponto luminoso, as formas aladas dos cupins se mostram nos ambientes formando grandes

Leia mais

FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (Diptera: Tephritidae) EM POMARES DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES - PB Apresentação: Pôster

FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (Diptera: Tephritidae) EM POMARES DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES - PB Apresentação: Pôster FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (Diptera: Tephritidae) EM POMARES DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES - PB Apresentação: Pôster Kennedy S. Gonzaga 1 ; Joalisson G. da Silva 2 ; Fernanda F. Pinheiro

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho Complexo significativo de pragas Raízes, folhas, caule, botões florais, flores, maçãs e capulhos Principais pragas bicudo, lagarta-das-maçãs, curuquerê, pulgão, lagarta

Leia mais

Monitoramento das Pragas da Videira no Sistema de Produção Integrada de Frutas

Monitoramento das Pragas da Videira no Sistema de Produção Integrada de Frutas Monitoramento das Pragas da Videira no Sistema de Produção Integrada de Frutas Francisca Nemaura Pedrosa Haji Marco Antonio de Azevedo Mattos Andréa Nunes Moreira José Adalberto de Alencar Flávia Rabelo

Leia mais

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia INSETICIDAS CONTROLE BIOLÓGICO FEROMÔNIOS MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE PRAGAS VARIEDADES RESISTENTES A INSETOS (plantas modificadas geneticamente)

Leia mais

Palavras-chave: Anastrepha fraterculus, flutuação populacional, Citrus deliciosa.

Palavras-chave: Anastrepha fraterculus, flutuação populacional, Citrus deliciosa. Caderno de Pesquisa, série Biologia, volume 27, número 3 6 FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Anastrepha fraterculus (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM POMARES DE CITROS NO VALE DO CAÍ, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL Pedro Ernesto

Leia mais

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN ISSN 1678-1945 INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE 56 Circular Técnica Aracaju, SE Março, 2009 INTRODUÇÃO No Nordeste brasileiro, a cultura do milho é de grande importância na economia

Leia mais

ECTOPARASITOS. Prof. Dra. ISABELLA MARTINS Disciplina: Parasitologia Veterinária

ECTOPARASITOS. Prof. Dra. ISABELLA MARTINS Disciplina: Parasitologia Veterinária ECTOPARASITOS Prof. Dra. ISABELLA MARTINS Disciplina: Parasitologia Veterinária ORDEM DIPTERA MOSCAS, MUTUCAS E MOSQUITOS 2 pares de asas Classificação de DIPTERA Classificação de DIPTERA Antenas segmentadas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PÓS-EMBRIONÁRIO 3/15/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA. Profª. Dra. Patrícia Bellon. Março/2017. Desenvolvimento dos insetos

DESENVOLVIMENTO PÓS-EMBRIONÁRIO 3/15/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA. Profª. Dra. Patrícia Bellon. Março/2017. Desenvolvimento dos insetos FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA Desenvolvimento dos insetos Ciclo evolutivo de um inseto compreende três períodos: Profª. Dra. Patrícia Bellon. Préembrionário Embrionário Pósembrionário Março/2017

Leia mais

Os machos também são alados e consideravelmente menores que as rainhas. Tem vida curta e morrem após o acasalamento.

Os machos também são alados e consideravelmente menores que as rainhas. Tem vida curta e morrem após o acasalamento. Há no Brasil cerca de 2 mil espécies de formigas, das quais entre 20 a 30 são consideradas pragas urbanas por invadirem alimentos armazenados, plantas e materiais domésticos. A maioria alimenta-se de sucos

Leia mais

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés)

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Artrópodes Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Características gerais Mais numeroso do planeta (1.000.000 espécies) Exemplos: insetos, aranhas, caranguejos Vivem em diversos ambientes

Leia mais

USP Médio Tejo REVIVE Mosquitos Carla Simões e Carlos Pinto. REVIVE Mosquitos

USP Médio Tejo REVIVE Mosquitos Carla Simões e Carlos Pinto. REVIVE Mosquitos REVIVE Mosquitos REVIVE REde de VIgilância de VEtores Objetivo: Vigilância entomológica, que permite: Identificar a densidade e distribuição geográfica das populações de mosquitos; Identificar áreas geográficas

