Hospital Geral de São Mateus. Projeto. Referência. Hospital Amigo. do Idoso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hospital Geral de São Mateus. Projeto. Referência. Hospital Amigo. do Idoso"

Transcrição

1 Hospital Geral de São Mateus Projeto Referência Hospital Amigo do Idoso

2 Hospital Geral São Mateus Perfil Institucional Missão :Prestar atendimento de saúde com qualidade e humanização à população da região de São Mateus nas áreas de urgência, emergência, maternidade, pediatria, clínica geral, clinica cirúrgica e queimados. Visão Institucional : Tornar-se um hospital de referência em qualidade entre os hospitais públicos do Estado de São Paulo Hospital Geral de São Mateus, 205 leitos, da administração direta da SES, compõe a rede SUS Valores: Ética,Valorização profissional,eficiência,eficácia, Integralidade,Responsabilidade, Transparência,Olho no paciente.

3 Hospital Geral São Mateus São Paulo, 24/09/15

4 Envelhecimento Ativo OMS define como: É o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação, educação e segurança, com objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. Aplica-se a indivíduos e grupos populacionais.

5 Envelhecimento Ativo Permite que as pessoas: - Percebam seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do CURSO DE VIDA -Participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades.

6 Envelhecimento Ativo Mudança de Paradigma: de pessoas idosas associadas a doenças e dependência para idosos mais tempo ativos e independentes.

7 Envelhecimento da População Fonte: IBGE reportagem Folha de São Paulo

8 Envelhecimento da População Projeção de População Residente em 1º de julho São Paulo/15 Faixa Etária Homem Mulher Total 60 a 64 anos a 69 anos a 74 anos anos e mais Total da Seleção Total Geral da População Fonte: Fundação Estadual de Análise de Dados - SEADE

9 Projeto Hospital Amigo do Idoso

10 Histórico Em setembro de 2007, acontece o Seminário sobre Envelhecimento Ativo. Formação do Comitê Longevidade e Vida Saudável no HGSM Participação da Comunidade e Profissionais do Hospital e representantes da Sub-prefeitura de São Mateus das áreas de Saúde, Cultura, Esportes e Assistência Social.

11 Comitê de Longevidade e Vida Saudável Reuniões quinzenais Encontro mensal: Toda 1ª sexta-feira do mês, atividades com idosos (colaboradores/pacientes/comunidade)

12 Projeto Hospital Amigo do Idoso Objetivos: - Construir os critérios que deveriam ser seguidos para um hospital ser considerado Amigo do Idoso - Criação do Selo de reconhecimento Hospital Amigo do Idoso no Estado de São Paulo Acompanhamento: Dra Marilia Louvison Assistente Técnica da Saúde Idoso/SES

13 Histórico de dezembro/08 1ª Reunião do HGSM, Comitê de Longevidade e Dra. Marilia Louvison, para apresentação da proposta Hospital Amigo do Idoso O Hospital Amigo do Idoso tem como objetivo garantir a atenção integral à saúde da pessoa idosa, com humanização e qualidade no atendimento.

14 Linhas Diretivas do Projeto Piloto promoção do envelhecimento ativo, manutenção da capacidade funcional, assistência às necessidades de saúde do idoso, capacitação de recursos humanos especializados apoio ao desenvolvimento de cuidados.

15 Histórico Março/09 Aplicação da pesquisa aos colaboradores, sobre: 1. O que seria o Hospital amigo do Idoso? 2. O que o hospital deveria proporcionar ao idoso em seu atendimento? Maio/09 Realização de 2 grupos focais: clientes atendidos no HGSM e comunidade

16 Grupo focal cliente e comunidade São Paulo, 24/09/15

17 Resultado - Grupos Focais _Não há acessibilidade no corredor do pronto-socorro _O pronto socorro não tem pessoas capacitadas para ouvir os idosos e para informá-los adequadamente _Os profissionais não estão preparados para o envelhecimento _O idoso tem dificuldades para entender e para se locomover, muitas vezes agravado por falta de acompanhante e por falta de integração entre os serviços. _Os idosos têm dificuldades em ser atendidos pelos funcionários na enfermaria _A internação sempre assusta as pessoas idosas e idoso precisa de carinho.

18 Histórico Março/09-1ª palestra de sensibilização para equipe de direção do HGSM sobre Saúde da Pessoa Idosa. De Abril à Maio/09 = foram realizadas 5 palestras para equipe multiprofissional do HGSM e comunidade sobre Saúde do Idoso

19 Histórico Maio/09 Realização do 1º Curso Introdutório Saúde da Pessoa Idosa - Período: 21 de maio a 02 de julho/09 - Semanal - 40 participantes Professores Convidados: S.M.S/SP;CRI-SES/SP; EE - USP; SEADS. Temas Mitos e Preconceitos do Envelhecimento; Envelhecer com dignidade: um direito humano fundamental, Quando começo a envelhecer. A história de D. Maria - Analise de um caso Avaliação da fragilidade do idoso Caderneta da Pessoa Idosa Principais síndromes geriátricas Gerenciamento de cuidados da pessoa idosa São Paulo, 24/09/15

20 Curso Introdutório Saúde da Pessoa Idosa São Paulo, 24/09/15

21 Histórico Junho e Julho Qualificação de um profissional do HGSM no 1º Curso da Faculdade de Enfermagem da USP, para formar monitores com a finalidade de promover capacitação para os Cuidadores de Idoso. Setembro - Realização do 1º Curso Para 40 Cuidadores de Pessoas Idosas O envelhecimento ativo e a velhice O cuidador e cuidado das pessoas idosas Funcionalidade autonomia e independência Atividade de vida diária Mobilização, transparência e locomoção Acidentes, violência, quedas e finitude

22 Curso Introdutório Saúde da Pessoa Idosa São Paulo, 24/09/15

23 Voluntário Amigo do Idoso Resultado do 1º curso: definição de um grupo de VOLUNTÁRIO AMIGO DO IDOSO para desenvolver: - Práticas de acolhimento ao idoso internado - Incentivar ou ajudar na alimentação - Acompanhar pacientes com dificuldade de deambular.

24 GT - HAI Setembro/09 - Criação do GT-HAI Grupo de Trabalho Hospital Amigo do Idoso: Médicos, Assistente social, Fisioterapeuta, Enfermagem e Psicólogos. O GT-HAI Planeja a implantação da Caderneta da Pessoa Idosa: - Setembro - Clinica Médica - Outubro - Clinica Cirúrgica e Ambulatório Reuniões mensais para planejar e fazer avaliação das ações.

25 GT HAI Reflete sobre: 1. Necessidade do uso de caderneta de idoso 2. Importância da rede de atendimento para o idoso (gerenciamento de cuidados) 3. Definir atendimento do idoso, quanto: cirurgia eletiva e internação eletiva. 4. Acessibilidade Atendimento do idoso nas diversas áreas. 5. Acolhimento do idoso no Pronto Socorro 6. Acompanhamento do idoso na enfermaria;

26 Caderneta da Pessoa Idosa São Paulo, 24/09/15

27 Histórico Jan. a março: Planejamento das ações da Campanha de Prevenção de Quedas para 2010 Produção de Banner s: - Recepção Central, - Pronto Socorro, - Ambulatório - Clinica Médica, - Clinica Cirúrgica.

28 Prevenção de Quedas São Paulo, 24/09/15

29 Prevenção de Quedas São Paulo, 24/09/15

30 Histórico Abril- Implantação da ficha de Avaliação do Idoso Maio Inicio das visitas domiciliares aos pacientes idosos julho/agosto Capacitação para equipe de enfermagem sobre cuidados da pessoa idosa. Maio a setembro Realização de palestras sobre Prevenção de Quedas Set/out/nov Sensibilização para colaboradores do HGSM sobre o Hospital Amigo do Idoso Dezembro Lançamento da Cartilha Prevenindo Quedas

31 Prevenção de Quedas Produção de Cartilha Prevenindo Quedas

32 Resultados do Projeto Piloto Hospital Amigo do Idoso Construção dos dez passos baseados nos três eixos: 1. Comunicação e Informação: Envolvimento e comprometimento dos colaboradores que atuam direta e indiretamente com os clientes idosos. 2. Acessibilidade: Promover condições seguras de locomoção, com iluminação e sinalização adequadas, instalação de equipamentos de segurança proporcionando conforto e bem-estar aos pacientes. 3. Gestão do Cuidado: Acolhimento e Atendimento com Qualidade, Integralidade e Humanizado aos usuários idosos.

33 Hospital Amigo do Idoso : Dez Passos 1. Escuta qualificada e comunicação 2. Acolhimento com classificação de risco 3. Acessibilidade e ambiência 4. Sensibilização da equipe e educação permanente 5. Ações de humanização voltadas para o idoso 6. Atenção aos cuidadores de idosos 7. Ações de Vigilância e Proteção ao Idoso (quedas e violência) 8. Qualificação de equipe multidisciplinar para assistência ao idoso 9. Avaliação multidimensional para o plano de cuidados, caderneta do idoso e alta segura 10. Cuidados inovadores às condições crônicas: (alta integrada com a rede, cuidados paliativos e assistência a finitude)

34 Passo 1: Escuta qualificada e comunicação Não pensava que os atendimento em geral seria tão bom com foi. Os funcionários desde faxineiras até os médico estão de parabéns. Cl. Médica 06/15 - J.A.S Eu Erivelto (neto) e todos os familiares (netas, bisneta, filho, noras) agradecemos de bom coração por todo tratamento oferecido a Dona Soledade, do início ao término do tratamento notamos que toda a equipe do HGSM foram aplicados e prestativos, parabéns a todos vocês profissionais. Que continuem amáveis e profissionais como são, o nosso muito obrigado; Cl. Cirúrgica 07/15 - S. P.P São Paulo, 24/09/15

35 Passo 2: Acolhimento com Classificação de Risco Idoso: Cor amarela na avaliação de risco

36 Passo 3: Acessibilidade e Ambiência Acessibilidade corrimão subindo e descendo escadas e faixas antiderrapantes coloridas Adaptações dos banheiros com barras de apoio.

37 Passo 4: Sensibilização da Equipe e Educação Permanente SENSIBILIZAÇÕES HGSM

38 Quem é o idoso? São Paulo, 24/09/15

39 ENVELHECEMOS CONFORME VIVEMOS. Messy, J

40 Passo 5: Ações de humanização voltadas para o idoso Ações do Voluntário Amigo do Idoso

41 Passo 6: Atenção aos Cuidadores de Idosos cursos e orientações.

42 Passo 7: Ações de Vigilância e Proteção ao idoso (quedas e violência) - Notificação para Vigilância de Violência e Acidentes - SIVVA Resultados: casos encaminhados a Promotoria do Idoso -54 casos encaminhados ao Creas Centro de Referencia Especializado de Assistência Social -41 casos notificados de Violência contra o Idoso casos encaminhados a Promotoria do Idoso -46 casos encaminhados ao Creas Centro de Referencia Especializado de Assistência Social -53 casos notificados de Violência contra o Idoso (janeiro à agosto)

43 Passo 8: Qualificação de Equipe multidisciplinar para assistência ao idoso - Curso: Saúde da Pessoa Idosa Participação no ENAGE Curso de Especialização Gerontologia Social UNICSUL: - 11 formados em formados em 2011 Seminários Internos Capacitação da Equipe de Enfermagem