Leia mais

ECTOPARASITOS. Prof. Dra. ISABELLA MARTINS Disciplina: Parasitologia Veterinária

ECTOPARASITOS. Prof. Dra. ISABELLA MARTINS Disciplina: Parasitologia Veterinária ECTOPARASITOS Prof. Dra. ISABELLA MARTINS Disciplina: Parasitologia Veterinária ORDEM DIPTERA MOSCAS, MUTUCAS E MOSQUITOS 2 pares de asas Classificação de DIPTERA ORDEM DIPTERA Subordem BRACHYCERA CYCLORRAPHA

Leia mais

PRAGAS DE FRUTÍFERAS. DIPTERA, TEPHRITIDAE MOSCA-DAS-FRUTAS Anastrepha spp. Ceratitis capitata CICLO DE VIDA. Pragas polífagas mosca-das-frutas

PRAGAS DE FRUTÍFERAS. DIPTERA, TEPHRITIDAE MOSCA-DAS-FRUTAS Anastrepha spp. Ceratitis capitata CICLO DE VIDA. Pragas polífagas mosca-das-frutas Pragas polífagas mosca-das-frutas PRAGAS DE FRUTÍFERAS DIPTERA, TEPHRITIDAE MOSCA-DAS-FRUTAS Anastrepha spp. Ceratitis capitata CICLO DE VIDA Bactrocera carambolae Rhagoletis sp. 1 Espécies de importância

Leia mais

MORFOLOGIA EXTERNA DOS INSETOS ENTOMOLOGIA GERAL

MORFOLOGIA EXTERNA DOS INSETOS ENTOMOLOGIA GERAL MORFOLOGIA EXTERNA DOS INSETOS ENTOMOLOGIA GERAL I Importância Classificação dos insetos Intimamente relacionada com a fisiologia II Tegumento dos insetos Exoesqueleto: cutícula + epiderme + membrana basal

Leia mais

CRISÂNTEMO DE VASO. Tamanho do Vaso Altura da Planta Mínima Altura da Planta Máxima. Pote 15 e VB 23 cm 35 cm

CRISÂNTEMO DE VASO. Tamanho do Vaso Altura da Planta Mínima Altura da Planta Máxima. Pote 15 e VB 23 cm 35 cm CRISÂNTEMO DE VASO Classificar é separar os produtos em lotes homogêneos quanto ao padrão e qualidade, caracterizados separadamente. O critério de classificação é o instrumento que unifica a comunicação

Leia mais

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre.

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Os Anfíbios Introdução Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não se afastam, pois precisam manter a pele

Leia mais

Como se comporta. Frutas

Como se comporta. Frutas Frutas Como se comporta Praga mais importante da fruticultura brasileira, a mosca-das-frutas sul-americana Anastrepha fraterculus é responsável por aumento de custos, perdas severas de produtividade e

Leia mais

AGR 146 Entomologia Geral Aula Teórica 8

AGR 146 Entomologia Geral Aula Teórica 8 AGR 146 Entomologia Geral Aula Teórica 8 Introdução às interações ecológicas Todos os organismos ou conjunto de organismos (populações) que compartilham de um mesmo local, no tempo e no espaço, estão sujeitos

Leia mais

PRINCIPAIS GRUPOS DE PRAGAS

PRINCIPAIS GRUPOS DE PRAGAS PRINCIPAIS GRUPOS DE PRAGAS PULGÕES SIFÚNCULOS Pulgão: Myzus persicae http://entomologreuni.blogspot.com.br/2011_0 9_01_archive.html http://aphid.aphidnet.org/toxopte ra_citricidus.php http://www.invasive.org/browse/subthumb.cf

Leia mais

BIOLOGIA DE Dirphia rosacordis WALKER, 1855 (LEPIDOPTERA - SATURNIIDAE) EM PEQUIZEI- RO (Caryiocar brasiliensis CAMBESS)

BIOLOGIA DE Dirphia rosacordis WALKER, 1855 (LEPIDOPTERA - SATURNIIDAE) EM PEQUIZEI- RO (Caryiocar brasiliensis CAMBESS) 153 BIOLOGIA DE Dirphia rosacordis WALKER, 1855 (LEPIDOPTERA - SATURNIIDAE) EM PEQUIZEI- RO (Caryiocar brasiliensis CAMBESS) ANTONIO HENRIQUE GARCIA * INTRODUÇÃO Quanto ao valor econômico, a espécie C.