44 Passo 9: Avaliação multidimensional para o plano de cuidados, caderneta do idoso e alta segura

45 Passo 10: Cuidados inovadores às condições crônicas: (alta integrada com a rede, cuidados paliativos e assistência a finitude) Integração com 2 EMADI e a Rede de UBS,para fornecimento de fraldas, medicamentos e outros suportes. Assistência a Finitude Implantação do Projeto dos cuidados paliativos

46 Equipe multidisciplinar Visita domiciliares: visitas visitas visitas visitas visitas Realizadas 244 visitas

47 Encerramento Projeto Piloto Hospital Amigo do Idoso Dezembro/10 com a presença do Dr. Paulo Pelegrino (Diretor do Inst. Paulista de Geriatria e Gerontologia(IPGG)

48 Histórico 2011 Em 08 de Julho, o HGSM recebeu a certificação Projeto Hospital Amigo do Idoso de Dez/2008 a Dez/2010. Contou com a presença: Dr. Alexandre Kalache (Consultor Internacional em Gerontologia) e Dra. Marilia C. Prado Louvison (Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa)

49 Histórico 2013 São Paulo, 24/09/15

50 1º - Seminário do Idoso

51 Em abril/13, Lançamento do Livro VELHICES: experiências e desafios nas políticas do envelhecimento ativo. 26/04/13 Instituto Saúde Artigo do HGSM: Hospital Geral de São Mateus: quebrando paradigmas e construindo o SUS com qualidade e humanização na atenção aos idosos.

52 Quantidade de Idosos no HGSM Especialidades Jan/15 Fev/15 Mar/15 Abr/15 Mai/15 Jun/15 Jul/15 Ago/15 IDOSOS - P.S TOTAL ATENDIDOS - P.S % Idosos no P.S. 16,03% 17,38% 8,65% 8,52% 9,33% 10,47% 12,93% 9,66% IDOSOS - AMB TOTAL ATENDIDOS - AMB % Idosos no Amb. 36,22% 34,77% 34,25% 35,24% 32,45% 28,96% 32,41% 30,73% Fonte: Núcleo de Inf. E Qualidade / S4SP

53 Taxa de Ocupação em Idosos Meses Especialidades Jan/15 Fev/15 Mar/15 Abr/15 Mai/15 Jun/15 Jul/15 Ago/15 Média 2015 Clínica Cirúrgica 34,05% 18,21% 21,24% 19,44% 15,86% 22,92% 29,97% 13,98% 21,96% Clínica Médica 37,28% 36,51% 33,47% 49,67% 60,32% 54,92% 43,65% 62,19% 47,25% Queimados 0,00% 8,42% 15,44% 0,00% 3,69% 3,57% 0,00% 5,30% 4,55% Enfermaria Adulto PS 44,52% 40,71% 63,01% 34,89% 48,82% 63,33% 84,73% 60,22% 55,03% Total: 31,60% 28,32% 32,36% 32,01% 38,47% 40,29% 39,85% 39,91% 35,35% Fonte: Núcleo de Inf. E Qualidade / S4SP

54 Média de Permanência em Idosos Meses Especialidades Jan/15 Fev/15 Mar/15 Abr/15 Mai/15 Jun/15 Jul/15 Ago/15 Média 2015 Clínica Cirúrgica 11,18 5,67 6,87 5,83 4,21 8,68 7,43 5,20 6,88 Clínica Médica 12,61 12,69 17,29 13,86 14,67 14,98 16,04 16,14 14,78 Queimados 0,00 33,00 16,75 0,00 16,00 15,00 0,00 7,67 11,05 Enfermaria Adulto PS 4,50 4,28 5,86 3,57 4,73 4,91 6,06 4,59 4,81 Total: 8,47 7,66 9,24 8,05 8,66 9,21 8,61 8,67 8,57 Fonte: Núcleo de Inf. E Qualidade / S4SP

55 34,05% 37,28% 0,00% 44,52% 18,21% 36,51% 8,42% 40,71% 21,24% 33,47% 15,44% 63,01% 19,44% 49,67% 0,00% 34,89% 15,86% 60,32% 3,69% 48,82% 22,92% 54,92% 3,57% 63,33% 29,97% 43,65% 0,00% 84,73% 13,98% 62,19% São Paulo, 24/09/15 5,30% 60,22% Percentual (%) de Idosos por Taxa de Ocupação 100,00% 90,00% 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Jan/15 Fev/15 Mar/15 Abr/15 Mai/15 Jun/15 Jul/15 Ago/15 Clínica Cirúrgica Clínica Médica Queimados Enfermaria Adulto Fonte: Núcleo de Inf. E Qualidade / S4SP

56 0,00 0,00 0,00 4,50 5,67 4,28 3,57 6,87 5,86 5,83 4,21 4,73 4,91 5,20 8,68 7,43 6,06 7,67 4,59 11,18 12,61 12,69 13,86 14,67 17,29 16,75 16,00 14,98 15,00 16,04 16,14 33,00 Percentual (%) de Idosos por Média de Permanência 40,00 35,00 30,00 25,00 20,00 15,00 10,00 5,00 0,00 Jan/15 Fev/15 Mar/15 Abr/15 Mai/15 Jun/15 Jul/15 Ago/15 Clínica Cirúrgica Clínica Médica Queimados Enfermaria Adulto Fonte: Núcleo de Inf. E Qualidade / S4SP São Paulo, 24/09/15

57 Novos Olhares no Cuidado com os Idosos Programa de Meditação Tornar o ambiente do hospital aberto para atividade culturais de lazer aos idoso Incentivar atividades esportivas com os idosos: participação no JORI Jogos Regionais dos Idosos