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Níquel Náusea Autor: Fernando Gonsales Distribuição dos Invertebrados: 12,3% 87,7% Como são os artrópodes: O esqueleto destes animais é externo,

Leia mais

COLETA, MONTAGEM E CONSERVAÇÃO DE INSETOS. Eng. Agr. Luiz Paulo

COLETA, MONTAGEM E CONSERVAÇÃO DE INSETOS. Eng. Agr. Luiz Paulo COLETA, MONTAGEM E CONSERVAÇÃO DE INSETOS Eng. Agr. Luiz Paulo Apresentação Insetos são encontrados nos mais variados hábitats, podendo-se coletar quantidades apreciáveis e pouco tempo As coletas são o

Leia mais

Resultados da Safra 2014/15

Resultados da Safra 2014/15 Estudo de caso: emprego da captura massal e iscas tóxicas para a supressão populacional da mosca-das-frutas sul-americana (Anastrepha fraterculus) em pomar orgânico de maçã. Resultados da Safra 2014/15

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Curso de Ciências Biológicas LEA-0170 Zoologia de Invertebrados I 8 abril

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Curso de Ciências Biológicas LEA-0170 Zoologia de Invertebrados I 8 abril Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Curso de Ciências Biológicas LEA-0170 Zoologia de Invertebrados I 8 abril 2016 Nematoda I Parasitas do homem. Nematoda II Parasitas

Leia mais

MANUAL DE PSILÍDEO Diaphorina citri MEDIDAS ESSENCIAIS DE CONTROLE

MANUAL DE PSILÍDEO Diaphorina citri MEDIDAS ESSENCIAIS DE CONTROLE MANUAL DE PSILÍDEO Diaphorina citri MEDIDAS ESSENCIAIS DE CONTROLE 1 2 FUNDECITRUS I PSILÍDEO Diaphorina citri MEDIDAS ESSENCIAIS DE CONTROLE PSILÍDEO Diaphorina citri O psilídeo Diaphorina citri é o inseto

Leia mais

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular...

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Exoesqueleto quitinoso Proteção contra agressões e desidratação

Leia mais

RIQUEZA DE MOSCAS EM MATÉRIA ORGÂNICA EM DECOMPOSIÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA BIOLOGIA FORENSE 1

RIQUEZA DE MOSCAS EM MATÉRIA ORGÂNICA EM DECOMPOSIÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA BIOLOGIA FORENSE 1 RIQUEZA DE MOSCAS EM MATÉRIA ORGÂNICA EM DECOMPOSIÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA BIOLOGIA FORENSE 1 Isabela Lorini Franciscatto 2, Suelen Rhoden 3, Mara Lisiane Tissot Squalli 4, Vidica Bianchi 5. 1 Trabalho

Leia mais

Meu grande amigo Felipe Feitoza esteve em minha residência e me trouxe de presente uma boa muda de musgo e uma cultura de besouro do amendoim.

Meu grande amigo Felipe Feitoza esteve em minha residência e me trouxe de presente uma boa muda de musgo e uma cultura de besouro do amendoim. Galera, Acessórios para aquário - Compra de Aquário - Vendo Aquário. Meu grande amigo Felipe Feitoza esteve em minha residência e me trouxe de presente uma boa muda de musgo e uma cultura de besouro do

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ATRATIVOS ALIMENTARES PARA MONITORAMENTO DA MOSCA-DAS-FRUTAS EM POMAR DE GOIABEIRA (Psidium guajava).

AVALIAÇÃO DE ATRATIVOS ALIMENTARES PARA MONITORAMENTO DA MOSCA-DAS-FRUTAS EM POMAR DE GOIABEIRA (Psidium guajava). REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE AGRONOMIA ISSN: 1677-0293 Ano VI Número 11 Junho de 2007 Periódico Semestral AVALIAÇÃO DE ATRATIVOS ALIMENTARES PARA MONITORAMENTO DA MOSCA-DAS-FRUTAS EM POMAR DE GOIABEIRA

Leia mais

Características gerais

Características gerais Artrópodes Quem são? Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem

Leia mais

Existem estudos que consideram os roedores como uma das espécies mais importantes na competição com o Homem relativamente a alimentos e outros bens.