58 Envelhecimento Ativo Programa de Meditação: - Turma 2011 =77 participantes - Turma 2012 = 61 participantes - Turma 2013 = 24 participantes - Turma 2014 = 37 participantes - Turma 2015 = 42 participantes

59 Ensaio Clínico 2010/2011 São Paulo, 24/09/15

60 Ensaio Clínico 2010/2011 São Paulo, 24/09/15

61 Turma 2012 São Paulo, 24/09/15

62 Turma São Paulo, 24/09/15

63 Turma 2014 São Paulo, 24/09/15

64 Turma /2014 São Paulo, 24/09/15

65 Turma São Paulo, 24/09/15

66 Envelhecimento Ativo Comitê de Longevidade - reuniões mensais Troca de Experiência - oficinas baseada na Técnica da Terapia Comunitária (ultima 3ª feira do mês) Dança Circular toda segunda feira as 15hs no hospital, contamos com 13 participantes.

67 Dança Circular

68 Envelhecimento Ativo Participação no Jori Jogos Regionais do Idoso nos anos 2011/2012/ 2013/2014

69 VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ... Gonzaguinha São Paulo, 24/09/15

70 AGENTE QUER SER INTEIRO E NÃO PELA METADE

71 Envelhecer com saúde é um direito de cidadania - O hospital participa da rede de atenção ao Idoso - Acompanha a construção da URSI em São Mateus - Participa do fórum do idoso de São Mateus - Apóia a representante eleita do bairro no Conselho Municipal do Idoso

72 Selo Amigo do Idoso Em 15 de maio de 2012, publicado o Decreto nº58.047, que instituiu o Programa São Paulo Amigo do Idoso e criou o Selo Amigo do Idoso. Tem como objetivo estimular os hospitais e entidades publicas e da sociedade civil a implantar ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. O Hospital Geral São Mateus, fez assinatura do termo de adesão!

73 DEPOIS DOS SEIS ANOS - Hokusai Desde os seis anos tenho mania de desenhar a forma das coisas. Aos cinqüenta anos publiquei uma infinidade de desenho. Mas tudo o que produzi antes dos setenta não é digno de ser levado em Conta. Aos 73 anos aprendi um pouco sobre a verdadeira estrutura da natureza dos animais, plantas, pássaros, peixes e insetos.

74 Com certeza, quando tiver oitenta anos terei realizado mais progressos, aos noventa penetrarei no mistério das coisas, aos cem, por cento,terei atingido uma fase maravilhosa e, quando tiver 110 anos, qualquer coisa que fizer, seja um ponto, seja uma linha, terá vida. Palavras de: Hokusai pintor japonês( )

75 Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias Cora Coralina Dra. Maridite C. G. de Oliveira Diretora Técnica do Hospital Geral de São Mateus

Hospital Geral de São Mateus

Hospital Geral de São Mateus Hospital Geral de São Mateus Projeto Referência Hospital Amigo do Idoso Perfil Instituição Hospital Geral, de caráter público, subordinado a Secretaria de Estado da Saúde, da administração direta, com

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso Objetivos do programa Apesar dos benefícios óbvios da internação quando necessária, o paciente idoso afastado da rotina de casa e da família apresenta maior dificuldade de recuperação, além de correr risco

Leia mais

ECONOMIA GERADA COM DESOSPITALIZAÇÕES GARANTINDO SEGURANÇA, SATISFAÇÃO E CREDIBILIDADE

ECONOMIA GERADA COM DESOSPITALIZAÇÕES GARANTINDO SEGURANÇA, SATISFAÇÃO E CREDIBILIDADE ECONOMIA GERADA COM DESOSPITALIZAÇÕES GARANTINDO SEGURANÇA, SATISFAÇÃO E CREDIBILIDADE Unimed Vitória Presente em 9 municípios capixabas Cenário Atual Transição demográfica e epidemiológica Envelhecimento

Leia mais

Envelhecimento Ativo e Saúde da Pessoa Idosa

Envelhecimento Ativo e Saúde da Pessoa Idosa Envelhecimento Ativo e Saúde da Pessoa Idosa Equipe: Tatiana De Nardi- Psicóloga Milton dos Santos- Médico Geriatra Gisele de Bairros- Fisioterapeuta EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO Considera-se Idoso

Leia mais

Saiba como participar!

Saiba como participar! Neste manual de parceria você saberá como tornarse um parceiro do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), um serviço que é referência no atendimento ao idoso no Sistema Único

Leia mais

Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso

Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso Senado Federal Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso Brasília, 26 de maio de 2009 Professora Dra Maria Alice Toledo Professora adjunta de Geriatria e Psiquiatria da

Leia mais

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Nossa história Cenário Cenário Nossa história Setores Previsão segundo o Plano de Trabalho Quando

Leia mais

Ministério da Saúde lança estratégia para promoção do envelhecimento saudável. 06 de novembro de 2017

Ministério da Saúde lança estratégia para promoção do envelhecimento saudável. 06 de novembro de 2017 Ministério da Saúde lança estratégia para promoção do envelhecimento saudável 06 de novembro de 2017 Brasil tem 29,3 milhões de idosos 14,3% da população 14,3 85,7 Expectativa de vida aumentou 30 anos:

Leia mais

Saiba como participar! Sra. Marilda Fernandes - aluna de Dança Sênior

Saiba como participar! Sra. Marilda Fernandes - aluna de Dança Sênior Sra. Marilda Fernandes - aluna de Dança Sênior Neste manual de parceria você saberá como tornarse um parceiro do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), um serviço que é referência

Leia mais

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade - 2017 Contratualizado Quantidade Média Complexidade Hospitalar % jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17

Leia mais

Fundação 28 de setembro de Total de Médicos 459. Clientes Mais de 56 mil. Colaboradores Diretos Mais de mil

Fundação 28 de setembro de Total de Médicos 459. Clientes Mais de 56 mil. Colaboradores Diretos Mais de mil Fundação 28 de setembro de 1989 Total de Médicos 459 Clientes Mais de 56 mil Colaboradores Diretos Mais de mil Eleita pela 6ª vez uma das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar Hospital Unimed Volta Redonda

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, Estiva CEP Itajubá Minas Gerais. Lei nº 2797

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, Estiva CEP Itajubá Minas Gerais. Lei nº 2797 Lei nº 2797 JORGE RENÓ MOUALLEM, Prefeito do Município de Itajubá, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona

Leia mais

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade - 2016 Média Complexidade Hospitalar % jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 média realizado Procedimento

Leia mais

UNIMED PERSONAL: 5 anos de experiência

UNIMED PERSONAL: 5 anos de experiência UNIMED PERSONAL: 5 anos de experiência A UNIMED VITÓRIA + de 340.000 Clientes + de 1,2 bi faturamento em 2017 2.360 Médicos Cooperados 260 Prestadores de Serviços 31 Unidades, Estrutura e Serviços MAIOR

Leia mais

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade - 2018 Contratualizado Quantidade Média Complexidade Hospitalar % jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18

Leia mais

Violência e Maus tratos em Demências ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Violência e Maus tratos em Demências ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Violência e Maus tratos em Demências ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Graduação em Serviço Social Universidade Estadual do Ceará Especialização em Treinamento e Desenvolvimento

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE VENDAS

ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE VENDAS Atenção Primária à Saúde A experiência da Unimed-BH Triple Aim Como está nosso modelo tradicional de plano de saúde nestes 3 quesitos? Custos do cuidado http://www.iess.org.br/?p=publicacoes&id_tipo=13

Leia mais

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO.

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. Projeto Segurança Humana: São Paulo UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. SETEMBRO 2009 ANÁLISE DO PROJETO PROJETO SEGURANÇA A HUMANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: Agências envolvidas: OPAS/OMS

Leia mais

Gerência da Gestão de Programas Institucionais de Humanização (GPIH) Lêda Márcia Viana Santos Borges

Gerência da Gestão de Programas Institucionais de Humanização (GPIH) Lêda Márcia Viana Santos Borges Diretoria Geral Prof. Dr. Eduardo Crosara Gustin Gestão Acadêmica Prof. Dr. Ben Hur Braga Taliberti Gerência da Gestão de Programas Institucionais de Humanização (GPIH) Lêda Márcia Viana Santos Borges

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí Conheça nossa Rede Própria Jundiaí rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços

Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços Redução da mortalidade Prolongamento da vida Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços PIORA DA QUALIDADE DE VIDA. INCREMENTO

Leia mais

Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida

Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida Prof. Dr. Johannes Doll Faculdade de Educação Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento Terceira e Quarta Idade Terceira Idade Potencial

Leia mais

Fernando Coelho Neto Superintendente de Planejamento e Novos Negócios

Fernando Coelho Neto Superintendente de Planejamento e Novos Negócios Fernando Coelho Neto Superintendente de Planejamento e Novos Negócios Unimed-BH: uma cooperativa feita por pessoas para cuidar de pessoas 1.221.164 Clientes* 5.600 3.945 médicos cooperados empregos diretos

Leia mais

VIVER BEM DONA LURDES E O SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR ATENÇÃO DOMICILIAR

VIVER BEM DONA LURDES E O SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR ATENÇÃO DOMICILIAR 1 VIVER BEM DONA LURDES E O SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR ATENÇÃO DOMICILIAR 2 3 Dona Lurdes tem uma família muito unida, com alguns filhos, muitos netos e dois bisnetos. Eles estão ao seu lado sempre

Leia mais

Programa Segurança em Alta: um modelo de apoio à qualidade assistencial hospitalar

Programa Segurança em Alta: um modelo de apoio à qualidade assistencial hospitalar Programa Segurança em Alta: um modelo de apoio à qualidade assistencial hospitalar Panorama mundial da saúde No mundo ocorrem cerca de 421 milhões de internações hospitalares anuais e 42,7 milhões de eventos

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARVOREZINHA, RIO GRANDE DO SUL.

IMPLANTAÇÃO DE UM GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARVOREZINHA, RIO GRANDE DO SUL. CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE UM GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARVOREZINHA, RIO GRANDE DO SUL. Evelini de Pariz

Leia mais

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos:

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: CARTA DE NATAL Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: ACESSIBILIDADE Que as políticas públicas de acessibilidade sejam respeitadas

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO COSEMS 2014 UBATUBA Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo Departamento de Atenção Hospitalar e

Leia mais

Compromisso com a Qualidade Hospitalar Grupo Nageh - Pessoas. Indicadores de Recursos Humanos Hospital do Servidor Público Municipal

Compromisso com a Qualidade Hospitalar Grupo Nageh - Pessoas. Indicadores de Recursos Humanos Hospital do Servidor Público Municipal SAÚDE Compromisso com a Qualidade Hospitalar Grupo Nageh - Pessoas Indicadores de Recursos Humanos Hospital do Servidor Público Municipal Realização: Departamento Técnico de Gestão de Talentos Apoio: Associação

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Campinas

Conheça nossa. Rede Própria. Campinas Conheça nossa Rede Própria Campinas rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

Linhas de Cuidado no Hospital Universitário de Santa Maria. Maio/2016

Linhas de Cuidado no Hospital Universitário de Santa Maria. Maio/2016 Linhas de Cuidado no Hospital Universitário de Santa Maria Maio/2016 VISÃO Ser um referencial público de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão promovendo a saúde das pessoas. MISSÃO Desenvolver