Existem estudos que consideram os roedores como uma das espécies mais importantes na competição com o Homem relativamente a alimentos e outros bens. Sabia que Os roedores adaptam-se muito bem ao modo de vida do Homem, de entre as pragas urbanas existentes, as de roedores ocupam sem dúvida um lugar de destaque. As perdas económicas causadas pelos roedores

Leia mais

Critério de Classificação Poensettia Vaso.

Critério de Classificação Poensettia Vaso. Critério de Classificação Poensettia Vaso. Classificar é separar os produtos em lotes homogêneos quanto ao padrão e qualidade, caracterizados separadamente. O critério de classificação é o instrumento

Leia mais

8/23/2017. Apêndices locomotores: FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA. Principais funções do tórax dos insetos: Pernas. Asas MORFOLOGIA DOS INSETOS

8/23/2017. Apêndices locomotores: FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA. Principais funções do tórax dos insetos: Pernas. Asas MORFOLOGIA DOS INSETOS FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MORFOLOGIA DOS INSETOS Profª. Dra. Patrícia Bellon. Agosto/2017 Principais funções do tórax dos insetos: Abriga os apêndices locomotores, pernas e asas. TÓRAX DO INSETO

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-PRETA

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-PRETA INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-PRETA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02 03 05 09 10

Leia mais

ORDEM LEPIDOPTERA. Leandro Vieira Leonardo Ghizzo Leonardo Pereira Letícia Peres

ORDEM LEPIDOPTERA. Leandro Vieira Leonardo Ghizzo Leonardo Pereira Letícia Peres ORDEM LEPIDOPTERA Leandro Vieira Leonardo Ghizzo Leonardo Pereira Letícia Peres ORDEM LEPIDOPTERA Lepidon = escama; ptera = asa; Possui 146.277 espécies descritas e 255.000 estimadas no mundo; Classificados

Leia mais

Filo Arthropoda. Capítulo 11 aulas 40 a 44. Page 1

Filo Arthropoda. Capítulo 11 aulas 40 a 44. Page 1 Filo Arthropoda Capítulo 11 aulas 40 a 44 Page 1 Você já teve acne??? O que será que isso tem a ver com a nossa aula??? Page 2 Características gerais É o grupo mais numeroso de seres vivos; Aproximadamente

Leia mais

ção o de Avisos de Leiria Direcçã 1º Encontro Nacional dos Avisos Agrícolas ção o das Plantas

ção o de Avisos de Leiria Direcçã 1º Encontro Nacional dos Avisos Agrícolas ção o das Plantas Estudo de dois meios de luta complementares à luta química no controlo da mosca do mediterrâneo (Ceratitis( capitata) Marta Caetano e José Batalha Estaçã ção o de Avisos de Leiria Direcçã ção o de Serviços

Leia mais

DENGUE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES

DENGUE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES DENGUE O QUE É DENGUE? É uma doença infecciosa causada por um arbovírus

Leia mais

PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO

PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO Aspectos gerais; Métodos de controlo aconselhados em zonas habitadas; Período da Primavera (meados de Fevereiro / fins de Maio); Período de Outono (meados de Setembro / finais

Leia mais

Monitoramento e controle de mosca-das-frutas em pessegueiros no Sul de Minas Gerais 1

Monitoramento e controle de mosca-das-frutas em pessegueiros no Sul de Minas Gerais 1 Monitoramento e controle de mosca-das-frutas em pessegueiros no Sul de Minas Gerais 1 William Resende Alexandre Júnior (2), Rogério Antônio Silva (3), Júlio César de Souza (3), Vicente Luiz de Carvalho

Leia mais

CONTROLE INTEGRADO DA BROCA DA HASTE DA MANDIOCA Sternocoelus spp.