Leia mais

APS COMO PRODUTO. UNIMED PERSONAL: 5 anos de experiência. Dr. Paulo Magno do Bem Filho

APS COMO PRODUTO. UNIMED PERSONAL: 5 anos de experiência. Dr. Paulo Magno do Bem Filho APS COMO PRODUTO UNIMED PERSONAL: 5 anos de experiência Dr. Paulo Magno do Bem Filho A UNIMED VITÓRIA + de 340.000 Clientes + de 1,2 bi faturamento em 2017 2.360 Médicos Cooperados 260 Prestadores de Serviços

Leia mais

Serviços Contratados Meta Jan Fev Mar Abr Mai. Fonte: MV : Atendimento Atendimento- Internação Relatório estáticos Hospitalar Sintético/ imprimir

Serviços Contratados Meta Jan Fev Mar Abr Mai. Fonte: MV : Atendimento Atendimento- Internação Relatório estáticos Hospitalar Sintético/ imprimir Saídas Hospitalares Serviços Contratados Meta Jan Fev Mar Abr Mai % Alcance das Metas- Maio/2016 Saídas Hospitalares Clínica Médica Clínica Cirúrgica TOTAL DE SAÍDAS 136 154 146 201 157 166 122,05 % 160

Leia mais

Secretaria de Estado da Saúde SP Coordenadoria de Regiões de Saúde - CRS. Painel Santa Casa SUStentável

Secretaria de Estado da Saúde SP Coordenadoria de Regiões de Saúde - CRS. Painel Santa Casa SUStentável Painel Santa Casa SUStentável Em 11 de dezembro de 2013 foi realizado o lançamento do Programa de auxílio às Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo. O projeto, conhecido como Santa

Leia mais

PERCEPÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES SOBRE IDOSOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

PERCEPÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES SOBRE IDOSOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PERCEPÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES SOBRE IDOSOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Marluce Umbelino França, Flávia Laís da Silva Residência Multiprofissional

Leia mais

Donizetti Dimer Giamberardino Diretor Técnico

Donizetti Dimer Giamberardino Diretor Técnico Donizetti Dimer Giamberardino Diretor Técnico Segurança do Paciente Perspectiva do Corpo Médico Capacidade de identificar as falhas, mensurá-las e analisar criticamente de forma a implementar melhorias

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa do SUS/SP 2012

Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa do SUS/SP 2012 Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa do SUS/SP 2012 Base Legal Assembleia Mundial das Nações Unidas sobre Envelhecimento - 2002, Madri, Espanha Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa do SUS (Portaria

Leia mais

PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, CAPACITAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, CAPACITAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, CAPACITAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS UNIMED VITÓRIA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA Presente em 9 municípios capixabas... - Fonte: Intramed Unimed Vitória - Unimed Vitória / Mar/2015

Leia mais

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar ANA ADALGISA DE OLIVEIRA BORGES GESTORA DE ATENÇÃO DOMICILIAR - SERVIÇOS PRÓPRIOS UNIMEB-BH Introdução Definição Conceito de

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Conceito: São arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas,

Leia mais

Implantação. Tania Chagas Kátia Topázio Licia L.Moreira Verônica Raich

Implantação. Tania Chagas Kátia Topázio Licia L.Moreira Verônica Raich Implantação do Programa de Segurança do Paciente em uma Unidade de Cirurgia Ambulatorial Tania Chagas Kátia Topázio Licia L.Moreira Verônica Raich Introdução Pensar segurança no âmbito da cirurgia ambulatorial

Leia mais

ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NA CRS LESTE COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE /2012

ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NA CRS LESTE COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE /2012 ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NA CRS LESTE COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE - 2011/2012 Município de São Paulo Coordenadorias Regionais de Saúde LESTE Coordenadoria Regional de Saúde Leste Coordenadora

Leia mais

AS ILPI S E A DESOSPITALIZA ÇÃO ILPI INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

AS ILPI S E A DESOSPITALIZA ÇÃO ILPI INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS AS ILPI S E A DESOSPITALIZA ÇÃO ILPI INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS HISTÓRICO Os asilos constituíam uma modalidade de atendimento ao idoso fora do seu convívio familiar. Mais tarde, essa

Leia mais

MELHORIA DO TEMPO MÉDIO DE PERMANÊNCIA E GIRO DE LEITO APÓS IMPLANTAÇÃO DA VISITA MULTIDISCIPLINAR

MELHORIA DO TEMPO MÉDIO DE PERMANÊNCIA E GIRO DE LEITO APÓS IMPLANTAÇÃO DA VISITA MULTIDISCIPLINAR MELHORIA DO TEMPO MÉDIO DE PERMANÊNCIA E GIRO DE LEITO APÓS IMPLANTAÇÃO DA VISITA MULTIDISCIPLINAR Área(s) / Setor(es) Gerência Assistencial Núcleo Interno de Regulação (NIR) Modalidade: PDCA Fase 01 Planejar

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Cenário de Prática: No primeiro ano, o residente terá atuação na Proteção Especial e Atenção Especializada de Média e Alta Complexidade, em Unidade

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. (85)

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. (85) COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE nucit@saude.ce.gov.br (85) 3101-5234 SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE E SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS 5 e 6 de Maio de 2009 Fortaleza / CE Comissão

Leia mais

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Título 1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Classificação 2.SUPERVISÃO EM ENFERMAGEM E OS MODELOS ORGANIZACIONAIS:

Leia mais

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo.

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. Prioridades Federais Saúde do Idoso Disponibilizar a Caderneta

Leia mais

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada Hospital de Clínicas da UFTM Macroproblema 1: falta de gestão adequada 2016 MP1. Falta de gestão adequada NC1. Falta de um projeto de comunicação interna NC2. Falta de fluxos e rotinas administrativas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 Institui a Política Nacional do Cuidado e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º. Fica instituída a Política Nacional do Cuidado, destinada prioritariamente

Leia mais

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência:

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Hospital Materno Infantil Presidente Vargas Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Experiências

Leia mais

Projetos de Lei PPA e LOA 2018

Projetos de Lei PPA e LOA 2018 Projetos de Lei PPA 2018-2021 e LOA 2018 APRESENTAÇÃO SMS- DOCUMENTO SÍNTESE. Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2017 AGENDA ÁREA DE RESULTADO 1 Capital Humano na Formação do Carioca 2 Rio Seguro e Vigilante

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 28. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 28. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 28 Profª. Lívia Bahia Envelhecimento e saúde contribuições da Atenção Básica O mundo está envelhecendo; Ano de 2050: dois bilhões de pessoas com sessenta

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Parâmetros para acompanhamento da implementação Na Atenção Básica - Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários

Leia mais

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Criado há 31 anos, é uma instituição filantrópica de direito privado, conveniado com o Sistema Único de Saúde, prestador

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012)

PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012) PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012) Florianópolis, 29 de Março de 2012 SINASEFE Sobre a Unimed A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede

Leia mais

Rotatividade de Pessoal

Rotatividade de Pessoal Rotatividade de Pessoal 4 3 % 2 1,9 1,56 2,1 1,6 1,84 1,17 1,25 1 Representa o movimento de entradas e saídas de empregados Regime de contratação CLT Taxa de Absenteísmo Geral 2,5 2 1,5 1,45 % 1,92,64,76,5

Leia mais

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 Lívia Callegari Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil e de Portugal militante, exclusivamente,

Leia mais

Os efeitos causados na vida dos idosos: As intervenções da equipe multidisciplinar do Centro-dia

Os efeitos causados na vida dos idosos: As intervenções da equipe multidisciplinar do Centro-dia 74 Relato de experiência Os efeitos causados na vida dos idosos: As intervenções da equipe multidisciplinar do Centro-dia Gilmara Souza de Assis Doretto E ste estudo tem como objetivo compreender quais

Leia mais

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Escola de Artes, Ciências e Humanidades Bacharelado em Gerontologia Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Coordenação 2009-2011: Mônica Sanches Yassuda Marisa Accioly Domingues Inaugurada em fevereiro de 2005. Objetivos:

Leia mais

APRESENTAÇÃO REFERÊNCIA EM HABILITAÇÕES DE SERVIÇOS E CERTIFICAÇÕES NA REDE ESTADUAL E NACIONAL DE SAÚDE GESTÃO VOLTADA PARA A QUALIDADE

APRESENTAÇÃO REFERÊNCIA EM HABILITAÇÕES DE SERVIÇOS E CERTIFICAÇÕES NA REDE ESTADUAL E NACIONAL DE SAÚDE GESTÃO VOLTADA PARA A QUALIDADE APRESENTAÇÃO O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo CRER é um hospital que oferece atendimento humanizado e especializado às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual,

Leia mais

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no País. O PSF Surge como uma proposta ousada para a reestruturação

Leia mais

Caracterizando a unidade. 24/03/2011 Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento / UPA 24h Carapina.

Caracterizando a unidade. 24/03/2011 Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento / UPA 24h Carapina. RELATANDO NOSSA EXPERIÊNCIA: O ATENDIMENTO ÀS TENTATIVAS DE SUICÍDIO NA UPA 24h CARAPINA FRANCISCA MARIA PIMENTEL Caracterizando a unidade 24/03/2011 Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento / UPA

Leia mais

Redução da Taxa de LPP em pacientes internados no HMMD

Redução da Taxa de LPP em pacientes internados no HMMD Redução da Taxa de LPP em pacientes internados no Área(s): Hospital Municipal Dr. Moyses Deutsch M Boi Mirim Setor(es): Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, UTI Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal e Pronto

Leia mais

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) No período recebemos 23 queixas apresentadas e 22 queixas resolvidas (95 % ).

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) No período recebemos 23 queixas apresentadas e 22 queixas resolvidas (95 % ). Através deste, encaminhamos o Relatório dos Indicadores Gerais de Acompanhamento e Avaliação da Gestão, dos Indicadores de Produção e dos Indicadores de Qualidade, referente ao período de 01/07/2011 a

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA. Carolina Carvalho Bolsoni

VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA. Carolina Carvalho Bolsoni apresentam VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Carolina Carvalho Bolsoni Importância de conhecer a violência contra a pessoa idosa 15 de junho Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

Recursos Próprios 2013

Recursos Próprios 2013 Recursos Próprios 2013 " Serviços Próprios de Atendimento Pré-Hospitalar (SOS) e Assistência Domiciliar ( Home- Care): reconhecendo a importância destas modalidades assistenciais para o cliente e para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO HMIPV O HMIPV é um hospital próprio municipal 100% SUS,

Leia mais

NQSP - CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA 2015: Ação Meta Prazo Responsável Resultado Justificativa Observação. Contínuo NQSP. NUFA, NQSP e colaboradores

NQSP - CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA 2015: Ação Meta Prazo Responsável Resultado Justificativa Observação. Contínuo NQSP. NUFA, NQSP e colaboradores - CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA 2015: Ação Meta Prazo Responsável Resultado Justificativa Observação Verificação da Notificação Conferir diariamente as notificações on line Identificação do Auditoria da adesão

Leia mais

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 Dispõe sobre o Programa SOS Emergências no âmbito da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que

Leia mais

PROJETO FEHOSP - DRG

PROJETO FEHOSP - DRG PROJETO FEHOSP - DRG DRG: CONCEITOS PRODUTO HOSPITALAR Hospital 1 Hospital 2 Hospital 3 Médico A Paciente idoso Hipertenso Obeso Cirurgia de Vesícula Médico B Paciente idoso Hipertenso Obeso Cirurgia de