CONTROLE INTEGRADO DA BROCA DA HASTE DA MANDIOCA Sternocoelus spp. CONTROLE INTEGRADO DA BROCA DA HASTE DA MANDIOCA Sternocoelus spp. Rafaela Shaiane Marques Garcia 1 ; Luiz Henrique dos Santos¹; Romulo da Silva Carvalho 2 1 Graduandos Curso de Tecnologia em Agroecologia

Leia mais

Levantamento de parasitoides de moscas-das-frutas em frutíferas nativas e cultivadas no Submédio do Vale do rio São Francisco

Levantamento de parasitoides de moscas-das-frutas em frutíferas nativas e cultivadas no Submédio do Vale do rio São Francisco Levantamento de parasitoides de moscas-das-frutas em frutíferas nativas e cultivadas no Submédio do Vale do rio São Francisco Júlia Valentina Aranha Carvalho¹; Jéssica de Oliveira Santos²; Rosamara de

Leia mais

Contribuição para o conhecimento de dois afídeos do Brasil (*)

Contribuição para o conhecimento de dois afídeos do Brasil (*) Contribuição para o conhecimento de dois afídeos do Brasil (*) FRANCISCO A. M. MARICONI ADIEL P. L. ZAMITH Cadeira n. 9 (Zoologia) MAX DE MENEZES Aluno da ESALQ (*) Recebido para publicação em 31-12-1964.

Leia mais

Reprodução das plantas. Capítulo 7 - Ciências

Reprodução das plantas. Capítulo 7 - Ciências Reprodução das plantas Capítulo 7 - Ciências Plantas e reprodução As plantas são consideradas seres vivos e também possuem um ciclo de vida (nascem, crescem, se reproduzem e morrem); A reprodução garante

Leia mais

VIOLETA DE VASO. Mín. de 08 flores abertas e demais botões

VIOLETA DE VASO. Mín. de 08 flores abertas e demais botões VIOLETA DE VASO Classificar é separar os produtos em lotes homogêneos quanto ao padrão e qualidade, caracterizados separadamente. O critério de classificação é o instrumento que unifica a comunicação entre

Leia mais

CAPÍTULO XVII. Ordem ZORAPTERA 117

CAPÍTULO XVII. Ordem ZORAPTERA 117 CAPÍTULO XVII Ordem ZORAPTERA 117 177. Caracteres. - Insetos pequenos (2 a 3 mm. de comprimento), com indivíduos, de ambos os sexos, apteros e alados, estes de 4 asas desiguais, as anteriores maiores que

Leia mais

Cigarrinhas CIGARRINHAS > MONITORAMENTO

Cigarrinhas CIGARRINHAS > MONITORAMENTO Cigarrinhas As cigarrinhas são insetos sugadores que se alimentam em vários tecidos vegetais, principalmente no sistema vascular dos citros. Da ordem Hemíptera, elas se dividem em mais de 70 espécies,

Leia mais

MORFOLOGIA EXTERNA TEGUMENTO - CABEÇA. Eng. Agr. Luiz Paulo

MORFOLOGIA EXTERNA TEGUMENTO - CABEÇA. Eng. Agr. Luiz Paulo MORFOLOGIA EXTERNA TEGUMENTO - CABEÇA Eng. Agr. Luiz Paulo Estrutura Geral do Tegumento É constituído de: membrana basal, epiderme e cutícula Tegumento - Origem Possui origem ectodérmica podendo ser descrito

Leia mais

Critério de Classificação Crisântemo - Pote 11 e 13.

Critério de Classificação Crisântemo - Pote 11 e 13. Critério de Classificação Crisântemo - Pote 11 e 13. Classificar é separar os produtos em lotes homogêneos quanto ao padrão e qualidade, caracterizados separadamente. O critério de classificação é o instrumento

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti

Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti Aedes Aegypti Informações Importantes - O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O produtor pergunta, a Embrapa responde José Carlos Cruz Paulo César Magalhães Israel

Leia mais

Ordens de insetos de importância agrícola: Características gerais e identificação das principais famílias

Ordens de insetos de importância agrícola: Características gerais e identificação das principais famílias Ordens de insetos de importância agrícola: Características gerais e identificação das principais famílias Ordem Coleoptera Etimologia Coleus = caixinha, estojo; Ptera = asa Nome vulgar Besouro e broca

Leia mais