Leia mais

V I S I TA E S T E N D I D A H U M A N I Z A N D O N A U T I A D U LTO

V I S I TA E S T E N D I D A H U M A N I Z A N D O N A U T I A D U LTO V I S I TA E S T E N D I D A H U M A N I Z A N D O N A U T I A D U LTO O C I A S - Inaugurado no dia 30 de junho de 2003; - Área construída de 15.000 m² com 176 leitos (46 leitos de Unidade de Terapia

Leia mais

7. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS OFERTADOS NESTE CREAS

7. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS OFERTADOS NESTE CREAS CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Coordenador: Cristiane picine os santos milles Fundação: 05 de Junho de 2010 Endereço: Rua Dom Pedro I nº 43 Bairro: Maruípe Telefone: 3235-2880/

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Prefeita: MARTA SUPLICY D.O.M Pag. 01

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Prefeita: MARTA SUPLICY D.O.M Pag. 01 DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Prefeita: MARTA SUPLICY D.O.M. 28-05-2004 - Pag. 01 LEI MUNICIPAL Nº 13.834, DE 27/05/2004 Institui a Política Municipal do Idoso, e dá outras providências. Histórico

Leia mais

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar!

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar! Quem Somos A concepção do Projeto Fleur de Lis foi idealizada por profissionais experientes na área da Longevidade. Em sua essência, um conceito inovador. É um projeto de excelência na promoção da qualidade

Leia mais

Introdução

Introdução 1. 2. 3. 4. Introdução A estratégia Saúde da Família Os princípios organizativos da estratégia Saúde da Família A reorganização da Atenção Primária a partir da Saúde da Família Introdução A Atenção Primária

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

Marcos S. Lapa Médico Geriatra II SIMPÓSIO GESEN. Londrina, 15 de setembro 2012

Marcos S. Lapa Médico Geriatra II SIMPÓSIO GESEN. Londrina, 15 de setembro 2012 Marcos S. Lapa Médico Geriatra II SIMPÓSIO GESEN Londrina, 15 de setembro 2012 TRÊS MODALIDADE 1. CONSULTA DOMICILIAR: paciente prefere ser atendido no domicílio, não necessariamente apresenta alguma limitação

Leia mais

Central de Gerenciamento Interno de Leitos e Agenda Cirúrgica

Central de Gerenciamento Interno de Leitos e Agenda Cirúrgica Central de Gerenciamento Interno de Leitos e Agenda Cirúrgica rgica GILAC Dra. Elizabeth de Faria Diretoria Executiva São Paulo, 17 de Setembro de 2010. INTRODUÇÃO Inaugurado maio de 2008 Organização Social

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS SUS - Princípios Gerais 1 - A Saúde Como Direito de Todos

Leia mais

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Área de Gestão de Saúde Estrutura Organizacional Área de Gestão de Saúde Núcleo Técnico Administrativo Unidade Saúde Corporativa

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS 1 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE BOTUCATU UNESP DEPARTAMENTO DE APOIO À ASSISTÊNCIA MÊS DE REFERÊNCIA: SETEMBRO/2012 (19 DIAS ÚTEIS) Enfª Luciana Yoshie Tome OUT/2012

Leia mais

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra Linha de Cuidados Mila Lemos Cintra Assistência à Saúde Ainda há uma prática: Centrada no ato prescritivo procedimento Dimensões biológicas Centrado em exames e medicamentos Custo elevado Assistência à

Leia mais

Equipe IABAS. 92 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS)

Equipe IABAS. 92 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) Equipe IABAS 92 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) b lanço soci l Equipe IABAS (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização

Leia mais

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO GERÊNCIA DE INFORMÁTICA Projetos de TI executados em 2015 Resultados esperados e valores dispendidos TI 2015 Jan.2016 Projetos de TI executados em 2015 Resultados esperados e

Leia mais

Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no SUS/SP

Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no SUS/SP Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no SUS/SP Marília Louvison Médica com Residência em Medicina Preventiva e Social - UNIFESP Mestre e Doutoranda em Epidemiologia - Estudo SABE/FSP/USP

Leia mais

Serviço Médico Centrado na Pessoa - Núcleo de Atenção Primária a Saúde

Serviço Médico Centrado na Pessoa - Núcleo de Atenção Primária a Saúde Serviço Médico Centrado na Pessoa - Núcleo de Atenção Primária a Saúde Autores: Fernando Faraco, Mônica Pádua, Andrea Gushken, Aline Silva, Priscila Sanches, Layza Silva, Marcia Gadelho, Cristina Eloi,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR NOTA TÉCNICA 02 2006 POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR 1 Brasília, 10 de fevereiro de 2006. I. Introdução: NOTA TÉCNICA 02 2006 O Ministério da Saúde está propondo a implantação da Política Nacional

Leia mais

2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência JULHO 2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/07/2017 A 31/07/2017. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2017 CONTRATANTE:

Leia mais

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE Robéria Mandú da Silva Siqueira 1 Edivania Anacleto Pinheiro 2 Stéfani Carvalho dos Santos 3 RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever

Leia mais

PORTARIA No- 528, DE 1o- DE ABRIL DE 2013

PORTARIA No- 528, DE 1o- DE ABRIL DE 2013 PORTARIA No- 528, DE 1o- DE ABRIL DE 2013 Define regras para habilitação e funcionamento dos Serviços de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual no âmbito do Sistema Único de Saúde

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO E GERONTOLOGIA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO E GERONTOLOGIA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO E GERONTOLOGIA O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde do Idoso e Gerontologia tem como escopo capacitar enfermeiros que atuam ou pretendem atuar em

Leia mais